UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO Vídeo Formatos, Players e Hardware Nome do Autor (Monitor): José Angelo Rosa Bastos Nome da Prof.ª Coordenadora: Clevi Rapkiewicz

2 Introdução Neste material, falaremos sobre o que são formatos de vídeo e quais são os mais usados, quais as diferenças entre os diversos players de vídeo e quais os equipamentos (hardware) que podemos utilizar para fazer e/ou reproduzir vídeos. Apresentação a ser utilizada pelas turmas de EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS.

3 Codecs Para entendermos sobre formatos de vídeos, primeiramente precisamos entender a importância dos codecs. Como é explicado no material sobre codecs (pbworks), codecs são dispositivos que codificam ou decodificam arquivos de mídia, ou seja, traduzem a linguagem de programação do vídeo em imagem. Favorecem compactação para a armazenagem e descompactação para visualização.

4 Codecs Para que seu computador consiga executar diferentes formatos de vídeo, é necessário que se instale um pacote de codecs nele. Pacotes de codecs usualmente usados são o K-Lite Mega Codec Pack e o CCCP (Combined Community Codec Pack). Há, ainda, a opção de se utilizar o VLC Media Player, um player de vídeo que elimina a necessidade de instalação de diversos pacotes de codecs.

5 Formatos de Vídeo Os principais formatos de vídeo são o.3gp,.flv,.avi,.mov,.mp4 e.mkv, cada um com taxas de compactação e graus de qualidade de vídeo diferentes. Vejamos esses formatos mais detalhadamente:

6 .3GP É o formato padrão de gravação e execução de vídeos em celulares. É extremamente compacto, o que facilita seu uso em aparelhos com pouca memória, mas a qualidade do vídeo não é muito boa.

7 .FLV Originária do Adobe Flash Player, a extensão significa Flash Video. Muito utilizada em sites como o YouTube por ter uma taxa de compactação alta mas manter a qualidade superior à dos vídeos.3gp. Por sua taxa de compactação ser alta, é carregado rapidamente em navegadores. Alguns telefones já utilizam como formato padrão.

8 .AVI Criado pela Microsoft, utilizado na maioria dos sistemas Windows, aparelhos de DVD e televisões compatíveis com o Codec Divx. É um formato bem compacto e de boa qualidade, o que o faz muito popular.

9 .MOV Criado pela Apple, compatível com iphones, ipods e o software itunes e já foi bastante utilizado neles. É necessário o QuickTime Player para rodar este formato. Está caindo em desuso por falta de popularidade e por causa do aumento no uso do formato.mp4.

10 .MP4 Também compatível com itunes, ipods e iphones, mas com a vantagem de possuir maior qualidade. Está se firmando como formato padrão para venda/aluguel de filmes em HD online.

11 .MKV Funciona como um container de vídeo, permitindo conter vários dados de diferentes tipos de codecs. Muito utilizado por usuários que baixam filmes na internet para assistir em televisões modernas, por possuir qualidade excepcional de vídeo. Por possuir qualidade tão boa, sua compactação é baixa e, portanto, o arquivo final fica bem pesado.

12 Players de Vídeo São os softwares utilizados para ler e traduzir, a partir dos codecs, os arquivos de vídeo em imagem + som. A diferença entre os diversos players se dá na quantidade de formatos que eles conseguem ler (sendo codecs utilizados para aumentar a quantidade de formatos que os players leem), e também nas funcionalidades que cada player oferece.

13 Media Player Classic Player clássico muito utilizado no Windows, bem antigo mas muito bom, leve e rápido. Interface simples e limpa, executa a maior parte dos formatos de vídeo utilizados usualmente.

14 VLC Player Como mencionado antes, o VLC é muito popular por conseguir ler a maior parte dos formatos de vídeo sem a necessidade de instalação de pacotes de codecs. Além disso, está disponível para a maior parte das plataformas e sistemas operacionais. Gratuito, interface simples e aceita plugins e opções de customização.

15 RealTimes O RealPlayer também é um software antigo do Windows, agora com o nome de RealTimes. Possui versão gratuita, com funções padrão de um player de vídeo, oferecendo ainda 2GB de espaço de armazenamento de mídia em nuvem. Em planos pagos, se pode assistir vídeos em HD, utilizar mais espaço de armazenamento e fazer vídeos próprios utilizando o software.

16 DivX Player Muito utilizado para visualização de vídeos em HD, pois não possui perda de qualidade, já que o player foi criado especificamente para vídeos em alta definição. É compatível com todos os formatos de vídeo mais populares.

17 Hardware de Vídeo Quando falamos em hardware de vídeo, neste caso, nos referimos aos equipamentos utilizados para a criação e/ou execução de vídeos. Alguns dos mais populares são câmeras e leitores de CD/DVD/Blu-Ray.

18 Câmeras Câmeras são muito utilizadas para a criação de vídeos, algumas possuindo a funcionalidade de reproduzir estes vídeos. Existem diferentes tipos de câmeras fora o usual (camcorder, utilizada para gravações para a TV, redes ou uso pessoal), cada uma para uma função específica, dando ao consumidor uma boa lista de opções. A seguir, alguns exemplos:

19 Webcam Webcams são câmeras pequenas e alimentadas por um cabo que as conecta a um computador ao qual passam os dados do vídeo. Muito utilizadas no interior de casas, escritórios ou laboratórios de informática. Úteis para videoconferências e gravações de diários ou vlogs. Qualidade do vídeo pode ser alta ou baixa dependendo da webcam e, no caso de videoconferências, dependendo da qualidade da conexão à internet.

20 GoPro Câmera compacta alimentada por bateria, muito utilizada por esportistas ou fotógrafos profissionais. Qualidade do vídeo geralmente alta, sendo possível escolher a qualidade que ela utiliza na gravação. Pode ser presa a equipamentos de esportes, como skates, bicicletas, a capacetes, etc.

21 Flip Cam Filmadora de bolso que já foi muito utilizada por ser fácil de operar e portátil. Funciona à bateria, com função de transferência da mídia por USB para computadores.

22 Leitores de CD/DVD/Blu-Ray São aparelhos que executam os arquivos de vídeo, áudio, imagens ou até jogos, por meio de CDs, DVDs ou discos Blu- Ray. Nos dias atuais, o formato de disco mais utilizado é o DVD, os CDs continuam sendo muito utilizados e os discos Blu-Ray ainda não se popularizaram muito. Os leitores podem ser peças de hardware para o computador que leem os discos ou, no caso desta apresentação, equipamentos que se conectam geralmente a televisores para lerem e transmitirem as mídias do disco à tela.

23 CDs CDs são discos que armazenam até 700mb de dados, aguentando até 74 minutos de áudio ou 20 minutos de vídeo. Muito utilizados para álbuns de músicas e para backups de dados de computadores. Custo baixo garante a continuação do uso no dia a dia.

24 DVDs DVDs são discos com quase sete vezes mais capacidade de armazenamento que os CDs (4700mb). A maior inovação deste formato de disco é o suporte para menus e animações antes dos vídeos, além de suportar vídeos em alta qualidade. Bastante usado para gravação e distribuição de vídeos por grandes empresas do mercado de entretenimento.

25 Blu-Rays Discos Blu-Ray possuem qualidade de vídeo superior, além de armazenarem maior quantidade de dados (até 200Gb). Apesar disso, não se popularizaram muito, pois poucos equipamentos vêm prontos para ler este tipo de disco. É utilizado para distribuição de filmes e jogos, mas pouco usado para gravação de dados. Custo maior entre os três.

26 Leitores Existe uma variedade de marcas e modelos de leitores de discos no mercado. Para CDs, DVDs e Blu-Rays, ressalta-se que, em termos de compatibilidade, qualquer leitor de DVD consegue ler, também, CDs, e qualquer leitor de Blu-Ray consegue ler DVDs e CDs, também. Assim, garante-se maior sobrevida às mídias antigas. Cada formato de disco usa um tipo diferente de laser para a leitura: CDs utilizam luz infravermelha, DVDs utilizam luz vermelha e Blu-Rays utilizam luz violeta. Leitores de Blu-Ray tendem a ser mais caros, enquanto leitores de DVD e CD são relativamente baratos.

Como baixar somente o áudio de músicas do YouTube

Como baixar somente o áudio de músicas do YouTube Como baixar somente o áudio de músicas do YouTube Baixar apenas conteúdos de áudio ou músicas de vídeos e clipes no YouTube por: REGINALDO COSTA LEANDRO Baixar apenas conteúdos de áudio ou músicas de vídeos

Leia mais

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke Informática Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Podemos extrair áudio através de microfones, vídeos, compact disc (CD), digital vídeo disc (DVD) entre outras.

Podemos extrair áudio através de microfones, vídeos, compact disc (CD), digital vídeo disc (DVD) entre outras. Aula 08 Áudio Arquivos sonoros Em computação arquivo de som ou arquivo sonoro é um formato de arquivo que permite armazenamento de áudio digital. Em geral este arquivo armazena amostras de som em intervalos

Leia mais

Treinamento Videogames

Treinamento Videogames Treinamento Videogames Xbox 360 Características: HD interno para armazenamento(de jogos/aplicativos/conteúdos adicionais) podendo ser de 4GB ou 250 GB. É possível conectar um HD externo para armazenamento

Leia mais

Sistemas Multimídia. O Áudio (Parte III)

Sistemas Multimídia. O Áudio (Parte III) Sistemas Multimídia O Áudio (Parte III) Sistemas Multimídia Tópico: Manipulação de Sinais de Voz Compressão Formatos Manipulação de Sinais de Áudio Descrição simplificada de uma placa de som Fonte: http://paginas.terra.com.br/lazer/py4zbz/teoria/digitaliz.htm

Leia mais

Galaxy Tab Tecnologia PRODUTOS B2B SAMSUNG APPS SUPORTE MY SAMSUNG BUSCA. Página principal Celulares & Tablets Tablets

Galaxy Tab Tecnologia PRODUTOS B2B SAMSUNG APPS SUPORTE MY SAMSUNG BUSCA. Página principal Celulares & Tablets Tablets SOBRE A SAMSUNG NOTICIAS C C C PRODUTOS B2B SAMSUNG APPS SUPORTE MY SAMSUNG BUSCA Página principal Celulares & Tablets Tablets Galaxy Tab 2 10.1 Compatível com impressora GT P5100 4 Tweetar 1 Curtir 25

Leia mais

Paralelo Técnico Windows x Linux

Paralelo Técnico Windows x Linux FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão de Tecnologia da Informação Victor Hugo de Paula Costa Paralelo Técnico Windows x Linux Lucília Gomes Ribeiro GOIÂNIA, 2015 Victor Hugo de Paula Costa Paralelo

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ MEMÓRIA SECUNDÁRIA MEMÓRIA PRINCIPAL Uma das principais características definidas no projeto de

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Toshiba apresenta nova gama de televisores para diferentes experiências multimédia Lisboa, 27 de março de 2014 A Toshiba lança no mercado nacional nova gama de televisores que vão revolucionar a forma

Leia mais

LaCinema Black PLAY. Leitor de Multimédia de Alta Definição

LaCinema Black PLAY. Leitor de Multimédia de Alta Definição LaCinema Black PLAY Leitor de Multimédia de Alta Definição 500GB * 710 filmes ou 165.000 faixas de música ou 500.000 fotografias ** Reprodução de filmes, fotografias e música em HDTV Possibilidade de dar

Leia mais

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG Aprenda Alcohol 52% Introdução O Alcohol 52% é um programa que emula imagens de CD e DVD, vou ser mais claro, é um programa que você pode passar todo conteúdo de um CD ou DVD para o computador, de forma

Leia mais

A Philips se empenha continuamente em aperfeiçoar seus produtos. Para ter certeza de que o produto tem os

A Philips se empenha continuamente em aperfeiçoar seus produtos. Para ter certeza de que o produto tem os Atualizar o software A Philips se empenha continuamente em aperfeiçoar seus produtos. Para ter certeza de que o produto tem os últimos recursos e correções, atualize-o com o software mais recente. Depois

Leia mais

Gabarito. Desvendando segredos da era digital. 2 - Com a edição de vídeos do YouTube, conseguimos: Aplicar filtros. (Verdadeiro)

Gabarito. Desvendando segredos da era digital. 2 - Com a edição de vídeos do YouTube, conseguimos: Aplicar filtros. (Verdadeiro) Aula Questão Resposta - Referente ao recurso Analytics, responda se as afirmações estão corretas ou não. Com ele, conseguimos saber o tempo que as pessoas passaram assistindo aos vídeos. (Verdadeiro) -

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

3 formas para descarregar vídeos do YouTube para Mac

3 formas para descarregar vídeos do YouTube para Mac 3 formas para descarregar vídeos do YouTube para Mac Date : 26 de Abril de 2016 É uma boa ideia, sem dúvida, podermos descarregar vídeos do YouTube para Mac. Assim, podemos de forma local, offline, ver

Leia mais

CARPC MLCAR PRINCIPAIS RECURSOS

CARPC MLCAR PRINCIPAIS RECURSOS CARPC MLCAR PRINCIPAIS RECURSOS 1. Vídeos: a. Assista vídeos / filmes em resolução de até 1024X768; b. Compatível com a maioria os formatos de vídeos (VOB, AVI, MPEG, etc). 2. Áudio: a. Saída de áudio

Leia mais

Extensões de Arquivos

Extensões de Arquivos Prof. Sergio Koch Aula 01 As extensões de arquivos são sufixos que designam seu formato e principalmente a função que desempenham no computador. Na plataforma Windows, todo tipo de arquivo tem sua extensão.

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 100

Manual de Instalação do NB-TV 100 Manual de Instalação do NB-TV 100 Conteúdo Versão 2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa Cardbus do NB-TV 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Nacional. HB806SV Fev/2011. Tecnologia Áudio

Nacional. HB806SV Fev/2011. Tecnologia Áudio Home Theater Blu-Ray Nacional HB806SV Fev/2011 Tecnologia ------------------------ Áudio ------------------------------- - Potência Total de Saída de 850W 136W RMS x 5 + 170W RMS - Reproduz Blu-ray 3D*

Leia mais

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Dispositivos de entrada e saída Qual a diferença entre dispositivos

Leia mais

LaCinema Black RECORD

LaCinema Black RECORD LaCinema Black RECORD Centro de multimédia de alta definição 500GB * 710 filmes ou 165.000 faixas de música ou 500.000 fotografias ou 250 horas de gravação Possibilidade de gravar os seus programas de

Leia mais

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados.

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: 016/017 TURMAS: 7ºano Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. 1. Estabelece a correspondência

Leia mais

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira Resolução de Problemas da Informática Básica Roger Daniel Boeira boeira.roger@gmail.com Usuário: userlab Senha: Equileus rogerdanielboeira.weebly.com Práticas de Backup O que é backup e como fazer? Backup

Leia mais

Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB

Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB 1 Índice 1. Conteúdo da Embalagem 3 2. Principais Características 3 2.1. Requisitos do Sistema 3 3. Procedimento de Instalação 3 3.1. Instalação

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE 1 DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO Os dispositivos de armazenamento têm a capacidade de gravar informação e/ou dados para uso posterior. A gravação dessa informação pode ser feita a partir

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

TV MONITOR 24MT49S-PS. Conectividade, Tecnologia e Portabilidade

TV MONITOR 24MT49S-PS. Conectividade, Tecnologia e Portabilidade DESIGN DO PRODUTO Conectividade, Tecnologia e Portabilidade O TV Monitor Smart da LG 24MT49S, foi desenvolvido para atender a grande demanda por TVs conectadas no mercado brasileiro. É um produto full

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 300U

Manual de Instalação do DVB-T 300U Manual de Instalação do DVB-T 300U Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação da TV Box do DVB-T 300U...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulor

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

HVO-1000MD. Videogravador de categoria médica em HD projetado para gravar vídeo e imagens irretocáveis. Visão geral

HVO-1000MD. Videogravador de categoria médica em HD projetado para gravar vídeo e imagens irretocáveis. Visão geral HVO-1000MD Videogravador de categoria médica em HD projetado para gravar vídeo e imagens irretocáveis. Visão geral Fluxo de trabalho de vídeo HD/SD simples e poderoso para assistência médica Cada aspecto

Leia mais

Free Studio Um Tudo-em-Um de Alta Qualidade

Free Studio Um Tudo-em-Um de Alta Qualidade Free Studio 5.7.7 - Um Tudo-em-Um de Alta Qualidade Date : 12 de Novembro de 2012 Existem algumas ferramentas que não podemos apenas falar e arquivar. Temos constantemente de as seguir pois têm uma evolução

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 54 QUESTÕES DE PROVAS FAPEMS NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR POR ASSUNTOS COM GABARITOS Caderno de Questões, elaborado por assuntos, segundo o conteúdo programático de Noções de Informática,

Leia mais

Nacional BH9520TW SET/2012. Tecnologia Áudio Conveniência

Nacional BH9520TW SET/2012. Tecnologia Áudio Conveniência Home Theater Blu-Ray Nacional BH9520TW SET/2012 Tecnologia ------------------------ Áudio ------------------------------- -Potência Total de Saída de 1100W 180W RMS x 5 + 200W RMS - 3D Sound Zooming Som

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 83 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEMS E FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição maio 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Guia: Os Melhores Editores de Vídeo Pagos e Gratuitos. gomakers

Guia: Os Melhores Editores de Vídeo Pagos e Gratuitos. gomakers Guia: Os Melhores Editores de Vídeo Pagos e Gratuitos gomakers O que levar em consideração ao escolher um editor de vídeos? Existe uma enorme variedade de softwares para edição de vídeos disponível no

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO ANEXO II DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 51/2017/AD PLANILHA QUANTIDADE E PREÇO 1 2 Caixa de som Tipo I:Caixa de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUED CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUED CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Professor tutor/assessor da CRTE: Nilton Sérgio Rech Nome do Cursista: Jaci Germano Colégio: Santa Helena Data: 11/07/2011 Atividade: Projeto UTILIZAÇÃO. CONHECENDO OS DISPOSITIVOS DO PARANÁ DIGITAL E

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TIPOS DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TIPOS DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Ao usarmos o computador estamos constantemente usando arquivos, aliás, sem eles nada seria possível no PC ou outros tipos de hardware. Alguns formatos

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 220

Manual de Instalação do NB-TV 220 Manual de Instalação do NB-TV 220 Conteúdo Versão 2.1 Capítulo 1 : Instalação da Placa de TV do NB-TV 220...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Aula 09 Áudio (Softwares)

Aula 09 Áudio (Softwares) Aula 09 Áudio (Softwares) Audacity Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos

Leia mais

1 Bateria Lítio Recarregável Incluída 9+Anos SY ,5 x 3 x 17,5 cm 53,95 20 Leitor de MP5 2.4 LCD 4GB FM Cor disponível: Prateado MP5 c/ Dcam, Vid

1 Bateria Lítio Recarregável Incluída 9+Anos SY ,5 x 3 x 17,5 cm 53,95 20 Leitor de MP5 2.4 LCD 4GB FM Cor disponível: Prateado MP5 c/ Dcam, Vid 1 Bateria Li-Po Recarregável Incluída 8+Anos SY7114 22,50 40 9 x 3,2 x 13,5 cm Leitor de MP3-WAV 4GB FM c/ LCD Cores disponíveis: Preto e Dourado. Reprodutor digital MP3/WMA Slim Memória interna de 4 GB

Leia mais

CCTV EASY FIT. Sistema de Vídeo Vigilância

CCTV EASY FIT. Sistema de Vídeo Vigilância CCTV EASY FIT Sistema de Vídeo Vigilância A Aplicação CCTV Yale em detalhe PÁGINA INICIAL Aceda às várias opções da APP a partir do ecrã inicial. SELEÇÃO DE CÂMARAS Em instalações com duas ou mais câmaras,

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Action Mixer. Mixer de microfones. Captura, Tratamento. Gravação. Software e Mixagem de áudio. via USB. de áudio. Multiplataforma

Action Mixer. Mixer de microfones. Captura, Tratamento. Gravação. Software e Mixagem de áudio. via USB. de áudio. Multiplataforma Versão 1.0 Action Mixer. Captura, Tratamento Mixer de microfones Gravação Software e Mixagem de áudio via USB de áudio Multiplataforma COM O SOFTWARE ACTION MIXER SEAL CONECTA OS TRIBUNAIS FICAM MAIS MODERNOS

Leia mais

Som surround potente de cinema com graves profundos

Som surround potente de cinema com graves profundos Folheto de pré-venda para Brasil () Home Theater com DVD 5.1 "Bassipes" duplos HDMI ARC e USB Bluetooth integrado 1.000 W HTD5580X/78 Som surround potente de cinema com graves profundos Leve a emoção do

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE

WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE O hardware é a parte física da máquina, ou seja, tudo aquilo que é tangível (que pode ser tocado). Exemplos: monitor, teclado, mouse, gabinete, componentes

Leia mais

AULA: Introdução à Softwares

AULA: Introdução à Softwares Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada I AULA: Introdução à Softwares Softwares: Conceitos Um programa (em inglês, software) é uma sequência de instruções específicas

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) Prof. André Galvan

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) Prof. André Galvan NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) Prof. André Galvan Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

Guia Rápido. Receptor TV Digital

Guia Rápido. Receptor TV Digital Guia Rápido Receptor TV Digital Receptor TV Digital Sumário Sumário...2 1. Conteúdo da Embalagem...3 2. Principais Características...3 2.1 Requisitos do Sistema...3 3. Procedimento de Instalação...4 3.1

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de es Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Fonte de Alimentação As fontes de alimentação tem como função a conversão da corrente alternada para a corrente contínua para alimentar

Leia mais

UFCD:150. Setup de Gravação Digital

UFCD:150. Setup de Gravação Digital UFCD:150 Setup de Gravação Digital Trabalho de : Joaquim Vieira Formador: Paulo Cardoso Gravação Digital é o processo de conversão ou armazenamento de uma informação ou sinal analógico, numa sequência

Leia mais

Linux para seres humanos... Finalmente, o Linux ficou fácil de usar. Rápido. Fácil. Seguro. E LIVRE!

Linux para seres humanos... Finalmente, o Linux ficou fácil de usar. Rápido. Fácil. Seguro. E LIVRE! Linux para seres humanos... Finalmente, o Linux ficou fácil de usar. Rápido. Fácil. Seguro. E LIVRE! Porque migrar para o Linux? É muito seguro. Por ter milhares de desenvolvedores pelo mundo, qualquer

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP 1 Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP Sumário Recursos Básicos para acessar e participar da conferência web 2 Acessando uma sala de Teste do sistema de conferência web Mconf 3 Acessando uma sala

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos:

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: PRIMEIRO ACESSO Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: 1 - Acesse o endereço ucsonline.senior.com.br utilizando um navegador web. 2 - Informe seu

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Características da VideoCAM Eye

Características da VideoCAM Eye Características da VideoCAM Eye Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Indicador de LED 3 Lente 4 Base giratória Instalação da VideoCAM Eye 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Eye

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES

USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO SISTEMA OCTADECIMAL Sistema Octal é um sistema de numeração cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. No

Leia mais

Action Mixer. Captura, Tratamento. Mixer de microfones e Mixagem de. USB áudio

Action Mixer. Captura, Tratamento. Mixer de microfones e Mixagem de. USB áudio Action Mixer. Captura, Tratamento Mixer de microfones Gravação Multiplataforma e Mixagem de USB áudio COM O SOFTWARE ACTION MIXER - SEAL CONECTA OS TRIBUNAIS FICAM MAIS MODERNOS COM UM MIXER DE ÁUDIO DE

Leia mais

Revenda Autorizada (11)

Revenda Autorizada  (11) Revenda Autorizada Tour pelo Produto Você não vai encontrar em nenhum outro lugar uma solução que inclua um conjunto completo de ferramentas para obter criatividade, controle e publicação de conteúdo,

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Microprocessadores vs Microcontroladores

Microprocessadores vs Microcontroladores Microprocessadores vs Microcontroladores Um microcontrolador difere de um microprocessador em vários aspectos. Primeiro e o mais importante, é a sua funcionalidade. Para que um microprocessador possa ser

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Importante! WC030 Sweex Webcam 300K with Microphone USB

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Importante! WC030 Sweex Webcam 300K with Microphone USB WC030 Sweex Webcam 300K with Microphone USB Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido a Sweex USB Webcam 300K with Microphone. Com esta webcam poderá, de uma forma fácil, conversar com

Leia mais

I N T V. Manual do Usuário. Guia de instalação e principais funções e problemas

I N T V. Manual do Usuário. Guia de instalação e principais funções e problemas I N T V Guia de instalação e principais funções e problemas Índice 1. Introdução 3 1.1. Sistema 3 1.2. Aparelho 4 1.3. Tecnologia IPTV 4 2. Instalação 5 3. Operação 5 3.1. Controle remoto e funções básicas

Leia mais

Histórico do software(bdp9700)

Histórico do software(bdp9700) Histórico do software(bdp9700) A seguir, estão as últimas atualizações de software: NOTA: cada versão contém todas as soluções identificadas na versão anterior. Versão do software do sistema: 4.42 (BDP9700/12,

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

TC 506 Mídia. Manual do Usuário - versão 1.0

TC 506 Mídia. Manual do Usuário - versão 1.0 w TC 506 Mídia Manual do Usuário - versão 1.0 1 2 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 4 2 CARACTERÍSTICAS GERAIS 5 3 INSTALAÇÃO 6 4 CONFIGURAÇÃO 7 4.1 Local 8 4.2 Armazenamento e mídia. 9 5 OPERAÇÃO 10 6 INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

Manual Nero InfoTool. Nero AG

Manual Nero InfoTool. Nero AG Manual Nero InfoTool Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero InfoTool e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 100

Manual de Instalação do DVB-T 100 Manual de Instalação do DVB-T 100 Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação do DVB-T 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo 2 : Instalação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

O manual do Kaffeine. Jürgen Kofler Christophe Thommeret Mauro Carvalho Chehab

O manual do Kaffeine. Jürgen Kofler Christophe Thommeret Mauro Carvalho Chehab Jürgen Kofler Christophe Thommeret Mauro Carvalho Chehab 2 Conteúdo 1 O reprodutor multimídia Kaffeine 5 1.1 A janela inicial........................................ 5 1.2 Reproduzir um arquivo..................................

Leia mais

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03. Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03. Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03 Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber O QUE É BIT E BYTE? Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0,

Leia mais

KMPlayer O leitor de multimédia que fazia falta

KMPlayer O leitor de multimédia que fazia falta KMPlayer 3.3.0.30 O leitor de multimédia que fazia falta Date : 6 de Julho de 2012 Por Ruben Ferreira para o PPLWARE.COM Nos dias de hoje a facilidade que se têm em fazer a ligação de um computador a um

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

Book Soluciona TI Ofertas VSTI /18

Book Soluciona TI Ofertas VSTI /18 Book Soluciona TI Ofertas VSTI /18 ÍNDICE 1 Solução e benefícios Detalhamento dos benefícios e informações da solução 2 Portfólio de VSTI Detalhamento do portfólio de máquinas 3 Pacote Office Detalhamento

Leia mais

Aplicações Gerais de Informá5ca

Aplicações Gerais de Informá5ca Aplicações Gerais de Informá5ca Prof. Marcos V. O. de Assis mvoassis@gmail.com marcos.assis@ufpr.br hap://mvoassis.wordpress.com O que vimos até agora? Introdução à Informá5ca Estrutura geral do Computador

Leia mais

GUIA DE PRIMEIROS PASSOS DE PODCAST E GRAVAÇÃO Bem vindo ao guia de primeiros passos de PODCAST e GRAVAÇÃO da Behringer

GUIA DE PRIMEIROS PASSOS DE PODCAST E GRAVAÇÃO Bem vindo ao guia de primeiros passos de PODCAST e GRAVAÇÃO da Behringer Bem vindo ao guia de primeiros passos de PODCAST e GRAVAÇÃO da Behringer Obrigado por escolher um de nossos produtos de gravação com capacidade de podcast. Este pacote de hardware top de linha permite

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais