PORTFÓLIO 2011/2012. REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) Igualdade de gênero e Ativismo juvenil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTFÓLIO 2011/2012. REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) Igualdade de gênero e Ativismo juvenil"

Transcrição

1 PORTFÓLIO 2011/2012 REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) Igualdade de gênero e Ativismo juvenil Organização Não-Governamental sem fins lucrativos Website: Contato: reactandchange@gmail.com A V. JOÃO CÊSAR DE OLIVEIRA, 1204, 102, ELDORADO, CONTAGEM-MG

2 APRESENTAÇÃO A ONG REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) NASCEU DE UM PROJETO IDEALIZADO NA CONFERÊNCIA GLOBAL DA JUVENTUDE, ORGANIZADA PELO CONSELHO BRITÂNICO, NA INGLATERRA, EM NA OCASIÃO, UM JOVEM DE 17 ANOS SONHOU EM CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO QUE FOSSE COMPOSTA POR JOVENS E PARA JOVENS. ATUANDO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, SOMOS, HOJE, A PRIMEIRA ORGANIZAÇÃO JUVENIL LATINO-AMERICANA, SEM FINS LUCRATIVOS, EMPENHADA EM TRABALHAR PELA IGUALDADE DE GÊNERO E PELO ATIVISMO JUVENIL, PROPORCIONANDO TREINAMENTOS, RECURSOS E SUPORTE PARA JOVENS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. COM A CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA NACIONAL DE JOVENS ATIVISTAS, BUSCAMOS CAPACITAR LÍDERES EM POTENCIAL, FAZENDO USO DE FERRAMENTAS COMO O EMPREENDEDORISMO SOCIAL, AS ARTES URBANAS, A ADVOCACIA SOCIAL E OS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO, DESPERTANDO EM MEIO À COMUNIDADE JUVENIL O INTERESSE E A PAIXÃO PELAS QUESTÕES SOCIAIS. MISSÃO A missão da React & Change (Reagir e Mudar) é ativar um movimento juvenil de combate à desigualdade de gênero e à apatia juvenil, mobilizando os jovens brasileiros a fortalecer seus projetos sociais comunitários e regionais. OBJETIVOS As metas que esperamos alcançar até 2016 são: Construir uma comunidade nacional de jovens líderes e ativistas como ferramenta fundamental na construção de melhorias a longo prazo para o Brasil; Capacitar 900 jovens (150 a cada ano) através dos nossos eventos regionais e nacionais, para que guiem a sociedade brasileira até uma nova geração de desenvolvimento socialmente equilibrado e sustentável; Alcançar mais de 5000 pessoas com nossos sites e redes sociais; Apoiar, juntamente com os nossos parceiros, 30 projetos comunitários (5 por ano) criados pelos participantes dos nossos eventos; Cooperar ativamente com o alcance da Meta de Desenvolvimento do Milênio #3 (Fim à Desigualdade Social), impactando a luta pela igualdade de gênero em escala nacional; Influenciar o governo e as empresas locais e nacionais a promoverem mais eventos de empreendedorismo social através da mobilização e capacitação juvenil.

3 CONTEXTO SOCIAL A REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) SURGE COMO UMA RESPOSTA AOS ALARMANTES CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E INFERIORIZAÇÃO DOS PAPEIS DE GÊNERO, NO BRASIL E NO MUNDO, E À ALIENAÇÃO SOCIAL E FALTA DE MOBILIZAÇÃO DOS JOVENS PARA PROPOR E EFETIVAR MUDANÇAS. Por toda a parte, as diferenças entre homens e mulheres começam cedo e trazem consequências para toda a vida, transparecendo desigualdade de oportunidades e falta de respeito à dignidade humana questões também ligadas ao movimento LGBT, que propõe novos desafios à luta pela igualdade de gênero de uma perspectiva mais ampla. Quanto às velhas, mas sempre revoltantes, estatísticas sobre a inferiorização feminina, dados do PNUD mostram que as mulheres estudam mais tempo que os homens, mas ocupam os piores cargos e participam menos das esferas políticas de decisão. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, em comparação a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. Em 2005, a proporção de homens trabalhando com carteira assinada era de 35%, frente a 26,7% das mulheres. Em 2008, os homens com carteira assinada representavam 39,1% enquanto as mulheres representavam apenas 29,5%. A participação nas esferas de decisão, indicador fundamental de valorização política e liderança feminina, ainda é pequena. Em 2006, nas eleições gerais anteriores, as mulheres ficaram com 11,6% das cadeiras nas Assembleias Legislativas, 8,7% das vagas na Câmara dos Deputados e 12,3% no Senado. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembleias Legislativas. [Dados colhidos no site: ] Os dados referentes à ociosidade e à falta de engajamento dos jovens brasileiros em grupos de interesse políticos, religiosos ou sociais também impressionam. 5,9% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos (mais de 1,2 milhão de pessoas) não trabalhavam, não estudavam, não realizavam atividades sociais nem ajudavam nas tarefas domésticas; 45% dos jovens afirmam que não participam de nenhuma organização, enquanto apenas 39% participam das igrejas, 24% fazem trabalhos voluntários, 12% participam de organizações ecológicas, 18% integram entidades estudantis e 7% participam de partidos políticos. [Fontes: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Datafolha] DIANTE DISSO, MUITOS FICAM APENAS NA ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. MAS O FUTURO SE CONSTRÓI HOJE! VIVEMOS NUM PAÍS COM MAIS DE 51 MILHÕES DE JOVENS, ONDE O ACESSO À EDUCAÇÃO É GARANTIDO E A INTERNET CONECTA DE NORTE A SUL, EM APENAS UM CLIQUE. OS JOVENS SÃO A GRANDE FORÇA TRANSFORMADORA DA SOCIEDADE!

4 INOVAÇÃO/PROJETOS É BUSCANDO TRANSFORMAR ESSA DIFÍCIL REALIDADE SOCIAL DE DESIGUALDADE E APATIA QUE A REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) POSSUI UMA ESTRUTURA INOVADORA, QUE COMBINA DINAMISMO E COMPROMISSO. 1. Somos uma ONG essencialmente JOVEM E BRASILEIRA, com membros de 10 estados do Brasil, entre 18 e 25 anos, que conhecem o cotidiano, as dificuldades e as inquietações da juventude brasileira e acreditam no potencial dela! 2. Nossas comunicações são feitas via INTERNET, através do e das redes sociais. Estamos inseridos na dinâmica virtual e dela nos utilizamos para conectar outros jovens à nossa causa, gerenciar e divulgar nossas iniciativas e dialogar com patrocinadores em potencial. 3. Acreditamos no poder da LIDERANÇA COMPARTILHADA. Organizamo-nos em sete setores especializados (Recursos Humanos, Relações Públicas, Relações Internacionais, Projetos e Logística, Mídia e Comunicação, Jurídico e Financeiro), com grande liberdade de articulação, conduzidos por uma Diretoria Geral. Primamos, contudo, por uma dinâmica multifuncional, em que as tarefas são divididas solidariamente, em atenção à disponibilidade de cada membro. A REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) ATUA EM TRÊS TIPOS DE PROJETOS: A. Eventos nacionais para convocar e capacitar a juventude brasileira a ser agente transformadora da realidade social. Promovemos palestras, debates em grupo, visitas a outras ONGs, oficinas e muito mais, culminando com a criação de novos projetos em grupo, para serem implementados regionalmente. Exemplo: FÓRUM JUVENTUDE POR CAPACITAÇÃO (Fortaleza, 2011) B. Eventos locais organizados por membros da organização, com o objetivo de despertar os jovens para os problemas sociais, estimulá-los ao trabalho voluntário, capacitá-los para a criação de projetos sociais e chamá-los a participar da plataforma virtual da R&C. Exemplo: JUVENTUDE E IGUALDADE DE GÊNERO (Manaus, 2011) C. Projetos regionais e locais, surgidos em nossos eventos, aos quais prestamos auxílio gerencial, publicitário e, inclusive, financeiro, através da contribuição dos nossos patrocinadores. Exemplo: PROJETO FOFA JOVENS POR UMA CULTURA DE PAZ (FJC 2011) PARA A REALIZAÇÃO DE TODAS ESSAS INICIATIVAS, CONTAMOS COM UMA EQUIPE QUALIFICADA, DE JOVENS ESTUDANTES (NA MAIORIA UNIVERSITÁRIOS) QUE JÁ PARTICIPARAM DE DIVERSOS EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL, LIGADOS A ORGANIZAÇÕES D ERENOME, COMO O CONSELHO BRITÂNICO E O DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO.

5 EVENTOS EVENTOS EM QUE EM A R&C QUE FOI A R&C REPRESENTADA FOI REPRESENTADA 2ª CÚPULA MUNDIAL DE VOLUNTARIADO JUVENIL Em novembro de 2011, nosso Diretor de Relações Públicas, Wirlesson Falcão, não só participou da 2ª Cúpula Mundial de Voluntariado Juvenil, na Colômbia, como foi premiado como um dos três HERÓIS DO MILÊNIO por seus trabalhos sociais e sua atuação na R&C. O evento foi promovido pelas organizações IAVE (International Association for Volunteer Effort) e Partners of America, trazendo jovens de todo o mundo para discutir e partilhar maneiras de melhorar a inclusão social e o engajamento de sociedade civil através do trabalho voluntário. JUVENTUDE E IGUALDADE DE GÊNERO Em agosto de 2011, na cidade de Manaus-AM, duas organizações juvenis, a R&C e a AIESEC, juntaram forças para realizar um evento que mobilizou a juventude manauara a acreditar em seu potencial de mudar o mundo, sonhando com os pés no chão. Comandado pelo nosso Herói do Milênio, Wirlesson Falcão, o encontro teve a participação de 200 jovens, do adido cultural da Embaixada dos Estados Unidos, de uma juíza e até mesmo de um grupo de dança. G(IRLS) 20 SUMMIT (2010 e 2011) Em outubro de 2011, na França, nossa Assistente de Recursos Humanos, Raquel Helen, participou do G(irls)20 Summit, promovido pela ONG canadense Belinda Stronach Foundation. O evento reúne uma representante, de 18 a e 20 anos, de cada país dos G20 (e uma da União Africana). O objetivo é discutir, debater e projetar ideias inovadoras, relevantes para inserir garotas e mulheres no mundo. A edição de 2010 do G(irls)20 também teve como representante brasileira um membro da R&C: nossa Assistente de Diretoria, Thaís Moraes.

6 FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL 2011 A mais nova brasileira a participar do Fórum Econômico Mundial e uma das 5 Global Changemakers escolhidas para participar do evento, nossa Assistente de Recursos Humanos, Raquel Helen, representou o Brasil e a React & Change no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. Raquel conheceu vários líderes mundiais e pôde escutar os discursos de personalidades como Bill Clinton, mas ela não foi apenas ouvinte. Raquel participou de um painel de debates sobre pessoas que são exemplos para o século 21 e, de quebra, ainda discursou frente os líderes mundiais sobre o FÓRUM JUVENTUDE POR CAPACITAÇÃO, apresentando-o como projeto inovador para o enfrentamento da desigualdade de gênero no mundo! GLOBAL YOUTH SUMMIT (2009, 2010 e 2011) A React & Change foi criada em novembro de 2009, no 4º Global Youth Summit, um encontro mundial de jovens ativistas sociais promovido anualmente pelo Conselho Britânico, em Londres. A edição de 2009 foi a primeira que contou com a participação de um brasileiro, nosso Diretor-Presidente, Ítalo Ribeiro. Desde então, a R&C tem marcado presença no encontro. Em 2010, foi a vez da nossa Assistente de Recursos Humanos, Raquel Helen, ser a única brasileira escolhida entre quase 1500 candidatos. Em 2011, entre os quatro brasileiros escolhidos, um foi o nosso Diretor de Relações Internacionais, Renato Dornelas. O evento abre as portas para o encontro com jovens líderes de todo o mundo e insere o participante na plataforma dos Global Changemakers (Ativistas de Mudanças Globais). A dinâmica desse encontro é tão jovem, interessante e informativa que nós a utilizamos como modelo para a organização dos nossos Fóruns Juventude por Capacitação. DEPOIS DE TANTAS EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS, A R&C RESOLVEU SONHAR ALTO! QUERÍAMOS TRAZER O APRENDIZADO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS PARA DENTRO DO BRASIL, PROMOVENDO UM FÓRUM QUE MOBILIZASSE JOVENS EM ESCALA NACIONAL. SURGIU, ASSIM, O FÓRUM JUVENTUDE POR CAPACITAÇÃO!

7 FÓRUM JUVENTUDE POR CAPACITAÇÃO ativistas, 13 estados e 1 sonho: igualdade de gênero! DE 25 A 31 DE JULHO, NA CIDADE DE FORTALEZA- CE, HOUVE O LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PLATAFORMA DE ATIVISMO SOCIAL BRASILEIRA FUNDADA NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL, NAS ARTES URBANAS, NA ADVOCACIA SOCIAL E NA CAPACITAÇÃO PARA PROJETOS! NOSSO OBJETIVO? INSPIRAR, INTEGRAR E CAPACITAR OS JOVENS, A FIM DE DESENVOLVER SEU POTENCIAL DE REAGIR E MUDAR JUNTOS. PARA ISSO, AS ATIVIDADES REALIZADAS FORAM AS MAIS DIVERSAS: DO TRABALHO... Oficinas Palestras Feira de projetos Debates em grupo Dinâmicas energizantes Mini-peças teatrais temáticas AO LAZER... Visita ao Complexo Turístico Y-Park Visita a pontos turísticos da cidade Desenho e pintura num muro Show de Talentos Noite de gala Festa Junina O Fórum Juventude por Capacitação foi verdadeiramente um sucesso! Projeto juvenil brasileiro pioneiro em unir gênero e cultura, quebrar as barreiras geográficas e culturais histórias que separam as regiões Nordeste e Sudeste, desenvolver relações fortes de amizade e integração, capacitar jovens com ferramentas inéditas de combate à desigualdade de gênero, fomentar a democracia e identificar os futuros líderes deste país! Agradecemos a todos os que fizeram possível essa iniciativa tão promissora. E muito obrigado a cada um desses jovens incríveis, que deram vida ao Fórum e se tornaram prova viva de que a juventude brasileira pode, sim, construir uma sociedade mais justa!

8 DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES DO FJC 2011 O Fórum foi uma verdadeira ponte para aprimorarmos nossos conhecimentos, foi um evento de real interação de todos em prol da Igualdade de Gênero e Ativismo Juvenil. Assim, fomos impulsionados e inspirados para continuarmos a luta em nossas comunidades e sermos verdadeiros agentes de mudança! Luna Farias Lima - Banabuiu/CE Apesar de morarmos em estados diferentes, pudemos ver que nossas adversidades quanto à má administração pública, má alocação de recursos públicos, políticos coronelistas, entre outros temas, eram dificuldades comuns a todos nós. Contando nossas próprias experiências, pudemos apontar soluções para muitos desses problemas comuns. Lauro Iane - Aracaju/SE Somos capazes de buscar e consolidar aquilo que queremos, porque a palavra é PODER. Podemos nos encantar com os sonhos, porque temos GRATIDÃO e COMPROMETIMENTO com eles. Temos a capacidade de nos tornamos transformadores, porque a MUDANÇA está ao nosso favor. pela nossa UNIÃO somos capazes de alçar voos infinitos e longínquos, porque sempre estaremos juntos para combater as várias formas da desigualdade de gênero. Enfim, sermos transformadores sociais é sermos apaixonados por aquilo que fazemos, ou melhor, é transformar nossa ação em AMOR, porque dentro de nós existe uma amiga íntima chamada RIQUEZA INTERIOR. Obrigada pela grande oportunidade de REAGIR & MUDAR! Stefani Toledo - Montes Claros/MG NOVOS PROJETOS Durante o FJC 2011, os participantes criaram 4 novos projetos sociais, que foram financiados pelo Conselho Britânico e já estão em ação! o FOFA Firmes Oportunidades, Felizes Adolescentes o EMA Eu Me Amo o Meu Cabelo, Minha Identidade o Passo pra Frente

9 FÓRUM JUVENTUDE POR CAPACITAÇÃO 2012 Manaus-AM, Agosto/2012 O ANO DE 2012 PROMETE MAIS UM GRANDE EVENTO PROMOVIDO PELA REACT & CHANGE (REAGIR E MUDAR) E SEUS PARCEIROS: O II FÓRUM JUVENTUDE POR CAPACITAÇÃO, QUE SERÁ SEDIADO PELA CIDADE DE MANAUS-AM, EM AGOSTO. O fórum deve reunir 40 jovens das regiões Norte e Sul, entre de 16 e 24 anos, interessados em ativismo social, com perfil de liderança, boas habilidades de comunicação e facilidade para trabalhar em grupo. Durante uma semana, os participantes: Assistirão a palestras sobre temas de relevância social, como a desigualdade de gênero, o bullying, a educação e a cidadania; Participarão de oficinas sobre criação e gestão de projetos sociais; Participarão de debates em grupo sobre as dificuldades comuns e sobre as possíveis soluções que poderiam ser aplicadas a cada região; Trocarão experiências sobre as iniciativas sociais de que já participam ou têm conhecimento em suas comunidades; Entrarão em contato com líderes e organizações sociais de destaque nacional e internacional; Conhecerão alguns pontos turísticos da cidade de Manaus e participarão de eventos culturais típicos da região; Serão convidados a criar, em grupos, novos projetos para combater os problemas sociais de suas comunidades. A proposta é que esses jovens NÃO TENHAM CUSTO ALGUM para participar do Fórum, a fim de dar vez e voz a jovens de diferentes realidades sociais, enriquecendo o evento e possibilitando a construção de projetos mais adequados às diferentes realidade do país. CONTUDO, PARA QUE O FÓRUM 2012 SEJA TÃO BEM-SUCEDIDO COMO O FÓRUM 2011, É NECESSÁRIO QUE MAIS ORGANIZAÇÕES E EMPRESAS ACREDITEM NO POTENCIAL TRANSFORMADOR DOS JOVENS! BENEFÍCIOS Os benefícios para as empresas patrocinadoras do FJC 2012 são muitos: Divulgação da marca/serviço entre os jovens, através das redes sociais, mídias virtuais e materiais gráficos do evento; Conexão do nome da empresa aos valorizados conceitos de responsabilidade social e empreendedorismo jovem; Contato com jovens ativistas sociais, de destaque nacional e internacional, formadores de opinião e futuros líderes políticos e empresariais. O MAIOR BENEFÍCIO, PORÉM, É CONTRIBUIR PARA A ATUAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA!

10 CONCLUSÃO NO DIA-A-DIA DE UMA SOCIEDADE MOVIDA POR DECISÕES DE ADULTOS, POUCO ESPAÇO ESTÁ SENDO DADO ÀS IDEIAS, À VOZ E À ATUAÇÃO DA JUVENTUDE. É PRECISO MUDAR, INVESTIR NO FUTURO E EMPODERAR OS JOVENS: A GRANDE FORÇA TRANSFORMADORA DA SOCIEDADE! Felizmente, muitos já acreditaram nessa mensagem e apostaram em nosso trabalho, possibilitando o crescimento do sonho de unir e capacitar a juventude brasileira, em torno da luta pela igualdade de gênero e por um mundo mais justo. AOS NOSSOS PATROCINADORES E PARCEIROS, NOSSOS SINCEROS E ALEGRES AGRADECIMENTOS! PATROCINADORES MASTER PATROCINADORES APOIO INSTITUCIONAL

11 SEJA PARTE DESSA MUDANÇA! É HORA DE REAGIR E MUDAR! CONTATOS: Site: www. reactandchangebr.com Facebook: React & Change s: Ítalo Ribeiro - Presidente italoribeiroalves@gmail.com Camila Laurentino - Vice-Presidente mila_laurentino_@hotmail.com (81)

12

A AIESEC. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo.

A AIESEC. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. A AIESEC Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. A AIESEC é uma organização global formada por jovens universitários e recém-graduados que buscam viver na prática

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C.

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Declaração de Princípios Quem Somos Somos uma organização não-governamental dedicada à promoção da liderança juvenil e da participação da cultura da juventude

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL

GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL 4ª Edição QUANDO O BRASIL SE JUNTA, TODO MUNDO GANHA. Secretaria-Geral da Presidência da República Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Movimento Nacional

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes MISSÃO Somos uma rede nacional escoteira de

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

AIESEC em Ribeirão Preto. Proposta de Parceria

AIESEC em Ribeirão Preto. Proposta de Parceria AIESEC em Ribeirão Preto Proposta de Parceria Apresentação Presente em mais de 110 países, a AIESEC é a plataforma internacional para jovens desenvolverem e explorarem seus potenciais de liderança. Parceira

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Relatório Anual. Instituto Nossa Ilhéus. Instituto Nossa Ilhéus

Relatório Anual. Instituto Nossa Ilhéus. Instituto Nossa Ilhéus Resumo da ONG O é uma iniciativa da sociedade civil organizada que tem por objetivo fortalecer a cidadania e a democracia participativa, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social. O age

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS

EDITAL CHAMADA DE CASOS EDITAL CHAMADA DE CASOS INICIATIVAS INOVADORAS EM MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTO O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e as empresas

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI, AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 Excelentíssimo Senhor Enrique Ig lesias, Presidente do Banco

Leia mais

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ ActionAid é uma federação internacional trabalhando para erradicar a pobreza e a injustiça. A ActionAid foi

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

Relatório Anual. Instituto Çarakura. Instituto Çarakura

Relatório Anual. Instituto Çarakura. Instituto Çarakura Resumo da ONG O é uma organização não governamental ambientalista que tem como finalidade promover atividades referentes a preservação e a conservação da natureza, a valorização da diversidade cultural

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Redes sociais no Terceiro Setor

Redes sociais no Terceiro Setor Redes sociais no Terceiro Setor Prof. Reginaldo Braga Lucas 2º semestre de 2010 Constituição de redes organizacionais Transformações organizacionais Desenvolvimento das organizações articuladas em redes

Leia mais

Sustentabilidade e formação de lideranças

Sustentabilidade e formação de lideranças Sustentabilidade e formação de lideranças ForGRAD Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Foz do Iguaçu, 24 de novembro de 2011 O MUNDO MUDOU... A sociedade se organiza em redes,

Leia mais

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM Faça parte desse abraço A Fundação Solidariedade ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,braço social do Sistema Correio de Comunicação, é uma Associação

Leia mais

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008 Projeto Piloto Apresentação Amcham Fundada em 1919, na capital paulista, a Câmara Americana de Comércio é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS 1. BREVE HISTÓRICO O cooperativismo objetiva difundir os ideais em que se baseia, para atingir o pleno desenvolvimento financeiro, econômico e social de todas

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS SOLIDÁRIOS (EES) CANDIDATOS A HABILITAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO - SNCJS

EDITAL DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS SOLIDÁRIOS (EES) CANDIDATOS A HABILITAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO - SNCJS 1. Apresentação União Brasileira de Educação e Ensino UBEE EDITAL DE SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS SOLIDÁRIOS (EES) CANDIDATOS A HABILITAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO -

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades #ElesPorElas Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades ElesPorElas Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para

Leia mais

Projeto Empreendedores Cívicos

Projeto Empreendedores Cívicos Projeto Empreendedores Cívicos I. Conceito Empreendedores Cívicos são agentes de inovação social que fomentam e promovem transformações positivas em benefício da coletividade rumo a um Brasil Sustentável.

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

Plan International e IIDAC com recursos do Fundo União Europeia

Plan International e IIDAC com recursos do Fundo União Europeia INSTITUTO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA TERMO DE REFERÊNCIA No. 012/2015 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. PROJETO Pontes para o Futuro 2. RECURSOS

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Programa Latino-americano de Advocacy em Saúde Liderança para Terceiro Setor

Programa Latino-americano de Advocacy em Saúde Liderança para Terceiro Setor Programa Latino-americano de Advocacy em Saúde Liderança para Terceiro Setor Setembro/2010 Uma organização vista em duas dimensões Vista em sua dimensão interna: Uma organização é um conjunto de pessoas

Leia mais

LABORATÓRIO ESTUDAR. Desenvolvendo quem transforma

LABORATÓRIO ESTUDAR. Desenvolvendo quem transforma LABORATÓRIO v ESTUDAR Desenvolvendo quem transforma DEFINIÇÃO Ciclo de workshops que ocorrem em diversas cidades e têm como objetivo conectar jovens Brasil afora, a fim de permitir que desenvolvam suas

Leia mais

ações de cidadania ONG estimula o protagonismo de jovens para que eles atuem transformando a realidade de região castigada pela seca no Ceará

ações de cidadania ONG estimula o protagonismo de jovens para que eles atuem transformando a realidade de região castigada pela seca no Ceará ações de cidadania Onde o sol nasce ONG estimula o protagonismo de jovens para que eles atuem transformando a realidade de região castigada pela seca no Ceará O triste cenário já é um velho conhecido por

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA

II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA Salvador, Bahia Brasil, 19 e 20 de novembro de 2009 Mobilização Mundial Conferências

Leia mais

Apresentando uma nova visão para dar poderes ao consumidor CONGRESSO MUNDIAL. consumersinternational.org

Apresentando uma nova visão para dar poderes ao consumidor CONGRESSO MUNDIAL. consumersinternational.org CONGRESSO MUNDIAL REVELANDO O PODER DO CONSUMIDOR 18 21 DE NOVEMBRO DE 2015 BRASÍLIA Apresentando uma nova visão para dar poderes ao consumidor NÃO PERCA INSCREVA-SE AGORA! consumersinternational.org Vivemos

Leia mais

Documento em construção. Declaração de Aichi-Nagoya

Documento em construção. Declaração de Aichi-Nagoya Documento em construção Declaração de Aichi-Nagoya Declaração da Educação para o Desenvolvimento Sustentável Nós, os participantes da Conferência Mundial da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

LÍDERES DA CPLP ENCONTRO DE JOVENS. Este desafio é nosso! Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA

LÍDERES DA CPLP ENCONTRO DE JOVENS. Este desafio é nosso! Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA ENCONTRO DE JOVENS Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA Aveiro, 22 a 24 de Junho de UNIVERSIDADE DE AVEIRO Entidades Promotoras Parceiros Apoios O que é o Festival

Leia mais

SCOUTWEB 2010. Informativo da Rede Nacional de Jovens da UEB n 1_2010 [1]

SCOUTWEB 2010. Informativo da Rede Nacional de Jovens da UEB n 1_2010 [1] SCOUTWEB 2010 Informativo da Rede Nacional de Jovens da UEB n 1_2010 [1] Olá Rede, Sempre Alerta! Agora vocês tem um periódico nacional dos Jovens Líderes, um documento para para alegrar seus dias e deixa-los

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Cecília Galvani* Colaboração: Coletivo Pontos de Encontro A Terapia Comunitária (TC) Há cerca de 20 anos, em Fortaleza (CE), na Favela

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) procura

Leia mais

BANCADA FEMININA. UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE

BANCADA FEMININA. UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE BANCADA FEMININA UM ESPAçO DE EMPODERAMENTO DA RAPARIGA EM SSR EM MOÇAMBIQUE NILZA DOS SANTOS, Brasília, 15 Outúbro 2013 Conteúdo Contexto Conceito de Bancada Feminina Principais Resultados Factores de

Leia mais

produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte, Ticket Parceiro e Ticket Frete.

produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte, Ticket Parceiro e Ticket Frete. A Ticket do Brasil é uma das maiores operações do mundo do Grupo Edenred, líder em cartões e vouchers de serviços prépagos. Oferece soluções que proporcionam bem-estar às pessoas e apoio ao melhor desempenho

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

Empreendedorismo Social construindo o conceito, transformando o setor social

Empreendedorismo Social construindo o conceito, transformando o setor social Empreendedorismo Social construindo o conceito, transformando o setor social Mafoane Odara mafoane@ashoka.org.br Área de Juventude Ashoka Brasil 1 2 Conceitos sobre Empreendedorismo Social Contribuição

Leia mais

BIS - Banco de Inovação Social

BIS - Banco de Inovação Social BIS - Banco de Inovação Social Natureza do BIS Missão do BIS Instrumentos do BIS Iniciativas e Programas do BIS Os Membros do BIS Orgânica Estratégico Executivo MEMBROS MEMBROS 5 Empresários inovadores

Leia mais

Nossa Missão, Visão e Valores

Nossa Missão, Visão e Valores Nossa Missão, Visão e Valores Missão Acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; Combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Formação de Voluntários em Programas Corporativos Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Questão 1 A empresa tem uma estratégia definida? A empresa planeja a formação dos voluntários? Se sim, qual o

Leia mais

Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015

Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015 Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015 #Social ehlegal 1. Objetivo do Baanko Challenge 3 Facilitar o encontro entre profissionais de desenvolvimento, design e empreendedorismo, empresas iniciantes

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

MENSAGEM DE NATAL PM

MENSAGEM DE NATAL PM MENSAGEM DE NATAL PM Boa noite, Como todos sabemos, os últimos 3 anos foram fortemente marcados pela resposta ao colapso financeiro de 2011. Todos sentimos no nosso dia-a-dia as dificuldades e como nos

Leia mais

www.pactonacional.com.br

www.pactonacional.com.br Projeto de Reestruturação do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo Objetivo Fortalecimento da iniciativa do ponto de vista institucional, financeiro e político, tendo em vista responder às

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA Relatório das Ações Desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola 1. Apresentação Companheiros (as) da Associação Tremembé estamos concluindo mais um ano missão e com isso somos convidados (as) a socializar

Leia mais

CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO

CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO Reflexões sobre o Empreendedorismo na Escola Manuela Malheiro Ferreira manuelamalheirof@gmail.com Universidade Aberta CEMRI

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

CAMPANHA OUTUBRO ROSA CAMPANHA OUTUBRO ROSA Caso de Advocacy Feito por: Quem Somos e Nossa Missão Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres é uma organização não governamental, sem fins econômicos, criada em 1999 por mulheres

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Auto-emprego Juvenil e o Papel das Cooperativas Modernas Maputo, 02 de Agosto de 2012

Auto-emprego Juvenil e o Papel das Cooperativas Modernas Maputo, 02 de Agosto de 2012 Auto-emprego Juvenil e o Papel das Cooperativas Modernas Maputo, 02 de Agosto de 2012 Por Ocasião do Lançamento do Projecto Oficinas de Trabalho e Aprendizagem promovido pela O nosso bem estar e a qualidade

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas SEDE NACIONAL DA CAMPANHA REDE NACIONAL FEMINSTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS Avenida Salgado Filho, 28, cj 601. Porto

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

Canal Futura. Comprometido com a Transformação Social

Canal Futura. Comprometido com a Transformação Social Canal Futura Comprometido com a Transformação Social Retratos do Brasil Total 190.755.799 habitantes Homens: 48,97% (93,4 milhões) Mulheres: 51,03% (97,3 milhões) Brancos: 47,73% Negros: 50,74% Amarelas

Leia mais

Projeto Universitários Lassalistas em Missão

Projeto Universitários Lassalistas em Missão Projeto Universitários Lassalistas em Missão Apresentação O projeto Universitários Lassalistas em Missão surge como proposta aos Centro Universitários e Faculdades Lassalistas para oferecer aos acadêmicos

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014

EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 INTRODUÇÃO Esse edital é fruto de uma parceria entre a Childhood Brasil e a OAK Foundation

Leia mais

Este Fórum Local da Agenda 21 se propõe a escutar, mobilizar e representar a sociedade local, para construirmos em conjunto uma visão compartilhada

Este Fórum Local da Agenda 21 se propõe a escutar, mobilizar e representar a sociedade local, para construirmos em conjunto uma visão compartilhada Fórum da Agenda 21 de Guapimirim Aprender a APRENDER e a FAZER. Aprender a CONVIVER, e Aprender a SER Cidadãos Participativos, Éticos e Solidários Este Fórum Local da Agenda 21 se propõe a escutar, mobilizar

Leia mais

MEDALHA DO MÉRITO M RESGATE DA CIDADANIA. Edição 2008

MEDALHA DO MÉRITO M RESGATE DA CIDADANIA. Edição 2008 MEDALHA DO MÉRITO M RESGATE DA CIDADANIA Edição 2008 Introdução Resgate da cidadania é uma ação prática de inclusão da pessoa vulnerável sendo determinada não só pelos resultados, mas também pelos efeitos.

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo Site:http://www.ccnma.org.br Coordenador: Carlos Sérgio Ferreira (coordenação cultura e identidade Afro brasileira) O Centro de Cultura Negra do Maranhão é uma

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Estimados colegas representantes dos países membros do Fórum das Federações, Embaixadores e delegados

Estimados colegas representantes dos países membros do Fórum das Federações, Embaixadores e delegados PRESIDENCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Assunto: DISCURSO DO EXMO. SUBCHEFE DE ASSUNTOS FEDERATIVOS DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais