GESTÃO DE CONTRATOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL - UM ESTUDO DE CASO NO EDIFÍCIO SEDE DA PETROBRAS EDISE : ANÁLISE E PROPOSTA DE MELHORIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE CONTRATOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL - UM ESTUDO DE CASO NO EDIFÍCIO SEDE DA PETROBRAS EDISE : ANÁLISE E PROPOSTA DE MELHORIAS"

Transcrição

1 GESTÃO DE CONTRATOS DE MANUTEN PREDIAL - UM ESTUDO DE CASO NO EDIFÍCIO SEDE DA PETROBRAS EDISE : ANÁLISE E PROPOSTA DE MELHORIAS

2 Autores: ANDRÉ LUIZ RAEDER GABRIEL MARCELO CONTENTE ARESE NELSON PINTO DA SILVA JUNIOR WAGNER SILVA MEDEIROS

3 ANÁLISE DO CONTEXTO DO TRABALHO

4 RESUMO Vendida por alguns como um remédio indolor e milagreiro, capaz de produzir espetaculares resultados, a Terceirização é de fato uma das alternativas que se colocam às empresas e órgãos de governo no sentido de se capacitarem para atender às demandas, cada vez maiores e complexas, de seus clientes e usuários.

5 PROBLEMÁTICA Esse trabalho pretende analisar o processo de Terceirização já implementado e consolidado no Edifício sede da Petrobras - Edise. Estaremos analisando somente os serviços terceirizados da manutenção do edifício sede, que estão sob a responsabilidade da Gerência dos Serviços Compartilhados. Analisaremos seus pontos fortes e fracos a fim de sugerirmos mudanças a serem implementadas nos novos contratos, visando melhorar a relação contratante x contratada, na busca pela parceria do tipo ganha-ganha.

6 APRESENTANDO O EDISE Localização : Centro do Rio de Janeiro Infra-estrutura estrutura: m² de área construída 28 andares 110 m de altura m³ de concreto armado toneladas de aço Curiosidades: mais de pessoas circulam diariamente pelo prédio, maior que metade das cidades brasileiras Construído na década de 70 Fluxo de 1700 veículos/dia Potência instalada de 15 MVA (equivalente à do AIRJ) Biblioteca com cerca de livros Cisternas com capacidade de litros de água Central de Serviços movimenta mais de correspondências 25 elevadores

7 HISTÓRICO A equipe de manutenção predial do Edise era constituída por técnicos oriundos das empresas que atuaram na construção, sendo absorvidos para os quadros da Petrobras. Os equipamentos e sistemas mais específicos tinham suas manutenções exercidas pelos próprios fabricantes e/ou representantes autorizados, os quais eram acompanhados e/ou fiscalizados pelos empregados da Petrobras. Com o advento da globalização no início dos anos 90 e com a chegada da aposentadoria da grande maioria da equipe, a Petrobras, seguindo uma tendência mundial, optou pela Terceirização completa dos serviços na área de manutenção. A empresa entendeu que deveria focar-se no seu CORE BUSINESS ou seja, sua atividade fim, que neste caso é a descoberta, perfuração, extração, refino e comercialização de

8 HISTÓRICO Em 1992 iniciou-se o primeiro contrato de manutenção predial com vigência de 24 meses e uma equipe de 52 pessoas, na modalidade de contratação de mão-de-obra, pagas por homem-hora. Esta modalidade de contratação, foi mantida durante 6 anos, e a partir daí, optouse pela contração não mais de mão-de-obra, mas sim de serviços. Essa ação buscava atender a lei 8666/93, que regulamenta as contratações na administração pública. Este contrato previa a bonificação da contratada com um acréscimo no seu faturamento desde que atendesse as metas e índices, previamente estabelecidos pela contratante.

9 REFERENCIAL TEÓRICO

10 DEFINI DE TERCEIRIZA Uma tecnologia de administração que consiste na compra de bens e/ou serviços especializados, de forma sistêmica e intensiva, para serem integrados na condição de atividade-meio à atividade-fim da empresa compradora, permitindo a concentração de energia em sua real vocação, com o intuito de potencializar ganhos em qualidade e competitividade (FONTANELLA, 1994).

11 ORIGEM DA TERCEIRIZA A terceirização teve origem nos Estados Unidos, por volta de 1940, durante o segundo conflito bélico mundial, já que as indústrias da época precisavam concentrar-se na produção, cada vez melhor, das armas necessárias para a manutenção da superioridade aliada. (QUEIROZ, 1992).

12 POR QUE TERCEIRIZAR? VOCA; EFICIÊNCIA; CUSTO DIRETO; CUSTO INDIRETO.

13 DIFICULDADES PARA TERCEIRIZA - Poucas empresas capacitadas e vocacionadas para a atividade de manutenção; - Legislação trabalhista restritiva; - Poucas empresas contratantes e contratadas com cultura de Terceirização; - Baixa integração entre a contratada e a contratante, praticando-se em geral uma política do perde-ganha; - Falta de cultura de Parceria; - Pouca mão-de-obra qualificada no mercado; - Possibilidade de cartelização de alguns setores; - Não cumprimento de obrigações trabalhistas por algumas contratadas; - Maior incidência de acidentes na maioria das empresas contratadas; - Cultura gerencial, principalmente da média gerência, de manter a manutenção própria; - Baixa competitividade de grande parte das contratadas.

14 VANTAGENS X DESVANTAGENS VANTAGEM Aumento da qualidade. Redução de custos. Transferência de processos suplementares a quem os tenham como atividade-fim. Aumento da especialização. Redução de estoques, quando se contrata com fornecimento de material. Flexibilidade organizacional. Melhor administração do tempo para gestão do negócio. Diminuição do desperdício. DESVANTAGEM Aumento da dependência de terceiros. Aumento de custo quando, simplesmente, se empreiteriza. Aumento do risco empresarial pela possibilidade de queda na qualidade. Redução da especialização própria. Aumento do risco de acidentes pessoais. Aumento do risco de passivo trabalhista, dependendo da qualidade da contratação. Redução de áreas ocupadas. Melhor atendimento.

15 TERCEIRIZA X EMPREITERIZA Segundo PINTO (2001), a Terceirização passa por parceria, divisão de resultados, relação de confiança, busca de resultados empresariais como qualidade, confiabilidade, disponibilidade, etc. O contraponto da Terceirização, é a empreiterização, que é a redução dos custos a qualquer custo; o aviltamento das condições de trabalho; a sonegação das obrigações trabalhistas feita pelos empreiteiros; o grande índice de insegurança gerando acidentes etc. O que a grande maioria das empresas faz é empreiterização e não Terceirização.

16 TERCEIRIZA X EMPREITERIZA EMPREITERIZA Não parceria Desconfiança Levar vantagem em tudo Ganhos de curto prazo Pluralidade de fornecedores O preço decide Antagonismo Descompromisso gerencial da contratada Contratada como adversário Contratação de mão-de-obra TERCEIRIZA Parceria Confiança Política do ganha/ganha Ganhos estratégicos, com economia de escala Fornecedor único Enfoque na qualidade Cooperação Autonomia gerencial da contratada Contratada como parceiro Contratação de soluções

17 CONTRATO POR MÃO-DE DE-OBRA Os principais efeitos desta forma de contratar são: Mão-de-obra menos qualificada e mais barata; Baixa produtividade (ônus exclusivo da Contratante); Nenhum compromisso com resultados; Maior índice de acidentes; Baixa qualidade final dos serviços; Menor comprometimento dos empregados (não têm identidade com nenhuma das duas empresas); Tendência de descumprimento de obrigações trabalhistas (como fonte de aumento de renda); Pagamento da mão-de-obra por homem-hora ou homemdia.

18 CONTRATO POR SERVIÇOS É um grande avanço em relação à contratação por mão-deobra e possui as seguintes características: Mão-de-obra de melhor qualificação; Maior produtividade (o ônus de menor produtividade passa a ser da Contratada); A Responsabilidade técnica pela execução dos serviços é da Contratada (ainda se observa interferência da Contratante); Melhor qualidade do trabalho e qualificação do pessoal (o contrato pode incluir prazo mínimo de garantia do serviço); Melhor atendimento por parte da Contratada, já que há seu interesse em realizar mais serviços para obter maiores ganhos; Menos desperdício e redução significativa de retrabalhos.

19 CONTRATO POR SERVIÇOS Contratante Contratada Busca Maior Disponibilidade Alta Demanda de Serviços Redução na Demanda de Serviços Aumento do Lucro Esta é uma política do PERDE-GANHA.

20 CONTRATO POR RESULTADOS As principais características deste tipo de contratação são: A Contratante tem como maior meta a disponibilidade, com conseqüente menor demanda de serviços; Responsabilidade técnica totalmente da Contratada; A Contratada, cuja meta é a mesma da Contratante maior disponibilidade terá maior lucro mesmo se a demanda de serviços for menor, pois parte dos recursos não gastos será dividida entre as partes. É a política do GANHA-GANHA.

21 CONTRATO POR RESULTADOS Resultados previstos neste tipo de contratação: Maior disponibilidade da planta; Diminuição dos custos de manutenção; Melhor utilização dos recursos aplicados; Maior atuação na causa básica dos problemas; Maior autonomia da Contratada; Preocupação da Contratada com relação à boa operação dos equipamentos; Resultados positivos divididos entre as partes; Mudanças de paradigmas.

22 MANUTEN COMO FUN ESTRATÉGICA No passado, o homem de manutenção sentia-se bem quando executava um bom reparo. Hoje, o homem de manutenção sente-se bem quando, também, evita a necessidade do trabalho, evita a quebra. No futuro, o homem de manutenção sentir-se-á bem quando ele não tiver que fazer nenhum reparo, ou seja, quando conseguir evitar todas as quebras não planejadas. Com a mudança no enfoque da manutenção, a partir da gestão estratégica das atividades, reflexos consideráveis são vistos nos resultados empresariais das organizações, como: - Redução da demanda de serviços e reserviços ; - Aumento da disponibilidade dos equipamentos e sistemas; - Aumento do faturamento e do lucro (na Terceirização, tanto para contratante quanto para contratado); - Redução dos lucros cessantes; - Aumento da segurança pessoal e da segurança operacional das instalações; - Redução de custos em geral.

23 ANÁLISE DO CONTRATO E PROPOSTAS DE MELHORIAS

24 AVALIA DA CONTRATADA A avaliação é feita mensalmente baseada nos seguintes critérios: - pela fiscalização, através do BAD (Boletim de Avaliação de Desempenho), nota de 0 a 10; - pelo Solicitante do serviço conforme média das avaliações das SOTs, nota de 0 a 10; - pelo percentual dos serviços atendidos dentro do prazo negociado com o Solicitante, conforme Carta-Acordo / Petrobras X CLIENTE, nota de 0 a 10.

25 MEDI DOS SERVIÇOS - ÔNUS X BÔNUS A medição dos serviços contratados é feita da seguinte maneira: a) notas entre 9,0 e 10,0 será pago 110% da verba prevista na planilha de preços; b) notas entre 7,0 e 8,9 será pago 100% da verba prevista na planilha de preços; c) notas entre 0,0 e 6,9 será pago o percentual da verba referente à nota multiplicada por 10.

26 AVALIANDO OS SERVIÇOS - SOT

27 BOLETIM DE AVALIA DE DESEMPENHO - BAD Data: NOTAS PARA AVALIA NO BAD. Contrato: Núm ero avaliação: 05 Periodo : 26/03/2004 à 25/04/2005 Gerente do Contrato: Fiscais : Média Critério Descrição Subcritério Descrição nooono nooono nooono nooono nooono nooono nooono nooono Final 50 RH - Superv/Gerência 1 Qualificação 80,00 80,00 30,00 70,00 80,00 65,00 55,00 85,00 68,13 50 RH - Superv/Gerência 2 Quantidade 80,00 70,00 30,00 70,00 80,00 50,00 50,00 85,00 64,38 50 RH - Superv/Gerência 3 Liderança e Controle 80,00 80,00 30,00 70,00 80,00 60,00 60,00 85,00 68,13 51 RH - Execução 1 Qualificação 70,00 60,00 30,00 70,00 80,00 55,00 55,00 85,00 63,13 51 RH - Execução 2 Quantidade 60,00 70,00 30,00 70,00 80,00 50,00 50,00 85,00 61,88 52 RH - Inspeção 1 Qualificação 60,00 60,00 30,00 70,00 80,00 50,00 50,00 85,00 60,63 52 RH - Inspeção 2 Quantidade 70,00 80,00 30,00 70,00 80,00 50,00 50,00 85,00 64,38 53 RH - Cond. Trabalho 1 Apoio Logístico 70,00 70,00 20,00 70,00 80,00 50,00 50,00 85,00 61,88 54 Equips e Ferramentas 1 Qualidade 80,00 80,00 20,00 70,00 80,00 55,00 55,00 85,00 65,63 54 Equips e Ferramentas 2 Quantidade 80,00 70,00 20,00 70,00 80,00 55,00 40,00 85,00 62,50 54 Equips e Ferramentas 3 Conds. Funcionamento 80,00 60,00 30,00 70,00 80,00 55,00 55,00 85,00 64,38 54 Equips e Ferramentas 4 Manut. e Preservação 80,00 70,00 30,00 70,00 80,00 50,00 50,00 85,00 64,38 56 Materiais 1 Qualidade 70,00 80,00 40,00 70,00 90,00 60,00 60,00 85,00 69,38 56 Materiais 2 Quantidade 70,00 80,00 60,00 70,00 90,00 65,00 60,00 85,00 72,50 56 Materiais 3 Armazém/Preservação 80,00 70,00 60,00 70,00 90,00 65,00 65,00 85,00 73,13 58 Ofic, Almxs e Ferramentaria 1 Organização 80,00 80,00 50,00 70,00 90,00 60,00 50,00 85,00 70,63 58 Ofic, Almxs e Ferramentaria 2 Conds. de Segurança 75,00 40,00 50,00 70,00 90,00 65,00 65,00 85,00 67,50 58 Ofic, Almxs e Ferramen 3 Conservação 75,00 40,00 70,00 70,00 90,00 60,00 60,00 85,00 68,75 59 Administrativas 1 Organização 60,00 40,00 50,00 70,00 70,00 50,00 50,00 85,00 59,38 59 Administrativas 2 Conservação 70,00 60,00 50,00 70,00 70,00 65,00 55,00 85,00 65,63

28 BOLETIM DE AVALIA DE DESEMPENHO - BAD Data: Contrato: Número avaliação: 05 Periodo : 26/03/2004 à 25/04/2005 NOTAS PARA AVALIA NO BAD. Gerente do Contrato: Fiscais : Critério Descrição Subcritério Descrição nooono nooono nooono nooono nooono nooono nooono nooono Final 59 Administrativas 2 Conservação 70,00 60,00 50,00 70,00 70,00 65,00 55,00 85,00 65,63 62 Planejamento 1 Adequação Planejam. 60,00 50,00 50,00 70,00 70,00 60,00 60,00 85,00 63,13 63 Prazos Serviços 1 Cumprim. Prazos Cont 70,00 80,00 20,00 70,00 90,00 50,00 50,00 85,00 64,38 65 Desemp. Adm./Financ. 1 Desemp. Administrat. 60,00 70,00 40,00 70,00 90,00 50,00 50,00 80,00 63,75 65 Desemp. Adm./Financ. 2 Desemp. Financeiro 60,00 70,00 40,00 70,00 80,00 60,00 60,00 85,00 65,63 70 Segur/Meio Amb/Saúde 1 Resultados Segurança 60,00 70,00 60,00 70,00 80,00 55,00 55,00 80,00 66,25 70 Segur/Meio Amb/Saúde 2 Preserv. do Meio Amb. 70,00 60,00 60,00 70,00 80,00 60,00 60,00 85,00 68,13 70 Segur/Meio Amb/Saúde 3 Resultado Saúde Ocup. 70,00 70,00 60,00 70,00 80,00 55,00 55,00 85,00 68,13 71 Sistema Qualidade 1 Adeq.Sistema ao Serv. 70,00 80,00 60,00 70,00 90,00 60,00 60,00 85,00 71,88 71 Sistema Qualidade 2 Treinamento 0,00 70,00 60,00 70,00 90,00 50,00 50,00 85,00 59,38 73 Qualidade Serviços 1 Resultado Qualidade 60,00 60,00 20,00 70,00 90,00 50,00 50,00 85,00 60,63 73 Qualidade Serviços 2 Índice de Retrabalho 60,00 60,00 50,00 70,00 20,00 50,00 50,00 85,00 55,63 73 Qualidade Serviços 3 Trat. Não Conformidade 60,00 60,00 60,00 70,00 10,00 40,00 40,00 85,00 53,13 Média Avaliação Média Fiscal 67,81 66,88 41,88 70,00 78,44 55,47 53,91 84,69 64,88

29 TERCEIRIZA PLANILHA DE AVALIA DE BÔNUS

30 PLANILHA DE AVALIA DE BÔNUS

31 FALHAS NO CONTRATO ATUAL Bases Contratuais utilizadas na elaboração: Contratação de SERVIÇOS ; Pagamento de bônus trimestrais* que poderiam chegar até 10% do valor básico do contrato (P0). * atrelado ao desempenho da contratada no período da medição. Itens utilizados para Medição: Ip Índice de Pendência; Ir Índice de Retrabalho; Im Índice Manutenção Realizadas; Is Índice de Satisfação do Cliente. Além de outros índices de cunhos não técnicos, tais como: certificação pela ISO 9000, índice de satisfação interna dos seus empregados, política de Recursos Humanos e benefícios, dentre outros.

32 FALHAS NO CONTRATO ATUAL Conseqüências: Falta de controle rigoroso e direto destes índices pela fiscalização (o que requeria uma grande quantidade de homem-hora); Fiscalização por amostragem; A contratante somente se preocuparia com os resultados, o que não ocorre na prática. Contratada OFERECENDO O MÍNIMO (SERVIÇOS), COM SEUS CUSTOS REDUZIDOS E QUERENDO RECEBER O MÁXIMO (REMUNERA) ; Contratante QUERENDO RECEBER O MÁXIMO (SERVIÇOS) E PAGANDO O MÍNIMO (REMUNERA).

33 FALHAS NO CONTRATO ATUAL Itens Contratuais Revisados: Sistema de avaliação para pagamento de Bônus; Pagamento de Bônus; Penalização por não cumprimento de índices (ônus); Qualificação e Quantificação de Pessoal; Software de Manutenção.

34 PROPOSTAS DE MELHORIAS NO CONTRATO ATUAL Melhor modalidade de licitação, no sentido de se escolher as empresas com maior qualificação técnica; Determinação do efetivo mínimo da contratada, de forma a reduzir o tempo de atendimento e aumentar a qualidade dos serviços; Controle do material e das ferramentas utilizadas pela contratada; Aumento dos benefícios; Eliminação dos índices de acompanhamento, os quais se mostraram ineficazes; Eliminação do sistema de bonificação por desempenho; Aumento do número de fiscais da empresa contratante.

35 PROPOSTAS DE MELHORIAS NO CONTRATO ATUAL Efetivo Mínimo - exigência de reposição imediata do empregado faltoso, mantendo o efetivo mínimo; Software de Manutenção item contratual exigindo que a contratada tenha software próprio para controle das manutenções, emissão de ordens de serviço e histórico das manutenções realizadas no transcorrer do contrato; Assistência Médica Atendimento do artigo 10 da Lei 9656 de 03/06/98. Visando um maior detalhamento sobre o tipo de Plano, sofrendo um incremento, incluindo a quantidade de Hospitais, Clínicas e Laboratórios credenciados; Vale Transporte A contratada deverá avaliar caso-a-caso, conforme a real necessidade de seus funcionários.

36 CONCLUSÕES

37 CONCLUSÃO A Terceirização só será eficaz quando as partes forem parceiras, o que pressupõe respeito, confiança e objetivos comuns. Fica claro que o atual modelo de contratação, embora tenha seus méritos, apresenta falhas, não atingindo o seu objetivo principal e criando sempre uma eterna disputa em que não existem vencedores, somente perdedores. Deve-se adotar a contratação por resultados, visando uma relação mais duradoura e clara, em que ambas as partes estejam em busca de crescimento.

38 CONCLUSÃO Deve-se primar pela relação do tipo GANHA X GANHA. Ganha a terceirizada, prestando serviços de qualidade à preços competitivos. Ganha a contratante, tendo confiabilidade e disponibilidade em seus sistemas, mantidos por profissionais qualificados e com preços justos.

39 PENSAMENTO Quando tiver algum problema, faça alguma coisa! Se não puder passar por cima, passe por baixo, passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda... Se não puder obter o material certo, vá procurá-lo. Se não puder encontrá-lo, substitua-o. Se não puder substituí-lo, improvise. Se não puder improvisar, inove. Mas acima de tudo, faça alguma coisa!!! Há dois gêneros de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: as que não querem fazer nada e as que só inventam desculpas. Da obra A Essência da Verdade, coleçã ção o Pensamentos de Sabedoria

40 MUITO OBRIGADO!!!

Julio Nascif Xavier 31-3227-2705 nascif@tecem.com.br

Julio Nascif Xavier 31-3227-2705 nascif@tecem.com.br abraman Congresso de Manutenção - 2001 EFEITOS DA TERCEIRIZAÇÃO SOBRE A MANUTENÇÃO Julio Nascif Xavier 31-3227-2705 nascif@tecem.com.br Terceirização é a transferência para terceiros de atividades que

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2 TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2 Alan Kardec Pinto A abordagem desta importante ferramenta estratégica será feita em cinco partes, de modo a torná-la bem abrangente e, ao mesmo tempo,

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

A Terceirização da Manutenção como Estratégia Competitiva nas Organizações

A Terceirização da Manutenção como Estratégia Competitiva nas Organizações A Terceirização da Manutenção como Estratégia Competitiva nas Organizações Alessandro Trombeta Supervisor de Manutenção Valdemar Roberto Cremoneis Gerente Industrial Cocamar Cooperativa Agroindustrial

Leia mais

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Uma boa gestão de estoques comprova sua importância independente do segmento em questão. Seja ele comércio, indústria ou serviços, o profissional que gerencia

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

Integração horizontal e integração vertical; estratégias de contratação de mão-de-obra

Integração horizontal e integração vertical; estratégias de contratação de mão-de-obra Gestão de Suprimentos e logística de distribuição Professor : (francisco.cardoso@poli.usp.br) Aula 3: Gestão de subempreiteiros. SCM em Salvador Tópicos da aula: Gestão de subempreiteiros: introdução ao

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA Professor: Hêlbert A Continuidade de Negócios tem como base a Segurança Organizacional e tem por objeto promover a proteção

Leia mais

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado * Rodrigo Alberto Correia da Silva O mercado brasileiro de produtos para a saúde sofre por conta da publicação

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia empresarial:

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia empresarial: FASCÍCULO 2 Papel estratégico e objetivo da produção Segundo Slack, para que se entenda a contribuição da função produção devese responder a duas questões: qual papel se espera que a produção desempenhe

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

SME de São Paulo melhora serviços às escolas com soluções da CA Technologies

SME de São Paulo melhora serviços às escolas com soluções da CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY SME de São Paulo melhora serviços às escolas com soluções da CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Educação Pública Companhia: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Leia mais

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: 12.000+

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Paraná - Rio Grande do Sul

Paraná - Rio Grande do Sul COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE Paraná - Rio Grande do Sul Missão Oferecer as melhores soluções em serviços e produtos, visando se adequar aos altos padrões de satisfação de nossos clientes e parceiros

Leia mais

CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS. Engº. Gilberto Mian

CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS. Engº. Gilberto Mian CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E USO DE ELEVADORES DE OBRAS Engº. Gilberto Mian SOBRE A METAX A Metax é especializada em Engenharia de Acesso, fornecendo soluções para acesso e elevação de carga, atuando

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Contratação de serviços de Limpeza

Contratação de serviços de Limpeza 19º Jornada de Controle de Infecção Hospitalar de Ribeirão Preto 1º Jornada de Inovação da Prática em Enfermagem Contratação de serviços de Limpeza próprio terceirizado Vantagens e desvantagens e como

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

o desenvolvimento, o crescimento e a disseminação moral, honestidade e cooperação real transparência, alta qualidade e preços justos

o desenvolvimento, o crescimento e a disseminação moral, honestidade e cooperação real transparência, alta qualidade e preços justos Desde Junho do ano 2000, trabalhamos muito e buscamos crescer, em nossa sede e em capital. Mas todo nosso crescimento só foi e é possível porque nunca deixamos de lado o desenvolvimento, o crescimento

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

"Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada

Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada "Gestão Contábil para micro e pequenas empresas: tomada de decisão Julio Cesar. Pergunta: - O que é importante na tomada de decisão. O que devemos saber para decidir algo?? Algumas INFORMAÇÕES acerca do

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Videoconferência Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Data: 22 e 24 de março de 2011 Objetivo Difundir a experiência da Embrapa Meio Ambiente com o processo de obtenção da certificação

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Franklin Xavier Klabin, São Paulo, SP/Brasil. Used with permission. Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Geral Executiva Nome da Portnet Informática Equipamentos Indústria

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Estratégia Competitiva é o conjunto de planos, políticas,

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência Tecnologia para garantir qualidade e eficiência 20 Fenacon em Serviços Julho/Agosto 2010 É cada vez maior o número de empresas que adotam a virtualização de documentos. Além de economia em tempo e papel,

Leia mais

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem Os benefícios do ERP Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Companhia: CPM Braxis Capgemini Empregados: 6500+ Faturamento:

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO Januário Montone II Congresso Consad de Gestão Pública Painel 23: Inovações gerenciais na saúde O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO GESTÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Mudanças sofridas nos últimos 20 anos Nas Organizações Aumento e diversificação das instalações e equipamentos; projetos mais complexos; surgimento de novas

Leia mais

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo. É todo custo gerado por operações logística em uma empresa, visando atender as necessidades dos clientes de qualidade custo e principalmente prazo. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 7º Encontro - 09/03/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? 02 - ABERTURA - PRODUTIVIDADE - VÍDEOS PARA DEBATE -

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Manutenção de Ambientes de Saúde

Manutenção de Ambientes de Saúde Manutenção de Ambientes de Saúde Investir para gastar menos no ambiente de saúde Remendar, improvisar, dar um jeitinho, deixar para o último minuto. Nada disso funciona em ambientes de saúde. Essas soluções

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

São mais de 20 anos no mercado

São mais de 20 anos no mercado São mais de 20 anos no mercado No mercado há mais de 20 anos, o CEM é um software de cálculo de esquadrias equipado com recursos de alta tecnologia que otimiza processos e alcança os melhores resultados.

Leia mais

Gestão Laboratorial GESTÃO DE. Prof. Archangelo P. Fernandes

Gestão Laboratorial GESTÃO DE. Prof. Archangelo P. Fernandes Gestão Laboratorial GESTÃO DE EQUIPAMENTOS II Prof. Archangelo P. Fernandes GESTÃO DE EQUIPAMENTOS II Manutenção: conjunto de medidas necessárias, que permitam manter ou restabelecer um sistema no estado

Leia mais

Quais são os objetivos?

Quais são os objetivos? O que é EFD-Social EFD é a sigla para Escrituração Fiscal Digital. É o nome dado ao sistema que vai unificar o registro de escrituração das empresas em um único cadastro a ser compartilhado por diversos

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual Logística Empresarial Evolução da Disciplina Aula 1 Aula 1 O papel da Logística empresarial Aula 2 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais