CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO"

Transcrição

1 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO LAJES parte 01 Laje Maciça Viga Pilar Cinta Bloco de Coroamento Fundação Apostila desenvolvida pelo professor: Edilberto Vitorino de Borja

2 h 1. LAJES 1.1 Conceito Lajes são partes elementares dos sistemas estruturais das edificações que servem de piso ou cobertura (teto) aos ambientes de uma edificação, sendo o primeiro elemento da estrutura a receber as cargas acidentais que atuam no prédio (pessoas, móveis e equipamentos). São, usualmente, componentes planos, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura (comportamentos bidimensionais), utilizados para a transferência das cargas que atuam sobre os pavimentos para os elementos que as sustentam (vigas e ou pilares), de pequena espessura (h = 5 a 25cm), com carregamento perpendicular ao seu plano médio (Figura 1.1). Outra função importante que se pode ressaltar é a de contraventar as estruturas funcionando como diafragmas (infinitamente rígidos no seu plano). X - menor dimensão da laje Figura 1.1 Elemento estrutural plano. As principais ocorrências de lajes incidem nas estruturas de edifícios residenciais, comerciais e industriais, pontes, reservatórios, escadas, obras de contenção de terra, pavimentos rígidos. No caso particular de edifícios de concreto, existem diversos métodos construtivos com ampla aceitação no mercado da construção civil. A seguir, serão apresentados alguns dos principais sistemas estruturais de pavimentos de concreto armado (ou protendido) adotados pela grande gama de profissionais que atuam no âmbito da engenharia estrutural.

3 1.2 TIPOS DE LAJES Pode-se classificar as lajes em dois grandes grupos, de acordo com o modo de execução (fabricação) ou quanto à forma, conforme especificação na Tabela 1.1. Tabela 1. Classificação das lajes. Modo de Execução: Forma: Pré-moldadas Moldadas in loco Maciça Nervurada Plana Cogumelo Vigada I. LAJES MACIÇAS São constituídas por peças maciças de concreto armado ou protendido (Figura 1.2). Foi, durante muitas décadas, o sistema estrutural mais utilizado nas edificações correntes em concreto armado. Graças a sua grande utilização, o mercado oferece uma mão-de-obra bastante treinada. Este tipo de laje não tem grande capacidade portante, devido a pequena relação rigidez/peso. Os vãos encontrados, na prática, variam, geralmente, entre 3 e 6 metros, podendo-se encontrar vãos até 8 metros. Dentro dos limites práticos, esta solução estrutural apresenta uma grande quantidade de vigas, o que dificulta a execução das fôrmas. Estruturalmente, as lajes são importantes elementos de contraventamento (diafragmas rígidos nos pórticos tridimensionais) e de enrijecimento (mesas de compressão das vigas T ou paredes portantes). Figura 1.2 Laje Maciça.

4 Esta solução permite uma grande versatilidade geométrica das peças constituintes da edificação uma vez que são moldadas in loco. A maior desvantagem neste tipo de solução estrutural é a necessidade de execução de uma estrutura de cimbramento (escoramento), tornando-a anti-econômica quando não houver repetitividade do pavimento. II. LAJES PRÉ-FABRICADAS (pré-moldadas) Existem diversos tipos de lajes pré-fabricadas, que seguem um rígido controle de qualidade das peças, inerente ao próprio sistema de produção. Podem ser constituídas por vigotas treliçadas ou armadas, que funcionam como elementos resistentes, cujos vãos são preenchidos com blocos cerâmicos, de cimento, de isopor, ou um outro material cuja função é completar o piso (Figura 1.3). Após colocação dos blocos deve ser feita aplicação do conjunto de uma malha de aço e capa superior de concreto (capeamento), não inferior a 4 cm de espessura. A grande vantagem deste tipo de solução é a velocidade de execução e a dispensa de fôrmas. Seus vãos variam de 4 a 8 metros, podendo-se chegar a 15 metros. Figura 1.3 Laje Pré-moldada (treliçada). Pode ser também utilizado painéis pré-fabricados protendidos ou treliçados, apoiados diretamente sobre as vigas de concreto ou metálicas (estrutura mista), dispensando-se o elemento de vedação. Os tipos de painéis mais difundidos são ilustrados nas Figuras 1.4, 1.5 e 1.6. Figura Painéis pré-fabricados: (a) Tipo (b) Alveolar.

5 Figura Painéis pré-fabricados: (a) Tipo T (b) Múltiplo T. Figura Painéis pré-fabricados: (a) Tipo U invertido (b) Tubado. III. LAJES NERVURADAS Laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa (Figura 1.7). Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha. Figura 1.7. Detalhe construtivo de Laje Nervurada e cubeta. Segundo a NBR 6118:2014, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte." As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e o alto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos casos. Surgem, como uma das alternativas, as lajes nervuradas.

6 São empregadas quando se deseja vencer grandes vãos e/ou grandes sobrecargas. O aumento do desempenho estrutural é obtido em decorrência da ausência de concreto entre as nervuras, que possibilita um alívio de peso não comprometendo sua inércia. Devido à alta relação entre rigidez e peso apresentam elevadas freqüências naturais. Tal fato permite a aplicação de cargas dinâmicas (equipamentos em operação, multidões e veículos em circulação) sem causar vibrações sensíveis ao limite de percepção humano. Para a execução das nervuras são empregadas fôrmas reutilizáveis ou não (Figura 1.8), confeccionadas normalmente em material plástico, polipropileno ou poliestireno expandido (cubetas). Figura 1.8. Detalhe colocação cubetas. Devido a grande concentração de tensões na região de encontro da laje nervurada com o pilar, deve-se criar uma região maciça para absorver os momentos decorrentes do efeito da punção (Figura 1.9). Pode-se simular o comportamento de uma laje nervurada com laje pré-fabricada, vista anteriormente, colocando-se blocos de isopor junto a camada superior. Este tipo de solução oferece uma grande vantagem quanto a dispensa da estrutura de cimbramento.

7 Figura Laje nervurada tipo colméia. IV. LAJES COGUMELO São apoiadas diretamente nos pilares por intermédio de capitéis ou engrossamentos, conforme Figura 1.10, que têm a função de absorver os esforços de punção presentes na ligação laje-pilar. O dimensionamento é feito com base nos esforços de cisalhamento, que são preponderantes sobre os esforços de flexão. (a) (b) (c) Figura Laje cogumelo: (a) com capitel, (b) com ábaco, (c) com ábaco e capitel. V. LAJES LISAS (ou PLANOS) São apoiadas diretamente nos pilares sem o uso de capitéis ou engrossamentos (Figura 1.11). Do ponto de vista arquitetônico, esta solução apresenta uma grande vantagem em relação às demais, pois propicia uma estrutura mais versátil. A ausência de

8 recortes nas lajes permite uma redução no tempo de execução das fôrmas, além da redução expressiva do desperdício dos materiais. Figura Laje lisa (ou plana). Devido a ausência de capitéis, o seu dimensionamento deve ser criterioso, pois requerem um cuidado especial quanto ao problema de puncionamento. Para combater os esforços de punção são utilizados, habitualmente, conectores ou chapas metálicas na conjunção entre a laje e o pilar. No entanto, a experiência mostra que o uso de vigas de borda traz inúmeras vantagens sem aumento significativo dos recortes das fôrmas. 2. LAJES MACIÇAS 2.1 VÃO LIVRE, VÃO TEÓRICO e CLASSIFICAÇÃO QUANTO A DISTRIBUIÇÃO DE ESFORÇOS (ARMAÇÃO) A estimativa dos vãos das lajes deve ser criteriosa, pois a qualidade dos resultados das análises estruturais, em termos de momentos fletores e deslocamentos transversais, está diretamente relacionada a estas quantidades. No projeto de lajes, a primeira etapa consiste em determinar os vãos livres (l 0 ), os vãos teóricos (l ) e a relação entre os vãos teóricos. Vão livre (l 0 ) é a distância livre entre as faces dos apoios. No caso de balanços, é a distância da extremidade livre até a face do apoio.

9 O vão teórico (l ) é denominado vão equivalente pela NBR 6118 (2014), que o define como a distância entre os centros dos apoios, não sendo necessário adotar valores maiores que: Em laje isolada, o vão livre acrescido da espessura da laje no meio do vão; Em vão extremo de laje contínua, o vão livre acrescido da metade da dimensão do apoio interno e da metade da espessura da laje no meio do vão. Nas lajes em balanço, o vão teórico é o comprimento da extremidade até o centro do apoio, não sendo necessário considerar valores superiores ao vão livre acrescido da metade da espessura da laje na face do apoio. Em geral, para facilidade de cálculo, é usual considerar os vãos teóricos até os eixos dos apoios (Figura 2.1). Figura 2.1 Vão livre e vão teórico. Para facilitar a compreensão de vão livre e vão teórico, apresenta-se nas Figuras 2.2(a) e (b) ilustrações destes conceitos. (a) Laje isolada para h < t.

10 (b) Laje isolada para h > t. Figura 2.2 Vãos efetivos de lajes maciças. Na prática, costuma-se definir os vãos teóricos das lajes de um andar tipo como sendo a distância entre as linhas de centro dos apoios, para todos os casos analisados, produzindo, em certos casos, resultados muito conservadores. Conhecidos os vãos teóricos, considera-se lx o menor vão, ly o maior vão e =ly/lx (Figura 2.3). De acordo com o valor de, é usual a seguinte classificação: 2 laje armada em duas direções; > 2 laje armada em uma direção. Figura 2.3 Vãos teóricos lx (menor vão) e ly (maior vão). Nas lajes armadas em duas direções, as duas armaduras são calculadas para resistir os momentos fletores nessas direções. As denominadas lajes armadas em uma direção, na realidade, também têm armadura nas duas direções. No entanto, a armadura principal, na direção do menor vão, é calculada para resistir o momento fletor nessa direção, obtido ignorando-se a existência

11 da outra direção. Portanto, a laje é calculada como se fosse um conjunto de vigas-faixa na direção do menor vão. Na direção do maior vão, coloca-se armadura de distribuição, com seção transversal mínima dada pela NBR 6118 (2014). Como a armadura principal é calculada para resistir à totalidade dos esforços, a armadura de distribuição tem o objetivo de solidarizar as faixas de laje da direção principal, prevendo-se, por exemplo, uma eventual concentração de esforços. 2.2 CONDIÇÕES DE CONTORNO (VINCULAÇÃO) Devido à complexidade da descrição do comportamento conjunto das lajes, algumas simplificações são admitidas, baseadas no comportamento individual de cada laje. Tais simplificações são necessárias para obtenção dos momentos fletores por meio de tabelas apropriadas e, posteriormente, admite-se a compatibilização dos momentos sobre os apoios de forma aproximada. Os resultados assim obtidos devem refletir, qualitativamente, a resposta do comportamento contínuo do pavimento considerado, conforme ilustrado na Figura 2.4. Figura 2.4 Simulação do comportamento contínuo a partir da análise de lajes isoladas. Enfim, as condições de contorno de uma laje são introduzidas para simular o comportamento contínuo das lajes do pavimento. Quanto mais eficaz for a simulação das condições de contorno de uma laje, mais próxima será sua resposta em relação àquela obtida numa análise numérica global.

12 2.3 TIPOS DE CONDIÇÕES DE CONTORNO Normalmente utiliza-se uma simbologia específica para representar as condições do contorno, apresentada na Figura 2.5, para a representação das principais condições de contorno impostas ao longo das bordas de uma laje. Outras condições de contorno, que não são abordadas ao longo do curso, são: apoio pontual (laje cogumelo apoiada sobre pilar), apoio elástico (laje apoiada sobre solo), engaste parcial (consideração da inércia à torção das vigas de borda) e engaste livre (representação de planos de simetria). bordo engastado bordo apoiado bordo livre Figura Convenção utilizada para a representação das principais condições de contorno para lajes. A borda livre caracteriza-se pela ausência de apoio, apresentando, portanto, deslocamentos verticais. Nos outros dois tipos de vinculação, não há deslocamentos verticais. Quando a borda de uma laje for comum a outras lajes, situadas no mesmo nível, estabelece-se a condição de engastamento rígido, com rotações impedidas. Evidentemente, tal consideração é muito restritiva, devido a possibilidade de ocorrência de pequenas rotações ao longo das bordas. As condições de contorno do tipo engastamento perfeito e apoio rígido são admitidas para o campo dos pequenos deslocamentos. As Figuras 2.6(a) e (b) ilustram lajes maciças com bordas (superiores) compartilhadas. A Figura 2.6(a) apresenta bordas compartilhadas de lajes de mesmas espessuras e a Figura 2.6(b) apresenta lajes de espessuras distintas. A Figura 2.7 indica, esquematicamente as condições de contorno para ambos os casos.

13 V1 V2 (a) V3 (b) Figura 2.6 Lajes maciças bordas superiores compartilhadas: (a) mesma espessura e, (b) espessuras distintas. Figura Condições de contorno (para ambos os casos). Vale ressaltar que caso haja uma diferença significativa entre as espessuras de duas lajes adjacentes, pode-se limitar a consideração de borda engastada somente para a laje com menor espessura, admitindo-se simplesmente apoiada a laje com maior espessura. É claro que cuidados devem ser tomados na consideração dessas vinculações, devendo-se ainda analisar a diferença entre os momentos atuantes nas bordas das lajes, quando consideradas engastadas (compatibilização de momentos). Por outro lado, quando duas lajes desniveladas compartilharem do mesmo apoio, conforme indicado na Figura 2.8, deve-se verificar o valor do rebaixo para se definir a condição de contorno da borda analisada. Se a altura do rebaixo ( r ) for inferior a espessura da laje superior ( h1 ) considera-se que a borda analisada será engastada (Figura 2.9). Caso contrário, a borda será considerada simplesmente apoiada (Figura 2.10).

14 r h1 Figura Lajes em desnível (rebaixada). Figura Condições de contorno das lajes desniveladas para o caso r < h1. Figura Condições de contorno das lajes desniveladas para o caso r h1. Quando uma laje apresentar alguma mudança de direção (lajes inclinadas), conforme ilustrado na Figura 2.11, assume-se, de maneira simplificada, a condição de engastamento perfeito para a borda comum às duas lajes. Figura Lajes adjacentes com mudança de direção.

15 2.4 CONDIÇÕES DE CONTORNO MISTAS Uma situação muito comum encontrada na prática é a ocorrência de uma borda parcialmente engastada e também parcialmente apoiada, como indica a Figura Devido à falta de publicações, na literatura técnica, de tabelas para o cálculo de lajes com bordas que apresentem condições de contorno mistas, deve-se considerar que as mesmas serão, dependendo do caso, ou continuamente apoiadas ou, continuamente engastadas. Apoio l 1 L1 Engaste l y2 L2 Figura Lajes parcialmente contínuas e condição de contorno mista (engaste apoio) para a borda comum da Laje L1. Propõe-se adotar o seguinte critério prático, quanto à dissimulação de condições de contorno mistas, dado pela relação: l l1 engastara borda onde l2 corresponde a extensão do engaste parcial (trecho contínuo) e l1 refere-se ao comprimento da borda analisada. Caso a relação anterior seja satisfeita, as condições de contorno assumidas, para as lajes indicadas na Figura 2.12, são apresentadas na Figura 2.13.

16 l 1 L1 l y2 L2 Figura 2.13 condições de contorno em lajes parcialmente contínuas para l2 ⅔ l1. Por outro lado, caso não seja atendida a relação anterior, deve-se assumir que a continuidade entre as lajes não é suficiente para se impor o engastamento da borda comum da Laje L1, adotando-se as condições de contorno apresentadas na Figura Deve-se notar que para as duas situações apresentadas, a borda Laje L2, continuamente ligada à Laje L1, sempre será considerada engastada. l 1 L1 l y2 L2 Figura 2.14 condições de contorno em lajes parcialmente contínuas para l2 < ⅔ l1.

17 Uma outra situação prática, que ocorre com freqüência em lajes de um pavimentotipo, está relacionada à interpretação das condições de contorno de lajes adjacentes às lajes em balanço, indicadas na Figura l 1 L1 meng L2 l y2 meng Figura 2.15 condições de contorno de uma laje com continuidade com uma laje em balanço. Pode-se observar, a partir da análise da Figura 2.15, que a laje em balanço sempre será engastada na borda continuamente ligada à outra laje. A mesma interpretação não pode ser estendida à laje contígua, pois a laje em balanço não oferecerá condições de engastamento para a mesma. Assim, a borda da Laje L1, comum à laje em balanço, será admitida simplesmente apoiada com momento de borda uniformemente distribuído, conforme esquematizado na figura. Outro impasse, observado nesta situação, é a ocorrência de um momento de borda parcialmente aplicado na borda comum, que não pode ser assumido quando são utilizadas tabelas de cálculo. Neste caso, conservativamente, ignora-se a existência deste momento de borda, que leva ao alívio dos esforços e deslocamentos na Laje L1. Deve-se ainda lembrar que apenas uma parcela do momento fletor produzido pela laje em balanço será transmitida para a laje adjacente, pois parte dele será absorvido pela viga de sustentação em forma de momento torçor. A resposta rigorosa deste problema será obtida utilizando-se métodos robustos de análise estrutural, como é o caso do Método dos Elementos Finitos.

18 2.5 EXEMPLO DIDÁTICO A partir da Planta de Fôrmas, indicada na figura 2.16, determinar os vãos efetivos e as condições de contorno de todas as lajes. Figura Planta de Fôrmas do andar-tipo do exemplo didático Deve-se observar a ocorrência de um rebaixo na passagem da Laje L2 para a Laje L1 de dimensão superior à espessura da laje superior (Laje L2). Neste caso, admite-se simplificadamente o desacoplamento destas lajes neste encontro. Por este motivo, a Viga V11 será considerada um apoio extremo para ambas as lajes. Deve-se ainda observar, que a variação brusca da espessura da laje, observada no encontro das lajes L4 e L7, se dá pela face inferior das mesmas. Como esta transição não pode ser sentida na superfície superior do pavimento (piso), admite-se continuidade entre as lajes levando à consideração de engaste nesta interface. Assim, a borda da Laje L4, comum à Laje 7, será parcialmente engastada. Diante do critério prático adotado, como este engaste não se prolonga além de 2/3 da dimensão da borda, considera-se que esta borda será apoiada para a Laje L4.

19 Figura Vãos efetivos e condições de contorno das lajes L1 e L2. Figura Vãos efetivos e condições de contorno das lajes L3 e L4. Figura Vãos efetivos e condições de contorno das lajes L5 e L6. Figura Vãos efetivos e condições de contorno das lajes L7 e L8. Figura Vãos efetivos e condições de contorno das lajes L9 e L10.

20 2.6 ETAPAS DE CÁLCULO Espessuras Nas lajes maciças, devem ser respeitados os seguintes limites mínimos de espessura: 5 cm para lajes de cobertura não em balanço; 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kn; 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kn; ou 15 cm para lajes com protensão. Determinação das cargas (ações) As ações devem estar de acordo com as normas NBR 6120 e NBR Nas Lages, geralmente, atuam, além do seu peso próprio, pesos de revestimento de piso e de forro, peso de paredes divisórias e cargas de uso (sobrecargas). As cargas nas lajes são avaliadas, em unidade de força por unidade de área, entre as mais usuais podemos citar: KN/m 2 ; N/m 2 ; kgf/m 2 (1 kn = 10 3 N = 10 2 kgf) As cargas nas lajes podem ser de natureza permanente ou acidental. Entre as cargas permanentes, também conhecidas como cargas mortas, podemos citar: a) Peso próprio; b) Peso de pavimentação e revestimento; c) Peso de paredes; d) Peso de enchimento; e) Peso de forro falso; f) Peso de cobertura. Os pesos específicos aparentes, relativos aos revestimentos e tipos materiais usados nas alvenarias, encontram-se especificados na Tabela 2.1, em kn/m³.

21 Rochas Blocos artificiais Revestimentos e concretos Madeiras Metais Materiais diversos TABELA 2.1 Peso específico dos materiais de construção. Materiais Peso Específico Aparente (kn/m 3 ) Arenito 26 Basalto 30 Gnaisse 30 Granito 28 Mármore 28 Blocos de Argamassa 22 Cimento amianto 20 Lajotas cerâmicas 18 Tijolos furados 13 Tijolos maciços 18 Tijolo sílico-calcário 20 Argamassa de cal, cimento e areia 19 Argamassa de cimento e areia 21 Argamassa de gesso 12,5 Concreto simples 24 Concreto armado 25 Porcelanato 24,5 Pinho, cedro 5 Louro, imbuia, pau óleo 6,5 Guajuvirá, guatambu, grápia 8 Angico, cabriúva, ipê róseo 10 Aço 18,5 Alumínio e ligas 28 Bronze 85 chumbo 114 Cobre 89 Ferro fundido 72,5 Estanho 74 Latão 85 zinco 75 Alcatrão 12 Asfalto 13 Borracha 17 Papel 15 Plástico 21 Vidro plano 26

22 As cargas de paredes apoiadas diretamente sobre a laje podem, em geral, ser admitidas uniformemente distribuídas na laje. Quando forem previstas paredes divisórias, cuja posição não esteja definida no projeto arquitetônico, pode ser admitida, além dos demais carregamentos, uma carga distribuída por metro quadrado de piso não menor que um terço do peso por metro linear de parede pronta, observado o valor mínimo de 1kN/m². Os valores das cargas de uso dependem da utilização do ambiente arquitetônico que ocupa a região da laje em estudo e, portanto, da finalidade da edificação (comercial, residencial, escritórios, garagens, etc.). Estes valores estão especificados na NBR 6120 (1980), sendo os mais comuns indicados na Tabela 2.2. Entre as cargas acidentais, também chamadas de utilização, vivas ou sobrecargas, relacionamos o peso de pessoas, móveis, etc. Tendo em vista o caráter eventual de sua ocorrência, a Norma Brasileira NBR 6120:1980 (NB-5), estabelece valores mínimos a se considerar nos diversos locais das edificações. A norma que fixa valores de peso próprio dos principais materiais de construção e de cargas acidentais a considerar nas estruturas de edificações é a NB-5.

23 TABELA 2.2 valores mínimos de cargas de uso Local kn/m² Arquibancadas 4 Bancos Escritório e banheiro 2 Salas de diretoria e gerência 1,5 Sala de Leitura 2,5 Bibliotecas Sala para depósito de livros 4 Sala com estantes de livros, a ser determinada, ou 2,5 kn/m² por metro de altura, porem com mínimo de 6 Casa de Máquinas (incluindo máquinas) a ser determinada, porém com o mínimo de 7,5 Plateia com assentos fixos 3 Cinemas Estúdio e plateia com assentos móveis 4 Banheiro 2 Sala de refeições e de assembleia com assentos fixos 3 Clubes Sala de assembleia com assentos móveis 4 Salão de danças e salão de esportes 5 Sala de bilhar e banheiro 2 Corredores Com acesso ao público 3 Sem acesso ao público 2 Cozinhas não residencial A ser determinada em cada caso, porém com no mínimo de 3 Edifícios residenciais Dormitório, sala, cozinha, copa e banheiro 1,5 Despensa, área de serviço e lavanderia 2 Escadas Com acesso ao público 3 Sem acesso ao público 2,5 Escolas Corredor e sala de aula 3 Outras salas 2 Escritórios Sala de uso geral e banheiro 2 Forros Sem acesso ao público 0,5 Galerias de arte A ser determinada em cada caso, porém com o mínimo de 3 Galerias de lojas A ser determinada em cada caso, porém com o mínimo de 3 Garagens e Para veículos de passageiros ou semelhantes com carga máxima de 25 kn por estacionamentos veículo 3 Ginásio de esportes 5 Hospitais Dormitórios, enfermarias, salas de recuperação, de cirurgia, de raio X e banheiro 2 Corredor 3 Laboratórios Incluindo equipamentos, a ser determinada, porém com mínimo de 3 Lavanderias Incluindo equipamentos 3 Lojas 4 Restaurantes 3 Teatros Palco 5 Demais dependências; iguais as especificadas para cinemas * Com acesso ao público 3 Terraços Sem acesso ao público 2 Inacessível a pessoas 0,5 Vestíbulo Com acesso ao público 3 Sem acesso ao público 1,5

24 Cargas Permanentes a) Peso próprio Na avaliação do peso próprio, conforme NBR 6118 (2014), admite-se o peso específico de c = 25 kn/m³ para o concreto armado. Já que a carga nas lajes é avaliada por m 2, o seu peso próprio depende unicamente da espessura h. Peso próprio = c.h (kn/m 2 ) b) Peso da pavimentação e revestimento inferior (estuque): Figura 2.22 Pavimentação e revestimento. Pavimentação (cerâmica) : 18kN/m³ x 0,003m = 0,05kN/m 2 (5 kgf/m²) Revestimento (reboco+emboço): 19kN/m³x0,025m =0,475kN/m² (47,5 kgf/m²) Nos casos em que se use piso especial como mármore, assoalho, etc, considerase no cálculo a espessura h e o peso especial de material escolhido. Ver tabela 1. c) Peso de Paredes: o peso das paredes depende do tipo de tijolo e da espessura do reboco. Este peso normalmente é apresentado por metro quadrado de parede (parede de 1m de largura por 1m de altura), como ilustrado na Figura Figura 2.23 Cargas de paredes.

25 O peso por unidade de área de uma parede rebocada em ambas as faces pode ser representado por: onde: Ppar tijolo P par e 2. e... equação 2.1. tijolo tijolo reboco reboco - peso da parede por unidade de área, geralmente em kn/m²; peso específico do tijolo, geralmente em kn/m³; etijolo espessura (menor dimensão em planta) do tijolo, em m; reboco peso específico do reboco, em kn/m³; ereboco espessura do reboco, em m. Para materiais componentes de parede, podem ser usados os seguintes valores: Tijolo furado kn/m³; Tijolo maciço kn/m³; Reboco kn/m³. A Tabela 2.3 mostra alguns valores de peso de parede. Na tabela foi considerado reboco de 2,5 cm de espessura por face. TABELA 2.3 Pesos de paredes Parede sem reboco Parede com reboco Tijolo (cm) Tijolo furado Tijolo maciço Parede Tijolo furado Tijolo maciço (kn/m²) (kn/m²) (cm) (kn/m²) (kn/m²) 10 1,20 1, ,20 2, ,44 1, ,44 2, ,80 2, ,80 3, ,40 3, ,40 4,20 As cargas de paredes apoiadas em lajes de dupla curvatura (laje armada em cruz) podem ser consideradas como equivalentes a uma carga uniformemente distribuída por toda a laje. Para este caso, considera-se o peso total da parede e divide-se este valor pela área total da laje, como apresentado a seguir: g par Ppar l par hpar... equação 2.2. l l y x

26 onde: gpar Pparede - carga uniformemente distribuída, devido à parede, por unidade de área, atuando em toda laje, em kn/m²; peso da parede por unidade de área, em kn/m²; lparede largura da parede, em m; hparede altura da parede, em m; lx menor dimensão da laje, em m; e ly maior dimensão da laje, em m. Figura 2.23 Alvenaria na Laje maciça d) Peso de enchimento Entre os materiais mais usados podemos citar: Tabatinga Pó de carvão Escória de obra Figura 2.24 Peso do Enchimento (Laje maciça). e) Forro falso De uso muito frequente na atualidade, destaca-se as seguintes vantagens:

27 rapidez de execução fácil conservação; leveza; e, principalmente efeito estético. Os mais usuais são: Forro de Gesso; Forro pacote Forro de madeira. Para a carga dos forros falsos, deve-se considerar a situação que seja capaz de cobrir todos os materiais possíveis de uso, que, sem dúvida, é a madeira. Carga = mad * 0,01 + estrutura de sustentação Onde: estrutura de sustentação = 0,05kN/m² (tirantes) Carga Acidental por metro linear a ser considerada nas extremidades dos parapeitos (marquises) e balcões de sacada de Edifícios. f) Carga de Marquises Prevê a colocação de letreiros e anúncios luminosos (Figura 2.25). Figura 2.25 Carga de Marquises. g) Carga de Balcões (sacada) Prevê pessoas sentadas ou encostadas na parede do balcão (Figura 2.26). A carga de 0,80 kn/m considera-se apenas na resistência na alvenaria do balcão.

28 Figura 2.26 Carga em Balcões. 2.7 Carga total/m² (q) [kn/m²] q p g (kn/m²)... equação 2.3. Onde : p = somatório de todas as cargas permanentes g = sobrecarga (acidental), segundo NBR 6120 (tabela 2). REFEFÊNCIAS [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado. NBR 6118/2014. [2].CUNHA, A. J. P.; SOUZA, V. C. M. Lajes em Concreto Armado e Protendido. Niterói, Editora Universidade Federal Fluminense EDUFF, [3].FUSCO, P. B. Estruturas de Concreto. Fundamentos do Projeto Estrutural. Vol.1 São Paulo, Ed. McGraw-Hill do Brasil, [4] FUSCO, P. B.; MARTINS, A. R.; ISHITANI, H. Curso de Concreto Armado. Notas de Aula. São Paulo, Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, [5].FUSCO, P. B. Técnica de Armar as Estruturas de Concreto. São Paulo, Ed. PINI Ltda.,1995. [6].MENDES, M.; FERNANDES, M. B. H.; CASTILHO, P. P.; TAK, Y. J. Curso de Estruturas de Concreto Armado Projeto de Lajes. Notas de Aula. São Paulo, Departamento de Engenharia Civil Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, [7].SANTOS, L. M. Edifícios de Concreto Armado.

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos Slide: 04_01 - Carregamentos Verticais - Pisos - 2016_2 Prof.º Luciano Caetano do Carmo, M.Sc. Versão 2016.2 Bibliografia ABNT Associação

Leia mais

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos Slide: 04_01 - Carregamentos Verticais - Pisos - 2017_2 Prof.º Versão 2017.2 Bibliografia ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos Slide: 04_01 - Carregamentos Verticais - Pisos - 2017_1 Prof.º Luciano Caetano do Carmo, M.Sc. Versão 2017.1 Bibliografia ABNT Associação

Leia mais

Modelos de Calculo. Cargas nas Lajes

Modelos de Calculo. Cargas nas Lajes Cargas nas Lajes Modelos de Calculo Na teoria das estruturas, consideram-se elementos de superfície aqueles em que uma dimensão, usualmente chamada espessura, é relativamente pequena em face das demais,

Leia mais

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC NOTAS DE AULA - 04 LAJES CONCEITOS, DIMENSIONAMENTO E CÁLCULO DE REAÇÕES NAS VIGAS - 2 - NA_04/2011 SISTEMAS ESTRUTURAIS NOTAS DE AULA

Leia mais

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha.

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha. Introdução - Uma laje nervurada é constituida de por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelas mesas. - Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC

UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC - 1 - UNIP - Universidade Paulista CONCRETO SEC NOTAS DE AULA - 01 PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS CONCRETO (SEC) NOTAS DE AULA - PARTE 1 PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS - 2 - NA_01/2014 1. CARGAS

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

Aula VI Introdução ao Dimensionamento de Lajes Maciças Prof. Douglas Couri Jr.

Aula VI Introdução ao Dimensionamento de Lajes Maciças Prof. Douglas Couri Jr. Estruturas de concreto Armado I Aula VI Introdução ao Dimensionamento de Lajes Maciças Prof. Douglas Couri Jr. Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 02 Sumário 1 Dimensionamento de Pilares... 3 2 Dimensionamento de lajes... 5 2.1 Vão de cálculo... 5 2.2 Condições de contorno das lajes... 6 2.3 Tabela de

Leia mais

Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia Estruturas de Concreto Armado I - Notas de Aula

Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia Estruturas de Concreto Armado I - Notas de Aula conteúdo 2 lajes 2.1 Classificação das lajes Como o cálculo das lajes tem por base a Teoria das Grelhas, para melhor entender sua classificação, vamos analisar primeiro como se realiza a transferência

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF PEF 3303 Estruturas de Concreto I LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Para a resolução dos itens a seguir,

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado

Estruturas de Concreto Armado Estruturas de Concreto Armado Pré-dimensionamento de lajes Concepção de modelo de cálculo das lajes Cálculo de carregamentos sobre lajes Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Definições LAJE Placas de concreto

Leia mais

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL ARCO ESTRUTURA TIRANTE LAGE VIGA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS COLUNA NÃO ESTRUTURAL PAREDE ESTRUTURA REQUISITOS NECESSÁRIOS EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ TIPOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I. Lajes. Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I. Lajes. Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I Lajes Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2016 Tipos https://cddcarqfeevale.wordpress.com/2012/04/03/lajes-macicas-de-concreto-armado/

Leia mais

EDI-49 Concreto Estrutural II

EDI-49 Concreto Estrutural II Divisão de Engenharia Civil Projeto Parte 02 Lajes maciças 2015 www.ita.br www.civil.ita.br Lajes maciças Carregamentos Permanentes (g) Peso próprio: Massa específica do concreto armado (NBR-6118/2014

Leia mais

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto China International Trust&Investment Plaza CITIC - Sky Central Plaza - 1997 Guangzhou/China (391m/322m) Referência: Introdução à concepção estrutural

Leia mais

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 1 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Detalhamento de barras de aço (cont.)... 3 1.1 Armadura Negativa... 3 1.2 Armadura para

Leia mais

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa.

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 1 Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

06/10/2009. Alvenaria. Origem das estruturas... Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio sistema de alvenaria.

06/10/2009. Alvenaria. Origem das estruturas... Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio sistema de alvenaria. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

PROJETO ESTRUTURAL. Marcio A. Ramalho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND

PROJETO ESTRUTURAL. Marcio A. Ramalho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND PROJETO ESTRUTURAL Marcio A. Ramalho Concepção Estrutural e Ações PAE / 2 Conceitos Básicos e Definições Concepção Estrutural Determinar paredes estruturais ou não-estruturais para resistir a ações verticais

Leia mais

08/06/2011. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção

08/06/2011. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção 1 Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 2 Alvenaria No Egito, primerio sistema de alvenaria.

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Engenharia Civil 2

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Engenharia Civil 2 Cálculo Estrutural de Edifícios de Múltiplos Andares em Aço: Análise Comparativa Entre As Abordagens Bidimensional e Tridimensional Gabriel Amós Alves Cruz Lima 1, Higor Sérgio Dantas de Argôlo 2 1 Universidade

Leia mais

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo Lajes Nervuradas Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017 Lajes Nervuradas - prof. Henrique Longo

Leia mais

Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - FATEC SP - LAJES DE CONCRETO. Autor: Tecg Demetrius Salomé de Mendonça

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - FATEC SP - LAJES DE CONCRETO. Autor: Tecg Demetrius Salomé de Mendonça FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - FATEC SP - LAJES DE CONCRETO 2016 Autor: Tecg Demetrius Salomé de Mendonça ÍNDICE Evolução Histórica das Lajes pág. 3 Definição pág. 4 Tipos de Lajes pág. 5 Funcionamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA. Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA. Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501 1 Ritmo Hierarquia Contraste Simplicidade Ambigüidade Simetria Leveza Criação da forma

Leia mais

Prof. Dr. Claudius Barbosa

Prof. Dr. Claudius Barbosa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E GEOTÉCNICA DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE CONCRETO I CÓDIGO: PEF 3303 Prof. Dr. Claudius Barbosa São Paulo, agosto de 2016 1 2 3 LAJE NERVURADA

Leia mais

LAJES COGUMELO e LAJES LISAS

LAJES COGUMELO e LAJES LISAS LAJES COGUMELO e LAJES LISAS Segundo Montoja são consideradas lajes cogumelo as lajes contínuas apoiadas em pilares ou suportes de concreto, ou seja, sem vigas. Podem ser apoiadas diretamente nos pilares

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Prof. Dr. Claudius Barbosa

Prof. Dr. Claudius Barbosa Prof. Dr. Claudius Barbosa 1 2 3 LAJE NERVURADA COGUMELO VIGA CURVA (VIGA BALCÃO) LAJE EM BALANÇO LAJE MACIÇA 4 COBERTURA PAVIMENTO TIPO 5 COBERTURA PAVIMENTO TIPO 6 7 ESCADAS RESERVATÓRIO 8 FUNDAÇÕES

Leia mais

elementos estruturais

elementos estruturais conteúdo 1 elementos estruturais 1.1 Definição As estruturas podem ser idealizadas como a composição de elementos estruturais básicos, classificados e definidos de acordo com a sua forma geométrica e a

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL CÁLCULO DE LAJES NERVURADAS

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL CÁLCULO DE LAJES NERVURADAS Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL CÁLCULO DE LAJES NERVURADAS Professor: Ney Amorim Silva Aluno: Cristiane Eiko Kamada ÍNDICE ITEM DESCRIÇÃO

Leia mais

ES013 - Exemplo de um Projeto Completo de Edifício de Concreto Armado. Prof. Túlio Nogueira Bittencourt Prof. Ricardo Leopoldo e Silva França.

ES013 - Exemplo de um Projeto Completo de Edifício de Concreto Armado. Prof. Túlio Nogueira Bittencourt Prof. Ricardo Leopoldo e Silva França. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES013 - Exemplo de um Projeto Completo de Edifício de Concreto Armado Prof. Túlio Nogueira Bittencourt

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS Vão Vão livre (l0): Distância entre as faces dos apoios ou da etremidade livre até a face do apoio. Vão teórico (l): Distância entre os centros dos apoio. Em laje isolada:

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Objetivo: Projeto e dimensionamento de estruturas estáticas ou dinâmicas

Leia mais

Concepção estrutural Estabilidade das construções. Professores: João Carlos Rocha Braz Nádia Forti

Concepção estrutural Estabilidade das construções. Professores: João Carlos Rocha Braz Nádia Forti Concepção estrutural Estabilidade das construções Professores: João Carlos Rocha Braz Nádia Forti CONCEITO DE ESTRUTURA De maneira geral uma construção é concebida para atender a determinadas finalidades.

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS. Dimensionamento de Escadas

ESTRUTURAS ESPECIAIS. Dimensionamento de Escadas ESTRUTURAS ESPECIAIS Dimensionamento de Escadas INTRODUÇÃO O tipo mais usual de escada em concreto armado tem como elemento resistente uma laje armada em uma só direção (longitudinalmente ou transversalmente),

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Cálculo de Lajes Prof. Ederaldo Azevedo Aula 3 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 3.1. Conceitos preliminares: Estrutura é a parte ou o conjunto das partes de uma construção que se destina a

Leia mais

Pré-Dimensionamento de Estruturas de Aço

Pré-Dimensionamento de Estruturas de Aço Pré-Dimensionamento de Estruturas de Aço Vigas e Pilares para Edificações Estruturas de Aço e Madeira Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA Loft A2 1 Pré-dimensionamento Vigas de alma cheia - Duas mesas

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO

CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO LAJES Parte 2 Laje Maciça Viga Pilar Cinta Bloco de Coroamento Fundação Apostila desenvolvida pelo professor: Edilberto Vitorino de

Leia mais

Dimensionamento comparativo de vigas e lajes entre software e método convencional

Dimensionamento comparativo de vigas e lajes entre software e método convencional 1 Dimensionamento comparativo de vigas e lajes entre software e método convencional Murilo Kostetzer murilo.k@hotmail.com Projeto, Execução e Controle de Estruturas & Fundações Instituto de Pós-Graduação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Curso: Engenharia Civil Disciplina: ENG2004 - Estruturas de Concreto Armado I Semestre: 2015.2 Painel de Lajes Maciças apoiadas em vigas apoiadas

Leia mais

ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS

ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS Volume 4 Capítulo 3 ESCDS USUIS DOS EDIFÍCIOS Prof. José Milton de raújo - FURG 1 3.1- INTRODUÇÃO patamar lance a b c d e Formas usuais das escadas dos edifícios Prof. José Milton de raújo - FURG armada

Leia mais

CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO

CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONSTRUÇÕES EM CONCRETO ARMADO LAJES Parte 3 Apostila desenvolvida pelo professor: Edilberto Vitorino de Borja 016.1 4. DIMENSIONAMENTO À FLEXÃO (ESTADO LIMITE ÚLTIMO

Leia mais

SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO)

SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO) SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO) 2 ESTUDO DAS LAJES 2.3 LAJES NERVURADAS A NBR6118/03 (item 14.7.7) define laje nervurada como as lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto Estruturas de concreto As estruturas das edificações, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE TABELAS DE DIMENSIONAMENTO

UTILIZAÇÃO DE TABELAS DE DIMENSIONAMENTO AJES PRÉ-FABRICADAS PROTENDIDAS UTIIZAÇÃO DE TABEAS DE DIMENSIONAMENTO www.tatu.com.br engenharia@tatu.com.br Via Anhanguera, Km15 CEP 1480-70 Caixa Postal 41 imeira/sp Tel. (1) 446-000 AJE PRÉ-FABRICADA

Leia mais

Aços Longos. Soluções Lajes

Aços Longos. Soluções Lajes Aços Longos Soluções Lajes Soluções Lajes Entre os desafios da engenharia civil, o sistema construtivo de lajes deve atender à eficiência estrutural, visando a soluções seguras, economicamente viáveis

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS COM LAJES LISAS E LAJES NERVURADAS Professor: Ney Amorim

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 03

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 03 1 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 03 1 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br 2 Sumário 1 Momentos Fletores nas Lajes... 3 1.1 Laje Armada em uma direção... 3 1.2 Laje armada

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10 Sumário 1 Definições Iniciais... 3 2 Sapatas... 5 2.1 Tensões Admissíveis e área de Sapatas... 5 2.2 Condições de Rigidez... 7 3 Tarefa 10... 12 4 Apêndice...

Leia mais

Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA Loja A1 1

Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA Loja A1 1 Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço Aplicações para mezaninos Estruturas de Aço e Madeira Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA Loja A1 1 Definição do sistema estrutural do pavimento Vigas principais

Leia mais

COMPARATIVO DE LAJE MACIÇA NERVURADA E LISA MACIÇA

COMPARATIVO DE LAJE MACIÇA NERVURADA E LISA MACIÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS COMPARATIVO DE LAJE MACIÇA NERVURADA E LISA MACIÇA AUTOR: WEDER

Leia mais

Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes.

Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes. Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes. Interessado ARCTEC Arquitetura, Construções e Tecnologia. Rua Boulevard 28 de Setembro, 389, sala 312 Vila Isabel. Rio de Janeiro Junho, 2005. 1 ESCOPO.

Leia mais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais LAJES PRÉ-MOLDADAS Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni GRADUAÇÃO Florestal AULA 10 Aula 10b Lajes pré-moldadas 1 1. Definições São estruturas de concreto armado ou mistas,

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS 2002/2003 PROBLEMA 1.1 Considere o pavimento representado na figura e constituído por dois painéis de laje aligeirada de vigotas.

Leia mais

PILARES EM CONCRETO ARMADO

PILARES EM CONCRETO ARMADO PILARES EM CONCRETO ARMADO DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO Pilares Elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. (ABNT NBR

Leia mais

Estruturas de concreto Armado I. Aula II Pré-Dimensionamento

Estruturas de concreto Armado I. Aula II Pré-Dimensionamento Estruturas de concreto Armado I Aula II Pré-Dimensionamento Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR Apostila Projeto de Estruturas

Leia mais

5 Descrição do modelo estrutural

5 Descrição do modelo estrutural 5 Descrição do modelo estrutural 5.1 Introdução No presente capítulo apresenta-se a descrição do modelo estrutural utilizado para avaliação do conforto humano. Trata-se de um modelo real formado por lajes

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I 0 Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas Propriedades Gerais dos Aços: Propriedade Valor Módulo de Elasticidade E = 200.000 MPa Módulo de Elasticidade Transversal G = 70.000 MPa Coeficiente de Poisson ν = 0,3 Coeficiente de Dilatação Térmica

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA Módulo 3 Sumário Módulo 3 Dimensionamento das vigas a flexão 3.1 Dimensionamento de vigas de Perfil I isolado página 3 3.2 Dimensionamento

Leia mais

Palavras chave: Alvenaria estrutural, Ações horizontais, Painéis de contraventamento.

Palavras chave: Alvenaria estrutural, Ações horizontais, Painéis de contraventamento. Blucher Mechanical Engineering Proceedings May 2014, vol. 1, num. 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/10wccm DISTRIBUIÇÃO DE AÇÕES HORIZONTAIS EM EDIFÍCIOS DE ALVENARIA ES- TRUTURAL COMPARAÇÃO ENTRE

Leia mais

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Capítulo Prof. Romel Dias Vanderlei Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Curso: Engenharia Civil Disciplina:

Leia mais

A AÇÃO DO VENTO NOS EDIFÍCIOS

A AÇÃO DO VENTO NOS EDIFÍCIOS 160x210 A AÇÃO DO VENTO NOS EDIFÍCIOS ARAÚJO, J. M. Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado. 3. ed., Rio Grande: Dunas, 2014. Prof. José Milton de Araújo FURG 1 1 O PROJETO ESTRUTURAL E A DEFINIÇÃO

Leia mais

Projeto e cálculo de um mezanino

Projeto e cálculo de um mezanino Projeto e cálculo de um mezanino Introdução Agora que você já estudou grande parte dos conceitos teóricos que envolvem o dimensionamento de sistemas estruturais em aço, chegou a hora de aplicar esses conhecimentos

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS Luan Matheus Moreira 1, Carlos Humberto Martins 2 RESUMO: Em pilares de concreto armado, a

Leia mais

EDI-49 Concreto Estrutural II

EDI-49 Concreto Estrutural II Divisão de Engenharia Civil Projeto Parte 01 Introdução 2015 www.ita.br www.civil.ita.br Projeto de Edifícios Discute-se o projeto de estruturas usuais de concreto armado e, em particular, de edifícios

Leia mais

Edifício pré-moldado com ligação rígida

Edifício pré-moldado com ligação rígida Edifício pré-moldado com ligação rígida Angelo Rubens Migliore Junior Eng. Civil, Prof. Dr. e projetista estrutural Fac.. Unificadas FEB / Migliore & Pastore Eng. Ltda. rubens.migliore@terra.com.br Edifícios

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE RIBEIRÃO

Leia mais

Faculdades Integradas Einstein de Limeira Fiel Engenharia Civil

Faculdades Integradas Einstein de Limeira Fiel Engenharia Civil Faculdades Integradas Einstein de Limeira Fiel Engenharia Civil ANÁLISE ESTRUTURAL DE LAJES DE CONCRETO ARMADO Marcio Vinicius Marini Luiz Gustavo Deotti Orientador Prof. Dr. Gilson Battiston Fernandes

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Elementos Estruturais de um Edifício... 3 1.1 Elementos e definições... 3 1.2 Concreto

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

ESTRUTURA METÁLICA FLEXÃO. Prof. Cleverson Gomes Cardoso

ESTRUTURA METÁLICA FLEXÃO. Prof. Cleverson Gomes Cardoso ESTRUTURA METÁLICA FLEXÃO Prof. Cleverson Gomes Cardoso VIGAS (FLEXÃO) NBR 8800/08 Estados Limites Últimos Flambagem local da Mesa FLM Flambagem local da Mesa FLA Flambagem lateral (FLT) Resistência ao

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 08: Modelagem de Lajes

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 08: Modelagem de Lajes Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 08: Modelagem de Lajes Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

1) Considerem as cargas residenciais usuais e de ventos quando corresponde de acordo com a norma vigente;

1) Considerem as cargas residenciais usuais e de ventos quando corresponde de acordo com a norma vigente; Prezados alunos, 1) Considerem as cargas residenciais usuais e de ventos quando corresponde de acordo com a norma vigente; 2) Adote, quando necessário e com critério as informações faltantes; 3) O trabalho

Leia mais

Distribuição de Ações Horizontais

Distribuição de Ações Horizontais Distribuição de Ações Horizontais Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html jean.marie@ufrgs.br 1 Ações horizontais Vento (NBR 6123 ) Sismo Desaprumo (DIN 1053) jean.marie@ufrgs.br

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS RETANGULARES A FLEXÃO SIMPLES DIMENSIONAMENTO ATRAVÉS DA TABELA DE CZERNY APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS RETANGULARES A FLEXÃO SIMPLES DIMENSIONAMENTO ATRAVÉS DA TABELA DE CZERNY APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO 1 DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS RETANGULARES A FLEXÃO SIMPLES DIMENSIONAMENTO ATRAVÉS DA TABELA DE CZERNY APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Professor: Cleverson Arenhart 2 1) Tipos de lajes.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV456 Edifícios em Concreto Armado

Programa Analítico de Disciplina CIV456 Edifícios em Concreto Armado 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

Lajes Treliçadas com Blocos EPS

Lajes Treliçadas com Blocos EPS Lajes Treliçadas com Blocos EPS Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas

Leia mais

LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO

LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO CAPÍTULOS 1 A 4 Volume LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO Prof. José Milton de Araújo - FURG 1 1- Tipos usuais de lajes dos edifícios Laje h Laje maciça apoiada em vigas Vigas h Lajes nervuradas nervuras

Leia mais

Lajes Lisas. Prof. Henrique Innecco Longo

Lajes Lisas. Prof. Henrique Innecco Longo Lajes Lisas Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2018 Lajes Lisas - prof. Henrique Longo pág. 1 Lajes

Leia mais

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Seção T

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Seção T Estruturas de concreto Armado II Aula IV Flexão Simples Seção T Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR Apostila Projeto de Estruturas

Leia mais

ESTUDO DE CASO 1 MASP

ESTUDO DE CASO 1 MASP ESTUDO DE CASO 1 MASP MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO Janeiro/2007 Seqüência da Apresentação 1. Características Geométricas e Arquitetônicas 2. Características/Cargas Estruturais 3. Modelo Estrutural 4. Análise

Leia mais

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados 4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados Os exemplos apresentados neste capítulo se referem a algumas vigas de edifícios de concreto armado que foram retiradas de projetos estruturais existentes

Leia mais

SECC SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCEITO PARA CÁLCULO Fernando de Moraes Mihalik

SECC SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCEITO PARA CÁLCULO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista ICET SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCEITO PARA CÁLCULO SECC NOTAS DE AULA 01 E S T R U T U R A S ESTRUTURAS NOTAS DE AULA - PARTE 1-2 - NA_01SECC/2013 INTRODUÇÃO 1. NOÇÕES BÁSICAS

Leia mais

As escadas são elementos estruturais que servem para unir, através degraus sucessivos, os diferentes níveis de uma construção.

As escadas são elementos estruturais que servem para unir, através degraus sucessivos, os diferentes níveis de uma construção. 6 Escadas 6.1 Introdução As escadas são elementos estruturais que servem para unir, através degraus sucessivos, os diferentes níveis de uma construção. 6. Terminologia dos Elementos Constituintes A linha

Leia mais

Dimensionamento de Estruturas em Aço. Parte 1. Módulo. 2ª parte

Dimensionamento de Estruturas em Aço. Parte 1. Módulo. 2ª parte Dimensionamento de Estruturas em Aço Parte 1 Módulo 4 2ª parte Sumário Módulo 4: 2ª Parte Edifícios estruturados em Aço Dimensionamento de um edificio de 5 pavimentos estruturado em Aço Dados do projeto

Leia mais