PLANO DE AULA. 1) IDENTIFICAÇÃO Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - 22 Gerei

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE AULA. 1) IDENTIFICAÇÃO Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - 22 Gerei"

Transcrição

1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Câmpus avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática PLANO DE AULA 1) IDENTIFICAÇÃO Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - 22 Gerei Escola: Escola de Educação Básica Jacinto Machado Município: Jacinto Machado, SC. Disciplina: Matemática Série: 1ºano Nível: Ensino Médio Turma: 01 Professora: Fernanda Rodrigues Trevisol Tempo previsto: 30 min 2) TEMA: Logaritmos 2.1- Subtema: Funções logarítmicas. 3) JUSTIFICATIVA É cada vez mais comum nos depararmos com situações do cotidiano em que se utiliza o logaritmo para a resolução de problemas. Segundo Rossi (2010, p.19) no estudo da matemática no Ensino Médio, o conceito de funções exponenciais e logarítmicas está entre os mais importantes. Pela ótica dos PCN (1998) a Matemática está conectada às mais diversas áreas do conhecimento, dentre estes podemos citar o conceito de funções, que são ferramentas indispensáveis para descrever fatos e fenômenos do nosso mundo.

2 O estudo feito sobre a função logarítmica mostra que, além de simplificar cálculos através da resolução de operações, ela também tem conexão com muitos fenômenos naturais como, por exemplo, na física e na química. (Rossi, p26). Podemos destacar a sua utilidade na descrição, interpretação e construção de gráficos, a teoria dos logaritmos se aplica a muitos tipos de situações-problemas do nosso dia-dia, como por exemplo, a quantificação de níveis sonoros, a construção de uma escala logarítmica, a resolução de problemas envolvendo juros compostos, a utilização de uma escala de medição do grau de acidez ou alcalinidade de uma solução química, o uso da escala Richter na medição da intensidade de terremotos, etc. E é por meio destes que podemos dar sentido ao conteúdo a ser estudado, introduzindo os logaritmos a partir de problemas que representem situações diversas relacionadas com o cotidiano do aluno. 4) OBJETIVOS Definir função logarítmica a partir de sua inversa; Construir o gráfico de uma função logarítmica e classificá-lo como crescente ou decrescente; Determinar o domínio e o conjunto imagem de uma função logarítmica; 5) CONTEÚDOS ENVOLVIDOS Operações básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação; Função inversa; Gráficos de funções; Função exponencial 6) ESTRATÉGIAS Recursos: Quadro, pincel, computador, data show, software matemático GeoGebra.

3 6.2 - Técnicas: Aula expositiva e dialogada com a utilização de software GeoGebra. 7) PROCEDIMENTOS: 7.1- Problematização: Para que servem os logaritmos? Ao se estudar fenômenos físicos, químicos ou biológicos, têm muitas vezes a presença dos logaritmos como modelo de certas situações veja uma delas: A altura média do tronco de certa espécie de arvore, que se destina á produção de madeira evolui, desde que a muda é plantada (, seguindo o seguinte modelo matemático:, com em metros e em anos. a) No momento em que a muda é plantada, qual é a sua altura? Resolução: No momento em que a muda é plantada, o tempo é zero, daí vem: Logo a altura da arvore no momento em que a muda é plantada é de 1,5metros. b) Transcorrido 26 anos, qual será a altura de uma dessas arvores? Resolução: Transcorridos 26 anos, temos:

4 Logo, a medida da árvore após 6 anos será de 4,5 m. 7.1 Historicização A expansão comercial e a necessidade de aprimorar técnicas de navegação exigiram métodos práticos e rápidos que facilitassem os cálculos. Entre os séculos XV e XVI, vários matemáticos desenvolveram estudos visando à simplificação dos cálculos e neste sentido, construíram tabelas relacionando números naturais e os expoentes de base 10 correspondentes a cada um. A esses expoentes deram o nome de logaritmos. Alguns dos principais inventores dos logaritmos foram John Napier ( ), Jobst Burgi ( ) e Henry Briggs ( ). Os logaritmos foram reconhecidos como uma invenção realmente extraordinária, e teve um impacto decisivo no desenvolvimento científico e tecnológico. Durante um bom tempo os logaritmos prestaram-se à finalidade para qual foram inventados que era facilitar os cálculos envolvendo números muito grandes, mas com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de calculadoras eletrônicas, computadores entre outros, essa finalidade perdeu a importância. No entanto, a função logarítmica e a sua inversa, a função exponencial, podem representar diversos fenômenos físicos, biológicos e econômicos e sendo assim manterão sua importância Operacionalização da aula 1 momento: Iniciar a aula com um breve histórico sobre o surgimento dos logaritmos e a apresentação da problematização.

5 2ºmomento: Dar continuidade nas explicações do conteúdo da aula passada sobre logaritmos, porém agora abordaremos o conceito de funções. Neste momento com auxílio do GeoGebra estudaremos as funções logarítmicas e a sua inversa. Função logarítmica e função exponencial Definição: Seja a função exponencial f:ir definida por y =, com a > 0 e a 1 e bijetora. A sua inversa chama-se função logarítmica e indica-se y =. Substituindo x por y e y por x, obtendo: Isolando-se a variável y temos: Comparando as inversas. Função exponencial. Função logarítmica. Domínio: D(f)=IR Imagem: Im (f)= a > 1 Domínio: D(f)= Imagem: Im(f)=IR. 0 < a < 1

6 Observamos então que os gráficos de e são simétricos em relação á bissetriz do 1º e 3º quadrante. Assim como as demais funções, as funções logarítmicas também podem ser classificadas como função crescente ou função decrescente. Características: Conjunto domínio da função logarítmica é o conjunto dos números reais estritamente positivos, ou seja,. Conjunto imagem da função logarítmica é o conjunto dos números reais, isto é,. No caso das representações gráficas da função logarítmica y =, temos dois casos a considerar seja para: Exemplos: 1) Consideramos a função. Podemos obter o gráfico de por meio da tabela de pontos. Ao plotar os pontos da tabela na caixa de entrada do software matemático GeoGebra e inserirmos na caixa de entrada do software a função obtém-se a seguinte representação gráfica. X Par ordenado 1 0 (1,0) 2 1 (2,1) 4 2 (4,2) 8 3 (8,3)

7 No gráfico da função acima podemos observar que à medida que aumenta, também cresce. Graficamente vemos que a curva da função é crescente, ou seja, é uma função crescente em todo seu domínio. Por exemplo: D(f)= 2) Consideramos agora a função: g(x) =. Para obter um esboço do gráfico de g, vamos construir a seguinte tabela e fazer a plotagem dos pontos obtidos na caixa de entrada do Software. Na sequencia inserimos na caixa de entrada do software GeoGebra a função g e ilustramos a seguinte representação gráfica. X Par Ordenado (1,0) 2-1 (2,-1) 4-2 (4,-2) 8-3 (8,-3) Neste exemplo, observamos que à medida que aumenta, diminui, ou seja, temos que a curva da função é decrescente. Por exemplo, é uma função decrescente em todo seu domínio. D(g)= Im(g)=IR

8 Uma importante característica a destacar referente a função logarítmica é que independentemente de a função ser crescente ou decrescente, o gráfico da mesma sempre cruza o eixo das abscissas no ponto (1,0). 7ºmomento: Na sequência a professora apresenta aos alunos novos exemplos de funções logarítmicas nas quais irão ser exploradas algumas das características. O software GeoGebra possibilita utilizar o comando de pontos deslizantes, facilitando a visualização de mudanças que a curva sofre à medida que a função vai sendo alterada. Partimos do seguinte exemplo: Para o software quando digitamos na caixa de entrada a função ele entende que a variável seja um comando deslizante e cria um intervalo limitado onde varia entre [ ]. Conforme vamos alterando (deslizando este comando) o valor da base vai modificando o gráfico. Podemos perceber que a medida que a base aumenta, o ângulo diminui, ou seja, se a base diminuir o ângulo aumentará. Da mesma forma percebe-se também seu comportamento quando o valor do logaritimando é alterado, se aumentar o valor ele se movimenta para esquerda e se diminuir ele se movimenta para a direita. Quando a base é negativa ou igual a um pode-se perceber que a função não existe, confirmando a condição de existência. E que, se usarmos funções semelhantes ao exemplo dado, ou seja, em a curva sempre vai cruzar o eixo das abscissas no ponto (1,0) e nunca cruzar o eixo das ordenadas.

9 1ºcaso: Se positivo de x. temos uma função logarítmica crescente, qualquer que seja o valor real 2ºcaso: Neste outro Se domínio da função. temos uma função logarítmica decrescente em todo o

10 8) AVALIAÇÃO 8.1- Critérios de Avaliação atividades. Participação e interesse dos alunos durante a apresentação do conteúdo e aplicação das 8.2- Instrumentos de avaliação Usar-se-á como instrumentos avaliativos uma planilha de acompanhamento da aprendizagem e atuação individual e coletiva do aluno. 9) CONSIDERAÇÕES FINAIS Acredita-se que o uso apenas de materiais pedagógicos e livros didáticos em que os exercícios estão prontos não é o suficiente para contribuir para a aprendizagem. É necessário que o professor escolha situações problemas que melhore a compreensão por parte dos alunos, proporcionando melhores condições para a construção do conhecimento, ao abordar o conteúdo de forma diferenciada da qual estão acostumados, desperta nos alunos a curiosidade e a possibilidade de questionamentos, reflexões que vem a contribuir com o processo ensinoaprendizagem dos mesmos. Ao mostrar para os alunos as várias áreas de aplicação espera-se que eles construam vários conhecimentos bem como compreender as suas aplicações e também as utilidades do estudo deste conteúdo, como por exemplo, a utilização das funções no calculo de crescimento de uma arvore como foi utilizado na problematização, além da aplicação da história dos logaritmos para dar início às explicações de uma maneira natural. Ao utilizaras tecnologias em sala de aula, espera-se que os alunos compreendam o conteúdo tratado com mais facilidade e a resolução das atividades seja acessível, e este tenha o entendimento do tratamento e das conversões dos registros necessários para a solução de cada problema proposto.

11 Referências BARRETO, Benigno Filho. SILVA, Claudio Xavier da. Matemática aula por aula, 1ªsérie do ensino médio. 1ed. São Paulo: Editora FTD BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. (Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Matemática. Brasília: MEC/SEF, Disponível em:< Acesso em: 10 abr BRASIL. Secretaria de Educação de ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, DANTE, Luiz Roberto. Matemática, Volume único. 1ªed. São Paulo: Ática GIOVANNI, José Ruy. BONJORNO, José Roberto. Matemática Completa. 1ª série do ensino médio. 2ed.SãoPaulo: Editora FTD S.A MESSIAS, André Luiz dos Santos. O uso de funções em física e no cotidiano. Lorena, SP PAIVA, Manuel. Matemática, Volume único. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna , Manuel. Matemática, 2. ed. São Paulo; Editora Moderna ROSSI, Patrícia Rodrigues da Silva. Logaritmos no ensino médio: construindo uma aprendizagem significativa através de uma sequência didática. 2010, 219f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas)- Curso de Pós-Graduação em Ciências Exatas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SILVA, Claudio Xavier da. Matemática: aula por aula. Volume 1. São Paulo: Editora FTD S.A

LOGARITMOS K AT E L Y N L U Z I A D O S S AN T O S D AB O I T

LOGARITMOS K AT E L Y N L U Z I A D O S S AN T O S D AB O I T LOGARITMOS K AT E L Y N L U Z I A D O S S AN T O S D AB O I T HISTÓRIA No início do século XVII, os cálculos envolvidos nos assuntos de Astronomia e Navegação eram longos e trabalhosos. Para simplificar

Leia mais

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Instituto

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Matemática Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120 aulas) Docente Responsável: Carlos Danísio Macedo Silva

Leia mais

EMENTA Lógica; Conjuntos Numéricos; Relações e Funções. OBJETIVOS. Geral

EMENTA Lógica; Conjuntos Numéricos; Relações e Funções. OBJETIVOS. Geral DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Eletromecânica Série: 1ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável: EMENTA Lógica; Conjuntos Numéricos; Relações e Funções.

Leia mais

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO

Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO Instituto

Leia mais

Plano de Trabalho1 Função Logarítmica

Plano de Trabalho1 Função Logarítmica Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho1 Função Logarítmica Cursista: Ângela Pereira Cerqueira Halfeld Tutora: Claudio Rocha

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MATEMÁTICA I Nome: MATEMÁTICA I Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

LOGARITMOS. 1. Introdução Histórica

LOGARITMOS. 1. Introdução Histórica LOGARITMOS 1. Introdução Histórica No fim do século XVI, o desenvolvimento da Astronomia e da Navegação exigia longos e laboriosos cálculos aritméticos, que nos anos próximos de 1600, era um problema fundamental.

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Catarinense- Campus avançado Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Catarinense- Campus avançado Sombrio Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática PLANO DE AULA 1- IDENTIFICAÇÃO Instituto

Leia mais

Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática

Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnologia Instituto Federal Catarinense - Câmpus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Plano de Aula 1- IDENTIFICAÇÃO Secretaria

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA Nome: Luiz Fernando Freitas Fernandes Tutora: André Gomes Cardoso Regional: Baixadas Litorâneas PLANO DE AÇÃO XVIII

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA Nome: Luiz Fernando Freitas Fernandes Tutora: André Gomes Cardoso Regional: Baixadas Litorâneas PLANO DE AÇÃO XVIII FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA Nome: Luiz Fernando Freitas Fernandes Tutora: André Gomes Cardoso Regional: Baixadas Litorâneas PLANO DE AÇÃO XVIII LOGARITMOS Luiz Fernando Freitas Fernandes palooza@ig.com.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Matemática I Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Informática Série/Período: 1º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a -

Leia mais

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NÉBIA MARA DE SOUZA

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NÉBIA MARA DE SOUZA FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NÉBIA MARA DE SOUZA Vamos lembrar um pouco o ciclo trigonométrico? O eixo y é chamado de eixo das ordenadas e também conhecido como seno, a função seno é positiva no 1º e 2º quadrantes

Leia mais

Função Logarítmica. Formação Continuada em Matemática. Matemática -2º ano do Ensino Médio Plano de trabalho - 1º Bimestre/2014

Função Logarítmica. Formação Continuada em Matemática. Matemática -2º ano do Ensino Médio Plano de trabalho - 1º Bimestre/2014 Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Função Logarítmica Matemática -2º ano do Ensino Médio Plano de trabalho - 1º Bimestre/2014 Tarefa 1 Cursista: Adriana Ramos da Cunha

Leia mais

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: MATEMÁTICA Curso: Ensino Técnico Integrado Controle Ambiental Série: 1ºANO Carga Horária: 100h Docente Responsável: GILBERTO BESERRA Ementa Conjuntos

Leia mais

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática PLANO DE AULA 1) Identificação Escola:

Leia mais

Plano de Trabalho 1. Função Logarítmica

Plano de Trabalho 1. Função Logarítmica FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 1 Função Logarítmica Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Cláudio Rocha de Jesus 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................................

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Matemática I Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 1º ano Carga Horária: 4 a/s - 160 h/a - 133

Leia mais

Matemática I MAT I Plano de Ensino Revisão de Aritmética. Prof.: Joni Fusinato 1

Matemática I MAT I Plano de Ensino Revisão de Aritmética. Prof.: Joni Fusinato  1 Matemática I MAT I Plano de Ensino Revisão de Aritmética Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Análise e equacionamento dos fenômenos naturais

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA TAREFA 3 MARCIA LEPSCH FERREIRA BARCELLOS. Matemática 2º ano - 1º Bimestre. Grupo: 4

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA TAREFA 3 MARCIA LEPSCH FERREIRA BARCELLOS. Matemática 2º ano - 1º Bimestre. Grupo: 4 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA TAREFA 3 MARCIA LEPSCH FERREIRA BARCELLOS Matemática 2º ano - 1º Bimestre Grupo: 4 Tutor: Maria Cláudia Padilha Tostes Plano de trabalho: Função Logarítmica Introdução:

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS Atlas, 2007. MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 19th ed. São Paulo: Cultrix, 1996. SÁ, Jorge de. A Crônica. São Paulo: Editora Ática, 1999. TUFANO, Douglas. Guia prático da nova

Leia mais

Matemática I MAT I Eletroeletrônica Plano de Ensino Revisão de Aritmética. Prof.: Joni Fusinato

Matemática I MAT I Eletroeletrônica Plano de Ensino Revisão de Aritmética. Prof.: Joni Fusinato Matemática I MAT I Eletroeletrônica Plano de Ensino Revisão de Aritmética Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Análise e equacionamento dos

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1 ano 4 bimestre/2012 Plano de Trabalho Função Exponencial Tarefa 1 Cursista: Iara de Oliveira Evangelista Cardoso Tutor:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ. Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013. Plano de Trabalho-1

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ. Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013. Plano de Trabalho-1 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CE DR. FELICIANO SODRÉ. Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho-1 Tarefa 1 Cursista: Ana Silvia Azevedo

Leia mais

PLANO DE AULA. 1. TEMA Equac o es Alge bricas

PLANO DE AULA. 1. TEMA Equac o es Alge bricas Ministe rio da Educac a o Secretaria de Educac a o Profissional e Tecnolo gica Instituto Federal Catarinense Campus Avanc ado Sombrio Curso de Licenciatura em Matema tica PLANO DE AULA Escola: Instituto

Leia mais

Matemática I MAT I Plano de Ensino Revisão de Aritmética. Prof.: Joni Fusinato 1

Matemática I MAT I Plano de Ensino Revisão de Aritmética. Prof.: Joni Fusinato  1 Matemática I MAT I Plano de Ensino Revisão de Aritmética Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Análise e equacionamento dos fenômenos naturais

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e comunicação CURSO: Integrado Manutenção e Suporte FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: COLÉGIO E. JOÃO COELHO DA SILVA PROFESSOR: VIVIANE DE ALMEIDA RAMOS SÉRIE:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA PIBID-FÍSICA 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA PIBID-FÍSICA 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA PIBID-FÍSICA 2014 PLANO DE AULA 01 Identificação Escola: Universidade Federal do Pampa Disciplina: Matemática Turno: Manhã Turma:

Leia mais

JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS.

JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS. JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS. Eduardo da Silva Andrade; Jéssica de Fátima Pontes de Oliveira; Leonardo Cinésio Gomes Graduandos em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: MATEMÁTICA

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Escola: IFC Campus Avançado Sombrio Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2 ano Nível: Ensino médio Professor: Giovani Marcelo Schmidt Tempo estimado: Cinco aulas

Leia mais

MAURICIO SÁVIO DIAS DE SOUZA

MAURICIO SÁVIO DIAS DE SOUZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. JANUARIO DE TOLEDO PIZZA PROFESSOR: MAURICIO SÁVIO DIAS DE SOUZA MATRÍCULA: 0920004-9/0914695-2 SÉRIE: 1º ANO

Leia mais

LOGARITMOS Leia e descubra que eu não vim do além

LOGARITMOS Leia e descubra que eu não vim do além LOGARITMOS Leia e descubra que eu não vim do além 1 A CRIAÇÃO DOS LOGARITMOS No início do século XVII, a astronomia, o comércio e a navegação atingiram um estágio de desenvolvimento que exigia cálculos

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina 22ª GEREI

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina 22ª GEREI Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina 22ª GEREI 1) Escola de Ensino Médio Macário Borba Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2º ano Nível: Ensino Médio Turma: 01 Professora: Patrícia

Leia mais

PLANO DE AULA POLINÔMIOS

PLANO DE AULA POLINÔMIOS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio Curso de Licenciatura em Matemática PLANO DE AULA POLINÔMIOS 1 Identificação

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Escola: IFC Campus Avançado Sombrio Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2 ano Nível: Ensino médio Professor: Giovani Marcelo Schmidt Tempo estimado: Cinco aulas

Leia mais

Representação Geométrica de um Número Complexo

Representação Geométrica de um Número Complexo Formação Continuada em MATEMÀTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ PLANO DE TRABALHO 1 Representação Geométrica de um Número Complexo Matemática 3ª Série E.M. - 3º Bimestre 2014 Tarefa 1 Cursista: Sandra

Leia mais

NÚMEROS E ÁLGEBRA FUNÇÕES

NÚMEROS E ÁLGEBRA FUNÇÕES Professores: Josiane Caroline Protti Disciplina: Matemática Ano: 1º ano E Período: 1º Bimestre - Atividades com os alunos para - Atividades dos livros didáticos e - Correção das atividades na lousa e individual.

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO 1 - IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico Subsequente em Informática DISCIPLINA/ COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos Matemáticos para Informática ANO/

Leia mais

Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS

Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Curso Técnico em manutenção e suporte em informática Médio FORMA/GRAU: ( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( )

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CICIERJ/Consórcio Cederj. Matemática 3º Ano 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho

Formação Continuada em Matemática Fundação CICIERJ/Consórcio Cederj. Matemática 3º Ano 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho Formação Continuada em Matemática Fundação CICIERJ/Consórcio Cederj Matemática 3º Ano 4º Bimestre/2014 Plano de Trabalho GEOMETRIA ANALÍTICA: retas paralelas e retas perpendiculares a partir de suas equações

Leia mais

PLANO DE AULA 1-IDENTIFICAÇÃO. Instituto Federal Catarinense-Campus Avançado Sombrio. Município: Sombrio, SC. Disciplina: Matemática

PLANO DE AULA 1-IDENTIFICAÇÃO. Instituto Federal Catarinense-Campus Avançado Sombrio. Município: Sombrio, SC. Disciplina: Matemática PLANO DE AULA 1-IDENTIFICAÇÃO Instituto Federal Catarinense-Campus Avançado Sombrio Município: Sombrio, SC. Disciplina: Matemática Série: 2º ano Nível: Ensino Médio Professora: Nébia Mara de Souza Tempo

Leia mais

NOME: JOSÉ ALEXANDRE DOS REIS SOUTO SÉRIE : 1ª GRUPO: 8 TUTOR: ANALIA MARIA FERREIRA FREITAS

NOME: JOSÉ ALEXANDRE DOS REIS SOUTO SÉRIE : 1ª GRUPO: 8 TUTOR: ANALIA MARIA FERREIRA FREITAS NOME: JOSÉ ALEXANDRE DOS REIS SOUTO SÉRIE : 1ª GRUPO: 8 TUTOR: ANALIA MARIA FERREIRA FREITAS 1 Sumário Introdução... pág.03 Atividade 1...pág.04 Atividade...pág.10 Atividade 3...pág.14 Referências Bibliograficas...pág.0

Leia mais

1 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO. Série : 8ª série Nível: Ensino Fundamental Turma:

1 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO. Série : 8ª série Nível: Ensino Fundamental Turma: PLANO DE AULA Dados de identificação 1 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO Município: Sombrio - SC Disciplina: Matemática Série : 8ª série Nível: Ensino Fundamental Turma: Professor:

Leia mais

FUNÇÃO EXPONENCIAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0. Professora: Valéria Gomes Gonçalves

FUNÇÃO EXPONENCIAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0. Professora: Valéria Gomes Gonçalves FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0 FUNÇÃO EXPONENCIAL http://matfotos.pbworks.com/w/page/11251898/grupo%20%20%206 Professora: Valéria Gomes Gonçalves

Leia mais

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Tarefa 1: Plano de Trabalho Matemática 1 Ano - 3 Bimestre/2014 Função Polinomial do 2 Grau Cursista: Soraya de Oliveira Coelho Tutor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA 1ºANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA 1ºANO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA 1ºANO DISCIPLINA: Matemática SIGLA: MAT Carga Horária anual:

Leia mais

Crescimento da dívida

Crescimento da dívida Valores em reais LOGARITMO CONTEÚDOS Logaritmo Propriedades dos logaritmos AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Uma empresa que trabalha com empréstimo, cobra juros absurdos. Se o devedor atrasar o pagamento da

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável:

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável: DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Matemática Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 100 h.r Docente Responsável: EMENTA Trigodisciplinatria: trigodisciplinatria no triângulo

Leia mais

PLANO DE AULA DA REGÊNCIA

PLANO DE AULA DA REGÊNCIA PLANO DE AULA DA REGÊNCIA IDENTIFICAÇÃO Escola: IFC Campus Avançado Sombrio. Município: Sombrio. Disciplina: Matemática. Série: 2º Ano H. Nível: Ensino Médio. Professor: Marcelo Bereta Lopes. Tempo estimado:

Leia mais

Dado Logaritmo Categoria: Ensino Médio

Dado Logaritmo Categoria: Ensino Médio Página 37 Dado Logaritmo Categoria: Ensino Médio Arlison Marreiro Feitosa 1 Lucas dos Santos Barros 2 Ediléa Nazaré de Lima 3 Resumo O conceito de logaritmo existe desde o século XVII, visando simplificar

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Giovanna ganhou reais de seu pai pra fazer. sua festa de 15 anos. Ao receber o dinheiro, no. entanto, resolveu abri mão da festa.

Giovanna ganhou reais de seu pai pra fazer. sua festa de 15 anos. Ao receber o dinheiro, no. entanto, resolveu abri mão da festa. LOGARITMOS QUAL É O TEMPO? Giovanna ganhou 1 000 reais de seu pai pra fazer sua festa de 15 anos. Ao receber o dinheiro, no entanto, resolveu abri mão da festa. É que ela queria comprar um computador.

Leia mais

Matemática 1º Ano 4º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 1

Matemática 1º Ano 4º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 1 Programa de Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 1º Ano 4º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 1 Função Exponencial Tarefa 1 Cursista: Maria Carolina Ferreira Grupo:

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação Cecierj/ Consórcio Cederj

Formação Continuada em Matemática Fundação Cecierj/ Consórcio Cederj Formação Continuada em Matemática Fundação Cecierj/ Consórcio Cederj Matemática 1º ano - 4º bimestre de 2012 Plano de Trabalho Função Exponencial Cursista: Luciano Araujo Rêgo Tutor: Lezieti Cubeiro da

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Relato de Experiência RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação IFC Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio PLANO DE AULA

Ministério da Educação Secretaria de Educação IFC Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio PLANO DE AULA Ministério da Educação Secretaria de Educação IFC Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio PLANO DE AULA 1.Identificação: Professora: Helen S. M. de Oliveira Série: 1º Ano Turma: 1º Ano B

Leia mais

8/8/2012. Matemática. Conteúdo da Aula. Objetivos: Tema 3 Função do Segundo Grau. Ivonete Melo de Carvalho, MSc. Função de Segundo Grau.

8/8/2012. Matemática. Conteúdo da Aula. Objetivos: Tema 3 Função do Segundo Grau. Ivonete Melo de Carvalho, MSc. Função de Segundo Grau. Matemática Tema 3 Função do Segundo Grau Ivonete Melo de Carvalho, MSc Conteúdo da Aula Função de Segundo Grau. Objetivos: Estudar a função do segundo grau, suas características e a suas aplicações. Construir

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Já parou para pensar sobre a utilização dos logaritmos? Para que eles servem?

Já parou para pensar sobre a utilização dos logaritmos? Para que eles servem? UMA NOÇÃO SOBRE LOGARÍTMOS Já parou para pensar sobre a utilização dos logaritmos? Para que eles servem? Vejamos o seguinte: Na América Latina, a população cresce a uma taxa de 3% ao ano, aproximadamente.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MATEMÁTICA II Nome: MATEMÁTICA II Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO Nova Andradina-MS Outubro/2009 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 2º Ano 1º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho LOGARITMOS

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 2º Ano 1º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho LOGARITMOS FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 2º Ano 1º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho LOGARITMOS Tarefa: 001 PLANO DE TRABALHO Cursista: CLÁUDIO MAGNO PAULANTI Tutor:

Leia mais

1-INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO

1-INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO PLANO DE AULA Dados de identificação 1-INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO Município: Sombrio, SC. Disciplina: Matemática Série : 3º Ano Nível: Ensino Médio Turma: 303 Professora: Édna

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO EXPONENCIAL CURSISTA: ZUDILEIDY CAMARA SIAS SARAIVA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO EXPONENCIAL CURSISTA: ZUDILEIDY CAMARA SIAS SARAIVA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1º ANO 4º BIMESTRE/2012 PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO EXPONENCIAL CURSISTA: ZUDILEIDY CAMARA SIAS SARAIVA GRUPO: 02 TUTOR: GISELE

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais 1.2 CURSO: Técnico em Análises Químicas 1.2 UNIDADE DIDÁTICA: Matemática Aplicada CH: 67 DOCENTE RESPONSÁVEL : Maria

Leia mais

TAREFA 1 CURSISTA: MARCIA SARLO MOREIRA. TUTOR: Marcelo Rodrigues MATRICULA:

TAREFA 1 CURSISTA: MARCIA SARLO MOREIRA. TUTOR: Marcelo Rodrigues MATRICULA: 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 3 BIMESTRE COLEGIO ESTADUAL ESTEFANIA PEREIRA PINTO PLANO DE TRABALHO FUNÇÃO EXPONENCIAL TAREFA 1 CURSISTA: MARCIA SARLO

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA EMENTA. Análise combinatória; Binômio de Newton e Probabilidade; Matriz, Determinantes e Sistema Linear.

PLANO DE DISCIPLINA EMENTA. Análise combinatória; Binômio de Newton e Probabilidade; Matriz, Determinantes e Sistema Linear. PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: MATEMÁTICA Curso: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Série: 3ª Carga Horária Anual: 100 h Docente Responsável: EMENTA Análise combinatória;

Leia mais

Subtemas: Função Composta, Função Inversa, Qualidades

Subtemas: Função Composta, Função Inversa, Qualidades PLANO DE AULA 1)Escola de Educação Básica Bulcão Viana Município: Praia Grande/SC Disciplina: Matemática Série: 1º ano Nível: Ensino Médio Turma: Única Professora: Mariani Constante de Jesus Tempo previsto:

Leia mais

Plano de estudo sobre Função do 2º Grau

Plano de estudo sobre Função do 2º Grau Plano de estudo sobre Função do 2º Grau Claudia Rego Monteiro Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Setembro 2012 Plano de Trabalho de Função do 2º Grau A função do 2º grau pode ser estudada com elementos presentes

Leia mais

Logaritmos 10/03/2014. Antonio Carlos Brolezzi.

Logaritmos 10/03/2014. Antonio Carlos Brolezzi. Logaritmos 10/03/2014 Antonio Carlos Brolezzi brolezzi@usp.br Existe uma operação matemática chamada potenciação ou exponenciação: a c = b Existe uma operação matemática chamada potenciação ou exponenciação:

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO SEMESTRE DA TURMA: 1º ANO DA TURMA:2015

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO SEMESTRE DA TURMA: 1º ANO DA TURMA:2015 EIXO TECNOLÓGICO: Produção Alimentícia Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Alimentos FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular Curso Período Carga Horária Docente Ementa Objetivos

Plano de Ensino Componente Curricular Curso Período Carga Horária Docente Ementa Objetivos Componente Curricular: Matemática II Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 2º ano Carga Horária: 120 h/a - 100 h/r Docente: Joab dos Santos Silva Plano de Ensino Ementa O componente será constituído

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Matemática Nível: Ensino Médio Tempo estimado: 5 aulas de 45 min Tema: Função do 1º Grau Subtema: Definição, Gráficos, Zero da Função, Equação do 1º Grau, Sinal

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 6 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE UMA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ / SEEDUC

FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ / SEEDUC FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ / SEEDUC Professora: Ednara Alves da Silva Matrícula: 30343321 Série: 1º ano Ensino Médio 4º bimestre Tutor: Rodolfo Gregório 1 SUMÁRIO Introdução ---------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Matemática 3ºE.M 3º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 1 Números Complexos Tarefa 1 Cursista: Vinícius Bento Ferro Tutora: Maria

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Produção Alimentícia Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Alimentos FORMA/GRAU: ( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... 5 GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... 5 IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 7 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE

Leia mais

Cursista; Barbara B dos Santos Tutor:Paulo Alexandre Alves de Carvalho

Cursista; Barbara B dos Santos Tutor:Paulo Alexandre Alves de Carvalho Cursista; Barbara B dos Santos Tutor:Paulo Alexandre Alves de Carvalho Introdução Este plano de trabalho terá duas etapas: a primeira contemplará as atividades manuais (de construção) com fractais e uso

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA Funções polinomiais Logaritmo Aula 03 Funções Polinomiais Introdução: Polinômio Para a sucessão de termos comcom, um polinômio de grau n possui a seguinte forma : Ex : Funções

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS CURSO DE MATEMÁTICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS CURSO DE MATEMÁTICA 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS CURSO DE MATEMÁTICA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEIS REAIS A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES ISOMÉTRICAS 1 TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS ISOMÉTRICAS

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

Função Polinomial do 2º Grau

Função Polinomial do 2º Grau Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano 3º bimestre / 2012 Plano de Trabalho Função Polinomial do 2º Grau y = x² + x Tarefa 1 Cursista : Nelson Gonçalves Dias

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócio Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Secretariado FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Plano de Trabalho sobre Função Logarítmica

Plano de Trabalho sobre Função Logarítmica FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. Madre Teresa de Calcutá. PROFESSORA: Angela Saida Alvarez Jacob. GRUPO 6 MATRÍCULA: 0913098-0 TURMA: 2 ano.

Leia mais

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta MÉTODOS MATEMÁTICOS Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta 1 Métodos Matemáticos Aulas: De 03/11 a 08/11-8:30 as 11:00h Ementa: 1. Funções 2. Eq. Diferenciais Ordinárias de 1 a ordem 3. Sistemas de Equações

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA. Portanto, o preço do produto, nessa situação, varia entre 0 e R$ 5,00. 0 < P < R$ 5,00. Ao admitirmos P > 0, ocorre:

MATEMÁTICA APLICADA. Portanto, o preço do produto, nessa situação, varia entre 0 e R$ 5,00. 0 < P < R$ 5,00. Ao admitirmos P > 0, ocorre: MATEMÁTICA APLICADA Apresentação Caro aluno: A contextualização e a aplicação dos conteúdos matemáticos (já estudados) contemplarão o objetivo geral da disciplina Matemática Aplicada à Administração. Este

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Relato de Experiência COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DE UMA FUNÇÃO COM O AUXÍLIO

Leia mais

LIMITES E CONTINUIDADE

LIMITES E CONTINUIDADE LIMITES E CONTINUIDADE Marina Vargas R. P. Gonçalves a a Departamento de Matemática, Universidade Federal do Paraná, marina.vargas@gmail.com, http:// www.estruturas.ufpr.br PRIMEIRO LIMITE FUNDAMENTAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Marcos Tulio Alves de Carvalho Técnico Integrado em Edificações

Leia mais

Cursista: Jovani Melquiades da Silva Tutor: Marcelo Rodrigues

Cursista: Jovani Melquiades da Silva Tutor: Marcelo Rodrigues Cursista: Jovani Melquiades da Silva Tutor: Marcelo Rodrigues 1 Introdução A Matemática, um conhecimento social e historicamente construído pela humanidade, auxilia na compreensão dos fenômenos naturais

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL INTRODUÇÃO

PLANO DE TRABALHO SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: CIEP 168 IIDA SILVEIRA RODRIGUES Professor: SAMUEL RODRIGUES DE SOUZA Matrículas: 09673419/09735432 Série: 1º ANO

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética. Prof.: Joni Fusinato 1

Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética. Prof.: Joni Fusinato  1 Fundamentos Tecnológicos - FNT Plano de Ensino Aritmética Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Plano de Ensino Competências: Conhecer operações com números reais, com sistemas

Leia mais

Módulo 1 Potenciação, equação exponencial e função exponencial

Módulo 1 Potenciação, equação exponencial e função exponencial Módulo 1 Potenciação, equação exponencial e função exponencial 1. Potenciação e suas propriedades 1.1. Potência de expoente natural Potenciação nada mais é do que uma multiplicação de fatores iguais. Casos

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Matemática III Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 3º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67

Leia mais