UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO ADMINISTRAÇÃO RURAL Professor João Maria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO ADMINISTRAÇÃO RURAL Professor João Maria"

Transcrição

1 1 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING O futuro não é uma mera extrapolação ou projeção do passado ou do presente. O futuro é o novo, o diferente, mais complexo, mais rico, cheio de ameaças, mas repleto de oportunidades, para quem souber identificá-las e aproveitálas adequadamente. (Petrônio Martins). A idéia de ambiente de marketing é defendida por KOTLER (1998, p.47-51), pois para ele a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente. O objetivo de estudar os ambientes de marketing é estudar as mudanças que estão ocorrendo no ambiente empresarial e o que as empresas podem (e devem) fazer para se adequar a estas mudanças. O ambiente onde a empresa está inserida oferece tanto Oportunidades quanto Ameaças e a empresa deve valer-se de pesquisas para observar esse ambiente e suas mudanças. Com a análise dos ambientes é possível, e é preciso, adaptar as variáveis internas (controláveis) às variáveis externas (incontroláveis). Esta adaptação estratégica da empresa ao seu ambiente de negócio é o MARKETING MIX ESTRATÉGICO. 1.1 Macroambiente e Microambiente MACROAMBIENTE Legal/ Político AMBIENTE DE TAREFAS Clientes Internacional Interesse Pessoal Concorrentes AMBIENTE INTERNO Estrutura Tecnologia Pessoal Cultura Diretrizes Fornecedores Agências Reguladoras Tecnológico Econômico Social Fonte: KOTLER (1995)

2 O Ambiente de Marketing Variáveis Internas (controláveis) Variáveis Externas (Não controláveis) MICROAMBIENTE EMPRESA MERCADO PRODUÇÃO FORNECEDORES FINANCEIRO INTERMEDIÁRIOS COMERCIAL CLIENTES RH CONCORRENTES MKT 4P s PÚBLICO MACROAMBIENTE SOCIAL (DEMOGRÁFICO/CUL TURAL) ECONÔMICO NATURAL TECNOLÓGICO POLÍTICO/LEGAL No Microambiente temos o mercado e a empresa, como exemplo do setor de turismo, onde podemos analisar o próprio hotel (empresa), os fornecedores, os intermediários, os clientes, os concorrentes e os públicos. No Macroambiente é fundamental estudar o ambiente demográfico, o ambiente econômico, o ambiente natural, o ambiente tecnológico, o ambiente político/legal e o ambiente cultural. Não se pode deixar de enfatizar que a ética e a responsabilidade social fazem parte do macroambiente, mas estão presentes também nos microambientes. Estas análises dos ambientes auxiliam o profissional de marketing a desenvolver suas estratégias de trabalho, garantindo o retorno de seus investimentos, gerando lucro para a empresa e respeitando os princípios da responsabilidade social, junto às comunidades e meio ambiente. Percebe-se claramente que as atividades de marketing devem ser desempenhadas com base em uma filosofia bem fundamentada, através de um marketing eficiente, eficaz e responsável MACROAMBIENTE Monitoramento das 6 grandes forças do planeta: Dentro do quadro global rapidamente mutante, a empresa deve monitorar seis grandes forças, a saber: demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais Ambiente Demográfico É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, idade, sexo, raça, ocupação. Ex. O índice de crescimento populacional dos países do terceiro mundo é o triplo daquele dos países industrializados. Ambiente demográfico = população (Porque as pessoas representam o mercado).

3 -Crescimento explosivo da população mundial. Janeiro 2007 = 6,6 bilhões de pessoas - Taxa anual de crescimento: 1,7% ao ano. - Brasil 2007 População: pessoas. População residente em área urbana: 84,2% (base 2005) Taxa média de crescimento populacional: 1,41% (base 2006) -Composto etário da população determina as necessidades. A população pode ser subdividida em 6 grupos: 1- pré-escolares 2- criança em idade escolar 3- adolescentes 4- adulto jovem 25 a 40 anos 5- adultos meia idade 40 a adultos mais velhos-acima de 65 -Mercados Étnicos. Cada grupo populacional tem certos desejos e hábitos de compra específicos. -Grupos Educacionais. As nações, cada vez mais, estão percebendo que a saúde definitiva de uma nação não se baseia somente em seus recursos naturais, mas nos recursos humanos. -Padrões de Moradia. Cada grupo tem um conjunto distinto de necessidades e hábitos de compra. (Família, Jovens, Solteiros, Separados, Casados, etc). -Mudanças Geográficas da População. Ex. Migrações das áreas rurais para a cidade, etc. -Mudança de um mercado de massa para micro-mercados. Micro-mercados diferenciados por idade, sexo, antecedentes étnicos, educação, localização geográfica, estilo de vida, etc Ambiente Econômico Mercados exigem poder de compra, além de pessoas. O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de crédito Ambiente Natural

4 Inclui recursos naturais que os profissionais de Marketing usam como insumos ou que são afetados pelas atividades de Marketing: - Aumento custo energia - Aumento da poluição, a deterioração do ambiente está preste a se tornar um dos principais assuntos enfrentados pelas empresas. -Escassez de matéria-prima -Mudança do papel do governo em relação à proteção ambiental - Intervenção governamental na Administração de recursos. Grupos ambientalistas de pressão começam a exercer um profundo impacto sobre as empresas Ambiente Tecnológico Novas tecnologias são sinônimos de novos mercados e oportunidades. Ele é, talvez, a força mais significativa que atualmente molda o nosso destino. Conforme a tecnologia avança, ela possibilita e capacita as empresas a desenvolver novos produtos e a desenvolver novos mercados. As empresas devem estar atentas as tendências tecnológicas. -Aceleração do passo da mudança tecnológica -Oportunidades ilimitadas de inovação -Variação dos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento -Crescimento da legislação sobre as mudanças tecnológicas Ambiente Político/Legal Composto por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão. -Quantidade substancial de legislação afetando as empresas -Crescimento de grupos de interesse público É constituído de leis que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Regras e regulamentações do governo. Os mercados são cheios de regras. Exemplos: - Ato de proteção à criança 1966 Proíbe as vendas de brinquedos perigosos. - Ato de educação e rotulagem 1990 Proíbe afirmações exageradas de benefícios à saúde e exige que todos alimentos processados forneçam informações nutricionais Ambiente Cultural A sociedade em que as pessoas nascem molda suas crenças, valores e normas básicas. Principais características e tendências culturais. -Valores culturais básicos tem alta persistência.

5 -Cada cultura consiste de sub-culturas. -Valores culturais secundários operam mudanças ao longo tempo. Os principais valores culturais de uma sociedade são expressos nas concepções das pessoas consigo mesma, com os outros, com a sociedade, a natureza e o cosmo. Exemplo: Os profissionais de marketing devem considerar as mudanças de papéis das mulheres tanto na comercialização dos seus produtos como no acesso aos mercadosalvo MICROANBIENTE Ambiente Competitivo Cada alternativa que o cliente pode considerar um substituto de seu produto é um competidor para você. Seu produto pode enfrentar 3 tipos de competições: Competição de outras marcas; Competição de produtos substitutos Competição pela atenção e dinheiro do consumidor. Lembre-se: a competição é mais intensa porque os clientes de hoje são melhores e fornecem mais informações do que nunca. Slide 2-10 Figura 2.5 Tipos de Forças Competitivas Ameaça a de novos ingressantes Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade entre concorrentes existentes Poder de barganha dos compradores Fonte: Adaptado com autorização de Michael F. Porter, Industry structure and competitive strategy: keys to produtivity, in Financial Analysts Journal, julho-agosto de Copyright 1980, The Financial Analysts Federation, Charlottesville, VA. Todos os direitos reservados. Ameaça a de produtos substitutos Uma coisa é discernir as oportunidades atraentes do ambiente, outra é possuir as competências necessárias para aproveitar bem essas oportunidades. Periodicamente, é necessário avaliar as forças e fraquezas de cada negócio.

6 Produção (variável controlável) Identificar se a empresa possui capacidade instalada para atender novas demandas externas; Se detém um processo de manufatura flexível que lhe permita aumentar a variedade de produtos e fazer mudanças freqüentes nos programas de produção; Possui um produto de qualidade para vencer a batalha competitiva dos mercados Recursos Humanos (variável controlável) Sua organização não pode encantar clientes se os funcionários não estão entusiasmados com o que fazem. Frederick Smith: Descobrimos há muito tempo que a satisfação dos clientes realmente começa com a satisfação do funcionário (FEDEX) Grau de experiência, conhecimento e competência Nível de qualificação da mão-de-obra Satisfação interna Questionamentos: Existe talento organizacional capaz de desenvolver um marketing mix competitivo? Como as organizações podem mostrar aos seus funcionários que o seu trabalho é importante? Financeira (variável controlável) Dispõe de capital para superar eventuais barreiras de entrada nos mercados externos? Possui capital disponível para investir em pessoal, máquinas, propaganda, pesquisa e desenvolvimento? Marketing (variável controlável) Como está o seu produto? A sua distribuição e pontos de venda? Como está a comunicação da empresa? E o preço, que estratégia está sedo usada? Você conhece seu cliente? O que faz por ele? Fornecedores: eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços? Intermediários: revendedores, empresas de distribuição, atacadistas e varejistas, servem como canais de distribuição.

7 Clientes: mercados consumidores, mercados industriais, mercados revendedores, mercados governamentais, mercados internacionais Concorrentes: os profissionais de Marketing devem alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores Públicos: financeiros, governamentais, imprensa, interesses locais, geral, interno. Slide 2-1 Análise Ambiental Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Oportunidade Indústria de computadores Declínio Indústria de máquinas de escrever Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa) Indústria de Segurança Residencial Lazer fora de casa A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. As empresas excelentes possuem uma visão de fora para dentro de seus negócios. O ambiente de Marketing está constantemente oferecendo novas oportunidades e apresentando novas ameaças. É importante conhecer a importância vital do monitoramento a da adaptação contínua às mudanças ambientais. Necessidades não atendidas sempre existem. Essas necessidades se transformam em oportunidades que podem ser identificadas pelas tendências. Tendência é uma direção ou seqüência de eventos que ocorrem em algum momento e promete durabilidade. Megatendências de John Naisbitt: 1) Sociedade industrial x Sociedade da Informação 2) Tecnologia forçada x High tech/ Higt touch

8 3) Economia Nacional x Economia Mundial 4) Curto prazo x Longo prazo 5) Centralização x Descentralização 6) Ajuda institucional x Auto-ajuda 7) Democracia representativa x Democracia participativa 8) Hierarquia x Redes 9) Norte x Sul (movimento migratório nos Estados Unidos) 10) Duas opções x Multiplas opções Analise das tendências do mercado: (conforme John Naisbit, Livro Megatendências 2000). 1) Crescimento marcante da economia global dos anos 90. 2) Renascimento das artes. 3) Surgimento do socialismo de mercado livre. 4) Estilos de vida globais e nacionalismo cultural. 5) Privatização do Sistema 6) Ascensão dos países da costa do pacífico. 7) Década das mulheres na liderança. 8) Era da biologia. 9) Renovação religiosa do novo milênio. 10)Triunfo do indivíduo. Faith Popcorn aponta dez tendências econômicas: 1) Retorno as origens 2) Encasulamento 3) Retardamento do envelhecimento 4) Egotismo (individualizar-se) 5) Fuga da rotina 6) 99 vidas (multi-papéis) 7) SOS Guardiões da Sociedade (ambiente, educação e ética) 8) Busca de pequenas indulgências 9) Manter-se vivo 10) O consumidor vigilante.

9 Exercício. O que você vai analisar na sua empresa? Análise do ambiente de marketing MACROAMBIENTE Demográfico Econômico Ecológico (Natural) Tecnológico Político Cultural MICROAMBIENTE Mercados Clientes Concorrentes Intermediários Fornecedores Serviços Externos de MKT Públicos Produtos Preço Distribuição Propaganda, Promoções de Vendas/Institucionais e Quais os principais fatos e tendências demográficas que apresentam oportunidades ou ameaças à empresa? Como a empresa tem reagido a eles? Quais são as tendências de renda, preços, poupança, juros, inflação e crédito no futuro. Como a empresa tem reagido? Qual é a perspectiva de custo e de disponibilidade dos recursos naturais e energéticos necessitados pela empresa? Qual tem sido a política da empresa quanto ao meio ambiente? Que mudanças estão acontecendo? Perspectivas? Política de P&D? Quais os bens substitutos dos seus produtos? Novas leis / legislação sendo propostas? Qual o panorama político municipal, estadual e federal? Qual o panorama político de países que influenciam o ambiente externo? Que mudanças no estilo de vida e valores do cliente tem influído na empresa? Quais as perspectivas? Tamanho, crescimento, distribuição geográfica dos mercados? Quais são os principais segmentos? Como os clientes atuais e potenciais avaliam a empresa e seus concorrentes a respeito da reputação, qualidade dos produtos, serviços, força de vendas, preço e distribuição? Quem são? Quais os seus objetivos / estratégias / forças e fraquezas / tamanho e participação de mercado. Quais são os principais canais de distribuição? Impacto do webmarketing? Perspectivas de disponibilidade dos recursos-chave usados na produção? Tendências de padrão de vendas? Perspectivas de serviços de transporte, armazenagem, recursos financeiros, agências de publicidade e pesquisa de marketing? Quais as ameaças e oportunidades? Análise das funções de marketing Quais são os objetivos da linha de produtos? Estão bem fundamentados? Deve ser expandida ou reduzida? Que produtos devem ser acrescidos? Quais devem ser eliminados? Qual é o conhecimento e atitudes dos compradores sobre a qualidade, características, estilos marcas etc dos produtos da empresa e dos concorrentes? Que áreas da estratégia de produto necessitam de melhorias? Quais são os objetivos, as políticas, estratégias e procedimentos de preços? Em que amplitude o estabelecimento de preços se baseia em critérios de custo, demanda e concorrência? Os clientes vêem os preços da empresa como se estivessem de acordo com o valor de sua oferta? A administração tem conhecimento de economia (elasticidade de preços e demanda)? Quais são os objetivos e estratégias? Existe cobertura adequada de mercado e de serviços? O impacto dos novos canais de distribuição? Quais são os objetivos e estratégias? Estão bem fundamentados? O gasto em propaganda está sendo adequado? Tipos de mensagem,

10 Relações Públicas. veículos, equipe interna. O que os clientes acham da propaganda?

11 Bibliografia: CHURCHILL Jr., Gilbert A. e PETER, J. Paul. MARKETING - criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, KOTLER, Philip e KELLER, Kevin. Administração de Marketing - 12a Edição. São Paulo: Prentice Hall, KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas NAISBIT, John. Megatrends. New York, Warner Books Inc., 1982 POPCORN, Faith. O Relatório Popcorn. Rio de Janeiro: Campus

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico Analise do ambiente AULA 2 ASSUNTO: Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar

Leia mais

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar O Ambiente Organizacional O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que lhe influencia, o funcionamento. Tipos de Ambiente Basicamente, há três subambientes que compõem

Leia mais

Ambiente de Marketing

Ambiente de Marketing Ambiente de Marketing Mercado: Mercado deve ser definido com base na existência de uma necessidade; Se não há necessidade, não há mercado; Condições básicas para que exista um mercado: Que o consumidor

Leia mais

Ambiente de Marketing

Ambiente de Marketing UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Ambiente de Marketing Ambiente de Marketing O ambiente de marketing de uma empresa consiste em atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração

Leia mais

Estudo do Ambiente Mercadológico

Estudo do Ambiente Mercadológico Gestão de Marketing Estudo do Ambiente Mercadológico Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Estudo do Ambiente

Leia mais

Estudo do Ambiente Mercadológico

Estudo do Ambiente Mercadológico Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Estudo do Ambiente Mercadológico MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra

Leia mais

MICROAMBIENTE MICROAMBIENTE

MICROAMBIENTE MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS FORNECEDORES CONSUMIDORES CONCORRÊNCIA PÚBLICOS INTERMEDIÁRIOS EMPRESA TENDÊNCIAS IMPACTOS Forças microambientais, são mais próximas, tangíveis, e sensíveis ao desenvolvimento e

Leia mais

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 02 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 02 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Gestão da Qualidade Aula 02 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves Qualidade AMBIENTE ORGANIZACIONAL AMBIENTE ORGANIZACIONAL Qualidade Mercados definido como o conjunto de agentes

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira.

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Gestão Estratégica Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Consolidando aprendizagem NEGÓCIO MISSÃO VISÃO VALORES PROJETO REAL: GESTÃO ESTRATÉGIA EMPRESA

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 O AMBIENTE DE MARKETING O MICROAMBIENTE DA EMPRESA A tarefa da Administração de Marketing: construir relacionamento com clientes

Leia mais

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo

Leia mais

Capítulo 3. O Ambiente de Marketing

Capítulo 3. O Ambiente de Marketing Capítulo 3 O Ambiente de Marketing 1 Ambiente de Marketing Ambiente de marketing é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade de administração de marketing e desenvolver

Leia mais

MICRO AMBIENTE CONCORRENTE A. Administração Mercadológica I. Forças tecnológicas. Forças naturais. Empresa

MICRO AMBIENTE CONCORRENTE A. Administração Mercadológica I. Forças tecnológicas. Forças naturais. Empresa de Marketing Parte 02 Micro e Macro Os profissionais precisam praticar a administração de relacionamento de parceria. Eles devem trabalhar em estreito contato com parceiros de outros departamentos da empresa

Leia mais

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 2013 Marketing Básico Profª Rosicler Bettarelli Robettar@yahoo.com.br Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 Origem da palavra: Marketing s.m. (pal. ingl.) Economia. Estudo das

Leia mais

O Papel do Macroambiente

O Papel do Macroambiente O Papel do Macroambiente Ambiente Político e Legal Competidores Potenciais Ambiente Tecnológico Poder dos Fornecedores Rivalidade entre os os Competidores Poder dos Compradores Ambiente Demográfico Ambiente

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA Curso: Administração Professor: Denilton Macário de Paula Disciplina: Administração Mercadológica I PLANO DE ENSINO Período: 4º C/D/E Ano/Semestre: 2008/2 Carga Horária:

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Ambiente de Marketing Parte 01 O Marketing facilita a produção e o consumo DISCREPÂNCIAS DE QUANTIDADE: Os produtores preferem fabricar e vender em grandes quantidades. Os consumidores preferem comprar

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I AVALIAÇÃO 01/10/2012 AVALIAÇÃO Testes pós-veiculação: 1. DART Day after recall test grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. 2. Grupo de Controle de

Leia mais

AMBIENTE COMPETITIVO

AMBIENTE COMPETITIVO Objetivo AMBIENTE COMPETITIVO Entender como as forças ambientais influenciam a competitividade das empresas. Ser capaz de analisar o ambiente competitivo e formular estratégias empresariais Sumário Ambiente

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição Universidade Cruzeiro do Sul Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição 2010 0 A Intenção Estratégica consiste na alavancagem dos recursos internos, capacidades e competências essenciais

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS Disciplinas: 254CD-04 Projeto de Negócios (TCC I - Via Empreendedora/240h) 254PN-04 Plano de Negócios (TCC II - Via Empreendedora/240h)

Leia mais

Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon

Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Implantação do planejamento Estratégico Declaração de Valores cria um diferencial competitivo

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Conteúdo Único Por: Marcopolo Marinho

Conteúdo Único Por: Marcopolo Marinho Conteúdo Único Por: Marcopolo Marinho Aula 02 Terias da Administração Aula 02 e 03 Mkt: FACULDADE DOS GUARARAPES ATIVIDADES DISCENTES EFETIVAS Aula 01 Teorias da Administração (Relembrando) Entregar no

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira.

Gestão Estratégica. Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Gestão Estratégica Aula 3 Diagnóstico Estratégico Externo Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br OBJETIVO DO CURSO Desenvolver o processo reflexivo sobre Gestão Estratégica em organizações.

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 5 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Leitura INDISPENSÁVEL para Próxima Aula MODELO ADAPTADO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À MICROEMPRESAS:

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO ESPECIALISTA NOELIA DUERA

PESQUISA DE MERCADO ESPECIALISTA NOELIA DUERA PESQUISA DE MERCADO ESPECIALISTA NOELIA DUERA UNIVERSO MERCADO PÚBLICO- ALVO AMOSTRA POPULAÇÃO TOTAL COMPRADORES REAIS PÚBLICO ESPECÍFICO PARTE DO PÚBLICO REPRESENTAÇÃO DEFININDO MERCADO É O GRUPO DE COMPRADORES

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

EMPREENDEDORISMO X RISCOS

EMPREENDEDORISMO X RISCOS EMPREENDEDORISMO X RISCOS Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo x riscos / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 38 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADE323 Administração Mercadológica para Administradores II Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba

Programa Analítico de Disciplina ADE323 Administração Mercadológica para Administradores II Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 1 Carga horária semanal 4 0 4 Períodos - oferecimento: Carga

Leia mais

( Alice no País da Maravilhas - Lewis Carrol)

( Alice no País da Maravilhas - Lewis Carrol) ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Daciane de Oliveira Silva Referências: Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Livro na xerox) O processo da estratégia: Mintzeberg et. al (capítulo na xerox) - Pode dizer-me que

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais O que é marketing? Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá dinheiro pra empresa Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá

Leia mais

ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL (INTERNO E EXTERNO)

ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL (INTERNO E EXTERNO) ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL (INTERNO E EXTERNO) AMBIENTE ORGANIZACIONAL É o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar o progresso obtido por meio da realização

Leia mais

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula-06 A aula 6/16 tem como objetivo apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Mecanismos de segmentação de mercados. 2) Processo de identificação

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

Prof.º Marcelo Mora

Prof.º Marcelo Mora ANÁLISE DAS 5 FORÇAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA Análise Estrutural da Indústria ENTRANTES POTENCIAIS Ameaças de novos entrantes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES Concorrentes na Indústria

Leia mais

Administração Interdisciplinar Professora Bruna Panzarini

Administração Interdisciplinar Professora Bruna Panzarini Administração Interdisciplinar Professora Bruna Panzarini Ação Gerencial Quais são os fatores que realmente influenciam o desempenho de uma organização? Visão onipotente da administração - Perspectiva

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Livro na xerox) Cap 4 do livro -O processo da estratégia: Mintzeberg et. al (capítulo na xerox) ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Daciane de Oliveira Silva

Leia mais

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Aula Mercado para as MPE s Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Mercado e Composição de Preços Estudo de Mercado 2 2 Estudo de Mercado O Estudo de Mercado é uma ferramenta para auxiliar na tomada de

Leia mais

Capítulo 2. Entendendo o mundo dos negócios

Capítulo 2. Entendendo o mundo dos negócios O QUE É UM NEGÓCIO? Negócio é um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir bens e serviços, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo esforço. Todo

Leia mais

Professor: Sergio Enabe. 2o. Semestre Estratégia

Professor: Sergio Enabe. 2o. Semestre Estratégia INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: Administração SÉRIE: 6º/5º semestres TURNO: Diurno/ Noturno DISCIPLINA: Planejamento Operacional: RH e Finanças Professor: Sergio Enabe Estratégia 2o.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

Vantagem competitiva e Sistemas de Informação

Vantagem competitiva e Sistemas de Informação Vantagem competitiva e Sistemas de Informação VANTAGEM COMPETITIVA GESTÃO DA INFORMAÇÃO Qual o valor da informação para uma organização? Quais os objetivos de uma organização? O que pode mudar em uma organização

Leia mais

Manual de Ecodesign InEDIC

Manual de Ecodesign InEDIC Manual de Ecodesign InEDIC Ferramenta 4: A ferramenta da análise do mercado fornece uma abordagem prática aos conceitos teóricos explicados no capítulo 5. Com o objetivo de determinar o potencial do mercado

Leia mais

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas Atingir objetivos vários caminhos estratégias UNI 2 UNI 1 UNI 3 UNI N ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS FUNDAMENTOS Fundamentos Análise das questões críticas Estratégias

Leia mais

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada Introdução Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança Adotar uma ESTRATÉGIA Criar vantagem competitiva sustentada Elemento unificador que dá coerência e direcção às decisões individuais da empresa Introdução

Leia mais

Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes

Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes Posicionamento estratégico Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula 11 A aula 11/16 tem como objetivos apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Posicionamento estratégico - Liderança no custo total

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

AULA 3 ADMINISTRAÇÃO

AULA 3 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 3 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Introduzir o conceitos

Leia mais

Formulação da Estratégia

Formulação da Estratégia Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Formulação da Estratégia Agenda: Formulação de Estratégias Organizacionais Alternativas

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas

Leia mais

Pós Finanças e Controladoria Aula 02. Profa. Ms. Aline Castro

Pós Finanças e Controladoria Aula 02. Profa. Ms. Aline Castro Pós Finanças e Controladoria Aula 02 Profa. Ms. Aline Castro O ambiente estratégico: análise do ambiente competitivo O que vamos aprender? A importância de analisar e entender o macroambiente da empresa

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Introdução ao Marketing. Profa. Marta Fleming

Introdução ao Marketing. Profa. Marta Fleming Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming Aula 3 Ambiente de Marketing Análise da Concorrência O Sistema de Marketing MICROAMBIENTE FORNECE- DORES EMPRESA CANAIS CLIENTES Ambiente Social! Características

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf Fundamentos do Marketing Prof. Ms. Marilia G. Graf Vários Conceitos Marketing e o processo social e gerencial pelo qual o indivíduo ou grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam ou desejam através da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Reunião 8. O Plano de Marketing

Reunião 8. O Plano de Marketing Reunião 8 O Plano de Marketing Pauta O que é Marketing? O que é um plano de marketing? Como construir um plano de marketing? Marketing O marketing é o processo que busca identificar, quantificar e satisfazer

Leia mais

Empreendedorismo e Plano de Negócios. Prof. Msc. Raul Benites Paradeda Introdução a Empreendedorismo

Empreendedorismo e Plano de Negócios. Prof. Msc. Raul Benites Paradeda Introdução a Empreendedorismo Empreendedorismo e Plano de Negócios Prof. Msc. Raul Benites Paradeda Introdução a Empreendedorismo Introdução Existem algumas diferenças entre os conceito de Organização e Empresa, qual a diferença entre

Leia mais

Ambiente das organizações

Ambiente das organizações Ambiente das organizações 1 2 FATORES AMBIENTAIS CENTRAL DE COOPERATIVAS APÍCOLAS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIROS O QUE É A CASA APIS? Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro; Fundada em 2005,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Análise SWOT Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Albert Humphrey testou essa metodologia entre os anos de 1960 e 1970 Strenghts - Pontos Fortes Weaknesses - Pontos

Leia mais

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite

Leia mais

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes CONTEÚDOS Unidade 1 Introdução ao Comportamento do Consumidor Unidade 2 Comportamento de Compra do Consumidor Unidade

Leia mais

Calendário/Metodologia

Calendário/Metodologia Disciplina: GEVR Gestão Estratégica de Vendas e Relacionamentos Professor: Suzuki rafaelminamisuzuki@gmail.com Calendário/Metodologia Avaliações (*datas prováveis): 1ª avaliação 6 de abril 30 pontos 2ª

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Necessidades Gerenciais. Elementos de um Plano Estratégico. Razões (Necessidades) para a Gestão Estratégica

Necessidades Gerenciais. Elementos de um Plano Estratégico. Razões (Necessidades) para a Gestão Estratégica Razões (Necessidades) para a Gestão Estratégica Necessidades Gerenciais Uma identidade própria consensada e divulgada Um sistema de informações sobre o meio ambiente Um sistema responsável por decisões

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico SWOT Porter Roberto César 1 17:09 Análise SWOT Esta análise mostra a situação de uma empresa em um determinado momento, ela é feita de forma integrada levando em consideração os

Leia mais

Historicamente, há muita contradição sobre a origem da análise S. W. O. T. Alguns

Historicamente, há muita contradição sobre a origem da análise S. W. O. T. Alguns Historicamente, há muita contradição sobre a origem da análise S. W. O. T. Alguns asseguram que foi desenvolvida por Albert Humphrey da Universidade de STANFORD, entre a década de 60 a 70. Outros autores

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Fundamentos de Mercadologia Código: ADM Professor: Prof. Dr. Anderson Soncini Pelissari.

PROGRAMA. Disciplina: Fundamentos de Mercadologia Código: ADM Professor: Prof. Dr. Anderson Soncini Pelissari. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Marketing Estratégico no Varejo de Alimentos

Marketing Estratégico no Varejo de Alimentos Marketing Estratégico no Varejo de Alimentos Prof. Hermes Moretti Ribeiro da Silva Facebook: Hermes Moretti E-mail: hermes.silva@usp.br 14/06/2016 O que é Varejo? Varejo consiste em todas as atividades

Leia mais

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING A HISTÓRIA DO MARKETING MARKETING? Conceitos de marketing Definição Social Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

A empresa e o seu ambiente

A empresa e o seu ambiente A empresa e o seu ambiente 1. Noção de empresa A) EMPRESA VS ORGANIZAÇÃO (A. SOUSA, 1994) Perspectiva 1 (externa): Inserção da organização no meio socioeconómico «Entidades que surgem para operar tecnologias

Leia mais

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Forças Competitivas Toda empresa está inserida num ambiente composto por um conjunto de forças competitivas que determinam o

Leia mais

Análise Estratégica. Fontes: PORTER, TAVARES, 2000.

Análise Estratégica. Fontes: PORTER, TAVARES, 2000. Análise Estratégica Fontes: PORTER, 1998. TAVARES, 2000. 1. Análise Macroambiental Deve ser orientada pela definição do negócio, visão e missão para análise mais focada. Pode mostrar inadequação do negócio,

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva Capítulo 7 Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva 1 Etapas na Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado (Fig. 7.1) Segmentação de mercado 1.

Leia mais

S A R A Z I M M E R M A N N

S A R A Z I M M E R M A N N Sara Martins Vieira Zimmermann NUSP 10119237 ESALQ USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ADM4012 Tópicos Especiais em Agronegócios e Organizações Aula 03 Professor Hermes Moretti Ribeiro da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Turmas: Marketing, Tecnologia Da Informação e Gestão Ambiental Prof. Milton Farina Segundo Semestre Aula do dia 31/08/2010 Livro: Administração de Marketing -Kotler/ Keller

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MARKETING Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MARKETING Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular MARKETING Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular MARKETING (L0115)

Leia mais

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIA COMPETITVA É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Estratégias Competitivas de Porter Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Estratégias Competitivas de Porter Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Segundo Porter, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é "manipulado" por cinco forças

Leia mais

Aula 3- Forças Competitivas

Aula 3- Forças Competitivas Aula 3- Forças Competitivas Professora Bruna Panzarini Michael Porter Autor de teorias e de livros sobre estratégias e competitividade, Michael Eugene Porter nasceu em Michigan em 1947. Professor na Harvard

Leia mais

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves No que devemos pensar antes de estabelecermos qualquer nível de desempenho para uma organização? Uma clara

Leia mais

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação Os papéis estratégicos dos Parte 3 Aula 6 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Introdução aos sistemas de informação Os podem alterar a forma como as organizações competem em seus mercados,

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Segmentação de mercado Capítulos 8 Luciano Mendes Entendendo o Valor no Processo Gerencial de Marketing Fonte: Kotler e Keller (2012) 2 Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

Leia mais