MOVIMENTOS SOL TERRA LUA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOVIMENTOS SOL TERRA LUA"

Transcrição

1 MOVIMENTOS SOL TERRA LUA CONSIDERAÇÕES INICIAIS Para entender melhor o que você vai estudar, tenha sempre em mente as seguintes ideias: No período de 24h podemos considerar que Sol, Terra e Lua praticamente não têm translação. O movimento mais significativo nesse período é a rotação da Terra, vamos considerar que Sol e Lua estão parados. Do nosso ponto de vista, o Sol se move 360 o em 24h, enquanto a Lua se move 372 o. Esse adiantamento ocorre devido à combinação entre os movimentos de rotação da Terra e translação da Lua, que acontecem no mesmo sentido. Logo, a cada 24h o Sol estará na mesma posição aparente, enquanto a Lua estará atrasada cerca de 50 min. Embora haja diferenças entre os planos do equador terrestre, da órbita de translação da Terra ao redor do Sol e da órbita de translação da Lua ao redor da Terra, tais planos são próximos. A órbita da Lua ao redor da Terra e a órbita aparente do Sol são aproximadamente equatoriais. A diferença entre os planos citados chegam a atingir, no máximo, cerca de 28 o.

2 FASES DA LUA A face iluminada da Lua é a que está voltada para o Sol. A fase da Lua representa o quanto dessa face está voltada para a Terra. O ciclo completo da Lua dura cerca de 29,5 dias. Durante metade desse ciclo a porção visível da Terra aumenta (Lua crescente) e durante a outra metade ela diminui (Lua minguante). Tradicionalmente apenas as quatro fases mais características recebiam nome, porém a porção iluminada visível da Terra varia de dia para dia. Hoje, os astrônomos definem a fase da Lua em termos do número de dias decorridos a partir da Lua nova (de 0 a 29,5) e em termos da fração iluminada da face visível (de 0 a 100 %).

3 As quatro fases principais são: NOVA QUARTO CRESCENTE CHEIA QUARTO MINGUANTE

4

5 LUA NOVA A face iluminada não pode ser vista da Terra. A Lua está na mesma direção do Sol e, portanto, está no céu durante o dia claro. A Lua nasce 6 h e se põe 18 h. QUARTO CRESCENTE Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério Sul, a forma da Lua lembra a letra C. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90 o. A Lua nasce meio-dia e se põe meia-noite. A Lua está a leste do Sol, que ilumina seu lado oeste.

6 LUA CHEIA Toda a face iluminada da Lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180 o, ou 12 h. A Lua nasce 18 h e se põe 6 h. QUARTO MINGUANTE Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério Sul, a forma da Lua lembra a letra D. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90 o. A Lua nasce meia-noite e se põe meio-dia. A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste.

7 Mês (ou período) lunar (ou sinódico): intervalo de tempo entre duas fases iguais e consecutivas (lunação). Dura cerca de 29d 13h. Mês (ou período) sideral: tempo necessário para a Lua completar um volta em torno da Terra, em relação às estrelas distantes. Dura cerca de 27d 8h.

8

9 Vídeos interessantes Embora sejam em inglês, os vídeos seguintes são interessantes e de fácil compreensão. A tradução automática pode ajudar um pouco. Vídeo 1: Vídeo 2:

10 EXEMPLO 1 (Enem) Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível. A figura representa as fases da lua no período proposto. Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias a) 08 e 09 de setembro. b) 15 e 16 de setembro. c) 22 e 23 de setembro. d) 29 e 30 de setembro. e) 06 e 07 de outubro.

11 EXEMPLO 2 (Enem) No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horários intermediários. Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de a) meia-noite. b) três horas da madrugada. c) nove horas da manhã. d) meio-dia. e) seis horas da tarde.

12 EXEMPLO 3 (Cesgranrio) Às 18h, uma pessoa olha para o céu e observa que metade da Lua está iluminada pelo Sol. Não se tratando de um eclipse da Lua, então é correto afirmar que a fase da Lua, nesse momento: a) só pode ser quarto crescente b) só pode ser quarto minguante c) só pode ser lua cheia. d) só pode ser lua nova. e) pode ser quarto crescente ou quarto minguante.

13 ECLIPSES Ocorrem devido às sombras produzidas pelo eventual alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol pode ocorrer um eclipse solar. Quando a Terra está entre a Lua e o Sol pode ocorrer um eclipse lunar. A cada 18 anos e 11,3 dias, os eclipses ocorrem novamente na mesma ordem, mas não serão, necessariamente, visíveis da mesma forma e nem nos mesmos lugares da Terra. Esse período é chamado período de Saros. Durante esse período ocorrem 41 eclipses solares e 29 eclipses lunares.

14 POR QUE NÃO OCORRE UM ECLIPSE SOLAR E UM ECLIPSE LUNAR POR MÊS?

15

16

17 ECLIPSE SOLAR

18 ECLIPSES SOLARES

19 ECLIPSE SOLAR (foto de satélite)

20 ECLIPSE SOLAR (visto da Terra)

21 ECLIPSE LUNAR

22 ECLIPSES LUNARES

23 ECLIPSE LUNAR (visto da Terra sequência de fotos)

24 Durante um eclipse lunar, todos os habitantes da Terra que puderem ver a Lua poderão presenciá-lo, o que corresponde a cerca de 1/3 da área da superfície da Terra. A visibilidade do eclipse solar total (e do anular) é bem menor, cerca de 200 km de largura na direção norte-sul e alguns milhares de km de extensão. Já a região de visibilidade do eclipse solar parcial chega a 5000 km de largura norte-sul. A duração de um eclipse solar total (e do anular) é cerca de 7min 30s. O tempo total do eclipse, desde quando a Terra começa a entrar na região de penumbra até sair totalmente dela é cerca de 6h 15 min. A duração de um eclipse lunar total pode chegar a 1h 45min. Já a duração total do eclipse pode chegar a 6h 20 min.

25 Vídeos interessantes Vídeo 3 em português. O vídeo 4, em inglês, é mais longo e sua compreensão é mais difícil. As imagens, porém, compensam o esforço e ajudam no entendimento. A tradução automática também pode ajudar. Vídeo 3: Vídeo 4:

26 EXEMPLO 4 (Enem) A figura a seguir mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. Três dessas fotografias estão reproduzidas. As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: a) III, V e II. b) II, III e V. c) II, IV e III. d) I, II e III. e) I, II e V.

27 EXEMPLO 5 A figura 1 ilustra o fenômeno do eclipse da Lua. No transcorrer do eclipse, a Lua passa por regiões totalmente iluminadas, parcialmente iluminadas e sem iluminação. Durante o fenômeno, um estudante de astronomia fotografou a Lua e, ao revelar suas fotografias, obteve o esquema da figura 2. Depois, numerou três fotografias no esquema da figura 2 e buscou relacioná-las com as posições A, B, C, D e E, mostradas na figura 1. A relação correta que encontrou foi a da alternativa a) 1-A, 2-B, 3-C. b) 1-C, 2-E, 3-B. c) 1-C, 2-B, 3-A. d) 1-E, 2-B, 3-A. e) 1-B, 2-E, 3-D.

28 GABARITO 1-D 2-E 3-A 4-A 5-B

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense Curso de Formação continuada em Astronomia Para professores de Educação Básica Prof. Dr. Tibério Borges Vale Projeto de Extensão O uso da Astronomia como elemento didático

Leia mais

Movimentos e fases da Lua Eclipses. Matheus Francioni Kuhn

Movimentos e fases da Lua Eclipses. Matheus Francioni Kuhn Movimentos e fases da Lua Eclipses Matheus Francioni Kuhn Índice Lua Características Fases Mês lunar e sideral Dia lunar Rotação Eclipses História Sombras Eclipse solar Eclipse lunar Temporadas de eclipses

Leia mais

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Hipertexto: http://www.astro.if.ufrgs.br Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar

Leia mais

Lua: fases da Lua, marés e eclipses

Lua: fases da Lua, marés e eclipses Lua: fases da Lua, marés e eclipses As Fases da Lua: Á medida que a Lua vai 'viajando' ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases. Pelo contrário de que muitos pensam, a Lua não

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Departamento de Ciências Naturais e Exatas Físico-química 7.º ano ANO LETIVO~ 2017/2018 FICHA DE REVISÕES Movimentos da Terra / A Lua / Eclipses NOME: N.º TURMA DATA

Leia mais

Observe como a Lua muda de aspecto durante o mês: ora ela parece maior, ora menor.

Observe como a Lua muda de aspecto durante o mês: ora ela parece maior, ora menor. Larry Landolfi/Photo Researches, Inc./Latinstock Observe como a Lua muda de aspecto durante o mês: ora ela parece maior, ora menor. O que faz com que a Lua mude de aparência no céu? Por que enquanto é

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Sistema esférico de coordenadas geográficas Sistemas de coordenadas celestes Movimento diurno dos astros Movimento anual do sol

Leia mais

Introdução. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses

Introdução. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses Aula 4: Fases da Lua e Eclipses Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho & Alexei Machado Müller, As duas figuras são fotografias da Lua cheia tiradas em lugares do hemisfério sul

Leia mais

d)cheia 10. Existe relação entre umbra,penumbra,eclipse e sombra?

d)cheia 10. Existe relação entre umbra,penumbra,eclipse e sombra? 1ª aula : Questões 1. Por quê não acontece eclipse em todo lugar no Brasil na mesma hora? 2. O que é umbra? 3. O que é penumbra? 4. O que é sombra? 5. O que é eclipse? 6. Qual a diferença entre eclipse

Leia mais

A Lua, satélite natural da Terra. Roberto Ortiz EACH/USP

A Lua, satélite natural da Terra. Roberto Ortiz EACH/USP A Lua, satélite natural da Terra Roberto Ortiz EACH/USP A Lua, em números Distância média à Terra (centro a centro): 384 mil km = 30 x diâmetro terrestre Perigeu: menor distância à Terra = 363 mil km Apogeu:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer

Leia mais

Movimentos e fases da Lua

Movimentos e fases da Lua Movimentos e fases da Fases da Nova Quarto Crescente Cheia Quarto Minguante Nova Nova Crescente Cheia Minguante Crescente Minguante Lunação ou Mês Sinódico 29,530589 dias ~ 29 d 12 h 44 m 03 s O período

Leia mais

Movimento da Lua e eclipses

Movimento da Lua e eclipses A Lua vista da Terra Fases da Lua Órbita da Lua Eclipses Movimento da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido. AGA 210

Leia mais

Movimentos e fases da Lua

Movimentos e fases da Lua Movimentos e fases da Fases da Nova Quarto Crescente Cheia Quarto Minguante Nova Nova Crescente Cheia Minguante Crescente Minguante Lunação ou Mês Sinódico 29,530589 dias ~ 29 d 12 h 44 m 03 s O período

Leia mais

Introdução. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses. Prezados alunos, em nossa quarta aula, vamos tratar da Lua, suas fases e dos eclipses lunares e solares.

Introdução. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses. Prezados alunos, em nossa quarta aula, vamos tratar da Lua, suas fases e dos eclipses lunares e solares. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses Área 1, Aula 4 Alexei Machado Müller, Maria de Fátima Oliveira Saraiva & Kepler de Souza Oliveira Filho Introdução Foto da Lua durante o eclipes lunar de fevereiro de 2008.

Leia mais

Unidade 3 PLANETA TERRA

Unidade 3 PLANETA TERRA Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA Sucessão dos dias e das noites Estações do ano Docente: Ciências Físico-Químicas 7º Ano de Escolaridade Marília Silva 1 Prof. Marília

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer suas dúvidas

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

ECLIPSES DA LUA (e do Sol) VISITA AO MINIOBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO de outubro de h30min - 0h30min

ECLIPSES DA LUA (e do Sol) VISITA AO MINIOBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO de outubro de h30min - 0h30min ECLIPSES DA LUA (e do Sol) & VISITA AO MINIOBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO 27-28 de outubro de 2004 21h30min - 0h30min Dr. André Milone Divisão de Astrofísica Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas

Leia mais

Movimentos Aparentes

Movimentos Aparentes A Terra Diâmetro Equatorial: 12.756,28 km Diâmetro polar: 12.713,5 km => achatamento de 0,3% Massa: 5,98 x 1024 kg (~ 6 x 108 T ou 0,6 bi T) Volume: 1.332 109 km3 => Densidade Média: 5.522 kg/m3 (Densidade

Leia mais

Introdução. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses

Introdução. Aula 4: Fases da Lua e Eclipses Aula 4: Fases da Lua e Eclipses Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho & Alexei Machado Müller, As duas figuras são fotografias da Lua cheia tiradas em lugares do hemisfério sul

Leia mais

Movimento da Lua e eclipses

Movimento da Lua e eclipses A Lua vista da Terra Fases da Lua Órbita da Lua Eclipses Movimento da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido. AGA 210

Leia mais

Movimento da Lua e eclipses

Movimento da Lua e eclipses A Lua vista da Terra Fases da Lua Órbita da Lua Eclipses Movimento da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido. AGA 210

Leia mais

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ I Curso Introdução à Astronomia Jan 2017 A Terra e a Lua Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ Nesta aula veremos: O sistema Terra-Lua (dimensões e distâncias) Os Movimentos da Terra, da Lua

Leia mais

Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP

Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP Movimentos da Terra e da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto IAG/USP AGA 210 2 semestre/2006 Nascer do Sol Movimento aparente do Sol Movimento aparente dos astros frequência quotidiana. Interpretação? (1)

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Introdução Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Revisão - Eclipses Os eclipses acontecem quando ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, de forma que a sombra da Lua atinge

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: riffel@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

A Lua, satélite natural da Terra. Roberto Ortiz EACH/USP

A Lua, satélite natural da Terra. Roberto Ortiz EACH/USP A Lua, satélite natural da Terra Roberto Ortiz EACH/USP Nesta aula veremos: O que são as lunações? Qual é o período de rotação da Lua? A rotação da Lua e suas faces Fases da Lua Horários de nascer e ocaso

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Introdução à Astronomia. Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Introdução à Astronomia. Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Introdução à Astronomia Prof. Rogério Riffel Por que estudamos astronomia? Por que estudamos astronomia? Para entender

Leia mais

Quando um corpo extenso (não pontual) é iluminado por outro corpo extenso definem-se duas regiões de sombra:

Quando um corpo extenso (não pontual) é iluminado por outro corpo extenso definem-se duas regiões de sombra: Eclipses Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece

Leia mais

ASTRONOMIA NO DIA A DIA

ASTRONOMIA NO DIA A DIA ASTRONOMIA NO DIA A DIA Dr. André Milone Divisão de Astrofísica (DAS) andre.milone@inpe.br Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica 2015 ECLIPSES DA LUA E SOL Frequência dos eclipses plano e precessão

Leia mais

Introdução. Tempo Universal. Tempo Sideral. Data Juliana. Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich

Introdução. Tempo Universal. Tempo Sideral. Data Juliana. Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich SISTEMAS DE TEMPO Introdução Tempo Universal Tempo Sideral Data Juliana Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich Introdução Determinação da órbita de um corpo celeste através de observações Necessidade do

Leia mais

Eclipse e Fases da Lua

Eclipse e Fases da Lua Eclipse e Fases da Lua www.nsaulasparticulres.com.br Página 1 de 9 1. (G1 - ifsp 2013) Mecanismos do Eclipse A condição para que ocorra um Eclipse é que haja um alinhamento total ou parcial entre Sol,

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Óptica geométrica 06 set RESUMO Princípios básico da propagação da luz O estudo da óptica geométrica esta ligado ao estudo da propagação do feixe luminoso.

Leia mais

Eclipses Solares e Lunares. Roberto Ortiz EACH/USP

Eclipses Solares e Lunares. Roberto Ortiz EACH/USP Eclipses Solares e Lunares Roberto Ortiz EACH/USP Eclipses A palavra procede do grego, que significa desaparecimento. Os eclipses podem ser solares ou lunares. Eclipses solares Ocorrem quando há o alinhamento

Leia mais

Lista Extra 2. Lua e Sistema Solar

Lista Extra 2. Lua e Sistema Solar Lista Extra 2 Lua e Sistema Solar 1. (Ufpe) Analise as proposições a seguir: 1. O Sol é uma estrela de 5 a grandeza que fornece luz e calor ao Sistema Solar. 2. Os astros do Sistema Solar mantêm um equilíbrio

Leia mais

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME:

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME: EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME: 1) Na semana passada (no dia 22 de setembro) ocorreu um eclipse do Sol na região Norte do Brasil. Na cidade de Oiapoque, este eclipse foi um eclipse anular. Escolha qual

Leia mais

ASTRONOMIA NO DIA A DIA

ASTRONOMIA NO DIA A DIA ASTRONOMIA NO DIA A DIA Dr. André Milone Divisão de Astrofísica (DAS) Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica 2013 ECLIPSES DA LUA E SOL Frequência dos eclipses plano e precessão da órbita da Lua

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação completa da Terra corresponde a um dia, ou seja, 24 h. Como também sabes, durante um dia ocorrem o dia e a noite: Movimento

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº9 Consequências dos movimentos da Lua

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº9 Consequências dos movimentos da Lua A Lua é o satélite natural da Terra. Vemo-la brilhar no céu, tão intensamente, porque reflete a luz que recebe do Sol. Foi Galileu quem, em 1609, observou pela primeira vez a superfície lunar através do

Leia mais

Introdução à Astronomia Semestre:

Introdução à Astronomia Semestre: Introdução à Astronomia Semestre: 2015.1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Terra Redonda Fases da Lua associada a disposição relativa entre a Terra, Lua e Sol. Sombra indicavam que a própria Lua não era plana

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO 2016-17 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS PARTE 2: FÍSICA 7º ANO DE ESCOLARIDADE III O Planeta Terra Período de rotação da Terra - É o tempo que a Terra demora a dar uma volta

Leia mais

Fases e Movimentos Aparentes da Lua

Fases e Movimentos Aparentes da Lua Fases e Movimentos Aparentes da 20 e 26 10 2011 Jorge Melendez, baseado/r. Boczko IAG - USP Fases da Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Cheia 22 23 24 25

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Copiar para o caderno Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação

Leia mais

Eclipses. Enos Picazzio - IAG/USP

Eclipses. Enos Picazzio - IAG/USP Eclipses Enos Picazzio - IAG/USP Parte dos slides foram adaptadoa daptados de Orbit of the Moon Edward J. Michaels SFASU Department of Physics and Astronomy Parâmetros lunares mais relevantes Distância

Leia mais

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015 Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015 Nome: Identficação USP: 1 - A figura abaixo exibe a configuração geométrica de 2 tipos de eclipses. Identifique cada um deles e assinale no caso do ítem

Leia mais

Orientação pelas estrelas

Orientação pelas estrelas Orientação pelas estrelas Laurindo Sobrinho 24 de maio de 2017 1 A Terra roda em torno do Sol a cada 365.24 dias A Terra roda sobre si mesma a cada 24h. Inclinação do eixo de rotação da Terra: 23.4º Latitude

Leia mais

Espaço A Terra, a Lua e forças gravíticas

Espaço A Terra, a Lua e forças gravíticas Espaço A Terra, a Lua e forças gravíticas Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Secundária de Maria Lamas Agrupamento de Escolas Gil Paes Rotação da Terra 4.1 Indicar o período de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogéri Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Geometria da Sombra nos eclipses: Revisão:

Leia mais

Eclipses Solares e Lunares. Roberto Ortiz EACH/USP

Eclipses Solares e Lunares. Roberto Ortiz EACH/USP Eclipses Solares e Lunares Roberto Ortiz EACH/USP Eclipses A palavra procede do grego, que significa desaparecimento. Os eclipses podem ser solares ou lunares. Eclipses solares Ocorrem quando há o alinhamento

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia es de Astronomia Outline 1 Forma e movimentos da Terra 2 Constelações 3 Estações do ano 4 Esfera celeste 5 Medidas de tempo 6 Bibliografia 2 / 49 Índice 1 Forma e movimentos da Terra 2 Constelações 3 Estações

Leia mais

ASTRONOMIA NO DIA A DIA

ASTRONOMIA NO DIA A DIA ASTRONOMIA NO DIA A DIA Dr. André Milone Divisão de Astrofísica (DAS) Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica 2013 FASES DA LUA Astros luminosos e iluminados Dimensões da Terra, Lua e Sol Origem

Leia mais

Sistema Solar: Terra, Lua e Sol. Ensino de Astronomia na UFABC Renato Dias da Cunha

Sistema Solar: Terra, Lua e Sol. Ensino de Astronomia na UFABC Renato Dias da Cunha Sistema Solar: Terra, Lua e Sol Ensino de Astronomia na UFABC Renato Dias da Cunha Nosso pálido ponto azul Diâmetro equatorial: 12 756 km Diâmetro polar: 12 713 km Volume: 1,083x10^12 km^3 Massa: 5,972x10^24

Leia mais

Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas

Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas Laurindo Sobrinho 14 de dezembro de 2015 1 Movimento da Lua 2 Vemos sempre a mesma face da Lua a partir da Terra. Isso acontece porque a Lua demora

Leia mais

Sistema Solar: Terra, Lua e Sol. Emerson Penedo

Sistema Solar: Terra, Lua e Sol. Emerson Penedo Sistema Solar: Terra, Lua e Sol Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. Forma

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 15 de Agosto de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 15 de Agosto de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 15 de Agosto de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br Medida da Circunferência

Leia mais

I. Movimento Aparente e o Sistema Solar. 1º Simpósio do Ensino Médio, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 21-22/07/2010

I. Movimento Aparente e o Sistema Solar. 1º Simpósio do Ensino Médio, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 21-22/07/2010 I. Movimento Aparente e o Sistema Solar 1º Simpósio do Ensino Médio, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 21-22/07/2010 Enos Picazzio IAGUSP / Jul.2010 Devido à infinitude, tudo parece estar à

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia ma 02: Noções de Astronomia Outline 1 Forma e movimentos da rra 2 Constelações 3 Estações do ano 4 Esfera celeste 5 Medidas de tempo 6 Bibliografia 2 / 48 Outline 1 Forma e movimentos da rra 2 Constelações

Leia mais

TERRA e LUA PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS (AGA0502) Enos Picazzio (IAGUSP)

TERRA e LUA PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS (AGA0502) Enos Picazzio (IAGUSP) PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS (AGA0502) TERRA e LUA Enos Picazzio (IAGUSP) NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. A relação entre massas 384.000 km 1.500 km

Leia mais

3.1. Terra e Sistema Solar (3)

3.1. Terra e Sistema Solar (3) 1 Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA (3) Fases da lua Eclipses do Sol e da Lua Prof. Marília Silva Soares Fases da Lua Porque é que a Lua volta para a Terra sempre

Leia mais

A LUA. Compilação de Johann Portscheler

A LUA. Compilação de Johann Portscheler A LUA Compilação de Johann Portscheler A Lua, o único satélite natural da Terra, é o quinto satélite em tamanho, mais de dois-terços do tamanho de Mercúrio, e mais de três vezes maior do que o maior dos

Leia mais

HEMISFÉRIOS DA TERRA. - Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias.

HEMISFÉRIOS DA TERRA. - Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. HEMISFÉRIOS DA TERRA - Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. - A linha central horizontal que divide a Terra ao meio é chamada de Equador e dá origem ao Hemisfério Norte (acima)

Leia mais

Movimento de rotação da Terra e a Sucessão do dia e da noite (livro página 65) O Sol e a orientação durante o dia (Ver livro páginas 66, 67 e 68).

Movimento de rotação da Terra e a Sucessão do dia e da noite (livro página 65) O Sol e a orientação durante o dia (Ver livro páginas 66, 67 e 68). Lições nº23 e 24 Semana de 12 a 16 de novembro Sumário: Movimentos da Terra e suas consequências. 4-A Terra, a Lua e as forças gravíticas 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Movimento de rotação

Leia mais

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2001 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 1.a PROVA 2008/1 TURMA A Prof.a Maria de Fátima O. Saraiva NOME:

Leia mais

Sistema Solar: Terra e Lua. Paulo Roberto

Sistema Solar: Terra e Lua. Paulo Roberto Sistema Solar: Terra e Lua. Paulo Roberto www.laboratoriodopaulo.blogspot.com A Terra inteira é somente um ponto, e o lugar de nossa habitação, apenas um canto minúsculo desse ponto. MARCO AURÉLIO, IMPERADOR

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Orientação através da rosa dos ventos Paralelos e Meridianos Latitude

Leia mais

1. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura do Sol. Estabelece as associações corretas entre

1. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura do Sol. Estabelece as associações corretas entre ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Ciências Físico-Químicas 7º ano TURMA A Ficha de Avaliação Sumativa nº 3 ANO LECTIVO 90 minutos Data 24/02/2012 Lê com atenção as questões do teste. Apresenta na folha

Leia mais

Terra e Lua. Enos Picazzio - IAG/USP

Terra e Lua. Enos Picazzio - IAG/USP Terra e Lua Enos Picazzio - IAG/USP Parte dos slides foram adaptados de Orbit of the Moon Edward J. Michaels SFASU Department of Physics and Astronomy Meses Lunares Lua Crescente Lua Nova www.hermit/org/eclipses

Leia mais

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 14/09/2015

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 14/09/2015 Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 14/09/2015 Nome: Identficação USP: 1 - A figura abaixo exibe a configuração geométrica de 2 tipos de eclipses. Identifique cada um deles e assinale no caso do ítem

Leia mais

FENÔMENOS DO SISTEMA TERRA-LUA-SOL

FENÔMENOS DO SISTEMA TERRA-LUA-SOL Orientador: Magno Barbosa Dias Coorientadora: Elma Oliveira Costa Aluno 1: Itayane Fernandes Gomes Aluno2: Vanete Faustino Soares FENÔMENOS DO SISTEMA TERRA-LUA-SOL I-INTRODUÇÃO O céu desperta no ser humano

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 1

1º bimestre Sequência didática 1 Título: Observando o céu Duração: 3 aulas Introdução Nesta sequência didática, trabalharemos a compreensão do movimento aparente do Sol, sua relação com os dias e as noites e o movimento de rotação da

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

ESCOLA PÚBLICA DE ASTROFOTOGRAFIA AULA 05 DADOS E COMPLEMENTOS ESSENCIAIS

ESCOLA PÚBLICA DE ASTROFOTOGRAFIA AULA 05 DADOS E COMPLEMENTOS ESSENCIAIS ESCOLA PÚBLICA DE ASTROFOTOGRAFIA AULA 05 DADOS E COMPLEMENTOS ESSENCIAIS SUMÁRIO 02. DADOS E COMPLEMENTOS ESSENCIAIS A dança do Sol e as fases da Lua Solstícios e Equinócios A Lua Nova, Crescente, Cheia

Leia mais

Fases da Lua e eclipses (Pp. 102 a 107) Movimento relativo da Lua, da Terra e do Sol. Manual

Fases da Lua e eclipses (Pp. 102 a 107) Movimento relativo da Lua, da Terra e do Sol. Manual Movimentos e fases da Lua Fases da Lua e eclipses (Pp. 102 a 107) Movimento relativo da Lua, da Terra e do Sol Fases da Lua Lua nova Quarto crescente Lua cheia Quarto minguante Eclipse da Lua Eclipse do

Leia mais

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03 FOLHA 03 Após esta aula, a lista "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÓTICA"pode ser feita por completo. EXERCÍCIOS 1. Suponha que você tenha em mãos quatro corpos esféricos: A, B, C e D. Os corpos A, B e C foram

Leia mais

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Elementos de Astronomia Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Rogemar A. Riffel Sol, Terra e Lua Movimento Diurno do Sol Relembrando a aula passada De leste para oeste; O círculo diurno do Sol

Leia mais

Veja o gabarito em nossa home page Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:... Sexo:... Endereço:...N º...

Veja o gabarito em nossa home page  Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:... Sexo:... Endereço:...N º... 20 a OBA PROVA DO NÍVEL 3-19/05/2017 - (6 o ao 9 o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos e 5 a à 8 a série se a escola ainda tem ensino fundamental de 8 anos) Veja o gabarito em nossa home page

Leia mais

TERRA e LUA PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS (AGA0502) Enos Picazzio (IAGUSP)

TERRA e LUA PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS (AGA0502) Enos Picazzio (IAGUSP) PLANETAS E SISTEMAS PLANETÁRIOS (AGA0502) TERRA e LUA Enos Picazzio (IAGUSP) NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. A relação entre massas M Terra 81,5 M Lua 384.000

Leia mais

Física Legal.NET - O seu site de Física na Internet

Física Legal.NET - O seu site de Física na Internet 11. (Fei 97) A luz solar se propaga e atravessa um meio translúcido. Qual das alternativas a seguir representa o que acontece com a propagação dos raios de luz? 12. (Fuvest 93) A luz solar penetra numa

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PEQUENA FICHA TÉCNICA DA TERRA Diâmetro equatorial Diâmetro polar Círculo equatorial Círculo polar Superfície total Superfície emersa Superfície da água Volume 12756

Leia mais

Aula 3 Terra, Sol e Lua

Aula 3 Terra, Sol e Lua Aula 3 Terra, Sol e Lua - Estações e calendários - Fases da Lua, lunação - Eclipses - Marés Alex C. Carciofi Recapitulando... O ano e as estações Ano das Estaçõ ções: ano trópico = 365.2422 dias Nascente

Leia mais

Eclipse. (www.seara.ufc.br/astronomia/fenomenos/eclipses.htm. Acesso em: 03.10.2012.)

Eclipse. (www.seara.ufc.br/astronomia/fenomenos/eclipses.htm. Acesso em: 03.10.2012.) Eclipse 1. (G1 - ifsp 2013) Mecanismos do Eclipse A condição para que ocorra um Eclipse é que haja um alinhamento total ou parcial entre Sol, Terra e Lua. A inclinação da órbita da Lua com relação ao equador

Leia mais

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO 1. Movimentos terrestres O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados

Leia mais

Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação. 7.º ano

Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação. 7.º ano Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação 7.º ano Oo Ficha 8, a e forças gravíticas Fases da e eclipses Nas imagens seguintes, as dimensões dos astros e a distância

Leia mais

Movimentos aparentes dos Astros. Prof. J. Meléndez, baseado no Prof. R. Boczko IAG - USP

Movimentos aparentes dos Astros. Prof. J. Meléndez, baseado no Prof. R. Boczko IAG - USP Movimentos aparentes dos Astros 15 09 2011 Prof. J. Meléndez, baseado no Prof. R. Boczko IAG - USP Movimentos aparentes Movimento diurno (diário) aparente do Sol Movimento anual aparente do Sol Movimento

Leia mais

O que é necessário para haver um Eclipse?

O que é necessário para haver um Eclipse? Parte 3 Eclipses A lua de Júptier Io provoca um eclipse solar numa zona de Júpiter O que é um eclipse? Um eclipse ocorre de cada vez que um objecto astronómico projecta a sua sombra noutro. No caso dos

Leia mais

Universidade Federal do ABC Ensino de Astronomia UFABC Michelle Rosa Aula n 5: Sistema solar: Terra, Lua e Sol

Universidade Federal do ABC Ensino de Astronomia UFABC Michelle Rosa   Aula n 5: Sistema solar: Terra, Lua e Sol Universidade Federal do ABC Ensino de Astronomia UFABC Michelle Rosa e-mail: rosa-michelle@outlook.com Aula n 5: Sistema solar: Terra, Lua e Sol Forma e Dimensões da Terra Diâmetro equatorial: 12 756 Km

Leia mais

ˆ Saber o nome do astronauta que pisou, pela primeira vez, a superfície lunar; ˆ identicar a Lua como uma astro que não tem atmosfera;

ˆ Saber o nome do astronauta que pisou, pela primeira vez, a superfície lunar; ˆ identicar a Lua como uma astro que não tem atmosfera; Aula nº4 1 Sumário Período de rotação e translação da Lua. Fases da Lua. Eclipses do Sol e da Lua. 2 Objectivos especícos ˆ Saber o nome do astronauta que pisou, pela primeira vez, a superfície lunar;

Leia mais

1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo Quando terá ocorrido o Big Bang?

1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo Quando terá ocorrido o Big Bang? Escola Físico-Química 7. Ano Data Nome N.º Turma Professor Classificação 1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo. 1.1. Quando terá ocorrido o Big Bang?

Leia mais

Física B Extensivo V. 1

Física B Extensivo V. 1 Física B Extensivo V. 1 Exercícios 01) 38 01. Falsa. f Luz > f Rádio 02. Verdadeira. Todas as ondas eletromagnéticas são transversais. 04. Verdadeira. Do tipo secundária. 08. Falsa. Do tipo secundária.

Leia mais

3.1. Terra e Sistema Solar (2)

3.1. Terra e Sistema Solar (2) 1 Ciências Físico-químicas - 7º de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA (2) Sucessão dos dias e das noites Estações do Ciências Físico- Químicas 7º Ano de Escolaridade Docente: Marília Silva Soares Prof.

Leia mais

Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar

Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia

Leia mais

Astrofísica moderna. Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza

Astrofísica moderna. Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza Astrofísica moderna Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza Referencia principal pela aula de hoje: notas do Prof. Gastão B. Lima Neto IAG/USP (no gradaluno) SISTEMAS DE COORDENADAS

Leia mais

Introdução. Aula 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano

Introdução. Aula 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano Aula 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho &Alexei Machado Müller Devido ao movimento orbital da Terra, o Sol parece mover-se entre

Leia mais