Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros"

Transcrição

1 Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros Emanuelle Goes Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre o quanto a ciência contribuiu para a estruturação do racismo na sociedade, hierarquizando humanos e não humanos a partir da raça/etnia e atribuindo estereótipos negativos aos não brancos. Os povos indígenas das Américas e os/as africanos/as escravizados/as eram classificados/as como espécies não humanas como animais, incontrolavelmente sexuais e selvagens. O homem europeu, burguês, colonial moderno tornou-se um sujeito/ agente, apto a decidir para a vida pública e o governo, um ser de civilização, heterossexual, cristão, um ser de mente e razão. A mulher europeia burguesa não era entendida como seu complemento, mas como alguém que reproduzia raça e capital por meio de sua pureza sexual, sua passividade e por estar atada ao lar a serviço do homem branco europeu burguês (Lugones, 2014). Nos séculos XVIII e XIX não havia dúvida quanto à hierarquização social que devia traçar uma linha de escala intelectual que começava com os brancos europeus, os indígenas abaixo dos brancos e os negros abaixo de todos os outros (Wesolowski, 2014). Os/as negros/as e a medida do racismo As práticas eugênicas e higienistas utilizaram recursos validados pela ciência para definir as raças humanas em raças superiores e raças inferiores, raças puras e as outras, sendo a supremacia racial branca a referência do belo ou puro. Na saúde o racismo científico estruturou a medicina legal, com a figura do perito que, ao lado da polícia, explica a criminalidade e determina a loucura. Posteriormente, entra em cena a prática eugenista, que passa a separar a população enferma da sã (Schwarcz, 1993). Blogueira, Enfermeira, Coordenadora do Programa de Saúde das Mulheres Negras Odara Instituto da Mulher Negra, Doutoranda em Saúde Pública (ISC/UFBA). emanuellegoes@gmail.com.

2 Dessa forma, foram utilizadas algumas teorias que dariam sustentação à continuidade desse projeto médico-eugênico no campo da saúde, como a tese lombrosiana, que atuava a partir da craniometria, ou seja, a medida do crânio, para definir o perfil do criminoso com base nas características físicas e nos seus hábitos, e a teoria do darwinismo social, que apontaria o cruzamento racial como o maior mal para a população, condenando a hibridação das raças e sua consequente degeneração e apostando na seleção natural para a eliminação da população negra. No Brasil, o projeto médico-eugênico se fortaleceu em dois locais diferentes na Bahia, com a medicina legal liderada por Nina Rodrigues, e no Rio de Janeiro, com a atuação dos médicos higienistas. O tema racial é de suma importância para esse período, pois integra o arsenal teórico na saúde. Na Bahia é a raça, mais especificamente o cruzamento racial, que iria tentar explicar a criminalidade, a loucura, a degeneração. O determinismo biológico foi (para muitos ainda é) uma afirmação de que a forma de ser do humano como suas características intelectuais eram transmitidas de maneira hereditária. A craniometria contribuiu para fortalecer o determinismo biológico por meio de dados precisos referentes aos crânios de diferentes raças de pessoas, onde se tinha a inteligência como uma entidade única, mantida no cérebro e determinada pelo seu tamanho e pelos detalhes na formação do crânio (A Falsa Medida do Homem, Gould, 1991). A Escala Unilinear das Raças Humanas e Seus Parentes Inferiores, de Nott e Gliddon (1868), demonstra comparações feitas em imagens com crânios de negros falsamente alargados para se parecerem com os de chimpanzés, enquanto os crânios dos brancos são considerados normais. Ainda na atualidade as sociedades têm como base o critério do racismo científico para definir o perfil de um criminoso. Por exemplo, um estudo do EUA identificou a existência de um viés desumanizador que associa os negros a macacos e que essa desumanização tem consequências reais (Goff et al., 2008 apud Williams; Priest, 2015). Nesse estudo, os pesquisadores examinaram matérias de jornal sobre todos os réus condenados por crimes capitais ao longo de um período de 20 anos e descobriram que essas matérias tendiam a descrever os sentenciados negros, mais do que os brancos, com palavras desumanizadoras como besta, bruto, monstro, sorrateiro. No Brasil, os jovens negros são assassinados a cada 23 minutos. Segundo o relatório final da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens, todo ano

3 jovens negros de 15 a 29 anos são assassinados, mais de 70% dos jovens assassinados no Brasil são negros e os jovens são assassinados por conta do legado racista estruturante do País. Em outro estudo sobre estereótipos de negros na cultura americana, sendo mais comuns os estereótipos negativos, o estudo analisou dados do projeto BEAGLE (Bound Encoding of the Aggregate Language Environment). BEAGLE é um banco de dados que contém cerca de 10 milhões de palavras, construído por meio de uma amostra de livros, jornais e outros materiais, com o objetivo de representar a cultura americana e ser comparável ao que uma pessoa americana média, com educação universitária, leria ao longo de sua vida (Verhaeghen et al., 2011 apud Williams; Priest, 2015). A análise estatística sobre a força associativa entre pares de palavras revelou que a palavra negro/a estava mais frequentemente associada com, em ordem de frequência, pobre, violento/a, religioso/a, preguiçoso/a, alegre, perigoso/a. Em comparação, a palavra branco/a estava com mais frequência associada a rico/a, progressista, convencional, teimoso/a, bem-sucedido/a e educado/a. Mulheres Negras, cobaias da ginecologia As mulheres negras passaram por situações de experimentos no campo da ginecologia como cobaias. O médico James Marion Sims ( ), chamado por muitos pai da ginecologia moderna, realizava experiências em negras escravizadas nos EUA. Ele relatou que os africanos tinham uma tolerância fisiológica incomum para a dor, que era desconhecida pelos brancos, desta forma ele não usava anestesia em seus pacientes negros/as. O médico Sims contribuiu para a saúde reprodutiva com inovação de técnicas e procedimentos, no entanto, nunca se discutiu como, pois na época ele inaugurou uma série de longas e chocantes cirurgias ginecológicas experimentais, em mulheres escravas, e tudo feito sem o benefício de anestesia ou qualquer tipo de antisséptico, o que levava à morte de muitas dessas mulheres. Um dos seus experimentos foi com uma mulher jovem escravizada chamada Anarcha. No momento do nascimento do seu filho, dr. Sims fez uso de uma pinça na cabeça do feto na hora do parto ele relatava ter pouca experiência de usar o instrumento. O bebê nasceu nenhum registro se vivo ou morto e a mãe sofreu várias fístulas, resultando em incontinência.

4 No início do século XX as mulheres negras eram vistas como ameaça para a reprodução das raças dos grosseiramente degenerados, então os médicos eugenistas lançam mão de técnicas como a esterilização para o controle de natalidade; a proposta de controle de natalidade da população negra era de mais filhos dos capazes e menos dos incapazes (Roland, 1995). Raça, racismo e gênero foram igualmente importantes para a eugenia, pois era pelas uniões sexuais que as fronteiras entre as raças eram mantidas ou transgredidas. Por isso, a eugenia, gênero e raça ficaram ligados à política de identidade nacional. Na atualidade as mulheres negras estão mais expostas a sofrer violências institucionais nos serviços de saúde, sendo aquelas que mais morrem de morte materna (60% dos casos), menos se beneficiam de analgésicos (medicação para dor) e de anestesia na hora do parto, assim como são menos tocadas pelos profissionais de saúde para realização de procedimentos preconizados na consulta de pré-natal. São as mulheres negras também que levam mais tempo esperando para serem atendidas e ficam menos tempo em atendimento com o profissional. As práticas racistas realizadas no passado ainda se refletem na atualidade, pois o racismo institucional e a discriminação racial são determinantes no cuidado, no atendimento nos serviços de saúde e na abordagem policial. Estes são os legados que a ciência racista deixa na construção de uma sociedade hierarquizada racialmente, determinando lugares, oportunidades e privilégios, definindo humanos e não-humanos. Referências LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, n. 3, v. 22. Florianópolis, jan ROLAND, Edna. Direitos Reprodutivos e Racismo no Brasil. Estudos Feministas, n. 506, ano. 3. Rio de Janeiro, SCHWARCZ, Lilia Moritz. As faculdades de medicina ou como sanar um país doente. In: SCHWARCZ, Lilia. O Espetáculo das Raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

5 WESOLOWSKI, Patrick. O Racismo Científico A Falsa Medida do Homem, Geledes, WILLIAMS, D. R., & PRIEST, N. Racismo e Saúde: um corpus crescente de evidência internacional (Racism and Health: A Growing Body of International Evidence). Sociologias, 17 (40), , 2015.

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3 Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro O racismo no Brasil:

Leia mais

RACISMO, GÊNERO E SAÚDE NO BRASIL RESUMO

RACISMO, GÊNERO E SAÚDE NO BRASIL RESUMO RACISMO, GÊNERO E SAÚDE NO BRASIL RESUMO Emanuelle Freitas Goes * Elisa Maria Santos O artigo tem como objetivo apresentar o processo histórico da discussão do racismo na saúde como processo de formação

Leia mais

Mulheres vítimas de estupro, o que os números dizem?

Mulheres vítimas de estupro, o que os números dizem? Mulheres vítimas de estupro, o que os números dizem? Emanuelle Goes * 33 homens 33 homens esperando 33 homens esperando a novinha 33 homens esperando a novinha pro abate Carne fresca no mercado As vezes

Leia mais

Jornal a voz do Bozo. Editorial

Jornal a voz do Bozo. Editorial Jornal a voz do Bozo Edição Nª 1, 2 de Abril de 2014 Editorial Ciência, Raça, Literatura e Sociedade, este foi o nome dado ao evento (exposição museal) que ocorreu no período de 17 a 21 de março de 2014,

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 05 CULTURA E HISTÓRIA: CRÍTICA AO EVOLUCIONISMO SOCIAL E À IDEIA DE PROGRESSO LINEAR

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 05 CULTURA E HISTÓRIA: CRÍTICA AO EVOLUCIONISMO SOCIAL E À IDEIA DE PROGRESSO LINEAR SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 05 CULTURA E HISTÓRIA: CRÍTICA AO EVOLUCIONISMO SOCIAL E À IDEIA DE PROGRESSO LINEAR Como pode cair no enem? F Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema

Leia mais

Segregação e discriminação. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Segregação e discriminação. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Segregação e discriminação Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Origem na tradição judaicocristã O pecado cresce nas trevas a escuridão é uma representação do mal (1); A luz como juiz, como caminho, como

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

Conceito de raça e relações étnico-raciais

Conceito de raça e relações étnico-raciais Conceito de raça e relações étnico-raciais Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP email: prof.dpastorelli@usjt.br blog: danilopastorelli.wordpress.com Você já sofreu ou conhece alguém que

Leia mais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais Interseccionalidade nas Ciências Sociais Autora: Ilane Cavalcante Lobato Alves da Silva 2º semestre/ 2017 Texto Teórico A sociedade é composta por diferentes tipos de agrupamentos e organizações. A partir

Leia mais

Texto: O perigo de classificar o brasileiro por raça. Estudo dirigido

Texto: O perigo de classificar o brasileiro por raça. Estudo dirigido Texto: O perigo de classificar o brasileiro por raça Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros O texto apresenta uma opinião dos autores acerca da difícil tarefa em classificar o brasileiro por raça ; Existe uma

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Ementa EMENTA. Objetivos Graduação em Licenciatura em História Disciplina: História das Relações Étnico-Raciais no Brasil Carga horária: 60h Professora-autora: Ynaê Lopes Tutora: Olívia Von der Weid Semestre: 2 Ano: 2017 PLANO

Leia mais

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo RAÇA E ETNIA Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de

Leia mais

Raimundo Nina Rodrigues ( ) e a Antropologia no Brasil dos século XIX. Professor: Elson Junior

Raimundo Nina Rodrigues ( ) e a Antropologia no Brasil dos século XIX. Professor: Elson Junior Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) e a Antropologia no Brasil dos século XIX. Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, julho de 2017 Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) Nasceu em Vargem Grande,

Leia mais

TÍTULO DO PROGRAMA. Impactos Fatais Série: Racismo Uma História SINOPSE DO PROGRAMA

TÍTULO DO PROGRAMA. Impactos Fatais Série: Racismo Uma História SINOPSE DO PROGRAMA TÍTULO DO PROGRAMA Impactos Fatais Série: Racismo Uma História SINOPSE DO PROGRAMA O documentário da BBC de Londres retorna ao século 19 para nos mostrar o surgimento de um racismo tão cruel e mortal como

Leia mais

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DISCURSO EUGÊNICO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE FERNANDO DE AZEVEDO DOURADO,

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DISCURSO EUGÊNICO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE FERNANDO DE AZEVEDO DOURADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DISCURSO EUGÊNICO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE FERNANDO DE AZEVEDO DOURADO, Antonio Carlos Mateus. UFF adourado@cefet-rj.br GT: História da Educação / n. 02 Agência Financiadora:

Leia mais

PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE

PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE CURSO DE PRODUÇÃO DE 2012 Profa. Vivian Müller PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE BLOCO 6 A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória

Leia mais

APRESENTAÇÃO...3. Crime de Racismo...4. Crime de Injúria Racial...6. Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL...

APRESENTAÇÃO...3. Crime de Racismo...4. Crime de Injúria Racial...6. Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL... 1 Sumário APRESENTAÇÃO...3 COMO DENUNCIAR? Crime de Racismo...4 Crime de Injúria Racial...6 Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL...10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...12

Leia mais

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Falta de informação da população acerca dos seus direitos sexuais e reprodutivos e da necessidade de os

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Antropologia Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 O Que é a Antropologia? Ciência da cultura humana. É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das

Leia mais

AS LÓGICAS DO RACISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

AS LÓGICAS DO RACISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL AS LÓGICAS DO RACISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL I DESCOBRIMENTOS E IDENTIDADE NACIONAL II HISTÓRIA, ESCRAVATURA E RACISMO III LUTAS ANTI-RACISTAS NA EDUCAÇÃO DINAMIZAÇÃO: MARTA ARAÚJO, SILVIA MAESO E LUCIANE

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional

Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional Presentation Science, Race and Eugenics in the Second Half of the 20th Century: New

Leia mais

Flávia Oliveira Setembro/2015

Flávia Oliveira Setembro/2015 Flávia Oliveira Setembro/2015 Percepção subjetiva Há racismo no Brasil? Para responder a essa pergunta, Luh de Souza, professora de História, e Franciso Antero, funcionário público, criaram em 2013 o Teste

Leia mais

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos

Leia mais

ECO ECONOMIA POLÍTICA AFRO-BRASILEIRA PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM

ECO ECONOMIA POLÍTICA AFRO-BRASILEIRA PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE MARABÁ Disciplina: Carga horária: 60h 4 créditos Período letivo: 4ª Período de 2018 Professor: Giliad de Souza Silva E-mail:

Leia mais

Segundo a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), pelo menos 10% do total de usuários do sistema se queixam de que foram vítimas de preconceito.

Segundo a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), pelo menos 10% do total de usuários do sistema se queixam de que foram vítimas de preconceito. Uma pesquisa divulgada pela primeira vez pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lança luz sobre um problema muitas vezes oculto na rede pública e privada de Saúde do País: o preconceito

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS019 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. As Múltiplas faces do Feminismo

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS019 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. As Múltiplas faces do Feminismo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS019 Tópico Especial Professoras: Vanessa Marx e Luciana Mello PLANO DE ENSINO As Múltiplas faces do Feminismo Período letivo: 2018/2 Créditos: 2 Carga

Leia mais

EMENTAS GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

EMENTAS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) EMENTAS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) 1- CONFLITOS, DIREITOS HUMANOS E RAÇA Coordenação Dhanyane Alves Castro (IFBAIANO Teixeira de Freitas) dhanyane@ifbaiano.com.br Herbert Toledo Martins (CPF/PPGES/UFSB)

Leia mais

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA Como pode cair no enem O Apartheid foi um regime social estabelecido na África do Sul a partir de 1948, após a ascensão do Partido dos Nacionalistas ao poder

Leia mais

Artigo: Mulheres negras, racismo e a (não) garantia dos direitos reprodutivos

Artigo: Mulheres negras, racismo e a (não) garantia dos direitos reprodutivos Artigo: Mulheres negras, racismo e a (não) garantia dos direitos reprodutivos (População Negra e Saúde, 01/03/2015) Por Emanuelle F. Goes, Hanna Moore e Juliana Figueiredo A garantia do direito reprodutivo

Leia mais

Combate ao racismo. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Combate ao racismo. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Combate ao racismo Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 16/05/2018 12h47 - Atualizado em 06/06/2018 13h37 Na semana em

Leia mais

EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer.

EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer. EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer. Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Edward Tylor (1832-1917) Edward Tylor (1832-1917) Tylor lançando-se no debate da época no qual as

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Ouvintes e Telespectadores,

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Ouvintes e Telespectadores, 1 Discurso pronunciado pelo Deputado João Mendes de Jesus (PSL-RJ), em / /2005. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Ouvintes e Telespectadores, Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação

Leia mais

DOENÇA FALCIFORME RACISMO

DOENÇA FALCIFORME RACISMO DOENÇA FALCIFORME RACISMO Retrospecto Histórico Um pouco de história... Definição de Conceitos Entendendo o que é racismo No século XVI, os portugueses iniciaram um massivo sequestro de negros na África

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

Janeiro. Fevereiro. Março. Abril

Janeiro. Fevereiro. Março. Abril Janeiro - 1 de Janeiro Dia Mundial da Paz - 4 de Janeiro Dia Mundial do Braille - 6 de Janeiro Dia dos Reis Magos - 27 de Janeiro Dia do Holocausto Fevereiro - 21 de Fevereiro Dia Internacional da Língua

Leia mais

1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa

1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 06-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 13-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa

Leia mais

Carlos Hasenbalg. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil, Rio de Janeiro, ed. Graal,1979.

Carlos Hasenbalg. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil, Rio de Janeiro, ed. Graal,1979. Carlos Hasenbalg Discriminação e desigualdades raciais no Brasil, Rio de Janeiro, ed. Graal,1979. racismo passa a ser conceito corrente para referir-se às s sociedades coloniais e pos- coloniais Hoetink

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini ATUALIDADES. Racismo no Brasil, e a retomada de relações EUA-Cuba

Prof. Alan Carlos Ghedini ATUALIDADES. Racismo no Brasil, e a retomada de relações EUA-Cuba Prof. Alan Carlos Ghedini ATUALIDADES Racismo no Brasil, e a retomada de relações EUA-Cuba Racismo no Brasil Uma questão sempre atual Conceituando Racialismo Teoria que defende a existência de raças entre

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

GRUPOS RACIAIS: diferenças étnicas. Joaldo Dantas de Medeiros Sociologia 3º Ano 1º Bimestre

GRUPOS RACIAIS: diferenças étnicas. Joaldo Dantas de Medeiros Sociologia 3º Ano 1º Bimestre GRUPOS RACIAIS: diferenças étnicas Joaldo Dantas de Medeiros Sociologia 3º Ano 1º Bimestre Como surgiu e por que existe o racismo? Em nossa sociedade existem racismo, preconceitos e discriminação racial?

Leia mais

Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética

Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética. Definições e Conceitos O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética

Leia mais

UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. UNFPA Brasil/Erick Dau

UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. UNFPA Brasil/Erick Dau UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA UNFPA Brasil/Erick Dau A transição demográfica pela qual o Brasil tem passado faz parte de um processo iniciado há décadas.

Leia mais

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Preconceito na sociedade contemporânea Temas de redação / Atualidades Texto I A sociedade atual não tem tolerância com as causas diferentes do comum Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado

Leia mais

Profª da UEFS-PARFOR, Faculdade Maurício de Nassau, FVG, Pós da UNIJORGE; Licenciatura em História; Mestre em Políticas Sociais e Cidadania;

Profª da UEFS-PARFOR, Faculdade Maurício de Nassau, FVG, Pós da UNIJORGE; Licenciatura em História; Mestre em Políticas Sociais e Cidadania; Profª da UEFS-PARFOR, Faculdade Maurício de Nassau, FVG, Pós da UNIJORGE; Licenciatura em História; Mestre em Políticas Sociais e Cidadania; Pós-Graduada: Inovação, Organizações Sociais; Sustentabilidade

Leia mais

O Belo e o Feio. Resquício de um Nazismo. Professor Ulisses Mauro Lima

O Belo e o Feio. Resquício de um Nazismo. Professor Ulisses Mauro Lima O Belo e o Feio Resquício de um Nazismo O discurso eugenista deixou como legado do inconsciente coletivo algumas verdades históricas. Uma delas, baseada em suas experimentações, sobretudo no nazismo, pode

Leia mais

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO. (Séculos XIX / XX)

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO. (Séculos XIX / XX) IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO (Séculos XIX / XX) 1 - DIFERENÇAS CONCEITUAIS COLONIALISMO MODERNO (Séc. XV-XVII) Aliado às Grandes Navegações. Capitalismo Mercantil. Busca de especiarias e artigos tropicais.

Leia mais

Pensamento Sociológico Brasileiro

Pensamento Sociológico Brasileiro Pensamento Sociológico Brasileiro Nina Rodrigues 1862 1906 O intuito central de As Raças Humanas earesponsabilidade Penal no Brasil é determinar se pode-se ou não considerar negros e índios - as raças

Leia mais

NOTA ECONÔMICA. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias. tiveram uma vítima de furto, assalto ou agressão

NOTA ECONÔMICA. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias. tiveram uma vítima de furto, assalto ou agressão Informativo CNI Ano 3 Número 8 Julho 17 NOTA ECONÔMICA 8 VERSÃO REVISADA Falta de segurança é menor na região Sul Apesar da piora significativa na percepção da população em relação à segurança entre 11

Leia mais

As Sociedades Ocidentais em Transformação

As Sociedades Ocidentais em Transformação As Sociedades Ocidentais em Transformação Trabalho realizado por: Francisco Cubal nº14 9ºA Kelly Pereira nº18 9ºA Pedro Macedo nº20 9º A Objectivos Explicar o alargamento do sector terciário e a sociedade

Leia mais

RAÇA E ETNIA. Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP

RAÇA E ETNIA. Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP RAÇA E ETNIA Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica

Leia mais

NATURALISMO NO BRASIL - 1. Professora Maria Tereza Faria

NATURALISMO NO BRASIL - 1. Professora Maria Tereza Faria NATURALISMO NO BRASIL - 1 Professora Maria Tereza Faria Os Bêbados, José Malhoa Fim de romance, Antônio Parreiras CARACTERÍSTICAS 1. Análise de grupos marginalizados (aqueles que não costumavam aparecer

Leia mais

14 DE JUNHO DE 2009 COTAS PARA NEGROS E QUESTÃO RACIAL

14 DE JUNHO DE 2009 COTAS PARA NEGROS E QUESTÃO RACIAL 14 DE JUNHO DE 2009 COTAS PARA NEGROS E QUESTÃO RACIAL A Carta Magna brasileira determina que "ninguém terá tratamento desigual perante a lei e o acesso ao ensino superior se dará por mérito." (1) As cotas

Leia mais

DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE,

DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE, DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE, 2001-2006 Autores: Terezinha de A. Aquino, Maria José B. Guimarães, Sony M a Santos Instituição: Secretaria de Saúde do Recife Diretoria de

Leia mais

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo.

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo. Disciplina: Introdução à Antropologia (Antropologia I) Período: 2006/1 Profa. Sandra Jacqueline Stoll EMENTA A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo.

Leia mais

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994)

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) Calendário Temático Janeiro 02.01 Dia do Sanitarista 04.01 Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) 09.01 Sanção da Lei n 10.639/2003 que obriga a inclusão da história e da cultura africana

Leia mais

Alice Mendonça Universidade da Madeira INTERCULTURALIDADE. O QUE É?

Alice Mendonça Universidade da Madeira INTERCULTURALIDADE. O QUE É? Alice Mendonça Universidade da Madeira INTERCULTURALIDADE. O QUE É? Apartheid sistema de segregação social Até há uma década, cada sul africano era classificado numa destas categorias: Branco, pessoa de

Leia mais

Elenco Principal: Alfre Woodard, Laurence Fishburne, Craig Sheffer, Joe Morton, Obba

Elenco Principal: Alfre Woodard, Laurence Fishburne, Craig Sheffer, Joe Morton, Obba 1ª Aula Comentários Filme: Cobaias Direção: Joseph Sargent Elenco Principal: Alfre Woodard, Laurence Fishburne, Craig Sheffer, Joe Morton, Obba Babatundé, Ossie Davis, E. G. Marshall Sinopse: No sul dos

Leia mais

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Darcy Ribeiro e sua teoria sobre os índios no Brasil e o processo civilizatório. O projeto pombalino no século XVIII, a imposição da língua

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas.

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo: Manifestações racistas, como a recentemente sofrida pela jornalista

Leia mais

DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. Rafaela Cyrino 1 O livro de Angela Davis Mulheres, raça e classe nos fornece um rico material de análise e reflexão, fundamental para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2014.2 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS Edu 311 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOL CURSO DEPARTAMENTO ÁREA PEDAGOGIA DEDU POLÍTICA CARGA HORÁRIA T 60 P 00 E 00 PROFESSOR(A)

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. TEXTO GERADOR O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2007. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Educar para as relações étnicorraciais: o que a escola tem a ver com isso?

Educar para as relações étnicorraciais: o que a escola tem a ver com isso? Educar para as relações étnicorraciais: o que a escola tem a ver com isso? Rosemeire dos Santos Brito 1 (UNICENTRO) roseje4@yahoo.com Área Temática da Extensão Universitária: Cultura Linha Temática da

Leia mais

TÍTULO: A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL ATRAVÉS DA HISTÓRIA E O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL, POR FLORESTAN FERNANDES ( )

TÍTULO: A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL ATRAVÉS DA HISTÓRIA E O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL, POR FLORESTAN FERNANDES ( ) 1 TÍTULO: A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL ATRAVÉS DA HISTÓRIA E O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL, POR FLORESTAN FERNANDES (1920-1995) AUTOR: IGOR TEODORO GUIMARÃES CONTATO: igortg.sociais@gmail.com OBJETIVO GERAL:

Leia mais

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 4 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais

Leia mais

Livro de atividades - páginas 10 e 11

Livro de atividades - páginas 10 e 11 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:

Leia mais

Redação. Prof. Rafael Costa

Redação. Prof. Rafael Costa Redação Prof. Rafael Costa Texto Dissertativo-argumentativo Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito

Leia mais

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. DL - DOMÍNIO DE LINGUAGENS H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Leia mais

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola.

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Para início de conversa Como o gênero e a sexualidade são tratados em sala de aula? A questão do tabu não se discute. Dificuldades

Leia mais

[Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra]

[Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra] [Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra] Direito à Saúde A saúde é direito de todos e um dever do Estado, garantido por meio de políticas sociais e econômicas que tenham como objetivo: a redução

Leia mais

Os conceitos de raça e racismo

Os conceitos de raça e racismo Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo Márcia Lima 14/08/2017 Os conceitos de raça e racismo A redenção de Cã. Modesto Brocos, 1895. Roteiro O conceito de raça O conceito de racismo (# discriminação

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

NOTA ECONÔMICA. Falta de segurança é menor na região Sul. Região Nordeste 4,4 a cada 10 famílias. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias

NOTA ECONÔMICA. Falta de segurança é menor na região Sul. Região Nordeste 4,4 a cada 10 famílias. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias Informativo CNI Ano 3 Número 8 Julho 17 NOTA ECONÔMICA 8 Falta de segurança é menor na região Sul Apesar da piora significativa na percepção da população em relação à segurança entre 11 e 16, a região

Leia mais

6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra

6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra 6 obras indispensáveis para refletir sobre a Consciência Negra No mês da Consciência Negra, conheça seis obras importantes que analisam e estimulam o pensamento crítico acerca dos papeis social do negro

Leia mais

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 1 China: 1.372.470.000 2 Índia: 1.278.160.000 3 EUA: 321.968.000 4 Indonésia: 255.780.000

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. Racismo e desigualdades raciais no Brasil

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. Racismo e desigualdades raciais no Brasil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial Professora: Luciana Garcia de Mello PLANO DE ENSINO Racismo e desigualdades raciais no Brasil Período letivo: 2018/2 Créditos: 2 Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

13 No artigo que abre esta edição, Visões afro-americanas sobre o Brasil, , George Reid Andrews (University of Pittsburgh), mostra que além d

13 No artigo que abre esta edição, Visões afro-americanas sobre o Brasil, , George Reid Andrews (University of Pittsburgh), mostra que além d Apresentação Raça e racismo estão no centro dos debates políticos e culturais em todo o mundo contemporâneo. Nos Estados Unidos, o movimento Black Lives Matter e a política Trump de barrar imigrantes dos

Leia mais

PMBA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/34

PMBA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/34 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/34 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 43 Emprego de tempos e modos verbais... 33 Vozes

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO QUADRO FINAL DE NOTAS DA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DA SELEÇÃO PARA MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas;

Grupo 01. I) Ambas as concepções mantêm um discurso no qual é alimentado pela expansão política e econômica das sociedades industrializadas; Grupo 01 QUESTÃO 01 - Segundo José Luiz dos Santos, ao abordar o tema O Que se Entende por Cultura ele afirma que não há por que nos confundirmos com tanta variação de significado. O que importa é que

Leia mais

SZASZ, Thomas. Cruel Compaixão. Tradução, Ana Rita P. de Moraes. Campinas: Papirus, 1994.

SZASZ, Thomas. Cruel Compaixão. Tradução, Ana Rita P. de Moraes. Campinas: Papirus, 1994. SZASZ, Thomas. Cruel Compaixão. Tradução, Ana Rita P. de Moraes. Campinas: Papirus, 1994. Aluno: Roberto Cesar Silva de Azevedo Orientadora: Margarida de Souza Neves Departamento de História PUC-Rio Sobre

Leia mais

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda

Leia mais

O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH)

O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) São Luís abril de 215 O extermínio da juventude negra no Maranhão A criação da CPI da Morte e Desaparecimento

Leia mais

CIÊNCIA E PRECONCEITO: EPILEPSIA E PROPENSÃO AO CRIME

CIÊNCIA E PRECONCEITO: EPILEPSIA E PROPENSÃO AO CRIME CIÊNCIA E PRECONCEITO: EPILEPSIA E PROPENSÃO AO CRIME Maria Aparecida dos Santos Bolsista PIBIC CNPq desde fevereiro de 2004 Orientadora: Profª Margarida de Souza Neves Este trabalho é parte do Projeto

Leia mais

A abrangência da antropologia Mércio Gomes

A abrangência da antropologia Mércio Gomes A abrangência da antropologia Mércio Gomes Antropologia - termo Anthropos = homem Logos = estudo, razão, lógica Estudo do homem Sociologia, Economia Ciência humana, Lógica do homem Filosofia, Lógica Características

Leia mais

Violência doméstica sob a óptica da saúde coletiva em uma perspectiva decolonial

Violência doméstica sob a óptica da saúde coletiva em uma perspectiva decolonial Violência doméstica sob a óptica da saúde coletiva em uma perspectiva decolonial Sousa da Silva Barbosa, Gabriella 1 Da Silva e Silva, Artenira 2 Viana Silva Lima, Silvia Cristina³ Barbosa Ramos, Edith

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2018 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2018 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO Pedagogia: Aut Port. nº 93110 de 13/08/86 Rec. Port. Nº 717 de 21/12/89 Ren. Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Ciências Contábeis: Aut. 14/08/95 Rec. Port. nº 2.110 de 01/10/2001 Ren. Rec. Port. nº 406

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GENERO, CLASSE, RAÇA E ETNIA

FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GENERO, CLASSE, RAÇA E ETNIA FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GENERO, CLASSE, RAÇA E ETNIA ICEAFRO EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO Rua da Mouraria n 55, Centro, Salvador. Cep. 40060-180. Tel. (55-71)3321-4688 E-mail: iceafro2012@gmail.com

Leia mais

DIFERENÇA E DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL

DIFERENÇA E DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL DIFERENÇA E DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen. Mestre em Sociologia Política pela UFSC. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor de Sociologia no Colégio Estadual

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais DESIGUALDADE DE GÊNERO: UMA QUESTÃO DE NATUREZA IDEOLÓGICA Failon Mitinori Kinoshita (Acadêmico) failonpr2016@gmail.com Italo Batilani (Orientador), e-mail: batilani@hotmail.com Universidade Estadual do

Leia mais

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente Entrevista por Daniela Araújo * Luíza Cristina Silva Silva militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente é estudante do curso de Geografia na

Leia mais