GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS OSCS: Contratualização Sustentabilidade Certificação. Paula Raccanello Storto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS OSCS: Contratualização Sustentabilidade Certificação. Paula Raccanello Storto"

Transcrição

1 GESTÃO ADMINISTRATIVA DAS OSCS: Paula Raccanello Storto

2 Gestão Administrativa das OSCs Breve panorama jurídico Premissa: liberdade de associação Constituição Federal: Vedação da interferência estatal. Associações, Fundações, Entidades Religiosas e Cooperativas Solidárias. Conceito de entidade sem fins lucrativos. Governança e transparência. Parcerias com a Administração Pública em Geral. Lei /2014: Termo de Fomento, Termo de Colaboração e Acordo de Cooperação. Exceções legais. Regime Tributário e Recursos Privados. Imunidade e isenções. Incentivos Fiscais. Captação de Recursos Privados. Contratação de Pessoas, CLT, Lei do Voluntariado. Remuneração de Dirigentes. Títulos e Certificados Outorgados pelo Poder Público. Utilidade Pública (revogação da UPF) CEBAS, OSCIP, OS,

3 Autonomia das OSCs Premissa: liberdade de associação - CONSTITUIÇÃO FEDERAL: Art.5º (...) XVII - é plena a liberdade para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento. XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; - Relatoria da ONU sobre liberdade de reunião e : participação e financiamento compreendem a liberdade - STF reconheceu o regime jurídico de direito privado, inclusive na execução de planos de trabalho em parcerias com o Poder Público (ADI 1923)

4 Associações Fundações Organizações Religiosas Cooperativas Conceito: sem fins lucrativos x sem fins econômicos [Lei /14] entidade privada sem fins lucrativos que não distribua entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplique integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva.

5 Governança Governança deve se definir a partir do perfil e objetivos de cada OSC Guia das Melhores Práticas para Organizações do Terceiro Setor: Associações e Fundações

6 Transparência Transparência básica - Financeira - Registro contábil em livros caixa e publicidade de balanço anual - Resultados - Relatório de atividades (Mapa das Organizações da Sociedade Civil deverá possibilitar a emissão de relatórios para as que preencherem a página da OSC)

7 Transparência Recursos Públicos 1) Lei de Acesso à Informação obriga transparência das OSCs que recebem recursos públicos, exigindo publicização de: a) cópia do estatuto social atualizado da entidade; b) relação nominal atualizada dos dirigentes da entidade; c) cópia integral dos convênios, contratos, termos de parcerias, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres realizados com o Poder Executivo federal, respectivos aditivos; e d) relatórios finais de prestação de contas, na forma da legislação aplicável. Cf. Decreto Federal 7.224, de Checar legislações dos estados e dos municípios para conferir eventuais obrigações locais.

8 Transparência Recursos Públicos 2) Lei /2014 A OSC deve divulgar na internet e em locais visíveis de suas sedes todas as parcerias celebradas com a administração pública: I - data de assinatura e identificação do instrumento de parceria e do órgão da administração pública responsável; II - nome da OSC e seu número de inscrição no CNPJ da RFB; III - descrição do objeto da parceria; IV - valor total da parceria e valores liberados, quando for o caso; V - situação da prestação de contas da parceria, que deverá informar a data prevista para a sua apresentação, a data em que foi apresentada, o prazo para a sua análise e o resultado conclusivo. VI - quando vinculados à execução do objeto e pagos com recursos da parceria, o valor total da remuneração da equipe de trabalho, as funções que seus integrantes desempenham e a remuneração prevista para o respectivo exercício.

9 Transparência Recursos Públicos 3) Lei Anticorrupção (atos que tenham alguma relação com Poder Público) Práticas preventivas e que podem atenuar penalidades: - Programa de Compliance - Canal de Denúncia - Revisão de Estatutos e Regimentos Internos

10 Modalidades de Parcerias das OSCs com a Administração Pública LEI /2014 (MROSC): Termo de Fomento Termo de Colaboração Acordo de Cooperação Veda celebração de convênios com OSCs: Única exceção aos convênios: apenas admite convênios para OSCs filantrópicas prestadoras de serviços de saúde no âmbito do SUS (IV do art. 3 º e art. 84) Não se aplica a Lei 8.666/1993 as relações de parceria MROSC

11 Modalidades de Parcerias OSCs com a Administração Pública Continuam existindo as seguintes modalidades de parceria, reguladas por LEIS ESPECÍFICAS (art. 3º.): Termo de Parceria - OSCIPs - Lei 9790/1999 Contrato de Gestão - OS - Lei 9637/1998 Termos de Compromisso Cultural Cultura Viva Lei /2014 *OSCs continuam a poder firmar CONTRATOS ADMINISTRATIVOS com o Poder Público, submetidos à Lei de Licitações Lei 8666/1993. Estes contratos não se caracterizam como parcerias, mas como contratação de serviços pela Administração.

12 Impostos e Contribuições Sociais - Quadro Resumo UNIÃO FEDERAL Arts. 153, 149, 195, 212 e 240 CF ESTADOS DF Art. 155 CF MUNICÍPIOS DF Art. 156 CF Impostos Contribuições socias Imposto sobre a Renda Imposto sobre a Importação Imposto sobre a Exportação Imposto sobre Produtos Industrializados Imposto sobre Operações Financeiras Imposto sobre Propriedade Territorial Rural Contribuição social sobre a Folha de salários ou rendimentos pagos a qualquer pessoa física mesmo sem vínculo empregatício (INSS) Contribuição social sobre a receita ou faturamento Contribuição social sobre o Lucro Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de transporte interestadual/intermunicipal e de comunicação Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Imposto sobre Doação de Bens e Direitos Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis IR II IE IPI IOF ITR Previdência Sistema S, Salário Educação PIS e COFINS CSSL ICMS IPVA ITCMD ISS IPTU ITBI

13 Impostos e Contribuições Sociais Imunidade e Isenção Imunidades CF Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: VI - instituir impostos sobre: c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; [entende-se CTN] Art. 195 (...) 7º São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei. [entende-se a Lei /09, lei do CEBAS] Isenção de impostos: depende da liberalidade do ente competente.

14 Impostos e Contribuições Sociais - Imunidade sujeita aos requisitos do art. 14 do CTN OSCs imunes devem observar os seguintes requisitos: I - não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título; II - aplicarem integralmente, no País, os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais; III - manterem escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

15 Incentivos Fiscais INCENTIVOS FISCAIS Institucionais Mediante prévia aprovação de Projetos Institucionais: Doação de empresa que declara IR com base no regime do lucro real pode ser deduzida como despesa até o limite de 2% do lucro líquido, reduzindo assim base de cálculo do IR e da CSSL - lei /2015 alterou Lei 9249/95, ampliando para todas as OSCs nos termos da lei /2014 e que cumpram os artigos 3º e 16 da Lei 9.790/1999. Não permite dedução de pessoa física nesse modelo (pleito da sociedade civil).

16 Incentivos Fiscais INCENTIVOS FISCAIS Institucionais Mediante prévia aprovação de Projetos Mediante prévia aprovação de Projetos: Dedutível do Imposto de Renda a pagar: Lei Rouanet; Lei Federal de Incentivo ao Esporte; ECA (Fundos Criança e Adolescente), Idosos, PRONAS, PRONON; etc. Legislação semelhante pode existir no âmbito distrital, estadual ou municipal, a depender do tributo.

17 Contratos Privados CONTRATOS PRIVADOS Prestação de Serviços ISS regra de isenção varia em cada município Comercialização ICMS - regra de isenção varia em cada Estado Doação incluindo para constituição de endowments - ITD, ou ITCMD regra de isenção varia em cada Estado (para doações advindas do exterior, ver Rex Tema que tramita no STF - repercussão geral ) * Contribuições associativas restrita a associados, não se confundem com doação ou prestação de serviços e não constituem fato gerador de tributação.

18 Contratação de Pessoas / Serviços Contratação de pessoa física - CLT: regime jurídico privado. OSC é empregador, mesmo quando se tratar de recursos públicos (Lei /2014) - Voluntariado importância do Termo de Voluntariado (art.2º da Lei 9.608/98) - Autônomo: RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo. - MEI Micro Empreendedor Individual Contratação de pessoa jurídica - Caso tenha, a OSC deve respeitar manual ou regulamento de compras e contratações com regras voltadas ao bom uso dos recursos e que respeite as especificidades do financiador.

19 Remuneração de dirigentes Governança Contratos REGRA COMUM PARA A REMUNERAÇÃO (Lei 9.532/97 e Lei /09) SEM TITULAÇÃO (OU COM CEBAS) Permissão para pagamento, independentemente de titulação da OSC Vale mesma regra para certificadas CEBAS Valor de mercado x < 70% do teto do Poder Executivo Federal ~ R$ 23 mil Máximo a ser gasto com remuneração de dirigentes é 5 X 70% do teto valor fixado pelo órgão de deliberação superior da entidade registro em ata comunicação ao MP, no caso das fundações OUTRAS HIPÓTESES (Lei 9.790/99 e Lei /02) OSCIPs e OSs Permissão para pagamento, com titulação Deve ter vínculo CLT até 100% do teto do Poder Executivo Federal ~ R$ 33 mil

20 Finalidades Honorífica reconhecimento de que cumpre determinados requisitos Benefício fiscal - condição para acessar isenção tributária (CEBAS Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social Lei /09) Acesso a recursos públicos - Condição para acessar modalidades específicas de contratualização OSCIP (termos de parceria), OS (Organização Social)

21 Destaques OSCIP Lei federal 9790/1999 OS Organização Social Lei federal 9637/1998 CEBAS Lei federal /09 Revogação da Utilidade Pública Federal Lei /2015 Possibilidade de remuneração de dirigentes pelas entidades certificadas

22 Tendências Novas tendências de impacto federativo Compatibilização do novo marco com as normas do estados e municípios pela abrangência nacional da Lei /2014 Efetivação da desvinculação do direito de firmar parcerias à prévia certificação Harmonização das normas locais que ainda vedam a remuneração de dirigentes incluindo conselhos de políticas públicas locais e isenções tributárias específicas locais Revogação das legislações locais de Utilidade Pública

23 Obrigada!

24 + Perguntas e respostas 31/10/

Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições

Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições César Paim Diretor Corporativo de Relações Legais e Governamentais Associação Congregação de Santa Catarina Terceiro Setor Nem acima nem abaixo,

Leia mais

O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR

O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR IMUNIDADES E ISENÇÕES DE TRIBUTOS PARA O TERCEIRO SETOR O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR TRIBUTOS (art. 145 CF). IMUNIDADES E ISENÇÕES IMUNIDADE VEDAÇÃO - PROIBIÇÃO

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos

TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos O QUE SERÁ DISCUTIDO HOJE: 1. Panorama geral da tributação das associações 2. ISS:

Leia mais

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor" Leandro Marins de Souza

Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor Leandro Marins de Souza Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor" Leandro Marins de Souza leandro@marinsdesouza.adv.br Advogado Doutor em Direito do Estado pela USP Mestre em Direito Econômico

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Inaiá Nogueira Queiroz Botelho OAB/PR

TRIBUTAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Inaiá Nogueira Queiroz Botelho OAB/PR TRIBUTAÇÃO DO TERCEIRO SETOR 23 de junho de 2016 Por: Inaiá Nogueira Queiroz Botelho OAB/PR 31.840 O QUE SÃO TRIBUTOS? Art. 3º do Código Tributário Nacional Tributo é toda prestação pecuniária compulsória,

Leia mais

Incentivos Fiscais. Dra. Ana Carolina Carrenho

Incentivos Fiscais. Dra. Ana Carolina Carrenho Incentivos Fiscais Dra. Ana Carolina Carrenho O que são incentivos Fiscais? Quem são as Organizações da Sociedade Civil? Normalmente temos dificuldade em identificar as organizações da sociedade civil:

Leia mais

Filantropia: CEBAS e PROSUS

Filantropia: CEBAS e PROSUS Pré-Congresso Filantropia: CEBAS e PROSUS ADIs 2028 e 4891: Julgamento e impacto ao setor da saúde Renato Nunes e Teresa Gutierrez ADIs 2028 e 4891: Julgamento e impacto ao setor da saúde Marco Legal:

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR PROFISSIONALIZAR PARA TRANSFORMAR O TERCEIRO SETOR

OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR PROFISSIONALIZAR PARA TRANSFORMAR O TERCEIRO SETOR OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR PROFISSIONALIZAR PARA TRANSFORMAR O TERCEIRO SETOR Direito no Terceiro Setor: imunidade e isenção José Eduardo Sabo Paes São Paulo, 25 de outubro de 2018 Estado, Sociedade

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2017 TRIBUTOS Modalidades MODALIDADES DE TRIBUTOS Como vimos tributo seria a receita do Estado, que pode estar ou não vinculada a uma contra-prestação. Entretanto

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR Compreendê-la e usá-la é um Direito seu DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO IMUNIDADE Norma disposta em sede Constitucional. Tem à União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas...

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas... S u m á r i o Unidade I Teoria Geral dos Tributos Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3 1.1. Conceito de Tributo... 3 1.2. As Espécies Tributárias... 8 Capítulo 2 Os Impostos... 18 2.1. Teoria

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Cássio Marques da Silva 2016 TRIBUTOS Modalidades 1 Anteriormente vimos que... Estado bem-comum recursos financeiros (dinheiro); Dinheiro tributos, empréstimos, repasses, leilões; Tributo 2 tipos:

Leia mais

Quadros Resumo. Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar

Quadros Resumo. Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar Quadros Resumo Quadro Resumo: Matérias reservadas à Lei Complementar Tributo(s) Hipótese(s) CF88 (artigo) Todos Dispor sobre conflitos de competência 146, I Todos Regular as limitações ao Poder de Tributar

Leia mais

As diferentes modalidades de gestão no SUS

As diferentes modalidades de gestão no SUS XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO As diferentes modalidades de gestão no SUS Lenir Santos Março 2013 LENIR SANTOS março de 13 1 FORMAS DE GESTÃO DO SUS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Princípios de Direito Coletivo. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Princípios de Direito Coletivo. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Origem Direito Coletivo do Trabalho - Princípios a) Liberdade associativa: positiva e negativa. Desvinculação e devido processo

Leia mais

Empreendedorismo e Negócios sociais

Empreendedorismo e Negócios sociais Empreendedorismo e Negócios sociais Planejamento, estruturação e modelos jurídicos mais adequados aos negócios e empreendimentos de alto impacto social Danilo Tiisel danilo@socialprofit.com.br Terceiro

Leia mais

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL II

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL II CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL II 2016-2 Prof. Marcos Vinicius F. Livero CONTABILIDADE A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para tomada de decisões dentro e fora da empresa.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 FISCAL DE TRIBUTOS PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 FISCAL DE TRIBUTOS PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o Código Tributário do Município de Miracema (lei nº 1.453, de 26 de setembro de 2013), responda às questões de números 1 a 6. 1) É de competência do município

Leia mais

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN

TAXAS Art. 145, II e 2º, CF e arts. 77 a 80, CTN CONCEITO DE INGRESSO PÚBLICO ORIGINÁRIO PRÓPRIO REPARAÇÕES DE GUERRA DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS Art. 3, CTN TRIBUTO É TODA PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA PENALIDADES COMPULSÓRIA INGRESSO PÚBLICO DERIVADO EM MOEDA OU

Leia mais

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). COMUM PARA TODAS AS ÁREAS Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal. Certificado (CEBAS) e Registro de Entidade de Fins Filantrópicos (CNAS), renovado a cada três anos. Promova

Leia mais

25/04/2015. Noções Básicas do Direito Tributário ESCRITURAÇÃO FISCAL ESCRITURAÇÃO FISCAL. Davi Calado 25/04/2015

25/04/2015. Noções Básicas do Direito Tributário ESCRITURAÇÃO FISCAL ESCRITURAÇÃO FISCAL. Davi Calado 25/04/2015 ESCRITURAÇÃO FISCAL ESCRITURAÇÃO FISCAL Noções Básicas do Direito Tributário Pr Davi Calado 1 Conteúdo Programático 1. Introdução: Noções Básicas do Direito Tributário 2. Aspectos Básicos do ISSQN 3. Aspectos

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 1. Receitas originárias e receitas derivadas... 17 2. O conceito constitucional de tributo... 18 3. Análise do conceito do art. 3º do CTN...

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Características da Atividade

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Características da Atividade CAPTAÇÃO DE RECURSOS Características da Atividade Atividade planejada e complexa: envolve marketing, comunicação, relações públicas, elaboração de projetos, questões jurídicas e ética Objetivo: geração

Leia mais

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar...

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar... SUMÁRIO Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Imposto de Renda e proventos de qualquer natureza Do Lucro Arbitrado Pessoa Jurídica Tributada com base no lucro arbitrado Na ocorrência de qualquer das hipóteses

Leia mais

CAPÍTULO. Competência Tributária. Competência Tributária Comum

CAPÍTULO. Competência Tributária. Competência Tributária Comum CAPÍTULO Competência Tributária Competência Tributária Comum C.F. art. 145 A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: II - taxas, em razão do exercício

Leia mais

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO Organização Normativa Título VI Da Tributação e do Orçamento Do Sistema Tributário Nacional Princípios Gerais Das Limitações do Poder de Tributar Dos impostos da União Dos impostos

Leia mais

ITCMD Aspectos Relacionados ao Terceiro Setor

ITCMD Aspectos Relacionados ao Terceiro Setor ITCMD Aspectos Relacionados ao Terceiro Setor Comissão de Direito do Terceiro Setor Danilo Brandani Tiisel Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos ITCMD Conceito

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem Introdução, Normas Gerais, Competência Tributária e Imunidade Tributária Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Competência tributária

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani M O M E N T O D E R E F L E X Ã O 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani Planejamento Tributário atividade

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15 Apresentação da coleção... 13 Capítulo 1 Introdução... 15 Capítulo 2 Sistema Tributário Nacional... 17 2.1. Poder de Tributar... 17 2.1.1. Poder de tributar e competência tributária... 18 2.1.2. Modalidades

Leia mais

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45 ABREVIATURAS... 11 Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES... 13 1. Conceito de tributo...13 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir...13 1.2. Prestação compulsória...14

Leia mais

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS As instituições espíritas para se tornarem personalidades jurídicas, tem que ter os seguintes documentos e registros: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar

Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Direito Tributário Limitações ao Poder de Tributar Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar É vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Leia mais

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária MARCELO MONELLO LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 3 Parágrafo único.

Leia mais

COMO ABRIR UMA IGREJA

COMO ABRIR UMA IGREJA COMO ABRIR UMA IGREJA Este ebook tem por finalidade proporcionar um esclarecimento sobre como as igrejas são vistas pelo governo, quais tributos ela deve pagar e como deve ser constituída. As igrejas,

Leia mais

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA Guia de Tributação A tributação tem sido um campo não muito amigável de muitos empresários no Brasil, mas é preciso dominar o assunto, para que a saúde do negócio não fique comprometida. Veja a seguir

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do direito tributário...

Leia mais

Imunidade Tributária

Imunidade Tributária IX Seminário de Certificação das Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro Saúde 2016 Imunidade Tributária Um tema que gera intranquilidade nas Santas Casas e Hospitais Beneficentes

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

Atividades Estatutárias Desenvolvidas nas Organizações da Sociedade Civil - OSC

Atividades Estatutárias Desenvolvidas nas Organizações da Sociedade Civil - OSC Atividades Estatutárias Desenvolvidas nas Organizações da Sociedade Civil - OSC Agenda Objeto Social Termos de Fomento, e de Colaboração Acordo de Cooperação Titulações e Certificação Riscos Inerentes

Leia mais

CURSO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO DF GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 6

CURSO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO DF GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 6 1. SUPER-SIMPLES ou SIMPLES NACIONAL O SIMPLES tem base na CF/1988 artigos 146, III, d ; 170, inciso IX e 179. Art. 146. Cabe à lei complementar: III estabelecer normas gerais em matéria de legislação

Leia mais

Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis n o 20/2015 Manual de Orientação do Leiaute da ECF Atualização: Março de 2015

Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis n o 20/2015 Manual de Orientação do Leiaute da ECF Atualização: Março de 2015 A.1.3.2. Contas de Resultado A.1.3.2.1. U150A Imunes e Isentas em Geral 4 SUPERÁVIT/DÉFICIT LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 01012014 S 1 4.01 RECEITAS 01012014 S 4 2 4.01.01 RECEITA DAS ATIVIDADES 01012014 S 4.01

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Imunidades do artigo 150, VI, c, d e e da CF-88. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Imunidades do artigo 150, VI, c, d e e da CF-88. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Imunidades do artigo 150, VI, c, d e e da CF-88 Prof.ª Luciana Batista Imunidade - art. 150, VI, c e 4ª da CF/88. Vedado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir impostos

Leia mais

Exercícios: Princípios e Imunidades Coordenação do material: Emersom Fernandes TV EXAME DE ORDEM

Exercícios: Princípios e Imunidades Coordenação do material: Emersom Fernandes TV EXAME DE ORDEM Exercícios: Princípios e Imunidades Coordenação do material: Emersom Fernandes TV EXAME DE ORDEM 1-Lei catarinense, publicada em 01.12.2008, alterou, de 3% para 4%, a alíquota do IPVA relativo à propriedade

Leia mais

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL PARA OS CONCURSOS DE AFRFB E ATRFB PROFESSOR VILSON CORTEZ www.soslegislacao.loja2.com.br @professorvilsoncortez vacortez@hotmail.com.br IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA (CF, CTN,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA DIÁRIO OFICIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CASA NOVA - BA Sexta - feira 27 de Abril de 2018 Ano II Edição n 42 Caderno 02 Esta edição encontra-se disponível no site www.diariooficialba.com.br e garantido sua

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13 SUMÁRIO Abreviaturas... 13 Capítulo 1 Tributo: Conceito e Espécies... 15 1. Conceito de tributo... 15 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir... 15 1.2. Prestação compulsória...

Leia mais

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar:

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar: + SIMPLES Nacional Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art. 146. Cabe à lei complementar: ( ) d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Secção de São Paulo Terceiro Setor ASPECTOS TRIBUTÁRIOS RIOS Ricardo Monello ricardoadv@sergiomonello.com.br 1 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PREÂMBULO Nós,

Leia mais

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI Empresa especializada na prestação de serviços ao Terceiro Setor Consultoria Auditoria Cursos Presenciais e à Banco de Dados sobre o Terceiro

Leia mais

Documento gerado em 06/04/ :56:55 Página 1 de 51

Documento gerado em 06/04/ :56:55 Página 1 de 51 DCA-Anexo I-AB Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Valores Balanço Patrimonial 31/12/2016 Ativo - Ativo - 1.0.0.0.0.00.00 - Ativo 10.568.805,07 1.1.0.0.0.00.00 - Ativo Circulante 3.019.212,51 1.1.1.0.0.00.00

Leia mais

RECURSOS. SALDOS REMANESCENTES. APLICAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO NÃO UTILIZADOS PARA RENDIMENTO. PREVISÃO NO ART. 116, 4º DA LEI Nº 8.

RECURSOS. SALDOS REMANESCENTES. APLICAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO NÃO UTILIZADOS PARA RENDIMENTO. PREVISÃO NO ART. 116, 4º DA LEI Nº 8. Parecer 33/2018 Ementa: TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS. SALDOS REMANESCENTES. APLICAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO NÃO UTILIZADOS PARA RENDIMENTO. PREVISÃO NO ART. 116, 4º DA LEI Nº 8.666/93 E ART. 51

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos da União impostos arts. 153 e 154, da CF taxas contribuição de melhoria empréstimo compulsório ordinário extraordinário contribuições especiais sociais intervenção no domínio econômico interesse

Leia mais

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Financiamento da Previdência e da Seguridade Social no Brasil Paulo Tafner e Fabio Giambiagi Buenos Aires, maio/2010 Estrutura da Seguridade

Leia mais

Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. Slide 2. Slide 3 DADOS DISPONÍVEIS AO FISCO

Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. Slide 2. Slide 3 DADOS DISPONÍVEIS AO FISCO Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Nilson José Goedert Contador 2016 Slide 2 Obrigações Federais para Pessoas Jurídicas em Geral: 1. SPED Sistema Público de Escrituração

Leia mais

SEMINÁRIO LEI /2013: MUDANÇAS E REFLEXOS NA GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR

SEMINÁRIO LEI /2013: MUDANÇAS E REFLEXOS NA GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR SEMINÁRIO LEI 12.868/2013: MUDANÇAS E REFLEXOS NA GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR ALTERAÇÕES ESTATUÁRIAS NECESSÁRIAS PARA MANUTENÇÃO DO CERTIFICADO DRA. LÚCIA BLUDENI

Leia mais

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP ASSOCIAÇÃO BATISTA DE BENEFICÊNCIA TABEA ESPAÇO FELIZ CENTRO SOCIAL PIONEIRO Rua Chile, n 772, Planalto, Santa Rosa, RS CEP: 98900-000 CNPJ: 91.986.125/0009-45 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 07 CONCEITO DE TRIBUTO 1 É tributo 2 A norma era vigente 3

Leia mais

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 4 Limitações às Competências Tributárias...4 Classificação das Competências...6 2. IMPOSTOS DA UNIÃO...9 Imposto de Importação...9

Leia mais

FORMAÇÃO DO FUNDO GARANTIDOR. ESTADO DO RIO DE JANEIRO art 31 da Lei nº 5068/2007 RECURSOS DOS FUNDOS ESPECIAIS

FORMAÇÃO DO FUNDO GARANTIDOR. ESTADO DO RIO DE JANEIRO art 31 da Lei nº 5068/2007 RECURSOS DOS FUNDOS ESPECIAIS FORMAÇÃO DO FUNDO GARANTIDOR ESTADO DO RIO DE JANEIRO art 31 da Lei nº 5068/2007 RECURSOS DOS FUNDOS ESPECIAIS 1º SERÃO DISCRIMINADOS E UTILIZADOS NA PRÓPRIA ÁREA DO FUNDO PPP - VANTAGENS PARA INSTITUIÇÕES

Leia mais

Diário Oficial. Índice do diário Outros. Prefeitura Municipal de Ribeira do Amparo. Outros - BALANÇO ANUAL Páginas:

Diário Oficial. Índice do diário Outros. Prefeitura Municipal de Ribeira do Amparo. Outros - BALANÇO ANUAL Páginas: Páginas: 48 Índice do diário Outros Outros - BALANÇO ANUAL 2015 Página 1 Outros Outros BALANÇO ANUAL 2015 - BA (Poder Executivo) DCA-Anexo I-AB Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Padrao Balanço Patrimonial

Leia mais

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16 Indice de Questoes Língua Portuguesa / Compreensão Textual: 1 Língua Portuguesa / Pontuação: 2 Língua Portuguesa / Ortografia: 3 Língua Portuguesa / Semântica: 4 Língua Portuguesa / Morfologia: 5 Língua

Leia mais

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados O CONTEÚDO DESTA APRESENTAÇÃO NÃO TEM O OBJETIVO DE SER RECOMENDAÇÃO TÉCNICA OU PARECER LEGAL SOBRE O ASSUNTO DISCUTIDO. RECOMENDAMOS QUE AS QUESTÕES LEGAIS RELACIONADAS

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

Aula 3 Imposto de Renda Pessoa Jurídica CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Prof. Dr. Érico Hack

Aula 3 Imposto de Renda Pessoa Jurídica CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Prof. Dr. Érico Hack Aula 3 Imposto de Renda Pessoa Jurídica CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Prof. Dr. Érico Hack IR Pessoa Jurídica Pessoa Física equiparada à pessoa jurídica (Empresas individuais) Empresário

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 1.1 Noções inaugurais... 1 1.2 Espécies de receitas financeiras... 2 1.3 A importância das receitas tributárias... 5 1.4 A relação tributária

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas

Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas 1 Doações a Entidades Sem Fins Lucrativos Caracteriza-se como investimento social a doação voluntária da Pessoa Jurídica

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL

SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL SEMINÁRIO REGIONAL MACEIÓ/AL ISS - OS FATORES QUE ALTERAM A BASE DE CÁLCULO PALESTRANTE: Ricardo Cavalcante Antas Auditor Fiscal SMF Maceió/AL. 07 e 08 de agosto 2012. FATORES QUE ALTERAM A B.C. Imunidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 5 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XIX, CF/88: as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial,

Leia mais

Previsão Inicial das. Receitas ( )

Previsão Inicial das. Receitas ( ) Execução das Receitas Orçamentárias Códigos Descrição das Contas de Receitas Orçamentárias Previsão Inicial das Receitas (5.2.1.1.0.00.00) Previsão Atualizada das Receitas (5.2.1.0.0.00.00) (a) Receitas

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE... 21 1. Conceito de contabilidade... 21 2. Objeto... 22 3. Campo de aplicação... 23 4. Objetivos... 23 5.

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

Porém, esta competência não é plena, pois, encontra limitações na própria Constituição Federal.

Porém, esta competência não é plena, pois, encontra limitações na própria Constituição Federal. Limitações do poder de tributar Como já visto, a competência tributária (competência da União, Estados, Municípios e Distrito Federal em instituir tributos) é matéria regulada pela Constituição Federal.

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE CESTAS BÁSICAS - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 577 FURTOS PRATICADOS POR EMPREGADOS - ASPECTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas 2018/09/15 21:06 1/9 Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Elenco de Contas 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1

Leia mais

GUIA PARA O CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO SITE DO INSTITUTO LIGA SOCIAL

GUIA PARA O CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO SITE DO INSTITUTO LIGA SOCIAL GUIA PARA O CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO SITE DO INSTITUTO LIGA SOCIAL O Liga Social, novo nome do Ajuda Paraná, foi criado para fazer a ponte entre Organizações da Sociedade Civil e

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 13 LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA Em virtude de litígios entre as partes

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Terceiro Setor

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Terceiro Setor CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Terceiro Setor Magistratura Federal 1) CESPE - JF TRF 1/2009 Assinale a opção correta, tendo como referência as Leis n.º 9.637/1998 e n.º 9.790/1999. a) Uma cooperativa

Leia mais

CRÉDITOS EM CIRCULAÇÃO

CRÉDITOS EM CIRCULAÇÃO Balanço Patrimonial - Ativo - PODER EXECUTIVO 1 ATIVO = (51+52) 27.189.028,04 2 ATIVO FINANCEIRO = (3+7) 4.658.305,23 3 DISPONÍVEL = (4+5+6) 4.658.305,23 4 Caixa 3.450,90 5 Bancos c/ Movimento 4.654.854,33

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DAS SOCIEDADES CIVIS TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MARCO REGULATÓRIO DAS SOCIEDADES CIVIS TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MARCO REGULATÓRIO DAS SOCIEDADES CIVIS TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Airton Roberto Rehbein Auditor Público MARCO REGULATÓRIO DAS SOCIEDADES CIVIS A Lei Federal 3.204/2015 alterou a

Leia mais

CEBAS. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.

CEBAS. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. CEBAS Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. Por que estamos aqui? O que é uma organização de terceiro setor? Fundação X Associação Fins alheios (instituidor) Fins imutáveis Patrimônio

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Valor Adicionado Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Valor Adicionado Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Valor Adicionado Parte 2 Prof. Cláudio Alves Distribuição da riqueza A segunda parte da DVA deve apresentar de forma detalhada como a riqueza

Leia mais

Mapas Mentais de Direito Previdenciário

Mapas Mentais de Direito Previdenciário Mapas Mentais de Direito Previdenciário Concurso do INSS Direito Previdenciário - Mapas Mentais - INSS 1 INTRODUÇÃO FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL A SEGURIDADE SOCIAL SERÁ FINANCIADA POR TODA A SOCIEDADE

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site: Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site:  Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II 2012 DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br Site: www.claudiocarneiro.com.br Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II IMPOSTOS: FEDERAIS: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF, Extraordinário

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina DIREITO TRIBUTÁRIO III: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, INSTRUÇÕES CORRELATAS E NOÇÕES GERAIS DE IMPOSTOS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Leia mais

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB. Prof. Vilson Cortez - Tudão

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB. Prof. Vilson Cortez - Tudão CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA RFB Prof. Vilson Cortez - Tudão Prof. Vilson Cortez Especialista em Direito Tributário e Legislação Tributária pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São

Leia mais

Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase

Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Tributário Analista - TRF - 4ª fase Tributos: Classificação e Características Período 2014-2016 1) CESGRANRIO Analista FINEP (2014) Segundo o Código Tributário

Leia mais