UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC CURSO DE FARMÁCIA FILOMENA SELAU ORTOLAN DOS SANTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC CURSO DE FARMÁCIA FILOMENA SELAU ORTOLAN DOS SANTOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC CURSO DE FARMÁCIA FILOMENA SELAU ORTOLAN DOS SANTOS PREVALÊNCIA DE MICRORGANISMOS PASSÍVEIS DE TRANSMISSÃO POR CONTATO SEXUAL EM ESFREGAÇOS CERVICO-VAGINAIS DE PACIENTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE-SC CRICIÚMA, ABRIL DE 2009.

2 FILOMENA SELAU ORTOLAN DOS SANTOS PREVALÊNCIA DE MICRORGANISMOS PASSÍVEIS DE TRANSMISSÃO POR CONTATO SEXUAL EM ESFREGAÇOS CERVICO-VAGINAIS DE PACIENTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE-SC Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Farmacêutica Generalista do curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. Orientador (a): Cleonice Maria Michelon. Acadêmica: Filomena Selau Ortolan dos Santos CRICIÚMA, ABRIL DE 2009.

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA PERGUNTA OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos METODOLOGIA CRONOGRAMA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...10

4 1. INTRODUÇÃO A flora vaginal normal é constituída por uma grande variedade de microorganismos, que se modificam durante o processo fisiológico normal de amadurecimento da mulher. Quando há um desequilíbrio da microbiota vaginal, pode ocorrer o predomínio de determinada flora em detrimento de outra, fazendo com que essas mulheres passem a apresentar um quadro de vaginite infecciosa (OLIVEIRA e SOARES, 2007). As infecções e inflamações do trato genital feminino não são patologias graves, mas causam transtornos e desconforto a mulher. O fluxo de atendimento na rotina das unidades de saúde pública para as condutas de prevenção e controle de doenças infecciosas, DST's e câncer ginecológico, iniciam com o laudo do exame colpocitológico pelo Papanicolau (VASCONCELOS e MARTINS, 2005) O teste de Papanicolau é um método simples e barato que avalia a presença de lesões neoplásicas ou pré neoplásicas bem como processos de outras naturezas. O nome do teste é uma referência ao seu idealizador, o médico George Nicolas Papanicolau, que publicou em 1943 os resultados e conclusões de seus estudos citológicos na famosa monografia Diagnóstico do câncer uterino pelo esfregaço vaginal. O exame consiste basicamente na colheita de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posterioremente por patologista ao microscópico (MORTOZA e BORGES, 2006). A realização sistemática desse exame faz parte do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero, implantado no Brasil no ano de 1997 (VASCONCELOS e MARTINS, 2005). O uso do esfregaço cervico-vaginal corado pelo método Papanicolau, é um recurso empregado por sua praticidade, baixo custo e colheita de rotina e é utilizado, principalmente, para pesquisa de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de neoplasia cervical, além do rastreio de agentes de DST's e observação de vaginose bacteriana ou vulvovaginite (MORTOZA e BORGES, 2006; VASCONCELOS e MARTINS, 2005).

5 As DST s estão entre as cinco principais causas de procura por serviço de saúde e constituem um grupo de doenças endêmicas de múltiplas causas, que incluem as doenças venéreas clássicas, e um número crescente de entidades clínicas e síndromes que têm como traço comum a transmissão durante a atividade sexual. Além do alto risco de disseminação, a importância dessas doenças está em poderem ocasionar graves danos à saúde do individuo acometido. As conseqüências podem incluir desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais até câncer, além de facilitarem a transmissão do vírus HIV (MORTOZA 2006; REVISTA DE SAUDE PÚBLICA, 2004). Levando-se em conta que muitas DST s são assintomáticas e os casos sintomáticos frequentemente não são percebidos como patologias pelos doentes e/ou não diagnosticadas pelos serviços, o problema fica ainda maior, acometendo principalmente adultos em idade reprodutiva (REVISTA DE SAUDE PÚBLICA, 2004). Sob a ótica da saúde pública, o atendimento aos pacientes com DST s, visa interromper a cadeia de transmissão da forma mais eficaz e imediata possível e também evitar as complicações e a cessação da sintomatologia (MORTOZA e BORGES, 2006). Neste estudo apresentaremos os dados referentes à prevalência de microrganismos relacionados a infecções genitais detectados através do exame de Papanicolau, em mulheres atendidas na unidade central de saúde do município de Praia Grande-SC, no ano de 2008.

6 2. JUSTIFICATIVA: A ocorrência de casos de DST s vem aumentando nos últimos anos, sendo consideradas um problema de saúde pública. Esse aumento ocorre em conseqüência das baixas condições econômicas e culturais, das péssimas atuações dos serviços de saúde, do despreparo dos profissionais de saúde e de educação, da falta de uma educação sexual adequada, principalmente voltada para os jovens. A ineficácia dos serviços de saúde é notória; a notificação inadequada faz com que as estatísticas sejam falhas, dificultando a orientação de ações necessárias para o controle dessas doenças. Além disso, a automedicação, a prescrição por pessoas inabilitadas, a promiscuidade sexual, a dificuldade de investigação dos parceiros sexuais, resistência aos antibióticos, e o uso inadequado de métodos contraceptivos favorecem a disseminação destas patologias (MORTOZA e BORGES, 2006; DUNCAN et al. 2004). Vaginoses bacterianas, candidoses e tricomonoses representam cerca de 90% das desordens de origem infecciosa do trato genital feminino. (RIBEIRO et al, 2007) A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou em 170 milhões os casos de tricomonose no mundo, anualmente, em pessoas entre 15 e 49 anos, com a maioria (92%) ocorrendo em mulheres. Essa infecção, causada pelo Trichomonas vaginalis, é a doença sexualmente transmissível (DST) nãoviral mais comum no mundo (MACIEL et al., 2004). Tendo em vista o aumento no número de casos e as diversas complicações associadas às infecções genitais, torna-se necessária a avaliação da importância do exame de Papanicolau no diagnóstico de tais infecções por se tratar de um exame disponibilizado gratuitamente em todos os postos de saúde do território nacional sendo, portanto, de grande abrangência.

7 3. PERGUNTA Quais são os microrganismos relacionados a infecções genitais isolados com maior freqüência através do teste de Papanicolau na população estudada? 4. OBJETIVOS 4.1. OBJETIVO GERAL Verificar a prevalência de microrganismos relacionados a infecções genitais em esfregaços cervico-vaginais coletados de janeiro a dezembro de 2008 na unidade central de saúde no município de Praia Grande- Santa Catarina OBJETIVOS ESPECÍFICOS Verificar a existência e correlação entre as infecções genitais e variáveis como: faixa etária, utilização de métodos anticoncepcionais, nível de escolaridade e local onde residem; Comparar os dados obtidos com dados constantes na literatura. 5. METODOLOGIA 5.1. TIPO DE PESQUISA: Estudo transversal descritivo POPULAÇÃO: Pacientes que realizaram exame de citologia cérvico-vaginal na unidade central de saúde do município de Praia Grande-SC no ano de COLETA DE DADOS: Serão analisados todos os laudos de exames de Papanicolau realizados no período de janeiro a dezembro do ano de 2008.

8 5.4. ANÁLISE DOS DADOS: A prevalência de microrganismos relacionados a infecções genitais nos laudos de Papanicolau, bem como, sua correlação com diferentes variáveis serão realizadas através da utilização do programa estatístico Epinfo. 6. CRONOGRAMA 2009 FEV MAR ABRIL MAIO JUNHO Revisão bibliográfica X X X X X Comitê de Ética X Pesquisa de dados X Análise dos dados X X Análise estatística X Avaliação dos resultados X Elaboração do TCC X Apresentação X 7. ORÇAMENTO Terceiros Quantidade Valor unitário Valor total Xerox 450 0,10 45,00 Encadernação 02 5,00 10,00 Impressão 50 0,10 5,00 Total 60,00 OBSERVAÇÃO: O projeto será realizado com recursos próprios.

9 8. EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DUNCAN, B. B., SCHIMIDT, M. I., GIUGLIANI, E. R. J. Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseada em evidencias. Rio de Janeiro: Artmed, 3 ed., 2004, 1600 p. HARVEY, R. A.; CHAMPE, P. C.; FISHER, B. D. Microbiologia ilustrada. 2.ed Porto Alegre: Artmed, 2008, 436 p. LIMA NETO, J. B. Aspectos diagnósticos em patologia geral: Colpocitologia e Histologia do colo uterino. In: MORTOZA J., G. Patologia cervical: da teoria à prática clínica. Rio de Janeiro: Med book, 2006, p MACIEL, G. P.; TASCA, T.; CARLL, G. A. Aspectos clínicos, patogênese e diagnóstico de Trichomonas vaginallis. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial,Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p , MINISTÉRIO DA SAÚDE. PNDST / AIDS Disponível em: Acesso em março de MORTOZA, J. G. Doenças Sexualmente Transmissíveis. In:. Rio de Janeiro: Med book, 2006, p NAI, G. A.; MELLO, A. L. P.; FERREIRA, A. D.; BARBOSA, RICARDO L. Freqüência de Gardnerella Vaginalis em esfregaços vaginais de pacientes histerectomizadas. Rev. Assoc. Med. Bras.,São Paulo, v. 53, n. 2, p , OLIVEIRA, E. H.; SOARES, L. F. Prevalência de Vaginites infecciosas através da Citologia Clínica: Um estudo no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí. RBAC, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p , REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. Faculdade de saúde pública de São Paulo, n. 1, v. 38, RIBEIRO A. A.; OLIVEIRA, D. F. de; SAMPAIO, M. C. N.; CARNEIRO, M. A. S.; TAVARES, S. B. N.; SOUZA, N. L. A.; FONSECHI-CARVASAN, G. A.; ALCANFOR, J. D. X.; SANTOS, S. H. R. Agentes microbiológicos em exames citopatólogicos: estudo de prevalência. RBAC, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p , VASCONCELOS, S. A. M.; MARTINS, L. A. Correlação entre alterações microbiológicas e o conhecimento das alterações presentes no laudo do exame colpocitológico pelas mulheres do município de Douradina em Arq. Ciênci. Saúde Unipar, Curitiba, v. 9, n. 3, p , 2005.

10 PREVALÊNCIA DE MICRORGANISMOS PASSÍVEIS DE TRANSMISSÃO POR CONTATO SEXUAL EM ESFREGAÇOS CÉRVICO-VAGINAIS DE PACIENTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE-SC Prevalence of microorganisms passible to transmission for sexual contact in cervical/vaginal smears of patients assisted in a Basic Unit of Health in Praia Grande-SC * Filomena Selau Ortolan dos Santos 1, Cleonice Maria Michelon 2 * Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. 1 Acadêmica do Curso de Farmácia - UNESC 2 Docente dos cursos de Farmácia e Medicina - UNESC

11 RESUMO O Papanicolau é um exame importante na prevenção de doenças inflamatórias do trato genito-urinário, câncer de colo uterino e DST's, realizado como forma de prevenção e diagnóstico, fazendo parte do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Ministério da Saúde. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de microrganismos passíveis de transmissão por contato sexual em esfregaços cérvico-vaginais coletados na unidade central de saúde no município de Praia Grande - SC. Foram avaliados 450 laudos de exame citopatológico, realizados no período de janeiro a dezembro de 2008, destes, 18,22% (82 laudos) apresentaram positividade para pelo menos um microrganismo passível de transmissão por contato sexual. Candida sp foi o agente mais frequentemente encontrado, presente em 59,75% das pacientes infectadas e 10,88% do total de laudos analisados, observou-se ainda Trichomonas vaginalis (23,17% e 4,22%), Gardnerella vaginalis (13,41% e 2,44%) e Chlamydia sp (4,88% e 0,8%). Esses resultados demonstraram que o exame de Papanicolau é muito importante para o diagnóstico de microrganismos passíveis de transmissão sexual. É um exame gratuito disponível em todos as unidades de saúde do Brasil e por isso o primeiro recurso procurado pelas mulheres quando há algum desconforto no aparelho genito-urinário. PALAVRAS-CHAVE - DSTs, microrganismos, citologia cérvico-vaginal.

12 ABSTRACT The Papanicolau is an important procedure in the prevention of inflammatory diseases of the genitourinary trat, cervical cancer and STD, carried through as form of prevention and diagnosis, being part of the Program of Prevention of the Cervical Cancer of the Health Department. In this context, the aim of the present study was to verify the prevalence of microorganisms suceptible of transmission for sexual contact in cervical/vaginal smears collected in the Central Unit of Health in Praia Grande-SC. Had been evaluated 450 cervical/vaginal smears, carried through in the period from January to December of 2008, and of these, 18.22% (82 findings) had presented positive resolts at least a microorganism suceptible of transmission for sexual contact. Candida sp was the agent more frequent found, present in aswell 59,75% of the infected patients and 10.88% of the total of analyzed findings, were fund Trichomonas vaginalis (23.17% and 4.22%), Gardnerella vaginalis (13.41% and 2.44%) e Chlamydia sp (4.88% and 0.8%). These results had demonstrated that the examination of Papanicolau method is very important for the diagnosis of microorganisms susceptible of sexual transmission. It is an available gratuitous examination in all the of health units of Brazil and therefore the first resource used by affected women when it has some discomfort in the genitourinary device. KEY - WORDS: Prevalence, microorganisms, cervical/vaginal smears.

13 INTRODUÇÃO O esfregaço cérvico-vaginal corado pelo método de Papanicolau analisado ao microscópio por patologista, é um recurso empregado por sua praticidade e baixo custo sendo utilizado principalmente, para pesquisa de câncer de colo uterino ou lesões precursoras de neoplasia cervical, além do rastreio de agentes de DST's e observações de vaginose bacteriana (MORTOZA & BORGES 10, 2006; VASCONCELOS & MARTINS 16, 2005). As Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST s, estão entre as cinco principais causas de procura por serviço de saúde e constituem um grupo de doenças endêmicas de múltiplas causas, que incluem as doenças venéreas clássicas (sífilis, gonorréia, Chlamydia sp., HPV e Haemophilus ducrei), outros microrganismos e síndromes que têm como traço comum a transmissão durante a atividade sexual, como a AIDS e a Hepatite B. Além do alto risco de disseminação, a importância dessas doenças está em poderem ocasionar graves danos à saúde do individuo acometido. As conseqüências podem incluir desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais e até câncer, além de facilitarem a transmissão do vírus HIV (MORTOZA & BORGES 10, 2006; CARRET 4 et al, 2004) Levando-se em conta que muitas DST s são assintomáticas e os casos sintomáticos frequentemente não são percebidos como patologias pelos doentes e/ou não diagnosticadas pelos serviços, o problema fica ainda maior, acometendo principalmente adultos em idade reprodutiva (CARRET 4 et al, 2004). A grande maioria dos agentes etiológicos passíveis de serem encontrados no exame de Papanicolau, são transmitidos sexualmente. Dentre os microrganismos transmitidos pelo contato sexual, podem ser evidenciados no Papanicolau a levedura Candida sp. um patógeno oportunista. Suas condições predisponentes incluem, uso de contraceptivos orais e gestação, que causa um aumento do glicogênio vaginal. Os sintomas são: corrimento branco espesso em placas com aspecto de leite coalhado com prurido geralmente intenso, hiperemia e escoriações em grau variado da

14 genitália. Podem ocorrer ulcerações e ardor vulvar durante as micções. No diagnóstico observam-se micélios com septação mínima, porem visível, de onde brotam pequenos esporos arredondados ou ovalados com brilho metalizado (HARVEY 8 et al, 2008; SOUZA & NETO 14, 2006). A Trichomonas vaginalis que também é uma infecção frequentemente evidenciada nos preventivos representa cerca de 10 a 15% das causas de corrimento vaginal. Sua transmissão é praticamente sexual, podendo estar associada também a outros patógenos formando sinergismo com flora anaeróbia. Os sintomas são: corrimento abundante, amarelo esverdeado, fétido, associado a prurido e disúria. No diagnóstico de Papanicolau, percebem-se células com formações arredondadas, ovaladas ou piriformes esverdeadas com núcleo borrado (MORTOZA& BORGES 10, 2006; BARACAT & LIMA 1, 2005). A bactéria Chlamydia trachomatis, considerada o principal agente causador de uretrite não gonocócica, também sendo transmitida através do ato sexual. É um parasita intracelular gram-negativo e assintomático, sendo que sucessivos episódios de contaminação podem acarretar em sequelas como aumento do risco de gravidez ectópica e infertilidade. No diagnóstico, vê-se células com vacuolização citoplasmática de bordas espessadas contendo inclusão eosinofílica (BARACAT & LIMA 1, 2005; TORTORA 15 et al, 2005). A Gardnerella vaginalis é outro agente bacteriano muito frequente, associado à vaginite bacteriana, tendo como principais características, a modificação do ph vaginal (acima de 4,5), morfologia de cocos-bacilos curtos, gram-negativos ou gram-variáveis, pleomórficos, não capsulados, geração de corrimento branco acinzentado e odor fétido (peixe podre). No exame de Papanicolau, a principal alteração diagnosticada é a forma de leucorréia e alterações celulares chamadas células-guia, que aparecem como células recobertas por colônias do microrganismo (OLIVEIRA 11 et al, 2007). O HPV (papiloma vírus humano) é uma das DST s mais preocupantes, por ser um vírus com cerca de 40 sorotipos diferentes que acometem o trato genital, e além de ser transmitida pelo contato sexual, é transmitida verticalmente (mãe-feto). Sua infecção pode gerar infecções subclínicas podendo estar ligado também a

15 carcinogêneses como o câncer do colo uterino. As lesões clínicas aparecem na forma de verrugas anogenitais (condiloma aculminado) (COURA 5, 2005). Em esfregaços de pacientes infectadas por esse vírus, encontram-se coilócitos (núcleo atípico com bi ou multinucleação e picnose, paraceratose, limite citoplasmático) (VIEIRA 17 et al, 2008; MORTOZA & BORGES 10, 2006). Outro vírus frequentemente encontrado é o Herpes Genital tipo 2 (HSV- 2), que causa uma doença viral caracterizada por episódios de latência assintomática e recidivas frequentes. É transmitido sexualmente, verticalmente, durante o parto e por contato direto com as lesões. As lesões do herpes genital surgem após período de incubação causando uma sensação de ardência. Logo em seguida, surgem vesículas contendo líquido infeccioso, dispostas em grupo, lembrando cachos de uva. Aos poucos, as feridas secam, obtendo cura total em três semanas. Na mulher, ocorre vulvovaginite acompanhada de muita dor, podendo levar à paresia transitória da bexiga, cistite e uretrite (COURA 5, 2005; DUNCAN 6 et al, 2004; HARVEY 8 et al, 2008; TORTORA 15 et al, 2005). Em exame citológico, encontram-se células intermediárias com halos perinucleares, falsa eosinofilia também com halos perinucleares (MORTOZA & BORGES 10, 2006). Tendo em vista o grande número de complicações relacionadas a essas doenças e o aumento progressivo no número de casos, torna-se necessária a avaliação da prevalência dos microrganismos detectáveis pelo exame de Papanicolau, por se tratar de um exame disponibilizado gratuitamente em todos os postos de saúde do território nacional sendo, portanto, de grande abrangência. METODOLOGIA Realizou-se um estudo transversal descritivo utilizando os prontuários das pacientes que realizaram exame de citologia cervico-vaginal na unidade central de saúde do município de Praia Grande-SC no período de janeiro a dezembro de Todos os laudos dos exames de Papanicolau foram analisados e através do programa estatístico Epinfo, calculou-se a prevalência de microrganismos relacionados a infecções genitais. Todos os procedimentos realizados foram

16 previamente aprovados pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, com protocolo nº 44/2009. RESULTADOS No período de janeiro a dezembro de 2008 foram realizados 450 exames, e todos foram analisados. A média de idade das pacientes foi de 40,11 anos, com idade mínima de 15 e máxima de 78 anos. Dos 450 laudos avaliados, 82 (18,22%) foram positivos para pelo menos um microrganismo passível de transmissão por contato sexual (Figura I). A avaliação dos 82 laudos positivos para presença de agentes infecciosos passíveis de transmissão por contato sexual, mostrou a seguinte prevalência: 48 laudos foram positivos para infecção por Candida sp, correspondendo a 58,54% ; 18 laudos (21,95%) foram positivos para Trichomonas vaginalis; 11 laudos mostraram infecção por Gardnerella vaginalis (13,41%); em 4 laudos foram observadas alterações celulares sugestivas de infecção por Chlamydia sp, correspondendo a 4,88% dos laudos positivos; e em 1 laudo (1,22%) foi observado co-infecção por Candida sp e Trichomonas vaginalis (Fig. II). Na análise do meio onde residem as pacientes, constatou-se que 64,4 % residem em ambiente urbano e 35,6% residem em ambiente rural (Fig. III). Quanto à utilização de contraceptivos orais, observou-se que 59,5% não usam contraceptivos orais, e 40,5 % usam contraceptivos orais (Fig. IV). Na análise da escolaridade, 44,0% não terminaram o ensino fundamental (1º grau incompleto); 26,6% tem o ensino médio (2º grau completo); 17,1% concluíram o ensino fundamental (1º grau completo); 9,1% tem ensino superior (3º grau) e 3,1% são analfabetos (Fig. IV). DISCUSSÃO Com base nas figuras III, IV e V, a amostra analisada tem como característica idade média de 40,11 anos, residindo a maior parte em meio urbano (64,4%), não concluíram o ensino fundamental (44,0%) e não utilizam contraceptivos orais (59,5%).

17 O resultado da figura III é compatível com a população municipal, uma vez que a maioria dos habitantes reside no meio urbano de Praia Grande. Segundo a figura IV, a maioria das pacientes (59,5%) não faz uso de contraceptivo oral. O exame de Papanicolau, conhecido vulgarmente por preventivo, é um exame recomendado, e em sua maior parte realizado por mulheres sexualmente ativas. Na maioria dos postos de saúde, além de pílulas anticoncepcionais, também são distribuídos gratuitamente preservativos e outros métodos como Diu e Diafragma. Tendo em vista, que nos dias atuais, existe uma grande infinidade de diferentes métodos contraceptivos, o fato da maior parte da amostra não fazer uso de contraceptivos orais, não quer dizer que estas não estão prevenindo a gravidez, ou que não esteja se relacionando sexualmente. Analisando a figura V, o nível de escolaridade de grande parte da amostra é o ensino fundamental incompleto. O município de Praia Grande é considerado de pequeno porte e rural. Tendo em vista a idade média das pacientes (40,11 anos), há aproximadamente 25 anos atrás, o município ainda não contava com educação de ensino médio, dificultando a população jovem desta época a possuir maior nível de escolaridade. Em relação à figura II, o microrganismo mais prevalente dentre as pacientes, foi a Candida sp., seguido por Trichomonas, Gardnerella e Chlamydia. Segundo estudo feito por Ribeiro 12 et al.(2007), com o objetivo de determinar a prevalência de infecções do trato genital feminino relacionando com a faixa etária das mulheres incluídas; candidóses e tricomonóses representam cerca de 90% dessas desordens entre mulheres de 21 a 40 anos. A razão para tal acontecimento, pode ser o fato destes microrganismos utilizarem como substrato o glicogênio, que se encontra em maior quantidade nesta faixa etária pela estimulação hormonal. Essa mesma explicação pode ser dada à amostra em questão, uma vez que a média das pacientes que fizeram o exame Papanicolau no ano de 2008, entra na faixa etária hormonal relatada. Ainda em Campitelli & Hasenack 3 (2009), a prevalência de Trichomonas vaginalis, Candida sp e Gardnerella vaginalis em esfregaços cérvico-vaginais de pacientes atendidas em uma unidade básica de saúde do norte do Paraná, foi de

18 8,8% dos exames positivos para pelo menos um dos patógenos, entre a idade de 36 a 45 anos. Comparando nossos resultados, é perceptível uma semelhança com o de Ribeiro 12 et al (2007), sendo que a prevalência de candidóses e tricomonóses representaram 80,35% dos laudos positivos, em nosso estudo estes microrganismos represetam 95,12%. Campitelli & Hasenack 3 (2009), relatam positividade para Gardnerella vaginalis 51%, em contraste com nossos resultados em que houve a prevalência de Candida sp. 58,5%. A citologia de Papanicolau é um exame capaz de detectar alterações inflamatórias e infecciosas do trato genital feminino, ele permite avaliar a intensidade da reação inflamatória, acompanhar sua evolução clínica e até determinar o agente causal (SOLOMON & NAYAR 13, 2005; GOMPEL & KOSS 7, 1997). As vulvovaginites bacterianas são as infecções do trato genital feminino que mais acometem a maioria das mulheres. Essas causam diminuição do ph vaginal, acarretando em corrimento espumante abundante, gerando certo desconforto íntimo (TORTORA 15 et. al, 2005). De acordo com a literatura, mulheres mais jovens são as maiores responsáveis pela grande procura de atendimentos ginecológicos e requisição de exames preventivos. Este fato se dá possivelmente não pela prevenção do câncer de colo de útero, mas pela necessidade de diagnóstico e tratamento de leucorréias e vulvovaginites (BRENNA 2 et al, 2001). Em nosso estudo 60,44% das mulheres tinham menos que 45 anos de idade (dado não demonstrado). De maneira geral, a ocorrência destes microrganismos está relacionada com o nível de escolaridade, hábitos higiênicos, idade e número de parceiros. A infecção por Candida sp, está exclusivamente ligada a idade, uma vez que este microrganismo é extremamente dependente do ciclo hormonal pelo aumento de glicogênio para ocorrência de sua infecção. Desta forma, mulheres entre 21 e 40 anos, são as mais acometidas (RIBEIRO 12 et al, 2007). Estes relatos são semelhantes aos encontrados em nosso estudo, uma vez que a média de idade da amostra foi de 40,11 anos, sendo a Candida sp. o patógeno encontrado com maior freqüência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou em 170 milhões os casos de tricomonose no mundo, anualmente, em pessoas entre 15 e 49 anos, com a

19 maioria (92%) ocorrendo em mulheres. Essa infecção, causada pelo Trichomonas vaginalis, é a doença sexualmente transmissível (DST) não-viral mais comum no mundo (MACIEL 9 et al, 2004). Esse microrganismo em nosso estudo foi o segundo mais freqüente (23,17%). A incidência de infecção por este agente está relacionada entre outros fatores, ao nível educacional (MACIEL 9 et al, 2004). Tendo em vista que a maioria das pacientes possui o ensino fundamental incompleto, esta poderia ser a razão da elevada incidência do microrganismo. Num contexto geral, os principais fatores que podem explicar as incidências obtidas como resultado neste trabalho são a idade média das pacientes, e o nível de escolaridade. Ambos os fatores, estão ligados aos agentes encontrados, tanto em incidência, quanto em espécies, pois todos os quesitos vão de encontro a outros resultados de estudos semelhantes. CONCLUSÃO Conforme resultados obtidos, concluímos que a citologia cérvico-vaginal é um recurso importante para o diagnóstico de agentes infecciosos passíveis de transmissão por contato sexual sendo que a positividade na amostra estudada foi de 18,22%, percentual significativo e semelhante ao encontrado por outros autores. Constatou-se que o exame de Papanicolau tem um papel importante no reconhecimento das infecções do trato genital feminino. Além de dar informações acerca da evolução das infecções, este também pode informar o agente etiológico, gerando índices de infecções por microrganismos sexualmente transmissíveis. Talvez por ser de acesso fácil, gratuito e ter grande especificidade nos resultados este exame é o primeiro a ser requisitado e realizado pela maioria das mulheres. AGRADECIMENTOS Agradecemos a Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, Departamento de Farmácia, e as funcionárias da Unidade Básica de Saúde de Praia Grande SC pelo apoio no desenvolvimento do trabalho.

20 REFERÊNCIAS 1-BARACAT, E. C. & LIMA, G. R. Guia de ginecologia. Barueri, SP: Manole, 2005, p BRENNA, S. M. F. et al. Conhecimento, atitude e prática do exame Papanicolau em mulheres com câncer de colo uterino. Cad Saúde Pública, v. 17, n. 4, p , CAMPITELLI, D. V. R.; HASENACK, B. S. Prevalência de Trichomonas vaginalis, Candida sp e Gardnerella vaginallis em Esfregaços Cérvico-vaginais de Pacientes Atendidos em uma Unidade Básica de Saúde do Norte do Paraná. Laes&Haes, p. 90, CARRET, M. L. V. et al. Sintomas de doenças sexualmente transmissíveis em adultos: prevalência e fatores de risco. Revista de Saúde Pública, v.38, n.1, p , COURA, J., R. Dinâmica das doenças infecciosas parasitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogansa, 2005, p DUNCAN, B. B., SCHIMIDT, M. I., GIUGLIANI, E. R. J. Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseada em evidencias. 3 ed. Rio de Janeiro: Artimed, p GOMPEL, C.; KOSS, L. Citologia ginecológica e suas bases anatomoclínicas. São Paulo, Manole, 1997, 450 p. 8-HARVEY, R. A.; CHAMPE, P. C.; FISHER, B. D. Microbiologia ilustrada. 2.ed Porto Alegre: Artmed, 2008, 436 p. 9-MACIEL, G. P.; TASCA, T.; CARLL, G. A. Aspectos clínicos, patogênese e diagnóstico de Trichomonas vaginallis. Jornal brasileiro de patologia medica laboratorial,v. 40, n. 3, p , MORTOZA, J. G.; BORGES, S. C. V. Doenças sexualmente transmissíveis. In: MORTOZA, J. G. Patologia cervical: da teoria à prática clínica. Rio de Janeiro: Med book, p. 113, OLIVEIRA, A. B. et al. Prevalência de Gardnerela e mobiluncus em exames de colpocitologia em Tomé-Açu, Pará. Revista Paraense de Medicina, v. 21, p , RIBEIRO, A. et al. Agentes microbiológicos em exames citopatólogicos: estudo de prevalência. RBAC., v. 39, n. 3, p , 2007.

21 13-SOLOMON, D.; NAYAR, R. Sistema Bethesda para citologia cervico-vaginal. 2ª ed. Rio de Janeiro, Reviniter, 2005, 327 p. 14-SOUZA, A. M. T. et al. Patologia cervical: da teoria à prática clínica. Rio de Janeiro: Med book, p. 123, TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, VASCONCELOS, S. A. M. & MARTINS, L. A. Correlação entre alterações microbiológicas eo conhecimento das alterações presentes no laudo do exame colpocitológico pelas mulheres do município de Douradina em Arq. Ciênci. Saúde Unipar., v. 9, n. 3, p , VIEIRA, G. M. et al. Incidência de alterações displasicas e citologia sugestiva de infecção por HPV em laudos citológicos de cérvix uterina de um laboratório de citologia da rede privada de Belém-Pará. Laes&haes. N. 174, p. 112 a 118, ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Profª Msc Cleonice Maria Michelon Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC Departamento de Farmácia Av Universitária, 1105 Bairro Universitário Cx Postal 3167 Criciúma SC CEP cmi@unesc.net

22 Microorganismo N % Candida SP 49 10,88 Thichomonas 19 4,22 Gardnerella 11 2,45 Chlamídia 4 0,89 Figura I: Relação dos microorganismo encontrados nos exames de Papanicolau das pacientes da Unidade Básica de Saúde do Município de Praia Grande no ano de Observa-se que o microorganismo encontrado em maior quantidade é a Candida sp, seguido por Trichomonas, Gardnerella e Chlamydia. Análise realizada através do programa estatístico Epinfo.

23 Prevalência 13,4% 4,9% 1,2% 22,0% 58,5% Candida / Trichomonas Candida Trichonomas Gardenrella Chlamydia Figura II: Prevalência de microrganismos passíveis de transmissão por contato sexual em exames de Papanicolau na Unidade Básica de Saúde do Município de Praia Grande no ano de Dos 82 laudos positivos, 64,4 % residem em ambiente urbano e 35,6% residem em ambiente rural. Análise realizada através do programa estatístico Epinfo.

24 Meio Meio 35,6% 35,6% 64,4% 64,4% Meio Rural Meio Rural Meio Urbano Meio Urbano Figura III: Meio onde residem as pacientes que realizaram o exame de Papanicolau na Unidade Básica de Saúde do Município de Praia Grande no ano de Destas, 64,4 % residem em ambiente urbano e 35,6% residem em ambiente rural. Análise realizada através do programa estatístico Epinfo.

25 Método Anticoncepcional Método Anticoncepcional 59,5% 59,5% 40,5% 40,5% Sim Sim Não Não Figura IV: Porcentagem de utilização de método contraceptivo oral pelas pacientes que realizaram o exame de Papanicolau na Unidade Básica de Saúde do Município de Praia Grande no ano de Destas, 40,5% fazem uso de contraceptivo oral e 59,5 % não fazem uso de contraceptivo oral. Análise realizada através do programa estatístico Epinfo.

26 Escolaridade Escolaridade 9,1% 9,1% 3,1% 3,1% 26,6% 26,6% 17,1% 17,1% 44,0% 44,0% Analfabeto Analfabeto 1 Grau Incompleto 1 Grau Incompleto 1 Grau Completo 1 Grau Completo 2 Grau 2 Grau 3 Grau 3 Grau Figura V: Nível de escolaridade das pacientes que realizaram o exame de Papanicolau na Unidade Básica de Saúde do Município de Praia Grande no ano de Destas, 44,0% não concluíram o ensino fundamental; 26,6% concluíram o ensimo médio; 17,1% concluíram o ensino fundamental; 9,1% tem ensino superior e 3,1% são analfabetas. Análise realizada através do programa estatístico Epinfo.

PAPANICOLAOU COMO MÉTODO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS VAGINITES

PAPANICOLAOU COMO MÉTODO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS VAGINITES 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Sintoma. Neoplasias do Colo. Enfermagem. Introdução

PALAVRAS-CHAVE Sintoma. Neoplasias do Colo. Enfermagem. Introdução 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Papilomavírus Humano HPV

Papilomavírus Humano HPV Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador

Leia mais

Elementos normais em esfregaços cérvicovaginais

Elementos normais em esfregaços cérvicovaginais Colpocitopatologia (Citologia cérvico-vaginal) Para que serve - Pesquisa a presença de células cancerígenas, lesões atípicas no colo do útero e a presença de bactérias, vírus, fungos e parasitas. Como

Leia mais

Cancer de Colo do Útero

Cancer de Colo do Útero Cancer de Colo do Útero Câncer de colo do útero são alterações celulares que tem uma progressão gradativa e é por isto que esta é uma doença curável quando descoberta no início. Esta é a razão do exame

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 09 /2014 - CESAU Objeto: Parecer. Promotoria de Justiça GESAU / Índice de seguimento / levantamento de doenças intra-epiteliais previsto para 2013 no município de Salvador e ações

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 43/2014. VACINA HPV em paciente com diagnóstico de HPV+ (neoplasia + intraepitelial grau I)

RESPOSTA RÁPIDA 43/2014. VACINA HPV em paciente com diagnóstico de HPV+ (neoplasia + intraepitelial grau I) RESPOSTA RÁPIDA 43/2014 VACINA HPV em paciente com diagnóstico de HPV+ (neoplasia + intraepitelial grau I) SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO Dra. Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito da Comarca de

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º,DE 2011

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º,DE 2011 REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º,DE 2011 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Requer informações ao Senhor Ministro de Estado da Saúde a respeito das estimativas das despesas orçamentárias para o qüinqüênio

Leia mais

CORRIMENTO VAGINAL (VULVOVAGINITES) UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Setor de Genitoscopia Prof André Luis F. Santos 2010

CORRIMENTO VAGINAL (VULVOVAGINITES) UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Setor de Genitoscopia Prof André Luis F. Santos 2010 CORRIMENTO VAGINAL (VULVOVAGINITES) UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Setor de Genitoscopia Prof André Luis F. Santos 2010 CONCEITO (VULVOVAGINITES) Qualquer acometimento infeccioso e/ou inflamatório da vulva e

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Doenças Sexualmente Transmissíveis são aquelas que são mais comumente transmitidas através da relação sexual. PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE

Leia mais

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho Quadros clínicos de corrimento e prurido genital ocorrem

Leia mais

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho Quadros clínicos de corrimento e prurido genital ocorrem

Leia mais

DSTs. Como é contraída; Como evitar; Como tratar. PIBID:Fernanda Alves,Fernanda Gallon,Luciana Catardo e Priscila Faccinello

DSTs. Como é contraída; Como evitar; Como tratar. PIBID:Fernanda Alves,Fernanda Gallon,Luciana Catardo e Priscila Faccinello DSTs Como é contraída; Como evitar; Como tratar PIBID:Fernanda Alves,Fernanda Gallon,Luciana Catardo e Priscila Faccinello O que são DSTs? A sigla DSTs quer dizer doenças sexualmente transmissíveis;ou

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

Vulvovaginites Recorrentes. Maristela Vargas Peixoto

Vulvovaginites Recorrentes. Maristela Vargas Peixoto Vulvovaginites Recorrentes Maristela Vargas Peixoto VULVOVAGINITES Frequência elevada Manifestações clínicas desconfortáveis Atividades cotidianas Desempenho sexual Alterações na pele e mucosas favorecem

Leia mais

Infecções ginecológicas. - Vulvovaginites e DIP -

Infecções ginecológicas. - Vulvovaginites e DIP - Cadeira de Clínica Obstétrica e Ginecológica Infecções ginecológicas. - Vulvovaginites e DIP - C. Calhaz Jorge Ano lectivo de 2009/ 2010 Infecções ginecológicas. Vulvovaginites e DIP Sistemas de defesa

Leia mais

Síndrome DST Agente Tipo Transmissã o Sexual Vaginose bacteriana Candidíase

Síndrome DST Agente Tipo Transmissã o Sexual Vaginose bacteriana Candidíase Síndrome DST Agente Tipo Transmissã o Sexual Vaginose bacteriana Candidíase Corrimentos Gonorréia Clamídia Tricomonías e múltiplos bactéria NÃO SIM Candida albicans Neisseria gonorrhoeae Chlamydia trachomatis

Leia mais

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae.

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Chamado de HPV, aparece na forma de doenças como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. -Há mais de 200 subtipos do

Leia mais

PlanetaBio Artigos Especiais www.planetabio.com. DST-Doenças Sexualmente Transmissíveis

PlanetaBio Artigos Especiais www.planetabio.com. DST-Doenças Sexualmente Transmissíveis DST-Doenças Sexualmente Transmissíveis (texto de Marcelo Okuma) As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) constituem um grave problema de saúde pública, pois essas doenças, se não tratadas, são debilitantes,

Leia mais

Corrimento vaginal Resumo de diretriz NHG M38 (primeira revisão, agosto 2005)

Corrimento vaginal Resumo de diretriz NHG M38 (primeira revisão, agosto 2005) Corrimento vaginal Resumo de diretriz NHG M38 (primeira revisão, agosto 2005) Dekker JH, Boeke AJP, Gercama AJ, Kardolus GJ, Boukes FS traduzido do original em holandês por Luiz F.G. Comazzetto 2014 autorização

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

RASTREIO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

RASTREIO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS RASTREIO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS Maria José de Camargo IFF / FIOCRUZ CERVIX www.cervixcolposcopia.com.br Gestantes Pós-menopausa Histerectomizadas Imunossuprimidas Adolescentes Mulheres sem história de

Leia mais

Infecções sexualmente transmissíveis

Infecções sexualmente transmissíveis Escola secundária com 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade Infecções sexualmente transmissíveis 9ºD Ciências Naturais 2011/2012 Professora: Isabel Marques Trabalho realizado por: Inês Pinto nº9 Mariana Cantiga

Leia mais

Infecções Vulvo-vaginais

Infecções Vulvo-vaginais Infecções Vulvo-vaginais Sintomatologia: Leucorréia (Corrimento Vaginal) Prurido Dor Tumoração Lesões Verrucosas Queixas Urinárias (Ardor Miccional, Disúria, etc...) Leucorréia Inespecífica Leucorréia

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

Principais formas de cancro na idade adulta

Principais formas de cancro na idade adulta Rastreio do cancro na idade adulta Principais formas de cancro na idade adulta Cancro do colo do útero Cancro da mama Cancro do cólon Cancro testicular Cancro da próstata SINAIS DE ALERTA O aparecimento

Leia mais

Adolescência e Puberdade. Adolescere Pubescere

Adolescência e Puberdade. Adolescere Pubescere Adolescência e Puberdade Adolescere Pubescere Síndrome da Adolescência Busca de si mesmo e da identidade adulta Tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fantasiar-elaboração do luto Crises

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

O perfil do Citotecnologista em Angola

O perfil do Citotecnologista em Angola HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL/ INSTITUTO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLÓGICA O perfil do Citotecnologista em Angola Elaborado pela Alice Soares da Silva, Chefe técnica de citologia do Departamento

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GEFIS Nº 29 / 2010 Abordagem Sindrômica. Participação Legal do Enfermeiro. Programa de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Programa de Atenção Integral em Doenças Prevalentes

Leia mais

Vacinação contra o HPV

Vacinação contra o HPV Vacinação contra o HPV Meleiro, março de 2014 Enfermeira Cristiane Sec Mun Saúde de Meleiro. ESF Papiloma Vírus Humano - HPV O HPV é um vírus (papilomavírus humano) transmitido pelo contato direto com

Leia mais

COMO ATUAR NO DIAGNÓSTICO PRÁTICO E TRATAMENTO DO CORRIMENTO GENITAL FEMININO E CERVICITES

COMO ATUAR NO DIAGNÓSTICO PRÁTICO E TRATAMENTO DO CORRIMENTO GENITAL FEMININO E CERVICITES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE TOCO-GINECOLOGIA COMO ATUAR NO DIAGNÓSTICO PRÁTICO E TRATAMENTO DO CORRIMENTO GENITAL FEMININO E CERVICITES Ana Katherine

Leia mais

AIDS & DST s. Prevenção e controle para uma vida sexual segura.

AIDS & DST s. Prevenção e controle para uma vida sexual segura. AIDS & DST s Prevenção e controle para uma vida sexual segura. aids A aids é uma doença causada pelo HIV, vírus da imu-nodeficiência humana que destrói o sistema imunológico responsável pela defesa do

Leia mais

HIV. O vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae, na subfamília Lentividae.

HIV. O vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae, na subfamília Lentividae. A Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional da UDESC lembra: Dia 01 de dezembro é dia mundial de prevenção à Aids! Este material foi desenvolvido por alunos do Departamento de Enfermagem da Universidade

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIABC

TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIABC Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: PRÁTICAS E ATITUDES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA RELACIONADOS AS DSTS/AIDS AUTORES: Aline Salmito Frota, Luciana Soares Borba, Débora Silva Melo, José Ueides Fechine Júnior, Viviane Chave

Leia mais

EXAME CITOPATOLÓGICO: A NÃO ADESÃO E A OCORRÊNCIA DE CÂNCER DE COLO UTERINO ENTRE AS MULHERES PERTENCENTES À TERCEIRA IDADE

EXAME CITOPATOLÓGICO: A NÃO ADESÃO E A OCORRÊNCIA DE CÂNCER DE COLO UTERINO ENTRE AS MULHERES PERTENCENTES À TERCEIRA IDADE EXAME CITOPATOLÓGICO: A NÃO ADESÃO E A OCORRÊNCIA DE CÂNCER DE COLO UTERINO ENTRE AS MULHERES PERTENCENTES À TERCEIRA IDADE Lizandra de Farias Rodrigues Queiroz; Juliana Meira de Vasconcelos Xavier Universidade

Leia mais

Métodos contracetivos

Métodos contracetivos Métodos contracetivos Os futuros pais podem e devem planear a sua família Assim, para evitar uma gravidez indesejada, devem recorrer a métodos contracetivos. podem ser Naturais Não Naturais Calculam o

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010 Briefing Boletim Epidemiológico 2010 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

PLANEJANDO A GRAVIDEZ

PLANEJANDO A GRAVIDEZ dicas POSITHIVAS PLANEJANDO A GRAVIDEZ Uma pessoa que vive com HIV/aids pode ter filhos biológicos? Pode. As pessoas que vivem com HIV/aids não devem abandonar seus sonhos, incluindo o desejo de construir

Leia mais

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE DENGUE APÓS ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR INTRODUÇÃO: A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda de amplo espectro clínico e de grande importância

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estados-Membros devem garantir que todas as condições ou restrições

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INICIAL - HOMEM VIH POSITIVO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INICIAL - HOMEM VIH POSITIVO INSTRUÇÕES PARA A EQUIPA DO ESTUDO: Após inscrição no estudo, os participantes devem preencher este questionário de avaliação inicial. Certifique-se de que é distribuído o questionário adequado. Após o

Leia mais

A POLÍTICA DE DST/AIDS NA VISÃO DE UM TRABALHADOR DO SUS. SORAIA REDA GILBER Farmacêutica Bioquímica LACEN PR

A POLÍTICA DE DST/AIDS NA VISÃO DE UM TRABALHADOR DO SUS. SORAIA REDA GILBER Farmacêutica Bioquímica LACEN PR A POLÍTICA DE DST/AIDS NA VISÃO DE UM TRABALHADOR DO SUS SORAIA REDA GILBER Farmacêutica Bioquímica LACEN PR BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA AIDS NO BRASIL Desde o início de 1980 até junho de 2012 foram registrados

Leia mais

No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças venéreas, como referência a Vênus, a Deusa do Amor.

No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças venéreas, como referência a Vênus, a Deusa do Amor. As DST acompanham a história da humanidade. Durante a evolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas de todas as classes, sexos e religiões. No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças

Leia mais

DIAGNÓSTICO SOBRE A SAÚDE DA MULHER EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E INTERVENÇÕES SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO UTERINO

DIAGNÓSTICO SOBRE A SAÚDE DA MULHER EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E INTERVENÇÕES SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO UTERINO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA DIAGNÓSTICO SOBRE A SAÚDE

Leia mais

Análise e discussão: O câncer do colo uterino é uma doença de evolução lenta. Na grande maioria dos casos, esta neoplasia é precedida por estágios

Análise e discussão: O câncer do colo uterino é uma doença de evolução lenta. Na grande maioria dos casos, esta neoplasia é precedida por estágios PREVENÇÃO DE LESÕES EPITELIAIS DE COLO UTERINO EM GESTANTES ATENDIDAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA Área Temática: Saúde Thissiane de Lima Gonçalves 1 Leidiane de Lucca 2, Leiticia B. Jantsch³,

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

QUESTIONÁRIO SOBRE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO QUESTIONÁRIO SOBRE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA

Leia mais

ANÁLISE DE PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES QUE FAZEM EXAME PAPANICOLAU EM UNIDADE DE SAÚDE EM CAJAZEIRAS-PB E RALAÇÕES COM HPV.

ANÁLISE DE PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES QUE FAZEM EXAME PAPANICOLAU EM UNIDADE DE SAÚDE EM CAJAZEIRAS-PB E RALAÇÕES COM HPV. ANÁLISE DE PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES QUE FAZEM EXAME PAPANICOLAU EM UNIDADE DE SAÚDE EM CAJAZEIRAS-PB E Saúde e Educação Janiele Maria Vasconcelos Mota RALAÇÕES COM HPV Áreas Temáticas Autora Instituição

Leia mais

QUAIS OS TIPOS DE HPV MAIS COMUNS QUE PODEM CAUSAR CÂNCER?

QUAIS OS TIPOS DE HPV MAIS COMUNS QUE PODEM CAUSAR CÂNCER? O QUE É O HPV? Sigla para Papilomavírus Humano, são vírus capazes de infectar a pele ou a mucosa. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital e, destes, 12

Leia mais

FATORES RELACIONADOS A NÃO REALIZAÇÃO DO EXAME PREVENTIVO DE PAPANICOLAOU EM MULHERES NA FAIXA-ETÁRIA DE 25 A 60 ANOS.

FATORES RELACIONADOS A NÃO REALIZAÇÃO DO EXAME PREVENTIVO DE PAPANICOLAOU EM MULHERES NA FAIXA-ETÁRIA DE 25 A 60 ANOS. FATORES RELACIONADOS A NÃO REALIZAÇÃO DO EXAME PREVENTIVO DE PAPANICOLAOU EM MULHERES NA FAIXA-ETÁRIA DE 25 A 60 ANOS. Ana Maria de Araújo Dias Delcilene de Freitas Teles Kárita Tuanny Coêlho Castro Leonardo

Leia mais

PROJETO DE LEI No, DE 2009

PROJETO DE LEI No, DE 2009 PROJETO DE LEI No, DE 2009 (DO SR. CAPITÃO ASSUMÇÃO) Dispõe sobre a imunização de mulheres com a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), na rede pública do Sistema Único de Saúde de todos os estados

Leia mais

PREVALÊNCIA DE CASOS DE LESÕES PRÉ-CANCEROSAS DE COLO UTERINO EM UM LABORATÓRIO CITOPATOLÓGICO

PREVALÊNCIA DE CASOS DE LESÕES PRÉ-CANCEROSAS DE COLO UTERINO EM UM LABORATÓRIO CITOPATOLÓGICO FACULDADES INTEGRADA PROMOVE CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA PREVALÊNCIA DE CASOS DE LESÕES PRÉ-CANCEROSAS DE COLO UTERINO EM UM LABORATÓRIO CITOPATOLÓGICO Jéssica Andréa De Almeida Freire Maria do

Leia mais

Pesquisa epidemiológica retrospectiva no programa de prevenção de câncer cérvico-uterino no município de Sarandi -PR

Pesquisa epidemiológica retrospectiva no programa de prevenção de câncer cérvico-uterino no município de Sarandi -PR Pesquisa epidemiológica retrospectiva no programa de prevenção de câncer cérvico-uterino no município de Sarandi -PR ADRIANA DE SANT ANA GASQUEZ (UNINGÁ)¹ EVERTON FERNANDO ALVES (G-UNINGÁ)² RESUMO Este

Leia mais

RASTREAMENTO DO CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES IDOSAS NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA/PB

RASTREAMENTO DO CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES IDOSAS NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA/PB RASTREAMENTO DO CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES IDOSAS NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA/PB Fernanda Laísy Pereira de Sousa Graduanda do curso de Enfermagem; Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho

Leia mais

Caso clínico nº 1. M.C.P.C., sexo feminino 4 anos de idade Antecedentes pessoais: Irrelevantes

Caso clínico nº 1. M.C.P.C., sexo feminino 4 anos de idade Antecedentes pessoais: Irrelevantes CASOS CLÍNICOS Caso clínico nº 1 M.C.P.C., sexo feminino 4 anos de idade Antecedentes pessoais: Irrelevantes Trazida a consulta de Pediatria por - corrimento vaginal recorrente desde há 3 meses e prurido

Leia mais

Marisa Cristina Preifz 1 Eliane Pinto de Góes 2

Marisa Cristina Preifz 1 Eliane Pinto de Góes 2 ANÁLISE DOS RESULTADOS DE EXAMES COLPOCITOLÓGICOS REALIZADOS EM MULHERES COM IDADE ENTRE 20 E 60 ANOS NO PERÍODO DE 2006 E 2007, EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ Marisa Cristina Preifz 1 Eliane Pinto

Leia mais

PERFIL DE EXAMES CITOLÓGICOS DE PACIENTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA ZONA RURAL, DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, PARAÍBA.

PERFIL DE EXAMES CITOLÓGICOS DE PACIENTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA ZONA RURAL, DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, PARAÍBA. artigo - article PERFIL DE EXAMES CITOLÓGICOS DE PACIENTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA ZONA RURAL, DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, PARAÍBA. CYTOLOGICAL EXAMINATIONS PROFILE OF

Leia mais

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV/AIDS: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA-PB

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV/AIDS: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA-PB INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV/AIDS: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA-PB Nívea Maria Izidro de Brito (UFPB). E-mail: niveabrito@hotmail.com Simone

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Campanha Contra Câncer do Colo do Útero e da Mama

Mostra de Projetos 2011. Campanha Contra Câncer do Colo do Útero e da Mama Mostra de Projetos 2011 Campanha Contra Câncer do Colo do Útero e da Mama Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Avenorte Avícola Cianorte Ltda.

Leia mais

PERFIL DAS IDOSAS RASTREADAS PARA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM CRUZ ALTA, RS

PERFIL DAS IDOSAS RASTREADAS PARA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM CRUZ ALTA, RS PERFIL DAS IDOSAS RASTREADAS PARA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM CRUZ ALTA, RS CERBARO, Kamila 1 ; GARCES, Solange Beatriz Billig 2 ; HANSEN, Dinara 2 ; ROSA, Carolina Böettge 2 ; BRUNELLI, Ângela Vieira

Leia mais

Transmissão do HIV/aids e sífilis de mães para seus bebês

Transmissão do HIV/aids e sífilis de mães para seus bebês 09 dezembro de 2010 Transmissão do HIV/aids e sífilis de mães para seus bebês Mais da metade das novas infecções pelo HIV/aids que ocorrem no Brasil atinge adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

COMPARAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE SEXO, GRAVIDEZ, DST s E AIDS ANTES E APÓS TREINAMENTO ADOLESCENTES MULTIPLICADORES

COMPARAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE SEXO, GRAVIDEZ, DST s E AIDS ANTES E APÓS TREINAMENTO ADOLESCENTES MULTIPLICADORES COMPARAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE SEXO, GRAVIDEZ, DST s E AIDS ANTES E APÓS TREINAMENTO ADOLESCENTES MULTIPLICADORES Fernanda Bartalini Mognon¹, Cynthia Borges de Moura² Curso de Enfermagem 1 (fernanda.mognon89@gmail.com);

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FOLLOW-UP - HOMEM VIH NEGATIVO

QUESTIONÁRIO DE FOLLOW-UP - HOMEM VIH NEGATIVO INSTRUÇÕES PARA A EQUIPA DO ESTUDO: Os participantes no estudo devem preencher o questionário de follow-up com intervalos regulares de -6 meses. Certifique-se de que é distribuído o questionário adequado.

Leia mais

E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA

E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

PREVINA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

PREVINA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO SENADO FEDERAL PREVINA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Previna o câncer do colo do útero apresentação O câncer do colo do útero continua matando muitas mulheres. Especialmente no Brasil,

Leia mais

Exame de Papanicolaou. para Diagnóstico da Flora. Vaginal

Exame de Papanicolaou. para Diagnóstico da Flora. Vaginal Exame de Papanicolaou para Diagnóstico da Flora Vaginal Meio Vaginal Sistema ecológico em equilíbrio ( @ 10 5-10 7 bact/g secreção) VAGINA Incubadora natural Condições de umidade, temperatura e nutrientes

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE

Leia mais

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Câncer de Colo de útero: a importância de diagnostico precoce. Área temática Comunicação, Promoção e Educação em Saúde Lotação Boninal

Leia mais

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio!

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio! Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio! PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA Dominox a caça-palavr eto código secr s e muito mai 2 caça-palavra coquetel Procure e marque, no diagrama de letras, as

Leia mais

Tipos de Anticoncepcionais

Tipos de Anticoncepcionais Tipos de Anticoncepcionais Dr. Orlando de Castro Neto Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Muitas vezes o método

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PERFIL DAS

Leia mais

Técnicas Moleculares

Técnicas Moleculares Biologia Molecular no Diagnóstico de Infecção :HPV Maria Elizabeth Menezes,MSc;Ph.D e-mail:melmenezes@dnanalise.com.br DNAnálise Laboratório Técnicas Moleculares HIBRIDIZAÇÃO IN SITU SEQÜENCIAMENTO PCR

Leia mais

Hélio Vasconcellos Lopes

Hélio Vasconcellos Lopes HIV/AIDS no Município de Santos e dados brasileiros Hélio Vasconcellos Lopes Coordenador do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites da Secretaria Municipal de Saúde Professor titular da Faculdade de Medicina

Leia mais

TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015

TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015 TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015 1. Classifique os métodos anticoncepcionais abaixo, relacionando as colunas: (1) Natural ou comportamental (2) De Barreira (3) Hormonal (4)Cirúrgico ( ) Camisinha (M)

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

vida das pessoas atuando na prevenção da transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prevenção Texto:

vida das pessoas atuando na prevenção da transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prevenção Texto: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE: REALIZAÇÃO DE EXAMES BACTERIOSCÓPICOS PARA O CONTROLE DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST) Área Temática: Saúde Rosmari Hörner 1 (Coordenadora da Ação de Extensão)

Leia mais

AIDS / Uma epidemia em expansão

AIDS / Uma epidemia em expansão A negociação da divisão de trabalho, no cuidado com a casa, com os filhos, com a alimentação e etc.. vem sendo um dos grandes assuntos debatidos entre casais nos tempos modernos. Ainda assim, freqüentemente

Leia mais

Papel do enfermeiro na promoção e prevenção do Papiloma Vírus Humano na adolescência

Papel do enfermeiro na promoção e prevenção do Papiloma Vírus Humano na adolescência Papel do enfermeiro na promoção e prevenção do Papiloma Vírus Humano na adolescência Aline Cipriano Rocha Costa Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem. Irene Cortina Docente do Curso de Graduação em

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais