Gestão Hoteleira I. Curso de Turismo Faculdades São José Prof. Simone Dantas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Hoteleira I. Curso de Turismo Faculdades São José Prof. Simone Dantas"

Transcrição

1 Gestão Hoteleira I Curso de Turismo Faculdades São José Prof. Simone Dantas

2 Turismo e Meios de Hospedagem Em Análise Estrutural do Turismo (Editora Senac, 5 ed. São Paulo ) Mário Carlos BENI apresenta várias reflexões sobre conceitos de Turismo, dentre elas destacamos as seguintes definições: Visão Econômica da Ansett Airlines of Austrália de 1977 Turismo refere-se à provisão de transporte, alojamento, recreação,alimentação e serviços relacionados para viajantes domésticos e do exterior. Compreende a viagem para todos os propósitos, desde recreação até negócios Visão Holística de Jafar Jafari É o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físico, econômico e sócio-cultural da área receptora.

3 O Produto Turístico Transporte + HOSPEDAGEM + Atrativo Hospedagem: Origem : Latim hospes = hóspede Hospitium = hospitalidade Dicionário Aurélio: HOSPEDAGEM : Ato ou local de hospedar; hospitalidade HOSPEDAR : Receber ou alojar como hóspede; Tornar-se hóspede. HOSPEDARIA: Casa onde se recebem hóspedes mediante remuneração HÓSPEDE : Aquele que se aloja temporariamente em casa alheia; HOSPEDEIRO: Que, ou aquele que hospeda HOSPITALEIRO: Que dá hospedagem por bondade ou caridade; Que acolhe os hóspedes com satisfação HOTEL: Estabelecimento onde se alugam quartos e apartamentos mobiliados, com refeições ou sem elas. HOTELEIRO: Dono ou administrados de hotel; relativo a hotéis.

4 Meios de Hospedagem LEI GERAL DO TURISMO - Lei /08 de 17 de setembro Subseção II Dos Meios de Hospedagem Art. 23. Consideram-se meios de hospedagem os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de freqüência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.

5 Hotelaria Sistema comercial de bens materiais e intangíveis dispostos para satisfazer às necessidades básicas (e expectativas) de descanso e alimentação (e demais serviços) dos usuários fora de seu domicílio (OMT) HOTEL Sistema de Turismo Macroambiente

6 Os hotéis desempenham um papel importante na maioria dos países: Proporcionam a permanência dos visitantes nas cidades e com isso o consumo de bens e serviços; Oferecendo instalações para transações de negócios, reuniões e conferências, recreação e entretenimento. São atrações importantes para os visitantes, os quais trazem consigo o poder de consumo São fontes de obtenção de moedas estrangeiras, e assim podem contribuir significativamente para o balanço de pagamentos de seus países. São empregadores de mão de obra o papel dos hotéis como empregadores é particularmente importante em áreas com poucas fontes alternativas de empregos, onde contribuem para o desenvolvimento regional. São importantes distribuidores de produtos de outras indústrias. Os equipamentos, mobílias e suprimentos são fornecidos aos hotéis por vasta gama de fabricantes para sua construção e constante modernização. Citam-se ainda as aquisições significativas em alimentos e bebidas, bens de consumo, material de limpeza e higiene, gás, eletricidade, água. Fonte de comodidades para os residentes locais os restaurantes, bares e outras instalações em geral atraem vários clientes locais e muitos hotéis se tornam centros sociais de suas comunidades.

7 Art. 24. Os meios de hospedagem, para obter o cadastramento, devem preencher pelo menos um dos seguintes requisitos: I - possuir licença de funcionamento, expedida pela autoridade competente, para prestar serviços de hospedagem, podendo tal licença objetivar somente partes da edificação; e II - no caso dos empreendimentos ou estabelecimentos conhecidos como condomínio hoteleiro, flat, flat-hotel, hotel-residence, loft, apart-hotel, apart-service condominial, condohotel e similares, possuir licença edilícia de construção ou certificado de conclusão de construção, expedidos pela autoridade competente, acompanhados dos seguintes documentos: a) convenção de condomínio ou memorial de incorporação ou, ainda, instrumento de instituição condominial, com previsão de prestação de serviços hoteleiros aos seus usuários, condôminos ou não, com oferta de alojamento temporário para hóspedes mediante contrato de hospedagem no sistema associativo, também conhecido como pool de locação;

8 b) documento ou contrato de formalização de constituição do pool de locação, como sociedade em conta de participação, ou outra forma legal de constituição, com a adesão dos proprietários de pelo menos 60% (sessenta por cento) das unidades habitacionais à exploração hoteleira do empreendimento; c) contrato em que esteja formalizada a administração ou exploração, em regime solidário, do empreendimento imobiliário como meio de hospedagem de responsabilidade de prestador de serviço hoteleiro cadastrado no Ministério do Turismo; d) certidão de cumprimento às regras de segurança contra riscos aplicáveis aos estabelecimentos comerciais; e e) documento comprobatório de enquadramento sindical da categoria na atividade de hotéis, exigível a contar da data de eficácia do segundo dissídio coletivo celebrado na vigência desta Lei.

9 É útil neste estágio distinguir os principais tipos de meios de hospedagem, adotando critérios específicos para classificá-los, sem necessariamente atrelar sentidos precisos à eles: Assim, de acordo com a LOCALIZAÇÃO, os meios de hospedagem podem estar em cidades, em lugarejos grandes ou pequenos, no interior, na costa, em resorts de campo ou de montanha. De acordo com a POSIÇÃO real do meio de hospedagem nesta localização,ele pode estar na cidade, no centro ou nos subúrbios, ao longo das praias, ou ao longo das rodovias; Com referência à relação com os sentidos específicos de TRANSPORTE, há os hotéis de beira de estrada (motéis), hotéis de aeroportos ou de rodoviárias.

10 De acordo com a FINALIDADE da visita e com o principal motivo da estada do hóspede, podem se tornar conhecidos como hotéis de negócios, hotéis para férias, hotéis para convenções, hotéis para saúde e estética (SPAS). Onde há uma grande tendência para estadas de LONGA ou CURTA DURAÇÃO, essa pode ser uma característica importante do meio de hospedagem de forma que ele pode ser considerado um hotel residência ou de trânsito.

11 De acordo com a gama de INSTALAÇÕES e SERVIÇOS, um hotel pode ser aberto a hóspedes e a não-hóspedes, ou pode se restringir a oferecer acomodações de pernoite e, no máximo café da manhã, e ser um apart-hotel. Não há um acordo universal com relação ao TAMANHO para descrição dos hotéis. Normalmente aplicamos o termo hotel pequeno àqueles com aproximadamente 50 a 100 leitos, um grande hotel àqueles com centenas de quartos ou camas, e o termo hotel de médio-porte àqueles que ficam no meio termo.

12 Quanto à PROPRIEDADE e o GERENCIAMENTO os meios de hospedagem podem ser independentes, de posse de um indivíduo ou familiar, sendo administrados pelo proprietário ou por um gerente assalariado, distinguindo-se das cadeias ou grupos de hotéis, invariavelmente de posse de uma empresa. Os hotéis independentes podem pertencer a um consórcio ou a uma cooperativa de hotéis. Uma empresa pode administrar seus hotéis sob uma gerência direta ou sob um acordo de franquias.

13 Independente dos critérios usados nos guias de hotéis e nos sistemas de classificação existentes nos diversos países, normalmente ao menos quatro ou cinco níveis são tidos como necessários para se distinguir de modo adequado os PADRÕES dos hotéis. Os extremos entre os padrões de luxo (hotéis de qualidade 5 estrelas, por exemplo) e básico (econômicos, 1 estrela), definirão os pontos intermediários. Então um Hotel pode ser definido como um estabelecimento de caráter público, destinado à fornecer uma série de serviços: acomodação, alimentos e bebidas, lazer, e deve estar orientado a três grandes objetivos: a. ser uma fonte de renda b. ser uma fonte de emprego e hospitalidade c. oferecer serviços à comunidade

14 As distinções mencionadas permitem que um determinado hotel seja descrito em termos amplos, de forma concisa, abrangente e significativa, como por exemplo: Hotel Terminus é um hotel de médio porte, econômico, localizado no centro da cidade, com licença, de propriedade de uma pequena empresa e por ela gerenciado, que atende principalmente a turistas que visitam uma cidade histórica e o campo Hotel Excelsior é um hotel grande, independente e luxuoso, no principal passeio público do resort costeiro, sendo os visitantes de veraneio o seu principal mercado O Hotel Crossroads é um hotel de qualidade, pequeno, licenciado, tipo hotel de trânsito, operado por uma franquia, localizado na periferia da cidade e que atende principalmente à viajantes de veraneio e homens de negócios.

15 A tendência para a diferenciação entre os hotéis e os demais tipos de meios de hospedagem (extra-hotelaria) está na qualidade dos serviços prestados e no mercado atendido. Hotéis tendem a ser construções verticais de grande porte, são geralmente voltados para o mercado internacional, buscam a diversificação de serviços e padrões de qualidade enquanto outros tipos de meios de hospedagem delimitam sua estrutura e serviços. Ex: motel, albergue, camping, lodges, entre outros como veremos a seguir, influenciados pelos seguintes aspectos:

16 Instalações Serviços Ins Localização Perfil do público Preço Ver o conteúdo Tipos de Meios de Hospedagem: Hotéis e Extra-Hotelaria

17 os HOTÉIS oferecerão aos hóspedes, no mínimo: I alojamento para uso temporário do hóspede em Unidades Habitacionais (UH) específicas a essa finalidade II serviços mínimos necessários ao hóspede, consistentes em: portaria / recepção para atendimento e controle permanente de entrada e saída guarda de bagagem e objetos de uso pessoal dos hóspedes em local apropriado conservação, manutenção, arrumação e limpeza das áreas, instalações e equipamentos.

18 Unidade Habitacional - UH é o espaço, atingível a partir das áreas principais de circulação comuns do estabelecimento, destinado à utilização pelo hóspede para seu bem estar, higiene e repouso. Quanto ao tipo, as UHs dos Meios de Hospedagem são as seguintes: I Quarto: UH constituída, no mínimo, de quarto de dormir de uso exclusivo do hóspede, com local apropriado para guarda de roupas e objetos pessoais. II Apartamento : UH constituída, no mínimo, de quarto de dormir de uso exclusivo do hóspede, com local apropriado para guarda de roupas e objetos pessoais, servida por banheiro privativo. III Suíte: UH especial, constituída de apartamento conforme definido no inciso II, acrescido de sala de estar.

19 Setores de um hotel Um hotel, independente do seu segmento de atuação ( lazer, negócios, resort..), bem como os equipamentos de hospedagem em sua maioria, possuem em seu quadro funcional atividades que são comuns à tantas outras empresas (vendas, marketing, contabilidade, etc.). Porém há outras que são específicas, a saber:

20 I RECEPÇÃO É o setor que faz o check-in e o check-out e entre estes dois momentos faz o acompanhamento de toda a estadia do hóspede. O primeiro e o último contato do hóspede com o hotel é a imagem que fica em sua mente. Por ser o setor que está em contato com o cliente nestes momentos, necessita de pessoal qualificado, que tenha conhecimento pelo menos de dois idiomas, forneça informações sempre atualizadas sobre o hotel e o local onde está inserido, além de aguçado espírito de equipe e iniciativa. A recepção mantêm-se diretamente interligada à governança para saber da situação dos apartamentos (vazio limpo, vazio sujo) e ao setor de reservas, devido à necessária previsão de ocupação das UHs.

21 II GOVERNANÇA Responsável pela arrumação e limpeza de todo o hotel (lavanderia, Uhs, áreas de serviço e sociais). Neste setor, a administração de recursos humanos é primordial em virtude de ser um setor que possui muita mão-de-obra pouco qualificada e com grande rotatividade, o que, por sua vez, acaba desvalorizando essa área. Uma das qualidades importantes do gerente da área de governança é motivar sua equipe. Esse setor é interligado com a recepção.

22 III CONCIÉRGE Atendimento de serviços dentro e fora do hotel, como reserva, carro, shows, avião, indicação de passeios, etc. e mais o serviço de motorista e mensageiro. IV RESERVAS Responsável por efetuar reservas de Uhs em função das políticas de vendas e preços definidos por temporada e por ocupação do hotel. Por isso, é ligado ao setor de vendas. V VENDAS Definição das políticas de vendas, divulgação do hotel, venda de Uhs e salas de convenções do hotel, estando ligado ao setor de eventos. VI EVENTOS Parte integrante do departamento de alimentos e bebidas, este setor faz a coordenação e a realização do evento em conjunto com a cozinha. Tem a particularidade de trabalhar com pessoal extra, contratado em proporção ao volume de eventos.

23 VII ALIMENTOS E BEBIDAS este departamento comporta os setores cozinha, restaurante, bares, room service, eventos. Sua função vai desde o preparo dos alimentos até o atendimento aos clientes. VIII MANUTENÇÃO Cuida da manutenção de equipamentos e instalações. IX CONTROLADORIA Cuida do registro, da administração e da divulgação de fatos e dados econômicos. X- LAZER - O departamento de recreação e lazer dos hotéis virou uma peça chave para atrair clientes e satisfazê-los. Cabe a esse departamento desenvolver, coordenar e organizar as atividades de lazer, controlar os estoques, preparar relatórios de aceitação e, possuir, uma boa educação, cordialidade, entusiasmo e disposição.

24 SBClass Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem GABINETE DO MINISTRO DO TURISMO PORTARIA Nº 100, DE 16 DE JUNHO DE 2011 Institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelece os critérios de classificação destes, cria o Conselho Técnico Nacional de Classificação de Meios de Hospedagem (CTClass) e dá outras providências.

25 SBClass O novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi elaborado de forma participativa, através de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia SBM e a sociedade civil, e adotado como estratégia para o país, aumentando a competitividade do setor. A classificação é, reconhecidamente, um instrumento de divulgação de informações claras e objetivas sobre meios de hospedagem, sendo um importante mecanismo de comunicação com o mercado. Possibilita a concorrência justa entre os meios de hospedagem do país e auxilia turistas, brasileiros e estrangeiros, em suas escolhas

26 O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem, para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel) e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias. Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas (um Hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo), o SBClass estabeleceu categorias específicas para cada tipo:

27 I HOTEL ( 1 a 5 estrelas): estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária Hotel 1 * Hotel 2 *

28 Hotel 3 * Hotel 4 * Hotel 5 *

29 Hotel 3 Estrelas

30 Hotel 4 Estrelas #

31 Hotel 5 Estrelas # #

32 II RESORT (4 e 5) estrelas: Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento;

33 # RESORTS

34 III - HOTEL FAZENDA (1 a 5 estrelas): Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo;

35 V HOTEL FAZENDA

36 IV - CAMA E CAFÉ (1 a 4 estrelas): Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida;

37 Cama E Café

38 V - HOTEL HISTÓRICO (3 a 5 estrelas): Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos históricoculturais de importância reconhecida;

39 Entende-se como fatos históricoculturais, citados no inciso V, aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos

40 V - HOTEL HISTÓRICO # #

41 VI POUSADA (1 a 5 estrelas): Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs; Obs: Tendem a estar situadas fora dos perímetros urbanos e em locais de interesse natural ou cultural.

42 POUSADAS #

43 VII - FLAT/APART-HOTEL (3 a 5 estrelas) : Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

44 Flat / Apart Hotel

45 SBCLASS - TIPO DO MEIO DE HOSPEDAGEM - CATEGORIAS 1) Hotel - 1 a 5 estrelas 2) Resort - 4 e 5 estrelas 3) Hotel Fazenda - 1 a 5 estrelas 4) Cama e Café - 1 a 4 estrelas 5) Hotel Histórico - 3 a 5 estrelas 6) Pousada - 1 a 5 estrelas 7) Flat/Apart-hotel - 3 a 5 estrelas

46 Vocabulário Turístico Ao chegar ao lobby do hotel o conciérge me encaminhou ao front desk para realizar o chek in.. O recepcionista verificou o meu voucher e conferiu o reservation rack. Constatou a ocorrência de um overbooking e solicitou que eu aguardasse um minuto, enquanto iria consultar o manager. Fui convidada a me servir do american breakfast enquanto era feita a verificação. O manager se dirigiu a mim com gentileza e explicou o equívoco. Era sábado e o hotel havia recebido vários walk ins.o meu nome constava do room list de entradas previstas, porém no chart não haviam apartamentos disponíveis. O recepcionista do turno da noite não havia registrado devidamente os novos hóspedes, e acabou vendendo mais apartamentos standards do que devia. Para solucionar o problema, me ofereceram uma suite em no-show de um hóspede VIP cuja reserva correspondia ao mesmo período de minha permanência, e isso, sem nenhum custo adicional.

47 CARTILHAS DA CLASSIFICAÇÃO ault/turismo/programas_acoes/arquivos/c artilha_1 PROCESSO_DE_CLASSIFICAx O.pdf PARA RELFETIR: Identifique em sua cidade um meio de hospedagem de cada tipo abaixo mencionado e descreva as suas características e serviços diferenciais conforme instruído neste tópico: Hotéis 1 a 5 estrelas: Hotéis Fazenda Cama e Café Pousada

48 REFERENCIAS: (S. MEDLIK, H. INGRAM Introdução à Hotelaria Gerenciamento e Serviços São Paulo. Ed. Campus, 2002, 4.ed.p.7) oes/arquivos/cartilha_1 PROCESSO_DE_CLASSIFICAxO.pdf

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 83, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 83, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 83, DE 2010 Dispõe sobre a cobrança de diária de hospedagem em hotéis, pousadas e similares. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Os empreendimentos ou estabelecimentos

Leia mais

Tipologia dos Meios de Hospedagem

Tipologia dos Meios de Hospedagem Universidade Federal de Pernambuco Centro De Ciência Sociais Aplicadas Departamento de Hotelaria e Turismo Tipologia dos Meios de Hospedagem Mariana Falcão ROTEIRO DA AULA Primeiro Momento: 1. Dados e

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barretto Filho Secretaria Executiva Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Diretor

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para Painéis Setoriais Turismo Rural

Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para Painéis Setoriais Turismo Rural Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014 Painéis Setoriais Turismo Rural Recife, 26 de julho de 2011 Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014 Caminho MODERNIDADE para BENCHMARKING

Leia mais

Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio

Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio A Carreira em Hotelaria O profissional da área de Hotelaria é responsável por coordenar os serviços necessários para o bom funcionamento de hotéis, pousadas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE DE 2013

MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE DE 2013 MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE DE 2013 Unidade Escolar Código Município Eixo Tecnológico TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER Curso TÉCNICO EM HOSPEDAGEM (2,5) Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008, Lei Federal n.º

Leia mais

Hotelaria HOTELARIA HOTELARIA -1-

Hotelaria HOTELARIA HOTELARIA -1- HOTELARIA -1- INTRODUÇÃO A indústria hoteleira tem crescido em todo o mundo graças a expansão do mercado turístico. Com o investimento das cidades, estados e países em suas regiões, no sentido de infraestrutura

Leia mais

Escola Técnica de Turismo CIETH. Reconhecia pelo Ministério de Turismo (Mtur 092/2002) Conselho Estadual de Educação (032/2003) Projeto INPROTUR

Escola Técnica de Turismo CIETH. Reconhecia pelo Ministério de Turismo (Mtur 092/2002) Conselho Estadual de Educação (032/2003) Projeto INPROTUR Escola Técnica de Turismo CIETH Reconhecia pelo Ministério de Turismo (Mtur 092/2002) Conselho Estadual de Educação (032/2003) Projeto INPROTUR Inclusão Pró Turismo Cursos Introdutórios nas Áreas de Turismo

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto

Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto (atualizada em Outubrol 2016) Turismo de habitação 1. Imóvel antigo particular Imóvel que pelo seu valor arquitetónico, histórico ou artístico,

Leia mais

O HOTEL MAIS ALTO DO BRASIL

O HOTEL MAIS ALTO DO BRASIL O HOTEL MAIS ALTO DO BRASIL EXCELENTE INVESTIMENTO OS NÚMEROS OPORTUNIDADE DOCUMENTAÇÃO O TURISMO - ECONOMIA PRÉDIO PRINCIPAL PRÉDIO DE EVENTOS ESTRUTURA DIFERENCIAL 01 02 03 04 05-06 07 08 09 10 EXCELENTE

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.984, DE 2012 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen)

PROJETO DE LEI N.º 3.984, DE 2012 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.984, DE 2012 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen) Altera a Lei nº 11.771, de 2008, para acrescentar incisos estabelecendo horário de entrada e saída de hóspedes em hotéis,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio

Leia mais

Geografia do Turismo Definições de turismo e sua dimensão geográfica. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - Geografia - UFPR

Geografia do Turismo Definições de turismo e sua dimensão geográfica. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - Geografia - UFPR Geografia do Turismo Definições de turismo e sua dimensão geográfica Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - Geografia - UFPR TURISMO: DEFINIÇÕES O turismo é um assunto "sério"? O TURISMO EM

Leia mais

Avaliação PPA Ano Base 2011

Avaliação PPA Ano Base 2011 Page 1 of 7 Avaliação PPA 2008 2011 Avaliação Setorial Ano Base 2011 Órgão: 54000 Ministério do Turismo (MTUR) Em 2011, do total de recursos orçamentários previsto para o(a) Ministério do Turismo, foram

Leia mais

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Francisco Peça.

GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011. Francisco Peça. GESTÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS 2º ano ANIMAÇÃO TURÍSTICA 2010/2011 Francisco Peça Francisco.peca@eshte.pt Objectivos da Animação Turística: Proporcionar ao turista uma agradável estadia; Bom usufruto do

Leia mais

LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, faz saber que a Câmara Municipal aprovou

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo Tecnológico:

Leia mais

Entendendo o Aluguel por Temporada Serviços Administração de Imóveis

Entendendo o Aluguel por Temporada Serviços Administração de Imóveis Entendendo o Aluguel por Temporada Serviços Administração de Imóveis Há alguns anos, a procura por imóveis de temporada era maior do que as ofertas disponíveis. Ambas foram crescendo igualmente e após

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros 2016

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros 2016 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros 2016 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio

Leia mais

POLÍTICA DE HOSPEDAGEM DO HOTEL SESC ATALAIA

POLÍTICA DE HOSPEDAGEM DO HOTEL SESC ATALAIA POLÍTICA DE HOSPEDAGEM DO HOTEL SESC ATALAIA 1. OBJETIVO Estabelecer a política e as condições gerais para hospedagem da Unidade Hoteleira do SESC Atalaia. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento aplica-se

Leia mais

NOSSAS PROPRIEDADES EM SÃO PAULO

NOSSAS PROPRIEDADES EM SÃO PAULO APRESENTAÇÃO NOSSAS PROPRIEDADES EM SÃO PAULO SÃO PAULO NOSSOS APARTAMENTOS ATELIER BELA CINTRA **BRAND NEW** DNA PINHEIROS FORMA ITAIM 108 APARTAMENTOS BRAND NEW ATELIER BELA CINTRA by Q Apartments Tipos

Leia mais

Turismo no Espaço Rural Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto

Turismo no Espaço Rural Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto Turismo no Espaço Rural Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto (atualizada em Outubro 2016) Turismo no Espaço Rural 1. Os proprietários ou entidades exploradoras ou dos seus representantes podem ou não

Leia mais

CONTRAPONTO NAS INFLUENCIAS DOS APLICATIVOS DE COMPARTILHAMENTO IMOBILIÁRIO (AIRBNB / LOCAÇÃO POR TEMPORADA)

CONTRAPONTO NAS INFLUENCIAS DOS APLICATIVOS DE COMPARTILHAMENTO IMOBILIÁRIO (AIRBNB / LOCAÇÃO POR TEMPORADA) CONTRAPONTO NAS INFLUENCIAS DOS APLICATIVOS DE COMPARTILHAMENTO IMOBILIÁRIO (AIRBNB / LOCAÇÃO POR TEMPORADA) Por Cristiano de Souza Oliveira: popular, eis o dilema com o compartilhamento imobiliário. Interpretar

Leia mais

POLÍTICA DE HOSPEDAGEM DO SESC ATALAIA

POLÍTICA DE HOSPEDAGEM DO SESC ATALAIA POLÍTICA DE HOSPEDAGEM DO SESC ATALAIA 1. OBJETIVO Estabelecer a política e as condições gerais para hospedagem da Unidade Hoteleira do SESC Atalaia. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento aplica-se ao Hotel

Leia mais

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ 2016 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

OS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM ROSANA-SP: CONTRIBUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO LOCAL

OS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM ROSANA-SP: CONTRIBUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO LOCAL OS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM ROSANA-SP: CONTRIBUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO LOCAL Francisco Barbosa do Nascimento Filho Graziela Butzer Lima Rosangela Custódio Cortez Thomaz Vagner Sérgio Custódio RESUMO:

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 1º Tr. 2016

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 1º Tr. 2016 1 FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços Divisão de Estatísticas do Turismo Av.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2019

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2019 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento de Administração Maria Gorete de Carvalho Departamento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PLANO DE CURSO Curso: Camareira:Técnicas de limpeza e arrumação Eixo Tecnológico: Hospitalidade e Lazer Área: Turismo e Hospitalidade Segmento: Hospedagem Categoria: Turismo e Hospitalidade Característica

Leia mais

TERMO DE USO E RESPONSABILIDADE. O presente instrumento tem por finalidade estabelecer as regras e condições para a utilização da SEDE

TERMO DE USO E RESPONSABILIDADE. O presente instrumento tem por finalidade estabelecer as regras e condições para a utilização da SEDE TERMO DE USO E RESPONSABILIDADE Prezado Associado ou Usuário, O presente instrumento tem por finalidade estabelecer as regras e condições para a utilização da SEDE CAMPESTRE SISEJUFE, situada no Condomínio

Leia mais

TERMO DE USO E RESPONSABILIDADE

TERMO DE USO E RESPONSABILIDADE TERMO DE USO E RESPONSABILIDADE Prezado Associado ou Usuário, O presente instrumento tem por finalidade estabelecer as regras e condições para a utilização da SEDE CAMPESTRE SISEJUFE, situada no Condomínio

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares

Leia mais

TEMPORADA 2017 PROMOÇÕES SKI WEEK. 2 Crianças Esquiam Grátis Válido para estadias durante os períodos: 08-15/07/17 e 23-30/09/17

TEMPORADA 2017 PROMOÇÕES SKI WEEK. 2 Crianças Esquiam Grátis Válido para estadias durante os períodos: 08-15/07/17 e 23-30/09/17 1 Criança Esquia Grátis 17-24/06/17, 24/06-08/07/17, 26/08-02/09/17 e 02-23/09/17 PROMOÇÕES SKI WEEK 2 Crianças Esquiam Grátis 08-15/07/17 e 23-30/09/17 Noite Grátis em Santiago Válido para compra de uma

Leia mais

ROTEIRO ELITE RESORTS ENOTEL ACQUA CLUB CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DO RESORT ALL INCLUSIVE INSTALADO EM PORTO DE GALINHAS

ROTEIRO ELITE RESORTS ENOTEL ACQUA CLUB CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DO RESORT ALL INCLUSIVE INSTALADO EM PORTO DE GALINHAS ROTEIRO ELITE RESORTS ENOTEL ACQUA CLUB CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DO RESORT ALL INCLUSIVE INSTALADO EM PORTO DE GALINHAS ELITE RESORTS APRESENTA: ENOTEL ACQUA CLUB NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS APRESENTA

Leia mais

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ 2015 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

Código Cargo. Comprador. Horário. Comercial (Segunda a sexta-feira) Salário 1.500,00. Cidade. Chapecó - SC. Principais Atividades

Código Cargo. Comprador. Horário. Comercial (Segunda a sexta-feira) Salário 1.500,00. Cidade. Chapecó - SC. Principais Atividades Olá, segue lista de oportunidades referente à última semana. Mediante interesse, gentileza encaminhar um currículo atualizado via e-mail para: contato@ocupacionalempregos.com.br. Maiores informações: (49)

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hospedes, 3º Trimestre 2015

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hospedes, 3º Trimestre 2015 1 FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Método e Gestão de Informação Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços

Leia mais

ROTEIRO DE RESORTS RESORT INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT EM PORTO DE GALINHAS - PE

ROTEIRO DE RESORTS RESORT INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT EM PORTO DE GALINHAS - PE ROTEIRO DE RESORTS SAMOA BEACH RESORT INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT EM PORTO DE GALINHAS - PE ELITE RESORTS APRESENTA: SAMOA BEACH RESORT NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS APRESENTA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Atividade nº 2 Lista de Exercícios

Atividade nº 2 Lista de Exercícios Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Banco de Dados I Atividade nº 2 Lista de Exercícios Desenvolver os exercícios abaixo: - Dados exercícios abaixo criar o Diagrama Lógico e Dicionário de Dados baseado

Leia mais

ROTEIRO ELITE RESORTS SAUÍPE RESORTS TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT ALL INCLUSIVE DA COSTA DO SAUÍPE.

ROTEIRO ELITE RESORTS SAUÍPE RESORTS TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT ALL INCLUSIVE DA COSTA DO SAUÍPE. ROTEIRO ELITE RESORTS SAUÍPE RESORTS TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT ALL INCLUSIVE DA COSTA DO SAUÍPE. ELITE RESORTS APRESENTA: SAUÍPE RESORTS NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS APRESENTA AS PRINCIPAIS

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento da Administração Gorete de Carvalho Departamento

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 4º Trimestre 2016

Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 4º Trimestre 2016 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 4º Trimestre 2016 Presidente Osvaldo dos Reis Monteiro Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 3º Trimestre 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro Departamento da Administração Gorete de Carvalho Departamento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, Ano 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares Ribeiro

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2013 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

Meios de Hospedagem que praticam o Turismo Cultural no Vale do Café

Meios de Hospedagem que praticam o Turismo Cultural no Vale do Café Meios de Hospedagem que praticam o Turismo Cultural no Vale do Café 1 Prezado Proprietário / Gerente O objetivo desta pesquisa é obter informações estatísticas e econômicas dos meios de hospedagem que

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TURISMO Planificação anual de Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET) ºAno

CURSO PROFISSIONAL DE TURISMO Planificação anual de Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET) ºAno CURSO PROFISSIONAL DE TURISMO Planificação anual de Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET) 2018-2019 10ºAno Turma: I Professor: Marisa Ramos 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

Turismo e Espaço Econômico. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Turismo e Espaço Econômico. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Turismo e Espaço Econômico Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira TURISMO: Fenômeno socioespacial contemporâneo O ESPAÇO TURÍSTICO É A CONFIGURAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS

Leia mais

ARQUITETURA HOTELEIRA

ARQUITETURA HOTELEIRA ARQUITETURA HOTELEIRA MUITO MAIS DO QUE QUARTOS HOTÉIS UPSCALE E LUXO Arquitetura Hoteleira 1. Definição 2. Critérios 3. Guest Experience 4. História e Evolução 5. Programa 6. Projeto 7. Cases Diferenças

Leia mais

3.14 Demanda Turística O PDITS apresenta os principais dados da demanda turística atual baseada em dados disponíveis sobre os fluxos turísticos.

3.14 Demanda Turística O PDITS apresenta os principais dados da demanda turística atual baseada em dados disponíveis sobre os fluxos turísticos. .4 Demanda Turística O PDITS apresenta os principais dados da demanda turística atual baseada em dados disponíveis sobre os fluxos turísticos. Para a análise da situação atual foram considerados: Estudo

Leia mais

ALOJAMENTO. Licenciamento e classificação. Decreto Lei n.15_2014 RJET (325KB) NOÇÃO DE EMPREENDIMENTO TURÍSTICO

ALOJAMENTO. Licenciamento e classificação. Decreto Lei n.15_2014 RJET (325KB) NOÇÃO DE EMPREENDIMENTO TURÍSTICO Licenciamento e classificação. ALOJAMENTO Decreto Lei n.15_2014 RJET (325KB) NOÇÃO DE EMPREENDIMENTO TURÍSTICO São considerados empreendimentos turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Método e Gestão de Informação Serviço de Conjuntura Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas

Leia mais

Perguntas Frequentes (actualizado em )

Perguntas Frequentes (actualizado em ) Perguntas Frequentes (actualizado em 2008.10.31) Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos (RJET) Lei 39/2008, de 7 de Março Noção e tipologias Noção P. Qual a noção de empreendimento turísticos?

Leia mais

U M P O U C O S O B R E N Ó S

U M P O U C O S O B R E N Ó S U M P O U C O S O B R E N Ó S A P R E S E N T A Ç Ã O I N S T I T U C I O N A L W W W. L A R T H O S P I T A L I T Y. C O M Q U E M S O M O S Somos uma agência de hospitalidade e atuamos junto aos nossos

Leia mais

Apartamento T3 Vilamoura 6 pax París Vilamoura

Apartamento T3 Vilamoura 6 pax París Vilamoura Info Imóvel Comercial Apartamento T3 Vilamoura 6 pax París Vilamoura Morada do Imóvel Volta do Anzol, Edifício Al Garb, Entrada 10, Bloco D1, 1º Andar Direito, Apart. 18, 8125-213 Vilamoura Coordenadas

Leia mais

PRAIA DE ZUMBI Natal / RN

PRAIA DE ZUMBI Natal / RN PRAIA DE ZUMBI Natal / RN CONDIÇÕES DE ALUGUEL contato: praiadezumbi@gmail.com / SKYPE migueldantas Fone: (84) 9 9921 3146 / What s App / IMO +351 938331220 PREÇOS PARA MÍNIMO DE 3 DIÁRIAS Nº de pessoas

Leia mais

SUMMERVILLE BEACH RESORT

SUMMERVILLE BEACH RESORT ROTEIRO ELITE RESORTS SUMMERVILLE BEACH RESORT INFORMAÇÕES SOBRE O MELHOR RESORT DE PORTO DE GALINHAS ELITE RESORTS APRESENTA: SUMMERVILLE BEACH RESORT NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS APRESENTA AS PRINCIPAIS

Leia mais

Local Algarve/Lisboa Período de 13 a 23 de outubro

Local Algarve/Lisboa Período de 13 a 23 de outubro Local Algarve/Lisboa 2018 Período de 13 a 23 de outubro A Entidade AFIA é A MAIOR ENTIDADE DE FUTEBOL MASTER DO MUNDO. Possui em sua biografia quase 3 décadas, 80 eventos em 10 países dos continentes Americano

Leia mais

ROTEIRO ELITE RESORTS SAUÍPE PREMIUM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT ALL INCLUSIVE DA COSTA DO SAUÍPE.

ROTEIRO ELITE RESORTS SAUÍPE PREMIUM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT ALL INCLUSIVE DA COSTA DO SAUÍPE. ROTEIRO ELITE RESORTS SAUÍPE PREMIUM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O RESORT ALL INCLUSIVE DA COSTA DO SAUÍPE. ELITE RESORTS APRESENTA: SAUÍPE PREMIUM NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS APRESENTA AS PRINCIPAIS

Leia mais

DESEMPENHO DO TURISMO EM ALAGOAS, PARA ABRIL DE 2015

DESEMPENHO DO TURISMO EM ALAGOAS, PARA ABRIL DE 2015 DESEMPENHO DO TURISMO EM ALAGOAS, PARA ABRIL DE 2015 Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC) Diretoria de Estatística e Indicadores Conforme último relatório Focus do Banco

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO 01/2019 2ª Etapa Prova de Conhecimento GABARITOS

PROCESSO SELETIVO EXTERNO 01/2019 2ª Etapa Prova de Conhecimento GABARITOS Página 1 de 5 PROCESSO SELETIVO EXTERNO 01/2019 2ª Etapa Prova de Conhecimento GABARITOS CARGO: CAMAREIRA - CAMAREIRA Camareira Camareira Jurisdição: Natal (Hotel Barreira Roxa) 1 D 2 C 3 D 4 A 5 E 6 E

Leia mais

Apartamentos de 55m² com Serviços. Acabamento, churrasqueira e documentos Isento de condomínio e Iptu Parcelado, sem juros

Apartamentos de 55m² com Serviços. Acabamento, churrasqueira e documentos Isento de condomínio e Iptu Parcelado, sem juros Apartamentos de 55m² com Serviços Acabamento, churrasqueira e documentos Isento de condomínio e Iptu Parcelado, sem juros FICHA TÉCNICA Endereço: Área do terreno: Número de torres: Número de pavimentos:

Leia mais

ROTEIRO ELITE RESORTS TRANSAMÉRICA CONHEÇA O ÚNICO RESORT INSTALADO EM MEIO AS BELEZAS NATURAIS DA ILHA DE COMANDATUBA

ROTEIRO ELITE RESORTS TRANSAMÉRICA CONHEÇA O ÚNICO RESORT INSTALADO EM MEIO AS BELEZAS NATURAIS DA ILHA DE COMANDATUBA ROTEIRO ELITE RESORTS TRANSAMÉRICA COMANDATUBA CONHEÇA O ÚNICO RESORT INSTALADO EM MEIO AS BELEZAS NATURAIS DA ILHA DE COMANDATUBA ELITE RESORTS APRESENTA: TRANSAMÉRICA COMANDATUBA NESTE ROTEIRO A ELITE

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços Divisão de Estatísticas do Turismo Av. Cidade

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 3º Trimestre 2016

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 3º Trimestre 2016 1 2 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Conselho de Administração do INE Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Herminio Soares Ribeiro Editor Instituto Nacional

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 2º Trimestre 2018

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 2º Trimestre 2018 ESTATÍSTICAS DO TURISMO Movimentação de Hóspedes - 2º Trimestre 2018 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 2º Trimestre 2018 Presidente Osvaldo

Leia mais

PESQUISA DA OFERTA TURÍSTICA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ANTONINA-PR 2017

PESQUISA DA OFERTA TURÍSTICA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ANTONINA-PR 2017 PESQUISA DA OFERTA TURÍSTICA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ANTONINA-PR 2017 Resumo Relatório da pesquisa de atualização do inventário da oferta de equipamentos e serviços turísticos, realizada no município de

Leia mais

TIVOLI ECORESORT PRAIA DO FORTE

TIVOLI ECORESORT PRAIA DO FORTE ROTEIRO ELITE RESORTS TIVOLI ECORESORT PRAIA DO FORTE CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DE UM DOS MELHORES RESORTS LOCALIZADOS NO LITORAL DA BAHIA ELITE RESORTS APRESENTA: TIVOLI ECORESORT NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Qualidade de Vida no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho Rural EDIFICAÇÕES RURAIS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OBS:

Leia mais

Diagnóstico da Rede Hoteleira do Município de Santa Teresa/ES DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES SANTA TERESA ES

Diagnóstico da Rede Hoteleira do Município de Santa Teresa/ES DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES SANTA TERESA ES DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES SANTA TERESA ES NOVEMBRO DE 2015 PREFEITO MUNICIPAL CLAUMIR ANTÔNIO ZAMPROGNO VICE PREFEITO ZIGUIMAR BUSS SECRETÁRIO DE TURISMO E CULTURA MURILO

Leia mais

ROTEIRO ELITE RESORTS ENOTEL CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DO RESORT ALL INCLUSIVE INSTALADO EM PORTO DE GALINHAS

ROTEIRO ELITE RESORTS ENOTEL CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DO RESORT ALL INCLUSIVE INSTALADO EM PORTO DE GALINHAS ROTEIRO ELITE RESORTS ENOTEL CONVENTION & SPA CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DO RESORT ALL INCLUSIVE INSTALADO EM PORTO DE GALINHAS ELITE RESORTS APRESENTA: ENOTEL CONVENTION & SPA NESTE ROTEIRO A ELITE RESORTS

Leia mais

RESOLUÇÃO COMTUR Nº 02 de 05 de maio de 2011

RESOLUÇÃO COMTUR Nº 02 de 05 de maio de 2011 RESOLUÇÃO COMTUR Nº 02 de 05 de maio de 2011 Dispõe sobre estabelecer critérios e exigências para concessão do Certificado e Selo de Qualidade Turística aos profissionais de turismo, empresas, equipamentos

Leia mais

Confira a seguir algumas regras da portaria:

Confira a seguir algumas regras da portaria: Informativo da Confederação Nacional da Indústria No mês de março foi publicada a Lei n. 13.103/15, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista e disciplina, dentre outros, a jornada de trabalho

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO DAVID GUETTA PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO DAVID GUETTA PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO DAVID GUETTA PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO INTRODUÇÃO A cidade de São Paulo tem sido um palco iluminado para os maiores megaeventos musicais

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO CONDOMÍNIO

GUIA PRÁTICO DO CONDOMÍNIO GUIA PRÁTICO DO CONDOMÍNIO Entenda o seu condomínio de um jeito rápido e prático. Faria Lima Financial Center Avenida Faria Lima, 3.400 Itaim Bibi São Paulo/SP CEP: 04538-132 Tel.: 55 11 3708-2290 Seja

Leia mais

FLORIANO HOTEL O conforto está aqui!

FLORIANO HOTEL O conforto está aqui! UNIDADE: Desejamos a você uma ótima estada/ Brasil SITUAÇÃO DE USO Hospedagem em hotéis no Brasil. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Pesquisar sobre hotéis na internet e buscar por informações relevantes.

Leia mais

POUSADA ARES DE NORONHA

POUSADA ARES DE NORONHA POUSADA ARES DE NORONHA REGULAMENTO INTERNO Este regulamento define regras e procedimentos para o pleno entendimento entre hóspedes e a administração da Pousada, lembrando de que o bom senso e o respeito

Leia mais

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional Copa das Confederações FIFA Brasil 213 Características do público Geral e da demanda turística internacional AMOSTRA Pesquisa realizada nas seis cidades sedes da Copa das Confederações Público geral (estádios):

Leia mais

Guia de Hospedagem: Hotel Estudantil. Skope Intercâmbio Cultural

Guia de Hospedagem: Hotel Estudantil. Skope Intercâmbio Cultural Guia de Hospedagem: Hotel Estudantil Skope Intercâmbio Cultural Índice Introdução 03 Expectativas e Realidade 04 Convívio e Regras 05 Benefícios da Residência Estudantil 07 Localização 08 O canadense 09

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP Prof. Msc. Francisco Nascimento Curso de Turismo 5º Semestre Disciplina Meios de Hospedagem.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP Prof. Msc. Francisco Nascimento Curso de Turismo 5º Semestre Disciplina Meios de Hospedagem. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP Prof. Msc. Francisco Nascimento Curso de Turismo 5º Semestre Disciplina Meios de Hospedagem 1º Semestre 2013 O Cadastur Registro Hotel, Hotel histórico, hotel de lazer/resort,

Leia mais

INJOY + LETS PIPA 2020

INJOY + LETS PIPA 2020 INJOY + LET S PIPA 2020 Atualizada: 12.06.2019 A InJoy Travel & Experience é uma agência especializada em viagens de entretenimento. Atuamos na convergência dos mercados de turismo e festas, tendo como

Leia mais

Anderle Gramado Resort

Anderle Gramado Resort Anderle Gramado Resort Preparado para: Lucas Anderle, Venda Fracionada com matricula imobiliária individual. Preparado por: Flavio Rohde 12 de dezembro de 2015 Proposta de Investimento Objetivo deste investimento

Leia mais

Localizado na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná, o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul segundo

Localizado na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná, o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul segundo Administração Localizado na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná, o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul segundo artigo publicado pela revista Exame em março

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA NOTA INFORMATIVA. Alojamento Local

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA NOTA INFORMATIVA. Alojamento Local NOTA INFORMATIVA Alojamento Local (Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de Agosto, na sua redação atual) Consideram-se estabelecimentos de Alojamento Local as moradias, apartamentos, quartos e estabelecimentos

Leia mais

Masterplan. * Imagem meramente ilustrativa

Masterplan. * Imagem meramente ilustrativa Masterplan * Imagem meramente ilustrativa Localização O empreendimento esta localizado na praia de Sonho Verde, no litoral Norte de Alagoas, uma região de grande valorização imobiliária. Área Lago Área

Leia mais

Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde

Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde FUNÇÃO/UNIDADE Responsável Data da primeira versão Revisão Número do Documento 1. Introdução

Leia mais

Fundamentos do Turismo 60 Gestão de Meios de Hospedagem. Linguagem e Comunicação 20. Relações Interpessoais 20. Informátiva Básica 40.

Fundamentos do Turismo 60 Gestão de Meios de Hospedagem. Linguagem e Comunicação 20. Relações Interpessoais 20. Informátiva Básica 40. Curso Técnico (Concomitante/Subsequente) em Hospedagem Nome do Curso Técnico em Hospedagem CÂMPUS GAROPABA MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 260 Fundamentos do Turismo 60 Gestão

Leia mais

INJOY + LETS PIPA 2020

INJOY + LETS PIPA 2020 INJOY + LET S PIPA 2020 Atualizada: 25.07.2019 A InJoy Travel & Experience é uma agência especializada em viagens de entretenimento. Atuamos na convergência dos mercados de turismo e festas, tendo como

Leia mais

TERMINOLOGIA DO TURISMO

TERMINOLOGIA DO TURISMO TERMINOLOGIA DO TURISMO Terminologia do Turismo Termos utilizados em hotéis Termos utilizados em hotéis American Breakfast Café da manhã tipo buffet que inclui ovos, bacon, variedades de frios, pães, doces,

Leia mais

Painel Cenário das Piscinas nos Hotéis Palestrante - Bruno Omori

Painel Cenário das Piscinas nos Hotéis Palestrante - Bruno Omori Painel Cenário das Piscinas nos Hotéis Palestrante - Bruno Omori Plano Diretor de Turismo Cases recentes das Estancias Turísticas de São Pedro, Pereira Barreto, Eldorado e Ilha Comprida Secretaria Executiva

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Processo: nº 12101

FICHA DOUTRINÁRIA. Processo: nº 12101 Diploma: Artigo: Assunto: CIVA FICHA DOUTRINÁRIA al. a) e c) do n.º 1 do art. 18.º; verba 2.17 da Lista I anexa ao CIVA Operações do tipo hoteleiro Residências de estudantes" e "estabelecimento de alojamento

Leia mais

Termas de Jurema Águas Quentes Resort/PR

Termas de Jurema Águas Quentes Resort/PR Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Termas de Jurema Águas Quentes Resort/PR Saída: 24/05/2020 - Domingo Retorno: 29/05/2020 - Sexta-feira Duração da Viagem:

Leia mais

Pico Victoria. City Pack HONG KONG. Repulse Bay. Hong Kong. Aberdeen. Nathan Road

Pico Victoria. City Pack HONG KONG. Repulse Bay. Hong Kong. Aberdeen. Nathan Road Pico Victoria HONG KONG City Pack Repulse Bay Hong Kong Nathan Road Aberdeen 2019 DESTAQUES DO ROTEIRO: HONG KONG CITY PACK PICO VICTORIA Conhecido como o principal mirante de Hong Kong, o Pico Victoria

Leia mais

Oi CNPJ: /

Oi CNPJ: / 81-9422- 3051 Oi 87-8843- 0698 reservas@audreyturismo.com.br CNPJ: 17.142.299/0001-11 Att.: SR. EDUARDO LIMA (INSTITUTO INTERCIDADANIA) Observe abaixo as opções e cotações para a viagem solicitada. Tarifas

Leia mais