Clique para editar o formato do título de texto. Auditoria Pública: Novos Desafios Inaldo Araújo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clique para editar o formato do título de texto. Auditoria Pública: Novos Desafios Inaldo Araújo"

Transcrição

1 Clique para editar o formato do título de texto Auditoria Pública: Novos Desafios Inaldo Araújo

2 Plano da Apresentação Principais Inovações das Normas de Contabilidade - Setor Público Auditoria Governamental Normas da INTOSAI Normas Brasileiras de Auditoria Governamental Projeto de Implementação das Normas Desafios e Perspectivas

3 Convergência na Contabilidade Pública NBC T - SP IPSAS (IFAC)

4 Vantagens da Implementação das Normas maior transparência; aumento da comparabilidade; informações com mais qualidade; confiança de investidores; padrão internacional; mundo plano.

5 Demonstrações Contábeis do Setor Público Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Resultado Econômico.

6 Mudança de Paradigma Orçamento Patrimônio

7 Principal Objetivo das Novas Normas

8 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Fazenda Diretoria de Contabilidade Geral DCOG Balanço Geral do Estado Exercício de 2009 VOLUME I Um bom Relatório Prestação exemplo Técnico de Contas sobre a do Exercício de 2009 prático

9 A Questão dos Paradigmas Fonte: Autor desconhecido

10 A Questão dos Paradigmas A Contabilidade não Mudou. O que está mudando é forma de vê-la. Fonte: Autor desconhecido

11 Plaqueta de Uruk Um dos mais antigos indícios catalogados da escrita são inscrições do tipo cuneiforme datadas do quarto milênio a.c. em plaquetas de barro (plaquetas de Uruk), e encontradas na região da Suméria. Segundo Jean (2002, p. 13), correspondem a fragmento de livro de contas, pois são constituídas de "listas, relações de sacos de grãos, de cabeças de gado, estabelecendo uma espécie de contabilidade do templo". Ele afirma que "os primeiros símbolos escritos são, pois, de contas agrícolas".

12 A Prestação de Contas do Setor Público

13 A pergunta do cidadão Quid facere? Cosa fare? O que fazer?

14 É Preciso Auditar

15 Competências Constitucionais dos TCs (CF, art. 71) Emitir parecer prévio; Julgar contas; Apreciar legalidade de atos; Realizar auditorias de regularidade e operacional; Sustar atos; Aplicar sanções; Fornecer informações ao Parlamento; Orientar.

16 INTOSAI Instituição apolítica, filiada à ONU, que objetiva a troca de ideias sobre as melhores práticas de auditoria pública no mundo. Possibilita o fomento de intercâmbios de experiências entre as instituições superiores de controle das finanças públicas de todo o mundo.

17 Normas e Diretrizes da INTOSAI - ISSAI 1. Princípios Fundamentais: Declaração de Lima 2. Pré-requisitos para o Funcionamento das EFs: Código de Ética, Transparência, Accountability, Controle de Qualidade 3. Princípios Fundamentais de Auditoria: Normas de Auditoria - pressupostos e princípios básicos para a realização dos trabalhos de auditoria 4. Diretrizes de Auditoria: orientações mais específicas sobre auditoria financeira (IFAC), auditoria operacional e auditoria de cumprimento

18 Código de Ética da INTOSAI INTEGRIDADE; SIGILO PROFISSIONAL; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; INDEPENDÊNCIA.

19 Princípios Fundamentais de Auditoria 1. ISSAI 100: Princípios Básicos 2. ISSAI 200: Normas Gerais 3. ISSAI 300: Normas de Execução do Trabalho de Campo 4. ISSAI 400: Normas de Relatório

20 Instituto Rui Barbosa (IRB) O IRB, sociedade civil criada pelos Tribunais de Contas, objetiva desenvolver estudos, pesquisas, "bem como investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades desses Tribunais.

21 Normas de Auditoria Governamental - Passos do Projeto A semente; Tradução de normas internacionais; A elaboração em 2006; A aprovação ad experimentum pela Carta de Natal, em 2007; A apresentação no 25º Congresso da ATRICON, em 2009; A busca de parceiros: IRB, ATRICON, ABRACON, CFC, TCU, CGU, BIRD e BID; Convênio MPOG x IRB; Inclusão no componente nacional do PROMOEX, subcomponente 1.3; Aprovação em Manaus.

22 Série Traduções do TCE - BA

23 Objetivos do Projeto Criar instrumento de orientação, sistematização, padronização e aprimoramento das atividades dos Tribunais de Contas. Esclarecer o papel, as responsabilidades, a forma de atuação, a abrangência dos trabalhos, a capacitação e o desempenho dos quadros técnicos dos Tribunais de Contas. Contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Controle Externo.

24 Universalidade das NAGs As NAGs incorporam preceitos já existentes em outros normativos e de uso comum em vários Tribunais de Contas, preservandose, ao máximo, os textos e ordenação. Principais referências: INTOSAI, IFAC, GAO, AUDIBRA, TCCE e normas técnicas e profissionais do CFC.

25 Objetivos das NAGs Estabelecer princípios e parâmetros de auditoria. Definir diretrizes auditoriais. Classificar e caracterizar tipos de auditoria, estabelecer seus objetivos e orientar sua metodologia. Fomentar a melhoria dos processos auditoriais. Orientar o profissional de auditoria. Garantir padrão mínimo de qualidade e comparabilidade. Oferecer subsídios para o processo de avaliação de desempenho dos profissionais de auditoria.

26 Conteúdo das NAGs NAG 1000 Normas Gerais NAG 2000 Relativas às Entidades Fiscalizadoras (EFs) NAG 3000 Relativas aos Profissionais de Auditoria Governamental NAG Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental

27 NAG Normas Gerais Apresenta conceitos básicos de termos e expressões relacionadas à auditoria governamental. Apresenta objetivos gerais e específicos das NAGs. Estabelece sua aplicabilidade e a amplitude de suas políticas e diretrizes.

28 NAG Normas Gerais NAG 1100 Conceitos Básicos NAG 1200 Objetivos Gerais NAG 1300 Objetivos Específicos NAG 1400 Aplicabilidade NAG 1500 Amplitude e Atualização

29 NAG Relativas às Efs (Tribunais de Contas) Trata dos requisitos para que os Tribunais de Contas possam desempenhar com eficiência, eficácia e efetividade suas competências constitucionais e as demais disposições contidas na legislação infraconstitucional e nessas NAGs.

30 NAG Relativas às Efs (Tribunais de Contas) NAG 2100 Objetivos NAG 2200 Responsabilidades e Zelo NAG 2300 Competências Legal e Técnica NAG 2400 Independência e Autonomia NAG 2500 Estrutura, Organização e Funcionamento NAG 2600 Administração e Desenvolvimento de Pessoal NAG 2700 Avaliação de Desempenho Institucional e Profissional

31 NAG 3000 Relativa aos Profissionais de Auditoria Governamental Diz respeito às qualificações e obrigações que o profissional de auditoria tem o dever de observar, cumprir e fazer cumprir fielmente nas suas relações com o Tribunal de Contas, com o Parlamento, com os órgãos jurisdicionados, com seus colegas de profissão, com o público em geral e consigo próprio.

32 NAG 3000 Relativa aos Profissionais de Auditoria Governamental NAG 3100 Competência Técnico-Profissional NAG 3200 Zelo e Responsabilidade Profissional NAG 3300 Independência Profissional NAG 3400 Ética Profissional NAG 3500 Sigilo Profissional NAG 3600 Relações Humanas e Comunicação NAG 3700 Educação Continuada

33 NAG 4000 Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental Define diretrizes quanto à metodologia e ao escopo dos diversos tipos de auditoria. Trata do gerenciamento e do controle de qualidade das atividades de auditoria, e dos requisitos para a elaboração dos relatórios. Estabelece critérios gerais que o auditor governamental deve seguir na busca de informações probatórias, visando a alcançar o objetivo específico de cada auditoria.

34 NAG 4000 Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental NAG 4100 Metodologia NAG 4200 Escopo NAG 4300 Planejamento NAG 4400 Execução NAG 4500 Gerenciamento, Supervisão e Revisão NAG 4600 Controle de Qualidade NAG 4700 Comunicação de Resultados e Relatório NAG 4800 Acompanhamento de Recomendações

35 Ações do Projeto i) Designação dos membros do Grupo; ii) Reuniões Técnicas; iii) Audiência Pública; iv) Encontros Técnicos; v) Consolidação das contribuições; vi) Apresentação a Membros dos Tribunais de Contas; vi) Edição e Distribuição de exemplares; vii) Seminários de capacitação.

36 O Papel do CFC i) Portaria n.º 58, 13/08/2009: Institui Grupo de Estudo da Normas de Auditoria Governamental; ii) Portaria n.º 114, 29/09/2010: Institui Grupo de Estudo da Normas de Auditoria Governamental; iii) Editou Normas de Auditoria Contábil - Parâmetro IFAC; iv) Pode editar Normas de Auditoria Contábil Aplicadas ao Setor Público - Parâmetro INTOSAI/IFAC;

37 Divulgação das NAGs Controle Público: ( Sítios de TCs; Sítio do IRB; Artigos em Jornal; Mais operários.

38

39 Desafios e Perspectivas para a Contabilidade e Auditoria Públicas Tradução das Normas Internacionais (IFAC e INTOSAI); Aprovação das Normas de Auditoria Contábil do Setor Público; Processo de Convergência; Aplicação das Normas; Disseminação; Formação de Multiplicadores; Programas de Capacitação; Atualização de Livros; Novas Pesquisas Acadêmicas; Carreiras do Contador e do Auditor Público; Transparência Simplicidade.

40 O Que Foi Visto Principais Inovações A Convergência aos Padrões Internacionais das Normas de Contabilidade Normas da INTOSAI Normas Brasileiras de Auditoria Governamental Desafios Perspectivas O Patinho Feio é um conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado em 1843.

41 Não podemos julgar uma árvore e seus frutos somente observando a semente

42 Clique para editar o formato do título de texto No mistério do sem-fim equilibra-se um planeta. E no planeta um jardim e no jardim um canteiro no canteiro uma violeta e sobre ela o dia inteiro entre o planeta e o sem-fim a asa de uma borboleta. Cecília Meireles MUITO OBRIGADO!

João Eudes Bezerra Filho

João Eudes Bezerra Filho 9º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais FÓRUM DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO E GESTÃO FISCAL RESPONSÁVEL AÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

Brasília, 04/04/2013

Brasília, 04/04/2013 AUDITORIA OPERACIONAL PROMOEX GRUPO TEMÁTICO DE AUDITORIA OPERACIONAL COORDENAÇÃO: INSTITUTO RUI BARBOSA Vivaldo Evangelista Ribeiro Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia Coordenador do Grupo

Leia mais

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS AO SETOR PÚBLICO MARIA DA CONCEIÇAO BARROS DE REZENDE SITUAÇAO DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Leia mais

INSTITUTO RUI BARBOSA COMITÊ DE AUDITORIA GRUPO TEMÁTICO DE AUDITORIA OPERACIONAL

INSTITUTO RUI BARBOSA COMITÊ DE AUDITORIA GRUPO TEMÁTICO DE AUDITORIA OPERACIONAL INSTITUTO RUI BARBOSA COMITÊ DE AUDITORIA GRUPO TEMÁTICO DE AUDITORIA OPERACIONAL XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil A Sustentabilidade das Auditorias Operacionais nos Tribunais de Contas

Leia mais

Projeto qualidade e agilidade dos TCs

Projeto qualidade e agilidade dos TCs Projeto qualidade e agilidade dos TCs 1 Antecedentes e histórico 2 SAI-PMF 3 MMD-TC 4 Principais características 5 Abordagens 6 Escopo e abrangência 7 Aplicação do MMD-TC (Resolução Atricon 01/15) 8 Cronograma

Leia mais

DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2

DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2 Resoluções Atricon 04 e 05/2014 Controle Interno dos Tribunais de Contas e dos Jurisdicionados Coordenador: Conselheiro Substituto

Leia mais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO ANEXO ÚNICO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2018 MESES Janeiro a Janeiro a maio e novembro Estruturação da Unidade Central de Controle Interno responsável pelo Sistema de Controle Interno, dotando-a de

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 02/2006, DE 08 DE JUNHO DE Aprova o Regimento da Auditoria-Geral da UFMG, e revoga a Resolução n o 08/85, de 14 de junho de 1985

RESOLUÇÃO N o 02/2006, DE 08 DE JUNHO DE Aprova o Regimento da Auditoria-Geral da UFMG, e revoga a Resolução n o 08/85, de 14 de junho de 1985 RESOLUÇÃO N o 02/2006, DE 08 DE JUNHO DE 2006 Aprova o Regimento da Auditoria-Geral da UFMG, e revoga a Resolução n o 08/85, de 14 de junho de 1985 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA AUDITORIA DA ELETROBRAS

REGULAMENTO INTERNO DA AUDITORIA DA ELETROBRAS REGULAMENTO INTERNO DA AUDITORIA DA ELETROBRAS Sumário Capítulo I - Da Finalidade... 3 Capítulo II - Das Competências da Auditoria da Eletrobras... 3 Capítulo III - Da Organização da Auditoria da Eletrobras...

Leia mais

CONCEITO DE AUDITORIA TÉCNICA AUTÔNOMA DENTRE AS TÉCNICAS DA CIÊNCIA CONTÁBIL; EXAME DE DOCUMENTOS, LIVROS E REGISTROS; INSPEÇÕES; OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES E CONFIRMAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS; AUDITORIA

Leia mais

Sumário Parte I Estrutura e Controle da Administração Pública, 1 1 Estado e Administração Pública, 3 2 Controle na Administração Pública, 21

Sumário Parte I Estrutura e Controle da Administração Pública, 1 1 Estado e Administração Pública, 3 2 Controle na Administração Pública, 21 Sumário Prefácio, xiii Parte I Estrutura e Controle da Administração Pública, 1 1 Estado e Administração Pública, 3 1.1 Estado: definição, elementos, funções, 3 1.2 Governo, 5 1.3 Administração Pública,

Leia mais

NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro

NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro 1 Equipe de Elaboração: Antônio Carneiro Amaral Júnior Clarissa Carneiro da Rocha Cristina Maria Cunha Guerreiro Inaldo

Leia mais

CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL Ministério Ministério da Planejamento Transparência Fiscalização Ministério da e Controle Fiscalização, Transparência e Controle CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO

Leia mais

1.1 - Auditorias de Conformidade Origem da demanda: Interna com base nos resultados da Matriz de Risco elaborada pela Auditoria Interna

1.1 - Auditorias de Conformidade Origem da demanda: Interna com base nos resultados da Matriz de Risco elaborada pela Auditoria Interna I AÇÕES DE AUDITORIA INTERNA PREVISTAS: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA 1.1 - Auditorias de Conformidade Origem da demanda: Interna com base nos resultados da Matriz de Risco elaborada pela

Leia mais

Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC MARCO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO - QUALIDADE E AGILIDADE DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL

Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC MARCO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO - QUALIDADE E AGILIDADE DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC MARCO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO - QUALIDADE E AGILIDADE DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL Antecedentes Projeto de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle

Leia mais

Projeto Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro: elaboração, aprovação, edição e disseminação.

Projeto Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro: elaboração, aprovação, edição e disseminação. Projeto Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro: elaboração, aprovação, edição e disseminação. SUMÁRIO EXECUTIVO 1 Área do Projeto Auditoria Governamental. 2 Objetivos

Leia mais

Unidade I AUDITORIA. Prof. Luciano Pereira

Unidade I AUDITORIA. Prof. Luciano Pereira Unidade I AUDITORIA Prof. Luciano Pereira Contexto histórico 1. História da Auditoria: Primeiros registros datados de 4500 anos a.c. na família Real de Urukagina e nos templos Sacerdotais dos Povos Sumerianos.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 006/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 006/2014 DE 21

Leia mais

Audin UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ AUDIN. Auditoria Interna

Audin UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ AUDIN. Auditoria Interna AUDIN Auditoria Interna Fiscalização dos Recursos da União Art. 70 da Constituição Federal (EC nº 19/98) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades

Leia mais

Governança aplicada à Gestão de Pessoas

Governança aplicada à Gestão de Pessoas Governança de pessoal: aperfeiçoando o desempenho da administração pública Governança aplicada à Gestão de Pessoas Ministro substituto Marcos Bemquerer Brasília DF, 15 de maio de 2013 TCU Diálogo Público

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 7 Introdução... 7 1 Estado... 8 2 Sociedade... 12 3 Governo... 15 4 Administração Pública... 15 4.1 Estrutura da administração indireta... 16 4.2 Princípios

Leia mais

RESOLUÇÃO ATRICON Nº 01/2013

RESOLUÇÃO ATRICON Nº 01/2013 RESOLUÇÃO ATRICON Nº 01/2013 Estabelece RECOMENDAÇÕES aos Tribunais de Contas sobre procedimentos e ações de orientação, fiscalização e julgamento da transparência dos órgãos jurisdicionados, especialmente

Leia mais

Mecanismos de Controle Interno

Mecanismos de Controle Interno SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO 4ª Rodada de Avaliação - OEA Mecanismos de Controle Interno Palestrante Edna Prandini Secretária de Controle Interno OBJETIVO Apresentar os mecanismos

Leia mais

Com enfoque no PCASP e nas Demonstrações Contábeis

Com enfoque no PCASP e nas Demonstrações Contábeis Com enfoque no PCASP e nas Demonstrações Contábeis Brasília-DF, 27 a 31/08/2018 Horário do evento: 08h às 12h e 1 às 18h Importante: Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal Ficha de Inscrição Após

Leia mais

AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2

AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2 AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2 Palavras-Chave: Auditoria Contábil. Parecer do Auditor para uma boa Gestão. Organização. Auditoria Interna e Externa. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Sumário. Capítulo 2. Auditoria_00.indd 27 15/02/ :21:30

Sumário. Capítulo 2. Auditoria_00.indd 27 15/02/ :21:30 Sumário Capítulo 1 Origem, Conceitos, Trabalhos de Asseguração e Tipos de Auditoria... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito de Auditoria...2 1.3. Evolução da Auditoria...3 1.4. NBC TA Estrutura Conceitual...4

Leia mais

Minuta de Projeto. NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs

Minuta de Projeto. NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs Minuta de Projeto NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs 1 Grupo de Normas de Auditoria Governamental: Inaldo da Paixão Santos Araújo TCE/BA (Coordenador) Antônio Carneiro Amaral Júnior TCE/BA Jacqueline

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014:

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014: ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014: OS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL E O CONTROLE DO CUMPRIMENTO DO ART. 5º DA LEI 8.666/93: ORDEM NOS PAGAMENTOS

Leia mais

REGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9522 - 3721-9661 3721-4916

Leia mais

A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias,

A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias, PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ATRICON Nº XX/2013 Estabelece itens e critérios de avaliação de qualidade e agilidade para o controle externo no âmbito dos Tribunais de Contas. A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS

Leia mais

Plano de Trabalho do IPSASB e do GA/NBC TSP

Plano de Trabalho do IPSASB e do GA/NBC TSP Plano de Trabalho do IPSASB e do GA/NBC TSP REFORMAS CONTÁBEIS NO SETOR PÚBLICO Contexto Internacional: Reformas Contábeis - Adoção do Regime de Competência; - Adoção de Padrões Contábeis Internacionais:

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Lei n 10.180-2001 Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 10.180-2001 discorre acerca do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. Este Sistema tem por finalidade: I -

Leia mais

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Junho 2017 LEI FEDERAL 4.320/64 LEI RESPONSABI LIDADE FISCAL LC 101/2000 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE Versão 201804 1 FOLHA DE REVISÕES E APROVACÕES Data Responsável Função Atividade 04/04/2018 Pedro Cavazzoni CEO Elaboração do documento 16/04/2018 Stefano

Leia mais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade

Leia mais

INTRODUÇÃO. Apresentação

INTRODUÇÃO. Apresentação ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 02/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3202/2014: CONTROLE EXTERNO CONCOMITANTE: INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE Versão 201806 1 FOLHA DE REVISÕES E APROVACÕES Data Responsável Função Atividade 04/04/2018 Pedro Cavazzoni CEO Elaboração do documento 16/04/2018 Stefano

Leia mais

REGULAMENTO DE AUDITORIA INTERNA. Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Dos Empregados do Banrisul

REGULAMENTO DE AUDITORIA INTERNA. Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Dos Empregados do Banrisul REGULAMENTO DE AUDITORIA INTERNA Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Dos Empregados do Banrisul Sumário APRESENTAÇÃO...1 Objetivo da Auditoria Interna...2 Da Atividade da Auditoria Interna...2 Das

Leia mais

"A Lei de Responsabilidade Fiscal Frente às Alterações na Contabilidade Aplicada ao Setor Público".

A Lei de Responsabilidade Fiscal Frente às Alterações na Contabilidade Aplicada ao Setor Público. "A Lei de Responsabilidade Fiscal Frente às Alterações na Contabilidade Aplicada ao Setor Público". Prof. Lino Martins da Silva smartins@uninet.com.br SUMÁRIO PRINCIPAL CRITICA À LEI DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

A utilização das novas tecnologias para a melhoria da eficiência organizacional:

A utilização das novas tecnologias para a melhoria da eficiência organizacional: A utilização das novas tecnologias para a melhoria da eficiência organizacional: a auditoria operacional como novo paradigma dos órgãos de controle externo. Geysa Elane R. de Carvalho Sá AUDITORA FISCAL

Leia mais

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Estimados amigos concurseiros! É sabido que foi publicado o Edital ESAF n. 24, de 06 de julho de 2012 para o concurso para

Leia mais

Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014

Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr (Representante do Conselho Federal de Contabilidade)

Leia mais

Concurso MTE - Auditor Fiscal do Trabalho 04/08/2014. Auditoria. Concurso MTE - Auditor-Fiscal do Trabalho. Osmar R. de A. Pastore

Concurso MTE - Auditor Fiscal do Trabalho 04/08/2014. Auditoria. Concurso MTE - Auditor-Fiscal do Trabalho. Osmar R. de A. Pastore Auditoria Concurso MTE - Auditor-Fiscal do Trabalho Osmar R. de A. Pastore 1 Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna: independência, competência profissional, âmbito do trabalho, execução

Leia mais

Parecer do Controle Interno sobre as Contas Anuais e o processo de Auditoria Financeira nas Demonstrações Contábeis do Setor Público

Parecer do Controle Interno sobre as Contas Anuais e o processo de Auditoria Financeira nas Demonstrações Contábeis do Setor Público Parecer do Controle Interno sobre as Contas Anuais e o processo de Auditoria Financeira nas Demonstrações Contábeis do Setor Público Alessandra Pereira de Melo Auditora Federal de Controle Externo Tribunal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Tribunal de Contas da União e Fiscalização Contábil, Financeira e Profª. Liz Rodrigues - Fiscalização do Poder Executivo: é a outra função típica do Poder Legislativo.

Leia mais

LISTAGEM DE CURSOS ABERTOS CONTENDO OS VALORES, AS DATAS E AS LOCALIDADES DE BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, RECIFE E MANAUS PARA 2019 CARGA EM HORAS

LISTAGEM DE CURSOS ABERTOS CONTENDO OS VALORES, AS DATAS E AS LOCALIDADES DE BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, RECIFE E MANAUS PARA 2019 CARGA EM HORAS CATEGORIA CURSO CARGA EM HORAS VALOR NORMAL BRASÍLIA RIO DE JANEIRO MANAUS RECIFE Retenção Tributária: Resolução Prática de Estudos de Casos como Ferramenta Indutora do Aprendizado 20 R$ 1.690,00 Diurno

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA INTERNA Nº 04/2016. Programa Institucional de Qualificação-PIQ. Campus Poços de Caldas UG:

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA INTERNA Nº 04/2016. Programa Institucional de Qualificação-PIQ. Campus Poços de Caldas UG: RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA INTERNA Nº 04/2016 Programa Institucional de Qualificação-PIQ Campus Poços de Caldas UG: 154809 Missão da Auditoria Interna: Avaliar os atos de gestão quanto à legalidade,

Leia mais

Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Luiz Barreto

Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Luiz Barreto Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Luiz Barreto Coordenador GT-Contabilidade 1 AGENDA Gestores Financeiros

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS I Seminário Potiguar sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público GT DAS NBC T SP GT DA CONVERGÊNCIA DA ÁREA PÚBLICA Há mudança no Brasil.

Leia mais

LUIZ CARLOS CANCELLIER DE OLIVO

LUIZ CARLOS CANCELLIER DE OLIVO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP: 88040-900 - Florianópolis - SC Telefone:

Leia mais

AUDITORIA GOVERNAMENTAL

AUDITORIA GOVERNAMENTAL AUDITORIA GOVERNAMENTAL Beatriz Facchini Larissa Carvalho Marina Guimarães Simone Prado O que é Auditoria Governamental? Definições e reflexões Auditoria Governamental: o que é? Auditoria: instrumento

Leia mais

RESOLUÇÃO CD N.º 64, DE 07 DE OUTUBRO DE 2005 Dispõe sobre o Regimento da Auditoria Interna da FUFMT

RESOLUÇÃO CD N.º 64, DE 07 DE OUTUBRO DE 2005 Dispõe sobre o Regimento da Auditoria Interna da FUFMT RESOLUÇÃO CD N.º 64, DE 07 DE OUTUBRO DE 2005 Dispõe sobre o Regimento da Auditoria Interna da FUFMT O CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA Relatório AUDIN nº 02/2015 UNIDADE(S) ENVOLVIDA(S): Auditoria Interna (AUDIN) Ação de Auditoria nº 13 PAINT 2015 1. INTRODUÇÃO Diante da necessidade de formalização dos procedimentos internos da Auditoria

Leia mais

05/05/2017. AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA

05/05/2017. AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa Grupo 6 Nº USP Brenda Rangel 8925701 Diego Carrascosa 8925823 Gelson Marinho Bascuñan 4885120 Lucas Pereira 8925890

Leia mais

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA. A Auditoria Externa. A Auditoria Externa 27/03/2014

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA. A Auditoria Externa. A Auditoria Externa 27/03/2014 AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA Prof. Eric Duarte Campos A Auditori Segundo o CFC a auditoria externa compreende...o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de um parecer

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Prof. Cláudio Alves De acordo com o Decreto n 6.976, de 7 de outubro de 2009, o visa a evidenciar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da União. O tem

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas Profa.: Patrícia Siqueira Varela CONTABILIDADE NA LEI Nº 4.320/64 Princípio da Evidenciação Art. 83. Art. 89.

Leia mais

DECISÃO COREN/PR N. 05/2016, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016.

DECISÃO COREN/PR N. 05/2016, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016. DECISÃO COREN/PR N. 05/2016, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016. Aprova o Regulamento da Controladoria Geral do Coren/PR e dá outras providências. O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná Coren/PR, no uso das

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica:

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica: 1 Ano I Nº 1089 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº. 182 de 27 de março de 2017 - Dispõe sobre a nomeação para cargo de Provimento em Comissão de Direção da Vigilância Epidemiológica da Secretaria

Leia mais

I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações. O que é uma capacitação de Alta Performance

I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações. O que é uma capacitação de Alta Performance I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações Público Alvo: Destina-se a atender, prioritariamente, a contadores, auditores, coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC ENCONTRO DOS CONTADORES, CONTROLADORES INTERNOS, SECRETÁRIOS E PRESIDENTES. Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC Contadora Michele Patricia Roncalio, Me. 14/março/2014 Nós, de fato,

Leia mais

REGULAMENTO ATRICON Nº 01/2013. A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias,

REGULAMENTO ATRICON Nº 01/2013. A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias, REGULAMENTO ATRICON Nº 01/2013 Estabelece as regras e os parâmetros de qualidade e agilidade do controle externo, para fins de avaliação dos Tribunais de Contas, e dá outras providências. A ATRICON ASSOCIAÇÃO

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT PLANO ANUAL ATIVIDAS AUDITORIA INTERNA PAINT Nº OBJETO - SCRIÇÃO SUMÁRIA 01 Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna RAINT. 02 Acompanhamento da formalização do processo de prestação de contas

Leia mais

Resolução Atricon nº XX/2015

Resolução Atricon nº XX/2015 Resolução Atricon nº XX/2015 Aprova as Diretrizes de Controle Externo Atricon XXXX/2015 relacionadas à temática Controle de Obras e Serviços de Engenharia do Setor Público, integrante do Anexo Único disponível

Leia mais

I II III IV V VI VII VIII. Objetivos Escopo Cronograma Estimativo (dias úteis, /H/h)

I II III IV V VI VII VIII. Objetivos Escopo Cronograma Estimativo (dias úteis, /H/h) ANEXO 1 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA - PAINT-2012 (Instrução Normativa nº. 01 de 03 de janeiro de 2007 da Controladoria Geral da União) JANEIRO CONTROLE DA GESTÃO Nº Avaliação Sumária

Leia mais

UFRN. XXI SEMINARIO DE PESQUISA DO CCSA Cidadania em tempos de intolerância II COLÓQUIO SOBRE GESTÃO PÚBLICA

UFRN. XXI SEMINARIO DE PESQUISA DO CCSA Cidadania em tempos de intolerância II COLÓQUIO SOBRE GESTÃO PÚBLICA XXI SEMINARIO DE PESQUISA DO CCSA Cidadania em tempos de intolerância II COLÓQUIO SOBRE GESTÃO PÚBLICA Inovações no Setor Público UFRN Lei de Acesso à Informação e Transparência: os Tribunais de Contas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Secretaria Geral RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho

Leia mais

Calendário de Eventos 2011 (versão de )

Calendário de Eventos 2011 (versão de ) Calendário de Eventos 2011 (versão de 28.02.2011) Reunião (virtual) com coordenadores do Grupo Gestão de Pessoas (GGP) Reunião dos coordenadores regionais do Grupo de Atos de Pessoal (estruturar os encontros

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO ASSUNTOS: O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO DO DISTRITO FEDERAL: COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS (ART. 74 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ART. 80

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue:

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue: PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE Porto Alegre, 11 de março de 2019. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue: DO ORÇAMENTO ESTIMADO: Considerando que o presente

Leia mais

As funções dos Tribunais de Contas no controle das políticas públicas. ODILON INÁCIO TEIXEIRA Auditor do TCE/PA

As funções dos Tribunais de Contas no controle das políticas públicas. ODILON INÁCIO TEIXEIRA Auditor do TCE/PA As funções dos Tribunais de Contas no controle das políticas públicas ODILON INÁCIO TEIXEIRA Auditor do TCE/PA Políticas Públicas Políticas públicas são ações, metas e planos que os governos (nacional,

Leia mais

Acordo de Cooperação Técnica STN/IRB/ATRICON nº 1/2018. Junho de 2018

Acordo de Cooperação Técnica STN/IRB/ATRICON nº 1/2018. Junho de 2018 nº 1/2018 Junho de 2018 Sumário 1. Acordo de Cooperação Técnica 2. 3. Atividades a serem conduzidas pela Comissão de Representantes 4. Fases da Cooperação 5. Resultados esperados 2 Acordo de Cooperação

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT Área: Controle da Gestão 1.1 Atendimento às diligencias Subsidiar e acompanhar as implementações de CGU Constatar se foram atendidas, pela Atender as informações junto as unidades Jan a Dez Nas áreas dos

Leia mais

Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas

Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NO SETOR PUBLICO Processo de adoção de regras e procedimentos

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

AUDIN UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA - UNIRIO MANUAL DA AUDITORIA INTERNA

AUDIN UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA - UNIRIO MANUAL DA AUDITORIA INTERNA AUDIN UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA - UNIRIO MANUAL DA AUDITORIA INTERNA Elaboração: AUDIN adaptação figura da CGU MANUAL DE AUDITORIA INTERNA Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Auditoria

Leia mais

CURSO EM PDF CONTROLE EXTERNO CGM-SP 2015 Prof. Alexandre Teshima

CURSO EM PDF CONTROLE EXTERNO CGM-SP 2015 Prof. Alexandre Teshima AULA 1 DEMONSTRATIVA APRESENTAÇÃO Saudações queridos alunos, eu sou o PROF. ALEXANDRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com a disciplina CONTROLE EXTERNO para o concurso de AUDITOR MUNICIPAL DE CONTROLE

Leia mais

PARECER CCI/CFC Nº 33/2016 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015

PARECER CCI/CFC Nº 33/2016 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015 PROCESSO N.º: 2016/000128 PARECER CCI/CFC Nº 33/2016 INTERESSADO: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015 CONSELHEIRO RELATOR: CONTADOR JOÃO ALTAIR

Leia mais

REGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO. CAPÍTULO I Disposições Preliminares

REGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO. CAPÍTULO I Disposições Preliminares REGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - A Auditoria Interna, doravante denominada AUDIN é o órgão

Leia mais

CONSÓR C I O INTER M U N I C I P A L DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINE N S E CISBAF REGIMENTO INTERNO

CONSÓR C I O INTER M U N I C I P A L DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINE N S E CISBAF REGIMENTO INTERNO CONSÓR C I O INTER M U N I C I P A L DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINE N S E CISBAF REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA INSTITUIÇÃO E ABRANGÊNCIA Art. 1º - O presente Regimento Interno regulamenta as atividades

Leia mais

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Junho/2016 ADMINISTRAÇAO PÚBLICA Transparência; Governança; Indicadores de Resultados alinhados a estratégias dos governos; Qualidade do gasto público;... Novo cenário

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa EVIDENCIAÇÃO, SÃO ATRIBUIÇÕES DE SETORES ESPECÍFICOS e DE COMISSÕES DESIGNADAS PARA ESSES FINS, sob

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Lei nº 10.180 de 2001 Sistema de Planejamento e Orçamento Federal Parte 5 Professor Sergio Barata 15) (CESPE Analista Judiciário Área Administrativa

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO SEMINÁRIO ESPECIAL A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MÓDULO 1 PALMAS - TO, 14 A 16 DE OUTUBRO DE 2013 APRESENTAÇÃO A contabilidade pública brasileira passa por um momento de renovação estrutural

Leia mais

PARECER CCI/CFC N.º 48/2017 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2016

PARECER CCI/CFC N.º 48/2017 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2016 PROCESSO N.º: 2017/000243 PARECER CCI/CFC N.º 48/2017 INTERESSADO: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2016 CONSELHEIRA RELATORA: CONTADORA MARIA DO

Leia mais

Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra 1

Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra 1 Relatório Técnico Participação como Representante da Auditar no II Seminário Internacional de Contabilidade Belo Horizonte (MG) Setembro de 2010 Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra 1 Introdução O seminário

Leia mais

AUDITORIA FEDERAL CONTROLE INTERNO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAINT 2014

AUDITORIA FEDERAL CONTROLE INTERNO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAINT 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS AUDITORIA FEDERAL CONTROLE INTERNO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAINT 204 Observância a IN 0/2007-CGU, quanto à elaboração e execução

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

Presencial. Rua Lourencio Pereira n 77, Centro, São Felix do (77) / (77)

Presencial. Rua Lourencio Pereira n 77, Centro, São Felix do (77) / (77) PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Rua Lourencio Pereira n 77, Centro, São Felix do (77) 3491-2922 / (77) 3491-2949 Coribe - Bahia Horário Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 hs e 14:00 às

Leia mais

Controle Informatizado de Dados do E.S. - CidadES Rodrigo Lubiana Zanotti

Controle Informatizado de Dados do E.S. - CidadES Rodrigo Lubiana Zanotti Controle Informatizado de Dados do E.S. - CidadES Rodrigo Lubiana Zanotti Secretário Geral de Controle Externo TCEES Sistema e-tcees Sistema Geo-Obras Controle Informatizado de Dados do Espírito Santo

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO Revista Paraense de Contabilidade RPC Belém Pa. V.2, n.1, p.41-51 Janeiro/junho. 2017 A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO Brendhon Santana Pardim Especialista em Auditoria e Perícia

Leia mais

Contador Público: O Guardião da Transparência e da Responsabilidade Fiscal

Contador Público: O Guardião da Transparência e da Responsabilidade Fiscal Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina Contador Público: O Guardião da Transparência e da Responsabilidade Fiscal Prof. Arlindo Carvalho Rocha e2acr@udesc.br Normas Brasileiras de Contabilidade

Leia mais

Portaria UCI nº 01, de 04 de Janeiro de 2017

Portaria UCI nº 01, de 04 de Janeiro de 2017 Portaria UCI nº 01, de 04 de Janeiro de 2017 ESTABELECE O PROGRAMA ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAAI/2017 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO CASCALHEIRA-MT, DEFININDO OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E CRONOLÓGICOS

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos.

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Tema 1: Aspectos inovadores da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Resumo: Abrange toda evolução

Leia mais