Teologia Sistemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teologia Sistemática"

Transcrição

1 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

2 Tema da sessão Teologia dos Sacramentos. Fundamentos Os termos «Mysterion» e «sacramentum» No AT, no NT, em Paulo, nos Padres A noção de Sacramento Sto. Agostinho, Sto. Tomás, Concílio de Trento A noção clássica O. Casel, E. Schillebeeckx, K. Rahner, Concílio Vaticano II A noção contemporânea Dimensões fundamentais dos sacramentos ESCOLA DE LEIGOS

3 A reflexão sobre os sacramentos A vida vai à frente da reflexão. É da vida que brota a reflexão. Assim é também a nível cristão: a vivência cristã antecede a sua compreensão teológica. Os cristãos celebraram primeiramente os Sacramentos e, pouco a pouco, foram elaborando a reflexão teológica sobre os mesmos. Primeiro foram celebrados e só posteriormente refletidos. ESCOLA DE LEIGOS

4 O termo «sacramento» O termo sacramento é um termo teológico, fruto da reflexão cristã. Não é um termo bíblico. A sua introdução na linguagem cristã aconteceu com a tradução latina da Bíblia, na qual o termo grego mysterion foi traduzido quer pelo termo mysterium, quer por sacramentum. Depois, usando essa tradução, os teólogos norte-africanos, e em primeiro lugar Tertuliano, divulgaram o uso do termo, que entrou na linguagem cristã. Isto significa que para aprofundar o significado do termo sacramento se torna indispensável refletir sobre o sentido bíblico do termo mysterion.

5 O termo «mysterion» O termo grego mysterion deriva, provavelmente do verbo muô/muein. Significa fechar os lábios ou a boca, calar-se, pelo que o seu significado teria algo que ver com o segredo. Segredo que, desde a sua origem, se situa em campo religioso, passando posteriormente a ter uso profano, embora mantendo sempre a sua ligação ao âmbito religioso. O termo pode vir das religiões mistéricas. Onde designava quer o lugar da iniciação, quer os ritos e os mitos que lhe estavam ligados.

6 O termo «mysterion» no AT O termo, no AT, é raro: Aparece em obras tardias da literatura apocalíptica e nas correntes da sabedoria. O seu significado pode remeter-nos para um conhecimento, ou doutrina. Mas também pode designar segredos que não podem ser traídos, ou planos ocultos. No livro de Daniel encontramos um ulterior desenvolvimento: o termo mysterion adquire o significado de segredo escatológico, isto é, o anúncio misterioso de um acontecimento futuro estabelecido por Deus, e cuja revelação está reservada exclusivamente para Deus.

7 O termo «mysterion» no NT Nos Evangelhos, o termo mysterion aparece uma única vez: a vós é dado conhecer o mistério do Reino de Deus; mas, aos que estão de fora, tudo se lhes propõe em parábolas (Mc 4, 11 e par.). O Reino de Deus é o mistério escatológico revelado por Jesus. A novidade do NT é o aspeto cristocentrico do mistério. O termo aparece 4 vezes no Apocalipse: 3 vezes com o significado de segredo (Ap 1, 20; 17, 5.7) e apenas uma vez com valor teológico (Ap 10, 7), por influência do livro de Daniel. É nas cartas paulinas que o termo mysterion é usado com maior frequência (20/21 vezes).

8 O termo «mysterion» nos escritos paulinos Em Paulo, o mysterion está sempre em estreita relação com Jesus Cristo, que é ele próprio o mistério de Deus (Col 2,2) Para Paulo o «mistério de Deus» é o desígnio salvífico de Deus, revelado e realizado por Jesus Cristo. A universalidade da salvação realizada por Cristo concretiza-se na Igreja, instrumento salvífico de Deus na história. Nos escritos paulinos, a Igreja nunca é apresentada como entidade independente, mas sempre em íntima relação com o mistério de Cristo.

9 «Mysterion» e «Sacramentum» nos Padres Inicialmente, os Padres da Igreja usaram o termo mistério na aceção paulina do termo. Mas como os mistérios pagãos tinham ainda uma importância grande no meio ambiente em que se desenvolveram as comunidades cristãs, para evitar o perigo de sincretismos e confusão, começou a excluir-se do discurso cristão todos os termos que pudessem remeter para os cultos pagão. Razão pela qual, a partir de Tertuliano, se começou a introduzir no uso cristão o termo sacramentum.

10 O termo «Sacramentum» nos Padres O termo sacramentum vem de sacrare. Significa tornar qualquer coisa ou pessoa sagrada. Assim, sacramentum era o meio pelo qual se tornava algo sagrado. No uso corrente, o termo tinha uma significação dupla: A nível jurídico-militar, significava juramento de fidelidade dos soldados; A nível financeiro, significava uma caução em dinheiro, depositado num lugar sagrado antes de um processo jurídico. O âmbito religioso acaba por se aproximar destes significados.

11 A noção de Sacramento Sto. Agostinho Sto. Agostinho ( ) na consideração do sacramentum, distingue: O sinal (signum). O seu conteúdo (res). O sacramentum é o sinal sensível, mais propriamente um sinal sagrado (sacrum signum). A res é a realidade espiritual significada por tal sinal sagrado. O sacramento é o sinal visível de uma realidade invisível. Parte de Agostinho a conceção de sacramento como sinal sagrado, que a Idade Média consagrará.

12 A noção de Sacramento Escolástica É no século XII que será fixado o septenário sacramental. Embora não seja o primeiro a apresentar esta lista de sete sacramentos, foi Pedro Lombardo que mais contribuiu para a divulgação do septenário. Este septenário será, depois, assumido pela Igreja e todas as outras celebrações, antes designadas como sacramentos, passarão a ser chamadas sacramentais (funerais, bênçãos, profissão religiosa ou monástica, etc.). De notar ainda a criação, neste período, de uma linguagem técnica em teologia sacramental, com algumas noções fundamentais, tais como: Sacramentum tantum (sinal sensível, gestos, elementos materiais e palavras) Res et sacramentum (os efeitos objetivos permanentes do sacramento: o carácter, a presença eucarística) Res tantum (graça causada e comunicada no sacramento).

13 A noção de Sacramento Sto. Tomás É no século XIII, com S. Tomás de Aquino ( ), que o esforço de sistematização atinge o seu auge. A maior originalidade da conceção tomista de sacramento encontra-se na explicação da sua eficácia: a causalidade. O sinal sacramental causa o que significa. Os sacramentos são sinais eficazes da graça porque significam, contêm e causam a graça, a santificação. Para S. Tomás o sacramento é causa instrumental, mediador da graça. Deus é a causa principal; o sacramento, causa instrumental.

14 A noção de Sacramento Concílio de Trento O Concílio de Trento ( ) pretendeu responder às posições adotadas pelos reformadores em matéria sacramental e reafirmar a doutrina católica. A temática que mais importava aos padres conciliares era a da eficácia sacramental, negada pelos reformadores. O Concílio recorre a uma fórmula cristológica antiga: ex opere operato, que pode ter uma dupla leitura: Positivamente, afirma que a eficácia sacramental procede da obra realizada por Cristo. Negativamente, sublinha que a eficácia do sacramento não depende do ser humano. Desde que um Sacramento seja celebrado conforme a intenção da Igreja, o poder de Cristo e do seu Espírito age nele e por ele, independentemente da santidade pessoal do ministro (n.º 1128).

15 A noção de Sacramento Pós Trento As duas questões mais importantes eram: A instituição dos sacramentos por Cristo. A causalidade sacramental. O Concílio afirmara que os sacramentos foram instituídos por Cristo, mas nada dissera sobre o modo da instituição. Os teólogos pós-tridentinos propuseram maioritariamente que Jesus determinara, para cada sacramento, a matéria e a forma. Esta posição, sustentada por uma exegese de carácter polemista e apologética, transformava ainda mais os sacramentos em coisas.

16 A noção de Sacramento Pós Trento Em relação à causalidade, o fenómeno foi similar. Os teólogos assumiram a defesa de uma causalidade física. A causalidade instrumental, defendida por S. Tomás, dava assim lugar a uma causalidade física imediata. Se a isto juntarmos o facto de os sacramentos serem cada vez mais considerados como coisas, é fácil perceber que a teologia sacramental deste período converteu-se, com algumas exceções, numa reflexão mecanicista sobre a graça.

17 A noção de Sacramento Noção Clássica Sacramentum est signum sensibile efficax gratiae a Christo Domino perenniter institutum. Sacramento é o sinal visível/sensível eficaz da Graça instituído para sempre pelo Senhor Jesus para a nossa salvação.

18 A noção de Sacramento Hoje O Concílio Vaticano II representou um ponto de viragem na reflexão teológica sobre os sacramentos. Contudo, tal viragem não pode ser compreendida sem a referência a alguns dos nomes que prepararam a reflexão conciliar sobre matéria sacramental. Os três nomes mais significativos foram os de O. Casel, E. Schillebeeckx e K. Rahner.

19 A noção de Sacramento O. Casel O movimento litúrgico com a renovada atenção à liturgia, à celebração dos sacramentos, contou com o contributo decisivo de Odo Casel. A tese fundamental deste beneditino é que o mistério pascal de Cristo, da sua morte e ressurreição, está presente no mistério do culto cristão. O mistério de Cristo glorioso torna-se presente nos sacramentos da Igreja. Os sacramentos não são coisas, mas sim uma forma de presença viva de Cristo.

20 A noção de Sacramento E. Schillebeeckx E. Schillebeeckx, com a sua tese de doutoramento publicada em 1952 e da qual, anos depois, elaborou uma pequena obra mais acessível (1959), marcou profundamente a reflexão teológica sobre os sacramentos. A perspetiva era tomista, sem dúvida, mas simultaneamente atenta à cultura contemporânea. O título revelava logo a novidade da perspetiva: A economia sacramental da salvação. Tratava-se, pois, de situar os sacramentos na história da salvação.

21 A noção de Sacramento K Rahner K. Rahner é outro nome de importância inegável, a ponto de a avaliação da situação catual da teologia dos sacramentos tomar como ponto de referência a obra deste teólogo alemão. Além de vários escritos breves, Rahner publicou em 1960 a sua obra sobre a Igreja e os sacramentos, assumindo uma perspetiva nova de abordagem dos sacramentos insistindo sobre a sua dimensão eclesial. Rahner foi um dos teólogos que acompanhou os trabalhos do Concílio Vaticano II como perito e a sua influência nos documentos conciliares é reconhecida.

22 A noção de Sacramento O Vaticano II O Concílio representou um ponto de chegada, mas igualmente um ponto de partida para a reflexão posterior. Nos documentos conciliares, os vários sacramentos são vistos como formas salientes de uma sacramentalidade mais vasta, a sacramentalidade da Igreja. Os sacramentos são abordados em perspectiva histórico-salvífica. O sacramento é visto como a forma concreta e histórica que o desígnio salvífico de Deus assume na história dos homens. Os padres conciliares falam dos sacramentos no âmbito da liturgia cristã como atualização e presencialização do mistério pascal de Cristo.

23 A noção de Sacramento O pós Concílio A reflexão conciliar despertou a reflexão católica para uma necessária renovação da teologia dos sacramentos, já ensaiada e começada anteriormente, destacando-se, como elementos de particular novidade: A perspetiva escatológica: os sacramentos são obra de Cristo vivo e glorioso. A perspetiva trinitária: todo o sacramento é ação trinitária. A perspetiva eclesial. Os sacramentos são ações da Igreja. A perspetiva antropológica (simbólica e ritual). O dado mais característico da teologia sacramental contemporânea é a atenção dada à antropologia sacramental.

24 A noção de Sacramento Contemporânea Só existe um sacramento, Cristo-Igreja, que se torna eficazmente presente em sete situações existenciais concretas do crente e da comunidade. Essas setes situações recebem a designação de sacramentos porque em cada uma delas o Sacramento Cristo-Igreja se auto-realiza. Cada sacramento é o Sacramento em situação. A situação concreta é que especifica e determina a atuação do Sacramento. Em cada uma dessas situações o Sacramento acontece ao nível espiritual e ao nível corpóreo-sensível. O rito deve possuir capacidade para significar e deve ser celebrado da forma mais adequada à sua função de sinal/símbolo. A função do rito não é a de causar o efeito sacramental, mas a de dar corporeidade sensível e visível ao acontecimento espiritual.

25 Dimensões fundamentais dos sacramentos O sinal sacramental: o símbolo como mediação da presença divina. Na teologia contemporânea reconhece-se que o que se entendia por signum é mais próximo e mais fielmente traduzido pelo termo símbolo. A noção de símbolo no discurso teológico supera a tendência de coisificar os sacramentos. A celebração sacramental. Os sacramentos são ações simbólicas da Igreja, em que se torna presente o mistério pascal de Cristo. Os sacramentos são obra da Santíssima Trindade. A comunidade eclesial. Os sacramentos são sempre ações comunitárias.

26 A modo de síntese Os sete sacramentos são o Sacramento Cristo Igreja, Sacramento-Comunhão, atuante em sete situações existenciais diferentes. Em cada um dos sete sacramentos há que ter em conta: O Sacramento uno e único que se auto-realiza; A situação existencial concreta que o polariza e especifica; A expressão ritual que lhe serve de corporeidade sensível.

27 Orientações Bibliográficas Carlos Cabecinhas, Teologia dos Sacramentos. Fundamentos e iniciação, Texto para uso dos alunos da Licenciatura de Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, ano letivo de José de Freitas Ferreira, Teologia dos sacramentos, texto para uso dos alunos de Licenciatura em teologia, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Abril de 1984.

28 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Definição À imitação dos Sacramentos A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Os Sacramentos da Cura O

Leia mais

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros Ser CRISTÃO -> significa acreditar no Deus de Jesus Cristo; mas não é só acreditar -> é esforçar-se para vivenciar: a)

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO 3. REVELAÇÃO E PALAVRA 4. CONSEQUÊNCIAS 5. INTERROGAÇÕES 6. TPC www.teologiafundamental.weebly.com JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Apresentação do Curso Sacramentologia Eclesiologia

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Iniciação cristã Noção

Leia mais

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO

DIMENSÕES DA FÉ. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO DIMENSÕES DA FÉ 1. A FÉ COMO DIÁLOGO 2. A FÉ COMO CONHECIMENTO 3. A FÉ COMO COMUNIDADE 4. FIDES QUA FIDES QUAE 5. A FÉ COMO ENCONTRO 6. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS

SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS 1 1. COMO SE DISTINGUE UM SINAL SACRAMENTAL DE UM SINAL NATURAL? 2 OS SACRAMENTOS CRIAM O QUE ELES SIGNIFICAM, ASSIM COMO AS PALAVRAS E AÇÕES DE NOSSO SENHOR TINHAM UM EFEITO

Leia mais

1 Introdução Motivação Breve histórico

1 Introdução Motivação Breve histórico 9 1 Introdução Motivação Há uns quatro anos, durante a graduação, tive uma disciplina chamada Introdução aos sacramentos, onde o professor abordou, entre outras coisas, a temática da Igreja como sacramento.

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

Duas faces do mesmo Mistério

Duas faces do mesmo Mistério Duas faces do mesmo Mistério C A T E Q U E S E MISTÉRIO PASCAL L I T U R G I A AMADURECIMENTO E VIVÊNCIA DA FÉ CATEQUESE Explicitação do Mistério Como posso entender as Escrituras, se não há alguém que

Leia mais

A caridade divina em São Tomás de Aquino

A caridade divina em São Tomás de Aquino RICARDO FIGUEIREDO A caridade divina em São Tomás de Aquino segundo o Comentário ao Evangelho de São João Índice Lista de siglas e abreviaturas 9 Prefácio, Professor Doutor José Jacinto Ferreira de Farias

Leia mais

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA FÉ Um olhar pelos textos JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 LUMEN FIDEI www.teologiafundamental.weebly.com Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã LUMEN FIDEI

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE TEOLOGIA Fase Cód. Disciplinas I II III Matriz curricular do Curso de Graduação em Teologia (Vigência a partir

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais DEFINIÇÃO (segundo Strong) Sacramentos da Igreja Católica: ordenação, Sacramento: crisma, tornar matrimônio, sagrado, extrema dedicar unção, aos deuses, penitência,

Leia mais

Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada

Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS O Credo explicado pelos Padres da Igreja antologia comentada Lisboa Universidade Católica Editora 2013 Índice 7 Apresentação João Duarte Lourenço 10 Siglas e abreviaturas

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Escutar a Palavra do Senhor

Escutar a Palavra do Senhor EMBARGO ATÉ ÀS 18H30M DO DIA 20 DE MARÇO DE 2011 Escutar a Palavra do Senhor Catequese do 2º Domingo da Quaresma Sé Patriarcal, 20 de Março de 2011 Introdução 1. Na primeira Catequese vimos que Deus, ao

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

CURSO DE TEOLOGIA Forania Santana Arquidiocese de Campinas. Estudo da Teologia E Metodologia Teológica

CURSO DE TEOLOGIA Forania Santana Arquidiocese de Campinas. Estudo da Teologia E Metodologia Teológica CURSO DE TEOLOGIA Forania Santana Arquidiocese de Campinas Estudo da Teologia E Metodologia Teológica INTRODUÇÃO 1 - Vivemos tempos difíceis para a fé e portanto para a Teologia. Porém este desafio é nosso,

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 PLANO DE ENSINO Curso: TEOLOGIA Disciplina: Cristologia Área: Teologia Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 Professor: José Luiz Izidoro Ementa O método na Cristologia latino-americana.

Leia mais

das religiões de mistérios. Tal experiência religiosa grega era caracterizada por um culto ritual soteriológico cujo objetivo era fazer com que os

das religiões de mistérios. Tal experiência religiosa grega era caracterizada por um culto ritual soteriológico cujo objetivo era fazer com que os 5 Conclusão A Igreja de hoje possui um rico e fecundo patrimônio teológico nas páginas dos Documentos do Concilio Vaticano II. A teologia conciliar é caracterizada por um resgate da experiência das primeiras

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

Florianópolis Santa Catarina. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra

Florianópolis Santa Catarina. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1.524 CEP 88040-001 Florianópolis Santa Catarina Fone/Fax: (48) 3234.0400 E-mail: secretaria@facasc.edu.br Florianópolis Santa

Leia mais

A Santa Sé PAPA JOÃO PAULO II AUDIÊNCIA GERAL. Quarta-feira, 20 de Outubro de 1982

A Santa Sé PAPA JOÃO PAULO II AUDIÊNCIA GERAL. Quarta-feira, 20 de Outubro de 1982 A Santa Sé PAPA JOÃO PAULO II AUDIÊNCIA GERAL Quarta-feira, 20 de Outubro de 1982 O matrimónio é parte integrante da nova economia sacramental 1. Na quarta-feira passada falámos da herança integral da

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro. Liturgia da Igreja

José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro. Liturgia da Igreja José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro Liturgia da Igreja UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2008 In t ro d u ç ã o Liturgia da Igreja é o título que nos foi confiado para apresentar

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico)

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) LITURGIA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CRISTÃ LIT = laós URGIA = ergon CELEBRAR =. POVO FAZER AÇÃO TRABALHO SERVIÇO

Leia mais

III. Estrutura Curricular

III. Estrutura Curricular III. Estrutura Curricular 1. Visão de Conjunto das Disciplinas dos Cursos de Graduação em Teologia Aconselhamento Pastoral Antropologia da Religião Antropologia Teológica (Criação) Antropologia Teológica

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

Escola Diaconal. São Carlos, 12 de março de 2011.

Escola Diaconal. São Carlos, 12 de março de 2011. Teologia Pastoral Escola Diaconal São Carlos, 12 de março de 2011. A teologia é presente que se recebe e serviço que se presta. Dom de viver uma fé mais esclarecida. Serviço para iluminar os itinerários

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A noção de Salvação.

Leia mais

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,

Leia mais

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade O Instituto de Educação a Distância, IEAD RCCBRASIL, oferece aos carismáticos a oportunidade de se aprofundarem na História da Igreja. O curso tem o objetivo de estudar os modelos eclesiológicos e missionários,

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1. O SER HUMANO É SEMPRE UM 2º SEMESTRE ANO LETIVO

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1. O SER HUMANO É SEMPRE UM 2º SEMESTRE ANO LETIVO TRADIÇÃO 1. O SER HUMANO É SEMPRE UM HERDEIRO 2. TRADIÇÃO, CULTURA E RELIGIÃO 3. TRADIÇÃO 4. TRADIÇÃO E CONFLITO DE INTERPRETAÇÕES 5. TRADIÇÃO E SOTERIOLOGIA 6. TRADIÇÃO E MEMÓRIA 7. A MODO DE CONCLUSÃO

Leia mais

MÜLLER, Gerhard Ludwig.

MÜLLER, Gerhard Ludwig. ISSN 1676-3742 MÜLLER, Gerhard Ludwig. Dogmática Católica, teoria e prática da Teologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, 697 p. ISBN: 978-85-326-4694-1 (edição brasileira) ISBN: 978-3-451-28652-0 (edição

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

A natureza do Casamento

A natureza do Casamento A natureza do Casamento Rev. Rogério Ferreira de Almeida Baseado no livro: Deus Casamento e Família - Andreas J. Köstenberger Casamento como Sacramento Introdução O Conceito de casamento como sacramento

Leia mais

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 12º - ANO LETIVO:

Leia mais

Domingos Terra, s.j. A leitura crente. dos. sinais dos tempos. Fundamentação, procedimento e dificuldades

Domingos Terra, s.j. A leitura crente. dos. sinais dos tempos. Fundamentação, procedimento e dificuldades Domingos Terra, s.j. A leitura crente dos sinais dos tempos Fundamentação, procedimento e dificuldades Lisboa Universidade Católica Editora 2012 Índice Prefácio 5 Introdução 11 Capítulo I Sinais dos Tempos

Leia mais

AS RELAÇÕES ECUMÊNICAS DA IGREJA CATÓLICA COM AS IGREJAS ORTODOXAS RELATÓRIO DO DIÁLOGO TEOLÓGICO EM BUSCA DA UNIDADE

AS RELAÇÕES ECUMÊNICAS DA IGREJA CATÓLICA COM AS IGREJAS ORTODOXAS RELATÓRIO DO DIÁLOGO TEOLÓGICO EM BUSCA DA UNIDADE ANAIS DO I SIMPÓSIO NACIONAL DE TEOLOGIA ORIENTAL (RE)DESCOBRINDO AS IGREJAS ORIENTAIS, ORTODOXAS E CATÓLICAS NO BRASIL AS RELAÇÕES ECUMÊNICAS DA IGREJA CATÓLICA COM AS IGREJAS ORTODOXAS RELATÓRIO DO DIÁLOGO

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2.

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. TRADIÇÃO JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. A TRANSMISSÃO DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO 3. TRADIÇÃO, A ESCRITURA NA IGREJA Revelação TRADIÇÃO Fé Teologia

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação José Jacinto Ferreira de Farias, scj A Unção dos Doentes O Sacramento do Conforto e da Consolação UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2010 In t ro d u ç ã o No conjunto dos manuais que a Faculdade de

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Formas incorretas de se entender a Trindade

Formas incorretas de se entender a Trindade Formas incorretas de se entender a Trindade INTRODUÇÃO A partir do século II, começaram a aparecer na região de Alexandria (norte do Egito, que era um grande centro de estudos e debates) uma grande safra

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C.   Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. ammintermex@yahoo.com.mx www.amminter.org Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA O Cardeal Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A eucaristia Meta da iniciação

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP)

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP) Apresentação Que a paz do Cristo esteja com você e todos os seus. A mim pelo ofício do dever, apresento este Manual do Ministro Leigo, preparado e organizado pelo Revmo. Pe. Pedro Leandro Ricardo, Reitor

Leia mais

O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA

O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E A REDENÇÃO DA SEXUALIDADE MATRIMÔNIO Dimensão divina Dom de Deus nos dado no sacramento Dimensão humana Sinais físicos e corporais

Leia mais