MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MATERIAIS BETUMINOSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MATERIAIS BETUMINOSOS"

Transcrição

1 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MATERIAIS BETUMINOSOS

2 DEFINIÇÃO O betume puro é uma mistura orgânica complexa composta de hidrocarbonetos pesados e de seus derivados não metálicos. Pode ter origem natural ou pirogênica e é solúvel em dissulfeto de carbono.

3 CARACTERÍSTICAS - Aglomerante; - Hidrófugo; - Grande sensibilidade à temperatura; - Quimicamente inerte; - Fácil obtenção a preço relativamente baixo.

4 CARACTERÍSTICAS O betume puro envelhece rapidamente, por evaporação de seus constituintes voláteis ou por oxidação ao ar, tornando-se quebradiço e possui baixo ponto de fusão, podendo fundir-se até ao sol forte.

5 TIPOS Asfaltos são materiais constituídos predominantemente de betumes, que se apresentam no estado sólido ou semisólido à temperatura ambiente, possui cor preta ou pardaescura e cheiro de óleo queimado.

6 TIPOS Alcatrão: são materiais constituídos predominantemente de betumes, que se apresentam no estado líquido com grande viscosidade à temperatura ambiente. Possui cheiro mais forte que o asfalto e é mais sensível à temperatura. São obtidos a partir da destilação da carvão, madeira, turfa, etc.

7 ASFALTOS Naturais (CAN): são encontrados na natureza em jazidas. - Rochas asfálticas: são rochas calcárias impregnadas de betume (10% a 30%) - depósito de Sassel e Gord na França. - Lagos naturais: são o resíduo da ação da atmosfera e intempéries sobre o petróleo lago Trinidad (Venezuela).

8 ASFALTOS Pirogenados (CAP): são obtidos da destilação fracionada do petróleo. Devem ser aquecidos para serem aplicados, apresentam teor mais elevado de betume e são mais voláteis.

9

10 PRODUTOS Asfaltos oxidados (PICHE): o asfalto destilado recebe um jato de ar a 200 o C. Apresenta consistência mais sólida, menor ductilidade, menor sensibilidade à temperatura, menor adesividade e maior resistência ao intemperismo. Usado como impermeabilizantes devido à sua resistência ao intemperismo e envelhecimento.

11 PRODUTOS Asfaltos diluídos: não precisam ser aquecidos para aplicação em obras, pois contém um solvente misturado. Após a aplicação o solvente evapora, resultando em uma película sólida, muito aderente e impermeável. São divididos em 3 tipos: - ADR cura rápida; - ADM cura média; - ADL cura lenta.

12 PRODUTOS Emulsões asfálticas ou hidrasfalto. São constituídos de 50% a 65% de asfalto, 1% de emulsionante (sabão) e o resto com água. É líquido em temperatura ambiente, porém com o tempo a água evapora, solidificando o asfalto. Podem ser do tipo: rápido (40 minutos), médio (2 horas) ou lento (4 horas).

13 PRODUTOS Misturas betuminosas: são misturas de dois ou mais constituintes. Adicionando alcatrão ao asfalto melhora a aderência. Adicionando asfalto ao alcatrão melhora a resistência à temperatura.

14 PRODUTOS Feltros asfálticos: são constituídos de feltros de algodão ou papelão embebidos em asfaltos. São conhecidos por papelão alcatroado.

15 PRODUTOS Cartões asfálticos: são placas mineralizadas recobertas com pedrisco ou pó de pedra, prensadas com asfalto. São utilizados como telhas.

16 PRODUTOS Piche e Breu: o piche é o resultado da destilação do alcatrão bruto. Possuem de 11% a 17% de betume. É sólido à temperatura ambiente. O breu é o resíduo de refino do piche, sendo sólido à temperatura ambiente.

17 PROPRIEDADES Dureza: é utilizada para a classificação dos asfaltos, sendo medida pelo índice de penetração. A penetração é definida como a profundidade, em décimos de milímetro, que uma agulha de massa padronizada (100g) penetra numa amostra de volume padronizado de cimento asfáltico, por 5 segundos, à temperatura de 25 C ABNT NBR 6576/98

18 PROPRIEDADES

19 PROPRIEDADES Viscosidade: é a resistência oferecida por um fluido à deformação sob a ação de uma força. A viscosidade é uma medida de consistência do cimento asfáltico, por resistência ao escoamento. A unidade do coeficiente de viscosidade mais utilizada é o Poise (g/[cm.s]). A viscosidade também pode ser medida em m 2 /s, ou ainda mm 2 /s, unidade referida como centistoke (cst).

20 PROPRIEDADES

21 PROPRIEDADES Ductilidade: este ensaio determina quanto o material pode dilatar sem fissurar. A coesão dos asfaltos é avaliada indiretamente pela medida empírica da ductilidade, que é a capacidade do material de se alongar na forma de um filamento. Nesse ensaio, os corpos de prova de asfalto, colocados em moldes especiais, são imersos em água dentro de um banho que compõe o equipamento ABNT NBR 6293/2001

22 PROPRIEDADES Ponto de amolecimento: o ponto de amolecimento do CAN e do CAP deve situar-se entre 36 o C e 62 o C. O ponto de amolecimento é uma medida empírica que correlaciona a temperatura na qual o asfalto amolece quando aquecido sob certas condições particulares e atinge uma determinada condição de escoamento. ABNT NBR 6560/2008

23 PROPRIEDADES

24 PROPRIEDADES Ponto de fulgor: o ponto de fulgor é um ensaio ligado à segurança de manuseio do asfalto durante o transporte, a estocagem e a produção da mistura asfáltica. Determina a menor temperatura sob a qual os vapores emanados durante o aquecimento do asfalto se inflamam por contato com uma chama padronizada. Valores de ponto de fulgor de asfaltos são normalmente superiores a 230 C. ABNT NBR 11341/2004

25 PROPRIEDADES

26 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IMPERMEABILIZAÇÃO

27 IMPERMEABILIZANTES Impermeabilização: Tem como objetivo impedir o transporte indesejável de águas, fluídos e vapores nos materiais e componentes, podendo atuar na contenção ou no direcionamento desses elementos para algum local que se deseja.

28 IMPERMEABILIZANTES Impermeabilização: É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

29 IMPERMEABILIZANTES A exemplo dos projetos de arquitetura, da estrutura de concreto armado, das instalações hidráulica e elétrica, de paisagismo e decoração, entre outros de uma obra comercial, industrial ou residencial, a impermeabilização também deve ter um projeto específico, um projeto que detalhe os produtos e a forma de execução das técnicas de aplicação dos sistemas ideais de impermeabilização para cada obra.

30 IMPERMEABILIZANTES Rígidos Baixa capacidade de absorver deformações da base, principalmente deformações concentradas como fissuras e trincas. Exemplos: concretos impermeáveis, cimentos cristalizantes Flexíveis Suportam deformações da base com amplitudes variáveis, em função do sistema de impermeabilização, inclusive trincas e fissuras. Exemplos: membranas, mantas e emulsões asfálticas.

31 IMPERMEABILIZANTES Flexíveis Membranas (moldadas no local) Poliméricas Elastoméricas (Neoprene, Hypalon) Acrílicas Mantas (pré-fabricadas) Asfálticas Poliméricas Elastoméricas (butílicas, EPDM) Plásticas (PVC, PEAD)

32 IMPERMEABILIZANTES Flexíveis Membranas moldadas no local Asfálticas A quente (asfalto oxidado fundido) A frio (emulsão asfáltica) Riscos à saúde do operador: 1. Temperatura em locais de difícil acesso 2. Química do diluente Solução asfáltica modificada com polímeros (geralmente a frio)

33 IMPERMEABILIZANTES Flexíveis

34 IMPERMEABILIZANTES Flexíveis Membranas moldadas no local Poliméricas Acrílicas Sem adição de cimento Com adição de cimento (MAI) Elastoméricas (Neoprene, Hypalon)

35 IMPERMEABILIZANTES Flexíveis MANTAS pré-fabricadas ou pré-formadas Asfálticas Estruturadas Não estruturadas Poliméricas PVC PEAD Elastoméricas (borrachas) Butílicas Hypalon EPDM

36 IMPERMEABILIZANTES MANTAS ASFÁLTICAS Muito utilizadas na construção civil Compostas por mantas pré-fabricadas de asfalto (3 a 5 mm) ou modificado com polímeros, estruturada internamente por véu ou tela de fibra de vidro, poliéster ou nylon. Podem ser emendadas por fusão do asfalto da própria manta (maçarico) ou de asfalto oxidado externo (forno)

37 IMPERMEABILIZANTES MANTAS ASFÁLTICAS Massa asfáltica Estruturante Acabamento superficial (inferior e exterior) A combinação de vários tipos de cada um dos três componentes origina uma enorme quantidade de mantas asfálticas diferentes em desempenho e aplicação, mas muito parecidas, em alguns casos idênticas, em sua aparência. Isso é objeto de muita confusão entre construtores, engenheiros, consumidores e vendedores, que, por desconhecerem o assunto, compram, vendem e aplicam o produto apenas pelo critério do custo inferior, sem considerar as particularidades de cada tipo de manta asfáltica.

38 IMPERMEABILIZANTES

39 IMPERMEABILIZANTES

40 IMPERMEABILIZANTES

41 Vídeo sobre mantas asfálticas Vídeo mostrado em sala de aula que ilustra bem todo o processo de colocação da manta asfáltica, recomendável assistir:

42 IMPERMEABILIZANTES

43 IMPERMEABILIZANTES

44 IMPERMEABILIZANTES

45 IMPERMEABILIZANTES

46 IMPERMEABILIZANTES

47 IMPERMEABILIZANTES

48 IMPERMEABILIZANTES ,5 1,5 2,5 Alvenaria Revestimento Pino para fixação da tela galvanizada Acerto de superfície Tela galvanizada Manta asfáltica Argamassa de assentamento Proteção mecânica Piso acabado Mastique

49 IMPERMEABILIZANTES Peça com pingadeira Mastique Piso cimentado Proteção mecânica Isolamento térmico IMPERMEABILIZAÇÃO Regularização i = 1% Laje de concreto

50 IMPERMEABILIZANTES Por muitas vezes, uma obra é iniciada utilizando um conjunto de projetos construtivos incompletos. Chegada a etapa da impermeabilização, percebe-se uma série de interferências que dificultam a sua execução, tais como tubulações passando rente às lajes e paredes, cotas finais que impedem a execução de caimentos, ralos de diâmetro reduzido, falta de altura adequada para arremates dos rodapés, caixilhos montados impedindo arremates adequados, execução de enchimentos, etc.

51 IMPERMEABILIZANTES Nesses casos, para um bom desempenho e segurança da impermeabilização, são necessárias demolições, aberturas de rasgos em alvenarias, retirada de caixilhos, etc., que acabam por aumentar o custo da construção. Adaptações que muitas vezes o aplicador é levado a fazer acabam por acarretar problemas a médio ou longo prazo. Deve-se sempre lembrar que, para a execução de um bom projeto, é necessário boa experiência ou assessoramento por profissional competente.

52 Manutenção de impermeabilização

53 Manutenção de impermeabilização

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IMPERMEABILIZAÇÃO

68 Drenos por prof. Marcelo Varisco

69 MACDRAIN

70

71 DRENOS - TUBOS PERFURADOS

72 DRENOS - MANTA DE GEOTEXTIL (BIDIM)

73 DRENOS - LAYOUT ESQUEMÁTICO

74 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

75 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

76 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

77 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

78 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

79 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

80 DRENOS - FOTOS EXEMPLOS

81 DRENOS - FOTOS - PROBLEMAS

82 DRENOS - FOTOS - PROBLEMAS

83 DRENOS - FOTOS - PROBLEMAS

84 DRENOS - FOTOS - PROBLEMAS

85 DRENOS - FOTOS - PROBLEMAS

86 DRENOS - FOTOS - PROBLEMAS

87 DRENOS - GABIÕES - ESQUEMÁTICO

88 DRENOS - TELHADO VERDE

89 DRENOS - TELHADO VERDE

90 DRENOS - TELHADO VERDE

91 DRENOS - NOVOS PRODUTOS

92 DRENOS - NOVOS PRODUTOS

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração.

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração. IMPERMEABILIZAÇÃO Têm a função de proteger a edificação contra patologias que poderão surgir como possível infiltração de água. Classificação RÍGIDAS Baixa capacidade de deformação FLEXÍVEIS Suportam deformações

Leia mais

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO ENSAIOS E CLASSIFICAÇÕES (PARTE 1)

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO ENSAIOS E CLASSIFICAÇÕES (PARTE 1) LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO ENSAIOS E CLASSIFICAÇÕES (PARTE 1) Pavimentação NATURAIS ROCHAS ASFÁLTICAS XISTOS E ARENITOS LAGOS ASFÁLTICOS LIGANTES BETUMINOSOS PETRÓLEO ALCATRÃO SÓLIDOS OXIDADOS

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE Professora ROSELI VALLE MARINGÁ Novembro/2015 DEFINIÇÃO BETUME Betume é uma mistura de hidrocarbonetos de consistência sólida, líquida ou gasosa, de origem natural ou pirogênica,

Leia mais

Materiais Betuminosos

Materiais Betuminosos Materiais Betuminosos Histórico Arca de Nóe: impermeabilizada com betume; Torre de Babel: tijolos assentados com argamassa betuminosa; Ásia menor, onde há abundância de petróleo e seus derivados, os asfaltos

Leia mais

Materiais betuminosos

Materiais betuminosos Materiais e Processos Construtivos Materiais betuminosos Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Maio / 2006 1 Programação 9 10 11 12 13 14 15 16 8/mai 11/mai 15/mai 18/mai 22/mai 25/mai

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II

IMPERMEABILIZAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II IMPERMEABILIZAÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Conjunto de produtos e serviços destinados

Leia mais

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO Introdução Asfalto: Diversas aplicações como material de construção Propriedades isolantes e adesivas Principal forma de revestimento de pavimentos no mundo Brasil:

Leia mais

AULA 4 AGLOMERANTES continuação. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting

AULA 4 AGLOMERANTES continuação. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting AULA 4 AGLOMERANTES continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ASFALTOS Pavimento é uma estrutura

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura. Técnicas de Impermeabilização

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura. Técnicas de Impermeabilização Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Técnicas de Impermeabilização 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento

Leia mais

Pisos frios e áreas molháveis Manta Asfáltica

Pisos frios e áreas molháveis Manta Asfáltica Pisos frios e áreas molháveis Manta Asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTAFLEX Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Ensaios Laboratoriais Ana Elza Dalla Roza e Lucas Ribeiro anaelza00@hotmail.com - luccasrsantos@gmail.com Principais Ensaios CAP: Penetração

Leia mais

Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica

Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTAFLEX / DRYKOMANTA Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados

Leia mais

Piscinas e reservatórios elevados Manta Asfáltica

Piscinas e reservatórios elevados Manta Asfáltica Piscinas e reservatórios elevados Manta Asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA TOP - Manta asfáltica impermeabilizante industrializada feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica

Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA AR - Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Reportagem: Romário Ferreira Edição 44 - Fevereiro/2012

Leia mais

Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica

Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica Sistema Impermeabilizante especificado DRYCRYL - Manta líquida à base de resina acrílica, pronta para uso e de fácil aplicação. Depois da cura, forma uma

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em cortina lado externo mono camada Manta asfáltica aplicação com maçarico Cortina - Lado Externo.

ÁREAS Impermeabilização em cortina lado externo mono camada Manta asfáltica aplicação com maçarico Cortina - Lado Externo. 1 ÁREAS Impermeabilização em cortina lado externo mono camada Manta asfáltica aplicação com maçarico Cortina - Lado Externo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

Jardineiras e Coberturas verdes - Membrana

Jardineiras e Coberturas verdes - Membrana Jardineiras e Coberturas verdes - Membrana Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOALCATRÃO AR -Tinta a base de alcatrão de hulha, diluída em solvente ecológico, para proteção do substrato contra agentes

Leia mais

Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica

Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA TOP Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Materiais Betuminosos

Materiais Betuminosos Materiais Betuminosos DEFINIÇÕES BETUME: material cimentício natural ou manufaturado, de cor preta ou escura, composto principalmente por hidrocarbonetos de alto peso molecular, solúvel no bissulfeto de

Leia mais

VEDAPREN SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDAPREN SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma manta líquida, de base asfalto e aplicação a frio, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável. Apresenta ótimas características de elasticidade e tem

Leia mais

MATERIAIS BETUMINOSOS MCC1001 AULA 13

MATERIAIS BETUMINOSOS MCC1001 AULA 13 MATERIAIS BETUMINOSOS MCC1001 AULA 13 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ORIGEM

Leia mais

AULA 7 MATERIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

AULA 7 MATERIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA AULA 7 MATERIAIS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA Prof.º: Roque Rodrigo Rodrigues Disciplina: Pavimentos especiais Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Campus Centro BASES E SUB-BASE FLEXÍVEIS Material

Leia mais

Impermeabilização Rígida

Impermeabilização Rígida Impermeabilização Rígida Concreto Impermeável: CLASSIFICAÇÃO RÍGIDOS -Aditivos impermeabilizantes; -Sem aditivos; Argamassa impermeável: -Argamassa com hidrofugantes; -Argamassa poliméricas; Cimentos poliméricos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL II Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Construção Civil II ( TC-025) IMPERMEABILIZAÇÃO Prof. José de Almendra Freitas Jr. freitasjose@terra.com.br

Leia mais

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4 Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário Impermeabilização 1 IMPERMEABILIZAÇÃO Passos para o levantamento de quantidades dos

Leia mais

VEDAMAX ALUMÍNIO (NOVA)

VEDAMAX ALUMÍNIO (NOVA) Produto É indicada para áreas SEM CIRCULAÇÃO e/ou SEM PESO sobre a superfície. Proporciona proteção contra umidade e temperaturas mais amenas no interior do imóvel. Características Aparência: Classificação

Leia mais

VEDAPREN BRANCO. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto.

VEDAPREN BRANCO. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto. Produto VEDAPREN BRANCO é uma manta líquida, de base acrílica e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável e apresenta ótimas características

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

VEDAPREN. Densidade: 1,02 g/cm³ Aparência: Preto(a) Composição básica: Emulsão asfáltica modificada com elastômeros. Validade: 24 meses

VEDAPREN. Densidade: 1,02 g/cm³ Aparência: Preto(a) Composição básica: Emulsão asfáltica modificada com elastômeros. Validade: 24 meses Produto VEDAPREN é uma manta líquida, de base asfalto elastomérico e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável e apresenta ótimas

Leia mais

V-PRO AREIA/AREIA POLIESTER III

V-PRO AREIA/AREIA POLIESTER III Produto Manta asfáltica, sistema pré-fabricado de impermeabilização, aplicado ao substrato em colagem com asfalto oxidado modificado à quente. Disponível nas espessuras de 3,0mm e 4,0mm, espessuras diferentes

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com maçarico. Lajes de circulação de veículos.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com maçarico. Lajes de circulação de veículos. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com maçarico. Lajes de circulação de veículos. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02

Leia mais

Pisos frios e áreas molháveis Argamassa

Pisos frios e áreas molháveis Argamassa Pisos frios e áreas molháveis Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 5000 Revestimento impermeabilizante com alto teor de resina termoplástica e cimentos com cargas ativas, formando

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/44 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T7 Pavimentos Sumário da aula Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Materiais de pavimentação: Misturas betuminosas

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica autoprotegida - aplicação com maçarico. Lajes sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica autoprotegida - aplicação com maçarico. Lajes sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica autoprotegida - aplicação com maçarico. Lajes sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

Manta Asfáltica. Elastomérica. Produtos. Mantas Asfálticas

Manta Asfáltica. Elastomérica. Produtos. Mantas Asfálticas Manta Asfáltica Elastomérica Descrição LWARFLEX Manta Asfáltica Elastomérica é uma manta impermeabilizante pré-fabricada à base de asfalto modificado com elastômeros, estruturada com não-tecido de poliéster

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo.

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. 1 ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4.

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestre.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestre. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestre. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

ELASCOAT DESCRIÇÃO. PREPARO E APLICAÇÃO: As superfícies devem estar limpas, secas e isentas de óleos ou partículas soltas.

ELASCOAT DESCRIÇÃO. PREPARO E APLICAÇÃO: As superfícies devem estar limpas, secas e isentas de óleos ou partículas soltas. DESCRIÇÃO ELASCOAT ELASCOAT é um impermeabilizante à base de borracha líquida vulcanizada a frio, com alto teor de sólidos. Após sua cura forma uma membrana ou uma manta monolítica de excepcional impermeabilidade,

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/45 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T7 Pavimentos Sumário da aula Materiais de pavimentação: Misturas betuminosas Composição Principais funções nas camadas do pavimento

Leia mais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP. Engª Civil, Graduação em Engª de Materiais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP. Engª Civil, Graduação em Engª de Materiais ANAIS DO 15º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4 e 5 de junho de 2018 - São Paulo / SP ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MEMBRANA DE POLIURETANO X MANTAS ASFÁLTICAS PARA ÁREAS

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CARBOLÁSTICO LAJE é uma massa asfáltica que forma uma camada impermeável de grande durabilidade sobre a estrutura; De aplicação a frio sem emendas, está pronta para uso e é moldada no local. Características

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 10 - Impermeabilização INFILTRAÇÕES IMPERMEABILIZAÇÃO Histórico: Romanos e Incas empregavam albumina (clara de ovo, sangue, óleos...) para impermeabilizar saunas e aquedutos. Atualmente,

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores A ISOMARCA possui uma vasta experiência na aplicação de Sistema de Isolamento

Leia mais

VEDAPREN FAST. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto.

VEDAPREN FAST. -lajes expostas; -estruturas inclinadas como lajes, abóbadas, sheds, cúpulas e marquises; -telhas onduladas; -calhas de concreto. Produto VEDAPREN FAST é uma manta líquida, de base acrílica, secagem ultrarrápida e aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local. Com alto rendimento, cobre a estrutura com uma proteção

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto FRIOASFALTO é uma massa betuminosa que forma uma camada impermeável, de grande resistência química e aplicação a frio sem emendas. Está pronta para uso e é moldada no local. Características Densidade:

Leia mais

ASFALTO ASFALTO. Informações Técnicas. 1 Asfalto. Informações Técnicas (versão mai/2019)

ASFALTO ASFALTO. Informações Técnicas. 1 Asfalto. Informações Técnicas (versão mai/2019) Informações Técnicas 1 Asfalto Informações Técnicas (versão mai/2019) A Assistência Técnica Petrobras tem por objetivo prestar suporte técnico aos clientes, com foco na adequação ao uso e corretos manuseio,

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CARBOLÁSTICO 1 é uma pintura asfáltica de grande durabilidade, de aplicação a frio sem emendas, pronta para uso e moldada no local, que forma uma camada impermeável sobre a estrutura. Características

Leia mais

Projeto de Impermeabilização: Análise da sua relevância e impactos na durabilidade da edificação. Julie Anne Braun UNIFESP

Projeto de Impermeabilização: Análise da sua relevância e impactos na durabilidade da edificação. Julie Anne Braun UNIFESP Projeto de Impermeabilização: Análise da sua relevância e impactos na durabilidade da edificação Julie Anne Braun UNIFESP 1. INTRODUÇÃO: QUESTÕES NORTEADORAS PARA O ESTUDO A elaboração de um projeto de

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com NBR Asfalto Modificado Viapol. Lajes de circulação de veículos.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com NBR Asfalto Modificado Viapol. Lajes de circulação de veículos. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada Manta Asfáltica aplicação com NBR Asfalto Modificado Viapol. Lajes de circulação de veículos. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes dupla camada - Manta asfáltica - aplicação com NBR asfalto modificado Viapol Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01

Leia mais

Home.Collection Qualidade incomparável.

Home.Collection Qualidade incomparável. NOSSOS PRODUTOS A é uma empresa preocupada com sua segurança. Conta com uma grande estrutura para proporcionar produtos de confiabilidade e qualidade incomparável à sua residência, empresa, órgão ou instituição.

Leia mais

Piscinas e reservatórios enterrados Argamassa

Piscinas e reservatórios enterrados Argamassa Piscinas e reservatórios enterrados Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 1000 - Argamassa polimérica, bicomponente, a base cimento e agregados com polímeros acrílicos, se caracterizando

Leia mais

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança Reabilitação de Edifícios Soluções Térmicas T e Controlo de Custos Membranas Líquidas L de Impermeabilização Relação de Confiança Estado da Arte Coberturas em Portugal Coberturas com telha cerâmica Substituição

Leia mais

Técnicas e práticas construtivas para edificação

Técnicas e práticas construtivas para edificação Técnicas e práticas construtivas para edificação 1 - Preparativos iniciais 1.1 Considerações iniciais 1.1.1 Classificação das construções quanto ao uso 1.2 Fases da obra 1.2.1 Projeto 1.2.2 Verificação

Leia mais

Piscinas e reservatórios elevados Argamassa

Piscinas e reservatórios elevados Argamassa Piscinas e reservatórios elevados Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 1000 / DRYKOTEC 7000 Revestimento impermeabilizante com alto teor de resina termoplástica e cimentos com cargas

Leia mais

O ASFALTO SAI DA PETROBRAS COMO CAP CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO PRODUÇÃO DE ASFALTO DESTILAÇÃO EM APENAS UM ESTÁGIO

O ASFALTO SAI DA PETROBRAS COMO CAP CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO PRODUÇÃO DE ASFALTO DESTILAÇÃO EM APENAS UM ESTÁGIO VIDEO O ASFALTO SAI DA PETROBRAS COMO CAP CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO Chega na indústria de impermeabilização e é submetido a processos químicos que tem por objetivo estabilizar sua ação ou ainda incrementar

Leia mais

MANTA ASFÁLTICA VEDACIT ALUMÍNIO

MANTA ASFÁLTICA VEDACIT ALUMÍNIO Produto A MANTA ASFÁLTICA VEDACIT ALUMÍNIO é elaborada à base de asfaltos modificados armados com estruturante de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Possui cobertura superficial em foil de alumínio

Leia mais

VEDAMAX PISCINAS (NOVA)

VEDAMAX PISCINAS (NOVA) Produto Possui desempenho especialmente desenvolvido para impermeabilizar locais submersos com grande quantidade de água. Características Aparência: Classificação ABNT NBR 9952 - Manta Asfáltica para impermeabilização

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização sub-pressão mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes sub-pressão.

ÁREAS Impermeabilização sub-pressão mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes sub-pressão. 1 ÁREAS Impermeabilização sub-pressão mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes sub-pressão. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO:

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Poço de elevador.

ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Poço de elevador. 1 ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Poço de elevador. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS E

Leia mais

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO Linha de Produtos Mantas Asfálticas Reparo e Recuperação de Concreto Membranas Poliméricas Revestimentos protetores químicos

Leia mais

VEDAMAX ARDÓSIA (NOVA)

VEDAMAX ARDÓSIA (NOVA) Produto É indicada para áreas SEM CIRCULAÇÃO e/ou SEM PESO sobre a superfície. Possui acabamento com grânulos de ardósia em diferentes colorações. Além de oferecer total proteção contra umidade, proporciona

Leia mais

VEDAMAX LAJES MÉDIA CIRCULAÇÃO E/OU MÉDIO PESO

VEDAMAX LAJES MÉDIA CIRCULAÇÃO E/OU MÉDIO PESO Produto É indicada para áreas com MÉDIA CIRCULAÇÃO e/ou MÉDIO PESO sobre a superfície. Proteção máxima contra umidade, com muita resistência. Características Aparência: Classificação ABNT NBR 9952 - Manta

Leia mais

ASFALTOS PARA PAVIMENTAÇÃO MAIO

ASFALTOS PARA PAVIMENTAÇÃO MAIO ASFALTOS PARA PAVIMENTAÇÃO MAIO 2005 1.Asfaltos: Definição. Asfaltos Material betuminoso composto por hidrocarbonetos (CH) de alto peso molecular, não voláteis, originados de petróleos por destilação natural

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfaltica -aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes jardim.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfaltica -aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes jardim. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfaltica -aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes jardim. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta asfáltica - aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfáltica aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes de circulação de veículos.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfáltica aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes de circulação de veículos. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada Manta Asfáltica aplicação com NBR asfalto modificado Viapol. Lajes de circulação de veículos. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS

Leia mais

V-PRO POLIESTER II. No piso, executar regularização com argamassa desempenada e não queimada no traço

V-PRO POLIESTER II. No piso, executar regularização com argamassa desempenada e não queimada no traço Produto Manta asfáltica, sistema pré-fabricado de impermeabilização, aplicado ao substrato por soldagem autógena, isto é, com maçarico. Disponível nas espessuras de 3,0mm e 4,0mm, espessuras diferentes

Leia mais

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item.

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. 88.(PF/CESPE/2013) O teste de penetração, que é a medida de penetração de uma agulha padronizada

Leia mais

Função. Impermeabilizante Composição e Aspecto Asfalto modificado por polímeros Coloração. Preto Espessura / Peso

Função. Impermeabilizante Composição e Aspecto Asfalto modificado por polímeros Coloração. Preto Espessura / Peso 11 LWARFLEX MANTA ASFÁLTICA GEOTÊXTIL Manta pré-fabricada à base de asfalto modificado com polímeros, estruturada com véu de poliéster pré-estabilizado ou filme de polietileno. Protegida na face exposta

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 02.3

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 02.3 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 02.3 SISTEMA SOTECNISOL FV40 + PY50 COBERTURAS ACESSÍVEIS À CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS Impermeabilização de coberturas 1. - DESCRIÇÃO As membranas ECOPLAS FV

Leia mais

4 e 5 de junho de São Paulo / SP

4 e 5 de junho de São Paulo / SP ANAIS DO 15º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO 4 e 5 de junho de 2018 - São Paulo / SP INFLUÊNCIA DA UMIDADE DO SUBSTRATO NA ADERÊNCIA DE SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO COM MANTA ASFÁLTICA ADERIDA

Leia mais

Asfalto. Betume é uma mistura de hidrocarbonetos pesados (grande complexidade e alta massa molecular) com poder aglutinante e impermeabilizante.

Asfalto. Betume é uma mistura de hidrocarbonetos pesados (grande complexidade e alta massa molecular) com poder aglutinante e impermeabilizante. Asfalto Asfalto É um dos mais versáteis materiais de construção utilizados pelo homem. O uso da pavimentação asfáltica é a mais importante de suas utilidades. No Brasil, 95% das estradas pavimentadas têm

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta Asfáltica + isolante térmico aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres.

ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta Asfáltica + isolante térmico aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes mono camada - Manta Asfáltica + isolante térmico aplicação com maçarico. Lajes de circulação de pedestres. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS

Leia mais

A tabela 9 apresenta os valores máximos permitidos para a esbeltez. Tabela 9 Valores máximos do índice de esbeltez de paredes e pilares

A tabela 9 apresenta os valores máximos permitidos para a esbeltez. Tabela 9 Valores máximos do índice de esbeltez de paredes e pilares 31.(TRE-RR/FCC/2015) No dimensionamento de estruturas de alvenaria de blocos de concreto, a altura máxima, em metros, de uma parede não armada, com espessura efetiva de 14 cm e com travamentos que restrinjam

Leia mais

Projeto de Aterros de Resíduos

Projeto de Aterros de Resíduos Projeto de Aterros de Resíduos Normas NBR 10.157/87 Resíduos perigosos NBR 13896/97 Resíduos não perigosos NBR 15.113/04 Resíduos inertes e da construção civil Não há norma para critérios de projeto, construção

Leia mais

VEDAMAX LAJES ALTA CIRCULAÇÃO E/OU ALTO PESO

VEDAMAX LAJES ALTA CIRCULAÇÃO E/OU ALTO PESO Produto É indicada para áreas com ALTA CIRCULAÇÃO e/ou ALTO PESO. Garante para áreas de alta circulação, uma excelente proteção contra umidade, com o melhor desempenho. Características Aparência: Classificação

Leia mais

V-PRO ANTIRAIZ POLIESTER III

V-PRO ANTIRAIZ POLIESTER III Produto Manta asfáltica, sistema pré-fabricado de impermeabilização, aplicado ao substrato por soldagem autógena, isto é, com maçarico. Disponível nas espessuras de 3,0mm e 4,0mm, espessuras diferentes

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 03

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 03 1 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO SISTEMA SOTECNISOL FV40 + PY40G COBERTURAS DE ACESSIBILIDADE LIMITADA Impermeabilização de coberturas 1. - DESCRIÇÃO As membranas ECOPLAS 40, ECOPLAS PY 40G são fabricadas

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

VEDALAGE PLUS Manta Líquida

VEDALAGE PLUS Manta Líquida Ficha Técnica de Produto Versão 27-01-2017 Vedalage Plus Manta Líquida 1 /4 VEDALAGE PLUS Manta Líquida 1. Descrição Impermeabilizante à base de resina acrílica pura, isenta de estireno, que forma sobre

Leia mais

A Total Selantes e Fixadores acaba de chegar ao mercado para fazer a diferença. Com uma linha completa de Selantes, atende aos mais variados

A Total Selantes e Fixadores acaba de chegar ao mercado para fazer a diferença. Com uma linha completa de Selantes, atende aos mais variados A Total Selantes e Fixadores acaba de chegar ao mercado para fazer a diferença. Com uma linha completa de Selantes, atende aos mais variados mercados, desde o uso geral aos mais profissionais. Alta tecnologia,

Leia mais

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (2. o Parte) Ensaios em ligantes asfálticos (2. o Parte)

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (2. o Parte) Ensaios em ligantes asfálticos (2. o Parte) 1 Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (2. o Parte) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Ensaios em ligantes asfálticos (2. o Parte) Conteúdo da aula 6 Ensaio ponto de fulgor 7 Ensaio de solubilidade ou

Leia mais

LIGANTES E CALDAS BETÃO

LIGANTES E CALDAS BETÃO LIGANTES E CALDAS BETÃO Mistura fabricada in situ constituída por: ligante hidráulico (cimento) agregados grosso (brita ou godo) fino (areia) água [adjuvantes] [adições] Controlo de qualidade na obra Qualidade

Leia mais

REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ

REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ MEMORIAL DESCRITIVO DE MATERIAIS, CAMADAS E PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO IMPERMEABILIZAÇÃO JANEIRO/2017 Piscina do Campus Maceió do IFAL. 1. APRESENTAÇÃO Este documento tem

Leia mais

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDATOP SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV361 Materiais de Construção Civil II

Programa Analítico de Disciplina CIV361 Materiais de Construção Civil II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos

Leia mais

Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. CONTROLE TECNOLOGICO DO CAP (CIMENTO ASFALTICO DE PETROLEO) E DO CAP BORRACHA PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO Ariane Francislene Silva; Matheus da Mota Cavalcanti (¹); Nancy Tiemi Isewaki;(²) (¹) Graduando

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001 1. Descrição: A é um impermeabilizante super elástico e flexível, aplicado a frio em forma de pintura e formulado à base de polímeros especiais acrílicos com alto teor de sólidos Forma uma película impermeabilizante,

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA Tamponamento com PÓ 2 (caso houver jorro de água) e Impermeabilização com Cimento Modificado com Polímeros VIAPLUS 1000.

1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA Tamponamento com PÓ 2 (caso houver jorro de água) e Impermeabilização com Cimento Modificado com Polímeros VIAPLUS 1000. 1 ÁREAS Impermeabilização em cortina - lado interno com cimento polimérico Cortina - Lado Interno. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

Texsalastic. Impermeabilização Eficaz. EN e EN ARGAMASSA IMPERMEÁVEL E FLEXÍVEL BICOMPONENTE. De acordo com:

Texsalastic. Impermeabilização Eficaz. EN e EN ARGAMASSA IMPERMEÁVEL E FLEXÍVEL BICOMPONENTE. De acordo com: Texsalastic ARGAMASSA IMPERMEÁVEL E FLEXÍVEL BICOMPONENTE Impermeabilização Eficaz De acordo com: EN 1504-9 e EN 1504- ama TEXSALASTIC é uma argamassa impermeável e flexível bicomponente. É composto por

Leia mais

Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha

Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha Manual de uso Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha natural látex das seringueiras) vulcanizada

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em cimento modificado com polímeros + cimento polimérico com fibras Piscina de concreto enterrada.

ÁREAS Impermeabilização em cimento modificado com polímeros + cimento polimérico com fibras Piscina de concreto enterrada. 1 ÁREAS Impermeabilização em cimento modificado com polímeros + cimento polimérico com fibras Piscina de concreto enterrada. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAL... 01 3. CUIDADOS INICIAIS...

Leia mais