LIÇÃO 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO. Prof. Lucas Neto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIÇÃO 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO. Prof. Lucas Neto"

Transcrição

1 LIÇÃO 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO Prof. Lucas Neto

2 A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO

3 JESUS É O MAIOR E MELHOR REFERENCIAL DE CARÁTER O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus e por esta condição o nosso maior e melhor referencial em termos de caráter moral e espiritual é Cristo Jesus. Nesta presente lição estudaremos sobre a definição de caráter e personalidade, as ameaças a formação de um caráter com excelência, o caráter do homem decaído e a transformação e restauração do caráter humano.

4 A GLÓRIA É DE DEUS I O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM

5 DEFINIÇÃO DE CARÁTER De forma simplista caráter é o conjunto das qualidades boas e más de um indivíduo que lhe determina a conduta e a concepção moral, sendo estas qualidades ou características desenvolvidas pela experiência de cada um em suas relações interpessoais e também condicionadas pelo meio ambiente em que vive. O caráter é a cara de um ser humano sem máscara, ou seja, o caráter é a essência real da natureza de um pessoa que mostra quem realmente ela é, onde em sua maioria das vezes estas características ficam ocultas não sendo manifestadas publicamente, ninguém as conhece, a não ser Deus e a própria pessoa que carrega em seu ser estas características.

6 DEFINIÇÃO DE PERSONALIDADE A personalidade é a cara de um ser humano com máscara ou sem máscara, ou seja, pode refletir ou não a essência real da natureza de uma pessoa, sendo a personalidade influenciada diretamente pelo caráter, ou seja, se o caráter de uma pessoa está corrompido ou desvirtuado, este também corrompe ou desvirtua a personalidade de um ser humano. De modo simplista personalidade é o conjunto de peculiaridades de um indivíduo manifestadas externamente que o caracteriza diferente de um outro ser humano, sendo estas peculiaridades resultados do seu caráter.

7 O CARÁTER DE DEUS O caráter de Deus é formado pelos seus atributos morais (santidade, retidão, justiça, genuinidade, veracidade, benevolência, graça, misericórdia) e pelas nove virtudes do fruto do Espírito (amor, paz, alegria, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio). Quando deixamos o Espírito Santo presidir a nossa vida de forma integral, o nosso caráter é lapidado pelo Senhor e assim assumimos parte da sua natureza divina em nós, sendo igual ao Senhor, feito a sua imagem e semelhança no que concerne ao seu caráter e assim somos purificados de todo o pecado.

8 CARÁTER DO MALIGNO O caráter do maligno está firmado em sua missão de matar, roubar e destruir e assim o diabo possui desqualificações que induzidas a sua introinjeção no caráter do homem produz más obras, deturpação da personalidade e da imagem e semelhança do homem criado em relação ao criador. Dentre estas deturpações morais podemos mencionar: egoísmo, avareza, jactância, arrogância, blasfêmias, desobediência, ingratidão, calúnia, difamação, depravação, crueldade, maldade, traições, deleites carnais, etc.

9 A SANTIDADE DE DEUS O caráter de um ser humano jamais poderá ser transformado ou restaurado pelas ciências humanas, pois, estas apenas investigam e quando possível chegam ao diagnóstico de uma não conformidade do caráter de uma pessoa e assim as ciências humanas são impotentes para transformar ou restaurar o caráter de um ser humano. Somente Cristo pode transformar o caráter de um criminoso, de um mentiroso, de um traidor, de um adúltero, enfim de um pecador, não existe outro caminho, pois, Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida para quem quer ser feliz, para quem quer parar de sofrer as dores da alma e ter vida eterna.

10 A SANTIDADE DE DEUS O cristianismo em sua essência pragmática é autenticada pela condição de termos em nosso caráter os atributos do caráter de Cristo. Devemos imitar a Cristo em seu santo caráter para sermos imagem e semelhança de nosso Salvador e Senhor, e isto só pode ser exequível através dos pilares da oração, do jejum, da fé, e pela meditação da Palavra de Deus tendo estes pilares a sólida base do amor ágape

11 A SANTIDADE DE DEUS O livro de Provérbios onde em sua maioria dos capítulos foram escritos pelo sábio pregador, o rei Salomão, nos traz vastos ensinamentos sobre comportamento moral e espiritual, ética em nossa conduta, sábios procedimentos e leis espirituais que convergem ao alinhamento de nosso caráter a uma única personalidade com fundamentação nos preceitos divinos. Devemos lembrar que nossa personalidade deve refletir a verdade de nosso caráter, pois, do contrário somos hipócritas tendo qualificações e desqualificações que suportam multiplicidades de personalidades. Se somos de Cristo e Ele está em nós e nós nele, então temos o caráter de Cristo e nossa personalidade reflete a glória de Deus aonde colocarmos a planta de nosso pé.

12 AMEAÇAS A FORMAÇÃO DE UM ILIBADO CARÁTER NA SOCIEDADE PÓS-MODERNISTA

13 DEFINIÇÃO DE SECULARIZAÇÃO Definimos secularização como um movimento de ordem humanística que busca o desenvolvimento do homem em todas as áreas a partir da razão, da ciência e das organizações sociais sem reconhecer as realidades sobrenaturais, religiosas ou espirituais.

14 A SECULARIZAÇÃO EM NOSSO TEMPO A secularização em nosso tempo permitiu em avançada velocidade promover a secularização da educação, a suposta supremacia da ciência sobre a religião, a larga aplicação das teorias econômicas e sociais humanísticas regendo as relações sociais em detrimento do espiritual.

15 MATERIALISMO É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas. Em suma é a doutrina que advoga que o ter é mais importante do que o ser, a matéria é de maior valor para o homem do que espiritual. O cristianismo contraria o utilitarismo - a vida não é uma corrida atrás de riquezas e autopromoção

16 RELATIVISMO A base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas de Deus. Em suma, algo que é absolutamente errado na concepção de alguns é perfeitamente certo na concepção de outros. O cristianismo contraria o existencialismo - a vida não é só aqui e agora, existe uma vida após a vida terrena.

17 LIBERALISMO SOCIAL É tipificado pela consecução de todas atividades humanas, dentre elas: as ciências, artes, filosofias, educação, economia, etc, livres de qualquer contexto da Palavra de Deus. A maneira de viver num mundo liberal não comunga com os interesses espirituais, e todo regramento das relações sociais são chanceladas por meio da razão e da experiência do homem em torno de um valor social, moral, emocional, desprovido de alinhamento com a vontade divina. O cristianismo contraria o hedonismo - a vida não é o prazer carnal e a satisfação de desejos.

18 ATEÍSMO FALSOS ENSINOS TEOLÓGICOS O Ateísmo implícito e explícito tem se fortificado nos bancos escolares em todos os níveis estabelecendo uma crença de que não existe Deus, seres ou acontecimentos imateriais e espirituais. A única coisa que importa neste mundo são os eventos materiais. O cristianismo contraria o materialismo - o homem não é só matéria é um ser moral e espiritual

19 INFLUÊNCIA DOS VALORES SOCIAIS PREGUIÇA MENTAL EXAUSTÃO EMOCIONAL CONFUSÃO PSICOLÓGICA DESORIENTAÇÃO MORAL ESFRIAMENTO ESPIRITUAL

20 REJEIÇÃO DAS INFLUÊNCIAS ANTICRISTÃS Assim, devemos rejeitar que a influência da cultura, tradições e costumes de uma sociedade que contradigam a Verdade revelada na Palavra de Deus façam a regência de nosso comportamento nas relações sociais.

21 A COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA As modernas tecnologias de comunicação a distância, apesar de contribuírem para o contato e desenvolvimento das relações sociais, ao mesmo tempo, separam as pessoas nas ideias e no contato pessoal que é uma necessidade premente do ser humano e assim a conversa pessoal se consubstancia em frias palavras escritas que não exprimem sentimentos de qualquer ordem.

22 O FALSO PROFETA A apresentação distorcida do Evangelho de Cristo a sociedade distanciado dos verdadeiros valores divinos promovem escândalos, repugnância e rejeição ao Cristianismo. Infelizmente, homens que não foram chamados por Deus se apropriam da mensagem do Cristianismo para se locupletarem atendendo aos seus próprios interesses, criando na sociedade a cultura de rejeição aos valores cristãos, causando assim dificuldades para o trabalho digno dos verdadeiros homens de Deus na pregação do Evangelho de Cristo.

23 A GLÓRIA É DE DEUS I I A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO

24 ETAPAS DA QUEDA DO HOMEM

25 O SEDUTOR E A SEDUÇÃO Satanás de forma sagaz se apresenta de forma sedutora a Eva, a mãe de toda a humanidade, e esta apresentação se dar com o seu instrumento mais eficaz de enganação, a palavra mentirosa, contrapondo a ordenança do Senhor Deus

26 A INFRAÇÃO DA ORDEM DIVINA Eva caiu na tentação armada pelo Diabo e em ato sumário comeu do fruto da árvore do bem e do mal que havia sido proibido por Deus de comê-lo, convenceu a Adão, seu marido, a também comer do fruto proibido e pelas mesmas razões Adão também pecou e desnudos ficaram da graça do Senhor

27 O INQUÉRITO DIVINO O Senhor em sua perfeita e absoluta onisciência já sabendo da maldita desobediência de Adão e Eva busca conversar com eles no jardim, na viração do dia, e percebe que eles estavam escondidos detrás das árvores em estado de degradação moral e com o sentimento de medo, coisas que não existiam no paraíso e agora mancharam esta relação e comunhão com Deus. O Senhor então confirma que seus dois filhos o desobedeceram e comeram do fruto proibido

28 A DEFESA HUMANA A defesa de Adão e Eva para o episódio é pífia, sem respaldo moral, estapafúrdia, pois, humanamente é impossível justificar o pecado. O primeiro casal criado em sua degradação moral, putrefatos espiritualmente se utilizam da mentira e de se acusarem mutuamente, colocando a culpa um no outro.

29 AS SENTENÇAS DE DEUS SERPENTE O DIABO EVA A TERRA ADÃO

30 A MISERICÓRDIA DE DEUS Deus é misericordioso e demonstrou o seu profundo amor para com o homem, quando prometeu a vinda de uma Salvador (Gn 3:15) e tipificou o modo de salvação do homem pela morte e pelo sangue de um cordeiro ao substituir as vestes de Adão e Eva feita de folhas de figueira por vestes feitas de peles de animal Este cordeiro Salvador se consolidou na vinda de Jesus Cristo, o filho de Deus, na forma de homem para morrer na cruz do Calvário e ter o seu sangue derramado para perdão dos pecados da humanidade e para dar vida eterna

31 A GLÓRIA É DE DEUS I I I A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO

32 DEFINIÇÃO DE GRAÇA Literalmente a Graça é um favor imerecido ou dádiva de Deus dada aos homens sem que estes merecessem a salvação da morte eterna realizada por Jesus Cristo na cruz do Calvário.

33 IMPORTÂNCIA DA GRAÇA Se não existisse a Lei, não existiria pecado e por conseguinte não existiria a graça e é por isso que elas estão imbricadas, ou seja, entrelaçadas, a Lei revela o pecado no homem e a graça aponta o Salvador Jesus para aniquilar os efeitos do pecado. A graça não anula a Lei e a Lei não anula a Graça, elas coexistem e se complementam para a perfeição espiritual do homem

34 DIFERENÇAS ENTRE LEI E A GRAÇA A Lei é a sombra da Graça, ou seja, tudo que está na Lei não salva o homem, mas aponta o seu estado débil de iniquidade necessitando de um aperfeiçoamento e salvação. A lei apresenta uma característica de base bilateral, isto quer dizer, que o homem só podia alcançar a misericórdia de Deus se cumprisse em sua totalidade os preceitos morais, cerimoniais e civis da Lei. Já a graça é unilateral, pois, Cristo fez a parte dele e a nossa e é pela graça em Cristo Jesus que somos salvos, presente de Deus

35 O PECADO É ANIQUILADO PELA GRAÇA A Lei aponta o pecado no homem, porém, onde existe o pecado, existe a graça de Cristo divina para aniquilar o pecado.

36 SOMOS SALVOS PELA GRAÇA DE DEUS

37 A LEI DE DEUS NÃO É TRANSITÓRIA

38 OS PROPÓSITOS DA LEI DE DEUS PADRÃO DE CONDUTA MORAL APONTAR O PECADO E O SEU PERDÃO AMOR E SANTIDADE DE DEUS

39 O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE

40 A GRAÇA É SUPERIOR A LEI

41 A DÁDIVA DA SALVAÇÃO PELA GRAÇA ELEIÇÃO VOCAÇÃO OU CHAMAMENTO FÉ SALVADORA CONVENCIMENTO (Pecado, justiça e juízo) PREDESTINAÇÃO ARREPENDIMENTO GLORIFICAÇÃO ETAPAS DA SALVAÇÃO PERDÃO DOS PECADOS SANTIFICAÇÃO JUSTIFICAÇÃO ADOÇÃO REGENERAÇÃO CONVERSÃO

42 A GLÓRIA É DE DEUS I V CONCLUSÃO

43 O CARÁTER DE DEUS É O MEU CARÁTER Ser igual a Deus é ser igual a Cristo e somente pelo presidir do Espírito Santo sobre as nossas vidas é que podemos está em Cristo e Ele em nós. O caráter de Cristo deve ser conhecido e absorvido por cada um de nós para que tenhamos vida e vida em abundância. Louvado seja o Senhor!

44 A GLÓRIA É DE DEUS ESTE TRABALHO FOI FEITO PARA A HONRA E GLÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A TODOS MUITO OBRIGADO! youtube.com/proflucasnetooficial facebook.com/proflucasneto

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça, misericórdia

Leia mais

LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IGREJA ESSPIRITUAL DO SENHOR JESUS A igreja de Jesus Cristo é composta por todos os cristãos salvos que um dia

Leia mais

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SEPARAÇÃO DE DEUS O pecado original de Adão e Eva nos levou a separação de nossa comunhão com Deus. Nesta lição estudaremos sobre

Leia mais

LIÇÃO 1 UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça, misericórdia

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

LIÇÃO 1 O QUE É AVIVAMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 O QUE É AVIVAMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 O QUE É AVIVAMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO MANIFESTAÇÃO GLORIOSA DO E. S. O avivamento como uma manifestação gloriosa do Espírito Santo nos remete a um inabalável fortalecimento

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - O CARÁTER DO CRISTÃO MOLDADO PELA PALAVRA DE DEUS E PROVADO COMO OURO LIÇÃO 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS A IGREJA DE JESUS CRISTO SUA ORIGEM, DOUTRINA, ORDENANÇAS E DESTINO ETERNO LIÇÃO 12 A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS

Leia mais

LIÇÃO 1 - O QUE É UMA SOCIEDADE? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - O QUE É UMA SOCIEDADE? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - O QUE É UMA SOCIEDADE? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS VALORES DE UMA SOCIEDADE Uma sociedade é normatizada por valores éticos, morais, sociais e espirituais que caracterizam

Leia mais

LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS É O NOSSO SALVADOR E SENHOR A Palavra de Deus registra que não existe um só homem justo, não há um justo

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

LIÇÃO 8 - SALVAÇÃO E LIVRO ARBÍTRIO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 - SALVAÇÃO E LIVRO ARBÍTRIO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 - SALVAÇÃO E LIVRO ARBÍTRIO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO TÃO GRANDE SALVAÇÃO Como rejeitar tão grande salvação do pecado em Cristo Jesus. Deus pela sua graça, amor e misericórdia

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JUVENIS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JUVENIS LIÇÕES BÍBLICAS - JESUS E O REINO DE DEUS LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO INTRODUÇÃO A Salvação é um ato do amor de Deus para com

Leia mais

LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS RESULTADOS DA NOVA ALIANÇA A Nova Aliança trouxe para os que creem dádivas, privilégios

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 4 PERSEVERANDO NA FÉ PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A PERSEVERANÇA DOS SANTOS Vivemos cotidianamente no enfrentamento das aflições, angústias e dificuldades. A perseverança

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

LIÇÃO 13 O JOVEM PASTOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 O JOVEM PASTOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 O JOVEM PASTOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO APÓSTOLO PAULO, PAI NA FÉ DE TIMÓTEO Timóteo, o filho na fé do apóstolo Paulo, foi um exemplar homem de Deus e um honrado discípulo

Leia mais

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MAIOR DÁDIVA DE DEUS PARA O HOMEM A salvação é a maior e melhor dádiva de Deus para os homens, e é por isso que devemos ter

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

LIÇÃO 10 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA PROF. Lucas Neto A missão social da igreja se reveste de uma das mais belas ações da igreja não

Leia mais

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ESPÍRITO SANTO É DEUS A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÃO 6 A PECAMINOSIDADE HUMANA E A SUA RESTAURAÇÃO A DEUS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÃO 6 A PECAMINOSIDADE HUMANA E A SUA RESTAURAÇÃO A DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL -3º TRIMESTRE / 2017- REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - A RAZÃO DA NOSSA FÉ ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS LIÇÃO 6 A PECAMINOSIDADE HUMANA E A SUA RESTAURAÇÃO A DEUS INTRODUÇÃO

Leia mais

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade se separa daquilo que é impuro, mal e profano, dedicando-se a uma

Leia mais

LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CIDADANIA DO CRISTÃO A cidadania celestial é conquistada a partir do reconhecimento do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário,

Leia mais

LIÇÃO 6 PERSEVERANÇA E FÉ EM TEMPO DE APOSTASIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 PERSEVERANÇA E FÉ EM TEMPO DE APOSTASIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 PERSEVERANÇA E FÉ EM TEMPO DE APOSTASIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO VIVENDO EM TEMPOS DIFÍCEIS Nos dias atuais vivemos numa atmosfera de descrenças e afastamento da humanidade

Leia mais

LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO FIDELIDADE DOS JOVENS AO DEUS JEOVÁ Sadraque, Mesaque e Abdenego, amigos de Daniel, ante ao grande desafio de adorar a imagem do rei

Leia mais

LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACRIFÍCIOS NO SISTEMA MOSAICO O sistema mosaico de sacrifícios foi formalizado pelo próprio Senhor YAHWEH

Leia mais

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FONTE PRIMÁRIA DA ADORAÇÃO A Santa Bíblia, registra que em certa ocasião, Jesus disse a mulher de Samaria

Leia mais

LIÇÃO 7 PERDOAMOS PORQUE FOMOS PERDOADOS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 7 PERDOAMOS PORQUE FOMOS PERDOADOS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 7 PERDOAMOS PORQUE FOMOS PERDOADOS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A MISERICÓRDIA DIVINA A misericórdia divina perpassa pela concessão do perdão de nossos pecados sem que

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD- ADOLESCENTES

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD- ADOLESCENTES ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017- REVISTA CPAD- ADOLESCENTES LIÇÕES BÍBLICAS - CREMOS LIÇÃO 5 NO PECADO, UM PROBLEMA INTRODUÇÃO As mazelas reinantes indistintamente nas sociedades do mundo

Leia mais

LIÇÃO 5 - CRISTO É SUPERIOR A ARÃO E À ORDEM LEVÍTICA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 - CRISTO É SUPERIOR A ARÃO E À ORDEM LEVÍTICA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 - CRISTO É SUPERIOR A ARÃO E À ORDEM LEVÍTICA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO CRISTO É SUPERIOR A TUDO E A TODOS Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, sendo o seu sacerdócio

Leia mais

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O HOMEM TRICOTÔMICO Deus criou o homem com uma composição tricotômica, a saber: corpo (carne), alma (intelecto) e

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

LIÇÃO 1 A CARTA AOS HEBREUS E A EXCELÊNCIA DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 A CARTA AOS HEBREUS E A EXCELÊNCIA DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 A CARTA AOS HEBREUS E A EXCELÊNCIA DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EPÍSTOLA AOS HEBREUS Jesus Cristo é a perfeita revelação de Deus, nosso Sumo Sacerdote eterno que pelo

Leia mais

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Palavra de Deus é suprema e como tal na matéria de direitos humanos traz uma consciência jurídica e teológica

Leia mais

LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade reflete a pessoa de Cristo para o seu próximo

Leia mais

LIÇÃO 4 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ O MEIO DE NTRAR NO REPOUSO DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ O MEIO DE NTRAR NO REPOUSO DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ O MEIO DE NTRAR NO REPOUSO DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO CRISTO É SUPERIOR A TUDO E A TODOS Jesus é o único meio de entrarmos no repouso de Deus

Leia mais

LIÇÃO 7 O PERIGO DA FALSA RELIGIOSIDADE. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 O PERIGO DA FALSA RELIGIOSIDADE. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 O PERIGO DA FALSA RELIGIOSIDADE Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM PERIGO IMINENTE A falsa religiosidade é um perigo iminente no meio daqueles que professam a fé cristã, porque,

Leia mais

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser

Leia mais

LIÇÃO 10 - MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO MANSIDÃO E PELEJA A mansidão como fruto do Espírito Santo se caracteriza pelo desempenho de uma pessoa em

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO PERSEVERANDO NA FÉ Vivemos cotidianamente no enfrentamento das aflições, angústias e dificuldades. A perseverança dos santos

Leia mais

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOVA ALIANÇA A nova aliança é muito superior a antiga aliança porque a nova aliança trata de um pacto eterno que não se pode

Leia mais

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser a natureza

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

- uma pessoa Divina - uma pessoa Humana

- uma pessoa Divina - uma pessoa Humana Deus Homem - uma pessoa Divina - uma pessoa Humana O que constitui uma pessoa? O Poder de Pensar O Poder de Sentir O Poder de Querer O poder de ter Consciência Própria O poder de ter Direção Própria Poder

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS A IGREJA DE JESUS CRISTO SUA ORIGEM, DOUTRINA, ORDENANÇAS E DESTINO ETERNO LIÇÃO 13 O QUE POSSO FAZER POR MINHA IGREJA

Leia mais

LIÇÃO 7 FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM INCENSÁRIO PROFANO Nadabe e Abiú, filhos de Arão, apresentaram ao Senhor um incensário que em nada tinha afinidade

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS O EVANGELHO DE JESUS CRISTO REVELADO NA CARTA AOS ROMANOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / REVISTA CPAD ADULTOS O EVANGELHO DE JESUS CRISTO REVELADO NA CARTA AOS ROMANOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2016 - REVISTA CPAD ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - MARAVILHOSA GRAÇA O EVANGELHO DE JESUS CRISTO REVELADO NA CARTA AOS ROMANOS LIÇÃO 13 - O CULTIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Leia mais

LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO

LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O VERDADEIRO MINISTRO DE DEUS Ser ministro de Deus é uma grande responsabilidade na obra confiada pelo Senhor, entretanto,

Leia mais

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito 1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático As obras da carne e o fruto do Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente

Leia mais

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano. Slide 2

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano.  Slide 2 OA salvação do homem dá-se pela graça. OAs obras jamais podem salvar o ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O A palavra graça : a) no Antigo Testamento: a1) chen ou hen - favor imerecido a2) hesed

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

COSMOVISÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

COSMOVISÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente COSMOVISÃO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Cosmovisão: Palavra de origem alemã que significa visão do mundo ou a forma como uma pessoa vê o mundo, a vida, os homens e os princípios que sustentam

Leia mais

Aula 13. Para lembrar da criação e queda

Aula 13. Para lembrar da criação e queda Aula 13. Para lembrar da criação e queda 13.1 O ensino da Bíblia sobre a criação Deus é o autor de toda beleza, verdade e bondade Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra (Credo Apostólico)

Leia mais

LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACRIFÍCIOS NO SISTEMA MOSAICO O sistema mosaico de sacrifícios foi formalizado pelo próprio Senhor YAHWEH para indicar

Leia mais

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A LOCALIZAÇÃO DO ALTAR DE OURO O altar de ouro estava localizado no Lugar Santo defronte ao véu que dava acesso

Leia mais

LIÇÃO 6 - ÉTICA CRISTÃ E O SUICÍDIO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 - ÉTICA CRISTÃ E O SUICÍDIO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 - ÉTICA CRISTÃ E O SUICÍDIO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SUICÍDIO COMO FATO SOCIAL O Suicídio considerado por muitos como uma fato social sempre ocorreu em todas as sociedades

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

LIÇÃO 2 - O CARÁTER ÉTICO DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - O CARÁTER ÉTICO DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - O CARÁTER ÉTICO DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade reflete o caráter de Deus para o seu próximo revelando no

Leia mais

LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL

LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência com os ritos de sacrifícios,

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONFLITOS FAMILIARES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONFLITOS FAMILIARES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONFLITOS FAMILIARES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ORIGEM DOS CONFLITOS FAMILIARES TRANSFERÊNCIA DE CULPA OBJETIVA A GLÓRIA É DE DEUS I O GRANDE PROBLEMA OS MALES DOS ÚLTIMOS

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

LIÇÃO 10 PRECISAMOS DE VIGILÂNCIA ESPIRITUAL

LIÇÃO 10 PRECISAMOS DE VIGILÂNCIA ESPIRITUAL LIÇÃO 10 PRECISAMOS DE VIGILÂNCIA ESPIRITUAL PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS VIRÁ BUSCAR A SUA IGREJA Muitas pessoas se afastam do Senhor ou não querem saber de Deus por causa da incredulidade

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem.

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Lição 12 para 16 de setembro de 2017 Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Este pensamento surge da ideia de não estar sob a lei ( Mas se sois guiados

Leia mais

LIÇÃO 11 A LÂMPADA ARDERÁ CONTINUAMENTE. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 11 A LÂMPADA ARDERÁ CONTINUAMENTE. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 11 A LÂMPADA ARDERÁ CONTINUAMENTE Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A LUZ DO SENHOR YAHWEH O candeeiro de ouro iluminava o Lugar Santo para a percepção de uma grande luz pelos israelitas

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

LIÇÃO 11 - VIVENDO DE FORMA MODERADA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 11 - VIVENDO DE FORMA MODERADA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 11 - VIVENDO DE FORMA MODERADA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AUTOCONTROLE DOS DESEJOS CARNAIS A temperança como fruto do Espírito Santo se caracteriza pela capacidade de uma pessoa em ter um

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Lição 6 para 11 de novembro de 2017

Lição 6 para 11 de novembro de 2017 Lição 6 para 11 de novembro de 2017 No capítulo 5 da epístola aos romanos, Paulo se dirige à origem do maior problema do homem (o pecado) e sua solução. Como se introduziu o pecado no mundo? Que solução

Leia mais

LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Como nos dias de Noé... E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37 Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Introdução 1 Um história amada por todos. Um

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O modelo organizacional de uma instituição traduz a sua capacidade ou não de realizar a sua missão

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais