MANUAL PRÁTICO DE SISTEMA CRESOL CORRETORA DE SEGUROS. Versão 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PRÁTICO DE SISTEMA CRESOL CORRETORA DE SEGUROS. Versão 1.0"

Transcrição

1 MANUAL PRÁTICO DE SISTEMA CRESOL CORRETORA DE SEGUROS Versão 1.0

2 2 SUMÁRIO 1 Glossário Conhecendo o site da HDI Seguros Cálculo de automóveis Efetivar proposta de automóveis Localizando/Recuperando cálculos Imprimir/Localizar proposta Conhecendo o site da Mapfre Cálculo de automóveis Calculo de caminhões Efetivar proposta de automóvel/caminhão Cálculo de Equipamentos Agrícolas Cálculo de Multirisco Rural Solicitando vistoria prévia de multirisco/equipamentos Efetivar proposta de Multirisco Rural / Equipamentos Conhecendo o site da Allianz Cálculo de Equipamentos Agrícolas Efetivar proposta de Equipamentos Agrícolas Cálculo de Multirisco Rural Propriedades Rurais Imprimir proposta ou cálculo Conhecendo o site da Liberty Seguros Cálculo de automóveis Efetivar proposta de automóveis Solicitando vistoria prévia de automóveis Localizando/Recuperando orçamentos ou Imprimindo Propostas Realizando calculo de residência Liberty Web Realizando calculo de Comercio e Serviços Liberty Web Efetivando proposta de Residência e Comércio e Serviços Web Liberty Affinity Residência Calculo Liberty Affinity Automóvel Funcionários e Cooperados...92

3 5.10 Efetivando Liberty Affinity Automóvel Funcionários e Cooperados Vida Affinity Vida Mais Tranqüila Cartão Proposta Prestamista Documentos Sinistro Prestamista Cartão Proposta Seguro de Vida Funcionários e Diretores Manual de Sinistro Dúvidas Frequentes Política de Concessão de Bônus Política de Concessão de Bônus Liberty

4 1 Glossário: 4 Apólice Contrato entre o segurado e a seguradora, que contém os detalhes da cobertura. Bônus Desconto que a seguradora dá ao segurado que oferece baixo risco (por exemplo, quem não sofreu acidentes nos últimos 12 meses) ou que renova a apólice. Cobertura compreensiva Seguro que garante contra perdas provocadas por incêndio, roubo ou furto, acidente provocado por outro motorista e danos provocados por terceiros. Corretor de seguros Intermediário entre seguradora e segurado. Por lei, o seguro tem de ser intermediado por um corretor. Franquia Valor que o segurado paga em caso de sinistro. A seguradora só paga indenizações superiores ao valor da franquia. Indenização Pagamento que o segurador faz ao segurado no caso de ocorrer um sinistro com prejuízos cobertos pela apólice. Perda total Avaria que impede o automóvel segurado de voltar a circular. Considera-se perda total a destruição representada por pelo menos 75% do valor do automóvel. Prêmio Valor pago pelo segurado à seguradora em troca da apólice. RCF Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa. Protege o segurado contra danos provocados a terceiros. Sinistro Ocorrência de um dano, roubo ou perda total no carro. Terceiro Vítima de um acidente provocado pelo segurado, pedestre ou motorista.

5 5 2 - Conhecendo o Site da HDI Seguros: 1º Passo Acessar: 2º Passo: Colocar no campo Login o seu CPF e no campo senha, a sua senha individual. 3º Passo: Clique em Ok. Em seguida o sistema vai abri conforme a página seguinte: Obs.: Desabilite os pop ups da página da internet, do contrário você não conseguirá navegar com opções plenas.

6 6 Essa é a tela principal da HDI Seguros, por aqui você vai conseguir consultar parcelas, apólices, recuperar ou fazer novas cotações de veículos, bem como fazer ou consultar sinistros de veículos; Clique para imprimir as propostas já realizadas Consulta relatório de parcelas vencidas e não vencidas. Consulta apólices emitidas Realiza calculo de endossos, bem como consulta os endossos já realizados Quadro de avisos Consulta Sinistros em andamento Quadro de aviso de descontos Cálculo de automóvel:

7 7 1º Passo: Clique em cotação / nova cotação Vai abrir a página seguinte: 2º Passo: Escolha o tipo de pessoa: PF ou PJ e preencha o CPF ou CNPJ. 3º Passo: Preencha o nome completo do segurado * 5º Passo: Escolha o produto: HDI Auto Perfil ou HDI Auto¹ 4º Passo: Preencha o e o telefone do segurado 6º Passo: Se for seguro novo colocar a vigência do dia da efetivação, se for renovação o dia do vencimento da apólice anterior. * O segurado deverá ser obrigatoriamente o dono do veículo. 1 HDI AUTO Caminhões e veículos leves sem perfil; (F-4000, VW , por exemplo) HDI AUTO PERFIL veículos de passeio ou pick-up s leves com perfil.

8 8 7º Passo: Preencha o modelo do veículo corretamente; o ano de modelo e fabricação 8º Passo: Confira a quantidade de passageiros e o combustível 9º Passo: Selecione a opção desejada, novo negócio ou renovação (HDI ou Congênere) 10º Passo: Informe o CEP de circulação e clique na tecla tab do teclado 7º Passo: Para localizar o modelo do veículo existe 2 opções, a 1ª é digitar o chassi do veículo no campo chassi e clicar em procurar, o sistema irá buscar os prováveis veículos para esse chassi (então é só clicar no modelo correto). A outra opção é digitar uma parte do nome do veículo, por exemplo: VW/Gol 1.0Mi Special 2P você pode digitar só gol e clicar em procurar irá abrir uma janela e é só clicar no modelo correto. 8º Passo: O sistema da HDI vai sempre colocar 5 passageiros, então sempre que necessário ajustar a quantidade de acordo com a capacidade do veículo. O combustível sempre irá aparecer bicombustível, então é necessário ajustar de acordo com o veículo. 9º Passo: Se o cliente estiver fazendo seu 1º seguro do automóvel, você deve clicar em novo negócio. Se o cliente estiver renovando uma apólice da HDI selecione a opção renovação HDI (automaticamente o sistema abrirá uma nova pergunta logo abaixo, solicitando a seguradora anterior, você digita hdi e clica em procurar, irá abrir uma nova janela e você escolhe a opção HDI Seguros S/A ). Se estiver renovando uma apólice de outra seguradora que não seja HDI, escolha a opção renovação de congênere (automaticamente o sistema abrirá uma nova pergunta logo abaixo, solicitando a seguradora anterior, você digita parte do nome da seguradora, por exemplo: Bradesco Seguros S/A digita-se bradesco e clica em procurar, irá abrir uma nova janela e você escolhe a opção Bradesco Seguros S/A, se preferir não digite nada no campo seguradora e clique procurar automaticamente o sistema irá listar todas as seguradoras e você escolhe a correta. 10º Passo: Digite o CEP de principal circulação do veículo e clique na tecla tab do seu teclado, o sistema irá copiar o CEP de circulação para o CEP de pernoite, se os dois forem os mesmos passe para o próximo passo, do contrário digite manualmente. Confira se os dados digitados estão corretos, do contrário, corrigir antes de prosseguir.

9 9 11º Passo: Informe os condutores do veículo, preenchendo o nome completo, nascimento, estado civil e tempo de habilitação. 12º Passo: se for necessário incluir mais condutores, clicar em adicionar condutor. 13º Passo: responder o questionário corretamente, marcando sim ou não 14º Passo: Informar se é locomoção diária ou para exercício do trabalho 11º Passo: Informar condutores que dirigem o veículo mais do que 85% do tempo total, ou seja, + que 1,5 dias por semana ou 55 dias no ano. Os condutores que tiverem 25 anos ou mais e que não dirige 1,5 dia por semana, não precisa constar no perfil. Caso o condutor tenha entre 17 e 24 anos e dirija até 1,5 dia por semana você deve colocar apenas no campo residentes ou dependentes (logo abaixo dos condutores); Obs.: Nesse caso deve-se constar esse condutor ou como condutor ou como residente, nunca nos dois. 14º Passo: O veículo de uso do trabalho é aquele emblemado ou utilizado para exercício do trabalho, por exemplo: Vendedores pracistas, advogados, veterinários, empresas que utilizam o veículo para entrega de mercadorias. Se o cliente utiliza o veículo apenas como meio de transporte até o local de trabalho, deve ser enquadrado como locomoção diária.

10 10 15º Passo: Informar tipo de cobertura 16º Passo: Informar as coberturas: Franquia, Fator de Ajuste, RCF Danos Materiais e Danos Corporais e App. 17º Passo: Selecionar as coberturas adicionais 18º Passo: Ajustar a comissão entre 10 e º Passo: Clique em calcular. 15º Passo: Selecionar cobertura compreensiva (seguro de casco + RCF) ou Exclusiva RCF (seguro apenas de 3º), depois dessa seleção o sistema irá automaticamente abrir os campos de coberturas disponíveis. 18º Passo: Depois de calculado o seguro de acordo com as necessidades do cliente Cresol, se for necessário ajustar o preço do seguro no Tx/a (%) ou seja, comissão. Importante: Depois de calcular irá aparecer o número da cotação no canto superior esquerdo, anote esse número ou imprima o cálculo, pois se for necessário entrar novamente no cálculo fica mais fácil procurar.

11 1.2 - Efetivar proposta 11 Depois de negociado o preço com o cooperado, conferido todos os dados do calculo, principalmente se os nomes dos condutores estão digitados corretamente e se o modelo do veículo está correto, siga os passos conforme abaixo: 1º Passo: Clique em criar proposta Na seqüência abrirá a página a seguir: 2º Passo: Preencha corretamente os dados pessoais do segurado: CPF, RG, data de expedição e órgão emissor. 3º Passo: Preencha corretamente o endereço do segurado.

12 Na seqüência baixe a barra de rolagem e aparecerá a seguinte tela: 12 4º Passo: Preencha placa, chassi e renavan. 5º Passo: Os campos cobertura provisória e n. vistoria, deixar em branco. 6º Passo: Preencha o número da apólice e o Código de Identificação CI. Conforme apólice anterior. 7º Passo: Clique na forma de pagamento desejada. 6º Passo: O número da apólice a ser renovada deve ser inserido entre os três campos disponíveis, não importando a distribuição ou ordem entre os campos. No campo beneficiário, logo abaixo do CI, deve ser declarado quando o veículo está alienado à alguém. Exemplo: Cresol Francisco Beltrão ou BV Financeira S/A. Se o veículo estiver quitado deixar esse campo em branco. 7º Passo: Caso seja escolhida a forma de pagamento cheque deve ser enviado para a Cresol Corretora todos os cheques referentes ao pagamento (inclusive a 1ª parcela). Caso seja escolhido boleto junto com a impressão da proposta já emite o 1º boleto com 7 dias corridos para o pagamento, os demais boletos seguem junto com a apólice dentro de aproximadamente 15 dias e com vencimento para até 37 dias corridos contados a partir da vigência da apólice. Caso seja escolhido a forma de pagamento débito em conta abrirá o campo para preenchimento do Banco, Agência, Conta Corrente e dia de vencimento (que poderá ser de até 7 dias a partir da vigência da proposta). Conforme página a seguir:

13 13 8º Passo: Informe os dados bancários para débito. 9º Passo: depois de tudo preenchido, clique em efetivar proposta. Após dar o comando para efetivar a proposta, se estiver tudo preenchido corretamente o sistema vai abrir uma nova janela como segue: 10º Passo: imprima 1 via da capa e 1 via dos itens 11º Passo: no caso de emissão no boleto, imprimir o 1º. 12º Passo: Cada proposta será composta de 1 via da capa e 1 via dos itens, sendo que o recomendável é imprimir 1 via da proposta para a cooperativa e 1 via para o cliente. 13º Passo: Colher assinatura do cliente em cada vida da proposta; 14º Passo: Avisar a Cresol Corretora do fechamento do negócio; 15º Passo: Em caso de renovação, mandar por ou fax cópia da apólice em renovação;

14 1.3 - Localizando / Recuperando um cálculo 14 Todo orçamento de seguro tem validade por 5 dias corridos, conforme escrito no rodapé do orçamento, por isso, dentro desse prazo será possível recupera-lo sem alteração de preço. Se quiser recuperar após 5 dias corridos e se houver mudança de mês possivelmente terá mudança no valor. Para localizar um orçamento, entre no site normalmente e na página principal siga os passos abaixo: 1º Passo: clique em cotação / buscar cotação. Após clicar no ícone buscar cotação aparecerá a seguinte página:

15 15 2º Passo: informe o n.º da cotação e clique em buscar no rodapé da página. No caso da ausência do número da cotação, também será possível buscar o orçamento pelos outros filtros, mas nesse caso um pouco menos precisos. Depois de fazer os filtros e clicar em buscar, aparecerá a seguinte página: 3º Passo: Clique em ira para a cotação. Na seqüência abrirá normalmente o cálculo realizado anteriormente Imprimindo/Localizando proposta:

16 Na página principal, clique no ícone proposta e em seguida busca proposta : 16 1º Passo: Clique em proposta / buscar proposta. Aparecerá a tela de filtros e deverá ser informado algum dado, o recomendado é informar o n.º da proposta, pois nesse caso a busca será mais rápida, se informado outro dado a busca também será possível. 2º Passo: Informe algum dado para filtro, de preferência o n.º da proposta. 3º Passo: Informe o produto: HDI Auto ou HDI Auto Perfil. Clique em buscar que está no rodapé da página e abrirá a página de impressão da proposta.

17 3 - Conhecendo o site da Mapfre: 17 1º Passo: Informe a Susep, Código Interno e Senha. 2º Passo: Clique em cálculo. Abrirá a página principal a seguir: Clique para fazer novas cotações. Clique para consultar cotações já realizadas. Clique para consultar as propostas já realizadas.

18 Realizando cálculos de automóveis 1º Passo: Clique em novas cotações / automóveis / auto mais on-line. Depois de escolher essa opção, abrirá a seguinte tela: 2º Passo: Informe o nome completo e o telefone do segurado 3º Passo: Informe o cpf e clique no tab no teclado. 4º Passo: Informe se é seguro novo ou renovação e o bônus atual. 3º Passo: Após inserir o cpf, aparecerá no canto superior direito um quadro carregando dados, conforme o exemplo acima. Nesse momento a seguradora fará as consultas necessárias no cpf para precificar o seguro.

19 19 5º Passo: Informe a marca, modelo e ano/modelo e clique em buscar. Aparecerá essa tela de busca: 6º Passo: Clique no modelo correto do veículo. 7º Passo: selecione a categoria tarifária, passeio nacional ou pick-up nacional 8º Passo: Informe se possui blindagem e o odômetro se o veículo for 0km.

20 20 9º Passo: Marque os opcionais do veículo. 10º Passo: Depois de preenchido todos os dados clique em salvar e depois fechar Depois de clicar em fechar, voltará para a página anterior: 11º Passo: Responda todas as perguntas corretamente.

21 21 12º Passo: Selecione as coberturas básicas que o cliente deseja contratar. 13º Passo: Para contratar as coberturas adicionais clique no ícone coberturas adicionais Abrirá a tela para escolher quais coberturas adicionais o segurado deseja: 14º Passo: Selecione as coberturas desejadas.

22 22 15º Passo: Escolha o grupo de afinidade Observe que no canto esquerdo tem uma opção chamada Grupo de Afinidade quando clicada abrirá 3 opções: COOP E CONJUG DA CRESOL / FUNC E DIR DA CRESOL / OPERAÇÃO SELO FENAUTO. 16º Passo: Informe a comissão desejada entre 10% e 25% no campo operação. 17º Passo: Clique em calcular e aparecerá o valor do seguro Caso queira aumentar ou baixar o preço do seguro é só alterar a operação para mais ou para menos.

23 3.2 Realizando cálculo de Caminhão 23 1º Passo: Clique em Automais Caminhão Online Obs.: O sistema de cálculo é idêntico ao seguro Automais Online, portanto, as regras e procedimentos são os mesmos.

24 Efetivar proposta de automóvel e/ou caminhão: 1º Passo: Clique em proposta e abrirá uma nova tela 3º Passo: Informe placa, chassi, cor e renavan do veículo 2º Passo: selecione o kit apólice kit convencional 4º Passo: Informe em nome de quem esta o veículo, beneficiário e nº da nota fiscal se for o caso

25 25 5º Passo: Informe o número da apólice, coligada, CI, final vig. da apólice anterior. 6º Passo: Clique em gravar e depois avançar. 5º Passo: O código da Coligada coloque 0. Se todos os dados estiverem preenchidos corretamente a tecla avançar vai habilitar, então clique nela para avançar a tela. 7º Passo: Preencha todos os dados pessoais, endereço e telefone.

26 26 8º Passo: Escolha a forma de pagamento e clique em efetivar. Se todos os dados estiverem preenchidos corretamente o sistema habilitará a tecla efetivar. Após efetivar o cálculo ver a necessidade de fazer vistoria prévia. Imprimir a proposta clicando no ícone imprimir. Avisar a Cresol Corretora sobre o fechamento do negócio.

27 3.4 - Cálculo de Equipamentos (trator, plantadeira, colheitadeira, etc.) 27 Na página principal da Mapfre acesse: 1º Passo: Clique em novas cotações / seguros gerais / riscos diversos equipamentos Aparecerá a seguinte tela: 2º Passo: Selecione o tipo de cálculo: anual ou pró-rata. 3º Passo: Selecione órgão público: sim ou não. Acerte a vigência 4º Passo: Informe a operação (comissão) pode ser de 10 à 40.

28 28 5º Passo: O campo % fator deixar em branco sempre. 6º Passo:Informar o nome completo e o telefone do segurado 7º Passo: Clique em inserir itens. Após clicar em novo item aparecerá a tela a seguir: 8º Passo: Selecione o tipo de risco (trator, plantadeira, arado, etc.) 9º Passo: Informe se é seguro novo ou renovação da Mapfre 10º Passo: Informe o CEP do segurado e clique no tab do seu teclado 11º Passo: O campo multiplicador de franquia deverá ser sempre 1. 10ºPasso: após informar o CEP da cidade do segurado, aparecerá automaticamente no campo UF e cidade os dados respectivos.

29 29 12º Passo: Informe a utilização do equipamento 13º Passo: Informe o valor real do equipamento e o ano de fabricação 15º Passo: Informe o beneficiário se for o caso (conforme explicado no passo 12) 14º Passo: Informe a marca / modelo e número de série ou chassi 16º Passo: Depois de tudo preenchido clique em fechar 12º Passo: A utilização poderá ser: Não agrícola, Agrícola sem financiamento (equipamento quitado ou sem reservas) nesse caso deixar o campo beneficiário em branco, Agrícola Financiado por Instituição Privada (Banco Bradesco, Cresol, CredSol, CredLuz, etc.) ou Agrícola Financiado por Instituição Pública (Banco do Brasil, BNDES, BRDE). Obs.: em nenhuma hipótese poderá ser declarado o segurado como beneficiário dele mesmo, ou seja, não poderá ser declarado Agrícola Financiado por Instituição Privada ou Pública e colocado o nome do segurado como beneficiário. Nem mesmo Agrícola Sem Financiamento ou Não Agrícola e o nome do segurado como beneficiário. Todas essas situações estão incorretas. 13º Passo: O equipamento deverá ser segurado sempre pelo valor real de mercado, em alguns casos os equipamentos ganham subsídios governamentais na aquisição, por exemplo: no Programa Mais Alimentos os tratores tem valor real R$ ,00 com subsídio o associado compra por R$ ,00, nesse caso o valor que deverá ser segurado é o R$ ,00, já que se houver uma perda total do equipamento ele não conseguirá novamente o subsídio para substituir o bem.

30 30 17º Passo: Responda todas as perguntas e clique em fechar Obs.: A 1ª pergunta diz assim: O equipamento poderá ser cedido a terceiros durante a vigência do seguro? Ou seja, se o equipamento é de uso comunitário ou de várias famílias diferentes. Quando o uso for entre pais, filhos, irmãos e empregados deverá ser respondido não para esse questionamento. 18º Passo: Selecione as coberturas e valores que o segurado quer e clique em fechar Para a cobertura de Dano Elétrico é recomendável a contratação de no mínimo 10% do valor do bem. Automaticamente o sistema voltará para a página inicial.

31 31 20º Passo: Se neste campo aparecer a mensagem vistoria prévia obrigatória ou se o equipamento tiver mais e 2 anos de fabricação é necessário solicitar vistoria 19º Passo: Clique no botão calcular e aparecerá o valor do seguro Obs.: Sempre após calcular aparecerá as formas de pagamento disponíveis para a cotação. Caso queira imprimir o calculo é só clicar no ícone imprimir e o sistema vai abrir o campo para impressão. Caso queira efetivar o cálculo clique no ícone proposta. A mapfre salva automaticamente todos os cálculos, ou seja, se sair do sistema neste momento o cálculo já está salvo. Se for necessário solicitar a vistoria, siga os passo conforme abaixo:

32 3.5 - Cálculo de Multirisco Rural (aviário, pocilgas, barracões) 32 Na página principal: 1º Passo: Clique em novas cotações / seguros gerais / multirisco rural. Abrirá a página de cálculo: 2º Passo: Informe tipo de cálculo anual. E a vigência do seguro. 4º Passo: Informe o nome e o telefone do segurado. 3º Passo: Informe a operação (comissão) que pode ser de 10% ate 40%. O campo % fator sempre fica em branco. Obs.: No cálculo de multirisco na Mapfre você enquadrará a propriedade com a atividade principal, exemplo: Quer fazer seguro dos aviários, vai enquadrar como avicultura carne ou ovo e vai somar todos os valores segurados do prédio e todos os valores segurados de conteúdo e vai inserir como será explicado na seqüência.

33 33 5º Passo: Informe o CEP de residência do segurado e clique no tab. 6º Passo: Selecione o tipo de risco. Ex. avicultura, bovinocultura, suinocultura. E se é seguro novo ou renovação Mapfre 7º Passo: O campo multiplicador de franquia sempre será 1. Na seqüência clique no ícone da lupa em dados do risco Aparecerá uma nova tela: 8º Passo: Responda todas as perguntas corretamente e clique em fechar. Abrirá a página a seguir:

34 34 9º Passo: Informe os valores das coberturas globais para todos os itens. 10º Passo: Depois de preencher todas as coberturas clique em fechar

35 35 11º Passo: Clique em calcular e aparecerá o prêmio. Caso queria mexer no preço do seguro, altere a operação (comissão) para mais ou para menos até fechar negócio com o cliente. Observe que em vermelho no canto inferior esquerdo apareceu a mensagem Atenção: Inspeção Obrigatória. Nesse caso para fechar a proposta é necessário solicitar a vistoria. Para imprimir o orçamento clique no ícone imprimir.

36 3.6 - Solicitando vistoria de equipamentos ou multirisco rural: 36 1º Passo: na tela inicial clique em voltar 2º Passo: Clique em serv técnicos / VP massificados / solicitação

37 Abrirá a página da solicitação: 37 3º Passo: Informe o seu telefone e nome 4º Passo: Informe a ID Interna º Passo: Informe os demais dados do cliente 6º Passo: Informe todos os dados do equipamento ou das benfeitorias 7º Passo: Após todos os dados preenchidos clique em enviar 6º Passo: Informe todos os dados do equipamento, exemplo: Trator Agrícola Marca Massey Fergusson Modelo 275 4X4 n.º de Série: Ano de Fabricação Se forem benfeitorias: 1 Aviário prédio R$ ,00 conteúdo R$ ,00 1 pocilga prédio R$ ,00, ou seja, nesse campo deverá ser descrito os bens com o máximo de detalhes possíveis. 7º Passo: Após clicar em enviar aparecerá o código da vistoria, anote esse número porque no momento da efetivação da proposta será necessário.

38 Efetivar a proposta de multirisco ou equipamentos: depois de clicar em efetivar aparecerá essa tela. 8º Passo: Selecione kit de apólice convencional 9º Passo: Preencha todos os dados pessoais 10º Passo: Informe a atividade do segurado sempre que for pessoa física 11º Passo: Informe endereço completo do segurado, RG, órgão expedidor e data de expedição 12º Passo: Atividade do Segurado sempre que for Pessoa Jurídica 13º Passo: Depois de todos os dados preenchidos clique em próximo

39 39 Abrirá a seguinte página: 14º Passo: Clique nas 2 setas de cada item da proposta par descrever os bens. Se estiver efetivando um equipamento após clicar nas setas abrirá a seguinte página: 15º Passo: Clique nesse campo ou preencha manualmente os dados 16º Passo: Informe o número da inspeção e apólice anterior se necessário Depois de gravado é só fechar essa telinha e voltará para a página anterior. 17º Passo: Clique no ícone do disquete para gravar. Se estiver tudo certo e aparecerá essa mensagem

40 40 Se estiver efetivando um multirisco após clicar nas setas abrirá a seguinte página: 16º Passo: Informe o número da inspeção se necessário 15º Passo: Clique nesse campo ou preencha manualmente os dados. Informe o nome da propriedade. 17º Passo: Clique em novo item e insira item por item segurado. Indicando Que tipo de prédio, Is Unitária e Quantidade, na seqüência clique em salvar. 17º Passo: Nesse campo deverá ser descriminado todos os itens que desejam cobertura, ou seja, se houver 2 aviários, na tela das coberturas será declarado a cobertura global (total) e nessa tela você deverá declarar o valor unitário por aviário em separado. Mesma regra aplica-se no conteúdo e nos animais. Após declarado todos os itens clique em salvar e fechar essa telinha e voltará na tela anterior. Essa última parte é igual para o Multirisco e os Equipamentos:

41 41 19º Passo: Preencha os dados bancários e clique em salvar e depois em fechar 18º Passo: Escolha a forma de pagamento: Ficha vinculada ou débito em conta 18º Passo: Caso escolhida a opção débito em conta, abrirá a janela para preenchimento dos dados bancários. 21º Passo: Se estiver tudo certo aparecerá a mensagem de proposta efetivada com sucesso 20º Passo: Após preencher todos os dados clique em efetivar Após efetivada a proposta é só imprimir clicando no ícone imprimir e avisar a Cresol Corretora da efetivação da proposta.

42 4 - Conhecendo o site da Allianz 42 1º Passo: Acesse o site: 2º Passo: Para acessar a área de seguros clique no ícone Allianz Net 3º Passo: Informe sua senha e seu login pessoal e clique em go.

43 43 Abrirá a tela da escolha da Sucursal 4º Passo: Clique no n.º na linha Filial Cascavel. 4.º Passo: Obrigatoriamente será necessário clicar no código 09260, pois, do contrário o sistema não abrirá de maneira correta. 5º Passo: clique em Ferramentas e Allianz Kit Web Equipamentos Agrícolas

44 4.1 - Cálculo de Equipamentos: 44 6º Passo: Selecione a opção calculo e calculo de seguro Equipamento Agrícola Abrirá a seguinte tela: 7º Passo: Clique em inserir para inserir os itens segurados

45 45 8º Passo: Selecione o tipo de equipamento e local de utilização 9º Passo: Informe o tipo de financiamento, beneficiário e vencimento do contrato se for o caso 10º Passo: Informe se é renovação ou seguro novo, IS Básica e origem do equipamento 9º Passo: Caso o beneficiário seja a Cresol, selecione a opção Adquirido através de Financiamento da Concessionária/Revenda no campo financiamento, no campo beneficiário selecione a opção outros e escreva manualmente o nome da cooperativa no campo que abrirá ao lado (conforme exemplo acima). Se o beneficiário for outra entidade fazer a seleção normalmente dentro do enquadramento. 11º Passo: Informe ano de fabricação, marca, modelo e n.º de série. 12º Passo: Informe o múltiplo de franquia e cidade de risco. 13º Passo: Informe as coberturas desejadas e clique em calcular/gravar

46 12º Passo: O múltiplo de franquia de preferência selecione 01-Básica º Passo: Depois de inserido o item ele aparecerá no campo itens 15º Passo: Ajuste a comissão entre 10% e 40% e clique em calcular 14º Passo: Se quiser inserir mais itens na mesma apólice é só clicar em inserir e repetir o procedimento anterior. Depois de calculado aparecerá o valor total e todas as formas de pagamento:

47 47 Para salvar a cotação: 16º Passo: Quando clicado em gravar o sistema pedirá para selecionar um cliente, clique em sim 17º Passo: clique em novo para inserir um novo cadastro de cliente

48 48 18º Passo: Preencha todos os dados do cliente. 18º Passo: Todos os campos em amarelo são de preenchimento obrigatório. Se o endereço do cliente for na zona rural, geralmente colocaríamos dessa forma: Linha São Sebastião, s/n, Zona Rural, Planalto Pr. Mas dessa maneira na Allianz dá um erro na transmissão, então a maneira correta de preencher o endereço é: Linha São Sebastião, 001, Zona Rural, Planalto Pr, ou seja, apenas o número da residência foi alterado para º Passo: Se o cliente quiser fazer no débito em conta, preencha aqui os dados bancários. Observe o n.º conforme comentado antes.

49 49 Depois de todos os dados preenchidos clique me salvar no final da página, e voltará para a página anterior. Observe o nome do cliente agora aparece aqui. 20º Passo: Clique em gravar novamente. Agora seu cálculo foi gravado, se necessário entrar depois para imprimir ele estará salvo. Após gravar o cálculo os botões imprimir e efetivar cálculo irão habilitar.

50 4.2 - Efetivar a proposta de equipamento 50 Para efetivar clique na tecla efetivar proposta e abrirá a seguinte página: 1º Passo: O sistema vai puxar os dados preenchidos no cadastro do cliente, confira se está correto. 2º Passo: Selecione a forma de pagamento desejada pelo segurado. 3º Passo: Depois de todos os campos preenchidos, clique em gravar proposta 2º Passo: Se o cliente quiser pagar a 1º parcela com boleto pra 10 dias, selecione a opção ficha vinc ai você consegue imprimir o 1º boleto junto com a proposta. Caso seja escolhido o 1º pagamento no boleto este virá junto a apólice. Depois de clicado em gravar proposta abrirá uma nova tela:

51 51 Para concluir a efetivação da proposta, ainda falta transmitir: 4º Passo: Clique no ícone transmitir. Abrirá uma nova tela: 5º Passo: clique em gerar e depois em transmitir Se estiver tudo preenchido corretamente a proposta será transmitida.

52 4.3 - Cálculo de Multirisco Rural (aviários, pocilgas, barracões, etc.) 52 No menu principal: 1º Passo: No menu calculo, selecione calculo de seguro Propriedades Rurais Abrirá uma nova tela: 2º Passo: Clique em inserir para adicionar itens na proposta. Atenção: Na Allianz Propriedades Rurais é necessário inserir item por item, ou seja, se houver 3 aviários é necessário inserir o 1º, depois inserir o 2º e na seqüência o 3º.

53 53 3º Passo: Selecione o tipo de construção e a importância segurada desse prédio. 5º Passo: Na linha das coberturas clique no ícone incluir 4º Passo: Para inserir o conteúdo, clique no ícone +, selecione o tipo de conteúdo e o valor. 6º Passo: Selecione as coberturas desejadas e na linha do questionário clique em incluir Depois de clicar em gravar, abrirá uma nova nela:

54 54 7º Passo: Responda todas as perguntas do questionário e clique em gravar Depois de clicar em gravar voltará para a página anterior: 8º Passo: Clique em calcular. Após calcular aparecerá a seguinte tela:

Sistema Auto Frota. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A.

Sistema Auto Frota. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. Sistema Auto Frota Itaú Seguros de Auto e Residência S.A Como Acessar Acesse o Portal do corretor www.itauseguros.com.br/portal, no caminho: Home> Meus Negócios> Cotações e Propostas> Auto Frota> Cotação

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio.

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso

Leia mais

O SEU PROCESSODE SINISTROS

O SEU PROCESSODE SINISTROS O SEU PROCESSODE SINISTROS O SEU PROCESSO 1. Abertura 1.1. Entre em contato com a seguradora para realizar a abertura do sinistro (portando DOCUMENTO DO VEÍCULO + CNH) ou se preferir ligue para a gente

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES Clientes No cadastro de clientes, insira as informações obtidas sobre todas as pessoas físicas ou jurídicas que compraram seguro através da corretora ou ainda

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03 2011 Versão 03 Web Empresas Agemed Saúde S/A. Esse documento tem como objetivo orientar as empresas contratantes do plano de saúde Agemed a utilizarem o ambiente Web para realização de movimentações cadastrais

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

PROSEG ADMINISTRADORA E CORRETORA DE SEGUROS LTDA. MANUAL SISTEMA MULTICÁLCULO

PROSEG ADMINISTRADORA E CORRETORA DE SEGUROS LTDA. MANUAL SISTEMA MULTICÁLCULO PROSEG ADMINISTRADORA E CORRETORA DE SEGUROS LTDA. MANUAL SISTEMA MULTICÁLCULO Versão 2013 Índice Introdução... 3 Login e Senha... 3 Calcular Seguro... 4 Seguradoras Parceiras... 4 1. Dados do Segurado...

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

Manual Operacional do Plenoweb

Manual Operacional do Plenoweb Manual Operacional do Plenoweb 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 2.1. Requisitos Mínimos...4 2.2. Tela inicial...4 2.3. Menus...5 3. Cadastro de Pessoa...7 4. Cadastro de Cotas...9 5.

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE MANUAL WEB SITE CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE www.brasilcard.net Solicite agora o seu Cartão! Conheça todas as vantagens de possuir o cartão sem complicação. Clique e confira! Seja um Credenciado!

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2015 Editor, ler com atenção as orientações informadas neste manual. Informamos que documentação preenchida incompleta e/ou que não atenda as normas da Agência

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS Serviço de Segurança contra Incêndio MANUAL DO USUÁRIO versão atualizada em novembro de

Leia mais

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas

ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota. 2 - Cadastros da Frota. 3 - Abastecimento de Bens. 4 - Cadastro de Bombas 1 2 ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1 - Bens Móveis - Frota 04 2 - Cadastros da Frota 07 3 - Abastecimento de Bens 11 4 - Cadastro de Bombas 14 5 - Abastecimento de Bombas 15 6 - Abertura de Chamados

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Soluções deste Estado e depois clique em Seja consultor e/ou instrutor.

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Frotas. Perguntas Frequentes E&L Controle de Frotas Perguntas Frequentes 1. Quando ocorre a integração com o patrimônio e no cadastro de veículos na aba patrimônio o veículo não aparece, qual o procedimento a ser feito para que o

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRÉ CADASTRO DOS CONTRATOS VENDIDOS NO BALCÃO

INSTRUÇÕES PARA O PRÉ CADASTRO DOS CONTRATOS VENDIDOS NO BALCÃO INSTRUÇÕES PARA O PRÉ CADASTRO DOS CONTRATOS VENDIDOS NO BALCÃO Acesso: digite o CNPJ 02338268000163, seu login e senha no site da UNIODONTO, campo específico: Ou: Clique em Contratos, código de interesse,

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

Satisfação do Cliente

Satisfação do Cliente Transparência Otimização de Tempo Geração de Negócios Satisfação do Cliente Integridade Otimização de Tempo Geração de Negócios Transparência Satisfação do Cliente Transparência Otimização de Tempo Integridade

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

Sistema de Prestação de Contas Siprec

Sistema de Prestação de Contas Siprec Sistema de Prestação de Contas Siprec Manual de Utilização Perfil Beneficiário Versão 1.3.4 Agosto de 2013 1 SUMÁRIO Manual do Usuário... 3 1. Objetivo do manual... 3 2. Sobre o sistema... 3 3. Quem deve

Leia mais

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER O acesso ao Portal deve ser feito através do site da Mueller sendo www.mueller.ind.br. Logo abaixo, o posto deverá clicar no rodapé da página em Intranet/Extranet.

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 1 ACESSO EXCLUSIVO PARA SUBSEÇÕES 1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL E IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.3 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 2.1 IMPRESSÃO RÁPIDA DE ANUIDADE

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE

1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 1 ACESSO EXCLUSIVO PARA SUBSEÇÕES 1.1 EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS 03 1.2 CONSULTA CADASTRAL 10 1.3 IMPRESSÃO DE BOLETOS 12 1.4 RENEGOCIAÇÕES 15 2 FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO SITE 2.1 IMPRESSÃO RÁPIDA DE

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Passo a Passo do Sistema de Cobrança do Banco do Nordeste

Passo a Passo do Sistema de Cobrança do Banco do Nordeste P á g i n a 1 Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Passo a Passo do Sistema de Cobrança do Banco do Nordeste P á g i n a 2 INTRODUÇÃO I. Acessando o Sistema O Sistema de Cobrança Eletrônica para

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

primeiro acesso; dígitos da senha; FAQ AllianzNet 2.0

primeiro acesso; dígitos da senha; FAQ AllianzNet 2.0 FAQ AllianzNet 2.0 1. Como encontro os tutoriais disponíveis no portal? Acesse o portal AllianzNet com a sua SUSEP de 9 dígitos e a senha cadastrada; No menu lateral esquerdo, clique na opção All Info

Leia mais

Multas. Ordem de Serviço. Sinistro. Estoque

Multas. Ordem de Serviço. Sinistro. Estoque Multas Orçamento Manutenção Ordem de Serviço Sinistro Abastecimento Plano de Manutenção (Revisão) Estoque Comece o cadastro de Multas clicando em Incluir, depois coloque a data e horário do momento da

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Sistema Auto Empresas

Sistema Auto Empresas Sistema Auto Empresas Itaú Seguros de Auto e Residência S.A Janeiro 2011 Como Acessar Acesse o Portal do Corretor (https://mais.itauseguros.com.br). Utilize a opção Cotação online para iniciar o cálculo

Leia mais

MANUAL SISTEMA WEB 1) BAIXANDO O SISTEMA NO SITE DA BELSINOS

MANUAL SISTEMA WEB 1) BAIXANDO O SISTEMA NO SITE DA BELSINOS MANUAL SISTEMA WEB 1) BAIXANDO O SISTEMA NO SITE DA BELSINOS Acessar o site www.belsinos.com.br Ir em Seja Cliente Clicar na Sistema de Operações Clicar em Baixar o aplicativo Baixar o instalador do WebFactoring

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1 MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB 1 Índice 1. Acesso ao Portal WEB... 2. Digitação de Contas Médicas... 2.1. Criação de Protocolo... 2.1.1. Digitação Contas... 2.1.1.1. Guia Consulta...

Leia mais

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Sumário Procedimento inicial para acessar o sistema na web... 3 Módulo Beneficiários... 3 1. INCLUSÃO DE MATRÍCULA ÚNICA, FAMÍLIAS E BENEFICIÁRIOS...4 Criar a Matrícula

Leia mais

Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto.

Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Orientações para aquisição de Bens Móveis Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Lembrando que a análise do seu

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor Consumidor.gov.br Usuário: Consumidor O Consumidor.gov.br permite ao consumidor registrar reclamações direcionadas às empresas cadastradas. Para conhecê-las, clique em Empresas Participantes. Para iniciar

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE

MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE ANS nº 34.600-4 AUTORIZADOR ON-LINE Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: 1 Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

TREINAMENTO SISTEMA RESERVE. Hospedagem

TREINAMENTO SISTEMA RESERVE. Hospedagem TREINAMENTO SISTEMA RESERVE Hospedagem ACESSO AO SISTEMA RESERVE Acesso: Intranet: Área do Empregado >> Viagens >> Site da BK2: www.lcc-bk2.com; Digitar o Login de usuário do Reserve; 2 Digitar a senha

Leia mais

1 Cadastre-se Mozilla Firefox. AQUI Esqueci a senha Login Senha. Esqueci a senha E-mail Login Enviar Solicitação OBS: Nome: Login: E-mail:

1 Cadastre-se Mozilla Firefox. AQUI Esqueci a senha Login Senha. Esqueci a senha E-mail Login Enviar Solicitação OBS: Nome: Login: E-mail: 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento, siga o passo a passo abaixo. Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. O sistema só irá funcionar perfeitamente se for acessado pelo

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1 Manual do Usuário Pré-Cadastro de Participantes 08.11.2004 Versão 1.1 Índice 1. Introdução ao Pré-Cadastro...3 1.1. Pré-Cadastro de pessoa Física...3 1.1.1. Termo...3 1.1.2. Dados de identificação...4

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS LOJISTA ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando o Nome

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

INTRODUÇÃO. Assim, a Marítima disponibiliza nesse comunicado algumas dicas para agilizar os processos de análise de risco de proposta. DICAS!

INTRODUÇÃO. Assim, a Marítima disponibiliza nesse comunicado algumas dicas para agilizar os processos de análise de risco de proposta. DICAS! INTRODUÇÃO Prezado corretor, Tendo como princípio o bom atendimento e a prestação de serviço com qualidade, a Marítima Seguros frequentemente revisa seus processos, desenvolve e aperfeiçoa os diversos

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais