SERVENTE Dezembro de 2010.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVENTE Dezembro de 2010."

Transcrição

1 SERVENTE Dezembro de 2010.

2 2 SUMÁRIO 1 RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS HIGIENE CORPORAL E VESTUÁRIO NO TRABALHO LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DE AMBIENTES Limpeza e conservação de móveis, utensílios e objetos de decoração Limpeza de vidros, carpetes, espelhos, superfícies de madeira e pisos LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DA COZINHA Limpeza da cozinha Organização da cozinha Lavagem da louça Fogões Microondas, Forno elétrico e Lava louças Geladeiras Exaustor LIMPEZA DE ROUPAS LIMPEZA DE BANHEIRO LIMPEZA DO PISO LIMPEZA: ASPECTOS GERAIS DICAS DE SEGURANÇA... 12

3 3 1 RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS O servente deve sempre buscar um bom relacionamento com todas as pessoas que trabalham em seu ambiente, sem ser íntimo com ninguém, ou seja, procurar não ter intimidades com as pessoas a quem ele serve. O atendimento e o bom relacionamento com todas as pessoas são fundamentais para o servente manter seu serviço e elevar seu conceito profissional. O cumprimento diário - bom-dia, boa-tarde, boa-noite - e o uso das palavras mágicas - com licença, por favor, e obrigado - são caminhos para um relacionamento cordial e educado. 2 HIGIENE CORPORAL E VESTUÁRIO NO TRABALHO O banho diário é uma exigência mínima para qualquer pessoa que trabalhe muitas horas por dia em afazeres diversos, como os de um servente. Em dias de muito calor, o indicado é tomar mais que um banho. Alguns cuidados que o profissional deve ter: Cuidado com as unhas - sempre curtas e limpas; O cabelo bem curto ou amarrado; Não se esquecer de usar desodorante após o banho ou quando estiver transpirando. Um servente deve evitar: Usar jóias e bijuterias; Unhas pintadas com esmalte chamativo; Uso de roupas provocantes; Uso de perfumes.

4 4 Nas empresas onde é fornecido uniforme, o servente deve zelar para que este esteja sempre limpo e bem passado. Deve lembrar-se também que uniforme não é traje de festa, tem como vantagem economizar a própria roupa e, além do visual, a identificação funcional e a segurança. 3 LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DE AMBIENTES No local de trabalho do servente, a organização e o planejamento do trabalho são fatores fundamentais para o sucesso do trabalhador. A seguir apresentamos algumas orientações gerais. 3.1 Limpeza e conservação de móveis, utensílios e objetos de decoração Na limpeza de móveis deve-se levar em consideração que cada tipo de móvel requer um tratamento especial na limpeza e conservação, dependendo do material com o qual foi fabricado. Nos móveis de madeira nunca deve ser passado álcool, e sim, um pano levemente úmido e completada a limpeza com produtos especiais para brilho em madeira (cera especial para móveis). Já nos móveis de fórmica, o uso do álcool é indicado. Utensílios e objetos de decoração devem ser limpos com pano úmido. 3.2 Limpeza de vidros e espelhos; cortinas, tapetes e carpetes; superfícies e pisos A limpeza de vidros e espelhos deve ser realizada durante o dia, onde a sujeira é mais visível. Vale lembrar que vidros e espelhos são peças delicadas, por isso sempre que possível utilize apenas um espanador para retirar a poeira. Mas, se o objeto estiver muito sujo, empoeirado ou engordurado passe antes um papel, que pode ser do tipo absorvente ou uma folha de jornal. Depois, use um pano macio, limpo e úmido, dos que não soltam fiapos, embebido com água, multiuso (limpa-vidro) ou passe álcool utilizando papel macio para o brilho final.

5 5 Nos casos de sujeira aderente, uma passada de esponja de aço fino pode resolver. É importante lembrar que nunca se deve jogar água em cima do espelho, porque poderá manchá-lo. Manchas também podem aparecer se os vidros forem lavados ao sol. Os produtos recomendados são sabão e detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. Produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária devem ser evitados sempre, porque são extremamente danosos ao espelho. Na hora de aplicar o produto, vale a mesma dica da água, nunca borrife líquidos diretamente no espelho, use um pano. Qual a maneira certa de limpar cortinas, tapetes e carpetes? A melhor opção para os três casos é usar o aspirador de pó. A cortina deve ser aspirada a cada 15 dias e lavadas duas vezes por ano, ficando de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes; a primeira após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido. No dia seguinte, para finalizar, lave a cortina na máquina selecionando o programa para peças delicadas. Após a lavagem, seque na sombra. Caso sua cortina seja de fibra natural, use apenas o aspirador. No caso das persianas, prefira um espanador e procure lavar a cada dois anos, mas em uma empresa especializada. Lavar cortinas separadamente de outros artigos, retire os puxadores antes de lavar. Quanto aos carpetes, além de aspirá-los uma vez por semana e com mais frequência em área de muito tráfego, vale acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador para combater odores. Já os tapetes, necessitam de limpeza diária com o aspirador, pois ele retira toda poeira, areia e terra encontradas no tapete. Caso tenha derrubado alguma coisa que tenha manchado o tapete, absorva o que for possível com um pano, sem esfregar. Porém, se tiver caído algo sólido, use uma colher para retirar o que puder. Complete a limpeza do tapete com um pano limpo, água e algumas gotas de detergente neutro. Repita esse procedimento, trocando sempre o pano sujo, por um limpo.

6 6 Quando a mancha sumir, passe um pano com água e enxágue. Depois de seco, escove delicadamente os pelos da área tratada e o coloque novamente em seu lugar. Simples e prático! Como deve ser feita a limpeza dos pisos laminados? A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone. Uma vez por semana a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro em 1 litro d água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso. Nunca utilize material cortante ou abrasivo, cera ou enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de silicone. Os pisos laminados, assim como os pisos de madeira, porcelanatos, vinílicos ou de paviflex e assemelhados podem e devem ser limpos com um pano umedecido em água e sabão neutro. O que não se recomenda é o uso de água em abundância ou o uso de ceras, que promovem a formação de uma camada de gordura sobre o piso que irá dificultar sua limpeza. 4 LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DA COZINHA 4.1 Limpeza da cozinha A limpeza diária da cozinha, inclusive com higienização de pisos e paredes é uma necessidade e obrigação do servente de cozinha. Todos os equipamentos e utensílios devem ser lavados, quando forem utilizados, e guardados secos em seus devidos lugares. Os produtos químicos, detergentes e outros produtos de limpeza devem ser neutros e biodegradáveis.

7 7 As cubas e pias bem como saídas de água das pias (ralos) devem merecer cuidado especial, pois são locais de fácil contaminação. Os fogões e fornos devem ser rigorosamente limpos logo após a utilização. Os armários de cozinha devem permanecer limpos, forrados e fechados para evitar a entradas de insetos e poeira. 4.2 Organização da cozinha A cozinha é o local onde se deve desenvolver a capacidade de organização, tendo maior rendimento com menor esforço. O teto e as paredes devem merecer atenção, pois sempre ficam sujos de gordura. Os azulejos devem ser lavados com água morna e um pouco de detergente à base de amoníaco (Ajax, Veja, vinagre ou outros) para retirar a gordura. Em uma cozinha cada equipamento e cada utensílio devem ter seu lugar e logo após ser utilizado deve ser limpo e guardado. O piso da cozinha deverá ser antiderrapante e lavado todos os dias. 4.3 Lavagem da louça Para a limpeza da louça algumas dicas podem facilitar, economizar tempo, energia e água: Primeiramente retire a louça da mesa com o auxílio de uma bandeja para racionalizar caminhadas; Coloque junto a pia tudo que será necessário para lavar a louça: esponja, detergente, etc.; Separe os objetos por grupos; Antes de iniciar a lavagem passe um papel nas vasilhas engorduradas; Coloque todos os grãos e restos na lixeira para não entrar no ralo da pia; Ensaboe vários objetos primeiro e enxágue em água corrente, na seguinte ordem: copos, talheres, pratos, travessas, panelas, sempre do mais limpo para o mais sujo;

8 8 Enxágue com água quente, pois facilita a secagem, como também poupa panos de prato. Cuidado para não prejudicar o fio das facas, pois o uso de água quente tira o corte; Adquira o hábito de limpar e colocar tudo em seus devidos lugares. 4.4 Fogões Uma limpeza completa do fogão exige alguns cuidados. Retire e limpe os queimadores com água e detergente e/ou limão ou vinagre, se estiverem muito sujos, ferva-os numa mistura de água e sabão e algumas gotas de limão ou vinagre. Se os furinhos dos queimadores estiverem entupidos, desentupa com uma agulha grossa. Nunca com um palito. Também podem ser usados inúmeros produtos, à base de limão ou amoníaco, que não prejudiquem a pintura do fogão. Os visores das portas podem ser limpos com água e amoníaco. O forno se for muito utilizado e não for sempre limpo, com o mesmo procedimento acima, cria uma crosta de gordura difícil de ser removida, para isso existem produtos próprios, limpa fornos que são apropriados. Cuidado: normalmente são à base de soda. 4.5 Microondas, Forno elétrico e Lava louças Antes de iniciar a limpeza de equipamentos, alguns cuidados devem ser tomados: Desligue da tomada; Retire as peças; Lave-as separadamente com água e sabão neutro. Passe um pano limpo e úmido; Seque bem com uma flanela.

9 9 4.6 Geladeiras Para a limpeza interna de geladeira e freezer pode-se adotar os seguintes procedimentos: Sempre a primeira coisa a ser feita é desligar da tomada; Retire todos os alimentos e use um ventilador para degelar mais rápido; Limpe com água e sabão neutro (detergente) para evitar a permanência de odores; Use uma escova de dente para limpar nos cantinhos das grades; Passe um pano com saponáceo líquido no interior e nas das portas; Passe um pano úmido com água limpa e seque inclusive o congelador; Nas borrachas das portas esfregue uma esponja com detergente, enxágue bem e seque; Limpe a parte externa com água e detergente, passe água limpa e seque; Com uma flanela seca dê brilho no niquelado. Recoloque e organize tudo o que foi retirado; Ligue novamente, com cuidado, na tomada de energia. 4.7 Exaustor Primeiramente desligue da tomada e retire a tela metálica; Lave-a separadamente; Como é um aparelho que retém gorduras, requer uma limpeza mais pesada: água morna, vinagre, esponja de aço fina (bombril) e detergente à base de amoníaco; Lave novamente só com água limpa; Seque e coloque a tela; Se for necessário, troque o feltro.

10 10 5 LIMPEZA DE ROUPAS A lavagem das roupas também é uma atribuição do servente. Para obter eficiência na lavagem de roupas, deve-se ter um mínimo de conhecimento sobre os tipos de tecido, tipo de sabão adequado (em pó e líquido), uso correto da máquina de lavar, quantidade de sabão e amaciante para lavar determinada quantidade de roupas, tipos de roupas que podem e devem ser lavadas juntas e quais as que devem ser lavadas separadas. PERIGO: verifique se as peças soltam tinta antes de colocá-las na máquina. Para saber isso, o truque é umedecer o avesso da bainha da peça e pôr um tecido branco sobre ela. Passe com o ferro e, se o pano branco não manchar, o tecido não manchará as outras roupas. Caso o tecido solte tinta, lave a peça separadamente do restante das roupas e, na última água de enxágue, adicione um pouco de sal ou vinagre branco. Verifique e esvazie os bolsos de calças, blusas e casacos. Com isso, você evitará que canetas vazem ou papéis se dissolvam e estraguem as roupas; Evite sempre excesso de peças colocadas na máquina de lavar, isso aumenta o atrito entre elas, ocasionando desbotamento e desgaste do tecido. Recomendase nunca utilizar a capacidade total da máquina de lavar; Coloque água até o nível necessário, adicione o detergente e ligue a máquina para dissolver bem o detergente. Mergulhe por completo as roupas, uma a uma; Não coloque as peças dobradas na máquina de lavar. Os locais das dobras sofrem maior atrito, aumentando o desgaste do tecido nestas áreas; Não lavar os artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre entes tecidos provoca a formação de bolinhas (pilling).

11 11 6 LIMPEZA DE BANHEIRO O banheiro é uma das áreas da casa onde precisamos ter cuidado especial com a higiene. O ideal é que ele seja limpo todos os dias e lavado pelo menos uma vez por semana. Ao iniciar a limpeza do banheiro retire primeiro todas as toalhas e roupas que ali estiverem. Recolha o lixo. Comece pelos azulejos borrifando água sanitária nos rejuntes e deixando agir enquanto você limpa o armário, a pia, vaso sanitário, a lixeira, etc. Concluído isso, volte a limpar os azulejos escove e enxágue. Observação: Água sanitária (Q-Boa) mancha a roupa e também é tóxica, não aspire; Use sempre as luvas de proteção; Nunca use o mesmo pano para limpar o fogão e a pia do banheiro, por exemplo. 7 LIMPEZA DO PISO Existem diversos tipos de pisos. O chão é a parte da casa que requer maior cuidado. Para retirar a poeira quase todos os pisos se equivalem, mas para as manchas os processos variam de acordo com o tipo de piso. Alguns cuidados na limpeza do piso ao varrer: Evite levantar poeira utilize vassoura de nylon, com cerdas macias ou revestida com um pano. Para varrer trabalhe em faixas largas ao redor da peça; Impelir o lixo sobre os lados, nunca em direção dos pés; Juntar o lixo logo que seu volume seja apreciável; Varrer no sentido da madeira.

12 12 8 LIMPEZA: ASPECTOS GERAIS Ao iniciar as atividades de limpeza você deve fazer o seguinte: Retire os tapetes (se houver). Comece a limpeza sempre por cima. Limpe primeiro o teto da peça e os lustres. Retire as teias de aranha; use uma meia de nylon para colocar na vassoura, assim vai limpar melhor e não vai sujar as paredes. Limpe os quadros com pano levemente úmido. Afaste os móveis, limpe-os por trás e por baixo. Varra o chão. Limpe as janelas. Tire o pó dos móveis. Passe cera lustra móveis. Limpe as soleiras das portas e os peitoris das janelas. Limpe os trincos e fechaduras das portas. Lave o piso com pano úmido. Passe cera, se necessário, e nesse caso, deixe para lustrar no final. Coloque os tapetes no lugar e feche a peça. Existem várias maneiras de realizar uma boa limpeza. Dependerá de quem a contratou definir por onde quer que inicie e se quer que faça serviço completo peça por peça ou por etapas. Os tapetes devem ser escovados e batidos. Se estiverem com manchas, escove e esfregue com produto adequado sem encharcar o tapete e coloque para secar. 9 DICAS DE SEGURANÇA Alguns cuidados são muito importantes para o trabalhador servente no que se refere à segurança para o desenvolvimento de suas tarefas diárias. A segurança deve estar presente sempre a cada minuto todos os dias e em todos os trabalhos realizados. Algumas dicas são fundamentais e devem ser seguidas para evitar lesões ou doenças. Quando estiver realizando a higienização de sanitários, use sempre luvas impermeáveis para protegê-lo da ação de microrganismos existentes no ambiente. O uso de luvas deverá ser observado sempre na manipulação de detergentes e outros produtos químicos.

13 13 É importante que o servente use sempre calçado fechado e uniforme no trabalho para a proteção de seu corpo. Ao limpar equipamento elétrico ligado à tomada pergunte à pessoa que trabalha no local ou a seu superior imediato, se é possível desconectar o equipamento para a realização da tarefa. Caso contrário, não limpe próximo dos fios ou cabos elétricos para evitar o choque. Mantenha o local onde guarda os materiais e produtos para a limpeza sempre organizado. As embalagens que contenham produtos químicos devem estar devidamente identificadas e bem fechadas. Quando usar produtos químicos para a limpeza e higienização, certifique-se de que você está utilizando a diluição recomendada pelo fabricante. Nota importante: Terminada a limpeza, lave bem e coloque para secar os panos, deixe baldes e tudo o que você usou bem limpos, secos e nos devidos lugares. Este polígrafo foi organizado pela Coordenação do Campus da UNISC, com a utilização de material do FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador. Revisado em dezembro de CUIDE DAS COISAS E DE SI PRÓPRIO.

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DE MÓVEIS

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DE MÓVEIS MANUAL DE CONSERVAÇÃO DE MÓVEIS CONSERVANDO SEU MÓVEL WORK SOLUTION Seguindo as recomendações abaixo você manterá a funcionalidade e beleza do seu produto Work Solution por muito mais tempo. Por favor

Leia mais

Dicas de conservação e limpeza

Dicas de conservação e limpeza Dicas de conservação e limpeza No uso diário de seus armários, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto. Água Tome cuidado particular em torno da pia, do forno e dos

Leia mais

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos.

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue um rigoroso controle de qualidade com o objetivo de garantir a total satisfação dos nossos clientes. Para conservação do mobiliário

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA

Leia mais

Data de Vigência: Página 1 de 8. 1- Objetivo: Prevenir doenças e livrar o ambiente de pragas, insetos e roedores.

Data de Vigência: Página 1 de 8. 1- Objetivo: Prevenir doenças e livrar o ambiente de pragas, insetos e roedores. Data de Vigência: Página 1 de 8 1- Objetivo: Prevenir doenças e livrar o ambiente de pragas, insetos e roedores. 2- Aplicação: 3- Procedimentos: Este procedimento aplica-se a cozinha e refeitório. 3.1-

Leia mais

Cerâmicas e porcelanatos

Cerâmicas e porcelanatos Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira... De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos,

Leia mais

Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 6 Título do Procedimento: Limpeza concorrente e terminal da CME

Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 6 Título do Procedimento: Limpeza concorrente e terminal da CME Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 6 Freqüência em que é realizado: Diário/semanal/quinzenal/mensal Profissional que realiza: Auxiliar ou Técnico de Enfermagem e servidor da empresa terceirizada de

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO P O P

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO P O P PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO P O P P O P DEFINIÇÃO É uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma atividade. É um roteiro padronizado para realizar uma atividade.

Leia mais

Pisos de Madeira. Pisos de Cerâmica. Equipamentos. Equipamentos. Segurança. Vassoura Esfregão (se necessário) Pá de lixo Cesto de lixo

Pisos de Madeira. Pisos de Cerâmica. Equipamentos. Equipamentos. Segurança. Vassoura Esfregão (se necessário) Pá de lixo Cesto de lixo Pisos de Madeira 1. Varra bordas, cantos e atrás das portas. 2. Varra o restante do piso, começando de um lado da sala até o outro. Para pisos amplos, use um esfregão, sacudindo-o quando terminar. 3. Junte

Leia mais

Manual de Procedimento Operacional Padrão do Serviço de Limpeza

Manual de Procedimento Operacional Padrão do Serviço de Limpeza Univale Universidade Vale do Rio Doce DEC Departamento de Campo/Biossegurança Curso de Enfermagem Manual de Procedimento Operacional Padrão do Serviço de Limpeza Elaborado por: Enf Arilza Patrício Enf

Leia mais

ANEXO I METODOLOGIA DE REFERÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

ANEXO I METODOLOGIA DE REFERÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ANEXO I METODOLOGIA DE REFERÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1.1. Tarefa: Limpeza de MÓVEIS E EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA - limpar com pano úmido e remover pó e manchas das mesas, armários,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR ZV1000A (127V) ZV1000B (220V) Leia atentamente este Manual, antes de usar sua Enceradeira. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SAC: (11) 5660.2600

Leia mais

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos;

:: Sabão Líquido :: Em um balde ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água, mexendo por ceca de 5 minutos; :: Sabão Líquido :: Para fazer 30 litros Ingredientes: 1,5 litros de azeite (morno) ½ quilo de soda cáustica 1,5 litros de álcool líquido 1 litro de água (1ª etapa) 27 litros de água (2ª etapa) 2 colheres

Leia mais

MANUAL DE USO, CONSERVAÇÃO E GARANTIA DO PRODUTO

MANUAL DE USO, CONSERVAÇÃO E GARANTIA DO PRODUTO MANUAL DE USO, CONSERVAÇÃO E GARANTIA DO PRODUTO GARANTIA QUALIDADE No Manual de Uso, Conservação e Garantia do Produto você vai encontrar dicas e informações importantes para conservação dos produtos

Leia mais

Para ajuste de posição vertical da superfície e do tampo monitor utilizar as manivelas, observando o sentido correto de rotação.

Para ajuste de posição vertical da superfície e do tampo monitor utilizar as manivelas, observando o sentido correto de rotação. Manual do Produto Parabéns, Você acaba de adquirir um móvel RAVAD! Os móveis da RAVAD são especialmente projetados, desenvolvidos e montados a partir do resultado de pesquisas das tendências nacionais

Leia mais

Limpeza e Manutenção de Revestimentos Cerâmicos

Limpeza e Manutenção de Revestimentos Cerâmicos Manual Técnico Limpeza e Manutenção de Revestimentos Cerâmicos Manual Técnico Limpeza e Manutenção revisão julho/2015 1 Limpeza e Manutenção de Revestimentos Cerâmicos Revisão: Julho/2015 Este manual tem

Leia mais

Case de Treinamento de Empregada em Domicílio

Case de Treinamento de Empregada em Domicílio 1 Case de Treinamento de Empregada em Domicílio Treinamento de mensalista 2 Cenário: O empregador tem uma mensalista de muita confiança e amorosa, a empregada toma conta do bebê de 9 meses até início da

Leia mais

LIMPEZA MANUAL MOLHADA

LIMPEZA MANUAL MOLHADA GLOSSÁRIO LIMPEZA MANUAL ÚMIDA - Realizada com a utilização de rodos, mops ou esfregões, panos ou esponjas umedecidas em solução detergente, com enxágue posterior com pano umedecido em água limpa. No caso

Leia mais

Cozinhas Profissionais. e Execução de. Projetos. Manutenção e Limpeza

Cozinhas Profissionais. e Execução de. Projetos. Manutenção e Limpeza Manutenção e Limpeza Cozinhas Profissionais e Execução de Projetos Manutenção e Limpeza do Aço inox Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Através da limpeza adequada e rotineira

Leia mais

INFORMAÇOES TÉCNICA DOS SERVIÇOS

INFORMAÇOES TÉCNICA DOS SERVIÇOS INFORMAÇOES TÉCNICA DOS SERVIÇOS 3 - LIMPEZA E MANUTENÇÃO Informamos abaixo a forma correta de como proceder à limpeza profunda. Os equipamentos utilizados estão dimensionados de acordo com o tamanho do

Leia mais

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado.

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Aquecedor central Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Planeje seu uso e habitue-se a ligá-lo apenas o tempo necessário para que você

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

LOTE II. TERMO DE REFERÊNCIA Descrição Geral dos Serviços de Limpeza e Conservação

LOTE II. TERMO DE REFERÊNCIA Descrição Geral dos Serviços de Limpeza e Conservação 1. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS Os serviços de limpeza e conservação deverão ser realizados, conforme as seguintes especificações: ÁREAS INTERNAS 1.1. DIARIAMENTE, uma vez quando não explicitado. 1.1.1. Remover,

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO DE LIMPEZA HOSPITALAR

ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO DE LIMPEZA HOSPITALAR ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO DE LIMPEZA HOSPITALAR I- Introdução: A higiene e a ordem são elementos que concorrem decisivamente para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos profissionais, pacientes

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER:

SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE OS FATORES QUE MAIS CAUSAM AS QUEDAS PODEM SER: SEGURANÇA NA TERCEIRA IDADE As quedas tornam-se mais frequentes com o avançar da idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a maioria dos casos acontecem dentro de casa e são a

Leia mais

Cartilha do. Manipulador de Alimentos

Cartilha do. Manipulador de Alimentos Cartilha do Manipulador de Alimentos apresenta Cartilha do Manipulador de Alimentos Belezas naturais e lugares maravilhosos, assim é o turismo no Brasil, que se desenvolve a cada dia e ocupa um importante

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [ REV04 24112011 ] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Soninho Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Garanta que entre os colchonetes haja meio metro

Leia mais

Manual do Proprietário

Manual do Proprietário Manual do Proprietário Produtos A Salapronta possui uma rigorosa seleção de seus móveis, começando pela qualidade de madeiras maciças, placas de madeira, laminados e outros acessórios. Escolhendo sempre

Leia mais

Oferecemos também uma linha completa de acabamentos para pisos em madeira, como rodapés, cantoneiras e frontais para escadas.

Oferecemos também uma linha completa de acabamentos para pisos em madeira, como rodapés, cantoneiras e frontais para escadas. Ecopiso Ecopiso empresa com sede em Curitiba, produzindo pisos maciços pré acabados, com o que existe de melhor e mais moderno em padrões de cores e acabamentos de verniz. Oferecemos também uma linha completa

Leia mais

L R ECOLÓGICO. Conheça os produtos AMWAY HOME e faça parte de um Lar Ecológico.

L R ECOLÓGICO. Conheça os produtos AMWAY HOME e faça parte de um Lar Ecológico. Conheça os produtos AMWAY HOME e faça parte de um Lar Ecológico. Eles lhe permitirão cuidar da sua família e do meio ambiente, já que contêm Bioquest Formula, que é biodegradável, concentrada, dermatologicamente

Leia mais

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Antes de executar qualquer furação nas paredes, consulte a planta de instalações hidráulicas em anexo, para evitar perfurações e danos à rede hidráulica, bem como na impermeabilização. Não jogue quaisquer

Leia mais

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR

DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR DICAS COMBATE AO DESPERDÍCIO DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR ENERGIA ELÉTRICA NO LAR O consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil em virtude do desenvolvimento econômico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014 CARGO E UNIDADES: Auxiliar de Serviços Gerais (Macaíba) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 2 (duas) horas.

Leia mais

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA TRATAMENTO FÍSICO Consiste na remoção de todas impurezas físicas visíveis na água ou depositadas nas superfícies internas das piscinas, como por exemplo, as folhas, os insetos, poeiras, argila, minerais

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

4. O termo veemente tem o mesmo sentido de: 5. A respeito do locutor do poema, pode-se afirmar que:

4. O termo veemente tem o mesmo sentido de: 5. A respeito do locutor do poema, pode-se afirmar que: CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 Querem-me aqui todos mal, e eu quero mal a todos; eles, e eu, por nossos modos nos pagamos tal por tal. E querendo eu mal a quantos me têm ódio tão veemente,

Leia mais

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado.

Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. Veja a vantagem de ser um Empresário Amway. Entenda o quanto você vai economizar nas suas compras do supermercado. LOC Limpador Multiuso 1 litro R$22,96 de R$ 54,00 Multiuso Limpeza Pesada 500 ml 20 x

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÀSICAS DE HIGIENE PESSOAL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES BÀSICAS DE HIGIENE PESSOAL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE ÁREA 1 - HIGIENE E ANTISSEPSIA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Número: POP 001 ORIENTAÇÕES BÀSICAS DE HIGIENE PESSOAL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE EXECUTANTE: Todos os profissionais da equipe de saúde. ÁREA:

Leia mais

E-BOOK COMO CUIDAR E CONSERVAR O SEU TAPETE ORIENTAL

E-BOOK COMO CUIDAR E CONSERVAR O SEU TAPETE ORIENTAL EBOOK COMO CUIDAR E CONSERVAR O SEU TAPETE ORIENTAL COMO CUIDAR DO SEU TAPETE ORIENTAL A aquisição de um tapete é um grande investimento. Portanto, sugerimos alguns cuidados para sua conservação. Todo

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES I

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES I MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES I Introdução Todo hardware é construído com peças, logo, possuem uma vida útil. O que tornam um hardware obsoleto ou inutilizável Desgaste mecânico Desgaste eletrônico Perca

Leia mais

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas Guia de Soluções Problemas & Soluções Este manual técnico traz exemplos de situações que surgiram durante a instalação e operação dos sistemas URIMAT no país ou no exterior nos últimos anos. A seguir,

Leia mais

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro Dicas de Prevenção e Preservação Tenha em conta Nunca comece uma reparação, por muito pequena que seja, sem antes desligara tomada do equipamento;

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS O Brasil vive uma crise hídrica e energética que está afetando a distribuição de ambos os recursos no país todo, em maior ou menor intensidade. O Estado de São Paulo, em especial a capital, vem sofrendo

Leia mais

Grill e Sanduicheira Crome Inox

Grill e Sanduicheira Crome Inox Ari Jr 06-12-2012 12/11 939-09-05 781431 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Grill e Sanduicheira inox www.britania.com.br 0800-417644 Ari Jr 06-12-2012 Diogo Thamy 06-12-2012 06-12-2012 Grill e Sanduicheira

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

FRD-2892 507 MANUAL DO USUÁRIO FRITADEIRA FRD-2892 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual do usuário cuidadosamente antes de começar a usá-lo,

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Garantia do Produto ML Magalhães

Garantia do Produto ML Magalhães Garantia do Produto ML Magalhães (Segundo o código de defesa do consumidor) Seja bem-vindo! Estamos orgulhosos pela sua opção por nossos produtos. Com sua escolha, você passou a fazer parte de um grupo

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS Ao falar de prevenção de acidentes domésticos fazemos um diferencial quanto aos acidentes no lar. Aqui vamos falar de acidentes que ocorrem ao realizar trabalhos domésticos

Leia mais

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário Economia de água Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar

Leia mais

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL!

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! Na execução de uma PINTURA, devemos levar em consideração os vários fatores que envolvem as etapas deste processo e suas particularidades. Por exemplo, temos

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Consumo Consciente Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Uma mudança do bem Para nós da Rossi, o consumo consciente é algo vital para a sustentabilidade da sociedade e para o futuro do nosso

Leia mais

HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE, PROCESSAMENTO E PREPARO DE SUPERFÍCIE DOS EQUIPAMENTOS E CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE, PROCESSAMENTO E PREPARO DE SUPERFÍCIE DOS EQUIPAMENTOS E CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE, PROCESSAMENTO E PREPARO DE SUPERFÍCIE DOS EQUIPAMENTOS E CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO ANA LUÍZA 21289 LUCAS - 23122 ARTTENALPY 21500 MARCELINA - 25723 CLECIANE - 25456 NAYARA - 21402

Leia mais

Mudança. manual de montagem. Estante Divisória. ferramenta chave philips. tempo 1 hora e 30 minutos. tempo 1 hora. montagem 2 pessoas

Mudança. manual de montagem. Estante Divisória. ferramenta chave philips. tempo 1 hora e 30 minutos. tempo 1 hora. montagem 2 pessoas manual de montagem montagem 2 pessoas ferramenta martelo de borracha Mudança Estante Divisória ferramenta chave philips tempo 1 hora e 30 minutos ferramenta parafusadeira tempo 1 hora DICAS DE CONSER VAÇÃO

Leia mais

Dicas para limpar seu notebook

Dicas para limpar seu notebook Dicas para limpar seu notebook Limpar um notebook é de fundamental importância para a boa manutenção do equipamento, pois o acúmulo de poeira pode riscar componentes ou bloquear as saídas de ar, causando

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.03 29112011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

MANUAL DE USO PARA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUAL DE USO PARA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO MANUAL DE USO PARA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO 1 Parabéns! Você acaba de adquirir um móvel da Companhia da Madeira. Neste manual, estão reunidas informações sobre a utilização dos processos adequados de conservação

Leia mais

limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente

limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente novo limpeza eficiente sem desrespeitar o meio ambiente mais de 50 anos em casa, durante mais de 50 anos, a Amway tem desenvolvido produtos de limpeza efetivos, concentrados e biodegradáveis que não desrespeitam

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS. Aplique revestimento liso e impermeável em piso, paredes e teto;

ORIENTAÇÕES GERAIS. Aplique revestimento liso e impermeável em piso, paredes e teto; PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ DIRETORIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÄNCIA SANITÁRIA INSPETORIA DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL ORIENTAÇÕES GERAIS

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE CASAS DE BANHO

GUIA DE INSTALAÇÃO DE CASAS DE BANHO GUIA DE INSTALAÇÃO DE CASAS DE BANHO Guia passo a passo para instalar a sua nova casa de banho Esta brochura é o seu guia para preparar e instalar você mesmo a sua casa banho. No interior, vai encontrar

Leia mais

LOTE 1 - MATERIAL DE LIMPEZA ITEM QUANT. UN. ESPECIFICAÇÃO MARCA

LOTE 1 - MATERIAL DE LIMPEZA ITEM QUANT. UN. ESPECIFICAÇÃO MARCA LOTE 1 - MATERIAL DE LIMPEZA 1 300 UN 2 200 L 3 100 UN 4 20 UN 5 2 UN 6 200 UN 7 200 UN 8 300 UN 9 250 UN 10 500 UN Água sanitária 1Lt, desinfetante e alvejante. Álcool Etílico Hidratado, 1Lt, mínimo de

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Bonito como novo! Vivo como nunca! Sempre Novo +plástico Mais a cor. Maior brilho. Menos sujeira. Sem sujeiras. Sem manchas.

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3 Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRA30 1 Características Gerais 1 1 - Porta

Leia mais

[M01 08062010] [M01 18062010]

[M01 08062010] [M01 18062010] [M01 08062010] [M01 18062010] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão

Leia mais

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho deste produto, ler atentamente as instruções

Leia mais

Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis

Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis Com o intuito de melhorarmos a qualidade do ambiente de trabalho em 2015, a Bartholomeu Consultoria de Imóveis irá desenvolver ações de sustentabilidade

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M02 15082011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança.

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos

MANUAL TÉCNICO. Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos MANUAL TÉCNICO Instalação, Manutenção e Conservação de Basaltos e Granitos Com o propósito de criar uma série de ações que objetivam a instalação, preservação e manutenção do basalto e granito, a Basalto

Leia mais

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA Classificação das Áreas: Critica Semicrítica Não critica Tipos de Limpeza: Limpeza concorrente Limpeza terminal Métodos e Equipamentos de Limpeza de superfície: Limpeza

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA REMOVER NÓDOAS E MANCHAS

GUIA RÁPIDO PARA REMOVER NÓDOAS E MANCHAS GUIA RÁPIDO PARA REMOVER NÓDOAS E MANCHAS AUTOR: Paulo Páscoa FORMATAÇÃO E CAPA: Valter Simões TODOS OS DIREITOS RESERVADOS /COPYRIGHT WEB: REMOVERMANCHAS.NET 1 INDICE DO EBOOK GUIA RÁPIDO PARA REMOVER

Leia mais

Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214

Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214 Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas gerais de segurança 3 Normas especificas de segurança

Leia mais

- Limpar o piso com detergente neutro seguindo as recomendações para a limpeza e conservação manual;

- Limpar o piso com detergente neutro seguindo as recomendações para a limpeza e conservação manual; ESPECIFICAÇÕES TÉCNICA PISO VINILICO PAVIFLEX SIXTY MANUTENÇÃO LIMPEZA RECOMENDAÇÕES GERAIS - A frequência e o sistema de limpeza e conservação depende da intensidade do tráfego na área. Este processo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos

Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos Apostila com Receitas de Produtos de Limpeza e Higiene Ecológicos 2 litros de água 1 sabão caseiro ralado 1 colher de Óleo de Rícino 1 colher de Açúcar. SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA Ferver todos os ingredientes

Leia mais

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO DO CARGO

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO DO CARGO DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE CARPINTARIA : ESCOLARIDADE: Fundamental Incompleto Auxiliar em todas as atividades de carpintaria tais como: corte, armação, instalação e reparação de peças de madeira.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO OESTE PROCESSO SELETIVO Nº001/2010 AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS NOME DO CANDIDAT0: ASSINATURA: RIO DO OESTE 27 DE JANEIRO DE 2010 Instruções: Antes de começar a realizar

Leia mais

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros Introdução Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Estatísticas de acidentes indicam que acidentes fatais

Leia mais

4. Na limpeza das janelas de vidro, qual o procedimento incorreto?

4. Na limpeza das janelas de vidro, qual o procedimento incorreto? CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Quanto à limpeza de salas, escritórios e corredores, o procedimento incorreto está apresentado na alternativa A) Quando for limpar um corredor que apresente pessoas trafegando,

Leia mais

G U I A T É C N I C O

G U I A T É C N I C O Os produtos da Brogliato passam por um processo de controle de qualidade em seu processo produtivo, assim qualquer dano e irregularidade são corrigidos imediatamente na empresa para que os revestimentos

Leia mais

Preparo de Alimentos Seguros

Preparo de Alimentos Seguros Preparo de Alimentos Seguros O que você precisa saber para preparar um alimento próprio para consumo? Alimento Seguro são aqueles que não oferecem riscos à saúde de quem o está consumindo, ou seja, o alimento

Leia mais

Qualidade et ecnologia MANUAL DO USUÁRIO PRENSA DIGITAL A VAPOR ELETRÔNICA MODELO QPFB-16 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR

Qualidade et ecnologia MANUAL DO USUÁRIO PRENSA DIGITAL A VAPOR ELETRÔNICA MODELO QPFB-16 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR Qualidade et ecnologia MANUAL DO USUÁRIO PRENSA DIGITAL A VAPOR ELETRÔNICA MODELO QPFB-16 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR Este produto foi projetado para dar ao seu vestuário um aspecto profissional, sem rugas e

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelos PAC900. Um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

Manual de Instalação Project - PVC

Manual de Instalação Project - PVC Manual de Instalação Project - PVC Este manual tem como objetivo o auxiliar na maneira correta de armazenamento, instalação e manutenção para que possa garantir a qualidade máxima da aplicação e prolongar

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS SABÃO Gordura Soda Cáustica Água A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate,

Leia mais

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO 02/13 972-09-05 782259 REV.0 Fritadeira Inox 2,5L SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira a óleo Britânia. Para garantir

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes Sempre Novo+ Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Proteção, brilho, comodidade e beleza por muito mais tempo! Sempre Novo +metal Sem sujeiras. Sem manchas. Sem pés molhados.

Leia mais

Hepatites B e C. são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA.

Hepatites B e C. são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA. Hepatites B e C são doenças silenciosas. VEJA COMO DEIXAR AS HEPATITES LONGE DO SEU SALÃO DE BELEZA. heto hepatite manucure.indd 1 Faça sua parte. Não deixe as hepatites virais frequentarem seu salão.

Leia mais