Sugestões para o estudo em casa. 3º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sugestões para o estudo em casa. 3º ano"

Transcrição

1 Leia e releia o texto várias vezes. Surpresas geladas INGREDIENTES Dois sabores de suco de fruta e água. MODO DE PREPARAR Misture um copo de sua fruta favorita com um pouco de água. Deixe o suco forte para ficar colorido e bem saboroso. Coloque em uma forma de gelo e leve ao congelador. Depois que o suco estiver congelado, sirva outro suco de frutas em um copo grande e acrescente o gelo colorido. Estudando o texto 1- Com que intenção a pessoa escreve uma receita culinária? 2- Quem costuma ler receitas? 3- Por que a receita se chama Surpresas geladas? 4- Por que essa receita leva dois sabores de suco de fruta? 5- Se você fosse fazer esse suco, que sabores de suco escolheria? 6- A receita é separada em duas partes. Do que se trata cada parte? Ligue. MODO DE PREPARAR Parte que explica como fazer a receita. INGREDIENTES Lista do que vai ser usado na receita. 8- Por que a lista de ingredientes vem separada da receita? 9- É importante separar os ingredientes antes de iniciar o preparo da receita? Por quê?

2

3 Pororoca, o personagem deste conto, tinha se mudado com sua família para aquela rua havia três semanas. Pouco a pouco ele foi conhecendo a turma da rua. Era a turma do Balau. Teste de coragem (1ª parte) [...] Pororoca queria fazer parte da turma de Balau. Para isso, teria de se submeter a um teste de coragem: entrar numa casa abandonada que todos diziam ser mal-assombrada. Ao ser informado do teste por Balau, Pororoca reage: Lá? Você está louco?! Eu não. Se você não quer, voltamos e fim de papo. Bem... Está com medo? Pororoca estufou o peito, morrendo de medo, e respondeu: Nem medo, nem medinho, nem medão! Estou pronto. Ok! O teste é o seguinte: Hoje de manhã eu joguei uma laranja dentro da casa. Você deverá ir lá, entrar na casa, achar a laranja e trazer de volta. Nós esperamos aqui. E onde você jogou a laranja? Lá dentro, ué. Pororoca pensou em desistir. Mas aí ficaria sem turma ali na rua e todo mundo o chamaria de Pororoca, o medroso.por isso decidiu ir de qualquer jeito.não tinha outra saída era ir ou...ir. A casa era simples, pequena, abandonada, mas se não fosse a história de Balau, ninguém pensaria que era mal-assombrada. O mato crescia por todos os lados e as duas janelas estavam parcialmente arrebentadas e abertas. A porta da frente, depois do pequeno alpendre também estava meio aberta. Era por ali que ele iria entrar. Pororoca juntou os cacos de coragem e entrou na casa... Mas foi a conta de entrar, um treco mole e fedido encostou-se na cabeça e no rosto dele. Isso bastou para que Pororoca arregalasse os olhos, suspendesse a respiração. No mesmo instante, deu meia-volta e disparou na maior carreira da sua vida. [...] (GARCIA, Edson Gabriel. Meninos e meninas: traquinagens, brincadeiras e emoções na rua. São Paulo: Loyola, P.45-6.)

4 Estudando o texto 1- Agora, em seu caderno de estudos, faça os itens abaixo: Leitura silenciosa do texto. Leitura em voz alta duas ou mais vezes. Leitura para um adulto. Conte com suas palavras o que você entendeu do texto. Copie o texto com letra cursiva. Escreva as palavras que você não conhece e peça para que um adulto o ajude a descobrir. Escreva o nome das personagens do texto. Invente algumas características para essas personagens. Escreva alguma coisa que você gostaria de ganhar em um sorteio e para que serve. 2- Responda em seu caderno: Você observou que um pequeno texto antecede a leitura do conto. O que esse texto informa? De onde essas informações podem ter sido retiradas? Quantos parágrafos tem esse texto? Quais são os personagens do texto? Quem conta a história, o narrador, participa dos fatos narrados? Sublinhe no texto uma frase que justifique sua resposta. Explique com suas palavras como era o teste que Pororoca teria de fazer para entrar na turma do Balau. Por que Pororoca aceitou o desafio? O que significa juntou os cacos de coragem? Leia o último parágrafo. O que você acha que ele estava sentindo nesse momento? Você acha que Pororoca vai ser aceito na turma de Balau?

5

6 Leia a segunda parte da história e descubra se o que você pensou se confirma. Teste de coragem (Parte 2) [...] Pororoca chegou quase morto onde os meninos estavam esperando por ele. Não deu certo... não deu... ufa! Não deu faltou coragm, fiquei com medo!... Todos os amigos caíram na risada. E foi o próprio Balau quem puxou a palavra: Ainda bem, Pororoca, que você teve medo. Ainda bem, Balau? E você ainda fica me gozando? Não. Nada disso. Você está aprovado no teste. Como aprovado???? Aprovado! Isso mesmo. A gente só aprova quem tem medo. Só quem tem medo? É nessa turma todo mundo tem medo da casa abandonada. Imagine se a gente ia deixar entra alguém que seja corajoso![...] (GARCIA, Edson Gabriel. Meninos e meninas: traquinagens, brincadeiras e emoções na rua. São Paulo: Loyola, 1992.p. 46-7) Agora, em seu caderno de estudos, faça os itens abaixo: Leitura silenciosa do texto. Leitura em voz alta duas ou mais vezes. Leitura para um adulto. Conte com suas palavras o que você entendeu do texto. Copie o texto com letra cursiva. Escreva as palavras que você não conhece e peça para que um adulto o ajude a descobrir. Escreva o nome da personagem do texto. Invente algumas características para essa personagem.

7 1- Responda em seu caderno: a)você gostou da história? Por quê? Estudando o texto b) Escreva outro título que você daria a essa história. c) Por que Pororoca pensou que Balau estava caçoando dele? d) E você, ficou surpreso com a resposta que Balau deu a Pororoca? Justifique. e)marque a alternativa correta: f)balau e sua turma não deixariam entrar no grupo alguém que fosse: ( ) medroso ( ) corajoso g)se Balau e sua turma permitissem que alguém com essa característica entrasse na turma, eles: ( ) sairiam do grupo ( ) se sentiriam inferiores ( ) ficariam orgulhosos h) Com qual intenção foram usados três pontos de interrogação na pergunta feita por Pororoca? 2- Numere os acontecimentos de acordo com a ordem que aparecem nos textos: ( ) Pororoca entrou na casa mal-assombrada, deu meia-volta e saiu correndo. ( ) Balau perguntou a Pororoca se ele estava com medo. ( ) Pororoca queria fazer parte da turma de Balau. ( ) Pororoca pensou em desistir, mas decidiu ir de qualquer jeito. ( ) Balau explicou para Pororoca o teste que teria que fazer para entrar na turma. ( ) Pororoca juntou os cacos de coragem e entrou na casa. ( ) Balau explicou o motivo de Pororoca ter sido aprovado. ( ) Pororoca foi aprovado. 3- Escreva um texto com o mesmo título, coloque o nome do personagem de Bentinho. Ele também terá que passar por um teste, mas não o mesmo teste de Pororoca.

8

9 Agora, em seu caderno de estudos, faça os itens abaixo: Leitura silenciosa do texto. Leitura em voz alta duas ou mais vezes. Leitura para um adulto. Conte com suas palavras o que você entendeu do texto. Copie o texto com letra cursiva. Escreva as palavras que você não conhece e peça para que um adulto o ajude a descobrir. Escreva o nome da personagem do texto.

10 Estudando o texto

11

12

13

14 Estudando o texto

15 1- Componha os numerais: Siga o modelo. 9 centena + 4 dezenas + 3 unidades = = 943 a)2 centenas + 8 dezenas + 2 unidades = b)4 centenas + 9 dezenas + 9 unidades = c) 3 centenas + 3 dezenas + 4 unidades = d) 1 centena + 7 dezenas + 9 unidades = e) 4 centenas + 2 unidades = f) 2 centenas + 2 dezenas = 2- Decomponha: 487 = a) 333 b) 432 c) 405 d) 235 e) 222 f) 134 g) Continue descobrindo os numerais: a) Trezentos e dois = b) Cento e cinquenta = c) Quatrocentos = d) Setenta e sete = e) Duzentos e dois = 4- Escreva, em seu caderno de estudos, por extenso: Olhe os números acima e faça o que se pede: a) Escreva os vizinhos de cada um. b) Coloque-os em ordem crescente. c) Coloque-os em ordem decrescente. d) Escolha cinco para decompor e cinco para compor.

16 Leitura silenciosa do texto. Leitura em voz alta duas ou mais vezes. Leitura para um adulto. Conte com suas palavras o que você entendeu do texto. Copie o texto com letra cursiva. Escreva as palavras que você não conhece e peça para que um adulto o ajude a descobrir. Escreva o nome da personagem do texto.

17 Estudando o texto

18

19 Faça em seu caderno de estudos. Componha e decomponha, ordene, escreva os vizinhos, escreva por extenso os numerais: Ordem crescente e decrescente, represente no Q.P. os numerais acima. Recordar ordinais até 50.

20

21 Estudando o texto

22

23

24

25

26 1- Resolva as subtrações abaixo, escreva os resultados em seu caderno de estudos em ordem decrescente.

27 O macaco de óculos Um macaco, que se achava muito esperto e inteligente, estava ficando velho e já não enxergava muito bem. Preocupado com isso, resolveu usar sua esperteza e saber o que os homens fazem quando ficam velhos e já não enxergam bem. Conversando com alguns, descobriu que era preciso usar óculos. Arranjou seis pares de óculos para não correr o risco de um só não dar certo. Pendurou um no pescoço, outro no rabo, um na cabeça, outro na nuca, um no pé, um outro na mão... mas nada! Continuava sem enxergar. Cheirou, lambeu, mudou as posições e não conseguiu nenhum resultado. Continuava enxergando mal, o macaco, então pensou que estava sendo enganado pelos homens. Ficou furioso! Pegou seus pares de óculos, jogou-os no chão e pisou em cima. Coitado! Continuou sem enxergar!

28 Responda às questões a seguir: Estudando o texto 1- Qual o personagem principal da história? 2- Por que o macaco não enxergava bem? 3- Com quem o macaco foi conversar para descobrir como enxergar melhor? Copie do texto uma frase que comprove sua resposta. 4- O que o macaco descobriu sobre os homens quando estes ficam velhos e não enxergam mais? 5- Quantos e em quais lugares do corpo, o macaco pendurou os óculos? 6- Numere as ações do macaco de acordo com a ordem em que aparecem no texto. ( ) Lambeu os óculos ( ) Jogou os óculos no chão ( ) Cheirou os óculos ( ) Mudou os óculos de posição 7- O macaco pensou que estava sendo enganado pelos homens. Ser enganado é o mesmo que: ( ) Ser amado ( ) Ser traído ( ) Ser ajudado 8- Qual o significado da palavra sublinhada na frase a seguir: Só podia ser engraçado, macaco botar óculos no rabo. 9- De acordo com o texto, o macaco era: ( ) Doce ( ) Esperto ( ) Velho 10- Faça uma ilustração relacionada com o texto.

29

30 A ESCOLA DA BICHARADA Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora. O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu. A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas. O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida. Um dia o Pavão falou: Como sou belo! Vejam minhas penas! O Macaco deu uma pirueta e respondeu: Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios. O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula. (Adaptação da Fábula de Esopo)

31 Estudando o texto 1- Qual é o título do texto? 2- Quem são os personagens? 3- De onde o texto foi retirado? 4- Em quantos parágrafos o texto foi escrito? 5- Quem é a professora da escola e por quê? 6- O que o texto informa sobre o Burro? 7- Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 8- Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão: 9- Você gostou do texto A escola da bicharada? Justifique sua resposta. 10- Dê outro título ao texto lido.

32

33 A MINHOQUINHA DORMINHOCA A minhoquinha Larissa morava num belo jardim, cheio de flores. Sua casa ficava no pé da roseira azul, e era muito arrumadinha. No inverno fez tanto frio, mas tanto frio, que a minhoquinha fechou as portas e as janelas da casa e foi pra caminha. Se cobriu com todos os cobertores que tinha, e ficou tão quentinha, mas tão quentinha, que acabou dormindo o inverno inteiro. Foi-se o inverno e veio a primavera. As flores do jardim se abriram para o sol e a vida ficou mais feliz. As abelhas vieram colher o pólen das flores. As formigas saíram do formigueiro para pegar folhas verdinhas. Os passarinhos cantavam nas árvores e faziam seus ninhos. Foi quando Titi, o beija-flor, sentiu falta da minhoquinha. Onde está a Larissa? perguntou ele. Mas ninguém tinha visto ainda a minhoquinha nessa primavera. Titi foi até a casa dela e viu portas e janelas fechadas. Então Titi teve uma ideia: fazer uma serenata para acordar a minhoquinha. Combinou tudo com os amigos do jardim. O grilo trouxe o violino. A borboleta trouxe a trombeta. O castor trouxe o tambor. E o beija-flor cantou uma linda música. A minhoquinha acordou, se espreguiçou, saiu da cama e foi ver o que era aquilo. Quando abriu a janela o sol entrou em sua casa e ela pode ouvir a linda cantoria da primavera. Emílio Carlos

34 Estudando o texto Responda: 1- Qual é o nome da minhoquinha? 2- Onde ela morava? Como era esse lugar? 3- Como foi o inverno? 4- O que a minhoquinha fez durante o inverno? 5- Qual personagem sentiu a falta da minhoquinha? 6- O que ele fez? E qual foi sua ideia? 7- O que os amigos resolveram fazer para acordar a minhoquinha? 8- A minhoquinha acordou? Copie do texto uma frase que comprove sua resposta. 9- Copie o 5º parágrafo do texto, em seu caderno de estudos.

35

36

37 Estudando o texto 1- Escreva de acordo com o texto para que serve os pontos abaixo: Ponto final: Ponto de interrogação: Ponto de exclamação: Dois pontos: Travessão: 2- Forme, em seu caderno de estudo, frases usando os ponto acima. 3-

38

39

40 1- Resolva e escreva o resultado por extenso na cruzadinha. 2- Estude os fatos:

41

42

43

44

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Eixos temáticos Origens e descobertas Disciplina/Valor Português

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data:

Leia mais

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos.

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 11/8/2009 Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 4,0 Hist./Geog.

Leia mais

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013 FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla 2ºs anos 1 SERÁ UMA DELÍCIA CURTIR ESSA HISTÓRIA COM VOCÊ! FAÇA TODAS AS ATIVIDADES COM LETRA CURSIVA! Fique atento nestas dicas da sua educadora:

Leia mais

Sugestões de textos para o estudo em casa. 1º ano

Sugestões de textos para o estudo em casa. 1º ano Sugestões de textos para o estudo em casa 1º ano A vaca Rebeca Regina Siguemoto e Martinez Rebeca sapeca ganhou na loteca uma linda cueca. _ O que vou fazer com essa cueca? _ Gostaria mesmo de uma boneca

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Sugestões para o estudo em casa 2º ano

Sugestões para o estudo em casa 2º ano Leia silenciosamente o texto e depois em voz alta para um adulto. 1- Faça o que se pede e depois escreva, em seu caderno de estudos, cada número por extenso. 2- Complete as sequências abaixo: 0 - - - 3

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Página 1 de 12-16/07/2018-9:12

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 30 / 5 / 2019 TEXTO 1 O HOMEM E A GALINHA Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

1 von :36

1 von :36 1 von 22 24.05.2006 16:36 2 von 22 24.05.2006 16:36 Era uma vez, numa aldeia pequenina, uma menininha linda como uma flor; sua mãe gostava muito dela, e sua vovozinha ainda mais. 3 von 22 24.05.2006 16:36

Leia mais

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Nome: _ Data: / / Avaliação: Professor(a): Encarregado de educação: I. Compreensão do oral Caderno 1 1.1. Ir ao Jardim Zoológico Andar na

Leia mais

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer No Inverno, não há no vale dos ursos nem cogumelos, nem amoras, nem o mel das abelhas. Em vez disso, só há neve,

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Escola Data: / / Prof: Turma: Nome: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO UM SAPATO EM CADA PÉ Esta é a história de dois pezinhos. Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via muita diferença entre eles.

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Textos para 4º e 5º Ano O melhor amigo A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado,

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

Aluno: Série: 2º turma: Turno:

Aluno: Série: 2º turma: Turno: Aluno: Série: 2º turma: Turno: 1 Série / turma: AV: Nota: 2º Aluno(a): Professor(a): Data: / / 2012 Disciplina: Língua Portuguesa / Matemática Ensino Fundamental 1 1. Leia o texto com atenção: Atividade

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019 Após o término das atividades de Matemática propostas, TREINE a leitura oral do texto

Leia mais

A CIGARRA E A FORMIGA

A CIGARRA E A FORMIGA COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS/ HISTÓRIA - 2 ano Semana de 17 a 21 de junho de 2013. Troca do livro 2º ano A, B, C e D terça-feira Segunda-feira Curitiba, 17 de junho de 2013. Leia a

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 CORAÇÃO ESPERTO

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 CORAÇÃO ESPERTO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 15 / 6 / 2018 1) LEIA o texto duas vezes. CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA Cidinha

Leia mais

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE Candidato Nº Nº CONVENCIONAL Nome 5º ANO PROVA DE PORTUGUÊS (Duração da prova: 50 minutos) Classificação: ( )

Leia mais

Texto 1 Meia Palavra Não Basta

Texto 1 Meia Palavra Não Basta PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 Meia Palavra Não Basta

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

O menino que aprendeu a ver Ruth Rocha

O menino que aprendeu a ver Ruth Rocha LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 3 ano Semana de 6 a 10 de março de 2017 Leia o texto de Ruth Rocha para fazer as lições de Língua Portuguesa: Troca do livro 3º A 3º B e 3º C quinta-feira segunda-feira

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2009/ JUIN 2009 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6 ème- IDENTIFICAÇÃO (A preencher pelo aluno) Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome

Leia mais

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 203 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A primavera voltou Venham ver! Venham ver durante a noite as coisas que aconteceram!

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Leia atentamente este texto e aprenda com a joaninha Filó como ficar de bem com a vida. DE BEM COM A VIDA Filó, a joaninha, acordou

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Leia o texto abaixo para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A FADA QUE TINHA IDEIAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Leia o texto abaixo para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A FADA QUE TINHA IDEIAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Português, História e Vivência Religiosa 3º ano Semana de 13 a 17 de junho de 2016. Troca do Livro 3º A, B e D 3º C quinta ta-feira segunda-feira Leia o texto abaixo

Leia mais

O Duende da Ponte PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS

O Duende da Ponte PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= O Duende da Ponte Hoje era o primeiro

Leia mais

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola.

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessy Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessi era uma garota linda, tinha a pele escura como o chocolate, seus olhos eram pretos e brilhantes que pareciam duas lindas amoras, seu

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Rosângela Trajano Miúda pensa grande

Rosângela Trajano Miúda pensa grande Rosângela Trajano Miúda pensa grande Miúda pensa grande Rosângela Trajano Quem pensa grandemente tem que errar grandemente Heidegger Dizem que há muitos e muitos anos, no tempo em que os bichos pensavam

Leia mais

Exercício Extra 31. Nome: Turma:

Exercício Extra 31. Nome: Turma: Exercício Extra 31 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/10/2016 Data de devolução: 17/10/2016 História meio ao contrário [...] Foi um alívio geral. Então, o rei completou,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 19 / 9 / 2018 LEIA o texto. O MENINO MALUQUINHO Era uma vez um menino maluquinho. Ele tinha

Leia mais

4. Preencha com os pronomes pessoais do caso reto e dê exemplos

4. Preencha com os pronomes pessoais do caso reto e dê exemplos 1. O que são e para que servem os pronomes? 2. Substitua nas frases as palavras sublinhadas por pronomes. a) O cacique era o líder. b) Os pássaros voam c) As flores murcharam d) As crianças correm e) A

Leia mais

1) Tipos de sujeito (Definição e Classificação, dando ao menos seis exemplos de cada um).

1) Tipos de sujeito (Definição e Classificação, dando ao menos seis exemplos de cada um). Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo 7º ano Ensino Fundamental

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 4 o - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo [ Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Substantivos.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL - 3 a ETAPA - CONTEÚDO: Fluência

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5

Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 3 4 Chico só queria ser feliz Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 6 Para Cacilda e Mocinha, com amor 7 8 Fazia um tempo que Chico, o labrador caramelo, percebia o movimento estranho que vinha de

Leia mais

Este livro que está em suas mãos foi todo digitalizado artesanalmente e posteriormente adaptado para letras ampliadas a fim de atender às

Este livro que está em suas mãos foi todo digitalizado artesanalmente e posteriormente adaptado para letras ampliadas a fim de atender às Este livro que está em suas mãos foi todo digitalizado artesanalmente e posteriormente adaptado para letras ampliadas a fim de atender às necessidades de nossos alunos baixa visão. Por que todo esse trabalho

Leia mais

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE 4º ano F AUTORES: Enzo Lucas Maria Luiza Prates Mariana Rafaella Spera Vinicíus 4º ano F ILUSTRAÇÕES DA INTERNET EDITORA: CJSP Um dia como outro qualquer

Leia mais

Sugestões de atividades para o estudo em casa. 2º ano. 2- Arme e resolva as operações em seu caderno de estudos:

Sugestões de atividades para o estudo em casa. 2º ano. 2- Arme e resolva as operações em seu caderno de estudos: 1- Decompor os números abaixo de três maneiras diferentes, fiz o primeiro para você: 99 9 dezenas e 9 unidades 99 unidades ao todo. 90+9=99 103-159 - 108-150- 2- Arme e resolva as operações em seu caderno

Leia mais

Aventuras de uma gota d água

Aventuras de uma gota d água SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

UNIDADE: DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 08 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. O quintal da dona Lula

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. O quintal da dona Lula Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático Comunidades e organização Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.1 Conteúdos

Leia mais

Os Perigos da Floresta

Os Perigos da Floresta Rubens de Almeida Oliveira Os Perigos da Floresta Editora BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens RUBENS DE ALMEIDA OLIVEIRA Os Perigos da Floresta RECIFE -PE JAN/2007 Coordenação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 3 o ano 2 o bimestre Nome: data: A lebre e a tartaruga Era uma vez uma lebre muito veloz e convencida. Vivia rodeada de fãs, sempre se gabando. Sou a melhor corredora

Leia mais

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Um ato de amor sonhador ao mundo

Um ato de amor sonhador ao mundo Um ato de amor sonhador ao mundo Este livro esta aberto para qualquer idade, pois relata uma historia de amor com a nossa sociedade, uma garotinha de 09 anos de idade busca fazer a diferença sempre dando

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 3 / 2017

Leia mais

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo.

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A sexta-feira Troca do Livro 4º B 4º C terça-feira quinta-feira Leia a fábula abaixo para realizar as

Leia mais

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas.

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas. PROVA DE LÍNGUA PORT. E INTERP. DE TEXTOS GRADUAÇÃO FEV/2005 PG 1 ATENÇÃO: EM SUAS RESPOSTAS, RECOMENDAMOS NÃO INICIAR PERÍODO COM A CONJUNÇÃO POIS. NÃO CONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO.

Leia mais

Ventinho PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS. Quando Ventinho chegou Levantou folha do chão E fez um redemoinho (1) Que veio na contramão.

Ventinho PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS. Quando Ventinho chegou Levantou folha do chão E fez um redemoinho (1) Que veio na contramão. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Ventinho Quando Ventinho chegou Levantou

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 12. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 1 2 Vocabulário: Repelido rejeitado Estampido

Leia mais

DATA: 03 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 03 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 05 / 207 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. Nome: Data: Unidade 1 Leia o texto a seguir e depois responda às questões de 1 a 9. A sopa de pedras Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003 De Antoine De Saint Exupéry

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003  De Antoine De Saint Exupéry O Principezinho De Antoine De Saint Exupéry Versão RECONTO Adaptação e revisão de texto Judite Vieira e Maria da Luz Simão Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Leiria PLIP003 www.plip.ipleiria.pt Este

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

A Galinha que criava um ratinho

A Galinha que criava um ratinho SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / / 0 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas O patinho feio A mamãe pata havia feito um ninho no meio da folhagem, perto do velho castelo. Finalmente, após longa espera, os ovos se abriram, um após o outro, e surgiram patinhos amarelos. Porém, de

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Lê o texto com atenção Um pardal ferido 1 Mãe e filho viviam felizes. Mas o José, gorducho e olhos esbugalhados, de vez em quando desobedecia às suas ordens para

Leia mais

Terça-feira Curitiba, 13 de maio de Bernardo comprou um queijo e repartiu-o em 3 partes iguais, para fazer queijo.

Terça-feira Curitiba, 13 de maio de Bernardo comprou um queijo e repartiu-o em 3 partes iguais, para fazer queijo. Segunda-feira Curitiba, 12 de maio de 2014. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA e CIÊNCIAS / 4º ano Semana de 12 a 16 de maio de 2014 Em cada desenho abaixo está destacada uma fração da

Leia mais

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004 Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004  Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira O Ribeiro que queria Sorrir Ana Cristina Luz Ilustração: Margarida Oliveira Versão COMPLETA PLIP004 www.plip.ipleiria.pt Este trabalho foi desenvolvido no espírito do art.º 75 e 80 do Código do Direito

Leia mais

''TU DUM, TU DUM, TU DUM'' este era o barulho do coração de uma mulher que estava prestes a ter um filho, o clima estava tenso, Médicos correndo de

''TU DUM, TU DUM, TU DUM'' este era o barulho do coração de uma mulher que estava prestes a ter um filho, o clima estava tenso, Médicos correndo de ''TU DUM, TU DUM, TU DUM'' este era o barulho do coração de uma mulher que estava prestes a ter um filho, o clima estava tenso, Médicos correndo de lá para cá sem descanso, até que um choro é ouvido, sim,

Leia mais

Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César)

Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César) Ziraldo O SEGREDO DE (com desenhos especiais de Célio César) http://groups.google.com/group/digitalsource Era uma vez uma letra que era muito interessante e que se chamava Úrsula. Parece nome de estrela

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 Ensino Fundamental e Ensino Médio Sistema de Recuperação Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação de Língua Portuguesa Nível: I F-2 Professor (a):

Leia mais

Sugestões para estudo em casa 4º ano

Sugestões para estudo em casa 4º ano MATEMÁTICA 1- Assinale SIM ou NÃO. 539643 O numeral tem duas classes e quatro ordens. A 4ª Ordem é a de maior valor relativo. O valor absoluto do 4 é 4. A 5ª ordem é a de maior valor relativo. A soma dos

Leia mais