ALUNOS: EDER, HANANNY, ALEXANDRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALUNOS: EDER, HANANNY, ALEXANDRE"

Transcrição

1 ALUNOS: EDER, HANANNY, ALEXANDRE Servidor Web Descrição O Projeto Apache HTTP Server é um esforço para desenvolver e manter um servidor HTTP de código aberto para os sistemas operacionais modernos, incluindo UNIX e Windows. O objetivo do projeto é fornecer um servidor seguro, eficiente e extensível que fornece serviços HTTP em sincronia com os padrões HTTP atuais. Apache httpd tem sido o servidor web mais popular na Internet desde abril de 1996, e comemorou seu aniversário de 17 anos como um projeto em fevereiro deste ano. O Apache HTTP Server ("httpd") é um projeto do The Apache Software Foundation. Configuração Instalando yum install httpd. Criando Virtual Host no ficheiro /etc/httpd/conf/httpd.conf:

2 Criando a pasta para a aplicação web no diretório /var/www/: Alterar o grupo da pasta para apache: Comando chrgrp apache loja/ Criando arquivo para teste:

3 Hardening HTTP Não é interessante que qualquer usuário tenha acesso aos detalhes técnicos do servidor então vamos fazer algumas alterações: Passo 1: Esconder a versão Apache. Acesse e edite o httpd.conf com vi /etc/httpd/conf/httpd.conf e encontre a linha ServerSignature e deixe como Off.

4 Passo 2: Ainda dentro do httpd.conf encontre a linha ServerTokens e coloque como Prod. (Valor que exibe menos informações). Passo 3: Agora vamos comentar a linha Options Indexes FollowSymLinks para que algum invasor não possa navegar pelos diretórios do Apache, é que links simbólicos não permita o acesso ao /, ou seja, ao sistema operacional. Passo 4:

5 Procure pelo parâmetro AllowOverride none e altere todos para all, existe mais de um AllowOverride. Isso irá otimizar o seu Apache e evitará que ao utilizar o.htaccess deixe caminhos abertos para invasões. Passo 5: Efetue o comando chown apache:apache /etc/httpd -R para que o diretório do Apache seja controlado pelo próprio usuário e dê a permissão 751 para que usuários que não sejam do servidor web, possam apenas executar os scripts, para isso, utilize o comando chmod 751 /etc/httpd -R. Reinicie o serviço com service httpd restart. OBS: No PHP, instalar o módulo do suphp para que cada site tenha um usuário igual ao Apache e os arquivos em PHP fiquem com a permissão máxima de 751 e html em 755 para evitar ataques pelo PHP.

6 Banco de Dados Descrição MySQL é a base de dados em código aberto número um, é a número um para web e uma excelente base de dados para embarcar. Configuração Instalando os pacotes do banco de dados e do PHP: Yum install php php-mysql mysql mysql-server Iniciando daemon: O comando abaixo instala algumas bases necessárias para o funcionamento interno do servidor, pois sendo um banco de dados, o MySQL usa a si próprio para armazenar informações de controle, tais quais como usuários e senhas.

7 Depois com o daemon parado inicie o MySQL pela primeira vez para a criação do banco:

8 Após entrar crie uma senha para o usuário root: Hardening MySQL Passo 1: Para uma maior segurança ao instalar o MySQL você pode executar o comando mysql_secure_installation :

9 Nas perguntas: Set root password? [Y/n] #Tecle Enter para setar a senha do usuário root do servidor MySQL New password: #Senha do root do SQL Re-enter new password: #Senha do root do SQL Remove anonymous users? [Y/n] #Tecle Enter para remover o acesso de usuários anônimos Disallow root login remotely? [Y/n] #Tecle Enter para remover o acesso remoto do root

10 Remove test database and access to it? [Y/n] #Tecle Enter para remover a tabela teste e seus acessos Reload privilege tables now? [Y/n] #Tecle Enter para recarregar os privilégios das tabelas Passo 2: Ative o log no arquivo /etc/my.cnf : Passo 3: Mude o diretório root no arquivo /etc/my.cnf :: Passo 4: Remover Histórico: Durante os procedimentos de instalação, há uma grande quantidade de informações sensíveis que podem ajudar um intruso para invadir um banco de dados. Esta informação é armazenada na história do servidor e pode ser muito útil se algo der errado durante a instalação. Devemos remover o conteúdo do arquivo MySQL history (~ /.mysql_history), onde todos os comandos SQL executados são armazenados (especialmente senhas, que são armazenados como texto simples):

11 Servidor DNS Descrição BIND é um software de código aberto que implementa o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) protocolos para a Internet. É uma implementação de referência desses protocolos, mas é também o software de nível de produção, adequado para uso em aplicações de alto volume e de elevada fiabilidade. BIND é de longe o software DNS mais amplamente utilizado na Internet, fornecendo uma plataforma robusta e estável em cima do qual as organizações podem construir sistemas de computação distribuída com o conhecimento de que esses sistemas são totalmente compatíveis com os padrões de DNS publicados. Configuração Instalação: yum install bind bind-libs bind-utils Alterando arquivo de configuração /etc/named.conf: Any = para que o servidor possa receber requisições de qualquer host além do local.

12 Incluindo a zona: Criando o arquivo loja.db em /var/named: Alterando o arquivo loja.db: Use o comando chgrp named loja.db para alterar o grupo da base de dados: Testes em outra máquina:

13 Acessando o site pelo nome virtual:

14 Hardening DNS Configuração Servidor Master-Slave (Primário-Secundário): Configurando /etc/named.conf servidor máster para transferir a zona para o servidor : Configurando servidor slave para receber zona do máster: Acrescentando permissão de escrita para o diretório corrente /var/named/ :

15 Transferência: SERVIDOR 2 :

16 Servidor FTP O serviço de FTP do ambiente criado será o proftpd, entre outros existentes escolhemos esse pelo seu alto reconhecimento no mercado e pela sua fácil implementação, é na verdade um serviço que já vem quase pronto para se colocar em produção, somente com algumas configurações detalhadas visando maior segurança no ambiente criado. Comparados com os demais serviços decidimos fazer a utilização do mesmo para garantir maior segurança ao cenário ou ao menos reduzir o risco e ameaças que venham ser projetadas contra o ambiente. Configuração Iniciando a parte de configuração, o proftpd tem seu arquivo de configuração que fica em /etc/proftpd.conf lá iniciaremos sua parte de configuração visando o máximo de segurança no serviço, o servidor está rodando em modo standalone o que promove aos usuários disponibilidade do serviço de FTP, definindo também o access para que o administrador possa ter os resultados e verificar o dia e hora que o usuário acessou o serviço, olhe:

17 Com isso o administrador pode verificar usuário fulano logou no servidor" que é algo bastante útil quando o assunto se trata de segurança. Deixamos o acesso a raiz somente para o usuário root, isso também pode ser definido no arquivo de configuração, com isso temos a garantia de que somente o "super usuário" poderá acessar a raiz do serviço, já o usuário comum terá acesso a sua pasta home para maior integridade do serviço, veja: Descomentar essa linha é algo crucial, garantirá ao ambiente maior segurança ao ter cada usuário acessando a sua pasta home e não a raiz por completo. As definições da quantidade de usuários foram feitas conforme o ambiente já para evitar logon de algum usuário não autorizado e adequar o uso do serviço conforme o ambiente criado. Já as definições de logs no serviço, direcionamos para /var/log/proftpd, com isso o administrador tem a informação dos logs efetuados no sistema e o mesmo pode fazer a verificação se os logs estão em conformidade com o ambiente, após isso vamos configurar para que o serviço faça inicialização no boot, juntamente com o sistema, isso para ter mais uma garantia de segurança no serviço FTP, o usuário será criado no próprio servidor para que já temos a

18 listagem dos usuário que poderão ter acesso ao serviço e para que o administrador possa ter um controle maior do ambiente. Servidor O serviço de é o Postfix, tem a função de mensagens entre os usuários do ambiente, ele foi escolhido pelo alto reconhecimento no mercado e pela sua fácil implementação para atender o ambiente de trabalho. Configuração Configuração do serviço de foi feita no mesmo servidor que o FTP, ou seja, no primeiro servidor. Visando a segurança do serviço direcionamos os arquivos de logs para /var/log/maillog, dessa forma o administrador faz a análise do momento do log e também o horário em que o foi enviado dentro do ambiente, temos uma demonstração, veja:

19 Esse é uma mensagem colhida pelo administrador que mostra que o usuário envia um para o usuário no horário das 22:35 minutos, através dos logs tem como o administrador verificar o horário que o usuário enviou o , horário do seu log entre outras... Na verdade o serviço de não tem muitas ferramentas de segurança integradas no seu próprio serviço, então associamos o serviço de ao antivírus clamav e ao analisador de conteúdo de Amavis. Quando o serviço de correio eletrônico recebe uma mensagem, antes de disponha-la ao usuário destinatário, ele entrega ao Amavis para que o conteúdo da mensagem seja analisado. Caso alguma detecção de ameaça seja constatada, o Amavis envia a mensagem para o antivírus Clamav, este sim, o antivírus, tratará devidamente a mensagem conforme a sua configuração, lixeira, quarentena etc. Além desses dois softwares, foi utilizado também o Spamassassim, um software de detecção de spams. Fizemos o uso dessas ferramentas em conjunto justamente para garantir maior segurança na troca de s no ambiente.

20 Pentests Após a demonstração do projeto chegamos a realizar alguns testes para verificar como anda a composição do local, para isso utilizamos alguns scanners conhecidos no mercado, utilizaremos nmap, nikto e OpenVAS contra o projeto acima mostrado para verificar o estado dos serviços depois de configurados, veja: Resultados com nmap: Resultados com nikto:

21 Resultados com OpenVAS: Vulnerabilidades:

22 Netsparker é um scanner de segurança de aplicações web, com suporte tanto para a detecção e exploração de vulnerabilidades. Tem como objetivo ser falso positivo-livre por apenas relatar vulnerabilidades confirmados após explorar com sucesso ou testá-los de outra forma.

23 Scans Resultados

24 Vulnerabilidades Detalhes Netsparker identificou uma injeção SQL baseada-booleano, que ocorre quando a entrada de dados por um usuário é interpretada como um comando SQL em vez de dados normais pelo banco de dados back-end. Netsparker confirmou a vulnerabilidade executando uma consulta SQL teste no banco de dados back-end.

25 Impacto Dependendo do banco de dados de back-end, as configurações de conexão de banco de dados e sistema operacional, um atacante pode montar um ou mais dos seguintes tipos de ataques com sucesso: Leitura, atualização e remoção de dados arbitrários / tabelas do banco de dados; A execução de comandos do sistema operacional subjacente. Ações à se tomar 1. Utilizar uma camada de acesso a banco de dados (DAL) ou usar ORM (Object Relational Mapping). A maioria dos sistemas de ORM utilizar apenas consultas parametrizadas e isso pode resolver todo o problema de injeção SQL. 2. Localizar todas as consultas SQL geradas dinamicamente e convertê-los para consultas parametrizadas. Prevenção A melhor maneira de proteger o seu código contra injeções SQL é usando consultas parametrizadas (declarações preparadas). Que todas as línguas modernas, oferecem bibliotecas internas para isso. Sempre que possível, não criar consultas SQL dinâmica ou consultas SQL com concatenação.

26 Detalhes Netsparker detectou que os dados senha estão sendo transmitidos através de HTTP. Impacto Se um atacante puder interceptar o tráfego de rede, ele / ela pode roubar as credenciais dos usuários. Ações à se tomar Mover todas as formas e páginas críticas para HTTPS e não atendê-los através de HTTP. Prevenção Todos os dados sensíveis devem ser transferidos através de HTTPS em vez de HTTP. Os formulários devem ser servidos através de HTTPS. Todos os aspectos da aplicação que aceitar a entrada do usuário, a partir do processo de login, só deve ser servido por HTTPS.

Instalação Apache + MySQL + PHPMyAdmin CentOS

Instalação Apache + MySQL + PHPMyAdmin CentOS Segue descrição das atividades: Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar em um arquivo texto os logs de acesso, conforme

Leia mais

SERVIDOR WEB - APACHE SERVIDOR WEB - APACHE SERVIDOR WEB - APACHE 27/02/2012

SERVIDOR WEB - APACHE SERVIDOR WEB - APACHE SERVIDOR WEB - APACHE 27/02/2012 O servidor Apache é o mais bem sucedido servidor web livre. Foi criado em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Em maio de 2010, o Apache serviu

Leia mais

Você pode testar se está tudo OK, abrindo um navegador no Debian Linux e acessando qualquer site.

Você pode testar se está tudo OK, abrindo um navegador no Debian Linux e acessando qualquer site. Você pode testar se está tudo OK, abrindo um navegador no Debian Linux e acessando qualquer site. Foi necessário configurar esse segundo adaptador, porque talvez seja necessário fazer o download de alguma

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LABORATORIO DE REDE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LABORATORIO DE REDE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LABORATORIO DE REDE PROFESSOR: Dinailton Laboratorio De Rede DISCENTES: Helton Klinthon Douglas Silva Dyonathan Rodrigues Laboratório de

Leia mais

Atividade Proposta da Disciplina: Laboratório de Rede de Computadores

Atividade Proposta da Disciplina: Laboratório de Rede de Computadores Atividade Proposta da Disciplina: Laboratório de Rede de Computadores Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar em um arquivo

Leia mais

Sistemas Operacionais Livres. Servidor Web Apache

Sistemas Operacionais Livres. Servidor Web Apache Sistemas Operacionais Livres Servidor Web Apache Apache Implementação do protocolo HTTP(80) e HTTPS(443) Arquitetura Client / Server Proviemento de páginas WEB Open Source Servidor Web mais utilizado no

Leia mais

Instalação e Configuração

Instalação e Configuração Instalação e Configuração INTERNET Variedade de acessos e conteúdos SERVIDOR WEB Segurança, flexibilidade e agilidade É um computador que processa solicitações HTTP (Hyper-Text Transfer Protocol), que

Leia mais

1 SQL Injection A consulta normal SQL seria:

1 SQL Injection A consulta normal SQL seria: HTTP Testando aplicação Web. Pegaremos dois tipos de ataques dentre os top 10 do OWASP 1 SQL Injection A consulta normal SQL seria: SELECT * FROM Users WHERE Username='$username' AND Password='$password'

Leia mais

Instalando servidor Apache

Instalando servidor Apache Instalando servidor Apache Apache é um software livre de código aberto que corre mais de 50% dos servidores web do mundo. Para instalar o apache, abra um terminal e digite o comando: 1- # yum install httpd

Leia mais

Inscrições em Eventos

Inscrições em Eventos Inscrições em Eventos Manual de Instalação Configuração Módulo de certificados Videira(SC), 05/01/2016 Sumário 1Tecnologias Utilizadas...3 1.1Sistema Operacional...3 1.2Servidor Web...3 1.3Linguagem de

Leia mais

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Conteúdo deste manual Introdução O guia de instalação... 3 Capítulo 1 Instalando o servidor Web Apache... 4 Teste de instalação do Apache... 9

Leia mais

Projeto Integrador Programação para Internet

Projeto Integrador Programação para Internet FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Projeto Integrador Programação para Internet AYLSON SANTOS EDFRANCIS MARQUES HEVERTHON LUIZ THIAGO SHITINOE AYLSON SANTOS EDFRANCIS MARQUES HEVERTHON

Leia mais

Faculdade Senac Relatório Projeto integrador SI 5

Faculdade Senac Relatório Projeto integrador SI 5 Faculdade Senac Relatório Projeto integrador SI 5 Introdução O objetivo do projeto era o de implementar alguns serviços e dividi-los em dois servidores. Os serviços são HTTP, Banco de Dados, DNS, FTP e

Leia mais

Sistema de log do Apache

Sistema de log do Apache Sistema de log do Apache O apache é bem flexível na especificação do que será registrado em seus arquivos de log, possibilitando utilizar um arquivo de log único, diversos arquivos de logs registrando

Leia mais

5/7/2010. Apresentação. Introdução. Ponto de vista do usuário. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

5/7/2010. Apresentação. Introdução. Ponto de vista do usuário. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Servidor Web Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Servidor Web

Leia mais

Instalação do PHP no Linux

Instalação do PHP no Linux Instalação do PHP no Linux O código PHP está embutido diretamente nos documentos XHTML, embora esses segmentos de script sejam interpretados pelo servidor antes de serem entregues para o cliente, o que

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Goiânia, 28 de novembro de 2014.

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Goiânia, 28 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Goiânia, 28 de novembro de 2014. Nomes: Luis Henrique Oliveira Luciana Carvalho Thiago Pereira Santos Vitor Massaki Y. Yakushiji Profº: Dinailton LABORATORIO DE REDES

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA

PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA Os serviços IP's citados abaixo são suscetíveis de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade de

Leia mais

Manual do Usuário. Resumo

Manual do Usuário. Resumo Manual do Usuário Grupo de Teleinformática e Automação (GTA) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) http://www.gta.ufrj.br 11 de fevereiro de 2008 Resumo O Grupo de Teleinformática e Automação (GTA/UFRJ)

Leia mais

RELATÓRIO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS APLICATIVOS BIND E POSTFIX

RELATÓRIO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS APLICATIVOS BIND E POSTFIX RELATÓRIO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS APLICATIVOS BIND E POSTFIX EDFRANCIS PEREIRA MARQUES SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO V INTRODUÇÃO NESTE RELATÓRIO VEREMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECER CADA COMANDO EXECUTADO,

Leia mais

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma 6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma empresa. Diferente do senso comum o planejamento não se limita

Leia mais

PRÁTICA APACHE. Prof. Claudio Silva

PRÁTICA APACHE. Prof. Claudio Silva 1) Instalação do Apache yum install httpd chkconfig --level 35 httpd on apachectl start 2)Instalação navegador de linha de comando: yum install elinks elinks 127.0.0.1 3)Pastas de configurações do Apache:

Leia mais

Planejando uma política de segurança da informação

Planejando uma política de segurança da informação Planejando uma política de segurança da informação Para que se possa planejar uma política de segurança da informação em uma empresa é necessário levantar os Riscos, as Ameaças e as Vulnerabilidades de

Leia mais

Manual Instalação e-cidade-transparência no Ubuntu Server

Manual Instalação e-cidade-transparência no Ubuntu Server Manual Instalação e-cidade-transparência no Ubuntu Server Pré requisitos 1. Ubuntu Server 12.04LTS 2. Apache2 3. PHP 5.* 4. PostgreSQL 9.2.* 5. e-cidade Obs: Caso existam dúvidas em relação a instalação/configuração

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR: DIOGO NUNES

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR: DIOGO NUNES FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR: DIOGO NUNES PREPARAÇÃO DOS SERVIDORES, CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS E APLICAÇÃO DETÉCNICAS DE SEGURANÇA E HARDERING GABRIEL DUARTE THIAGO BATISTA

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Sistema Operacional Linux > Servidor Web (Apache) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução O Apache é o serviço web (http) mais popular do mundo, sendo

Leia mais

Kaspersky Anti-Virus 2013 Kaspersky Internet Security 2013 Lista de novos recursos

Kaspersky Anti-Virus 2013 Kaspersky Internet Security 2013 Lista de novos recursos Kaspersky Anti-Virus 2013 Kaspersky Internet Security 2013 Lista de novos recursos Sumário Visão geral de novos recursos 2 Instalação, ativação, licenciamento 2 Internet Security 3 Proteção Avançada 4

Leia mais

Administração de redes Servidor FTP

Administração de redes Servidor FTP Administração de redes Servidor FTP FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de transferência de arquivos) é um tipo de protocolo utilizado para a transferência de arquivos entre computadores em rede. Para

Leia mais

Relatório de processo de Hardening dos servidores contra os ataques de MITM

Relatório de processo de Hardening dos servidores contra os ataques de MITM Faculdade de Tecnologias Senac Goiás Projeto Integrador SI-2014/02 Laboratório de Redes de Computadores Professor: Fernando Pirkel Paulo Henrique Rodrio Brunet Cassio Alves Relatório de processo de Hardening

Leia mais

9.2 MySQL A instalação do MySQL trata-se de um procedimento relativamente fácil, já que iremos realizá-lo utilizando so repositórios do Linux.

9.2 MySQL A instalação do MySQL trata-se de um procedimento relativamente fácil, já que iremos realizá-lo utilizando so repositórios do Linux. 1 Aula 09 Servidor LAMP Linux-Apache-MySQL-PHP 9.1 Definição LAMP consiste no quarteto: Linux (Sistema Operacional); Apache (Servidor Web); MySQL (Servidor de Banco de Dados); e PHP (Ferramenta de Programação

Leia mais

Instalando um pacote LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) no Mandriva

Instalando um pacote LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) no Mandriva Instalando um pacote LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) no Mandriva 1 Como instalar programas em Linux Para que possamos inicar o processo de instalação, precisamos configurar o gerenciador de pacotes do

Leia mais

Winconnection 6. Internet Gateway

Winconnection 6. Internet Gateway Winconnection 6 Internet Gateway Descrição Geral O Winconnection 6 é um gateway de acesso à internet desenvolvido dentro da filosofia UTM (Unified Threat Management). Assim centraliza as configurações

Leia mais

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Configuração de um servidor FTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente:

Leia mais

Introdução ao Sistema. Características

Introdução ao Sistema. Características Introdução ao Sistema O sistema Provinha Brasil foi desenvolvido com o intuito de cadastrar as resposta da avaliação que é sugerida pelo MEC e que possui o mesmo nome do sistema. Após a digitação, os dados

Leia mais

MSN-Proxy v0.7 no Debian 5 (Atualizado)

MSN-Proxy v0.7 no Debian 5 (Atualizado) Remontti MSN-Proxy v0.7 no Debian 5 (Atualizado) MSN-Proxy v0.7 no Debian 5 (Atualizado) Controle o uso do msn Messenger em sua rede. Desfrute de vários recursos, bem como log das conversas, aviso sobre

Leia mais

Tutorial Instalação e configuração do Wordpress

Tutorial Instalação e configuração do Wordpress Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Administração de Sistemas Operacionais Linux Professor: João Marcelo Tutorial Instalação e configuração

Leia mais

Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04

Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04 Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04 Autor: Alexandre F. Ultrago E-mail: ultrago@hotmail.com 1 Infraestrutura da rede Instalação Ativando o usuário root Instalação do Webmin Acessando o Webmin

Leia mais

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer

Leia mais

http://divulgafacil.terra.com.br/novahospedagem_4/configuracoes.html

http://divulgafacil.terra.com.br/novahospedagem_4/configuracoes.html Page 1 of 9 Veja abaixo como proceder para alterar as configurações de hospedagem do seu site: Na nova plataforma de hospedagem, a estrutura de diretórios FTP vai mudar um pouco. Ou seja, em caso de atualização

Leia mais

Linux - Servidor de Redes

Linux - Servidor de Redes Linux - Servidor de Redes Servidor Web Apache Prof. Roberto Amaral WWW Breve histórico Início 1989 CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) precisava de um meio de viabilizar o trabalho cooperativo

Leia mais

Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro

Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Julho / 2.012 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 29/07/2012 1.0 Versão inicial Ricardo Kiyoshi Página 2 de 11 Conteúdo 1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Hardening de Servidores

Hardening de Servidores Hardening de Servidores O que é Mitm? O man-in-the-middle (pt: Homem no meio, em referência ao atacante que intercepta os dados) é uma forma de ataque em que os dados trocados entre duas partes, por exemplo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores LAMP Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Acrônico para a combinação de Linux, Apache, MySQL e PHP ou Perl ou Python; Recentemente a letra P começou a fazer referência a Perl

Leia mais

Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback

Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback Protocolos Telnet e SSH Professor Leonardo Larback Protocolo Telnet O modelo de referência TCP/IP inclui um protocolo simples de terminal remoto: Telnet. O telnet é tanto um programa quanto um protocolo,

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia

Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia Engenharia Informática Interligação e Gestão de Sistemas Informáticos 2006/2007 Interface WEB para Gestão de Máquinas Virtuais

Leia mais

Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid

Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid Tecgraf/PUC Rio infogrid@tecgraf.puc rio.br 1.Introdução O objetivo deste documento é podermos registrar em um único local todas as informações necessárias

Leia mais

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk Instalação do Sistema Treinamento OTRS Help Desk Sumário Instalação... 3 Recomendações...3 Requisitos de Instalação...5 Preparando a Instalação no CentOS 6.5 (64 bits)...5 Preparando a Instalação no Ubuntu

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JUNHO/2010

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JUNHO/2010 PROCEDIMENTOS PARA INSTALAÇÃO DO OCS INVENTORY NG E GLPI NO SISTEMA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JUNHO/2010 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email:

Leia mais

Instalação e Configuração do Servidor HTTPD Apache

Instalação e Configuração do Servidor HTTPD Apache Instalação e Configuração do Servidor HTTPD Apache Aqui iremos utilizar uma distribuição Linux no caso o CentOS, após a instalação do CentOS, iremos para a parte de instalação e configuração do Servidor

Leia mais

No Fedora, instalamos os pacotes "mysql" e "mysql-server", usando o yum:

No Fedora, instalamos os pacotes mysql e mysql-server, usando o yum: Instalando o MySQL O MySQL é um banco de dados extremamente versátil, usado para os mais diversos fins. Você pode acessar o banco de dados a partir de um script em PHP, através de um aplicativo desenvolvido

Leia mais

CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza FATEC Faculdade de Tecnologia de Ourinhos Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação

CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza FATEC Faculdade de Tecnologia de Ourinhos Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação 1 CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza FATEC Faculdade de Tecnologia de Ourinhos Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação Autores: Edenilson de Melo, Fábio Cristiano Silva

Leia mais

Manual do Usuário. Instalação via Terminal. SIGA-ADM versão 12.06

Manual do Usuário. Instalação via Terminal. SIGA-ADM versão 12.06 Manual do Usuário Instalação via Terminal SIGA-ADM versão 12.06 Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Instalação via Terminal Introdução Este manual objetiva explicitar os procedimentos e ferramentas necessárias

Leia mais

OBJETIVO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA

OBJETIVO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SEGURANÇA DIGITAL Wagner de Oliveira OBJETIVO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA Hoje em dia a informação é um item dos mais valiosos das grandes Empresas. Banco do Brasil Conscientizar da necessidade

Leia mais

Passos Preliminares: Acessando a máquina virtual via ssh.

Passos Preliminares: Acessando a máquina virtual via ssh. CIn/UFPE Sistemas de Informação Redes de Computadores Professor: Kelvin Lopes Dias Monitor: Edson Adriano Maravalho Avelar {kld,eama@cin.ufpe.br Instalando o APACHE, PHP (PHPADMIN), MySQL. Este tutorial

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Maker Planet www.makerplanet.com Manual do Usuário

Maker Planet www.makerplanet.com Manual do Usuário Maker Planet www.makerplanet.com Manual do Usuário Atenção: Este é o rascunho inicial deste documento, visite o Maker Planet.COM (HTTP://www.makerplanet.com/) para obter as atualizações deste documento.

Leia mais

Protocolo FTP. Professor Leonardo Larback

Protocolo FTP. Professor Leonardo Larback Protocolo FTP Professor Leonardo Larback Protocolo FTP O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos. Atualmente, o FTP é definido pela RFC 959 File Transfer Protocol (FTP)

Leia mais

Configuração de Digitalizar para E-mail

Configuração de Digitalizar para E-mail Guia de Configuração de Funções de Digitalização de Rede Rápida XE3024PT0-2 Este guia inclui instruções para: Configuração de Digitalizar para E-mail na página 1 Configuração de Digitalizar para caixa

Leia mais

EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede

EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede Entregar um relatório contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. A seção desenvolvimento pode conter

Leia mais

ServerAdmin servermaster@projetointegrador.com - Se o sistema detectar algo de anômalo, um mail será enviado a bazar@projeointegador.

ServerAdmin servermaster@projetointegrador.com - Se o sistema detectar algo de anômalo, um mail será enviado a bazar@projeointegador. Fundamentos de Serviços IP Gestão da Tecnologia da Informação Módulo III - Noturno Alunos: Douglas Ferreira João Victor Alves Erik Souza Raphael Beghelli Introdução Neste trabalho acadêmico será apresentando

Leia mais

Kaspersky Security Center 10 SP1 (KSC 10 SP1) Como criar Exclusões

Kaspersky Security Center 10 SP1 (KSC 10 SP1) Como criar Exclusões Kaspersky Security Center 10 SP1 (KSC 10 SP1) Como criar Exclusões Regras de exclusão são grupos de condições que o Kaspersky Endpoint Security utiliza para omitir um objeto durante uma varredura (scan)

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Conexão rápida entre dois computadores em uma plataforma Linux

Conexão rápida entre dois computadores em uma plataforma Linux Conexão rápida entre dois computadores em uma plataforma Linux Algumas vezes, novos usuários de Linux acabam achando difícil transferir aquivos entre duas máquinas Linux em rede (no meu caso via cabo).

Leia mais

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Manual do Nscontrol Principal Senha Admin Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Aqui, você poderá selecionar quais programas você quer que

Leia mais

1 # yum install -y mysql mysql-devel mysql-server php-mysql. Instalação do openssl (necessário para comunicação web segura) 1 # yum install -y openssl

1 # yum install -y mysql mysql-devel mysql-server php-mysql. Instalação do openssl (necessário para comunicação web segura) 1 # yum install -y openssl Introdução Openfire (antigo Wildfire) é um servidor multi-plataforma de colaboração em tempo real (RTC), licenciado sob a GPL e implementa o protocolo XMPP (Jabber). Possui clientes para Windows e Linux

Leia mais

Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4.

Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4. Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) O NTOP é um programa muito simples de ser instalado e não requer quase nenhuma configuração. Ele é capaz de gerar excelentes gráficos de monitoramento das

Leia mais

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux 1. De que forma é possível alterar a ordem dos dispositivos nos quais o computador procura, ao ser ligado, pelo sistema operacional para ser carregado? a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento,

Leia mais

Configure seu Linux pela Web! Instalação à partir de um.tar.gz. Autor: Carlos Eduardo Ribeiro de Melo Data: 05/10/2004

Configure seu Linux pela Web! Instalação à partir de um.tar.gz. Autor: Carlos Eduardo Ribeiro de Melo <eduardo at unisulma.edu.br> Data: 05/10/2004 1 de 6 27/3/2007 10:03 Configure seu Linux pela Web! Autor: Carlos Eduardo Ribeiro de Melo Data: 05/10/2004 Introdução O Webmin é um software de configuração de servidores

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 8

ESET NOD32 ANTIVIRUS 8 ESET NOD32 ANTIVIRUS 8 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 6

ESET NOD32 ANTIVIRUS 6 ESET NOD32 ANTIVIRUS 6 Microsoft Windows 8 / 7 / Vista / XP / Home Server Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento O ESET NOD32 Antivirus fornece

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

Servidor de Correio Eletrônico Postfix

Servidor de Correio Eletrônico Postfix Servidor de Correio Eletrônico Postfix IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm Protocolos de correio Protocolos de correio SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Leia mais

Instalador/Atualizador PIMS Multicultura Manual de Referência. Versão 12.1.4

Instalador/Atualizador PIMS Multicultura Manual de Referência. Versão 12.1.4 Instalador/Atualizador PIMS Multicultura Manual de Referência Versão 12.1.4 Sumário 1. Descrição... 3 2. Pré-requisitos... 4 3. Etapas da instalação/atualização... 8 1. Iniciando a aplicação de instalação/atualização...

Leia mais

Instalação e Conguração do Xoops. Rogério Vinhal Nunes 26 de março de 2007

Instalação e Conguração do Xoops. Rogério Vinhal Nunes 26 de março de 2007 Instalação e Conguração do Xoops Rogério Vinhal Nunes 26 de março de 2007 1 Sumário 1 O que é o Xoops? 3 2 Instalação do Xoops e Dependências 3 2.1 Instalação das Dependências...............................

Leia mais

Kassius Vargas Prestes

Kassius Vargas Prestes Kassius Vargas Prestes Agenda 1. Introdução Web Services 2. XML, SOAP 3. Apache Tomcat 4. Axis 5. Instalação Tomcat e Axis 6. Criação de um Web Service 7. Criação de um cliente Baixar http://www.inf.ufrgs.br/~kvprestes/webservices/

Leia mais

SERVIDOR WEB + LOG DE ACESSO LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES Responsável: Ana Luíza Cruvinel

SERVIDOR WEB + LOG DE ACESSO LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES Responsável: Ana Luíza Cruvinel Versão 2.0 1. INTRODUÇÃO SERVIDOR WEB + LOG DE ACESSO LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES Responsável: Ana Luíza Cruvinel Data: 02/12/2014 Logs são muito importantes para a administração segura de sistemas,

Leia mais

Lista de Exercício: PARTE 1

Lista de Exercício: PARTE 1 Lista de Exercício: PARTE 1 1. Questão (Cód.:10750) (sem.:2a) de 0,50 O protocolo da camada de aplicação, responsável pelo recebimento de mensagens eletrônicas é: ( ) IP ( ) TCP ( ) POP Cadastrada por:

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Fonte: http://www.online-security-solution.com/ - Illustration by Gaich Muramatsu

Fonte: http://www.online-security-solution.com/ - Illustration by Gaich Muramatsu Fonte: http://www.online-security-solution.com/ - Illustration by Gaich Muramatsu Prof. Hederson Velasco Ramos Uma boa maneira de analisar ameaças no nível dos aplicativo é organiza las por categoria de

Leia mais

Instalação do serviço de FTP com o Proftpd

Instalação do serviço de FTP com o Proftpd Tutorial - Proftpd Instalação do serviço de FTP com o Proftpd O Proftpd é um dos mais utilizados servidores de FTP da plataforma Linux. Sua instalação é rápida e fácil. Para instalar o pacote, digite o

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código)

Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código) Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código) Roteiro Processos Threads Virtualização Migração de Código O que é um processo?! Processos são programas em execução. Processo Processo Processo tem

Leia mais

Joomla - Possibilidades infinitas em CMS.

Joomla - Possibilidades infinitas em CMS. Joomla - Possibilidades infinitas em CMS. Felipe Perin AUV surveyor Consultor de Segurança em TI Desenvolvedor web Entusiasta em software livre Segurança em Redes de Computadores Redator do Pub & Comunic.

Leia mais

Introdução. O que é Serviços de Terminal

Introdução. O que é Serviços de Terminal Introdução Microsoft Terminal Services e Citrix MetaFrame tornaram-se a indústria padrões para fornecer acesso de cliente thin para rede de área local (LAN), com base aplicações. Com o lançamento do MAS

Leia mais

Algumas das características listada nela:

Algumas das características listada nela: Fazendo varredura e levantando vulnerabilidades com Nikto 5 DE NOVEMBRO DE 2015 O Nikto é uma ferramenta em Perl desenvolvida por Chris Solo e David Lodge, a qual foi escrita para validação de vulnerabilidade

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PROTOCOLOS DA INTERNET FAMÍLIA TCP/IP INTRODUÇÃO É muito comum confundir o TCP/IP como um único protocolo, uma vez que, TCP e IP são dois protocolos distintos, ao mesmo tempo que, também os mais importantes

Leia mais

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Configuração de Dispositivos Básicos...4

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Configuração de Dispositivos Básicos...4 Índice Introdução Librix...3 Software Livre...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação Configuração de Dispositivos Básicos...4 Teclado...4 Mouse...5 Vídeo...5 Rede...6 Configuração

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Endereço de acesso: http://www.seudominio/cpanel Uma caixa de diálogo vai perguntar o nome de usuário e senha para acesso;

Endereço de acesso: http://www.seudominio/cpanel Uma caixa de diálogo vai perguntar o nome de usuário e senha para acesso; MANUAL DO CPANEL Este é o painel de controle utilizado pelos melhores provedores de hospedagem do mundo, e reconhecidamente o melhor software para gerenciamento de contas de hospedagem existentes no mercado.saiba

Leia mais

Servidor IIS. Sorayachristiane.blogspot.com

Servidor IIS. Sorayachristiane.blogspot.com Servidor IIS Servidor IIS IIS Serviço de informação de Internet; É um servidor que permite hospedar um ou vários sites web no mesmo computador e cria uma distribuição de arquivos utilizando o protocolo

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS PARA INTERNET ADMSI ENVIO DE E-MAILS - POSTFIX

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS PARA INTERNET ADMSI ENVIO DE E-MAILS - POSTFIX ADMSI ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS PARA INTERNET ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS PARA INTERNET ADMSI ENVIO DE E-MAILS - POSTFIX ESCOLA SENAI SUIÇO BRASILEIRA ENVIO DE E-MAILS - POSTFIX OBJETIVOS: Ao final dessa

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais