UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O."

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado.competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. Significado das funções administrativas para o gestor. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades. _ Objetivos da Disciplina Preparar o acadêmico para a compreensão das diversas variáveis que compõe o processo administrativo. _ Conteúdo Programático 1. Conceitos essenciais da gestão empresarial; 2. A compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; 3. O desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. 4. Competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. 5. Significado das funções administrativas para o gestor. 6. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. 7. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e

2 dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CHIAVENATTO, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Campus: Rio de Janeiro, MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, MOTTA, Fernando C. P.; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira, Bibliografia Complementar AKTOUF, Omar, Administração entre a Tradição e Renovação. São Paulo: Atlas, LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva MONTANA,Patrick; CHARNOV,Bruce, Administração. 2. ed. São Paulo, 2000.

3 PLANO DE ENSINO Curso: Curso superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Empreendedorismo Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado. Objetivos da Disciplina Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. _ Conteúdo Programático 1. As organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de 2. formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros; 3. Compatibilizar a competitividade e a estrutura da organização; 4. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. 5. A natureza e a importância dos empreendedores; 6. A mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; 7. O indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

4 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica BERNARDES, Cyro ; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro. Criando empresas para o sucesso: empreendedorismo na prática. São Paulo: Saraiva CHIAVENATO, Idalberto, Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia compreensivo para iniciar e tocar seu próprio negócio. São Paulo: Saraiva, DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, HISRICH, Robert D. ; Peters, Michael P. Empreendedorismo Porto Alegre: Bookman, Bibliografia Complementar BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo : Atlas, RAMOS, Fernando Henrique. Empreendedorismo: histórias de sucesso. São Paulo : Saraiva, 2005.

5 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Comunicação Empresarial Carga horária: 60 Módulo: I _ Ementa Conjunto de conteúdos de redação, com enfoque em linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. Dotar os alunos de competências de produção escrita da língua, de tal modo que possam se desincumbir com facilidade dos múltiplos usos sociais da linguagem. Objetivos da Disciplina Enfocar a linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. Dotar os alunos de competências de produção escrita da língua, de tal modo que possam se desincumbir com facilidade dos múltiplos usos sociais da linguagem. _ Conteúdo Programático 1. Conjunto de conteúdos de redação, 2. Enfoque em linguística textual, enfatizando a língua pelo ângulo textual e sociolinguístico, em detrimento de uma visão gramatical ou normativa. 3. Produção escrita da língua, 4. Os múltiplos usos sociais da linguagem. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

6 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo : Ática. CORRADO, Frank M. A forca da comunicação: quem não se comunica. São Paulo: Makron Books, PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores Campinas: Alínea, Bibliografia Complementar BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa Barueri: Manole, REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional : conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5.ed. São Paulo : Summus, ROGER, Cahen. Comunicação empresarial. 10.ed. Rio de Janeiro : Best Seller, SILVA, Alison da; Souza, Édila Gracieli. Assessoria de comunicação no alto Uruguai catarinense: realidades e perspectivas. Concórdia: UnC, 2004.

7 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da Matemática Financeira na gestão de negócios. Abordagem para iniciantes no assunto, com uma linguagem clara e acessível, contextualizada com exemplos retirados do cotidiano das empresas. Esse conteúdo está dividido em: Métodos Estatísticos e Matemática Financeira. _ Objetivos da Disciplina Capacitar o aluno para as práticas, teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da matemática financeira. _ Conteúdo Programático 1. Teorias e aplicabilidade dos métodos estatísticos e da Matemática Financeira na gestão de negócios. 2. Abordagem para iniciantes no assunto, com uma linguagem clara e acessível, contextualizada com exemplos retirados do cotidiano das empresas. 3. Métodos Estatísticos e Matemática Financeira. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

8 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CLEMENTE, Alceu Souza. Matemática financeira: Fundamentos Conceitos e Aplicações. São Paulo: Atlas, LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; KREHBIEL, T. C.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, STEVENSON, Willian J. Estatística Aplicada à Administração. Ed. Harper, São Paulo, Bibliografia Complementar HP. HP12C manual. HP, MACEDO, N. B. Explicando o Explicado. Disponível em: < Acesso em 04 out PUCCINI, Alberto de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Prática. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Saraiva, NEUFELD, John L. Estatística aplicada à administração usando Excel. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

9 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Contabilidade Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Noções básicas da contabilidade; patrimônio; situações líquidas patrimoniais e o patrimônio líquido; origem e aplicação dos recursos; contas e planos de contas; atos e fatos administrativos; noções de débito e crédito; balancete de verificação; estoques; depreciação; demonstração de resultados de exercícios; princípios fundamentais da contabilidade; escrituração contábil; técnicas de escrituração contábil; fundamentos sobre o débito e crédito; regimes contábeis de escrituração; procedimentos contábeis básicos; a contabilidade como instrumento de auxílio nas organizações; a contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro; clientes internos e externos da contabilidade; cumprimento das legislações do Imposto de Renda, ICMS, IPI, ISS, INSS, trabalhista, social. _ Objetivos da Disciplina Preparar os alunos com as noções básicas de contabilidade. _ Conteúdo Programático 1. Noções básicas da contabilidade; 2. Patrimônio; 3. Situações líquidas patrimoniais e o patrimônio líquido; 4. Origem e aplicação dos recursos; 5. Contas e planos de contas; 6. Atos e fatos administrativos; 7. Noções de débito e crédito; 8. Balancete de verificação; 9. Estoques; 10. Depreciação; 11. Demonstração de resultados de exercícios; 12. Princípios fundamentais da contabilidade; 13. Escrituração contábil; 14. Técnicas de escrituração contábil; 15. Fundamentos sobre o débito e crédito; 16. Regimes contábeis de escrituração; 17. Procedimentos contábeis básicos; 18. A contabilidade como instrumento de auxílio nas organizações; 19. A contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro; 20. Clientes internos e externos da contabilidade; 21. Cumprimento das legislações do Imposto de Renda, ICMS, IPI, ISS, INSS, trabalhista, social.

10 Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica FIPECAFI/USP. Contabilidade introdutória. 9.ed. São Paulo : Atlas, MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9. ed. São Paulo : Atlas, 2002.

11 MARTINS, Eliseu, GILBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5 ed., São Paulo: Atlas, Bibliografia Complementar FIPECAFI/USP. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também às demais sociedades. 5.ed. São Paulo : Atlas, 2001., Teoria da contabilidade, 6ed, São Paulo: Atlas, Contabilidade como instrumento para tomada de decisões: uma introdução, Campinas, SP: Alínea, Contabilidade empresarial, 8 ed., São Paulo: Atlas, 1998.

12 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Economia e Mercado Carga horária: 45 Módulo: I _ Ementa Estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios; A classificação dos bens, serviços e fatores de produção; Análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio; Determinação e análise dos custos da produção; Tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. _ Objetivos da Disciplina Proporcionar o estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios assim como a análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio, tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. _ Conteúdo Programático 1. Estudo introdutório da economia no mercado e seus princípios; 2. A classificação dos bens, serviços e fatores de produção; 3. Análise da oferta, demanda e preço de equilíbrio; 4. Determinação e análise dos custos da produção; 5. Tipos de concorrência e análises das estratégias das empresas. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0

13 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 19. ed. São Paulo: Atlas, VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva,1999. PINHO, Diva Benevides. Manual de economia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, Bibliografia Complementar WESSELS, Walter. Economia. São Paulo: Saraiva, 1991.

14 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Introdução ao Marketing Carga horária: 75 Módulo:II COD:IMK _ Ementa Estudo dos conceitos gerais de marketing; Análise do planejamento estratégico voltado para o mercado; análise e definição de mercado de atuação - sistema de informação de marketing e segmentação e o composto mercadológico; Planejamento e desenvolvimento da comunicação integrada do marketing. _ Objetivos da Disciplina Preparar o aluno com as estratégias necessárias para a introdução ao Marketing. _ Conteúdo Programático 1. Estudo dos conceitos gerais de marketing; 2. Análise do planejamento estratégico voltado para o mercado; 3. Análise e definição de mercado de atuação - sistema de informação de marketing e segmentação e o composto mercadológico; 4. Planejamento e desenvolvimento da comunicação integrada do marketing. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três

15 médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica COBRA, Marcos. Marketing básico: uma perspectiva brasileira, Atlas, São Paulo, 2007 KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, Bibliografia Complementar

16 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Qualidade Aplicada às Organizações Carga horária: 45 Módulo: II COD: QUO21 _ Ementa Conceito de qualidade; Princípios da excelência; Avaliação permanente; ferramentas da qualidade; gerenciamento de processos; agentes da transformação; Implementação da gestão da qualidade; Modelo de gestão para excelência. _ Objetivos da Disciplina Preparar o aluno para as técnicas e aplicadas da qualidade aplicada às organizações. _ Conteúdo Programático 1. Conceito de qualidade; 2. Princípios da excelência; 3. Avaliação permanente; ferramentas da qualidade; 4. Gerenciamento de processos; 5. Agentes da transformação; 6. Implementação da gestão da qualidade; 7. Modelo de gestão para excelência. Metodologia e) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. f) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. g) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. h) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0

17 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade Total Padronização de Empresas. Belo Horizonte. INDG MAÑAS, Antonio Vico, Org ; OLIVEIRA, Otávio J., Org. ; PALMISANO, Angelo, Org. Gestão de qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, MOURA, Luciano Raizer. Qualidade simplesmente total : uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Rio de Janeiro : Qualitymark, Bibliografia Complementar

18 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais Carga horária: 45 Módulo: II COD: SIR21 _ Ementa Visão introdutória dos Sistemas de Informações Gerenciais, desde sua conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até sua implantação, manutenção e atualização, contemplando seus recursos envolvidos e suas aplicabilidades das informações. Compreensão de conceito, de dado, informação e conhecimento, bem informações. As habilidades de um gestor e como este utiliza e administra um sistema como os processos de obtenção, tratamento, armazenamento e recuperação de informações gerenciais. _ Objetivos da Disciplina Proporcionar uma visão introdutória dos Sistemas de Informações Gerenciais, desde a sua conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até sua implantação, manutenção e atualização, contemplando seus recursos envolvidos e suas aplicabilidades das informações. _ Conteúdo Programático 1. Visão introdutória dos Sistemas de Informações Gerenciais, desde sua conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até sua implantação, manutenção e atualização, contemplando seus recursos envolvidos e suas aplicabilidades das informações. 2. Compreensão de conceito, de dado, informação e conhecimento, bem informações. 3. As habilidades de um gestor e como este utiliza e administra um sistema como os processos de obtenção, tratamento, armazenamento e recuperação de informações gerenciais. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

19 d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica O BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, STAIR, Ralph M; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 4 ed. LTC: REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial: Alinhamento Estratégico e Análise da Prática nas Organizações. São Paulo: Altas, Bibliografia Complementar VICO MANÃS, A. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Erica, LAUDON, Kenneth. LAUDON Jane Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. 5ª. Ed. São Paulo: Prentice Hall, ODA, Érico. Sistemas de informações gerenciais. Curitiba : IESDE, 2008.

20 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Direito Empresarial Carga horária: 45 Módulo: II COD:DEM21 _ Ementa Contextualização da ciência jurídica na realidade empresarial como instrumento regulador da gestão empresarial e das relações entre as organizações públicas e privadas, com fins lucrativos ou não. Personalidade jurídico-constitucional do Estado; atos e fatos jurídicos; o Direito Administrativo, conceito e fontes; os princípios básicos da Administração Pública: legalidade, moralidade, impessoalidade, finalidade e publicidade; os poderes e deveres do administrador público: eficiência, probidade, prestação de contas e dever de agir; contratos comerciais: conceito e interpretação, tipos, modalidades, legislação, rescisão, prorrogação, renovação, extinção e aditivos contratuais; contratos administrativos, tipos, e suas peculiaridades; licitações. _ Objetivos da Disciplina Contextualizar a ciência jurídica na realidade empresarial como instrumento regulador da gestão empresarial e das relações entre as organizações públicas e privadas, com fins lucrativos ou não. _ Conteúdo Programático 1. Contextualização da ciência jurídica na realidade empresarial como instrumento regulador da gestão empresarial e das relações entre as organizações públicas e privadas, com fins lucrativos ou não. 2. Personalidade jurídico-constitucional do Estado; atos e fatos jurídicos; 3. o Direito Administrativo, conceito e fontes; 4. os princípios básicos da Administração Pública: legalidade, moralidade, impessoalidade, finalidade e publicidade; 5. os poderes e deveres do administrador público: eficiência, probidade, prestação de contas e dever de agir; 6. contratos comerciais: conceito e interpretação, tipos, modalidades, legislação, rescisão, prorrogação, renovação, extinção e aditivos contratuais; 7. contratos administrativos, tipos, e suas peculiaridades; licitações. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal

21 AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica BRAGA, Raul Nunes. Direito empresarial e o novo código civil. Rio de Janeiro: Esplanada, COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial : direito de empresa. 15.ed. São Paulo : Saraiva, DOWER, Nelson Godoy Bassil. Instituições de Direito Público e Privado. 9. Ed São Paulo: Atlas, Bibliografia Complementar AMARAL JÚNIOR, Alberto do in OLIVEIRA, Juarez de [coord.]. Comentários ao código de proteção ao consumidor. São Paulo: Saraiva, FAZZIO Junior, Waldo. Manual de direito comercial. 5.ed. São Paulo : Atlas, 2005.

22 LEME, Maria Augusta dos Santos. Guia do direito empresarial no novo código civil. São Paulo: Saraiva, REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. 30.ed. São Paulo : Saraiva, SILVA, De Plácido e. Noções práticas de direito comercial. 14.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

23 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Fundamentos de Recursos Humanos Carga horária: 75 Módulo: II COD: FRH21 _ Ementa Reflexão sobre o do papel das pessoas no contexto organizacional, na era do conhecimento; Análise dos estilos de liderança e do poder; Estudo da importância da comunicação e inteligência emocional; Desenvolvimento do projeto de vida e motivação pessoal e da equipe; A Evolução da comunicação; Aspecto formal da organização: estrutura, normas, métodos, processos de trabalho, estabelecido pela direção da empresa; Visão tradicional e futurísticas da área Estratégica de Pessoas. Objetivos da Disciplina Preparar tecnicamente o acadêmico para atuar na área de Recursos Humanos, fundamentos e Processos. _ Conteúdo Programático 1. Reflexão sobre o do papel das pessoas no contexto organizacional, na era do conhecimento; 2. Análise dos estilos de liderança e do poder; 3. Estudo da importância da comunicação e inteligência emocional; 4. Desenvolvimento do projeto de vida e motivação pessoal e da equipe; 5. A Evolução da comunicação; 6. Aspecto formal da organização: estrutura, normas, métodos, processos de trabalho, estabelecido pela direção da empresa; 7. Visão tradicional e futurísticas da área Estratégica de Pessoas. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidos em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

24 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica BOUDREAU, John W. MILKOVICH, George T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, BOOG,Gustavo G. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes. V.1. São Paulo: Editora Gente, CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, Bibliografia Complementar BOHLANDER, George; SHEMAN, Arthur; SNELL, Scott A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, CHIAVENATO, Idalberto, Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. São Paulo: Atlas, 2003.

25 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Relações Humanas e Liderança Carga horária: 45 Módulo:II COD: RHL21 _ Ementa Estudo das qualidades de comunicação como ferramentas de aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal, a saber: comunicação verbal, não-verbal, gestual, assertividade, habilidade de liderança, comportamento cooperador, integração no grupo de trabalho, bem como no grupo social. Objetivos da Disciplina Introduzir o aluno no estudo das relações humanas e liderança. _ Conteúdo Programático 1. Estudo das qualidades de comunicação como ferramentas de aperfeiçoamento do relacionamento inter pessoal; 2. Comunicação verbal, 3. Não-verbal, gestual, 4. Assertividade, 5. Habilidade de liderança, 6. Comportamento cooperador, 7. Integração no grupo de trabalho, 8. Integração no grupo social. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

26 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica CARPILOVSKY, Marcelo; CAVALCANTI, Vera Lucia; LUND, Myrian. Liderança e motivação. Rio de Janeiro: FGV, HARVARD Business Review; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y (Org.). Liderança e motivação. Rio de Janeiro: Elsevier, TOPPING, Peter A. Liderança e gestão. Rio de Janeiro: Campus, Bibliografia Complementar

27 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Legislação Trabalhista e Previdenciária Carga horária: 45 Módulo: II COD: LTP21 _ Ementa Estudo sobre a Legislação Trabalhista com enfoque em Admissão e Demissão de empregados, Jornadas de trabalho, Aviso Prévio e Verbas Rescisórias, Quadro de Funcionários, Folhas de Pagamento de Empregados, empregadores e autônomos, Homologações de Rescisões Contratuais. _ Objetivos da Disciplina Estudar a legislação trabalhista com enfoque em admissão, demissão e jornadas de trabalho. _ Conteúdo Programático 1. Estudo sobre a Legislação Trabalhista; 2. Enfoque em Admissão; 3. Demissão de empregados, 4. Jornadas de trabalho, 5. Aviso Prévio e Verbas Rescisórias, 6. Quadro de Funcionários, 7. Folhas de Pagamento de Empregados, 8. empregadores e autônomos, 9. Homologações de Rescisões Contratuais. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral.

28 Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios: A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica BRASIL. Consolidação das leis do trabalho - CLT,1943; Céspedes, Livia, Colab. ; Pinto, Antonio Luiz de Toledo, Colab. ; Windt, Márcia Cristina Vaz dos Santos, Colab. CLT Saraiva e Constituição Federal São Paulo: Saraiva, LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos : princípios e tendências. São Paulo : Saraiva, 2006 VIANNA, CLÁUDIA. Manual Prático das Relações Trabalhistas. 4ª Ed. São Paulo: LTR, Bibliografia Complementar

29 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Psicologia Organizacional Carga horária: 45 Módulo: II COD:POZ31 _ Ementa Introdução ao estudo da psicologia. Psicologia organizacional; Estilo de relacionamento interpessoal e intergrupal; estilos de gerência e liderança; Personalidade e comportamento dentro das empresas. _ Objetivos da Disciplina Introduzir o aluno ao estudo da psicologia organizacional. _ Conteúdo Programático 1. Introdução ao estudo da psicologia. 2. Psicologia organizacional; 3. Estilo de relacionamento interpessoal e intergrupal; 4. estilos de gerência e liderança; 5. Personalidade e comportamento dentro das empresas. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0 obedecerá os seguintes critérios:

30 A1 Avaliação presencial, individual e sem consulta; prova escrita (vale de 0,0 a 10,0 peso 6); A2 Avaliação on-line por disciplina Prova com consulta (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); ShortPaper trabalho realizado por disciplina, individual com consulta e postado no AVA (vale de 0,0 a 10,0 peso 2); Nota para aprovação - Igual ou maior que 6,0 (seis) por disciplina. A média por módulo da disciplina será feita por média aritmética, sendo que, para seu cálculo, serão utilizados os referidos pesos conforme fórmula abaixo. O aluno que obtiver na disciplina, média igual ou superior a 6,0 (seis) durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75%, será considerado aprovado. _ Bibliografia Básica AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Psicologia aplicada à administração: uma introdução a psicologia organizacional. São Paulo: Atlas, BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, TELLES, Antônio Xavier. Psicologia Organizacional: Psicologia na Empresa e na Vida em Sociedade. São Paulo: Ática, Bibliografia Complementar

31 PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Secretariado - EAD Disciplina: Língua Portuguesa: da Oralidade à Escrita Carga horária: 75 Módulo: III COD: LOE21 _ Ementa O processo comunicativo e seus elementos; Variação linguística e os níveis de linguagem; Transcrição e retextualização; Correspondências oficiais; Emprego da vírgula e dos porquês; Emprego da crase e dos pronomes demonstrativos. _ Objetivos da Disciplina Dar condições ao aluno de se aperfeiçoar através da linguagem oral e escrita. _ Conteúdo Programático 1. O processo comunicativo e seus elementos; 2. Variação linguística e os níveis de linguagem; 3. Transcrição e retextualização; 4. Correspondências oficiais; 5. Emprego da vírgula e dos porquês; 6. Emprego da crase e dos pronomes demonstrativos. Metodologia a) Online + DVD: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. O aluno também recebe as videoaulas em DVD. b) Online + DVD + livros: videoaulas via internet e em DVD, livros eletrônicos e impressos. c) Online + Cartão microsd: Acesso ao conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA. Os textos digitais e as videoaulas estão contidas em um cartão SD (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. d) Online + Tablet: Além de acessar o conteúdo online e aos livros em PDF pelo Portal AVA, o aluno também recebe um aparelho Tablet para assistir as videoaulas, que são entregues em um cartão microsd (com um adaptador de cartão) para serem assistidas em notebooks, netbooks, smartphones e dispositivos móveis em geral. Sistema de Avaliação A avaliação, conforme estabelece a Resolução UnC CONSEPE 178/2008, que prevê três médias parciais, para a obtenção da média final de aprovação igual ou superior a 6,0

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial; a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Reconhecimento: Resolução 42/97/CEE/SC, D.O.E/SC 03/12/97 Recredenciamento: Decreto 4.269, D.O. PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários - EAD Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais Carga horária: 75 Módulo: I _ Ementa Conceitos essenciais da gestão empresarial;

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo Código: CTB-251 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: ENGP -

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Administração de Sistemas de Informação Código: CTB-252 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Faculdade Curso Disciplina Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos PSICOR - Psicologia Organizacional Período Letivo 2013 - Anual Currículo 40032012

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Código: CTB-2013 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2015.2

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Disciplina: Empreendedorismo C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Logística Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2012 1ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ADM-353 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ENF - 314 Pré-requisito: ENF 212 Enfermagem em Urgência

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º Semestre. Karlise Soares Nascimento

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º Semestre. Karlise Soares Nascimento Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Proporcionar ao acadêmico noções empresariais e empreendedoras.

Proporcionar ao acadêmico noções empresariais e empreendedoras. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Alexandre Acosta jornalismo@uniarp.edu.br Período/ Fase: 1º Semestre:

Leia mais

MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas

MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas MBA Executivo Gestão Estratégica de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas possibilita ao profissional compreender as diversas atividades envolvidas na gestão

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Direito constitucional, civil, processual civil, penal, processual penal.

PLANO DE ENSINO. 5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Direito constitucional, civil, processual civil, penal, processual penal. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professores: Evandro Muniz Período/ Fase: 9ª Semestre: 2º Ano: 2013 Disciplina: Direito empresarial

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: ENGP-580

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã - SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração Financeira I

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração Financeira I Administração Financeira I Timóteo Ramos Queiróz Conhecer, identificar e saber realizar as funções do administrador que dizem respeito às decisões financeiras de curto e às formas de mensuração da criação

Leia mais

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento de Pessoas proporciona ao participante o conhecimento sobre liderança, motivação

Leia mais

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I.

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I. Nome do centro: 1. Identificação Nome do curso: Ciências da Computação Nome e cód. Disciplina: Administração II Número de créditos: 04 Carga horária teórica: 32 h Carga horária prática: 28 h Carga horária

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

PITÁGORAS FACULDADE PLANO DE ENSINO CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANO: 2013 DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 8º CORPO DOCENTE

PITÁGORAS FACULDADE PLANO DE ENSINO CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANO: 2013 DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 8º CORPO DOCENTE PITÁGORAS FACULDADE PLANO DE ENSINO CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANO: 2013 IDENTIFICAÇÃO SEMESTRE DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 8º CORPO DOCENTE WILLINGTON MARCOS FERREIRA CONCEIÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 81-CEPE/UNICENTRO, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Administração Pública, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

Plano de Ensino TURMA: 1 /2013 EMENTA

Plano de Ensino TURMA: 1 /2013 EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE 2012

PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE 2012 Disciplina Curso TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Teoria Geral de Sistemas C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Período Letivo: Série: Periodo: Semestre de 1 sem/2012 2ª

Leia mais

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC Campus Ceilândia GESTÃO E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Ceilândia, Fevereiro de 2014. CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Administração de Sistemas

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração de Sistemas de Informação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Sistemas de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRÁT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS

03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR GESTÃO COMERCIAL (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PLANO DE ENSINO DISCIPLINA SÉRIE PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA Gestão de Marketing 2ª. Série 2014 I EMENTA Função e cenário mercadológico. Inter-relacionamento da função mercadológica com as demais funções

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO ÁREA DE EMPREGABILIDADE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO PROPOSTA CURRICULAR Belo Horizonte Dezembro de 01 Governador de Minas Gerais Antônio Augusto Junho Anastasia Vice-Governador

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL Código: CTB 100 Pré-requisito: Não há Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR: 109P1NB PLANO DE DISCIPLINA ANO LETIVO: 2011 2º SEMESTRE DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO DISC

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL APRESENTAÇÃO EMENTA

DIREITO EMPRESARIAL APRESENTAÇÃO EMENTA EMPRESARIAL NÍVEL DE ENSINO: Graduação CARGA HORÁRIA: 80h PROFESSORES-AUTORES: Telder Andrade Lage Ana Luisa Coelho Perim Fabiano Eustáquio Zica Silva APRESENTAÇÃO O direito empresarial, ramo do direito

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO Código: ADM- 261 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA

CURSO DE GASTRONOMIA PROGRAMA 1. Teoria Geral da Administração: histórico. Teorias administrativas; 2. Princípios de organização de serviços; 3. Fundamentos de Marketing de Serviços; 4. Políticas e procedimentos operacionais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

72h/a Teórica Prática Total Teórica Prática Total. 2h/a 2h/a 4h/a 36h/a 36h/a 72h/a 4

72h/a Teórica Prática Total Teórica Prática Total. 2h/a 2h/a 4h/a 36h/a 36h/a 72h/a 4 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina Negócios e Comércio Eletrônico Curso Administração Professor (a) Msc. Adolfo F. de O. Colares Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral 4h/a 72h/a Teórica

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM COMÉRCIO INTERNACIONAL ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Carga horária semanal Etapa 4 5 OBJETIVO Realizar escolhas sobre a adoção de tecnologias e sistema

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Ementas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira I Disciplina: Gestão das Funções Organizacionais GFU21 Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 1 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Administração

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 89-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento, modalidade de educação a distância, aprovado

Leia mais

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE 2011 Disciplina ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Curso ADMINISTRAÇÃO Carga Horária

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 3º T 03 EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 3º T 03 EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Economia I Turma: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3 1. Ementa (sumário, resumo) Conceitos de Economia. Papel do Governo. Fundamentos

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Direito Empresarial ADM 065. 36h 5º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Direito Empresarial ADM 065. 36h 5º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi -97110-767 Santa Maria RS Fone/FAX: (55) 3217 0625 E-Mail: prensino@iffarroupilha.edu.br.

Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi -97110-767 Santa Maria RS Fone/FAX: (55) 3217 0625 E-Mail: prensino@iffarroupilha.edu.br. Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: Sem certificação técnica. Componente Curricular: Planejamento Financeiro e Orçamentário Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Sem certificação

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Administração dos canais

Leia mais

PLANO DE ENSINO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2013

PLANO DE ENSINO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2013 PLANO DE ENSINO DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2013 Curso: TECNOLOGIA EM MARKETING Habilitação: TECNOLÓGO Disciplina: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO EM MARKETING Período: M V N 3º semestre do Curso Carga Horária:

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA 2013-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA 2013-2 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA 2013-2 A Coordenação do Curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop, torna público que de acordo

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL MÉDIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL MÉDIO CÓDIGO: 1NM CARGO: OFICIAL ADMINISTRATIVO ÁREA: : ADMINISTRATIVA SEÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 10. Funções; 11. Sistemas Legais de Medidas. Funções administrativas: características

Leia mais

Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza

Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou quaisquer partes do documento, em

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O currículo ora alterado e implantado no início do ano letivo de 2001, deve ser aplicado:

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O currículo ora alterado e implantado no início do ano letivo de 2001, deve ser aplicado: RESOLUÇÃO CONSEPE 43/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais