BEM-VINDO A UM MUNDO QUE FALA ESPANHOL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BEM-VINDO A UM MUNDO QUE FALA ESPANHOL"

Transcrição

1 BEM-VINDO A UM MUNDO QUE FALA ESPANHOL Criado e desenvolvido por: Gerenciado por:

2 O MUNDO FALA ESPANHOL O ESPANHOL É UM IDIOMA ESSENCIAL, VIVO E EM CONTÍNUO CRESCIMENTO NOS ÂMBITOS POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL A NIVEL INTERNACIONAL.

3 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade 2a língua no mundo 2ª língua mais falada no mundo. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

4 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade 2a 3a língua no mundo mais utilizada na internet 3ª língua mais utilizada na internet. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

5 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade 2a 3a 567 língua no mundo mais utilizada na internet milhões de pessoas falam espanhol Desses 567 milhões de hispanofalantes, 470 milhões têm o espanhol como língua materna. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

6 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade 2a 3a língua no mundo mais utilizada na internet milhões de pessoas falam espanhol milhões de hispanofalantes nos E.U.A. O espanhol, é sem dúvida o idioma mais estudado nos níveis de ensino no Estados Unidos. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

7 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade 2a 3a Todos os dias aumenta língua no mundo mais utilizada na internet milhões de pessoas falam espanhol milhões de hispanofalantes nos E.U.A. a população mundial, que fala espanhol Por razões culturais, econômicas e demográficas, todos os dias é maior a porcentagem da população mundial que fala espanhol, enquanto a proporção de falantes de chinês e inglês descende. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

8 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade Em a 3a Todos os dias aumenta 7.8% língua no mundo mais utilizada na internet milhões de pessoas falam espanhol milhões de hispanofalantes nos E.U.A. a população mundial, que fala espanhol população mundial Os falantes nativos de espanhol serão 7.8% da população mundial. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

9 O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade Em a 3a 567 Todos os 58 dias aumenta 7.8% Nº 1 língua no mundo mais utilizada na internet milhões de pessoas falam espanhol milhões de hispanofalantes nos E.U.A. a população mundial, que fala espanhol população mundial E.U.A. Estados Unidos será o primeiro país hispanofalante do mundo. * Dados extraídos do Instituto Cervantes (Relatório 2015), El español: Una lengua viva.

10 O QUE É SIELE Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola. É o sistema mais completo, versátil e de prestígio para avaliar e dar certificados do domínio do idioma espanhol. SIELE atesta o grau de competência na língua espanhola através de quatro provas: COMPREENSÃO DE LEITURA COMPREENSÃO AUDITIVA EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ORAIS Tem como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER).

11 SIELE EM 3 PONTOS CHAVE É o primeiro certificado digital com reconhecimento internacional, que atesta o domínio do espanhol a partir de uma perspectiva pan-hispânica, que reforça sua validade mundialmente e dá conta da riqueza de um idioma tão vivo e diversificado como o espanhol. A fiabilidade das provas SIELE é garantida pela experiência de quatro das instituições culturais e acadêmicas de mais prestígio: o Instituto Cervantes, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires. A gestão, execução e avaliação das provas, se realiza através de meios tecnológicos, o que significa simplicidade, comodidade e rapidez em todo processo de certificação. Na siele.org, os candidatos escolhem a modalidade, o lugar e a data da prova, após sua realização obtém seu certificado ou relatório de avaliação na própria página web, em um prazo máximo de três semanas.

12 O QUE ACRESCENTA SIELE? SIELE, certifica as competências no idioma para que pessoas, instituições e empresas consigam seus objetivos em um mundo que fala espanhol. SIELE ACRESCENTA VALOR

13 SIELE ACRESCENTA VALOR CANDIDATOS > Certificado chave para suas trajetórias de formação e profissionais. > Reconhecimento internacional de rápida obtenção (resultados em três semanas). > Inscrição online simples e flexível.

14 SIELE ACRESCENTA VALOR UNIVERSIDADES > Ferramenta única, que garante o nível de espanhol necessário nos programas de formação. > Aumento das taxas de empregabilidade de seus estudantes, ao existir cada vez mais empresas que reconhecem o certificado SIELE. > Oportunidade de fazer parte de uma aliança de alcance global.

15 SIELE ACRESCENTA VALOR EMPRESAS > Reduzir custos e prazos, simplificando os processos de seleção que necessitem a avaliação de nível de espanhol. > Segmentar por níveis de perfis profissionais com capacidades linguísticas diferentes dependendo do tipo de tarefa e trabalho. > Para empresas direcionadas à formação, possibilidade de ampliar o negócio de cursos e programas especializados de preparação para as provas SIELE.

16 SIELE ACRESCENTA VALOR CENTROS DE EXAMES > Oportunidade para a inovação tecnológica. > Ampliação do negócio dada a crescente demanda de pessoas interessadas em certificar seu nível de espanhol. > Associar a imagem do centro de exames ao prestígio de SIELE e as instituições que o garantem.

17 A PROVA

18 SIELE GLOBAL A PROVA MAIS COMPLETA PARA GARANTIR O DOMÍNIO DO IDIOMA ESPANHOL Uma única prova multinível que permite obter o certificado SIELE, um documento que inclui uma pontuação de 0 a 1000, resultado da soma da pontuação em cada uma das quatro provas, e relacionada com os níveis do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER).

19 SIELE GLOBAL COMPREENSÃO DA LEITURA 5 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas com textos que devem ser respondidos através da escolha das opções corretas. Duração: 60 minutos. Avaliação automática. Pontuação máxima: 250 pontos.

20 SIELE GLOBAL COMPREENSÃO DA LEITURA COMPREENSÃO AUDITIVA 5 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas com textos que devem ser respondidos através da escolha das opções corretas. 6 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas de forma oral e respondidas através da escolha das opções corretas. Duração: 60 minutos. Duração: 55 minutos. Avaliação automática. Pontuação máxima: 250 pontos. Avaliação automática. Pontuação máxima: 250 pontos.

21 SIELE GLOBAL COMPREENSÃO DA LEITURA COMPREENSÃO AUDITIVA EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS 5 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas com textos que devem ser respondidos através da escolha das opções corretas. Duração: Avaliação automática. 60 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos. 6 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas de forma oral e respondidas através da escolha das opções corretas. Duração: Avaliação automática. 55 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos. 2 tarefas. Perguntas formuladas através de textos e respondidas de forma escrita. Duração: Avaliação manual pelos especialistas linguistas da SIELE. 50 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos.

22 SIELE GLOBAL COMPREENSÃO DA LEITURA COMPREENSÃO AUDITIVA EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ORAIS 5 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas com textos que devem ser respondidos através da escolha das opções corretas. Duração: Avaliação automática. 60 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos. 6 tarefas com o total de 38 perguntas. Perguntas formuladas de forma oral e respondidas através da escolha das opções corretas. Duração: Avaliação automática. 55 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos. 2 tarefas. Perguntas formuladas através de textos e respondidas de forma escrita. Duração: Avaliação manual pelos especialistas linguistas da SIELE. 50 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos. 5 tarefas. Perguntas formuladas através de texto ou locução, e respondidas de forma oral através de um sistema de gravação. Duração: Avaliação manual pelos especialistas linguistas da SIELE. 15 minutos. Pontuação máxima: 250 pontos.

23 4 MODALIDADES INDEPENDENTES Além do SIELE Global, existem outras quatro modalidades de provas que combinam as diferentes provas. COMPREENSÃO DE LEITURA COMPREENSÃO AUDITIVA COMPREENSÃO DE LEITURA EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS COMPREENSÃO AUDITIVA EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ORAIS EXPRESSÃO E INTERAÇÃO ORAIS Relatório que certifica internacionalmente o nível de compreensão do idioma espanhol. Relatório que certifica internacionalmente o nível de leitura escritura do idioma espanhol. Relatório que certifica internacionalmente o nível de compreensão e expressão oral no espanhol. Relatório que certifica internacionalmente o nível de expressão oral no espanhol. Duração da prova: minutos Duração da prova: minutos Duração da prova: minutos Duração da prova: 15 minutos Pontuação da prova: 500 pontos ( ) Pontuação da prova: 500 pontos ( ) Pontuação da prova: 500 pontos ( ) Pontuação da prova: 250 pontos Avaliação automática (Resposta fechada) Avaliação automática + Avaliador SIELE Avaliação automática + Avaliador SIELE Avaliador SIELE (Resposta aberta) Os pontos obtidos se referem aos níveis do MCER.

24 NOSSO PÚBLICO

25 CANDIDATOS UM CERTIFICADO QUE ABRE PORTAS A NÍVEL GLOBAL O CERTIFICADO SIELE É UMA VANTAGEM COMPETITIVA, PARA ALCANÇAR OBJETIVOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS EM UM ENTORNO GLOBAL. Com SIELE, os candidatos projetam seu perfil internacionalmente e o fortalecem frente a admissão em programas de formação das universidades e processos de seleção nas empresas.

26 CANDIDATOS SIELE É FIABILIDADE E PRESTÍGIO > As provas são elaboradas pelo Instituto Cervantes, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires. Mais de 75 instituições associadas ibero-americanas estão envolvidas ativamente no SIELE, dando fiabilidade, validade e confiança. > O aplicação das provas segue um rigoroso protocolo para garantir a qualidade do processo. > Os conteúdos das provas e os mecanismos de avaliação são permanentemente supervisados a nível técnico e acadêmico.

27 CANDIDATOS SIELE É ADAPTÁVEL E FLEXÍVEL > É o candidato quem escolhe o lugar, a data e a modalidade de prova. > O conteúdo das provas leva em consideração as variedades linguísticas do espanhol e os contextos culturais da atualidade.

28 CANDIDATOS SIELE É DIGITAL, SIMPLES E RÁPIDO > A inscrição é online na web siele.org. > Os certificados e relatórios podem ser baixados na própria web, obtendo um código de verificação que pode ser apresentado em processos de empresas e universidades mundo inteiro. > Identifica em uma única prova o grau de conhecimento para os níveis A1, A2, B1, B2 e C1.

29 UNIVERSIDADES JUNTE-SE AO PROJETO CULTURAL PAN-HISPÂNICO MAIS IMPORTANTE NA ATUALIDADE. ALIANÇAS PARA UM PROJETO DE EXCELÊNCIA Integrar SIELE nos processos de admissão significa fazer parte de um projeto de excelência com alcance global. E o objetivo é duplo: > Futuros estudantes com as competências linguísticas necessárias. > Um aumento do índice de empregabilidade dos diplomados. Permite combinar os programas de formação das Universidades e instituições com as necessidades do capital humano das empresas.

30 UNIVERSIDADES SIELE É PRESTÍGIO > É contribuir para um projeto internacional, que cuida e fortalece a presença da língua espanhola no mundo. > É a fiabilidade das instituições que são titulares: o Instituto Cervantes, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires. > É fazer parte de uma solução acadêmica inovadora.

31 UNIVERSIDADES SIELE É EMPREGABILIDADE > É a segurança de que seus estudantes terão melhores oportunidades profissionais. > É a validade internacional; seus certificados e relatórios estão de acordo com os valores do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER). > É melhorar o nível da Universidade ao melhorar a empregabilidade de seus estudantes.

32 UNIVERSIDADES SIELE É GARANTIA > É a certeza de que os novos estudantes possuem o nível de espanhol necessário. > É simplificar o processo de admissão, ao ser uma ferramenta padrão em todo o mundo. > É realizada por segmentos, já que permite solicitar o nível necessário em cada programa graças à pontuação obtida nas modalidades de provas.

33 EMPRESAS UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO E SELEÇÃO DOS MELHORES PROFISSIONAIS. CAPITAL HUMANO PARA O SÉCULO XXI SIELE ajuda a criar equipes de trabalho especializadas e adaptadas às necessidades de um contexto global onde é necessária a língua espanhola, tanto na comunicação como na abertura de novos mercados. Incorporar SIELE como referência para os processos de seleção, é incorporar uma ferramenta flexível e padrão para simplificar e fortalecer a construção de suas equipes de profissionais. Para as empresas com foco na formação, é uma oportunidade de negócio com perspectivas de crescimento e alcance internacional.

34 EMPRESAS SIELE PARA A SELEÇÃO > A ferramenta de referência para a seleção de perfis com domínio da língua espanhola. Simplifica o processo e reduz seus custos. > Maior eficácia e precisão para a seleção ao contar com provas específicas para as diferentes capacidades linguísticas que necessite cada cargo. > Garantia de que a pontuação obtida é adequada ao nível do candidato: o certificado se renova e as provas se atualizam.

35 EMPRESAS SIELE PARA A ESPECIALIZAÇÃO > Segmentar por níveis de perfis profissionais a partir das diferentes competências que avalia SIELE, o que fornece uma informação relevante para cargos que necessitam o domínio da língua espanhola. > Os profissionais da organização, poderão realizar uma prova SIELE para avaliar seus conhecimentos e competências.

36 EMPRESAS SIELE PARA A FORMAÇÃO > É uma oportunidade de negócio para as empresas e organizações dedicadas à formação de profissionais. > Oferecer cursos preparatórios para SIELE significa participar em um mercado que se ampliará muito nos próximos anos.

37 CENTROS DE EXAMES UMA OPORTUNIDADE PARA INCREMENTAR A ATIVIDADE E A PRESENÇA DE SUA ORGANIZAÇÃO. UMA REDE DE PRESTÍGIO E INOVAÇÃO Um centro de exames SIELE é um espaço e uma entidade com reconhecimento para gerenciar e supervisar em suas instalações as provas SIELE. Para as entidades de formação ou de educação, supõe com certeza a ampliação do impacto social e de negócio. Fazer parte de SIELE é fazer parte de uma rede incentivada pela IC, UNAM, USAL e a UBA. É uma aposta pela inovação nas estratégias de difusão e avaliação do idioma espanhol.

38 CENTROS DE EXAMES SIELE AMPLIA A ATIVIDADE E O ALCANCE DOS CENTROS > As ofertas de exames SIELE irá atrair novos estudades ao centro. > O centro recebe rendimentos da SIELE cada vez que um candidato realiza um exame nas suas instalações.

39 CENTROS DE EXAMES SIELE MELHORA A MARCA E A NOTORIEDADE DOS CENTROS DE ESTUDO > Isto significa posicionar-se como uma entidade que acredita na inovação e no incentivo da língua espanhola internacionalmente. > Acrescenta valores como o prestígio e a qualidade técnica e acadêmica. > Gera visibilidade e propicia o trabalho em rede ao aparecer nos diferentes canais de comunicação SIELE.

40 CENTROS DE EXAMES COMO SER UM CENTRO DE EXAMES SIELE? > Existem três critérios principais: Prestígio da entidade solicitante. Garantia de boas práticas na gestão. Equipes técnicas e humanas necessárias para aplicar as provas. > Solicite através da web siele.org e complete o formulário na seção centros de exames.

41 CREDENCIAIS INSTITUCIONAIS UM APOIO DE EXCELÊNCIA E CONHECIMENTO INSTITUIÇÕES À ALTURA DO IDIOMA ESPANHOL A excelência das instituições que criam, estimulam e gestionam SIELE são a chave de sua fiabilidade a nível acadêmico e tecnológico. O Instituto Cervantes, a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires promovem SIELE. O desenvolvimento da plataforma tecnológica e sua comercialização mundial é realizada pela Telefónica Educación Digital. A estas organizações se somam as instituições associadas: um circuíto qualificado de universidades ibero-americanas que colaboram na pesquisa do ensino da língua espanhola, controlam a qualidade do conteúdo das provas e acrescentam uma grande variedade de materiais didáticos.

42 CREDENCIAIS INSTITUCIONAIS INSTITUIÇÕES TITULARES INSTITUTO CERVANTES Instituição pública criada pela Espanha em 1991 para a propaganda e o ensino da língua espanhola e das línguas co-oficiais. > Presente em 90 cidades de 43 países nos cinco continentes. > 60 bibliotecas com uma coleção bibliográfica de mais de volumes. > Mais de cursos ministrados entre 2014 e 2015, e quase atos culturais realizados no mundo todo.

43 CREDENCIAIS INSTITUCIONAIS INSTITUIÇÕES TITULARES UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO Foi fundada em 1551 e é a universidade ibero-americana com mais estudantes matriculados. Tem como propósito primordial formar profissionais relevantes para o país e para o mundo, e também expandir, com a maior amplitude possível, os benefícios da cultura. > alunos no período de > 41 programas de pós graduação, 37 programas de especialização e 116 cursos universitários. > 198 convênios com instituições internacionais.

44 CREDENCIAIS INSTITUCIONAIS INSTITUIÇÕES TITULARES UNIVERSIDAD DE SALAMANCA Fundada em 1218, é a segunda universidade espanhola onde estudam mais estudantes de fora de seu distrito universitário. > 25% dos estudantes de mestrado universitário eram estudantes provenientes de 42 nacionalidades diferentes, em destaque a procedência ibero-americana muito acima das outras nacionalidades. > Até 40% dos que estavam matriculados em doutorado eram estudantes provenientes de 65 nacionalidades.

45 CREDENCIAIS INSTITUCIONAIS INSTITUIÇÕES TITULARES UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES La UBA é uma Universidade pública fundada em 1821, e é considerada como um dos centros de estudo de mais prestígio do continente. > Possui mais de estudantes, 78 cursos universitários e 116 diplomas oriundos destes cursos, além de vários cursos de pós graduação, doutorado e pós-doutorado. > Aproximadamente 30% da pesquisa científica na Argentina é realizada na UBA. > Quatro dos cinco ganhadores argentinos do Prêmio Nobel foram estudantes e professores desta universidade.

46 CREDENCIAIS INSTITUCIONAIS INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS TELEFÓNICA EDUCACIÓN DIGITAL (TED) É a empresa do Grupo Telefônica especializada em soluções de Formação online e Educação Digital. Possui 500 profissionais em 5 países: Espanha, Brasil, Colômbia, Peru e Chile, e mais de 300 clientes distribuídos pela Europa, Estados Unidos e América Latina. Em 15 anos no mercado aportou valor a mais de 4 milhões de estudantes em diferentes plataformas tecnológicas.

47 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS MAIS DE 75 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS EM MAIS DE 20 PAÍSES IBERO-AMERICANOS COM ENVOLVIMENTO ATIVO NA SIELE, QUE COLABORAM NA PESQUISA DO ENSINO DO ESPANHOL, APÓIAM A QUALIDADE DO CONTEÚDO E ACRESCENTAM MATERIAIS DIDÁTICOS INOVADORES.

48 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

49 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

50 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

51 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

52 INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

53 OBRIGADO Criado e desenvolvido por: Gerenciado por:

O ESPANHOL É UM IDIOMA ESSENCIAL, VIVO E EM CONTÍNUO CRESCIMENTO NOS ÂMBITOS POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL A NIVEL INTERNACIONAL.

O ESPANHOL É UM IDIOMA ESSENCIAL, VIVO E EM CONTÍNUO CRESCIMENTO NOS ÂMBITOS POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL A NIVEL INTERNACIONAL. O ESPANHOL É UM IDIOMA ESSENCIAL, VIVO E EM CONTÍNUO CRESCIMENTO NOS ÂMBITOS POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL A NIVEL INTERNACIONAL. É o sistema mais completo, versátil e de prestígio para avaliar

Leia mais

BEM-VINDO FALA ESPANHOL A UM MUNDO QUE. Criado e desenvolvido por: Gerenciado por:

BEM-VINDO FALA ESPANHOL A UM MUNDO QUE. Criado e desenvolvido por: Gerenciado por: BEM-VINDO A UM MUNDO QUE FALA ESPANHOL Criado e desenvolvido por: Gerenciado por: O MUNDO FALA ESPANHOL Na atualidade Em 2060 2ª 3ª 567 58 Todos os dias aumenta 7.8% Nº 1 língua no mundo utilizada na

Leia mais

DIPLOMAS DE ESPANHOL LÍNGUA EXTRANGEIRA. I. Primeiro Passo

DIPLOMAS DE ESPANHOL LÍNGUA EXTRANGEIRA. I. Primeiro Passo DIPLOMAS DE ESPANHOL LÍNGUA EXTRANGEIRA I Primeiro Passo Informações Gerais O que são os Exames do DELE? O Instituto Cervantes organiza e administra os Diplomas do DELE (Diploma de Español como Lengua

Leia mais

Duas línguas próximas, globais e de futuro

Duas línguas próximas, globais e de futuro Duas línguas próximas, globais e de futuro Augusto Santos Silva 1 Não tenho competência para avaliar a proximidade entre a língua portuguesa e a língua espanhola do ponto de vista linguístico. Sei apenas

Leia mais

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017 V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB 2017 FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS AMÉRICAS Brasília 17 a 19 de

Leia mais

CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL PROJETO GRUPO DE CONVERSACIÓN - LENGUA ESPAÑOLA GRUPO DE CONVERSACIÓN EN LENGUA ESPAÑOLA

CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL PROJETO GRUPO DE CONVERSACIÓN - LENGUA ESPAÑOLA GRUPO DE CONVERSACIÓN EN LENGUA ESPAÑOLA CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL PROJETO GRUPO DE CONVERSACIÓN - LENGUA ESPAÑOLA GRUPO DE CONVERSACIÓN EN LENGUA ESPAÑOLA CAMPUS DE FUNCIONAMENTO: Petrolina Zona Rural LOCAL: Sala de Multimídia da Biblioteca

Leia mais

Uma promessa a 100%.

Uma promessa a 100%. Uma promessa a 100%. A fabricação de moldes começa com a HASCO. 1924 Fundação 1936 Fabricação de matrizes e moldes de injeção 1962 Apresentação da Estrutura de Molde Standard 2 Na base de cada história

Leia mais

Programa Doutoral em Ciências da Saúde (da U Alcalá em parceria com a U Lusofona) Artigo 1 - DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

Programa Doutoral em Ciências da Saúde (da U Alcalá em parceria com a U Lusofona) Artigo 1 - DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Programa Doutoral em Ciências da Saúde (da U Alcalá em parceria com a U Lusofona) Artigo 1 - DEFINIÇÃO E OBJETIVOS 1. O Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da Universidade de Alcalá está integrado

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS. primeiro semestre. saopaulo.cervantes.es

CATÁLOGO DE CURSOS. primeiro semestre. saopaulo.cervantes.es CATÁLOGO DE CURSOS primeiro semestre 2017 saopaulo.cervantes.es PLANO CURRICULAR O Instituto Cervantes encontra-se à frente do ensino do espanhol no mundo. Nosso plano curricular baseia-se nos princípios

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS. PRESENCIAL e online. segundo semestre. saopaulo.cervantes.es

CATÁLOGO DE CURSOS. PRESENCIAL e online. segundo semestre. saopaulo.cervantes.es CATÁLOGO DE CURSOS PRESENCIAL e online segundo semestre saopaulo.cervantes.es NOSSOS ESPAÇOS BIBLIOTECA Mais de 20.000 volumes entre livros, DVDs, CDs, audiolivros, livros eletrônicos, etc. cujo uso permitirá

Leia mais

E D I T A L Nº DE VAGAS REMANESCENTES

E D I T A L Nº DE VAGAS REMANESCENTES EDITAL NRI 17/2018 ABRE INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES DE INTERCÂMBIO PARA O 2º SEMESTRE DE 2018. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais NRI, no uso de suas atribuições e observando o

Leia mais

Objetivo do curso: Público Alvo: Critérios de admissão para o curso:

Objetivo do curso: Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Edital Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva 2019

Edital Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva 2019 Edital Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva 2019 IberCultura Viva, o programa de cooperação intergovernamental para o fortalecimento das culturas

Leia mais

Perguntas Frequentes Mobilidade Acadêmica Ibero- Americana

Perguntas Frequentes Mobilidade Acadêmica Ibero- Americana Perguntas Frequentes Mobilidade Acadêmica Ibero- Americana Em que consiste esta iniciativa? O Marco Ibero-Americano de Mobilidade Acadêmica é a ação de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores

Leia mais

MAYORS CHALLENGE 2016 América Latina e Caribe

MAYORS CHALLENGE 2016 América Latina e Caribe MAYORS CHALLENGE 2016 América Latina e Caribe Uma competição para cidades da América Latina e do Caribe que visa gerar novas ideias de impacto que resolvam desafios urbanos e melhorem a vida nas cidades

Leia mais

Edital Escritório de Internacionalização nº 2, de 7 de março de 2019

Edital Escritório de Internacionalização nº 2, de 7 de março de 2019 Edital Escritório de Internacionalização nº 2, de 7 de março de 2019 Seleção de candidaturas de estudantes da UFCSPA para participação na PONCHO International Week (Asunción, Paraguai) O Escritório de

Leia mais

Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim

Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim Soluções para crescer, evoluir e inovar do princípio ao fim Colocamos ao serviço da sua empresa a tecnologia necessária para exponenciar o talento

Leia mais

Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência. Prémio AIA-CTS - Tese de Doutoramento ou Dissertação de Mestrado

Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência. Prémio AIA-CTS - Tese de Doutoramento ou Dissertação de Mestrado Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência Prémio AIA-CTS - Tese de Doutoramento ou Dissertação de Mestrado Com a atribuição do Prémio AIA CTS pretende-se distinguir a melhor Tese de Doutoramento

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016

CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016 A Coordenadora da Atividade "Equipe de Inovação:

Leia mais

Bem-vindo à Repro As novas oportunidades começam aqui Comunidade da Achilles: Repro

Bem-vindo à Repro As novas oportunidades começam aqui Comunidade da Achilles: Repro www.achilles.com Bem-vindo à Repro As novas oportunidades começam aqui Comunidade da Achilles: Repro A comunidade de gestão de fornecedores para a indústria energética do Sul da Europa e da América Latina

Leia mais

"OLHAR DOS JOVENS" Peças sonoras

OLHAR DOS JOVENS Peças sonoras "OLHAR DOS JOVENS" Peças sonoras No marco do programa de Prémios e Reconhecimentos da OIJ "CRIAÇÃO JOVEM", apresentase o concurso "Olhar dos Jovens", que apela à criação de peças sonoras com foco de investigação,

Leia mais

Seja um Parceiro Premier da SBEB

Seja um Parceiro Premier da SBEB Apoie o desenvolvimento e divulgação da Engenharia Biomédica no Brasil Seja um Parceiro Premier da SBEB www.sbeb.org.br Conheça a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica www.sbeb.org.br www.facebook.com/sbeb.org.br

Leia mais

EDITAL 01/ CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL 01/ CHAMADA DE TRABALHOS EDITAL 01/2017 - CHAMADA DE TRABALHOS (artigos e pôsteres) 13 Colóquio de Moda 10ª Edição Internacional 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda Abepem Associação Brasileira de

Leia mais

Quem somos? Plataforma web que agrupa inúmeros desafios estudantes com temáticas variadas

Quem somos? Plataforma web que agrupa inúmeros desafios estudantes com temáticas variadas WWW.STUDYKA.COM Quem somos? Plataforma web que agrupa inúmeros desafios estudantes com temáticas variadas Nosso objectivo e a profissionalização dos estudantes durantes os estudos Plataforma sobre a qual

Leia mais

Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2017

Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2017 Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2017 IberCultura Viva, programa de cooperação intergovernamental para o fortalecimento das culturas e das comunidades da região ibero-americana, vinculado à Secretaria

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2019 EDITAL ERI/SANTANDER n. 01/2019

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2019 EDITAL ERI/SANTANDER n. 01/2019 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2019 EDITAL ERI/SANTANDER n. 01/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2019 Convênio UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

SELEÇÃO. Edital DG nº Programa de Mobilidade Acadêmica

SELEÇÃO. Edital DG nº Programa de Mobilidade Acadêmica SELEÇÃO Edital DG nº018-2018.1 Programa de Mobilidade Acadêmica PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI E UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA ENTRE

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS. segundo semestre. saopaulo.cervantes.es

CATÁLOGO DE CURSOS. segundo semestre. saopaulo.cervantes.es CATÁLOGO DE CURSOS segundo semestre 2017 saopaulo.cervantes.es PLANO CURRICULAR O Instituto Cervantes encontra-se à frente do ensino do espanhol no mundo. Nosso plano curricular baseia-se nos princípios

Leia mais

Ideias para o futuro: Concurso de dissertações universitárias CAF

Ideias para o futuro: Concurso de dissertações universitárias CAF Ideias para o futuro: Concurso de dissertações universitárias CAF BASES DO CONCURSO O CAF é um banco de desenvolvimento constituído em 1970 e composto por 19 países -17 da América Latina e Caribe, Espanha

Leia mais

PLANO GERAL I SEMINÁRIO ONLINE DE ESTRUTURAS DE SEGURANÇA E DEFESA PARA OS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS

PLANO GERAL I SEMINÁRIO ONLINE DE ESTRUTURAS DE SEGURANÇA E DEFESA PARA OS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS PLANO GERAL I SEMINÁRIO ONLINE DE ESTRUTURAS DE SEGURANÇA E DEFESA PARA OS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS Junho 2017 Página intencionalmente em branco Página 1 de 7 ANEPE CAEE CESEDEN - IDN I SEMINÁRIO

Leia mais

Quem somos? O primeiro organismo multilateral de cooperação na Ibero-América

Quem somos? O primeiro organismo multilateral de cooperação na Ibero-América Quem somos? O primeiro organismo multilateral de cooperação na Ibero-América A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o organismo intergovernamental decano

Leia mais

Monitorando a Mobilidade Internacional das IES Brasileiras: uma experiência pioneira. Renée Zicman FAUBAI, Brasil

Monitorando a Mobilidade Internacional das IES Brasileiras: uma experiência pioneira. Renée Zicman FAUBAI, Brasil Monitorando a Mobilidade Internacional das IES Brasileiras: uma experiência pioneira Renée Zicman FAUBAI, Brasil Rio de Janeiro, 18/04/2018 Brasil possui o maior sistema de educação superior da América

Leia mais

Reunião de pais e mães 17/2/2016

Reunião de pais e mães 17/2/2016 Reunião de pais e mães 17/2/2016 Características da viagem Período De 17 de junho a 15 de julho (28 dias) Volta às aulas: 1 de agosto Grupos 3 grupos (múltiplos de +/- 10 alunos) 4 cidades-sede (Salamanca,

Leia mais

EDITAL NRI 21/2019 E D I T A L

EDITAL NRI 21/2019 E D I T A L EDITAL NRI 21/2019 ABRE AO CORPO DISCENTE DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF O PERÍODO DE INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES.

Leia mais

MOBILIDADE. Edital DG nº RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MOBILIDADE. Edital DG nº RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE Edital DG nº006-2012 RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA FA CULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI E UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA ENTRE BRASIL

Leia mais

E quem é a Worldpay. Worldpay All rights reserved.

E quem é a Worldpay. Worldpay All rights reserved. E quem é a Worldpay 2 Worldpay 2014. All rights reserved. Quem é Worldpay? 3 Worldpay 2014. All rights reserved. Histórico 1981 2010 2010 Today Acquiring e Commerce 4 Worldpay 2014. All rights reserved.

Leia mais

REGULAMENTO. 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018 Reunião preparatória do 4º Congresso Latino-americano de CVC

REGULAMENTO. 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018 Reunião preparatória do 4º Congresso Latino-americano de CVC 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018 Reunião preparatória do 4º Congresso Latino-americano de CVC IberCultura Viva, o programa de cooperação intergovernamental para o fortalecimento das culturas

Leia mais

Mecanismos de alienação de bens: metodologia de leilões presenciais e eletrônicos. Servicio de Administración y Enajenación de Bienes (SAE)

Mecanismos de alienação de bens: metodologia de leilões presenciais e eletrônicos. Servicio de Administración y Enajenación de Bienes (SAE) Mecanismos de alienação de bens: metodologia de leilões presenciais e eletrônicos. Servicio de Administración y Enajenación de Bienes (SAE) Octubre 22, 2015 Brasilia, Brasil 1 Misión del SAE O SAE administra

Leia mais

SELEÇÃO. Edital DG nº Programa de Mobilidade Acadêmica

SELEÇÃO. Edital DG nº Programa de Mobilidade Acadêmica SELEÇÃO Edital DG nº015-2016.2 Programa de Mobilidade Acadêmica Edital DG nº 015 / 2016.2 - Programa de Mobilidade Acadêmica PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI E UNIVERSIDAD

Leia mais

PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (2014-) Artigo 1 OBJECTIVOS GERAIS

PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (2014-) Artigo 1 OBJECTIVOS GERAIS PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (2014-) Artigo 1 OBJECTIVOS GERAIS 1.1. Promover uma oferta de alta qualidade em investigação e educação avançada em ambas as universidades e países; - atrair

Leia mais

MOBILIDADE. Edital DG nº RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MOBILIDADE. Edital DG nº RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE Edital DG nº008-2012 RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI E UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA ENTRE BRASIL

Leia mais

Projetar Portugal. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional. Seminário Diplomático. Paulo Ribeiro, CEO.

Projetar Portugal. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional. Seminário Diplomático. Paulo Ribeiro, CEO. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional Seminário Diplomático Paulo Ribeiro, CEO Linkare TI Lisboa, 3 de Janeiro de 2013 Índice Apresentação da Linkare Porquê Internacionalizar?

Leia mais

Convocatória de Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva 2018

Convocatória de Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva 2018 Convocatória de Bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva 2018 IberCultura Viva, o programa de cooperação intergovernamental para o fortalecimento das

Leia mais

EDITAL NRI 18/2018 E D I T A L

EDITAL NRI 18/2018 E D I T A L EDITAL NRI 18/2018 ABRE AO CORPO DISCENTE DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO O PERÍODO DE INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES.

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em

Leia mais

Quem somos e o quê fazemos?

Quem somos e o quê fazemos? Quem somos e o quê fazemos? Uma entidade sem fins lucrativos dedicada a pensar estrategicamente o setor, conduzindo programas direcionados ao desenvolvimento tecnológico das empresas e a sua inserção no

Leia mais

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista Escola para todos: promovendo uma educação antirracista Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

EDITAL DG Nº 020 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA SELEÇÃO

EDITAL DG Nº 020 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA SELEÇÃO EDITAL DG Nº 020 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2019.1 SELEÇÃO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI E FUNDACIÓN UNIVERSITARIA CATÓLICA LUMEN GENTIUM PROJETO DE INTEGRAÇÃO

Leia mais

EDITAL N 02/ PROEX/IFAC PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE IDIOMAS EM INGLÊS A1 E ESPANHOL A1, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

EDITAL N 02/ PROEX/IFAC PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE IDIOMAS EM INGLÊS A1 E ESPANHOL A1, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EDITAL N 02/2017 - PROEX/IFAC PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE IDIOMAS EM INGLÊS A1 E ESPANHOL A1, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), através

Leia mais

Programa Global Júnior Aprenda Espanhol na Espanha

Programa Global Júnior Aprenda Espanhol na Espanha Desde 1989 Programa Global Júnior Aprenda Espanhol na Espanha 20 aulas/semana Supervisão 24/7 Workshops culturais e excursões Atividades pela tarde e noite Alojamento em residência Ambiente internacional

Leia mais

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO O QUE É O PIFCSS? O Programa Ibero-americano para o fortalecimento da Cooperação

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. ESPANHA COMO PLATAFORMA E DESTINO DE INVESTIMENTO.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. ESPANHA COMO PLATAFORMA E DESTINO DE INVESTIMENTO. INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. ESPANHA COMO PLATAFORMA E DESTINO DE INVESTIMENTO. RIO DE JANEIRO, 29 DE SETEMBRO DE 2015. SÃO PAULO, 1 DE OUTUBRO DE 2015. ESPANHA COMO DESTINO DE INVESTIMENTO

Leia mais

DESPACHO. ASSUNTO: Regulamento de Candidatura - Programa Leonardo Da Vinci para diplomados ESTeSL

DESPACHO. ASSUNTO: Regulamento de Candidatura - Programa Leonardo Da Vinci para diplomados ESTeSL DESPACHO N.º 29/2013 Data: 2013/06/21 Para conhecimento de: Pessoal Docente, Discente e não Docente ASSUNTO: Regulamento de Candidatura - Programa Leonardo Da Vinci para diplomados ESTeSL 2012-2014. No

Leia mais

22 a 24 de julho. Transamérica Expo Center, São Paulo Brasil INOVAÇÃO COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

22 a 24 de julho. Transamérica Expo Center, São Paulo Brasil INOVAÇÃO COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL 22 a 24 de julho Transamérica Expo Center, São Paulo Brasil INOVAÇÃO COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Instituto Smart City Business America (SCBA) O SCBA promove o avanço das discussões relacionadas

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) CRÉDITOS Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) Secretário-Geral: Alvaro Marchesi Sede: Bravo Murillo, 38 28015 Madri, Espanha www.oei.org.es oei@oei.org.es

Leia mais

MAIS DE DE EXPERIÊNCIA SOBRE A VUMI EMPRESAS AFILIADAS À VUMI. Assured Benefits Administrators (ABA): Independent Medical Systems (IMS):

MAIS DE DE EXPERIÊNCIA SOBRE A VUMI EMPRESAS AFILIADAS À VUMI. Assured Benefits Administrators (ABA): Independent Medical Systems (IMS): SOBRE A VUMI A VIP Universal Medical Insurance Group (VUMI) é uma empresa de seguros de saúde internacional que oferece produtos de seguros exclusivos para gastos médicos maiores e serviços médicos VIP

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Etapa 1: Da inscrição:

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Etapa 1: Da inscrição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

descobrir o nosso mundo

descobrir o nosso mundo descobrir o nosso mundo Perfil A divisão HRSflow da INglass Spa é uma empresa global que desenha e fabrica sistemas de canais quentes para qualquer tipo de soluções no setor dos moldes para injeção de

Leia mais

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 002/2018 PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 002/2018 PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 002/2018 O Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda (IESA) em parceria com o Banco Santander, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, comunica que estão abertas

Leia mais

David Paredes Diretor de Vendas para Europa.

David Paredes Diretor de Vendas para Europa. Uma equipa com experiencia, com poderosas ferramentas, pode oferecer o conteúdo adequado SEMPRE Desenvolvimento integrado da coleção na era digital David Paredes Diretor de Vendas para Europa 1 YBP sabe

Leia mais

Prémio ILCE. para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe. Convocatória 2018

Prémio ILCE. para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe. Convocatória 2018 Prémio ILCE para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe Convocatória 2018 1 Introdução Pelo segundo ano, o Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa (ILCE) convoca os professores

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO Comissão de Pós-Graduação Faculdade de Odontologia de Bauru/USP Aprovada em 03 de agosto de 2010 I- Auxílio

Leia mais

SELEÇÃO. Edital DG nº Programa de Mobilidade Acadêmica

SELEÇÃO. Edital DG nº Programa de Mobilidade Acadêmica SELEÇÃO Edital DG nº012-2015.2 Programa de Mobilidade Acadêmica Edital DG nº 012 / 2015.2 - Programa de Mobilidade Acadêmica DIREÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ASSESSORIA DE

Leia mais

OFFICE PROGRAMAS DE FÉRIAS

OFFICE PROGRAMAS DE FÉRIAS INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE FÉRIAS 2018/1 PROGRAMAS DE FÉRIAS CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Os Programas Internacionais de Férias, propiciam aos estudantes a oportunidade de estudarem no exterior por

Leia mais

Abordando os desafios do Big Data. Justificativa do curso. Objetivo Geral. Benefícios do Programa

Abordando os desafios do Big Data. Justificativa do curso. Objetivo Geral. Benefícios do Programa Abordando os desafios do Big Data. Justificativa do curso. Neste curso virtual abordaremos temas pioneiros na área do Big Data com ênfase na recompilação de dados (telefones inteligentes, sensores, a Web),

Leia mais

Guia 10 Prêmio Ibermuseus de Educação

Guia 10 Prêmio Ibermuseus de Educação Guia 10 Edição 2019 2 O é uma plataforma que permite aos museus conhecer ações extramuros, reconhecer problemáticas habituais e vias de solução que outras instituições experimentaram. Centro Textiles Mundo

Leia mais

Buenos Aires UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES

Buenos Aires UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES Argentina Buenos Aires É a capital e maior cidade do país, com cerca de 13 milhões de habitantes, sendo assim a segunda maior metrópole da América do Sul. A Argentina possui a terceira melhor qualidade

Leia mais

Missão do ACI. O ACI desenvolve, divulga e promove a adoção do seu conhecimento consensual sobre o betão e as suas utilizações.

Missão do ACI. O ACI desenvolve, divulga e promove a adoção do seu conhecimento consensual sobre o betão e as suas utilizações. Visão do ACI O ACI prevê um futuro em que todos tenham o conhecimento necessário para utilizar o betão de forma eficaz, de modo a corresponder às exigências de um mundo em mudança. Missão do ACI O ACI

Leia mais

PORTUGAL 4/3/2016 VISÃO GERAL

PORTUGAL 4/3/2016 VISÃO GERAL PORTUGAL 2015 VISÃO GERAL Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é uma prestigiada instituição de ensino e investigação científica portuguesa, classificada entre as 100-150 melhores

Leia mais

Curso de Marketing para Farmacêuticos 2017UNAVE/UA. data a definir. 1ª primeira edição

Curso de Marketing para Farmacêuticos 2017UNAVE/UA. data a definir. 1ª primeira edição Marketing para Farmacêuticos UNAVE/UA data a definir 1ª primeira edição WWW.UNAVE.PT 1 a unave A UNAVE Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UA), é, desde 1986,

Leia mais

PRÊMIO CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS - MELHORES PRÁTICAS NO MANEJO HUMANITÁRIO DE CÃES E GATOS REGULAMENTO

PRÊMIO CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS - MELHORES PRÁTICAS NO MANEJO HUMANITÁRIO DE CÃES E GATOS REGULAMENTO PRÊMIO CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS - MELHORES PRÁTICAS NO MANEJO HUMANITÁRIO DE CÃES E GATOS REGULAMENTO 1. Introdução Estima-se que existam mais de 200 milhões de cães na América Latina e que 56% da população

Leia mais

EDITAL NRI 11/2019 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELO SIENA COLLEGE, EUA, PARA O 2º SEMESTRE DE 2019.

EDITAL NRI 11/2019 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELO SIENA COLLEGE, EUA, PARA O 2º SEMESTRE DE 2019. EDITAL NRI 11/2019 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELO SIENA COLLEGE, EUA, PARA O 2º SEMESTRE DE 2019. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais

Leia mais

EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS. Experiências digitais para uma gestão educacional inovadora

EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS. Experiências digitais para uma gestão educacional inovadora EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS Experiências digitais para uma gestão educacional inovadora Na medida em que o futuro da educação se aproxima, as instituições estão se vendo obrigadas a repensar e evoluir seus

Leia mais

Edital Escritório de Internacionalização nº 10, de 11 de setembro de 2018

Edital Escritório de Internacionalização nº 10, de 11 de setembro de 2018 Edital Escritório de Internacionalização nº 10, de 11 de setembro de 2018 SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL VOLUNTÁRIA O Escritório de Internacionalização

Leia mais

O QUE É O PROJETO PREJAL?

O QUE É O PROJETO PREJAL? O QUE É O PROJETO PREJAL? É um Projeto da OIT executado em oito países da América Latina com a finalidade de sensibilizar e promover a inclusão do tema do emprego de jovens nas políticas e programas dos

Leia mais

Chamada Escritório de Internacionalização nº 6, de 19 de março de 2019

Chamada Escritório de Internacionalização nº 6, de 19 de março de 2019 Chamada 06.2019 - Escritório de Internacionalização nº 6, de 19 de março de 2019 Seleção de candidaturas de estudantes da UFGD para participação na PONCHO International Week (Asunción, Paraguai) O Escritório

Leia mais

Orientações para a solicitação de bolsas de estudo

Orientações para a solicitação de bolsas de estudo Orientações para a solicitação de bolsas de estudo As bolsas de estudo da Fundação Cultural Latin GRAMMY (FCLG) serão oferecidas a talentosos estudantes de música, interessados na música latina, preferencialmente

Leia mais

A AgGateway Global Network está trabalhando com as empresas agrícolas latinoamericanas para formar uma associação AgGateway local.

A AgGateway Global Network está trabalhando com as empresas agrícolas latinoamericanas para formar uma associação AgGateway local. Bem vindo à série de Webinars da AgGateway América Latina. Esta apresentação apresenta a missão da AgGateway Global Network e seus objetivos para tornar as empresas do agronegócio mais rentáveis produtivas

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

CURSOS REGULARES (64 h/aula)

CURSOS REGULARES (64 h/aula) CURSOS REGULARES (64 h/aula) O Goethe-Institut Rio de Janeiro oferece cursos extensivos, intensivos, superintensivos e semipresenciais. Após um teste individual de nivelamento, você inicia o seu curso

Leia mais

Bandeira Ecomar 2019 O programa que o meio ambiente, as crianças e o teu clube necessitam

Bandeira Ecomar 2019 O programa que o meio ambiente, as crianças e o teu clube necessitam Bandeira Ecomar 2019 O programa que o meio ambiente, as crianças e o teu clube necessitam ABERTAS AS INSCRIÇÕES Cuida dos únicos dois lugares de onde jamais poderás mudar-te: o teu corpo e o teu planeta

Leia mais

Guia Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico

Guia Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico Guia o Patrimônio Museológico Edição 2019 2 Museu das Missões/Brasil Com o o Patrimônio Museológico queremos dar nossa contribuição para o indispensável e contínuo trabalho de proteção do patrimônio atesourado

Leia mais

Prêmio ILCE-SINADEP às práticas pedagógicas inovadoras na Ibero-América e O Caribe

Prêmio ILCE-SINADEP às práticas pedagógicas inovadoras na Ibero-América e O Caribe INTRODUÇÃO A tarefa docente deve ser constantemente inovadora porque quando nós treinamos uma criança ou jovem pensamos principalmente na sua futura participação na sociedade. Uma sociedade em mudança,

Leia mais

RIO DE JANEIRO, 29 DE SETEMBRO DE Internacionalização das Empresas Brasileiras Espanha como Plataforma e Destino de Investimento

RIO DE JANEIRO, 29 DE SETEMBRO DE Internacionalização das Empresas Brasileiras Espanha como Plataforma e Destino de Investimento RIO DE JANEIRO, 29 DE SETEMBRO DE 2015. Internacionalização das Empresas Brasileiras Espanha como Plataforma e Destino de Investimento QUEM SOMOS A CESCEBRASIL é uma empresa especializada em Seguro Garantia

Leia mais

E D I T A L REMANESCENTES

E D I T A L REMANESCENTES EDITAL NRI 18/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES DE INTERCÂMBIO PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais NRI, no uso de suas atribuições e observando os

Leia mais

TÜV Rheinland adquire 4ffCom AG

TÜV Rheinland adquire 4ffCom AG TÜV Rheinland adquire 4ffCom AG 27-09-2017 Bochum/Alemanha A TÜV Rheinland, um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, está expandindo seu envolvimento

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Os estudantes estrangeiros poderão inscrever-se com Passaporte, e se aprovados deverão apresentar o RNE no ato da matrícula.

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Os estudantes estrangeiros poderão inscrever-se com Passaporte, e se aprovados deverão apresentar o RNE no ato da matrícula. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

Orientações para a solicitação de bolsas de estudo

Orientações para a solicitação de bolsas de estudo Orientações para a solicitação de bolsas de estudo As bolsas de estudo da Fundação Cultural Latin GRAMMY (FCLG) serão oferecidas a talentosos estudantes de música, interessados na música latina, preferencialmente

Leia mais

Ana Maria de Mattos Rettl Diretora da ABENGE Faculdade SLMandic

Ana Maria de Mattos Rettl Diretora da ABENGE Faculdade SLMandic Ana Maria de Mattos Rettl Diretora da ABENGE Faculdade SLMandic Elaboração dos indicadores (grupo designado pelo MEC); Suspensa última versão. Retorno antigo instrumento de avaliação de curso; Qual retorno

Leia mais

Introdução. Certificado

Introdução. Certificado Introdução Em uma sociedade globalizada na qual vivemos, são muitos os profissionais dedicados a este trabalho de segurança, que apesar de seus amplos conhecimentos e experiência, não tiveram a oportunidade

Leia mais

Relatório preparado por ABRIL DE 2018 RELATÓRIO DE IMPACTO. das Empresas B da América Latina

Relatório preparado por ABRIL DE 2018 RELATÓRIO DE IMPACTO. das Empresas B da América Latina Relatório preparado por ABRIL DE 2018 RELATÓRIO DE IMPACTO das Empresas B da América Latina Relatório de impacto A seguir apresentamos o primeiro relatório de impacto gerados pelas Empresas B na América

Leia mais

Brasil e Europa têm longa tradição na cooperação científica e tecnológica internacional.

Brasil e Europa têm longa tradição na cooperação científica e tecnológica internacional. Projeto B-BICE Diagnóstico Brasil e Europa têm longa tradição na cooperação científica e tecnológica internacional. Contudo, quatro problemas podem ser identificados: 1. A natureza da cooperação é mais

Leia mais