Manufatura Avançada. IV Seminário Brasil-Alemanha de Inovação 29/09/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manufatura Avançada. IV Seminário Brasil-Alemanha de Inovação 29/09/2016"

Transcrição

1 Manufatura Avançada IV Seminário Brasil-Alemanha de Inovação 29/09/2016

2 Introdução Diferentes denominações e não existem definições precisas sobre o assunto. Expressões usadas recorrentemente, às vezes de forma fluida. Comissão Europeia (HLEG-KETS, 2010): sistemas que utilizam técnicas inovativas na fabricação e criam novos processos e tecnologias de manufatura. Fórum Econômico Mundial (WEF, 2012): aproveitamento da infraestrutura digital nos processos de manufatura, como por exemplo, a combinação da modelagem computacional em três dimensões com a manufatura por adição. Estratégia para a Manufatura Avançada (NSTC, 2012):... uma família de atividades que (a) dependem do uso e coordenação de automação, informação, computação, software, sensores e redes, e/ou (b) façam uso de materiais de ponta e capacidades emergentes habilitadas pelas ciências físicas e biológicas, por exemplo a nanotecnologia, química e biologia. Trata-se de maneiras novas para a fabricação de produtos já existentes, bem como para a fabricação de novos produtos surgindo de tecnologias novas e avançadas. Manufatura inteligente / smart manufacturing (SMLC, 2011): uso intensivo de tecnologias digitais para permitir a rápida fabricação de novos produtos, a rápida resposta á demanda e a otimização em tempo real da produção e das cadeias de fornecimento.

3 Dinâmica global e indústria Grandes dinâmicas moldando o espaço de concorrência global: Offshoring, com países desenvolvidos rumo ao leste asiático. Fragmentação da produção e crescimento do comércio de bens intermediários. Fortalecimento dos grupos transnacionais organizados em cadeias globais de valor. Acelerado progresso técnico. Mudanças climática, disponibilidade de recursos naturais e consumo mais eficiente. Mudanças nos padrões de demanda global (deslocamento para países emergentes). Importância da indústria: Tradicionalmente: maior crescimento econômico, produtividade, empregos qualificados e alivia o Balanço de Pagamentos. Industrial commons: sinergias potencializadas pela proximidade entre atividades de chão de fábrica e outras mais nobres (PDI). A separação entre manufatura e P&D pode impactar negativamente nos feedbacks que são importantes para alimentar o processo de inovação.

4 Dinâmica global e indústria Demanda: - Mudança da demanda global (emergentes) - Fragmentação da demanda e customização - Modelos intensivos em serviços - Mudança demográfica e Pegada ambiental Tecnologia e Inovação: - Novos materiais e TI - Design de produtos - Imperativo verde Oferta: - Mudança nos custos relativos do trabalho - Escassez de talentos - Preço das commodities - Custos de energia e transporte Regulação: - Segurança, qualidade e sustent. - Proteção à propriedade intelectual Fonte: adaptado a partir de McKinsey (2012).

5 As experiências estadunidense e alemã EUA: em 2011 foram elaborados diversos documentos oficiais pela Casa Branca, que culminaram no lançamento da Advanced Manufacturing Initiative em Alemanha: desde 2006 foi lançada a High-Tech Strategy 2020 em que novas formas de fabricação deveriam ser buscadas. A plataforma conhecida como Indústria 4.0 faz parte desta estratégia mais ampla.

6 EUA: plano para manufatura avançada Um dos mais diversificados sistemas industriais do mundo. Porém, déficit crescente na balança comercial de bens de alta tecnologia. PCAST (2011): it is increasingly apparent that technology innovation is closely tied to manufacturing knowledge. We cannot remain the world s engine of innovation without manufacturing activity. Recomendação-chave: lançamento da Advanced Manufacturing Initiative, combinando diversas instituições (como Departamentos de Comércio, Defesa e Energia). Pré-condição: investimentos governamentais e PPPs; desenvolvimento de tecnologia; infraestrutura de apoio às empresas intensivas em tecnologia. Apoio a programas de pesquisa aplicada relacionadas à novas tecnologias identificadas como promissoras, PPPs em torno de tecnologias pré-competitivas e de aplicação transversal, criação e uso de infraestrutura tecnológica compartilhada, investimento na qualidade da mão de obra, etc. National Network for Manufacturing Innovation (NNMI): rede formada por institutos regionais, inspirada no Fraunhofer e com objetivos comuns e focos específicos.

7 EUA: plano para manufatura avançada Advanced Manufacturing Initiative Materiais compósitos Análise e processamento de dados NNMI National Network for Manufacturing Innovation Ligas metálicas leves e de elevada resistência Nova geração da eletrônica Manufatura Aditiva Eletrônica híbrida e flexível Eletrônica ótica Planejamento para 45 institutos até o ano de 2022

8 Alemanha: HTS 2020 e indústria 4.0 Uma das mais sofisticadas indústrias do mundo. Superioridade tecnológica: os produtos com melhor performance exportadora são aqueles cuja competitividade não está relacionada primordialmente ao preço. Novos esforços pela liderança global (e europeia) industrial e tecnológica. High Tech Strategy: pesquisa e inovação no centro da agenda (federal e länder). Posicionar a Alemanha como líder no fornecimento global de tecnologias digitais. Consolidar o potencial de exportação de bens e serviços relativos às áreas prioritárias. Estímulo às tecnologias habilitadoras (key-technologies).

9 Alemanha: HTS 2020 e indústria 4.0 Alemanha como líder na resolução de desafios globais Forward-looking projects - Objetivos específicos relacionados ao desenvolvimento científico, tecnológico e social, num período de 10 a 15 anos. Key technologies (habilitadoras) - Bio e nano tecnologia; micro e nano eletrônica; ótica; materiais; TICs;... Condições Gerais - Financiamento à inovação. - Participação das MPMEs no P&D. - Qualidade da mão de obra. - Padrões e abertura de novos mercados. - Innovation-oriented procurement.

10 Alemanha: HTS 2020 e indústria 4.0 A HTS tem na Indústria 4.0 parte fundamental. Reconhece a força industrial da Alemanha e sua especialização em pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras. As capacitações acumuladas em engenharia, manufatura e TI, bem como o know-how em sistemas embarcados e engenharia de automação permitem que se posicione como líder em manufacturing engineering industry. Fábricas inteligentes: Convergência do mundo real e virtual, formando uma internet das coisas. Produção em escala de produtos individualizados em ambientes altamente flexíveis. Sistemas embarcados verticalmente e horizontalmente. Estratégia dual : Aumentar eficiência das fábricas alemãs e da produção doméstica. Integrar TICs em segmentos para se consolidar como fornecedor global de smart manufacturing. Exportar tecnologias e produtos (criando novos mercados). we often hear that China will become the factory of the world, an assertion that will probably come true. But hardly anyone asks the ensuing question, Who builds this factory of the world? Germany Hermann Simon (2009)

11 Síntese e indicações para o Brasil Há algo de comum nas iniciativas? Políticas de inovação que apoiem o surgimento de novas tecnologias habilitadoras. Estratégia mission oriented e projetos específicos. Institutos especializados voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias. Aproveitamento ou criação de institutos (como o Fraunhofer) e da base industrial existente. Formação de consórcios de empresas e ICTs e estímulo ao desenvolvimentos de commons. Envolve atividades que dependem do uso e coordenação da informação, automação, software, sensoriamento; e utilizam materiais avançados e competências emergentes advindas de avanços na física e nas ciências biológicas. O que pode diferenciar este movimento de avanço tecnológico dos demais é a convergência e combinação destas tecnologias habilitadoras em diversos graus de maturidade em produtos e processos, que podem levar a mudanças mais disruptivas.

12 Síntese e indicações para o Brasil Principais pontos Driver em comum EUA Compras públicas (defesa, energia e saúde) ALEMANHA Mercado externo (especialmente Europa) Tecnologias habilitadoras Manufatura aditiva, nano e biomanufatura, novos materiais, TICs, novos semicondutores, fotônica,... Infraestrutura de inovação Áreas de atuação Base empresarial Criação de Innovative Manufacturing Institutes Defesa, energia, saúde, GE, Boeing, Lockheed Martin, IBM, Honeywell, Institutos como Fraunhofer Energia, saúde, mobilidade, segurança e comunicação,... Siemens, VW, Kuka, Bosch, Festo,...

13 Síntese e indicações para o Brasil Identificação de projetos estruturantes em setores que possam impulsionar a demanda (ex: P&G, saúde, energias renováveis, agroindústria, etc.) e/ou resolver os problemas específicos: Estímulo ao desenvolvimento de tecnologias habilitadoras, materiais avançados (mais leves, compósitos, biomanufatura, etc.), TICs, semicondutores,... Incorporação das tecnologias habilitadoras em novos processos e/ou produtos. Incentivo à formação e reforço dos commons no Brasil, partindo das estruturas existentes e relacionadas aos tópicos acima (por ex: Institutos SENAI de Inovação, instituições como a Embrapa, programas como o P&D Aneel e P&D ANP,...).

14 Equity Financiamento Síntese e indicações para o Brasil PROBK programa de financiamento Planos de Negócios Investimentos nos próximos 2, 3, 4 anos... + Expansão (bens e servs.) Fundo Criatec Modernização Fundos de Venture Capital Aquisição de Máqs/Equips. Engenharia Equity, Fundos e Capitalização Inovação Internacionalização Fundos de Private Equity Financiamento a JVs Treinamento / Certificação Mercado de Capitais IPO Funtec (Não Reembolsável) Ações e Debêntures

15 Obrigado

Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade

Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade João Emilio Gonçalves Gerente Executivo - Unidade de Política Industrial Diretoria de Desenvolvimento Industrial - DDI CNI - Confederação Nacional da Indústria

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA 4ª REUNIÃO DO COMITÊ DE LÍDERES DA MEI DE 2016 30 DE SETEMBRO DE 2016 INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Pedro Wongtschowski Grupo Ultra QUEM É A MEI? OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Ampliar a efetividade das políticas

Leia mais

Apresentação Institucional BNDES Departamento de Bens de Capital ABIMAQ

Apresentação Institucional BNDES Departamento de Bens de Capital ABIMAQ Apresentação Institucional BNDES Departamento de Bens de Capital ABIMAQ Janeiro de 2015 Os indicadores demonstram as dificuldades que as empresas de BK vêm encontrando... 2 O acirramento da concorrência

Leia mais

Apresentação Institucional BNDES Departamento de Bens de Capital Programa BNDES ProBK

Apresentação Institucional BNDES Departamento de Bens de Capital Programa BNDES ProBK Apresentação Institucional BNDES Departamento de Bens de Capital Programa BNDES ProBK Fevereiro de 2016 Bruno Plattek bruno.plattek@bndes.gov.br Como apoiamos Tx. de Interm. Fin. Organização Interna Área

Leia mais

Ricardo Aloysio e Silva Gerente de Tecnologia e Educação para e Indústria FIEMG/SENAI

Ricardo Aloysio e Silva Gerente de Tecnologia e Educação para e Indústria FIEMG/SENAI Ricardo Aloysio e Silva Gerente de Tecnologia e Educação para e Indústria FIEMG/SENAI Especialista em Engenharia de Projetos Industriais Especialista em Produção Automobilística Especialista em Gestão

Leia mais

O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia

O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia 27 de setembro de 2016 XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia Zil Miranda Diretoria de Inovação-CNI Mudança de paradigma:

Leia mais

Ferramentaria 4.0 Gustavo Reis de Ascenção SENAI Joinville

Ferramentaria 4.0 Gustavo Reis de Ascenção SENAI Joinville Ferramentaria 4.0 Gustavo Reis de Ascenção SENAI Joinville Agenda Introdução/Conceituação: Indústria 4.0 Cenário Ferramenteiro Brasil Alemanha Desafios Atuais da Ferramentaria e Soluções 4.0 Conclusão

Leia mais

Apoio ao Setor de Bens de Capital

Apoio ao Setor de Bens de Capital Apoio ao Setor de Bens de Capital Luciano Velasco Andrea Varela Fuchsloch Departamento de Bens de Capital - DEBK Rio de Janeiro 17 de Novembro de 2015 Prioridades BNDES Infraestrutura logística e energética

Leia mais

Inovação para o Aumento da Competitividade da Indústria

Inovação para o Aumento da Competitividade da Indústria Inovação para o Aumento da Competitividade da Indústria João Emilio P. Gonçalves Gerente Executivo Política Industrial Diretoria de Desenvolvimento Industrial CNI - Confederação Nacional da Indústria Competitividade

Leia mais

Estudo BNDES: diagnóstico e proposta de políticas públicas para IOT

Estudo BNDES: diagnóstico e proposta de políticas públicas para IOT Estudo BNDES: diagnóstico e proposta de políticas públicas para IOT Seminário a Internet na América Latina e a Contribuição Econômica do Ecossistema Digital Painel: Políticas Públicas: Tecnológica Ricardo

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Foco e Prioridades Contexto Dimensões do Plano Brasil Maior Estrutura de Governança Principais Medidas Objetivos Estratégicos e

Leia mais

Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação. 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde

Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação. 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Financiamento e Políticas Públicas para a Inovação 2º CIMES Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde Abril 2013 A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ABDI está ligada ao

Leia mais

Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G. Helena Tenório. Chefe do Departamento de Programas e Políticas do BNDES. 2 de julho de 2008

Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G. Helena Tenório. Chefe do Departamento de Programas e Políticas do BNDES. 2 de julho de 2008 Mecanismos de Financiamento para a Indústria de P&G Helena Tenório Chefe do Departamento de Programas e Políticas do 2 de julho de 2008 Parceria Petrobras INVESTIMENTO FINANCIAMENTO Desenvolvimento da

Leia mais

IoT.BR PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS

IoT.BR PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS IoT.BR PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS Internet das Coisas é a infraestrutura global que possibilita a prestação de serviços de valor adicionado pela conexão (física ou virtual) de coisas com dispositivos

Leia mais

Construção de um pacto para o Plano Nacional de IoT

Construção de um pacto para o Plano Nacional de IoT Estudo IoT: Um Plano de Ação para o Brasil (2018-2022) Construção de um pacto para o Plano Nacional de IoT MEI Set 2017 Cláudia Prates (Diretora BNDES) O desenvolvimento de IoT demanda uma estratégia de

Leia mais

Educação Profissional SENAI. Inovação. Tecnologia. Eixos de atuação. Institutos. Tecnologia e Inovação

Educação Profissional SENAI. Inovação. Tecnologia. Eixos de atuação. Institutos. Tecnologia e Inovação SENAI Há mais de 70 anos, o Senai no Paraná é referência em educação profissional para a indústria. Mas os desafios do setor inspiraram o Senai a ir além, tornando-se um dos maiores centros indutores de

Leia mais

A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos. David Kupfer GIC-IE/UFRJ

A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos. David Kupfer GIC-IE/UFRJ A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos David Kupfer GIC-IE/UFRJ Clusters Tecnológicos do Projeto I2027 Fonte: Projeto I2027 in IEL. Mapa de clusters tecnológicos e tecnologias relevantes para competitividade

Leia mais

Indústria do Futuro. Maria Luisa Campos Machado Leal. Diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 7º Congresso Nacional Moveleiro

Indústria do Futuro. Maria Luisa Campos Machado Leal. Diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 7º Congresso Nacional Moveleiro Indústria do Futuro Maria Luisa Campos Machado Leal Diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 7º Congresso Nacional Moveleiro Curitiba - PR Setembro 2016 Sumário ABDI Desafio da indústria Indústria

Leia mais

Rede Nacional dos Institutos SENAI de Inovação

Rede Nacional dos Institutos SENAI de Inovação Rede Nacional dos Institutos SENAI de Inovação Como Ação Estruturante do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira SENAI Departamento Nacional São Paulo, 15 de Março de 2015 Agenda

Leia mais

OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA

OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA O OBJETIVO GERAL DA ABDI É ARTICULAR, COORDENAR E PROMOVER A EXECUÇÃO DA PITCE EM INTERAÇÃO COM OS DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E COM A INICIATIVA PRIVADA. INSTITUCIONALIDADE CDE

Leia mais

INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA

INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA Indústria 4.0 INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA Manufatura avançada ou digitalização da manufatura é, para alguns, a evolução do processo de automação da indústria. Entretanto, em

Leia mais

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada 10 Diálogos da MEI Agenda MEI de Inovação e Gilberto Peralta - GE Salvador, 04 de abril de 2016 A Economia Digital revolucionará o cotidiano das pessoas e das empresas, transformando nosso dia-a-dia Internet

Leia mais

CHG Meridian AG. Áreas de atuação/ramo: - Automobilístico, TI, indústria de máquinas, tecnologia médica - Serviços, financiamento, leasing

CHG Meridian AG. Áreas de atuação/ramo: - Automobilístico, TI, indústria de máquinas, tecnologia médica - Serviços, financiamento, leasing CHG Meridian AG - Automobilístico, TI, indústria de máquinas, tecnologia médica - Serviços, financiamento, leasing - Gestão integrada de aquisição e operação de infra-estrutura tecnológica nas áreas de

Leia mais

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Estados Unidos Colômbia México Argentina Emirados Árabes Unidos Paraguai China

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 02 Indústria 4.0 FÁBRICA INTELIGENTE o próximo passo da Automação! Sumário Desafios que levaram a Indústria

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Aqui estão alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais e entrada na era da manufatura avançada: CONTROLAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO INOVAR E INVESTIR PARA SUSTENTAR O CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL: UMA ANÁLISE DA PDP INSTITUTO BRASILEIRO DE EXECUTIVOS DE FINANÇAS / IBEF-SP São Paulo, 28

Leia mais

Talentos para a Inovação. Evando Mirra de Paula e Silva Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Talentos para a Inovação. Evando Mirra de Paula e Silva Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial Talentos para a Inovação Evando Mirra de Paula e Silva Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial Inovação Introdução de um novo processo ou produto na prática social. novo : radicalmente

Leia mais

Política Industrial de Semicondutores

Política Industrial de Semicondutores ABINEE TEC SUL Seminário e Mostra de produtos Eletrônicos Dias 18 a 19 de agosto de 2004 Porto Alegre - RS Política Industrial de Semicondutores Antonio Sergio Martins Mello Diretor do Departamento de

Leia mais

HORIZONTE 2020 A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A INOVAÇÃO

HORIZONTE 2020 A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A INOVAÇÃO HORIZONTE 2020 A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A INOVAÇÃO XX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros Porto, 17-19 de outubro de 2014 Sebastião Feyo de Azevedo, professor de engenharia química, Reitor da

Leia mais

Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital

Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - MOLDES ABM Agosto de 2014 Importância do investimento na

Leia mais

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES ABINEE TEC 2009 ENITEE - 2º Encontro Nacional da Inovação Tecnológica da Indústria Elétrica e Eletrônica BNDES Área Industrial Departamento

Leia mais

Políticas de Ciência, Tecnologia e de Inovação para o Setor de RFID no Brasil

Políticas de Ciência, Tecnologia e de Inovação para o Setor de RFID no Brasil 1 Políticas de Ciência, Tecnologia e de Inovação para o Setor de RFID no Brasil Henrique de Oliveira Miguel MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Secretaria de Política de Informática 2 Mercado

Leia mais

5ª Conferência da Central de Balanços. Caraterização das Empresas Portuguesas do Setor Exportador

5ª Conferência da Central de Balanços. Caraterização das Empresas Portuguesas do Setor Exportador 5ª Conferência da Central de Balanços Caraterização das Empresas Portuguesas do Setor Exportador José Ferro Camacho Setor dos Moldes em representação da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes

Leia mais

Reforma do Capital de Risco Público

Reforma do Capital de Risco Público Reforma do Capital de Risco Público Objetivos da reestruturação > Clarificação de objetivos estratégicos e concentração de meios para o investimento público > Dinamização da atividade privada de Venture

Leia mais

¹ A programação poderá sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos parceiros

¹ A programação poderá sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos parceiros ¹ A programação poderá sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos parceiros Frankfurt VDMA Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais A Associação Alemã de Fabricantes

Leia mais

O Desafio da Nova Cadeia de Valor

O Desafio da Nova Cadeia de Valor O Desafio da Nova Cadeia de Valor 18 Setembro 2012 Existem Factores Estruturais que Exigem Mudança 1 29 37 Fonte: IMD World Competitiveness 58 O Desafio da Nova Cadeia de Valor Uma Aposta Estratégica Contribuir

Leia mais

Cadeia de Petróleo e Gás:

Cadeia de Petróleo e Gás: Contexto: Lançamento do Plano Brasil Maior Atuação da CNI, em conjunto com entidades parceiras, para o detalhamento de agendas de política industrial Parceria com a ONIP Organização Nacional da Indústria

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9º Diálogos da MEI ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL JAILSON BITTENCOURT DE ANDRADE SECRETÁRIO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS

Leia mais

O apoio à inovação em saúde o papel do BNDES: como avançar?

O apoio à inovação em saúde o papel do BNDES: como avançar? 1 O apoio à inovação em saúde o papel do BNDES: como avançar? A necessidade de interação entre Universidades e Empresas Florianópolis/Cienp Setembro de 2017 Agenda 2 O que fizemos? Onde estamos? Quais

Leia mais

A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos. David Kupfer GIC-IE/UFRJ

A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos. David Kupfer GIC-IE/UFRJ A Indústria Brasileira nos Próximos Dez Anos David Kupfer GIC-IE/UFRJ Clusters Tecnológicos do Projeto I2027 Fonte: Projeto I2027 in IEL. Mapa de clusters tecnológicos e tecnologias relevantes para competitividade

Leia mais

2.5 Desenvolvimento de Mercados

2.5 Desenvolvimento de Mercados 2.5 Desenvolvimento de Mercados Por que Desenvolvimento de Mercados? O mercado influencia a competitividade das empresas. A dimensão do mercado doméstico gera escala, permite a existência de uma base industrial

Leia mais

Apoio à Inovação. Novembro 2009

Apoio à Inovação. Novembro 2009 Apoio à Inovação Novembro 2009 Agenda O BNDES Inovação Política de Inovação do BNDES Instrumentos de Apoio à Inovação Linhas Programas Fundos Produtos Prioridades 1950 1960 1970 1980 1990 Infra-estrutura

Leia mais

O BNDES e as Possibilidades de Apoio à Biotecnologia no Brasil

O BNDES e as Possibilidades de Apoio à Biotecnologia no Brasil O BNDES e as Possibilidades de Apoio à Biotecnologia no Brasil Simpósio de Empreendedorismo em Biotecnologia UFRJ novembro/2009 Política Nacional de Biotecnologia Instituída pelo Decreto n 6.041,, de 8

Leia mais

BNDES Funtec. Abril, 2016

BNDES Funtec. Abril, 2016 BNDES Funtec Abril, 2016 Mecanismos de Financiamento à Inovação Start-up MPME Média-Grande/Grande Produtos BNDES Linha BNDES Inovação/ Programas Setoriais Participação Acionária CRIATEC Fundos de Investimento

Leia mais

GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: A GANGORRA DA COMPETITIVIDADE

GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: A GANGORRA DA COMPETITIVIDADE ACEITAÇÃO RESISTÊNCIA DO MERCADO ()Χ UCEO Β RESULTADO COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA MERCADO EMPRESA PERCEPÇÃO de VALOR GESTÃO da COMPETÊNCIA 1 COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA como recurso da empresa: CAPITAL INTELECTUAL,

Leia mais

Inovação como prioridade estratégica do BNDES

Inovação como prioridade estratégica do BNDES Inovação como prioridade estratégica do BNDES Helena Tenorio Veiga de Almeida APIMECRIO 20/04/2012 Histórico do apoio à inovação no BNDES 2 Histórico do apoio à inovação no BNDES 1950 Infraestrutura Econômica

Leia mais

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO NO BRASIL INOVAÇÃO E P&D NA INDÚSTRIA BRASILEIRA A indústria

Leia mais

Políticas Públicas de Incentivo ao Setor de TI. Fórum Brasil T.I. Edmundo Oliveira Diretor de Relações Institucionais

Políticas Públicas de Incentivo ao Setor de TI. Fórum Brasil T.I. Edmundo Oliveira Diretor de Relações Institucionais Políticas Públicas de Incentivo ao Setor de TI Fórum Brasil T.I. Edmundo Oliveira Diretor de Relações Institucionais São Paulo, Agosto 2011 Sobre a BRASSCOM VISÃO Posicionar o Brasil como um dos cinco

Leia mais

Renda Variável. Apoio às Empresas Fechadas com. Área de Capital Empreendedor A P R E S E N T A Ç Ã O I N S T I T U C I O N A L

Renda Variável. Apoio às Empresas Fechadas com. Área de Capital Empreendedor A P R E S E N T A Ç Ã O I N S T I T U C I O N A L A P R E S E N T A Ç Ã O I N S T I T U C I O N A L Apoio às Empresas Fechadas com Renda Variável Área de Capital Empreendedor Conheça a história da LINX uma empresa de TI que contou com o apoio do BNDES

Leia mais

Desafios da inovação no contexto brasileiro. Carlos Arruda Núcleo de Inovação

Desafios da inovação no contexto brasileiro. Carlos Arruda Núcleo de Inovação Desafios da inovação no contexto brasileiro Carlos Arruda Núcleo de Inovação Quantos de vocês pensam que inovação é estrategicamente importante para suas empresas? 90-95% Quantos de vocês têm em suas empresas

Leia mais

Qualificação para a Indústria 4.0. Uma solução da indústria para a indústria

Qualificação para a Indústria 4.0. Uma solução da indústria para a indústria Qualificação para a Indústria 4.0 Uma solução da indústria para a indústria A mudança dos paradigmas na Indústria 4.0 3.0 4.0 Terceira revolução industrial A utilização de CLP s e robôs leva a um grande

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. Indústria tocantinense e a 4 a Revolução Industrial

Confederação Nacional da Indústria. Indústria tocantinense e a 4 a Revolução Industrial Confederação Nacional da Indústria SONDAGEM INDUSTRIAL Ano 6 Número 2 Novembro de 2016 www.fieto.com.br EDIÇÃO ESPECIAL Indústria tocantinense e a 4 a Revolução Industrial O termo manufatura avançada ou

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SÉRGIO PAUPÉRIO SÉRIO FILHO DEZEMBRO/2015 24 QUEM SOMOS De origem

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

A Digitalização da Manufatura. Renato Leite Desenvolvimento de Mercado Industry Symposium, November, 2016

A Digitalização da Manufatura. Renato Leite Desenvolvimento de Mercado Industry Symposium, November, 2016 A Digitalização da Manufatura Renato Leite Desenvolvimento de Mercado Industry Symposium, November, 2016 Restricted Siemens AG 2016 Realize innovation. Agenda Como Possibilitar a Inovação A Digitalização

Leia mais

Projeto ABDI: Experiências Internacionais (Síntese Parcial)

Projeto ABDI: Experiências Internacionais (Síntese Parcial) Estratégias de Inovação em Sete Países: EUA, Canadá, França, Irlanda, Finlândia, Reino Unido e Japão Projeto ABDI: Experiências Internacionais (Síntese Parcial) Observatório da inovação ABDI - 1º de Outubro

Leia mais

8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA

8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA 8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA Ricardo Pelegrini IBM A falta de inovação compromete a inserção global do Brasil Participação

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

IoT: Estudo BNDES. 60º Painel Telebrasil. Ricardo Rivera Gerente Setorial das Indústrias TIC BNDES

IoT: Estudo BNDES. 60º Painel Telebrasil. Ricardo Rivera Gerente Setorial das Indústrias TIC BNDES IoT: Estudo BNDES 60º Painel Telebrasil Sessão Temática - Internet das Coisas: o novo paradigma Ricardo Rivera Gerente Setorial das Indústrias TIC BNDES Brasilia, 23 de Novembro 2016 IoT: como estaremos

Leia mais

Políticas e Gestão da INOVAÇÃO

Políticas e Gestão da INOVAÇÃO Innovation Day São Paulo, 25 de março de 2015 Políticas e Gestão da INOVAÇÃO Gianna Sagazio D I S P Ê N D I O S N A C I O N A I S E M P&D E M R E L A Ç Ã O A O P I B ( % ) P a í s e s s e l e c i o n a

Leia mais

Inovação e Manufatura Avançada

Inovação e Manufatura Avançada 19 de outubro de 2016 1º Seminário de Inovação do Exército Inovação e Manufatura Avançada Zil Miranda Diretoria de Inovação-CNI QUEM É A MEI? Lideranças empresariais, engajadas no fortalecimento da inovação

Leia mais

Brasil: Produtividade baixa e estagnada

Brasil: Produtividade baixa e estagnada 2018 Brasil: Produtividade baixa e estagnada Produtividade por pessoa empregada em relação aos Estados Unidos 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Fonte: The Conference Board China Índia Coréia do Sul Brasil

Leia mais

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL Eugenio Stefanelo ECONOMIA MUNDIAL PIB em % ao ano: Média de 50 anos: 3,5% 2004 a 2007: 5% 2008 e 2009: 3,1%

Leia mais

SIEMENS INDUSTRY SYMPOSIUM 2016 MANUFATURA AVANÇADA: O CONCEITO DA INDÚSTRIA 4.0 NA PRÁTICA

SIEMENS INDUSTRY SYMPOSIUM 2016 MANUFATURA AVANÇADA: O CONCEITO DA INDÚSTRIA 4.0 NA PRÁTICA SIEMENS INDUSTRY SYMPOSIUM 2016 MANUFATURA AVANÇADA: O CONCEITO DA INDÚSTRIA 4.0 NA PRÁTICA MANUFATURA AVANÇADA: O CONCEITO DA INDÚSTRIA 4.0 NA PRÁTICA Antonio Cabral Ari Costa Roteiro A história do projeto;

Leia mais

Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação. Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo

Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação. Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo A Finep A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTIC (Ministério

Leia mais

4ª CNCTI Seminário Temático

4ª CNCTI Seminário Temático 4ª CNCTI Seminário Temático Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Pedro Luiz Passos Co-presidente do Conselho da Natura 8 de abril de 2010 Índice 1. Cenário do Mundo 2. Posição do Brasil 3. Oportunidades

Leia mais

¹ A programação poderá sofrer alterações de acordo com a

¹ A programação poderá sofrer alterações de acordo com a ¹ A programação poderá sofrer alterações de acordo com a 25/03/2019 Frankfurt VDMA Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais A Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade Inovação Sebrae : Intervenção x complexidade Habitats de inovação Cooperação

Leia mais

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS Seminário FIESP: Agenda 2030 e o Setor Produtivo Gustavo Fontenele Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC São Paulo, 22 de Novembro

Leia mais

RELACIONAMENTO. PRO Departamento de Engenharia de Produção. USP Universidade de São Paulo. POLI Escola Politécnica. Fundação Vanzolini

RELACIONAMENTO. PRO Departamento de Engenharia de Produção. USP Universidade de São Paulo. POLI Escola Politécnica. Fundação Vanzolini RELACIONAMENTO USP Universidade de São Paulo POLI Escola Politécnica PRO Departamento de Engenharia de Produção Fundação Vanzolini USP VANZOLINI Poli aprova, em 1958, a instalação do curso de Engenharia

Leia mais

Fotovoltaico em Baden-Württemberg Sistemas de energia perspicazes, tecnologias inovadoras, padrões máximos de produção o Estado de Baden-Württemberg

Fotovoltaico em Baden-Württemberg Sistemas de energia perspicazes, tecnologias inovadoras, padrões máximos de produção o Estado de Baden-Württemberg Fotovoltaico em Baden-Württemberg Sistemas de energia perspicazes, tecnologias inovadoras, padrões máximos de produção o Estado de Baden-Württemberg é um líder no ramo fotovoltaico Fatos e dados sobre

Leia mais

IPT: Programa de Apoio Tecnológico às MPMEs Embrapii Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação. Mari Tomita Katayama.

IPT: Programa de Apoio Tecnológico às MPMEs Embrapii Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação. Mari Tomita Katayama. IPT: Programa de Apoio Tecnológico às MPMEs Embrapii Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Mari Tomita Katayama Outubro de 2017 O que é o IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Leia mais

Estratégias Empresariais na caminhada Rumo à Indústria 4.0

Estratégias Empresariais na caminhada Rumo à Indústria 4.0 Estratégias Empresariais na caminhada Rumo à Indústria 4.0 Carlos Alberto Schneider, Prof. Dr.-Ing. Presidente do Conselho de Curadores da Fundação CERTI Porto Alegre, 27 de outubro de 2017 Designação

Leia mais

A IntegraçãoProdutivadaAméricaLatina e Caribe: Oportunidades para o Setor de Software e Serviços de TI

A IntegraçãoProdutivadaAméricaLatina e Caribe: Oportunidades para o Setor de Software e Serviços de TI A IntegraçãoProdutivadaAméricaLatina e Caribe: Oportunidades para o Setor de Software e Serviços de TI I Seminário Internacional sobre Software e Serviços de TI: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais

Leia mais

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS COMPLEXO INDUSTRIAL DE DEFESA (fortalecimento em setembro de 2008)

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS COMPLEXO INDUSTRIAL DE DEFESA (fortalecimento em setembro de 2008) Programas mobilizadores em áreas estratégicas PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS COMPLEXO INDUSTRIAL DE DEFESA (fortalecimento em setembro de 2008) 1 Complexo Industrial de Defesa (fortalecimento

Leia mais

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere Aula 8

Conhecimento e Inovação Nas Empresas. Renata Lèbre La Rovere Aula 8 Conhecimento e Inovação Nas Empresas Renata Lèbre La Rovere Aula 8 Estrutura da Aula O Papel das Instituições (Gertler) Clusters e Redes Globais (Cooke et al.) O Nexo Inovação/Conhecimento (Capello) Redes

Leia mais

Apoio à Inovação. São Paulo, 03 de Outubro de 2017

Apoio à Inovação. São Paulo, 03 de Outubro de 2017 Apoio à Inovação São Paulo, 03 de Outubro de 2017 Classificação de porte Porte da Empresa MPMEs Micro Pequena Média Grande Receita Operacional Bruta Até R$ 2,4 milhões Até R$ 16 milhões Até R$ 300 milhões

Leia mais

Os desafios do desenvolvimento brasileiro e a inovação

Os desafios do desenvolvimento brasileiro e a inovação Federação das Indústrias do Estado do Ceará Sistema FIEC Fortaleza, 18 de novembro de 2011 Os desafios do desenvolvimento brasileiro e a inovação João Carlos Ferraz Vice-Presidente 1 Mundo 2 Crise de longa

Leia mais

Apoio do BNDES à Inovação

Apoio do BNDES à Inovação Apoio do BNDES à Inovação 3º ENITEE Encontro Nacional de Inovação Tecnológica da Indústria Elétrica e Eletrônica Margarida Baptista 31 de Março, 2011 BNDES Instrumento chave para implementação de Políticas

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

Seminário. A retomada da indústria: uma estratégia de longo prazo. Como fazer o upgrade das exportações brasileiras

Seminário. A retomada da indústria: uma estratégia de longo prazo. Como fazer o upgrade das exportações brasileiras Seminário A retomada da indústria: uma estratégia de longo prazo Como fazer o upgrade das exportações brasileiras Cláudia Prates Diretora de Empresas Agenda Evolução recente da indústria brasileira Como

Leia mais

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Seminário sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde BNDES / Ministério da Saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação

Leia mais

Sessão de Informação Horizonte 2020 Espaço e TIC como oportunidade de negócio

Sessão de Informação Horizonte 2020 Espaço e TIC como oportunidade de negócio Gabinete de Promoção dos Programa Quadro ID&I Sessão de Informação Horizonte 2020 Espaço e TIC como oportunidade de negócio IPN, Coimbra 28/06/2016 GPPQ Gabinete de Promoção do Programa-Quadro www.gppq.pt/h2020/

Leia mais

Respostas do Sistema Indústria às demandas da MEI. Robson Braga de Andrade Presidente da CNI

Respostas do Sistema Indústria às demandas da MEI. Robson Braga de Andrade Presidente da CNI Respostas do Sistema Indústria às demandas da MEI Robson Braga de Andrade Presidente da CNI M E I : Principal e mais bem consolidado fórum de diálogo entre os setores empresarial e público Contribuir para

Leia mais

Tecnologia Empresarial Ltda

Tecnologia Empresarial Ltda tecém Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br Júlio Nascif 31-9 9108 8109 2017 RESULTADOS 21 anos GAP Aumento da produtividade ~ 30% resultados, competitividade Empresas Excelentes

Leia mais

SENAI CIMATEC. Inovação e Tecnologia - Tendências Tecnológicas

SENAI CIMATEC. Inovação e Tecnologia - Tendências Tecnológicas SENAI CIMATEC Inovação e Tecnologia - Tendências Tecnológicas Plano do CIMATEC Dados gerais 4 prédios Mais de 35.000 m² de área construída Mais de U$ 100 milhões de investimento 31 áreas de competência

Leia mais

Lei do Bem. Oportunidades de melhoria. 13 de junho de Pedro Passos Presidente do Conselho da Natura e Líder da MEI

Lei do Bem. Oportunidades de melhoria. 13 de junho de Pedro Passos Presidente do Conselho da Natura e Líder da MEI Lei do Bem Oportunidades de melhoria Pedro Passos Presidente do Conselho da Natura e Líder da MEI 13 de junho de 2018 MOBILIZAÇÃO PELA EMPRESARIAL INOVAÇÃO SEIS AGENDAS PARA FORTALECER A INDÚSTRIA DO BRASIL

Leia mais

EDP - Motor de arrastamento para projetos internacionais

EDP - Motor de arrastamento para projetos internacionais EDP - Motor de arrastamento para projetos internacionais Gonçalo Lacerda Novembro 2015

Leia mais

Bernardo Hauch Ribeiro de Castro Gerente AI/DEPIP Agosto 2012

Bernardo Hauch Ribeiro de Castro Gerente AI/DEPIP Agosto 2012 Linhas de Financiamento Veículos Elétricos Bernardo Hauch Ribeiro de Castro Gerente AI/DEPIP Agosto 2012 Agenda Indústria Automotiva Drivers para difusão Situação atual Linhas do BNDES Indústria Automotiva

Leia mais

Relações Econômicas Brasil-China: Oportunidades de Investimentos na Indústria Brasileira

Relações Econômicas Brasil-China: Oportunidades de Investimentos na Indústria Brasileira Relações Econômicas Brasil-China: Oportunidades de Investimentos na Indústria Brasileira Jorge Arbache Universidade de Brasília Seminário Empresarial 40 Anos de Parceria Brasil-China Brasília, 16 de julho

Leia mais

Bruxelas, COM(2016) 763 final ANNEX 1 ANEXO

Bruxelas, COM(2016) 763 final ANNEX 1 ANEXO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 30.11.2016 COM(2016) 763 final ANNEX 1 ANEXO da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO EUROPEIA AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU, AO COMITÉ DAS REGIÕES

Leia mais

O Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. (Registrado com Patente de Marca Nominal no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI e homologado

O Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. (Registrado com Patente de Marca Nominal no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI e homologado O Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. (Registrado com Patente de Marca Nominal no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI e homologado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA-SP)

Leia mais

O D de Desenvolvimento

O D de Desenvolvimento Apoio à inovação O D de Desenvolvimento Promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e competitivo de Minas Gerais com geração de mais e melhores empregos e redução das desigualdades. BANCO DO

Leia mais

Situação Atual da Indústria 4.0 na Cadeia de Têxtil e Confecção

Situação Atual da Indústria 4.0 na Cadeia de Têxtil e Confecção Situação Atual da Indústria 4.0 na Cadeia de Têxtil e Confecção Riachuelo Barra da Tijuca Robson Marcus Wanka Gerente de Educação SENAI CETIQT RJ 18/07/2018 Atuação SENAI CETIQT Ensino + Tecnologia + Educação

Leia mais

O PAPEL DOS SI NA INDUSTRIA 4.0

O PAPEL DOS SI NA INDUSTRIA 4.0 Soluções de Financiamento para a Inovação Tecnológica Empresarial Conferência MES Portugal 2016 Maia Abil 16 José Carlos Caldeira jcaldeira@aninov.pt 1 DESAFIOS E OPORTUNIDADES Principais Alterações CADEIAS

Leia mais

3º EPASE. Belo Horizonte, 22 de março de 2017

3º EPASE. Belo Horizonte, 22 de março de 2017 3º EPASE Belo Horizonte, 22 de março de 2017 1 Agenda Estratégia de inovação da CPFL Construção de um portfólio de projetos Principais desafios e reflexões para o futuro 2 O que é Inovação para Visão Inovação

Leia mais

Carlos Eduardo Pereira Diretor de Operações Fabio Stallivieri Assessor de Diretoria

Carlos Eduardo Pereira Diretor de Operações Fabio Stallivieri Assessor de Diretoria Carlos Eduardo Pereira Diretor de Operações Fabio Stallivieri Assessor de Diretoria Premissas da EMBRAPII Aumentar a inovação na indústria (diminuir risco e custeio) Agilidade na contratação e execução

Leia mais

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Soumitra Dutta Professor de Gestão Universidade de Cornell, EUA Índice Global de Inovação 10 de julho de 2018 Lançamento do Índice Global de Inovação

Leia mais

POLÍTICA INDUSTRIAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA em Telecomunicações

POLÍTICA INDUSTRIAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA em Telecomunicações Ministério das Comunicações POLÍTICA INDUSTRIAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA em Telecomunicações José Gontijo Diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de agosto de 2012. PANORAMA DO SETOR Penetração

Leia mais