ADENDA A Injunção e as Conexas Acção e Execução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADENDA A Injunção e as Conexas Acção e Execução"

Transcrição

1 ADENDA A Injunção e as Conexas Acção e Execução SALVADOR DA COSTA Juiz Conselheiro Janeiro de 2009 I INTRODUÇÃO Esta adenda é motivada, principalmente. pela alteração dos artigos 10., 11., 13. e 14. do Anexo ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro, pelo Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro, e, secundariamente, por virtude do novo regime da acção executiva decorrente daquele último diploma. Por via dela, reformular-se-á o texto do livro relativo aos referidos artigos e ao regime geral de execução de sentença e da baseada na injunção, mantendo o restante, na medida em que não seja afectado pelas referidas alterações. Manter-se-ão os números e as designações das epígrafes utilizadas a propósito de cada um dos artigos cujas normas foram objecto de alteração, e, no que concerne à acção executiva, na epígrafe do ponto 3.7., eliminar- -se-á a referência à secretaria. Tem-se presente ter cessado, com efeitos desde 29 de Novembro de 2008, a situação de liquidatária da Secretaria-Geral de Injunção de Lisboa, e que os processos nela pendentes transitaram para o Balcão Nacional de Injunções (artigos 1. e 2. da Portaria n. 1314/2008, de 13 de Novembro).

2 2 A Injunção e as Conexas Acção e Execução II NOVO TEXTO DAS NORMAS DO DECRETO-LEI N. 269/98 RESULTANTE DA ALTERAÇÃO A) ARTIGO 10. FORMA E CONTEÚDO DO REQUERIMENTO DE INJUNÇÃO ( 2.4.) O disposto na alínea n) do n. 2 não é aplicável quando o requerimento de injunção for apresentado por meios electrónicos, assegurando o sistema informático a identificação do requerente ou mandatário que procede à apresentação do requerimento. O n. 7 deste artigo foi inserido por via do artigo 10. do Decreto- -Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro, e implicou, por seu turno, a alteração do disposto na alínea c) do n. 1 do artigo seguinte, nos termos abaixo referidos. É aplicável a todos os procedimentos de injunção, incluindo aqueles em que o requerimento de injunção foi apresentado antes da sua entrada em vigor, no dia 31 de Março de 2009 (artigos 22., n. 1, e 23., alínea a)). Prevê o disposto na alínea n) do seu n. 2, e estatui, por um lado, não ser este aplicável no caso de o procedimento de injunção ser apresentado por meios electrónicos, e, por outro, assegurar o sistema informático a identificação do requerente ou mandatário que procede à apresentação do requerimento. Trata-se de uma excepção à exigência da assinatura do requerimento de injunção pelo requerente ou pelo seu mandatário. O respectivo pressuposto consubstancia-se, pois, na remessa do requerimento de injunção por meios electrónicos, caso em que o sistema informático assegura a identificação do requerente ou do mandatário, conforme seja um ou outro a apresentar o requerimento.

3 Adenda 3 B) ARTIGO 11. RECUSA DO REQUERIMENTO DE INJUNÇÃO E RECLAMAÇÃO JUDICIAL (2.5.) Aos fundamentos de recusa do requerimento de injunção e à respectiva reclamação para o juiz, sob a epígrafe recusa do requerimento, reporta-se o artigo 11., do seguinte teor: 1.. a). b)... c) Não estiver assinado, excepto nos casos previstos no n. 7 do artigo anterior. d). e) f) g) O valor ultrapassar o referido no artigo 1. do diploma preambular, sem que dele conste a indicação prevista na alínea g) do n. 2 do artigo anterior A alteração das alíneas c) e g) do n. 1 deste artigo resultou do artigo 10. do Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro. Não obstante tal alteração só entrar em vigor no dia 31 de Março de 2009, aplica-se aos procedimentos de injunção apresentados antes dessa data. Assim, na prática, o referido diploma entra em vigor, para o referido efeito, antes da data por ele definida para o efeito. 3. O terceiro fundamento de recusa do recebimento do requerimento de injunção, a que se reporta a alínea c) do n. 1 deste artigo, deriva, conforme já se referiu, da omissão da assinatura do requerente, a qual personaliza a sua autoria. Mas agora, por virtude da alteração da lei, excepcionam-se os casos previstos no n. 7 do artigo anterior. O n. 7 do artigo anterior reporta-se à apresentação do requerimento de injunção por meios electrónicos, caso em que o sistema informático assegura a identificação do requerente do procedimento de injunção ou do respectivo mandatário, conforme os casos.

4 4 A Injunção e as Conexas Acção e Execução 8. O sétimo fundamento de rejeição pelo secretário de justiça do requerimento de injunção consubstancia-se em o valor do requerimento de injunção ultrapassar o referido no artigo 1. do diploma preambular sem que dele conste a indicação prevista na alínea g) do n. 2 do artigo 10., ou seja, de que se trata de transacção comercial. Quanto à referência à transacção comercial nada mudou, certo que a alteração da lei incidiu sobre o valor, uma vez que se substituiu o segmento normativo relativo à alçada da Relação pelo valor referido no artigo 1. do diploma preambular, ou seja, pelo valor de Esta solução legal já a tínhamos inferido, por via interpretativa, anteriormente à alteração da lei que a implicou, conforme se deixou expresso no lugar próprio. C) ARTIGO 13. CONTEÚDO DA NOTIFICAÇÃO DO REQUE- RIDO (2.8.) 1. A notificação deve conter: a) Os elementos referidos nas alíneas a) a i) do n. 2 do artigo 10. ; b) A indicação do prazo para a oposição e a respectiva forma de contagem; c) A indicação de que, na falta de pagamento ou de oposição dentro do prazo legal, será aposta fórmula executória no requerimento, facultando-se ao requerente a possibilidade de intentar acção executiva. d) A indicação de que, na falta de pagamento da quantia pedida e da taxa de justiça paga pelo requerente, são ainda devidos juros de mora desde a data da apresentação do requerimento e juros à taxa de 5% ao ano a contar da data da aposição da fórmula executória. e) A indicação de que a dedução de oposição cuja falta de fundamento o requerido não deva ignorar determina a condenação em multa de valor igual a duas vezes a taxa de justiça devida na acção declarativa.

5 Adenda 5 2. As notificações efectuadas nos termos do número e dos artigos anteriores interrompem a prescrição nos termos do artigo 323. do Código Civil. 1. Este artigo foi alterado pelo artigo 10. do Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro, por via da passagem das alíneas integrantes do corpo do artigo a n. 1 e da inserção do normativo do n. 2. Quanto à alteração do n. 1 do artigo, mantêm-se o que consta do texto, agora, todavia, por referência a cada uma das alíneas do n. 1. No que concerne ao n. 2, remete-se para o conteúdo da análise que se segue. 2. Prevê o n. 2 deste artigo as notificações a que se reportam o n. 1, por um lado, e os artigos 12. e 12. -A, por outro, isto é, a normal ou geral e a que deve ocorrer no domicílio convencionado do requerido. A estatuição deste normativo é no sentido de que as referidas notificações interrompem a prescrição nos termos do artigo 323. do Código Civil. Todavia, o n. 1 deste artigo não se reporta à notificação propriamente dita, que consta dos artigos 12. e 12. -A, mas apenas ao seu conteúdo, em paralelismo com o que o artigo 235. do Código de Processo Civil estabelece para a citação em geral. Mas a letra da lei aponta no sentido de que a aludida interrupção da prescrição depende da verificação, no acto de notificação, dos requisitos informativos previstos no n. 1 deste artigo. Todavia, só faz sentido considerar para o efeito os elementos constantes das alíneas a) a c) do n. 1, e já não as restantes alíneas deste número, por manifesta falta de pertinência. O artigo 323. do Código Civil expressa, por um lado, que a prescrição se interrompe pela citação ou notificação judicial de qualquer acto que exprima, directa ou indirectamente, a intenção de exercer o direito, seja qual for o processo a que o acto pertence, ainda que o tribunal seja incompetente (n. 1). E, por outro, que se a citação ou a notificação se não fizer dentro de cinco dias depois de ter sido requerida, por causa não imputável ao requerente, tem-se a prescrição por interrompida logo que decorram cinco dias (n. 2). Acresce, por um lado, que a anulação da citação ou da notificação não impede o efeito interruptivo previsto nos números anteriores, e, por

6 6 A Injunção e as Conexas Acção e Execução outro, ser equiparado à citação ou à notificação, para efeitos deste artigo, qualquer outro meio judicial pelo qual se dê conhecimento do acto àquele contra quem o direito pode ser exercido (n. os 3 e 4). Resulta, assim, do normativo em análise, dada a remissão para o artigo 323. do Código Civil, que a notificação do requerido a que se reportam os artigos 12. e 12. -A do Anexo interrompe o prazo de prescrição do direito de crédito do requerente. E se a notificação do requerido se não fizer no prazo de cinco dias após a apresentação do requerimento de injunção, por via informática, no Balcão Nacional de Injunções, ou em suporte de papel nas secretarias judiciais, por circunstâncias não imputáveis ao requerente, a prescrição é tida por interrompida logo que decorra o referido prazo. Assim, no caso de a notificação ocorrer até cinco dias após a apresentação do requerimento de injunção, a interrupção da prescrição ocorre na data da mesma. Tendo a notificação lugar depois disso, sem que o atraso seja imputável ao requerente, a interrupção considera-se operada no termo do referido quinquídeo. É imputável ao requerente a não notificação no aludido prazo, por exemplo, quando as deficiências formais do requerimento de injunção, designadamente o não cumprimento do disposto no artigo 10. do Anexo, obstem à notificação do requerido, seja ou não fundamento de recusa do requerimento de injução a que alude o seu artigo 11.. D) ARTIGO 14. APOSIÇÃO OU RECUSA DA FÓRMULA EXE- CUTÓRIA E RECLAMAÇÃO (2.10.) Aposta a fórmula executória, a secretaria disponibiliza ao requerente, preferencialmente por meios electrónicos, em termos a definir por portaria do Ministro da Justiça, o requerimento de injunção no qual tenha sido aposta a fórmula executória. O n. 5 deste artigo foi alterado pelo artigo 10. do Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro, alteração que entrou em vigor no dia

7 Adenda 7 21 de Novembro de 2008, aplicável aos procedimentos de injunção pendentes na referida data (artigos 22., n. 1, e 23., alínea b)). Expressava outrora que, aposta a fórmula executória, a secretaria devolvia ao requerente todo o expediente respeitante à injunção ou lhe disponibilizava, por meios electrónicos, em termos a definir por portaria do Ministro da Justiça, o requerimento de injunção no qual tivesse sido aposta a fórmula executória. E agora expressa que a secretaria disponibilizará ao requerente, preferencialmente por meios electrónicos, em termos a definir por portaria ministerial, apenas o requerimento de injunção em que tenha sido aposta a fórmula executória. Assim, o próprio requerimento de injunção com a fórmula executória apenas é disponibilizado ao requerente, preferencialmente por meios electrónicos, em termos a definir, o que não exclui, como é natural, a disponibilização em termos materiais de entrega. Ficou agora expresso na lei ter deixado de incumbir à secretaria a devolução ao requerente de todo o expediente relativo à injunção em alternativa à disponibilização àquele, por meios electrónicos a definir, do requerimento de injunção com a fórmula executória aposta, solução a que já tínhamos chegado por via da interpretação da própria lei. Afora este apontamento resultante da alteração do normativo em análise, mantém-se tudo o que se escreveu em anotação a este artigo. Importa, porém, ter em linha de conta que, relativamente às execuções baseadas em requerimentos de injunção, nos quais tenha sido aposta a fórmula executória, o expediente respeitante à injunção é enviado oficiosa e exclusivamente por via electrónica ao tribunal competente para a execução (artigo 814., n. 3, do Código de Processo Civil). É claro que do n. 3 do artigo 814. do Código de Processo Civil, dado o princípio do dispositivo, não pode resultar o sentido da instauração oficiosa da acção executiva (artigo 9., n. 3, do Código Civil). O que parece resultar da lei, com efeito, é que o Banco Nacional de Injunções disponibiliza ao tribunal competente para a acção executiva, em identificado sítio da rede informática, o procedimento de injunção em que foi aposta a fórmula executória.

8 8 A Injunção e as Conexas Acção e Execução III ALTERAÇÃO DO REGIME DA ACÇÃO EXECUTIVA 3. Regime geral de execução de sentença e da baseada na injunção 3.1. Generalidades O regime do processo de execução para pagamento de quantia certa, decorrente do Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro, acentua a desjurisdicionalização dos actos processuais, reforça o papel do agente de execução, agora também acessível a advogados, que o exequente pode destituir livremente. O requerimento executivo pode ser enviado por via electrónica e distribuído automaticamente ao agente de execução, sem necessidade de remessa de qualquer suporte de papel. As funções ditas administrativas concernentes aos processos de execução, incluindo as citações e notificações, são exercidas por um agente de execução, sob controlo do juiz (artigo 808., n. 1, do Código de Processo Civil). Ele pode aceder ao registo de execuções e realizar todas as diligências tendentes à extinção da execução, arquivando-as através da mera informação via electrónica ao tribunal, sem intervenção judicial ou da secretaria. A função do juiz limita-se à resolução de situações de conflito relevante e ao poder geral de controlo do processo e de específicas intervenções, competindo-lhe julgar a oposição à execução e à penhora, verificar e graduar os créditos, julgar a reclamação de actos do agente de execução ou outras questões suscitadas por este ou pelas partes ou por terceiros intervenientes (artigo 809., n. 1, alíneas b) a d), do Código de Processo Civil). Não é aplicável às execuções derivadas da aposição da fórmula executória nos procedimentos de injunção o inovador regime geral de as execuções poderem iniciar-se após o trânsito em julgado das sentenças condenatórias. Mas passa a ser nelas possível a arbitragem institucionalizada, não só quanto a actos materiais como também relativamente a actos jurisdicionais, ou seja, também nesta área se prevê um meio de resolução alternativa de litígios.

9 Adenda Competência jurisdicional para a execução Neste ponto mantém-se pertinente o que consta do livro. Com efeito, por um lado, ainda não vigoram as alterações aos artigos 65. -A e 90., n. 3, do Código de Processo Civil introduzidas pelo artigo 160. da Lei n. 52/2008, de 28 de Agosto, nem o artigos 126., 128., n. 1, alínea b), e 129., n. 1, da Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais, aprovada por aquela Lei. E, por outro, o seu conteúdo não implica alterações estruturais às regras sobre competência jurisdicional para a execução Estrutura do título executivo Quanto à estrutura do título executivo também o novo regime da acção executiva em geral não afecta o que, quanto a este ponto, consta do livro O requerimento executivo e o início da instância executiva No requerimento executivo, dirigido ao tribunal da execução, deve o exequente identificar as partes, indicando os seus nomes, domicílios ou sedes, e, sempre que possível, as profissões e os locais de trabalho, a filiação, os números de identificação civil e fiscal, o domicílio profissional do mandatário judicial, o agente de execução, o fim da execução, os factos fundamento do pedido não constantes do título executivo, o pedido e o valor da causa (artigo 810., n. 1, alíneas a) a g), do Código de Processo Civil). Ele deve, ademais, liquidar a obrigação e escolher a prestação cuja escolha lhe incumba, indicar, sempre que possível, o empregador do executado, as contas e os bens deste, bem como os ónus e encargos que sobre eles incidam, e requerer a citação prévia ou a sua dispensa nos casos em que tal seja admissível (artigo 810., n. 1, alíneas h) a j), do Código de Processo Civil). O requerimento executivo deve ser acompanhado da cópia ou do original do título executivo, conforme seja apresentado por via electrónica ou em papel, respectivamente, do código de acesso a certidões disponibilizadas electronicamente relativas a bens penhoráveis indicados que tenha sido possível obter, designadamente as relativas ao registo predial, comer-

10 10 A Injunção e as Conexas Acção e Execução cial e automóvel, da cópia ou dos originais dos documentos ou títulos que tenha sido possível obter relativamente aos bens penhoráveis indicados, quando não existam as referidas certidões, bem como do comprovativo do pagamento da taxa de justiça ou da concessão do apoio judiciário na modalidade de dispensa do mesmo, nos termos do artigo A (artigo 810., n. 6, do Código de Processo Civil). Face à remissão da lei para o artigo A, e, consequentemente, para os seus n. os 1, 4 e 6, quando a apresentação do requerimento executivo ocorrer por via de transmissão electrónica de dados, o prévio pagamento da taxa de justiça ou a concessão do apoio judiciário devem ser comprovados nos termos do artigo 8. da Portaria n. 114/2008, de 6 de Fevereiro, e a citação só é efectuada depois de comprovado o pagamento da aludida taxa de justiça. O requerimento executivo e os documentos que o acompanhem são apresentados em tribunal preferencialmente por via electrónica e enviados pelo mesmo meio ao agente de execução designado, nos termos da Portaria n. 114/ 2008, de 6 de Fevereiro, sem que haja lugar à sua autuação (artigo 810., n. 7, do Código de Processo Civil). Foi superada a necessidade de autuação do requerimento executivo, o que se revela inédito nos tribunais. Ela foi instrumentalizada por via do sistema informático que assegura, automática e oficiosamente, a criação, com a apresentação daquele requerimento, de um número único do processo de execução e a sua distribuição, e o envio electrónico imediato do mesmo e demais documentos ao agente de execução, com identificação daquele número (artigo 810., n. 8, do Código de Processo Civil). As partes que constituam mandatário têm que entregar o requerimento executivo por via electrónica e, se assim não procederem, ficam obrigadas ao pagamento imediato de uma multa correspondente a meia unidade de conta, salvo alegação e prova do justo impedimento, nos termos do artigo 146. do Código de Processo Civil (artigo 810., n. os 10 e 11, do Código de Processo Civil). A designação do agente de execução fica sem efeito se este declarar que a não aceita por meios electrónicos (artigo 810., n. 12, do Código de Processo Civil). 1 1 O Decreto-Lei n. 200/2003, de 10 de Setembro, foi revogado pelo artigo 21., alínea d), do Decreto-Lei n. 226/2008, de 20 de Novembro.

11 Adenda 11 Na hipótese de o exequente remeter o requerimento executivo por via electrónica, a instância inicia-se na data da respectiva expedição (artigos 150., n. 1, do Código de Processo Civil) Indicação dos bens a penhorar O exequente deve indicar os bens para penhora, e o executado pode pedir a substituição de uns bens penhorados por outros, mas nenhum deles tem o direito de nomear bens em termos de a penhora ter de incidir sobre eles (artigos 810., n. 1, alínea 1), 827., n. 2, 828., n. 6, e 833., n. os 4 e 5, e 834., n. 3, alínea a), do Código de Processo Civil). 2 O exequente deve indicar, sempre que possível, o empregador do executado, as contas bancárias de que o último seja titular, os seus bens, os ónus e encargos que incidam sobre eles, bem como os documentos ou títulos que lhe tenha sido possível obter relativamente aos bens penhoráveis indicados (artigo 810., n.. 3, alínea i), do Código de Processo Civil). Na indicação dos bens a penhorar, figura próxima da antiga nomeação de bens à penhora, deve o exequente, tanto quanto possível, ou seja, sem carácter de imperatividade ou vinculação, proceder à sua individualização e localização. No que concerne aos prédios, deve o exequente indicar a sua denominação ou número de polícia ou a sua situação e confrontações, os artigos matriciais, e os números de descrição no registo predial que haja ou a sua natureza e concelho (artigo 810., n. 5, alínea a), do Código de Processo Civil). Relativamente aos bens móveis, deve o exequente especificá-los, designar o lugar onde se encontrem, e, se sujeitos a registo, a respectiva matrícula e os ónus e encargos que sobre eles incidam (artigo 810., n. os 1, alínea i), e 5, alínea b), do Código de Processo Civil). Quanto aos direitos de crédito, deve o exequente indicar a identidade do devedor, o montante, a natureza e a origem da dívida, o título de que constam, as garantias que os envolvam e a data do vencimento (artigo 810., n. 5, alínea c), do Código de Processo Civil). 2 O Regulamento do Depósito Público consta actualmente da Portaria n. 512/2006, de 5 de Junho.

12 12 A Injunção e as Conexas Acção e Execução Relativamente aos direitos a bens indivisos, deve o exequente indicar o administrador e os comproprietários, bem como a quota-parte da titularidade do executado (artigo 810., n. 5, alínea d), do Código de Processo Civil). Se o exequente não indicar bens para penhora, ou se indicar os previstos nas alíneas a) a d) do n. 1 do artigo 834. do Código de Processo Civil de valor presumivelmente superior ao do crédito exequendo e das custas previsíveis da execução, não há diligências prévias à penhora para identificação ou localização de bens penhoráveis (artigo 83. -A, n. 1, do Código de Processo Civil). Fora dessa situação, deve o agente de execução, sem necessidade de autorização judicial, realizar as diligências necessárias, designadamente por via de consulta nas bases de dados da administração tributária, da segurança social, das conservatórias do registo e de outros registos ou arquivos semelhantes, para a identificação do executado e dos seus bens penhoráveis e a sua localização (artigo A, n. 2, do Código de Processo Civil). Não sendo possível o acesso electrónico do agente de execução às referidas informações sobre os elementos de identificação e localização dos bens do executado, os referidos serviços devem fornecer-lhas, no prazo de dez dias, pelo meio mais célere (artigo 833., n. 2, do Código de Processo Civil). A consulta de declarações e de outros elementos protegidos pelo segredo fiscal, bem como de outros dados sujeitos a regime de confidencialidade, depende de despacho de autorização do juiz da execução, aplicando-se, com as necessárias adaptações, o disposto no n. 2 do artigo A do Código de Processo Civil (artigo A, n. 7, do Código de Processo Civil). O agente de execução notifica o exequente, preferencialmente por via electrónica, do resultado da referida consulta no registo informático das execuções e dos bens penhoráveis identificados ou da sua não identificação, conforme os casos. Identificados bens penhoráveis, a execução prossegue, sem prejuízo do disposto no n. 1 do artigo 834., com a respectiva penhora, salvo se o exequente, em cinco dias, a contar da referida notificação, declarar que não o pretende ou que desiste da execução (artigo B, n. os 1 e 2, do Código de Processo Civil). No caso de não serem encontrados bens penhoráveis, o exequente é notificado para, em dez dias, se pronunciar sobre essa situação, e serão

13 Adenda 13 penhorados os bens que ele indique (artigo B, n. 3, do Código de Processo Civil). Não indicando o exequente bens penhoráveis, é o executado citado, ou notificado se tiver havido citação prévia, para, ainda que se oponha à execução, pagar ou indicar bens para penhora no prazo de dez dias, com a advertência das consequências da declaração falsa ou da falta de declaração, e a indicação de que pode, no mesmo prazo, opor-se à execução (artigo B, n. os 4 e 5, do Código de Processo Civil). Na hipótese de o executado não pagar nem indicar bens para penhora, extingue-se a execução (artigo B, n. 6, do Código de Processo Civil). Quando, após a extinção da execução, ela se renove nos termos do artigo 920., n. 5, do Código de Processo Civil, e se verifique que o executado tinha bens penhoráveis, fica sujeito a sanção pecuniária compulsória mensal de 5% da dívida, com o limite mínimo global de 1000, desde a data da omissão até à descoberta dos bens, no caso de não ter feito qualquer declaração, ou de a ter feito falsamente e de que tenha resultado o não apuramento de bens suficientes para a satisfação da obrigação (artigo B, n. 7, do Código de Processo Civil). A aplicação da referida sanção pecuniária compulsória, naturalmente a requerer pelo exequente, depende de a satisfação da quantia exequenda não ter ocorrido por virtude da omissão de declaração pelo executado ou da sua falsa declaração. Em consequência, havendo satisfação parcial da quantia exequenda, a sanção pecuniária compulsória só deve incidir sobre a parte excedente Pagamento da taxa de justiça O exequente deve juntar ao requerimento executivo o documento comprovativo do pagamento da respectiva taxa de justiça ou da concessão do apoio judiciário na modalidade de dispensa de pagamento de taxa de justiça (artigos 467., n. 3, e 810., n. 6, alínea d), do Código de Processo Civil). 3 JOSÉ LEBRE DE FREITAS e ARMINDO RIBEIRO MENDES, Código de Processo Civil Anotado, vol. 3., Coimbra, 2003, página 392.

14 14 A Injunção e as Conexas Acção e Execução A taxa de justiça inicial relativa à acção executiva em causa corresponde ao montante devido pelo impulso processual do exequente, fixada em função do valor da causa, de harmonia com o disposto na Tabela I anexa ao Regulamento das Custas Processuais, a auto-liquidar (artigo 6., n. 1, deste Regulamento). A referência na alínea d) do n. 6 do artigo 810. à taxa de justiça inicial e à dispensa parcial do pagamento resulta de lapso, porque foi eliminada a taxa de justiça inicial e o apoio judiciário não abrange a modalidade de dispensa parcial do pagamento de taxa de justiça. Quando o requerimento executivo seja apresentado por transmissão electrónica de dados, o prévio pagamento da taxa de justiça ou a concessão do apoio judiciário são comprovados através da apresentação do respectivo documento comprovativo por via dessa transmissão (artigo 8. da Portaria n. 114/2008, de 6 de Fevereiro). No caso de o exequente não juntar ao requerimento executivo algum dos mencionados documentos comprovativos, deve o agente de execução recusá-lo em despacho minimamente fundamentado (artigos 474., alínea f), e 811., n. 1, alínea c), do Código de Processo Civil) Recusa do requerimento executivo e despacho judicial liminar No âmbito da acção executiva em análise não há, em regra, lugar a despacho liminar judicial, seja de indeferimento ou de aperfeiçoamento, ou de citação, e a penhora é efectuada sem prévia citação do executado. Assim, em regra, o requerimento executivo é susceptível de recusa pelo agente de execução, mas não é objecto de despacho judicial liminar, seja o título executivo uma sentença judicial ou decisão equiparada, seja ele um requerimento de injunção com fórmula executória aposta (artigo 811., n. 1, alínea c), do Código de Processo Civil). Com efeito, só nos casos a que se reporta o artigo D é que o agente de execução deve remeter electronicamente o processo ao juiz para o despacho liminar a que alude o artigo E, nos termos do artigo 234., n. 4, alínea e), todos do Código de Processo Civil. É que só se configura a prolação de despacho liminar pelo juiz, tendo em conta a especificidade da acção executiva em causa e o título executivo em que se baseia, quando o agente de execução duvidar da suficiência do título executivo e se configurar a existência de excepções

15 Adenda 15 dilatórias não supríveis, de oficioso conhecimento (artigos D, alínea e), e E, n. 1, alínea b), do Código de Processo Civil). Deve ser uma tarefa algo difícil para o agente de execução, pelo que é previsível, considerando o que a experiência revelou até agora, que ele não proceda, em regra, ao referido controlo do requerimento executivo. Procedendo o agente de execução a esse controlo efectivo, pode ocorrer uma situação de despacho liminar de convite ao suprimento de irregularidades e ou de sanação da falta de pressupostos processuais, ou de indeferimento liminar total ou parcial (artigo E, n. os 2 a 4, do Código de Processo Civil). O agente de execução deve recusar o recebimento do requerimento executivo se este não obedecer ao modelo aprovado, não for redigido em língua portuguesa, não estiver assinado, não for acompanhado do documento comprovativo do pagamento da taxa de justiça, omitir algum dos requisitos previstos no n. 1 do artigo 810., não tiver sido apresentada a cópia do título executivo ou a sua cópia ou se for manifesta a sua insuficiência (artigo 811., n. 1, do Código de Processo Civil). Do referido acto de recusa pode o exequente reclamar para o juiz, no prazo de 10 dias, cuja decisão é irrecorrível, salvo se for fundada na insuficiência do título executivo ou na falta de exposição dos factos (artigos 153., n. 1, 811., n. 2, do Código de Processo Civil). Pode o exequente apresentar outro requerimento executivo nos dez dias subsequentes à recusa de recebimento ou à notificação da decisão judicial que a confirme, considerando-se o novo requerimento apresentado na data em que o primeiro tenha sido apresentado em juízo (artigo 811., n. 3, do Código de Processo Civil) Oposição à execução No que concerne a este ponto da aposição à execução, a alteração da lei não afectou essencialmente o que a propósito se escreveu. Todavia, quanto à questão de saber se o executado em acção executiva baseada na fórmula executória aposta no requerimento de injunção podia ou não fundar a sua oposição em factos por ele susceptíveis de invocação na oposição àquele requerimento, ocorreu modificação em relação à qual importa acrescentar algo.

16 16 A Injunção e as Conexas Acção e Execução É que, por força do n. 2 do artigo 814. do Código de Processo Civil, o disposto quanto aos fundamentos da oposição à execução baseada em sentença é aplicável à execução baseada em requerimento de injunção no qual tenha sido aposta a fórmula executória, desde que o procedimento de formação desse título admita oposição pelo requerido. Ora como o procedimento de injunção admite a dedução de oposição pelo recorrido, a oposição à execução só pode basear-se nos fundamentos previstos no n. 1 do artigo 814., com as necessárias adaptações, e não em quaisquer factos que podiam ser deduzidos como defesa no processo de declaração, a que alude o artigo 816., ambos do Código de Processo Civil. Acresce que, por virtude do disposto no n. 3 do artigo 814. do Código de Processo Civil, nas execuções baseadas em requerimento de injunção a que tenha sido aposta a fórmula executória, o expediente respeitante à injunção é enviado oficiosamente e exclusivamente por via electrónica ao tribunal competente para a execução. Conforme já se referiu, do n. 3 do artigo 814. do Código de Processo Civil, dado o princípio do dispositivo, não pode resultar o sentido da instauração oficiosa da acção executiva (artigo 9., n. 3, do Código Civil). O que parece resultar da lei é que o Banco Nacional de Injunções disponibiliza ao tribunal competente para a acção executiva, em identificado sítio da rede informática, o procedimento de injunção em que foi aposta a fórmula executória.

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Eduardo Paiva e Helena Cabrita Juízes de Direito TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Câmara dos Solicitadores 2009 1 APLICAÇÃO DA REFORMA NO TEMPO

Leia mais

Última actualização em 04/03/2008

Última actualização em 04/03/2008 Portaria n.º 220-A/2008 de 4 de Março. - Cria uma secretaria-geral designada por Balcão Nacional de Injunções (BNI), Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça, S.I, 1º SUPLEMENTO,

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO ( Até às alterações do DL n.º 34/2008, de 26 de Fevereiro) PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO Artigo 1.º Procedimentos especiais É aprovado o regime dos procedimentos

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ

V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ N.º 1- O apoio judiciário é concedido independentemente da posição processual que o requerente ocupe na causa e do facto de ter sido já concedido à parte contrária. N.º2-

Leia mais

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A selecção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home Page Jurídica (www.euricosantos.pt) rege-se por critérios

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Havendo título executivo anterior à entrada em vigor da Lei n.º 6/2011, de 10 de Março, a oposição da Requerente deve ser deduzida

Leia mais

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos Incentivos excepcionais para o descongestionamento das pendências judiciais, desistência de acções executivas por dívida de custas e alteração do regime fiscal dos créditos incobráveis para efeitos do

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Direção-geral da Administração da Justiça Breviário PADRONIZAÇÃO de funções DAS do CUSTAS secretário JUDICIAIS

Leia mais

Portaria 279/2013 de 26.08

Portaria 279/2013 de 26.08 Portaria 279/2013 de 26.08 Em destaque : Alterações aos procedimentos para inclusão na lista pública de execuções Artºs 2º, 3º e 4º Início do procedimento : Notificação/citação ( consoante o caso ), de

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa A desocupação do locado pelo oficial de justiça. - Síntese formativa - O oficial de justiça do tribunal da situação do locado será designado pelo

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

Projecto de Decreto-Lei que estabelece a sétima alteração ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (...)

Projecto de Decreto-Lei que estabelece a sétima alteração ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (...) Projecto de Decreto-Lei que estabelece a sétima alteração ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (...) Foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público,

Leia mais

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro O novo regime jurídico da acção executiva, aprovado pelo Decreto-Lei nº 38/2003, de 8 de Março, tem como objectivo claro a simplificação e aperfeiçoamento do

Leia mais

As Custas Processuais

As Custas Processuais As Custas Processuais ANÁLISE E COMENTÁRIO 2018 7ª Edição Salvador da Costa Juiz Conselheiro Jubilado ADENDA Adenda autor Salvador da Costa editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA SIMPLIFICAÇÃO da ACÇÃO EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA Setembro de 2008 A Importância da Acção Executiva O sistema de execuções judiciais/processo executivo é um factor essencial para o bom

Leia mais

Código de Processo Civil de 2013

Código de Processo Civil de 2013 Acção executiva Código de Processo Civil de 2013 Paulo Pimenta Porto - 21 de Novembro de 2013 o novo regime das espécies de títulos executivos (art. 703º) princípio da tipicidade forte restrição à exequibilidade

Leia mais

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003 1/5 Decreto-Lei n.º 202/2003, de 10 de Setembro, Regula o regime das comunicações por meios telemáticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execução previsto no Código de Processo Civil

Leia mais

REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES

REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES 3/4/2014 :::DL n.º 201/2003, de 10 de DL n.º 201/2003, de 10 de (versão actualizada) REGULA O REGISTO INFORMÁTICO DE EXECUÇÕES [ Nº de artigos:20 ] Contém as seguintes alterações: - DL n.º 53/2004, de

Leia mais

CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA. 10 de Julho de 2014

CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA. 10 de Julho de 2014 CONSELHO DISTRITAL de COIMBRA 10 de Julho de 2014 Procedimento Extrajudicial Pré- Executivo Aprovado pela Lei n.º 32 de 2014, de 30 de Maio Entrada em vigor- 1 de Setembro de 2014 Objeto (arts. 2.º): Consiste

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2018 19ª Edição Atualização nº 3 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 3 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

Sindicato dos Oficiais de Justiça

Sindicato dos Oficiais de Justiça Regulamenta os meios electrónicos de identificação do executado e dos seus bens e da citação electrónica de instituições públicas, em matéria de acção executiva É expressamente proibido a publicação deste

Leia mais

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA Manuel Faustino Lisboa, 13/07/2007 1 A caducidade como limite temporal do direito à liquidação do imposto - art.ºs 45.º/46.º da LGT: Prazo geral e supletivo:

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013 Paulo Pimenta 5 de Setembro de 2013 Etapas por que passou a reforma do processo civil - 1ª Comissão (Dezembro 2009 / Novembro 2010) - 2ª Comissão (Setembro 2011 / Dezembro

Leia mais

DECRETO N.º 281/XIII

DECRETO N.º 281/XIII DECRETO N.º 281/XIII Aplicação do processo de execução fiscal à cobrança coerciva das custas, multas não penais e outras sanções pecuniárias fixadas em processo judicial, procedendo à sétima alteração

Leia mais

PROVIMENTO N.º 2/2013. (Juízo de Execução

PROVIMENTO N.º 2/2013. (Juízo de Execução PROVIMENTO N.º 2/2013 (Juízo de Execução de Ovar) Considerando a entrada em vigor no pretérito dia 1 de setembro do novo Código de Processo Civil, aprovado em anexo à Lei n.º 41/2013, de 26 de junho, que

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO De boas MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SEDE DE PROCESSO DE EXECUÇÃO INTRODUÇÃO A instalação deste Juízo e a reunião de todas as acções executivas pendentes na Ilha da Madeira, impôs a necessidade de articular

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1 DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código Civil 2018 10ª Edição Atualização nº 1 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO CIVIL Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2017 31ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS*

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS* Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento destina-se a fixar as regras relativas aos encargos processuais decorrentes dos litígios cuja resolução seja submetida ao ARBITRARE

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (10Valores) GRELHADECORRECÇÃO 10deAbrilde2013 QUESTÕES 1. Podia Álvaro assumir o patrocínio dos autores? Justifique, pormenorizadamente,

Leia mais

Diploma. Regulamenta os procedimentos especiais de aquisição, oneração e registo de imóveis

Diploma. Regulamenta os procedimentos especiais de aquisição, oneração e registo de imóveis Diploma Regulamenta os procedimentos especiais de aquisição, oneração e registo de imóveis Portaria n.º 794-B/2007 de 23 de Julho O Decreto-Lei n.º 263-A/2007, de 23 de Julho, veio criar um procedimento

Leia mais

REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. Dec-Lei nº 34/2008, de 26 de Fevereiro Alt. Pelo Dec-Lei nº 181/2008, de 28 Agosto

REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. Dec-Lei nº 34/2008, de 26 de Fevereiro Alt. Pelo Dec-Lei nº 181/2008, de 28 Agosto 1 REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS Alcanena, 12 de Março de 2010 Dec-Lei nº 34/2008, de 26 de Fevereiro Alt. Pelo Dec-Lei nº 181/2008, de 28 Agosto Edgar Valles 2 Regulamento das custas processuais Entrada

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

DGCI 2013 REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE JUSTIÇA FISCAL. República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

DGCI 2013 REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE JUSTIÇA FISCAL. República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DGCI 2013 República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DECRETO Nº 9/84 DE 3 DE MARÇO REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE JUSTIÇA FISCAL Edição organizada por Mohamed

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais

Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda.

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito 1 A presente lei regula as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias

Leia mais

Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: Sumário

Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: Sumário Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: 30-04-2007 Sumário Altera as Portarias n.º 657-A/2006, de 29 de Junho, e 1416-A/2006, de 19 de Dezembro, fixando os termos e a taxa devida pelo

Leia mais

Acção Executiva A Nova Reforma

Acção Executiva A Nova Reforma Acção de formação promovida pelo Conselho Geral e pelo Conselho de Especialidade Solicitador de Execução Câmara dos Solicitadores Lisboa, 13 de Dezembro de 2008 Porto, 20 de Dezembro de 2008 Acção Executiva

Leia mais

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DGCI 2013 23 de junho de 2013 República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças Direcção-Geral das Contribuições e Impostos LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO Edição organizada por Mohamed Baldé Não dispensa a

Leia mais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais (Revogado) Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE [ ] Processo n.º [ ] reversão e apensos [ ], residente na [ ], contribuinte n.º [ ], executado por reversão, tendo sido citado para

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

Legislação Consolidada. Diploma

Legislação Consolidada. Diploma Diploma Regulamenta os meios electrónicos de identificação do executado e dos seus bens e da citação electrónica de instituições públicas, em matéria de acção executiva Portaria n.º 331-A/2009 de 30 de

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS DL 495/88 1988-Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS SOCIEDADES HOLDING Artigo 1º (sociedades gestoras de participações sociais) 1 As sociedades gestoras de participações

Leia mais

1/6. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 108/1999

1/6. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 108/1999 1/6 Decreto-Lei n.º 218/99, de 15 de Junho, Estabelece o regime de cobrança de dívidas pelas instituições e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde JusNet 108/1999 Link para o texto original no

Leia mais

Novo Código de Processo Civil Edição Académica, 4.ª Edição Col. Legislação

Novo Código de Processo Civil Edição Académica, 4.ª Edição Col. Legislação COLEÇÃO LEGISLAÇÃO Atualizações Online orquê as atualizações aos livros da COLEÇÃO LEGISLAÇÃO? No panorama legislativo nacional é frequente a publicação de novos diplomas legais que, regularmente, alteram

Leia mais

REQUERIMENTO DE EXECUÇÃO DE DECISÃO JUDICIAL CONDENATÓRIA Aprovado pela Portaria n.º 282/2013, de 29 de agosto

REQUERIMENTO DE EXECUÇÃO DE DECISÃO JUDICIAL CONDENATÓRIA Aprovado pela Portaria n.º 282/2013, de 29 de agosto CAPA 01 01 CARACTERIZAÇÃO DO REQUERIMENTO Processo N.º: 02 Tribunal: 03 Fim da execução : 04 Forma do processo: 05 Data da decisão judicial condenatória : 06 NIP: 07 Valor da execução: 08 [Nas ações de

Leia mais

Regulamento das Custas Processuais ADENDA

Regulamento das Custas Processuais ADENDA DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Regulamento das Custas Processuais 2013 9ª EDIÇÃO ALTERAÇÕES ADENDA I O Regulamento alterado pelo Decreto-Lei nº 126/2013, de 30 de agosto 1. Página 109, artigo

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Versão 2 Setembro de 2013 - 2 - Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Alterada

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015,

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica O Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais

Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Centro de Formação de Funcionários de Justiça Alteração ao Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º 52/2011, de 13 de Abril CFFJ Maio de 2011 Regulamento das Custas Processuais Decreto-Lei n.º

Leia mais

A inconstitucionalidade do artigo 20.º do regime anexo ao Decreto-Lei n.º 269/98

A inconstitucionalidade do artigo 20.º do regime anexo ao Decreto-Lei n.º 269/98 A inconstitucionalidade do artigo 20.º do regime anexo ao Decreto-Lei n.º 269/98 Por Nuno Montez da Silveira* PALAVRAS-CHAVE: obrigações pecuniárias, taxa de justiça, notificação, AECOP Uma das questões

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA Armando A Oliveira Câmara dos Solicitadores As crises O agente de execução

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2019 19ª Edição Atualização nº 4 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 4 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

ALTERAÇÕES PROCESSUAIS

ALTERAÇÕES PROCESSUAIS ALTERAÇÕES PROCESSUAIS ALTERAÇÕES PROCESSUAIS AO CÓDIGO DO PROCESSO CIVIL À LEI Nº 6/2006 DE 27.02 PROCEDIMENTO ESPECIAL DE DESPEJO: ADITAMENTOS À LEI Nº 6/2006 DE 27.02 DL nº 1/2013, 7.01; Portaria nº

Leia mais

CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CACM REGULAMENTO DE CUSTAS DE ARBITRAGEM. Artigo 1º (Definições)

CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CACM REGULAMENTO DE CUSTAS DE ARBITRAGEM. Artigo 1º (Definições) CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CACM REGULAMENTO DE CUSTAS DE ARBITRAGEM Artigo 1º (Definições) Para efeitos do presente regulamento entende-se por: a) Encargos administrativos os que resultam

Leia mais

DELEGAÇÃO de TORRES NOVAS da OA. 04 de setembro de 2014

DELEGAÇÃO de TORRES NOVAS da OA. 04 de setembro de 2014 DELEGAÇÃO de TORRES NOVAS da OA 04 de setembro de 2014 PROCESSOS de COBRANÇA de DÍVIDA PENDENTES 1,2 MILHÕES 2011 vs. 600.000- ATUALMENTE (execuções anteriores a 15 setembro 2003 em que não existem bens

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO 2016 Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO Grupo I (4 Valores) Imagine que a sua Cliente, sedeado no Cacém,

Leia mais

Portaria n.º 9/2013, de 10 de janeiro

Portaria n.º 9/2013, de 10 de janeiro Portaria n.º 9/2013, de 10 de janeiro Regulamenta vários aspetos do Procedimento Especial de Despejo A Lei n.º 31/2012, de 14 de agosto, retificada pela Declaração de Retificação n.º 59-A/2012, de 12 de

Leia mais

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O ASSEMBLEIA NACIONAL. Quarta - feira, 27 de Dezembro de 2017 Número 192

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O ASSEMBLEIA NACIONAL. Quarta - feira, 27 de Dezembro de 2017 Número 192 Quarta - feira, 27 de Dezembro de 2017 Número 192 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º 20/2017 Lei da Secretaria do Tribunal Constitucional Lei n.º 21/2017 Lei das Custas

Leia mais

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Regulamento de Assistência Jurídica Capítulo I Disposições gerais e preliminares Artigo 1.º 1. O presente Regulamento visa regular o direito à assistência jurídica dos Associados do SCIF. 2. O SCIF garante,

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 372152053 CONCLUSÃO - 04-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto João Sampaio) =CLS= I Relatório João Miguel Dinis de Almeida, solteiro, contribuinte

Leia mais

Título de injunção europeu

Título de injunção europeu PATRÍCIA PINTO ALVES Título de injunção europeu VERBO jurídico VERBO jurídico Título de injunção europeu: 2 Título de injunção europeu PATRÍCIA PINTO ALVES Mestre em Direito pela Escola de Direito da Universidade

Leia mais

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto*

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* O Decreto-Lei n.º 116/2008, de 4 de julho, aprovou diversas medidas de simplificação, desmaterialização e desformalização

Leia mais

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro

Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro Diploma consolidado Decreto-Lei nº 201/2003, de 10 de Setembro O novo regime jurídico da acção executiva, aprovado pelo Decreto-Lei nº 38/2003, de 8 de Março, tem como objectivo claro a simplificação e

Leia mais

REGULAMENTO DO REGISTO COMERCIAL. Portaria 657-A/2006, de 29 de Junho

REGULAMENTO DO REGISTO COMERCIAL. Portaria 657-A/2006, de 29 de Junho (Não dispensa a consulta do Diário da República) NOTA O texto Regulamento do Registo Comercial encontra-se actualizado de acordo com: - Portaria nº 1416-A/2006, de 19 de Dezembro; - Portaria nº 562/2007

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E PROCESSO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Lei n.o 28/82, (*) de 15 de Novembro (Excertos)

ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E PROCESSO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Lei n.o 28/82, (*) de 15 de Novembro (Excertos) ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E PROCESSO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Lei n.o 28/82, (*) de 15 de Novembro (Excertos) A Assembleia da República decreta, nos termos do artigo 244.o da Lei Constitucional n.o

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO. Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa. Ano lectivo de 2014/2015

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO. Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa. Ano lectivo de 2014/2015 UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa Ano lectivo de 2014/2015 DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Disciplina anual do 3.º ano) Responsável pela regência:

Leia mais

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Artigo 1º Obrigação de pagamento de propina 1. Nos termos da Lei da Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior Público (Lei

Leia mais

CUSTAS JUDICIAIS. A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações.

CUSTAS JUDICIAIS. A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações. CUSTAS JUDICIAIS A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações. I Regime Geral - Aplica-se aos processos iniciados entre 1 de Janeiro de 1997 e 19 de Abril de 2009;

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO APROVADO 19 de Novembro de 2010 O Presidente, (Paulo Parente) ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO REGULAMENTO DE PROPINAS Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1) O presente regulamento aplica-se a todos os

Leia mais