UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDUARDO PETRY MESQUITA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDUARDO PETRY MESQUITA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDUARDO PETRY MESQUITA ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS NA TORRE II DO GREEN VILLE RESIDENCE LAGES 2016

2 EDUARDO PETRY MESQUITA ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS NA TORRE II DO GREEN VILLE RESENDENCE Relatório de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC - como requisito necessário para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil. Orientação: Prof. Bel. Caetano Palma Neto LAGES 2016

3 EDUARDO PETRY MESQUITA ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS NA TORRE II DO GREEN VILLE RESENDENCE Relatório de Estágio Curricular Supervisionado apresentado ao departamento de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC como requisito necessário para obtenção do grau de BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL. Lages (SC), 24 de Novembro de 2016 Prof. Carlos Eduardo de Liz Supervisor de Estágio Prof. Bel. Caetano Palma Neto Orientador de Estágio Eng. Mayara Zanotto Supervisora Técnica

4 AGRADECIMENTOS A INVEST Construtora e Incorporadora, pela oportunidade em realizar meu estágio obrigatório supervisionado. A minha supervisora técnica, Mayara Zanotto, por toda ajuda durante o estágio e a elaboração do relatório. Ao meu orientador Caetano Palma Neto, pela disponibilidade, paciência e dedicação para a realização deste trabalho.

5 RESUMO Este relatório de estágio apresenta como tema central o acompanhamento do processo de concretagem de elementos estruturais de um edifício residencial multifamiliar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva com tipologia formativa, que descreve as características e elementos de execução de uma concretagem. A coleta de dados foi realizada na empresa INVEST Construtora e Incorporadora, por meio de verificação dos projetos estruturais, pranchas de detalhamentos, informações do engenheiro responsável e registro fotográfico do processo de concretagem. No referencial teórico foram abordados temas pertinentes a execução, como as normas técnicas, características do concreto, informações sobre o tipo de laje, fôrmas, escoras, e a utilização da grua para transporte de materiais. Com este trabalho é possível mostrar a importância do acompanhamento e fiscalização durante o processo de concretagem. Palavras-chave: Concretagem. Elementos estruturais. Acompanhamento. Fiscalização.

6 ABSTRACT This report presents as a central theme the monitoring of the process of concreting structural elements in a multifamily residential building. About the methodology, it is a descriptive research with a formative typology, which describes the characteristics and execution elements for a concreting. Data collection was carried out at the company INVEST Construtora e Incorporadora, through the verification of the structural projects, detailed planks, information with responsible engineer and photographic record of the concreting process. In the theoretical reference, the pertinent topics were the execution, such as the technical norms, characteristics of the concrete, information about the type of slab, forms, anchors, and the use of the crane to transport materials. With this work it is possible to show the importance of monitoring and inspection during the concreting process. Keywords: Concreting. Structural elements. Monitoring. Inspection.

7 LISTA DE FIGURAS Figura 1 -! Montagem das armaduras ! Figura 2 -! Fôrma de pilar ! Figura 3 -! Fôrmas de vigas ! Figura 4 -! Posicionamento da armadura em viga ! Figura 5 -! Espaçador de viga ! Figura 6 -! Fôrma em polipropileno ! Figura 7 -! Escoras em madeira ! Figura 8 -! Armaduras transversais e malha de distribuição ! Figura 9 -! Armaduras transversais e malha de distribuição ! Figura 10 -! Espaçadores para laje ! Figura 11 -! Conduíte e caixa de eletricidade ! Figura 12 -! Esperas de tubulações ! Figura 13 -! Slump test ! Figura 14 -! Resultado do Slump test ! Figura 15 -! Moldes de corpos de prova ! Figura 16 -! Molhamento da forma de pilar... 26! Figura 17 -! Balde da grua ! Figura 18 -! Concretagem de pilar ! Figura 19 -! Concretagem de pilar ! Figura 20 -! Molhamento das fôrmas ! Figura 21 -! Bomba-lança acoplada ao caminhão-betoneira ! Figura 22 -! Lançamento e adensamento de concreto ! Figura 23 -! Lançamento de concreto ! Figura 24 -! Adensamento do concreto ! Figura 25 -! Adensamento do concreto ! Figura 26 -! Cura do concreto !

8 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS MPa Megapascal h Horas nº Número m² Metros quadrados m³ Metros cúbicos cm Centímetro.

9 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9! 1 DEFINIÇÃO DA OPORTUNIDADE... 10! 1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE... 10! SOBRE A EMPRESA... 10! SOBRE O EMPREENDIMENTO... 10! 1.2 DESCRIÇÃO DA OPORTUNIDADE... 10! 1.3 JUSTIFICATIVA... 11! 1.4 OBJETIVO GERAL... 11! 1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 11! 2 REVISÃO DA LITERATURA... 12! 2.1 NORMAS TÉCNICAS... 12! 2.2 CONCRETO ARMADO... 12! 2.3 CONCRETO USINADO... 13! 2.4 LAJE NERVURADA... 13! 2.5 FÔRMAS E ESCORAMENTOS... 13! 2.6 GRUA... 14! 3 METODOLOGIA... 15! 3. 1 PLANO DE PESQUISA... 15! 3.2 DEFINIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO... 15! 3.3 PLANO DE COLETA DE DADOS... 15! 3.4 PLANO DE ANÁLISE DE DADOS... 15! 4 ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM... 16! 4.1 MONTAGEM DAS ESTRUTURAS... 16! Pilares... 17! Vigas... 18! Laje... 20! 4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS... 24! Concretagem dos pilares... 26! Concretagem das vigas e laje... 29! 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 35! REFERÊNCIAS... 36!

10 9 APRESENTAÇÃO Este trabalho refere-se ao relatório de estágio obrigatório supervisionado do décimo semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense. Terá como foco o acompanhamento da montagem e concretagem de pilares, vigas e laje em um dos pavimentos da obra executada. O estágio obrigatório foi realizado na construção da torre II do Green Ville Residence, juntamente com a empresa Invest Construtora e Incorporadora Ltda., que tem como supervisora a engenheira Mayara Zanotto. A obra acompanhada pelo acadêmico trata-se da construção de uma torre residencial multifamiliar, e, entre os métodos construtivos empregados está a construção de laje nervurada e a utilização de grua para o transporte vertical e horizontal do concreto usinado.

11 10 1 DEFINIÇÃO DA OPORTUNIDADE O presente estudo realizado no Green Ville Residence visa acompanhar a montagem e concretagem de pilares, vigas e laje em um dos pavimentos da obra executada, procurando desenvolver pelo acadêmico, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE Sobre a empresa A Invest Construtora e Incorporadora Ltda. iniciou seus trabalhos em 17 de novembro de 2010, sendo sua instalação física localizada na rua Walmor Ribeiro, nº431, no bairro Coral, em Lages-SC. Seu primeiro empreendimento é o Green Ville Residence, localizado na rua Alice Rosa Ramos, Coral, também na cidade de Lages Sobre o empreendimento A obra está situada em um terreno com aproximadamente 6.349,33 m², onde estão sendo construídas duas torres residenciais com 17 pavimentos cada, possuindo uma área total edificada de ,76 m², incluindo os apartamentos residenciais, garagens, áreas de acesso e movimentação, reservatório de água e casa de máquinas, e as áreas de lazer do condomínio. Atualmente a obra do Green Ville possui 48 colaboradores e 1 diretor. Em relação a utilização de novas tecnologias, é uma empresa pioneira na cidade, sendo a primeira a utilizar uma grua ascensional. 1.2 Descrição da oportunidade Este relatório tem como tema: Acompanhamento da concretagem dos elementos estruturais na torre II do Green Ville Residence, visando a utilização dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação do acadêmico no campo prático da profissão. Este acompanhamento se faz de fundamental importância na formação acadêmica e gera benefícios a obra, proporcionando melhor fiscalização do trabalho realizado e agilizando o processo de montagem da estrutura.

12 Justificativa Durante a formação acadêmica, o conhecimento teórico adquirido em sala de aula deve ser utilizado no campo prático da profissão, fazendo com o que o acadêmico se situe no ramo que pretende seguir e que possua uma melhor visualização do conhecimento adquirido. O acompanhamento de uma obra se faz de fundamental importância na formação acadêmica e também gera benefícios a obra, proporcionando melhor fiscalização do trabalho realizado e agilizando o processo de montagem da estrutura. 1.4 Objetivo geral Acompanhar e relatar a montagem dos elementos estruturais que serão concretados em parte da estrutura do Green Ville Residence torre II. 1.5 Objetivos específicos Verificar o processo de montagem de estruturas para concretagem; Conferir se a armadura que está sendo utilizada nos elementos estruturais corresponde a armadura detalhada no projeto estrutural; Fiscalizar a execução da concretagem.

13 12 2 REVISÃO DA LITERATURA Neste trabalho, foram acompanhados os processos de montagem e concretagem dos elementos estruturais do pavimento padrão tipo 4 da torre II do Green Ville Residence, sendo os pilares, vigas e a laje nervurada, os elementos mencionados. 2.1 NORMAS TÉCNICAS Segundo a ABNT (2016), norma é o documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. As normas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambialidade, bem como respeito ambiental e tudo isto a um custo econômico. 2.2 CONCRETO ARMADO Segundo Junior (2016), concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos. De acordo com Bastos (2014), O Concreto Armado alia as qualidades do concreto (baixo custo, durabilidade, boa resistência à compressão, ao fogo e à água) com as do aço (ductilidade e excelente resistência à tração e à compressão), o que permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade, para os mais variados tipos de obra. Outro aspecto positivo é que o aço, convenientemente envolvido pelo concreto, fica protegido contra a corrosão e altas temperaturas provocadas por incêndio, pelo menos durante um certo período de tempo, desde que tenha o correto cobrimento. Muitos são os fatores que influenciam na execução do concreto armado, como a qualidade e quantidade dos materiais utilizados, quantidade de água, posicionamento e espaçamento das barras de aço, e a vibração adequada do concreto. Os critérios de qualidade do concreto são especificados pela NBR-6118.

14 CONCRETO USINADO O concreto usinado também é conhecido por concreto dosado em central, e, segundo a ABNT (2015) é o concreto dosado em instalações específicas ou em central instalada no canteiro da obra em conformidade com a ABNT NBR 7212, misturado em equipamento estacionário ou em caminhão-betoneira, transportado por caminhão-betoneira ou outro tipo de equipamento, dotado ou não de dispositivo de agitação, para entrega antes do início de pega do concreto, em local e tempo determinados, para que se processem as operações subsequentes à entrega, necessárias à obtenção de um concreto endurecido com as propriedades especificadas. 2.4 LAJE NERVURADA De acordo com a ABNT (2014) são as lajes moldadas no local ou com nervuras prémoldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte. Segundo Pinheiro e Razente, resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, elas propiciam uma redução no peso próprio e um melhor aproveitamento do aço e do concreto. A resistência à tração é concentrada nas nervuras, e os materiais de enchimento têm como função única substituir o concreto, sem colaborar na resistência. Essas reduções propiciam uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo. Além disso, o emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção. Para as lajes moldadas no local, é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos, além do material de enchimento. Pode-se utilizar fôrmas para substituir os materiais inertes. Essas fôrmas já são encontradas em polipropileno ou em metal, com dimensões moduladas, sendo necessário utilizar desmoldantes iguais aos empregados nas lajes maciças (Pinheiro e Razente, 2003, s/p). 2.5 FÔRMAS E ESCORAMENTOS As fôrmas são estruturas provisórias que servem para moldar o concreto fresco, resistindo a todas as ações provenientes das cargas variáveis resultantes das pressões do lançamento do concreto fresco, até que o concreto se torne autoportante. Os escoramentos são estruturas provisórias com capacidade de resistir e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas

15 14 permanentes e variáveis resultantes do lançamento do concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante (NBR15696:2009) 2.6 GRUA Atualmente as obras civis no Brasil vem crescendo na medida em que os anos passam, e com esse aumento significativo as construtoras se veem obrigadas a verticalizar as suas habitações, pois os espaços nos grandes centros estão cada vez mais escassos. Com isso, a necessidade de se recorrer a novas tecnologias, buscando o menor custo e tempo de execução é quase que inevitável. Nesse contexto são necessários equipamentos que façam transporte vertical e transporte horizontal para movimentação de grandes cargas. O guindaste de torre, mais conhecido como grua, é um equipamento composto desses dois movimentos (vertical e horizontal), permite aumento de produtividade. Existem guindastes de torre com lança horizontal que dispõem de formas de movimentações específicas, classificadas em fixas ou estacionárias; ascensionais e móveis sobre trilhos. (ENGEL, 2008).

16 15 3 METODOLOGIA Este trabalho acompanhou o processo de concretagem de elementos estruturais de um edifício multifamiliar, a fim de utilizar os conhecimentos adquiridos pelo acadêmico e fiscalizar o andamento da execução PLANO DE PESQUISA No trabalho foi adotado a estratégia de pesquisa descritivo, que expõe as características e elementos de uma obra de execução de concretagem, e com tipologia formativa. 3.2 DEFINIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO O acompanhamento foi realizado na execução da torre II do Green Ville Residence, situado na rua Alice Rosa Ramos, no bairro Coral, em Lages/SC. 3.3 PLANO DE COLETA DE DADOS Os dados foram coletados primeiramente dentro do escritório da empresa Invest Construtora e Incorporadora Ltda., com a verificação dos projetos estruturais, pranchas de detalhamentos e plantas baixas da construção. Após esta etapa, os dados foram coletados em campo, na execução da obra, com base em informações do engenheiro responsável pela obra. A partir disto, houve o acompanhamento da execução, através de registro fotográfico e anotações feitas pelo autor. 3.4 PLANO DE ANÁLISE DE DADOS Após o acompanhamento diário dos serviços de execução da concretagem, foram elencadas as principais etapas deste processo, e por meio do embasamento teórico, o autor fez um detalhamento do processo de concretagem dos elementos estruturais, a fim de obter um maior conhecimento sobre este assunto e mostrando os benefícios da fiscalização pelo engenheiro civil.

17 16 4 ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM Este trabalho relata o acompanhamento no processo de montagem e concretagem dos elementos estruturais do pavimento padrão tipo 4 da torre II do Green Ville Residence. 4.1 MONTAGEM DAS ESTRUTURAS As armaduras de aço foram montadas conforme as especificações do projeto para cada elemento da estrutura. A figura 1 mostra a montagem feita pelos armadores no pavimento térreo, e após sua conclusão, elevadas com auxílio da grua, até o pavimento tipo 3, sendo então posicionadas para a futura concretagem. Figura 1 - Montagem das armaduras acervo do autor. Para as fôrmas, foram utilizadas estruturas em madeira e ferro, montadas diretamente no local da execução, seguindo as configurações designadas em projeto.

18 Pilares Na montagem da estrutura dos pilares, primeiramente as armaduras de aço foram instaladas nos transpasses dos elementos anteriores, garantindo desta forma a resistência dos mesmos em acordo com a NBR Neste ponto, foi feita a conferência das armaduras, analisando se a quantidade de barras e estribos, e o tamanho do aço utilizado correspondiam ao projeto estrutural. Quando da falta ou erro de algum elemento, foi necessário fazer a correção para dar continuidade ao processo. Após o posicionamento da armadura, foram executadas as montagens das fôrmas de todos os pilares, conforme a figura 2, e verificado a dimensão, a posição, o nivelamento e o esquadro de cada um, a fim de garantir a geometria especificada em projeto. Figura 2 - Fôrma de pilar acervo do autor.

19 Vigas Como mostrado na figura 3, na montagem das estruturas das vigas, as fôrmas foram executadas em madeira, seguindo as especificações do projeto, e para evitar deformações, elas foram devidamente travadas e escoradas. Figura 3 - Fôrmas de vigas acervo do autor. Com as fôrmas montadas, foram posicionadas as armaduras dentro delas e utilizados espaçadores plásticos para evitar o contato direto entre a armadura e a caixaria, a fim de garantir o cobrimento correto da estrutura, conforma mostrado nas figuras 4 e 5.

20 19 Figura 4 - Posicionamento da armadura em viga acervo do autor. Figura 5 - Espaçador de viga acervo do autor.

21 20 Foi realizada a conferência das armaduras, comparando as quantidades de barras e estribos, e o tamanho do aço utilizado com projeto estrutural, e caso necessário, feitos os ajustes adequados Laje Neste empreendimento foram executadas lajes nervuradas. Foram utilizadas fôrmas industrializadas em polipropileno, escoradas em estruturas de madeira, conforme mostrado nas figuras 6 e 7. Figura 6 - Fôrma em polipropileno acervo do autor.

22 21 Figura 7 - Escoras em madeira acervo do autor. Com a fôrmas prontas, foram posicionadas as armaduras transversais entre as nervuras e a malha de distribuição colocada sobre as fôrmas, conforme figura 8 e 9. Figura 8 - Armaduras transversais e malha de distribuição acervo do autor.

23 22 Figura 9 - Armaduras transversais e malha de distribuição acervo do autor. A figura 10 mostra os espaçadores plásticos utilizados para garantir a espessura de cobrimento conforme exigido no projeto. Figura 10 - Espaçadores para laje acervo do autor.

24 23 Foi necessária a conferência das armaduras, verificando se o transpasse entre armaduras correspondia aos tamanhos especificados em projeto, e realizado os ajustes necessários. Nesta etapa foram posicionados e fixados os conduítes, as caixas de eletricidade e os furos para passagem de tubulações hidrossanitárias que seriam embutidos na estrutura de concreto armado, conforme mostrado nas figuras 11 e 12. Figura 11 - Conduíte e caixa de eletricidade acervo do autor. Figura 12 - Esperas de tubulações acervo do autor.

4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS

4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS 24 4.2 CONCRETAGEM DAS ESTRUTURAS Na concretagem das estruturas, foi utilizado concreto usinado com resistência à compressão de 35MPa. Este concreto foi misturado e transportado por caminhão-betoneira,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GUSTAVO MACHADO RODRIGUES

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GUSTAVO MACHADO RODRIGUES UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GUSTAVO MACHADO RODRIGUES RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCO DE

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO NA EXECUÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO- EDIFÍCO RESIDENCIAL DE SEIS PAVIMENTOS TEODORO MELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO NA EXECUÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO- EDIFÍCO RESIDENCIAL DE SEIS PAVIMENTOS TEODORO MELO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO NA EXECUÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO- EDIFÍCO RESIDENCIAL DE SEIS PAVIMENTOS TEODORO MELO Trabalho de Relatório de Estágio apresentado ao departamento

Leia mais

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha.

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha. Introdução - Uma laje nervurada é constituida de por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelas mesas. - Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LEONARDO MARTINS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO DO ACABAMAMENTO EM EDIFÍCO DE SEIS PAVIMENTOS TEODORO MELO LAGES

Leia mais

" " " " " " " " " " " " " " " " " " " " " " " " " "

                         UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE! UNIPLAC! ENGENHARIA CIVIL! AUGUSTO ALMEIDA CELESTINO! RELATÓRIO DE ESTÁGIO! Lages,! 2016.! 1 AUGUSTO ALMEIDA CELESTINO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Relatório de estágio curricular

Leia mais

ANÁLISE DAS TIPOLOGIAS DE LAJES MAIS UTILIZADAS POR CONSTRUTORAS NA CIDADE DE MARAU RS

ANÁLISE DAS TIPOLOGIAS DE LAJES MAIS UTILIZADAS POR CONSTRUTORAS NA CIDADE DE MARAU RS ANÁLISE DAS TIPOLOGIAS DE LAJES MAIS UTILIZADAS POR CONSTRUTORAS NA CIDADE DE MARAU RS Dilmar Balbinotte 1 Lucas Binda Carlesso 2 Jackson Deliz Ditz 3 RESUMO As lajes são elementos estruturais de superfície

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto Estruturas de concreto As estruturas das edificações, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade

Leia mais

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA SEDE DO CENDAT REVISÃO 06/09/2013 Rua Crasso, 392 Vila Romana São Paulo Cep 05043-010 Tel. (11) 36751335 2 QUADRO DE REVISÕES REV DATA POR APROV

Leia mais

Tecnologia da Construção I ARMADURAS. Conceitos. Função da Armadura 03/04/2017. Docente: Thalita Lima

Tecnologia da Construção I ARMADURAS. Conceitos. Função da Armadura 03/04/2017. Docente: Thalita Lima Tecnologia da Construção I ARMADURAS Docente: Thalita Lima Email: thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Março - 2017 Conceitos as armaduras são elementos destinados a dar resistência à estrutura de concreto

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Civil Departamento de Estruturas e Edificações Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Jéssica Gomes de Souza Alcântara

Leia mais

Disciplina: Construção Civil I Estruturas de Concreto

Disciplina: Construção Civil I Estruturas de Concreto UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Construção Civil I André Luís Gamino Professor Área de Construção Civil Componentes Formas: molde para

Leia mais

Paredes de concreto. Passo 1. O nivelamento preciso da fundação, neste caso em radier, assegura a montagem correta do sistema de fôrmas.

Paredes de concreto. Passo 1. O nivelamento preciso da fundação, neste caso em radier, assegura a montagem correta do sistema de fôrmas. Paredes de concreto Sistema, assim como a produtividade, está associado a uso de concreto autoadensável, que não exige vibração. Veja como fazer montagem e desmontagem das fôrmas, bem como o lançamento

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ECV 5356 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO - FÔRMAS escolher 1 pavimento inteiro, incluindo montagem de fôrmas de pilares, vigas,

Leia mais

ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO Tomando-se como parâmetro a execução de um pavimento tipo e considerando que o SISTEMA DE FÔRMAS esteja previamente definido, tem-se basicamente

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO FISCALIZAÇÃO DA EXECUAÇÃO DO EMPREENDIMENTO VILLA IPÊ RESIDENCE JOTAJ CONSTRUTORA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO FISCALIZAÇÃO DA EXECUAÇÃO DO EMPREENDIMENTO VILLA IPÊ RESIDENCE JOTAJ CONSTRUTORA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LEONARDO BANDEIRA BORGES RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO FISCALIZAÇÃO DA EXECUAÇÃO DO EMPREENDIMENTO VILLA IPÊ RESIDENCE JOTAJ

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS.

ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS. ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS. RESUMO Ricardo frazzetto Guetner (1), Alexandre Vargas (2). UNESC Universidade do Extremo Sul

Leia mais

FIGURA 15 - Ferragem do pilar amarrada no arranque do bloco. Fonte: Acervo da autora, 2016.

FIGURA 15 - Ferragem do pilar amarrada no arranque do bloco. Fonte: Acervo da autora, 2016. 29 instaladas e passaram por um devido nivelamento (figura 17) e posterior escoramento (figura 18), as ferragens foram colocadas dentro das formas e amarradas nas ferragens dos blocos (arranque figura

Leia mais

CONCRETAGEM PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

CONCRETAGEM PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA CONCRETAGEM PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO LOTE 1 Versão: 001 Vigência: 12/2015 Última

Leia mais

Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck

Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck Contribuição técnica nº 10 Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck Autor: Técnº Raphael Silva raphaello.silva@gmail.com Introdução A utilização do aço como material

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LIZA MARIA HELLER ANÁLISE DO PROJETO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE UM EDÍFICIO RESIDENCIAL Lages 2017 LIZA MARIA HELLER ANÁLISE DO PROJETO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Rampas para passagem de caminhões de grande porte. Área: 115,20 m² Local: Localidade Boa Vista Saída para Marau (Sede Coleta de Lixo) Contratante: Cia de Desenvolvimento de Passo

Leia mais

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol Projetista: Empresa: Obra: Gustavo Braceiro Barlati Augusto Guimarães Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Residencial Luzes do Farol Residencial Luzes do Farol Projeto Estrutural de edifício residencial

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS COM LAJES LISAS E LAJES NERVURADAS Professor: Ney Amorim

Leia mais

ACOMPANHAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELÉTRICO DE EDIFICAÇÃO COMERCIAL E MULTIFAMILIAR

ACOMPANHAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELÉTRICO DE EDIFICAÇÃO COMERCIAL E MULTIFAMILIAR 1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MURILLO LUCENA BAÚ ACOMPANHAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ELÉTRICO DE EDIFICAÇÃO COMERCIAL E MULTIFAMILIAR LAGES (SC) 2018 2 MURILLO

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MARCUS VINÍCIUS MARTINS VARGAS PRUDÊNCIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

03/04/2017. Fôrma - é o conjunto de componentes cujas funções principais são:

03/04/2017. Fôrma - é o conjunto de componentes cujas funções principais são: Docente: Me. Thalita Lima Email: thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Abril - 2017 Conceitos: Fôrmas são elementos pertencentes à estrutura, na fase de sua execução, destinados a dar forma definitiva ao

Leia mais

Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A.

Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A. Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A. Instituto Falcão Bauer da Qualidade Rua Aquinos, 111 Prédio III 3º andar Água Branca São Paulo - SP CEP 05036-070 Tel./Fax: (11) 3611-1729 www.ifbq.org.br Painéis

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Engª Civil Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica mecânica

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. Prof. Lucas HP Silva

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. Prof. Lucas HP Silva TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES Prof. Lucas HP Silva 1 TCCC1 TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Prof. Lucas HP Silva 2 Uma estrutura compõe-se de 3 etapas: FORMAS ARMAÇÃO CONCRETAGEM 3 ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ESTRUTURAL 2 1. PROJETO ESTRUTURAL O define os elementos de

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF PEF 3303 Estruturas de Concreto I LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Para a resolução dos itens a seguir,

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174811 Desempenho de fachadas com painéis pré-moldados de concreto Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no Seminário ABCP no Concrete Show: Aplicações Práticas da Norma

Leia mais

Realização: Características de projeto, sistemas construtivos e execução da estrutura do Shopping Cidade São Paulo e Torre Matarazzo

Realização: Características de projeto, sistemas construtivos e execução da estrutura do Shopping Cidade São Paulo e Torre Matarazzo Realização: 2014 Características de projeto, sistemas construtivos e execução da estrutura do Shopping Cidade São Paulo e Torre Matarazzo Luiz Antonio Nascimento Maria Diretor da Método Engenharia Caracteristicas

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS

BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS 58CBC2016 BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS Eng. Leonardo Braga Passos, MSc Sócio/Diretor da PI-Engenharia e Consultoria Ltda Diretor Regional BH - ABECE 2015/2016 HISTÓRIA 58CBC2016 Laje plana

Leia mais

Profa. Fabiana L. Oliveira

Profa. Fabiana L. Oliveira Profa. Fabiana L. Oliveira CONCRETAGEM: conj. de atividades relativas à: Produção Recebimento Transporte Aplicação do concreto Vantagens: excelente resistência à água; facilidade com que os elementos estruturais

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL JÚLIO LUIS VANSETTO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 004/2015 Análise de Projeto de Estruturas em Concreto Armado

PROC-IBR-EDIF 004/2015 Análise de Projeto de Estruturas em Concreto Armado INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 004/2015 Análise de Projeto de Estruturas em Concreto Armado Primeira edição válida

Leia mais

Figura 17 - Panorama da obra no dia da concretagem das vigas 20/10/2016. Fonte: (O AUTOR 2016)

Figura 17 - Panorama da obra no dia da concretagem das vigas 20/10/2016. Fonte: (O AUTOR 2016) 40 Figura 15 Panorama da obra no dia da concretagem das vigas 20/10/2016. Fonte: (O AUTOR 2016) Figura 16 - Panorama da obra no dia da concretagem das vigas 20/10/2016. Fonte: (O AUTOR 2016) Figura 17

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL Relatório de Estágio Curricular Andre Kazunori Maebara Prof. Dr. Leandro Waidemam Autorizo para encaminhamento

Leia mais

TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO

TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2015 01 RESUMO DA SITUAÇÃO 01 Ampliação do Aeroporto 01 Planta de Situação Ampliação do Edifício Garagem

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MARCIO DE OLIVEIRA

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MARCIO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MARCIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA ECONÔMICA PARA EDIFICAÇÕES UTILIZANDO DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA DOS PILARES. LAGES (SC) ANO 2012 1 MARCIO

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo Lajes Nervuradas Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017 Lajes Nervuradas - prof. Henrique Longo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GABRIEL MENEZES ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS DO EDIFÍCIO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR BELLA LUNA NA CIDADE

Leia mais

Introdução. Byl Farney Jr. Engenheiro Civil. Boa leitura!

Introdução. Byl Farney Jr. Engenheiro Civil. Boa leitura! Byl Farney Jr. Engenheiro Civil Introdução Os desenhos finais de detalhamento das peças estruturais em concreto armado devem possuir boa qualidade, clareza e riqueza de informações. O correto posicionamento

Leia mais

TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas Aços Longos Telas Soldadas Nervuradas Registro Compulsório 272/2011 Telas Soldadas Nervuradas Qualidade As Telas Soldadas de Aço Nervurado ArcelorMittal são armaduras pré-fabricadas constituídas por fios

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita. ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96.

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita. ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96. MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96.697,13 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1. Placa de obra em chapa de aço galvanizado

Leia mais

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Recomendações para a obtenção de estruturas de concreto com qualidade Antonio Carlos Zorzi Qual a vida útil de uma estrutura? Pode ser muito

Leia mais

Curso: Superior de Tecnologia em Controle de Obras - Disciplina: Concreto e Argamassa - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: 2841.

Curso: Superior de Tecnologia em Controle de Obras - Disciplina: Concreto e Argamassa - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: 2841. Curso: Superior de Tecnologia em Controle de Obras - Disciplina: Concreto e Argamassa - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: 2841.4N - Data: Atividade Lista de Exercícios da Disciplina A Data da

Leia mais

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor:

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Nestas recomendações estão alguns pontos que achamos importante salientar. Lembramos que todas as instruções relativas a lajes estão

Leia mais

A NBR é constituída pelas seguintes partes, sob o título geral Laje pré-fabricada - Pré-laje - Requisitos :

A NBR é constituída pelas seguintes partes, sob o título geral Laje pré-fabricada - Pré-laje - Requisitos : NBR 14860-1 - MAIO 2002 - Laje pré-fabricada - Pré-laje Requisitos - Parte 1: Lajes unidirecionais Origem: Projeto 18:314.01-002/1:2001 ABNT/CB-18 - Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados CE-18:314.01

Leia mais

TÉCNICAS EXECUTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE PISOS INDUSTRIAIS

TÉCNICAS EXECUTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE PISOS INDUSTRIAIS TÉCNICAS EXECUTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE PISOS INDUSTRIAIS ADEMIR TEIXEIRA DOS SANTOS Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzie em 1982, atua desde 1985 na construção de edifícios residenciais e

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE RIBEIRÃO

Leia mais

Lajes Treliçadas com Blocos EPS

Lajes Treliçadas com Blocos EPS Lajes Treliçadas com Blocos EPS Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas

Leia mais

Controle de fissuração: exemplos práticos

Controle de fissuração: exemplos práticos Controle de fissuração: exemplos práticos Introdução Qual a origem das fissuras em elementos de concreto armado? Como controlar este surgimento? Quais são as práticas mais recomendadas para tal situação?

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL MARCELO PALHARINI RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT.

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT. Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Oliveira Apresentação Objetivos do SiNAT / Cronologia Processo de

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PRELIMINAR. LUCIANO MÓDENA (Engº Civil) PRÉ-ENSAIO DE LAJES PRÉ-MOLDADAS E MOLDADAS IN-LOCO COM ARMAÇÃO TRELIÇADA.

RELATÓRIO TÉCNICO PRELIMINAR. LUCIANO MÓDENA (Engº Civil) PRÉ-ENSAIO DE LAJES PRÉ-MOLDADAS E MOLDADAS IN-LOCO COM ARMAÇÃO TRELIÇADA. RELATÓRIO TÉCNICO PRELIMINAR LUCIANO MÓDENA (Engº Civil) PRÉ-ENSAIO DE LAJES PRÉ-MOLDADAS E MOLDADAS IN-LOCO COM ARMAÇÃO TRELIÇADA São Paulo 2008 1 RESUMO Nenhum sistema construtivo pode ser apontado como

Leia mais

PRODUTOS E SERVIÇOS QUE ESTRUTURAM PRODUTOS SUA OBRA E SERVIÇOS QUE ESTRUTURAM SUA OBRA

PRODUTOS E SERVIÇOS QUE ESTRUTURAM PRODUTOS SUA OBRA E SERVIÇOS QUE ESTRUTURAM SUA OBRA PRODUTOS E SERVIÇOS QUE ESTRUTURAM PRODUTOS SUA OBRA E SERVIÇOS QUE ESTRUTURAM SUA OBRA SOBRE A AÇO Z A Aço Z vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado de aço para construção civil, através

Leia mais

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor.

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 23 Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 4.1.10. Cobertura Após a cura da laje, foi executada a torre da caixa d água e a cobertura. A madeira utilizada para a estrutura da

Leia mais

4 Descrição do Programa Experimental

4 Descrição do Programa Experimental Descrição do Programa Experimental 4.1. Considerações Gerais O programa experimental tem como objetivo principal a visualização do comportamento estrutural em escala real, analisando-se os resultados e

Leia mais

Módulo 1 Visão Geral e Impactos da Nova Norma NB-1. Histórico do Processo de Revisão. Impactos da Nova NBR 6118

Módulo 1 Visão Geral e Impactos da Nova Norma NB-1. Histórico do Processo de Revisão. Impactos da Nova NBR 6118 NBR 6118 Visão Geral e Impactos da Nova Norma NB-1 P R O M O Ç Ã O Conteúdo Visão Geral da Norma Objetivos Referências Normativas Filosofia da Nova Norma Histórico do Processo de Revisão Depoimento Eng

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NUCLEO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NUCLEO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NUCLEO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GABRIEL CORREA MACHADO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS DE

Leia mais

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL O PROJETO O projeto de alvenaria pressupõe a integração perfeita entre todos os projetos que passam a formar um só projeto sob

Leia mais

Trelifácil. Informações do produto. Aplicação

Trelifácil. Informações do produto. Aplicação Informações do produto Fabricada na largura de 120 mm, a solução em aço Trelifácil pode ser aplicada em todas as alturas de lajes constituídas por treliças, de 8 a 30 cm (de H8 a H30). As fôrmas podem

Leia mais

Visita a Canteiro de Obras Shopping PlazaVale - SJC

Visita a Canteiro de Obras Shopping PlazaVale - SJC INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA DE INFRA- ESTRUTURA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE EDIFICAÇÕES EDI-51 Visita a Canteiro de Obras Shopping PlazaVale - SJC Prof.: Eleana Patta Flain

Leia mais

Escrito por TQS Admin Ter, 28 de Dezembro de :58 - Última revisão Ter, 28 de Dezembro de 2010

Escrito por TQS Admin Ter, 28 de Dezembro de :58 - Última revisão Ter, 28 de Dezembro de 2010 A utilização de armações treliçadas em obras da construção civil tem se tornado cada vez mais intensa. No caso das lajes, tem-se obtido ótimas soluções aliando ao mesmo tempo, economia e segurança. Diante

Leia mais

Formas e escoramentos

Formas e escoramentos Formas e escoramentos Introdução As formas e os escoramentos são peças-chave para dar ao concreto fresco forma e sustentação durante o processo de cura. É de extrema relevância conhecermos os materiais

Leia mais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais LAJES PRÉ-MOLDADAS Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni GRADUAÇÃO Florestal AULA 10 Aula 10b Lajes pré-moldadas 1 1. Definições São estruturas de concreto armado ou mistas,

Leia mais

FIGURA 12. ARMADURAS PARA BASE DA CÂMARA DE CARGA (FONTE: AUTOR DA PESQUISA, 2015)

FIGURA 12. ARMADURAS PARA BASE DA CÂMARA DE CARGA (FONTE: AUTOR DA PESQUISA, 2015) 38 FIGURA 12. ARMADURAS PARA BASE DA CÂMARA DE CARGA As armaduras na base foram feitas em formado de gaiola, sendo que em sua maioria foi utilizado aço com diâmetro de 10 mm espaçados a cada 20 cm, conforme

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM EDIFÍCIO EM SOBRAL

CONTROLE TECNOLÓGICO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM EDIFÍCIO EM SOBRAL Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2017 Hangar Convenções e Feiras da Amazônia - Belém - PA 8 a 11 de agosto de 2017 CONTROLE TECNOLÓGICO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS: UM ESTUDO

Leia mais

Telas Soldadas Nervuradas Belgo

Telas Soldadas Nervuradas Belgo Telas Soldadas Nervuradas Belgo As Telas Soldadas de Aço Nervurado são uma armadura pré-fabricada, constituída por fios de aço Belgo 60 nervurado longitudinais e transversais, de alta resistência mecânica,

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 3ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 3ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 3ª MEDIÇÃO OBRA: Construção da nova sede da Vara do Trabalho de Pato Branco. CONTRATADA: MG EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. Vistoria realizada no dia 05 de outubro de 2010, que

Leia mais

Curso: Técnico em Edificações Integrado - Disciplina: Materiais de Construção II - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: Data:

Curso: Técnico em Edificações Integrado - Disciplina: Materiais de Construção II - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: Data: Curso: Técnico em Edificações Integrado - Disciplina: Materiais de Construção II - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: Data: Lista de Exercícios do 3º e 4º Bimestres A Data da entrega: / / B Atividade

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações ATIVIDADES PRELIMINARES Preparação dos materiais Transporte dos materiais EXECUÇÃO PROPRIAMENTE DITA Preparação das fôrmas Colocação do Cura do Desmoldagem ATIVIDADES POSTERIORES Transporte interno Acabamentos

Leia mais

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT.

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174566 Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no SEMINÁRIO

Leia mais

poder de compra x custo da construção

poder de compra x custo da construção ALVENARIA ESTRUTURAL - introdução e materiais - Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br poder de compra: poder de compra x custo da construção custo da construção: tecnologia:

Leia mais

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL ARCO ESTRUTURA TIRANTE LAGE VIGA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS COLUNA NÃO ESTRUTURAL PAREDE ESTRUTURA REQUISITOS NECESSÁRIOS EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ TIPOS

Leia mais

SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO)

SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO) SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO) 2 ESTUDO DAS LAJES 2.3 LAJES NERVURADAS A NBR6118/03 (item 14.7.7) define laje nervurada como as lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração

Leia mais

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC NOTAS DE AULA - 04 LAJES CONCEITOS, DIMENSIONAMENTO E CÁLCULO DE REAÇÕES NAS VIGAS - 2 - NA_04/2011 SISTEMAS ESTRUTURAIS NOTAS DE AULA

Leia mais

20 DE SETEMBRO DE 2017

20 DE SETEMBRO DE 2017 19º SEMINÁRIO TECNOLOGIA DE ESTRUTURAS 20 DE SETEMBRO DE 2017 : estágio atual de utilização e exemplos de boas práticas. Pasqua & Graziano Associados - Consultoria, Concepção Estrutural e Projeto Escola

Leia mais

ES013. Exemplo de de um Projeto Completo de de um de deconcreto Armado

ES013. Exemplo de de um Projeto Completo de de um de deconcreto Armado Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES013 Exemplo de de um Projeto Completo de de um Edifício de deconcreto Armado Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Nossa história Lajes Anhanguera foi pioneira na incorporação de tecnologia alemã para a fabricação de pré lajes com qualidade reconhecida,

Nossa história Lajes Anhanguera foi pioneira na incorporação de tecnologia alemã para a fabricação de pré lajes com qualidade reconhecida, Nossa história Fundada em 1992, a Lajes Anhanguera é referência em qualidade e atendimento na área de lajes préfabricadas. Sua filosofia de melhoria contínua da qualidade tem sido responsável por entregar

Leia mais

Obra: Ampliação do Jaraguá Park Shopping (JSPS)

Obra: Ampliação do Jaraguá Park Shopping (JSPS) Obra: Ampliação do Jaraguá Park Shopping (JSPS) Seminário Soluções industrializadas em estruturas de concreto para edificações de múltiplos pavimentos Eng. Luis André Tomazoni Cassol Pré-Fabricados INFORMAÇÕES

Leia mais

CADERNOS TÉCNICOS DAS COMPOSIÇÕES DE PASSEIOS DE CONCRETO LOTE 3

CADERNOS TÉCNICOS DAS COMPOSIÇÕES DE PASSEIOS DE CONCRETO LOTE 3 CADERNOS TÉCNICOS DAS COMPOSIÇÕES DE PASSEIOS DE CONCRETO LOTE 3 GRUPO PASSEIOS DE CONCRETO Fazem parte desse grupo 26 composições de Passeios de Concreto moldado in loco. O acabamento pode ser liso, sarrafeado

Leia mais

Todo concreto estrutural deverá ser usinado e dosado em peso, não se aceitando dosagens volumétricas.

Todo concreto estrutural deverá ser usinado e dosado em peso, não se aceitando dosagens volumétricas. 03.00.000 FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS DE CONCRETO 03.02.000 ESTRUTURAS DE CONCRETO 03.02.100 CONCRETO ARMADO A estrutura de concreto armado será executada em estrita obediência às disposições do projeto estrutural,

Leia mais

Formas ENGENHARIA FORMAS EXPERTISE TECNOLOGIA SOLICITE UMA COTAÇÃO

Formas ENGENHARIA FORMAS EXPERTISE TECNOLOGIA SOLICITE UMA COTAÇÃO Formas FORMAS Os sistemas de formas da Mills Solaris são a melhor opção para a construção de paredes extensas, pilares, galerias e túneis, dos mais diversos tipos, proporcionando mais qualidade, segurança

Leia mais

AULA INTRODUTÓRIA Gerson Moacyr Sisniegas Alva

AULA INTRODUTÓRIA Gerson Moacyr Sisniegas Alva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto AULA INTRODUTÓRIA Gerson Moacyr Sisniegas Alva Elementos estruturais em edifícios de concreto

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

CATÁLOGO STEEL DECK MBP

CATÁLOGO STEEL DECK MBP CATÁLOGO STEEL DECK MBP LAJES MISTAS STEEL-DECK Uma laje mista é um elemento estrutural composto por uma chapa perfilada sobre o qual é adicionado concreto. Após a cura do concreto os dois materiais funcionam

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Objetivo: Projeto e dimensionamento de estruturas estáticas ou dinâmicas

Leia mais

Estruturas. Estrutura de concreto armado

Estruturas. Estrutura de concreto armado Estruturas Terminadas as fundações de uma edificação, pode-se dar início ao levantamento da estrutura, que é uma espécie de esqueleto da obra. A estrutura detém de 20 a 25% do custo total da obra e envolve

Leia mais