Gerenciamento de Projetos. Riscos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Projetos. Riscos"

Transcrição

1 Gerenciamento de Projetos Riscos

2 Agenda Motivação Introdução Processos da Gerência de Risco Exercícios

3 Motivação Prevenção Controle Aumentar a probabilidade e impacto dos eventos positivos e diminuir o impacto dos eventos negativos;

4 Introdução O gerenciamento dos riscos do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a identificação, análise, resposta, monitoramento e controle dos riscos. (Rita Mulcahy)

5 Processos de Gerenciamento de Risco Planejamento Planejamento da Gerência de Risco Identificação dos Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Planejamento de Resposta ao Risco Monitoramento e Controle Monitoramento e Controle dos Riscos

6 Processos de Gerenciamento de Risco O QUE TEM QUE SABER? Você precisa saber o que acontece e quando, como o gerenciamento de risco funciona em um projeto do mundo real e como ele se relaciona com o ciclo de vida de um projeto.

7 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Define como o processo de risco deve ser estruturado e executado para o projeto. Envolvimento do gerente de projeto, patrocinador, time, cliente, outros stakeholders e experts. O esforço na gerência de risco deve ser apropriado para ao tamanho e complexidade do projeto, bem com a maturidade do time do projeto. Quanto tempo gastar com a gerência de riscos, quem e como!

8 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Entradas 1. Fatores ambientais da empresa 2. Ativos de processos organizacionais 3. Declaração do escopo do projeto 4. Plano de Gerenciamento do Projeto Ferramentas e Técnicas 1. Análise e reuniões de planejamento Saídas 1. Plano de gerenciamento de riscos

9 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saída: Plano de gerenciamento de risco Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking

10 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saída Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Define como será o gerenciamento de risco para um projeto em particular. É importante lembrar para adequá-lo às necessidades do projeto.

11 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Quem faz o quê? Devemos atentar que não só membros da equipe têm papel no gerenciamento de risco. Cliente, experts, stakeholders, gerente de projeto, patrocinador!!!

12 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Inclui o custo relacionado ao gerenciamento de risco.

13 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Define quando vamos fazer o gerenciamento de risco para um determinado projeto. Lembrando que o gerenciamento de risco deve começar tão logo você tenha os inputs necessários. Devendo se repetir durante o ciclo de vida do projeto.

14 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Riscos externos: Leis, ambiente, governo, mudanças de mercado Ricos internos: Tempo, custo, mudança de escopo, inexperiência, pouco planejamento, pessoas, equipamento... Técnico: Mudança de tecnologia Categorias Probabilidade e impacto Tolerância Imprevisto: dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Pequena porção do risco (10%) Lista de áreas comuns ou fontes de risco vivenciadas por uma empresa ou por projetos similares. Ajudam a analisar e identificar riscos. Categorização: Externos, Internos, Técnicos, Imprevisto(unforeseeable)

15 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Podemos categorizar os riscos pela fonte: De onde vêm os riscos? Cronograma Custo Qualidade Escopo Recursos Satisfação do cliente

16 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Padroniza como será feita a coleta das probabilidades e o impacto dos riscos.

17 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Tolerância não deve ser imposta, mas descoberta na iniciação do projeto e refinada continuamente.

18 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Descreve como os relatórios relacionado ao gerenciamento de risco serão apresentados e o que eles devem conter

19 Planejamento da Gerência de Risco Risk Management Planning Saídas Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento (Budgeting) Timing Categorias Probabilidade e impacto Tolerância dos stakeholders Formato dos relatórios Tracking Como o processo de risco será auditado? Documenta o que acontece com as atividades do gerenciamento de riscos

20 Vamos exercitar? Quem deve participar do Planejamento da Gerência de Risco? Gerente de projeto, patrocinador, time, cliente, outros stakeholders e experts

21 Identificação dos Riscos Risk Identification Processo que identifica os riscos que podem afetar um projeto e documenta as suas características. Visto que pode ocorrer tanto no grupo de O iniciação esforço e de identificação deve envolver todos os planejamento, stakeholders, é revisões na literatura, considerado que já se Numa questão que pesquisa pode identificar e risco conversa na com não-stakeholders. concepção (onset) do A projeto. identificação não pode acabar antes da definição do escopo e da criação da WBS. O time precisa saber What is the project. pergunta quem são os envolvidos na identificação dos riscos, a resposta é TODOS!

22 Identificação dos Riscos Risk Identification Entradas 1. Fatores ambientais da empresa 2. Ativos de processos organizacionais 3. Plano de gerenciamento de riscos 4. Plano de Gerenciamento do Projeto Ferramentas e Técnicas 1. Revisões da documentação 2. Técnicas de coleta de informações 3. Análise da lista de verificação 4. Análise das premissas 5. Técnicas com diagramas Saídas 1. Plano de gerenciamento de riscos

23 Identificação dos Riscos Risk Identification Como Identificar Riscos? O PMBOK não entra em detalhe, mas cita algumas técnicas e ferramentas.

24 Revisão da documentação Documentation Reviews Identificação dos Riscos Risk Identification O que está e o que não está incluído no documento preliminar de escopo, o project charter e outros documentos podem ajudar a identificar riscos. Assim como lições aprendidas e artigos podem ser bastante úteis para o gerenciamento dos riscos.

25 Identificação dos Riscos Risk Identification Técnicas de Coleta de Informação Information Gathering Techniques Brainstorming Delphi Technique Interviewing Root cause analysis SWOT

26 Identificação dos Riscos Risk Identification Técnicas de Coleta de Informação Information Gathering Techniques Brainstorming Delphi Technique Interviewing Root cause analysis SWOT Reunião de pessoas para gerar idéias.

27 Identificação dos Riscos Risk Identification Técnicas de Coleta de Informação Information Gathering Techniques Brainstorming Delphi Technique Interviewing Root cause analysis SWOT Usada para obter consenso entre especialistas que participam de forma anônima. São feitas perguntas aos especialistas. São solicitadas revisões até que exista um consenso entre eles.

28 Identificação dos Riscos Risk Identification Técnicas de Coleta de Informação Information Gathering Techniques Brainstorming Delphi Technique Interviewing Root cause analysis SWOT Rodada de entrevistas do gerente de projeto ou time com stakeholders, time, clientes etc.

29 Identificação dos Riscos Risk Identification Técnicas de Coleta de Informação Information Gathering Techniques Brainstorming Delphi Technique Interviewing Root Cause Analysis SWOT Descobrir os riscos através das causas. Com a causa é possível achar outros riscos.

30 Identificação dos Riscos Risk Identification Técnicas de Coleta de Informação Information Gathering Techniques Brainstorming Delphi Technique Interviewing Root Cause Analysis SWOT Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaças

31 Identificação dos Riscos Risk Identification Tipos de Riscos Types os Risk Riscos podem ser classificados em dois tipos principais: Negócio: Ganho e Perda Risco Puro (Pure Risk): Apenas perda Fogo, Roubo, Acidente

32 Análise de Checklist Checklist Analysis Identificação dos Riscos Risk Identification Usado para ter certeza que o processo de identificação Riscos externos: mapeou todas as categorias de risco. Leis, ambiente, governo, mudanças de mercado Ricos internos: Tempo, custo, mudança de escopo, inexperiência, pouco planejamento, pessoas, equipamento... Técnico: Mudança de tecnologia Imprevisto: Pequena porção do risco (10%)

33 Análise de Suposições Assumptions Analysis Identificação dos Riscos Risk Identification Analisa as suposições feitas no projeto e verifica se são válidas

34 Técnicas de Diagramação Diagramming Techniques Diagrama de Causa e Efeito Diagramas de Fluxo (Flowcharts) Identificação dos Riscos Risk Identification

35 Saídas Registro de Risco (Risk Register) Identificação dos Riscos Risk Identification Documento onde a maioria das informações são guardadas. Será atualizado constantemente durante todo o processo de gerenciamento de risco. Nesse ponto o Risk Register deve incluir: Lista de riscos Lista de potenciais soluções Causa-raiz dos riscos Lista atualizada das categorias dos riscos.

36 Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Priorizar os riscos para uma análise ou tomada de ação posterior, estimando e combinando suas probabilidades de ocorrência e impactos.

37 Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Entradas 1. Ativos de processos organizacionais 2. Declaração do escopo do projeto 3. Plano de gerenciamento de riscos 4. Registro de riscos Ferramentas e Técnicas 1. Avaliação de probabilidade e impacto de riscos 2. Matriz de probabilidade e impacto 3. Avaliação da qualidade dos dados sobre o risco 4. Categorização dos riscos 5. Avaliação de urgência dos riscos Saídas 1. Registros de riscos (atualização)

38 Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Ferramentas e técnicas Probabilidade e Matriz de Impacto (Prability and Impact Matrix) Avaliação da qualidade dos riscos (Risk Data Quality Assessment) Categorização dos Riscos Avaliação da Urgência do Risco

39 Ferramentas e técnicas Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Probabilidade e Matriz de Impacto Avaliação da qualidade dos riscos Categorização dos Riscos Avaliação da Urgência do Risco Usada para ordenar ou elencar os riscos.

40 Ferramentas e técnicas Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Probabilidade e Matriz de Impacto Avaliação da qualidade dos riscos Categorização dos Riscos Avaliação da Urgência do Risco Quão correta e clara é a informação do risco? Entender o risco Dados disponíveis sobre o risco Qualidade dos dados Confiabilidade dos dados

41 Ferramentas e técnicas Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Probabilidade e Matriz de Impacto Avaliação da qualidade dos riscos Categorização dos Riscos Avaliação da Urgência do Risco Ajuda a descobrir de onde estão vindo os riscos. Fica mais fácil tratar vários riscos quando se descobre a causa de um.

42 Ferramentas e técnicas Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Probabilidade e Matriz de Impacto Avaliação da qualidade dos riscos Categorização dos Riscos Avaliação da Urgência do Risco Riscos urgentes podem passar pelo processo de forma mais rápida. Podem passar, independentemente, para o processo de resposta ao risco

43 Análise Qualitativa do Risco Qualitative Risk Analysis Saída Risk Register Nesse ponto o Risk Register deve incluir: Lista priorizada dos riscos e a probabilidade e impacto de cada um. Riscos agrupados em categorias Lista de riscos que precisam ser revisados Lista de riscos que precisam de uma análise adicional e resposta Watchlist (não-críticos): São acompanhados para ser revisados em outro momento Tendências (Trends ): O número de riscos estão diminuindo? Aumentando? O gerente precisa saber para analisar as tendências.

44 Análise Quantitativa do Risco Quantitative Risk Analysis Análise numérica do efeito dos riscos identificados sobre os objetivos globais do projeto para: Lembre-se: Determinar quais riscos pedem uma resposta -A análise quantitativa é uma Determinar o risco global do projeto análise numérica da Risk Determinar Assessment: a probabilidade de se probabilidade atingir os objetivos e impacto do dos projeto Risk Determinar identification reservas through maiores riscos da análise de custo e cronograma quantitative risk analysis qualitativa. Identificar os riscos que necessitam de maior atenção -Pode ser uma etapa ignorada Sensitive Analysis: determina os para riscos ir direto de maior ao planejamento impacto sobre de o projeto Criar metas realistas e alcançáveis resposta de custo, ao risco cronograma (deve valer e escopo o tempo e dinheiro gastos) -Alguns projetos podem realizá-la diretamente, pulando a análise qualitativa.

45 Análise Quantitativa do Risco Quantitative Risk Analysis Análise numérica do efeito dos riscos identificados sobre os objetivos globais do projeto Entradas 1. Ativos de Processos Organizacionais 2. Declaração do Escopo do Projeto 3. Plano de Gerenciamento de Risco 4. Registro de Riscos 5. Plano de Gerenciamento do Projeto (cronograma e custo) Ferramentas e Técnicas 1. Levantamento de Dados e Técnicas de Representação 2. Técnicas de modelagem e análise quantitativa de riscos Saídas 1. Registro de Riscos (Atualização) Usa técnicas como simulação Monte Carlo e análise de Árvore de Decisão.

46 Ferramentas e Técnicas A probabilidade e o impacto projeto dos em um riscos dia específico, podem ou para ser um determinado Gera, randomicamente custo e quantificados de várias maneiras: Ex: Entrevistas Estimativas de Tempo e Custo Técnica Delphi Uso de registros históricos de projetos anteriores Julgamento de um especialista Análise do Valor Monetário Esperado Análise Monte Carlo Análise Quantitativa do Risco Quantitative Risk Analysis Monte Carlo analysis Avalia o risco global do projeto Fornece a probabilidade de completar o Monte Expected Carlo Monetary Simulation Value Fornece repetidamente, a probabilidade valores de uma para atividade estar variáveis Work de fato Package: no incertas, caminho Asimulando crítico um Considera modelo, Probability: convergência uma situação. 10% de caminhos (localiza no diagrama de redes onde muitos Os Impact: valores R$ gerados ,00 são caminhos convergem para uma atividade) randomizados EMV = R$2.000,00 a partir de uma função Traduz incertezas em impacto ao projeto de distribuição que mais se adequa à como um todo variável em questão: Pode ser usado para avaliar impactos sobre custo e cronograma Geralmente realizado por um programa de computador devido à complexidade de seus cálculos Resulta numa distribuição de probabilidade

47 Ferramentas e Técnicas Árvore de Decisão Análise Quantitativa do Risco Quantitative Risk Analysis Decision Tree Considera eventos futuros para Usada na tomada de decisão relacionada a riscos individuais, tomar uma decisão hoje; quando há incertezas; Calcula o EMV = PxI em Ajuda a tomar decisões de maneira situações mais mais informada, complexas; avaliando as possíveis alternativas. Envolve exclusão mútua; Modela uma situação real que pode ter custos associados (Calcular EMV total = valor de um caminho = valor de uma decisão);

48 Saídas Análise Quantitativa do Risco Quantitative Risk Analysis Lista priorizada dos riscos quantificados Quantidade necessária de reservas de contingência de tempo e custo Possíveis datas de finalização e custos, realistas e exequíveis, com nível de segurança X Objetivos O valor de da tempo gerência e custo para o projeto de projetos pode ser Probabilidade quantificada de provado atingir os através objetivos do do projeto Na análise quantificada de riscos, EMV!!! mudanças no projeto podem ser rastreadas e quantificadas quanto ao seu impacto no custo e no cronograma.

49 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Desenvolvimento de alternativas e ações para aumentar Não é possível as oportunidades e reduzir as ameaças eliminar aos todos objetivos os do projeto riscos de um projeto. Fazer algo para eliminar as ameaças, antes que aconteçam; Diminuir a probabilidade e/ou impacto de ameaças, de um projeto aumentando vão os mesmos para as oportunidades; influenciar diretamente Planos de Contingência caso os riscos aconteçam; As estratégias e informações ao longo nas respostas aos riscos. Planos de Retirada (Fallback Plans) se os de Planos de Contingência não forem efetivos. Comunicação! Ao completar o Planejamento de Resposta ao Atenção Risco, no várias exame, pois estratégias podem surgir para mitigar riscos ou Riscos mesmo e Estratégias uma causa relacionada a vários riscos (poderão ser eliminados devem com ser sempre uma única resposta). comunicados.

50 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Desenvolvimento de alternativas e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças Entradas 1. Plano de Gerenciamento de Risco 2. Registro de Riscos Ferramentas e Técnicas 1. Estratégias para riscos negativos 2. Estratégias para riscos positivos 3. Estratégias para ambos 4. Estratégia de Contingência Saídas 1. Registro de Riscos (Atualização) 2. Plano de Gerenciamento do Projeto (atualização) 3. Acordos contratuais relacionados a riscos

51 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Risk Response Strategies (Mitigation Strategies) for Threats Avoid (Evitar) Eliminar a ameaça, eliminando a raiz Mitigate (Mitigar) Reduzir a probabilidade ou impacto da ameaça (tornar o risco algo menor ou de menor prioridade) Transfer, Deflect, Allocate (Transferir) Se vc terceirizar um trabalho como parte de uma estratégia de resposta a um risco, este seria esquecido? Não!!! Tornar uma outra parte responsável pelo risco A transferência (seguro, garantia, de risco fiança, outsourcing). Complete a sua estimativa de riscos antes de assinar um contrato! sempre deixa um risco por trás. A contratação de um seguro torna um risco desconhecido em um risco conhecido, mesmo que este não seja totalmente eliminado.

52 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Strategies for Oportunities Exploit (Explorar, contrário de Evitar) Risk Response Planning Mitigar (#Enhance) Garantir que a oportunidade Reduzir as vai chances ocorrer, e seja impacto adicionando do riscotrabalho ou realizando mudanças no projeto; Enhance (Acentuar, contrário de Mitigar) Probabilidade Aumentar as chances e os ANTES impactos do risco positivos acontecer de um risco; Share Impacto Partilhar uma oportunidade DEPOIS com terceiros que o risco (parceria ocorrepara melhor assegurar uma oportunidade); Transfer Tranfere um risco NEGATIVO Risk Response Strategies for Threats or Oportunities Accept (Aceitar) Bizú! Exploit (#Avoid) Mudança mais concreta nas ATIVIDADES para GARANTIR uma oportunidade Aceitar o risco e não fazer nada para Share evitá-lo (deve ser comunicada a todos os stakeholders): Compartilha um risco POSITIVO Active acceptance: criação de planos de contingência; Passive acceptance: ações determinadas após a ocorrência do risco;

53 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning

54 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Vai resultar em mudanças no plano de riscos e no plano do projeto: Esforço gasto na gerência de risco, mudança nas atividades e seus responsáveis, etc

55 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Riscos que permanecem após a resposta ao risco e os que foram aceitos mas terão plano de contingência e fallback. Devem ser constantemente revisados para ver se o seu ranking mudou

56 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Plano de Contingência para os Riscos Residuais

57 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Cada risco deve ser atribuído a um responsável que irá ajudar o gerente de projetos na resposta ao risco e o acompanhará: Ocorrência --> Ação

58 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Novos riscos criados pela execução de determinadas estratégias de resposta a risco Ex: Contratação de um seguro

59 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Eventos-gatilho (sinais de alerta) que mostram o momento ideal para se dar uma resposta ao risco

60 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves Antes da finalização dos contratos, o gerente já deve ter realizado uma análise do risco e incluído termos e condições relacionados.

61 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves

62 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning Saída Plano de Gerência de Projeto (atualização) Registro de Riscos (atualização) Residual Risks Contingency Plans Risk Response Owner Secondary Risks Risk Triggers Contracts Fallback Plans Reserves

63 Planejamento de Resposta ao Risco Risk Response Planning

64 Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos, execução de planos de resposta ao risco e avaliação de sua efetividade durante o ciclo de vida do projeto.

65 Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Entradas 1. Plano de Gerenciamento de Risco 2. Registro de Riscos 3. Requisições de Mudança Aprovadas 4. Informações de performance do trabalho realizado 5. Relatórios de performance Ferramentas e Técnicas 1. Reavaliação de riscos 2. Auditoria de riscos 3. Análise de variância e de tendências 4. Medidas de performance técnica 5. Reuniões de status Saídas 1. Registro de Riscos (Atualização) 2. Requisições de mudança 3. Ações corretivas recomendadas 4. Ações preventivas recomendadas 5. Ativos dos processos organizacionais (atualização) 6. Plano de Gerência de Projeto (atualização)

66 Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Conceitos Importantes Workarounds Respostas não-planejadas para eventos de risco; Risk Audits Auditoria no Planejamento dos Riscos Lições aprendidas; Risk Reassessments Revisão constante do plano de riscos, com adição de novas análises e resposta aos riscos encontrados; Status Meetings Deve sempre focar nos riscos, identificando novos e garantindo que os planos continuam apropriados à situação atual; Reserve Analysis As reservas de contingência e gerenciais devem ser usadas apenas para riscos, podendo ser aumentadas ou diminuídas; Closing of risks Com o tempo alguns riscos podem ser fechados (não mais aplicáveis), permitindo ao time focar nos que continuam abertos.

67 Saídas Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Registro de Riscos (atualização) Requisições de mudança Ações corretivas e preventivas recomendadas Ativos dos processos organizacionais (atualização) Plano de Gerência de Projeto (atualização) Resultados da reavaliação e auditoria dos riscos Atualizações do Plano de Riscos Fechamento de Riscos Detalhes do que aconteceu depois que os riscos aconteceram Lições aprendidas

68 Saídas Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Registro de Riscos (atualização) Requisições de mudança Ações corretivas e preventivas recomendadas Ativos dos processos organizacionais (atualização) Plano de Gerência de Projeto (atualização) São reveladas mudanças que serão revisadas no controle integrado de mudanças e implementadas posteriormente

69 Saídas Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Registro de Riscos (atualização) Requisições de mudança Ações corretivas e preventivas recomendadas Ativos dos processos organizacionais (atualização) Plano de Gerência de Projeto (atualização)

70 Saídas Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Registro de Riscos (atualização) Requisições de mudança Ações corretivas e preventivas recomendadas Ativos dos processos organizacionais (atualização) Plano de Gerência de Projeto (atualização) Templates de riscos Registro de riscos e suas respostas Checklists Registros Históricos

71 Saídas Monitoramento e Controle do Risco Risk Monitoring and Control Registro de Riscos (atualização) Requisições de mudança Ações corretivas e preventivas recomendadas Ativos dos processos organizacionais (atualização) Plano de Gerência de Projeto (atualização)

72 ? Dúvidas

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Msc Maria C. Lage Prof. Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Riscos 1 Introdução Gerenciamento

Leia mais

24/5/2009. Risco é um evento incerto que pode ou não acontecer e, caso ocorra, pode trazer prejuízos ou benefícios ao projeto. Prejuízo.

24/5/2009. Risco é um evento incerto que pode ou não acontecer e, caso ocorra, pode trazer prejuízos ou benefícios ao projeto. Prejuízo. O que é risco? FAE S. J. dos Pinhais Projeto e Desenvolvimento de Software Risco é um evento incerto que pode ou não acontecer e, caso ocorra, pode trazer prejuízos ou benefícios ao projeto. Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é uma área essencial para aumentar as taxas de sucesso dos projetos, pois todos eles possuem riscos e precisam ser gerenciados, ou seja, saber o

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerência de Integração

Gerência de Integração Gerência de Integração PMBOK Capítulo 4 hermano@cin.ufpe.br O que é Gerência de Integração? Garantir que todos os elementos dentro do projeto estejam devidamente coordenados e integrados Garante também

Leia mais

Planejamento dos Riscos

Planejamento dos Riscos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Riscos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do Projeto

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia 1 PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06 Prof.: Franklin M. Correia NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Atividades de Gerenciamento Planejamento de Projetos Programação de Projeto O QUE TEMOS PARA HOJE!!

Leia mais

PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto

PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto PROINTER Projeto Integrador aula 7 Prof. Me. Érico Pagotto Gerenciamento de Riscos em Projetos Conceitos, ferramentas e técnicas para gerenciamento de ricos em projetos Utilização dos métodos propostos

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 26.07.2010 Gerenciamento e Controle de Riscos Introdução Planejamento

Leia mais

Click to edit Master title style

Click to edit Master title style Click to edit Master title style Lidera GP Primavera Risk Analysis Flávio Luiz Silva, PMP Recife, Dezembro de 2015 O que é o Risk Analysis Primavera Risk Analysis é uma ferramenta para gerenciamento de

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Guia PMBOK Gerenciamento de Riscos. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Guia PMBOK Gerenciamento de Riscos. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Guia PMBOK Gerenciamento de Riscos Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Risco em projeto é...... um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito

Leia mais

A Gerência de Riscos. Atividades da Gerência de Riscos

A Gerência de Riscos. Atividades da Gerência de Riscos Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas Gerenciamento dos Riscos do Projeto A Gerência de Riscos Gerenciar riscos é uma abordagem explícita e sistemática usada para

Leia mais

MODELO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

MODELO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS MODELO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS ETAPA DESCRIÇÃO FERRAMENTAS 1) Planejamento do gerenciamento de 2) Identificação de 3) Análise qualitativa de 4) Análise quantitativa de 5) Planejamento das respostas

Leia mais

CAPÍTULO 11. Gerenciamento de riscos do projeto

CAPÍTULO 11. Gerenciamento de riscos do projeto CAPÍTULO 11 Gerenciamento de riscos do projeto O gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle e planejamento

Leia mais

Planejamento - 8. Análise Qualitativa de Riscos Análise Quantitativa de Riscos Planejamento de Resposta a Risco. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 8. Análise Qualitativa de Riscos Análise Quantitativa de Riscos Planejamento de Resposta a Risco. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 8 Análise Qualitativa de Riscos Análise Quantitativa de Riscos Planejamento de Resposta a Risco 1 Análise Qualitativa do risco O objetivo da análise qualitativa do risco é classificar os

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS A cultura de gerenciamento de riscos em projetos tem ganhado cada vez mais notoriedade, principalmente pela recente divulgação na mídia de fracassos ou desastres causados

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 13 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Doctor Quality Consultoria e Treinamento

Doctor Quality Consultoria e Treinamento Gerenciamento de Riscos para cadeia do Frio Como todos sabem o gerenciamento de riscos é um item fundamental, quando falamos em Boas Práticas de transporte, principalmente quando falamos de cadeia do frio.

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO O Gerenciamento dos riscos inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do

Leia mais

4 Metodologia. Planejamento do gerenciamento de riscos. Análise de riscos. Identificação de riscos. Monitoramento e controle de riscos

4 Metodologia. Planejamento do gerenciamento de riscos. Análise de riscos. Identificação de riscos. Monitoramento e controle de riscos 4 Metodologia O objetivo do gerenciamento de riscos é aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto de eventos negativos. Com isso é possível obter um

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 15.08.2011 Planejamento Grupo de processos de planejamento. 1 Desenvolver

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS

OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS Controle de Versões Versão Data Autor 1.0 22/10/15 AVC Sumário: OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS --------------------------------------------------- 2 GERENCIAMENTO DOS RISCOS ------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 24.08.2009 Gerenciamento e Controle de Riscos Introdução Planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Gestão dos riscos do projeto

Gestão dos riscos do projeto Gestão dos riscos do projeto O que seria o risco de um projeto? Etimologia: Risco vem do italiano risicare que significa ousar e do latim risicu, que significa incerteza. Salles Jr. Et al. (2010): o conjunto

Leia mais

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula Gestão de Projetos Mestrado UFRGS Istefani Carísio de Paula Tarefas pendentes Ler capítulos 8 (gerenciamento da qualidade do projeto) e 11 (gerenciamento dos riscos do projeto) Fazer preenchimento dos

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 à Gestão de Projetos 19.07.2010 Gerenciamento de respostas a controle de SUMÁRIO Gerenciamento Ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos Gerenciamento de Riscos GESTÃO DE PROJETOS AULA 03 Prof. Lucas S. Macoris PROF. ESP. LUCAS S. MACORIS lucasmacoris@gmail.com Lucas Macoris lucasmacoris Currículo Lattes EXPERIÊNCIA & EDUCAÇÃO Graduado

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software

GPS - Gestão de projeto de software GPS - Gestão de projeto de software Conceitos finais e Exercícios Professor Emiliano S. Monteiro Algumas habilidades de relacionamento relacionadas ao PMBOK para o gerente de projetos 1. Liderança 2. Construção

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK Visão geral do PMBOK PMI - Project Management Institute William Lopes de Oliveira Objetivo do PMBOK Identificar e descrever o conhecimento e as práticas aplicáveis na maioria das vezes na maioria dos projetos

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gestão de Riscos em Projetos de Software

Gestão de Riscos em Projetos de Software Gestão de Riscos em Projetos de Software Engenharia de Software Rosana T. Vaccare Braga ICMC/USP Sem riscos não há recompensas Plano de Projeto de Software 2 O que é risco?? Definição de Risco Evento ou

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Geraldo Wagner Vieira Gerente de Projetos da ABB Ltda O que é um projeto? É um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Restrições Tempo,

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 5 14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com http://professorleomir.wordpress.com 1 Agenda Planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 5 Gerenciamento de Riscos. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 5 Gerenciamento de Riscos. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Conceitos de riscos Fontes de Riscos em projetos de TI Identificação do Risco Qualificação do Risco Quantificação do Risco Mitigação

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Corporativos

Gerenciamento de Riscos Corporativos Gerenciamento de Riscos Corporativos Nosso objetivo Auxiliar organizações na implantação de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à governança, controles internos e gestão de riscos, visando

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Pleno 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Modelo de documentação Universidade de Brasília

Modelo de documentação Universidade de Brasília 1 OBJETIVO Assegurar o bom andamento de um projeto e desenvolvimento, conforme diretrizes regais de qualidade. 2 DEFINIÇÕES 2.1 WBS Work Breakdown Structure. Com base na técnica de decomposição que se

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Gestão de Projetos Concepção / Iniciação 1 - Termo

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a Aula 18 1 2 Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a garantir o uso de padrões de qualidade e definições

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PMBOK PMI Iniciação Planejamento Ênfase em Escopo e Prazo Execução

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS Página 1 / 7 Revisão 00 Elaborado em: 14/03/2017 Válido até: 14/03/2018 1. OBJETIVO O processo de Gestão de Riscos Corporativos tem como objetivo garantir a identificação

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Gerência de Escopo do Projeto

Gerência de Escopo do Projeto Jan / 2003 Processo usado para identificar todo o trabalho requerido para concluirmos o projeto com sucesso Capítulo 5 - PMBOK PMI - Project Management Institute Iniciação Planejamento de Escopo Definição

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE A CONTRIBUIÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA O SUCESSO DOS PROJETOS Por: Poliana Neubert Maschmann Orientador Prof. Luiz

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

GERENCIANDO O RISCO DO CRONOGRAMA USANDO SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO

GERENCIANDO O RISCO DO CRONOGRAMA USANDO SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO GERENCIANDO O RISCO DO CRONOGRAMA USANDO SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO INTRODUÇÃO Você está finalizando o planejamento da próxima grande parada de manutenção ou de um Projeto de Capital da sua empresa, e está

Leia mais

Iniciação - 1. Fatos geradores de projetos Desenvolver Termo de Abertura do Projeto Identificar os Stakeholders. Mauricio Lyra, PMP

Iniciação - 1. Fatos geradores de projetos Desenvolver Termo de Abertura do Projeto Identificar os Stakeholders. Mauricio Lyra, PMP Iniciação - 1 Fatos geradores de projetos Desenvolver Termo de Abertura do Projeto Identificar os Stakeholders 1 Fatos Geradores de projetos Necessidade da empresa Demanda do marcado Solicitação do cliente

Leia mais

Six Sigma. Introdução à Qualidade - PME 3463 Turma 2 Grupo 6 1

Six Sigma. Introdução à Qualidade - PME 3463 Turma 2 Grupo 6 1 Six Sigma Introdução à Qualidade - PME 3463 Turma 2 Grupo 6 1 Agenda 1. Introdução 2. Elementos Chave 3. Organização 4. Metodologia 1. Define 2. Measure 3. Analyze 4. Improve 5. Control 5. Ferramentas

Leia mais

responda agora, estude seu material e depois voltaremos a falar sobre isso. (Vídeo disponível no material on-line)

responda agora, estude seu material e depois voltaremos a falar sobre isso. (Vídeo disponível no material on-line) Tema Execução de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor(a) Pós-graduação MBA em Engenharia da Produção Gestão de Projetos Execução de Projetos Sandra Mara Choma Introdução Neste tema, vamos estudar

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Agenda Filme O Reino Perdido Contexto Atual - CHAOS Report Conceitos Fundamentais Projeto Projeto versus Operação Gerenciamento de Projetos Stakeholders Sucesso

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

GESTÃO DE RISCO EM PROJETOS: ENTENDA OS BENEFÍCIOS DESSA AÇÃO NA SUA EMPRESA!

GESTÃO DE RISCO EM PROJETOS: ENTENDA OS BENEFÍCIOS DESSA AÇÃO NA SUA EMPRESA! GESTÃO DE RISCO EM PROJETOS: ENTENDA OS BENEFÍCIOS DESSA AÇÃO NA SUA EMPRESA! Introdução 3 O que é e quais os benefícios da gestão de riscos? 6 Processos do gerenciamento dos riscos do projeto 10 O papel

Leia mais

Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto

Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto Capitulo 4: Definindo as Metas do Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Elaborando o plano do projeto: termo de abertura, escopo, prazo, risco e custo

Elaborando o plano do projeto: termo de abertura, escopo, prazo, risco e custo 1º Congresso Internacional de Gestão da Amazônia Realização: Elaborando o plano do projeto: termo de abertura, escopo, prazo, risco e custo MSc. Nilson Junior, PMP Grupos de Processo 12 24 2 1 10 Início

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA GESTÃO DE PROJETOS 01 SEBRAE TRAINEE/2014/46 Uma das referências em gerenciamento de projetos é o Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do Instituto

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 6.1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 Work Breakdown Structure (WBS) ou Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Gerenciamento do Escopo do Projeto Criar a EAP é o

Leia mais

Frameworks de gestão de riscos The Orange Book

Frameworks de gestão de riscos The Orange Book Frameworks de gestão de riscos The Orange Book SÉRGIO SEABRA, PhD, CCEP-I 16ª REUNIÃO REDE GIRC JUN/2019 INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RISCOS CONCEITOS: Efeito da incerteza nos objetivos (ISO 31000) Evento futuro

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Business Case (Caso de Negócio)

Business Case (Caso de Negócio) Terceiro Módulo: Parte 5 Business Case (Caso de Negócio) AN V 3.0 [54] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com 1 Business Case: Duas

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP.

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! A Clarify é um provedor de serviços educacionais homologado pelo PMI Carga-horária: 40h Curso preparatório Adequado às novas regras da prova Orientações

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Melhoria Projetar processo futuro (TO-BE) Exercícios 2 PROJETAR PROCESSO

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais