Teologia Sistemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teologia Sistemática"

Transcrição

1 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

2 Tema da sessão A eucaristia Meta da iniciação cristã Evolução histórica e teológica do sacramento Séc. I a IV Séc. V a Trento O Concílio de Trento Influência de Trento na teologia posterior Notas para uma reflexão teológica ESCOLA DE LEIGOS

3 Eucaristia - meta da Iniciação Cristã A Eucaristia é o vértice e o ponto culminante de toda a iniciação cristã. O que começa com o batismo, desenvolve-se com o crisma/ confirmação, atinge a sua plenitude na participação eucarística. Do batismo à eucaristia é um único processo que se desenrola por etapas: tratase de tornar-se plenamente membros do corpo eclesial de Cristo pela participação no seu corpo eucarístico; trata-se de tornar-se eclesialmente o que se recebe sacramentalmente. ESCOLA DE LEIGOS

4 Eucaristia - meta da Iniciação Cristã Com o batismo e a confirmação, somos introduzidos no mistério pascal de Jesus Cristo. Esta nova vida não é uma realidade acabada, mas um organismo vivo, que deve crescer. Ora, é a eucaristia que alimenta permanentemente essa vida e a fortalece. Se o batismo e a confirmação são participação no mistério pascal de Jesus Cristo, a eucaristia é, por excelência, o sacramento memorial desse mistério pascal. ESCOLA DE LEIGOS

5 Eucaristia - meta da Iniciação Cristã Na eucaristia, o Espírito Santo, que 'transformou' o pão e vinho no corpo e sangue de Cristo, 'transforma' também os batizados no corpo eclesial de Cristo, como refere a Oração Eucarística II: pedimos a Deus Pai que, pela comunhão no Corpo e Sangue de Cristo, o Espírito Santo nos reúna num só corpo, a Igreja. É que, se a eucaristia é alimento, está sobretudo ordenada à construção do corpo de Cristo que é a Igreja. ESCOLA DE LEIGOS

6 Evolução Séc. I a IV Para as primeiras gerações cristãs, o contexto da refeição foi de grande importância para a compreensão e celebração da Eucaristia. Bem depressa, porém, a tendência será a do desaparecimento da refeição. Em muitas comunidades manteve-se ainda durante algum tempo o agape, uma refeição fraterna unida ou não à Eucaristia, mas a tendência crescente foi a de desligar tais refeições da Eucaristia propriamente dita. O aumento numérico dos cristãos terá sido um dos fatores que levou ao desaparecimento progressivo do agape; mas também o contato com outras áreas culturais, menos sensibilizadas para o significado de tal ato.

7 Evolução Séc. I a IV Esquematicamente, a evolução foi a seguinte: Eucaristia com a refeição no meio (relatos de Lc e 1 Cor). Eucaristia no final de refeição (1 Cor 11, Mt e Mc). Eucaristia e agape separados, a horas diferentes. Eucaristia sem agape.

8 Evolução histórica Séc. I a IV Esta evolução ritual foi acompanhada de uma evolução no modo de entender a própria Eucaristia. É significativo que o desaparecimento das designações fração do pão e ceia do Senhor tenha acompanhado o desaparecimento da refeição. Progressivamente, é o termo eucaristia que se impõe, o que indica que a categoria de bênção e ação de graças prevalecia na interpretação do significado da Eucaristia. A ação de graças solene, presidencial, tende a desenvolver-se.

9 Evolução histórica Séc. I a IV O testemunho de S. Justino (+/-150 DC): E, no chamado dia do Sol, reúnem-se num mesmo lugar todos os que moram nas cidades ou nos campos, e lêem-se, na medida em que o tempo o permite, as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas. Quando o leitor termina, o presidente toma a palavra para fazer uma exortação, convidando os presentes a imitar tão belos ensinamentos. A seguir pomonos todos de pé e elevamos as nossas preces e, como já dissemos, logo que as preces terminam, apresenta-se o pão, o vinho e a água. Então, aquele que preside eleva, com todo o fervor, preces e ações de graças, e o povo aclama: Ámen. Depois, procede-se à distribuição dos dons sobre os quais foi pronunciada a ação de graças; cada um dos presentes participa deles, e os diáconos levam-nos também aos ausentes. (Apologia I, 67, 3-7: AL 397)

10 Evolução histórica Séc. I a IV A celebração Partindo dos relatos da instituição da Eucaristia, a celebração eucarística foi- se desenvolvendo progressivamente nos seus diversos elementos, de tal modo que já em meados do século II encontramos definida a estrutura fundamental. Contudo, tal estrutura foi-se enriquecendo com o desenvolvimento de outros elementos da celebração. Um momento importante desse desenvolvimento foi a liberdade de culto dada à Igreja pelo imperador romano Constantino, em 313, pois permitiu um notável desenvolvimento da liturgia cristã. Não tendo já de se esconder, os cristãos adaptam espaços para templos cristãos, ou fazem construções de raiz. A celebração ganha solenidade e visibilidade.

11 A compreensão teológica Evolução histórica Séc. I a IV Significativas sobre a compreensão teológica da Eucaristia, eram as designações deste sacramento. Já se referiu que as designações mais antigas eram fração do pão e ceia do Senhor. Bem depressa se divulgou a designação de Eucaristia, por ser ação de graças a Deus. Outras designações: Synaxis (reunião, assembleia) Ação; Memorial da paixão e morte do Senhor; Oblação, Sacrifício, porque atualiza o único sacrifício de Cristo na cruz; Liturgia (ainda hoje nas Igrejas orientais), porque toda a liturgia da Igreja encontra o seu centro e a sua expressão mais densa neste Sacramento; Missa, porque a sua celebração termina com o envio (missio) dos fiéis, para que vivam no quotidiano o mistério celebrado e/ou porque os féis enviam, isto é, elevam a Deus a ação de graças e a súplica.

12 Evolução histórica Séc. V a Trento Da criatividade à codificação. A partir do século IV e até ao século VI, floresceu a composição de Orações eucarísticas e de outros textos de oração. Lentamente, começou-se por fixar o texto da Oração eucarística. Depois, elaboraram-se as listas de leituras para cada celebração. Posteriormente, fixaram-se também os outros textos de oração. S. Agostinho justifica essa preocupação em fixar os textos e em dar-lhes carácter obrigatório: para evitar heresias e tagarelices ocas... O Bispo, que antes presidia sempre às celebrações, deixa de poder fazêlo, por causa do crescimento das comunidades e da sua dispersão pelos campos. Tem, pois, de delegar nos presbíteros a presidência de tais celebrações. Ora, nem sempre esses presbíteros conseguiam improvisar adequadamente as orações, pelo que se impunha dar-lhes textos já feitos.

13 Evolução histórica Séc. V a Trento A partir do século VIII, intensifica-se a influência franco-germânica na liturgia, entrando na celebração elementos que estavam ausentes do estilo sóbrio romano: beijos, genuflexões, sinais da cruz, ausência de silêncios, preenchidos agora com orações privadas do sacerdote. Perda progressiva da assembleia. A língua da liturgia começa a ser entendida por cada vez menos pessoas; clericaliza-se, pois os clérigos são dos poucos que ainda percebem o latim. O sacerdote vai progressivamente assumindo todos os ministérios. O altar é deslocada para a abside das igrejas, passando o sacerdote a celebrar de costas para a assembleia. A partir do século IX, impõe-se o uso do pão ázimo.

14 Evolução histórica Séc. V a Trento Pouco a pouco, a conceção de Eucaristia vai sofrendo alteração significativa, a par de progressivas alterações na forma de celebrar. A Eucaristia é vista, cada vez mais, não tanto como ação de graças que a comunidade eleva a Deus como memorial do mistério pascal de Cristo, mas como consagração do pão e do vinho; a dimensão ascendente (ação de graças) é completamente subordinada à dimensão descendente: o milagre que Deus opera nos dons. Recorre-se à separação do corpo e sangue, na consagração, para explicar a Eucaristia como representação da morte de Cristo (um corpo sem sangue com o sangue separado é um corpo morto) e fundamentar aí o carácter sacrificial da eucaristia. Em consequência da progressiva atenção exclusiva à consagração, é a presença real que absorve toda a atenção. A conceção da Eucaristia perde o seu carácter dinâmico de memorial do acontecimento pascal, para se fixar numa conceção estática (e coisificante) da presença real.

15 Evolução histórica Séc. V a Trento O século XII viu nascer a formulação da doutrina da transubstanciação. Com a ajuda das categorias aristotélicas de substância e acidentes, chega-se à doutrina da transubstanciação, segundo a qual o pão e vinho consagrados na Eucaristia são em substância o corpo e sangue de Cristo, sob a aparência exterior de pão e vinho (acidentes). Esta doutrina tornou-se património doutrinal da Igreja Católica. A transubstanciação aparece pela primeira vez em documentos do Magistério em 1215, no Concílio IV de Latrão (DH 802). Tal conceito permitia evitar os dois extremos: o do realismo fisicista, pois o que muda é a substância, mantendo-se os acidentes; o do simbolismo espiritualizante, porque se afirma que há uma verdadeira transformação.

16 Evolução histórica Séc. V a Trento A grande síntese medieval deve-se, mais uma vez, ao génio de S. Tomás de Aquino: Rejeitou o realismo popular crasso: Cristo não se faz pequeno, não se esconde no pão, não é tocado e mordido... S. Tomás defende que a presença real é sacramental; e como presença sacramental é que é real. Para expressar a transformação dos dons no corpo e sangue de Cristo, adota o termo transubstanciação como o mais conveniente. Defende a dimensão sacrificial da Eucaristia: esta é presencialização do único sacrifício de Cristo.

17 O Concílio de Trento ( ) A Eucaristia como sacrifício. O Concílio conjuga a unicidade do sacrifício de Cristo com o carácter sacrificial da Eucaristia. A Eucaristia é memorial, representação e aplicação do sacrifício pascal de Cristo. O Concílio afirma ainda o valor propiciatório do sacrifício da Eucaristia para o perdão dos pecados, porque é o mesmo sacrifício da cruz. Há identidade de sacrifício, uma vez que a vítima e sacerdote são os mesmos, mas diversidade de modos: o sacrifício da cruz foi cruento, o da Eucaristia é incruento. Note-se que, ao falar da dimensão sacrificial da Eucaristia, o Concílio fala de memorial e representação, isto é, da dimensão sacramental.

18 O Concílio de Trento ( ) A presença real e a doutrina da transubstanciação. O Concílio afirma explicitamente que essa presença era real e sacramental, para evitar os dois extremos do realismo fisicista e o espiritualismo. Também a este nível, o Concílio sublinhou o carácter de memorial da Eucaristia. Mais complexa era a questão da transubstanciação. O Concílio insiste na conversão ou transformação das espécies eucarísticas, adotando a doutrina da transubstanciação, sem contudo a absolutizar: esta conversão, própria e convenientemente, foi chamada transubstanciação pela santa Igreja católica (DH 1642); a Igreja Católica chama a esta conversão 'aptissimamente' transubstanciação (DH 1652).

19 Influência de Trento na teologia posterior O Concílio de Trento tratou da Eucaristia em 3 sessões, abordando sucessivamente: a presença real e a transubstanciação (Sessão XIII); a Eucaristia como sacramento (Sessão XXI); a natureza sacrificial da missa (Sessão XXII). Ora, a manualística posterior dividiu-se em dois campos: Os que tratavam a) da Eucaristia como sacramento da presença real (o que Deus nos dá) e b) a Eucaristia como sacrifício (o que nós fazemos, oferecendo); Os que abordavam separadamente a temática de cada sessão do concílio, isto é, a) a presença real, b) a Eucaristia como sacramento (comunhão) e c) a Eucaristia como sacrifício. Estas abordagens eram praticamente autónomas, o que significou a completa perda de unidade da reflexão teológica sobre a Eucaristia. Este tipo de abordagem chegou particamente até aos nossos dias.

20 Notas para uma reflexão teológica O Mandato de celebrar a Eucaristia - Fazei isto em memória de mim (refere-se à sua atitude existencial e não simplesmente a determinados gestos). A presença real (sacramental) do Ressuscitado na comunidade que come o corpo e bebe o sangue. A transubstanciação de toda a comunidade que celebra. A celebração do Ressuscitado, mas acima de tudo com o Ressuscitado.

21 Orientações Bibliográficas Carlos Cabecinhas, Teologia dos Sacramentos. Fundamentos e iniciação, Texto para uso dos alunos da Licenciatura de Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, ano letivo de

22 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 -

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 - Caro(a) Amigo(a), apresento-lhe um pedacinho da Primeira Apologia em favor dos cristãos, de São Justino, mártir do início do século II Ele foi cristão da geração seguinte à geração apostólica Escreveu

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 5 e 6 Eucaristia

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 5 e 6 Eucaristia Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aulas 5 e 6 Eucaristia Fundamentação Bíblica Categorias religioso-culturais prévias à Eucaristia Gn 14,17-20 Melquisedec oferece pão e vinho e bendiz ao Deus Altíssimo Is 25,6ss

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Os Sacramentos da Cura O

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

Igreja Batista Cidade Universitária Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia Professor Guilherme Wood

Igreja Batista Cidade Universitária Ministério de Educação Cristã Catolicismo à Luz da Bíblia Professor Guilherme Wood 6) Missa e Culto Ceia do Senhor Jesus expressou de modo supremo a oferta livre de si mesmo na refeição que tomou com os Doze Apóstolos (Mt 6,0) na noite em que foi entregue (Cor,). Na véspera de sua Paixão,

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Iniciação cristã Noção

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Em louvor do Tríduo pascal, José de Leão Cordeiro... 7 Reflectir e viver o Mistério pascal, D. Júlio Tavares Rebimbas... 9 O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul do ECLESIOLOGIA A Ceia do Senhor Por R. C. Sproul R. C. Sproul Quando estudamos o livro de Atos dos Apóstolos e a vida da primeira comunidade cristã, descobrimos

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

Milagres Eucarísticos

Milagres Eucarísticos Outubro 2012 Milagres Eucarísticos Jéssika Renally Ribeiro Rodrigues (jessica.rodrigues@dsc.ufcg.edu.br) Agenda O que é um Milagre? A Missa O que é Eucaristia? Milagre Eucarístico Milagre Eucarístico de

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

O que é a Eucaristia?

O que é a Eucaristia? Início - Perguntas e Respostas - O que é a Eucaristia? O que é a Eucaristia? 30.5.2013 1. O que é a Eucaristia? Jesus, antes da Sua Paixão e Morte, ao celebrar a Páscoa com os apóstolos, disse-lhes: Desejei

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Fundamentação Bíblica O Espírito de Deus é um dom transformador Juízes são fortalecidos Jz 6,34 Reis são consagrados para governar 1Sm 10,1; 16,13 Profetas

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Águeda, 22 de Maio de 2008 A Eucaristia dom de Deus para a vida do mundo 1. A Igreja celebra hoje a Solenidade do Corpo e Sangue de

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 13 Sobre a Santa Ceia do SENHOR CAPÍTULO 13 Introdução Significado da Ceia do SENHOR CRISTO NOSSA PÁSCOA Os elementos da Ceia do SENHOR Página

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Coleção Liturgia e teologia

Coleção Liturgia e teologia A MISSA DE PAULO VI Coleção Liturgia e teologia Dimensão estética da liturgia (A): arte sagrada e espaços para celebração, Dionísio Borobio Festas cristãs (As): história, sentido e tradição, Edith Momméja

Leia mais

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG Orientações para Leitores Importância da Missa Estrutura, elementos e partes da Missa Documentos Instrução Geral do Missal Romano Documento 43 CNBB - Animação da vida litúrgica no Brasil 388. As adaptações

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA FÉ Um olhar pelos textos JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 LUMEN FIDEI www.teologiafundamental.weebly.com Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã LUMEN FIDEI

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

O sacramento da Eucaristia, raiz e centro da comunidade cristã. Ione Buyst Capítulo segundo

O sacramento da Eucaristia, raiz e centro da comunidade cristã. Ione Buyst Capítulo segundo O sacramento da Eucaristia, raiz e centro da comunidade cristã Ione Buyst Capítulo segundo 1 A Eucaristia não é apenas um sacramento de iniciação, mas é celebrada a cada domingo; É uma herança que recebemos

Leia mais

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS INTRODUÇÃO A Igreja de Cristo procura continuamente as melhores formas de ajudar

Leia mais

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Igreja Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Nossa agenda Aspectos Gerais da Igreja A Economia Sacramental Visão Histórica da Igreja A Igreja no Século XX Estrutura e Organização

Leia mais

A MISSA SUBSÍDIO PARA COROINHAS, ACÓLITOS, CERIMONIÁRIOS E DEMAIS FIÉIS CELEBRANTES

A MISSA SUBSÍDIO PARA COROINHAS, ACÓLITOS, CERIMONIÁRIOS E DEMAIS FIÉIS CELEBRANTES A MISSA SUBSÍDIO PARA COROINHAS, ACÓLITOS, CERIMONIÁRIOS E DEMAIS FIÉIS CELEBRANTES Coleção Celebração da fé Batismo: para uma compreensão bíblico-teológica, Márcio Pinheiro de Almeida Celebrações explicadas

Leia mais

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Batismo O que é o Batismo? O Batismo é o caminho do reino da morte para a Vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoira

Leia mais

«Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48).

«Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48). «Aquele a quem eu beijar, é Esse. Prendei-O»(Mt.26,48). «Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48). A Semana Santa é o período que vai do Domingo da Ramos na Paixão do Senhor até

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Definição À imitação dos Sacramentos A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

Amor da San ssima Trindade Parte 05/10

Amor da San ssima Trindade Parte 05/10 Sacramentos Amor da San ssima Trindade 2018 1 Amor da San ssima Trindade Parte 05/10 2018 Vivaldo Armelin Júnior Para entender Sacramentos Amor da San ssima Trindade 2018 3 É a graça divina chegando a

Leia mais

As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A Semana Santa comemora e revive todo o Mistério Pascal, isto é, o mistério da redenção

Leia mais

Missa: celebração do mistério pascal de Jesus

Missa: celebração do mistério pascal de Jesus Missa: celebração do mistério pascal de Jesus Coleção LITURGIA E TEOLOGIA Como estudar liturgia, Ione Buyst Orientações para ministros extraordinários da comunhão, Valter M. Goedert A celebração litúrgica

Leia mais

José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro. Liturgia da Igreja

José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro. Liturgia da Igreja José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro Liturgia da Igreja UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2008 In t ro d u ç ã o Liturgia da Igreja é o título que nos foi confiado para apresentar

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

Semana. Santa. De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO -

Semana. Santa. De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO - Semana Santa 2017 De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO - Sábado Dia 08 06:30h - Celebração Eucarística (Catedral) 19:00h - Celebração Penitencial com jovens e adolescentes e confissão individual A Semana

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP)

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP) Apresentação Que a paz do Cristo esteja com você e todos os seus. A mim pelo ofício do dever, apresento este Manual do Ministro Leigo, preparado e organizado pelo Revmo. Pe. Pedro Leandro Ricardo, Reitor

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento PASTORAL DO BATISO Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre

Leia mais

Grupo de Acólitos. São João da Madeira

Grupo de Acólitos. São João da Madeira Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente perceber como

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja

Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja De fato, um papel característico do culto público diminuiu quando muitos enfatizaram que toda a vida era um culto, e que o culto poderia assumir

Leia mais

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o 3 - Eucaristia O que é a Eucaristia? É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando

Leia mais

Sacramento significa sagrado. Sacramentos são também os sinais que Jesus nos deixou.

Sacramento significa sagrado. Sacramentos são também os sinais que Jesus nos deixou. Sacramento significa sagrado. Sacramentos são também os sinais que Jesus nos deixou. Em cada sacramento existe: O MINISTRO, que em nome de Jesus cumpre o rito, e que os celebra segundo o ensino da Igreja

Leia mais

Por que nem toda a Verdade está na Bíblia? Provaremos pela Bíblia e pela Sagrada Tradição

Por que nem toda a Verdade está na Bíblia? Provaremos pela Bíblia e pela Sagrada Tradição Igreja e Bíblia Por que nem toda a Verdade está na Bíblia? Provaremos pela Bíblia e pela Sagrada Tradição A palavra de Deus é a fonte que alimenta a alma dos cristãos e é nosso dever conhecê-la e praticá-la

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

CURSO PARA FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO 23 CURSO PARA FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO 6 A ESTRUTURA DA MISSA 2: A LITURGIA EUCARÍSTICA E OS RITOS FINAIS Ementa: nesta formação estudaremos a partir da procissão das oferendas

Leia mais

ECLESIALIDADE DA VIDA CONSAGRADA

ECLESIALIDADE DA VIDA CONSAGRADA ECLESIALIDADE DA VIDA CONSAGRADA Profa. Ir. Thereza Rosa Benedetto PUCRS O presente artigo apresenta aspectos concernentes à eclesialidade da Vida Consagrada. A Igreja reconhece que existe Vida Consagrada,

Leia mais

7.1 A SANTA MISSA Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros

7.1 A SANTA MISSA Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 7.1 A SANTA MISSA Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 7.1.1 ORIGEM ETIMOLÓGICA A palavra missa, segundo o Dicionário Aurélio, vem do Latim tardio missa, que é forma substantivada do Latim mittere, ou

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

Orientação de como receber a comunhão durante a missa no Japão

Orientação de como receber a comunhão durante a missa no Japão Orientação de como receber a comunhão durante a missa no Japão Conferência Episcopal Japonesa Conferência Episcopal Japonesa A Conferência Episcopal Japonesa realizou a sua Assembleia Extraordinária Plenária

Leia mais

A Assembleia celebrante reúne-se

A Assembleia celebrante reúne-se A Assembleia celebrante reúne-se A primeira realidade litúrgica, da parte humana, é a assembleia. É a primeira coisa que os crentes realizam: reúnem-se. É a primeira coisa que os não crentes observam:

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA 4. MINISTÉRIOS NA IGREJA Os Ministérios na Igreja existem em função do serviço que a mesma Igreja oferece. O serviço que a Igreja oferece não se identifica com uma prestação de serviços como se compreende

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

Saiba o que deve e o que não deve ser feito na celebração da Missa. No Capítulo I sobre a ordenação da Sagrada Liturgia afirma que:

Saiba o que deve e o que não deve ser feito na celebração da Missa. No Capítulo I sobre a ordenação da Sagrada Liturgia afirma que: Saiba o que deve e o que não deve ser feito na celebração da Missa VATICANO, 23 Abr. 04 (ACI).- A instrução Redemptionis Sacramentum, descreve detalhadamente como se deve celebrar a Eucaristia e o que

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico)

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) LITURGIA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CRISTÃ LIT = laós URGIA = ergon CELEBRAR =. POVO FAZER AÇÃO TRABALHO SERVIÇO

Leia mais

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

Homilia para Quinta-Feira santa 24 de março de 2016

Homilia para Quinta-Feira santa 24 de março de 2016 Homilia para Quinta-Feira santa 24 de março de 2016 Muitas vezes e em diversas ocasiões a Igreja tem manifestado sua indignação e preocupação pastoral a respeito do estado de violência instalado em nossa

Leia mais

Formação para leitores e comentaristas. O Serviço da Palavra na Liturgia

Formação para leitores e comentaristas. O Serviço da Palavra na Liturgia Formação para leitores e comentaristas O Serviço da Palavra na Liturgia Os encontros oferecem um quadro geral do valor e importância da Palavra de Deus na liturgia. Elaboram indicações e sugestões de como

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais