Anexo 1 Guia do Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Anexo 1 Guia do Usuário"

Transcrição

1 100 Anexo 1 Guia do Usuário O sistema desenvolvido divide-se em dois módulos funcionais principais. Ambos são acessados por uma interface via navegadores Web. Módulo de edição: responsável pela criação, manutenção e gerenciamento dos cursos. Módulo do usuário: para o controle de acesso dos alunos aos materiais instrucionais e navegação sobre a estrutura de autômatos. 1. Módulo do Usuário O sistema de navegação dos cursos construídos sobre autômatos com saída está disponível no site do Projeto TEIA (fig.1.1). O protótipo foi utilizado para a disponibilização de material instrucional referente ao curso de Linguagens Formais e Autômatos. A URL para acessar o site é: FIGURA Tela de entrada do site Teia Na fig.1.2 está a página de acesso aos diversos materiais instrucionais disponibilizados. Selecionando-se o menu pull-down "Livro" pode-se escolher os diversos capítulos que compõem o curso de Linguagens Formais. O link "Teste seus Conhecimentos" leva o aluno a exercícios e provas de múltipla-escolha construídos utilizando-se o mesmo sistema que disponibiliza as páginas HTML do curso.

2 101 FIGURA Tela principal do site de Linguagens Formais O módulo usuário permite a navegação sobre os documentos HTML organizados segundo a estrutura de um autômato com saída. O acesso ao módulo é feito por um script CGI que utiliza como parâmetros o nome do curso e o estado atual do autômato: Na fig.1.3 está um exemplo de uma página do curso de Linguagens Formais. Nesse exemplo, a função de saída é composta por dois documentos HTML: um cabeçalho que contém links para a página inicial do curso, para o índice remissivo, e um documento HTML que apresenta um teorema sobre gramáticas. O módulo do usuário realiza a concatenação de ambas as páginas e adiciona no final os links de navegação (transição do autômato), representados pelo alfabeto de entrada, a partir do estado atual. No exemplo da fig.1.4 aparece uma página que contem vários documentos HTML na função de saída: um cabeçalho, um texto, uma definição e um exemplo.

3 102 FIGURA Tela de um curso FIGURA Tela de um curso com várias saídas

4 103 A fig.1.5 é um exemplo da flexibilidade do sistema. Nela está representado uma questão de múltipla escolha de uma prova realizada utilizando-se o mecanismo de autômatos com saída. Nesse exemplo, os links de navegação apontam para as demais questões da prova, que podiam ser realizadas em qualquer ordem. FIGURA Tela de uma prova dentro de um curso O seguinte exemplo (fig.1.6) demonstra a variedade de materiais instrucionais utilizados para enriquecer as páginas HTML. Nessa tela pode ser visualizado um imagem animada para o reconhecimento de palavras por um autômato, facilitando o entendimento do conteúdo estudado pelos alunos. O módulo do usuário ainda apresenta a possibilidade de navegação livre sobre a hiperbase. Para tal, foi adicionado um índice remissivo (fig.1.7) que relaciona os estados do autômato com palavras chave (no caso de uma Máquina de Moore). Dessa forma, o aluno pode acessar qualquer parte do autômato do curso de acordo com a sua necessidade.

5 104 FIGURA Tela de um curso com figuras animadas FIGURA Índice remissivo de um curso

6 Módulo de Edição O acesso à interface de edição de cursos (autômatos) é feita através de qualquer computador utilizando um navegador Web com suporte a formulários HTML. A URL de acesso ao sistema é: Ao iniciar uma sessão com o navegador, o sistema está configurado para solicitar um nome de usuário e senha, conforme a fig.2.1. Tal facilidade visa impedir o acesso de pessoas não autorizadas ao módulo de edição. FIGURA Controle de senha de acesso ao sistema A tela inicial do sistema é mostrada na fig.2.2. Esta tela está dividida em dois frames: o da esquerda é um menu de acesso às funções de criação, edição e remoção de cursos; o da direita corresponde a área da janela onde os dados e formulários do sistema são apresentados. Através do link "Criar Curso" tem-se acesso à tela da fig.2.3. Nela o autor de um curso deve definir o nome (ou código) pelo qual o seu curso será conhecido dentro do sistema. O nome pode ser composto por qualquer caractere alfanumérico. Após digitar o nome desejado, seleciona-se no botão "Criar" para confirmar a ação ou "Limpar" para cancelar a ação de criação de um curso novo.

7 106 FIGURA Tela principal do módulo de edição FIGURA 2.3- Tela de criação de um novo curso

8 107 Ao selecionar "Remover Curso", o autor verá tela semelhante à fig.2.4. Através do menu pull-down seleciona-se o curso a ser removido. Clicando-se no botão "Apagar" confirma-se a ação. Convém destacar que essa operação irá apagar todos os dados armazenados no diretório do referido curso, localizado no servidor do sistema. FIGURA Tela de seleção de curso para remoção A tela de "Editar Curso" (fig.2.5) apresenta um menu pull-down onde o autor deve selecionar um curso já existente para a alteração, inclusão ou remoção de dados. Após a seleção do curso, clica-se no botão "Editar" e tem-se acesso a um novo menu de opções referentes a operações sobre um determinado curso, conforme a fig.2.6. O menu de operações (fig.2.6) permite o acesso às componentes individuais de um autômato com saída, quais sejam: alfabeto de entrada ("Alfabeto"), alfabeto de saída ("Arquivo"), função de transição e função de saída ("Programa"). Para sair do menu de edição de cursos, deve-se selecionar o link "Cursos" localizado no final do frame da esquerda.

9 108 FIGURA Tela de seleção de curso para edição FIGURA Tela principal de edição de um autômato de curso

10 109 Através do link "Alfabeto" tem-se acesso à interface de seleção das URLs (documentos HTML) que comporão o alfabeto de saída do autômato. A tabela (fig.2.7) é composta de duas colunas. Na primeira coluna o autor informa um mnemônico pelo qual o documento HTML será referenciado pelo sistema. Esse identificador deve ser único e é utilizado na especificação da função de saída do autômato. Na segunda coluna está o nome do arquivo HTML que, quando selecionado, é mostrado no frame inferior direito da janela do navegador. FIGURA Tela de edição do alfabeto de saída A interface de edição do alfabeto de entrada (fig.2.8), acessada através do link "Alfabeto", apresenta uma coluna com campos de texto onde devem ser inseridos os nomes que representarão os links de navegação. Para adicionar novos campos de edição, seleciona-se no menu pull-down o número de linhas adicionais para a coluna e clica-se no botão "Vai". Para alterar o valor de um símbolo do alfabeto basta sobrescrever o dado apresentado e selecionar o botão "Enviar". O sistema garante, automaticamente, a alteração dos respectivos valores na tabela de transições da função programa. Para remover um símbolo do alfabeto, o autor deve deixar em branco o campo da respectiva entrada na coluna e selecionar o botão "Enviar".

11 110 FIGURA Tela de edição do alfabeto de entrada A edição da função programa ou função de transição de uma Máquina de Moore, mostrada na fig.2.9, deve ser o último passo a ser realizado. A janela de edição é composta pela matriz de transição, onde cada linha representa um estado atual no autômato, a primeira coluna é a função de saída e as demais colunas são o próximo estado que o autômato deve alcançar quando da leitura do símbolo de entrada (link) apresentado no topo da respectiva coluna. A função de saída é representada por uma lista de símbolos de saída, conforme identificados durante a fase de edição do alfabeto de saída, separados pelo operador de concatenação ";" (ponto-e-vírgula). No atual protótipo, está implícito a definição do estado inicial (estado de número zero) e o estado final (último estado listado na matriz da função programa). Para adicionar novas linhas na matriz de transição, seleciona-se no menu pull-down o número de linhas adicionais para a coluna e clica-se no botão "Vai". Para confirmar a edição da função programa, clica-se no botão "Enviar". A partir daí, o sistema realiza uma série de verificações sobre os caminhos do autômato (como estados inatingíveis e transições vazias) e validação da função de saída para cada estado, retornado informações sobre possíveis erros encontrados no frame inferior direito.

12 111 FIGURA Tela de edição da função programa

13 112 Anexo 2 Avaliação do Protótipo O processo de validação e avaliação do protótipo está composto de duas partes principais: avaliação da usabilidade através de testes com alunos e avaliação formativa durante o processo de construção do protótipo. A metodologia de avaliação empregada busca alcançar os seguintes objetivos: 1. Determinar e descrever a população de estudantes que utilizam o site de Linguagens Formais. 2. Determinar a percepção dos estudantes quanto ao uso do sistema baseado em autômatos para a estruturação do material instrucional na WWW. 3. Identificar pontos positivos e negativos da percepção dos estudantes. Para a avaliação de usabilidade da ferramenta, foi disponibilizado o acesso ao sistema aos alunos de graduação do Instituto de Informática da UFRGS que cursam as cadeiras de Informática Teórica, em especial a cadeira de Linguagens Formais e Autômatos. A população foi constituída de todos os alunos matriculados na cadeira de Linguagens Formais e Autômatos no segundo semestre de O processo de validação com os alunos foi dividido em dois questionários aplicados pré e pós utilização do site de Linguagens Formais. Os alunos tiveram livre acesso ao sistema de autômatos na Web como uma extensão ao site de Linguagens Formais do Projeto TEIA ( Além disso, foram realizadas duas provas on-line, com consulta ao material instrucional em formato eletrônico, de forma a avaliar a utilização do sistema em situações que necessitam de uma navegação mais direcionada. O primeiro questionário contém questões de cunho geral sobre a utilização da WWW no ensino a fim de levantarmos questões chaves sobre o impacto do seu uso em cursos remotos. Os dados coletados incluem informação sobre idade, posição atual no curso de computação e informações pessoais relativas à utilização do ensino a distância via WWW. As questões encontram-se no Anexo 3 e foram disponibilizadas via WWW através de um script CGI desenvolvido em Perl. O segundo questionário, disponível no Anexo 4, está voltado para aspectos de usabilidade na WWW e é composto por um subconjunto de questões baseadas em heurísticas desenvolvidas para a avaliação da usabilidade. Este subconjunto foi extraído do Web Usability Questionnaire da ferramenta de avaliação WAMMI [WAM 99], uma das mais utilizadas por empresas para a validação de seus sites na WWW. A avaliação heurística é a forma de inspeção de fatores de usabilidade mais popular e difundida [NIE 99]. A meta da avaliação heurística é encontrar problemas de usabilidade na estrutura da interface do usuário, de forma que se possa fornecer parâmetros dentro de um processo interativo de alteração e revalidação da interface. As heurísticas são compostas por uma lista de verificação de princípios de usabilidade, que são regras gerais que definem um conjunto de propriedades comuns a interfaces consideradas "usáveis". As questões incluídas nos questionários disponibilizados aos alunos são composta de dois tipos principais: questões de resposta aberta e questões valoradas em uma Escala Likert [TRO 99]. A Escala Likert é uma escala unidimensional e é muito utilizada em testes para averiguação de fatores subjetivos, variando da discordância à concordância com o objeto de averiguação, podendo ou não incluir a opção de neutralidade. Ela consiste em dividir as possíveis respostas em um conjunto valorado, normalmente de 1 a 5, representando diferentes pesos do menor ao maior valor. A tab.1.1 traz exemplos de escalas. O resultado final é a soma dos valores de cada resposta para cada item incluído na pesquisa.

14 113 Concordância Importância Qualidade Tipo TABELA Tipos de escalas Likert Escala Discorda Discorda Indeciso Concorda Concorda Sem importância Pouca importância Irrelevante Importante Muito importante Péssimo Ruim Mediano Bom Muito bom A análise dos dados obtidos nas pesquisas foi realizada utilizando-se o programa Microsoft Excel. Respostas abertas foram examinadas manualmente pelo pesquisador para a identificação de temas comuns. A taxa de participação dos alunos nas pesquisas (pré-questionário e pósquestionário) é dada pela tab.1.2. A discrepância no número total de alunos participantes se deve à consolidação dos alunos matriculados na cadeira de Linguagens Formais e Autômatos, uma vez que a primeira pesquisa foi realizada no início do semestre letivo. TABELA Participação nos questionários de avaliação Pesquisa Total de Alunos Total de Participações Questionário (79,3%) Questionário (100%) A tab.1.3 e a fig.1.1 trazem os dados relacionados ao objetivo-1 da pesquisa realizada. O respectivo questionário encontra-se no Anexo 3. N Questão TABELA Resultados do pré-questionário A B C D E Média Desvio padrão

15 114 N Questão A B C D E Média Desvio padrão , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , questão no. FIGURA Média da escala Likert para o pré-questionário O grupo de alunos apresentou as seguintes características quanto à infraestrutura de acesso à Internet: quase a totalidade dos alunos possuíam computador (apenas um

16 115 aluno não se enquadrou nessa categoria) e tinham acesso à Internet de casa (com exceção de 4 alunos), sendo que a forma de acesso à rede se distribuiu entre acessar de casa ou dos laboratórios do Instituto de Informática. Conforme a pesquisa, os alunos não apresentam dificuldades de acesso à Internet, com a habilidade no uso da rede variando entre bom e excelente, e que possuem um tempo disponível razoável para trabalhar com material instrucional na Web. Além disso, cerca de 50% dos alunos acredita que o uso da Internet agiliza e facilita o seus estudos e é uma boa idéia disponibilizar material instrucional na WWW, embora tenham apresentado resultados dispersos quanto à melhoria da aprendizagem quando se utiliza recursos da rede. Isto sugere a hipótese de que o uso da Internet como fonte de informação e meio de comunicação seria bem vinda no grupo, justamente por facilitar o acesso ao material didático. Um ponto importante de discussão levantado pela pesquisa diz respeito ao uso que se faz do material instrucional na Web: os alunos informaram que imprimiriam o material para estudar e não utilizariam o navegador para estudar diretamente pela Internet, contudo estariam abertos para o uso de exercícios e simuladores on-line. Quanto a característica da amostra de estudantes: cerca de 90% tinham idade entre 20 e 25 anos e cursavam entre o quarto e o sexto semestre do currículo de computação da UFRGS, sendo que o grupo se dividia meio a meio quanto a sua dedicação ao curso embora a maioria (83%) tivesse como ocupação principal a participação no curso. Nas tab.1.4 e fig.1.2 encontram-se os resultados buscados pelo objetivo-2 descrito para a pesquisa, cujo questionário específico encontra-se no Anexo 4. TABELA Resultados do pós-questionário N Questão Valor 1 Valor 2 Valor 3 Valor 4 Valor 5 Média Desvio padrão A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , ,25896 A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , , A , ,186219

17 questão no. FIGURA Média da escala Likert para o pós-questionário De uma forma geral, a maioria dos alunos concordou que a utilização do site para a disponibilização de material instrucional para o curso de Linguagens Formais foi uma experiência válida e que deve continuar a ser explorada (veja questões 13 e 19). Questões importantes de usabilidade relacionadas a formatação das informações na tela do usuário se mostraram em um nível adequado de acordo com a visão dos alunos. De acordo com as questões 16, 17 e 21, o material instrucional foi bem organizado e consegui manter-se nas linhas de usabilidade defendidas por Nielsen [NIE 99]. É de especial interesse os resultados obtidos nas respostas das questões de número 6 e 10, onde a pesquisa demonstrou que o mecanismo de navegação sobre os autômatos apresenta facilidade de aprendizagem e de uso. Contudo, conforme indicado pelas questões 2, 5 e 22, o sistema Hyper-Automaton ainda carece de ferramentas de busca de informações, problema analisado a seguir. Por fim, com relação ao objetivo-3 da pesquisa temos que grande número de alunos respondeu como ponto positivo do sistema Hyper-Automaton a "organização clara dos materiais", "a formatação e visual limpo" e "design e aparência da interface". Também foi muito comentado como uma das melhores características do site, a disponibilização de exercícios e provas on-line modeladas como autômatos com saída. Dentre os principais pontos negativos apontados pelos alunos está a falta de ferramentas de procura de informações, como "busca por palavra-chave" e um "índice remissivo" mais completo, de forma a permitir ao aluno pular caminhos no autômato e acessar diretamente a informação que necessita, resultado também obtido na seleção de quais ferramentas seriam as mais importantes para o site (veja tab.1.5, fig.1.3 e fig.1.4). É importante salientar que este aspecto foi o mais discutido pois o ambiente de utilização do site em laboratório se deu durante a realização de 3 provas on-line com consulta ao material instrucional disponibilizado na Web, sendo necessário agilidade no acesso à fragmentos de informação necessários para responder às questões das provas.

18 117 TABELA Resultados da questão B do pós-questionário Ferramentas Média Desvio padrão mapa gráfico dos links entre as páginas 3, , busca por palavras-chave 4, , índice remissivo 4, , retorno à última página visitada em seção anterior 4, , manutenção de informação das páginas já visitadas 3, , capacidade de fazer e gravar anotações pessoais 3, , Questão B pouco importante médio muito importante FIGURA Resultado da questão B item 2 Questão B pouco importante médio muito importante FIGURA Resultado da questão B item 3

19 118 Anexo 3 Questionário de Avaliação 1 Por favor responda as questões assinalando a resposta que mais combina com você. Os dados serão utilizados para uma pesquisa de levantamento do perfil dos alunos. As informações não serão utilizadas para fins de avaliação dos alunos. Obrigado pela participação. Nome: Disciplina: Matrícula nnnndda: Idade: Semestre no curso: 1. Você possui computador? A) Sim B) Não 2. Você tem acesso à Internet de casa? A) Sim B) Não 3. Onde, preferencialmente, você usa a Internet? A) Não usa B) Em casa C) Na UFRGS D) No trabalho 4. Qual o navegador WWW que utiliza? A) Netscape B) Internet Explorer C) Outros 5. Qual a sua dedicação ao curso? A) Parcial B) Integral 6. Sua ocupação principal, atualmente, é? A) Curso B) Atividade profissional C) Outras atividades 7. Tenho dificuldades em acessar a Internet. 8. Meu tempo médio de acesso à Internet pode se classificado como: A) Péssimo B) Ruim C) Mediano D) Bom E) Excelente 9. Minha habilidade no uso da Internet é: A) Péssimo B) Ruim C) Mediano D) Bom E) Excelente 10. Minha experiência no uso de Correio Eletrônico é: A) Péssimo B) Ruim C) Mediano D) Bom E) Excelente 11. Minha experiência com algum software de navegação na web é: A) Péssimo B) Ruim C) Mediano D) Bom E) Excelente 12. Minha experiência com conferência na rede (chat) é: A) Péssimo B) Ruim C) Mediano D) Bom E) Excelente 13. Considerando o meu calendário de atividades, o tempo disponível para trabalhar com material disponibilizado na Internet é: A) Péssimo B) Ruim C) Mediano D) Bom E) Excelente 14. Sentir-se como parte de uma turma em sala de aula é importante para mim. 15. Posso me classificar como uma pessoa que geralmente realiza tarefas antes do tempo limite. 16. Posso me classificar como uma pessoa que somente realiza as tarefas em cima da hora.

20 Tenho o hábito de fazer perguntas em sala de aula. 18. Quando o assunto me interessa, minha participação em sala de aula aumenta. 19. Discussão em sala de aula é importante para meus estudos. 20. Quando o professor entrega instruções para um exercício, eu prefiro que o professor explique as instruções para mim. 21. Eu necessito das respostas dos exercícios o mais rápido possível. 22. Quando necessito utilizar tecnologias novas, eu procuro aprender novas habilidades. 23. Quando necessito utilizar tecnologias novas, eu me sinto apreensivo mas tento utilizar. 24. Quando necessito utilizar tecnologias novas, eu desisto de utilizar. 25. Como leitor, usualmente entendo o texto da matéria sem ajuda. 26. Espero que o uso da internet como forma de interagir com o material da disciplina AGILIZE meu aprendizado. 27. Espero que o uso da internet como forma de interagir com o material da disciplina FACILITE meu aprendizado. 28. Acho ESTIMULANTE o uso da Internet na disciplina. 29. Posso aprender mais sobre o conteúdo da disciplina utilizando os recursos da Internet. 30. Usando a Internet terei menos trabalho para cursar a disciplina.

21 Os conteúdos da aula distribuídos via WWW são uma boa idéia. 32. Eu conseguiria estudar diretamente pela WWW. 33. Eu imprimiria o material disponível na WWW para estudar. 34. Eu utilizaria os links de referência para estudo. 35. Eu utilizaria páginas interativas com simuladores para estudar. 36. Eu utilizaria testes e exercícios on-line. 37. Material instrucional na Web substitui completamente a utilização de fontes tradicionais (livros, jornais, revistas, anais de congressos, etc). Utilize o espaço seguinte para qualquer comentário adicional:

22 121 Anexo 4 Questionário de Avaliação 2 Nome: Matrícula: Idade: Semestre no curso: A) Preencha a tabela utilizando os valores de 1(discordo ) até 5(concordo ): 1. É difícil de se navegar pelo site. 2. Eu consigo encontrar rapidamente o que procuro. 3. A organização do site parece lógica para mim. 4. O site é muito lento. 5. O site me ajuda a encontrar o que estou procurando. 6. Aprender a navegar pelo site é um problema. 7. Eu não gosto de utilizar este site. 8. Eu me sinto eficiente ao utilizar o site. 9. É difícil de dizer se o site contém aquilo que estou procurando. 10. Utilizar o site pela primeira vez é fácil. 11. Este site tem características que atrapalham. 12. Lembrar onde estou no site é difícil. 13. Utilizar o site é uma perda de tempo. 14. Eu obtenho o que esperava ao clicar em um link. 15. Tudo no site é fácil de entender. 16. O tamanho das fontes de texto é compatível para leitura on-line. 17. As figuras são claras e fáceis de se visualizar. 18. O site deve ser mais interativo. 19. O site é útil como suporte às aulas tradicionais. 20. Existe material em excesso no site. 21. A quantidade de informação em cada tela é boa. 22. O mecanismo de navegação do site facilita o acesso à informação. B) Classifique as seguintes ferramentas de acordo com sua importância. Utilize valores de 1 (pouco importante) ate 5 (muito importante). ( ) mapa gráfico dos links entre as páginas ( ) busca por palavras-chave ( ) índice remissivo ( ) retorno à última página visitada em seção anterior ( ) manutenção de informação das páginas já visitadas ( ) capacidade de fazer e gravar anotações pessoais C) Responda as seguintes questões de forma sucinta. 1. O que você mais gostou no site? 2. O que você menos gostou no site? 3. Que ferramentas ou melhorias devem ser incluídas no site?

23 122 Anexo 5 Artigo ICECE'99 (A) Computer in Clasroom: Impact on the Environment and on the Relationships Mauro Nogueira de Oliveira, Júlio Pereira Machado, Carlos Tadeu Morais e Paulo F.Blauth Menezes Rationale - In 1998, when we began our studies to endow the disciplines of Theoretical Informatic of an instrument that could serve as support tool to teachers, from the content to the evaluation instruments, we noticed that there would be more implications once implanted such process. Teachers and students would have to revise some habits and classrooms would need to be adapted. In this article we intended to deepen these implications. Abstract - The entrance of computers in classroom is motivating studies and researches with the purpose of obtaining the best use of this technology by everybody involved. It is in this context that we will develop and analyze the adoption of some strategies focused on teacher and student relationship and on the environment it happens, in a way to contribute to fostering the efficiency of this relationship. 1 Introduction With the use of computers in classrooms, we understand that the learning activity will become more effective if we are attentive to three aspects that need to be further worked out: the school environment, the teacher and the student. The end of the 50s marked the beginning of a discussion concerned with school facilities and in what extension its dimension would indicate better or worst teaching quality. That discussion has extended up until now. Moreover, a new factor was added to the discussion - the use of computer technology. A lot of researches are being undertook to re-designing school buildings, classroom layout, and to assessing pecuniary cost of these physical changes. Besides those environmental aspects, other factor that acquires importance is the change of teacher s role, and how far this role s change represents an opportunity or a threaten, once current teachers role are habits that are already for some time internalized. It is our understanding that we need to enlarge the more used strategy for this change, we need to go beyond the cognitive and to make possible teachers exam the reasons of still existent resistance in reviewing attitudes such as: to be no more the only person with the responsibility for providing information to the students once he/she will have the computer as resource; the importance of reviewing evaluation criteria until now been used; the exercise of authority which needs to be re-defined once the students study will develop more individually; and, finally, to re-define teachers work time within classroom, and how much more time he/she will be available to his/her students. We understand that this school s environmental and behavioral re-design will bring better results if it prepares who is already a teacher, because, as we think, the transition from one model to other one will come out enriched with the sum of teachers experiences. The third side of this triangle is the objective one of the activity learning : the student. The difficulty to work with this new technology has been highlighted as been of teachers, and it is real, it exists. However, students also need to review their attitudes,

24 123 once the current learning system stimulates more students dependence on teachers than their autonomy. We understand that working in these three levels we will be facilitating the change in a more planned way.

25 124 Anexo 6 Artigo ICECE'99 (B) Study of Rooms for the Teaching Mediated by Computer Carlos Tadeu Queiróz de Morais, Paulo Blauth Menezes, Júlio Pereira Machado Resumo - Este artigo tem por objetivo propor modelos de salas de aula para o ensino mediado por computador. Baseado nos resultados observados nas visitas a estas salas, evidenciado pelos responsáveis das escolas e universidades, são apontados alguns modelos de salas de aula, dos cursos de Informática, Medicina e Engenharia, a fim de proporcionar uma visão geral das mesmas. Um dos principais problemas é superlotação de alunos e espaço de trabalho permeado por obstáculos entre professor e aluno. Neste texto apresentaremos de forma bem resumida os modelos pesquisados, bem como comparações entre elas e proposta de modelos para salas de aula. 1 Introdução As visitas possibilitaram desenvolver propostas para estudo de um modelo de sala de aula ideal, para a utilização de Ensino a Distância, definida pelos exemplos de salas tradicionais e laboratórios como: a aquisição de conhecimento e habilidade através da informação e instrução mediada, incluindo toda tecnologia e outras formas de aprendizagem à distância. Comparando com o modelo da sala de aula do futuro para ensino médio da USP(12), verificamos a necessidade que se encontram as universidades, em particular no Brasil, com relação a formação de professores e em aumentar o número de vagas de alunos, para que estes possam dar um atendimento individualizado para cada aluno como propomos. Além disso, a superlotação das salas de aula são um empecilho para um ensino mais individualizado, centrado no aluno. Com esses modelos poderemos mudar este cenário. As escolas e universidades buscam alternativas, mudando o formato de disposição das mesas e computadores nas salas, saindo do tradicional em linha para outros formatos como em coluna, tipo U ou M, procurando aproximar o aluno do professor, oferecendo-lhes melhores condições de aprendizagem e ensino. O artigo divide-se em 6 seções. Na seção 2 os levantamentos realizados nas escolas e universidades, dos modelos de sala de aula. Na seção 3 faremos uma comparação entre os modelos. Na seção 4 apresentaremos sugestões para uma sala de aula ideal. Na seção 5 propostas de modelos de salas de aula. Na seção 6 contém as conclusões.

26 125 Anexo 7 Artigo SBIE'99 Teoria das Categorias: Experiência e Proposta de Ensino Trabalho parcialmente apoiado por CAPES (Projeto TEIA), FAPERGS (Projeto QaP-For) e CNPq (Projetos HoVer-CAM, GRAPHIT) Simone A. da Costa, Júlio P. Machado, P. Blauth Menezes {scosta, jhapm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Bento Gonçalves, Caixa Postal CEP Porto Alegre - RS Resumo: A Teoria das Categorias é relativamente recente, com pouca experiência nacional e internacional de ensino. Neste trabalho é introduzida a disciplina de Categorias Computacionais, em desenvolvimento no Instituto de Informática da UFRGS, seguida de uma análise da produção de material de apoio aos estudantes, em especial exercícios, e sua utilização em um sistema semi-automatizado de suporte ao ensino na Web. O sistema permite a construção de avaliações interativas na Web estruturadas como Autômatos Finitos com Saída, facilitando a implementação, manutenção e reuso, bem como integração inteligente entre exercícios e conteúdo da disciplina. Palavras-chave: ambientes interativos de aprendizagem, cursos hipermídia, WWW, autômatos, teoria das categorias. 1. INTRODUÇÃO A Teoria das Categorias [BAR90] constitui um formalismo que tem influenciado os moldes do raciocínio teórico que permeia a Ciência da Computação, oferecendo uma ampla utilização com construções de extrema aplicação e interesse. Inclusive despertando a atenção de grandes pesquisadores como Piaget [PIA92], que em um dos seus últimos trabalhos aborda o ensino desta teoria para crianças. Neste trabalho são discutidas as principais dificuldades encontradas no ensino/aprendizagem de Categorias seguido de uma proposta para superar os problemas levantados, baseada em uma análise da metodologia utilizada para a produção de material de apoio aos estudantes, em especial exercícios, e sua utilização em um sistema semi-automatizado na Web. Na concepção de trabalho aqui apresentada, baseada no Projeto TEIA - Técnicas de Ensino Interativas Assistidas por Computador [WEB98], a disponibilização de atividades educativas na WWW está direcionada à prática da educação continuada ou como suporte às aulas presenciais tradicionais [BOR98]. Esse modelo inclui a integração de tecnologias [MAC98] que estão tornando possível uma transformação gradual do antigo modelo de ensino baseado no professor para um novo paradigma orientado ao aluno, bem como possibilitando o ensino a distância. 2. TEORIA DAS CATEGORIAS NO INSTITUTO DE INFORMÁTICA DA UFRGS Categorias Computacionais constitui uma disciplina obrigatória para alunos do sétimo semestre do Bacharelado em Ciência da Computação na UFRGS, desde o primeiro semestre de A metodologia utilizada é a exposição oral dialogada, para turmas com um número aproximado de 35 alunos, podendo chegar a 50, e com uma carga horária total de 60 horas/aula, sendo exigido o curso de Semântica Formal como

27 126 pré-requisito. A partir do primeiro semestre do ano 2000, os pré-requisitos da cadeira passarão a ser Matemática Discreta e Lógica, de forma a permitir que os alunos possam cursar a disciplina desde o terceiro semestre curricular. Essa modificação tem por objetivo incentivar a utilização de conceitos categoriais em várias disciplinas correntes do curso de computação. É importante salientar que a disciplina de Categorias Computacionais, quando oferecida, é opcional para a grande maioria dos cursos de graduação na área. Porém, devido ao reconhecimento de sua importância, além da UFRGS, em algumas outras universidades a disciplina já está se tornando parte do currículo obrigatório. O objetivo da disciplina é capacitar o aluno para a aplicação dos conceitos básicos da Teoria das Categorias como uma ferramenta matemática unificada para investigações em Ciência da Computação. 3. DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE CATEGORIAS Verificou-se que os alunos integrantes da disciplina não apresentam uma uniformidade de conhecimento dos conceitos matemáticos básicos necessários para o desenvolvimento do conteúdo. Tal deficiência implica na necessidade de um acompanhamento individualizado no processo de construção do conhecimento. Entretanto, para turmas grandes é impossível para um professor desenvolver, verificar e avaliar um grande número de tarefas. Outra barreira que se impõe ao ensino/aprendizagem de Categorias está relacionado a dificuldade de se obter material bibliográfico adequado. Por ser uma teoria relativamente recente, com experiências ainda novas no ensino de graduação, a escassez de livros didáticos sobre o tema ainda é predominante. Raramente se encontram materiais direcionados ao ensino de graduação, tanto em publicações, quanto em servidores na Internet. 4. UM SISTEMA DE APOIO NA INTERNET A experiência aqui reportada teve início com um projeto para a construção de um ambiente de apoio ao ensino das disciplinas ligadas ao estudo de Informática Teórica. O Programa de Ensino a Distância de Informática Teórica [WEB98] inclui diversos módulos: Livro Eletrônico (constituído de tutoriais), Avaliação e Gerência, Animações, Simuladores, Sistema de Ajuda, Avaliação Interativa (provas e exercícios), Referências e Consulta Bibliográfica. O módulo de Avaliação Interativa desenvolvido é uma ferramenta importante para o trabalho do professor, uma vez que pode ser utilizado para diversas atividades, tais como: identificar dificuldades de aprendizado individuais dos alunos, permitir ao aluno aprofundar seus estudos em um tema específico, revisar matérias já estudadas, preparar alunos para provas e possibilitar a criação de um banco de dados com exercícios e provas. O sistema que permite a construção de avaliações interativas de alunos faz parte de um modelo para definição de cursos a serem disponibilizados na Web utilizando o formalismo de Autômatos Finitos com Saída (Máquina de Mealy, Máquina de Moore). Tal modelo é descrito em maiores detalhes em [MAC99, MAC99b, MEN99]. Segundo este modelo, cada autômato constitui um curso definido sobre um conjunto de páginas (unidades de informação) independentes. A função programa do autômato constitui a ligação lógica entre as diferentes Unidades de Informação. O resultado final é a estrutura básica de páginas e links entre as páginas de um site na Web. O alfabeto Σ de símbolos de entrada é um conjunto de nomes que identificam os links de navegação no hipertexto. Note que a noção de palavra permanece, pois as saídas (de um alfabeto ) estão relacionadas a unidades de informação constituídas por páginas Web e as palavras

28 127 de saída *, presentes na função programa δ e função de saída δ S, são páginas concatenadas como uma única página Web no navegador do usuário. As transições, definidas na função programa δ, funcionam como ligações lógicas entre os conteúdos dos cursos e definem possíveis links HTML a serem selecionados pelos alunos durante a navegação pelo hipertexto. Com a utilização de um mesmo formalismo nos módulos do sistema é possível definir exercícios "inteligentes" com vários níveis de "dicas" para a solução de problemas e referências cruzadas para o material instrucional relativo à questão apresentada. Além disso, a criação de exercícios modelados como autômatos finitos serve à categoria de sistemas capazes de oferecer estudo individualizado, com caminhos construídos especificamente para cada nível de habilidade dos alunos. Desta forma, como a criação do material hipermídia é independente do autômato, é possível criar diversos autômatos sobre um mesmo material, cada um com objetivos específicos ou enfoques diferentes. 5. IMPLEMENTAÇÃO O sistema consiste em um ambiente de apoio interativo ao professor, baseado em uma arquitetura cliente-servidor na WWW, com recursos que facilitam uma representação gráfica dos exercícios, assim como uma interface amigável para os serviços disponibilizados (criação e manutenção de exercícios). O servidor é formado por um conjunto de programas CGI (desenvolvidos na linguagem Perl) alocados em um servidor HTTP e oferece serviços de controle sobre as estruturas dos autômatos e acesso à hiperbase. Um cliente pode ser qualquer navegador WWW com capacidade de execução de applets Java. As páginas HTML e material hipermídia em geral estão localizadas no servidor HTTP em questão, mas com uma diferença fundamental: os arquivos não contêm links armazenados diretamente em seu código HTML. Dessa forma, a seqüência das informações a serem "navegadas" pelos usuários não está contida no próprio documento, mas separada do conteúdo instrucional. Como conseqüência, o reuso do material instrucional é muito simples. Pode-se alterar o autômato sem alteração nas páginas HTML e vice-versa, bem como utilizar uma mesma página para diversos exercícios. 6. CONCLUSÃO Foi apresentado uma contribuição às experiências de ensino de Categorias para alunos de graduação em Computação no Brasil, através da produção de material didático voltados à cadeira de Categorias Computacionais seguidos de uma análise dos obstáculos envolvidos no ensino/aprendizagem desta teoria. Neste contexto, a solução proposta é simples e flexível tanto para alunos e professores, constituindo-se de uma alternativa para o apoio à criação de mecanismos de avaliação na Web. O sistema é suportado por uma arquitetura cliente-servidor baseada em um modelo de cursos para a Web definida sobre o formalismo de Autômatos Finitos com Saída. Suas vantagens estão no alto grau de modularização do material educacional e conseqüente facilitação do reuso deste material, eliminação da redundância, viabilização de exercícios "inteligentes" integrados ao conteúdo do curso, acesso facilitado a um banco de exercícios e provas, e possibilidade de geração automática de avaliações na Web. 7. BIBLIOGRAFIA [BAR90] Michael Barr, Charles Wells. Category Theory for Computing Science. Prentice Hall, 1990.

29 128 [BOR98] Christopher M. Boroni, Frances W. Goosey, et al. A Paradigm Shift! The Internet, the Web, Browsers, Java and the Future of Computer Science Education. SIGCSE Bulletin, March 1998, v.30, n.1, p [MAC98] Júlio P. Machado, P. Baluth Menezes. Sistemas de Gerenciamento para o Ensino a Distância. Anais V Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo - Brasil, October [MAC99] Júlio P. Machado, Leonardo Penczek, Carlos Tadeu Q. Morais, P. Blauth Menezes. Autômatos Finitos: um formalismo para cursos na web. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1999, p [MAC99b] Júlio P. Machado, P. Blauth Menezes, Leonardo Penczek. A System for Web Based Instruction Using Sequential Automata. Anais International Conference on Engineering and Computer Education, Rio de Janeiro, [MEN99] P. Blauth Menezes, Júlio P. Machado. Web Courses are Automata: a Categorial Framework. Anais II Workshop de Métodos Formais, 1999, p [PIA92] Jean Piaget, Terrance Brown (editor). Morphisms and Categories: comparing and transforming. Lawrence Erlbaum Associates. Hillsdale, New Jersey, [WEB98] Taisy Weber, Raul F. Weber, Ingrid J. Pôrto, Flávio Wagner, P. Blauth Menezes. Uma Experiência com Hiperdocumentos e Internet no Suporte a Disciplinas de Computação. Anais VI Workshop sobre Educação em Informática, XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte - Brasil, Agosto v.1, pp

30 129 Anexo 8 Artigo M/SET'2000 A Web Teaching System Based on Formal Methods Carlos Tadeu Q. de Morais, Júlio P. Machado, Paulo B. Menezes, Ricardo A.L. Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Bento Gonçalves, Caixa Postal CEP Porto Alegre - RS - Brasil With the emergence of the Web it became possible to provide students access to a broadly range of information and teaching materials independently of time and geographic constraints. The Web is also a powerful tool that allows us to set hybrid learning environments combining collaborative aspects from classroom-based teaching with the flexibility provided by web-based teaching, thus allowing the students to learn at their own pace. Our work, partially described in this paper, is centered in developing a semiautomated system to support the teaching (both undergraduate and graduate levels) of Theoretical Computing Science and VLSI Projects at the Computing Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul - Brazil, through the definition of a set of courseware tools based on the manipulation of constructions from the Automata Theory, Category Theory and Hyperdocuments Technology. The efforts are based on the Project TEIA - "Tecnicas de Ensino Interativas Assistidas por Computador" (Computer Aided Interactive Teaching Techniques) whose main objectives are: Stimulate students independence from the teacher and better engagement in their own knowledge building process, allowing students to fulfill their needs at their own pace. Provide instructional materials with low cost. Hyperdocuments can be stored in web servers, reused and copied by students for use in their own computers off-line. Increase the teachers' productivity. Once the instructional materials are in digital media, the teachers don't need to spend so much time reproducing their notes every semester. They can use the time to supervise students' activity individually, to stimulate the students' creativity, develop experiments and group work, and use feedback to improve the on-line materials. One of the main problems with the current courseware systems is the lack of integration between course contents pages and the assessment tools. The proposed system avoids this drawback through the use of a common formalism for the control and organization of exercises/tests and instructional hyperdocuments; providing tools for the creation of what we called "intelligent questions", with several levels of cues and crossreferences to the web course pages. The system was implemented in Perl using a client/server architecture and can run inside any web server that supports CGI scripts. In this paper, we intend to introduce the mechanisms behind the relationship between web course pages and computer managed exercises/tests, also we provide a discussion on the use of such strategy in Formal Languages, Category Theory, and Microelectronic classes. In the system, Web Courses are automata with output (Mealy/Moore Machines) and links between pages are automaton transitions (not HTML source). Each automaton defines a course and consists of a set of independent pages (Information Units) which

31 130 may belong to other courses as well. The automaton next-state function acts as a logical link between the Information Units. The result is the basic structure of pages and hypermedia links in a Web site. It is important to highlight that the links between pages are not static and hard-coded into the HTML source, but they are defined in the automaton transitions. As a consequence, reusing the instructional materials is straightforward. The teacher can alter the automaton without modifying the HTML pages and vice versa, as well as use the same pages in several courses. Thanks to the automaton, the resulted system was easy to implement, simple yet powerful. The Distance Education Program on includes a broad range of tools: electronic book (tutorials), system management, evaluation facilities, animated graphs, simulators, help system, questions database, references and bibliography and other specific software programs. The system which is being used and developed is aimed at: Providing access to hypermedia materials from classroom, laboratories or home. The hypertexts include several techniques to enhance learning like animated figures depicting algorithms, the presentation of automata, and so forth. It also contains Java applets that implements abstract machines, from within instructors and students can select from a number of automata to animate and they can modify existing models as well as create entirely new ones. The on-line site provides instructional materials on Theory of Computing, Formal Languages, Automata Theory and Category Theory, based on class notes and published books. Tracking students' paths and progress through logs of their on-line activities. The students' participation can be taken into consideration in the evaluation process. Organizing instructional contents as an automaton with output model, aggregating diffuse information into coherent units; thus helping students to find the information they need without getting lost in the vast amount of files found in the web servers. Providing communication tools, which stimulate cooperative and/or collaborative work. , discussion forum and bulletin boards are very important because they explicitly address the process of knowledge construction. Organizing a database of computer managed exercises and tests. The assessment system is being developed for both formative and summative purposes. The main idea of formative assessment is to help students to learn something. The main aim of summative assessment is to classify the students in some way. It is currently being used to create a database of multiple-choice exercises with automatic checking of the answers for the courses on VLSI Projects and Formal Languages. The assessment system was tested in a local classroom with all the students; in the near future we plan to add security features in order to allow the students to take the summative tests at distance. We do not intend to make a "breakthrough" in the teaching paradigms, but we want to show that it is important to develop tools that can be easily and usefully integrated into the day-by-day classes at the university as lecture support or distance and continuous education. -Michael Barr, Charles Wells. Category Theory for Computing Science. Prentice Hall. USA, Christopher M. Boroni, Frances W. Goosey, et al. A Paradigm Shift! The Internet, the Web, Browsers, Java and the Future of Computer Science Education. In SIGCSE Bulletin, March 1998, v.30, n.1, p F. Garzotto, D. Schwabe, P. Paolini. HDM: A Model Based Approach to Hypertext Application Design. In ACM Transactions on Information Systems, January 1993, v.11, n.1, p.1-26.

32 131 -Paulo F. B. Menezes. Linguagens Formais e Autômatos. Segunda Edição. Editora Sagra-Luzzatto. Brasil, G. Winskel. Petri Nets, Algebras, Morphisms and Compositionality. Information and Computation 72, Academic Press, 1987, p P. David Stotts, R. Furuta, C. Ruiz Cabarrus. Hyperdocuments as Automata: Verification of Trace-Based Browsing Properties by Model Checking. In ACM Transactions on Information Systems, January 1998, v.16, n.1, p J. E. Hopcroft, J. D. Ulmann. Introduction to Automata Theory, Languages and Computation. Addison-Welsey, P. Blauth Menezes, Júlio P. Machado. Web Courses are Automata: a Categorial Framework. II Workshop de Métodos Formais, Júlio P. Machado, Leonardo Penczek, Carlos Tadeu Q. Morais, Paulo B. Menezes. Autômatos Finitos: um formalismo para cursos na web. XIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1999.

Sistema de Acompanhamento ao Desempenho do Aluno

Sistema de Acompanhamento ao Desempenho do Aluno Sistema de Acompanhamento ao Desempenho do Aluno Manoel Cardoso da Silveira Neto 1, Luciana Vescia Lourega 1 1 Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos RS - Brasil Caixa Postal 38 98.130-000

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS Guia Inicial de Acesso e Utilização Para Docentes Versão 1.0b Outubro/2010 Acesso e utilização do Ambiente Virtual de Ensino

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Manual do Usuário 2013

Manual do Usuário 2013 Manual do Usuário 2013 MANUAL DO USUÁRIO 2013 Introdução Um ambiente virtual de aprendizagem é um programa para computador que permite que a sala de aula migre para a Internet. Simula muitos dos recursos

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Moodle - Tutorial para Professores

Moodle - Tutorial para Professores Moodle - Tutorial para Professores por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos professores da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle.

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

ESTUDO DE CASO: LeCS: Ensino a Distância

ESTUDO DE CASO: LeCS: Ensino a Distância ESTUDO DE CASO: LeCS: Ensino a Distância HERMOSILLA, Lígia Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça FAEG - Labienópolis - CEP 17400-000 Garça (SP) Brasil Telefone (14) 3407-8000

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno

Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno Ambiente de Aprendizagem Moodle FPD Manual do Aluno Maio 2008 Conteúdo 1 Primeiros passos...4 1.1 Tornando-se um usuário...4 1.2 Acessando o ambiente Moodle...4 1.3 O ambiente Moodle...4 1.4 Cadastrando-se

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

4 Autômatos Finitos: Um Formalismo Para Cursos Na Web

4 Autômatos Finitos: Um Formalismo Para Cursos Na Web 35 4 Autômatos Finitos: Um Formalismo Para Cursos Na Web Este artigo [MAC 99a] foi submetido e publicado no formato artigo completo nos anais do XIII SBES - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MOODLE

MANUAL DO ALUNO MOODLE MANUAL DO ALUNO MOODLE 1. Primeiros passos 1.1. Tornando-se um usuário No ambiente Moodle alunos e tutores são usuários do sistema. Assim, o primeiro passo, para todos, é tornar-se usuário. Este manual

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HTM3.0. Tutorial HTML. versão 4.01

Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HTM3.0. Tutorial HTML. versão 4.01 Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HTM3.0 Tutorial HTML versão 4.01 K O M Σ D I Copyright by Editora Komedi, 2007 Dados para Catalogação Rimoli, Monica Alvarez Chaves,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST E-DOC Peticionamento APRESENTAÇÃO O sistema E-DOC substituirá o atual sistema existente. Este sistema permitirá o controle de petições que utiliza certificado digital para autenticação de carga de documentos.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA SUMÁRIO 1 O que é a Plataforma Blackboard...4 2 Como acessar a Plataforma Blackboard...5 3 Acessando a Blackboard...6 4 Menu do Curso...7 5 Acessando

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Glossários em Moodle (1.6.5+)

Glossários em Moodle (1.6.5+) Glossários em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Glossários em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Glossários em Moodle 3 Índice

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Ambiente Moodle 2º Semestre de 2010 Modelo A4

Ambiente Moodle 2º Semestre de 2010 Modelo A4 Ambiente Moodle 2º Semestre de 2010 Modelo A4 Apresentação dos Professores Carla Kozan- Administração (4º Sem), Direito Matutino (4º Sem), Direito Noturno (4º Sem) Ciências Contábeis (4º Sem), Computação

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Sistema de Gestão Sa&M

Sistema de Gestão Sa&M Sistema de Gestão Sa&M Copyright 2008-2012 MediaWorks Sistemas de Informática LTDA. This document contains confidential and proprietary information of MediaWorks Sistemas de Informática LTDA. and may be

Leia mais

Existem 109 questões nesta pesquisa

Existem 109 questões nesta pesquisa FASE 2: ANÁLISE DO WEBSITE INSTRUÇÕES Leia atentamente todas as questões Explore o website em avaliação, procurando pelas questões propostas Depois, responda cada questão Algumas questões precisam de informações

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Índice 1) Login... 3 2) Digitalização de Documentos... 5 2.1) Digitalização

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Educação a Distância Definições

Educação a Distância Definições Educação a Distância Definições Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente; Visa a interação

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais