Configuração do Google Groups for Business para administradores

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configuração do Google Groups for Business para administradores"

Transcrição

1 Configuração do Google Groups for Business para administradores Neste guia 1. Descobrir como o Google Groups for Business pode ajudar sua equipe a se comunicar 2. Escolher as configurações recomendadas para o Google Groups for Business 3. Criar uma lista de s com uma resposta automática, uma lista de s com usuários externos e uma caixa de correio compartilhada 4. Treinar sua organização Você precisará de: uma conta de administrador do G Suite; 30 minutos.

2 O que é o Google Groups for Business? O Google Groups oferece uma forma eficiente de se comunicar com um grupo específico de pessoas dentro e fora da sua organização. Você pode permitir que sua equipe crie e gerencie os próprios grupos e colabore com facilidade. Você pode fazer muito mais com o Google Groups for Business: Crie grupos que incluam pessoas fora da sua organização. Permita que os usuários gerenciem listas de distribuição. Defina tipos específicos de grupos, como caixas de correio compartilhadas e fóruns on-line. O melhor de tudo é que os grupos são gratuitos e não são contabilizados nas licenças de usuário do G Suite.

3 Facilitar as comunicações com o Google Groups for Business Estes são alguns exemplos de como você pode usar o Google Groups for Business na sua organização: Respostas automáticas para listas de s Crie para clientes em potencial entrarem em contato com você. É possível configurar uma resposta automática para que os clientes recebam uma resposta quando enviarem um para você: "Agradecemos o interesse. Responderemos nas próximas 24 horas." Permitir que a equipe gerencie os próprios grupos Crie para gerenciar um evento da empresa. Permita que os membros da equipe adicionem ou excluam convidados na lista de s para que eles não precisem pedir sua ajuda cada vez que fizerem uma pequena alteração. Boletins informativos externos e equipes de projetos Caixas de correio colaborativas (compartilhadas) Com o Google Groups for Business, você pode criar um grupo de projeto que inclua membros da sua organização e consultores externos. Crie um endereço de para seu grupo e envie um boletim informativo ou atualize a equipe inteira facilmente com apenas um . Use uma Caixa de entrada colaborativa em para que sua equipe possa gerenciar solicitações de ajuda. Cada membro da equipe de suporte pode responder individualmente aos tíquetes e marcá-los como resolvidos ou atribuí-los a outra pessoa.

4 3. Adicionar usuários externos 4. Caixas de entrada colaborativas 5. Treinar sua equipe Encontrar o Google Groups for Business no Admin Console Clique em uma etapa para navegar. Para começar, vamos acessar a página do Google Groups for Business no Admin Console: 1. Faça login no Google Admin Console com o endereço de e a senha. 2. Clique em Apps e G Suite. 3. Role para baixo para ver a lista de serviços e clique em Groups for Business. Observação: No painel, talvez você também veja o Grupos, que fornece listas de s básicas. Certifique-se de usar o Groups for Business neste guia.

5 3. Adicionar usuários externos 4. Caixas de entrada colaborativas 5. Treinar sua equipe Ativar o Google Groups for Business O Google Groups for Business é ativado por padrão. No entanto, se você precisar ativá-lo manualmente, faça o seguinte: 1. No Groups for Business, clique em no canto superior direito. 2. Clique em Ativado para todos. 3. Confirme clicando em Ativar para todos.

6 Escolher as configurações recomendadas 1. Clique em Como compartilhar configurações. 2. Escolha as configurações recomendadas abaixo. 3. Clique em Salvar alterações quando terminar. Essas configurações permitem que você designe gerentes de grupo na sua equipe que podem adicionar e excluir usuários de cada grupo. Isso também significa que apenas administradores podem adicionar usuários externos a um grupo. Você pode alterar essa configuração posteriormente se quiser.

7 Criar um grupo de s com uma resposta automática Agora vamos criar uma lista de s com uma resposta automática. Usaremos o domínio Solarmora.com como exemplo. Você quer configurar a lista de s como um grupo para que todos na equipe de suporte possam responder a clientes em potencial. Em seguida, você quer configurar uma resposta automática para o grupo para que todas as pessoas que enviem um para recebam esta mensagem: Agradecemos seu interesse. Entraremos em contato nas próximas 24 horas. E se eu já tiver criado esse e outros grupos no Admin Console? Depois que você ativar o Google Groups for Business, todos os grupos criados no Grupos básico serão migrados para o novo produto. Para encontrar seus grupos, acesse o Admin Console e clique em Grupos. Agora você pode gerenciar seu grupo. Saiba mais: Grupos migrados Mostraremos as etapas para fazer isso.

8 Iniciar o Grupos Primeiro, vamos abrir o Grupos: 1. No Admin Console do G Suite, clique em Acesso rápido aos apps na parte superior da página. 2. Clique em Grupos. Se você não vir Grupos, clique em Mais. 3. Na página do Grupos, você poderá: criar e gerenciar grupos; ler e responder às mensagens do grupo clicando em Minhas discussões. As mesmas mensagens também estão disponíveis na sua Caixa de entrada.

9 Criar um grupo de s Vamos criar o grupo. Na página do Grupos: 1. Na parte superior da página, clique no botão Criar grupo. 2. Preencha o nome do grupo (o com o nome do grupo que os destinatários veem, por exemplo, Equipe da Solarmora), o endereço de do grupo (por exemplo, e uma descrição (visível apenas para seus usuários). 3. Agora selecione Lista de s no menu suspenso em Tipo de grupo. Observação: As outras configurações na página Criar controlam quais usuários na sua organização podem ver ou responder a mensagens e participar do grupo. Por padrão, todos os usuários na sua organização. 4. Clique em Criar na parte superior da página. 5. Na janela de confirmação, clique em OK para criar seu Grupo.

10 Configurar a resposta automática do grupo Agora seu grupo está em "Meus grupos" na página do Grupos. 1. À direita, clique em Gerenciar. 2. Na lista lateral, clique em Detalhes e selecione Opções de Faça as alterações a seguir e clique em Salvar. Prefixo de assunto Digite o texto que os destinatários da resposta automática verão na linha Assunto. Você pode definir algo como: Agradecemos seu contato. Rodapé do Desmarque todas as opções. Essas opções geralmente são usadas para listas de internas ou grupos com membros externos, como um boletim informativo, não para respostas automáticas. Respostas automáticas Marque a caixa Ativar mensagem de resposta automática para não membros fora da organização e digite a mensagem que os destinatários verão no corpo do . Você pode incluir informações sobre sua empresa, porque não há um rodapé de personalizado. Saiba mais: Respostas automáticas para grupos

11 Adicionar membros ao seu grupo 1. Na página do Grupos, clique em Gerenciar embaixo do seu Grupo. 2. Na lista à esquerda, clique em Membros e em Adicionar membros diretamente. 3. Digite os endereços de das pessoas que você quer adicionar e digite uma mensagem de boas-vindas ao grupo. Observação: Os endereços que você digitar precisam ser usuários adicionados no seu Admin Console. Falaremos sobre a adição de usuários fora da sua organização em outra parte deste guia. 4. Na seção Opções de inscrição por , selecione Todos os s. 5. Clique em Adicionar na parte superior da página. Agora você pode ver os membros do seu grupo clicando em Todos os membros.

12 Testar seu novo grupo de s Agora que você criou o novo grupo, vamos ver como ele funciona. Lembre-se de que um grupo pode levar até seis horas para ficar ativo. Ver a resposta automática Envie uma mensagem para o grupo de uma conta de fora do seu domínio e verifique a mensagem de resposta automática. Responder a uma mensagem Verifique a Caixa de entrada do seu domínio para ver se você recebeu a mensagem enviada da conta de externa. Confirme que você recebe s de outros membros do grupo. Ver a mensagem no Grupos Para ver suas mensagens diretamente no Grupos, acesse Meus grupos e clique no seu grupo. Abra a mensagem que você enviou da conta de externa e clique em Responder. Você pode responder do endereço de do grupo ou do seu . Saiba mais sobre como editar um grupo

13 Criar um grupo com usuários externos Vamos continuar com o exemplo Solarmora.com e criar um grupo com usuários externos. A Solarmora está fazendo um evento com uma equipe formada por funcionários e consultores e voluntários externos. O gerente do evento quer incluir todos que trabalham no projeto em uma nova lista, Usando o Google Groups for Business, você pode: criar uma lista de s com usuários que têm endereços de fora do domínio solarmora.com; permitir que o gerente do evento da Solarmora adicione e exclua endereços de no grupo sem sua ajuda; permitir que usuários externos enviem respostas do endereço

14 3. Adicionar usuários externos 4. Caixas de entrada colaborativas 5. Treinar sua equipe Atualizar as configurações de compartilhamento do Google Groups for Business Primeiro, permitiremos que pessoas na sua organização adicionem usuários externos a um grupo de s. Você designará os proprietários do grupo posteriormente. 3. Não altere as configurações definidas anteriormente e marque estas duas caixas: 1. No Admin Console, clique em Apps, G Suite e Groups for Business. 2. Na página de configurações do Google Groups for Business, clique em Como compartilhar configurações. 4. Clique em Salvar. Observação: É essencial ensinar os proprietários de grupos a gerenciar listas de s no Google Groups for Business. Analise alguns recursos de treinamento no final deste guia.

15 Iniciar o Grupos Agora que atualizamos as configurações, podemos criar o grupo para que as pessoas fora da sua organização possam enviar e receber s para o grupo. 1. No Admin Console, clique no Acesso rápido aos apps na parte superior da página. 2. Clique em Grupos. 3. Na parte superior, clique em Criar grupo. 4. Nomeie o grupo, atribua um endereço de a ele e escreva a descrição do grupo, como você fez na seção anterior. 5. Clique em Criar para salvar seu grupo.

16 3. Adicionar usuários externos 4. Caixas de entrada colaborativas 5. Treinar sua equipe Permitir que usuários externos acessem seu grupo de s Agora vamos permitir que membros externos do grupo acessem mensagens. 1. Na parte superior da página, clique em Membros e no botão Gerenciar. 2. Na lateral, clique em Permissões. 3. Na lista, clique em Permissões básicas. 4. Verifique se as configurações de Visualizar tópicos e Postar têm uma marca de seleção ao lado da opção Todos os membros do grupo. 5. Clique em Salvar na parte superior da página quando terminar.

17 Adicionar membros externos ao seu grupo 1. Volte para a página Grupos e clique em Meus grupos. 2. Clique em Gerenciar embaixo do seu Grupo. 3. Na lateral, embaixo de Membros, clique em Convidar membros e digite os endereços de de pessoas fora da sua organização. Observação: Os usuários externos precisam ser convidados e não podem ser adicionados diretamente. Para adicionar endereços de usuários internos, eles precisam ser usuários do seu domínio do G Suite. 4. Clique em Enviar convites. Para ver os membros do seu grupo a qualquer hora, clique em Membros na lateral e em Todos os membros.

18 Designar um gerente para o grupo Em seguida, você especificará um gerente para o grupo. O gerente pode adicionar ou excluir membros do grupo. 1. Na lateral, clique em Meus grupos. Embaixo do seu grupo, clique em Gerenciar. 2. Na lista de membros, clique na caixa ao lado da pessoa que você quer definir como gerente do grupo. 3. Na parte superior, clique em Ações, selecione Adicionar à função e clique em Gerente. Sua página será atualizada, e a pessoa passará a ser um gerente. 4. Marque um horário com os gerentes do grupo para ajudá-los a dar os primeiros passos no Grupos. Saiba mais sobre o gerenciamento de grupos

19 Usar o Grupos para criar uma Caixa de entrada colaborativa As caixas de correio colaborativas podem ajudar sua equipe a gerenciar uma fila de solicitações por , como solicitações de suporte técnico feitas por clientes. Sua equipe pode responder individualmente a solicitações e marcá-las como resolvidas. Para criar uma caixa de correio colaborativa, você precisa criar um novo grupo, como fez anteriormente neste guia. 1. Quando você criar um grupo, no campo Selecionar um tipo de grupo, selecione Caixa de entrada colaborativa. 2. Ao lado de Participantes, selecione quem pode acessar os recursos da Caixa de entrada colaborativa. 3. Em Permissões básicas, selecione outras configurações. Saiba mais e assista a um vídeo sobre como criar e usar caixas de correio colaborativas.

20 Treinar sua equipe Acesse o Centro de aprendizagem do G Suite em gsuite.google.com.br/learning-center para mais recursos de treinamento. Acessar o Centro de aprendizage Criar planilhas para Grupos Criar e gerenciar grupos Montar uma equipe virtual aprimorada Perguntas frequentes

21 Parabéns. Você configurou o Google Groups for Business. Você aprendeu a: criar grupos; personalizar o acesso e as configurações; configurar uma resposta automática para um grupo; designar o gerente de um grupo; treinar sua equipe.

Boletins Informativos

Boletins Informativos Boletins Informativos Esta documentação irá explicar-lhe, passo a passo, como criar e enviar sua primeira Newsletter. Criar um boletim informativo Entrar no back-end e clique no menu Componentes -> AcyMailing

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

Roteiro 12: Gerenciando Compartilhamentos

Roteiro 12: Gerenciando Compartilhamentos Roteiro 12: Gerenciando Compartilhamentos Objetivos: Ativar e gerenciar compartilhamentos locais e remotos; Ativar e gerenciar o sistema de arquivos distribuídos (DFs); Gerenciar compartilhamentos ocultos;

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

Guia de utilizador final dos gráficos cross-browser OrgPublisher

Guia de utilizador final dos gráficos cross-browser OrgPublisher Guia de utilizador final dos gráficos cross-browser OrgPublisher Índice Índice... 3 Ver tutoriais para gráficos cross-browser publicados... 4 Conduzir uma pesquisa num gráfico Silverlight publicado...

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Treinamento de e-commerce

Treinamento de e-commerce Treinamento de e-commerce Bem vindo ao treinamento de e commerce mais rápido e direto de todos! Utilize este documento para se orientar sempre que necessário e não se preocupe, em caso de necessidade,

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

InterCall Online Como programar reuniões de Reservationless-Plus

InterCall Online Como programar reuniões de Reservationless-Plus M A N U A L D O U S U Á R I O InterCall Online Como programar reuniões de Reservationless-Plus Através do uso de InterCall Online, você pode programar reuniões de Reservationless-Plus pela Internet. O

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS! Criando cenários a partir do Solver! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Como alterar rapidamente

Leia mais

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida Backup Exec 2012 Guia de Instalação Rápida Instalação Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Instalação típica do Backup

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO Como posso ligar o tablet: O botão power está localizado na borda do tablet, o botão está identificado por este símbolo Pressione e segure o botão power até que a tela

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br 2015 DMW DESIGN - AGÊNCIA DIGITAL contato@dmwdesign.com.br www.dmwdesign.com.br Login Para efetuar o Login no Painel Administrativo

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais. O Ambiente Moodle ferramentas e funcionalidades

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais. O Ambiente Moodle ferramentas e funcionalidades Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Pró-Reitoria de Graduação Núcleo de Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 3.0 Orientações Didático-Pedagógicas e Tutoriais O Ambiente Moodle ferramentas

Leia mais

1.0 Informações de hardware

1.0 Informações de hardware 1.0 Informações de hardware 1.1 Botões e ligações 6 1 7 2 8 3 9 4 5 6 10 1 Ligar / Desligar 2 Conetor Micro USB 3 Botão Voltar 4 Conetor Mini HDMI 5 Microfone 6 Webcam 7 Entrada para fone de ouvido 8 Botão

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI GUIA DO USUÁRIO COMUNICADOR SPARK INÍCIO O comunicador SPARK

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA MÓDULO V MICROSOFT ACCESS 97 -MATERIAL DO ALUNO- Profa. Maria

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESEMVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito por

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

Especificar. Simplificando o extraordinário. Como jogar

Especificar. Simplificando o extraordinário. Como jogar PENSE ANTES DE IMPRIMIR Especificar Como jogar O jogo Especificar ajuda os alunos a formular e fazer perguntas sobre diversos assuntos. Também promove o pensamento analítico dos alunos da pré-escola. O

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores:

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores: MANUAL DO PROFESSOR - Inscrições Colégios Colégios Participantes de Temporadas anteriores: O Professor deverá acessar o link Inscrições Colégios no menu esquerdo da página inicial do site da LE2 e com

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005 Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.3 Introdução do seu login e password

Leia mais

Como iniciar o TMS Learning

Como iniciar o TMS Learning Talent Management System (TMS) Como iniciar o TMS Learning Como fazer login 1. Digite o endereço da internet do TMS (URL): https://performancemanager4.successfactors.com/login?company=borgwarner 2. Digite

Leia mais

Como configurar o Microsoft Office 2013

Como configurar o Microsoft Office 2013 Nesse tutorial, vamos mostrar como configurar uma conta do "outlook.com", "hotmail.com" ou "domains.live" para as seguinte versões do Microsoft Office: Microsoft Office 2013 Microsoft Office 2010 Microsoft

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Administração Portal Controle Público

Administração Portal Controle Público Administração Portal Controle Público Manual do usuário www.controlepublico.org.br 2015 Sumário 1. Workflow da publicação... 3 1.1. Perfis de publicação... 3 1.2. Perfis de controle no Administrador...

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/07/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 SUMÁRIO Introdução... 3 O Webdesk Surflog... 4 Acessando o Webdesk... 5 Funções do Webdesk... 7 Envio de avisos por e-mail pelo Webdesk... 8

Leia mais

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA

OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA GERÊNCIA DE ANÁLISE DE CRÉDITO URBANO E RURAL - GERUR OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA PASSO A PASSO VITORIA ES 2015 1 OBTENÇÃO DA DISPENSA DE LICENCIAMENTO NO SITE DO IEMA 1) Acessar

Leia mais

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período: Encontro 09 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade III: Modelagem Lógico de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM 6. Introdução ao MS Access O Microsoft

Leia mais

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a e-volution Biblioteca virtual com conteúdo atualizado, multimídia e interativo Acervo customizado de acordo

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Guia do Usuário do CentreWare DP

Guia do Usuário do CentreWare DP Guia do Usuário do CentreWare DP "O seu piloto automático para o gerenciamento produtivo da impressora" Versão 4.0. GUIA DO USUÁRIO DO CENTREWARE DP 998, 999 pela Xerox Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

TUTORIAL DO E-MAIL INSTITUCIONAL

TUTORIAL DO E-MAIL INSTITUCIONAL TUTORIAL DO E-MAIL INSTITUCIONAL CRIAÇÃO: crteldna@gmail.com (43) 3371-1336 (43) 3371-1337 Fevereiro/2008 1 de 12 Sumário 1 Perguntas e respostas sobre o e-mail da SEED...3 2 Como fazer o cadastro no Portal

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO ÍNDICE APRESENTAÇÃO THUNDERBIRD:... 2 ABRIR O THUNDERBIRD... 3 CONHECENDO O THUNDERBIRD... 3 DESCRIÇÃO DETALHADA DE CADA ITEM MAPEADO...

Leia mais

GPS NEXTEL. GUIA DE UTILIZAÇÃO É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL.

GPS NEXTEL. GUIA DE UTILIZAÇÃO É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL. GPS NEXTEL. É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL. Com o serviço* oferecido pela Nextel, você dispõe de um avançado sistema GPS de navegação, com rotas e mapas 3D, orientação por voz, localização de pontos de

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

Documentação do produto SAP Business ByDesign, agosto 2015. Dados de parceiros de negócios

Documentação do produto SAP Business ByDesign, agosto 2015. Dados de parceiros de negócios Documentação do produto PUBLIC Dados de parceiros de negócios Índice 1 Fundamentos.... 5 1.1 Gerenciamento de endereços.... 5 1.2 Verificação de duplicados do parceiro de negócios.... 7 2 Visão Parceiros

Leia mais

Manual do usuário da administração do site Cisco WebEx (WBS31)

Manual do usuário da administração do site Cisco WebEx (WBS31) Primeira publicação: 23 de março de 2016 Última modificação: 21 de abril de 2016 Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive San Jose, CA 95134-1706 USA http://www.cisco.com Tel: 408

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 1- Abra a tampa lateral do dispositivo pressionando-a levemente e deslizando para o lado, conforme ilustração abaixo: 2- Após remover a tampa lateral, insira

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Orientação Profissional Empregabilidade Empreendedorismo. Guia para o Portal

Orientação Profissional Empregabilidade Empreendedorismo. Guia para o Portal Orientação Profissional Empregabilidade Empreendedorismo Guia para o Portal O Portal OPEE foi criado como uma ferramenta para complementar o uso da METODOLOGIA OPEE. Para auxiliar o professor e o aluno

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO FORTES AC PESSOAL / CONTÁBIL Página1 ÍNDICE 1. Integração de Movimentos (Folha, Férias, Adiantamento de Folha, Adiantamento de 13º, 13º Salário e Rescisão) Passo 1.1... pág. 3 Passo

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Curso de Inverno - CECID

Curso de Inverno - CECID 1 Curso de Inverno - CECID AULA 2 Configuração e Administração de Ambiente Moodle Prof. Dr. José Eduardo Santarem Segundo santarem@usp.br Blog: http://santaremsegundo.com.br Twitter: @santaremsegundo Introdução

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 6 ORGANIZANDO SEU SITE Bom agora vamos ver como ficou seu site: Veja que todo visitante vai entrar na página do seu blog. No entanto você tem três sites bem diferentes no mesmo site: 1. Blog 2. Loja 3. Serviço

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR Governo do Estado do Piauí 1 Conteúdo Introdução... 3 Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-sic)... 4 Primeiro Acesso... 5 Cadastro...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Sumário Enquadramento... 1 1. Introdução... 1 1º Passo: Como aceder o Ajuda Online?... 2 2º Passo: Página

Leia mais

Aula 5 VBA PARTE I 11/05/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1

Aula 5 VBA PARTE I 11/05/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Aula 5 VBA PARTE I 11/05/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Introdução ao VBA 1. O Excel é um programa que tem um grande potencial, mas a maioria do pessoal o maneja de forma simples, utilizando somente as

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Programação Java com Banco de Dados MYSQL Instalando o Servidor MYSQL Iremos utilizar o Vertrigo, programa esse que possui o servidor MySQL, Apache e PHP. Porém nosso foco

Leia mais

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO de Mobilidade 1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO TUTORIAL APLICATIVOS MAIO. 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Prezado ciclista, Os aplicativos apresentados a seguir são sugestões daqueles mais usados

Leia mais

INVENTÁRIO Bematech Farma Live

INVENTÁRIO Bematech Farma Live INVENTÁRIO Bematech Farma Live 1. Para iniciar rotina, abra o Bematech Farma Live, com o usuário do cliente, com o domínio da central e com a unidade de negócio da loja onde deve ser inventariada. Exemplo:

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint

TI 06 Técnicas de Informática - P2 2012/S1 Laboratório Informática Word e PowerPoint Para seguir corretamente esta vídeo-aula, assista ao vídeo e execute a ação sugerida no documento que você criou. Pause o vídeo e volte a demonstração quantas vezes forem necessária. Ao final da vídeo-aula

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Telefone AVAYA 9620 / 9640

Telefone AVAYA 9620 / 9640 Visão Geral A tabela a seguir apresenta descrições de botão/recurso dos aparelhos telefônicos Avaya. Nome Indicador de mensagem em espera Indicador de chamadas perdidas Linha de prompt Apresentações de

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO GERAL DE APOIO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO Manual de Utilização do E-mail Corporativo da Força Aérea Brasileira SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 WEBMAIL...3

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Seu manual do usuário HP deskjet 970c http://pt.yourpdfguides.com/dref/900013

Seu manual do usuário HP deskjet 970c http://pt.yourpdfguides.com/dref/900013 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

PRINCIPAL PAGINA INICIAL

PRINCIPAL PAGINA INICIAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar

Leia mais