Resumo de algumas atividades realizadas pelo Ramo Estudantil IEEE UNESP Ilha Solteira. nos anos de /1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo de algumas atividades realizadas pelo Ramo Estudantil IEEE UNESP Ilha Solteira. nos anos de /1"

Transcrição

1 Resumo de algumas atividades realizadas pelo Ramo Estudantil IEEE UNESP Ilha Solteira nos anos de /1

2 1. CURSOS

3 1.1) Grupo de Idiomas 2016/1 o Data: Primeiro semestre de 2016; o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira o Carga horária: 2 horas semanais, totalizando 40 horas aproximadamente. o Participantes: 94; o Local: Salas de aula Campus Central; o Emissão de certificado: Sim, tanto aos alunos como aos professores; o Resumo: As finalidades do grupo são promover um crescimento pessoal e profissional aos alunos e colaboradores da Unesp através do aprendizado de novos idiomas por um preço bem acessível aos interessados em: Inglês ( básico e Intermediário), Espanhol ( básico e intermediário ) Alemão ( básico e intermediário) e Francês ( básico, intermediário e avançado). Cada curso possuía duas horas semanais e ocorriam entre a quarta semana de aula e o fim do semestre. As aulas são ministradas por alunos voluntários, os quais adquiriram conhecimento proficiente da língua e experiências culturais nos intercâmbios oferecidos pela UNESP. Como haveria gastos com materiais (fornecidos pelo Ramo Estudantil), foi cobrada uma taxa para inscrição, sendo que os membros possuíam desconto e não membros, no momento da inscrição, realizavam a inscrição para o curso de idiomas e a membresia do IEEE. Os preços praticados: para Membros, 25 reais, para não Membros 50 reais.

4 1.2) Grupo de Idiomas 2016/2 o Data: Primeiro semestre de 2016; o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira o Carga horária: 2 horas semanais, totalizando 40 horas aproximadamente. o Participantes: 117; o Local: Salas de aula Campus Central; o Emissão de certificado: Sim, tanto aos alunos como aos professores; o Resumo: As finalidades do grupo são promover um crescimento pessoal e profissional aos alunos e colaboradores da Unesp através do aprendizado de novos idiomas por um preço bem acessível aos interessados em: Inglês ( básico e Intermediário e avançado), Espanhol ( básico e intermediário ) Alemão ( básico e intermediário) e Francês ( básico e intermediário). Cada curso possuía duas horas semanais e ocorriam entre a quarta semana de aula e o fim do semestre. As aulas são ministradas por alunos voluntários, os quais adquiriram conhecimento proficiente da língua e experiências culturais nos intercâmbios oferecidos pela UNESP. Como haveria gastos com materiais (fornecidos pelo Ramo Estudantil), foi cobrada uma taxa para inscrição, sendo que os membros possuíam desconto e não membros, no momento da inscrição, realizavam a inscrição para o curso de idiomas e a membresia do IEEE. Os preços praticados: para Membros, 25 reais, para não Membros 50 reais.

5 1.3) Grupo de Idiomas 2017/1 o Data: Primeiro semestre de 2017; o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira o Carga horária: 2 horas semanais, totalizando 40 horas aproximadamente. o Participantes: 117; o Local: Salas de aula Campus Central; o Emissão de certificado: Sim, tanto aos alunos como aos professores; o Resumo: As finalidades do grupo são promover um crescimento pessoal e profissional aos alunos e colaboradores da Unesp através do aprendizado de novos idiomas por um preço bem acessível aos interessados em: Inglês ( básico e Intermediário e avançado), Espanhol ( básico e intermediário ),Italiano ( básico) e Francês ( básico e intermediário). Cada curso possuía duas horas semanais e ocorriam entre a quarta semana de aula e o fim do semestre. As aulas são ministradas por alunos voluntários, os quais adquiriram conhecimento proficiente da língua e experiências culturais nos intercâmbios oferecidos pela UNESP. Como haveria gastos com materiais (fornecidos pelo Ramo Estudantil), foi cobrada uma taxa para inscrição, sendo que os membros possuíam desconto e não membros, no momento da inscrição, realizavam a inscrição para o curso de idiomas e a membresia do IEEE. Os preços praticados: para Membros, 25 reais, para não Membros 50 reais.

6 1.4) Curso MATLAB o Data: 26/09 à 01/10/2016 o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira; o Carga horária: 20 horas, divididas em cinco dias, com carga horária de 4 horas cada dia; o Participantes: 18 alunos da graduação em Engenharia pela FEIS; o Local: Sala de aula Campus Central; o Emissão de certificados: Sim, tanto ao ministrante do curso, como aos alunos; o Resumo: O objetivo do curso proposto é introduzir as funções básicas dessa poderosa ferramenta computacional, muito utilizada na engenharia, e como implementa-la em sua vida acadêmica.

7 1.5) Curso Arduino Básico o Data: 02/11/2016 o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira; o Carga horária: 4 horas. o Participantes: 25 alunos da graduação em Engenharia pela FEIS; o Local: Sala de aula Campus Central; o Emissão de certificados: Sim, tanto ao ministrante do curso, como aos alunos; o Resumo: O objetivo do curso proposto é introdução à plataforma Arduino, como programá-la e utilizá-la em projetos simples, a partir de aulas práticas, em que o aluno utiliza a placa e componentes eletrônicos para realizar experimentos simples.

8 1.6) Curso Gerenciamento de Projetos o Data: 02/07 à 03/07/2016 o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira; o Carga horária: 16 horas. o Participantes: 40 alunos da graduação em Engenharia pela FEIS; o Local: Sala de aula Campus Central; o Emissão de certificados: Sim, tanto ao ministrante do curso, como aos alunos; o Resumo: O objetivo do curso proposto é a abordagem de forma prática e dinâmica as diversas ferramentas utilizadas no Gerenciamento de Projetos, uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio.

9 2. EVENTOS E PROJETOS

10 2.1) SEMEEL XXXV Semana de Engenharia Elétrica da Unesp Ilha Solteira o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira, CAEE Centro Acadêmico da Engenharia Elétrica Unesp Ilha Solteira e PetElétrica. o Edição: 35ª. o Data: 19 a 23 de Setembro. o Horário do evento: 08 às 18 horas. o Local: Anfiteatro Campus e Laboratórios Didáticos de Computação e Graduação do Campus 3 Unesp Ilha Solteira. o Público alvo: Alunos de graduação e pós graduação em Engenharia com ênfase na Engenharia Elétrica; o Público atingido: 200 pessoas. o Foco do evento: Ajudar a aprimorar os conhecimentos dos participantes no que diz respeito ao conhecimento de novas tecnologias, das tendências e das exigências atuais do mercado de trabalho. Além de consolidar parcerias com empresas, a SEMEEL é uma oportunidade para que as mesmas possam conhecer a qualidade da formação de nossos alunos e possam apresentar o que estão desenvolvendo, auxiliando na constante evolução curricular do curso de Engenharia Elétrica, cinco estrelas Rank Veja. o Palestras: No Anfiteatro do Campus da Eng. Elétrica, aconteceram um total de 12 palestras com os seguinte temas: - O mercado de energia elétrica no Brasil; - Energia nuclear; - Coaching;

11 - Engenharia biomédica; - Empreendedorismo; - Energia Solar; - Monitoramento preditivo de motores e geradores utilizando MCM; - Monitoramento da energia elétrica com supervisão remota por IOT; - Microsoft; - Inovação; - Oratória; - Papel do Engenheiro no mercado de trabalho. o Cursos: Mais de 13 cursos os quais possuiam temáticas que iam desde oratória a programação de microcontroladores foram ministrados nos laboratórios do Campus 3 ( Campus do Curiso de Engenharia Elétrica) durante o evento. A exemplos: - Eletrônica básica; - Arduino; - Sistemas de Micro e Minigeração; - Exell básico; - Calculadora Hp 50g; - Robótica; - Programação de microcontroladores PIC; - Reparo de eletrodomésticos; - Gerenciamento de projetos; - Matlab; - Proteus; - Oratória.

12 2.2) Desafio dos bixos 2016/2 o Data: 30/09/2016 o Organização: WIE e Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira ; o Carga horária: 2,5 horas. o Participantes: Mais de 40 alunos do primeiro semestre de todos os cursos da FEIS; o Local: Quadra coberta do Campus Central; o Emissão de certificados: Não, mas houveram premiações de patrocinadores do evento; o Objetivo do evento: Integrar os calouros, recebê-los de uma forma diferente, divertida e desafiadora na FEIS. o Resumo: Na sua 15 Edição, o Desafio dos bixos do primeiro semestre de 2017, contou com mais de 40 ingressantes dos cursos superiores oferecidos pela FEIS. Os desafiados presentes foram dividos em grupos de cinco pessoas, para estas poderem raciocinar, trabalhar e ajudar uns aos outros, com a finalidade de cumprirem um desafio proposto e orgaziado pelo Ramo estudantil IEEE.

13 2.3) Desafio dos Bixo 2017/1 o Data: 15/03/2017 o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira; o Carga horária: 2,5 horas. o Participantes: Mais de 50 alunos do primeiro semestre de todos os cursos da FEIS; o Local: Quadra coberta do Campus Central; o Emissão de certificados: Não, mas houveram premiações de patrocinadores do evento; o Objetivo do evento: Integrar os calouros, recebê-los de uma forma diferente, divertida e desafiadora na FEIS. o Resumo: Na sua 16 Edição, o desafio dos bixos do primeiro semestre de 2017, contou com mais de 50 ingressantes dos cursos superiores oferecidos pela FEIS. Assim com nas edições anteriores, os desafiados presentes foram dividos em grupos de quatro pessoas para poderem raciocinar, trabalhar e ajudar uns aos outros, com a finalidade de cumprirem um desafio proposto e orgaziado pelo Ramo estudantil IEEE.

14 2.4) Projeto Inovadores o Data: 16/06 à 18/06/2016; o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira com a Disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica. o Participantes: Todos os alunos do primeiro semestre de Engenharia Elétrica na FEIS; o Tema de 2016: Conceitos Básicos de Engenharia. o Resumo: O Projeto Inovadores é um projeto de ensino que vem sendo aplicado na disciplina deintrodução em Engenharia Elétrica, tendo início no primeiro Semestre de 2010, através de uma parceria com o Ramo Estudantil IEEE, do Curso de Engenharia Elétrica da FEIS, a Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, na pessoa de sua coordenadora, resolveu levar adiante um projeto, desenvolvido pelo IEEE, de caráter humanitário o HTC, dentro da área de Eficiência Energética, junto aos ingressantes, com a motivação de mostrar o que é Engenharia Elétrica, suas aplicações e sua função dentro da sociedade. Este processo se deve ao fato de que no ciclo básico da Engenharia as disciplinas são teóricas e não apresentam qualquer tipo de estímulo ao ingressante no curso. O processo de ensino e aprendizagem apresentados no Projeto

15 Inovadores segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares. Uma das funções deste tipo de projeto é apresentar um problema ao iniciante, e tentar estimulá-lo a usar sua criatividade na resolução deste, e procurar desenvolver no discente um espírito de trabalho em grupo. Este trabalho apresenta um modelo de organização e planejamento adotado pelo IEEE, onde o principal objetivo, do Projeto Inovadores, é despertar o interesse nos alunos ingressantes, do ambiente universitário, a trabalhos de pesquisa com uma preocupação bhumanitária. Buscando, através de trabalhos em grupo, um desenvolvimento tecnológico capazbde amenizar os problemas sócio ambientais, enfrentados no Brasil.

16 2.5) Robótica com LEGO o Data: Anualmente o Organização:Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira ; o Carga horária: 1-1,5 horas semanais. o Participantes: Variável; o Local: Salas do Campus Central da FEIS; o Emissão de certificados: Não; o Resumo: Com o auxílio de alguns KITs LEGO, os voluntários do Ramo Estudantil IEEE tentam ajudar as alunos da gradução interessados, a desenvolver o racioínio lógico, habilidade de contrução de estruturas firmes e análise de processos voltados a robótica. Tal Curso permite e promove a troca de conhecimento, integração e complemento de conhecimento entre os alunos da gradução que gostam de procurar algo a mais na Universidade.

17 3. Visitas Técnicas e didáticas

18 3.1) Visita Técnica em Foz do Iguaçu (UHE Itaipu, Subestação Foz do Iguaçu e PTI Parque Tecnológico Itaipu) o Data: 16/06 à 18/06/2016; o Organização: Ramo Estudantil IEEE Unesp Ilha Solteira o Participantes: 36 alunos o Resumo: O objetivo da viagem proposta é possibilitar aos alunos, uma experiência de como é o funcionamento de uma usina com operação de uma usina hidrelétrica, o funcionamento de uma subestação elevadora de Corrente Alternada e retificadora (conversão de corrente alternada em 50 Hz para corrente contínua), além de conhecer as estruturas de um dos mais novo e moderno parque tecnológico do país, o PTI.

19 ***** Fotos dos Eventos podem ser encontradas em:

20 l

TURMAS DE TERÇAS e QUINTAS-FEIRAS

TURMAS DE TERÇAS e QUINTAS-FEIRAS S DE IDIOMAS 1º SEMESTRE/ 2019 DO CENTRO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG S DE TERÇAS e QUINTAS-FEIRAS ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG: PRÉDIO ENDEREÇO CAD 1 Centro

Leia mais

SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG:

SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG: S DE IDIOMAS 1º SEMESTRE/ 2019 DO CENTRO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG S DE SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG: PRÉDIO ENDEREÇO ARQUITETURA

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 10/03/2017 Título Meninas e Meninos Digitais O projeto foi executado? Avaliação

Leia mais

ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG AOS SÁBADOS:

ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG AOS SÁBADOS: S DE IDIOMAS 1º SEMESTRE/ 2019 DO CENTRO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG TURMAS DE SÁBADO ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG AOS SÁBADOS: PRÉDIO ENDEREÇO CAD 2 Centro

Leia mais

LIMITE DE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE ATIVIDADES DISCIPLINAS

LIMITE DE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE ATIVIDADES DISCIPLINAS Câmpus de Ilha Solteira INTERESSADO : CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL ASSUNTO : Proposta para contagem de créditos para as Atividades Complementares para o Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

RAMO ESTUDANTIL IEEE UNEMAT SINOP

RAMO ESTUDANTIL IEEE UNEMAT SINOP RAMO ESTUDANTIL IEEE UNEMAT SINOP Área Temática: Tecnologia e Produção Coordenador da ação: André do Amaral Penteado BISCARO 1 Autores: Vlademir de Jesus Silva OLIVEIRA 2, Rogério Bastos QUIRINO 3, Milton

Leia mais

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação Ano Base: 2016 Título: Coordenador: Lattes: Unidade:

Leia mais

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação Ano Base: 2017 Título: Coordenador: Lattes: Unidade:

Leia mais

CENEX-FALE UFMG CURSOS DE IDIOMAS 2º SEMESTRE / 2017

CENEX-FALE UFMG CURSOS DE IDIOMAS 2º SEMESTRE / 2017 CENEX-FALE UFMG S DE IDIOMAS 2º SEMESTRE / 2017 TURMAS DE SÁBADO ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG: PRÉDIO ENDEREÇO ARQUITETURA Escola de Arquitetura da UFMG Rua Paraíba, 697

Leia mais

Música entre nós. Resumo

Música entre nós. Resumo Música entre nós Larissa Gomes Barros, Dr. Jairo Salim Pinheiro de Lima, Campus de Ilha Solteira, Faculdade de Engenharia, Engenharia Civil, laagbb@hotmail.com Eixo 1: Direitos, Responsabilidades e Expressões

Leia mais

UNIVERSIDADE FUMEC. A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965.

UNIVERSIDADE FUMEC. A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965. UNIVERSIDADE FUMEC A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965. A FUMEC integra o grupo dos melhores nomes em ensino

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA

CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA Currículo Novo 2009/01 Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 1.193, de 08/04/2005. Duração: 3.720 h - 248 créditos, acrescidas de 120 horas de atividades complementares

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA

CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA Currículo Novo 200901 Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 1.193, de 08/04/2005 Duração: 3.720 h - 248 créditos, acrescidas de 120 horas de atividades complementares

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

GRUPO 3 Atividades de voluntariado Serão consideradas para o cômputo de horas as atividades de trabalho voluntário ou de trabalho social realizado.

GRUPO 3 Atividades de voluntariado Serão consideradas para o cômputo de horas as atividades de trabalho voluntário ou de trabalho social realizado. REGULAMENTO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 6 INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA GESTÃO PARA INOVAÇÃO E LIDERANÇA Contextualização: descrição

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 22/02/2017 Título Centro de Demonstração de Fontes Renováveis de Energia

Leia mais

Engenharia Unificada II

Engenharia Unificada II Engenharia Unificada II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Apresentação do Professor Prof. João Henrique Kleinschmidt Centro de Engenharia, Modelagem

Leia mais

EDITAL 1. OBJETIVOS E CRONOGRAMA

EDITAL 1. OBJETIVOS E CRONOGRAMA Edital nº 001/2018 CCEE CT OBJETO: VISITA TÉCNICA À USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU E A SUBESTAÇÃO DE FURNAS FOZ DO IGUAÇU EDITAL 1. OBJETIVOS E CRONOGRAMA 1.1 Dos Objetivos e Características 1.1.1 A viagem

Leia mais

Juan Carlos Sotuyo. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Territorial - CNPq

Juan Carlos Sotuyo. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Territorial - CNPq Exemplos de formação empreendedora: CECE Centro de Engenharias e Ciências Exatas UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus do Parque Tecnológico Itaipu Brasil Ações do Parque Tecnológico

Leia mais

SETEEL - CCT/UDESC - 18/08/2014 (Segunda-feira)

SETEEL - CCT/UDESC - 18/08/2014 (Segunda-feira) SETEEL - CCT/UDESC - 18/08/2014 (Segunda-feira) Palestra: INB - ABERTURA DA SEMANA DAS ENGENHARIAS Palestrante: Prof. Dr. Aquilino Senra Martinez Resumo: Contribuição da fonte nuclear à matriz energética

Leia mais

::: Impressão de Curriculum(s) [ página 4 - registros de 31 a 40 - ordenados por data ] :::

::: Impressão de Curriculum(s) [ página 4 - registros de 31 a 40 - ordenados por data ] ::: ::: Impressão de Curriculum(s) [ página 4 - registros de 31 a 40 - ordenados por data ] ::: Luís Mário Lermen de Souza luismlsoula@gmail.com Telefone 46 9106 9182 Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 27/03/2015 Título Engenharias e Agronomia da UNESP nas Escolas de Ensino

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 22/01/2016 Título Desafio BAJA SAE O projeto foi executado? Avaliação do

Leia mais

TecnoFacens º Hackathon QUALCOMM - Facens

TecnoFacens º Hackathon QUALCOMM - Facens TecnoFacens 2017 2º Hackathon QUALCOMM - Facens Regulamento do 2º Hackathon Qualcomm - Facens 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O termo Hackathon é resultado da combinação das palavras hack (programar de

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME DO ALUNO = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo. Coordenação de Engenharia Eletrônica. PROJETO nº 001/2013

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo. Coordenação de Engenharia Eletrônica. PROJETO nº 001/2013 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo Coordenação de Engenharia Eletrônica PROJETO nº 001/2013 Projeto OMNI Idiomas (1º semestre de 2013) Maio/2013 Toledo PR 1

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA 1 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (Orientações para a realização das APS dos

Leia mais

ENGENHARIA DE ENERGIA

ENGENHARIA DE ENERGIA CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + ENGENHARIA DE ENERGIA 1 OBJETIVOS DO CURSO Propor soluções para aproveitar melhor as fontes de energia, sempre pensando no desenvolvimento sustentável. Combina

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E DA ESTATÍSTICA

A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E DA ESTATÍSTICA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA

Leia mais

1 of 6 04/07/2018 16:41 Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Proposta das Atividades de Formação Profissional, Educação Continuada e Curso de Difusão Caracterização

Leia mais

2- OBJETIVOS: 2.1- Gerais

2- OBJETIVOS: 2.1- Gerais TÍTULO: CASA DA DESCOBERTA AUTORES: Carolina Pinheiro da Silveira, Daisy Luz e Ruth Bruno e-mail: ruth@if.uff.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal Fluminense ÁREA TEMÁTICA: Educação 2- OBJETIVOS: 2.1-

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 30h 02h/aula 24h 02h/aula 30h 02h/aula 14/03 a 29/04/16

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 02h/aula 24h 02h/aula 02h/aula 14/03 a 29/04/16 14/03 a

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais. RESOLUÇÃO CONSEPE 85/2000 CRIA E IMPLANTA O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMAÇÃO E SISTEMAS, NO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS, DO CÂMPUS DE CAMPINAS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e

Leia mais

CURSO DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ELEMENTAR: UMA FORMA DE COMBATE À EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ(UFPA).

CURSO DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ELEMENTAR: UMA FORMA DE COMBATE À EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ(UFPA). CIENEX 06 a de novembro de 06 CURSO DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ELEMENTAR: UMA FORMA DE COMBATE À EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ(UFPA). Max Weverton Moreira da Silva;

Leia mais

Relatório final: Competições SAE

Relatório final: Competições SAE Relatório final: Competições SAE Equipe TEC Ilha Baja Lucas Gomes Passos, (RA 122053923) e-mail: passos.glucas@gmail.com UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira,

Leia mais

ABORDAGEM EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ABORDAGEM EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ABORDAGEM EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1. INTRODUÇÃO Durante o curso de Engenharia Elétrica o graduando se depara com inúmeros desafios normalmente

Leia mais

II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC. Regulamento. Araguaína

II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC. Regulamento. Araguaína II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC. Regulamento Araguaína Maio de 017 II INVENTO - 3ª SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Profª Lourdes Sufredini Profª Luciane Probst Unidade de Ensino I Prédio João

Leia mais

PROPOSTA O QUE EU APRENDO? Experiência + Conhecimento + Empreendedorismo + Estratégias O OBJETIVO DO TREINAMENTO SE RESUME A UMA SIMPLES EQUAÇÃO:

PROPOSTA O QUE EU APRENDO? Experiência + Conhecimento + Empreendedorismo + Estratégias O OBJETIVO DO TREINAMENTO SE RESUME A UMA SIMPLES EQUAÇÃO: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NA PRÁTICA Treinamento Projeto e Instalação APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO Apesar de ser um setor novo e ainda pouco explorado, a Energia Solar Fotovoltaica já possui uma vasta rede

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 26/02/2015 Título Coral FE/IS UNESP Câmpus de Ilha Solteira O projeto foi

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

Edital N 01/2019 SRI/EGL/GLE/CELUFF NIVELAMENTO PULE

Edital N 01/2019 SRI/EGL/GLE/CELUFF NIVELAMENTO PULE Edital N 01/2019 SRI/EGL/GLE/CELUFF NIVELAMENTO PULE Dispõe sobre o ingresso nos cursos do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (PULE) para o preenchimento de vagas em turmas não iniciantes

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o corpo discente da Instituição de Ensino Superior deve

Leia mais

UNIVERSIDADE PAÍS CIDADE WEBSITE VAGAS

UNIVERSIDADE PAÍS CIDADE WEBSITE VAGAS INTERCÂMBIO EM S DA EUROPA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação da UNESP para universidades européias. Este edital tem como parâmetro legal a Resolução 18/2012, alterada

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS C U R S O HÍ + BRI DO B A C H A R E L A D O E M ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS G R A D E C U R R I C U L A R OBJETIVOS DO CURSO Análise e Desenvolvimento de Sistemas O primeiro curso da América

Leia mais

CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CPA 2016/2 e 2017/1 AUTOAVALIAÇÃO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO 1.Clareza dos objetivos do curso. Excelente Muito Bom Insuficiente Não 2.Atualização

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 28/02/2016 Título Meninas e Meninos Digitais O projeto foi executado? Avaliação

Leia mais

Parque Tecnológico Itaipu

Parque Tecnológico Itaipu Parque Tecnológico Itaipu Parque Tecnológico Itaipu Missão do PTI Compreender e transformar a realidade da Região Trinacional do Iguassu, articulando e fomentando ações voltadas ao desenvolvimento econômico,

Leia mais

Barragens ENG /1

Barragens ENG /1 Barragens ENG 2120 2016/1 Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: CNPQ PUC Goiás Planejamento Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Contexto atual da Engenharia 3/20 Contexto atual da Engenharia 4/20 Plataforma Lattes

Leia mais

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Agosto de 2017 Objetivo Apresentar à comunidade acadêmica, por meio de uma série de atividades de capacitação (gratuitas), a importância da

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO BOLSISTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO BOLSISTA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO COMO BOLSISTA Área Temática: Educação Coordenador da Ação: Emivan Ferreira Da Silva 1 Autoras: Eloísa Krause Furtado 2, Adriana Souza Resende 3 RESUMO: O ciclo

Leia mais

CHAMADA Nº 01-PRAE/PROEX/PROINT/UNILA Divulga a chamada para a seleção de apresentações culturais para o Festival Cultural de Integração 2018.

CHAMADA Nº 01-PRAE/PROEX/PROINT/UNILA Divulga a chamada para a seleção de apresentações culturais para o Festival Cultural de Integração 2018. CHAMADA Nº 01-PRAE/PROEX/PROINT/UNILA-2018 Divulga a chamada para a seleção de apresentações culturais para o Festival Cultural de Integração 2018. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Pró-Reitoria

Leia mais

PROJETO CLUB UFRJ. Curso de Línguas por uma UFRJ Bilíngue PROPOSTA

PROJETO CLUB UFRJ. Curso de Línguas por uma UFRJ Bilíngue PROPOSTA PROJETO CLUB UFRJ Curso de Línguas por uma UFRJ Bilíngue PROPOSTA O BT IDIOMAS Cursos Direcionados, já é conhecido nos segmentos de negócios e educação, pelo treinamento de idiomas para propositos especificos.

Leia mais

Projeto Barco Escola incentiva ingresso de alunos da rede pública nas universidades

Projeto Barco Escola incentiva ingresso de alunos da rede pública nas universidades Projeto Barco Escola incentiva ingresso de alunos da rede pública nas universidades seg, 11/12/2017-12:33 Por Por Victória Caroline (Estagiária de Jornalismo) Promover educação de qualidade e gerar energia

Leia mais

EDITAL PROEXCE Nº 06

EDITAL PROEXCE Nº 06 EDITAL PROEXCE Nº 06 A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão, PROEXCE, divulga, por meio do presente edital, a abertura das inscrições para os Cursos

Leia mais

Proposta de Atividades Complementares Engenharia Química

Proposta de Atividades Complementares Engenharia Química UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO Proposta de Atividades Complementares Engenharia Química Maio/2010 ATIVIDADES

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2019 DISCIPLINA HORÁRIO PÚBLICO VALOR

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2019 DISCIPLINA HORÁRIO PÚBLICO VALOR COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2019 LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Luciane Probst Prédio Santo Inácio, Salas 233/314 Desenvolver, no aluno, as quatro habilidades compreensão auditiva, expressão

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017. RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017. Aprova a criação e oferta de vagas de Curso de Formação Continuada no IFSC. O PRESIDENTE do COLEGIADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Estimulando o Ensino da Robótica e Programação Através de Simuladores

Estimulando o Ensino da Robótica e Programação Através de Simuladores Estimulando o Ensino da Robótica e Programação Através de Simuladores Carlos Pena - Graduando em Engenharia da Computação - vhssa@cin.ufpe.br Victor Sabino - Mestrando em Ciência da Computação - chcp@cin.ufpe.br

Leia mais

Barragens ENG /1

Barragens ENG /1 Barragens ENG 2120 2017/1 Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: CNPQ PUC Goiás Planejamento Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Contexto atual da Engenharia 3/22 Contexto atual da Engenharia 4/22 Plataforma Lattes

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2019 DISCIPLINA HORÁRIO PÚBLICO VALOR

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2019 DISCIPLINA HORÁRIO PÚBLICO VALOR COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2019 LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Luciane Probst Prédio Santo Inácio, Salas 233/314 Desenvolver, no aluno, as quatro habilidades compreensão auditiva, expressão

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME DO ALUNO = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGEST

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGEST PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGEST PROGEST Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia Grupo de Pesquisa do CEFET-MG certificado pelo CNPq O Coordenador Geral do PROGEST Programa

Leia mais

HISTÓRIA. Estamos preparados para atender às necessidades de sua empresa e de seus funcionários.

HISTÓRIA. Estamos preparados para atender às necessidades de sua empresa e de seus funcionários. HISTÓRIA A Fundação Richard Hugh Fisk é uma instituição com mais de 55 anos de dedicação ao ensino de idiomas, com método próprio e exclusivo. Essa sólida experiência nos permite afirmar que os nossos

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Barretos SP 2013 A Atividade Complementar do Curso de Ciências Contábeis da FACULDADE BARRETOS é componente curricular, que visa complementar

Leia mais

E D I T A L. 1º As vagas e suas especificações estão definidas no Anexo I deste Edital.

E D I T A L. 1º As vagas e suas especificações estão definidas no Anexo I deste Edital. EDITAL DC/IT 37/2018 ABRE VAGAS INTERNAS DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF PARA O 2º SEMESTRE DE 2018. O Diretor do Campus Itatiba da Universidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR - 2017 PROJETO DE EXTENSÃO: Projeto Aluno Apoiador. ÁREA TEMÁTICA: Educação CENTRO/NÚCLEO: SAES Setor de Atenção ao Estudante LINHA DE EXTENSÃO: Metodologias e estratégias

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 26/02/2016 Título Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira

Leia mais

Certificação válida. na EUROPA

Certificação válida. na EUROPA Certificação válida na EUROPA O futuro da indústria não está apenas na diminuição de despesas, mas principalmente na redução do impacto ambiental e, tendo em vista este cenário, a qualificação certificada

Leia mais

CENEX-FALE UFMG TURMAS DOS CURSOS DE IDIOMAS TURMAS DE SÁBADO

CENEX-FALE UFMG TURMAS DOS CURSOS DE IDIOMAS TURMAS DE SÁBADO CENEX-FALE UFMG TURMAS DOS CURSOS DE IDIOMAS TURMAS DE SÁBADO LEGENDA: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG: PRÉDIO ENDEREÇO ARQUITETURA Escola de Arquitetura da UFMG Rua Paraíba, 697 -

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO CP2EJR

EDITAL PROCESSO SELETIVO CP2EJR 25 DE JANEIRO DE 2018 EDITAL PROCESSO SELETIVO CP2EJR PROGRAMA TRAINEE PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 CP2EJR CONSULTORIA EM PROJETOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA Av. João de Camargo, 510, NEmp PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO EIXOS ESTRATÉGICOS EIXOS ESTRATÉGICOS PARA O ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO Infraestrutura escolar; Foco no Ensino Médio Integral e Técnico; Novos insumos pedagógicos e oferta de experiências

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1. O processo de seleção ocorrerá em três etapas:

PROCESSO SELETIVO 1. O processo de seleção ocorrerá em três etapas: Centro de Empreendedorismo e Internacionalização Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2018 O Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI) juntamente com a Coordenação Geral de Graduação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2019-1 12ª TURMA DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO De acordo com o calendário

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Leia mais

STEM e o ensino de ciências por investigação

STEM e o ensino de ciências por investigação Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/12583/stem-e-oensino-de-ciencias-por-investigacao Publicado em NOVA ESCOLA 21 de Setembro 2018 Análise do especialista STEM e o ensino de ciências

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA HP/C.E.S.A.R. Desenvolvimento de Aplicações para Windows 8

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA HP/C.E.S.A.R. Desenvolvimento de Aplicações para Windows 8 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA HP/C.E.S.A.R Desenvolvimento de Aplicações para Windows 8 Edital do Processo Seletivo 2012 1. Apresentação do programa Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa

Leia mais

EMPREENDEDORES UNISAL

EMPREENDEDORES UNISAL EMPREENDEDORES UNISAL REGULAMENTO GERAL Ao realizar a sua inscrição voluntária no programa: Empreendedores Unisal, doravante denominado de PROGRAMA, o participante declara conhecer e aderir ao presente

Leia mais

INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM A PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR

INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM A PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM A PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR Daniel Antonio Kapper Fabricio ¹; Lurdes Perinazzo 2 ¹ Doutorando, Professor EBTT Engenharia de Produção Instituto Federal

Leia mais

7º Encontro Nacional de Consumidores de Energia 3 e 4 de Outubro de 2018

7º Encontro Nacional de Consumidores de Energia 3 e 4 de Outubro de 2018 7º Encontro Nacional de Consumidores de Energia 3 e 4 de Outubro de 2018 A GPS Energia A GPS Energia é especializada na gestão de projetos de energia, oferecendo soluções para eficiência energética, redução

Leia mais

Viabilizando projetos. Jorge Augusto Lopes Gonçalves

Viabilizando projetos. Jorge Augusto Lopes Gonçalves Viabilizando projetos Jorge Augusto Lopes Gonçalves Eu: Aluno de engenharia de computação - UFG. Entusiasta em vários projetos ligados a área de tecnologia e educação. Participação em torneios de robótica,

Leia mais

Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019

Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019 Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019 O Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação do Centro Universitário

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Faculdade/Universidade: Poli - USP

Curso: Engenharia Civil Faculdade/Universidade: Poli - USP Curso: Engenharia Civil Faculdade/Universidade: Poli - USP Erick Yu Kubotani 6º semestre Iniciação científica e estágio no Centro Tecnológico de Hidráulica da USP Sobre o curso: A Engenharia Civil percorre

Leia mais

Hoje disponibilizamos mais de 50 Cursos

Hoje disponibilizamos mais de 50 Cursos APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, ficamos como Escola Local até dezembro

Leia mais

Anexo II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Vamos estudar espanhol para o vestibular?

Anexo II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Vamos estudar espanhol para o vestibular? PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO CAMPUS: BOA VISTA-CENTRO Anexo II REGISTRO SOB Nº FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01 Título do Projeto/Programa/Atividade

Leia mais

Curso Avançado. de Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais

Curso Avançado. de Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Curso Avançado de Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Introdução O Itaú Social promoverá em 2019 a 10ª edição do Curso Avançado de Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos

Leia mais

FORMULÁRIO N 05 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

FORMULÁRIO N 05 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O currículo do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFF visa oferecer atividades que contribuam para formação do profissional com o perfil previamente apresentado. Em aderência com as Diretrizes

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING: Da ideia ao plano. Ingresso Janeiro Informações: (51)

PLANEJAMENTO DE MARKETING: Da ideia ao plano. Ingresso Janeiro Informações: (51) PLANEJAMENTO DE MARKETING: Da ideia ao plano Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Planejamento de Marketing: da ideia ao plano Este curso apresenta a metodologia

Leia mais

Edital 011/2019 INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA

Edital 011/2019 INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA Edital 011/2019 INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2019-2 EDITAL PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO DISCENTE 2019-2 DA FADERGS Este Edital tem como objetivo organizar o processo para o Intercâmbio

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016

CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016 A Coordenadora da Atividade "Equipe de Inovação:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO NÚCLEO UNESC SUSTENTÁVEL.

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO NÚCLEO UNESC SUSTENTÁVEL. 1 EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO NÚCLEO UNESC SUSTENTÁVEL. A Coordenadora do NÚCLEO UNESC SUSTENTÁVEL faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o processo de seleção para preenchimento

Leia mais