Análise da Freqüência Cardíaca e do VO 2 máximo em Atletas Universitários de Handebol Através do Teste do Vai-e-Vem 20 metros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise da Freqüência Cardíaca e do VO 2 máximo em Atletas Universitários de Handebol Através do Teste do Vai-e-Vem 20 metros"

Transcrição

1 146 ARTIGO Análise da Freqüência Cardíaca e do VO 2 máximo em Atletas Universitários de Handebol Através do Teste do Vai-e-Vem 20 metros José Guilherme Pereira Bergamasco 1 Lucas Furlaneto Benchimol 1 Luiz Fernando Mourão de Almeida Filho 1 Priscila Vargas 1 Tatiana Carvalho 1 Anderson Marques de Moraes 2 1-Graduandos em Ed. Física da Faculdade da PUCCAMP-SP 2-Prof. Ms.c. das Faculdades de Ed. Física de Americana-SP (FAM) e PUCC- Campinas-SP; Grupo de Pesquisa em Ciências do Esporte PUCC ander_marques@ig.com.br Resumo Alguns parâmetros fisiológicos são de grande importância para qualificar o nível de capacidade funcional em jogos de handebol e dentre estes, a freqüência cardíaca (FC) e a potência aeróbia máxima (VO 2 máx) tem recebido atenção de vários pesquisadores. Este estudo procurou através do teste de VAI E VEM verificar: 1) o VO 2 máx em jogadores de handebol universitários e compará-lo com o VO 2 max previsto pela equação de Bruce et al (1973); 2) a FC máxima após o teste e comparála com as freqüências cardíacas máximas calculadas pelas equações de Karvonen, Jones e Sheffield. Fizeram parte do estudo 10 atletas (±21 anos) da equipe da UNICAMP. Foi utilizada a estatística descritiva para determinar a média e desvio padrão, os dados obtidos foram distribuídos através de histograma de distribuição de freqüência de valores. Utilizou-se o método de ANOVA para verificar o grau de significância (p<0,05). Os resultados apontaram diferenças significativas entre o valor da FCAp. e os valores da FCM em relação às

2 147 equações de Karvonen (p=0,022), Jones (p=0,002) e Sheffield (P=0,018), quanto ao VO 2 máx obtido no teste o resultado demonstrou que os jogadores estão abaixo dos níveis encontrados na literatura. O teste de VAI E VEM mostrou-se de fácil aplicabilidade e permitiu uma transferência mais especifica das ações do jogo, como a característica acíclica. Palavras chave: Handebol, freqüência cardíaca, consumo máximo de oxigênio. Abstract Some physiological parameters are of great importance to characterize the level of functional capacity in games of handball and amongst these, the cardiac frequency (FC) and maximum oxygen uptake (VO 2 máx) it has received attention from some researchers. This study it looked for to verify through the YO-YO test: 1) the VO 2 máx in university handball players and to compare it with the foreseen VO2max for the equation of Bruce et al (1973); 2) the maximum FC after the test and to compare it with the maximum cardiac frequencies calculated for the equations of Karvonen, Jones and Sheffield. They had been part of study 10 athletes (+-21 years) of the team of the UNICAMP. The statistics was used descriptive to determine the average and shunting line standard, the gotten data had been distributed through histogram of distribution of frequency of values. The method was used of ANOVA to verify the significance degree (p<0,05). The results they had pointed significant differences between the value of the FCAp. e the values of the FCM in relation to the equations of Karvonen (p=0,022), Jones (p=0,002) and Sheffield (P=0,018), how much to the VO 2 máx gotten in the test the result demonstrated that the players they are below of the levels found in literature. The YO-YO test one revealed of easy applicability and it allowed a transference more specifies of the actions of the game, as the acyclic characteristic. Keywords: Handball, cardiac frequency, maximum oxygen uptake.

3 148 Introdução A busca por avaliações que possam refletir a condição física dos atletas em determinada modalidade vem sendo pesquisada há algum tempo. Vários são os índices que podem ser mensurados para expressar essa condição física, dentre eles, a freqüência cardíaca e o consumo máximo de oxigênio estão entre os mais utilizados. Mas a ciência do esporte tem demonstrado que cada vez mais é preciso aproximar os vários testes físicos as características de determinada modalidade. Dentro dessa perspectiva, no handebol torna-se necessário a aplicação de testes físicos que retratem suas características a fim de quantificar valores próximos a especificidade do jogo. O handebol é um esporte que possui tempo de jogo fixado em 60 minutos, dividido em 2 tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos entre os tempos. Isso não significa que a partida tenha a duração total de 70 minutos, pois durante o jogo ocorrem interrupções feitas pelos árbitros decorrentes de situações implícitas na regra da modalidade. Sendo uma modalidade esportiva coletiva de atividade motora completa (RETECHUKI & SILVA, 2001), o handebol envolve uma grande quantidade de movimentações associadas à manipulação de bola (ELENO, BARELA & KOKUBUN, 2002) com características de esforços de alta intensidade e curta duração com pausas entre os esforços (SOUZA et al., 2000). Sabe-se que atletas de handebol possuem características como: sistema nervoso forte, móvel e equilibrado, com um perfil antropométrico em média, de alta estatura e grande massa magra (GRECO, 2000). Estas características os fazem ter um ótimo desempenho em relação à velocidade motora e as forças musculares, que são aspectos fundamentais para o jogador, pois o próprio jogo possui características de rapidez e força nas ações motoras. No Brasil o handebol começa a ganhar mais espaço na mídia e, portanto mais praticantes, ganhando força no cenário esportivo nacional. Porém, ainda há uma grande escassez de estudos que retratam a condição dos handebolistas em vários aspectos do condicionamento físico, principalmente do fisiológico (SOUZA et al, 2000).

4 149 Segundo Holmer (1967) alguns parâmetros fisiológicos são de grande importância para qualificar o nível de capacidade funcional em jogos de handebol e dentre estes, a freqüência cardíaca (FC) e a potência aeróbica máxima (VO 2 máx) tem recebido a atenção de vários pesquisadores em diversas modalidades desportivas, pois, se bem utilizados, são de grande importância para otimizar o rendimento físico desses atletas durante as competições (POWERS & HOWLEY, 2000; COSTILL & WILMORE, 2001; RETECHUKI & SILVA, 2001; ELENO, BARELA & KOKUBUN, 2002; ZACKAROV & GOMES, 2003) A FC é o método preferido de monitoração da intensidade de exercício (RETECHUKI & SILVA, 2001), fornecendo importantes informações para estabelecermos a intensidade de um treinamento e o estado de aptidão física em que se encontra o atleta (WEINECK, 1999), sendo um método acessível a todos os técnicos e preparadores físicos (SÁLVIO, 2003). Vários autores utilizaram a FC, no basquetebol (DENADAI & ROMERO, 1995; BORIN, 1997; SÁLVIO, 2003) e no handebol (LOFTIN et al, 1996; PAES NETO, 1996; RETECHUKI & SILVA, 2001) como parâmetro para seus estudos. Outros autores (KARVONEN et al, 1957; SHEFIELD et al, 1965; JONES et al, 1975; COOPER et al, 1982) citados pos Marins e Giannichi (2003), propuseram fórmulas para calcular a freqüência cardíaca máxima (FCM) dos indivíduos. O VO 2 máx é a quantidade máxima de energia que pode ser produzida pelo metabolismo aeróbio por determinada unidade de tempo (DENADAI, 2000) e representa a mais alta captação de oxigênio alcançada por um indivíduo respirando ar atmosférico ao nível do mar (ASTRAND & RODHAL, 1980). Denadai (1995) observa que a capacidade do ser humano para realizar exercícios intensos de média duração depende principalmente do metabolismo aeróbio sendo um dos métodos mais utilizados para avaliar a capacidade aeróbia, o VO 2 Máx. É uma medida reproduzível da capacidade cardiovascular de liberar sangue a uma grande massa muscular envolvida num trabalho dinâmico, essa captação de oxigênio aumenta de forma linear durante o exercício progressivo até que o mesmo seja atingido (POWERS & HOWLEY, 2000).

5 150 A melhora do VO 2 máx resulta de um melhor transporte de oxigênio para os músculos retardando ao máximo a fadiga muscular e acelerando a recuperação dos atletas. No handebol, a capacidade aeróbia tem um papel importante na fase de regeneração a cada pausa do jogo. O VO 2 máx pode e deve ser treinado, mas também é uma característica que pode ser herdada, e há várias maneiras de se treiná-lo (TUBINO, 1993). Sua melhora traz benefícios aos esportes coletivos (POWERS & HOWLEY, 2000) com características de esforços curtos de alta intensidade, como o handebol, pois atletas com essa capacidade bem desenvolvida mostram uma rápida recuperação em sua FC, obtendo assim um melhor desempenho durante o jogo inteiro. Existem vários métodos para se identificar o VO 2 máx, porém quando se faz a opção por determinado protocolo de avaliação dessa capacidade é preciso que este respeite a especificidade da modalidade, no caso, as características do handebol. Dentro dessa perspectiva, esse estudo procurou verificar o nível de VO 2 máx e FCM em atletas de handebol, utilizando o teste aeróbico de corrida de VAI-E-VEM de 20 metros - Shuttle run test (LÉGER & LAMBERT 1982). Esse teste tem sido utilizado na avaliação de grandes grupos, devido à simplicidade de sua avaliação e a utilização de parâmetros mais próximos da realidade do handebol como a distância do deslocamento e a mudança de direção. Objetivo O objetivo do presente estudo foi verificar: 1) o VO 2 máx em jogadores de handebol universitários obtido pelo teste de VAI E VEM (VO2M) e compará-lo com o VO2máx previsto (VO2P) pela equação de Bruce et al (1973), pois a literatura dispõe de poucos dados neste sentido e cujo resultado é de extrema importância para a prescrição de treinamentos visando à melhora da performance dos jogadores; 2) a Freqüência Cardíaca máxima Após o teste (FCAp.) e compará-la com a FCM calculada pelas fórmulas de Jones, Karvonen e Sheffield.

6 151 Metodologia A amostra foi constituída por 10 atletas (±21 anos) universitários de handebol do sexo masculino da Equipe da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que participam anualmente de dois campeonatos: da FUP (Federação Universitária Paulista de Esportes) e INTERMED (Jogos das Faculdades de Medicina), na categoria adulta. As avaliações foram realizadas no período de competição (novembro/2004). Os avaliados foram submetidos ao teste de VAI-E-VEM, realizados em vai e vem em um percurso de 20 metros com velocidade inicial de 8,0 Km/h e aumento crescente de 0,5 Km/h a cada 1 minuto. O VO 2 máx é obtido pela fórmula: VO 2 máx = 31, ,238*v 3,248*e + 0,1536*v*e onde:vo 2 máx = consumo máximo de oxigênio estimado (ml/kg min) v = velocidade máxima, correspondente ao último estágio completado (km/h) e = idade do sujeito (anos). Os testes foram realizados no período noturno no ginásio de esportes José L. F. Rogê Ferreira, localizado em Campinas SP. Antes de iniciar o teste os atletas foram informados do propósito do trabalho e dos possíveis riscos envolvidos, passando também por um questionário de prevenção e informados que poderiam desistir do teste a qualquer momento. Para a realização deste teste foram utilizados os seguintes equipamentos: quadra de madeira (38 metros), aparelho de CD, CD com o ritmo do teste, cones, cronômetro (Cássio), e monitores de freqüência cardíaca (Polar Beat). O teste foi aplicado dividindo-se dois grupos de cinco pessoas, executando o teste um grupo de cada vez. A duração do teste depende da aptidão cardiorespiratória de cada atleta. O ajuste da velocidade pela pessoa é facilmente conseguido após duas ou três idas e vindas. O teste termina quando o avaliado não acompanhar mais o ritmo imposto e o valor do VO 2 máx é expresso em ml/kg/min. Para a verificação da FC durante o teste cada avaliado correu com um monitor de freqüência cardíaca, foi anotado a FC: antes do teste (FA), após o teste (FCAp) e após 5 minutos (FC5) do final do teste.

7 152 Os avaliados tiveram a chance de praticarem o teste para perceberem o ritmo em que seriam avaliados. Para a estimativa do VO 2 máx previsto (VO2P) utilizou-se a fórmula de Bruce et al (1973): VO 2 P = 60,0 (0,550 x idade). Análise Estatística Foi utilizada a estatística descritiva para determinar a média e desvio padrão, e os dados obtidos foram distribuídos através de histograma de distribuição de freqüência de valores. Utilizou-se o método de ANOVA para o teste de significância (p<0,05). Resultados Os resultados obtidos no teste, as médias e desvio padrão (D.P.) estão expressos na tabela 1. Tabela 1 - Resultado do teste de vai e vem em jogadores de handebol universitários. SHEFFLIE Amostra FC A. FCAp. FC 5 KARVONEN JONES D VO2 M. VO2 P. A ,8 26,32 49 B ,8 32,32 49 C ,5 197,21 20,26 49,55 D ,52 20,26 44,6 E ,16 20,26 46,8 F ,8 20,26 49 G ,8 20,26 49 H ,5 197,21 26,32 49,55 I ,52 32,32 44,6 J ,16 20,26 46,8 Médias 86,3 200,3 130,1 197,8 193,9 195,898 23,88 47,79 D.P. 6,3 5,1 10,9 3,55 1,78 1,46 5 1,9 Legendas: FC E. (Freqüência Cardíaca Estimada) FC A. ( Freqüência Cardíaca antes do teste) FC Ap ( Freqüência Cardíaca após o teste) FC 5 ( freqüência Cardíaca após 5 minutos) VO2 M. ( Potencia aeróbica medida) VO2 P. (Potencia aeróbica Prevista) DP (Desvio Padrão)

8 153 Os resultados das freqüências da FCA obtidas antes do teste estão na Figura1. Figura 1 - Freqüência dos valores da FCA e a curva normal ajustada. 4 3 Frequency FC A A figura 2 mostra as Freqüências da FCAp. obtidas logo após o teste. Figura 2 - Freqüência dos valores da FCAp. e a curva normal ajustada. 3 2 Frequency ,0 192,5 195,0 197,5 200,0 202,5 205,0 207,5 FCAp. Na Figura 3 estão expressas as freqüências dos valores da FC5, obtidas após 5 minutos do término do teste.

9 154 Figura 3 - Freqüência dos valores da FC5. e a curva normal ajustada. 3 Frequency FC Análise de variância foi aplicada para verificar se existe diferença significativa entre os valores de FCAp. e da FCM calculada pela fórmula de Jones. O valor encontrado foi de P=0,002 (Figura 4) Figura 4 - Boxplot da variância significativa entre a FCAp. e as FC calculadas pela fórmula de Jones FC Ap. JONES

10 155 Na Figura 5 contém o resultado da análise de variância entre A FCAp. e a FCM calculada através da fórmula de Sheffield. O valor de P encontrado foi de 0,018. Figura 5 - Boxplot da variância significativa entre a FCAp. e as FC calculadas pela fórmula de Sheffield FC Ap. SHEFFLIE O valor de variância entre a FCAp. e a FCM calculada através da fórmula de Karvonen, foi de P=0221 (Figura 6). Figura 6 - Boxplot da variância significativa entre a FCAp. e as FC calculadas pela fórmula de Karvonen FC Ap. KARVONEN

11 156 Os valores freqüência de VO2P e a curva normal ajustada estão expressos na Figura 7. Figura 7 - Freqüência dos valores da VO2P e a curva normal ajustada. 6 5 Frequency ,5 45,5 46,5 47,5 48,5 49,5 VO2 P. VAI e VEM. A Figura 8 mostra a freqüência dos valores do VO2M obtidos no teste de Figura 8 - Freqüência dos valores da VO2M e a curva normal ajustada. 6 5 Frequency VO2 M.

12 A análise de variância entre o VO2P e o Vo2M encontrado no teste está foi de P=0,000 e está representada pela Figura Figura 9 - Boxplot da variância significativa entre o VO2M. e o VO2P obtidos no teste VO2 M. VO2 P. Discussão A FC é um dos parâmetros mais simples e que mais fornece informações cardiovasculares (RETECHUKI & SILVA, 2001), que podem ser utilizados para estabelecermos a intensidade de treinamento (WEINECK, 1999), bem como informar o estado de condicionamento físico que o atleta se encontra, refletindo a quantidade de trabalho que o coração deve realizar para suprir as demandas necessárias durante uma atividade física. (WILMOR & COSTILL, 2001). As figuras 1, 2, e 3 representam o histograma com os resultados das freqüências cardíacas FCA, FCAp., FC5 respectivamente. Pode-se observar na tabela 1 e na Figura 3 que alguns atletas (80%), atingiram uma freqüência cardíaca acima do máximo previsto. Mastrocolla (1993) recomenda que durante a utilização de qualquer uma das equações apresentadas para o cálculo de FCM é interessante considerar uma flutuação nos escores previstos de ± 12 bpm.

13 158 A figura 4 mostra a análise de variância obtida entre a FCAp. e a FCM estimada a partir da fórmula preconizada por Jones. Os valores obtidos demonstram que existe uma diferença significativa entre as freqüências com um P de 0,002. O mesmo aconteceu com a diferença entre as freqüências obtidas no final do teste e as calculadas através da fórmula de Sheffield onde o valor de P obtido foi de 0,018 (Figura 5). Essa diferença ocorre mesmo sendo a equação preconizada para atletas. Quanto aos valores obtidos na comparação entre as FCAp. do teste de VAI E VEM e FCM calculadas através da equação de Karvonen (Figura 6), o valor encontrado foi de P = 0,0221, mostrando que também houve diferença significativa. Tanaka et al. (2001) relacionou a equação preconizada por Karvonen e a equação proposta por esses autores (208-0,7 x idade) e concluíram que para a idade próxima dos 20 anos, não apresenta diferenças significativas entre as FCM obtidas por qualquer uma das fórmulas, nem com a FCM obtidas em teste de esforço, não confirmado nesse estudo. Porém em outro estudo, Sálvio (2003) verificou a relação da FCM obtida pela equação de Karvonen em 10 atletas (20,2 anos) de basquetebol, confirmando os dados obtidos por Tanaka et al, comprovando que a equação proposta por Karvonen pode ser um método para se estimar a FCM nessa idade. Paes Neto (1999) estudou o comportamento da FC de jogadores de handebol (23,2 anos) em 3 jogos oficiais e encontrou a FCM de 11 jogadores de 197,45±2,30. Esse valor foi menor do que o obtido nesse estudo, porém, quanto aos valores de FCM obtidos durante os jogos a FCM foi de 201, 205 e 209, respectivamente, que estão acima da média da FCAP (200,3±5,1) encontrada. Em outro estudo Retechuki e Silva (2001) observaram em 11 atletas com idade entre 13 e 14 anos, que a FCM obtida em um teste de corrida de 3 minutos, em uma distância de 20 metros, demarcada por 2 cones, foi maior do que a calculada pela fórmula de Karvonen, corroborando com os resultados desse estudo. Verificou-se que a predição de FC pelas três fórmulas utilizadas (Jones, Karvonen e Sheffield), deve ser aplicada com ressalvas, pois a intensidade de

14 159 esforço no treinamento é calculada através da FCM e os exercícios físicos induzem a mudança nos parâmetros cardiovasculares, que podem promover efeitos imediatos (ajustes) ou tardios (adaptações) (PAES NETO, 1999). Esses ajustes visam equilibrar a demanda energética necessária variando de acordo com vários fatores como o tipo de exercício, idade, sexo, condicionamento físico, além dos fatores psicológicos (GALLO JUNIOR et al, 1995) devendo ser programados dentro de uma intensidade de treinamento que realmente promova essas alterações e, portanto, dentro de parâmetros de FCM o mais fidedignos possível. Quanto às análises dos dados do VO 2 máx as Figuras 7 e 8 mostram o Histograma com as freqüências e curva normal de VO2P e VO2M. Ao analisarmos o VO 2 máx obtido no presente estudo, verificamos que houve uma diferença significativa entre o VO2M e o VO2P com um P de 0,000 (Figura 9). Souza et. Al. (2000) verificou através do mesmo teste, o VO 2 máx em atletas de handebol participantes da Liga Nacional, obtendo o valor médio de 47,04±1,82, esse resultado é significativamente superior ao encontrado no presente estudo. Krustrup et al. (2003), utilizou o teste de VAI E VEM intermitente (Yo-YO intermitent recovery test) em jogadores de futebol e encontrou um VO2máx. de 50,5 ml/min/kg, mostrando também um resultado superior ao encontrado no presente estudo. Gentil et al. (2001) analisou o VO 2 máx de jogadoras de basquetebol encontrando o valor de 49,9±4,3 ml/kg/min, também estando superior aos resultados encontrados nesse estudo. Em outro estudo feito no handebol Fiori et al. (2003) encontrou utilizando em atletas de 16 a 21 anos o VO2máx. de 56,93±4,47 ml/kg/min, estando este, superior aos valores encontrados na literatura. A potência aeróbia no handebol é uma variável importante ao bom desempenho dos jogadores, sendo utilizada na recuperação que ocorre dentro da própria partida. Cabe ressaltar que, o maior número de deslocamentos durante a partida, solicita em grande parte o metabolismo aeróbio (SOUZA et al., 2000), e o

15 160 treinamento de resistência deve ser aplicado frequentemente durante o período de preparação (TOMAZ, 1995). Os resultados apresentados podem ser comparados com outros estudos, realizados em modalidades esportivas diferentes do handebol, porém, com características de esforço semelhantes (PAES NETO, 1999). Considerações Finais Analisando os resultados apresentados na tabela 1, pode-se verificar que, com relação à FCM são necessários alguns cuidados ao escolher qual a melhor equação para determiná-la. Portanto pode-se afirmar que para a predição da FCM em indivíduos treinados torna-se necessário a utilização de testes com maior precisão para estimativa. O nível de VO2M encontrado traduz uma falta de preparação da potência aeróbia nos jogadores, pois os resultados estão muito abaixo dos encontrados na literatura. Tal resultado pode ter acontecido pelo fato da equipe possuir poucos dias de treinamento, dando mais ênfase aos treinos específicos técnicos e táticos. Os resultados sugerem ainda que uma carga maior de treinamento aeróbico no período de base promoverá uma melhor regeneração de suas energias, pois estudos anteriores comprovam que a potência aeróbica é um dos principais meios de regeneração. O teste de VAI E VEM mostrou-se de fácil aplicabilidade e permitiu uma transferência mais específica das ações do jogo como a característica acíclica. Referencias Bibliográfica ASTRAND, P.; RODHAL, K. Tratado de Fisiologia do Exercício. Ed. Internacional, 2ª ed. Rio de Janeiro, BOMPA, O. Periodização, Teoria e metodologia do treinamento. Phorte editora. 3ª Edição, 2002.

16 161 BORIN, J.P. Explorando a intensidade esforço em atletas de basquetebol, segundo tipos de fundamentos e posições: estudo a partir de equipe infanto-juvenil do campeonato paulista de Dissertação de mestrado apresentada na UNICAMP, na área de ciências do esporte, Campinas, COSTILL, D.L.; WILMORE, J.H. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Ed. Manole, São Paulo, DENADAI, B. S. Consumo Maximo de Oxigênio: Fatores determinantes e limitantes. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.1, n.1, p , (organizador). Avaliação Aeróbia: determinação indireta da resposta do lactato sanguineo. Ed. Motrix, DENADAI, B.S; ROMERO.C. Relação entre a freqüência cardíaca e lactato durante a ginástica aeróbica de baixo impacto e o step. Revista Brsileira de Atividade Física e Saude, v. 1, n. 1, p , ELENO, T.; BARELA, J.A.; KOKUBUN, E. Tipos de esforço e qualidades físicas do handebol. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. V. 24, n. 1, p , FIORI, A. et al. Análise do consumo máximo de oxigênio e limiar anaeróbio por posição de jogo em atletas de handebol. Caderno de Resumos, Santo André, v. 2, n. 1, p. 99, GALLO JUNIOR, L. et al. Control of heart rate during exercise in healt and disease. Brazilian Journal of Medical Biological Research. V. 28, p , 1995.

17 GENTIL, D.A. et al. Avaliação da seleção brasileira feminina de basquetebol. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, v. 17, n. 2, p , GRECO, P. J. (organizador). Caderno de rendimento do atleta de Handebol. Ed. Health, Belo Horizonte, HOLMER, I. Maximum Oxygen uptake in athletes. Journal of Applied Physiological, n. 23, p , KRUSTRUP et al. The YO-YO intermittent recovery test: physiological response, reliability, and validity. Medicine & Science in Sports Exercise, p , LÈGER, L.A. & LAMBERT, J. A maximal multistage 20 m shuttle run test to predict VO2 máx. European Journal Physiological, n. 49, p. 1-12, LOFTIN, M et al. Heart rate response during handball singles match-play and selected physical components of experinced male handball players. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, v. 38, n. 2, p , MASTROCOLLA, L.E. Aspectos metodológicos do Teste Ergométrico. Ed. Biosintética, São Paulo, MARINS, J.C.B; GIANINCHINI, R.S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático Ed. Shape, 3ª ed., Rio de Janeiro, PAES NETO, P.P. Variação de freqüência cardíaca de atletas de handebol durante 3 (três) jogos oficiais dos 42º Jogos Regionais da Zona Leste do Estado de São Paulo. Dissertação de mestrado apresentada na UNICAMP, na área de ciências do esporte, Campinas, POWERS, S; HOWLEY, E.T. Fisiologia do Exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Ed. Manole, 3ª ed

18 163 RETECHUKI, A.; SILVA, S.G. Resposta da freqüência cardíaca no jogo de handebol em escolares do sexo feminino. Revista Treinamento Desportivo. V. 6, n. 1, SÁLVIO, M.B. A intensidade de esforço nos momentos defensivos do basquetebol feminino; análise por meio da freq ^encia cardíaca: estudo realizado com a equipe adulta divisão A2 do campeonato paulista de Dissertação de mestrado apresentada na UNIMEP, na área de performance humana, Piracicaba, SOUZA, J. et al. Evolução da potência aeróbia máxima em atletas de handecol adulto durante o período de preparação. Revista Treinamento Desportivo. V. 5, n. 2, TANAKA, H. et al. Age-predicted macimal heart rate revised. Journal of American College of Cardiology, v. 37, n. 1, TOMAZ, J. Treino fisico nos escalões de formação. Revista andebol, n. 3, p. 8-12, TUBINO, M.G. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. Ed. Ibrasa, 9ª ed. São Paulo, ZACKAROV, A.; GOMES, A. C. Ciência do Treinamento Desportivo. Ed. Palestra Sport, 2ª ed, Rio de Janeiro, WEINECK, J. Treinamento Ideal. Ed. Manole, São Paulo, 1999.

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet

Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet AVALIAÇÃO DO VO2 MAX O cálculo do Vo2max possibilita aos atletas, qualquer que seja o seu nível ou idade, a obtenção de melhores resultados

Leia mais

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal.

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. Resumo *Israel de Paiva Arbués Carneiro **Rafael André de Araújo ***Francisco José Andriotti Prada O judô

Leia mais

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo Bioquímica da Atividade Motora Calorimetria Medida do Gasto Energético No Exercício Físico Objetivo da aula Medida do gasto energético no exercício

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Maurício Rodrigues de Figueiredo Orientador: Daniel Carlos Garlipp Capacidade aeróbica em atletas universitárias de handebol CANOAS 2015 CAPACIDADE AERÓBICA EM ATLETAS UNIVERSITÁRIAS

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 455 COMPARAÇÃO ENTRE FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA PREDITA E MENSURADA EM ATLETAS ADOLESCENTES DE FUTSAL Edirley Guimarães de Souza 1, Loani Landin Istchuk 1 Juliana Astolpho Lopez 1, Karina Alves da Silva

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 159 A 164 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 2ª ª Parte ARTIGO ORIGINAL EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

Ergonomia Fisiologia do Trabalho. Fisiologia do Trabalho. Coração. Módulo: Fisiologia do trabalho. Sistema circulatório > 03 componentes

Ergonomia Fisiologia do Trabalho. Fisiologia do Trabalho. Coração. Módulo: Fisiologia do trabalho. Sistema circulatório > 03 componentes Bioenergética Ergonomia 2007 Módulo: Fisiologia do trabalho Aspectos cardiovasculares Medidas do custo energético do trabalho pelo consumo de O2 Correlação VO2 x FC Estimativa da carga de trabalho com

Leia mais

TEMPO LIMITE NA VELOCIDADE DE CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

TEMPO LIMITE NA VELOCIDADE DE CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TEMPO LIMITE NA VELOCIDADE DE CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Eugênio Pacelli do Nascimento 1 ; Fernando Antonio de A. Bezerra 1 ; Luciano

Leia mais

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA OBTIDA POR DIFERENTES MÉTODOS

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA OBTIDA POR DIFERENTES MÉTODOS DOI: 10.4025/reveducfis.v23i2.12311 COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA OBTIDA POR DIFERENTES MÉTODOS COMPARISON OF MAXIMAL HEART RATE ATTAINED BY DISTINCT METHODS Eduardo Lucia Caputo Marcelo Cozzensa

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA A capacidade do organismo de resistir à fadiga numa actividade motora prolongada. Entende-se por fadiga a

Leia mais

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964 Limiar Anaeróbio Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14:844-852, 1964 Introdução do termo Limiar de Metabolismo Anaeróbio Definido como a taxa de trabalho ou VO2 a partir

Leia mais

COMPARAÇÃO DA POTÊNCIA AERÓBIA EM JOVENS ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS COMPARISON POWER AEROBIC IN YOUNG ATHLETES ARRANGEMENTS COLLECTIVE

COMPARAÇÃO DA POTÊNCIA AERÓBIA EM JOVENS ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS COMPARISON POWER AEROBIC IN YOUNG ATHLETES ARRANGEMENTS COLLECTIVE COMPARAÇÃO DA POTÊNCIA AERÓBIA EM JOVENS ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS COMPARISON POWER AEROBIC IN YOUNG ATHLETES ARRANGEMENTS COLLECTIVE Ricardo Alexandre Rodrigues Santa Cruz¹, Enderson Silva de Araújo¹,

Leia mais

NÍVEL DE CONDICIONAMENTO AERÓBIO VO ² MÁXIMO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

NÍVEL DE CONDICIONAMENTO AERÓBIO VO ² MÁXIMO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. NÍVEL DE CONDICIONAMENTO AERÓBIO VO ² MÁXIMO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. CLÉCIO SANTANA MACHADO¹ LAÍS BRANDÃO CARVALHO SILVA¹ MICHELINI TAVARES A. DE AGUIAR¹ CASSIO HARTMANN² (1) INSTITUTO BATISTA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS PEDRO GENRO ALVES 1 YURI NASCIMENTO DA SILVA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 RESUMO A resistência aeróbica esta

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado*

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* RESUMO O futsal é um importante esporte que ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades motoras. O presente

Leia mais

COMPARAÇÃO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA (FCM) CALCULADA POR 21 EQUAÇÕES E FCM OBTIDA EM EXERCÍCIO DE CORRIDA EM HOMENS E MULHERES

COMPARAÇÃO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA (FCM) CALCULADA POR 21 EQUAÇÕES E FCM OBTIDA EM EXERCÍCIO DE CORRIDA EM HOMENS E MULHERES COMPARAÇÃO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA (FCM) CALCULADA POR 21 EQUAÇÕES E FCM OBTIDA EM EXERCÍCIO DE CORRIDA EM HOMENS E MULHERES GRACIANE MIRANDA FREITAS 1 ; WALLISON DAVID RODRIGUES XAVIER 2 ; ARTHUR

Leia mais

COMPARAÇÃO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA (FCM) CALCULADA POR 21 EQUAÇÕES E FCM OBTIDA EM NATAÇÃO ESTILO LIVRE

COMPARAÇÃO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA (FCM) CALCULADA POR 21 EQUAÇÕES E FCM OBTIDA EM NATAÇÃO ESTILO LIVRE 1 COMPARAÇÃO DA FREQÜÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA (FCM) CALCULADA POR 21 EQUAÇÕES E FCM OBTIDA EM NATAÇÃO ESTILO LIVRE SILVANA LOPES NOGUEIRA 1 ; WALLISON DAVID RODRIGUES XAVIER 1 ; PRISCILA FIGUEIREDO 1 ; JOÃO

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL

PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL Prof.Dr. João Paulo Borin Conhecimento Acadêmico X Prática Desportiva UNIVERSIDADE QUADRA PESQUISADOR LABORATÓRIO TEORIA TREINADOR ATLETA PRÁTICA Ciência do Desporto Resultado

Leia mais

A intensidade e duração do exercício determinam o dispêndio calórico total durante uma sessão de treinamento, e estão inversamente relacionadas.

A intensidade e duração do exercício determinam o dispêndio calórico total durante uma sessão de treinamento, e estão inversamente relacionadas. Mst.. Sandro de Souza A intensidade e duração do exercício determinam o dispêndio calórico total durante uma sessão de treinamento, e estão inversamente relacionadas. Para a aptidão cardiorrespiratória,

Leia mais

INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM

INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM ARTIGO ORIGINAL INCLUSÃO DE TERMO DE INÉRCIA AERÓBIA NO MODELO DE VELOCIDADE CRÍTICA APLICADO À CANOAGEM Fábio Yuzo Nakamura 1,2 Thiago Oliveira Borges 1,2 Fabrício Azevedo Voltarelli 3 Luis Alberto Gobbo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EFEITO DO TREINAMENTO DE FUTEBOL NO CONDICIONAMENTO AERÓBIO EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS PEDRO HENRIQUE

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO

ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO ANÁLISE DA FORÇA RÁPIDA E FORÇA EXPLOSIVA DE ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO UNIVERSITÁRIO Angélica Weschenfelder Martim Bianco 1 Prof Orientador: Osvaldo Donizete Siqueira RESUMO A verificação das condições

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Escolares ( 7 17 anos) O Proesp-BR Considerando: a) Carência de estrutura física das escolas brasileiras em sua estrutura

Leia mais

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM Autora: SCHALEMBERGUER, Jordana Prunzel. Coautores: SCHALEMBERGUER, Aline Sarturi;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Diego A. dos SANTOS 1 ; Matheus PASTORE ; Wonder P. HIGINO ; Ana C. T. LUCAS ; Fernanda G. CASAGRANDE ; Daniele A. R. dos SANTOS

Leia mais

RESISTÊNCIA SÍNTESE. 1. A resistência. 2. Caraterização do esforço no Futebol. 3. Treino de jovens. 4. Princípios metodológicos. 5. Síntese 13/04/2015

RESISTÊNCIA SÍNTESE. 1. A resistência. 2. Caraterização do esforço no Futebol. 3. Treino de jovens. 4. Princípios metodológicos. 5. Síntese 13/04/2015 13/04/2015 RESISTÊNCIA OPERACIONALIZAÇÃO PRÁTICA Bruno Romão 13/04/2015 SÍNTESE 1. A resistência 2. Caraterização do esforço no Futebol 3. Treino de jovens 4. Princípios metodológicos 5. Síntese 1 A RESISTÊNCIA...

Leia mais

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Exercícios Aquáticos NATAÇÃO Natação Esportes aquáticos Hidroginástica Deep water Acqua jogger Hidrobike Hidroginástica Deep Water Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Princípios do treinamento

Leia mais

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e Esporte Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento André Casanova Silveira João Lucas Penteado Gomes Ago/2016 Referência Bibliografia

Leia mais

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA FÍSICA DO Sumário A Caracterização do esforço específico do Árbitro de Basquetebol Caracterização do teste físico realizado pelos Árbitros de Basquetebol Preparação física do Árbitro 2 O ESFORÇO ESPECÍFICO

Leia mais

STEP TRAINING: EFEITO DA PAUSA PASSIVA E ATIVA NO COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO RESUMO:

STEP TRAINING: EFEITO DA PAUSA PASSIVA E ATIVA NO COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO RESUMO: STEP TRAINING: EFEITO DA PAUSA PASSIVA E ATIVA NO COMPORTAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO Stefani. A. M.dos. REIS 1 ; Diana. M. CARVALHO 2 ; Erica. C. da. COSTA 3 ; Leticia.

Leia mais

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5

Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios Científicos do TREINAMENTO DESPORTIVO AULA 5 Princípios do Treinamento: São os aspectos cuja observância irá diferenciar o trabalho feito à base de ensaios e erros, do científico. (DANTAS, 2003)

Leia mais

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO ESPECÍFICO

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO ESPECÍFICO TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO ESPECÍFICO AULA 3 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA ORGANIZAÇÃO E CONDUÇÃO DO PROCESSO DE TREINO As Componentes da Carga de Treino A Carga...no esforço

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício. Ms. Sandro de Souza

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício. Ms. Sandro de Souza UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Curso de Educação Física Disciplina: Fisiologia do Exercício Ms. Sandro de Souza Discutir alguns aspectos associados à medida do VO2máx. Conhecer os mecanismos envolvidos

Leia mais

O TREINAMENTO DA VELOCIDADE PARA AS CORRIDAS DE FUNDO: CONSIDERAÇÃO SOBRE O MÉTODO FARTLEK *

O TREINAMENTO DA VELOCIDADE PARA AS CORRIDAS DE FUNDO: CONSIDERAÇÃO SOBRE O MÉTODO FARTLEK * O TREINAMENTO DA VELOCIDADE PARA AS CORRIDAS DE FUNDO: CONSIDERAÇÃO SOBRE O MÉTODO FARTLEK * Prof. Marcelo Augusti Técnico em Corridas de Fundo Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo

Leia mais

DESEMPENHO DE JOGADORES DE ELITE DE FUTSAL E HANDEBOL NO INTERMITTENT FITNESS TEST

DESEMPENHO DE JOGADORES DE ELITE DE FUTSAL E HANDEBOL NO INTERMITTENT FITNESS TEST DESEMPENHO DE JOGADORES DE ELITE DE FUTSAL E HANDEBOL NO 30-15 INTERMITTENT FITNESS TEST PERFORMANCE OF ELITE INDOOR SOCCER AND HANDBALL PLAYERS IN 30-15 INTERMITTENT FITNESS TEST Henrique Bortolotti 1,2,3,4,

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Avaliação do VO²máx

Avaliação do VO²máx. Avaliação do VO²máx Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de O² Avaliação Cardiorrespiratória Ergômetros Ergo = trabalho Metro = medida Sendo assim, um ergômetro é basicamente um instrumento que

Leia mais

DEMANDAS FISIOLÓGICAS DO HANDEBOL

DEMANDAS FISIOLÓGICAS DO HANDEBOL Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2010, 9 (2): 73-82 DEMANDAS FISIOLÓGICAS DO HANDEBOL Rodrigo D Alonso Ferreira Universidade Presbiteriana Mackenzie-Brasil Resumo: O presente trabalho propõe-se

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. Bruno P. da Silva 1 ; Willian D. Silva²; Josiane F. Lino; Ana Carolina C. Pereira; Henrique F. Ferreira;

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

Consumo Máximo de Oxigênio

Consumo Máximo de Oxigênio Consumo Máximo de Oxigênio Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Consumo Máximo de Oxigênio VO2max BE066 Sistema Portátil K4b 2 BE066 VO2max Definição: É a razão máxima de O2 que uma pessoa pode absorver,

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

Fisiologia do Esforço

Fisiologia do Esforço Fisiologia do Esforço Curso Desporto e BemEstar 3º Semestre 008/09 Capítulo II Bases da Bioenergética Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Leiria 7 Out 08 ATP-CP e energia O sistema ATP-CP

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação

6º Simposio de Ensino de Graduação 6º Simposio de Ensino de Graduação ANÁLISE COMPARATIVA DA ANTROPOMETRIA E APTIDÃO FÍSICA DE GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Autor(es) PAMELA ROBERTA GOMES GONELLI Co-Autor(es) CLAYTON MACARIO RAFAEL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FAEFI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FAEFI UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FAEFI LUIZ CLÁUDIO NASCIMENTO NUNES AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBICA ATRAVÉS DE DIFERENTES PROTOCOLOS EM ATLETAS DE

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício. Consumo Máximo de Oxigênio

BE066 - Fisiologia do Exercício. Consumo Máximo de Oxigênio BE066 - Fisiologia do Exercício Consumo Máximo de Oxigênio Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Conceituar Consumo Máximo de Oxigênio Descrever os Fatores que influenciam o VO2max Meios para determinação

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master Street Volei / Barra Music Nelso Kautzner Marques Junior kautzner123456789junior@gmail.com 2016 2 Índice Introdução, 3

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada)

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada) Direta TIPOS DE PESQUISA de Campo (aplicada) Prof.ª Andrea Vanzelli de Laboratório (básica) Direta Tipos de s s de Direta Descritivo Não interfere na realidade Indireta Experimental Há manipulação da realidade

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA AVALIADA PELO RAST TEST, EM UMA EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO.

ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA AVALIADA PELO RAST TEST, EM UMA EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO. ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA AVALIADA PELO RAST TEST, EM UMA EQUIPE DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO. Atalante Correa e Silva¹ Fabiano Garcia Muniz² Fabio Lopes Larreia³ Luciano Medeiros da Rocha 4 Luciano Leal

Leia mais

25/05/2017. Avaliação da aptidão aeróbia. Avaliação da potência aeróbia. Medida direta do consumo máximo de oxigênio Ergoespirometria (Padrão-ouro)

25/05/2017. Avaliação da aptidão aeróbia. Avaliação da potência aeróbia. Medida direta do consumo máximo de oxigênio Ergoespirometria (Padrão-ouro) Escola de Educação Física e Esporte da USP Disciplina EFB 0303 - Medidas e Avaliação da Atividade Motora Avaliação da potência aeróbia Avaliação da aptidão aeróbia Conceito: Capacidade máxima de se exercitar

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ANÁLISE DA POTÊNCIA ANAERÓBIA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE DIFERENTES

Leia mais

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves 2012 PLANEJAMENTO DE TRABALHO PERIODIZAÇÃO Periodização é o planejamento geral do tempo disponível para o treinamento, de acordo com as

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Acadêmicos de fisioterapia. Frequência cardíaca. Bicicleta ergométrica. Atividade física. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Acadêmicos de fisioterapia. Frequência cardíaca. Bicicleta ergométrica. Atividade física. INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARISON OF HEART RATE IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE BEFORE AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY

Leia mais

ARTIGO CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO HANDEBOL

ARTIGO CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO HANDEBOL CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO HANDEBOL Thiago Cândido Alves Luis Fabiano Barbosa Idico Luiz Pellegrinotti Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os estudos encontrados na literatura nacional e

Leia mais

Características do jogo de duplas no badminton: estrutura temporal e variáveis metabólicas e fisiológicas de desempenho.

Características do jogo de duplas no badminton: estrutura temporal e variáveis metabólicas e fisiológicas de desempenho. Características do jogo de duplas no badminton: estrutura temporal e variáveis metabólicas e fisiológicas de desempenho. Loani Landin Istchuk (UEL), Luana Shizue Hirata (UEL), Lucélia Batista de Almeida,

Leia mais

DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR

DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR LEONARDO GEALH RICARDO ALEXANDRE SPIRONELLO Universidade Estadual de Maringá, Maringá Paraná Brasil leogealh@yahoo.com

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 83 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 83 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) IDENTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE AEROBIA, VELOCIDADE E ALTURA DOS SALTOS VERTICAIS DAS ATLETAS DA EQUIPE FEMININA DE HANDEBOL DA CIDADE DE BETIM, MINAS GERAIS, BRASIL, CATEGORIA ADULTO. MARCOS DANIEL MOTTA

Leia mais

ARTIGO. Comparação do VO 2 max de homens fisicamente ativos mensurado de forma indireta e direta.

ARTIGO. Comparação do VO 2 max de homens fisicamente ativos mensurado de forma indireta e direta. 336 ARTIGO Comparação do VO 2 max de homens fisicamente ativos mensurado de forma indireta e direta. Leandro Paschoali Rodrigues Gomes 2,3 Bruna Patrícia Batista da Silva Portela 1 Daniela Garcia 1 Eduardo

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO JOGO DE DUPLAS NO BADMINTON: ESTRUTURA TEMPORAL E VARIÁVEIS METABÓLICAS E FISIOLÓGICAS DE DESEMPENHO.

CARACTERÍSTICAS DO JOGO DE DUPLAS NO BADMINTON: ESTRUTURA TEMPORAL E VARIÁVEIS METABÓLICAS E FISIOLÓGICAS DE DESEMPENHO. CARACTERÍSTICAS DO JOGO DE DUPLAS NO BADMINTON: ESTRUTURA TEMPORAL E VARIÁVEIS METABÓLICAS E FISIOLÓGICAS DE DESEMPENHO. Loani Landin Istchuk (UEL), Luana Shizue Hirata (UEL), Lucélia Batista de Almeida,

Leia mais

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica:

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: 60hs C.H. Prática: Créditos Ementa: Estudo do histórico do treinamento e treinamento global. Relatar e classificar

Leia mais

INFLUÊNCIA DE UM PERÍODO DE PREPARAÇÃO FÍSICA NA CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA AERÓBIA EM UNIVERSITÁRIAS PRATICANTES DE FUTSAL

INFLUÊNCIA DE UM PERÍODO DE PREPARAÇÃO FÍSICA NA CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA AERÓBIA EM UNIVERSITÁRIAS PRATICANTES DE FUTSAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RINALDO VIEIRA MENEZES INFLUÊNCIA

Leia mais

A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRA DE PRATICANTES DE AULAS DE JUMP E RITMOS DE UM MUNICÍPIO DO LITORAL DO RS

A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRA DE PRATICANTES DE AULAS DE JUMP E RITMOS DE UM MUNICÍPIO DO LITORAL DO RS ISSN 1678-1740 http://ulbratorres.com.br/revista/ Torres, Vol. I - Novembro, 2016 Submetido em: Jul/Ago/Set, 2016 Aceito em: Out/2016 A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRA DE PRATICANTES DE AULAS DE JUMP E RITMOS

Leia mais

ESTIMATIVA DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO A PARTIR DO TESTE DE CARMINATTI (T-CAR) EM ATLETAS DE FUTEBOL E FUTSAL

ESTIMATIVA DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO A PARTIR DO TESTE DE CARMINATTI (T-CAR) EM ATLETAS DE FUTEBOL E FUTSAL ISSN 2318-5104 e-issn 2318-5090 ARTIGO ORIGINAL DOSSIÊ AVALIAÇÃO E DESEMPENHO NO ESPORTE ESTIMATIVA DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO A PARTIR DO TESTE DE CARMINATTI (T-CAR) EM ATLETAS DE FUTEBOL E FUTSAL

Leia mais

Prof. Drd. Mauro Guiselini

Prof. Drd. Mauro Guiselini 60-80 BPM Coração Saudável 90-110 BPM Prof. Drd. Mauro Guiselini Resistência Cardiorrespiratória Refere- se frequentemente a capacidade aeróbica ou condicionamento aeróbico. A palavra aeróbica significa

Leia mais

COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PAUSAS ATIVAS E PASSIVAS NA REMOÇÃO DE LACTATO EM UM TREINAMENTO. RESUMO

COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PAUSAS ATIVAS E PASSIVAS NA REMOÇÃO DE LACTATO EM UM TREINAMENTO. RESUMO 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PAUSAS ATIVAS E PASSIVAS NA REMOÇÃO DE LACTATO

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Futebol de campo. Capacidades fisiológicas. Antropométrica. VO 2 max. ABSTRACT

RESUMO. Palavras-chave: Futebol de campo. Capacidades fisiológicas. Antropométrica. VO 2 max. ABSTRACT ANÁLISE COMPARATIVA DAS CAPACIDADES FISIOLÓGICAS E ANTROPOMÉTRICAS NO PERÍODO PRÉ-COMPETITIVO NAS DIFERENTES POSIÇÕES DE JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO DA CIDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO COMPARATIVE ANALYSIS OF

Leia mais

Validade do Teste de Corrida de 1600m em estimar o VO2max em praticantes de CrossFit - Um estudo piloto

Validade do Teste de Corrida de 1600m em estimar o VO2max em praticantes de CrossFit - Um estudo piloto Centro Universitário de Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências da Educação E Saúde FACES Jhonny Herbert de Miranda Oliveira Andrade Validade do Teste de Corrida de 1600m em estimar o VO2max em praticantes

Leia mais

ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE FUTEBOLISTAS DAS CATEGORIAS JUVENIL E JÚNIOR

ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE FUTEBOLISTAS DAS CATEGORIAS JUVENIL E JÚNIOR ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE FUTEBOLISTAS DAS CATEGORIAS JUVENIL E JÚNIOR EMERSON CRUZ DE OLIVEIRA, ANA FLÁVIA SANTOS SAMPAIO, TALITA PRATO DA SILVA, MARIA LÚCIA PEDROSA, MARCELO EUSTÁQUIO SILVA. Universidade

Leia mais

A EFICIÊNCIA DA PEDALEIRA DURANTE O TESTE DE CICLOERGOMETRO SUB-MÁXIMO DE ASTRAND. MACHADO, Alexandre Fernandes ABSTRACT

A EFICIÊNCIA DA PEDALEIRA DURANTE O TESTE DE CICLOERGOMETRO SUB-MÁXIMO DE ASTRAND. MACHADO, Alexandre Fernandes ABSTRACT A EFICIÊNCIA DA PEDALEIRA DURANTE O TESTE DE CICLOERGOMETRO SUB-MÁXIMO DE ASTRAND MACHADO, Alexandre Fernandes Pós-graduado em Fisiologia do esforço Mestrando em ciência da Motricidade Humana UCB / RJ

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 17 A 23 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte RECEBIDO EM: 00-00-0000 ACEITO EM: 00-00-0000 ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE JOGADORES DE FUTEBOL

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ESTIMAR A CAPACIDADE AERÓBICA ATRAVÉS DO TESTE DE 2400 METROS E VELOCIDADE CRÍTICA APÓS OITO SEMANAS DE TREINAMENTO AERÓBICO EM MILITARES DA POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS 410 Airton Siqueira dos Santos

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO DO BASQUETE E HANDEBOL

METABOLISMO ENERGÉTICO DO BASQUETE E HANDEBOL METABOLISMO ENERGÉTICO DO BASQUETE E HANDEBOL Hadley Marlon Góes da Silva Henrique Eiras Toledo Thiago Coelho de Aguiar Silva Fabiano Tadeu de Souza RESUMO Objetivos: Analisar o metabolismo energético

Leia mais

Palavras-chave: Controle Autonômico; Recuperação; Treinamento Esportivo; Esportes Coletivos.

Palavras-chave: Controle Autonômico; Recuperação; Treinamento Esportivo; Esportes Coletivos. RESUMO O futsal é um esporte intermitente com muitas substituições e pausas durante a partida, o que possibilita a recuperação de variáveis fisiológicas durante esses momentos, proporcionando ao jogador,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO Professor Guilherme de Camargo Ferraz guilherme.de.ferraz@terra.com.br INTRODUÇÃO Mercado Nacional de Eqüinos: Inter-relações Complexo Agronegócio Cavalo Esporte

Leia mais

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARISON OF HEART RATE IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE BEFORE AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY

Leia mais

PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: UMA ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTEBOL

PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: UMA ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTEBOL PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: UMA ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTEBOL PETERSON LUIZ REGERT, CAROLINA KOEHLER, ÉBONI MARÍLIA REUTER, HILDEGARD HEDWIG POHL,

Leia mais

Treinamento Intervalado - TI Recomendações para prescrição do treinamento O 2

Treinamento Intervalado - TI Recomendações para prescrição do treinamento O 2 Tipos de Estímulo Treinamento Intervalado - TI Recomendações para prescrição do treinamento O 2 Tony Meireles dos Santos Doutor em Ed. Física Certificado Health & Fitness Instructor ACSM Pro Health & Performance

Leia mais

Laboratório de Investigação em Desporto AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014

Laboratório de Investigação em Desporto AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR AVALIAÇÃO E CONTROLO DO TREINO 2014 Equipa: Doutor João Brito (coordenador) Doutor Hugo Louro Doutora Ana Conceição Mestre Nuno

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 60 CORRELAÇÃO ENTRE MEDIDAS INDIRETAS DE MENSURAÇÃO DO VO2MÁX EM JOGADORAS DE FUTEBOL Saulo de Tarso Portella Calheiros 1, Thiago Mattos Frota de Souza 2 RESUMO Sabe-se que o consumo máximo de oxigênio

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez PREPARAÇÃO FÍSICA Qualidades físicas e métodos de treinamento PREPARAÇÃO FÍSICA ou Treinamento Físico Conceito: componente que compreende os meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas

Leia mais

POTÊNCIA AERÓBIA MÁXIMA E DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS INTERMITENTES EM FUTEBOLISTAS ADOLESCENTES

POTÊNCIA AERÓBIA MÁXIMA E DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS INTERMITENTES EM FUTEBOLISTAS ADOLESCENTES Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2009, 8 (2 suplemento 1): 49-58 POTÊNCIA AERÓBIA MÁXIMA E DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS INTERMITENTES EM FUTEBOLISTAS ADOLESCENTES Rodrigo D Alonso Ferreira Universidade

Leia mais

ANÁLISE DO VO 2MÁX EM ESCOLARES

ANÁLISE DO VO 2MÁX EM ESCOLARES CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES CAIO GONÇALVES CORREIA ANÁLISE DO VO 2MÁX EM ESCOLARES Brasília 2014 CAIO GONÇALVES CORREIA ANÁLISE DE VO 2MÁX

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO TREINAMENTO PRINCÍPIOS PIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO AULA 2

TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO TREINAMENTO PRINCÍPIOS PIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO AULA 2 TEORIA E PRÁTICA DO PRINCÍPIOS PIOS CIENTÍFICOS DO ESPECIFICIDADE SOBRECARGA INTEGRIDADE E PREVENÇÃO ADAPTAÇÃO CARGA CRESCENTE CONSCIENTIZAÇÃO AULA 2 PROF. HOMERO GUSTAVO FERRARI CONTINUIDADE IDIVIDUALIDADE

Leia mais

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD Antonio Carlos Gomes, PhD Estratégias voltadas para a Formação integral do atleta 1 ? QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS Ações na preparação a longo prazo 2 Fábrica? Usina? Indústria? MEDALHA OLÍMPICA? VOU SER CAMPEÃO?

Leia mais

EFEITOS DE DOIS PROGRAMAS DE TREINAMENTO SOBRE O VO 2 máx DE ATLETAS JUVENIS DE FUTSAL.

EFEITOS DE DOIS PROGRAMAS DE TREINAMENTO SOBRE O VO 2 máx DE ATLETAS JUVENIS DE FUTSAL. Artigo Original EFEITOS DE DOIS PROGRAMAS DE TREINAMENTO SOBRE O VO 2 máx DE ATLETAS JUVENIS DE FUTSAL. EFFECTS OF TWO TRAINING PROGRAMS ON THE PLAYERS VO2 max JUVENIS FUTSAL. Ricardo Alexandre Rodrigues

Leia mais

PERIODIZAÇÃO é a divisão do ano de treinamento em períodos particulares de tempo, com objetivos e conteúdos definidos. (Gomes e Souza, 2008).

PERIODIZAÇÃO é a divisão do ano de treinamento em períodos particulares de tempo, com objetivos e conteúdos definidos. (Gomes e Souza, 2008). PERIODIZAR é dividir de forma organizada o ciclo anual ou semestral de treinamento dos atletas, em períodos e etapas, buscando prepará-los para atingir objetivos pré-estabelecidos, na direção de encontrar

Leia mais

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores

Leia mais

ALTERAÇÕES NA APTIDÂO FÍSICA DE JOVENS ATLETAS DE FUTEBOL DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO

ALTERAÇÕES NA APTIDÂO FÍSICA DE JOVENS ATLETAS DE FUTEBOL DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO ALTERAÇÕES NA APTIDÂO FÍSICA DE JOVENS ATLETAS DE FUTEBOL DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO Diego Hilgemberg Figueiredo (UEL), Diogo Hilgemberg Figueiredo (UEL), Marcelo de Oliveira Matta (UFJF), Loani Landin

Leia mais

Autor(es) GABRIEL HENRIQUE BARBOSA. Orientador(es) ÍDICO LUIZ PELLEGRINOTTI. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. Introdução

Autor(es) GABRIEL HENRIQUE BARBOSA. Orientador(es) ÍDICO LUIZ PELLEGRINOTTI. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. Introdução 19 Congresso de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO TREINAMENTO NO PERÍODO COMPETITIVO NO SALTO EM DISTÂNCIA E DE AGILIDADE EM ATLETAS JUVENIS DE ATLETISMO Autor(es) GABRIEL HENRIQUE BARBOSA

Leia mais

Prof. Esp. Ricardo de Barros

Prof. Esp. Ricardo de Barros Prof. Esp. Ricardo de Barros Riccardo Rambo Potencial motor do organismo humano Sistema nervoso central, sistema neuromuscular e sistema de abastecimento energético Estrutura morfo-funcionalespecializada

Leia mais

Personalizando seu treinamento. Educação WKO4 Prof. Dr. Fabiano Araujo, médico do esporte

Personalizando seu treinamento. Educação WKO4 Prof. Dr. Fabiano Araujo, médico do esporte Personalizando seu treinamento Educação WKO4 Prof. Dr. Fabiano Araujo, médico do esporte Um pouco de embasamento 2 Evolução dos dados Tempo / Pace Frequência cardíaca Potência Segue Segue Conduz 3 Medida

Leia mais

Métodos de Treino da Resistência. António Graça

Métodos de Treino da Resistência. António Graça Métodos de Treino da Resistência António Graça 3 - Métodos de Treino da Resistência Características dos Métodos de Treino; Métodos de Treino; Métodos Contínuos Métodos Intervalados (extensivo e intensivo)

Leia mais

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações Metabólicas do Treinamento Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações ao Treinamento Aeróbio Adaptações centrais e periféricas Realização do exercício submáximo

Leia mais