As Relações entre Comunicação e Religião: Rádio e Tv como Meios para Expressão do Neopentecostalismo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Relações entre Comunicação e Religião: Rádio e Tv como Meios para Expressão do Neopentecostalismo."

Transcrição

1 As Relações entre Comunicação e Religião: Rádio e Tv como Meios para Expressão do Neopentecostalismo. Luis de Castro Campos Jr. 1 Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar a relação entre comunicação e religião tendo a televisão como lócus privilegiado no tocante a pregação de grupos neopentecostais considerando o surgimento da Igreja Mundial do Poder de Deus que aluga um horário considerável importante na TV transmitindo seus cultos bem como testemunhos como forma de conseguir fiéis e recursos visando suas atividades. As novas expressões religiosas tem encontrado um terreno fértil para sua expansão utilizando os meios de comunicação na busca de um maior número de fiéis. Palavras-chave: comunicação, religião, história, ciências sociais. Pentecostalismo. Introdução: O pentecostalismo brasileiro apresentou mudanças importantes no final do século XX com o surgimento de novos grupos tendo destaque recente a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada e comandada pelo Apóstolo Valdemiro Santiago. A partir de 1998 este grupo religioso se desenvolveu tendo como núcleo inicial a cidade de Sorocaba no interior paulista para depois chegar a capital, São Paulo onde experimentou um crescimento expressivo aproveitando para se expandir à outras grandes capitais regionais brasileiras como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O caso da IMPD 2 aponta para um outro momento do neopentecostalismo mostrando divisões internas as quais se caracterizam por novas posturas utilizando de forma privilegiada o espaço televisivo na busca de fiéis patrocinadores. Também inaugura novo momento talvez de cissiparidade, expressão utilizada por Antônio Flávio Pierucci quanto a rupturas uma vez que Santiago foi da Igreja Universal do Reino de Deus, trabalhando como bispo na África antes de sair e criar seu próprio ministério. 1. O Termo Neopentecostalismo. As origens da IMPD remetem a uma profunda mudança do pentecostalismo ocorrida nos anos 70 do século XX com o surgimento de novas lideranças na sociedade 1 Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. Doutor em História pela UNESP Campus de Assis. Professor Ajunto de História. Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2 Igreja Mundial do Poder de Deus.

2 como bem comentou Siepierski. Houve um rompimento na unidade doutrinária neopentecostal com mudanças no seu conteúdo doutrinário. Para ele a característica do pentecostalismo pode ser melhor percebida no tocante a sua escatologia. Siepierski sustenta que mesmo a glossolalia deve ser compreendida a luz da escatologia como expectativa da irrupção do Reino de Deus. O fenômeno do Espírito Santo seria um dos sinais que o final dos tempos estava às portas como forma da Igreja se comportar na terra. Neste contexto a busca do batismo do Espírito Santo seria um revestimento de poder espiritual utilizado na pregação do evangelho visando atingir rapidamente o mundo com a finalidade de apressar a volta de Jesus como visão escatológica. De acordo com este autor o pós-pentecostalismo é o afastamento dos pentecostais formado na base da Teologia da Prosperidade e no conceito de guerra espiritual. A despeito da classificação de vários autores sobre os pentecostais tomando como ponto de partida os grupos oriundos da segunda onda podemos citar a Igreja do Evangelho Quadrangular 3 inserindo novos elementos e estratégias visando melhor propagação de suas mensagens e abrindo o caminho para adesão aos meios de comunicação de massa. 4 Em primeiro momento o rádio e depois a televisão tornaram-se pontos estratégicos na pregação pentecostal contribuindo provavelmente para sua expansão. Nos anos setenta a influência de televangelistas americanos como Rex Humbard e Jimmy Swegaert despertou a atenção de novos pregadores que estavam surgindo neste ambiente de transformações no Brasil tendo como contexto o início da redemocratização do país. Estes novos pregadores deram os primeiros passos na fundação de suas igrejas como em 1977, Edir Macedo e 1980, Romildo Soares. A Igreja Universal do Reino de Deus 5 que surgiu na Avenida Suburbana no Rio de Janeiro iniciou este processo para depois atingir as grandes metrópoles brasileiras se destacando na famosa onda carioca. Primeiro no plano interno quando o universo iurdiano apresentou elementos que continham: exorcismo, conversões e curas. 3 Passaremos a adotar IEQ. 4 Paul Freston propõe a classificação do pentecostalismo por ondas: A Primeira Onda representa Congregação Cristã e Assembléia de Deus. A Segunda teria a Igreja do Evangelho Quadrangular, Brasil Para Cristo e Deus Amor como maiores expoentes. Já a Terceira onda seria marcada por Igreja Universal do Reino de Deus, Sara Nossa Terra, Renascer e Internacional da Graça de Deus. 5 Vamos adotar IURD

3 Havia a busca excessiva pelo exorcismo dos demônios, então responsáveis por todo tipo de situações negativas que ocorrem na vida dos seres humanos apresentando como caminho a conversão a sua proposta de transformação. Além destes elementos cabe destaque a outros três segundo Paulo Bolaffi: a Guerra Santa, Realidade do Mal e às doenças divinas. No plano externo o desafio era como propagar suas novas doutrinas em um país de maioria católica agora densamente urbanizado e marcado por uma população em constante trânsito, talvez atônita pelo novo ritmo impresso na velocidade das máquinas e no ambiente industrial. Nas afirmações de Prandi, a cidade moderna é profana e sua civilização desencantada no sentido que Max Weber atribuiu a esta palavra: ela prescinde do apelo ao sobrenatural. Todo o comportamento esperado deve ser fundamentado na razão. A idéia que se tem de nossas populações é que habitam cidades imensas, em que as igrejas(católicas) ficaram vazias. Mas, ao mesmo tempo, as frações pobres dessas populações, especialmente aquelas que se viram ou se sentiram abandonadas por sua religião original (esse catolicismo dessacralizado), foram buscar outras formas de crer, e sobretudo se mostrarem crentes, foram construir outros deuses, foram remodelar outros meios de ver e ter contato como o que não faz sentido imediato nesta sociedade o sagrado. (PIERUCCI&PRANDI: 24:1996) Mas qual o modelo ideal do novo homem e da nova mulher? Ele é representado pelo modelo não-religioso como: competência profissional, competitividade, autosuficiência e visibilidade social, além do consumo de produtos e bens acessíveis apenas a quem possui recursos econômicos. Por outro lado as frações pobres encontraram no discurso neopentecostal uma ferramenta para tentar sobreviver no processo de exclusão capitalista alicerçado na busca pela educação voltada para o trabalho assegurando assim condições para altos salários e uma condição de vida presente em países do chamado primeiro mundo. Tudo que é produzido e ganha ares de modernidade é consumido de forma essencial nestas grandes cidades. O problema é que a maioria da população que as habita vive muito mal, sem os recursos necessários como saúde e transporte dentre outros.

4 Após o desenvolvimento urbano acelerado dos anos 60 e 70 quando todos os setores da economia cresciam, todo tipo de trabalho era requerido. A crença pairava no sentido de que haveria recursos suficientes para todos. Se por um lado a cidade moderna se apresentou secularizada por outro ela oferece todo tipo de religiões aqueles que por ele foram deserdados. Assim os pobres da cidade teriam ( e tem) a possibilidade de se filiarem a uma igreja pentecostal de grande expressão ou não. Segundo Prandi, nestes novos locais, que podem ser um templo, ou um imenso barracão adaptado como no caso de David Miranda, sua intimidade será valorizada, através de um espaço de publicidade influenciando seus desejos e necessidades. Além disso a existência de um código moral estreito permite que o novo crente passe a fazer parte de um grupo religioso, muitas vezes separado da sociedade. Neste novo contexto o pré-milenarismo que conseguiu grande sucesso no século XX não mais produziu um efeito profundo em função do não cumprimento das expectativas criadas na transição para o novo século. Na visão de Siepierski o prémilenarismo refletiu o meio religioso e o sócio-econômico do final do século XIX. Foi fruto de condições históricas objetivas. As mudanças teológicas que foram produzidas em função do contexto histórico e social permitiram o surgimento de novos postulados levando mais uma vez em consideração a escatologia. Mais tarde o surgimento do pós-milenarismo foi possível embasado em doutrinas pactuais ressaltando a fidelidade e o pacto da bíblia. Com esta nova visão os cristãos mesmo militando em um território estranho, como o ambiente mundano receberiam as bênçãos de Deus enquanto aguardam o retorno de Cristo. Este se dará em um futuro distante e imprevisível. Daí a ênfase do neopentecostal para o sucesso no aqui e no tempo presente. Esta nova visão constitui o cerne da pregação nas novas expressões pentecostais enfatizando a necessidade de um cristão mais competitivo, esperto e que vê no crescimento financeiro dentre outros um sinal evidente das bênçãos de Deus. São constantes os testemunhos de crentes que deram a volta por cima no desemprego e agora são donos do próprio negócio. Neste novo pentecostalismo o acúmulo de bens materiais não é proibido. Muito pelo contrário, atesta que o crente esta agindo de acordo com os ensinamentos e preceitos proferidos nas reuniões específicas como a Corrente da Prosperidade ou da Vida Sentimental, presentes na Igreja Universal do Reino de Deus.

5 2. Um novo Contexto: O Rádio e a TV. Após estas considerações passamos a levantar o papel do radio e mais recentemente da televisão na sociedade brasileira e em especial junto aos grupos religiosos aqui citados. O rádio como fruto da segunda revolução industrial apresentou um desenvolvimento importante a partir do momento em que a descoberta do transístor permitiu sua fabricação e conseqüente comercialização em massa. A partir das experiências de Marconi na Itália e de Landel de Moura no Brasil a transmissão de eventos utilizando as ondas hertzianas mudou de forma considerável a vida de milhões de pessoas presentes nas grandes cidades pelo mundo. No caso específico do Brasil, o rádio foi primeiramente um instrumento da elite sendo usado politicamente nos anos 40 por Getúlio Vargas como arma importante na manutenção de suas idéias cooptando os trabalhadores e impondo um regime autoritário com o monopólio do poder. A sua inserção ocorreu de fato em 1922 por ocasião do aniversário da independência na cidade do Rio de Janeiro, então capital da república. A transmissão de eventos por meio de alto-falantes instalados em pontos estratégicos apresentou aos brasileiros as possibilidades deste novo aparelho em que a fala e o som tinham um grande impacto na formação das idéias e sentimentos. As primeiras estações de rádio estavam organizadas em sociedades ou clubes e sua manutenção tinha dependência direta da contribuição que os ouvintes enviavam, garantindo a continuidade da programação. A medida que a sociedade se desenvolvia o rádio transformou-se de instrumento voltado ao entretenimento a de caráter comercial. Os anos 40 foram marcados como anos de ouro com as radionovelas mas o espaço para a publicidade já começava a ser ampliado permitindo que este veículo se desenvolvesse. Já a televisão teria o seu marco nos anos 50 com a atuação de Assis Chateuabriand que possuía uma cadeia de jornais, os Diários Associados. Em janeiro de 1950 ocorria a primeira transmissão de tv na cidade de São Paulo atingindo o Rio de Janeiro um ano depois. A TV Globo de propriedade do jornalista Roberto Marinho seria inaugurada em 1965 fazendo um acordo com o grupo norte-americano Time e Life e com isso recebendo recursos na ordem de 5 milhões de dólares. O governo militar sob influência

6 nacionalista pressionou e a Globo teve de romper seu acordo embora já tivesse tecnologia suficiente para iniciar uma nova etapa conquistando um território que lhe garantiria sua liderança até os dias atuais. Uma das fontes de recurso deste grupo é proveniente dos anúncios e publicidade. Também este grupo se especializou em um setor que marcaria a sociedade brasileira e as comunicações: as telenovelas. Aproveitando o caminho seguido pela pioneira Tupi, logo começaram a surgir fenômenos de audiência como as novelas Irmãos Coragem e Selva de Pedra. Em 1974 a transmissão de jogos da copa do Mundo realizada na Alemanha em cores marcou um outro momento na história brasileira. Em pleno regime militar o sucesso da seleção brasileira não foi o mesmo que em 1970 e o time do Brasil acabou desclassificado pela seleção da Holanda iniciando um período de fracassos que só terminaria em 1994 com a copa dos Estados Unidos. O regime militar não pôde utilizar o futebol como forma de influenciar a opinião publica. Com uma ampla audiência, a televisão diminuiu o poder hegemônico do rádio, mas não decretou sua falência. Estes dois meios de comunicação teriam ainda uma influência muito grande. Como espaços seculares, rádio e televisão não ficaram imunes ao assédio dos grupos religiosos sendo utilizados sistematicamente já a partir dos anos 50 pelas novas expressões da segunda onda capitaneados em primeiro lugar pela Igreja do Evangelho Quadrangular e mais tarde pela Igreja Pentecostal Deus é Amor, do missionário David Miranda. Este último iniciou sua igreja em 1962 destacando a cura divina e os milagres no ar ao transmitir testemunhos e concentrações muitas delas estratégias para sua propagação. Em 1982 Miranda adquiriu a Rádio Universo de Curitiba e passou a cobrir praticamente todo o território nacional 6. Conseguiu um novo meio de comunicação demonizando a televisão que então passava a ser concebida como um instrumento mundano e portanto responsável pela desagregação da família. De acordo com Leonildo Silveira Campos o grupo de David Miranda não teria recursos para aquisição de horários na tv devido ao seu elevado preço. Daí a importância do rádio uma vez que este veículo também permitia o acesso a crentes de outras denominações seus ouvintes que em tese seriam possíveis adeptos. 6 Também comprou um imenso galpão na Avenida do Estado na capital de São Paulo onde possui até hoje sua sede mundial.

7 A escolha de emissoras decadentes como algumas do antigo grupo de Chateubriand, ocorria em virtude da resistência e preconceito de muitos empresários do ramo contra estes programas religiosos. Já no caso da televisão as transformações ocorridas entre os pentecostais nos anos 70 permitiram que novos grupos passassem a se utilizar dos programas inicialmente restritos às madrugadas até atingirem o chamado horário nobre, como o caso do missionário R.R Soares com seu programa Show da Fé na rede Bandeirantes exibidos diariamente. Porém em 1989 Edir Macedo adquiriu a Rede Record por 45 milhões de dólares iniciando um novo momento em que o secular e o religioso caminhavam lado a lado em uma disputa com a Rede Globo. A Igreja Universal do Reino de Deus passou a veicular seus programas no período noturno muitas vezes dando uma conotação de guerra santa contra os outros canais que insistiam em notícias sobre arrecadação das ofertas em muitas reuniões realizadas em grandes estádios de futebol como do Maracanã no Rio de Janeiro e do Morumbi em São Paulo. A partir de tal aquisição a Rede Record iniciou como que uma verdadeira cruzada empenhada em bater a audiência de sua principal rival, a Globo assumindo riscos e conseguindo algumas conquistas como os direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas de Londres em Se David Miranda transmitia suas reuniões pelo rádio, Macedo se ocupou de faze-la pela tv, mostrando suas concentrações como forma de angariar mais fiéis aproveitando assim a força de um meio de comunicação com grande penetração na sociedade brasileira. Os rituais de exorcismo e as orações por solução de problemas passaram a ter destaque importante na maioria dos programas exibidos nos anos 90. A Igreja Universal é um empreendimento religioso ligado ao surgimento de um capitalismo tardio e a um quadro cultural em que as ferramentas de marketing desempenham um importante papel. Por isso a Igreja Universal não possui um conjunto de produtos a serem empurrados, de qualquer jeito, para públicos indiferenciados. Muito pelo contrário, ela procura conhecer as demandas do público, segmenta e escolhe os grupos que deseja satisfazer com intensidade, oferecendolhes produtos diferenciados. (CAMPOS: 55,1997) Segundo Leonildo S. Campos a Igreja Universal desenvolve uma estratégia de marketing fundamentada no chamado mercado de bens religiosos assumindo uma posição de empresa acentuando termos do mundo empresarial como demanda, produção

8 e consumo destes bens. Ele ainda completa considerando que uma vez descoberto o que realmente interessava a massa, a preocupação foi o meio para oferecer as pessoas o que elas na verdade estavam ansiosas por adquirir. 3. Um Novo Momento: Igreja Mundial do Poder de Deus. Após se envolver em um naufrágio na África Waldemiro Santiago teve desentendimentos com a liderança da IURD se afastando da mesma. Como aprendeu a pregar e tinha uma retórica simples, além dos exorcismos e orações por cura e resolução de problemas logo retomou suas atividades iniciando uma pequena igreja em Sorocaba. Ao usar com certa competência a televisão logo já despontava como grande pregador de milagres conseguindo com isso atrair multidões para seu templo sede e com isso recursos para alugar um horário junto ao canal 21. Uma observação mais profunda permite perceber que o discurso da IMPD procura muitas vezes combater os métodos utilizados pela IURD até como estratégia para minar o concorrente conseguindo resultados expressivos na migração de antigos membros para suas fileiras. O estudo dos livros e dos periódicos da igreja podem também auxiliar na constatação de seus aspectos doutrinários e sua preocupação com a leitura da bíblia como forma de reforçar a veracidade de seu aporte teológico embora este se mostre com elevado conteúdo popular, atingindo em tese um bom número de espectadores. Em uma primeira impressão a abordagem mais simplista iria considerar a IMPD cópia fiel de sua matriz o que tem caracterizado de certa forma os grandes grupos pentecostais. Mas uma análise mais pormenorizada permite verificar alguns elementos internos diferenciadores que podem favorecer a compreensão do novo segmento. Por exemplo, aparentemente existe um maior espaço para a glossolalia, característica inicial dos pentecostais clássicos e que foi motivo de grandes cisões com a saída de grupos da igreja batista e presbiteriana. Um segundo elemento importante é a contraposição em alguns momentos da teologia da prosperidade embora a IMPD tenha a reunião para o Crescimento Financeiro

9 e incentive seus adeptos a conseguir um sucesso na vida material ela não o faz da mesma forma que a IURD. Esta última em algumas de suas reuniões tem como preocupação central ensinar seus membros a desenvolver projetos empresariais, um componente central em seu marketing religioso. Um outro elemento diferenciador é a ênfase no sacrifício. Enquanto a IURD faz três campanhas durante o ano denominadas Fogueira Santa de Israel a IMPD chega a combater tal prática aproveitando em muitos momentos a insatisfação de antigos fiéis iurdianos que passaram a freqüentar suas fileiras. Há também estratégia do Apóstolo Valdemiro Santiago em chamar as pessoas a seu púlpito transmitindo o momento do abraço e mostrando que não há tanta distância entre o líder e suas ovelhas como o fazem os demais grupos neopentecostais. Quando as pregações ocorrem em amplos espaços públicos como estádios de futebol, ou mesmo recintos voltados para exposições agropecuárias, ele utiliza um chapéu o que serve para diferenciar mais dos outros pregadores contemporâneos. É provável que estes elementos diferenciadores contribuam para melhor compreensão deste novo fenômeno surgido nos anos 90 que agora inaugura uma nova era: a das cisões nas grandes denominações neopentecostais. Outro método utilizado por este pregador se dá na transmissão de suas concentrações em suas sedes instaladas na capital de São Paulo. Quando não está em outro estado, Santiago aproveita as reuniões no domingo para organizar encontros em Santo Amaro São Paulo, (na avenida João Dias a mesma da IURD) e no bairro do Brás onde teve de reformar seu templo para escapar das investigações empreendidas pelo ministério público paulista. Ao enfatizar o uso da bíblia (conta sempre com o auxílio de um pastor ou obreiro para mostrar à câmera textos da bíblia) em suas reuniões ele procurou ser diferente mostrando que muitos milagres ocorridos nos tempos apostólicos também podem ser verificados na sede da IMPD. Acompanhado por cinegrafistas ele desenvolve uma linguagem popular, as vezes interrompendo sua fala para mostrar vários milagres apresentando pessoas simples, que se dispõe a mostrar como as suas orações tiveram importância em suas vidas. Com isso a Igreja Mundial do Poder de Deus tem se constituído em um dos mais importantes desdobramentos neopentecostais no início do século seja atraindo fiéis de sua antiga matriz (a IURD) seja mesmo com fiéis católicos.

10 Considerações Finais. O neopentecostalismo se desenvolveu com maior velocidade em terras brasileiras aproveitando em sua estrutura elementos do marketing religioso em uma sociedade marcada pelo consumo e a busca do sucesso individual. Embora ocorram conquistas como a redemocratização do Brasil, o crescimento urbano desordenado e os desafios históricos em virtude da exclusão social não permitiram que melhores condições sociais fossem asseguradas no sentido existencial a população brasileira. A falta de transporte adequado, as precárias condições urbanas em regiões metropolitanas ainda constituem desafios para os governantes provocando um sentimento de angústia em setores consideráveis da população. Neste novo espaço as religiões se acomodam e aproveitam para desenvolver graças a um discurso agregador veiculado agora pelos novos meios de comunicação atingindo cada vez mais lares. Além disso as incertezas geradas pelas crises do capitalismo, contribuem para a produção de um contingente cada vez maior de excluídos que encontram no discurso neopentecostal o alento para suas frustrações e dificuldades. Tais denominações perceberam com maior acuidade que grande parte de seu sucesso depende de sua visibilidade por este contingente e com isso conseguiram com grande competência um número de adeptos o que tem alterado a composição do campo brasileiro no século XX. A relação entre os meios de comunicação de massa com as igrejas neopentecostais é muito intensa marcando uma nova tendência entre os evangélicos brasileiros lhe dando maior visibilidade e lhe conferindo certa vantagem quanto a propagação de seus valores e mensagem.

11 Referências. CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, Templo e Mercado: Organização e Marketing de Um Empreendimento Neopentecostal. Petrópolis:Vozes. São Paulo: Simpósio Editora e Universidade Metodista de São Paulo, CAMPOS, Leonildo Silveira. O Milagre no Ar. Persuasão a Serviço de Quem? São Paulo: Aste, Simpósio p SIEPIERSKI, Paulo D. Contribuições para Uma Tipologia do Pentecostalismo Brasileiro in: GERRRIERO, Silas. O Estudo das Religiões. Desafios Contemporâneos. São Paulo: Paulinas, Coleção: Estudos da ABHR. PIERUCCI, Antonio Flávio e PRANDI, Reginaldo. A Realidade Social das Religiões no Brasil. São Paulo: Hucitec, MANOEL, Ivan Ap. e RAMOS, Solange (orgs) Identidades Religiosas. Franca: UNESP FHDSS: Civitas Editora, 2008.

Igreja Universal do Reino de Deus

Igreja Universal do Reino de Deus 89 No entanto, a grande concentração de igrejas no bairro impede que existam quarteirões apenas com a presença da IPDA. A maior concentração de membros da IPDA está nas áreas mais pobres do bairro. Das

Leia mais

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p Resenhas 157 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun 2015 - p. 159-162 158 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

História do. Pentecostalismo

História do. Pentecostalismo História do Pentecostalismo Introdução e Considerações Gerais Pentecoste = quinquagésimo dia. Festa judaica também chamada de festa das sete semanas por ser comemorada sete semanas depois da páscoa. Essa

Leia mais

2⁰ Simpósio Internacional de História das Religiões XV Simpósio Nacional de História das Religiões ABHR 2016

2⁰ Simpósio Internacional de História das Religiões XV Simpósio Nacional de História das Religiões ABHR 2016 2⁰ Simpósio Internacional de História das Religiões XV Simpósio Nacional de História das Religiões ABHR 2016 O fiel empreendedor, testemunha e ferramenta de marketing: uma análise do discurso acerca dos

Leia mais

BATISTAS NACIONAIS NOSSA IDENTIDADE

BATISTAS NACIONAIS NOSSA IDENTIDADE BATISTAS NACIONAIS NOSSA IDENTIDADE NOSSA IDENTIDADE 1. QUEM SOMOS? 2. QUAL A NOSSA HISTÓRIA? 3. O QUE PENSAMOS? BATISTA NACIONAL 1. O QUE É SER BATISTA NACIONAL? 2. QUE TIPO DE BATISTA É UM BATISTA NACIONAL?

Leia mais

HISTÓRIA DA IGREJA. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE:

HISTÓRIA DA IGREJA. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE: HISTÓRIA DA IGREJA Prof. GUILHERME WOOD APOSTILA NO SITE: http://www.ibcu.org.br/apostilas/historiaigreja.pdf Primitiva Imperial Medieval Escolastic Reforma Moderna Contemporânea Linha do Tempo: História

Leia mais

MUDANÇAS NO PERFIL RELIGIOSO BRASILEIRO. Fatos e desafios.

MUDANÇAS NO PERFIL RELIGIOSO BRASILEIRO. Fatos e desafios. Vanildo Luiz Zugno MUDANÇAS NO PERFIL RELIGIOSO BRASILEIRO. Fatos e desafios. Vanildo Luiz Zugno - www.freivanildo.wordpress.com 1 Parte I ACLARANDO TERMOS Vanildo Luiz Zugno - www.freivanildo.wordpress.com

Leia mais

Resenha do Livro Decepcionados com a Graça

Resenha do Livro Decepcionados com a Graça Resenha do Livro Decepcionados com a Graça O título do livro, Decepcionados com a Graça Esperanças e frustrações no Brasil Neopentecostal (São Paulo : Mundo Cristão, 2005), mostra claramente o interesse

Leia mais

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, p. Valdinei Ramos Gandra 1

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, p. Valdinei Ramos Gandra 1 MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. 241p. Valdinei Ramos Gandra 1 Ricardo Mariano é doutor em sociologia pela Universidade

Leia mais

A oferta na Bíblia e na Igreja:

A oferta na Bíblia e na Igreja: PNV 303 A oferta na Bíblia e na Igreja: uma proposta libertadora Robson Luís Neu São Leopoldo/RS 2013 Centro de Estudos Bíblicos Rua João Batista de Freitas, 558 B. Scharlau Caixa Postal 1051 93121-970

Leia mais

Tem como respossável todos esses homens.

Tem como respossável todos esses homens. Revista Adoração Missões A obra de missões é considerada uma das mais importantes na Assembleia de Deus da Paraíba e do Brasil, uma vez que, esta obra é o cumprimento de um mandado do Nosso Senhor e Salvador

Leia mais

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES TÍTULO: FUNÇÃO SOCIAL E LINGUAGEM DO JORNAL NACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): FELIPE VALEZI

Leia mais

Manifestação Religiosas na TV: Espaço Para a Pregação Pentecostal. Introdução.

Manifestação Religiosas na TV: Espaço Para a Pregação Pentecostal. Introdução. Manifestação Religiosas na TV: Espaço Para a Pregação Pentecostal. Luis de Castro Campos Jr castro@uenp.edu.br CCHE UENP Introdução. A sociedade brasileira passou por transformações importantes no século

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Essa é a TV Humaitá RELIGIÃO

Essa é a TV Humaitá RELIGIÃO A TV DA NOSSA GENTE Essa é a TV Humaitá RELIGIÃO A TV Humaitá é uma emissora fundamentada na valorização da cultura e tradições do povo de Guarapuava e região com destaque para conteúdo religioso e ao

Leia mais

Semana de Oração propõe diálogo e unidade dos cristãos Qua, 11 de Maio de :27 -

Semana de Oração propõe diálogo e unidade dos cristãos Qua, 11 de Maio de :27 - 1 / 5 O lema bíblico "Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor" (1Pe2.9) inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016. Este ano, a atividade ocorre, no Brasil, de 8 a 15 de maio

Leia mais

2 No fogo e na água: A dinâmica e a complexidade do campo 1 evangélico no Brasil

2 No fogo e na água: A dinâmica e a complexidade do campo 1 evangélico no Brasil 2 No fogo e na água: A dinâmica e a complexidade do campo 1 evangélico no Brasil Se me perguntarem: são os pentecostais evangélicos?, eu responderia distingo. Mendonça (2006: 99). O fantástico crescimento

Leia mais

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento HOMILÉTICA Roney Ricardo roneyricardoteologia@gmail.com REFLEXÃO O Deus Todo-Poderoso tinha apenas um Filho, e este tornou-se pregador Anônimo DEFINIÇÃO O termo Homilética vem do grego e significa homiletike,

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

Ementa Teorias antropológicas sobre religião. Análise comparativa de estudos sobre religião em diversas sociedades.

Ementa Teorias antropológicas sobre religião. Análise comparativa de estudos sobre religião em diversas sociedades. Disciplina: HS 059 Antropologia da Religião Período: 2010/1 Profa: Sandra J. Stoll Ementa Teorias antropológicas sobre religião. Análise comparativa de estudos sobre religião em diversas sociedades. Objetivos

Leia mais

Os Batistas em Carolina-MA

Os Batistas em Carolina-MA Os Batistas em Carolina-MA Nome dos autores: Cristiano Marinho Braga 1 ; Vasni de Almeida 2 RESUMO A religião é um tema muito interessante, um excelente campo de pesquisa. Falar sobre religião é levantar

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

a 17 de Junho

a 17 de Junho 938 11 a 17 de Junho onde ser cristão pode custar a vida Ser livre para escolher sua própria religião, falar sobre Deus abertamente e com qualquer pessoa, ter uma Bíblia em mãos é um grande privilégio

Leia mais

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender 15 INTRODUÇÃO A teledramaturgia tem uma importância única para a televisão brasileira, pois desde seu início na década de 1950, a TV destina grandes espaços de sua programação para produtos como telenovelas,

Leia mais

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial UNIÃO ESTE BRASILEIRA Associação Ministerial Comentários sobre a Música Comentários sobre a Música Pr. Graciliano Martins Percepção Humana da Música A música é percebida pelo tálamo, estação de transmissão

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO

TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO TÍTULO: HARD NEWS: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE NOTÍCIAS RÁPIDAS NO TELEJORNALISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O CRIACIONISMO DEZEMBRO DE 2004 OPP 992 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA - Levantar junto a população da área em estudo opiniões relacionadas ao criacionismo.

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 7 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 7 Formador 1 de 5 Globalização Globalização é um processo de integração social, política e económica entre os países e as pessoas de todo o mundo, onde os governos e as empresas comunicam entre si. Por outras palavras,

Leia mais

Programa Sócio Torcedor trata-se de um serviço oferecido pelas agremiações, no qual o torcedor comum pode se tornar sócio do clube, através do

Programa Sócio Torcedor trata-se de um serviço oferecido pelas agremiações, no qual o torcedor comum pode se tornar sócio do clube, através do 1 Introdução O esporte é provavelmente uma das atividades mais presente na vida pósmoderna. Todo indivíduo está de alguma maneira praticando, consumindo direta ou indiretamente algum produto ou serviço

Leia mais

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3

Apresentação. Estudos bíblicos doutrinários - formato 16x23.pmd 3 Apresentação A Editora Cultura Cristã continua a contribuir para o amadurecimento dos crentes e para o fortalecimento da Igreja. Numa época de crise em que mesmo a mídia secular noticia o abandono da fé

Leia mais

Religiosidade Tâmara Freitas Barros

Religiosidade Tâmara Freitas Barros Religiosidade Tâmara Freitas Barros Apesar dos problemas do cotidiano, a fé dos capixabas parece não ter sido abalada. Isso pode ser constatado na pesquisa que a Futura realiza anualmente, para captar

Leia mais

Religiosidade. Raquel Rocha Gomes

Religiosidade. Raquel Rocha Gomes Religiosidade Raquel Rocha Gomes Apesar dos problemas do cotidiano, tais como catástrofes ambientais e crises econômicas, a fé do capixaba parece não ter sido abalada. Isso pode ser constatado na pesquisa

Leia mais

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes foi concedida aos apóstolos e anciãos (Atos 15:22),

Leia mais

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento IGREJA Origem Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento - O Tabernáculo prefigura a Igreja; - O sistema sacrificial dá base para as relações e culto da Igreja; - O sacerdócio origina o ministério.

Leia mais

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG RELIGIÃO E SOCIEDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE O NEOLIBERALISMO E NEOPENTECOSTALISMO Edson Elias de Morais (PROIC/UEL), Dr. Fabio Lanza (Orientador), e-mail: edson_londrina@hotmail.com; lanza1975@gmail.com.

Leia mais

A profusão de igrejas entre estudantes do curso de teologia do Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, MG

A profusão de igrejas entre estudantes do curso de teologia do Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, MG A profusão de igrejas entre estudantes do curso de teologia do Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, MG Adilson Schultz Ebenezer da Silva Melo Junior O tema da pesquisa: a filiação religiosa diversificada

Leia mais

Encontros Teológicos adere a uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Encontros Teológicos adere a uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Encontros Teológicos adere a uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. ANTONIAZZI, A. Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? São Paulo: Paulinas, 2004. Erik Dorff

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

1 Introdução. Ática, 2006, p WOLTON, Dominique. Elogio do grande público uma teoria crítica da televisão, São Paulo:

1 Introdução. Ática, 2006, p WOLTON, Dominique. Elogio do grande público uma teoria crítica da televisão, São Paulo: 11 1 Introdução Esta dissertação é fruto de uma intenção pessoal em tentar articular teoria e prática dentro do pensamento sobre a comunicação social. Esta articulação deve passar por um respeito ao objeto

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE TCC SEGUNDA FEIRA 27/11/2017

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE TCC SEGUNDA FEIRA 27/11/2017 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE TCC CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES TCC TEOLOGIA (2º SEMESTRE/2017) SEGUNDA FEIRA 27/11/2017 ALUNO: RICARDO F. DA

Leia mais

O TEMPLO CENTRAL DA IGREJA DO BOM DEUS

O TEMPLO CENTRAL DA IGREJA DO BOM DEUS O TEMPLO CENTRAL DA IGREJA DO BOM DEUS O templo central da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes na África em Angola (IFEPAÁ) Bom Deus está situado ao longo da rua Olímpio Maquera, que liga o Sanatório

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA Catequese com adultos Chave de Bronze A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA 12-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Semana Passada Transmitir 1.enviar de um lugar a outro 2. fazer chegar a; conduzir; transportar 3. transferir para

Leia mais

Lição 3 O testemunho apostólico

Lição 3 O testemunho apostólico Lição 3 O testemunho apostólico Texto bíblico: Gálatas 1.11-24 Texto áureo: 2Timóteo 1.8 Neste estudo, abordaremos um depoimento pessoal de Paulo, o apóstolo dos gentios (Ef 3.8; 1Tm 2.7). Interessa-nos,

Leia mais

IGREJAS ELETRÔNICAS, OS NEOPENTECOSTAIS E A PREGAÇÃO DA FÉ NOS TEMPOS DO ESPETÁCULO RELIGIOSO

IGREJAS ELETRÔNICAS, OS NEOPENTECOSTAIS E A PREGAÇÃO DA FÉ NOS TEMPOS DO ESPETÁCULO RELIGIOSO IGREJAS ELETRÔNICAS, OS NEOPENTECOSTAIS E A PREGAÇÃO DA FÉ NOS TEMPOS DO ESPETÁCULO RELIGIOSO Alexandre Soares 1 Danielle Cândido 2 Jornalismo ciências Humanas e Sociais RESUMO ISSN IMPRESSO 2317-1693

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE TCC SEGUNDA FEIRA 27/11/2017

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE TCC SEGUNDA FEIRA 27/11/2017 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE TCC CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES TCC TEOLOGIA (2º SEMESTRE/2017) SEGUNDA FEIRA 27/11/2017 ALUNO: RICARDO F. DA

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

Roberto Schmidt DIRETOR DE PLANEJAMENTO DE MARKETING DA TV GLOBO

Roberto Schmidt DIRETOR DE PLANEJAMENTO DE MARKETING DA TV GLOBO MÍDIA KIT Televisão A TV está integrada à nossa realidade. Ela faz parte da rotina, adiciona estabilidade, confiabilidade e ritmo ao dia a dia das casas e famílias. É um meio social que possibilita que

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

Igreja Apostólica Ministério Comunidade Cristã: Um Empreendimento Neopentecostal

Igreja Apostólica Ministério Comunidade Cristã: Um Empreendimento Neopentecostal Igreja Apostólica Ministério Comunidade Cristã: Um Empreendimento Neopentecostal Rosivaldo Pereira de Almeida De fato, não é mais necessário o suporte de qualquer força religiosa, e percebe-se que as tentativas

Leia mais

Marketing Religioso Giovanni Salera Júnior

Marketing Religioso Giovanni Salera Júnior Marketing Religioso Giovanni Salera Júnior Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não- Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil Direitos reservados

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Aracaju - SE. Janeiro a Julho 2018.

Aracaju - SE. Janeiro a Julho 2018. Aracaju - SE Janeiro a Julho 2018. POSIÇÃO ATUAL E ABRANGÊNCIA A Ultima pesquisa realizada pelo IBOPE, mais uma vez a Rádio Cultura de Sergipe conquistou o PRIMEIRO LUGAR GERAL no segmento AM com 48,6%

Leia mais

Nota à Comunicação Social

Nota à Comunicação Social Nota à Comunicação Social UNIÃO PORTUGUESA DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA JUVENTUDE ADVENTISTA A Juventude Adventista, movimento escotista suportado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, informa a realização

Leia mais

Acesso ao Jesus da História

Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

Elas têm em comum: todas mencionam uma situação de conflito e se aparentam pelo vocabulário, estilo e teologia. Mas também têm diferenças:

Elas têm em comum: todas mencionam uma situação de conflito e se aparentam pelo vocabulário, estilo e teologia. Mas também têm diferenças: CARTAS JOANINAS 1 João, 2 João e 3 João Nas nossas Bíblias, as epístolas joaninas encontram-se entre as epístolas chamadas católicas (universais), porque são dirigidas às comunidades cristãs como um todo.

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Roberto: Bom dia Bispo Adonias

Leia mais

Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo

Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo Espírito Santo na Bíblia Tentativa de Resumo Etimologia Pneuma: espírito, vento; Pneuo: vento, hálito; Theopneustos: inspirado por Deus Uso Clássico Pneu-: movimento dinâmico do ar. Pneo: soprar (do vento

Leia mais

Protestantismo Americano

Protestantismo Americano Protestantismo Americano Processo de colonização na América do Norte As treze colônias Maryland Procurar um lugar longe da Inglaterra, em que a comunidade Católica viesse a viver longe do grande sentimento

Leia mais

O PAPEL DA IDEOLOGIA NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. Jackson Batista Oliveira 1 José Rubens Mascarenhas de Almeida 2

O PAPEL DA IDEOLOGIA NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. Jackson Batista Oliveira 1 José Rubens Mascarenhas de Almeida 2 O PAPEL DA IDEOLOGIA NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS Jackson Batista Oliveira 1 José Rubens Mascarenhas de Almeida 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo apresentar

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA RÁDIO IRACEMA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE COM A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA RÁDIO IRACEMA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE COM A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA RÁDIO IRACEMA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE COM A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS Débora Silva Costa 1 Ricardo Rigaud Salmito 2 1 Introdução/ Desenvolvimento O presente artigo

Leia mais

COLÉGIO REFFERENCIAL Absolutamente diferente

COLÉGIO REFFERENCIAL Absolutamente diferente COLÉGIO REFFERENCIAL Absolutamente diferente Aluno (a) Professor (a) RONEY ENSINO MÉDIO 1º ano SOCIOLOGIA CONTÉUDO COMTE DURKHEIM 1. A sociedade do século XIX era marcada por novas formas de produção material

Leia mais

AS WEBRÁDIOS E A REAFIRMAÇÃO DO HABITUS RELIGIOSO GOSPEL

AS WEBRÁDIOS E A REAFIRMAÇÃO DO HABITUS RELIGIOSO GOSPEL AS WEBRÁDIOS E A REAFIRMAÇÃO DO HABITUS RELIGIOSO GOSPEL Autores: Anderson Carlos MELLO (bolsista do IFC campus Fraiburgo -SC), Marluse Castro MACIEL (orientadora do campus IFC Fraiburgo - SC) Introdução

Leia mais

Cronologia CNT Central Nacional de Televisão (1993. a 1996) ANOS 90

Cronologia CNT Central Nacional de Televisão (1993. a 1996) ANOS 90 Cronologia CNT Central Nacional de Televisão (1993 a 1996) Elaborada para oferecer indicações temporais dos principais eventos que marcam a historia da emissora. Recurso de pesquisa formulado a partir

Leia mais

Diversidade: Comunicação e as Religiões no Rio de Janeiro. Comunicação

Diversidade: Comunicação e as Religiões no Rio de Janeiro. Comunicação Diversidade: Comunicação e as Religiões no Rio de Janeiro Comunicação 100.00 Brasil: Participação de Católicos na População - 1970 a 2000 95.00 90.00 85.00 80.00 75.00 70.00 65.00 1970 1980 1991 2000 Fonte:

Leia mais

Religião e Sociedade

Religião e Sociedade Religião e Sociedade A Religião, Crença e Ciência A secularização das sociedades modernas: passagem do regime religioso para o laico O conceito de religião e crença Religião, Filosofia e Ciência Objetivos

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

O CRISTIANISMO PENTECOSTAL

O CRISTIANISMO PENTECOSTAL O CRISTIANISMO PENTECOSTAL As religiões vão surgindo e mudando juntamente com a história, como um conjunto de visões e práticas que situa as pessoas e grupos em seus referidos contextos. O específico das

Leia mais

Recordando e refletindo

Recordando e refletindo MARCOS - O EVANGELHO DO SERVIÇO Recordando e refletindo ESTUDO 39 Lição 1 Chegam ao mundo as Boas Novas 1. Por que Gn 3.15 recebeu o nome de primeiro evangelho? 2. Identifique as qualidades de João Batista:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 2º Momento Igreja, Comunidade de Salvação Já conversamos sobre a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Temos consciência que Ele é nosso Salvador, Deus e Homem

Leia mais

ATUAÇÃO CULTOS SHALOM MUSIC

ATUAÇÃO CULTOS SHALOM MUSIC ATUAÇÃO Somos uma igreja dinâmica e acolhedora e queremos que você se sinta em casa. A nossa alegria é ter você conosco, seja em nossos cultos, em nossos eventos ou tirando um tempo para estar em nossas

Leia mais

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo EVANGELISMO Uma ideia nada popular razão externa: religião como fenômeno particular razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo O QUE EVANGELISMO NÃO É? Não é um convite para ir uma reunião

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS

SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS SANTO AGOSTINHO SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS Em Cartago, Santo Agostinho estudou literatura, filosofia e retórica. Sua paixão por filosofia foi despertada pela leitura do livro Hortensius, de Cícero um

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

ORE, CONTRIBUA, PARTICIPE!

ORE, CONTRIBUA, PARTICIPE! PEPE SERGIPE Projeto Universitários para Cristo A evangelização nas Universidades é fundamental, precisamos de jovens com o caráter de Cristo e cheios do Espírito Santo formando opinião e influenciando

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA: SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO

REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA: SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA: SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO Flávia Navarro dos Santos (PROIC/Fundação Araucária-UEL), Tânia Maria Fresca (Orientadora), e-mail: fresca@uel.br Universidade Estadual de Londrina/Departamento

Leia mais

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

ESCOLA CONFESSIONAL. Caracteriza-se por seguir a confissão religiosa de uma determinada ordem religiosa

ESCOLA CONFESSIONAL. Caracteriza-se por seguir a confissão religiosa de uma determinada ordem religiosa ESCOLA CONFESSIONAL Caracteriza-se por seguir a confissão religiosa de uma determinada ordem religiosa ou congregação. Uma escola confessional pode ser católica, presbiteriana, evangélica, etc. Por ser

Leia mais