Palavras-chave: Agricultura sustentável; Composto orgânico; resíduos orgânicos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Agricultura sustentável; Composto orgânico; resíduos orgânicos."

Transcrição

1 USO DE SUBSTRATOS DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE RABANETE Julio Cesar Gradice Saluci 1, Mário Euclides Pechara da Costa Jaeggi 2, Alex Justino Zacarias 1, Rebyson Bissaco Guidinelle 1, Israel Martins Pereira 1, Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho 3, Wallace Luís de Lima 4. 1 Graduandos em Tecnologia em Cafeicultura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre, ES, Brasil, juliosaluci@gmail.com; alexjustino12@gmail.com ; rebysonguidinelle@gmail.com, israelmartins80@gmail.com 2 Mestrando em Produção Vegetal, UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil, mariopechara@hotmail.com; 3 Professor do Ifes - Campus Ibatiba, Doutorando em Produção Vegetal UFES/CCA, Alegre-ES, acarvalho@ifes.edu.br; 4 Professor do Ifes - Campus de Alegre, ES, Brasil. wallace@ifes.edu.br RESUMO O substrato e um dos fatores mais relevantes na produção de mudas de qualquer espécie vegetal, contudo um bom substrato deve ser capaz dar sustentação a planta, fornece água e nutrientes, ter boa aeração e retenção de umidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas de rabanete em diferentes concentrações de substratos orgânicos. O experimento foi realizado em esquema fatorial 3x2, com três substratos em duas concentrações, no delineamento inteiramente cazualizado. Após o período de formação de mudas, foram avaliadas oito plantas em cada tratamento, os parâmetros avaliados foram altura total das plantas (AT), e número de folhas (NF), os dados foram analisados pela análise de variância e comparação de médias pelo teste Sccot-knott a 5%. Os resultados estatísticos encontrados demostraram não haver diferença entre os substratos estudados para a variável AT, independente da concentração, para o parâmetro NF o comercial e o vermicomposto apresentam melhores resultados na concentração de 50%. Os substratos orgânicos testados apresentaram resultados equivalentes ao substrato comercial para as variáveis analisadas, sendo possível a sua utilização para a produção de mudas de rabanete. Palavras-chave: Agricultura sustentável; Composto orgânico; resíduos orgânicos.

2 1. INTRODUÇÃO Atualmente existe um grande crescimento na procura de alimentos saudáveis, nesse aspecto os alimentos vindos da agricultura de bases agroecológicas tem tido grande visibilidade e se difundindo amplamente, tanto pela qualidade do próprio alimento quanto pelo conceito de proteção e preservação do meio ambiente, empregado durante o processo de produção. Os principais produtos orgânicos disponíveis no mercado são as hortaliças, produzidas principalmente por pequenos agricultores. No modo convencional, o cultivo é realizado com a implantação de mudas produzidas em substratos comercias, que apresentam boa resposta no desenvolvimento da cultura, contudo para ter uma produção agroecológica e necessário a utilização de todos os recursos disponíveis dentro da própria propriedade, visando principalmente reduzir a dependência de insumos externos. Muitos dos substratos utilizados para a produção de mudas de hortaliças são produzidos utilizando-se turfa como componente principal, mas é crescente a demandas pela substituição deste material, devido a questões de proteção ambiental (Baumgarten, 2002). Diante desse cenário a compostagem de materiais orgânicos, e a sua utilização como substrato pode se tornar uma alternativa eficiente para a produção de mudas, além de ter a possibilidade de ser produzido pelo próprio agricultor. O substrato além de sustentar a planta, deve ser capaz de fornece constantemente água, oxigênio e nutrientes para o desenvolvimento das plantas (Fermino, 2002). Os compostos orgânicos são constantemente caracterizados pela sua alta capacidade de fornecimento de nutrientes, boa aeração e retenção de umidade, características desejáveis em um substrato, além de estimular a produção agroecológica e a sustentabilidade na agricultura, contudo existe a necessidade de aplicar esse tipo de produto nas diferentes espécies a fim de estabelecer o material mais indicado para cada cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas de rabanete em diferentes substratos e concentrações.

3 2. METODOLOGIA O estudo foi realizado no Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) Campus de Alegre, localizado no município de Alegre - ES, latitude 20º45 44 Sul, longitude 41º27 43 Oeste e altitude aproximada de 134 m. O experimento foi conduzido na casa de vegetação, num delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 3x2 (três substratos e duas concentrações), contendo dois substratos orgânicos, composto orgânico, a base de poda de jardim + esterco bovino fresco de acordo com a metodologia de (SOUZA et al., 2013), e vermicomposto (composto orgânico que após o processo de compostagem foi inserido minhocas Eisenia foetida para o processo de vermicompostagem), e um comercial, nas concentrações de 100% e 50% onde os substratos foram completados em volume com terra de barranco peneirada. Utilizou-se sementes de rabanete do cultivar Crimison, provenientes de embalagens comercial de lata, estas foram semeadas em bandejas de polipropileno, avaliando na fase final de mudas 8 plantas de cada tratamento, as variáveis avaliadas foram: altura da planta total (AT) em cm/plântula, com o auxilio de uma régua graduada em centímetro e número de folas (NF). Os dados obtidos foram submetidos a analise de variância e as medias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade pelo software Sisvar (FERREIRA, 2011). 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Para a variável AT (Altura Total), apesar da diferença numérica não foi observado diferença estatística entre os resultados encontrados entre os substratos estudados, para ambas as concentrações (Tabela 1). Não houve efeito significativo das concentrações sobre a variável analisada, para todos os substratos avaliados. Foi observada diferença estatística para número de folhas na concentração de 50%, sendo que os substratos, comercial e vermicomposto apresentaram resultados superiores ao composto orgânico. Na concentração de 100% não houve diferença estatística entre os substratos.

4 Tabela 1 - Médias da altura total (AT) e número de folhas (NF) das plântulas de rabanete nos diferentes substratos para as concentrações de 50 e 100%. n = 8. Substratos AT (cm) 50% ns 100% ns 50% 100% ns Composto orgânico 14,059 ns 14,035 ns 3,500 b B 4,625 A Vermicomposto 15,611 ns 13,900 ns 4,625 a A 5,125 A Comercial 15,768 ns 15,259 ns 4,125 a A 4,375 A CV % 17,27 22,38 Médias seguidas pela letra minúscula na coluna, maiúscula na linha para o mesmo parâmetro morfoagronômico, não diferem entre si pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. ns = Efeito não significativo para o teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. NF Nos substratos, comercial e vermicomposto, não houve diferença nas concentrações de 50 e 100% no parâmetro morfoagronômico do número de folhas. A concentração de 100% foi superior a de 50% apenas no substrato composto orgânico a base de gramíneas. Outros estudos constataram efeito positivo do uso de materiais orgânico, como substratos para produção de mudas de hortaliças como a alface, sendo ainda responsáveis por ganhos econômicos já que não há necessidade de compra de substratos comerciais (Teixeira et al., 2014). Dourado et al. (2013) constataram que o esterco caprino obteve os melhores resultados na massa fresca da folha de rabanete. Também Câmara (2001), ao avaliar compostos orgânicos como substrato na produção de mudas de alface, verificou que o composto orgânico misto pode substituir com sucesso os substratos comerciais. Brito et al. (2002), verificaram que alguns substratos à base de vermicomposto podem ser usados em substituição aos substratos comerciais quando o objetivo é a produção de mudas de alface 4. CONCLUSÃO Os substratos orgânicos testados apresentaram resultados equivalentes ao substrato comercial para as variáveis analisadas, sendo possível a sua utilização para a produção de mudas de rabanete.

5 5. REFERÊNCIAS BAUMGARTEN, A Methods of chemical and physical evaluation of substrate for plants. In: FURLANI AMC. Caracterização, manejo e qualidade de substratos para produção de plantas. Campinas: Instituto Agronômico, p (IAC. Documentos 70). BRITO, T.D; RODRIGUES, C.D.S; MACHADO, C.A Avaliação do desempenho de substratos para produção de mudas de alface em agricultura orgânica. In: 42º Congresso brasileiro de Olericultura, Horticultura Brasileira, DOURADO, D. P.; LIMA, F. S. O.; MURAISHI, C. T.; FILHO, J. E. M. da S.; CASTRO, E. F.; ARAÚJO, R. L. Efeito da adubação orgânica na produção do rabanete early scarlet. Revista Integralização Universitária - RIU - v.6, n.8- Outubro/2012 Fevereiro/2013. FERMINO MH O uso da análise física na avaliação da qualidade de componentes e substratos. In: FURLANI AMC. Caracterização, manejo e qualidade de substratos para produção de plantas. Campinas: Instituto Agronômico, p (Documentos IAC, 70). FERREIRA, D. F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n.6, p , 2011.HANDRECK, K. A. Particle size and the physical properties of growing media for containers. Communication in Soil Science and Plant Analysis, v. 14, n. 3, p , SOUZA, M. P. S.; COSTA, A. C.; CARREÇO, R. L. B.; LIMA, W. L. A valorização do lixo orgânico no setor de Agroecologia no Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Alegre. Cadernos de Agroecologia, v. 8, p. 1-4, TEIXEIRA, A. G; JAEGGI, M. E. C; MONTEIRO, E. C; LIMA, W. L. Substratos orgânicos na produção de mudas de alface. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2783; CÂMARA, M.J.T. Diferentes compostos orgânicos e Plantmax como substratos na produção de mudas de alface, Mossoró-RN: ESAM, 32 p. (Monografia graduação), 2001.

Compostos orgânicos como substrato na produção de mudas de alface das cultivares Repolhuda e Babá de verão manteiga

Compostos orgânicos como substrato na produção de mudas de alface das cultivares Repolhuda e Babá de verão manteiga Compostos orgânicos como substrato na produção de mudas de alface das cultivares Repolhuda e Babá de verão manteiga Alex Justino Zacarias 1, Rebyson Bissaco Guidinelle 1, Israel Martins Pereira 1, Julio

Leia mais

Desenvolvimento vegetativo de mudas de rabanete em diferentes substratos orgânicos

Desenvolvimento vegetativo de mudas de rabanete em diferentes substratos orgânicos Desenvolvimento vegetativo de mudas de rabanete em diferentes substratos orgânicos Vegetative growth of radish seedlings in different organic substrates JAEGGI, Mário Euclides Pechara da Costa 1 ; SALUCI,

Leia mais

Biometria e desenvolvimento de mudas de rabanete provenientes de sementes de diferentes embalagens em substratos orgânicos

Biometria e desenvolvimento de mudas de rabanete provenientes de sementes de diferentes embalagens em substratos orgânicos 3 - Biometria e desenvolvimento de mudas de rabanete provenientes de sementes de diferentes embalagens em substratos orgânicos Biometrics and development of radish seedlings from seeds of different packages

Leia mais

Emergência de sementes de rabanete em diferentes concentrações de substratos orgânicos

Emergência de sementes de rabanete em diferentes concentrações de substratos orgânicos Emergência de sementes de rabanete em diferentes concentrações de substratos orgânicos Production of radish seedlings in different concentrations of organic substrates JAEGGI, Mário Euclides Pechara da

Leia mais

Palavras-chave: Composto Orgânico. Agricultura Orgânica. Olericultura. Biometria.

Palavras-chave: Composto Orgânico. Agricultura Orgânica. Olericultura. Biometria. DESENVOLVIMENTO MORFOAGRONÔMICO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATOS ORGÂNICOS DELPRETE, Samayana Inacio¹; GOBBO, Isabela Angeli¹; MONTEIRO, Maria Isabel Fidelis¹; RAYMUNDO, Mylena Gonçalves¹; CRUZ, Leticia

Leia mais

Diferentes Substratos na Produção de Mudas do Cafeeiro Conilon

Diferentes Substratos na Produção de Mudas do Cafeeiro Conilon Diferentes Substratos na Produção de Mudas do Cafeeiro Conilon Different Substrates in the Production of Seedlings of Conilon Coffee SILVA, Samuel Ferreira da 1 ; JAEGGI, Mário Euclides Pechara da Costa

Leia mais

Substratos e recipientes na produção de mudas do cafeeiro conilon

Substratos e recipientes na produção de mudas do cafeeiro conilon Substratos e recipientes na produção de mudas do cafeeiro conilon Substrates and containers in the production of conilon coffee seedlings Mário Euclides Pechara da Costa Jaeggi 1, Julio Cesar Gradice saluci

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

Desenvolvimento de Mudas de Repolho em Diferentes Tipos de Bandeja e Suplementação Orgânica no Substrato Comercial

Desenvolvimento de Mudas de Repolho em Diferentes Tipos de Bandeja e Suplementação Orgânica no Substrato Comercial Desenvolvimento de Mudas de Repolho em Diferentes Tipos de Bandeja e Suplementação Orgânica no Substrato Comercial Development Saplings Cabbage in Different Types Tray and Organic Supplementation on Commercial

Leia mais

Produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum) utilizando diferentes substratos

Produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum) utilizando diferentes substratos Produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum) utilizando diferentes substratos Sylmara SILVA ¹; Raiy Magalhães FERRAZ¹; Roberta FONSECA¹;Luiz Fernando Ghetti PEREIRA ¹;Raul Magalhães FERRAZ ¹; Luciano

Leia mais

Mudas de alface (Lactuca sativa l.) produzidas com diferentes substratos orgânicos

Mudas de alface (Lactuca sativa l.) produzidas com diferentes substratos orgânicos Mudas de alface (Lactuca sativa l.) produzidas com diferentes substratos orgânicos Miriam Lima Rodrigues 1, Bruna de Fátima Alves Batista 1, Wagner Luiz Nascimento 1, Luane Ribeiro Vieira 1, Rosana Cardoso

Leia mais

Produção de mudas de alface (Lactuca sativa) utilizando diferentes substratos

Produção de mudas de alface (Lactuca sativa) utilizando diferentes substratos Produção de mudas de alface (Lactuca sativa) utilizando diferentes substratos Sylmara SILVA ¹;Raiy Magalhães FERRAZ¹ ; Roberta FONSECA¹; Luiz Fernando Ghetti PEREIRA ¹;Raul Magalhães FERRAZ ¹; Luciano

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES COMPOSTOS ADVINDOS DE RESÍDUOS ALIMENTÍCIOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE PARA SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES COMPOSTOS ADVINDOS DE RESÍDUOS ALIMENTÍCIOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE PARA SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO AVALIAÇÃO DE DIFERENTES COMPOSTOS ADVINDOS DE RESÍDUOS ALIMENTÍCIOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE PARA SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Rômulo M. VIEIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 RESUMO O objetivo foi avaliar

Leia mais

Diferentes concentrações de substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de repolho

Diferentes concentrações de substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de repolho Diferentes concentrações de substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de repolho Different concentrations of organic substrates in developing cabbage seedlings TOSTA, Diego Souza¹; SILVA, Matheus

Leia mais

Desenvolvimento da Alface em Diferentes Níveis de Adubação Orgânica

Desenvolvimento da Alface em Diferentes Níveis de Adubação Orgânica Desenvolvimento da Alface em Diferentes Níveis de Adubação Orgânica Lettuce Development at Different Levels of Organic Fertilization RODRIGUES, Rogério Rangel 1 ; SALUCI, Júlio Cesar Gradice 2 ; NASCIMENTO,

Leia mais

Uso de composto orgânico na produção de mudas de rúcula (Eruca sativa)

Uso de composto orgânico na produção de mudas de rúcula (Eruca sativa) Uso de composto orgânico na produção de mudas de rúcula (Eruca sativa) Use of organic compound in the production of rocket seedlings (Eruca sativa) TOSTA, Diego Souza¹; SILVA, Matheus Wandermure 1 ; ESPINOSO,

Leia mais

Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG RESUMO

Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG RESUMO Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG Caio W. A. de SOUZA 1 ; André D. VEIGA 2 ; Patrícia A. VEIGA 3 ; Pedro A. P. L. da SILVA 4 ; Thulio A. de S.

Leia mais

Diferentes substratos no desenvolvimento do pepino (Cucumis sativus)

Diferentes substratos no desenvolvimento do pepino (Cucumis sativus) 1 Diferentes substratos no desenvolvimento do pepino (Cucumis sativus) Thays Aparecida Oliveira Campos Rodrigues 1 ; Jorge Alfredo Luiz França 2 ; Fabiane Pereira da Silva Vieira 3 1 Discente em Engenharia

Leia mais

Princípios ativos via tratamento de sementes industrial na cultura do milho após armazenamento

Princípios ativos via tratamento de sementes industrial na cultura do milho após armazenamento Princípios ativos via tratamento de sementes industrial na cultura do milho após armazenamento Marcelo Cruz Mendes (1) ; Jean Carlos Zocche (2) ;Paulo Henrique Matchula (3) ; Jhonatan Schlosser (4) ; Marizangela

Leia mais

BIOCARVÃO COMO COMPLEMENTO NO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CEREJA

BIOCARVÃO COMO COMPLEMENTO NO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CEREJA BIOCARVÃO COMO COMPLEMENTO NO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CEREJA Lucas Gomes de Souza 1, Francisco Lopes Evangelista 2, Gabriel José Lima da Silveira 3, Susana Churka Blum 4 Resumo: O

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura 134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura NASCIMENTO, Jaqueline Silva. UEMS, jaque24nascimento@hotmail.com; CONCEIÇÃO, Vanderlei. UEMS, Vander-deley@hotmail.com; FERREIRA, Fermino de Almeida.

Leia mais

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE SEMEADURA PARA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CORIANDRUM SATIVUM L.

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE SEMEADURA PARA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CORIANDRUM SATIVUM L. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE SEMEADURA PARA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CORIANDRUM SATIVUM L. Elisiane Martins de Lima 1 ; Milena Maria 2 ; Cosmo Rufino de Lima 3 ; Pablo Radamés Cabral

Leia mais

Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface (Lactuca sativa L.).

Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface (Lactuca sativa L.). 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS ORGÂNICAS DE ALFACE CRESPA

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS ORGÂNICAS DE ALFACE CRESPA AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS ORGÂNICAS DE ALFACE CRESPA Ceres C. SÁLVIO 1 ; Ingrid A. da SILVA 2 ; Luís G. M. dos SANTOS 3, Nivaldo F. PEREIRA 4 RESUMO O presente trabalho teve como objetivo

Leia mais

AUXILIO FORMAÇÃO PRODUÇÃO DE HÚMUS DE MINHOCA NO IFCE CRATEÚS. LUIS NERY RODRIGUES Professor-SIAPE

AUXILIO FORMAÇÃO PRODUÇÃO DE HÚMUS DE MINHOCA NO IFCE CRATEÚS. LUIS NERY RODRIGUES Professor-SIAPE AUXILIO FORMAÇÃO 2017.2 PRODUÇÃO DE HÚMUS DE MINHOCA NO IFCE CRATEÚS LUIS NERY RODRIGUES Professor-SIAPE 1033529 CURSO VINCULADO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA CRATEÚS 2017 1. Proposta do projeto. A criação

Leia mais

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO RESUMO A alface é a hortaliça folhosa de maior valor comercial cultivada, apresenta alto teor de vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo, potássio e outros minerais. O desempenho de qualquer cultura

Leia mais

TÍTULO: INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS E DE BANDEJAS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE.

TÍTULO: INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS E DE BANDEJAS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE. TÍTULO: INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS E DE BANDEJAS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE

Leia mais

VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS COM ESTERCO BOVINO OU CAPRINO. Resumo

VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS COM ESTERCO BOVINO OU CAPRINO. Resumo l VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS COM ESTERCO BOVINO OU CAPRINO Marcos B dos SANTOS 1 ; Felipe Campos FIGUEIREDO 2 ; Priscila Pereira BOTREL 2 Resumo O objetivo deste

Leia mais

Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L.

Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L. http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.19-647-1 Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L. Luan H. B. de Araújo 1, Camila C. da Nóbrega 1, Mary A. B. de Carvalho

Leia mais

SUBSTRATOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE

SUBSTRATOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE SUBSTRATOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE Ariany das Graças Teixeira 1, Mário Euclides Pechara da Costa Jaeggi 2, Edevaldo de Castro Monteiro 3, Wallace Luís de Lima 4 1. Pós-Graduanda em Agroecologia,

Leia mais

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG.

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. Vinícius P. CAMPAGNOLI 1 ; Marcus Vinicius S. TAVARES 1 ; Cleber K. de SOUZA

Leia mais

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Página 1430 PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 1, Gibran da Silva Alves 2, José Félix de Brito Neto 1, Lígia

Leia mais

Efeito do raleio de frutos na produtividade de tomate

Efeito do raleio de frutos na produtividade de tomate Efeito do raleio de frutos na produtividade de tomate Tiago PARCA¹,²; Diorge de OLIVEIRA²; Willian DUARTE²; Luciano GOLÇALVES³ ¹Técnico em Agricultura Técnico em Zootecnia, ²Estudante de Agronomia. ³Professor

Leia mais

INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA RESUMO

INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA RESUMO INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA Cyntia S. dos SANTOS 1 ; Cláudio A. dos PASSOS 2 ; Anivaldo B. M. FREITAS 3 ; Darlan P. de AZEVEDO 4 ; Felipe LONARDONI 5 ; Marcell T. M. da

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE BRÓCOLIS EM SUBSTRATOS A BASE DE FIBRA DE COCO VERDE EM SISTEMA ORGÂNICO 1 INTRODUÇÃO

PRODUÇÃO DE MUDAS DE BRÓCOLIS EM SUBSTRATOS A BASE DE FIBRA DE COCO VERDE EM SISTEMA ORGÂNICO 1 INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DE MUDAS DE BRÓCOLIS EM SUBSTRATOS A BASE DE FIBRA DE COCO VERDE EM SISTEMA ORGÂNICO 1 Patrícia Santos da Silva 2, Francine Francisca Araújo Moreira 3, Ítalo Moraes Rocha Guedes 4, Ronessa Bartolomeu

Leia mais

PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO

PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE PIMENTÃO EM SUBSTRATOS A BASE DE FIBRA DE COCO VERDE PARA AGRICULTURA ORGÂNICA

PRODUÇÃO DE MUDAS DE PIMENTÃO EM SUBSTRATOS A BASE DE FIBRA DE COCO VERDE PARA AGRICULTURA ORGÂNICA PRODUÇÃO DE MUDAS DE PIMENTÃO EM SUBSTRATOS A BASE DE FIBRA DE COCO VERDE PARA AGRICULTURA ORGÂNICA Italo Lüdke 1, Ronessa Bartolomeu de Souza 2, Daniela Oliveira Braga 3, Jaderson Lacerda Lima 3, Francisco

Leia mais

Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo

Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo Marcelo Roberto Gomes dos Santos (1) ; Milene da Silva Soares (2) ; Marco Antonio de Almeida Leal (3)

Leia mais

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE (Solanum lycopersicum) SUBMETIDAS A CORTE E TRATADAS COM EXTRATOS À BASE DE ERVA-CIDREIRA (Lippia alba)

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE (Solanum lycopersicum) SUBMETIDAS A CORTE E TRATADAS COM EXTRATOS À BASE DE ERVA-CIDREIRA (Lippia alba) ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE (Solanum lycopersicum) SUBMETIDAS A CORTE E TRATADAS COM EXTRATOS À BASE DE ERVA-CIDREIRA (Lippia alba) Sylmara Silva 1 ; Synara Silva 1 ; Josiane Isolina

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DA RÚCULA EM CULTIVO ORGÂNICO INTRODUÇÃO

INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DA RÚCULA EM CULTIVO ORGÂNICO INTRODUÇÃO INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DA RÚCULA EM CULTIVO ORGÂNICO 1 José Felipe Bezerra da Silva, 1 Mirandy dos Santos Dias; 2 Ligia Sampaio Reis Universidade Federal de Alagoas. Centro

Leia mais

SUBSTRATO À BASE DE BAGAÇO DE CANA COM ADIÇÃO DE BOKASHI PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO

SUBSTRATO À BASE DE BAGAÇO DE CANA COM ADIÇÃO DE BOKASHI PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO SUBSTRATO À BASE DE BAGAÇO DE CANA COM ADIÇÃO DE BOKASHI PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO TOMATO TRANSPLANTS PRODUCTION USING SUGARCANE BAGASSE BASED SUBSTRATE AND BOKASHI Mariane Pereira dos Santos

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE CAFEEIRO EM TUBETES UTILIZANDO SUBSTRATOS CONSTITUÍDOS POR CASCA DE ARROZ CARBONIZADA E CASCA DE CAFÉ COMPOSTADA

PRODUÇÃO DE MUDAS DE CAFEEIRO EM TUBETES UTILIZANDO SUBSTRATOS CONSTITUÍDOS POR CASCA DE ARROZ CARBONIZADA E CASCA DE CAFÉ COMPOSTADA PRODUÇÃO DE MUDAS DE CAFEEIRO EM TUBETES UTILIZANDO SUBSTRATOS CONSTITUÍDOS POR CASCA DE ARROZ CARBONIZADA E CASCA DE CAFÉ COMPOSTADA CARVALHO, MYCHELLE 1 ; VALLONE, HAROLDO SILVA 2 ; DIAS, FÁBIO PEREIRA

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

111 - Atividades experimentais com a produção e utilização de húmus de minhoca na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mato Grosso do Sul

111 - Atividades experimentais com a produção e utilização de húmus de minhoca na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mato Grosso do Sul 111 - Atividades experimentais com a produção e utilização de húmus de minhoca na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mato Grosso do Sul MOTTA, Ivo de Sá. Embrapa Agropecuária Oeste, ivomotta@cpao.embrapa.br;

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE VERMICOMPOSTO RESUMO

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE VERMICOMPOSTO RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Leia mais

VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG- campus Bambuí VIII Jornada Científica

VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG- campus Bambuí VIII Jornada Científica VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG- campus Bambuí VIII Jornada Científica Casca de café carbonizada e vermiculita como substrato alternativo para produção de mudas de tomate Jakeline Aparecida

Leia mais

SUBSTRATOS À BASE DE HÚMUS DE MINHOCA COM DIFERENTES FORMULAÇÕES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE

SUBSTRATOS À BASE DE HÚMUS DE MINHOCA COM DIFERENTES FORMULAÇÕES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE Produção de mudas SUBSTRATOS À BASE DE HÚMUS DE MINHOCA COM DIFERENTES FORMULAÇÕES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE Ivo de Sá Motta¹, Andressa Mariani², Karina Freitas Costa³, Milton Parron Padovan 4, Leandro

Leia mais

INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTE ORGÂNICO (CHORUME) NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MOSTARDA (Brassica juncea (L.) Coss.)

INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTE ORGÂNICO (CHORUME) NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MOSTARDA (Brassica juncea (L.) Coss.) INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTE ORGÂNICO (CHORUME) NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MOSTARDA (Brassica juncea (L.) Coss.) NUNES, P. R. S. ¹, DE BARROS, R. C.², MACHADO, L. DA S. 2, HUBER, A. C. K.³ ¹ Universidade da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATO CONTENDO TORTA DE MAMONA

DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATO CONTENDO TORTA DE MAMONA DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATO CONTENDO TORTA DE MAMONA Rafael Garcia Gouzalez 1 Luiz Antônio Augusto Gomes 2 Antônio Carlos Fraga 3 Pedro Castro Neto 4 RESUMO Com o objetivo de avaliar

Leia mais

CRESCIMENTO VEGETATIVO DE MUDAS DE CAFEEIROS PRODUZIDAS EM SAQUINHO E EM TUBETE

CRESCIMENTO VEGETATIVO DE MUDAS DE CAFEEIROS PRODUZIDAS EM SAQUINHO E EM TUBETE CRESCIMENTO VEGETATIVO DE MUDAS DE CAFEEIROS PRODUZIDAS EM SAQUINHO E EM TUBETE Hanna Eduarda Nunes Sugawara 1, Werik Pereira Dias 1, Gustavo Dantas Silva 1, Deyvid da Silva Gallet 1, Luiz Felipe Bordin

Leia mais

Palavras Chaves: Comprimento radicular, pendimethalin, 2,4-D

Palavras Chaves: Comprimento radicular, pendimethalin, 2,4-D Efeito de herbicidas na qualidade fisiológica de sementes em arroz vermelho (Oryza sativa L.) Igor Gabriel dos Santos Oliveira Botelho 1, Eduardo Vieira Rodrigues 2, Sidney Saymon Cândido Barreto 2, Anderson

Leia mais

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG Gabriela M. TERRA 1 ; José S. de ARAÚJO 2 ; Otávio M. ARAÚJO 3 ; Leonardo R. F. da SILVA 4 RESUMO Objetivou-se avaliar 5 genótipos

Leia mais

DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ESTERCO BOVINO COMO FONTE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE COUVE MANTEIGA

DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ESTERCO BOVINO COMO FONTE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE COUVE MANTEIGA DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ESTERCO BOVINO COMO FONTE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE COUVE MANTEIGA (Jean Flaviel de Sousa Macedo; Luana da Silva Barbosa; Amadeu Pimentel Travassos;

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE PLANTIO NA PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO/MG

INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE PLANTIO NA PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO/MG INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE PLANTIO NA PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO/MG Leonardo R. F. da SILVA 1 ; José S. de ARAÚJO 2 ; Otávio M. ARAÚJO 3 ; Gabriela M. TERRA 4 RESUMO Objetivou-se

Leia mais

TÍTULO: PRODUTIVIDADE DA RÚCULA (ERUCA SATIVA), EM FUNÇÃO DO TIPO DE SUBSTRATO E NÚMERO DE PLANTAS NO SISTEMA HIDROPÔNICO NFT

TÍTULO: PRODUTIVIDADE DA RÚCULA (ERUCA SATIVA), EM FUNÇÃO DO TIPO DE SUBSTRATO E NÚMERO DE PLANTAS NO SISTEMA HIDROPÔNICO NFT TÍTULO: PRODUTIVIDADE DA RÚCULA (ERUCA SATIVA), EM FUNÇÃO DO TIPO DE SUBSTRATO E NÚMERO DE PLANTAS NO SISTEMA HIDROPÔNICO NFT CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

CONSUMO DE TRATOR EQUIPADO COM SEMEADORA

CONSUMO DE TRATOR EQUIPADO COM SEMEADORA 7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 12 e 13 de novembro de 2015, Poços de Caldas/MG CONSUMO DE TRATOR EQUIPADO COM SEMEADORA Gustavo R B MIRANDA 1 ; João

Leia mais

Produção de Mudas de Melancia em Bandejas sob Diferentes Substratos.

Produção de Mudas de Melancia em Bandejas sob Diferentes Substratos. Produção de Mudas de Melancia em Bandejas sob Diferentes. Jean de Oliveira Souza¹; Leilson Costa Grangeiro¹; Francisco Bezerra Neto¹; Aurélio Paes Barros Júnior¹; Maria Zuleide de Negreiros¹; Cosme Jales

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES

Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES EFEITO DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM DIFERENTES FONTES DE MAGNÉSIO NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DO MAMÃO

Leia mais

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Adila Suelen da Silva Martins 1 ; Jony Eishi Yuri 2 ; Geraldo Milanez de Resende 3 ; Nivaldo Duarte Costa

Leia mais

Manejo do solo em sistemas orgânicos de produção

Manejo do solo em sistemas orgânicos de produção Manejo do solo em sistemas orgânicos de produção José Antonio Azevedo Espindola Rio de Janeiro, RJ Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico 8 de maio de 2014 Conceitos Conceito de agricultura orgânica no Brasil

Leia mais

EFEITO DA POPULAÇÃO DE PLANTAS E DO ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS NOS FATORES BIOMÉTRICOS DE MILHO SILAGEM

EFEITO DA POPULAÇÃO DE PLANTAS E DO ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS NOS FATORES BIOMÉTRICOS DE MILHO SILAGEM 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG EFEITO DA POPULAÇÃO DE PLANTAS E DO ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS NOS FATORES

Leia mais

APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE

APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE 1 INTRODUÇÃO A alface (Lactuca sativa L.) pertence à família Asteraceae, antiga Compositae. É uma planta anual, folhosa, florescendo

Leia mais

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MINI ALFACE CRESPA QUANTO À COBERTURA DO SOLO E ESPAÇAMENTO, EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MINI ALFACE CRESPA QUANTO À COBERTURA DO SOLO E ESPAÇAMENTO, EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA CASTOLDI Desempenho R; ANDRÉ de cultivares EA; CHARLO de mini HCO; alface BRAZ crespa LT. quanto Desempenho à cobertura de cultivares do solo e de espaçamento, mini alface crespa em três quanto épocas

Leia mais

Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo

Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo Guilherme Conceição Gonçalves

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM GARÇA S.P

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM GARÇA S.P AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM GARÇA S.P CLEMENTE, Luis Felipe Minatel PETILIO, Alexandre Alves JUNIOR, João Celso Collaço PERÃO, Guilherme Henrique SANTOS, Maria Pereira petilio.agro@hotmail.com

Leia mais

Utilização de Composto Orgânico como Substrato na Produção de Mudas de Tomate

Utilização de Composto Orgânico como Substrato na Produção de Mudas de Tomate Utilização de Composto Orgânico como Substrato na Produção de Mudas de Tomate Organic Compost use as Substrate to Tomato Seedlings Production MONTEIRO, Victor H. UNIOESTE, victorhm8281@hotmail.com; PEREIRA,

Leia mais

Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto

Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto Anna Laura

Leia mais

VI JORNADA ACADÊMICA a 27 de outubro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás

VI JORNADA ACADÊMICA a 27 de outubro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás UTILIZAÇÃO DE URINA DE VACA COMO BIOFERTIZANTE PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE Karine Feliciano Barbosa 1 ; Ricardo Garcia de Oliveira 1 ; Carlos Bernardo de Jesus Pereira 1 ; Anderson Oliveira da Silva

Leia mais

COMPORTAMENTO DE UMA CULTIVAR E DE UM HÍBRIDO DE MAMONA EM AMBIENTE COM TEMPERATURA NOTURNA SUPERIOR A 30ºC, CONSIDERANDO AREA FOLIAR E NÚMERO DE FOLHAS* Robson César Albuquerque, Napoleão Esberard de

Leia mais

ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA PLANTA DE CHIA SOB SOMBRITE COM DIFERENTES FONTES DE ADUBO NAS CONDIÇÕES DO SUL DE MINAS GERAIS

ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA PLANTA DE CHIA SOB SOMBRITE COM DIFERENTES FONTES DE ADUBO NAS CONDIÇÕES DO SUL DE MINAS GERAIS 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA PLANTA DE CHIA SOB SOMBRITE COM DIFERENTES FONTES

Leia mais

Efeito de Diferentes Substratos na Aclimatação de Plântulas de Cambuizeiro

Efeito de Diferentes Substratos na Aclimatação de Plântulas de Cambuizeiro 52 Efeito de Diferentes Substratos na Aclimatação de Plântulas de Cambuizeiro Luciana Borin Barin¹, Ana da Silva Lédo², Ana Veruska Cruz da Silva³ Resumo O objetivo do trabalho foi de avaliar o efeito

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE CINZA VEGETAL E ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO

UTILIZAÇÃO DE CINZA VEGETAL E ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO UTILIZAÇÃO DE CINZA VEGETAL E ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO José Wilson Nascimento de Souza 1, António Fernando de Barros Pereira Pinto 2, Maria Eliene da Silva Campelo

Leia mais

Biofertilizante de origem Suína na formação inicial de Mudas de Graviola (annomamuricata l.) e matéria seca da raiz.

Biofertilizante de origem Suína na formação inicial de Mudas de Graviola (annomamuricata l.) e matéria seca da raiz. Biofertilizante de origem Suína na formação inicial de Mudas de Graviola (annomamuricata l.) e matéria seca da raiz. Apresentação: Pôster Railany Brito de Lucena 1 ; Patricya Lorenna de Brito Rodrigues

Leia mais

Concentração de nutrientes e crescimento de mudas de tomateiro produzidas em sistema flutuante com biofertilização.

Concentração de nutrientes e crescimento de mudas de tomateiro produzidas em sistema flutuante com biofertilização. Concentração de nutrientes e crescimento de mudas de tomateiro produzidas em sistema flutuante com biofertilização. Tatiana da S. Duarte 1 ; Àguida G. Paglia 2 ; Cristiane B. Aldrighi 2 ; Roberta M. N.

Leia mais

Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais.

Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais. Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais. Rafael Augusto Lima Rodrigues (1), Emerson Borghi (2) ; Israel Alexandre Pereira Filho

Leia mais

Revista Caatinga ISSN: X Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil

Revista Caatinga ISSN: X Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Revista Caatinga ISSN: 0100-316X caatinga@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Barros Júnior, Aurélio Paes; Bezerra Neto, Francisco; Silveira, Lindomar Maria da; Tôrres Câmara,

Leia mais

Avaliação do uso de diferentes fontes de estercos e palhadas na produção de húmus de minhoca e produtividade de alface orgânica.

Avaliação do uso de diferentes fontes de estercos e palhadas na produção de húmus de minhoca e produtividade de alface orgânica. Avaliação do uso de diferentes fontes de estercos e palhadas na produção de húmus de minhoca e produtividade de alface orgânica. Adriano André LUIZ 1 ;Antônio Carlos Dal acqua da SILVA 2 ; Rildo Araujo

Leia mais

USO DE TORTA DE FILTRO COMO ADUBO PARA CULTIVO DE ALFACE

USO DE TORTA DE FILTRO COMO ADUBO PARA CULTIVO DE ALFACE USO DE TORTA DE FILTRO COMO ADUBO PARA CULTIVO DE ALFACE Kelly Caroline da Silva 1, Guilherme Miglioli 2, Naiara Golfeto de Almeida 3, Thais de Oliveira Iácono Ramari 4, Francielli Gasparotto 5 1 Acadêmica

Leia mais

EFEITO DO SOMBREAMENTO E APLICACÃO DE BIOFERTILIZANTE BOVINO EM PLANTAS DE BETERRABA

EFEITO DO SOMBREAMENTO E APLICACÃO DE BIOFERTILIZANTE BOVINO EM PLANTAS DE BETERRABA EFEITO DO SOMBREAMENTO E APLICACÃO DE BIOFERTILIZANTE BOVINO EM PLANTAS DE BETERRABA EFFECT OF THE SHADING AND APPLICATION OF BOVINE BIOFERTILIZER IN BEET PLANTS Silva Neta, AMS 1 ; Lima, RF 2 ; Oliveira,

Leia mais

INTERFERÊNCIA DA POPULAÇÃO DE PLANTAS NA FITOMETRIA DE PLANTAS DE SORGO DE 2ª SAFRA

INTERFERÊNCIA DA POPULAÇÃO DE PLANTAS NA FITOMETRIA DE PLANTAS DE SORGO DE 2ª SAFRA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG INTERFERÊNCIA DA POPULAÇÃO DE PLANTAS NA FITOMETRIA DE PLANTAS DE SORGO

Leia mais

Utilização de Composto Orgânico com Diferentes Níveis de Enriquecimento, como Substrato para Produção de Mudas de Alface e Beterraba

Utilização de Composto Orgânico com Diferentes Níveis de Enriquecimento, como Substrato para Produção de Mudas de Alface e Beterraba Utilização de Composto Orgânico com Diferentes Níveis de Enriquecimento, como Substrato para Produção de Mudas de Alface e Beterraba Use of Organic Compost with Different Levels of Enrichment, as Substrate

Leia mais

Substratos para Produção de Mudas de Tomateiro

Substratos para Produção de Mudas de Tomateiro Substratos para Produção de Mudas de Tomateiro Substrates for Tomato Seedlings Production PEREIRA, Dercio Ceri. UNIOESTE, dcpereirasp@hotmail.com; COSTA, Luiz Antonio de Mendonça. UNIOESTE, lmendo@ig.com.br;

Leia mais

INFLUÊNCIA DE DOSES DE FERTILIZANTE ORGÂNICO COMERCIAL NO CRESCIMENTO E COMPONENTES PRODUTIVOS DE ALFACES CRESPAS

INFLUÊNCIA DE DOSES DE FERTILIZANTE ORGÂNICO COMERCIAL NO CRESCIMENTO E COMPONENTES PRODUTIVOS DE ALFACES CRESPAS INFLUÊNCIA DE DOSES DE FERTILIZANTE ORGÂNICO COMERCIAL NO CRESCIMENTO E COMPONENTES PRODUTIVOS DE ALFACES CRESPAS Fabiana Flayse da Silva Santos; José Lucínio de Oliveira Freire; Gislaine dos Santos Nascimento;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE VARIEDADES DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NO SUL DE MG

CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE VARIEDADES DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NO SUL DE MG CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE VARIEDADES DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NO SUL DE MG Guilherme V. TEIXEIRA 1 ; Otavio D. GIUNTI 2 ; Anastácia FONTANETTI 3 ; Ariana V. SILVA 4 ;

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE PEPINO EM IPAMERI-GO

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE PEPINO EM IPAMERI-GO AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE PEPINO EM IPAMERI-GO Érica Fernandes Leão¹, Valdivina Lúcia Vidal²; Emersom Rodrigues de Moraes³; José Antônio de Paula Oliveira³ Odilon Peixoto de Morais Junior³ ¹Bolsista PBIC/UEG

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ADUBO ORGÂNICO E VERDE NA PRODUÇÃO DE RÚCULA (ERCUCA SATIVA)

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ADUBO ORGÂNICO E VERDE NA PRODUÇÃO DE RÚCULA (ERCUCA SATIVA) TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ADUBO ORGÂNICO E VERDE NA PRODUÇÃO DE RÚCULA (ERCUCA SATIVA) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CINZA DE MADEIRA MISTURADA AO SUBSTRATO CAROLINA SOIL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CINZA DE MADEIRA MISTURADA AO SUBSTRATO CAROLINA SOIL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CINZA DE MADEIRA MISTURADA AO SUBSTRATO CAROLINA SOIL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Produtividade e heterose de híbridos experimentais de milho em dialelo parcial

Produtividade e heterose de híbridos experimentais de milho em dialelo parcial Produtividade e heterose de híbridos experimentais de milho em dialelo parcial Diego Fernando De Marck (1) ; Carlos Augusto da Silva (2) ; André Gabriel (2) ; Elida Auxiliadora Peralta Paiva (2) ; Emanuel

Leia mais

Mudas de pimentão verde em função de diferentes concentrações de pó de rocha no substrato

Mudas de pimentão verde em função de diferentes concentrações de pó de rocha no substrato Mudas de pimentão verde em função de diferentes concentrações de pó de rocha no substrato Seedlings of green pepper for different rock dust concentrations of substrate DELPRETE, Samayana Inacio 1 ; SILVA,

Leia mais

Características biométricas de cafeeiro intercalado com diferentes sistemas de produção de abacaxizeiro para agricultura familiar do Projeto Jaíba

Características biométricas de cafeeiro intercalado com diferentes sistemas de produção de abacaxizeiro para agricultura familiar do Projeto Jaíba Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Características biométricas de cafeeiro intercalado com diferentes sistemas de produção de abacaxizeiro para agricultura familiar

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 PRODUÇÃO DE MUDAS DE MURUCIZEIRO (Byrsonima crassifolia

Leia mais

Cultivando o Saber 1. Utilização de substratos alternativos na produção de mudas de alface

Cultivando o Saber 1. Utilização de substratos alternativos na produção de mudas de alface Cultivando o Saber 1 Utilização de substratos alternativos na produção de mudas de alface Danilo Amadeu de Freitas 1, Roberto Andreani Junior 2, Dora Inés Kozusny-Andreani 3 Universidade Camilo Castelo

Leia mais

Utilização de substratos alternativos na produção de mudas de pimenteira ornamental (Capsicum sp L.)

Utilização de substratos alternativos na produção de mudas de pimenteira ornamental (Capsicum sp L.) Utilização de substratos alternativos na produção de mudas de pimenteira ornamental (Capsicum sp L.) Use of alternative substrates in seedlings of ornamental pepper production (Capsicum sp L.) CRISPIM,

Leia mais

QUALIDADE DA FIBRA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES FORMAS DE PLANTIO DA SEMENTE DE ALGODÃO LINTADA, DESLINTADA E DESLINTADA E TRATADA *

QUALIDADE DA FIBRA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES FORMAS DE PLANTIO DA SEMENTE DE ALGODÃO LINTADA, DESLINTADA E DESLINTADA E TRATADA * QUALIDADE DA FIBRA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES FORMAS DE PLANTIO DA SEMENTE DE ALGODÃO LINTADA, DESLINTADA E DESLINTADA E TRATADA * Tarcísio Marcos de Souza Gondim 1, Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva

Leia mais

CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MORINGA (Moringa oleífera Lam.) SOB DIFERENTES DOSES DE ESTERCO BOVINO

CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MORINGA (Moringa oleífera Lam.) SOB DIFERENTES DOSES DE ESTERCO BOVINO CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MORINGA (Moringa oleífera Lam.) SOB DIFERENTES DOSES DE ESTERCO BOVINO Juliana Formiga Almeida 1 ; Rayana Pereira Ferreira 2 ; Adriana da Silva Santos 3 ; Jannine da Silva

Leia mais

VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG- campus Bambuí VIII Jornada Científica

VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG- campus Bambuí VIII Jornada Científica VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG- campus Bambuí VIII Jornada Científica Casca de café carbonizada e vermiculita como substrato alternativo para produção de mudas de alface Jakeline Aparecida

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DO BIOESTIMULANTE STIMULATE NO CRESCIMENTO VEGETATIVO DA BETERRABA

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DO BIOESTIMULANTE STIMULATE NO CRESCIMENTO VEGETATIVO DA BETERRABA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DO BIOESTIMULANTE STIMULATE NO CRESCIMENTO

Leia mais

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA 18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM PÓS- EMERGÊNCIA DA CULTURA O objetivo neste trabalho foi avaliar a aplicação de macronutrientes de diversas fontes e épocas de aplicação

Leia mais

Revista Agrarian ISSN:

Revista Agrarian ISSN: Utilização de compostos orgânicos para uso como substratos na produção de mudas de alface¹ Use of organic composting for use as substrates in the production of letucce seedlings Areta da Silva Medeiros

Leia mais