NOÇÕES GERAIS DE AUDITORIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOÇÕES GERAIS DE AUDITORIA"

Transcrição

1 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /1 FACULDADES MACHADO DE ASSIS FAMA DISCIPLINA: AUDITORIA PROFESSOR: ONILZO FARIAS* EXERCÍCIOS BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CURSO BÁSICO DE AUDITORIA AUTOR: LUIZ MARTINS DE OLIVEIRA E ANDRÉ DINIZ FILHO NOÇÕES GERAIS DE AUDITORIA 01 O que você entende por AUDITORIA EXTERNA? Quais são os seus objetos e os seus objetivos? 02 O que vem a ser AUDITORIA INTERNA: Quais são seus objetos e objetivos? 03 Faça um resumo da origem e evolução histórica da auditoria. 04 Cite outros tipos de auditoria. 05 Destaque algumas diferenças entre auditoria externa e interna. 06 Qual o seu entendimento sobre independência profissional do auditor (interno e externo)? 07 Efetue, no seu entendimento, um resumo das vantagens e das desvantagens da auditoria. NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA: CARACTERÍSTICAS E QUALIDADE 01 No Brasil, quais são as entidades responsáveis pela regulamentação e fiscalização das atividades de Auditoria? 02 Que são normas profissionais de auditoria e que representam? 03 Quais são as partes em que se dividem as normas profissionais de auditoria? 04 Mencione pelo menos cinco normas relativas à pessoa do auditor? 05 Comente a norma de auditoria relativa à independência profissional do auditor. 06 Comente a norma de auditoria relativa à responsabilidade do auditor na execução do trabalho. 07 Comente a norma de auditoria relativa ao sigilo profissional. 08 Comente a norma de auditoria relativa à responsabilidade pela utilização do trabalho de especialista. 09 Efetue um resumo da qualificação profissional atualmente exigida para o exercício das funções de auditor.

2 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /2 10 Segundo o NBC-P-1 Norma Profissional do Auditor Independente, para o exercício da profissão de auditor é necessário Indique umas assertivas que configura conflitos de interesses e, portanto, perda efetiva, ou aparente, da independência do auditor. 12 Cite uma situação em que o auditor não precisa observar o sigilo profissional. NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA: RELATIVAS À EXECUÇÃO DO TRABALHO 13 As normas de auditoria independente das demonstrações contábeis definem e distinguem os termos fraudes e erros. Quais as características de um e do outro? 14 O planejamento de auditoria deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos. Cite alguns? 15 Cite alguns procedimentos usuais no trabalho de auditoria. 16 Cite alguns procedimentos a serem observados em um programa de auditoria das disponibilidades. 17 Os papéis de trabalho devem seguir um padrão definido e claro. Cite alguns. AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NORMAS RELATIVAS AO PARECER DO AUDITOR INDEPENDENTE 18 Qual a principal função da auditoria independente? 19 Comente o surgimento e a expansão da auditoria independente. 20 Por que os usuários das demonstrações contábeis passaram a exigir que as mesmas fossem auditadas periodicamente? 21 Quais são os três parágrafos que normalmente compõem o parecer dos auditores independentes? 22 Quais são as responsabilidades do auditor e da administração da empresa, que devem ser mencionados em um parecer de auditoria? 23 Que é um parecer sem ressalva? 24 Que é um parecer com ressalva? O que ele significa e em quais circunstâncias deve ser emitido? 25 Que é um parecer adverso? O que ele significa e em quais circunstâncias deve ser emitido/ 26 Destaque pelo menos quatro circunstâncias que impedem a emissão de parecer sem ressalva. Dê exemplos, mencionando os efeitos nas demonstrações contábeis. 27 Qual a classificação dos pareceres, segundo a natureza da opinião que contém? 28 Quais as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas no encerramento de cada exercício social?

3 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /3 29 Uma limitação relevante na extensão do trabalho do auditor independente pode implicar a emissão de dois tipos de parecer. Quais são eles? 30 Qual o tipo de parecer a ser emitido, quando o auditor evidencia que ele não encontrou nenhum problema relevante? TESTES DE SUPERAVALIAÇÃO E DE SUBAVALIAÇÃO 31 Durante a auditoria da conta de despesas pré-operacionais (ativo diferido), o auditor constatou que participações no capital social de outra sociedades foram debitadas indevidamente nessa conta. 32 Por ocasião da auditoria da conta de matéria-prima (grupo de estoques do ativo circulante), a prazo, o auditor observou que uma compra realizada em janeiro de X1 foi contabilizada, indevidamente, em X Na auditoria da conta de máquinas e equipamentos (ativo imobilizado), o auditor verificou que foram capitalizadas (debitadas no ativo) peças de reposição, que de acordo com os princípios contábeis, deveriam ser registradas como despesas do ano. 34 Na auditoria da conta de duplicatas a receber (ativo circulante), o auditor constatou que uma venda realizada em X1 foi contabilizada em X0. 35 Na auditoria da conta de fornecedores a pagar, o auditor constatou que uma nota fiscal de competência de X0, referente à compra de um veículo foi registrada somente por ocasião de seu efetivo pagamento em X1. 36 No exame da conta de empréstimos a pagar, o auditor constatou que um empréstimo foi registrado indevidamente na conta de fornecedores a pagar. O auditor descobriu esse problema por ocasião do confronto dos contratos de empréstimos com os valores efetivamente contabilizados na conta de empréstimos a pagar. 37 O auditor observou, por ocasião da inspeção dos contratos de empréstimos, que os juros devidos e não pagos, até a data de encerramento do exercício social, não foram provisionados. 38 Na auditoria das contas de fretes a pagar, o auditor notou que fretes incorridos e ainda não pagos foram creditados indevidamente na conta de receita. 39 O auditor observou, na auditoria da conta de despesas de manutenção, que uma máquina foi debitada nessa conta. 40 Durante o exame dos comprovantes da conta de despesas de advogados, o auditor constatou que uma nota fiscal foi provisionada a maior. 41 Por ocasião do exame da conta de despesas de encargos sociais, o auditor verificou que juros sobre empréstimos foram classificados, indevidamente, nessa conta.

4 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /4 42 O auditor constatou, durante o exame da conta de despesas não-operacionais, que uma devolução de vendas foi contabilizada indevidamente nessa conta. 43 No exame da conta de receita na venda de bens, o auditor comprovou que algumas faturas não foram registradas. 44 No exame da conta de receitas financeiras, o auditor notou que juros ganhos em aplicações financeiras foram classificados erroneamente na conta de juros a pagar. 45 Na revisão da conta de receita na prestação de serviços, o auditor observou que uma fatura emitida pela empresa auditada, foi contabilizada incorretamente como dedução da conta de despesas administrativas. 46 No exame da conta de receitas pré-operacionais, o auditor verificou que a receita na venda de um veículo do ativo imobilizado foi classificada erroneamente na conta de receita operacional. 47 Relacione as demonstrações Financeiras que deverão ser auditadas pelo auditor externo. 48 Preencha as lacunas em branco; As demonstrações financeiras deverão ser elaboradas e divulgadas no fim de O objetivo principal do auditor externo é sobre as. Os critérios contábeis diferentes exigidos pela legislação fiscal ser observados pela companhia em As contas do ativo são classificadas no balanço patrimonial por As contas do passivo são classificadas no balanço patrimonial por As participações permanentes no capital social de outras sociedades são classificadas no grupo de O lucro bruto representa a menos O ativo circulante menos o passivo circulante é igual ao A reserva legal é estabelecida com base em 5% do até o limite de do capital social 49 Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda: A Balanço Patrimonial ( ) Informa o valor dos bens do ativo imobilizado adquiridos durante o exercício social B demonstração do Resultado do Exercício...( ) Informa o critério de avaliação dos estoques C Demonstração das Mutações do P. L....( ) Demonstra o lucro ou prejuízo apurado no exercício social D DOAR...( ) Relata os ativos da Empresa

5 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /5 E Notas Explicativas...( ) Relata as transações que influíram na modificação do saldo da conta de reservas para contingências 50 Relacione: a ativo circulante b ativo realizável a longo prazo c investimentos d ativo imobilizado e ativo diferido f passivo circulante g passivo exigível a longo prazo h resultados de exercícios futuros i patrimônio líquido ( ) encargos sociais a recolher no exercício social seguinte ( ) reserva legal ( ) despesas pré-operacionais ( ) dinheiro em conta corrente bancária ( ) ações de empresas controladas ( ) contas a receber a longo prazo ( ) empréstimos que irão vencer após o término do exercício social seguinte ( ) edifício da fábrica ( ) custos de contratos de construção por empreitada a longo prazo 51 Responda com a resposta MAIS correta o objetivo principal do auditor externo é: Com relação à emissão da opinião sobre as demonstrações contábeis o auditor externo deve observar principalmente o seguinte fato: a nova lei ( ) foi emitida em que ano:

6 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /6 As aplicações financeiras que irão realizar-se após o exercício social seguinte são classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: O seguro pago antecipadamente e que irá ser apropriado à despesa no exercício social seguinte deve ser classificado no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial; o imóvel comprado para construção de uma nova fábrica deve ser classificado no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: o imóvel comprado para fins de aluguel, por uma indústria, deve ser classificado no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Adiantamento a fornecedores, para compra de bens que serão utilizados na manutenção das atividades da empresa devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: As despesas com modernização da empresa devem ser classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Os estoques devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: As máquinas e os equipamentos utilizados na fábrica devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: A provisão para devedores duvidosos deve ser classificada no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Os salários de dezembro de xo que serão pagos em janeiro de x1 devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Os gastos incorridos com marcas e patentes devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Os empréstimos que serão pagos após o término do exercício social devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial:

7 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /7 Os impostos que serão recolhidos no exercício social seguinte devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: As doações recebidas devem ser classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Os adiantamentos a fornecedores para a compra de matérias-primas devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: O ágio na colocação de ações da própria empresa deve ser classificado no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: Os empréstimos que irão vencer no exercício social seguinte devem ser classificados no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: 52 Indique a conta do teste principal, a conta de teste secundário e se as mesmas foram superavaliadas ou subavaliadas: por ocasião da auditoria da conta de matérias-primas o auditor observou que uma compra a prazo realizada em janeiro de X1 foi contabilizada em dezembro de X0; na auditoria da conta de máquinas e equipamentos o auditor verificou que foram debitadas peças de reposição na conta de máquinas e equipamentos, quando elas deveriam ser debitadas na conta de despesas; no exame da conta de empréstimos a pagar, o auditor constatou que um financiamento foi registrado indevidamente na conta de fornecedores a pagar; o auditor observou, por ocasião da inspeção dos contratos de empréstimos que os juros devidos e não pagos, até a data de encerramento do exercício social, não foram provisionados; na auditoria da conta fretes a pagar, o auditor observou que fretes incorridos e ainda não pagos foram creditados indevidamente na conta de receitas; por ocasião do exame da conta de despesa de encargos sociais, o auditor verificou que juros sobre empréstimos foram classificados indevidamente nesta conta; 53) Os procedimentos de auditoria externa incluem obrigatoriamente: a) a realização de testes substantivos e adjetivos. b) a realização de testes de observância e de testes substantivos.** c) exclusivamente a realização de testes de observância. d) exclusivamente a realização de testes substantivos.

8 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /8 54) Por quanto tempo a auditoria externa deve guardar em seu poder os papéis de trabalho de uma auditoria realizada de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade: a) 5 anos.** b)10 anos. c)3 anos. d)1 ano. 55) As alternativas abaixo caracterizam relevância a ser obrigatoriamente considerada pelo auditor externo em seu trabalho, com exceção de: a)determinar a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria. b)fixar as normas para inventário. c)avaliar o efeito das distorções sobre os saldos, denominações e classificação das contas. d)determinar a adequação da apresentação e da divulgação da informação contábil.** 56)Entre os tipos de pareceres de auditoria externa, não está previsto: a)parecer com ressalva condicionada.** b)parecer sem ressalva. c)parecer com ressalva. d)parecer com abstenção de opinião. 57)A empresa B superavaliou o inventário inicial de mercadorias de revenda em Nesse caso, diz-se que : a)o inventário final de mercadorias será sub avaliado. b)o Custo das Mercadorias Vendidas será sub avaliado. c)o Lucro Líquido do período será sub avaliado. ** d)o Lucro Líquido do período será superavaliado. 58) De acordo as Normas Profissionais de Auditor Independente o auditor deve observar o sigilo profissional, exceto quando: A) Solicitado pela Comissão de Valores Mobiliários, no caso de Sociedades por Ações de capital aberto B) Terminados os compromissos contratuais. C) Autorizado por escrito pela entidade auditada, contendo os limites das informações a serem fornecidas.** D) Solicitado pelo auditor independente que o suceder, após o término de compromissos contratuais. 59) Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões, exceto: A) Existência se o componente patrimonial existe em certa data.**

9 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /9 B) Mensuração se todas as transações estão registradas. C) Direitos e obrigações se efetivamente existentes em certa data. D) Ocorrência se a transação de fato ocorreu. 60) São procedimentos a serem observados em um programa de auditoria das disponibilidades, exceto: A) Contagem de caixa. B) Verificação das contas incobráveis.** C) Circularização dos saldos bancários. D) Cut-off de cheques. 61) Para o auditor, um exemplo de papel de trabalho permanente é: A) Estatuto Social.** B) Patrimônio Líquido. C) Ajustes de Auditoria. D) Revisão Analítica. 62)Entre os tipos de pareceres de auditoria externa, NÃO está previsto: a) Parecer sem ressalva. b) Parecer com abstenção de opinião. c) Parecer com ressalva. d) Parecer com ressalva condicionada.** 63)Os papéis de trabalho consistem no conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coletadas pelo auditor independente, são de sua propriedade exclusiva e têm como principal objetivo: a) Servir de elemento de prova para registro no departamento contábil. b) Evitar desperdícios e erros por parte da administração da empresa. c) Dar suporte a opinião do auditor expressa no seu parecer.** d) Controlar os compromissos assumidos pelo auditor. 64)Durante o processo para determinar a extensão dos testes de auditoria externa, após avaliação dos controles internos, a seleção da amostra deverá ser efetuada: a) Sempre com base em critérios não-estatísticos. b) Sempre com base em critérios estatísticos. c) Por critérios estatísticos ou não, dependendo do julgamento do auditor.** d) Por critérios não estatísticos, somente para as contas com baixo risco de auditoria.

10 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /10 65)As Normas Brasileiras de Contabilidade, especificamente a NBC P 1, que trata das Normas Profissionais do Auditor Independente destacam que este deve agir com: a) Independência, Sigilo Profissional, Imparcialidade e Cuidado e zelo no trabalho.** b) Independência, Papéis de Trabalho, Risco de Auditoria e Supervisão e Controle de Qualidade. c) Independência, Zelo Profissional, Risco de Auditoria e Papéis de Trabalho. d) Independência, Papéis de Trabalho, Sigilo e Risco de Auditoria. 66 Assinale a opção correta: a) O erro é um ato voluntário decorrente de omissão na elaboração de registros e demonstrações contábeis. b) A fraude é o ato intencional de omissão ou manipulação de transações.** c) O perito-contador, ao detectar erros, deve relatá-los à Receita Federal, sujeitando-se às penas da lei se não fazê-lo. d) O perito-contador não deve influenciar sua conclusão devido à relevância da fraude. 67)Uma empresa contratou serviços de auditoria para exame do resultado do último exercício. O encarregado do serviço foi empregado da empresa a ser auditada, até um ano e seis meses antes. Este contrato: a) Segue as normas de auditoria, pois não há, na data da assinatura do contrato, caracterização de vínculo empregatício com a empresa auditada. b) Só poderá ser implementado após três anos do término do vínculo empregatício com a empresa auditada. c) Está em desacordo com as normas profissionais de auditor independente. d) Pode ser implementado porque o prazo, para fins de impedimento legal, expirou há um ano. 68)Quando da emissão do parecer, a data deve corresponder ao dia em que: a) Os trabalhos de auditoria foram concluídos na Entidade auditada. b) O auditor iniciou os trabalhos. c) A empresa auditada publicou os demonstrativos contábeis. d) Foi encerrado o balanço patrimonial da empresa auditada. 69)A Empresa Beta S/A, até o exercício de 1999, era auditada pela firma de Auditoria X. A partir do exercício de 2000, a firma encarregada dos serviços de auditoria passou a ser Y, que solicitou informações e documentos à X, a fim de reunir melhores condições de planejar os trabalhos a serem realizados. Assinale a alternativa relacionada com o procedimento correto dos auditores da firma X: a) Em nenhuma condição fornecerão informações e documentos, uma vez que a auditoria interna dispõe de tais informações e documentos. b) Somente fornecerão as informações e documentos, se previamente autorizados pela administração da Entidade auditada.** c) Em nenhuma condição fornecerá informações e documentos para a nova empresa de auditoria, mesmo com a autorização dos administradores. d) Somente fornecerão as informações e documentos que suportem as ressalvas feitas no Parecer de Auditoria.

11 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /11 70)Marque com a letra V as afirmações corretas e com a letra F as afirmações não corretas. Com a marcação da letra F, deverá haver uma justificativa. ( ) Em função de um relatório de auditoria ser de interesse apenas do órgão auditado, ele deve ser elaborado com o objetivo de atender somente aquele órgão. ( ) Os desdobramentos da Auditoria em campos específicos, como: interna e externa, deve-se, primordialmente, às necessidades das empresas em criarem setores determinados para cada atividade específica. ( ) Dentro do planejamento ( um dos procedimentos de auditoria ), os programas de trabalho devem ser detalhados, de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução. ( ) O auditor deve documentar em papéis de trabalho os elementos suficientes para demonstrar os exames realizados, que evidenciem ter sido a auditoria executada de acordo com as orientações dadas pelo responsável do setor de auditoria. ( ) O desfalque temporário está diretamente ligado ao tempo em que o empregado mantém o ativo em seu poder, enquanto que o desfalque permanente traduz que o empregado jamais devolverá o ativo de que ele se apropriou. ( ) O relatório é o instrumento técnico pelo qual o auditor interno comunica os trabalhos realizados, suas conclusões, recomendações e as providências a serem tomadas pela administração, que, em conjunto com o setor de auditoria, as efetua com a finalidade de dar credibilidade à essas alterações. ( ) A aplicação do procedimento da amostragem, reduz, praticamente a zero, os riscos do trabalho não ter sido praticado com toda a eficiência e eficácia. ( ) O parecer do Auditor Externo, supõe, que na execução do trabalho de auditagem, a empresa aplicou de maneira conveniente todos os princípios fundamentais de contabilidade e os princípios de auditoria geralmente aceitos. ( ) A melhor forma de um investidor obter informações seguras sobre as empresas, é por intermédio das demonstrações contábeis, após as mesmas terem sido auditadas. ( ) O conluio de funcionários nas apropriações de bens da empresa, a não existência da segregação das funções, funcionários negligentes e funcionários não adequadamente instruídos com relação às normas internas, limitam o controle interno, fazendo com que os mesmos não funcionem eficientemente e eficazmente. Prova de GQ2 71)Marque com a letra V as afirmações corretas e com a letra F as afirmações não corretas. Com a marcação da letra F, deverá haver uma justificativa. ( ) Os objetivos e os objetos, respectivamente, das auditoria internas e externas, são: emitir o relatório final com as recomendações pertinentes, emissão do parecer, as demonstrações contábeis e os controles internos. ( ) O risco em auditoria traduz a possibilidade de não se atingir o objetivo esperado. ( ) Entre outras funções reguladoras, a Comissão de Valores Imobiliários ( CVM ) é responsável pelo registro do auditor interno, para que ele possa desempenhar suas atividades. ( ) A atividade primordial de um auditor externo é analisar as demonstrações contábeis, para após emitir o seu parecer com a finalidade de posicionar a alta administração da empresa da eficiência e da eficácia do sistema de controle interno.

12 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /12 ( ) As normas de auditoria propriamente ditas são: as relativas à pessoa do auditor, as relativas à execução do trabalho e as relativas ao parecer. ( ) Os administradores, em conjunto com os auditores internos, são responsáveis pela implantação, manutenção e aperfeiçoamento do sistema de controle interno. ( ) O conhecimento e a avaliação preliminar do sistema de controle interno é providência inicial que deve fazer parte dos procedimentos do auditor interno, ao iniciar uma auditagem em um setor determinado da empresa. ( ) Ao efetuar um determinado trabalho por amostragem, o auditor não limita sua análise a alguns itens, e sim a todos, com o objetivo de não correr risco. ( ) Como princípio fundamental dos controles internos, a segregação de funções traduz que um mesmo setor deve ser responsável por atividades que se controlam, como venda e recebimento. ( ) O controle interno, representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas, com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. ( ) A Auditoria no Setor Público é a atividade de avaliação independente que deve avaliar a eficiência e a eficácia dos sistemas de controles internos, verificando a observância à legislação vigente, visando assegurar a correta aplicação dos bens públicos ou recomendar ações que assegurem o direito coletivo. ( ) O parecer limpo ou sem ressalva, é o emitido pela auditoria interna, traduzindo que as demonstrações contábeis estão de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com os princípios geralmente aceitos de auditoria. ( ) A relação entre auditor externo ou independente com a empresa auditada, é de prestação de serviço, sem nunca existir vínculo empregatício entre ambos. ( ) O auditor interno, além de ter vínculo empregatício com a empresa auditada, promove um menor número de testes em seu trabalho, se comparado ao número de testes realizados pelo auditor externo. ( ) Para se habilitar legalmente, visando atuar na atividade de auditor interno, ou externo ou independente, o profissional, além de possuir a graduação em Ciências Contábeis, não pode deixar de ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. ( ) Desfalques temporários e permanentes, são respectivamente: apropriação de bens da empresa com a respectiva alteração contábil e apropriação de bens da empresa sem a respectiva alteração contábil. ( ) Os papéis de trabalho temporários são os utilizados somente em uma auditagem, enquanto que os papéis de trabalho permanentes são os utilizados em mais de uma auditagem. ( ) O Instituto dos Auditores Internos ( AUDIBRA ) tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da Auditoria Interna. 72)Marque com a letra V as afirmações corretas e com a letra F as afirmações não corretas. Com a marcação da letra F, deverá haver uma justificativa. ( ) Os critérios contábeis diferentes exigidos pela legislação fiscal serão observados pela empresa em Notas Explicativas. ( ) O objetivo principal do Auditor Interno é emitir um parecer sobre as demonstrações financeiras. ( ) A Reserva Legal pertence ao grupo do Passivo Circulante. ( ) Na auditoria da conta de Fretes a Pagar, o auditor observou que fretes incorridos e ainda não pagos, foram creditados indevidamente na conta de receitas. Em função, a conta de fretes a pagar ( teste secundário ) ficou sub avaliada e a conta de receitas ( teste principal ) ficou super avaliada.

13 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /13 ( ) Na auditoria da conta de máquinas e equipamentos o auditor observou que foram debitadas peças de reposição nessa conta, quando elas deveriam ser debitadas na conta de despesas. Em função, a conta de máquinas e equipamentos ( teste principal ) ficou super avaliada e a conta de despesas ( teste secundário ) ficou sub avaliada. ( ) A auditoria interna é um segmento da auditoria externa. ( ) O objetivo principal do auditor externo é detectar todas as irregularidades da empresa. ( ) O órgão IBRACON tem como finalidade principal a fiscalização do mercado de capitais no Brasil. ( ) O auditor interno, normalmente, testa um menor volume de transações do que o auditor externo. ( ) O auditor externo, na fase preliminar do serviço de auditoria, emite seu parecer sobre as demonstrações contábeis. ( ) Um das funções do auditor externo é verificar se as normas internas estão sendo seguidas pelos empregados da empresa. ( ) O órgão que trata exclusivamente do auditor externo é o AUDIBRA. ( ) O auditor ao esquecer de fazer a contagem física das cautelas de ações dos investimentos, violou um norma de auditoria referente à pessoa do auditor. ( ) As contas de caixa, imobilizados e estoques, quando auditadas devem sofrer o procedimento de contagem física. ( ) Um dos principais responsáveis pela implantação do sistema de controle interno da empresa é o auditor externo. 73)Marque com a letra V as afirmações corretas e com a letra F as afirmações não corretas. Com a marcação da letra F, deverá haver uma justificativa. ( ) Em função da evolução do sistema capitalista, onde os recursos necessários podiam ser, somente, das operações lucrativas ou do patrimônio dos proprietários, as empresas não se obrigaram a captar recursos externos, mediante empréstimos e, abrir seu capital social para novos acionistas. Podemos afirmar que esta nova situação foi uma das origens do surgimento da auditoria. ( ) A melhor forma de um investidor obter informações seguras sobre as empresas, não é por intermédio das demonstrações contábeis, após as mesmas terem sido auditadas, tendo recebido um parecer limpo. ( ) As demonstrações contábeis, entre elas, o Balanço Patrimonial e a DRE, traduz, após terem sido auditadas, que a empresa procedeu no período de operacionalização, todos os procedimentos contábeis, conforme exigência da fiscalização, independente do tipo de parecer fornecido pelo auditor. ( ) Na auditoria Externa ou Independente, o auditor não é empregado da empresa de auditoria, enquanto que na auditoria interna, o auditor é empregado da empresa de auditoria. ( ) Assessorar a alta administração em assuntos inerente à administração, não é uma norma de auditoria vinculada à pessoa do auditor. ( ) O Instituto dos Auditores Internos do Brasil AUDIBRA, tem como finalidade precípua promover o desenvolvimento da auditoria interna. ( ) A auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada perante o CRC, o auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com o seu trabalho, o auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de sua conclusão, são normas de auditoria relativas à pessoa do auditor. ( ) Levantar o sistema de controle interno, avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediato erros e irregularidades, entre outros, são passos que o auditor independente ou externo, deve seguir quando da avaliação dos controles internos da empresa. ( ) O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos e produzir dados contábeis confiáveis. Esses objetivos citados, podemos afirmar, representam controles contábeis. ( ) O desfalque temporário está diretamente ligado a não efetuar lançamentos contábeis.

14 onilzo farias / onilzo@ig.com.br / onilzo.bangu@click21.com.br / 12/04/04 /14 ( ) Papéis de trabalho não representam o registro de todas as evidências, por meio de observação, inspeção, indagação, investigação, etc. obtidas ao longo da execução o serviço de auditoria. ( ) Os papéis de trabalho podem ser permanentes e correntes, sendo que estes representam os papéis de trabalho que só servem de comprovação para um determinado trabalho e aqueles para um ou mais trabalhos executados. ( ) O parecer representa o produto final do trabalho do auditor independente ou externo, visando dar credibilidade aos usuários das informações contábeis ( acionistas, credores, governo e outros ). ( ) A negativa de parecer traduz que o auditor não obteve elementos comprobatórios suficientes para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis. ( ) Relatório de Auditoria é um instrumento formal e técnico, através do qual os auditores comunicam, a execução de determinado trabalho, o resultado obtido, efetuar avaliações e recomendam modificações em pontos relevantes do trabalho, com a finalidade de melhorar a operacionalização da empresa. ( ) Algumas das etapas da elaboração de um relatório, orienta que deve começar a prepará-lo durante o trabalho de campo e ao final do trabalho revisa-lo e emiti-lo diretamente ao setor auditado. ( ) Em função de um relatório de auditoria ser de interesse do órgão auditado e de outros órgãos, ele deve ser elaborado com o objetivo de atender a todos os órgãos.

Programas de Auditoria para Contas do Ativo

Programas de Auditoria para Contas do Ativo Programas de Auditoria para Contas do Ativo ATIVO CIRCULANTE Auditoria Contábil PASSIVO E PATRIMÔMIO LÍQUIDO CIRCULANTE Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras Contas a Receber Estoques Impostos a Recuperar

Leia mais

Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis

Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis Professor Marcelo Aragao ÁREAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A SEREM AUDITADAS Contas de Ativo Contas de Passivo Patrimônio Líquido

Leia mais

Lista de Exercícios ENADE

Lista de Exercícios ENADE Curso: ADMINISTRAÇÃO Data: Goiânia 15/09/2012 Disciplina: Contabilidade Geral Turma: ADM 03 Turno: Noturno Carga Horária: 72 Professor: Esp. Erik Silva. Lista de Exercícios ENADE Exercício n.01 (IRB-2004-ESAF)

Leia mais

AUDITORIA EXTERNA PARECERES

AUDITORIA EXTERNA PARECERES 1 AUDITORIA EXTERNA PARECERES Breve conceito Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada. Por

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Origem Evolução do sistema capitalista; Necessidade de ampliação das instalações; Investimento tecnológico; Redução de custos; Empréstimos

Leia mais

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO 2 -DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS. OBJETIVO E CONTEÚDO Os objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis podem ser variados. Cada grupo de usuários pode ter objetivos específicos para analisar as Demonstrações

Leia mais

Sumário. Apresentação

Sumário. Apresentação Sumário Apresentação XVII Capítulo 1 Aspectos introdutórios 1 1 Origens da auditoria moderna 1 2 Teoria da agência 2 3 Auditoria no Brasil: evolução e convergência 3 3.1 Evolução da auditoria no Brasil

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

Tópico 6: Testes e. Procedimentos básicos de auditoria. Testes de auditoria. Prof. Marcelo Aragão. Testes de auditoria

Tópico 6: Testes e. Procedimentos básicos de auditoria. Testes de auditoria. Prof. Marcelo Aragão. Testes de auditoria Tópico 6: Testes e Procedimentos básicos de auditoria Prof. Marcelo Aragão Testes de auditoria 1. TESTES DE OBSERVÂNCIA (DE CONTROLES, DE ADERÊNCIA OU DE PROCEDIMENTOS) Visam à obtenção de razoável segurança

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte TEORIA DA CONTABILIDADE Como vimos em aulas passadas, a Contabilidade engloba duas funções: 1. Função Administrativa: Controla o Patrimônio mediante registro dos fatos contábeis em livros apropriados (Diário

Leia mais

REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09. Demonstração de Fluxo de Caixa

REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09. Demonstração de Fluxo de Caixa REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09 Demonstração de Fluxo de Caixa Demonstração de Fluxo de Caixa A partir de 28.12.2007 com a publicação

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES QUESTÕES 01) Fazem parte do grupo de contas do : A) Duplicatas a Receber Caixa Duplicatas a Pagar. B) Terrenos Banco Conta Movimento Credores Diversos. C) Duplicatas a Pagar Caixa Adiantamentos de Clientes.

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIRETO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE E LIVROS EMPRESARIAS PROF. SIMONE TAFFAREL FERREIRA

PÓS GRADUAÇÃO DIRETO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE E LIVROS EMPRESARIAS PROF. SIMONE TAFFAREL FERREIRA PÓS GRADUAÇÃO DIRETO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE E LIVROS EMPRESARIAS PROF. SIMONE TAFFAREL FERREIRA DISTRIBUIÇÃO DA APRESENTAÇÃO - Aspectos Conceituais - Definições Teóricas e Acadêmicas

Leia mais

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS.

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. I. BALANÇO ATIVO 111 Clientes: duplicatas a receber provenientes das vendas a prazo da empresa no curso de suas operações

Leia mais

Contabilidade Básica

Contabilidade Básica Contabilidade Básica 2. Por Humberto Lucena 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma

Leia mais

Tópico 12: Relatórios e Pareceres de Auditoria

Tópico 12: Relatórios e Pareceres de Auditoria Tópico 12: Relatórios e Pareceres de Auditoria Prof. Marcelo Aragão Relatórios Relatórios em forma curta Relatórios em forma longa Descrição chamados de Parecer do Auditor poderão ser bastante analíticos

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 ATIVO CIRCULANTE Compreende contas que estão constantemente em giro, sua conversão em moeda corrente ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. As contas devem

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém:

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

. Natureza de saldo das contas

. Natureza de saldo das contas . Natureza de saldo das contas Introdução Prezado candidato/aluno é de extrema importância entendermos a natureza de saldo das contas em contabilidade, em razão disse devemos separar as contas patrimoniais

Leia mais

A companhia permanece com o objetivo de investir seus recursos na participação do capital de outras sociedades.

A companhia permanece com o objetivo de investir seus recursos na participação do capital de outras sociedades. RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Senhores Acionistas, Apresentamos as Demonstrações Financeiras da Mehir Holdings S.A. referente ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2004 e as respectivas Notas

Leia mais

Observa-se que nas três primeiras questões (n 91, 92 e 93), a ênfase do examinador recaiu nas seguintes Resoluções:

Observa-se que nas três primeiras questões (n 91, 92 e 93), a ênfase do examinador recaiu nas seguintes Resoluções: Comentário Prova Auditor Fiscal SEFAZ-RJ 2011 Parte 1 Olá meus amigos! Irei, a partir deste toque, comentar as questões de Auditoria constantes da prova mais recente para Auditor Fiscal (Secretaria de

Leia mais

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66 Apresentação Parte I - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE, 1 1 Introdução ao Estudo da Ciência Contábil, 3 1 Conceito, 3 2 Objeto, 3 3 Finalidade, 4 4 Técnicas contábeis, 4 5 Campo de aplicação, 5

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

Empreendimentos Florestais Santa Cruz Ltda. Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2009 e relatório dos auditores independentes

Empreendimentos Florestais Santa Cruz Ltda. Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2009 e relatório dos auditores independentes Empreendimentos Florestais Santa Cruz Ltda. Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2009 e relatório dos auditores independentes Relatório dos auditores independentes Aos Administradores e Quotistas

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL Aspectos Contabilidade Pública Contabilidade Geral Legislação Lei nº 4.320/64 Lei nº 6.404/76 Princípios PFC e Princípios PFC

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 1.0 - CONCEITO A auditoria de Avaliação de Estoques consiste na conferência e análise da avaliação monetária dos estoques de mercadorias destinadas à comercialização

Leia mais

Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras.

Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras. Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras. Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog Resumo: Apresenta-se uma breve análise sobre as vinte etapas para

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS»CONTABILIDADE «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS»CONTABILIDADE « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS»CONTABILIDADE «21. A respeito das funções da Contabilidade, tem-se a administrativa e a econômica. Qual das alternativas abaixo apresenta uma função econômica? a) Evitar erros

Leia mais

Instituto Odeon - Filial Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório de revisão dos auditores independentes

Instituto Odeon - Filial Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório de revisão dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de e relatório de revisão dos auditores independentes Relatório de revisão dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras Aos Administradores

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.)

Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.) Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2013 e Relatório dos Auditores

Leia mais

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade:

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade: Olá, pessoal! Como já devem ter visto, dois bons concursos estão na praça: Fiscal do ISS de São Paulo e Auditor Fiscal do Ceará. As bancas são, respectivamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Escola

Leia mais

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA Profa. Divane Silva Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA A disciplina está dividida em 04 Unidades: Unidade I 1. Avaliação de Investimentos Permanentes Unidade II 2. A Técnica da Equivalência Patrimonial

Leia mais

Logística Prof. Kleber dos Santos Ribeiro. Contabilidade. História. Contabilidade e Balanço Patrimonial

Logística Prof. Kleber dos Santos Ribeiro. Contabilidade. História. Contabilidade e Balanço Patrimonial Logística Prof. Kleber dos Santos Ribeiro Contabilidade e Balanço Patrimonial Contabilidade É a ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira e patrimônio

Leia mais

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2006 e de 2005 e parecer dos auditores independentes

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2006 e de 2005 e parecer dos auditores independentes GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2006 e de 2005 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Administradores

Leia mais

Para poder concluir que chegamos a: a) registrar os eventos; b) controlar o patrimônio; e c) gerar demonstrações

Para poder concluir que chegamos a: a) registrar os eventos; b) controlar o patrimônio; e c) gerar demonstrações Contabilidade: é objetivamente um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica financeira. tratar as informações de natureza repetitiva

Leia mais

QUESTÃO DE REVISÃO. a) controle. b) detecção. c) distorção inerente. d) relevante

QUESTÃO DE REVISÃO. a) controle. b) detecção. c) distorção inerente. d) relevante TURMA 6º CCN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AUDITORIA CONTÁBIL PROF.º: AILTON NÓBREGA QUESTÃO DE REVISÃO 01. O planejamento adequado, a designação apropriada de pessoal

Leia mais

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30.

Obrigações. Fornecedores 45.000. Salários a pagar 75.000. Impostos a recolher 20.000. Patrimônio Líquido. Capital Social 100.000. Reservas 30. Você acessou como Administrador Usuário (Sair) Info Resultados Visualização prévia Modificar Visualização prévia de Contabilidade Geral Iniciar novamente 1 Considerando: I- A contabilidade estuda e controla

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 469, DE 2 DE MAIO DE 2008

INSTRUÇÃO CVM Nº 469, DE 2 DE MAIO DE 2008 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera as Instruções CVM n 247, de 27 de março de 1996 e 331, de 4 de abril de 2000. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores, Conselheiros e Associados da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL SÃO PAULO SP 1. Examinamos o Balanço Patrimonial da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL,

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 INVESTIMENTOS PERMANENTES Avaliados pelo método de equivalência patrimonial MEP Procedimentos

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade II CONTABILIDADE

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade II CONTABILIDADE Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade II CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades. Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem

Leia mais

Teste de recuperabilidade Impairment test

Teste de recuperabilidade Impairment test 1 Teste de recuperabilidade Impairment test A informação tem sido considerada o principal insumo para a obtenção de um conhecimento maior acerca das decisões que devem ser tomadas no âmbito das organizações.

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte BALANÇO PATRIMONIAL 1. CRITÉRIO DE DISPOSIÇÃO DAS CONTAS NO ATIVO E NO PASSIVO (ART. 178 DA LEI 6.404/76): a. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos

Leia mais

1) Elabore os lançamentos contábeis em razonetes e em seguida elabore a DRE e o BP:

1) Elabore os lançamentos contábeis em razonetes e em seguida elabore a DRE e o BP: 1) Elabore os lançamentos contábeis em razonetes e em seguida elabore a DRE e o BP: a) Constituição de uma sociedade com capital totalmente integralizado de R$ 30.000 b) Compra à vista de mercadorias para

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Auditoria 1. Uma das diferenças entre o auditor independente e o auditor interno é que o primeiro

Maratona Fiscal ISS Auditoria 1. Uma das diferenças entre o auditor independente e o auditor interno é que o primeiro Maratona Fiscal ISS Auditoria 1. Uma das diferenças entre o auditor independente e o auditor interno é que o primeiro (A) necessita de registro no Conselho Regional de Contabilidade e o segundo, não. (B)

Leia mais

CONTABILIDADE E CUSTOS Atualizado em 14 de abril de 2009

CONTABILIDADE E CUSTOS Atualizado em 14 de abril de 2009 Conceito de Contabilidade CONTABILIDADE E CUSTOS Atualizado em 14 de abril de 2009 Processo de identificar, mensurar e comunicar informações econômicas para permitir julgamentos e decisões fundamentais

Leia mais

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto Olá, pessoal! Aqui estou eu de novo, para continuar o assunto da aula passada: Fluxo de Caixa e Demonstração do Fluxo de Caixa. Assunto da maior importância, que está sendo cobrado nos atuais concursos

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Tópicos do Estudo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (Doar). Uma primeira tentativa de estruturar

Leia mais

Durante o mês de dezembro a Companhia efetuou as seguintes transações:

Durante o mês de dezembro a Companhia efetuou as seguintes transações: Durante o mês de dezembro a Companhia efetuou as seguintes transações: 1) Antecipação do pagamento de uma duplicata de $ 140.000 a um de seus fornecedores, com 2% de desconto. i 2) Efetuou os seguintes

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 821/97 Aprova a NBC P 1 Normas Profissionais de Auditor Independente com alterações e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais

Leia mais

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICÁVEIS 1. Este pronunciamento tem por objetivo normatizar o tratamento contábil do imposto de

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Contabilidade geral

Maratona Fiscal ISS Contabilidade geral Maratona Fiscal ISS Contabilidade geral 1. Em relação ao princípio contábil da Competência, é correto afirmar que (A) o reconhecimento de despesas deve ser efetuado quando houver o efetivo desembolso financeiro

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. CPC 12 Ajuste a Valor Presente.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. CPC 12 Ajuste a Valor Presente. COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC CPC 12 Ajuste a Valor Presente. Estabelece a obrigatoriedade do ajuste a valor presente nos realizáveis e exigíveis a longo prazo e, no caso de efeito relevante,

Leia mais

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007 80 Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007 Parecer dos Auditores Independentes 81 Aos Acionistas da Inepar Telecomunicações S.A Curitiba - PR 1. Examinamos

Leia mais

Introdução l Resumo Exercícios 15 Demonstrações Contábeis

Introdução l Resumo Exercícios 15 Demonstrações Contábeis Introdução l 1. l Um breve histórico l l.2 Definição do termo Contabilidade 2 1.3 O processo contábil 3 1.3.1 Posicionamento do contador em relação à empresa 4 l.4 Ramos de atuação da Contabilidade 5 l.4.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T...

mhtml:file://c:\documents and Settings\6009\Meus documentos\glossário DE T... Page 1 of 6 Portal de Obras Legislação Guias e Cursos Downloads GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS Compilado pela Equipe do Portal de Contabilidade AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição

Leia mais

Brito Amoedo Imobiliária S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Brito Amoedo Imobiliária S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Brito Amoedo Imobiliária S/A Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Em 30 de Junho de 2007 e em 31 de Dezembro de 2006, 2005 e 2004 Parecer dos auditores independentes

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com

Leia mais

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL Introdução Já sabemos que o Patrimônio é objeto da contabilidade, na qual representa o conjunto de bens, diretos e obrigações. Esta definição é muito importante estar claro

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

Prezado(a) Concurseiro(a),

Prezado(a) Concurseiro(a), Prezado(a) Concurseiro(a), A prova do TCM/RJ foi realizada no último final de semana e vou aproveitar para resolver as questões de Contabilidade Geral de forma simplificada e objetiva (nos cursos online,

Leia mais

Sistema de contas. Capítulo 2 Sistema de contas

Sistema de contas. Capítulo 2 Sistema de contas Sistema de contas Capítulo 2 Sistema de contas SUMÁRIO: 1. Conceito 2. Teoria das contas 2.1. Teoria personalística (ou personalista) 2.2. Teoria materialística (ou materialista) 2.3. Teoria patrimonialista

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL Prof. Amaury Aranha Sumário Unidade I Unidade I Provisão para devedores duvidosos Operações financeiras (duplicatas) Unidade II Empréstimos (pré e pós) Aplicações financeiras

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE

NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE AUTOR: PROF. FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA E-MAIL: motaglauber@gmail.com CONCEITO: CONTABILIDADE CIÊNCIA QUE ESTUDA E PRATICA AS FUNÇÕES DE REGISTRO, CONTROLE E ORIENTAÇÃO

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES. Aos Sócios, Conselheiros e Diretores da INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE CRÉDITO BLUMENAU-SOLIDARIEDADE ICC BLUSOL

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES. Aos Sócios, Conselheiros e Diretores da INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE CRÉDITO BLUMENAU-SOLIDARIEDADE ICC BLUSOL Auditores Independentes S/S PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Sócios, Conselheiros e Diretores da INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE CRÉDITO BLUMENAU-SOLIDARIEDADE ICC BLUSOL 1. Examinamos os balanços patrimoniais

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis 12.1. Introdução O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece que, ao fim de cada exercício social, a diretoria da empresa deve elaborar, com base na escrituração mercantil, as

Leia mais

Ferramentas da Contabilidade. Tipos de Auditoria. Tipos de Auditoria. Tipos de Auditoria. Objetivo da Auditoria Contábil

Ferramentas da Contabilidade. Tipos de Auditoria. Tipos de Auditoria. Tipos de Auditoria. Objetivo da Auditoria Contábil Ferramentas da Contabilidade Tipos de Auditoria Escrituração Contabilidade de Custos Análise das Demonstrações Contábeis Auditoria * Balanço Patrimonial -- BP, BP, Demonstração do do Resultado do do Exercício

Leia mais

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Prof. Mário Leitão

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Prof. Mário Leitão ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Mário Leitão Estrutura das Demonstrações Financeiras A análise das demonstrações financeiras exige conhecimento do que representa cada conta que nela figura. Há

Leia mais

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Unidade II ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Prof. Jean Cavaleiro Introdução Essa unidade tem como objetivo conhecer a padronização das demonstrações contábeis. Conhecer os Índices Padrões para análise;

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E 2007 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E 2007 CONTEÚDO Parecer dos auditores independentes Quadro

Leia mais

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2003 e de 2002 e parecer dos auditores independentes

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2003 e de 2002 e parecer dos auditores independentes GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2003 e de 2002 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Administradores

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Programas de Auditoria para Contas do Passivo

Programas de Auditoria para Contas do Passivo Programas de Auditoria para Contas do Passivo ATIVO CIRCULANTE Auditoria Contábil PASSIVO E PATRIMÔMIO LÍQUIDO CIRCULANTE Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras Contas a Receber Estoques Impostos a Recuperar

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 920/01. Aprova, Da NBC T 10 Dos Aspectos Contábeis Específicos em Entidades Diversas, o item: NBC T 10.8 Entidades Cooperativas.

RESOLUÇÃO CFC N.º 920/01. Aprova, Da NBC T 10 Dos Aspectos Contábeis Específicos em Entidades Diversas, o item: NBC T 10.8 Entidades Cooperativas. RESOLUÇÃO CFC N.º 920/01 Aprova, Da NBC T 10 Dos Aspectos Contábeis Específicos em Entidades Diversas, o item: NBC T 10.8 Entidades Cooperativas. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas

Leia mais

Raízen Combustíveis S.A.

Raízen Combustíveis S.A. Balanço patrimonial consolidado e condensado (Em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma) Ativo 30.06.2014 31.03.2014 Passivo 30.06.2014 31.03.2014 Circulante Circulante Caixa e equivalentes

Leia mais

Evidência de Auditoria

Evidência de Auditoria Evidência de Auditoria Compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. Inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam

Leia mais

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas 1 QUESTÃO 213 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS OBRIGATORIEDADE DE ELABORAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS... 1 2 QUESTÃO 218 ANÁLISE DE BALANÇOS ALAVANCAGEM FINANCEIRA ÍNDICE DE COBERTURA DAS DESPESAS

Leia mais

QUESTÕES PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL. 1. É permitido ao contador no exercício da auditoria independente:

QUESTÕES PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL. 1. É permitido ao contador no exercício da auditoria independente: QUESTÕES PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 1. É permitido ao contador no exercício da auditoria independente: a) Baseado no seu trabalho e julgamento, emitir Parecer de Auditoria sem ressalva,

Leia mais

LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE II

LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE II LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE II A leitura complementar tem como objetivo reforçar os conteúdos estudados e esclarecer alguns assuntos que facilitem a compreensão e auxiliem na elaboração da atividade.

Leia mais

Balanço Patrimonial e DRE

Balanço Patrimonial e DRE Balanço Patrimonial e DRE Administração financeira e orçamentária Professor: Me. Claudio Kapp Junior Email: juniorkapp@hotmail.com 2 Demonstrações Financeiras (Contábeis) Dados Dados Coletados Coletados

Leia mais

Dividendos a Receber A Ações de Controladas Cia B 100.000,00

Dividendos a Receber A Ações de Controladas Cia B 100.000,00 Bom dia, caros colegas! Mais uma vez é um enorme prazer conversar com vocês sobre contabilidade avançada. Desta vez trago as questões de contabilidade avançada do concurso de Auditor Fiscal de Tributos

Leia mais