A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014"

Transcrição

1 1 A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014 Tema 16 VII. BAIXA IDADE MÉDIA ( ) (Floresce a vida e a cultura eclesiástica Apogeu do poderio papal) 1) Gregório VII e suas circunstâncias O Papa Gregório VII ( ), de origem popular e humilde (Arcediago Hildebrando), foi eleito por proclamação popular. Comunicou sua eleição à corte imperial e obteve a aprovação. Homem de grande vontade, perspicácia e imenso amor à causa de Jesus Cristo e da Igreja, era a pessoa indicada para um tempo tão difícil. Seu escopo principal era restabelecer a reta ordem, isto é, consolidar o mais perfeitamente possível, o Reino de Deus sobre a terra, sob a direção ativa do sucessor de Pedro e vigário de Cristo, a quem as potências seculares devem subordinar-se em tudo o que diz respeito à salvação do mundo cristão 1. Em primeiro lugar, Gregório quis intensificar a reforma eclesiástica já iniciada por seus antecessores. Nas quaresmas de 1074 e 1075, celebrou sínodos no Latrão, para iniciar uma ampla luta contra a simonia e contra o matrimônio dos eclesiásticos. O matrimônio, para ele, é irreconciliável com o sacerdócio. Eclesiásticos incontinentes devem abandonar suas funções, e o povo deve afastar-se deles. Na Alemanha e na França, Bispos (sob a pressão do Clero) opuseram-se. Mas o Papa, fazendo um sínodo romano em 1078, ameaçou de suspensão os bispos que, mediante pagamento em dinheiro, se mostrassem indulgentes para com o concubinato de eclesiásticos 2. A Igreja grega continuava tolerando o matrimônio para o Clero; só os Bispos deveriam ser celibatários. A luta do Papa Gregório VII contra a corrupção do Clero uniu-se à decidida tomada de posição contra as investiduras laicais. A oposição contra as 1 Bihlmeyer-Tüchle II, Ibd. 165.

2 2 leis do celibato e contra a simonia, exercida pela nobreza laica, colocou em evidência as reais causas dos males da Igreja: a excessiva implicação do clero em negócios terrenos e o domínio dos leigos nas questões próprias da Igreja. O problema atingia seu ponto alto e a forma mais poderosa no costume arraigado da outorga das mais altas dignidades eclesiásticas pelos príncipes 3. Já o Papa Nicolau II tinha tomado dura decisão contra as igrejas próprias na Alemanha. Todavia, ele não conseguia abolir a investidura por leigos. Gregório VII seguia o imperativo de salvar à Igreja sua função espiritual, até então seriamente ameaçada pela influência do sistema jurídico alemão. 2) A renovação (gregoriana) da Igreja e a luta contra a Investidura (cf. Bihlmeyer-Tüchle II, ; H. M. Schaller, Heinrich IV e Heinrich V, in: LThK² V, ) A tensão de um sistema inspirado inicialmente por grande idealismo, o serviço de todos ao único Criador, sob a luz da única verdade de Jesus Cristo, guardada e anunciada pela Igreja, caiu inevitavelmente em crise no momento em que tal ideal já não era garantido pela fé e pela pura vontade de servir a Deus e à comunidade humana dos batizados, mas quando interesses humanos, pessoais e mundanos se sobrepunham à pura inspiração inicial. Resumindo as múltiplas intrigas e certos aspectos geográficos, podemos ver a luta contra a investidura essencialmente nas gravíssimas dificuldades levantadas pelos dois Reis alemães e frente à indefectível busca de serviço ao Evangelho por parte do Papa Gregório VII. 3) Reis da Investidura: Rei e Imperador Henrique IV ( ) Filho de Henrique III, nasceu em Com a morte de seu pai (1056), o menino de seis anos foi considerado sucessor. O governo era conduzido sucessivamente por sua mãe Agnes de Poitou, pelos Arcebispos Anno de Colônia e Adalbeto de Bremen. No ano 1065, quando tinha 15 anos, ele foi declarado maior de idade. Henrique (orientado por quais conselheiros?) tentou recuperar toda a extensão territorial do Reino, o que o levou a lutas graves com os Saxões, 3 Ibid.

3 3 vitoriosas no ano Seu desastre foi a oposição às reformas do Papa. Já no ano 1075, ele se ingeriu nas lutas eclesiásticas de Milão. O Papa Gregório VII enviou-lhe uma admoestação. Apoiado pela maioria dos Bispos alemães, adversos à reforma gregoriana, e igualmente por Bispos da Lombardia, Henrique IV declarou, em 24 de janeiro de 1076, o Papa deposto. No dia 14 de fevereiro, o Papa Gregório VII respondeu com a excomunhão do rei. Os príncipes da oposição na Alemanha decidiram, em 16 de outubro, já não reconhecer a Henrique IV como rei, caso ele não conseguisse a absolvição de sua excomunhão até o mês de fevereiro de Ao mesmo tempo, solicitaram que Gregório VII viesse a Augsburgo para ser árbitro nos litígios com o Imperador. Henrique IV foi para a Itália do norte para tratar com o Papa. Gregório retirou-se para o castelo em Canossa, nos Apeninos, onde Henrique IV se apresentou em três dias sucessivos em veste de penitente para obedecer às leis penitenciais da Igreja. Após as devidas tratativas, o Papa readmitiu, em 28 de janeiro de 1077, o rei na comunhão eclesial. Isto, de um lado, foi uma vitória política de Henrique IV. Mas, de outro lado, o evento teve um alcance muito maior. Com isso, a relação medieval entre Papa e Imperador era definitivamente ultrapassada, já não era realizável. A paz constante, contudo, não estava refeita. Na Alemanha, a oposição elegeu como rei, no ano 1078, Rodolfo da Suébia. Gregório VII, no ano 1080, pronunciou novamente a excomunhão sobre Henrique. Henrique, porém, elevou o Arcebispo Wibert de Ravenna ao Papado, o qual, na Páscoa de 1084, consagrou Henrique IV Imperador na Basílica de São Pedro em Roma. Henrique IV parece não ter alcançado a profundidade do problema. Os seus dois filhos, Konrad e Henrique V, afastaram-se do pai. Henrique IV morreu em discórdia profunda com seu filho Henrique V. Henrique V ( ) e o Papa Pascalis II ( ) (cf. também Dr. Gastón Castella, Papstgeschichte, I, ) Filho de Henrique IV, nasceu em Após sua separação do pai (1104), é reconhecido como rei a partir de1106. Inicialmente, parecia estar do lado da

4 4 reforma da Igreja, todavia, após a morte do pai, revelou sua verdadeira intenção e retomou a atitude de Henrique IV, mas de forma mais dura. No verão de 1110, iniciou sua ida a Roma. Uma solução da luta pela investidura, no ano 1111, fracassou. Em Sutri, o Papa fez elaborar uma proposta radical: Que o rei renuncie à investidura e que a Igreja restitua os bens e os direitos obtidos desde o tempo de Carlus Magnus, em função de seus serviços políticos civis, e que o salário do Clero venha do dízimo e de doações espontâneas, e que o rei, ao renunciar à investidura, prometa garantir a segurança pessoal do Papa e de seus legados, e de respeitar o Patrimonium Petri. A causa do fracasso eram os Bispos e Príncipes que pela investidura se sabiam beneficiados e que se levantaram contra a proposta do Papa. Quando em sua ida à Itália, com grande exército, o Papa se opôs ao rei, este mandou prender o Papa Pascalis. Após um cativeiro de sessenta dias, sem nenhuma perspectiva de uma presença humana ou apoio humano, o Papa Pascalis cedeu, talvez também para evitar um Cisma da Igreja alemã. Permitiu ao rei a investidura com anel e báculo. Henrique V prometeu garantir a paz romana e, no dia 13 de abril de 1112, foi coroado Imperador pelo Papa Pascalis. Mas de toda parte surgiram reações de indignação contra o comportamento do rei e contra a flexibilidade do Papa. No Concílio do Latrão de 1112 todas as concessões do Papa ao rei, por terem sido extorquidas, foram unanimemente declaradas nulas. Em seguida, o Papa proibiu toda investidura pelo rei. Quando este chegou à Itália, o Papa fugiu para Benevento. Só após a partida do rei o Papa voltou a Roma, onde morreu no dia 21 de janeiro de Como resposta, o rei nomeou como Anti-Papa o Arcebispo de Braga, que lhe era muito devoto e orgulhoso, com o nome de Gregório VIII. Os cardeais, porém, nomearam logo o antigo monge e então chanceler dos Cardeais Johannes de Gaëta, como Papa verdadeiro, com o nome de Gelásio II, o qual excomungou o rei Henrique V e o Anti-Papa. Ele mesmo morreu já no dia 29 de janeiro de ) O Papa Calixto II ( )

5 5 Com o nome do sucessor, Calixto II, são ligados dois eventos de transcendental importância: - A concordata de Vórmia (Worms) e - o primeiro Concílio universal no Latrão, garantindo a reforma da Igreja. Calixto II, de família nobre da Borgonha, já como arcebispo Guido de Vienne havia exercido uma grande liderança. Na Alemanha, a luta continuava. Aos poucos abriram-se caminhos para a paz. No sínodo de Reims (outubro de 1119), o Imperador Henrique V tornou-se presente pessoalmente. Trataram-se as questões da Investidura, do celibato e da simonia. Mas apresentou tantos reparos e objeções que uma reconciliação se tornava impossível. Com a anuência de 430 prelados presentes, foi formulada a excomunhão do Imperador. Quando o Papa chegou em Roma (1112), o Anti-Papa fugiu para Sutri, ficou prisioneiro dos normandos e o Papa Calixto mandou-o (1121) para o mosteiro de Cava. O Papa Calixto II mandou para a Alemanha cardeais-legados para tratarem os problemas entre Igreja e Estado. 5) A Concordata de Vórmia (23 de setembro de 1122) O resultado das longas tratativas foi redigido em um documento pelo Imperador e em outro em nome do Papa. Henrique foi absolvido da excomunhão, renunciou à Investidura dos prelados com o anel e o báculo e reconhecia as eleições canônicas e a confirmação do eleito por meio do metropolita. O Papa reconhecia ao imperador, como também aos seus sucessores, o direito de assistir às eleições dos prelados na Alemanha, contanto que fosse excluída a simonia e o emprego de força e o dever de apoiar, em eleições duvidosas, o partido melhor (pars sanior), conforme o juízo do metropolita e dos bispos da Província. Os Bispos e Mosteiros, por sua parte, tinham que devolver os bens temporais que lhes tinham sido emprestados enquanto eram altos funcionários civis. A investidura temporal (colação de encargos altos civis a Bispos) devia ser conferida pelo Imperador com o cetro, símbolo da autoridade temporal... O juramento feudal dos prelados permanecia como obrigação inerente ao serviço ao Império.

6 6 Assim, a luta de cinqüenta anos chegava ao seu termo, graças a uma sábia condescendência e a uma delimitação mais eqüitativa das exigências de ambas as partes. A investidura da parte dos leigos na forma antiga foi eliminada; as eleições dos bispos e dos abades e a faculdade de usar os símbolos do ofício espiritual foram restituídos à Igreja; a supervisão (e autoridade) (Bevormundung) temporal sobre o espiritual foi afastada. Já nem se falava mais de uma confirmação da eleição papal por parte do Imperador. Também o poder civil ganhou clareza em sua competência. A Igreja fortificou-se grandemente para o futuro. O seu poder espiritual ficou evidente. Para a aprovação e proclamação solene da concordata de Vórmia (Worms), Calixto II celebrou, de 18 a 27 de março de 1123, um importante Concílio em Latrão, o nono Concílio ecumênico, o primeiro celebrado no Ocidente. A convocação e a direção do mesmo, diferentemente dos Concílios da antigüidade cristã, competiu agora, com exclusividade, ao Papa. O Concílio emanou, além disso, uma série de cânones disciplinares... com a intenção de eliminar várias desordens e abusos na Igreja. 4 O Concílio se pronunciou contra a simonia (cf. DH 710: can 1), em favor do rigor do celibato para os presbíteros, diáconos e subdiáconos (cf. DH 711: can 3) e disciplinou a questão dos bens da Igreja: Somente o Bispo pode dispor dos bens da Igreja e o faça diante da face de Deus; leigos, mesmo príncipes, que tomarem para si bens eclesiásticos, sejam considerados sacrílegos (DH 712: can 4). 6) Temas importantes na história medieval - S. Bernardo, Abade de Claraval (O. Cist.) ( ) e as intrigas na Igreja e o Anti-Papa (Bihlmeyer-Tüchle II, 106 (p ). - Frederico I Barba-Roxa e sua luta contra os Papas Adriano IV, Alexandre III, Henrique VI, Celestino III (Ibd. 107, p ). - A difusão do cristianismo e a luta com o Islã (ibd. 108, p ). - As cruzadas até o fim do século XII e a luta na Europa contra o Islã ( 109). 4 Bihlmeyer-Tüchle II,178.

7 7 - As grandes heresias populares (cátaros, seitas afins) (Ibd. 113, p ). - Os Valdenses (Ibd. 1124, p ). - Novo florescimento religioso: Cartuxos, Cistercienses etc. (Ibd. 116m p, ). - Os escolásticos e os místicos: St. Anselmo, Abelardo, Hugo de S. Victor (Ibd., p ). - São Francisco e a Ordem Franciscana (Ibd. 129, p ). - Os Dominicanos e outras Ordens Mendicantes (Ibd. 130, p ). - Origem das Universidades e sua importância (Ibd. 134, p. 326ss). - O apogeu da escolástica (Ibd. 135, p ), Alexandre de Hales, S. Alberto Magno, Santo Tomás de Aquino (Ibd. p. 333), S. Boaventura, etc.

A IGREJA MEDIEVAL. História 1 Aula 13 Prof. Thiago

A IGREJA MEDIEVAL. História 1 Aula 13 Prof. Thiago A IGREJA MEDIEVAL História 1 Aula 13 Prof. Thiago A IGREJA MEDIEVAL Instituição centralizada, poderosa, hierárquica, supranacional e autoritária Única instituição coesa com o fim do Império Romano Controle

Leia mais

2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7. Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira

2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7. Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira 2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7 Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira 1 Igreja na Era Medieval Importância: 1. Único poder universal. 2.

Leia mais

A origem da tradição jurídica ocidental na revolução papal (slides)

A origem da tradição jurídica ocidental na revolução papal (slides) História e Cultura Jurídica no Brasil A origem da tradição jurídica ocidental na revolução papal (slides) Entre os povos da Europa Ocidental no período anterior ao século XI, o Direito não existia como

Leia mais

Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II 2

Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II 2 Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II 2 Para lembrar: Concílios do 1º Milênio: Latrão I (1123) 01. Niceia I em 325. 02. Constantinopla I em 381. 03. Éfeso em 431. 04. Calcedônia em 451. 05. Constantinopla

Leia mais

Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano

Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano Baixa Idade Média Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano Cristianismo Surge com a crucificação de Cristo. Se difunde pela necessidade do povo em acreditar em algo além da vida terrena.

Leia mais

Crise da Igreja Católica

Crise da Igreja Católica Páginas 43 à 54. Crise da Igreja Católica Idade Média Influência espiritual, política e administrativa. Com o absolutismo o poder foi transferindose, o que não aconteceu sem alguns conflitos entre Estado

Leia mais

Críticas à Igreja Católica

Críticas à Igreja Católica Reforma Protestante Críticas à Igreja Católica Vida desregrada dos cardeais, bispos e padres; Venda de cargos religiosos e de relíquias da Igreja; Venda de indulgências; Na França e na Alemanha o baixo

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA

REFORMA E CONTRARREFORMA REFORMA E CONTRARREFORMA CONHECER E COMPREENDER A REFORMA PROTESTANTE Porque houve uma Reforma religiosa na Europa? Venda de indulgências Luxo da Igreja Corrupção Falta de vocação de membros do Clero Afastamento

Leia mais

História 5A - Aula 15: O Renascimento Comercial e Urbano

História 5A - Aula 15: O Renascimento Comercial e Urbano História 5A - Aula 15: O Renascimento Comercial e Urbano A partir do ano 1000 Europa período de relativa tranquilidade. Produção ocidental era baixa (ameaça de fome). Revolução agrícola série de inovações

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior 2011 Vivaldo Armelin Júnior www.vivajesusbr.com Todos os direitos reservados. 1. É proibido fazer cópia, editar, modificar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), comercializar, publicar (online ou

Leia mais

A IGREJA MEDIEVAL. Profª. Maria Auxiliadora

A IGREJA MEDIEVAL. Profª. Maria Auxiliadora A IGREJA MEDIEVAL Profª. Maria Auxiliadora Organização Interna da Igreja Católica Clero Secular (Alto Clero) Papa, bispos, padres (ocupavam-se das coisas terrenas bens materiais) Clero Regular (Baixo Clero)

Leia mais

BÁRBAROS Para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Império.

BÁRBAROS Para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Império. BÁRBAROS Para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Império. Expansão Carolíngia MENTALIDADE A Igreja Católica

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL: ESCOLÁSTICA 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA MEDIEVAL: ESCOLÁSTICA 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP Por Filosofia Escolástica entende-se a filosofia dominante no período compreendido entre os séculos IX e XIV XV, ensinada comumente nas escolas,

Leia mais

FEUDALISMO E A IGREJA MEDIEVAL

FEUDALISMO E A IGREJA MEDIEVAL FEUDALISMO E A IGREJA MEDIEVAL QUAL A DIFERENÇA ENTRE "IDADE MÉDIA" E "FEUDALISMO"? IDADE MÉDIA Período compreendido entre 476 d.c. (Queda do império romano no Ocidente) até 1453 (Queda do império romano

Leia mais

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva IMPÉRIO FRANCOS Prof. Filipe Viana da Silva 1. OS REINO FRANCO Invasões germânicos abriram as portas do Império Romano para os francos; Reino mais poderoso da Europa Ocidental; Origem remete à figura mítica

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

Capacete de um chefe saxão

Capacete de um chefe saxão Capacete de um chefe saxão Fivela de ouro (séc. VI, Museu Britânico, A Europa no início do século VI Londres, Inglaterra). 2 Fim do Império Romano do Ocidente Guerras civis. Descrédito do Imperador. Fixação

Leia mais

1. A multiplicidade de poderes

1. A multiplicidade de poderes 1. A multiplicidade de poderes Europa dividida - senhorios (terras de um senhor) - poder sobre a terra e os homens - propriedade (lati)fundiária - por vezes, descontinuada - aldeias, bosques, igrejas -

Leia mais

A Disputa pelos Eslavos

A Disputa pelos Eslavos No Oriente, na Palestina e na África, os muçulmanos estavam estabelecidos. No parte ocidental da Europa, a Igreja Romana tinha conseguido abraçar os germanos. Restava aos bizantinos, até por questão de

Leia mais

Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior

Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina

Leia mais

História 1 Aula 17 Prof. Thiago

História 1 Aula 17 Prof. Thiago História 1 Aula 17 Prof. Thiago Causas da Reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da Burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e a usura

Leia mais

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Condições Gerais Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Econômicas: Nobreza interessada nas Terras da Igreja Burguesia contra

Leia mais

Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas. Profa. Nina Ranieri 2017

Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas. Profa. Nina Ranieri 2017 Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas Profa. Nina Ranieri 2017 1 Matrizes clássicas - Características comuns 1-Ampliação da liberdade individual e limitação poderes do Estado Elementos:

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reforma e Contrarreforma

HISTÓRIA. aula Reforma e Contrarreforma HISTÓRIA aula Reforma e Contrarreforma Causas da reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e

Leia mais

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA?

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? No século XVI, as críticas ao comportamento de integrantes do clero e à Igreja não ficaram restritas aos chamados reformadores. Muitos reclamavam uma profunda da Igreja

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 5

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 5 ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 5 CAPÍTULO I: A Penitência eclesiástica do início ao século X. 9 1. A experiência da penitência na Sagrada Escritura 9 1.1 Antigo Testamento 9 1.2 Novo Testamento 10 1.2.1 O poder

Leia mais

A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014

A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014 A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014 Tema 15 VI. O CISMA QUE SEPARA O ORIENTE DO OCIDENTE II 6) O cisma entre Roma e Constantinopla (1054) O alheamento espiritual, mais do que

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo.

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo. Aula 9 Reforma Religiosa 1 Origens 2 Luteranismo Setor 1606 3 Calvinismo 4 Anglicanismo 5 A Reforma Católica Aula 9 Reforma Religiosa 1.1 As críticas à Igreja na Baixa Idade Média Práticas Venda dos cargos

Leia mais

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS

MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS Novas condições eclesiais A Igreja é como uma família, a filha da mãe Maria. A Igreja, de fato, não é uma instituição fechada em si mesma ou uma associação privada, uma ONG,

Leia mais

Econômicas Religiosas Morais Políticas

Econômicas Religiosas Morais Políticas Prof. Thiago Causas da Reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da Burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e a usura Religiosas Novas interpretações

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL: ESCOLÁSTICA 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA MEDIEVAL: ESCOLÁSTICA 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP AULA 2 PATRÍSTICA E : DIFERENÇAS PATRÍSTICA (SÉC. I AO VII) Na decadência do Império Romano, surge a partir do século II a filosofia dos Padres

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

Leitura de 2 Reis e 11. Depois dessa descoberta: - Josias renova a aliança com o Senhor ; - Purificação do templo 23.4.

Leitura de 2 Reis e 11. Depois dessa descoberta: - Josias renova a aliança com o Senhor ; - Purificação do templo 23.4. 1 2 3 Leitura de 2 Reis 22.1-8 e 11 Depois dessa descoberta: - Josias renova a aliança com o Senhor 23.1-3; - Purificação do templo 23.4.14; - Derrubada de altar de deuses estranhos 23.15-20; - Celebração

Leia mais

REFORMA E CONTRA-REFORMA

REFORMA E CONTRA-REFORMA REFORMA E CONTRA-REFORMA As reformas religiosas no século XVI Crises religiosas anteriores ao século XVI Séculos XII-XIII: Heresia dos Cátaros (França). Século XIV: John Wycliff contesta a autoridade do

Leia mais

ABSOLUTISMO INGLÊS.

ABSOLUTISMO INGLÊS. ABSOLUTISMO INGLÊS 1. INTRODUÇÃO: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) Guerra das Duas Rosas (1455-1485) Enfraquecimento da Nobreza. Fortalecimento da Dinastia Tudor. Rei Tudor: apoio da Burguesia + controle

Leia mais

Império Bizantino. Disciplina: História

Império Bizantino. Disciplina: História Império Bizantino Disciplina: História Origem O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para

Leia mais

ANO DO LAICATO. Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de Cristo Rei de 2018

ANO DO LAICATO. Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de Cristo Rei de 2018 ANO DO LAICATO Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de Cristo Rei de 2018 Tema e Lema Tema: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino. Lema: Sal da Terra e Luz

Leia mais

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 Fiéis em cristo Direitos e deveres dos fiéis leigos Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 A igreja Necessidade de se fazer a distinção quando usamos o termo IGREJA. Quando falamos em

Leia mais

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus.

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus. Como estudamos anteriormente, no final de Idade Média e início da Idade Moderna, muitas pessoas estavam insatisfeitas com os abusos da Igreja. Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos

Leia mais

1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações.

1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações. 1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações. 2013 Vivaldo Armelin Júnior www.vivajesusbr.com Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II Concílio de Niceia

Leia mais

Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos

Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos Deus faz o rei, o Rei faz a lei Prof. Alan Carlos Ghedini A Crise do Sistema Feudal Na Baixa Idade Média o feudalismo entra em sua mais séria crise.

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS Professor: Eustáquio BURGUESIA E O REI Situação a partir do século XI Revigoramento do comércio Revigoramento das cidades Surgimento de uma nova classe social Burguesia

Leia mais

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 01. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - A doutrina calvinista

Leia mais

A VIDA CULTURAL NA BAIXA IDADE MÉDIA (Séc. XI-XIV) História da Igreja I

A VIDA CULTURAL NA BAIXA IDADE MÉDIA (Séc. XI-XIV) História da Igreja I A VIDA CULTURAL NA BAIXA IDADE MÉDIA (Séc. XI-XIV) História da Igreja I Onde Estudar? Os séculos XI, XII, XIII e XIV foram de grande atividade intelectual. Dentro dos mosteiros e nas escolas das catedrais,

Leia mais

06. REFORMAS RELIGIOSAS

06. REFORMAS RELIGIOSAS 06. REFORMAS RELIGIOSAS O clero e a Igreja Católica Igreja Católica instituição mais poderosa na Baixa Idade Média (séc. XI ao XV) única autoridade espiritual líder religioso único maior poder do que os

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano

A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano Busca de mais terras para cultivo. 1) A Baixa idade Média e a

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O Absolutismo ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa.

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. REFORMA PROTESTANTE 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. 1.2- Processo final de formação das monarquias nacionais absolutistas. 1.3- Grandes navegações: transformações econômicas,

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo As Reformas Religiosas

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA Martinho Lutero ( 1483-1546 ) 1505 Entra para ordem dos Agostinianos 1507 Ordenado Sacerdote 1513 Professor na Universidade de Wittenberg Constante

Leia mais

O exercício comunitário de poderes concelhios; a afirmação política das elites urbanas

O exercício comunitário de poderes concelhios; a afirmação política das elites urbanas 2.3.3. O exercício comunitário de poderes concelhios; a afirmação política das elites urbanas - cartas de foral concelhos - concelhos urbanos ou perfeitos (formados por cavaleiros-vilãos e peões) vizinhos

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

1. As origens de Constantinopla

1. As origens de Constantinopla PROF. RICARDO GOMES Prof. Ricardo Gomes 1. As origens de Constantinopla Quando o imperador romano Constantino escolheu a região de Bizâncio para construir a sede da Nova Roma, a antiga colônia grega tinha

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

As grandes navegações iniciadas. principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra.

As grandes navegações iniciadas. principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra. 01/06/2015 As grandes navegações iniciadas no século XV e principalmente a descoberta das Américas vão alterar radicalmente a própria imagens que os homens faziam da Terra. 1 As teorias científicas de

Leia mais

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos Idade Média Parte 1 Os povos bárbaros Bárbaros Estrangeiros Para os romanos Povos que não partilhavam da cultura greco-romana Viviam em clãs. Economia agrícola/pastoril Não tinham propriedade privada.

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI.

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI. REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI INTRODUÇÃO CONTEXTO: Transição feudo-capitalista. Crise do poder clerical na Europa Ocidental. Crise do pensamento teocêntrico europeu. DEFINIÇÃO Quebra do monopólio católico

Leia mais

As reformas religiosas do século XVI

As reformas religiosas do século XVI As reformas religiosas do século XVI Crise na Igreja: a contestação e a ruptura Prof. Nilson Urias Crises religiosas na Europa No início do século XVI, a Igreja vivia uma época de profunda crise. Século

Leia mais

H14 - A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO

H14 - A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO H14 - A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO Desagregação do Império Romano do Ocidente Povos germânicos habitavam da região além do Rio Reno até o sul da Escandinávia hábitos seminômades viviam do pastoreio e agricultura

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Alta idade média (Séculos v AO X) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Baixa Idade Média (SÉCULOS

Leia mais

Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida

Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida 1789-1799 Rei Luís XVI luxo e autoridade em meio a uma nação empobrecida Provocada pelos gastos com a Guerra dos Sete Anos e com o apoio francês as colônias americanas lutando por independência. Um país

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO CADEIRA INQUISITÓRIA ESMAGA CRÂNEOS CINTO DE ESTRANGULAMENTO ESMAGA SEIOS FORQUILHA DO HEREGE Sucesso comercial

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra

Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra Bimestre 2 Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra 1 A formação das monarquias europeias Aulas 28 e 29 2 A trajetória da monarquia francesa 3 A Guerra dos Cem Anos 4 A trajetória da monarquia

Leia mais

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO Como pode cair no enem A Reforma protestante e a Contrarreforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e à forma

Leia mais

Reforma Religiosa. Século XVI

Reforma Religiosa. Século XVI Reforma Religiosa Século XVI Motivos A Igreja representava e defendia o estamento feudal (alto e baixo clero) Pode-se considerar que, na época, a Igreja era semelhante a uma multinacional com sede em Roma

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ/USP

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ/USP ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ/USP CAIO HENRIQUE AMPARO ROSATELI JOÃO PEDRO BACCHIN MILANEZ PEDRO INNOCENTE COLLARES VINÍCIUS HORSTMANN FERNANDES SÃO TOMÁS DE AQUINO Piracicaba

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

São José de Calasanz, um homem de fé e um pedagogo pioneiro. Quem receber em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe

São José de Calasanz, um homem de fé e um pedagogo pioneiro. Quem receber em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe São José de Calasanz, um homem de fé e um pedagogo pioneiro. Quem receber em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe Mt 18, 5 São José de Calasanz Um Gigante da Evangelização (Piedade) e da Educação

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

Pré Socráticos aos Medievais 1

Pré Socráticos aos Medievais 1 Pré Socráticos aos Medievais 1 Períodos da História dafilosofia Patrística Filosofia Medieval Escolástica Renascimento Período: queda do Império Romano (sec. V) ao sec. XV. Guerras, a fome e as grandes

Leia mais

Lição 10 para 9 de junho de 2018

Lição 10 para 9 de junho de 2018 Lição 10 para 9 de junho de 2018 Através de imagens simbólicas, a última parte de Apocalipse nos apresenta o desenrolar das cenas finais da humanidade. Identificar estes símbolos é vital para identificar

Leia mais

A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014

A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014 A HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Karl Josef Romer 2014 Tema 18 IX. O CISMA DO OCIDENTE (1378-1417) 1) A imposição do Cisma Gregório XI (1370-78) tinha voltado a Roma como um santo. Mas a Cúria,

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

HISTÓRIA DA IGREJA. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE:

HISTÓRIA DA IGREJA. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE: HISTÓRIA DA IGREJA Prof. GUILHERME WOOD APOSTILA NO SITE: http://www.ibcu.org.br/apostilas/historiaigreja.pdf Primitiva Imperial Medieval Escolastic Reforma Moderna Contemporânea Linha do Tempo: História

Leia mais

A Política segundo a Bíblia. Uma Visão Introdutória

A Política segundo a Bíblia. Uma Visão Introdutória A Política segundo a Bíblia. Uma Visão Introdutória A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Fil. 3: 20. Parte I Para começar...vamos conceituar alguns

Leia mais

Solenidade de Cristo Rei

Solenidade de Cristo Rei Solenidade de Cristo Rei A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico. Neste período, meditamos, sobretudo, no mistério de sua vida, sua pregação e o

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA

SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA SEMINÁRIO BATISTA DE TEOLOGIA Rua Ursulina D'Angelo nº 23 - Itaquera - São Paulo - SP - CEP 08210-490. PLANO DA DISCIPLINA Disciplina: História Eclesiástica I Carga Horária 40 horas Professor: Haroldo

Leia mais

Lista de exercícios de História - 2º Bimestre. Lista de exercícios

Lista de exercícios de História - 2º Bimestre. Lista de exercícios Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 2º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS ABSOLUTISMO MERCANTILISMO SOCIEDADE DE CORTE

Leia mais

Aula 08 Terceiro Colegial.

Aula 08 Terceiro Colegial. Aula 08 Terceiro Colegial Cristianismo: Entre a Fé e a Razão Busca por uma base racional para sustentar a fé Formulações filosóficas se estendendo por mais de mil anos Cristianismo Palavra de Jesus, que

Leia mais

Constantinopla Bizâncio

Constantinopla Bizâncio O Império Bizantino O Império Bizantino Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro,

Leia mais

Cristianismo, Igreja Católica e Cultura Medieval. O Sagrado e o Profano na Idade Média Européia

Cristianismo, Igreja Católica e Cultura Medieval. O Sagrado e o Profano na Idade Média Européia Cristianismo, Igreja Católica e Cultura Medieval O Sagrado e o Profano na Idade Média Européia Cristianismo Origem: Palestina, província romana, na época dos governos Otávio (27-14) e Tibério (14-37) Calígula

Leia mais

A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV)

A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV) A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Auge e decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado;

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

Plano da HISTÓRIA DO FUTURO. [Cópia do Ms. da Biblioteca Nacional, Maquinações de Antonio Vieira jesuíta, tomo II, p. 89]

Plano da HISTÓRIA DO FUTURO. [Cópia do Ms. da Biblioteca Nacional, Maquinações de Antonio Vieira jesuíta, tomo II, p. 89] Plano da HISTÓRIA DO FUTURO [Cópia do Ms. da Biblioteca Nacional, Maquinações de Antonio Vieira jesuíta, tomo II, p. 89] LIVRO PRIMEIRO Nome, verdade e fundamento deste Império Se na Sagrada Escritura

Leia mais

Clique para editar o título mestre

Clique para editar o título mestre Clique para editar o título mestre Jan Hus (1369-1415) Pensador e reformador religioso que criticou as doutrinas católicas, influenciando posteriormente os reformadores protestantes do século XVI. Foi

Leia mais

A EUROPA FEUDAL PROFESSOR OTÁ

A EUROPA FEUDAL PROFESSOR OTÁ A EUROPA FEUDAL PROFESSOR OTÁ REINOS GERMÂNICOS OS GERMÂNICOS ERAM POVOS GUERREIROS. OS GUERREIROS JURAVAM PRESTAVAM JURAMENTO DE FIDELIDADE AO CHEFE, ESSE GRUPO DE GUERREIROS RECEBIA O NOME DE COMITATUS.

Leia mais

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média.

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência do Império Romano, a partir do século III, está na

Leia mais