União Estável: decorre do reconhecimento legal e exige período contínuo e prolongado, com reconhecimento público.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "União Estável: decorre do reconhecimento legal e exige período contínuo e prolongado, com reconhecimento público."

Transcrição

1 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 8 DO CASAMENTO P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO I DO DIREITO PESSOAL SUBTÍTULO I DO CASAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art Conceitos: Família, Família nuclear, Família em sentido amplo, Direito de Família, Casamento, Tipos de casamentos, Resolução 175 do CNJ, Coabitação, Lei dos Registros Públicos Família é uma instituição social, composta por mais de uma pessoa física, que se irmanam no propósito de desenvolver, entre si, a solidariedade nos planos assistencial e da convivência ou simplesmente descendem uma da outra ou de um tronco comum. Ao lado da grande-família, formada pelo conjunto de relações geradas pelo casamento, ou por outras entidades familiares, existe a pequena-família, configurada pelo pai, mãe e filhos. 3 Algumas disposições do Direito Civil alcançam os membros da grande-família, enquanto outras se dirigem à pequena. Eduardo Espínola comenta neste sentido (NADER, Paulo. Curso de Direito Civil: Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, vol. 5, 7ª ed. 2016) A família nuclear é constituída pelos pais e filhos. Família, em sentido amplo, abrange os parentes em linha reta, que são os pais, os filhos, os netos, e demais descendentes consanguíneos, e os parentes colaterais (irmãos, tios e sobrinhos, primos, etc) até o 4 grau. Embora a constituição da família repouso na autonomia da vontade, as regras que regem seu funcionamento são de natureza pública e vinculantes, com interesses morais, afetivos e econômicos. O regramento do instituto familiar pelo Estado objetiva a proteção individual dos membros da família e a permanência estável das Instituições a ela ligadas. Tipos de famílias, ou entidades familiares Família legítima: constitui-se pelo casamento e requer forma solene. União Estável: decorre do reconhecimento legal e exige período contínuo e prolongado, com reconhecimento público. Relação Monoparental: é composta pelos genitores e seus descendentes, mas sem vínculo matrimonial. Família adotiva: surge dos vínculos entre adotante e adotado. Família natural: surge dos relacionamentos duradouros e contínuos sem regulamentação legal, como a coabitação e a união estável de fato. Direito de Família é o sub-ramo do Direito Civil, que dispõe sobre as entidades formadas por vínculos de parentesco ou por pessoas naturais que se propõem a cultivar entre si uma comunhão de interesses afetivos e assistenciais. Além destas relações, abrange ainda os institutos da tutela e curatela, que não se atrelam necessariamente à família. Esta é a noção do Direito de Família em sentido objetivo. Considerada sob o aspecto subjetivo, a expressão se refere aos poderes conferidos pela ordem jurídica aos membros da sociedade familiar (NADER, Paulo. Curso de Direito Civil: Direito de Família. Rio de Janeiro:

2 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 2 / 8 Forense, vol. 5, 7ª ed. 2016) Disposições Gerais Código Civil Art O casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges. Art É defeso [proibido] a qualquer pessoa, de direito público ou privado, interferir na comunhão de vida instituída pela família. Art O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados. Art O casamento religioso, que atender às exigências da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro próprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebração. Art O registro do casamento religioso submete-se aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil. 2 O casamento religioso, celebrado sem as formalidades exigidas neste Código, terá efeitos civis se, a requerimento do casal, for registrado, a qualquer tempo, no registro civil, mediante prévia habilitação perante a autoridade competente e observado o prazo do art Tipos de casamentos Casamento em cartório: celebrado nas dependências do cartório, de forma pública, a portas abertas durante todo o ato, e presentes o juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos e dois ou mais padrinhos. Casamento em diligência: celebrado fora das dependências do cartório por motivo de força maior ou por vontade dos noivos e consentimento do juiz. Requer forma pública, a portas abertas durante todo o ato, e presentes o juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos, 4 padrinhos e os convidados. Casamento religioso com efeito civil: celebrado fora das dependências do cartório e presidido por autoridade religiosa. Requer forma pública a portas abertas durante todo o ato de sua realização. Os noivos recebem o termo de casamento, a ser levado ao cartório no prazo de 90 dias da data da realização da cerimônia para registro do casamento. Se não registrado, o casamento não é convalidado no âmbito civil. Exceção: Artigo , 2 : "O casamento religioso, celebrado sem as formalidades exigidas neste Código, terá efeitos civis se, a requerimento do casal, for registrado, a qualquer tempo, no registro civil, mediante prévia habilitação perante a autoridade competente e observado o prazo do art ". Ausente impedimento, o cartório registrará o casamento religioso com efeito civil mediante a apresentação do "Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil" no prazo de 24 horas ( 2º do artigo 73 da Lei 6015/73 - Lei dos Registros Públicos), Conversão de união estável em casamento A União Estável é a relação de convivência entre duas pessoas com o objetivo de constituição familiar. A conversão da união estável em casamento segue o mesmo rito do casamento civil, com exceção da realização da celebração de casamento na presença do juiz de paz.

3 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 3 / 8 RESOLUÇÃO Nº 175, DE 14 DE MAIO DE 2013, Conselho Nacional de Justiça Dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, CONSIDERANDO a decisão do plenário do Conselho Nacional de Justiça, tomada no julgamento do Ato Normativo n , na 169ª Sessão Ordinária, realizada em 14 de maio de 2013; CONSIDERANDO que o Supremo Tribunal Federal, nos acórdãos prolatados em julgamento da ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ] 132/RJ e da ADI [Ação Direta de Inconstitucionalidade] 4277/DF, reconheceu a inconstitucionalidade de distinção de tratamento legal às uniões estáveis constituídas por pessoas de mesmo sexo; CONSIDERANDO que as referidas decisões foram proferidas com eficácia vinculante à administração pública e aos demais órgãos do Poder Judiciário; CONSIDERANDO que o Superior Tribunal de Justiça, em julgamento do RESP /RS, decidiu inexistir óbices legais à celebração de casamento entre pessoas de mesmo sexo; CONSIDERANDO a competência do Conselho Nacional de Justiça, prevista no art. 103-B, da Constituição Federal de 1988; RESOLVE: Art. 1º É vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo. Art. 2º A recusa prevista no artigo 1º implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis. Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação. Ministro Joaquim Barbosa - Presidente Entre fatos e o Direito: Coabitação e a solidez do casamento Michael Pollard e Kathleen M. Harris, em estudo realizado nos Estados Unidos e intitulado "Cohabitation and Marriage Intensity Consolidation, Intimacy, and Commitment" 1, argumentam que a o fato de duas pessoas morarem juntas sem serem casadas, independente do tempo de duração dessa coabitação, origina laços afetivos e econômicos mais fracos entre o casal do que aqueles percebidos em pessoas casadas. Alguns dados: - 16,1% das mulheres que coabitam possuem contas bancárias conjuntas com o parceiro; 68,5% das mulheres que coabitaram antes de se casar possuem contas conjuntas e 72,1% das mulheres casadas que não coabitaram antes do casamento possuem conta bancária conjunta com o marido; - 40,1% das mulheres que coabitam adquiriram com o parceiro bens ou serviços superiores a 500 dólares; 80% das mulheres casadas, com ou sem coabitação precedente, adquiriram bens ou serviços conjuntamente com o marido. 1 Consulta em 12/03/2017.

4 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 4 / 8 No tocante ao nível de intimidade, comprometimento com o futuro e crença na permanência do relacionamento, a coabitação apresenta padrões comportamentais acentuadamente mais volúveis do que entre as pessoas casadas. Procedimentos legais para o casamento como contidos na Lei dos Registros Públicos LEI DOS REGISTROS PÚBLICOS Lei de 31 de dezembro de TÍTULO II Do Registro de Pessoas Naturais CAPÍTULO VI Do Casamento Art. 70 Do matrimônio, logo depois de celebrado, será lavrado assento, assinado pelo presidente do ato, os cônjuges, as testemunhas e o oficial, sendo exarados: 1º) os nomes, prenomes, nacionalidade, naturalidade, data de nascimento, profissão, domicílio e residência atual dos cônjuges; 2º) os nomes, prenomes, nacionalidade, data de nascimento ou de morte, domicílio e residência atual dos pais; 3º) os nomes e prenomes do cônjuge precedente e a data da dissolução do casamento anterior, quando for o caso; 4 ) a data da publicação dos proclamas e da celebração do casamento; 5º) a relação dos documentos apresentados ao oficial do registro; 6º) os nomes, prenomes, nacionalidade, profissão, domicílio e residência atual das testemunhas; 7º) o regime de casamento, com declaração da data e do cartório em cujas notas foi tomada a escritura antenupcial, quando o regime não for o da comunhão ou o legal que sendo conhecido, será declarado expressamente; 8º) o nome, que passa a ter a mulher, em virtude do casamento; 9 ) os nomes e as idades dos filhos havidos de matrimônio anterior ou legitimados pelo casamento. 10º) à margem do termo, a impressão digital do contraente que não souber assinar o nome. Parágrafo único. As testemunhas serão, pelo menos, duas, não dispondo a lei de modo diverso. CAPÍTULO VII Do Registro do Casamento Religioso para Efeitos Civis Art. 71. Os nubentes habilitados para o casamento poderão pedir ao oficial que lhe forneça a respectiva certidão, para se casarem perante autoridade ou ministro religioso, nela mencionando o prazo legal de validade da habilitação. Art. 72. O termo ou assento do casamento religioso, subscrito pela autoridade ou ministro que o celebrar,

5 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 5 / 8 pelos nubentes e por duas testemunhas, conterá os requisitos do artigo 71, exceto o 5. Art. 73. No prazo de trinta dias a contar da realização, o celebrante ou qualquer interessado poderá, apresentando o assento ou termo do casamento religioso, requerer-lhe o registro ao oficial do cartório que expediu a certidão. 1º O assento ou termo conterá a data da celebração, o lugar, o culto religioso, o nome do celebrante, sua qualidade, o cartório que expediu a habilitação, sua data, os nomes, profissões, residências, nacionalidades das testemunhas que o assinarem e os nomes dos contraentes. 2º Anotada a entrada do requerimento o oficial fará o registro no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. 3º A autoridade ou ministro celebrante arquivará a certidão de habilitação que lhe foi apresentada, devendo, nela, anotar a data da celebração do casamento. Art. 74. O casamento religioso, celebrado sem a prévia habilitação, perante o oficial de registro público, poderá ser registrado desde que apresentados pelos nubentes, com o requerimento de registro, a prova do ato religioso e os documentos exigidos pelo Código Civil, suprindo eles eventual falta de requisitos nos termos da celebração. Parágrafo único. Processada a habilitação com a publicação dos editais e certificada a inexistência de impedimentos, o oficial fará o registro do casamento religioso, de acordo com a prova do ato e os dados constantes do processo, observado o disposto no artigo 70. Art. 75. O registro produzirá efeitos jurídicos a contar da celebração do casamento. CAPÍTULO VIII Do Casamento em Iminente Risco de Vida Art. 76. Ocorrendo iminente risco de vida de algum dos contraentes, e não sendo possível a presença da autoridade competente para presidir o ato, o casamento poderá realizar-se na presença de seis testemunhas, que comparecerão, dentro de 5 (cinco) dias, perante a autoridade judiciária mais próxima, a fim de que sejam reduzidas a termo suas declarações. 1º Não comparecendo as testemunhas, espontaneamente, poderá qualquer interessado requerer a sua intimação. 2º Autuadas as declarações e encaminhadas à autoridade judiciária competente, se outra for a que as tomou por termo, será ouvido o órgão do Ministério Público e se realizarão as diligências necessárias para verificar a inexistência de impedimento para o casamento. 3º Ouvidos dentro em 5 (cinco) dias os interessados que o requerem e o órgão do Ministério Público, o Juiz decidirá em igual prazo. 4º Da decisão caberá apelação com ambos os efeitos. 5º Transitada em julgado a sentença, o Juiz mandará registrá-la no Livro de Casamento. Exercício Prático Considere o seguinte recurso, reproduzida do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Apelação Cível nº:

6 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 6 / 8 Comarca: Itapecerica da Serra Apelante: MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA DO AMARAL Apelado: FRANCISCO PALMEIRA DE MENEZES RESPONSABILIDADE CIVIL - DANOS MATERIAIS E MORAIS Ressarcimento de valores decorrentes da ruptura de compromisso de casamento firmado entre as partes - Julgamento antecipado da lide Inocorrência de preclusão da prova oral e pericial Controvérsia que demanda dilação probatória - Cerceamento de defesa caracterizado Sentença anulada Recurso provido. VOTO Nº Apelação interposta em face da r. sentença de fls. 236/239, relatório adotado, que, em ação de indenização por danos materiais e morais, julgou parcialmente procedentes os pedidos, para condenar a ré ao pagamento de R$23.880,00, atualizado pela Tabela Prática deste Tribunal de Justiça, desde a propositura da demanda, e juros de mora de 1% ao mês, a contar da citação. Alega a apelante, preliminarmente, nulidade da r. sentença, por cerceamento de defesa, em virtude do julgamento antecipado da lide. No mérito, sustenta a ausência de comprovação da aquisição de alianças pelo autor. Rechaça, outrossim, a assinatura que lhe foi atribuída no compromisso de casamento (fls. 247/264). Recurso preparado, recebido no duplo efeito. Contrarrazões às fls. 273/278. É o relatório. Extrai-se dos autos que as partes firmaram compromisso de casamento, por meio do qual teriam se comprometido a contrair matrimônio em data futura, além de o autor ter entregado à ré numerário para a aquisição de imóvel para moradia do casal. Alega o autor, ainda, que forneceu à ré diversos outros valores para reforma do imóvel e compra de mobiliário. Despendeu, ademais, R$2.080,00 para a aquisição de alianças. Ocorre que a ré houve por bem romper o relacionamento. Assim, pretende o autor o ressarcimento dos danos materiais e morais experimentados. Sobreveio, então, a r. sentença guerreada que, julgando antecipadamente a lide, julgou parcialmente procedente o pedido. Respeitado o entendimento do d. magistrado a quo, a r. sentença deve ser anulada. Isto porque a controvérsia dos autos é eminentemente fática e técnica, demandando a produção de provas, a fim de melhor esclarecer a dinâmica dos fatos, para que se comprove de forma cabal se a ré efetivamente recebeu os valores a ela atribuídos. Outrossim, imperiosa a apuração da autenticidade da assinatura atribuída à ré no compromisso de casamento (fls. 10-A). Embora o magistrado de Primeiro Grau tenha declarado a preclusão da prova oral e pericial, não agiu com o costumeiro acerto. Certo que, determinada a apresentação do rol de testemunhas no prazo de 48 (quarenta e oito) horas (fls. 150/153), em decisão disponibilizada em (fls. 153 vº), a ré atendeu à determinação em (fls. 157/158), não havendo, pois, falar-se em preclusão. Demais disso, pleiteada a redução dos honorários periciais, bem como seu parcelamento (fls. 228/230), o pedido foi ignorado pelo d. magistrado, que tão logo sentenciou o feito, acarretando

7 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 7 / 8 nítido cerceamento de defesa. Assim, de rigor a anulação do feito, determinando- se o retorno dos autos à origem, para que tenha regular prosseguimento, com a devida instrução processual, até seus ulteriores termos. Pelo exposto, dá-se provimento ao recurso para anular a r. sentença. JOÃO FRANCISCO MOREIRA VIEGAS Relator Desenvolva as seguintes atividades tendo por objetivo o desenvolvimento da experiência jurídica: 1. Considere o artigo do Código Civil: "O casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges" (sem grifos no original). No acórdão acima, embora as partes não sejam casadas, é possível identificar quais os direitos e deveres, na visão do homem, foram violados pela mulher? E quais direitos e deveres, na visão da mulher, foram violados pelo homem? 2. O quê é "compromisso de casamento"? 3. "Compromisso de casamento" integra o direito de família ou o direito das obrigações? 4. Identifique o fato e o fundamento jurídico contido no acórdão. 5. Pela leitura do acórdão, aponte o pedido imediato e o mediato. Questões Ana e Márcio casaram-se em cerimônia religiosa devidamente habilitada no cartório de registro civil competente, mas não apresentaram a este o termo de casamento para registro. Durante cinco anos o relacionamento manteve-se estável, até que um acidente automobilístico vitimou Márcio. Ana, então, na qualidade de cônjuge, preparou-se para a realização do inventário da herança de Márcio, já que este não havia indicado nenhuma pessoa responsável pela posse e administração de seus bens. De acordo com o caso narrado, indique a situação fática em que se encontra Ana e que poderá representar obstáculo na concretização de sua iniciativa (para cada alternativa apresente o fundamento legal que a torna correta ou incorreta). A) Como Ana casou-se com Márcio em casamento religioso com efeito civil, já que devidamente habilitado pelo Cartório de Registro Civil competente, ela apresenta legitimidade concorrente para iniciar o processo de inventário. Fundamento legal: B) Como Ana casou-se com Márcio em casamento religioso com efeito civil, já que devidamente habilitado pelo Cartório de Registro Civil competente, mas sem que o registro do casamento no civil tenha ocorrido, então Ana e Márcio possuem o status de solteiros, e ela não possui legitimidade para iniciar o processo de inventário até que obtenha, via judiciário, uma sentença que declare seu status como "casada", Fundamento legal: C) Como Ana casou-se com Márcio em casamento religioso com efeito civil, já que devidamente habilitado pelo Cartório de Registro Civil competente, mas sem que o registro do casamento no civil tenha ocorrido, então Ana e Márcio possuem o status de solteiros, e ela não possui legitimidade para iniciar o processo de inventário devendo pleitear, via judiciário, o reconhecimento da situação de "união estável" para então iniciar o processo de inventário. Fundamento legal: D) Embora Ana e Márcio não tenham se casado no religioso e o registro não tenha sido efetuado em cartório, o 2 do artigo do Código Civil vigente mitiga essa exigência ao declarar que "O casamento religioso, celebrado sem as formalidades exigidas neste Código, terá efeitos civis se, a requerimento do casal, for registrado, a qualquer tempo, no registro civil". Assim, basta Ana requerer o registro do casamento que estará legitimada a requerer o inventário. Fundamento legal:

8 Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 8 / 8 No Direito de Família, as normas são imperativas (apresentam cumprimento obrigatório) e os direitos indisponíveis (irrenunciáveis). Por sua vez, a Constituição Federal de 1988 estabelece no artigo 226, 3º, que "para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento". O 5º do mesmo artigo também estabelece que "os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher". Observe que os dois parágrafos citados induzem claramente à ideia de que o casamento dá-se entre um homem e uma mulher. O artigo do código civil também foca o casamento sob o prisma da união entre um homem e uma mulher: "O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados". Entretanto, a Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça "dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo", transpondo a regulamentação da relação homossexual do direito obrigacional como uma sociedade para o direito de família. Considere a seguinte afirmação: Ao editar a Resolução 175, o CNJ assume ares de legislador e ultrapassa sua competência institucional de poder neutro a zelar pela observância das leis em conformidade com os dispositivos constitucionais. Ora, se no Brasil a Constituição é sistematicamente emendada para atender necessidades as mais diversas, porque, então, não substituir a expressão "homem e mulher" por "duas pessoas" na Constituição via emenda constitucional e o CNJ ater-se à sua missão institucional? Indique, justificadamente, se a argumentação acima é Verdadeira ou Falsa.

DA CELEBRAÇÃO E DA PROVA DO CASAMENTO (ARTIGOS AO 1.547, DO CC)

DA CELEBRAÇÃO E DA PROVA DO CASAMENTO (ARTIGOS AO 1.547, DO CC) DA CELEBRAÇÃO E DA PROVA DO CASAMENTO (ARTIGOS 1.533 AO 1.547, DO CC) DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO A Celebração do Casamento é um ato formal, público e solene, que envolve a manifestação livre e consciente

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Das várias espécies de casamento Marcus Vinícius Pessoa Cavalcanti Villar* Da celebração do casamento Com a habilitação, os interessados requererão ao juiz competente pela legislação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2016.0000231574 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0176477-49.2012.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ADPM- ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA POLICIA MILITAR

Leia mais

LEI 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre os Registros Públicos e dá outras providências.

LEI 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre os Registros Públicos e dá outras providências. MINI CÓDIGO CIVIL LEI 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre os Registros Públicos e dá outras providências. Alterações pela MP 776/2017 Art. 19, 4º nova redação (Página 906) Art. 54, itens 9º e

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 DIREITO DE FAMÍLIA Conceito é o conjunto de normas jurídicas que disciplina a entidade familiar, ou seja, a comunidade formada por qualquer

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000503721 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1006796-69.2014.8.26.0302, da Comarca de Jaú, em que é apelante NAIR FERNANDEZ MACANHAM, são apelados TATHIANA

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Espécies de parentesco. Sogro / Sogra Genro / Nora 3- Afinidade Enteado / Enteada Madrasta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 369 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000347708 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013126-04.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx,

Leia mais

Direito Civil. Do Casamento. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Do Casamento. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Do Casamento Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil CASAMENTO Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de

Leia mais

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I CASAMENTO PUTATIVO EMBORA NULO OU ANULÁVEL FOI CONTRAÍDO EM BOA-FÉ, ART. 1.561 CC. REQUISITOS: SUBJETIVO (BOA-FÉ) E A CIRCUNSTÂNCIA DO CASAMENTO SER CONSIDERADO NULO OU ANULÁVEL

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ROBERTO REQUIÃO I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ROBERTO REQUIÃO I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 612, de 2011, de autoria da Senadora Marta Suplicy, que altera os arts.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000609954 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002892-13.2015.8.26.0009, da Comarca de, em que é apelante ITAÚ UNIBANCO S/A ( ATUAL DENOMINAÇÃO DE BANCO ITAÚ

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente), ALCIDES LEOPOLDO E SILVA JÚNIOR E AUGUSTO REZENDE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente), ALCIDES LEOPOLDO E SILVA JÚNIOR E AUGUSTO REZENDE. Registro: 2016.0000644381 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012494-92.2015.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante SABRINA TOME ANDREAZZA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL N

APELAÇÃO CÍVEL N Certificado digitalmente por: ALBINO JACOMEL GUERIOS APELAÇÃO CÍVEL N. 1.575.734-3 DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA, FORO CENTRAL DE LONDRINA, 6ª VARA CÍVEL APELANTES: AROLDO RAMOS DE MOURA E OUTRA

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/09/2017. Parentesco. Os parentes em linha reta são os ascendentes e os descendentes, os graus na linha

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 20/09/2017. Casamento.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 20/09/2017. Casamento. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 20/09/2017. Impedimentos. Casamento. O artigo 1.521 traz os impedimentos para o casamento, se casar será

Leia mais

ACÓRDÃO Nº COMARCA DE CAMPINA DAS MISSÕES E.J.K. APELANTE.. H.S.K. APELANTE.. A.J. APELADO.. LFBS Nº /CÍVEL

ACÓRDÃO Nº COMARCA DE CAMPINA DAS MISSÕES E.J.K. APELANTE.. H.S.K. APELANTE.. A.J. APELADO.. LFBS Nº /CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL. ALTERAÇÃO DE REGIME DE BENS. DE SEPARAÇÃO LEGAL (OBRIGATÓRIA) PARA COMUNHÃO UNIVEAL. IMPOSSIBILIDADE. NUBENTES MAIORES DE 60 ANOS. SENTENÇA MANTIDA. 1. PRELIMINAR DE CERCEAMENTO DE DEFESA.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2015.0000954158 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000909-70.2014.8.26.0222, da Comarca de Guariba, em que é apelante MARIA DA CONCEICAO GOMES EUGENIO (JUSTIÇA

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Fls. Órgão : 4ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20150110776460APC (0023324-25.2015.8.07.0001) Apelante(s)

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000785454 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0136822-70.2012.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante DAVID TREVISAN, são apelados NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356 Nº CNJ : 00433-3.205.4.02.50 (205.5.0.0433-8) ADVOGADO : RJ24996 - ANDERSON DA SILVA MOREIRA ORIGEM : 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro (00433320540250) EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL. DESVALORIZAÇÃO DO

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 26/09/2018. Casamento.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 26/09/2018. Casamento. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 26/09/2018. Casamento. Casamento nuncupativo in extremis ou in articulo mortis a pessoa está morrendo, extrema

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AÇÃO CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. SEGURO DPVAT. APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS COM A CONTESTAÇÃO. INSURGÊNCIA CONTRA A PRETENSÃO INICIAL. ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA. ARBITRAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.

Leia mais

Causas suspensivas. 1 Causas Suspensivas: CASAMENTO PARTE III: CAUSAS SUSPENSIVAS. INEXISTÊNCIA, INVALIDADE E INEFICÁCIA. EFEITOS DO CASAMENTO.

Causas suspensivas. 1 Causas Suspensivas: CASAMENTO PARTE III: CAUSAS SUSPENSIVAS. INEXISTÊNCIA, INVALIDADE E INEFICÁCIA. EFEITOS DO CASAMENTO. CASAMENTO PARTE III: CAUSAS SUSPENSIVAS. INEXISTÊNCIA, INVALIDADE E INEFICÁCIA. EFEITOS DO CASAMENTO. Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima Não geram a nulidade ou anulabilidade do casamento; Norma inibitória:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000023229 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009552-75.2014.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante UMEN INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA, é apelado LOVELY

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL N /MG

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL N /MG (5YXP1R1V1) PODER JUDICIÁRIO RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL JOÃO LUIZ DE SOUSA APELANTE : UNIAO FEDERAL PROCURADOR : MA00003699 - NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA APELADO : xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2015 Altera a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos) e a Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, para facultar ao interessado indígena a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: B-) Parentesco: Previsão encontra-se art. 1.591 do C.C. Art.

Leia mais

Problemática da equiparação do Casamento com a União Estável para fins sucessórios

Problemática da equiparação do Casamento com a União Estável para fins sucessórios Problemática da equiparação do Casamento com a União Estável para fins sucessórios Por André Muszkat e Maria Letícia Amorim* Casamento e união estável são dois institutos jurídicos distintos, apesar de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2012.0000014404 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0000527-41.2009.8.26.0032, da Comarca de Araçatuba, em que é apelante M.K.T. sendo apelado C.A.T.(JUSTIÇA GRATUITA).

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000320784 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1082065-07.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que são apelantes JOSÉ AUGUSTO LIMA DE CARVALHO FRANCO, VERA FRANCO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2014.0000566560 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9295174-21.2008.8.26.0000, da Comarca de Guarulhos, em que são apelantes ADRIANA PAULINO COSTA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

MINI CÓDIGO CIVIL. 18ª edição Atualização de a n. 14

MINI CÓDIGO CIVIL. 18ª edição Atualização de a n. 14 MINI CÓDIGO CIVIL 18ª edição Atualização de 16.09.2017 a 30.09.2017... n. 14 LEI 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre os Registros Públicos e dá outras providências. Alterações pela Lei 13.484/2017

Leia mais

Direito Civil. Direito de Família. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito de Família. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito de Família Prof. Marcio Pereira Direito de Família O Direito de Família divide-se em quatro espécies: direito pessoal, direito patrimonial, união estável, tutela e curatela. Casamento

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O AÇÃO REVISIONAL. CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. JULGAMENTO COM BASE NO ART. 285-A, DO CPC. AUSÊNCIA DO CONTRATO. DECISÃO PROFERIDA DE FORMA VIRTUAL. DESCONSTITUIÇÃO. No caso concreto,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente) e ARTUR MARQUES. São Paulo, 14 de agosto de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente) e ARTUR MARQUES. São Paulo, 14 de agosto de 2017. ACÓRDÃO Registro: 2017.0000597071 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1116258-14.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante APPLE COMPUTER DO BRASIL LTDA, é apelado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO PARANÁ Certificado digitalmente por: LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA da Comarca de São João Juízo Único. Apelante: Edemir de Fátima Vieira. Relator: Luciano Carrasco Falavinha Souza em substituição à Desembargadora

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI. Registro: 2018.0000469351 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 4005977-73.2013.8.26.0510, da Comarca de Rio Claro, em que é apelante PORTO SEGURO CIA DE SEGUROS GERAIS, é apelado

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO, DE DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Requisitos da União Estável

Requisitos da União Estável Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 6 DA UNIÃO ESTÁVEL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARIA LAURA TAVARES (Presidente sem voto), NOGUEIRA DIEFENTHALER E MARCELO BERTHE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARIA LAURA TAVARES (Presidente sem voto), NOGUEIRA DIEFENTHALER E MARCELO BERTHE. fls. 285 Registro: 2018.0000915210 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023927-57.2016.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA (Tribunal de Justiça do Estado de Goiás)

JURISPRUDÊNCIA (Tribunal de Justiça do Estado de Goiás) JURISPRUDÊNCIA (Tribunal de Justiça do Estado de Goiás) Apelação cível Pedido de alteração do assento registral de nascimento Inclusão do patronímico do companheiro no nome da requerente União estável

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n" /1-00, da Comarca de. SANTOS, em que é apelante APARECIDA DAS GRAÇAS GRATAO FACONTI

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n /1-00, da Comarca de. SANTOS, em que é apelante APARECIDA DAS GRAÇAS GRATAO FACONTI TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÂO/DECISÂO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A)SOBN«*02570923* Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n" 585.561-4/1-00,

Leia mais

Escrito por Rosana Torrano Dom, 26 de Novembro de :52 - Última atualização Dom, 26 de Novembro de :54

Escrito por Rosana Torrano Dom, 26 de Novembro de :52 - Última atualização Dom, 26 de Novembro de :54 PROVIMENTO 63/2017 DO CNJ (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA) PACIFICA A POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE OU MATERNIDADE SOCIOAFETIVA, PERANTE OS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS,

Leia mais

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :29 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :11

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :29 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :11 INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO DIVORCIADO 1. DOCUMENTOS: 1.1. Certidão de Casamento com averbação de divórcio, original e cópia simples; 1.2. Cópia simples da petição inicial, sentença e certidão

Leia mais

PI juízo de admissibilidade (negativo) sentença 485, I, CPC (sem a citação).

PI juízo de admissibilidade (negativo) sentença 485, I, CPC (sem a citação). 1) Juca propôs ação de cobrança, pelo procedimento comum, em face de Marcio. Ocorre que, de plano, a ação foi extinta sem resolução de mérito, nos termos do artigo 485 do Código de Processo Civil, sem

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 12 de abril de Salles Rossi Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 12 de abril de Salles Rossi Relator Assinatura Eletrônica fls. 106 Registro: 2016.0000239471 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1056413-22.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes ALEXANDRE SILVA D AMBROSIO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEWTON NEVES (Presidente), ALMEIDA TOLEDO E PEDRO MENIN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEWTON NEVES (Presidente), ALMEIDA TOLEDO E PEDRO MENIN. fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2011.0000301937 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0007162-67.2009.8.26.0281, da Comarca de Itatiba, em que é apelante CARLOS EDUARDO CORDEIRO DE SOUZA sendo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 184 Registro: 2016.0000763464 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1035357-59.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante CORREIA DIAS 136 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 05

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 05 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Famílias contemporâneas Conti.: Duração razoável do processo deve ser levada em consideração, trata-se

Leia mais

CASAMENTO. Vitor F. Kümpel PALESTRA CASAMENTO

CASAMENTO. Vitor F. Kümpel PALESTRA CASAMENTO PALESTRA CASAMENTO 1 1. VISÃO CONSTITUCIONAL - A Constituição Federal de 1988 inovou ao estabelecer novas formas constitutivas de família, além do casamento; - A família só era constituída pelo casamento;

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000923278 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1002561-34.2016.8.26.0126, da Comarca de Caraguatatuba, em que são apelantes DIONISIO CHAVES NETO e MARIA WANDA

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A.

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELADO: STELA MARIS SCHUTZ Número do Protocolo : 8785/2004 Data de Julgamento : 29-6-2004 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO TELEFÔNICO COMBINADA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000390443 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9075975-60.2009.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes SANTIAGO MOREIRA LIMA e BRADESCO SEGUROS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente), EGIDIO GIACOIA E VIVIANI NICOLAU.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente), EGIDIO GIACOIA E VIVIANI NICOLAU. Registro: 2016.0000644435 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000653-18.2013.8.26.0302, da Comarca de Jaú, em que é apelante E. J. B. (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado L. E.

Leia mais

Memorial da Habilitação de Casamento ILMO. SR. REGISTRADOR DO CARTÓRIO DE OFÍCIO ÚNICO DE CASIMIRO DE ABRREU ESTADO DO DO RIO DE JANEIRO

Memorial da Habilitação de Casamento ILMO. SR. REGISTRADOR DO CARTÓRIO DE OFÍCIO ÚNICO DE CASIMIRO DE ABRREU ESTADO DO DO RIO DE JANEIRO Memorial da Habilitação de Casamento ILMO. SR. REGISTRADOR DO CARTÓRIO DE OFÍCIO ÚNICO DE CASIMIRO DE ABRREU ESTADO DO DO RIO DE JANEIRO Dizem e, que, tendo ajustado o seu casamento, apresentam os documentos

Leia mais

Legislação: Art , do Código Civil; Lei nº 6.515/77; entre outras.

Legislação: Art , do Código Civil; Lei nº 6.515/77; entre outras. Dados Básicos Fonte: 9000001-75.2012.8.26.0464 Tipo: Acórdão CSM/SP Data de Julgamento: 18/04/2013 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:24/05/2013 Estado: São Paulo Cidade: Pompéia

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000663539 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação / Reexame Necessário nº 0006392-30.2002.8.26.0278, da Comarca de Itaquaquecetuba, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Certificado digitalmente por: MARIO NINI AZZOLINI APELAÇÃO CÍVEL Nº 1579687-5 NOS AUTOS Nº 4406-06.2014.8.16.0179, DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS E CORREGEDORIA DO FORO EXTRAJUDICIAL DE CURITIBA APELANTES:

Leia mais

i MUI um mu um m mu mu um mi mi

i MUI um mu um m mu mu um mi mi TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACORDAO/DECISÃO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A) SOB N i MUI um mu um m mu mu um mi mi Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação

Leia mais

ACÓRDÃO. Rebouças de Carvalho RELATOR Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. Rebouças de Carvalho RELATOR Assinatura Eletrônica fls. 1 PODER JUDICIÁRIO Registro: 2014.0000440193 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 0009179-42.2013.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes

Leia mais

Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE APELANTE/APELADO APELANTE/APELADO APELADO

Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE APELANTE/APELADO APELANTE/APELADO APELADO ESPECIFICADO. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE ATOS E NORMAS DE LEIS MAÇÔNICAS E NULIDADE DE PROCESSO PENAL MAÇÔNICO CUMULADA COM PEDIDO DE NULIDADE DE ATOS E REGIMENTOS E PEDIDO DE DANOS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO MOURA RIBEIRO (Relator): Trata-se de recurso especial interposto por J.M. dos S. com fundamento no art. 105, III, a, do permissivo constitucional contra acórdão do Tribunal

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017. Registro: 2017.0000327714 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023287-36.2014.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO

Leia mais

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :28 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :05

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :28 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :05 INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO SOLTEIRO 1. DOCUMENTOS: 1.1. Certidão de Nascimento, original e cópia simples, essas não poderão conter rasuras nem emendas; 1.2. Cópia simples da identidade e

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 3ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 3ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO Registro: 2017.0000455389 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0048149-54.2011.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante MICHELE CRISTIANE POLETTI (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2016.0000606826 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029873-69.2015.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que é apelante BEATRIZ LACERDA PLÁCIDO DE JESUS, é apelada

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. SENTENÇA SEM RELATÓRIO E DISPOSITIVO, COM MERA REMISSÃO AO PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO. NULIDADE. SENTENÇA DESCONSTITUÍDA. É nula a sentença fundamentada pela

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores TORRES DE CARVALHO (Presidente) e ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores TORRES DE CARVALHO (Presidente) e ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ. fls. 1 Registro: 2014.0000378371 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1001199-06.2014.8.26.0566, da Comarca de São Carlos, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000767691 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0034804-68.2011.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante RECADE CONSTRUTORA LTDA (ASSISTÊNCIA

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.401.899-0, DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELANTE: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SCHOENSTATT. APELADO: LUIZ ADRIANO DE VEIGA BOABAID. RELATOR:

Leia mais

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Invalidade do Casamento Casamento Nulo Art. 1.548. É nulo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.456.632 - MG (2014/0127080-6) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI ADVOGADO : FABRÍCIO MADUREIRA GONÇALVES E OUTRO(S) - MG080890 EMENTA DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO RESCISÓRIA. EMBARGOS

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 03. Prof. Cláudio Santos

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 03. Prof. Cláudio Santos DIREITO CIVIL Direito de Família Casamento Parte 03 Prof. Cláudio Santos 1. Modalidades de casamento 1.1 Sistemas jurídicos matrimoniais a) somente o casamento civil, admitindo-se a celebração por cerimônia

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL DECRETO N , DE 14 DE MARÇO DE 2016

LEGISLAÇÃO FEDERAL DECRETO N , DE 14 DE MARÇO DE 2016 ANO XIV N. 40 15 /03/2016 1) DECRETO N. 8.691, DE 14 DE MARÇO DE 2016 - Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. 2) PORTARIA SECRETARIA-GERAL N.

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 02. Prof. Cláudio Santos

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 02. Prof. Cláudio Santos DIREITO CIVIL Direito de Família Casamento Parte 02 Prof. Cláudio Santos 1. Prova do casamento 1.1 Prova primária: Certidão de registro civil Art. 1.543, Código Civil - O casamento celebrado no Brasil

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 290 Registro: 2017.0000128836 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1019196-08.2015.8.26.0003, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD MB GOIÂNIA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.13.024213-4/001 Númeração 0242134- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Jair Varão Des.(a) Jair Varão 20/02/2014 14/03/2014 EMENTA: PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DÉCIMA QUINTA CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DÉCIMA QUINTA CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000091680 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0500414-56.2012.8.26.0248, da Comarca de Indaiatuba, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIATUBA, é

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000628960 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2170102-65.2016.8.26.0000, da Comarca de Sumaré, em que é agravante EMTU/SP EMPRESA METROPOLITANA

Leia mais

A C Ó R D Ã O Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PASSO FUNDO

A C Ó R D Ã O Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PASSO FUNDO APELAÇÃO CÍVEL. IMPUGNAÇÃO À ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA. NECESSIDADE DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL. 1. O juiz deve permitir às partes que produzam todas as provas que entendem imprescindíveis ao deslinde

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA DE CARVALHO (Presidente) e OSWALDO LUIZ PALU.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA DE CARVALHO (Presidente) e OSWALDO LUIZ PALU. fls. 1 PODER JUDICIÁRIO Registro: 2014.0000250623 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0004903-14.2009.8.26.0471, da Comarca de Porto Feliz, em que é apelante SINDICATO DO

Leia mais

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS 1) Espécies de Entidade familiar a. Família matrimonial (casamento). b. Família informal (união estável). c. Família monoparental

Leia mais

Dados Básicos. Ementa. Íntegra

Dados Básicos. Ementa. Íntegra Dados Básicos Fonte: 881068-6 Tipo: Acórdão TJPR Data de Julgamento: 27/02/2013 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:18/03/2013 Estado: Paraná Cidade: São José dos Pinhais (2º SRI)

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Tupã, em que é apelante ELÍDIA RODRIGUES

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Tupã, em que é apelante ELÍDIA RODRIGUES Registro: 2012.0000399950 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0004626-48.2010.8.26.0637, da Comarca de Tupã, em que é apelante ELÍDIA RODRIGUES MAIADINHA (ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA),

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000584486 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2038112-14.2017.8.26.0000, da Comarca de Lins, em que é agravante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 55278/ CLASSE CNJ COMARCA DE PONTES E LACERDA

SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 55278/ CLASSE CNJ COMARCA DE PONTES E LACERDA APELANTES: APELADOS: DAURÍ ALVES MARIANO E OUTRO(s) ALAIR PINHEIRO DA SILVA E OUTRO(s) Número do Protocolo: 55278/2011 Data de Julgamento: 11-1-2012 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Voto nº 13/19000 Apelação nº 0318168-56.2009.8.26.0100 Comarca: São Paulo Juiz de 1º Instância: Andre Salomon Tudisco Apelante: Josilene Pinto Peres Apelados: Maria Christina Mendes Caldeira e Andre Mendes

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 662.799 - MG (2004/0051849-1) RELATOR : MINISTRO CASTRO FILHO EMENTA DIREITO CIVIL. RECURSO ESPECIAL. CASAMENTO. NOME CIVIL. SUPRESSÃO DE PATRONÍMICO. POSSIBILIDADE. DIREITO DA PERSONALIDADE.

Leia mais

Advogados : Odair Martini (OAB/RO 30-B), Rodrigo Barbosa Marques do Rosário (OAB/RO 2.969) e outros

Advogados : Odair Martini (OAB/RO 30-B), Rodrigo Barbosa Marques do Rosário (OAB/RO 2.969) e outros TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA 2ª Câmara Cível Data de distribuição :14/07/2008 Data de julgamento :27/08/2008 100.001.2007.023089-6 Apelação Cível - Rito Sumário Origem : 00120070230896 Porto Velho/RO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MAGALHÃES COELHO (Presidente) e COIMBRA SCHMIDT.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MAGALHÃES COELHO (Presidente) e COIMBRA SCHMIDT. Registro: 2014.0000084978 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0132241-17.2009.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COMPANHIA METROPOLITANA DE HABITAÇÃO DE

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 453 Registro: 2017.0000263732 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022104-38.2014.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 217 ACÓRDÃO Registro: 2014.0000695129 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004537-96.2013.8.26.0606, da Comarca de Suzano, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº fls. 302 Registro: 2018.0000110907 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1035907-57.2016.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado, é apelado/apelante. ACORDAM,

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO ESTRANGEIRO SOLTEIRO

INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO ESTRANGEIRO SOLTEIRO INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO ESTRANGEIRO SOLTEIRO 1. DOCUMENTOS 1.1. Certidão original de Nascimento do nubente - (Legalizada/Consularizada pela Embaixada ou Consulado brasileiro no País de

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. Belo Horizonte 2015 No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são registrados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da

Leia mais