DIREITO FINANCEIRO PACOTE DE TEORIA E EXERCÍCIOS - MATÉRIAS BÁSICAS - NÍVEL SUPERIOR DNIT PROF. DEUSVALDO CARVALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO FINANCEIRO PACOTE DE TEORIA E EXERCÍCIOS - MATÉRIAS BÁSICAS - NÍVEL SUPERIOR DNIT PROF. DEUSVALDO CARVALHO"

Transcrição

1 AULA 01 - CRÉDITOS ADICIONAIS Querido estudante! Satisfação por estarmos juntos nessa jornada de estudos! Desejo-lhe sucesso e êxito em seus estudos e uma excelente assimilação dos conteúdos. Que tenha sempre uma mente ILUMINADA! Nesta aula abordaremos o conteúdo créditos adicionais. Este assunto geralmente visita as provas de concursos. Estude esta nota de aula com bastante atenção e aproveite a oportunidade para adquirir conhecimentos suficientes para ganhar preciosos pontos e aprender esse assunto porque é um tópico tranqüilo de ser assimilado ( digerido ). Atenção! Caso queira aprimorar seus conhecimentos através da prática (resolução de exercícios), em dezembro de 2011 lancei o livro pela Editora Campus Elsevier, Série Questões. São 650 questões resolvidas e comentadas, todas de concursos recentes. Observe: Segue apresentação resumida: DEUSVALDO CARVALHO Graduado e Pós-Graduado em Ciências Contábeis; Atualmente ocupo o Cargo de Perito Criminal Federal Departamento de Polícia Federal ES; Professor na Academia Nacional da Polícia Federal, FGV/RJ e em diversos cursos preparatórios para concursos em BH, Teresina, Campo Grande MS, Vitória ES etc.

2 Cargos ocupados: Auditor Fiscal da atual Receita Federal do Brasil; Professor Efetivo UFMS/UFES Controlador de Recursos Públicos Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. Entre outros, fui aprovado nos seguintes concursos: 1º. Lugar - Auditor do Estado de Mato Grosso; 1º. Lugar - Professor efetivo da UFMS; 2º. Lugar Auditor Fiscal no ES; 2º. Lugar - Analista do TRF 4ª região - Florianópolis; 2º. Lugar - Analista TRE/AC; 4º. Lugar - AFC CGU; 6º. Lugar TRF 3ª Região São Paulo; 6º. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCE/PI; 7º. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCE/ES; 7º. Lugar Controlador de Recursos Públicos TCE/ES; 8º. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCM/CE; 51º. Lugar - Perito Criminal Federal DPF/MJ. Obras editadas: Orçamento e Contabilidade Pública 5ª Edição/2010 Editora Campus Série provas e concursos; LRF Doutrina e Jurisprudência 1ª Edição Editora Campus Série provas e concursos/2009; Manual Completo de Contabilidade Pública, Editora Campus Série Provas e Concursos, mais de 750 questões de concursos (CESPE, ESAF e FCC) todas resolvidas e comentadas. AFO E Orçamento Público na CF e LRF 1ª edição/ Editora Campus Série Questões, 650 questões de concursos resolvidas e comentadas (CESPE, ESAF E FCC) Meu amigo e minha amiga! Satisfação por estarmos juntos nessa empolgante jornada virtual de estudos para o concurso do DNIT. A conquista de uma das vagas depende praticamente de você: seu esforço, dedicação, planejamento, persistência, vontade de vencer e jamais desistir nos momentos difíceis.

3 Você se decidiu pela conquista de uma das vagas no DNIT? Caso a resposta seja sim, por favor! Seja bastante rigoroso com você mesmo, cumpra rigorosamente seu planejamento de estudos, procure evitar contato com pessimistas ou derrotados e siga em frente à busca de seus objetivos. O nosso objetivo é procurar facilitar sua jornada de estudos, ou seja, mostrar-lhes o caminho mais curto para o aprendizado e, em conseqüência, ajudá-lo a concretizar seus SONHOS, ou seja, os objetivos almejados. A nossa experiência nessa área, em especial, nos concursos realizados pelo CESPE é bastante madura. Sempre que possível realizamos alguns cursos e concursos objetivando atualizar conhecimentos e ficar antenado nessa empolgante brincadeira! Por favor! Procure estudar concentrado, se possível, quando estiver descansado, isso porque o estudo da disciplina AFO exige atenção e concentração, haja vista a riqueza de detalhes e peculiaridades dessa matéria. Estudar para concursos nos dias atuais exige bastante atenção do candidato. Quem se destaca nas provas de AFO e Contabilidade Pública geralmente faz a diferença no resultado do concurso, posto que são questões diferenciadas e que poucos acertam. Portanto, procure começar bem! Não comece seus estudos achando ou imaginando que essa matéria é chata ou difícil. Isso é mito! Aprender AFO para fazer prova de concurso é simples e sem muita complicação. O conteúdo e a forma com que temos abordado nossas aulas têm sido mais do que suficiente para o candidato realizar excelentes provas. Procure focar basicamente nos conteúdos abordados. Repito! O conteúdo abordado em nossas aulas é suficiente para que você realize uma excelente prova, basta estudar razoavelmente a matéria e fazer bastantes exercícios. Ao estudar esta nota de aula, você estará garantindo acerto de algumas questões para sua classificação. Assim, comece a fazer a diferença desde já.

4 É importante esclarecer: essa é só uma aula demonstrativa. É a oportunidade para o aluno conhecer a didática, metodologia e até mesmo o humor do professor. Essa metodologia de curso virtual proporciona ao aluno bom método de estudo, em especial, através de questionamentos no fórum de dúvidas e respectivas respostas, tanto dos seus quanto de colegas. Dessa forma você poderá tirar proveito deste método. Isso é importante e muitos candidatos obtiveram aprovação através dessa forma de ensino (interação com outros alunos). Esse é o concurso de seus sonhos? Imagine você ocupando esse cargo e percebendo remuneração superior a R$ 7.500,00 no início da carreira. Então estude! Só assim poderá ocupá-lo e desfrutar de seus benefícios. Procure estímulo para estudar! Está satisfeito com o cargo ou emprego atual? Se a resposta for não, chute o balde! Só seu esforço tirará você dessa situação e verá que valeu a pena. Como é de costume, não mediremos esforços para trabalhar com muita dedicação e boa vontade, objetivando contribuir da melhor forma possível para que você realize sua merecida conquista e alcance seus objetivos. Análise do conteúdo programático: Antes, porém, um ALERTA! A disciplina AFO sofreu recentes alterações com a edição dos seguintes instrumentos normativos: Manual da Receita e da Despesa Pública Nacional e a 4ª edição do Manual de Contabilidade Pública, além de outras normas provenientes da Secretaria do Tesouro Nacional STN. Especificamente quanto ao assunto créditos adicionais praticamente não houve alterações. Por fim, preste bastante atenção às dicas e principalmente ao que vem sendo cobrado em concurso. Procurarei, sempre que possível, trabalhar com questões do CESPE. Porém, caso haja limitação de questões de concursos realizados por esta instituição abordarei questões de outras organizadoras, em especial, das mais semelhantes. Para que tenhamos objetividade e adequado aproveitamento de estudos, bem como evitar perda de tempo, abordarei só o conteúdo que estiver explícito e específico no edital do concurso. O nosso curso seguirá a seguinte seqüência de aulas:

5 Administração das aulas: Aula 01 (27/11): 8. Créditos Adicionais. Aula 02 (29/11): 1. Orçamento Público: características do orçamento tradicional, do orçamento-programa e do orçamento de desempenho. Aula 03 (04/12): 3. Leis Orçamentárias: PPA, LDO, LOA. 4. Orçamento fiscal e de seguridade social. 5. Orçamento na Constituição Federal de Aula 04 (06/12): 2. Princípios orçamentários. Aula 05 (11/12): 6. Conceituação e classificação da receita orçamentária brasileira. 7. Execução da receita orçamentária. Aula 06 (13/12): 6. Conceituação e classificação da despesa orçamentária brasileira. 7. Execução da despesa orçamentária. Aula 07 (18/12): 9. Cota, provisão, repasse e destaque. 10. Lei nº / Instrução Normativa STN nº 01, de 15/01/97 e alterações posteriores; Decreto nº 6.170/2007 e Portaria Interministerial/MP/MF/MCT/nº 507/11 - Portal SICONV. Aula 08 (20/12): 12. Procedimentos de retenção de impostos e contribuições federais. 13. Lei nº 9.430/96 e alterações posteriores. 14. Instrução Normativa SRF nº 1.234/12. Aula 09 (26/12): Lei nº 4.320/ Decreto-Lei nº 200/67. Decreto nº /86. Aula 10 (28/12): 16. Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101/ Instrução Normativa RFB n 971/09 e alterações posteriores. Reflexão! Sabe-se que a grande maioria das pessoas desiste dos seus sonhos quando já estão a um passo da conquista. Desistem muitas vezes por muito pouco, pois é mais fácil desistir do que prosseguir. Desistem dos estudos, do objetivo perseguido por muito tempo ou de um grande sonho, do trabalho, dos projetos, etc. Pense um pouco, neste momento, quantas coisas você deixou de fazer, no ano que passou? Tenho certeza de que devem ser várias. Eu pergunto, por que você não fez? O que lhe impediu para conseguir realizar? Pense! O sol nasce para todos, porém, a sobra é só para quem procura! Atenção! No fim desta nota de aula estamos apresentando a lista da bateria de exercícios nela comentados, para que o aluno, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e ler os comentários correspondentes. Importante! Este curso é de teoria com exercícios, portanto, a prioridade é o conteúdo teórico, porém, mesmo assim comentarei questões suficientes para que você tenha um excelente aprendizado, na medida certa.

6 Atenção! Existem poucas questões atuais da ESAF sobre este tema. Assim, inseri questões do CESPE. Sumário da aula: 1. CRÉDITOS ADICIONAIS 1.1. PRIMEIRA ESPÉCIE DE CRÉDITO ADICIONAL 1.2. SEGUNDA ESPÉCIE DE CRÉDITO ADICIONAL 1.3. TERCEIRA ESPÉCIE DE CRÉDITO ADICIONAL 2. FONTES DE RECURSOS PARA A ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS 2.2. SUPERÁVIT FINANCEIRO 2.3. RECURSOS RESULTANTES DE ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS 2.4. OPERAÇÕES DE CRÉDITO AUTORIZADAS 2.5. RECURSOS RESULTANTES DA RESERVA PARA CONTINGÊNCIAS 2.6. RECURSOS QUE, EM DECORRÊNCIA DE VETO, EMENDA OU REJEIÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, FICAREM SEM DESPESAS CORRESPONDENTES, DESDE QUE HAJA PRÉVIA E ESPECÍFICA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA 3. CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA NA ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL 4. EXIGÊNCIAS PARA A EBERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS 5. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS Sucesso em sua jornada! Bons estudos. 1. CRÉDITOS ADICIONAIS O que são créditos adicionais? O art. 40 da Lei 4.320/64 conceitua créditos adicionais da seguinte forma: Art.40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Importante! Guarde bem esse conceito literal/legal! Interpretando o conceito: autorizações de despesa não computadas : são as despesas não fixadas na Lei Orçamentária Anual LOA, porém, posteriormente autorizadas pelo Legislativo. Nessa situação (despesa não computada), caso haja necessidade, deve-se abrir créditos especiais ou extraordinários, posto que para as despesas não incluídas na lei orçamentária essa norma autoriza a abertura de crédito adicional especial ou extraordinário. ou insuficientemente dotadas : são as despesas incluídas na lei orçamentária, porém, quando de sua execução os recursos foram insuficientes para a conclusão da obra, compra ou serviço. Essa situação

7 requer a abertura de créditos suplementares, ou seja, créditos que suplementam, reforçam os existentes na Lei Orçamentária Anual - LOA. Atenção! Às vezes cobram-se em concursos apenas o conceito de créditos adicionais, com a tentativa de confundir o candidato com as suas espécies. Portanto, os créditos adicionais são autorizações para a realização de despesas que não foram incluídas na LOA ou que foram incluídas, porém, com valores insuficientes. Importante! Não confundir o conceito do gênero (créditos adicionais) com qualquer uma de suas espécies (suplementares, especiais e extraordinários). Doutrinariamente podemos considerar que os créditos adicionais são instrumentos de ajustes orçamentários, que visam à correção de falhas de planejamento da Lei Orçamentária e que em tese a execução do orçamento torna mais flexível ao Executivo, ou seja, mais liberdade ao Chefe do Executivo e dos demais Poderes para suplementar recursos aos projetos que ficaram por terminar em virtude da insuficiência de crédito. Portanto, podemos considerar que a abertura de créditos adicionais altera a LOA, posto que nessa situação a lei orçamentária estaria sendo modificada, ou seja, esse instrumento de planejamento não mais será executado conforme aprovado pelo Legislativo. É por isso que para a abertura de créditos adicionais, estes deverão estar autorizados na LOA ou em leis especiais. É importante esclarecer que a alteração referida tanto pode ser quantitativa (valor global) quanto qualitativa (permuta de valores). Quando o governo (Executivo) necessita de mais recursos do que os constantes originalmente na LOA ou que não havia sido planejado para a realização de determinadas despesas, existe necessidade de que o Poder Legislativo o autorize, haja vista que é este Poder que possui competência originária na Constituição Federal para dispor (autorizar, alterar, votar, fiscalizar etc.) sobre orçamento.

8 Atenção! A autorização para abertura de créditos adicionais é sempre legal porque deve estar autorizada na LOA, em leis especiais ou são abertos por Medida Provisória. É a aplicação do princípio da reserva legal ou legalidade ao orçamento público. A execução orçamentária no Brasil é sempre autorizada pelo Legislativo. Assim sendo, o orçamento brasileiro é autorizativo. Estamos caminhado rumo ao orçamento impositivo, tipo de orçamento que será executado, em tese, conforme aprovado pelo Legislativo, ou seja, limita-se o Executivo a realizar manobras orçamentárias na liberação de verbas. Existe projeto de Emenda à Constituição nesse sentido. Foi cobrado em concurso! (FCC-TCM/CE/2011 ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) As dotações previstas na LOA são chamadas de créditos orçamentários. Entretanto, durante a execução do orçamento, podem surgir necessidades que não estavam previstas inicialmente. Nesse caso, o Poder Público pode utilizar os créditos adicionais, que são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Os créditos adicionais classificados como suplementares e especiais podem (A) ser abertos, desde que existam recursos disponíveis para ocorrer a despesa, independentemente da sua urgência e necessidade. (B) ser abertos sem a existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa, em razão da sua urgência e necessidade. (C) ficar abertos sem a existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa por, no máximo, trinta dias. (D) ser autorizados por decreto, em razão da sua urgência e necessidade. (E) ser abertos, desde que existam recursos disponíveis para ocorrer a despesa, salvo no caso de guerra, independentemente da sua urgência e necessidade. Os créditos adicionais suplementares são destinados a reforço de dotação orçamentária (art. 41, I, da Lei nº 4.320/64). Esses créditos possuem relação direta com o orçamento, já que suplementam dotações existentes na lei orçamentária anual. Portanto, a abertura de créditos suplementares significa existência de um programa de trabalho ou um projeto (despesa) estabelecido na LOA, porém, quando de sua execução verificou-se que tal crédito não foi suficiente.

9 Os créditos adicionais especiais são destinados a atender despesas para as quais não haja dotação ou categoria de programação orçamentária específica na LOA (art. 41, inciso II, da Lei nº 4.320/64). Visam a atender despesas novas, não previstas na lei orçamentária anual, mas que surgiram durante a execução do orçamento. Essa situação pode ocorrer em função de erros de planejamento (não inclusão da despesa na LOA) ou de novas despesas surgidas durante a execução orçamentária. Atenção! Não confundir créditos especiais com extraordinários. Estes (extraordinários), conforme previsto no 3º do art. 167 da CF/88, estabelece que a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62, ou seja, na União a sua abertura será através de Medida Provisória, que depois será imediatamente submetida ao Congresso Nacional para fins de deliberação. Conclusão: Os créditos adicionais classificados como suplementares e especiais podem ser abertos, desde que existam recursos disponíveis para ocorrer a despesa, independentemente da sua urgência e necessidade. Letra A. Continuando nosso estudo... Os créditos adicionais são classificados em três tipos: Suplementares; Especiais; Extraordinários. Portanto, poderíamos dizer que crédito adicional é o gênero e as suas espécies são os suplementares, especiais e extraordinários, conforme demonstrado abaixo: Gênero Créditos adicionais Espécies Suplementares Especiais Extraordinários

10 Conceito de crédito: Em linguagem técnica de orçamento o termo crédito significa uma autorização para realizar gastos ou despesas públicas e não se confunde com recursos financeiros. O crédito, quando disponível no Sistema Integrado de Administração Financeira - siafi para uma unidade orçamentária qualquer, significa que essa unidade gestora pode ultimar os procedimentos para a realização das despesas. No SIAFI, dentre os diversos documentos existentes, há um documento denominado Nota de Crédito NC, destinado à transferência de crédito para as Unidades Orçamentárias e outro denominado de Ordem Bancária OB, cuja finalidade é transferir recursos entre as unidades integrantes do sistema. Portanto, quando uma unidade orçamentária recebe uma nota de crédito no SIAFI, a partir daí podem iniciar-se os procedimentos para realização das despesas, ou seja, se não for o caso de dispensa ou inexigibilidade de licitação, instaura-se o procedimento licitatório. Concluído o procedimento licitatório e assinado o contrato, se for o caso, os próximos passos são empenhar e liquidar as despesas. A partir da liquidação, a despesa entra em compasso de espera, aguardando a ordem bancária (recurso financeiro) para que seja realizado o pagamento ao credor. Após essas poucas considerações acerca do que seja créditos adicionais e da diferença entre crédito e recurso financeiro, passaremos a bordar cada uma das espécies de créditos adicionais PRIMEIRA ESPÉCIE DE CRÉDITO ADICIONAL Créditos adicionais suplementares: São os créditos destinados a reforço de dotação orçamentária (art. 41, I, da Lei nº 4.320/64). Esses créditos possuem relação direta com o orçamento, já que suplementam dotações existentes na lei orçamentária anual. Portanto, a abertura de créditos suplementares significa existência de um programa de trabalho (despesa) estabelecido na LOA e que esse crédito foi insuficiente.

11 Exemplo: Foi incluído e aprovado na LOA de 2009, para execução em 2010, um programa de trabalho referente à construção de uma escola no valor total de $ ,00. Em 2010, ao ser executada a despesa na construção da escola verificou-se que o valor aprovado não foi suficiente e que a conclusão da obra ainda irá demandar investimento na ordem de $ ,00. Assim, a alternativa legal será a solicitação ao Legislativo, através de (projeto de lei especial de crédito adicional suplementar) para a abertura de um crédito suplementar de $ ,00 para conclusão da obra. Lembrando que essa autorização poderá estar prevista na própria LOA, porém, caso o percentual autorizado esteja esgotado, não resta alternativa ao Executivo que não seja a solicitação supramencionada. Portanto, conforme mencionado, o Poder Legislativo pode autorizar a abertura de crédito adicional suplementar na própria LOA, até determinado valor. Exemplo: na LOA para 2010, Lei nº , de 26 de janeiro de 2010, os artigos 4º e 5º estabelecem as formas, procedimentos e percentuais para que o Chefe do Poder Executivo realize abertura de créditos adicionais suplementares. Os percentuais variam de acordo com o tipo de gasto. Essa previsão está prevista na Constituição Federal/88 e constitui exceção ao princípio da exclusividade, onde, em tese, a LOA não pode tratar de dispositivos estranhos à previsão de receita e à fixação de despesa (art. 165, 8º, da CF). Portanto, a abertura de crédito adicional suplementar somente poderá ser realizada quando a despesa estava fixada na lei orçamentária, porém, o crédito não foi suficiente para cobrir o total do gasto. Exemplo: Em um programa de trabalho (construção de uma sala de videoconferência) em uma unidade orçamentária X do Poder Executivo foram fixados os seguintes gastos: Material de construção ,00 Material elétrico 5.000,00 Material hidráulico 4.000,00 Janelas e persianas 3.000,00 Ar-condicionado ,00 Kit audiovisual ,00

12 Total ,00 Durante o exercício financeiro, ao executar o projeto (obra) verificou-se que o valor de $ ,00 foi insuficiente e havia necessidade de mais $ 3.000,00. Assim sendo, para concluir a obra o gestor solicitou ao Poder Executivo um crédito suplementar de $ 3.000,00. É importante observar que, caso não existisse a possibilidade do Legislativo autorizar a abertura de crédito suplementar na própria LAO, numa situação semelhante à apresentada, o Poder Executivo teria que pedir autorização ao Legislativo, através de projeto de lei para suplementar os $ 3.000,00 da obra. Não é difícil perceber que seria muita burocracia. Pode-se observar que a técnica de autorização para abertura de crédito suplementar na lei orçamentária torna bem mais ágil e dinâmica a gestão dos recursos públicos. Como o próprio nome indica, créditos suplementares suplementam (acrescentam) recursos aos programas de trabalho (despesas) previstos na LOA e que não foram suficientes. Foi cobrado em concurso! (FCC-TRE/AL/2010 ANAL. JUD. CONTABILIDADE) O mecanismo utilizado para reforçar dotação orçamentária que se tornou insuficiente durante o exercício denomina-se crédito (A) complementar. (B) especial. (C) extraordinário. (D) suplementar. (E) ordinário. Quando determinado projeto ou programa de trabalho contemplado na LOA não foi concluído por falta de crédito, a técnica orçamentária adequada é utilizar-se do mecanismo de abertura de crédito adicional. Os créditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinários) são mecanismos denominados de alterações orçamentárias porque sua utilização altera o orçamento para mais ou apenas com a permuta de valores (fato permutativo), a exemplo da abertura de crédito adicional através de anulação de valores de determinada despesa e transferência/remanejamento para outra de mesmo valor.

13 Análise das opções: A) O crédito adicional complementar não existe como uma das espécies existentes. Importante! Crédito adicional é o gênero e suas espécies são: suplementares, especiais e extraordinários. ERRADO. B) Para reforçar dotação orçamentária não se utiliza do crédito especial. Este pode ser utilizado quando a despesa não estava prevista na LOA, ou seja, para despesas que surgem ao longo da execução orçamentária, porém, tais despesas não forma FIXADAS na LOA. ERRADO. C) O 3º do art. 167 da CF/88 estabelece que a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62, ou seja, na União a sua abertura será através de Medida Provisória, que depois será imediatamente submetida ao Congresso Nacional para fins de deliberação. ERRADO. D) O crédito adicional SUPLEMENTAR é utilizado para reforçar dotação orçamentária que se tornou insuficiente durante o exercício financeiro. Ou seja, destina-se a reforçar determinado gasto para concluir a obra ou o serviço a ser prestado. CERTO. E) Crédito ordinário não é espécie de crédito adicional. Letra D. O que ocorre quando o Executivo esgota o limite dos créditos suplementares previstos na LOA? Depois de esgotados os créditos suplementares autorizados na LOA, aí sim, toda vez que for necessário suplementar uma obra ou serviço o Executivo terá que pedir autorização ao Legislativo através de projeto de lei, posto que é este Poder que tem competência para dispor sobre orçamento, ou seja, autorizar despesas. O crédito suplementar é autorizado por lei e aberto por decreto do Poder Executivo. A sua abertura depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer à despesa e será precedida de exposição fundamentada ou justificada. Portanto, existem duas formas ou possibilidades do Executivo abrir créditos suplementares: através de autorização na própria LOA autorização genérica; através de lei especial autorização específica. Foi cobrado em concurso! Ainda com relação aos orçamentos públicos, julgue o item a seguir.

14 (CESPE/MPU TÉCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/ORÇAMENTO) Créditos suplementares poderão estar autorizados na LOA aprovada. Perfeito! O 8º do art. 165 da CF/88 assim estabelece: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Com base na literalidade do texto constitucional e em atendimento ao princípio da exclusividade, na LOA só pode ser autorizado a abertura de créditos suplementares. O verbo é exatamente como está no comando da questão. Poderão ser autorizados na própria LOA, abertura de créditos suplementares, exceção constitucional. Pode-se observar que a CF/88 faculta os Poder Legislativo autorizar, não é obrigação. CERTO. Importante! Cada projeto de lei de crédito adicional deverá restringir-se a uma única espécie de crédito adicional. Exemplo: O Governo Federal não pode enviar um projeto de lei solicitando autorização para abertura de $ 15 milhões de créditos adicionais, sendo $ 10 milhões de créditos suplementares e $ 5 milhões de créditos especiais. Deverá encaminhar um projeto de lei para cada espécie de crédito adicional. Atenção! Regra específica para a União! Os créditos adicionais aprovados pelo Congresso Nacional serão considerados automaticamente abertos com a sanção e publicação da respectiva lei (art. 56, 8º, LDO 2009). Portanto, conforme a LDO da União, os créditos adicionais aprovados pelo Congresso Nacional serão considerados automaticamente abertos com a sanção e publicação da respectiva lei especial. O art. 63 da LDO/09 repete as normas da LDO/08, estabelecendo que a reabertura dos créditos especiais e extraordinários, conforme disposto no art. 167, 2o, da Constituição será efetivada, quando necessária,

15 mediante ato próprio de cada Poder e do Ministério Público da União, até 31 de janeiro de Por ato próprio entende-se: Decreto para o Chefe do executivo e ou Portaria para os demais Poderes, inclusive o Ministério Público. Atenção! Dois princípios constitucionais da administração pública foram legalmente incorporados às normas orçamentárias, posto que a LDO 2009 (art. 103) expressamente inseriu os princípios da impessoalidade e publicidade. Cuidado! A ESAF e o CESPE gostam de novidades! Princípio da impessoalidade orçamentária: Esse princípio estabelece que a execução da Lei Orçamentária e de seus créditos adicionais obedecerá ao princípio constitucional da impessoalidade na Administração Pública, não podendo ser utilizada para influir na apreciação de proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional (art. 103). Princípio da publicidade orçamentária: Em obediência ao princípio da publicidade a LDO/2009 determina que na execução orçamentária e financeira do exercício de 2010, as transferências voluntárias de recursos da União, cujos créditos orçamentários não identifiquem nominalmente a localidade beneficiada, inclusive aquelas destinadas genericamente a Estado, fica condicionada à prévia divulgação na internet, pelo concedente, dos critérios de distribuição dos recursos, levando em conta os indicadores sócio-econômicos da população beneficiada pela respectiva política pública (art. 42). Ficou constatada em diversas Comissões Parlamentares de Inquérito que tem sido muito comum a liberação de recursos, inclusive através de créditos adicionais, para as emendas parlamentares com o intuito de influir nos anseios do Legislativo (parlamentares). Para coibir essa prática está sendo inserido artigo nas LDOs vedando a execução orçamentária direcionada para beneficiar aliados ou para influir nas proposições legislativas. Síntese das regras atuais relativas a abertura dos créditos adicionais: Créditos adicionais suplementares Serão abertos por decreto do autorizados na própria LOA. executivo. Reabertura de créditos especiais ou Serão reabertos, no ano seguinte, por extraordinários (somente para os decreto do executivo ou ato próprio de abertos nos últimos 4 meses do cada poder, em até 31 de janeiro do

16 exercício financeiro e que ainda ano subsequente. existem saldos) Abertura de créditos suplementares Serão abertos automaticamente com a (depois de esgotados os limites da sanção e publicação da respectiva lei LOA) ou especiais especial. Foi cobrado em concurso! Considere a seguinte situação hipotética. Um prefeito municipal encaminhou projeto de lei orçamentária à Câmara Municipal. No projeto, consta dispositivo que autoriza o Poder Executivo a abrir créditos adicionais até o correspondente a 20% da despesa total autorizada. Nessa situação, a solicitação do prefeito municipal tem amparo legal, podendo a Câmara Municipal, entretanto, autorizar outro percentual ou mesmo rejeitar o dispositivo. Dentre os créditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinários), a CF permite que o Poder Legislativo autorize somente a abertura de créditos suplementares (art. 165, 8º). Assim sendo, a questão está incorreta. Importante! O crédito adicional suplementar tem sempre vigência dentro do exercício financeiro, portanto, não pode passar saldo para o ano subseqüente. As LDOs da União têm determinado que deverão acompanhar os projetos de lei relativos a créditos suplementares de órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, pareceres do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. Excetuam-se dessa regra os projetos de lei para abertura de créditos suplementares relativos ao Supremo Tribunal Federal à Procuradoria- Geral da República. Características dos créditos suplementares: A despesa deve estar fixada no orçamento (LOA), porém, o crédito não foi suficiente para atender o respectivo gasto; A abertura do crédito depende de indicação prévia da fonte de recursos para suportar a despesa; Os previstos na LOA são abertos por Decreto do Executivo. Depois de esgotados, serão automaticamente abertos com a sanção e publicação da lei especial; Não podem ser reabertos no exercício financeiro seguinte. Sua vigência está

17 adstrita ao ano de sua abertura. Para os Estados, Distrito Federal e Municípios, os procedimentos para realização são os mesmo da União; Um mesmo projeto de lei não pode versar sobre mais de uma espécie de crédito adicional. Assim, o Executivo não pode, em único projeto de lei, solicitar a abertura de um crédito suplementar e um especial; Existe a necessidade de autorização legislativa prévia para a sua abertura. Autorização prévia na LOA ou em lei especial SEGUNDA ESPÉCIE DE CRÉDITO ADICIONAL Créditos adicionais especiais: são destinados a atender despesas para as quais não haja dotação ou categoria de programação orçamentária específica na LOA (art. 41, inciso II, da Lei nº 4.320/64). Visam a atender despesas novas, não previstas na lei orçamentária anual, mas que surgiram durante a execução do orçamento. Essa situação pode ocorrer em função de erros de planejamento (não inclusão da despesa na LOA) ou de novas despesas surgidas durante a execução orçamentária. Portanto, o crédito especial cria novo item de despesa e se destina a atender um objetivo não previsto quando da elaboração da proposta orçamentária. Exemplo: Uma ponte foi destruída na BR 153 em virtude de chuvas torrenciais. Para a construção de uma nova ponte o governo deverá abrir crédito especial, haja vista que esta despesa não estava prevista na LOA. Caso a reconstrução da ponte seja urgente em virtude da não possibilidade de abertura de um desvio para a passagem dos automóveis e essa situação tenha causado uma verdadeira calamidade, pode ser o caso de créditos extraordinários. A abertura de crédito especial não pode ser autorizada na LOA, mas sim, em lei especial. O crédito especial é autorizado por lei e aberto automaticamente com a sanção e publicação da lei especial. Atenção! A previsão de que o crédito especial é autorizado por lei e aberto automaticamente com a sanção e publicação da lei especial vem sendo regulamentado nas LDOs da União. A Lei 4.320/64 não estabelece esse procedimento. Portanto, para fins de concurso do CESPE fique com as determinações estabelecidas nas LDOs, exceto quando o comando da questão especificar ou exigir conforme a lei 4.320/64.

18 Fique atento! Para provas elaboradas pela ESAF ou CESPE, caso seja mencionado que na União a abertura dos créditos especiais são autorizados por lei e abertos automaticamente com a sanção e publicação da lei especial de autorização, esse procedimento está conforme regulamentação das LDOs da União. Em princípio, os créditos especiais terão vigência dentro do exercício financeiro em que foram abertos, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente (art. 167, 3º, CF/88). Importante! Se a lei de autorização do crédito especial for promulgada nos últimos quatro meses do exercício financeiro e ainda existir saldo não utilizado, em 31 de dezembro, este valor será reaberto no exercício subseqüente e incorporado ao orçamento. Atenção! Essa reabertura gera um saldo financeiro e, em conseqüência, aumenta o superávit ou diminui o déficit financeiro. Portanto, essa receita incorporada ao orçamento subseqüente é extra-orçamentária. Exemplo 1: Suponha-se que o governo solicitou abertura de um crédito especial de $ 2 milhões para a construção de um centro de controle de zoonozes não previsto na LOA. A lei de autorização foi sancionada e publicada em 20 de setembro de Os procedimentos de gastos foram realizados e em 31 de dezembro deste mesmo ano ainda não havia sido totalmente construída a obra e restava um saldo de $ 500 mil. Supondo que houve superávit financeiro no exercício de 2009, esse saldo de $ 500 mil fez aumentar as disponibilidades financeiras em 31/12. Assim sendo, em 2010, até 30 dias após a publicação da LOA, o governo irá reabrir o saldo remanescente (não utilizado em 2009) de $ 500 mil. O valor supracitado é uma receita extra-orçamentária, haja vista que no exercício anterior entrou como receita orçamentária. Exemplo 2: Em 30 de novembro de 2009 foi promulgada uma lei especial autorizando a Presidência da República a abrir um crédito especial no valor de $ Em 31 de dezembro de 2009 ainda restava um saldo de $ No ano de 2009, em 30/12 foi apurado um superávit financeiro de $ sem o cômputo dos $ Em 31/12, em função

19 do saldo do crédito especial não utilizado, o superávit financeiro apurado foi de $ O valor de $ poderá ser reaberto em até 30 dias após a publicação da LOA, ou seja, em Atenção! A reabertura dos créditos especiais não é obrigatória, exceto quando a obra pela qual surgiu a despesa não foi concluída. Caso não tenha sido concluída a obra, a reabertura do crédito especial é obrigatória e a despesa deverá ser empregada no mesmo projeto de gasto. O crédito especial aberto no exercício financeiro altera literalmente a despesa prevista na LOA porque é uma dotação que não estava prevista no orçamento. As LDOs da União têm determinado que deverão acompanhar os projetos de lei relativos a créditos especiais de órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, pareceres do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. Excetuam-se dessa regra os projetos de lei para abertura de créditos especiais relativos ao Supremo Tribunal Federal à Procuradoria-Geral da República. Características dos créditos especiais: A despesa não está fixada no orçamento (LOA); A abertura do crédito depende da indicação prévia da fonte de recursos para a realização da despesa; São abertos automaticamente com a sanção e publicação da lei de autorização (lei especial), no caso da União. A Lei nº 4.320/64 não prevê essa hipótese; Os saldos remanescentes dos créditos abertos nos últimos 4 meses do exercício financeiro deverão ser reabertos por Decreto do Executivo, caso a obra não tenha sido concluída, em até 30 dias após a publicação da lei orçamentária. Esse prazo de 30 dias vem sendo regulamentado nas LDOs da União e não existe essa previsão na Lei nº 4.320/64; Os saldos remanescentes dos créditos abertos nos últimos 4 meses do exercício financeiro poderão ser reabertos por Decreto do Executivo, caso a obra tenha sido concluída, em até 30 dias após a publicação da lei orçamentária; Não se aplica aos casos de despesas urgentes e imprevisíveis. Essa previsão é para os créditos extraordinários (art. 167, 3º da CF); Existe a necessidade de autorização legislativa prévia para a sua abertura.

20 Não pode ser na própria LOA TERCEIRA ESPÉCIE DE CRÉDITO ADICIONAL Créditos adicionais extraordinários: destinam-se a atender somente despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública (art. 167, 3º da CF e art. 41, inciso III, da Lei nº 4.320/64). Atenção! O termo como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública significa que esses fatos imprevisíveis são apenas exemplificativos, ou seja, admitem-se outros fatos não enumerados na CF. Importante! Os créditos extraordinários, como o próprio nome indica, pela urgência que os motiva não necessitam de autorização legislativa prévia para a sua abertura. Os créditos extraordinários são abertos por medida provisória e submetidos imediatamente ao Poder Legislativo (art. 167, 3º, c/c art. 62 da CF). Esse procedimento é inverso aos realizados para a abertura dos créditos suplementares e especiais. Isto é, no caso de despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, o Presidente da República realiza a abertura de créditos extraordinários por meio de Medida Provisória e a encaminha ao Legislativo. Enquanto ainda não apreciada pelo CN, o governo poderá iniciar a realização dos gastos necessários. E se a Medida Provisória for rejeitada pelo Congresso Nacional? Nessa situação o Congresso Nacional deve regulamentar, mediante, as situações geradas, ou seja, as situações quanto aos gastos realizados. Exemplo: O Congresso nacional pode estabelecer que a despesa realizada deva ser coberta com a anulação ou o remanejamento de despesas fixadas para o pagamento da dívida externa. Relembrando! No caso dos créditos suplementares e especiais, primeiro existe a autorização do Congresso Nacional, em seguida, o governo realiza a abertura dos respectivos créditos.

21 Em princípio, os créditos extraordinários terão vigência dentro do exercício financeiro em que foram abertos, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente (art. 167, 2º, da CF). Portanto: Créditos suplementares: terão vigência SEMPRE dentro do exercício financeiro; Créditos especiais e extraordinários: em princípio, terão vigência dentro do exercício financeiro, caso o ato de autorização seja publicado nos últimos 4 meses do exercício financeiro, poderão ser reabertos pelos seus saldos no exercício subseqüente. Características dos créditos extraordinários: Imprevisibilidade do fato, que requer ação urgente do poder público; A despesa não está prevista no orçamento (LOA); A abertura do crédito independe da indicação prévia da fonte de recursos para correr a despesa. Se quiser, o governo pode indicar a fonte de recursos, não existe proibição nesse sentido; Abertos por Medida Provisória na União e nos Estados onde existe previsão de edição de MP em suas constituições. Nos Municípios e nos Estados onde não existe previsão de edição de MP, a abertura será por Decreto do Poder Executivo. A Lei 4.320/64 não prevê a edição de MP. Essa regra encontra-se na CF/88. Se o ato de autorização for publicado nos últimos 4 meses do exercício financeiro, os saldos remanescentes em 31 de dezembro podem ser reabertos (transferidos) para o exercício seguinte; Não há necessidade de autorização legislativa prévia para a sua abertura e não pode ser autorizado na própria LOA. Assim, a autorização legislativa é a posteriori. Abertura admitida somente para: a) Atender despesas imprevisíveis E urgentes; b) Tipos de despesas (não exaustivas): b1) Decorrentes de guerra; b2) Comoção interna Exemplo: Epidemias gripe suína ; b3) Calamidade pública Exemplo: Enchentes e deslizamento de terras em Santa Catarina. Foi cobrado em concurso! No que se refere aos créditos orçamentários adicionais, julgue o item a seguir.

22 (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTABILIDADE PERITO) Em caso de comoção intestina, o presidente da República poderá editar medida provisória de abertura de créditos extraordinários ou especiais que terão vigência no exercício financeiro, salvo se a edição ocorrer nos últimos quatro meses do exercício, quando, então, serão incorporados ao exercício financeiro subsequente. O 3º do art. 167 da CF/88 estabelece que a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62. A Lei 4.320/64 estabelece acerca do assunto da seguinte forma: Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública. Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo. Observe o que estabelece a CF/88: 3º - A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62. O termo: observado o disposto no art. 62. Significa abertura de crédito extraordinário por medida provisória. Pode-se observar que o CESPE utilizou no comando da questão o conceito da lei 4.320/64 ao utilizar a expressão intestina. Porém, quando menciona:...o presidente da República poderá editar medida provisória de abertura de créditos extraordinários ou especiais..., remete à constituição federal. Porém, contudo, todavia, em nível federal (Presidente da República) a CF/88 determina que a abertura de créditos extraordinários deve ser realizada só por meio de medida provisória. Assim, créditos especiais são abertos por Decreto do chefe do Poder Executivo, conforme previsto no art. 42 da lei 4.320/64. ERRADO.

23 Para fixar! Não há necessidade de que o Governo indique a fonte de recursos para a abertura dos créditos extraordinários. Essa é uma faculdade do chefe do Poder Executivo, mas não há vedação para que ele indique, ou seja, se quiser indicar, pode. Tenho observado que o Governo Federal sempre indica a fonte de recursos. Foi cobrado em concurso! (CESPE-PREVIC/2011 CONTABILIDADE) A abertura dos créditos extraordinários não depende da existência de recursos orçamentários disponíveis. Perfeito! A abertura dos créditos extraordinários não depende da existência de recursos orçamentários disponíveis. O Chefe do Executivo pode indicar os recursos, porém, não está obrigado. Importante! Caso o Chefe do Executivo tenha aberto crédito extraordinário sem indicação da fonte de recursos durante o exercício financeiro e haja necessidade de abrir um crédito suplementar no qual indique a fonte de recursos proveniente do excesso de arrecadação, no cálculo deve-se excluir o valor do crédito extraordinário aberto. Exemplo: Crédito extraordinário aberto no valor de , no mês de junho de X0 ; Excesso de arrecadação apurado em agosto de X0 no valor de e necessidade de abertura de crédito suplementar no valor de Neste caso o Chefe do Executivo deve descontar do excesso de arrecadação o valor de Assim, só poderá abrir de crédito suplementar. CERTO. Portanto, atenção! Caso o governo não indique a fonte de recursos para a abertura dos créditos extraordinários, quando for abrir créditos suplementares ou especiais indicando como fonte de recursos o excesso de arrecadação, terá que deduzir importância dos créditos extraordinários abertos no exercício (art. 43, 4, da Lei nº 4.320/64). Exemplo: Suponha-se que em setembro e outubro de 2009 a Prefeitura Municipal de Guarapari realizou abertura de créditos extraordinários totalizando $10.000,00 e não indicou a fonte de recursos. Em dezembro do mesmo ano resolveu abrir um crédito especial no valor de $

24 40.000,00 e indicou como fonte de recursos o excesso de arrecadação apurado no valor de $ ,00. Na situação apresentada, qual o valor que essa prefeitura poderá utilizar para abrir crédito suplementar ou especial? Cálculo: Excesso de arrecadação apurado ,00 (-) Valor utilizado na abertura de créditos extraordinários (10.000,00) = Saldo do excesso de arrecadação ,00 (-) Crédito especial aberto em dezembro (40.000,00) = Saldo disponível para abertura de crédito ,00 suplementar ou especial Caiu no concurso do TCU! Considere a seguinte situação hipotética. Para atender despesas urgentes, que decorreram de situação de calamidade pública, um prefeito municipal editou decreto abrindo crédito extraordinário, sem, no entanto, indicar os recursos compensatórios. Nessa situação, a solução adotada tem amparo legal, havendo a obrigatoriedade, entretanto, de que o valor do crédito extraordinário seja compensado quando da utilização de recursos provenientes de excesso de arrecadação para a abertura de créditos adicionais. 1. O instrumento normativo para a abertura de créditos extraordinários que tem sido utilizado pelas prefeituras é o Decreto. Importante! Apesar de não constar de forma explicita na Constituição Federal, há entendimento doutrinário de que Estados e Municípios podem editar medidas provisórias. Existem constituições estaduais com essa previsão, a exemplo das dos Estados do Tocantins, Santa Catarina, Piauí etc. Entretanto, no caso dos municípios, há que existir a previsão na constituição estadual e na lei orgânica municipal (in Direito Constitucional, 16ª edição, p. 580). Porém, Para fins de concurso tem sido considerada correta a afirmação de que prefeitos e governadores abrem créditos extraordinários por meio de decreto. 2. Conforme demonstrado no quadro acima, o Prefeito deverá compensar o valor dos créditos extraordinários abertos, caso tenha realizado. 3. Acho que essa parte final é do conhecimento de poucos. Um alerta! Nunca se descuide de dar uma lida nos artigos da Lei nº 4.320/64,

25 principalmente dos tópicos mais solicitados em concurso (princípios gerais, orçamento, receita, despesa, balanços públicos, etc.). Portanto, existe a obrigatoriedade de que o valor do crédito extraordinário seja compensado quando da utilização de recursos provenientes de excesso de arrecadação para a abertura de créditos adicionais. Não se esqueça! Essa compensação só existe quando a fonte de recursos indicada for o excesso de arrecadação. Pelo exposto, a opção está corretíssima! Nunca é demais repetir! Se a lei de autorização do crédito extraordinário for promulgada nos últimos quatro meses do exercício financeiro, esses créditos poderão ser reabertos no exercício subseqüente, pelos saldos remanescentes. Atenção! A reabertura dos créditos extraordinários será efetivada, quando necessária, mediante decreto do Presidente da República, até trinta dias após a publicação da lei orçamentária. Questionamento importante! O governo pode abrir um crédito adicional e depois cancelá-lo? SIM, a qualquer momento. A abertura não obriga que o Executivo execute a despesa. Assim, podem ser anulados créditos adicionais extraordinários, suplementares ou especiais. Atenção! O cancelamento de créditos suplementares ou especiais gera fonte de recursos para a abertura de novos créditos adicionais. Porém, o cancelamento de créditos extraordinários não pode ser fonte de recursos porque nem mesmo é indicada a fonte de recurso para sua abertura. Se o crédito extraordinário foi aberto sem indicação da fonte de recursos, como pode sua anulação constituir fonte de recurso para a abertura de outros créditos adicionais? Regra importante para todos os tipos de créditos adicionais: Os créditos adicionais serão contabilizados como suplementares, especiais ou extraordinários, independentemente de a fonte utilizada para viabilizá-los ser o cancelamento de dotações.

26 É muita informação? Está cansado(a)? A nota de aula está chata? Vai ter que agüentar se quiser ganhar bem! Ainda não estamos no meio da nota de aula! Então, descanse e tome uma água ou um cafezinho! 2. FONTES DE RECURSOS PARA A ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS Importantíssimo! Quais são as fontes de recursos possíveis para a abertura de créditos adicionais? A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa (art. 43, da Lei nº 4.320/64). A Constituição Federal veda a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes (art. 167, V). Portanto, a abertura dos créditos suplementares e especiais deverá ser justificada e indicar as fontes de recursos, conforme estabelecidos na Constituição Federal, na Lei nº 4.320/64, LOA e na LRF. Fontes de recursos: Superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, encerrado em 31/12 (art. 43, 1º, inciso I, da Lei nº 4.320/64). Os provenientes de excesso de arrecadação (art. 43, 1º, inciso II, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei (art. 43, 1º, inciso III, da Lei nº 4.320/64); O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las (art. 43, 1º, inciso IV, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes da reserva para contingências, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF). Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, desde que haja prévia e específica autorização legislativa (art. 166, 8º, da CF).

27 A seguir demonstraremos os conceitos e como deverão ser indicadas as fontes de recursos para a abertura de créditos adicionais SUPERÁVIT FINANCEIRO O que é superávit financeiro? O superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas. Exemplo: BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/2009 ÓRGÃO X ATIVO PASSIVO Ativo financeiro Passivo financeiro Caixa Restos a pagar Bancos Depósitos Aplicações financeiras Impostos a recolher Ativo Permanente Passivo permanente Imóveis Dívida fundada Saldo patrimonial Total do ativo Total do passivo Cálculo do superávit financeiro: Total do Ativo financeiro (-) Total do passivo financeiro (10.000) = Superávit financeiro em 31/12/ Comentários: 1. O superávit ou déficit financeiro é apurado no Balanço Patrimonial. Cuidado nº 1! As bancas de concursos tentam pegar os candidatos desavisados ou afoitos, informando que esse superávit ou o déficit é apurado no balanço financeiro. 2. Esse superávit é considerado uma fonte de recursos para a abertura créditos suplementares e especiais. Cuidado nº 2! O superávit considerado como fonte de recursos é o apurado no balanço patrimonial de encerramento do exercício anterior, em 31/ Superávit financeiro evidencia a liquidez financeira ou a sobra de caixa apurada no exercício anterior, geralmente essa sobra é proveniente das despesas não pagas e que foram inscritas em restos a pagar ou dos créditos especiais ou extraordinários abertos nos últimos 4 meses do exercício financeiro que não foram totalmente utilizados. Foi cobrado em concurso!

28 Considerando os dados apresentados na tabela acima, extraídos do balanço patrimonial de determinada entidade governamental, julgue o próximo item. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) O superávit financeiro que servirá de base para a abertura de créditos adicionais é de R$ ,00. Questão bastante simples, porém, só consegue resolvê-la quem tem conhecimento da estrutura do Balanço Patrimonial (grupos de contas) e ainda calcular o superávit financeiro. Cálculo: Ativo financeiro R$ (-) Passivo financeiro R$ (1.280) = Superávit financeiro R$ Pronto! Questão resolvida! Não foi fácil? CERTO EXCESSO DE ARRECADAÇÃO O que é excesso de arrecadação? Excesso de arrecadação é o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. Exemplo: ORÇAMENTO PARA 2009 ÓRGÃO X RECEITA PREVISTA DESPESA FIXADA Receitas Correntes Despesas correntes Tributária Pessoal e Encargos Sociais De serviços Serviços de terceiros Patrimonial Material de consumo 3.000

29 Receitas de capital Despesas de Capital Operações de crédito Investimentos Inversões financeiras Total das receitas Total das despesas Vamos supor que no exercício financeiro, de janeiro a junho de 2010, houve apenas abertura de um crédito extraordinário de $ Excesso de arrecadação até junho de 2010: Mês Receita prevista Receita arrecadada Receita arrecadada para 2010 em 2010 em 2009 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total Cálculo do excesso de arrecadação: Taxa de incremento: 1º período de 2010/1º período de 2009 = / = 1,3333, ou seja, 33,33% Considerando que não houve inflação no período X 33,33% = 4.000, donde = Demonstrativo do excesso de arrecadação: Situação em 2010: Receitas arrecadadas de 01/01 a 30/06/ (+) Previsão de arrecadação de 01/07 a 31/12/ (-) Crédito extraordinário aberto (2.000) (-) Receitas previstas para o ano (30.000) = Excesso de arrecadação projetado Comentários: 1. Com base nos cálculos apresentados o Executivo poderia fundamentar o pedido de abertura de crédito adicional suplementar ou especial, justificando e indicando como fonte de recursos o excesso de arrecadação ocorrido no primeiro semestre e mais a tendência para o segundo semestre, conforme demonstrado acima. 2. Deve ser descontado do cálculo os créditos extraordinários abertos no período.

30 3. Na situação apresentada o governo ainda teria $ de saldo para justificar a abertura de crédito adicional, indicando como fonte de recursos o excesso de arrecadação. 4. A abertura de crédito adicional com base no excesso de arrecadação altera o orçamento porque há aumento de receitas RECURSOS RESULTANTES DE ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS O que significa anulação parcial ou total de dotações orçamentárias? São fatos meramente permutativos, onde se anulam total ou parcialmente determinadas dotações orçamentárias e remaneja os recursos para outra categoria de programação, desde que tais remanejamentos sejam permitidos na LDO ou que haja autorização legislativa. A CF veda a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa. Portanto, só se realiza remanejamento de recursos quando autorizado pelo Legislativo. Exemplo: ORÇAMENTO PARA 2010 ÓRGÃO X RECEITA PREVISTA DESPESA FIXADA Receitas Correntes Despesas correntes Tributária Pessoal e Encargos Sociais De serviços Serviços de terceiros Patrimonial Material de consumo Receitas de capital Despesas de Capital Operações de crédito Investimentos Inversões financeiras Total das receitas Total das despesas Anulação parcial ou total de dotações orçamentárias: Dotação inicial da despesa Necessidade real de Dotação gasto atualizada Pessoal e Enc. Sociais Serviços de terceiros Material de consumo Investimentos Inversões financeiras ,00 Total , Comentários:

31 1. Pode-se verificar que a abertura de créditos adicionais através de anulações parciais ou totais de despesas não há alteração na Lei Orçamentária. 2. Como demonstrado acima, pode-se verificar que houve um crédito adicional para realizar mais despesas com investimentos, no total de $ 6.000, ou seja, a dotação inicial para investimentos que era de $ , depois do remanejamento a dotação atualizada passou para $ Para o remanejamento de recursos foi realizada anulação total de inversões financeiras ($ 5.000) e parcial de e material de consumo ($ 1.000) para adicionar aos investimentos. Pode-se verificar que esse fato não altera a LOA, o total de recursos permanece o mesmo. 4. Consideramos também a anulação de $ de despesa com serviços de terceiros e aberto um crédito adicional suplementar de $ para Pessoal e Encargos Sociais. 5. Observa-se que todos os créditos adicionais abertos, conforme demonstrado, são suplementares, tendo em vista que as dotações orçamentárias constavam na LOA. 6. O valor total do orçamento permaneceu em $ OPERAÇÕES DE CRÉDITO AUTORIZADAS O que são operações de crédito? O conceito de operação de crédito é bastante amplo e está inserido na LRF da seguinte forma: operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros (art. 29, III). Geralmente são receitas obtidas através de empréstimos internos ou externos com prazo para resgate superior a doze meses (longo prazo). Esses empréstimos compõem a dívida fundada ou consolidada do ente. A Lei nº 4.320/64 estabelece ainda que as operações de crédito (fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais) somente serão consideradas as com possibilidade jurídica de serem realizadas, ou seja, que o governo efetivamente as realize (arrecade) - art. 43, IV. Exemplo:

32 ORÇAMENTO PARA 2009 ÓRGÃO X RECEITA PREVISTA DESPESA FIXADA Receitas Correntes Despesas correntes Tributária Pessoal e Enc. Sociais De serviços Serviços de terceiros Patrimonial Material de consumo Receitas de capital Despesas de Capital Operações de crédito Investimentos Inversões financeiras Total das receitas Total das despesas Vamos supor que na aprovação da LOA foi autorizado o Executivo a realizar empréstimo (operações de crédito) de $ para fins de suplementar as despesas com pessoal. Vamos considerar ainda que durante a execução do orçamento o Executivo foi autorizado pelo CN a realizar mais $ de operações de crédito e que essa foi a única alteração realizada no orçamento durante o exercício financeiro. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO 31/12/2009 ÓRGÃO X RECEITA PREVISTA DESPESA FIXADA Receitas Correntes Despesas correntes Tributária Pessoal e Encargos Sociais (2) De serviços Serviços de terceiros Patrimonial Material de consumo Receitas de capital Despesas de Capital Operações de crédito (1) Investimentos Inversões financeiras Total das receitas Total das despesas Comentários: 1. Observando o lado das receitas verifica-se que as receitas de capital aumentaram em mais $5.000 em função do empréstimo realizado. 2. Do lado das despesas, a dotação para Pessoal e Encargos Sociais aumentou para $ , ou seja, mais $ 5.000, em função do crédito adicional suplementar com a fonte de recursos operações de créditos autorizadas. 3. Verifica-se que as receitas previstas e as despesas fixadas totalizavam $ Entretanto, no balanço orçamentário em 31/12/09, a receita e despesa atualizada foi alterado para $ Assim sendo, podemos comprovar que a abertura de crédito adicional suplementar, através da fonte de recurso operações de crédito, altera o orçamento RECURSOS RESULTANTES DA RESERVA PARA CONTINGÊNCIAS

33 A abertura de créditos adicionais utilizando como fonte de recursos a reserva para contingências tem procedimento igual ao da anulação parcial ou total de dotações orçamentárias. Portanto, os procedimentos são os mesmos, fatos meramente permutativos que não alteram o orçamento, haja vista que a reserva para contingências deve constar na LOA como uma dotação global. O que é a reserva para contingências? A reserva para contingência é uma dotação orçamentária não especificada e não destinada a órgão, fundo ou despesa. Deverá estar prevista na LOA e sua forma de utilização e montante serão definidos com base na receita corrente líquida. Atenção! A forma de utilização e montante deverá ser estabelecida na LDO e será destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Os riscos fiscais são classificados em dois grupos: Riscos orçamentários; E os riscos da dívida. Portanto, os riscos fiscais são divididos em riscos orçamentários e da dívida RECURSOS QUE, EM DECORRÊNCIA DE VETO, EMENDA OU REJEIÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, FICAREM SEM DESPESAS CORRESPONDENTES, DESDE QUE HAJA PRÉVIA E ESPECÍFICA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA A situação acima está prevista no 8º do artigo 166 da constituição Federal. Vejamos um exemplo: Suponha a seguinte situação hipotética: O Projeto de Lei da LOA foi encaminhado ao CN da seguinte forma: Receitas previstas 100 Tributária 50 De contribuições 30 Operações de crédito 20 Despesa fixada 100 Pessoal e encargos sociais 50 Obras públicas 20 Inversões financeiras 20 Pagamento de dívidas 10

34 Vamos supor que o projeto de lei foi alterado, sendo rejeitado o pagamento de dívidas de $ 10 e aprovado assim: Assim, a LOA foi aprovada e encaminhada para o Presidente da República seguinte forma: Receitas previstas 100 Tributária 50 De contribuições 30 Operações de crédito 20 Despesa fixada 90 Pessoal e encargos sociais 50 Obras públicas 20 Inversões financeiras 20 Nessa situação, a receita ficou maior, ou seja, existe uma sobra de recursos de $ 10. Conforme o art. 166, 8º da CF, esse valor poderá ser utilizado como fonte de recursos para a abertura de créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica aprovação legislativa. Se o governo resolver utilizar essa fonte de recursos para utilização em obras públicas e supondo que não houve nenhuma outra alteração na LOA, no momento da abertura, o orçamento ficaria assim: Receitas previstas 100 Tributária 50 De contribuições 30 Operações de crédito 20 Despesa fixada (dotação atualizada) 100 Pessoal e encargos sociais 50 Obras públicas 30 Inversões financeiras 20 Observem que a dotação para obras públicas era de $ 20, com a abertura do crédito adicional suplementar dos $ 10 que ficaram sem despesas, essa dotação passou para $ 30. Atenção! O termo com prévia e específica aprovação legislativa significa que o Executivo deverá obter do legislativo específica autorização para utilizar essa sobra de recursos, ou seja, na autorização deverá ser especificado onde o governo deverá realizar o gasto. Essa fonte de recursos altera o orçamento? O assunto é polêmico! Entretanto entendo que não há alteração da LOA, mas apenas recomposição da situação anterior (projeto de lei). Pode-se verificar que com a alteração da LOA no CN, o orçamento ficou desequilibrado. Também, o governo não está obrigado a utilizar essa fonte de recurso.

35 Entendo que para fins de concurso dificilmente será cobrado um questionamento não pacífico na doutrina. Recordando! A abertura de crédito adicional através das fontes de recursos abaixo enumeradas não altera o orçamento, haja vista que são fatos permutativos, ou seja, retira recurso de uma fonte e acrescenta em outra. Fontes de recursos que não alteram o orçamento: Anulação parcial ou total de dotações orçamentárias; Os resultantes da reserva para contingências; Recursos que em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual ficarem sem despesas correspondentes. 3. CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA NA ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL O ato normativo que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde for possível. O art. 6º da Portaria STN nº 163/01 determina que na lei orçamentária, a discriminação da despesa, quanto à sua natureza, far-se-á, no mínimo, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicação. O quadro seguinte sintetiza as principais características das três espécies de crédito adicional: Características dos créditos adicionais: Espécie de crédito Suplementar Especial Extraordinário Finalidade Reforço de dotação Atender à categoria de Atender a despesas orçamentária existente na programação não imprevisíveis e LOA. contemplada na LOA. urgentes. Autorização Prévia, podendo ser incluída Prévia, em lei especial. Sem na própria LOA ou em lei prévia. especial. necessidade Forma Abertura Decreto do PE, para as Automaticamente após a Por meio de Medida autorizações na LOA, até o sanção e publicação da Provisória (União) ou de limite estabelecido em lei. autorização Legislativa, Decreto (Estados e até o limite estabelecido Municípios). em lei.

36 Recursos Indicação obrigatória Indicação obrigatória Independe de indicação, ou seja, é facultativa. Valor/Limite Vigência Obrigatório, indicado na lei Obrigatório, indicado na Obrigatório, indicado na de autorização e no decreto lei de autorização. medida provisória de abertura. (União) ou no Decreto (Estados e Municípios). Sempre no exercício Em princípio, no Em princípio, no financeiro em que foi exercício financeiro em exercício financeiro em aberto. que foi aberto. que foi aberto. Quando autorizado nos Quando autorizado nos Prorrogação Não permitida. últimos 4 meses do últimos 4 meses do exercício financeiro. exercício financeiro. PE = Poder Executivo. LOA = Lei Orçamentária Anual. Por fim, cabe ainda mencionarmos acerca dos créditos ilimitados. A Constituição Federal VEDA a concessão ou utilização de créditos ilimitados. Assim sendo, todos os créditos orçamentários deverão possuir valor específico e ainda deverão estar, em princípio, vinculados a um programa de trabalho. As únicas exceções de despesas não vinculadas a um programa de trabalho são a reserva de contingência e a dotação global para investimentos em regime de execução especial prevista no parágrafo único do art. 20 da Lei nº 4.320/64. O que são investimentos em regime de execução especial? Investimentos em regime de execução especial são dotações globais, destinadas a atender despesas de projetos ou atividades novos, sem similares e que possibilitem experiências quanto ao desdobramento da despesa em seus respectivos elementos (art. 18, parágrafo único, do Decreto nº /86). Quando a CF veda a concessão ou a utilização de créditos ilimitados, como regra geral, está se referindo ao Princípio da especificação ou especialização: esse princípio impõe a classificação e designação dos itens de gasto que devem constar na LOA. Essa regra constitucional veada a inclusão de valores globais, de forma genérica, ilimitados e sem discriminação dos itens de gasto na LOA. Esse princípio também está consagrado no 1º do art. 15 da Lei nº 4.320/64 a seguir descrito: Art. 15. Na Lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á no mínimo

37 por elementos. 1º. Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para consecução dos seus fins. 4. EXIGÊNCIAS PARA A EBERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS As exigências básicas para abertura de crédito suplementar são: 1. Existência de recursos disponíveis; 2. Exposição de motivos, ou seja, justificativa para abertura de crédito; 3. Autorização legislativa prévia para créditos: a) Suplementares; b) Especiais. 4. Abertura por Medida Provisória na União ou nos Estados nos quais a Constituição Estadual permitem este instrumento legal. 5. Atenção! Para a Lei nº 4.320/64, a abertura de crédito extraordinário nos Estados e Municípios será por Decreto do Executivo (art. 44). Na União, a CF estabelece claramente que deve ser por MP (art. 167, 3º). Antes dos exercícios, que tal um cafezinho para ativar a memória! 5. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS No que se refere aos créditos orçamentários adicionais, julgue os itens a seguir. 1. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTABILIDADE PERITO) Considerando que o balanço patrimonial da União tenha apresentado superávit financeiro no exercício anterior, os recursos provenientes desse superávit podem ser utilizados para abertura de créditos suplementares e especiais desde que autorizados por lei e que o resultado apurado não comprometa outras obrigações assumidas. O superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial da seguinte forma: Estrutura atual dos grupos de contas do balanço patrimonial. Nova estrutura dos grupos de contas do balanço patrimonial - Válido de forma facultativa a partir de 2010 e obrigatoriamente em 2012 para a União, Estados e Distrito Federal e

38 2013 para os Municípios (Portaria STN nº 751/09) Ativo Financeiro (-) Passivo Ativo Circulante (-) Passivo Financeiro = Superávit ou déficit Circulante = Superávit ou déficit financeiro. financeiro. São contas pertencentes aos grupos de contas: ativo circulante e passivo circulante: Ativo circulante Passivo circulante ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalente de Caixa Obrigações Trabalhistas e Créditos Realizáveis de Curto Prazo Previdenciárias a Pagar de Curto Prazo Demais Créditos e Valores de Curto Empréstimos e Financiamentos de Curto Prazo Prazo Investimentos Temporários Fornecedores e Contas a Pagar de Curto Estoques Prazo Variações Patrimoniais Diminutivas Obrigações Fiscais de Curto Prazo Pagas Antecipadamente Demais Obrigações de Curto Prazo Provisões de Curto Prazo Conforme a Lei 4.320/64, o superávit financeiro apurado no balanço patrimonial encerrado no ano anterior é uma das fontes de recursos destinadas a abertura de créditos adicionais. Atenção! Cuidado com as pegadinhas de concursos! O superávit financeiro a ser utilizado como fonte de recursos destinado a abertura de créditos adicionais é o proveniente do exercício financeiro anterior. Exemplo: Suponha-se que em setembro de 2010 o Presidente da República decide abrir dois créditos adicionais, um suplementar e outro especial, de R$ ,00 cada. O balanço patrimonial encerrado em 31/12/2009 apresentou superávit financeiro de R$ ,00. Assim, o Governo Federal irá utilizar parte do superávit financeiro apurado em 2009, no valor de R$ ,00, restando ainda mais R$ ,00 para utilização futura. Tal superávit financeiro representa, em realidade, sobra de caixa. É importante saber que os créditos adicionais são divididos em três espécies: suplementares, especiais e extraordinários. A abertura de créditos suplementares ou especiais obriga informar a fonte de recursos para atender a despesa demandada. No caso de créditos extraordinários, não existe necessidade de que seja informada a fonte de recursos para atender as despesas.

39 Observe as fontes de recursos que podem ser utilizadas para abertura de créditos adicionais: Superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, encerrado em 31/12 (art. 43, 1º, inciso I, da Lei nº 4.320/64). Os provenientes de excesso de arrecadação (art. 43, 1º, inciso II, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei (art. 43, 1º, inciso III, da Lei nº 4.320/64); O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las (art. 43, 1º, inciso IV, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes da reserva para contingências, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF). Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, desde que haja prévia e específica autorização legislativa (art. 166, 8º, da CF). CERTO. 2. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTABILIDADE PERITO) Para suprir a falta de dotação orçamentária para a realização de cursos na escola superior do MPU, o chefe do Poder Executivo deve, mediante solicitação do procurador-geral da República, editar decreto para abertura de créditos extraordinários. No caso da situação apresentada no comando da questão, Para suprir a falta de dotação orçamentária para a realização de cursos na escola superior do MPU, o crédito adicional que deve ser aberto é o suplementar. Isso porque a finalidade do crédito suplementar, como o próprio nome indica, destina-se a reforçar, ou seja, suplementar uma dotação orçamentária existente na lei orçamentária e quando da realização da despesa o crédito foi insuficiente para atender a totalidade do projeto ou programa de trabalho. A Lei 4.320/64 estabelece acerca do assunto da seguinte forma: Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; A inconsistência no comando da questão está quando afirma que o Chefe do Poder Executivo, mediante solicitação do Procurador-Geral da República, deve editar Decreto para abertura de créditos extraordinários.

40 De forma alguma! Em nível federal a abertura de créditos extraordinários só pode ser realizada por medida provisória. Outra imperfeição! Se o crédito é destinado a reforço de dotação, neste caso só poderia ser o suplementar, jamais o extraordinário. A CF/88 só permite abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública. Importante! A expressão:...como as decorrentes..., significa que as situações apresentadas (guerra, comoção interna ou calamidade pública) não são exaustivas, ou seja, podem surgir outras situações, por exemplo, em caso de intervenção. ERRADO. Considerando que o processo orçamentário deve obedecer a um conjunto de princípios consagrados na doutrina especializada, julgue o item seguinte. 3. (CESPE/MPU TÉCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) O excesso de arrecadação, quando ocorrer, deve ser incorporado ao orçamento por meio de créditos adicionais, em respeito ao princípio orçamentário do equilíbrio. Excesso de arrecadação é uma das fontes de recursos que podem ser utilizadas para a abertura de créditos adicionais. O que se entende por excesso de arrecadação? É o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. O excesso de arrecadação deve ser incorporado ao orçamento. E se houve excesso, receitas arrecadadas > receitas previstas, por óbvio, pode-se utilizar a diferença para realizar mais despesas, isto porque as demandas são infinitas e as receitas limitadas. Entendo que o maior problema não está em entender o excesso de arrecadação, mas sim compreender o que significa o termo: considerando-se, ainda, a tendência do exercício Exemplo de como se apura o excesso de arrecadação considerando a tendência do exercício: ORÇAMENTO PARA 2009 ÓRGÃO X

41 RECEITA PREVISTA DESPESA FIXADA Receitas Correntes Despesas correntes Tributária Pessoal e Encargos Sociais De serviços Serviços de terceiros Patrimonial Material de consumo Receitas de capital Despesas de Capital Operações de crédito Investimentos Inversões financeiras Total das receitas Total das despesas Vamos supor que no exercício financeiro, de janeiro a junho de 2010, houve apenas abertura de um crédito extraordinário de $ Excesso de arrecadação até junho de 2010: Mês Receita prevista Receita arrecadada Receita arrecadada para 2010 em 2010 em 2009 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total Cálculo do excesso de arrecadação: Taxa de incremento: 1º período de 2010/1º período de 2009 = / = 1,3333, ou seja, 33,33% Considerando que não houve inflação no período X 33,33% = 4.000, donde = Demonstrativo do excesso de arrecadação: Situação em 2010: Receitas arrecadadas de 01/01 a 30/06/ (+) Previsão de arrecadação de 01/07 a 31/12/ (-) Crédito extraordinário aberto (2.000) (-) Receitas previstas para o ano (30.000) = Excesso de arrecadação projetado Comentários: 1. Com base nos cálculos apresentados o Executivo poderia fundamentar o pedido de abertura de crédito adicional suplementar ou especial, justificando e indicando como fonte de recursos o excesso de

42 arrecadação ocorrido no primeiro semestre e mais a tendência para o segundo semestre, conforme demonstrado acima. 2. Deve ser descontado do cálculo os créditos extraordinários abertos no período. 3. Na situação apresentada o governo ainda teria $ de saldo para justificar a abertura de crédito adicional, indicando como fonte de recursos o excesso de arrecadação. 4. A abertura de crédito adicional com base no excesso de arrecadação altera o orçamento porque há aumento de receitas. CERTO. Julgue os itens subsequentes, que versam acerca da LOA, dos créditos adicionais e da conta única. 4. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) A vigência de todo crédito adicional está restrita ao exercício em que esse crédito foi aberto. A prorrogação da vigência é permitida somente para os créditos especiais e extraordinários, quando autorizados em um dos quatro últimos meses do exercício. O comando da questão praticamente repete a regra constitucional ( 2º, art. 167 CF/88). Observe: 2º - Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente. Lei 4.320/64: Art. 45. Os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos especiais e extraordinários. Vigência dos créditos adicionais: Não se esqueça! 1. Em princípio os créditos adicionais terão vigência no exercício em foram abertos; 2. Os créditos suplementares terão vigência SEMPRE no exercício de sua abertura. Assim, jamais poderão ser transferidos (reabertos) no exercício subseqüente;

43 3. Quanto aos créditos extraordinários e especiais, se forem abertos nos últimos quatro meses do exercício, poderão ser reabertos no exercício seguinte; 4. Só haverá reabertura dos créditos extraordinários ou especiais caso haja saldo do exercício anterior ainda não utilizado. Exemplo: Abriu-se crédito extraordinário de R$ ,00 em outubro de Até 31/12/2010 havia sido executado só R$ ,00. Neste caso, existe saldo de R$ ,00 que pode ser reaberto em 2011 para fins de conclusão da obra ou serviço. CERTO. 5. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Os créditos adicionais são somente aqueles destinados a autorizações de despesas incluídas na LOA que não foram suficientemente dotadas. Segundo o art. 40 da lei 4.320/64, são créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Assim, conforme a regra legal, créditos adicionais são destinados a despesas autorizadas e não fixadas na LOA. Exemplo: Crédito adicional para despesas autorizadas na LOA créditos suplementares; Crédito adicional para despesas NÃO fixadas ou não autorizadas na LOA créditos especiais e extraordinários. Portanto, os créditos adicionais NÃO são somente aqueles destinados a autorizações de despesas incluídas na LOA que não foram suficientemente dotadas. ERRADO. 6. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Os créditos suplementares e especiais devem ter autorização prévia obrigatoriamente incluída na própria LOA. O 8º do art. 165 da CF/88 assim estabelece: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

44 O regramento constitucional acima transcrito refere-se ao princípio da exclusividade ao vedar que se inclua na LOA matéria estranha, ou seja, que não se refira a orçamento. A própria CF/88 abre algumas exceções - abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita. Assim, a constituição federal somente permite que seja autorizada na lei orçamentária anual a espécie crédito SUPLEMENTAR. Seria uma autorização prévia do Legislativo para dar maior agilidade aos Poderes na execução do orçamento, em especial, o Poder executivo. Portanto, autorização prévia na LOA só pode ocorrer para a abertura de créditos suplementares. Assim, os créditos especiais devem ser abertos só depois de autorizados em lei especial. ERRADO. 7. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Quanto à finalidade, os créditos suplementares são reforços para a categoria de programação contemplada na LOA, enquanto os créditos especiais e os extraordinários atendem a despesas imprevisíveis e urgentes. Pegadinha do CESPE! No início do comando da questão, tudo perfeito, porém, no final aparece erroneamente, a expressão créditos especiais. Créditos especiais não se destinam a atender despesas imprevisíveis e urgentes, mas sim despesas não dotadas ou não fixadas na LOA. O crédito destinado a atender despesas imprevisíveis e urgentes é o extraordinário. ERRADO. Ainda com relação aos orçamentos públicos, julgue o item a seguir. 8. (CESPE/MPU TÉCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/ORÇAMENTO) Os créditos adicionais provocam, necessariamente, um aumento do valor global do orçamento aprovado. Para responder a esta questão necessita-se conhecer todas as fontes de recursos destinadas a abertura de créditos adicionais. Vejamos: Superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, encerrado em 31/12 (art. 43, 1º, inciso I, da Lei nº 4.320/64).

45 Os provenientes de excesso de arrecadação (art. 43, 1º, inciso II, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei (art. 43, 1º, inciso III, da Lei nº 4.320/64); O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las (art. 43, 1º, inciso IV, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes da reserva para contingências, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF). Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, desde que haja prévia e específica autorização legislativa (art. 166, 8º, da CF). São fontes de recursos que não provocam aumento do valor global do orçamento aprovado. - Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei (art. 43, 1º, inciso III, da Lei nº 4.320/64); - Os resultantes da reserva para contingências, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF); - Recursos que em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual ficarem sem despesas correspondentes. Ao utilizar as duas fontes de recursos acima citadas não haverá aumento de despesa. Isso ocorre porque os valores serão permutados, ou seja, retira-se de uma dotação e transfere para outra. Exemplo: Anula-se 100 da reserva de contingência e transfere 100 para suplementar um contrato de obra. Neste caso diminui a reserva de contingência em 100 e aumenta o contrato da obre em 100. ERRADO. 9. (CESPE Analista Adm./ANAC 2009) O superávit financeiro pode ser utilizado como fonte para abertura de créditos suplementares e especiais. Lei nº 4.320/64: Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não

46 comprometidos: I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; II - os provenientes de excesso de arrecadação; III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las. 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas. 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. 4 Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-á a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício. O superávit financeiro, apurado no final do exercício anterior, poderá ser usado para abertura de créditos adicionais suplementares e especiais, como também os extraordinários. Todavia, a abertura dos dois primeiros depende da existência de recursos disponíveis. CERTO. 10. (CESPE Procurador/TCE-ES 2009) Acerca dos créditos adicionais, assinale a opção correta. A) Os créditos adicionais se referem às autorizações de despesa expressamente dotadas na lei de orçamento. B) Os créditos extraordinários destinam-se a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. C) Excesso de arrecadação é a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas. D) Abrir créditos extraordinários por lei complementar compete ao Poder Legislativo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Executivo. E) A vigência dos créditos adicionais será limitada ao exercício financeiro em que eles forem abertos, excetuadas expressas disposições legais em contrário, relacionadas aos créditos especiais e extraordinários. A) Lei nº 4.320/64: Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso

47 de guerra, comoção intestina ou calamidade pública. Portanto, os créditos adicionais suplementares são destinados a reforço de dotação orçamentária, todavia, os especiais e extraordinários são dotações que não estão previstas na LOA. ERRADO. B) Apesar dos créditos extraordinários também abrangerem despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, pois são despesas urgentes e imprevisíveis, essa definição contida na opção é a dos créditos adicionais especiais, conforme inciso II, art. 41 da Lei nº 4.320/64, considerando a banca examinadora essa resposta ERRADA. C) Nessa opção o CESPE tentou confundir o candidato com os conceitos de excesso de arrecadação e de superávit financeiro. Lei nº 4.320/64, Art. 43: 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas. 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. ERRADO. D) É o inverso: o Poder Executivo abre os créditos extraordinários e dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo. E ainda, na União o Poder Executivo se utiliza da medida provisória para tal feito e não de lei complementar, conforme consta na opção. ERRADO. E) Perfeito! Como regra a vigência dos créditos adicionais será limitada ao exercício financeiro em que eles forem abertos. A exceção existe para os créditos especiais e extraordinários, conforme prevê a CF: Art. 167, 2º - Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente. CERTO. Portanto, letra E. 11. (CESPE Analista Adm./ANAC 2009) O superávit financeiro, consistente na diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugados, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas, deve ser reconhecido como receita orçamentária.

48 O conceito de superávit financeiro está prefeito, todavia, o erro está na parte final da questão, a qual informa que ele deve ser reconhecido como receita orçamentária. Lei nº 4.320/64: Art. 43, 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas. Portaria Conjunta STN/SOF nº 2/2009 (MCASP, Volume I - Procedimentos Contábeis Orçamentários): Não devem ser reconhecidos como receita orçamentária os recursos financeiros oriundos de: a) Superávit Financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos neles vinculadas. Portanto, trata-se de saldo financeiro e não de nova receita a ser registrada. O superávit financeiro pode ser utilizado como fonte para abertura de créditos suplementares e especiais; Assim, a Portaria Conjunta STN/SOF nº 2/2009 informa claramente que o superávit financeiro não deve ser reconhecido como receita orçamentária. Trata-se apenas de saldo financeiro ainda não utilizado e não de uma nova receita a ser registrada. ERRADO. 12. (CESPE ACE/TCE-AC 2009) Assinale a opção correspondente a fonte para abertura de crédito adicional. A) Produto de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária. B) Saldo positivo proveniente da diferença entre a despesa realizada e a fixada no balanço orçamentário do exercício anterior. C) Recurso que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de LOA, ficou sem despesas correspondentes. D) Superávit financeiro, apurado bimestralmente, no balanço patrimonial do exercício financeiro. E) Excesso de arrecadação constituído pelo saldo positivo das diferenças entre os ingressos e dispêndios do balanço financeiro. O 1º, art. 43 da Lei nº 4.320/64 informa as fontes de recursos para abertura de créditos adicionais: I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; II - os provenientes de excesso de arrecadação; III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;

49 IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las. Além dessas quatro, existem também outras duas fontes possíveis para abertura de créditos adicionais, criadas após a edição da Lei nº 4.320, que é de São as reservas: Reserva de Contingência Reserva do Regime Próprio de Presidência do Servidor Reserva de Contingência: são valores reservados na LOA e possuem o objetivo de sanar passivos contingentes, como também outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Reserva do RPPS: o orçamento do fundo próprio de previdência é constituído pela previsão das receitas, contribuições dos segurados e demais receitas a serem auferidas, e fixação das despesas a serem realizadas. Juntamente com as despesas são incluídas e evidenciadas as reservas de recursos, os quais não serão desembolsados no presente, pois objetivam formar poupança para fazer face aos compromissos futuros. A reserva do RPPS poderá ser utilizada durante o exercício, caso necessário, para a abertura de créditos adicionais com o objetivo de atender a compromissos desse Regime. Portanto, essa reserva é fonte para abertura de créditos adicionais. Constituição Federal: Art. 166, 8º - Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa. Na verdade, o art. 166, 8º da CF repete a regra contida no inciso III, 1º, art. 43, Lei nº 4.320/64, todavia, com maior riqueza de detalhes. Vamos analisar cada opção: A) O produto das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária somente poderá ser utilizado para atender insuficiência de caixa. Não pode ser utilizado para abertura de créditos adicionais. Lei nº 4.320/64: Art. 7 A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para: (...) II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa. LC. 101/00: Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: ERRADO. B) Não há essa previsão legal. ERRADO.

50 C) Conforme o art. 166, 8º da CF. CERTO. D) O superávit financeiro utilizado como fonte para abertura de créditos adicionais refere-se a todo o exercício financeiro, apurado, portanto, no final do ano para uso no próximo exercício. ERRADO. E) Excesso de arrecadação ocorre quando a receita arrecadada é maior que a prevista. Lei nº 4.320/64: Art. 43, 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. ERRADO. Portanto, letra C. 13. (CESPE Auditor/SECONT-ES 2009) A Lei Orçamentária Anual (LOA) poderá ser utilizada para autorizar o Poder Executivo a abrir, durante o exercício financeiro, créditos adicionais suplementares até determinado montante, o que garantirá certo grau de flexibilidade à execução orçamentária. CF: Art. 165, 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Portanto, a LOA poderá conter AUTORIZAÇÃO para abertura de créditos suplementares (apenas esse tipo de crédito adicional), o que, de fato, possibilita maior flexibilidade para a execução orçamentária. CERTO. 14. (CESPE - AFCE/TCU ) Suponha que, pouco antes do final do exercício, seja necessário abrir um crédito adicional em um ente que apresentou os seguintes dados: a receita arrecadada ficou R$ ,00 inferior à prevista, mas R$ ,00 superior à despesa realizada; foram abertos R$ ,00 em créditos extraordinários mediante cancelamento de dotações; foram reabertos R$ ,00 de créditos adicionais não utilizados no exercício anterior; o superávit financeiro do balanço patrimonial do exercício anterior foi de R$ ,00.

51 Nessas condições, é correto concluir que seria possível abrir crédito suplementar ou especial de até R$ ,00. O crédito adicional extraordinário pode ser aberto sem indicação da fonte de recursos, motivo pelo qual a questão foi específica ao mencionar os créditos adicionais suplementar ou especial. Assim, faz-se necessário calcular a fonte de recursos disponíveis. 1ª informação: os R$ 250 mil refere-se a economia de despesa, a qual não é fonte para abertura de créditos adicionais. 2ª informação: os R$ 120 mil provenientes de cancelamento de dotações já foram utilizados em créditos extraordinários. Portanto, ainda não há recursos disponíveis para novos créditos adicionais. 3ª e 4ª informações: dos R$ 245 mil de superávit financeiro do exercício anterior, R$ 135 mil foram usados, portanto, restam R$ 110 mil (R$245 R$135) disponíveis para abertura de novos créditos adicionais. É correto concluir que seria possível abrir crédito suplementar ou especial de até R$ ,00. CERTO. 15. (CESPE Auditor/SECONT-ES 2009) Considere que, em determinado ente da administração, tenha havido solicitação de abertura de crédito especial antes do encerramento do exercício financeiro e que o balanço orçamentário parcial apresente a situação mostrada na tabela a seguir. Nesse caso, é correto afirmar que, pela execução orçamentária, não há recursos para a abertura do crédito especial solicitado. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO R$ milhões Receita prevista 500 Despesa fixada (já acrescida do superávit financeiro) 580 Receita arrecadada 550 Despesa realizada 510 Há recursos para abertura de créditos adicionais pelo excesso de arrecadação, receita arrecadada menos receita prevista: R$550 R$500 = R$50. Todavia, vamos aproveitar para analisar todos os dados acima fornecidos: Se a receita prevista é de R$ 500, então a despesa fixada também é se de R$ 500; Se a despesa fixada, já acrescida do superávit financeiro, é de R$ 580, quer dizer que, ao longo do exercício, foi autorizada a

52 abertura de R$ 80 em créditos adicionais (tendo como fonte de recursos o superávit financeiro do exercício anterior). Se a receita arrecadada é R$ 550, então há excesso de arrecadação de R$ 50 (R$ 550 R$ 500). Se a despesa realizada é de R$ 510, então foram executadas as despesas inicialmente fixadas de R$ 500 mais R$ 10 dos R$ 80 autorizados de novas despesas (créditos adicionais) em virtude do superávit financeiro. Portanto, há recursos para abertura de créditos adicionais pelo excesso de arrecadação, receita arrecadada menos receita prevista: R$550 R$500 = R$50. ERRADO. 16. (CESPE Auditor/SECONT-ES 2009) Os créditos adicionais especiais independem da existência prévia de recursos disponíveis e destinam-se a despesas para as quais não havia dotação orçamentária específica. Lei nº 4.320/64: Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública. Novamente o CESPE exigiu o conceito previsto na norma legal. Apesar dos créditos extraordinários também abrangerem despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, pois são despesas urgentes e imprevisíveis, que, em virtude de tais características, também não estão fixadas na LOA, essa definição contida na opção é a dos créditos adicionais especiais, conforme inciso II, art. 41 da Lei nº 4.320/64, considerando a banca examinadora essa resposta ERRADA. 17. (CESPE Analista-Contabilidade/TRE-MA 2009) O crédito adicional cuja autorização para abertura constitui exceção ao princípio orçamentário da exclusividade é o A) suplementar. B) especial. C) extraordinário. D) orçamentário. E) ilimitado.

53 O princípio orçamentário da exclusividade prevê que a lei de orçamento conterá apenas a previsão da receita e fixação da despesa, evitando assim que na lei orçamentária sejam tratados outros temas estranhos ao orçamento público. Todavia, a Constituição Federal prevê exceções. CF: Art. 165, 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Portanto, a LOA poderá conter AUTORIZAÇÃO para abertura de créditos suplementares (apenas esse tipo de crédito adicional) e AUTORIZAÇÃO para contratação de operações de crédito. Letra A. 18. (CESPE - TFCE/TCU ) O atendimento de despesas de exercícios anteriores poderá ser feito mediante a reabertura de créditos adicionais, desde que aprovados nos quatro últimos meses do exercício antecedente. Despesas de exercícios anteriores são despesas fixadas, no orçamento vigente, decorrentes de compromissos assumidos em exercícios anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento. Lei nº 4.320/64: Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica. Portanto, as despesas de exercícios anteriores serão pagas à custa do orçamento vigente, pois não há correspondentes recursos para saná-las. Despesas executadas mediante a reabertura de créditos adicionais não se enquadram no conceito de despesas de exercícios anteriores. ERRADO. 19. (CESPE AGU CONTADOR/2010) Com relação aos conceitos e normas legais que definem a execução orçamentária, julgue o seguinte item.

54 O crédito extraordinário somente deve ser aberto por meio de medida provisória. O CESPE considerou este item CERTO. Entendo que o item deveria ter sido anulado pelos seguintes motivos: 1. É verdade que em nível federal (União), a CF/88 é cristalina ao estabelecer no 3º do art. 167 que a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62. O referido art. 62 estabelece que em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. Portanto, no caso da União, a abertura de crédito extraordinário deve ser só por meio do instrumento normativo Medida provisória; 2. Porém, o comando da questão NÃO menciona sobre qual ente federado está se referindo; 3. A doutrina, a exemplo de Alexandre de Moraes e o STF entendem que Estados e municípios podem editar medida provisória, desde que, no caso dos estados, haja previsão na constituição estadual, e no caso dos municípios, na constituição estadual e em sua lei orgânica; 4. Portanto, nos municípios e estados que não podem adotar medida provisória, por falta de previsão constitucional, a lei 4.320/64 estabelece que tais créditos extraordinários serão abertos por Decreto do Executivo (art. 44). Conclusão: O crédito extraordinário somente deve ser aberto por meio de medida provisória na União e nos Entes Federados onde existe previsão de edição de MP. Errado. 20. (CESPE Analista Judiciário TST/2008) Considere-se que um órgão da administração tenha apresentado, nos últimos dias do exercício financeiro, a situação mostrada na tabela a seguir.

55 Com base nesses dados, e sabendo-se que os valores de despesas não serão alterados, é correto concluir que os recursos disponíveis para a abertura de um crédito especial correspondem a R$ ,00. Para a resolução dessa questão exige-se conhecimento das fontes de recursos para a abertura de créditos adicionais. Quais são as fontes de recursos possíveis para a abertura de créditos adicionais? A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa (art. 43, da Lei nº 4.320/64). A Constituição Federal veda a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes (art. 167, V). Portanto, a abertura dos créditos suplementares e especiais requer justificação e devem ser indicadas as fontes de recursos, conforme estabelecidos na Constituição Federal, na Lei nº 4.320/64, LOA e na LRF. Fontes de recursos: Superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, encerrado em 31/12 (art. 43, 1º, inciso I, da Lei nº 4.320/64). Os provenientes de excesso de arrecadação (art. 43, 1º, inciso II, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei (art. 43, 1º, inciso III, da Lei nº 4.320/64); O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las (art. 43, 1º, inciso IV, da Lei nº 4.320/64). Os resultantes da reserva para contingências, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF).

56 Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, desde que haja prévia e específica autorização legislativa (art. 166, 8º, da CF). Conceitos: Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas (art. 43, 2º - Lei 4.320/64). Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício (art. 43, 3º - Lei 4.320/64). Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-á a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício (art. 43, 4º - Lei 4.320/64). Cálculo do excesso de arrecadação: Receita arrecadada ,00 (-) Receita prevista ( ,00) = Excesso de arrecadação (fonte de recurso disponível ,00 destinada à abertura de crédito especial) Comentários: 1. Os dados da questão nos permitem apurar somente uma das fontes de recursos destinada à abertura de créditos adicionais excesso de arrecadação. 2. Analisando os dados da questão pode-se apurar uma economia orçamentária de R$ ,00. Porém, economia orçamentária não é fonte de recursos destinada à abertura de créditos adicionais. Cálculo da economia orçamentária: Despesa fixada (mesmo valor da receita prevista princípio do ,00 equilíbrio orçamentário) (-) Despesa empenhada ( ,00) = Economia orçamentária (não é fonte de recurso destinada à ,00 abertura de créditos adicionais) 3. Para resolução dessa questão não existe necessidade de utilizar os dados referentes à despesa liquidada. Informação destinada a confundir o candidato. ERRADO. 21. (CESPE SECRETARIA DE ADM/PE ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/2010) É vedada a abertura de crédito adicional extraordinário sem indicação dos recursos correspondentes.

57 A atual legislação brasileira não obriga a indicação da fonte de recursos quando da abertura de créditos extraordinários. Portanto, não existe obrigatoriedade, porém, caso o Chefe do Executivo queira indicar, não há óbice legal. Observe as regras da lei 4.320/64: Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo. Importante! Em nível federal o crédito extraordinário deve ser aberto por medida provisória, conforme determina o 3º do art. 167 da CF/88. Observe as regras da CF/88: 3º - A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62. Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) ERRADO. 22. (CESPE-PREVIC/2011 ADMINISTRADOR) Em conformidade com as diretrizes orçamentárias em vigor no país, o Poder Executivo pode abrir créditos especiais ao orçamento de investimento para atender despesas relativas a ações em execução no exercício de 2010, mediante a utilização, em favor da correspondente empresa estatal, de saldo de recursos do Tesouro Nacional repassados em exercícios anteriores ou inscritos em restos a pagar no âmbito dos orçamentos fiscal ou da seguridade social. Considerações iniciais: 1º. Os créditos especiais e extraordinários abertos nos últimos quatro meses do exercício financeiro podem ser reabertos no limite de seus saldos no exercício seguinte, inclusive a parte relativa aos restos a pagar referente ao crédito aberto no ano anterior;

58 2º. Os créditos especiais podem ser destinados a todos os tipos de orçamento (fiscal, seguridade social e de investimentos), independentemente do tipo de despesa, ação, projeto, etc.; 3º. Os créditos especiais destinam-se a despesas não fixadas na LOA, porém, surgidas durante a execução do orçamento. CERTO. 23. (CESPE - Analista de Correios Contador 2011) Os créditos extraordinários abertos no exercício devem ser subtraídos para a apuração dos recursos decorrentes de excesso de arrecadação a serem utilizados na abertura de créditos especiais. Veremos inicialmente o que estabelece a legislação: Lei 4.320/64 ( 4, art. 43): Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-á a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício Exemplo: Suponha-se que em setembro e outubro de X0 a Prefeitura Municipal de Santa Teresa realizou abertura de créditos extraordinários no valor de $10.000,00 e não indicou a fonte de recursos. Em dezembro do mesmo ano resolveu abrir um crédito especial no valor de $ ,00 e indicou como fonte de recursos o excesso de arrecadação apurado no valor de $ ,00. Na situação apresentada, qual o valor que esta prefeitura poderá utilizar para abrir crédito suplementar ou especial? Cálculo: Excesso de arrecadação apurado ,00 (-) Valor utilizado na abertura de créditos extraordinários (10.000,00) = Saldo do excesso de arrecadação ,00 (-) Crédito especial aberto em dezembro (40.000,00) = Saldo disponível para abertura de crédito ,00 suplementar ou especial Assim, os créditos extraordinários abertos no exercício devem ser subtraídos para a apuração dos recursos decorrentes de excesso de arrecadação a serem utilizados na abertura de créditos especiais. CERTO.

59 24. (CESPE SECRETARIA DE ADM/PE ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/2010) O superávit orçamentário do exercício anterior é uma das fontes para abertura de créditos adicionais. Pegadinha do CESPE! O superávit orçamentário do exercício anterior NÃO é uma das fontes para abertura de créditos adicionais, mas sim o superávit FINANCEIRO apurado em balanço patrimonial do exercício anterior. Observe as regras contidas na Lei 4.320/64: Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa 1o Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos: I o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; II os provenientes de excesso de arrecadação; III os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em lei; IV o produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las 2o Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas. (grifei) ERRADO. 25. (CESPE SECRETARIA DE ADM/PE ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/2010) Os créditos adicionais podem ter vigência plurianual. Os créditos adicionais NÃO podem ter vigência plurianual. Os créditos suplementares terão vigência sempre no mesmo exercício de sua abertura. A legislação em vigor (CF/88, Lei 4.320/64 e Decreto /86) não permite que este crédito seja reaberto no exercício subseqüente. Já os créditos especiais e extraordinários podem ser reabertos no exercício subseqüente pelos seus saldos remanescentes, desde que

60 abertos nos últimos quatro meses do exercício financeiro. A data limite é aquele em que o crédito foi aberto. É importante esclarecer que a reabertura dos créditos especiais e extraordinários no ano seguinte é uma exceção. Assim, em princípio terão vigência no exercício de sua abertura. ERRADO. 26. (CESPE SECRETARIA DE ADM/PE ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/2010) A lei orçamentária anual pode trazer autorização para a abertura de créditos suplementares. O comando da questão refere-se ao princípio orçamentário da EXCLUSIVIDADE. De acordo com este princípio, a LOA deve tratar especificamente sobre a previsão de receitas e a fixação de despesas, porém, o legislador constituinte inseriu regramento constitucional excepcionando tal regra. Assim, permitiu a inserção na LOA de abertura de créditos suplementares, abertura de qualquer tipo de operação de crédito e antecipação de receita orçamentária ARO. Estas regras visam dar maior agilidade ao Executivo para executar o orçamento. Portanto, a lei orçamentária anual pode trazer autorização para a abertura de créditos suplementares. Atenção! A LOA não pode conter autorização para abertura de créditos especiais ou extraordinários. CERTO. 27. (CESPE SECRETARIA DE ADM/PE CONTADOR/2010) A respeito da abertura de créditos adicionais e do remanejamento de dotações, assinale a opção correta. A A abertura dos créditos especiais e extraordinários depende da existência de recursos disponíveis para que ocorra a despesa e será precedida de exposição justificada. B Com a finalidade de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deve-se deduzir a importância dos créditos especiais abertos no exercício. C Os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos especiais e extraordinários. D Reverte à dotação a importância da despesa inscrita em restos a pagar no exercício, sendo considerada como receita do ano em que se efetivar, quando a inscrição ocorrer após o encerramento deste.

61 E A arrecadação de todas as receitas deve ser feita em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para a criação de caixas especiais. A) A abertura dos créditos especiais depende da existência de recursos disponíveis, ou seja, na solicitação deve-se indicar a fonte de recursos. Quanto aos extraordinários, estes NÃO dependem da existência de recursos disponíveis para que ocorra a despesa. Para os dois tipos de créditos a solicitação será precedida de exposição justificada. ERRADO. B) Pegadinha! O comando da opção refere-se ao crédito extraordinário. Portanto, com a finalidade de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deve-se deduzir a importância dos créditos EXTRAORDINÁRIOS abertos no exercício. ERRADO. C) Perfeito! Os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos especiais e extraordinários. CERTO. D) NÃO reverte à dotação orçamentária a importância da despesa inscrita em restos a pagar no exercício. ERRADO. E) A arrecadação de todas as receitas deve ser feita em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria. Porém, existe exceção, a exemplo das receitas previdenciárias. ERRADO. Letra C. 28. (CESPE/INMETRO CONTADOR/2010) A lei do orçamento não pode conter autorização ao Poder Executivo para a abertura de créditos suplementares. O comando da questão refere-se indiretamente ao princípio orçamentário da EXCLUSIVIDADE. Ao contrário do que se afirma no comando da questão, o Poder Legislativo pode autorizar na LOA autorização ao Poder Executivo para a abertura de créditos suplementares, contratação de operações de crédito, bem como a contratação de antecipação de receitas orçamentárias - AROs destinadas a suprir eventual insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. É importante salientar que no caso de ARO deve-se atentar para as seguintes regras: Imposições à realização de ARO: Deve ser realizada somente a partir do décimo dia do início do exercício financeiro;

62 Deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano; Não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir. Está proibida: Enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada; No último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Portanto, ao contrário do que se afirma no comando da questão, na lei orçamentária pode conter autorização ao Poder Executivo para a abertura de créditos suplementares. ERRADO. 29. (CESPE-DETRAN/ES/2010-CONTADOR) Caso a LOA não estipule o percentual máximo para cancelamento ou acréscimo de despesas por meio de créditos suplementares, aplica-se o limite de 10% de cada dotação cancelada ou acrescida. Sabe-se que o Poder Legislativo pode autorizar na própria LOA a abertura de crédito adicional suplementar. O percentual máximo é estabelecido na própria LOA. Caso a LOA não fixe o percentual máximo, não existe regra legal que determine a aplicação do limite de 10%. Observe um exemplo de regra de abertura de crédito suplementar fixado numa LOA da União: Art. 4o Fica autorizada a abertura de créditos suplementares, observado o disposto no parágrafo único do art. 8o da Lei de Responsabilidade Fiscal e nos arts. 13, 2o e 3o, 63, 9o, 64, 68, 70 e 73 da Lei de Diretrizes Orçamentárias, desde que as alterações promovidas na programação orçamentária sejam compatíveis com a obtenção da meta de resultado primário estabelecida no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2006, respeitados os limites e condições estabelecidos neste artigo, para suplementação de dotações consignadas: I - a cada subtítulo, até o limite de doze por cento do respectivo valor, mediante a utilização de recursos provenientes de: a) anulação parcial de dotações, limitada a dez por cento do valor do subtítulo objeto da anulação; b) reserva de contingência, inclusive à conta de recursos próprios e vinculados, observado o disposto no art. 5o, inciso III, da Lei Complementar no 101, de 2000; c) excesso de arrecadação de receitas próprias, desde que para alocação nos mesmos subtítulos em que os recursos dessas fontes foram originalmente programados, observados o limite de quarenta por cento da dotação inicial e o

63 disposto no parágrafo único do art. 8o da Lei de Responsabilidade Fiscal; e d) até dez por cento do excesso de arrecadação de receitas do Tesouro Nacional; ERRADO. 30. (CESPE-DETRAN/ES/2010-CONTADOR) Considere que determinada medida provisória tenha autorizado a abertura de crédito extraordinário, mas acabe perdendo sua eficácia por decurso de prazo. Nessa situação, as despesas realizadas com respaldo nesse crédito são consideradas nulas e devem ser canceladas. Em caso de perda de eficácia por decurso de prazo de medida provisória que tenha autorizado a abertura de crédito extraordinário, resolução do Congresso Nacional estabelecerá regras da utilização do crédito ou apenas ratificará os gastos realizados com fulcro na medida provisória editada. Em regra, as despesas realizadas com respaldo nesse crédito não são consideradas nulas, mesmo porque a grande maioria das despesas realizadas não pode retornar no tempo, ou seja, já são fatos consumados. ERRADO. 31. (ESAF Analista Tributário/Receita Federal 2009) Assinale a opção falsa a respeito dos créditos adicionais. a) A abertura de crédito suplementar está condicionada à existência de despesa já pré-empenhada no exercício. b) A abertura de créditos especiais exige a indicação da fonte dos recursos. c) Os créditos adicionais aumentam a disponibilidade de crédito para a emissão de empenho ou descentralização. d) É permitida a reabertura de créditos especiais e extraordinários no exercício seguinte ao da abertura. e) Créditos extraordinários têm sua abertura submetida a restrições de natureza constitucional. Observe que é solicitada a opção ERRADA. a) As exigências para abertura de crédito suplementar são: - existência de recursos disponíveis; - exposição justificativa para abertura do crédito; e - autorização legislativa prévia.

64 O objetivo da abertura de um crédito adicional, seja ele suplementar, especial ou extraordinário, é exatamente autorizar a execução de uma despesa. Não se pode empenhar previamente uma despesa se ela não foi autorizada. Lei 4.320/64: Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. ERRADO. b) Para abertura dos créditos adicionais suplementares e especiais fazse necessária indicação da fonte de recursos. Lei 4.320/64: Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. CERTO. c) Os créditos adicionais são autorizações para execução de despesas adicionais, portanto, aumentam a disponibilidade de crédito para a emissão de empenho ou descentralização. CERTO. d) Os créditos adicionais especiais e extraordinários de fato podem ser reabertos no exercício seguinte ao de sua abertura, observada a regra do 2º, art.167 da Constituição Federal. CF: Art. 167, 2º - Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente. computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Atenção! Os créditos suplementares não podem ser reabertos no exercício seguinte, em nenhuma hipótese. CERTO. e) CF: Art. 167, 3º - A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62. A CF realmente disciplina e restringe a abertura de créditos adicionais extraordinários. CERTO.

65 Portanto, a opção falsa é a letra A. 32. (ESAF AFC/CGU 2008) Ao longo do exercício financeiro, pode ocorrer a necessidade de abertura de créditos adicionais para cobrir despesas não-computadas ou insuficientemente dotadas. Com base na legislação vigente, relativa a esse assunto, identifique a opção incorreta. a) A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para atender à despesa e será precedida de exposição justificada. b) Para fins de abertura de créditos suplementares e especiais, consideram-se recursos disponíveis os provenientes do excesso de arrecadação, ou seja, do saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. c) Somente será admitida a abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto na Constituição Federal. d) Terão vigência até o final do exercício financeiro os créditos extraordinários cujo ato de autorização tenha sido promulgado nos primeiros 4 (quatro) meses do exercício financeiro. e) A vigência dos créditos especiais não pode ultrapassar o exercício financeiro em que foram autorizados, em respeito ao princípio orçamentário da anualidade. Atenção! O comando da questão pede a opção incorreta acerca dos créditos adicionais. a) A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para atender à despesa e será precedida de exposição justificada. Observe a regra legal sobre esse assunto inserida na Lei nº /64: Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo. Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa. CERTO. b) Obrigatoriamente, para fins de abertura de créditos suplementares e especiais deve-se indicar as fontes de recursos para a realização das respectivas despesas. As fontes de recursos previstas na Lei nº /64 são:

66 1. O superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; 2. Os provenientes de excesso de arrecadação; 3. Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em lei; 4. O produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las. Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas. Ainda existem mais duas fontes de recursos a seguir especificadas: Os resultantes da reserva para contingências, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF). Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, desde que haja prévia e específica autorização legislativa (art. 166, 8º, da CF). CERTO. c) O 3º do art. 167 da Constituição Federal estabelece que a abertura de crédito extraordinário vincula-se ao atendimento de despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62 da Constituição Federal (abertura por medida provisória). CERTO. d) Perfeito! Os créditos extraordinários cujo ato de autorização tenha sido promulgado nos primeiros 4 (quatro) meses do exercício financeiro terão vigência até o final do exercício financeiro. Os créditos especiais e extraordinários que forem promulgados nos últimos 4 meses podem ser reabertos no exercício financeiro subseqüente. CERTO. e) Conforme dissertado na resolução da opção d, a vigência dos créditos especiais pode ultrapassar o exercício financeiro em que foram autorizados, desde que promulgados nos últimos 4 meses do encerramento do exercício financeiro. ERRADO. 33. (ESAF/2008) Até a metade do exercício financeiro, previa-se arrecadar $120,00, haviam-se arrecadado $150,00, empenhado $100,00 e pago $80,00. Considerando-se que o comportamento da arrecadação é uniforme ao longo do exercício e que esse mesmo comportamento tende a ser mantido durante todo o 2 o semestre, indique, nas opções abaixo, qual o montante dos recursos que pode ser computado para a abertura de um crédito especial. a) $ 70,00 b) $ 60,00

67 c) $ 50,00 d) $ 30,00 e) 0 1º. A informação dos valores empenhados e pagos nada tem a ver com a resolução dessa questão. Isso porque essa diferença de $ 20 não é fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais. 2º. Essa questão se refere à fonte de recursos excesso de arrecadação. O enunciado do 3º do art. 43 da Lei 4.320/64 está assim: 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. O X da questão está na parte final do enunciado, onde se menciona: considerando-se, ainda, a tendência do exercício. Analisando o enunciado da norma supracitada e observando os dados da questão, a resolução lógica fica assim: Receita prevista até a metade do exercício financeiro $ 120,00 Receita arrecadada até a metade do exercício financeiro $ 150,00 Excesso de arrecadação até o momento $ 30,00. Considerando o enunciado da questão onde informa que o comportamento da arrecadação é uniforme ao longo do exercício e que esse mesmo comportamento tende a ser mantido durante o 2º semestre, essa informação nos diz que no segundo semestre haverá mais $ 30,00 de excesso de arrecadação. Assim sendo, a resolução fica assim: Receita arrecadada 150,00 (-) Receita prevista (120,00) = Excesso de arrecadação até o momento do 30,00 cálculo (+) tendência do exercício 30,00 = Total do excesso de arrecadação provável 60,00 Atenção! Observe que o 2º do art. 43 da Lei nº 4.320/64 informa que entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. Letra B

68 34. (ESAF SUSEP - Analista Técnico - Prova 2 Administração e Finanças) Assinale a opção falsa a respeito dos créditos adicionais de que tratam os artigos 40 a 46 da Lei n /64. a) Crédito extraordinário é uma das classificações de créditos adicionais. b) Créditos especiais e suplementares são autorizados por lei. C) Créditos suplementares não podem ser abertos sem a indicação da fonte de recursos. d) Os créditos suplementares abertos no exercício não podem exceder a um terço daqueles originalmente consignados na lei orçamentária. e) O superávit financeiro apurado no balanço patrimonial pode ser fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais. Observe que o comando da questão pede a opção FALSA! a) Crédito extraordinário é uma espécie de crédito adicional. CERTO. b) Créditos especiais e suplementares são autorizados por lei e abertos por decreto do Executivo ou, no caso da União, ato próprio de cada Poder. CERTO. c) Perfeito! Exceto os créditos extraordinários, que podem ser abertos sem a indicação da fonte de recursos, os créditos suplementares e especiais não podem ser abertos sem a indicação da fonte de recursos. CERTO. d) Não existe regra em nenhuma norma de que os créditos suplementares abertos no exercício não podem exceder a um terço daqueles originalmente consignados na lei orçamentária. FALSA. e) Perfeito! O superávit financeiro apurado no balanço patrimonial de encerramento no exercício anterior pode ser fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais. Letra D. 35. (ESAF APO/MPOG 2008) Assinale a opção correta relativa às Finanças Públicas e aos princípios gerais da atividade econômica. a) Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares e especiais, destinados aos órgãos do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Ministério Público, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 de cada mês, em duodécimos. b) O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação no projeto relativo às diretrizes orçamentárias enquanto não encaminhado o projeto relativo ao orçamento anual. c) Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão

69 apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. d) Ressalvados os casos já existentes quando da promulgação da Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo conforme definidos em lei. e) As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, garantida à União a propriedade do produto da lavra. a) O art. 168 da Constituição Federal estabelece que os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares e especiais, destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 de cada mês, na forma da lei complementar a que se refere o art. 165, 9º. Atualmente a norma em vigor é a Lei nº /64, recepcionada pela CF/88 com estatus de lei complementar. As regras do art. 168 não contemplam o Poder Executivo e ainda não prevê a transferência de tais recursos em duodécimos. Errado. b) O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação no projeto relativo às diretrizes orçamentárias enquanto ainda estiver tramitando no Congresso Nacional. Não existe regra constitucional que vincula a proposição de modificação enquanto não estiver encaminhado o projeto relativo ao orçamento anual. Errado. c) Perfeito! A redação dessa questão foi Ctrl C, Ctrl V do art. 166 da CF/88. Observe: Art Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Certo. d) O art. 173 da Constituição da República de 1988 estabelece que: Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. Conforme se extrai do texto do art. 173 não ressalva quanto aos casos já existentes quando da promulgação da Constituição. Errado.

70 e) O art. 176 da Carta Magna estabelece que: As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra. Conforme se extrai da leitura do texto acima, a garantia a propriedade do produto da lavra é ao concessionário, e não à União. Errado. Letra C. 36. (ESAF ACE TCU/2006) De acordo com os tipos de créditos orçamentários, assinale a única opção falsa. a) O crédito suplementar é destinado ao reforço de dotação já existente no orçamento em vigor. b) O crédito especial destina-se à despesa para o qual não haja previsão orçamentária específica. c) O crédito extraordinário é autorizado por lei e aberto por decreto do Poder Executivo. d) Os créditos adicionais são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento. e) A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para acorrer à despesa e será precedida de exposição justificada. O comando da questão pede a opção falsa em relação aos tipos de créditos orçamentários. a) Os créditos suplementares são destinados ao reforço de dotação já existente no orçamento em vigor. Certo. b) Os créditos especiais destinam-se às despesas para os quais não haja previsão orçamentária específica. Certo. c) Os créditos extraordinários são abertos por Medida Provisória na União e também nos Estados/DF que possuem esse instrumento normativo previsto em suas constituições. Nos Municípios são abertos por Decreto. Após a abertura é que será feita a solicitação ao Poder Legislativo. Falsa. d) Os créditos adicionais são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento. Quando a despesa for insuficientemente dotada é o caso de solicitação de crédito adicional suplementar, se for o caso despesas não computadas, o crédito adicional a ser solicitado é o especial ou extraordinário. Certo. e) Com exceção dos créditos extraordinários, a abertura dos créditos (suplementares e especiais) depende da existência de recursos

71 disponíveis para acorrer à despesa e será precedida de exposição justificada. Certo. Letra C LISTA DAS QUESTÕES COMENTADAS NESTA AULA No que se refere aos créditos orçamentários adicionais, julgue os itens a seguir. 1. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTABILIDADE PERITO) Considerando que o balanço patrimonial da União tenha apresentado superávit financeiro no exercício anterior, os recursos provenientes desse superávit podem ser utilizados para abertura de créditos suplementares e especiais desde que autorizados por lei e que o resultado apurado não comprometa outras obrigações assumidas. 2. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTABILIDADE PERITO) Para suprir a falta de dotação orçamentária para a realização de cursos na escola superior do MPU, o chefe do Poder Executivo deve, mediante solicitação do procurador-geral da República, editar decreto para abertura de créditos extraordinários. Considerando que o processo orçamentário deve obedecer a um conjunto de princípios consagrados na doutrina especializada, julgue o item seguinte. 3. (CESPE/MPU TÉCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) O excesso de arrecadação, quando ocorrer, deve ser incorporado ao orçamento por meio de créditos adicionais, em respeito ao princípio orçamentário do equilíbrio. Julgue os itens subsequentes, que versam acerca da LOA, dos créditos adicionais e da conta única. 4. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) A vigência de todo crédito adicional está restrita ao exercício em que esse crédito foi aberto. A prorrogação da vigência é permitida somente para os créditos especiais e extraordinários, quando autorizados em um dos quatro últimos meses do exercício. 5. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Os créditos adicionais são somente aqueles destinados a autorizações de despesas incluídas na LOA que não foram suficientemente dotadas.

72 6. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Os créditos suplementares e especiais devem ter autorização prévia obrigatoriamente incluída na própria LOA. 7. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Quanto à finalidade, os créditos suplementares são reforços para a categoria de programação contemplada na LOA, enquanto os créditos especiais e os extraordinários atendem a despesas imprevisíveis e urgentes. Ainda com relação aos orçamentos públicos, julgue o item a seguir. 8. (CESPE/MPU TÉCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/ORÇAMENTO) Os créditos adicionais provocam, necessariamente, um aumento do valor global do orçamento aprovado. 9. (CESPE Analista Adm./ANAC 2009) O superávit financeiro pode ser utilizado como fonte para abertura de créditos suplementares e especiais. 10. (CESPE Procurador/TCE-ES 2009) Acerca dos créditos adicionais, assinale a opção correta. A) Os créditos adicionais se referem às autorizações de despesa expressamente dotadas na lei de orçamento. B) Os créditos extraordinários destinam-se a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. C) Excesso de arrecadação é a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas. D) Abrir créditos extraordinários por lei complementar compete ao Poder Legislativo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Executivo. E) A vigência dos créditos adicionais será limitada ao exercício financeiro em que eles forem abertos, excetuadas expressas disposições legais em contrário, relacionadas aos créditos especiais e extraordinários. 11. (CESPE Analista Adm./ANAC 2009) O superávit financeiro, consistente na diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugados, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas, deve ser reconhecido como receita orçamentária.

73 12. (CESPE ACE/TCE-AC 2009) Assinale a opção correspondente a fonte para abertura de crédito adicional. A) Produto de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária. B) Saldo positivo proveniente da diferença entre a despesa realizada e a fixada no balanço orçamentário do exercício anterior. C) Recurso que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de LOA, ficou sem despesas correspondentes. D) Superávit financeiro, apurado bimestralmente, no balanço patrimonial do exercício financeiro. E) Excesso de arrecadação constituído pelo saldo positivo das diferenças entre os ingressos e dispêndios do balanço financeiro. 13. (CESPE Auditor/SECONT-ES 2009) A Lei Orçamentária Anual (LOA) poderá ser utilizada para autorizar o Poder Executivo a abrir, durante o exercício financeiro, créditos adicionais suplementares até determinado montante, o que garantirá certo grau de flexibilidade à execução orçamentária. 14. (CESPE - AFCE/TCU ) Suponha que, pouco antes do final do exercício, seja necessário abrir um crédito adicional em um ente que apresentou os seguintes dados: a receita arrecadada ficou R$ ,00 inferior à prevista, mas R$ ,00 superior à despesa realizada; foram abertos R$ ,00 em créditos extraordinários mediante cancelamento de dotações; foram reabertos R$ ,00 de créditos adicionais não utilizados no exercício anterior; o superávit financeiro do balanço patrimonial do exercício anterior foi de R$ ,00. Nessas condições, é correto concluir que seria possível abrir crédito suplementar ou especial de até R$ , (CESPE Auditor/SECONT-ES 2009) Considere que, em determinado ente da administração, tenha havido solicitação de abertura de crédito especial antes do encerramento do exercício financeiro e que o balanço orçamentário parcial apresente a situação mostrada na tabela a seguir. Nesse caso, é correto afirmar que, pela execução orçamentária, não há recursos para a abertura do crédito especial solicitado. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO R$ milhões Receita prevista 500

74 Despesa fixada (já acrescida do superávit financeiro) 580 Receita arrecadada 550 Despesa realizada (CESPE Auditor/SECONT-ES 2009) Os créditos adicionais especiais independem da existência prévia de recursos disponíveis e destinam-se a despesas para as quais não havia dotação orçamentária específica. 17. (CESPE Analista-Contabilidade/TRE-MA 2009) O crédito adicional cuja autorização para abertura constitui exceção ao princípio orçamentário da exclusividade é o A) suplementar. B) especial. C) extraordinário. D) orçamentário. E) ilimitado. 18. (CESPE - TFCE/TCU ) O atendimento de despesas de exercícios anteriores poderá ser feito mediante a reabertura de créditos adicionais, desde que aprovados nos quatro últimos meses do exercício antecedente. 19. (CESPE AGU CONTADOR/2010) Com relação aos conceitos e normas legais que definem a execução orçamentária, julgue o seguinte item. O crédito extraordinário somente deve ser aberto por meio de medida provisória. 20. (CESPE Analista Judiciário TST/2008) Considere-se que um órgão da administração tenha apresentado, nos últimos dias do exercício financeiro, a situação mostrada na tabela a seguir.

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Os créditos orçamentários e adicionais. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Os créditos orçamentários e adicionais. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Prof. Thamiris Felizardo -Crédito Orçamentário O crédito orçamentário é a dotação incluída na lei orçamentária para atender a qualquer despesa, e o seu montante deve

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública. Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública. Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Conceito: Conceitua-se como despesa pública o conjunto de dispêndios do Estado ou de outra

Leia mais

Querido estudante! Satisfação por estarmos juntos nessa jornada de estudos!

Querido estudante! Satisfação por estarmos juntos nessa jornada de estudos! Querido estudante! Satisfação por estarmos juntos nessa jornada de estudos! Desejo-lhe sucesso e êxito em seus estudos e uma excelente assimilação dos conteúdos. Que tenha sempre uma mente ILUMINADA! Nesta

Leia mais

Conteúdo da Aula. Créditos Adicionais.

Conteúdo da Aula. Créditos Adicionais. Conteúdo da Aula Créditos Adicionais. 1 Lei nº 4.320/64: Créditos Adicionais (Arts. 40 a 46 da Lei nº 4.320/64) Art. 40. São créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente

Leia mais

CRÉDITOS ADICIONAIS suplementares, especiais extraordinários

CRÉDITOS ADICIONAIS suplementares, especiais extraordinários CRÉDITOS ADICIONAIS A Lei do Orçamento Anual tem vigência de um ano, constituindo-se em plano de trabalho do governo e instrumento delimitador de sua ação, pois durante a vigência da LOA, ou seja, durante

Leia mais

Estou oferecendo um curso completo de AFO em Exercícios no Serão quase 500 questões, todas atualizadas, a maioria de 2014/ /2015/2016.

Estou oferecendo um curso completo de AFO em Exercícios no Serão quase 500 questões, todas atualizadas, a maioria de 2014/ /2015/2016. Questões de concursos públicos 2016 Créditos adicionais Prezado estudante, concursando! Desejo-lhes sucesso na condução de seus estudos! Agradeço aos alunos que fizeram referências elogiosas a nossa iniciativa

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Créditos Orçamentários : Conceito: são autorizações para a realização de despesas. Determinam o valor máximo (limite)

Leia mais

Direito Financeiro. Créditos Adicionais. Professor Fábio Furtado.

Direito Financeiro. Créditos Adicionais. Professor Fábio Furtado. Direito Financeiro Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Financeiro Aula XX CRÉDITOS ADICIONAIS Conteúdo da Aula. 1 (Arts. 40 a 46 da Lei nº 4.320/64) Lei nº 4.320/64: Art. 40.

Leia mais

Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição Deusvaldo Carvalho. Série Provas e Concursos. Capitulo 6. Créditos Orçamentários Adicionais

Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição Deusvaldo Carvalho. Série Provas e Concursos. Capitulo 6. Créditos Orçamentários Adicionais Capitulo 6. Créditos Orçamentários Adicionais 6.8. Questões de concursos públicos 1. (Cespe Mpu Analista de Contabilidade Perito 2010) O superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial da seguinte

Leia mais

CRÉDITOS ADICIONAIS PROFESSOR: EDNEI ISIDORO DE ALMEIDA IV SEMESTRE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE PÚBLICA I

CRÉDITOS ADICIONAIS PROFESSOR: EDNEI ISIDORO DE ALMEIDA IV SEMESTRE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE PÚBLICA I CRÉDITOS ADICIONAIS PROFESSOR: EDNEI ISIDORO DE ALMEIDA IV SEMESTRE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE PÚBLICA I Caros Acadêmicos do IV Semestre de CIC, ao longo da disciplina temos visto que, na gestão

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley Administração Financeira e Orçamentária - AFO Professor: José Wesley Créditos Orçamentários e Adicionais üos créditos orçamentários são em regra aqueles referentes às despesas inicialmente aprovadas no

Leia mais

CAPÍTULO 4 QUESTÕES. Resolução Descentralização externa de créditos (destaque) é a descentralização de créditos entre unidades gestoras de órgãos ou

CAPÍTULO 4 QUESTÕES. Resolução Descentralização externa de créditos (destaque) é a descentralização de créditos entre unidades gestoras de órgãos ou CAPÍTULO 4 QUESTÕES ATENÇÃO! Depois das questões resolvidas estamos apresentando a lista da bateria de exercícios comentados, para que o estudante, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 4 Prof. Sergio Barata 11) (CESPE Analista Judiciário Administrativa STM 2018) Os créditos extraordinários podem ser abertos ainda que não haja dotações orçamentárias

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley Administração Financeira e Orçamentária - AFO Professor: José Wesley Os créditos suplementares e especiais exigem a indicação da fonte de recursos. Já os créditos extraordinários não exigem a indicação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 1 Prof. Sergio Barata Introdução - Crédito Orçamentário Inicial ou Ordinário é aquele aprovado na LOA. - As Dotações (montante fixado na LOA) estão consignadas

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

Vamos completar as colocações sobre as leis orçamentárias que a LRF nos oferece.

Vamos completar as colocações sobre as leis orçamentárias que a LRF nos oferece. Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual e Créditos Adicionais / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Vamos completar as colocações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais

Leia mais

Questões de AFO Professor Alexandre Teshima

Questões de AFO Professor Alexandre Teshima CRÉDITOS ADICIONAIS Questões de AFO 1-2016 IBFC TCM-RJ Quanto aos créditos suplementares é correto dizer: a) São destinados a despesas para as quais não haja dotação específica b) São os destinados a despesas

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

PPA, LDO, LOA e Créditos Adicionais

PPA, LDO, LOA e Créditos Adicionais PPA, LDO, LOA e Créditos Adicionais 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Assinale a opção correta a respeito do plano plurianual (PPA): a) O projeto de lei do PPA é encaminhado anualmente, pelo Poder Executivo,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 7 Prof. Sergio Barata (CESGRANRIO Analista Gestão Corporativa Finanças e Orçamento EPE 2014) As informações a seguir devem ser usadas para responder às questões

Leia mais

Professor Fernando Aprato

Professor Fernando Aprato EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL ORÇAMENTO ANTT/NCE/2008 1. O princípio orçamentário que estabelece todas as receitas e despesas referentes aos três poderes

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 COM AS ALTERAÇÕES: (Emenda à Lei Orgânica nº 01, de 17 de maio de 1990. Emenda à Lei Orgânica nº 02,de 29 de novembro de 1991. Emenda

Leia mais

Tópico 2 Câmara dos Deputados

Tópico 2 Câmara dos Deputados Tópico 2 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Assinale a opção correta a respeito do plano plurianual (PPA): a) O projeto de lei do PPA é encaminhado anualmente, pelo Poder Executivo,

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Conceito: Designa o conjunto dos dispêndios do Estado, ou de outra pessoa de direito público, para funcionamento dos serviços públicos.

Leia mais

Desejo-lhe sucesso e êxito em seus estudos e uma excelente assimilação dos conteúdos. Que tenha sempre uma mente ILUMINADA!

Desejo-lhe sucesso e êxito em seus estudos e uma excelente assimilação dos conteúdos. Que tenha sempre uma mente ILUMINADA! AULA 01: ORÇAMENTO PÚBLICO: PLANO PLURIANUAL PPA, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LDO E LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA Querido estudante! Satisfação por estarmos juntos nessa jornada de estudos! Desejo-lhe

Leia mais

Resolução Orçamentaria Anual nº 01/ AGO, de 16 de dezembro de 2016.

Resolução Orçamentaria Anual nº 01/ AGO, de 16 de dezembro de 2016. Resolução Orçamentaria Anual nº 01/2016 - AGO, de 16 de dezembro de 2016. Estima a receita e fixa a despesa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins SINDIFISCAL, para

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 2 Parte 1) Apreciação, Aprovação Legislativo Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado Contabilidade Pública Aula 2 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Aula 2 Orçamento Público: conceito e finalidades. O orçamento nacional deve ser equilibrado As dívidas públicas devem ser reduzidas...

Leia mais

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04 PRÉ PROVA TRT PE Técnico Judiciário Adm Administração Financeira e Orçamentária Prova 29/04 Prof. Lucas Silva Minha Matéria 1. Princípios Orçaméntários 2. Artigos 165 a 169 da C.F 3. Lei 4.320/64: Créditos

Leia mais

START TRIBUNAIS AFO - Aula 01 Wilson Araújo RESUMO

START TRIBUNAIS AFO - Aula 01 Wilson Araújo RESUMO 1. Aspectos introdutórios: conceitos e competências. 2. O Orçamento na Constituição da República de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. 3. Princípios orçamentários.

Leia mais

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe.

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe. Orçamento Público CF/88 (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A seção II do capítulo referente às finanças públicas, estabelecido na CF, regula os denominados

Leia mais

Processo Legislativo Orçamentário

Processo Legislativo Orçamentário Processo Legislativo Orçamentário Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 2 29/08/2016 Orçamento na CF/88 Mecanismos retificadores do orçamento (Créditos adicionais). Exercícios Revisão 2 Orçamento

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

Tópico 3: Ciclo Orçamentário. Execução Orçamentária e Financeira.

Tópico 3: Ciclo Orçamentário. Execução Orçamentária e Financeira. Tópico 3: Ciclo Orçamentário. Execução Orçamentária e Financeira. 1.(Cespe/TCU/2008) No mínimo sessenta dias antes do prazo final para a remessa da proposta do orçamento, o Poder Executivo deve colocar

Leia mais

CURSO ON-LINE - CURSO REGULAR DE AFO EM EXERCÍCIOS. (ESAF, CESPE, FCC e FGV - mais de 300 questões apenas de 2009 e 2008) PROFESSOR: SÉRGIO MENDES

CURSO ON-LINE - CURSO REGULAR DE AFO EM EXERCÍCIOS. (ESAF, CESPE, FCC e FGV - mais de 300 questões apenas de 2009 e 2008) PROFESSOR: SÉRGIO MENDES AULA 5 CRÉDITOS ADICIONAIS Olá amigos! Como é bom estar aqui! As alterações qualitativas e quantitativas do orçamento viabilizam a realização anual dos programas mediante a alocação de recursos para as

Leia mais

O curso regular de AFO 2018 está disponível em: comparativo do edital

O curso regular de AFO 2018 está disponível em: comparativo do edital Comparativo dos Editais de Administração Financeira e Orçamentária, Direito Financeiro e Orçamento Público com as aulas dos cursos regulares de AFO 2017 e 2018. O curso regular de AFO 2018 está disponível

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Tramitação Legislativa Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Tramitação Legislativa Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Por fim, ressalte-se que, embora a competência para a elaboração das leis orçamentárias já seja dos

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Receitas e Despesas Públicas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Receitas e Despesas Públicas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela Contabilidade Aplicada ao Setor Público Receitas e Despesas Públicas Profa.: Patrícia Siqueira Varela Receita Pública Conceito: todo e qualquer recolhimento feito aos cofres públicos. Receita Orçamentária:

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A QUESTÃO 16 A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e Leis Orgânicas dos

Leia mais

TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018

TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018 TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018 Julgue os itens seguintes, relativos ao orçamento público. 71 O orçamento, importante instrumento de planejamento

Leia mais

Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Belém, para o exercício de 2016. O PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Professores: João Maurício, Aula 0 Passo Estratégico 1. Planejamento e Orçamento

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO Questão 106 Prof. Manuel Piñon Trata-se, a princípio, de uma estatal não dependente, já que a assertiva fala em custear com recursos próprios

Leia mais

Planejamento Estratégico. Planejamento Tático. Planejamento Operacional PPA LDO LOA. Longo/ Médio prazo (4 anos) Curto prazo (1 ano)

Planejamento Estratégico. Planejamento Tático. Planejamento Operacional PPA LDO LOA. Longo/ Médio prazo (4 anos) Curto prazo (1 ano) Longo/ Médio prazo (4 anos) Curto prazo (1 ano) PPA LDO LOA Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional 2 VIGÊNCIA MANDATO PRESIDENCIAL ATUAL MANDATO PRESIDENCIAL SUBSEQUENTE

Leia mais

ORÇAMENTO PÚBLICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA. TRT s 10 PROVAS 54 QUESTÕES ( )

ORÇAMENTO PÚBLICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA. TRT s 10 PROVAS 54 QUESTÕES ( ) ORÇAMENTO PÚBLICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA TRT s 10 PROVAS 54 QUESTÕES (2012 2008) A apostila contém provas de Orçamento Público de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas para

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balanço Orçamentário Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Balanço Orçamentário, definido pela Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto

Leia mais

Capítulo 3. Plano Plurianual PPA

Capítulo 3. Plano Plurianual PPA Capítulo 3. Plano Plurianual PPA 3.8. Questões de concursos públicos Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição 1. (Cespe MPU Técnico de Apoio Especializado Orçamento 2010) O PPA deve ser elaborado no

Leia mais

BIZUS DE AFO. Bizus.indb 1 07/10/ :25:52

BIZUS DE AFO. Bizus.indb 1 07/10/ :25:52 BIZUS DE AFO Bizus.indb 1 07/10/2014 11:25:52 Bizus.indb 2 07/10/2014 11:25:53 BIZUS DE AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DEUSVALDO CARVALHO Teoria resumida Foco nos temas mais importantes De

Leia mais

Capítulo 9. Conta Única do Tesouro Nacional

Capítulo 9. Conta Única do Tesouro Nacional Capítulo 9. Conta Única do Tesouro Nacional 9.5. Questões de concursos públicos Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição 1. (Cespe TRE-RJ Analista Judiciário Contabilidade 2012) Questão bastante simples!

Leia mais

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária IGEPP Câm. Dos Deputados Administração Financeira e Orçamentária Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 5 29/09/2015 Mecanismos retificadores do orçamento (Créditos adicionais). Exercícios Revisão

Leia mais

Orçamento na Constituição Federal de Art. 167

Orçamento na Constituição Federal de Art. 167 Orçamento na Constituição Federal de 1988 Art. 167 Vedações Constitucionais em Matéria Orçamentária Art. 167. São vedados: I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;

Leia mais

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA.

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. Conteúdo da Aula Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. 1 Orçamento na CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual (PPA); II - as diretrizes orçamentárias (LDO);

Leia mais

MUNICIPIO DE GUARATUBA

MUNICIPIO DE GUARATUBA PROJETO DE LEI Nº 1.441/2017 Data: 30 de outubro de 2.017. Súmula: Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Guaratuba para o exercício financeiro de 2018. O Prefeito do Município de Guaratuba,,

Leia mais

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária IGEPP Câm. Dos Deputados Administração Financeira e Orçamentária Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 4 02/12/2014 Alterações orçamentárias. Créditos ordinários e adicionais. Exercícios Revisão 2

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRE/RN 2011) Definindo o orçamento como um ato de previsão da receita e fixação da despesa, a elaboração do Projeto

Leia mais

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade : Auditoria de Controle Externo - Contabilidade Olá pessoal, tudo bem? Nosso simulado de hoje será a prova do TCE-PA. Me siga no meu grupo de dicas no facebook, no meu canal do youtube e no periscope (@GiovanniPacelli).

Leia mais

Tópico 4: Balanço Orçamentário.

Tópico 4: Balanço Orçamentário. Tópico 4: Balanço Orçamentário. 1. (ESAF/MDIC/2012/Analista de Comércio Exterior) Assinale a opção que indica uma das causas para o desequilíbrio que pode ser observado entre a previsão da receita atualizada

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários:

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: (A) competência e objetividade. (B) exclusividade e especificação.

Leia mais

Prefeitura Municipal de DIAS D AVILA ESTADO DA BAHIA

Prefeitura Municipal de DIAS D AVILA ESTADO DA BAHIA Projeto de Lei n. 278 /2007 De 28 de setembro de 2007. Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Dias D avila para o exercício financeiro de 2008. A Câmara Municipal de Dias D avila, Estado da

Leia mais

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO.

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 PPA - LDO LOA Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br . PPA LDO LOA 2016 2016 2017 2017 2018 2018 2019 2019 Art. 167 (...) 1º Nenhum investimento cuja execução

Leia mais

Segundo o Art. 165 da CF/88

Segundo o Art. 165 da CF/88 Segundo o Art. 165 da CF/88 CAPÍTULO II DAS FINANÇAS PÚBLICAS Seção II DOS ORÇAMENTOS Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias;

Leia mais

Portanto, a LRF NÃO determina que a LDO deva dispor sobre a destinação de recursos provenientes da realização de operações de crédito.

Portanto, a LRF NÃO determina que a LDO deva dispor sobre a destinação de recursos provenientes da realização de operações de crédito. Capítulo 7. Operação de Crédito 7.5. Questões de concursos públicos 1. (Cespe MPE-PI Analista Ministerial 2012) A LRF estabelece que a LDO deve estabelecer sobre: a) equilíbrio entre receitas e despesas;

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Resolução da Prova ICMS - GO Professor: Daniel Façanha

Resolução da Prova ICMS - GO Professor: Daniel Façanha Aula demonstrativa Curso: Contabilidade Pública para ICMS-BA Professores: Luiz Airosa e Daniel Façanha Resolução da Prova ICMS - GO Professor: Daniel Façanha Prezados alunos, Segue a prova resolvida. Espero

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont LEI Nº 1.717 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2016. Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Dumont para o exercício de 2017, e dá outras providências. lhes são conferidas por lei, ADELINO DA SILVA CARNEIRO,

Leia mais

Avenida Brasil, 723 Jardim América- Santa Maria da Vitória - Bahia - CEP CNPJ n.º / LEI Nº.1043 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017

Avenida Brasil, 723 Jardim América- Santa Maria da Vitória - Bahia - CEP CNPJ n.º / LEI Nº.1043 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017 LEI Nº.1043 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017 ESTIMA A RECEITA E FIXA DESPESA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2018 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL SANTA MARIA

Leia mais

CAPÍTULO I DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

CAPÍTULO I DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL LEI MUNICIPAL Nº 5.767, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estima a Receita e fixa as Despesas do Município de Taquara/RS, para o exercício de 2016. TITO LIVIO JAEGER FILHO, Prefeito Municipal de Taquara, Estado

Leia mais

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 Edição n 507

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 Edição n 507 LEI Nº 65 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 INSTITUI O PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO - MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DAS MATAS BA, PARA O PERÍODO DE 2014 A 2017 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO

Leia mais

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA Noções de Orçamento Público 63. Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais sentidos é a queda da

Leia mais

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS . Professor Bruno Eduardo Site: http://www.brunoeduardo.com Email: professor@brunoeduardo.com Facebook: http://www.facebook.com/professorbrunoeduardo PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade: o orçamento anual

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.991/2012

RESOLUÇÃO CFM nº 1.991/2012 RESOLUÇÃO CFM nº 1.991/2012 (Publicada no D.O.U. de 23 de maio de 2012, Seção I, p. 112) Aprova as reformulações orçamentárias dos Conselhos Regionais de Medicina dos Estados do Espírito Santo, Distrito

Leia mais

O que é orçamento público?

O que é orçamento público? O que é orçamento público? É a previsão de arrecadação de receitas e a fixação de despesas para um período determinado. É computar, avaliar, calcular a previsão da arrecadação de tributos e o gasto de

Leia mais

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014 ORÇAMENTO Paula Freire 2014 PRINCÍPIOS Exclusividade Universalidade Unidade Anualidade Programação O PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE Art. 165, 8, da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO Nº 5168 de 14 de janeiro de 2010. Dispõe sobre a programação financeira do Poder Executivo com vistas à compatibilização entre a realização da receita e a execução da despesa para o exercício financeiro

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Caso o Anexo de Metas fiscais não possa ser cumprido, suas despesas serão limitadas nos próximos 30 dias, salvo despesas

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 3

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 3 Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 3 Turma IGEPP 2016 Dicas on line no Periscope: @GiovanniPacelli Dicas no Face: https://www.facebook.com/groups/dicasgiovannipacelli/

Leia mais

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária.

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. Reforma da Constituição de 1824 e CF 1934: competência compartilhada do

Leia mais

Resolução de questões de concursos públicos Convênios. Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas.

Resolução de questões de concursos públicos Convênios. Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. de questões de concursos públicos Convênios Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. Foco total nos estudos porque já estão

Leia mais

PROJETO DE LEI. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017.

PROJETO DE LEI. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017. PROJETO DE LEI Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o Esta Lei estima a receita da

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

Lei nº 2.172/13, de 17 de Outubro de 2013.

Lei nº 2.172/13, de 17 de Outubro de 2013. Lei nº 2.172/13, de 17 de Outubro de 2013. DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Turvo, Estado de Santa Catarina. Faço

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Elaboração do orçamento. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Elaboração do orçamento. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Elaboração do orçamento Prof. Thamiris Felizardo O ciclo orçamentário, também conhecido como processo orçamentário, pode ser definido como um procedimento

Leia mais

Câmara Municipal da Estância Turística de Avaré A S S E S S O R I A J U R Í D I C A Processo n.º 193/2.016. Projeto de Lei nº 133/2016. Autor: Prefeito Municipal Assunto: Dispõe sobre abertura de Crédito

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 4 Prof. Sergio Barata (FCC Procurador Pref. Campinas/SP 2016) Dentre as vedações estabelecidas

Leia mais

QUESTÕES DE AFO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

QUESTÕES DE AFO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO QUESTÕES DE AFO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 1 Processo Legislativo Orçamentário Simplificado - PPA, LDO E LOA 1 - Poder Executivo 2 Poder Legislativo - Comissão de Orçamento 3 Poder Legislativo - Plenário 4

Leia mais

Tópico 00 Câmara dos Deputados

Tópico 00 Câmara dos Deputados Tópico 00 Câmara dos Deputados (Cespe/IPEA/2008/Técnico Superior em Orçamento) No que se refere aos princípios orçamentários brasileiros e ao poder de legislar sobre orçamento, julgue os itens seguintes.

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Fernando Lima Gama Junior O orçamento passa por diversas fases, até estar pronto para ser executado, e por outras, mesmo depois de sua execução,

Leia mais

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Contabilidade Pública ACI DF/2013 Tópico 5 Email:giovanni_pacelli@hotmail.com 1 Projeto do curso Tópico Itens do edital Aulas 1 Contabilidade Pública: conceito, objeto e campo de aplicação (NBCT 16.1).

Leia mais

LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências.

LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências. LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha,

Leia mais

ESTADO DA ALAGOAS Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar GABINETE DO PREFEITO CNPJ / LEI No. 499/18. DE 02 DE JANEIRO DE 2018.

ESTADO DA ALAGOAS Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar GABINETE DO PREFEITO CNPJ / LEI No. 499/18. DE 02 DE JANEIRO DE 2018. LEI No. 499/18. DE 02 DE JANEIRO DE 2018. Estima a receita e fixa a despesa do município de Pão de Açúcar, Estado Alagoas para o exercício financeiro de 2018. O PREFEITO MUNICIPAL DE PÃO DE AÇÚCAR, no

Leia mais

Orçamento na Constituição Federal de Art. 166

Orçamento na Constituição Federal de Art. 166 Orçamento na Constituição Federal de 1988 Art. 166 O processo legislativo orçamentário segue regras próprias que o distinguem do processo legislativo ordinário. Trata-se, portanto, de um processo legislativo

Leia mais

ORÇAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988

ORÇAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 Capítulo 2 ORÇAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 2.1. PLANO PLURIANUAL PPA 1. (CESPE TRT/8ª REGIÃO/2016 ANAL. JUD. ADM.) No tocante às diretrizes constitucionais pertinentes ao Plano Plurianual

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 003/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 003/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação. Lei Estadual n Parte 2 Prof. Cláudio Alves

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação. Lei Estadual n Parte 2 Prof. Cláudio Alves ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Com relação aos créditos adicionais, esta lei segue os mesmos parâmetros da Lei 4.320/64, que da mesma forma são definidos como sendo

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 5ª Fase Princípios da LRF Período 2006 2016 Princípios da LRF 1) FCC - AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL - PREFEITURA DE SÃO PAULO (2007) Analise as afirmações

Leia mais