Representação do Conhecimento, Memória e o Uso de Normas na Investigação Científica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Representação do Conhecimento, Memória e o Uso de Normas na Investigação Científica"

Transcrição

1 Seminários em Ciências do Comportamento Representação do Conhecimento, Memória e o Uso de Normas na Investigação Científica Andressa Bonafé Charlise Albrecht

2 Roteiro: 1) Breve introdução à Psicologia Cognitiva 2) A Representação Mental do Conhecimento 3) Processos de Memória 4) Uso de Normas na Pesquisa Experimental em Psicologia

3 Psicologia Cognitiva Estuda como as pessoas percebem, aprendem, lembram-se e pensam sobre a informação. A Ciência Cognitiva é um campo multidisciplinar que se utiliza de idéias e métodos da Psicologia Cognitiva, da Psicobiologia, da IA, da Filosofia, da Lingüística e da Antropologia.

4 Métodos de Pesquisa (a) experimentos de laboratório ou outros experimentos controlados; (b) pesquisa psicobiológica; (c) autoavaliações; (d) estudos de caso; (e) observação naturalística; e (f) simulações por computador e IA. Os objetivos compreendem a coleta e a análise de dados, o desenvolvimento de teorias, a formulação e a testagem de hipóteses, e até mesmo a aplicação em ambientes fora do contexto da pesquisa.

5 Representação do Conhecimento Forma pela qual as pessoas conhecem em suas mentes as coisas, ideias e eventos que existem fora de suas mentes. Ausência de métodos de observação direta. Alternativas: - Abordagem Racionalista (Epistemologia Clássica) - dedução lógica. Duas classes de estruturas do conhecimento: 1) Declarativo: fatos que podem ser declarados. Informações factuais. Data do seu aniversário, nome do cônjuge 2) Procedural: procedimentos que podem ser executados. Fazer arroz, dirigir um carro Saber o que X Saber como

6 Psicologia Cognitiva: Busca de dados empíricos para a representação do conhecimento. a) Experimentos laboratoriais - como pessoas lidam com tarefas que exigem a manipulação do conhecimento representado mentalmente. b) Estudos Neuropsicológicos - como o cérebro responde a tarefas que envolvem tal conhecimento. Relações entre déficits na representação do conhecimento e patologias associadas.

7 Conhecimento Declarativo: Palavras X Figuras Representações externas: descrição ou desenho? Nenhuma representação mantém todas as características do que está sendo representado. G-A-T-O Figura: representação análoga ao objeto real (todo ou parte). Atributos concretos similares. Informações simultâneas. Palavra: representação simbólica (todo). Relação arbitrária (aplicação de regras). Informações abstratas - dicionário - e sequenciais.

8 Imaginação Representação mental de coisas que não estão sendo percebidas pelos órgãos sensoriais. Experiências vividas ou não. Cenários impossíveis. Pode envolver qualquer modalidade sensorial.

9 Código Dual (Allan Paivio, 1969/1971) Dois códigos mentais para representar o conhecimento: 1) Imaginário (analógico) e não-verbal: imagens (análogas aos estímulos físicos que observamos). Exemplo: face de uma pessoa. 2) Código verbal (simbólico): palavras (símbolos arbitrários para representar ideias). Exemplo: verdade.

10 Como usamos esses dois tipos de representação? Responder às perguntas: A cauda de um gato é suficientemente longa para atingir a ponta do seu nariz? Os gatos gostam de comer peixe? As pernas traseiras e dianteiras de um gato são do mesmo tamanho e forma? Experimentos de Paivio: sequência de figuras x sequência de palavras. Diferenças no processamento de informações verbais e imaginárias.

11 Imagens que evocam informações verbais simbólicas

12 Hipótese Proposicional (Anderson & Bower, 1973) Proposição = significado subjacente a uma relação particular entre conceitos. Forma abstrata, mentalismo. Não armazenamos representações mentais na forma de imagens ou palavras, mas de proposições. Elas não podem ser percebidas com os olhos ou explicadas. Forma intrínseca ao cérebro humano. Facilitam a descrição do processamento cognitivo. Simplificação = Cálculo do Predicado [Relação entre os elementos] ([Elemento do sujeito],[elemento do objeto])

13

14 Armazenamento do conhecimento como significados profundos (proposições). Recordar = evocar representação proposicional + recriar código verbal ou imaginal Imagens mentais não são analógicas (incapacidade de traçar mentalmente de forma exata) mas construídas com base no conhecimento proposicional.

15 Formas Integrantes (Stephen Reed, 1974) Figuras Ambíguas (Chambers & Reisberg, 1985/1992)

16 Outra interpretação: códigos proposicionais influenciam imagens mentais

17 Hipótese da Equivalência Funcional Imaginação visual não é idêntica à percepção visual, mas são funcionalmente equivalentes. Similaridades: movimentos, tamanho, geração de informações, tempo de construção. (Shepard & Metzler, 1971)

18 Representação do Conhecimento Declarativo Conhecimento simbólico Unidade fundamental = CONCEITO (meio econômico de manipulação de informação). ESQUEMAS DE CONCEITOS: estruturas mentais para representar o conhecimento, abrangendo conceitos inter-relacionados em uma organização significativa. Dependem da pessoa e do contexto. Incluem subesquemas. Abrangem fatos típicos e variações. Variam em grau de abstração. Permitem inferências.

19 Aplicações dos esquemas: Como representamos informações na memória? Como crianças desenvolvem compreensão cognitiva de como o mundo funciona? Inteligência Artificial (scripts)

20 Redes Semânticas Elementos (nós) = conceitos. Conexões = relações classificadas. Podem envolver: Pertencimento à categoria. Atributos. Outras relações semânticas. Relações classificadas formam vínculos na memória que capacitam a pessoa a conectar vários nós em uma maneira significativa.

21 Exemplo de Rede Semântica Relações de Hierarquia x Associações Frequentes (Redes)

22 Memória Definição - O que é? Processos e estruturas envolvidos na capacidade de adquirir, armazenar e evocar informações. A memória é o coração do funcionamento intelectual humano (Ellis & Hunt, 1995).

23 Estruturas A memória não é uma única habilidade ou função, mas uma complexa combinação de subsistemas mnemônicos. Que sistemas cognitivos permite termos capacidade de memória?

24 Sensorial Mesmo quando não estamos prestando atenção, nossos sentidos estão recebendo informações no meio externo e que vão sendo organizadas conscientemente ou não pelo nosso cérebro e se transformando em memória. a) Visual: também chamada de icônica, torna uniformes as imagens à nossa frente, preenchendo lacunas. b) Auditiva: também chamada de ecóica, permite a recordação imediata e precisa do som; Capta a informação chegada pelos sentidos e logo transfere para o próximo sistema de memória.

25 Curto Prazo - Depósito temporário para que pequenas quantidades de informação. Se não for importante, sai logo do depósito ou se perde, temporariamente ou para sempre. - Distribui os recursos cognitivos para executar as múltiplas tarefas com que se depara; - Evita que se acumulem datas, números e outras informações desnecessárias; - O tipo de armazenamento desta memória permite fazer cálculos mentais, recordar uma lista de atividades a cumprir e outras atividades cotidianas.

26 Longo Prazo - Organiza e mantém disponível a informação durante períodos mais longos, caracterizando-se por não possuir limites nem em sua duração e nem em sua capacidade. - Contém (retêm) toda a informação que somos capazes de armazenar ao longo de toda a vida. - À medida em que se formam novas recordações, aquelas mais antigas se atualizam, mudam, se perdem ou são revisadas. Isto se chama processamento construtivo.

27 Conteúdo O que lembramos? Conhecimentos gerais: fatos, significado de palavras, aparência de objetos, cores MEMÓRIA SEMÂNTICA Experiências pessoais MEMÓRIA EPISÓDICA Habilidades ou rotinas MEMÓRIA PROCEDURAL

28 Processos Como lembramos? Aquisição: etapa da codificação Exemplo: atenção Armazenamento: etapa de retenção Exemplo: relacionar com algo já conhecido Evocação: etapa de acesso à informação Exemplo: na ponta da língua

29 Uso de normas Permitem avançar no estudo da memória, linguagem e áreas afins utilizando materiais sobre os quais se tem melhor conhecimento podendo, dessa maneira, aprimorar a qualidade e confiabilidade de seus resultados.

30 - Normas de concretude; - Normas de associação semântica para conceitos naturais; - Normas de tríades para testes de memória; - Normas de palavras associadas DRM; - Normas de frequência de ocorrência; - Normas de figuras de objetos comuns; - Normas de associação semântica para palavras contextualizadas.

31 Referências Ellis, H. C., & Hunt, R. R. (1993). Fundamentals of cognitive psychology. 5.ed. Madison: Brown Benchmark. Sternberg, R. J. (2010). Psicologia Cognitiva (Traduc a o da 5 a ed.). Sa o Paulo: Cengage.

A ciência da cognição

A ciência da cognição A ciência da cognição A Psicologia Cognitiva Cognição As pessoas pensam. Psicologia cognitiva Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam. Estudantes de psicologia cognitiva As pessoas pensam

Leia mais

Conceitos de Orientação a Objetos. Objeto Atributo Classe Método

Conceitos de Orientação a Objetos. Objeto Atributo Classe Método Conceitos de Orientação a Objetos Objeto Atributo Classe Método Objeto Tudo em Orientação Objeto é OBJETO Objeto, no mundo físico, é tipicamente um produtor e consumidor de itens de informação máquina,

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem Teorias de aprendizagem Aprendizagem e memória Comportamentalista (S-R) acentua a relação entre estímulo e comportamento observável fatores que facilitam a aprendizagem: exercício (aumenta a força de conexão

Leia mais

ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR

ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR Luciane Ponte Neuropsicóloga COGNIÇÃO Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em

Leia mais

Grupo I. 1. «A memória é o suporte essencial dos processos de aprendizagem». Esta afirmação é

Grupo I. 1. «A memória é o suporte essencial dos processos de aprendizagem». Esta afirmação é AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Ficha de Verificação de Conhecimentos 90 minutos 2º

Leia mais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) A fenômenos B imagem de A (observações Estágio Curricular Supervisionado em Física II D causas? (nãoobserváveis) REALIDADE Leis, Teorias, Princípios

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

Ciências da Linguagem e da Cognição

Ciências da Linguagem e da Cognição Ciências da Linguagem e da Cognição Representação da informação verbal. Representação linear e ancoramento. Representação do conhecimento baseada no significado. Retenção dos significados verbal e visual.

Leia mais

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): Sobre o Artigo Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): 417-457 Searle John Rogers Searle (Denven, 31 de julho de 1932) é um filósofo e escritor estadunidense,

Leia mais

Fases no processamento da informação Esquemas. Social

Fases no processamento da informação Esquemas. Social Cognição Social e pensamento social Cognição social Fases no processamento da informação Esquemas Copyright, 2005 José Farinha Cognição Social Definição: Processamento da informação social - pensamento

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

Psicologia Cognitiva I

Psicologia Cognitiva I 1 Psicologia Cognitiva I 1. Resumo descritivo 1.1. Elementos básicos Curso Unidade Curricular Área Científica Ano / Semestre ECTS Horas de Contacto Professores responsáveis Docentes 1.2. Síntese descritiva

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/20 Psicologia

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2)

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Paradigma Simbólico Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Revisão da aula anterior: definição de IA Podemos associar o termo IA com: Parte da ciência da computação

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas

Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas Joel Luis Carbonera (grupo BDI Bancos de dados inteligentes PPGC - UFRGS)

Leia mais

Lobo frontal e funções executivas

Lobo frontal e funções executivas Lobo frontal e funções executivas Funções executivas Conjunto de operações mentais que organizam e direcionam os diversos domínios cognitivos categoriais para que funcionem de maneira biologicamente adaptativa

Leia mais

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa Aprendizagem e Neurodiversidade Por André Luiz de Sousa Você provavelmente já se perguntou: o que é a aprendizagem? Como aprendemos? Neste breve texto, falaremos um pouco sobre este assunto. A aprendizagem

Leia mais

1 Apresentação e justificativa

1 Apresentação e justificativa 1 Apresentação e justificativa Esta dissertação insere-se na área de Psicolinguística e tem como foco de investigação o modo como informação linguística e visual integram-se no processo de compreensão

Leia mais

Luciana Brooking T. Dias

Luciana Brooking T. Dias Luciana Brooking T. Dias Mestranda em Psicologia Clínica e Neurociência PUC/Rio Introdução Memória de Trabalho possível causa de problemas de aprendizagem. Modelo de Baddeley: Executivo Central (EC), Alça

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória MEMÓRIA Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória Andressa Knetsiki, Jessica Fiais de Mello, Letícia D. V. de Alleluia Estagiárias

Leia mais

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA Inteligência Artificial Outras abordagens à conceituação de IA Retomada da aula passada O histórico do computador está entrelaçado ao histórico da IA Diversos acontecimentos contribuíam para o atual estado

Leia mais

Representação de Conhecimento

Representação de Conhecimento Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Representação de Conhecimento Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente. A mente, sistema de construção do mundo A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não copia a informação interpreta-a. A informação em si não possui qualquer

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2014/2015 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

Linguagens Lógicas. Aluno: Victor Rocha

Linguagens Lógicas. Aluno: Victor Rocha Linguagens Lógicas Aluno: Victor Rocha Roteiro Introdução Cálculo de Predicados Proposições Conectores Lógicos Variáveis Tipos de Cláusulas fatos regras Banco de Dados Prolog Fatos em Prolog Questões Unificação

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

Reflexão Pessoal A Memória

Reflexão Pessoal A Memória Reflexão Pessoal A Memória Depois de ter feito a reflexão sobre a aprendizagem, vou agora realizar esta que será a última reflexão deste 2º Período, sobre a memória. Como inúmeros outros termos (inteligência,

Leia mais

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA

PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA PÔSTER PO30 PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL NECESSÁRIA Resumo Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste Faculdade de Educação/USP marciaborin@unioeste.br,marciaborin@usp.br

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental www.leocoelho.net/interacao INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY MARIA ESTER MORITZ PSICOLINGUÍSTICA Conhecer as origens, o objeto de estudo

Leia mais

Princípios de Design: Conceituação

Princípios de Design: Conceituação Engenharia de Produtos e Processos O Projeto Conceitual 1ª Parte Design, Percepção Visual e Atratividade Prof. Dário Furtado 1 Projeto de Produto - Prof. Dário Furtado Princípios de Design: Conceituação

Leia mais

Infraestrutura de Hardware. Funcionamento de um Computador

Infraestrutura de Hardware. Funcionamento de um Computador Infraestrutura de Hardware Funcionamento de um Computador Computador: Hardware + Software Perguntas que Devem ser Respondidas ao Final do Curso Como um programa escrito em uma linguagem de alto nível é

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.

Leia mais

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley MEMÓRIA Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos memórias da Riley Diferentes subdivisões sistemas e estruturas cerebrais diferentes Pode ser subdividida em : Memória de curto prazo - acontecimentos recentes

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi (saulopz@gmail.com) Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Conceitos de Inteligência e Inteligência Artificial.

Leia mais

Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento (GEORC) UNESP de Marília

Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento (GEORC) UNESP de Marília Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento (GEORC) UNESP de Marília DISCUSSÃO DO TEXTO - Representação temática da informação e mapas cognitivos: interações possíveis. Autora do

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 5 Esquemas para Representação do Conhecimento Incerteza e Imprecisão Redes Semânticas Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º

Leia mais

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953)

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953) Aula 5 Abordagens Teóricas Psicologia experimental Lei de Hick-Hyman Lei de Fitts Psicologia cognitiva Processador Humano de Informação Princípio de Gestalt Atividades Abordagem teórica As primeiras abordagens

Leia mais

Introdução aos Computadores e Programação

Introdução aos Computadores e Programação Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução aos Computadores e Programação Prof Pedro Vunge II Semestre de 2018 SUMÁRIO : INTRODUÇÃO ÀPROGRAMAÇÃO 2 Introdução à Programação Nos dias

Leia mais

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC?

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? É o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador. "A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito

Leia mais

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015.

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015. Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Podemos entender as di culdades de aprendizagem como um sintoma, e se compararmos a uma febre isso ca mais

Leia mais

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou Percepção Ambiental Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Denomina-se MEIO AMBIENTE qualquer condição ou influência situada fora de um organismo, grupo ou outro sistema que se analise, consistindo basicamente

Leia mais

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Disciplina - Aspectos Fonoaudiológicos nos Distúrbios de Aprendizagem Fga. Ms. Adriana de Souza Batista adrianabatista@gmail.com CRDA Curso de Pós-Graduação

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO

PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO Neurocomputação Funcionamento do cérebro humano e os neurônios Formação das conexões e como se concebe teoricamente a aquisição do conhecimento, formalizando-os em procedimentos

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA COGNITIVA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA COGNITIVA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA COGNITIVA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular PSICOLOGIA

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 2

Inteligência Artificial. Aula 2 Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

Interface Humano-Computador IHC Aspectos Cognitivos

Interface Humano-Computador IHC Aspectos Cognitivos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Formosa Interface Humano-Computador IHC Aspectos Cognitivos Prof. M.Sc. Victor Hugo Lázaro Lopes IHC Fatores Humanos e Ergonomia AGENDA Introdução

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

MEMÓRIA. Neste teste veremos : DA APRENDIZAGEM VISUAL imediata visual. tardia visual. de reconhecimento visual

MEMÓRIA. Neste teste veremos : DA APRENDIZAGEM VISUAL imediata visual. tardia visual. de reconhecimento visual MEMÓRIA Memória Sensorial-Motora - É responsável pelo processamento inicial da informação sensorial e sua codificação. A aquisição de informação se dá na forma de entradas sensoriais de todos os orgãos

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM 1. Introdução

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM 1. Introdução 331 CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM 1 Victor Cesar Amorim Costa 2, Sérgio Domingues 3 Resumo: Várias são as teorias que se propuseram a explicar a aprendizagem. Este estudo

Leia mais

UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS

UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS 1 UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS EM ALGORITMOS 1.1 NOÇÕES DE LÓGICA a) Conceitos: - Lógica é a ciência que estuda as leis do raciocínio; coerência; raciocínio. - Lógica como técnica nos ensina a usar corretamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEMÓRIA OPERACIONAL FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEMÓRIA OPERACIONAL FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEMÓRIA OPERACIONAL FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO FONOLÓGICO Mônica Araújo Almeida Monografia apresentada

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Visão Computacional. Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes TCC Introdução à Ciência da Computação (2012.

Visão Computacional. Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes TCC Introdução à Ciência da Computação (2012. Visão Computacional Prof. Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br TCC-00.169 Introdução à Ciência da Computação (2012.1) Visão Humana Responsável por cerca de 75% de nossa percepção O ato

Leia mais

Inteligência Artificial: Introdução

Inteligência Artificial: Introdução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Inteligência Artificial: Introdução DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Daniel Enos / Heitor Medeiros

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação O QUE É UM COMPUTADOR?

Leia mais

Psicologia Cognitiva Rep. Conhecimento

Psicologia Cognitiva Rep. Conhecimento Ergonomia 1º Ano Psicologia Cognitiva Rep. Conhecimento You are what you know (Albert E.) Representação do conhecimento papa? pnoriega@fmh.utl.pt Conhecimento armazenamento, integração e organização da

Leia mais

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA Um padrão para a unificação de conceitos e procedimentos pode ser definido verticalmente e transversalmente para todos os anos de escolaridade A compreensão e as aptidões associadas à maioria dos esquemas

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação Intuição Pensamento Sentimento Julgamento Percepção E

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução O Que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que

Leia mais

A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis que não estão presentes na máquina de von Neumann:

A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis que não estão presentes na máquina de von Neumann: Faculdade de Engenharia de Computação Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias PUC-Campinas João Luís Garcia Rosa 2004 2 A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

Introdução a Inteligência Artificial

Introdução a Inteligência Artificial 1 Introdução a Inteligência Artificial Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução a Conceitos Agindo de forma humana Pensando como humano Pensando racionalmente

Leia mais

CONSUMO CONSUMIDOR &

CONSUMO CONSUMIDOR & CONSUMIDOR &CONSUMO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONDICIONANTES EXTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Atitudes/Necessidades Perce pção Aprendizagem (memória) Atividades de marketing Cultura

Leia mais

Aplicação de teorias cognitivas ao projeto de objetos de aprendizagem

Aplicação de teorias cognitivas ao projeto de objetos de aprendizagem Aplicação de teorias cognitivas ao projeto de objetos de aprendizagem Liane Margarida Rockenbach Tarouco CINTED/UFRGS Silvio Luiz Souza Cunha Instituto de Física/UFRGS 1 Projeto de objetos de aprendizagem

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Definição: Planejamento é um processo que exige organização, sistematização,

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Teoria Geral dos Sistemas Prof. Gerson Volney Lagemann A Base de Tudo: Problemas similares podem ser resolvidos com soluções similares. Certas características e regras acontecem em todas as áreas. SISTEMA:

Leia mais

Angela Righi. Doutoranda PPGEP/UFRGS

Angela Righi. Doutoranda PPGEP/UFRGS Angela Righi Doutoranda PPGEP/UFRGS Outubro/2010 Multidisciplinar Abrangente ergonomia medicina engenharia design psicologia fisiologia biomecânica matemática física Automação Máquinas como extensão da

Leia mais

Variáveis e Memória. Revisão. Conceitos. Operações sobre a memória

Variáveis e Memória. Revisão. Conceitos. Operações sobre a memória Variáveis e Memória Revisão Estudamos, na Introdução, que os programas de computador implementam algoritmos, os quais manipulam um conjunto de dados para produzir um resultado. O algoritmo é um conjunto

Leia mais