ESALQ - USP. Capítulo 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESALQ - USP. Capítulo 1"

Transcrição

1 ESALQ - USP Capítulo 1 1

2 Escola Primária no Vietnã Agosto de 1998

3 ÁGUA COMO PRINCÍPIO UNITÁRIO DO UNIVERSO Tales de Mileto (~ a.c.) Tudo é água.

4 QUAL DESSES É DIFERENTE? Molécula Peso Molecular (g) Hidrogênio (H 2 ) Metano (CH 4 ) Água (H 2 O) Nitrogênio (N 2 ) Etano (CH 3 -CH 3 ) Oxigênio (O 2 ) Dióxido de carbono (CO 2 ) Propano (CH 3 -CH 2- CH 3 ) A água é líquida à temperatura ambiente!

5 ESTRUTURA DA MOLÉCULA DE ÁGUA A MOLÉCULA DE ÁGUA consiste de um átomo de oxigênio ligado covalentemente a dois átomos de hidrogênio. As duas ligações O-H formam um ângulo de 105 o. Por ser mais eletronegativo que o hidrogênio, o oxigênio tende a atrair os elétrons da ligação covalente. Essa atração resulta em uma carga negativa parcial na extremidade da molécula formada pelo oxigênio e uma carga positiva parcial em cada hidrogênio. Essas cargas parciais são iguais, de forma que a molécula de água não possui carga líquida.

6

7 ELETRONEGATIVIDADE Hidrogênio 2,1 Hélio, Argônio 0,0 Lítio, Cálcio, Magnésio 1,0 Carbono 2,5 Nitrogênio, Cloro 3,0 Oxigênio 3,5 Flúor 4,0

8 A MOLÉCULA DE ÁGUA consiste de um átomo de oxigênio ligado covalentemente a dois átomos de hidrogênio. As duas ligações O-H formam um ângulo de 105 o. Por ser mais eletronegativo que o hidrogênio, o oxigênio tende a atrair os elétrons da ligação covalente. Essa atração resulta em uma carga negativa parcial na extremidade da molécula formada pelo oxigênio e uma carga positiva parcial em cada hidrogênio. Essas cargas parciais são iguais, de forma que a molécula de água não possui carga líquida.

9

10 ESTRUTURA DA MOLÉCULA DE ÁGUA A POLARIDADE DAS MOLÉCULAS DE ÁGUA GERA PONTES DE HIDROGÊNIO Essa separação de cargas parciais, juntamente com a forma da molécula de água, torna a água uma molécula polar, enquanto cargas parciais opostas entre moléculas de água vizinhas tendem a atraílas mutuamente. A fraca atração eletrostática entre moléculas de água, conhecida como PONTES DE HIDROGÊNIO, é responsável por muitas das propriedades físicas não-comuns da água.

11 PONTES DE HIDROGÊNIO HENRY CAVENDISH ( ) - foi um cientista brilhante, mas só foi totalmente reconhecido anos depois da sua morte. Sua maior realização foi a descoberta do hidrogênio em Ele o chamou de ar inflamável. Seu trabalho levou-o a provar que a água não era um elemento. Ele também pesquisou outros gases, especialmente "ar fixo" (gás carbônico). Em 1798 ele calculou a massa da terra.

12 PONTES DE HIDROGÊNIO A HENRY CAVENDISH ( ) deve-se: 1. Descoberta do hidrogênio gasoso em 1776; 2. Provou que a água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. Denominou as ligações entre o H e O de pontes de H em 1784; 3. Descobriu a composição da atmosfera.

13 PONTES DE HIDROGÊNIO

14 PONTES DE HIDROGÊNIO Água a ligação de hidrogênio é mais forte quando o átomo de hidrogênio está em uma linha reta entre dois átomos de oxigênio Ácido Acético

15 FORÇAS INTERIÔNICAS E INTERMOLECULARES Quando pode ocorrer, a ligação de hidrogênio é suficientemente forte para dominar todos os outros tipos de ligações intermoleculares. A ligação de hidrogênio é tão forte que sobrevive até mesmo no vapor em algumas substâncias kj mol -1 Pontes de H (O-H, N-H, F-H) 40 Íon-íon (somente íons) 250 Íon-dipolo (cátion dissolvido em água) 15 Dipolo-dipolo (molécula polar cercada por outra polar) 2 Dispersão 2

16 IMPORTÂNCIA DAS PONTES DE HIDROGÊNIO AS PONTES DE HIDROGÊNIO TÊM UM PAPEL VITAL na manutenção de formas das moléculas biológicas. A forma de uma molécula de proteína é governada parcialmente por pontes de H; e quando as ligações se quebram, a molécula de proteína perde a sua função. Quando cozinhamos um ovo, a albumina clara torna-se branca leitosa, porque o calor quebra as pontes de H entre suas moléculas, que se desmancham em um arranjo irregular.

17 IMPORTÂNCIA DAS PONTES DE HIDROGÊNIO VEGETAÇÃO, PARTICULARMENTE ÁRVORES ENORMES, como as sequóias são mantidas eretas pelas numerosas pontes de H intermoleculares, que existem entre as moléculas de celulose que formam grande parte do seu volume. A força da madeira deve-se em grande parte à força das pontes de H entre as moléculas vizinhas de celulose

18 PONTES DE HIDROGÊNIO O gel para cabelo funciona quebrando e refazendo as pontes de H com as proteínas do cabelo

19 ANIMAÇÃO: Estrutura da água e formação de pontes de H Hydrogen Bonds and Water from Northland Community and Technical College

20 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA 1. BIPOLARIDADE 2. TENSÃO SUPERFICIAL 3. COESÃO 4. ADESÃO 5. CAPILARIDADE E ASCENSÃO 6. EMBEBIÇÃO 7. PRESSÃO DE EMBEBIÇÃO 8. CALOR ESPECÍFICO 9. CALOR LATENTE DE VAPORIZAÇÃO 10. CALOR LATENTE DE FUSÃO 11. PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃO 12. DENSIDADE 13. VISCOSIDADE 14. COMPRESSIBILIDADE 15. TRANSPARÊNCIA 16. TRANSMISSIBILIDADE DE SOM

21 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA BIPOLARIDADE A molécula de água apresenta-se eletricamente neutra, porém a distribuição assimétrica dos elétrons resulta numa molécula bipolar, com um lado apresentando uma carga positiva e o outro apresentando carga negativa. A água dissolve com facilidade compostos polares não iônicos, como açúcares, álcoois simples, aldeídos e cetonas. Isso é possível devido à sua capacidade de estabelecer pontes de hidrogênio com os grupos funcionais destes compostos. Esta propriedade é importante, já que a maioria dos solutos de importância biológica são polares. Assim, tanto os minerais absorvidos quanto os produtos orgânicos da fotossíntese são translocados sob a forma de solução aquosa.

22 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA TENSÃO SUPERFICIAL Observe um lago no verão ou na primavera.; você poderá observar os insetos aquáticos sobre sua superfície como se fosse uma capa plástica esticada. Observe a água que pinga de uma torneira. Cada gota adere ao bordo e balança por um momento. A seguir logo que a gota se desprende, puxada pela gravidade, sua superfície externa se estica, envolvendo toda a esfera à medida que cai livremente. Observe a formação de uma bolha de água e sabão. Todos esses fenômenos citados constituem o resultado da tensão superficial.

23 TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA As patas do inseto formam covinhas na superfície da folha A tensão superficial surge das forças atrativas agindo sobre as moléculas da superfície. Uma molécula dentro do líquido experimenta forças atrativas em todas as direções, mas uma molécula na superfície experimenta uma força na direção do interior do líquido

24 TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA De posse de uma agulha ou de um clipe, coloque-a delicadamente sobre a superfície de um copo com água. Flutuará. O metal é muito mais denso que a água, e, apesar do princípio de Arquimedes, a agulha flutuará sobre a água.

25 Arquimedes : 287 a.c a.c Arquimedes nasceu no ano de 287 a.c. na cidade de Siracusa, na Sicília. Filho do astrônomo Fídias, desde pequeno foi apresentado à astronomia, que lhe despertou o interesse pela matemática e, mais especificamente, pela geometria. Ainda jovem, foi para o Egito estudar em Alexandria, berço de grandes pensadores e local onde se encontrava a mais famosa biblioteca de todos os tempos. De todos os seus feitos, o mais famoso foi o episódio da coroa. A fim de agradar os deuses, Híeron II pediu a um joalheiro para que fizesse uma coroa, para a qual, forneceu uma certa quantidade de ouro. Ao receber do joalheiro, o projeto concluído, desconfiou que este o tentara enganar misturando prata à liga da coroa, ficando com parte do ouro para si. Imediatamente chamou Arquimedes, que já estava cansado de tantos pedidos, na maioria das vezes absurdos. O principal nó desse problema era a impossibilidade de se medir o volume da coroa, dada a complexidade do seu desenho. E foi na famosa banheira que Arquimedes percebeu que ao submergir uma parte do seu corpo, o nível de água subia e, de repente, percebeu a importância do que acabara de descobrir e gritou Heureca, heureca (Achei, achei). O fato de ele ter saído correndo sem roupas pelas ruas não tem comprovação. É mais provável que o povo da época tenha feito brincadeiras a respeito desse episódio, como ainda se costuma fazer com muitos cientistas. Arquimedes descobriu que o volume da coroa era o mesmo que o volume de água por ela deslocada quando submergida. E foi ainda mais longe, descobriu que todo corpo, quando mergulhado em um fluído, sofre uma força de baixo para cima e esta força tem o mesmo valor que o peso do fluído deslocado. Assim, Arquimedes descobriu não só que o joalheiro havia enganado o rei, misturando prata à liga da coroa, como determinou a quantidade exata de prata utilizada. E como recompensa, Arquimedes pediu que fosse poupada a vida do joalheiro, pois, sem ele, não teria acontecido uma das maiores descobertas da Física.

26 TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA

27 TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA Exercício 1: Aperte e afaste os dedos sucessivamente e observe a molécula esticar e encolher.

28 TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA A tensão superficial é causada pela coesão das moléculas de água. A razão desta extraordinária coesão situa-se na estrutura da molécula. A molécula de água, como podemos recordar, é um tetraedro, isto é, possui quatro lados, sendo dois positivos e dois negativos. Em conseqüência, cada molécula de água tende a formar pontes de hidrogênio com quatro outras moléculas. Cada ponte individual é frágil e de curta duração de vida, mas a soma total de todas as pontes mantém a água com força extraordinária.

29 ANIMAÇÃO: Estrutura tetraédrica da água Structure of Water by John Kyrk

30 TENSÃO SUPERFICIAL DE VÁRIOS LÍQUIDOS 20 o C Tensão superficial : medida da rigidez do filme que cobre uma superfície líquida N m -1 Água: H 2 O 0,0729 Água 100 o C 0,0580 Pentano: C 5 H 12 0,0161 Benzeno: C 6 H 6 0,0289 Etanol: C 2 H 5 OH 0,0223 Mercúrio: Hg 0,0460 Glicerol: C 3 H 5 (OH) 3 0,0634

31 TENSÃO SUPERFICIAL DO Hg 0,0729 0,0460 Água Mercúrio Quando as forças adesivas entre um líquido e um vidro são mais fortes que as forças coesivas dentro do líquido, as bordas do menisco formam-se para fora (esquerda). Quando as forças coesivas são mais fortes que as adesivas, como são para mercúrio em vidro, as bordas da superfície curvam-se para dentro (direita)

32 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA COESÃO As mesmas atrações intramoleculares que resultam em alta tensão superficial, resultam também na extraordinária coesão da água. A água pura pode ser submetida a forças de tração descomunais antes que as moléculas de água sejam afastadas entre si. COESÃO = ATRAÇÃO MÚTUA ENTRE AS MOLÉCULAS

33 COESÃO DA ÁGUA

34 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA ADESÃO refere-se à atração da água a uma fase sólida, como a parede celular, parede interna de vasos de xilema, ou a superfície de um vidro. As fortes forças de adesão fazem com que um filme se forme sobre a superfície limpa de uma lâmina de vidro (ESQUERDA). Se a mesma lâmina de vidro receber uma fina camada de óleo (DIREITA), as forças de adesão entre a água e o óleo são menores que as forças de coesão entre as moléculas de água. Conseqüentemente, gotas de água se formam.

35 RESUMINDO TENSÃO SUPERFICIAL : TENDÊNCIA DAS MOLÉCULAS DA SUPERFÍCIE EM SEREM PUXADAS PARA DENTRO QUANTO MAIOR A TENSÃO SUPERFICIAL, MAIS RIJO É O FILME DA SUPERFÍCIE. TENSÃO SUPERFICIAL SURGE DO DESEQUILÍBRIO DE FORÇAS INTERMOLECULARES NA SUPERFÍCIE DE UM LÍQUIDO. ELA É RESPONSÁVEL PELA TENDÊNCIA DE LÍQUIDOS FORMAR GOTAS E PELOS EFEITOS DA CAPILARIDADE. A ÁGUA TEM UMA ELEVADA TENSÃO SUPERFICIAL OU RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO OU CAPACIDADE DE SE ESTICAR DEVIDO À ALTA COESÃO E ADESÃO.

36 O professor de Biologia informou a seus estudantes que mais de 90 % do corpo humano é feito de água. Um dos alunos comentou: "Certo, mas em algumas meninas a tensão superficial é mais gostosa."

37 IMPORTÂNCIA DA COESÃO E ADESÃO ASCENSÃO DA SEIVA EM PLANTAS as fortes forças de coesão e adesão da molécula de água impendem que as colunas de água no interior dos vasos de xilema se rompam, principalmente durante as horas mais quentes do dia, quando as tensões são muito grandes.

38

39

40 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA Coesão, adesão e tensão superficial originam um fenômeno conhecido como CAPILARIDADE, movimento ascendente de água, por distâncias pequenas, ao longo de um tubo capilar de vidro, através dos microporos do solo ou nos interstícios da parede celulósica.

41 CAPILARIDADE Toalhas de papel enxugam água por AÇÃO CAPILAR dentro dos canais estreitos entre as fibras do papel.

42 ALTURA DE ASCENSÃO CAPILAR h = 2 t cos q r r g Onde: h h h h = altura de ascensão em metros t = tensão superficial da água em N m -1 q = ângulo do menisco r = raio do tubo capilar em metros r = densidade do líquido em kg m -3 g = aceleração da gravidade = 10 m s -2

43 CÁLCULO DA ALTURA DE ASCENSÃO CAPILAR h = 2 t cos q r r g h = 2 x 0,0726 N m x 10-6 m x 1000 kg m -3 x 10 m s -2 Considere um vaso de xilema onde: h =? t = 0,0726 N m -1 Para plantas, considere cos q = 1 Diâmetro do vaso = 100 mm r= 1000 kg m -3 g = 10 m s -2 h = 0,29 m ou 29 cm NÃO É O MECANISMO RESPONSÁVEL PELA A ASCENSÃO DE SEIVA EM PLANTAS!

44

45

46

47 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA A adesão das moléculas de água é causada pela diferença nas cargas entre uma extremidade e outra da molécula. Em conseqüência desta diferença nas cargas, as moléculas de água são capazes de aderir a superfícies positiva ou negativamente carregadas. Quando úmidas muitas macromoléculas biológicas, como a celulose, tendem a desenvolver cargas e, assim atrair moléculas de água. A aderência das moléculas de água é responsável por outro fenômeno biologicamente importante, denominado EMBEBIÇÃO.

48 EMBEBIÇÃO A EMBEBIÇÃO é o movimento de moléculas de água dentro de substâncias, tais como madeira ou gelatina, que intumescem ou aumentam de volume como resultado da adesão entre elas e as moléculas de água.

49 PRESSÃO DE EMBEBIÇÃO As pressões desenvolvidas pela embebição podem ser surpreendentemente grandes. EM QUEM VOCÊ APOSTARIA? X

50 PRESSÃO DE EMBEBIÇÃO Bambu (Bambusa ventricosa) rachando um vaso de concreto ao meio.

51 PRESSÃO DE EMBEBIÇÃO Calvatea sp rompendo uma camada espessa de asfalto

52 PRESSÃO DE EMBEBIÇÃO Sementes de lentilha () rompendo uma caixa de metal

53 GERMINAÇÃO e EMBEBIÇÃO Nas plantas vivas, a embebição é observada particularmente nas sementes, que podem aumentar muitas vezes seu tamanho original.

54

55 FUNÇÕES DA EMBEBIÇÃO 1. Hidratação de enzimas; 2. Mobilização metabólica, e 3. Desenvolvimento de turgor necessário para expansão celular.

56 HIDRATAÇÃO DE ENZIMAS DURANTE A GERMINAÇÃO

57 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA A TENDÊNCIA DAS MOLÉCULAS DE ÁGUA EM SE ADERIREM CONFERE à água três propriedades de grande importância biológica: (1) ALTO CALOR ESPECÍFICO; (2) ALTO CALOR LATENTE DE VAPORIZAÇÃO; (3) ALTO CALOR LATENTE DE FUSÃO.

58 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA CALOR ESPECÍFICO refere-se à quantidade de calor necessária para um aumento determinado de temperatura. É necessária uma caloria para elevar de 1 o C a temperatura de 1 grama de água. O calor específico da água é cerca de duas vezes maior que o calor específico do óleo ou do álcool. É quatro vezes o calor específico do ar ou do alumínio e nove vezes o ferro (Tabela). É DIFÍCIL ELEVAR A TEMPERATURA DA ÁGUA!

59 CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA A quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 grama de 1 o C Água 1,00 Chumbo 0,03 Ferro 0,10 Sal 0,21 Vidro 0,20 Açúcar (sacarose) 0,30 Álcool etílico 0,60 Clorofórmio 0,24

60 CALOR ESPECÍFICO DA ÁGUA POR QUE ISSO ACONTECE? A temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas. Para que a velocidade de agitação das moléculas de água aumente o bastante de modo a elevar a temperatura de 1oC, é preciso ROMPER um certo número de pontes de hidrogênio que mantêm as moléculas de água unidas entre si. Isto significa que a água precisa absorver muita energia para aumentar sua temperatura e também necessita liberar muita energia para reduzi-la. Esta propriedade confere às células vegetais (ricas em água) grande estabilidade térmica.

61 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA CALOR DE VAPORIZAÇÃO a vaporização de uma substância é a mudança do estado líquido para o gasoso. Ocorre porque as moléculas de rápido movimento do líquido se desprendem da superfície e passam para o ar. Quanto mais quente for o líquido, mais rápido será o movimento de suas moléculas e, por conseguinte, a velocidade de evaporação.

62 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA CALOR DE VAPORIZAÇÃO a vaporização de uma substância é a mudança do estado líquido para o gasoso. Ocorre porque as moléculas de rápido movimento do líquido se desprendem da superfície e passam para o ar. Quanto mais quente for o líquido, mais rápido será o movimento de suas moléculas e, por conseguinte, a velocidade de evaporação.

63 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA Para que uma molécula de água se desprenda de suas moléculas vizinhas, isto é, para que ela se evapore, é preciso que as pontes de hidrogênio se rompam. Este processo requer energia calorífica. De fato, são necessárias mais de 500 calorias para transformar 1 grama de água no estado líquido em vapor. Em conseqüência disso, quando a água se evapora, quer da superfície da nossa pele, quer da superfície de uma folha, ela absorve uma grande quantidade de calor do ambiente. Por conseguinte, a evaporação possui um efeito de resfriamento.

64 CALOR LATENTE DE VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA A quantidade de calor necessária para converter 1 grama de líquido em 1 grama de gás Água (0 o C) 596 Água (100 o C) 540 Amônia 295 Álcool etílico 236 Éter 90 Ácido fluorídrico 360 Ácido Nítrico 115

65 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA CALOR LANTENTE DE FUSÃO refere-se ao número de calorias necessárias para converter 1 grama de uma substância sólida no ponto de congelamento em 1 grama no estado líquido na mesma temperatura. Quando uma massa de água se esfria até seu ponto de congelamento, e a água e o gelo estão em contato, o calor adicional tenderá apenas a fundir o gelo e, o resfriamento, a congelar a água. Em conseqüência disso, qualquer massa de água no ponto de congelamento permanecerá mais ou menos na mesma temperatura, apesar de uma faixa bastante ampla de alterações na temperatura do ar.

66 CALOR LATENTE DE FUSÃO DA ÁGUA A quantidade de calor necessária para converter 1 grama de sólido em 1 grama de líquido Água (0 o C) 80 Álcool metílico 16 Benzeno 30 Ácido acético 45

67 ÁGUA E GELO A ÁGUA TORNA-SE MENOS DENSA AO SE CONGELAR. A água no estado líquido, como os outros fluidos, contrai-se à medida que esfria. A 4 o C, apresenta sua máxima densidade. Em seguida, expande-se quando sua temperatura cai abaixo de 4 o C. Este fenômeno está dentro da faixa de nossas expectativas comuns: sabemos que os cubos de gelo flutuam na superfície de um copo com água e que os icebergs cruzam a superfície dos oceanos.

68 DENSIDADE DA ÁGUA - g cm -3 0 o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 1, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0, o C 0,99973

69 ÁGUA E GELO O que aconteceria se a água se comportasse como um líquido comum e se tornasse cada vez mais densa à medida que se congelasse?

70 ÁGUA E GELO Os cubos de gelo e os icebergs não apenas afundariam, como também os reservatórios e lagos e, talvez os oceanos começariam a congelar do fundo para a superfície e a água jamais se fundiria novamente. Todavia, a água a 4 o C afunda, deslocando a água mais fria, que permanece na superfície. E assim, a vida continua seu curso, mantida pelas notáveis propriedades desse extraordinário líquido que tem sido seu berço desde o início dos tempos biológicos.

71 ESTADO SÓLIDO ESTADO LÍQUIDO ESTADO GASOSO

72 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃO Conferem estabilidade térmica.

73 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA VISCOSIDADE A viscosidade de um fluido indica a sua resistência a fluir, isto é, a dificuldade de uma camada deslizar ao longo da outra camada. Como as pontes de hidrogênio podem restringir o deslizar de camadas adjacentes de líquidos, a viscosidade da água é relativamente elevada em comparação com solventes que estabeleçam poucas ou nenhumas pontes de hidrogênio, como por exemplo a acetona, o benzeno, e outros solventes orgânicos com moléculas pequenas. O diminuir da viscosidade com o aumentar da temperatura reflete a quebra das pontes de hidrogênio e também o diminuir de outras forças de atração, como as de Van der Waals, devido ao aumentar do movimento térmico das moléculas (Kramer e Boyer, 1995).

74 PROPRIEDADES DA MOLÉCULA DE ÁGUA TRANSPARÊNCIA a água é transparente à luz visível mas não à luz ultravioleta e infravermelho. Isto permite o crescimento de plantas submersas a grandes profundidades. Absorção da luz ultravioleta protege os seres vivos contra seus efeitos maléficos.

75 I. Estrutura Molecular da Água e suas Propriedades Físico-Químicas RICARDO FERRAZ DE OLIVEIRA, Ph.D Professor Associado do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ-USP Tel. (19) rfol@usp.br Formação: Bacharel em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em 1984; Mestrado em Fisiologia de Plantas pela Texas A&M University em 1989; Doutorado em Agronomia pela Texas A&M University em Áreas de Atuação: Fisiologia de plantas sob condições de estresse hídrico, salino e térmico. Determinação de trocas gasosas em plantas e Instrumentação em Fisiologia Vegetal.

ÁGUA. Prof. Ricardo Kluge

ÁGUA. Prof. Ricardo Kluge ÁGUA Prof. Ricardo Kluge (rakluge@usp.br) www.rakluge.com.br ÁGUA COMO PRINCÍPIO UNITÁRIO DO UNIVERSO Tales de Mileto (~ 625-545 a.c.) Tudo é água. ESTRUTURA DA MOLÉCULA DE ÁGUA A atração eletrostática

Leia mais

Fisiologia Vegetal. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros

Fisiologia Vegetal. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Fisiologia Vegetal Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Unidade I: Relações hídricas Aula 1 Importância Funções para os vegetais Propriedades físico-químicas e térmicas Movimento de água na

Leia mais

Biologia Molecular ÁGUA

Biologia Molecular ÁGUA Biologia Molecular ÁGUA Direitos autorais reservados. INTRODUÇÃO A vida depende de reações químicas que ocorrem dentro das células reações bioquímicas do metabolismo. Constituição da matéria viva: água,

Leia mais

Forças Intermoleculares

Forças Intermoleculares Forças Intermoleculares Você já se perguntou por que a água forma gotas ou como os insetos conseguem caminhar sobre a água? Gota d'água caindo sobre a superfície da água. Inseto pousado sobre a superfície

Leia mais

ÁGUA, SOLUBILIDADE E PH

ÁGUA, SOLUBILIDADE E PH Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Bioquímica Médica Curso: Enfermagem e Obstetrícia ÁGUA, SOLUBILIDADE E PH ÁGUA: UM COMPONENTE E SOLVENTE UNIVERSAL A ÁGUA

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

Química Aplicada e Bioquímica,

Química Aplicada e Bioquímica, Química Analítica Cristina Costa Química Aplicada e Bioquímica, 2006-2007 2007 Introdução A Água 2 A maior parte das reacções químicas que vamos estudar ocorrem em solução aquosa. 3 4 Estrutura da água

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Fisiologia Vegetal

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Fisiologia Vegetal A água e a célula vegetal IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DA ÁGUA NAS PLANTAS FISIOLOGIA VEGETAL Relações hídricas Parte I Pombal PB Cada g de M. O. produzida pela pta 500 g de água: Absorvidos pelas raízes Transportados

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 02 Determinar a polaridade de cada ligação e da molécula como um todo CCl 4 HCCl 3 C 2 H

Leia mais

Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água

Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água slide 1 Propriedades fundamentais da água A palavra hidráulica vem de duas palavras gregas: hydor (que significa água ) e aulos (que significa tubo ). É importante

Leia mais

RELAÇÕES HÍDRICAS NAS PLANTAS

RELAÇÕES HÍDRICAS NAS PLANTAS RELAÇÕES HÍDRICAS NAS PLANTAS 23 DE FEVEREIRO DE 2018 (1ª aula do bloco) Programa Para a Aula de Hoje: Conteúdos do bloco de aulas sobre relações hídricas nas plantas. Razões para estudar as relações hídricas

Leia mais

Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos Aumenta Propriedades das Moléculas Orgânicas Propriedades Físicas e Químicas dos Compostos Orgânicos A partir das ligações químicas que unem os átomos de suas moléculas, e das forças que agem entre elas

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES A intensidade das forças intermoleculares em diferentes substâncias varia em uma grande faixa, mas elas são muito mais fracas que ligações iônicas covalentes.

Leia mais

Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I

Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I Aula: 03 Temática: Componentes Inorgânicos das Células Parte I As substâncias inorgânicas existem na natureza, independentemente dos seres vivos, mas algumas delas podem ser encontradas nas células. Acompanhe!

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES São as forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular.

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS. Karla Gomes Diamantina-MG PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS Karla Gomes Diamantina-MG Introdução As substâncias orgânicas, em sua maioria, são formadas por moléculas. Estas interagem entre si por interações intermoleculares.

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos

Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos Os principais fatores que influenciam nas propriedades físicas dos compostos orgânicos são: O tamanho das moléculas; Os tipos de interação intermolecular. Temperatura de Ebulição e Fusão Quanto mais fortes

Leia mais

Aula 15 15/mai Rafael

Aula 15 15/mai Rafael Aula 15 15/mai Rafael Em condições ambientes, compostos iônicos são sólidos devido à forte atração entre seus cátions e ânions. Metais são quase todos sólidos devido à ligação metálica. Já os compostos

Leia mais

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES Chama-se ligações intermoleculares, ou forças intermoleculares, a forças atrativas entre moléculas ou átomos sem que haja partilha significativa de eletrões. As ligações intermoleculares devem-se a forças

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MEDICINA VETERINÁRIA PROFA. DRA. VIVIAN C. C. HYODO. Aula 1 Água

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MEDICINA VETERINÁRIA PROFA. DRA. VIVIAN C. C. HYODO. Aula 1 Água UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MEDICINA VETERINÁRIA PROFA. DRA. VIVIAN C. C. HYODO Aula 1 Água COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MATÉRIA VIVA Principais átomos C, H, O, N, P, S. Principais Moléculas 70% a 80% Água 10%

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções

Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções 1-C X e T devem ter a mesma carga com sinais contrários: +1 e -1, +2 e -2 ou +3 e -3. 2-B A) Fe 2 S 3 B) CsCl C) CaI 2 D) Al 2 3 E) Ba 3 N 2 Quanto maior a diagonal

Leia mais

Fisiologia Vegetal O 2 ATMOSFERA H 2 O SOLO CO 2

Fisiologia Vegetal O 2 ATMOSFERA H 2 O SOLO CO 2 Fisiologia Vegetal Fatores ambientais Abióticos e bióticos CO 2 O 2 ATMOSFERA Crescimento e desenvolvimento SOLO H 2 O Elementos minerais Mecanismos das células vegetais Absorção e transporte de água e

Leia mais

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj A teoria do calórico (~1779) Para atingir o estado de equilíbrio térmico, T 1 T 2 T 1 > T 2 -Substância fluida - invisível - peso desprezível T a quantidade de calórico Esta teoria explicava um grande

Leia mais

29/2/2008. Interações intermoleculares

29/2/2008. Interações intermoleculares Química 2 ano Forças Intermoleculares Décio Helena Fev/08 O tipo de interação existente entre as moléculas e/ou íons definem algumas propriedades importantes das substâncias, como o estado físico, temperaturas

Leia mais

Aspectos Bioquímicos da Água

Aspectos Bioquímicos da Água Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Aspectos Bioquímicos da Água Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc mackswendhell@gmail.com A concentração de água varia entre os organismos

Leia mais

Aula 6. Forças Intermoleculares

Aula 6. Forças Intermoleculares ACH5521 - Química Geral Aula 6. Forças Intermoleculares Profa Káthia M. Honório (kmhonorio@usp.br) Quais são as forças envolvidas em cada caso? Questões Por que a água é encontrada na forma líquida e não

Leia mais

A Ciência Central. David P. White

A Ciência Central. David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Princípios fisico-químicos laboratoriais Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 3 Química orgânica o Seção 3.1 Ligação e estrutura molecular o Seção 3.2 Funções orgânicas - Hidrocarbonetos

Leia mais

As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão (ligação) entre moléculas.

As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão (ligação) entre moléculas. 2.1.3 Ligações intermoleculares (com alterações no original) As ligações intermoleculares devem-se a forças de natureza eletrostática e explicam a coesão (ligação) entre moléculas. As ligações intermoleculares

Leia mais

Forças intermoleculares. Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio

Forças intermoleculares. Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio Estado gasoso O estado da matéria mais simples é o gás. Descrevemos esse

Leia mais

Química 2º Ano. Professora Cristina Lorenski Ferreira

Química 2º Ano. Professora Cristina Lorenski Ferreira Química 2º Ano Professora Cristina Lorenski Ferreira 2016 1 GEOMETRIA MOLECULAR POLARIDADE DAS MOLÉCULAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PROFESSORA CRISTINA LORENSKI FERREIRA 2 ALGUNS QUESTIONAMENTOS Como

Leia mais

LUAULA. Professor: Eduardo Ulisses

LUAULA. Professor: Eduardo Ulisses LUAULA Professor: Eduardo Ulisses Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas. I. Nas estruturas de Lewis, a ligação covalente resulta do compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos.

Leia mais

FCAV/UNESP. ASSUNTO: Forças Intermoleculares. Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran

FCAV/UNESP. ASSUNTO: Forças Intermoleculares. Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran FCAV/UNESP ASSUNTO: Forças Intermoleculares Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 2 FLUXOGRAMA PARA RECONHECER OS PRINCIPAIS TIPOS DE FORÇAS INTERMOLECULARES 3 ENERGIA TÍPICA REQUERIDA PARA O ROMPIMENTO

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 46 Um limão foi espremido num copo contendo água e as sementes ficaram no fundo do recipiente. A seguir, foi adicionado ao sistema um pouco de açúcar, que se dissolveu

Leia mais

Forças intermoleculares

Forças intermoleculares Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio As ligações de hidrogênio são responsáveis pela: Flutuação do gelo

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Formação das Ligações O modelo RPECV, baseado principalmente nas estruturas de Lewis,

Leia mais

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker Estrutura atômica e ligação interatômica Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 2, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos

Leia mais

Ligação Iônica. Ligação Metálica. Ligações Química. Ligação Covalente. Polaridade. Geometria. Ligações Intermoleculares

Ligação Iônica. Ligação Metálica. Ligações Química. Ligação Covalente. Polaridade. Geometria. Ligações Intermoleculares Ligação Iônica Ligação Metálica Ligações Química Ligação Covalente Polaridade Geometria Ligações Intermoleculares Teoria do octeto Os átomos se estabilizam com 8 elétrons na última camada. (Porém existem

Leia mais

Interações intermoleculares e sua influência nas propriedades das substâncias

Interações intermoleculares e sua influência nas propriedades das substâncias Interações intermoleculares e sua influência nas propriedades das substâncias Forças intermoleculares Forças intermoleculares são forças de coesão entre as moléculas São muito mais fracas do que as ligações

Leia mais

Química A Extensivo V. 5

Química A Extensivo V. 5 Química A Extensivo V. 5 Exercícios 01) Respostas: a) f) k) b) g) l) c) h) m) d) i) n) e) j) o) 02) E 03) A 04) 12 05) 60 * A representação dos ângulos de ligação é apenas aproximada. 01. Errada. A molécula

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES QUÍMICA GERAL

FORÇAS INTERMOLECULARES QUÍMICA GERAL FORÇAS INTERMOLECULARES QUÍMICA GERAL FORÇAS INTERMOLECULARES As forças intermoleculares, forças que existem entre as moléculas, contribuem em grande parte com as propriedades físicas apresentadas pelos

Leia mais

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Ligações Metálicas LIGAÇÕES METÁLICAS Os metais são materiais

Leia mais

Interações intermoleculares

Interações intermoleculares Comparações entre ligações e interações químicas Ligação covalente : Interação intramolecular Ligação de hidrogênio: Interação intermolecular Forças íon-dipolo Existem entre um íon e a carga parcial em

Leia mais

Geometria molecular :

Geometria molecular : CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2017 Geometria molecular : Forma como os átomos estão espacialmente dispostos em uma molécula. A geometria de uma molécula depende do número

Leia mais

FORÇAS INTERMOLECULARES

FORÇAS INTERMOLECULARES FORÇAS INTERMOLECULARES O O Forças Intermoleculares Forças intermoleculares são as forças que ocorrem entre uma molécula e a molécula vizinha. A existência de substâncias nos estados gasoso, líquido e

Leia mais

Química Fascículo 02 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida

Química Fascículo 02 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Química Fascículo 02 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Ligação Covalente...1 Ligação Iônica...3 Teoria de Lewis...5 Ligações Intermoleculares...6 Exercícios...7

Leia mais

Ligações químicas. Forças de ligações secundárias

Ligações químicas. Forças de ligações secundárias Ligações químicas Forças de ligações secundárias 1 Introdução Forças intermoleculares. Genericamente - são responsáveis pela possibilidade de liquefação e solidificação das moléculas. São de fraca intensidade

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 9º Ano nº 1

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 9º Ano nº 1 Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 9º Ano nº 1 1. Se você escolher alguns materiais do ambiente, como uma laranja, uma moeda, uma rolha, entre outros, e colocá-los em um recipiente contendo água, vai notar

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

Química Orgânica prof. Eduardo. Módulo QG 10 Apst. 2

Química Orgânica prof. Eduardo. Módulo QG 10 Apst. 2 Química Orgânica prof. Eduardo Polaridade de Ligações Polaridade de Moléculas Módulo QG 10 Apst. 2 Geometria Molecular (Repulsão dos pares de elétrons da camada de valência) HCl CO 2 H 2 O LINEAR LINEAR

Leia mais

Aula 10 26/mai Marcelo Ligação iônica versus ligação covalente Veja as ligações esquematizadas abaixo, cada qual acompanhada do respectivo valor de diferença (Δ, delta) entre as eletronegatividades de

Leia mais

Forças intermoleculares

Forças intermoleculares Disciplina: Química Prof.: Ivo Turma: TR 02/06/2016 Tema da aula: Aulas 15 Forças intermoleculares Forças intermoleculares Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas

Leia mais

Composição Química das Células: Água e Sais Minerais

Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Composição Química das Células: Água e Sais Minerais Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.

Leia mais

A análise da matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Os demais constituintes moleculares estão representados pelos sais

A análise da matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Os demais constituintes moleculares estão representados pelos sais 1 2 A análise da matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Os demais constituintes moleculares estão representados pelos sais minerais e pelas substâncias orgânicas como proteínas,

Leia mais

Ligações Químicas Interações Intermoleculares

Ligações Químicas Interações Intermoleculares Ligações Químicas Interações Intermoleculares WWW.QUIMUSICANDO.ZZ.VC Prof. Jackson Alves Ligações intermoleculares O que mantém as moléculas unidas nos estados líquido e sólido? Que força faz a água, contrariando

Leia mais

1. Algumas Propriedades dos Líquidos

1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1.1 Viscosidade Alguns líquidos, como o melaço e o óleo de motor, fluem lentamente; enquanto que outros, como a água e a gasolina, fluem rapidamente. A resistência

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Geometria molecular : Forma como os átomos estão espacialmente dispostos em uma molécula. A geometria de uma molécula depende do número

Leia mais

ÁGUA NO SOLO 1. INTRODUÇÃO

ÁGUA NO SOLO 1. INTRODUÇÃO 1 ÁGUA NO SOLO PROF. GILSON MOURA FILHO/SER/UFAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: FÍSICA DO SOLO 1. INTRODUÇÃO "A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

QUÍMICA. Forças Intermoleculares

QUÍMICA. Forças Intermoleculares Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 4R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA Forças Intermoleculares DEFINIÇÃO: As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas,

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PC. Percebe-se pela geometria apresentada, que: 3 2 () A hibridização de é sp d. 2 2 6 2 6 2 0 6 2 0 6 Xe (Z 54) : s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p Xe (camada de valência): SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES

LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERMOLECULARES Ligações Químicas INTRAmoleculares INTERmoleculares Tipo de Ligação Química INTERMOLECULAR INTRAMOLECULAR Magnitude Comparativamente FRACA FORTE Polaridade em Ligações

Leia mais

Estrutura da Matéria Profª. Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Profª. Fanny Nascimento Costa Estrutura da Matéria Profª. Fanny Nascimento Costa (fanny.costa@ufabc.edu.br) Aula 12 Forças intermoleculares Estrutura da Matéria A pergunta que começou nossa jornada: DO QUE TUDO É FEITO? RESPOSTA: depende

Leia mais

MUDANÇA DE ESTADO ROMPIMENTO DE FORÇAS INTERMOLECULARES

MUDANÇA DE ESTADO ROMPIMENTO DE FORÇAS INTERMOLECULARES MUDANÇA DE ESTADO ROMPIMENTO DE FORÇAS INTERMOLECULARES DEFORMAÇÃO DA NUVEM ELETRÔNICA EFEITO COLISÃO = CHOQUE ///// EFEITO INDUÇÃO = VARIAÇÃO ELÉTRICA DIPOLO INDUZIDO FORÇAS DE LONDON ///// DIPOLO INSTANTÂNEO

Leia mais

INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

INTERAÇÕES INTERMOLECULARES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA QUÍMICA INORGÂNICA FUNDAMENTAL I INTERAÇÕES INTERMOLECULARES Prof. Fabio da Silva Miranda e-mail: miranda@vm.uff.br

Leia mais

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - o processo I sugere a evaporação (transformação física) dos componentes do medicamento. - a decomposição das substâncias (transformação química) que constituem o princípio

Leia mais

GEOMETRIA MOLECULAR A Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A X + X 2+ X 3+ Y 3- Y 2- Y -

GEOMETRIA MOLECULAR A Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A X + X 2+ X 3+ Y 3- Y 2- Y - Química Acácio Alves 01. (Idecan/CNEN/Técnico em Química/2014) Considere que os compostos com NaCl, LiBr, K2SO4, entre outros, são iônicos e formados a partir de íons (cátions e ânions) que se juntam para

Leia mais

QUÍMICA. Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2

QUÍMICA. Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2 QUÍMICA Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2 Prof a. Giselle Blois Forças ou Ligações Intermoleculares Em

Leia mais

Revisão de Ligações Químicas

Revisão de Ligações Químicas Revisão de Ligações s 1. Explique o que é Eletronegatividade. Material de Apoio para Monitoria 2. Explique a Teoria do Octeto. 3. Como funcionam as ligações iônicas? 4. O que são compostos iônicos? Cite

Leia mais

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos.

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 1) Introdução A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 2) Elementos químicos da matéria viva Existem 96 elementos químicos que ocorrem

Leia mais

SLC Aula 10 Profa. Ana Paula O movimento da água e dos solutos nas plantas

SLC Aula 10 Profa. Ana Paula O movimento da água e dos solutos nas plantas SLC 0622 - Aula 10 Profa. Ana Paula O movimento da água e dos solutos nas plantas Para cada grama de matéria orgânica produzida pela planta, cerca de 500g de água são absorvidos pelas raízes, transportados

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

A ÁGUA NO METABOLISMO DOS ANIMAIS

A ÁGUA NO METABOLISMO DOS ANIMAIS A ÁGUA NO METABOLISMO DOS ANIMAIS Estrutura molecular da água A água se assume um tetraedro irregular. Lado do oxigênio = rico em elétrons Lado do hidrogênio = rico em prótons 1 Características da Molécula

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Química Orgânica I. Formas de representação de moléculas orgânicas e interações intermoleculares Aula 3

Química Orgânica I. Formas de representação de moléculas orgânicas e interações intermoleculares Aula 3 Química rgânica I Formas de representação de moléculas orgânicas e interações intermoleculares Aula 3 Profa. Alceni Augusta Werle ProfaTânia Márcia Sacramento Melo 2- Formas de representação de moléculas

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (B) Somente os fenômenos químicos constituem uma Reação Química, portanto: I fenômeno físico. II fenômeno químico III fenômeno físico

Leia mais

Geometria Molecular e Forças Intermoleculares

Geometria Molecular e Forças Intermoleculares Geometria Molecular e Forças Intermoleculares GEOMETRIA MOLECULAR DEPENDE: Disposição espacial dos núcleos dos átomos. Repulsão dos pares eletrônicos das ligações ou pares livres dos átomos. Obs. Toda

Leia mais

- TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE

- TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS - TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE TEMPERATURA DE EBULIÇÃO Depende do tipo de -LIGAÇÃO INTERMOLECULAR e do - TAMANHO DAS MOLÉCULAS LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

Leia mais

UDESC 2016/2 QUÍMICA. Comentário. I. Verdadeira. 0,07 mg 1 kg x mg 14 kg. Na 2 PO 3. F 144 g 19 g 7,58 mg x mg. x = 0,98 (limite de ingestão diária)

UDESC 2016/2 QUÍMICA. Comentário. I. Verdadeira. 0,07 mg 1 kg x mg 14 kg. Na 2 PO 3. F 144 g 19 g 7,58 mg x mg. x = 0,98 (limite de ingestão diária) QUÍMICA I. Verdadeira. 0,07 mg 1 kg x mg 14 kg x = 0,98 (limite de ingestão diária) Na PO 3 F 144 g 19 g 7,58 mg x mg x = 1 mg (que já é maior que o limite de ingestão diária) 1 II. Verdadeira. 0,07 mg

Leia mais

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Luis Eduardo C. Aleotti Química Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos PROPRIEDADES FÍSICAS O que é? - Características da matéria, determinadas de forma experimental. - Não são alteradas,

Leia mais

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA

QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA QUÍMICA 2ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 06 DE MAIO A 12 DE MAIO 8ª SEMANA 1. (G1 - utfpr) Os cinco desenhos a seguir representam frascos contendo água líquida abaixo da linha horizontal Assinale a alternativa

Leia mais

A estrutura atômica do hidrogênio, a mais simples de todos os elementos químicos, apresenta um próton no núcleo, e um elétron, na camada externa.

A estrutura atômica do hidrogênio, a mais simples de todos os elementos químicos, apresenta um próton no núcleo, e um elétron, na camada externa. O ELEMENTO HIDROGÊNIO INTRODUÇÃO Embora na terra ocupe o nono lugar entre os elementos em termos de ocorrência, correspondendo a 0,9% da massa do planeta, é o mais abundante no universo, pois apresenta

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

Como classificar os elementos. Classificação periódica dos elementos químicos. As tríades de Döbereiner. Lei das oitavas 06/09/2017

Como classificar os elementos. Classificação periódica dos elementos químicos. As tríades de Döbereiner. Lei das oitavas 06/09/2017 Como classificar os elementos Classificação periódica dos elementos químicos 1650: prata, arsênio, ouro, carbono, cobre, ferro, mercúrio, chumbo, enxofre, antimônio e estanho; Hemnning Brand: tentando

Leia mais

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV)

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) GEOMETRIA MOLECULAR TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) A teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência afirma que o arranjo geométrico dos átomos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Matéria é formada por átomos que se unem espontaneamente uns aos outros

INTRODUÇÃO. Matéria é formada por átomos que se unem espontaneamente uns aos outros Ligações químicas INTRODUÇÃO Matéria é formada por átomos que se unem espontaneamente uns aos outros John Dalton (1766-1844) químico inglês considerado o pai do átomo Como os átomos estão unidos entre

Leia mais

Conceitos básicos da morfologia de angiospemas

Conceitos básicos da morfologia de angiospemas Nomes: Helena Streit, Juliana Schmidt da Silva e Mariana Santos Stucky Introdução Ascensão da água e nutrientes inorgânicos A ascensão da água e dos solutos através do xilema é um processo que requer uma

Leia mais

08/08/2017. Objetivos da aula

08/08/2017. Objetivos da aula Objetivos da aula Desenvolver a capacidade de preparar uma solução em diferentes unidades de expressão de concentração. Compreender o mecanismo de dissolução de uma substância e os fatores que afetam a

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS FONTE: Tabela Periódica da IUPAC/versão 2005(adaptada). Acesso: http://www.iupac.org/reports/periodic_table/ 25 QUESTÃO 3 Analise este quadro, em que se

Leia mais

Tensão Superficial INTRODUÇÃO

Tensão Superficial INTRODUÇÃO Tensão Superficial INTRODUÇÃO enômenos de superfície têm interesse multidisciplinar e são importantes tanto para a ísica quanto para a Química, a Biologia e as Engenharias. Além disso, há vários efeitos

Leia mais

Fases da matéria Massa especifica Densidade

Fases da matéria Massa especifica Densidade Fases da matéria Massa especifica Densidade PRIMÓRDIOS RDIOS DA HIDROSTÁTICA TICA A hidrostática, estudo do equilíbrio dos líquidos, é inaugurada por Arquimedes. Diz a lenda que Hierão, rei de Siracusa,

Leia mais