CARACTERIZAÇÃO DA RESINA POLURETANAS PRODUZIDA A PARTIR DE OLÉOS VEGETAIS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO DA RESINA POLURETANAS PRODUZIDA A PARTIR DE OLÉOS VEGETAIS."

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO DA RESINA POLURETANAS PRODUZIDA A PARTIR DE OLÉOS VEGETAIS. Elaine R. P. Pinto 1* (PG), Armando F. Gameiro Jr 1* (PG), Ademir Francisco dos Santos 1 (PG), Wanderson Trindade 1 (PG), Wagner L. Polito 2 (PQ), Younés Messadeq 1 (PQ) e Sidney J. L. Ribeiro 1 (PQ). Instituto de Química Unesp - Araraquara. Departamento de Química Geral e Inorgânica, CP: 355, , armando@iq.unesp.br 1- Instituto de Química Unesp - Araraquara. Departamento de Química Geral e Inorgânica, CP: 355, Instituto de Química de São Carlos USP. Departamento de Química,CP Characterization of resin polyuretanes manfactured from vegetable oils. Polyurethanes materials (PU) are quite versatile polymers and with the adequate choice of the row material (precursors) can be prepared as a thermoplastic, thermosetting, elastomer, rigid PU foam or adhesive. This paper describes experiments performed on preparing a special kind of moisture cure resin (water cure). The designed resins based on castor oil was characterized by analytical procedures based on ASTM specifications, by using FTIR spectroscopy and thermal analyzes. The synthesis was carried out successfully, resulting a urethane with final stabilization by reaction with air moisture. The formation of the typical linkage of the PU, could be followed by mean of FTIR spectra obtained during the cure using the NCO peak decrease with time. The TG-DTA curves indicate also the thermal stability on the temperature range of 25 to 600 o C. Introdução O termo poliuretano é mais usado por conveniência, pois se refere a uma classe dos compostos macromoleculares contendo a ligação URETANA. Esses polímeros não são derivados da simples polimerização de uma molécula uretana monomérica, mas de um processo de policondensação uretana. O interesse pelos poliuretanos surgiu somente em 1937, pois Carother havia produzido as super poliamidas e isso levou a GERMAN I. G. FARBENINDUSTRIE a investigar materiais similares não cobertos pelas patentes da DU PONT. Assim em 26 de março de 1937, OTTO BAYER e seus colaboradores (no laboratório da I. G. FARBENINDUSTRIE em LEVERKUSEN) descobriram a polimerização por adição de diisocianato com macroglicóis para produzir poliuretanos. Logo a seguir, Bayer obteve a patente alemã deste processo (BAYER, 1949 apud SAUNDERS, 1988). Poliuretanos (PU) são polímeros muito versáteis que pela escolha adequada dos precursores podem ser preparados como um termoplástico, termorrígido, elastômero, espuma rígida ou adesivo. Portanto, o pré-polímero PU com cura pela umidade do ar vem se tornando importante ferramenta na formulação de materiais. As propriedades estratégicas dos sistemas de poliuretanos com cura por umidade são: adesão, resistência à abrasão, dureza, resistência química e resistência a solventes, baixa temperatura de aplicação, tolerância à alta umidade, facilidade de aplicação, autocatálise e,

2 uma das mais relevantes, é a redução de componentes toxicos (monômeros de isocianatos livres). Uma outra característica como demanda crescente de mercado é o uso de polióis derivados de óleo de mamona, uma fonte renovável e com simplicidade de síntese de derivados. As ligações do tipo uretana se formam quando um grupo (-NCO) em um diisocianato (ou poliisocianato) reage com espécies químicas dihidroxiladas (ou polihidroxiladas). A reação que apresenta a formação de um poliuretano (PU) está representada na Figura 1. O nocn R NCO + nho R` OH OCN (R N C O R`) n OH Figura 1. Reação básica para a formação de um poliuretano H Experimental Materiais Os materiais utilizados neste trabalho são: Xileno e Acetato de Etil Glicol (Bandeirantes Química); Propilenoglicol (Agro Química Maringá); Óleo de Mamona (Ceralit); Diisocianato de Tolueno e Trimetilolpropano (Brazmo), Butilhidroxi Tolueno (Química Bpar Ltda), Tolueno PA ACS (Qemis), Álcool Isopropílico PA (Qemis) N-Dibutilamina (Vetec). Procedimento para a síntese da Resina PU. A síntese da resina Uretana (R1) seguiu o procedimento descrito por De Carlo. Para a fabricação da resina foi usado um reator de 6 Litros de capacidade, com controle de temperatura, pressão, agitação mecânica e ambiente inerte. Caracterização da Resina A resina foi caracterizada seguindo as normas da ASMT. A determinação do índice de hidroxila foi baseada na norma ASTM D O índice de isocianato (NCO) que indica a porcentagem em massa de grupos isocianatos disponíveis para reagir com o poliol, água e outros componentes, foi baseado na norma ASTM D Para os ensaios de viscosidade, foram feitas medidas de variação da viscosidade em Copo Ford, seguindo a Norma ASTM A resina também foi caracterizado por Espectroscopia de Infravermelho (FTIR) e por analise térmica (TG/DTA).

3 Resultados e Discussão A resina R1 apresentou uma viscosidade de 167,5 mm 2 /s. O índice de NCO livre foi de 5%, com era previsto nos cálculos da formulação. O estudo de IV foi realizado para observar o comportamento cinético da reação de polimerização com a umidade do ar. As condições adotadas para a análise IV foram: % de Transmitância com acúmulo de 32 Varreduras, com resolução de 4 cm -1 na faixa de absorção de cm -1, utilizou-se o modo de transmitância em janelas de KBr para a aplicação do filme. Com acompanhamento da reação entre o grupo NCO e a água, formando poliuréia. A Figura 2 apresenta o espectro de IV para a resina PU, com o principal objetivo de identificar as bandas características, que servirá de referência para o acompanhamento da cura. % Transmitância ν C=O ν NCO Número de onda (cm -1 ) Figura 2. Espectro IV da amostra da resina, no primeiro tempo estudado (0h).

4 A Tabela 1 apresenta a identificação das principais bandas de absorção das resinas PU. Tabela 1. Atribuições das principais bandas das resinas PU. Número de onda (cm -1 ) Atribuições* ν N-H Amínico ν ass C-H e CH ν s C-H (olefínico) 2274 ν ass N=C=O isocianato 1740 ν ass C=O carbonila 1619 ν s C-C (Aromático) 1535 δ C-N + N-H (Isocianato) C-O-C (Éster) C-O-C (Éster) O acompanhamento da cura foi feito nos seguintes tempos: 0h; 1 dia (24h) e 7 dias. Esses tempos foram determinados, pois se observava que a partir de 8 h de cura a resina já não é mais sensível ao toque. Portanto, somente depois de 24h de cura observou-se uma diferença da intensidade dos picos que são usados com referência (bandas de C=O e NCO). A Figura 3 mostra a sobreposição dos espectros obtidos nos três tempos para a amostra. % Transmitância ν C=O cm -1 ν NCO cm -1 R1-0h (R1-24h) (R1-144h) Número de onda (cm -1 ) Figura 3. Espectros de IV sobrepostos, indicando a evolução do processo de estabilização ou cura pela umidade da R1.

5 Após o período de 7 dias de cura, a amostra ainda apresentou a banda do grupo NCO. Essa banda permanece porque ocorre a formação de uma camada de filme que com o tempo aumenta, dificultando assim o fluxo de umidade para dento da resina, sobrando uma pequena quantidade de NCO residual (De CARLO, 2002). Termogravimetria e Análise Térmica Diferencial (TG/DTA) A Figura 4 apresenta a curva TG com três etapas principais de perda de massa, sendo a primeira até 200ºC atribuída à liberação de solventes residuais do processo de síntese. Entre 220 e 310ºC ocorre quebra da cadeia da resina PU em isocianatos, aminas, álcoois e gás carbônico e na curva DTA tem-se pico endotérmico associado à esta degradação térmica. A terceira etapa de perda de massa, de 320 a 450ºC, com pico DTA em torno de 440ºC, indica a termodecomposição da estrutura do óleo de mamona empregado como precursor da resina PU. Observou-se formação de resíduo carbonizado em torno de 3%. Massa /% TG - R1 DTA - R Temperatura /ºC Figura 4. Curvas TG-DTA da resina PU. 1,6 1,4 1,2 1,0 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2 Diferença de Temperatura /ºC mg -1 Conclusões A síntese foi realizada com êxito, formado uma uretana com secagem por umidade. A formação das ligações características da PU, foram comprovada na espectroscopia de FTIR e durante a cura o pico de NCO diminuiu com o passar do tempo como era esperado. Os resultados de TG-DTA indicam que a resina PU possui estabilidade térmica abaixo de 220ºC.

6 Agradecimentos IQ-UNESP Araraquara, FAPESP, CNPQ. Referências Bibliográficas 1- De CARLO, E. Desenvolvimento e caracterização de um poliuretano monocomponente baseado em óleo vegetal com processo de cura pela umidade do ar f. Dissertação (Mestrado) Instituto de Química, Escola de Engenharia e Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, BAYER, OTTO, 1937 Apud SAUNDERS, K. J. Organic Polymer Chemistry. An Introduction to Organic Chemistry of Adhesives, Fibers, Paints, Plastics and Rubbers. 2. ed., London, Chapman Hall, p , SAUNDERS, K. J. Organic Polymer Chemistry. An Introduction to Organic Chemistry of Adhesives, Fibers, Paints, Plastics and Rubbers. 2. ed., London, Chapman Hall, p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS RELATÓRIO DE VIAGEM PUCRS Aluna: Alexsandra Valério Orientadores: Cláudia Sayer Pedro H. H. Araújo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CURA DE POLIURETANAS (PUS) OBTIDAS A PARTIR DO ÓLEO DE MARACUJÁ

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CURA DE POLIURETANAS (PUS) OBTIDAS A PARTIR DO ÓLEO DE MARACUJÁ AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CURA DE POLIURETANAS (PUS) OBTIDAS A PARTIR DO ÓLEO DE MARACUJÁ Rodolfo A. Breves 1, M. J. A. Sales 1, R. V. V. Lopes 2. 1 Laboratório de Pesquisa em Polímeros (LabPol) - Instituto

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS VEGETAIS Cheila G. Mothé 1*, Carla R. de Araújo 1 1 Universidade Federal do Rio de Janeiroe UFRJ, Escola de

Leia mais

POLIURETANAS OBTIDAS A PARTIR DA UREIA CATALISADA POR TRIFLUORETO DE BORO (BF3) - ESTABILIDADE TÉRMICA

POLIURETANAS OBTIDAS A PARTIR DA UREIA CATALISADA POR TRIFLUORETO DE BORO (BF3) - ESTABILIDADE TÉRMICA POLIURETANAS OBTIDAS A PARTIR DA UREIA CATALISADA POR TRIFLUORETO DE BORO (BF3) - ESTABILIDADE TÉRMICA R. S. Schimicoscki 1, J. D. O. Rodrigues 1, C. K. Z. Andrade 2, M. J. A. Sales 1 1 Laboratório de

Leia mais

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas Prof. Joana Lancastre JULHO DE 2014 Introdução Os materiais híbridos são materiais constituídos por uma componente orgânica (polímero - PDMS)

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS POLIURETANA-CELULOSE BACTERIANA

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS POLIURETANA-CELULOSE BACTERIANA PREPARAÇÃ E CARACTERIZAÇÃ DE CMPÓSITS PLIURETANA-CELULSE BACTERIANA Elaine R. P. Pinto 1, Armando F. Gameiro 1, Ademir F. Santos 1, Wanderson G. Trindade 1, Wagner Luiz Polito 2, Younés Messadeq 1 e Sidney

Leia mais

químicas e mecânicas da fibra do ubuçu visando sua aplicação em materiais compósitos poliméricos. A poliuretana derivada do óleo de mamona é um

químicas e mecânicas da fibra do ubuçu visando sua aplicação em materiais compósitos poliméricos. A poliuretana derivada do óleo de mamona é um 1 Introdução Atualmente as questões ambientais trazem a tona uma série de quadros problemáticos que estão a nossa volta, principalmente a degradação do meio ambiente. OLIVEIRA et al., (2007) afirmam que

Leia mais

PRÉ-POLÍMEROS DE PU DE ALTA FUNCIONALIDADE A PARTIR DE POLIÉTER DIOL

PRÉ-POLÍMEROS DE PU DE ALTA FUNCIONALIDADE A PARTIR DE POLIÉTER DIOL PRÉ-POLÍMEROS DE PU DE ALTA FUNCIONALIDADE A PARTIR DE POLIÉTER DIOL Letícia S. Hamester*, Ruth M. C. Santana, Maria Madalena C. Forte * Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGSEE/DEMAT, Campus

Leia mais

Elastômeros de Alta Performance em Spray

Elastômeros de Alta Performance em Spray Elastômeros de Alta Performance em Spray Poliuréias e Poliuretanos Sergio Zampieri São Paulo, Outubro de 2009 Tecnologias Disponíveis em Spray Poliuréia Poliuretano Elastômero híbrido ( poliuretano / poliuréia

Leia mais

MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS

MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS POLIURETANOS Rígidos Semi-Rígidos Estruturais Flexíveis ISSR (Integral Skin Semi-Rigid) Microcelulares Elastómeros APLICAÇÕES DOS POLIURETANOS POLIURETANOS As

Leia mais

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI Ultra Polimeros PEEK Polimeros de Alta-Performance Polimeros de Engenharia PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI SEMI-CRISTALINO PEEK - Poli(éter-éter-cetona) PEEK é um termoplástico de Ultra Performance que

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ADESIVO DE POLIURETANO DERIVADA DO ÓLEO DE MAMONA POR FTIR, TGA E XRD

CARACTERIZAÇÃO DE ADESIVO DE POLIURETANO DERIVADA DO ÓLEO DE MAMONA POR FTIR, TGA E XRD CARACTERIZAÇÃO DE ADESIVO DE POLIURETANO DERIVADA DO ÓLEO DE MAMONA POR FTIR, TGA E XRD Elaine C. Azevedo 1*, Simone S. de M. Santana, Eduardo M. do Nascimento 1, Salvador Claro Neto 2, Carlos M. Lepienski

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

SÍNTESE DE POLIURETANAS A PARTIR DE POLIÉSTERES OBTIDOS DA GLICERINA

SÍNTESE DE POLIURETANAS A PARTIR DE POLIÉSTERES OBTIDOS DA GLICERINA SÍNTESE DE POLIURETANAS A PARTIR DE POLIÉSTERES OBTIDOS DA GLICERINA A. P.G. Nascimento 1, G. F. Ghesti 1, M. J. A. Sales 1, R. V. V. Lopes 2. 1 Laboratório de Pesquisa em Polímeros (LabPol) - Instituto

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA. ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA. Franco D. R. Amado 1*, Luiz F. Rodrigues Jr. 2, Maria M. C. Forte 2, Carlos A. Ferreira 2 1* Depto.

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO DE SISAL-POLIURETANO DERIVADO DE ÓLEO DE MAMONA COM VARIAÇÃO DE PROPORÇÃO NCO/OH ATRAVÉS DE ENSAIOS DE FLEXÃO M. C. Vasco (1), F. H. de Souza (1), S. Claro

Leia mais

OBTENÇÃO DE POLIÉSTER A PARTIR DA GLICERINA PARA SÍNTESE DE POLIURETANAS

OBTENÇÃO DE POLIÉSTER A PARTIR DA GLICERINA PARA SÍNTESE DE POLIURETANAS OBTENÇÃO DE POLIÉSTER A PARTIR DA GLICERINA PARA SÍNTESE DE POLIURETANAS Rodolfo A. Breves 1, Jéssica S. Silva 2, Paulo V. M. Coelho 2, Michel M. Brioude 3, Grace F. Ghesti 1, Maria J. A. Sales 1, Roseany

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANO BASEADO EM POLIOL SINTETIZADO A PARTIR DE GLICEROL E HEXAMETILENO DIISOCIANATO

CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANO BASEADO EM POLIOL SINTETIZADO A PARTIR DE GLICEROL E HEXAMETILENO DIISOCIANATO CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANO BASEADO EM POLIOL SINTETIZADO A PARTIR DE GLICEROL E HEXAMETILENO DIISOCIANATO Sabrina M. Carvalho 1, Vanessa Weber 1, Tailú N. Silva 1 e Pedro L. M. Barreto 1* 1 Universidade

Leia mais

APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA NA FABRICAÇÃO DE SELANTE DE POLIURETANO HÍBRIDO

APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA NA FABRICAÇÃO DE SELANTE DE POLIURETANO HÍBRIDO APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA NA FABRICAÇÃO DE SELANTE DE POLIURETANO HÍBRIDO Neide T. Barreiros - Mestranda da UNICAMP Nelcy D. S. Mohallem, Laboratório de Materiais Nanoestruturados do DQ - UFMG. EMPRESA

Leia mais

BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL

BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DE REJEITO DE GORDURA ANIMAL Cheila G. Mothé 1 Denise Z. Correia 2 Bruno C. S. de Castro 3 Moisés Caitano 4 Donato A. G. Aranda 5 RESUMO Após várias oscilações nos preços do petróleo

Leia mais

Tolonate X FLO 100. Polímero de isocianato alifático, de base biológica e baixa viscosidade

Tolonate X FLO 100. Polímero de isocianato alifático, de base biológica e baixa viscosidade Tolonate X FLO 1 Polímero de isocianato alifático, de base biológica e baixa viscosidade 2 3 Descubra o de O Tolonate X FLO 1 é um novo polímero de isocianato alifático, isento de solventes, de baixa viscosidade

Leia mais

Minicursos CRQ-IV

Minicursos CRQ-IV MECANISMOS DE CURA DE TINTAS Princípios Básicos B para Formação de Filmes LUIZ ANTONIO PEREIRA MARTINHO Setembro 2010 AGENDA FILME SOBRE TINTAS DEFINIÇÃO DE SECAGEM E CURA COMPONENTES DE UM FILME CURADO

Leia mais

RECICLAGEM DE ESPUMAS RÍGIDAS DE POLIURETANO A BASE DE ÓLEO VEGETAL

RECICLAGEM DE ESPUMAS RÍGIDAS DE POLIURETANO A BASE DE ÓLEO VEGETAL RECICLAGEM DE ESPUMAS RÍGIDAS DE POLIURETANO A BASE DE ÓLEO VEGETAL Rodrigo K. Menger 1, Vinicius B. Veronese 2, Cesar L Petzhold. 3 * 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Instituto de Química

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

JOSÉ ANZALDO HERNÁNDEZ. LIGNINA ORGANOSOLV DE Eucalyptus dunnii MAIDEN, ALTERNATIVA PARA A SINTESE DE ADESIVOS DE POLIURETANO PARA MADEIRA.

JOSÉ ANZALDO HERNÁNDEZ. LIGNINA ORGANOSOLV DE Eucalyptus dunnii MAIDEN, ALTERNATIVA PARA A SINTESE DE ADESIVOS DE POLIURETANO PARA MADEIRA. JOSÉ ANZALDO HERNÁNDEZ LIGNINA ORGANOSOLV DE Eucalyptus dunnii MAIDEN, ALTERNATIVA PARA A SINTESE DE ADESIVOS DE POLIURETANO PARA MADEIRA. Tese apresentada ao curso de Pós Graduação em Engenharia Florestal

Leia mais

Propriedades Mecânicas de Selante

Propriedades Mecânicas de Selante A Influência de Nanoaditivos nas Propriedades Mecânicas de Selante de Poliuretano Silanizados i A Influência do Nanoaditivos nas Propriedades Mecânicas de Selante: Poliuretano Silanizados Neide T. Barreiros,

Leia mais

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos

Leia mais

Poliuretano: um polímero versátil

Poliuretano: um polímero versátil Poliuretano: um polímero versátil CARLO MANTOVANI, CRISTIANE DOS REIS SILVA, ISMAEL TRINCA JUNIOR, LUIZ AUGUSTO BARROS ROCHA, MURILO FABRICIO DE SOUZA, RENAN VIANA DIAZ, VICTOR KENJI OSHIRO Professora:

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA EM COMPÓSITOS PU/SERRAGEM ATRAVÉS DO ENSAIO DE FLEXÃO

ESTUDO DO EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA EM COMPÓSITOS PU/SERRAGEM ATRAVÉS DO ENSAIO DE FLEXÃO ESTUDO DO EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA EM COMPÓSITOS PU/SERRAGEM ATRAVÉS DO ENSAIO DE FLEXÃO V. D. Kienen(1),. L. Todt(1), E. C. Azevedo (1) e S. Claro. Neto (2) UTFPR, Rua Sete de Setembro 3165 Curitiba

Leia mais

SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANOS BASE SOLVENTE DESTINADOS AO RECOBRIMENTO DE SUPERFÍCIES.

SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANOS BASE SOLVENTE DESTINADOS AO RECOBRIMENTO DE SUPERFÍCIES. SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANOS BASE SOLVENTE DESTINADOS AO RECOBRIMENTO DE SUPERFÍCIES. Adriano D. Campani 1, 2 *, Jeane E. Dullius 2, 3, Sandra M. O. Einloft 2, 3, Rosane A. Ligabue 2, 3 1 Nokxeller

Leia mais

ARQUIBANCADAS DE ESTÁDIOS E CENTROS ESPORTIVOS. Carlos Roberto da Silva 11/04/12

ARQUIBANCADAS DE ESTÁDIOS E CENTROS ESPORTIVOS. Carlos Roberto da Silva 11/04/12 ARQUIBANCADAS DE ESTÁDIOS E CENTROS ESPORTIVOS Carlos Roberto da Silva 11/04/12 INTRODUÇÃO 1. Amino e parceiros 2. Poliuréia 3. Equipamentos para aplicação 4. Selantes 5. Considerações 7. Referências 2

Leia mais

3. Material e Métodos

3. Material e Métodos 37 3. Material e Métodos 3.1.Aditivos São utilizados para fabricação de óleos lubrificantes dois aditivos diferentes, tendo o ZDDP como principal composto, são eles: Aditivo X e Aditivo Y, de acordo com

Leia mais

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 953 Estudo das c

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 953 Estudo das c 6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 953 Estudo das condições reacionais para produção de biodiesel utilizando

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Siqueira, Sandra H. S.; Dutra, Rita C.L.; Diniz, Milton F. Determinação por Espectroscopia nas

Leia mais

Bloco 4 Produção Industrial de Polímeros

Bloco 4 Produção Industrial de Polímeros Bloco 4 Produção Industrial de Polímeros João arlos Bordado Bloco 4 Produção Industrial de Polímeros A. Polímeros Reactivos João arlos Bordado MÓDUL 4 PRDUÇÃ INDUSTRIAL DE PLÍMERS 4A Polímeros Reactivos

Leia mais

Joyci Camila da Silva (1,2), André Luiz Medeiros Ramos (3), Luiz Henrique Caparrelli Mattoso

Joyci Camila da Silva (1,2), André Luiz Medeiros Ramos (3), Luiz Henrique Caparrelli Mattoso AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DA BORRACHA NATURAL DE NOVOS CLONES DE SERINGUEIRA DO PARANÁ Joyci Camila da Silva (1,2), André Luiz Medeiros Ramos (3), Luiz Henrique Caparrelli Mattoso (1), Maria

Leia mais

OLIGOMERIZAÇÃO DO GLICEROL UTILIZANDO CATALISADORES BÁSICOS HOMOGÊNEOS: NaOH E CaO

OLIGOMERIZAÇÃO DO GLICEROL UTILIZANDO CATALISADORES BÁSICOS HOMOGÊNEOS: NaOH E CaO OLIGOMERIZAÇÃO DO GLICEROL UTILIZANDO CATALISADORES BÁSICOS HOMOGÊNEOS: NaOH E CaO F. J. S. BARROS 1, F. L. MARQUES 1, R. S. VIEIRA 1, e F. M. T. de LUNA 1 1 Universidade Federal do Ceará, Departamento

Leia mais

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE José Francisco B. Júnior, Pedro D. R. Monteiro, Jairton de M. Alencar, Luizângela R. Silva, José Milton E. de Matos, Kaline S.

Leia mais

RESUMOS COM RESULTADOS RESUMOS DE PROJETOS

RESUMOS COM RESULTADOS RESUMOS DE PROJETOS 253 RESUMOS COM RESULTADOS... 254 RESUMOS DE PROJETOS... 256 RESUMOS COM RESULTADOS 254 PREPARAÇÃO E ANALISE DO FILME COMPÓSITO PVDF COM BAZRO3... 255 255 Pesquisa (ENAPI ) Comunicação oral UNIVERSIDADE

Leia mais

Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO

Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO Síntese de Polímeros QUÍMICA DE POLÍMEROS FÁBIO H FLORENZANO Polimerização Reações sequenciais que levam à formação de macromoléculas a partir de moléculas orgânicas pequenas Podem ser divididas em dois

Leia mais

R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O

R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O Tintas Poliaspárticas & Tintas de Poliuretano Alifático Estudo das Características Físico-químicas R N = C = O R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O Autor : Fernando de Loureiro FRAGATA Metodologia

Leia mais

4 Resultados Experimentais

4 Resultados Experimentais 77 4 Resultados Experimentais As amostras soldadas de acordo com os parâmetros da tabela 3-2 do capítulo 3 foram submetidas aos ensaios mecânicos de tração e rigidez, análises térmicas (calorimetria diferencial

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL Gleisa Pitareli 1*, Edilene de Cássia D. Nunes 2, Eufemia Paez Soares 3, Aline

Leia mais

Síntese de Poliuretanas obtida dos óleos de Mamona (Ricinus communis) e Buriti (Mauritia flexuosa) livre de solventes.

Síntese de Poliuretanas obtida dos óleos de Mamona (Ricinus communis) e Buriti (Mauritia flexuosa) livre de solventes. Síntese de Poliuretanas obtida dos óleos de Mamona (Ricinus communis) e Buriti (Mauritia flexuosa) livre de solventes. Germana Maria Santos Paiva * 1, Carlos Ednardo Alves Pereira 1, Edson Cavalcante da

Leia mais

Análise Estrutural. José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira

Análise Estrutural. José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira Análise Estrutural José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira Programa Espectroscopia interacção luz /átomos-moléculas Espectroscopia UV-vis transições electrónicas determinação

Leia mais

USO DE FTIR PARA ANÁLISE DE BACTÉRIAS CAUSADORAS DO CANCRO CÍTRICO E CVC

USO DE FTIR PARA ANÁLISE DE BACTÉRIAS CAUSADORAS DO CANCRO CÍTRICO E CVC ISSN 43-6244 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária Ministério da Agricultura e do Abastecimento Rua XV de Novembro, 452

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA II. Funções Orgânicas

QUÍMICA ORGÂNICA II. Funções Orgânicas QUÍMICA ORGÂNICA II Funções Orgânicas EMENTA 1. Identificar os tipos de reações orgânicas de acordo com o produto obtido. 2. Selecionar procedimentos para identificação de composto orgânico. 3. Identificar

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DA MATURIDADE NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS

APLICAÇÃO DO MÉTODO DA MATURIDADE NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS APLICAÇÃO DO MÉTODO DA MATURIDADE NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS Autores: Luciano Donizeti Pantano Peres Mônica Pinto Barbosa Roberto Caldas de A. Pinto Universidade Estadual

Leia mais

PHENOTAN AG ADESIVO PARA AGLOMERADOS

PHENOTAN AG ADESIVO PARA AGLOMERADOS PHENTAN AG ADESIV PARA AGLMERADS PHENTAN AG é uma resina de origem vegetal desenvolvida para fabricação de chapas de madeira. CNSTITUIÇÃ QUÍMICA PHENTAN AG consiste de uma modificação química do extrato

Leia mais

Cambuim, K.B.(1); Vilar, M.A.(1); Oliveira, J.B.L.(1); Souza, A.G. (1), Garcia dos Santos, I.M. (1); Vieira, L.G.F. (1).

Cambuim, K.B.(1); Vilar, M.A.(1); Oliveira, J.B.L.(1); Souza, A.G. (1), Garcia dos Santos, I.M. (1); Vieira, L.G.F. (1). Estudo Térmico da Fase Zn 4 NiCoCuSb 2 O 12, Sintetizado através do Método Pechini Cambuim, K.B.(1); Vilar, M.A.(1); Oliveira, J.B.L.(1); Souza, A.G. (1), Garcia dos Santos, I.M. (1); Vieira, L.G.F. (1).

Leia mais

3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas

3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3.1 Considerações Gerais Uma das grandes desvantagens de muitos materiais compósitos é o baixo desempenho em condições de elevada

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE LINHAÇA PARA SÍNTESE DE POLIURETANAS

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE LINHAÇA PARA SÍNTESE DE POLIURETANAS UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE LINHAÇA PARA SÍNTESE DE POLIURETANAS Roseany V. V. Lopes 1*, Luis F. B. Osório 1, Luciana P. Mazur 2, Ana P. T. Pezzin 2, Theodoro M. Wagner 2, Maria L. Santos 1, Maria J. A. Sales

Leia mais

ESTUDO CINÉTICO EM REAÇÕES DE FORMAÇÃO DE POLIURETANOS

ESTUDO CINÉTICO EM REAÇÕES DE FORMAÇÃO DE POLIURETANOS ESTUDO CINÉTICO EM REAÇÕES DE FORMAÇÃO DE POLIURETANOS Viviane de Lima 1 *, Nicoli S. Pelissoli 2, Jeane E. L. Dullius 2, Rosane A. Ligabue 2, Sandra M. O. Einloft 2 1 Pós - Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO T. R. AUGUSTINHO 1, G. MOTZ 2, R. A. F. MACHADO 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

(21) Pl A

(21) Pl A (21) Pl 1102832-7 A2 11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 * B R P I 1 1 O 2 8 3 2 A 2 * (22) Data de Depósito: 16/06/2011 (43) Data da Publicação: 04/02/2014 (RPI2248)

Leia mais

PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE.

PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE. PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE. Leonardo A. D. Bandeira, Elidiane Cipriano Rangel Campus de Sorocaba Engenharia de Controle

Leia mais

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO Linha de Produtos Mantas Asfálticas Reparo e Recuperação de Concreto Membranas Poliméricas Revestimentos protetores químicos

Leia mais

Figura 4.5 Espectros no infravermelho: a) formulação 05; b) formulação 06.

Figura 4.5 Espectros no infravermelho: a) formulação 05; b) formulação 06. 61 Os espectros no infravermelho para comparação das formulações 5 e 6 são apresentados na Figura 4.5. Constatou-se que são poliuretanos poliéter, com grupamentos químicos semelhantes aos das formulações

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE MASSA POLIMÉRICA PARA TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE MÃO E ELABORAÇÃO DE MANUAL DE USO

CARACTERIZAÇÃO DE MASSA POLIMÉRICA PARA TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE MÃO E ELABORAÇÃO DE MANUAL DE USO CARACTERIZAÇÃO DE MASSA POLIMÉRICA PARA TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE MÃO E ELABORAÇÃO DE MANUAL DE USO Defesa de dissertação. Aluno: José Augusto do Nascimento Neto. Orientador: Prof. Dr. Bruno Chaboli

Leia mais

TM-40-Pet Micronizado( D50 37microns) TM COPPO Copolímero Base PET T 400- Poliol Poliéster Base PET AC 200- Aditivo anti-rasgo

TM-40-Pet Micronizado( D50 37microns) TM COPPO Copolímero Base PET T 400- Poliol Poliéster Base PET AC 200- Aditivo anti-rasgo Apresentação O Uso do Poli-Etileno Tereftalato-PET micronizado como componente na formulação de espumas de poliuretano, em substituição de parte do poliol e da parte correspondente do isocianato, como

Leia mais

PROPRIEDADES MECANICAS DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE SISAL E MATRIZ POLIURETANA PARA USO EM REFORÇO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA

PROPRIEDADES MECANICAS DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE SISAL E MATRIZ POLIURETANA PARA USO EM REFORÇO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA PROPRIEDADES MECANICAS DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE SISAL E MATRIZ POLIURETANA PARA USO EM REFORÇO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA Ricardo Fernandes Carvalho 1, Carlito Calil Júnior 2* 1 Universidade Federal da

Leia mais

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz Análises Térmicas Sandra Maria da Luz Principais Técnicas Termoanalíticas 2 Áreas que utilizam a Análise Térmica polímeros alimentos catálise corrosão cerâmica metais engenharia civil farmacêutica inorgânica

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANAS ORIUNDAS DE ÓLEO DE MAMONA MODIFICADO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANAS ORIUNDAS DE ÓLEO DE MAMONA MODIFICADO SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLIURETANAS ORIUNDAS DE ÓLEO DE MAMONA MODIFICADO D. BRESOLIN 1, M.K. LENZI 2, R.A.F. MACHADO¹, C. SAYER¹ e P.H.H. ARAÚJO¹ 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Depto.

Leia mais

Ácidos,sais carboxílicos e ésteres. Karla Gomes Diamantina-MG

Ácidos,sais carboxílicos e ésteres. Karla Gomes Diamantina-MG Ácidos,sais carboxílicos e ésteres Karla Gomes Diamantina-MG ÁCIDOS CARBOXÍLICOS São compostos que possuem como grupo funcional a carbonila (C=O), ligada a uma hidroxila (-OH),e que se denomina grupo carboxila.

Leia mais

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT 7º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB 2014 Pirólise Definição: Degradação

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

Imobilização de lipase de Candida antarctica fração B em espuma de poliuretano

Imobilização de lipase de Candida antarctica fração B em espuma de poliuretano Imobilização de lipase de Candida antarctica fração B em espuma de poliuretano Eliane P. Cipolatti; Gabrieli Nicoletti; Natalia T.G. Carbonera; Raquel Loss, Maria J.A. Silva; Débora de Oliveira; Jorge

Leia mais

Principais Tipos de Produtos

Principais Tipos de Produtos A Era Polymers é um produtor australiano independente de sistemas elastoméricos de poliuretano. Fundada em 1986 em Sydney por George e Tina Papamanuel, possui em seu portfólio uma ampla gama de produtos

Leia mais

MOLDAGEM E AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ DE POLIURETANA REFORÇADA COM MANTAS DE FIBRAS VEGETAIS

MOLDAGEM E AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ DE POLIURETANA REFORÇADA COM MANTAS DE FIBRAS VEGETAIS MOLDAGEM E AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TÉRMICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ DE POLIURETANA REFORÇADA COM MANTAS DE FIBRAS VEGETAIS Camila A. Lopez 1, Jane M. Faulstich de Paiva 1 * 1 Universidade Federal de

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DA CLORTETRACICLINA

DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DA CLORTETRACICLINA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DA CLORTETRACICLINA Priscila Cervini (PQ) *, Beatriz Ambrozini (PQ), Luis Carlos Murrelli Machado(PG), Ana Paula Garcia Ferreira(PQ), Éder Tadeu Gomes Cavalheiro(PQ) Instituto de Química

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-POLÍMERO DE URETANA A BASE DE ÓLEO DE MAMONA E TOLUENO DIISOCIANATO (TDI)

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-POLÍMERO DE URETANA A BASE DE ÓLEO DE MAMONA E TOLUENO DIISOCIANATO (TDI) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS MARESSA GANDOLFI DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-POLÍMERO DE URETANA A BASE DE ÓLEO

Leia mais

Eric Manoel Nunes de Oliveira 1,2, Jessica Dias Werlich 2, Rudinei Fiorio 2 * Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil *Orientador

Eric Manoel Nunes de Oliveira 1,2, Jessica Dias Werlich 2, Rudinei Fiorio 2 * Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil *Orientador 1 Desenvolvimento de processo de fabricação de componentes em compósitos de poliuretano para indústria de veículos de transporte Development of manufacturing process of components in polyurethane composites

Leia mais

Reciclagem Química do Poliuretano no Brasil 08/11/2016

Reciclagem Química do Poliuretano no Brasil 08/11/2016 Reciclagem Química do Poliuretano no Brasil 08/11/2016 Logística reversa. Não dá pra falar em reciclagem química sem antes comentar as dificuldades de implantar a logística reversa no Brasil. logística

Leia mais

ESTUDOS DE CASO EPS X PIR

ESTUDOS DE CASO EPS X PIR ESTUDOS DE CASO EPS X PIR 1 Estudos de caso - EPS X PIR A construção Isotérmicas tem apresentado crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos, a maior preocupação com a economia de energia bem como

Leia mais

121/ESTUDO DO IMPACTO DA RESINA ALQUÍDICA LONGA EM ÓLEO DE SOJA NO DESEMPENHO DE EMULSÃO ÁGUA EM ÓLEO PARA FABRICAÇÃO DE TINTA IMOBILIÁRIA

121/ESTUDO DO IMPACTO DA RESINA ALQUÍDICA LONGA EM ÓLEO DE SOJA NO DESEMPENHO DE EMULSÃO ÁGUA EM ÓLEO PARA FABRICAÇÃO DE TINTA IMOBILIÁRIA 121/ESTUDO DO IMPACTO DA RESINA ALQUÍDICA LONGA EM ÓLEO DE SOJA NO DESEMPENHO DE EMULSÃO ÁGUA EM ÓLEO PARA FABRICAÇÃO DE TINTA IMOBILIÁRIA AUTOR: SUELEN DA SILVA FERNANDES CO-AUTORES: Adriciana Neotti;

Leia mais

TRATAMENTO DA GLICERINA OBTIDA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

TRATAMENTO DA GLICERINA OBTIDA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL TRATAMENTO DA GLICERINA OBTIDA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A. P.G. Nascimento 1, G. F. Ghesti 1, M. J. A. Sales 1, R. V. V. Lopes 2. 1 Laboratório de Pesquisa em Polímeros (LabPol) - Instituto de Química,

Leia mais

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Estrutura da disciplina Aulas Expositivas Listas de Exercícios Provas teóricas Apoio didático por meio do STOA Avaliação Provas teóricas (26/4

Leia mais

MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS PARA OBTENÇÃO DE PIGMENTOS INORGÂNICOS À BASE DE ÓXIDOS DE CROMO E DE FERRO, DEPOSITADOS SOBRE TIO2.

MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS PARA OBTENÇÃO DE PIGMENTOS INORGÂNICOS À BASE DE ÓXIDOS DE CROMO E DE FERRO, DEPOSITADOS SOBRE TIO2. MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS PARA OBTENÇÃO DE PIGMENTOS INORGÂNICOS À BASE DE ÓXIDOS DE CROMO E DE FERRO, DEPOSITADOS SOBRE TIO2. Everlânia M. da Silva 1*, Sheila B. Galvão 1, C. A. Paskocimas 1.

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO EPÓXI PIGMENTADA COM ALUMÍNIO, CURADA COM POLIAMINA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-022 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

Desenvolvimento de Adesivos de Poliuretano a Base de Óleo de Mamona. Bianca Bairros Rabello da Silva

Desenvolvimento de Adesivos de Poliuretano a Base de Óleo de Mamona. Bianca Bairros Rabello da Silva MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais- PPGEM Desenvolvimento de Adesivos de

Leia mais

Aglomerantes DESCRIÇÃO DO PRODUTO CAMPOS DE APLICAÇÃO QUALIDADE

Aglomerantes DESCRIÇÃO DO PRODUTO CAMPOS DE APLICAÇÃO QUALIDADE Kehl Ind e Com Ltda ME R. Italo Paino, 700 / Jd. Industrial - São Carlos SP CEP 13564-610 Tel/Fax: (16) 3361-2122 kehl@kehl.ind.br - www.kehl.ind.br Aglomerantes DESCRIÇÃO DO PRODUTO Os aglomerantes da

Leia mais

DISPERSÕES POLIURETÂNICAS AQUOSAS PARA SISTEMAS DE CURA POR ULTRAVOLETA DE BAIXO VOC

DISPERSÕES POLIURETÂNICAS AQUOSAS PARA SISTEMAS DE CURA POR ULTRAVOLETA DE BAIXO VOC DISPERSÕES POLIURETÂNICAS AQUOSAS PARA SISTEMAS DE CURA POR ULTRAVOLETA DE BAIXO VOC Autores: André Luiz de Oliveira Empresa: Reichhold do Brasil SUMÁRIO O mercado de tintas e vernizes tem demonstrado

Leia mais

Especialidades em Espumas Flexíveis de Poliuretano

Especialidades em Espumas Flexíveis de Poliuretano Especialidades em Espumas Flexíveis de Poliuretano Conforto Superior para seus clientes Rogério Baixo Novembro, 2014 The Dow Chemical Company A Dow no Mundo Centros de P&D Centros de Serviço Sistemas

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO. Projeto Obtenção de poliuretanos termoplásticos (TPU) a partir de fontes renováveis ( /12-2)

BOLETIM TÉCNICO. Projeto Obtenção de poliuretanos termoplásticos (TPU) a partir de fontes renováveis ( /12-2) Fonte renovável RESUMO Este boletim técnico trata sobre a obtenção de poliuretanos a partir de fontes renováveis, bem como características dos materiais obtidos. em como características dos materiais obtidos.

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE ADERÊNCIA EPÓXI-ISOCIANATO- Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/7 NE-025 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1

Leia mais

Espumas Especiais: Tecnologia em conforto. Rogério Baixo Outubro, 2013

Espumas Especiais: Tecnologia em conforto. Rogério Baixo Outubro, 2013 Espumas Especiais: Tecnologia em conforto Rogério Baixo Outubro, 2013 O que é um Poliuretano (PU)? Um polímero complexo contendo um grupo uretana O R N C O R H Ligação uretânica Formação da Ligação Uretânica

Leia mais

O sonho se torna realidade Uso de dióxido de carbono para produzir polímeros

O sonho se torna realidade Uso de dióxido de carbono para produzir polímeros O sonho se torna realidade Uso de dióxido de carbono para produzir polímeros Três sonhos Reduzir a nossa pegada de carbono! Fazer o CO 2 reagir! (a busca pelo catalisador ideal) Encontrar uma fonte de

Leia mais

COMPÓSITOS DE MATRIZ PDMS PREPARADOS COM TEOS POR IRRADIAÇÃO GAMA

COMPÓSITOS DE MATRIZ PDMS PREPARADOS COM TEOS POR IRRADIAÇÃO GAMA Encontro Nacional de Materiais e Estruturas Compósitas ENMEC2010 A. J. M. Ferreira (Editor) FEUP, Porto, 2010 COMPÓSITOS DE MATRIZ PDMS PREPARADOS COM TEOS POR IRRADIAÇÃO GAMA F.M.A. Margaça *, I.M. Miranda

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - MATERIAL Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta Especificação fixa as condições exigíveis para o fornecimento de tinta à base de resina acrílica destinada a demarcação de pavimentos. 2.

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

APLICAÇÃO DE ESPUMAS DE POLIURETANO NA ADSORÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS

APLICAÇÃO DE ESPUMAS DE POLIURETANO NA ADSORÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS APLICAÇÃO DE ESPUMAS DE POLIURETANO NA ADSORÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS SANTOS, A. M. (1), CLARO NETO,S. (2),CHIERICE (2), G.O.; DOMINGOS-SILVA, D. (2). (1) Instituto de Biociências, Departamento de Bioquímica

Leia mais

Seu pé direito nas melhores faculdades

Seu pé direito nas melhores faculdades Seu pé direito nas melhores faculdades FUVEST 2 a Fase 11/janeiro/2011 QUÍMICA 01. s componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica: Nessa fórmula,

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA DE POLIURETANO E AMIDO

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA DE POLIURETANO E AMIDO PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA DE POLIURETANO E AMIDO Camila D. Franzoi 1*, Fernanda J. de Siqueira 1, Natália A. Carvalho 1, Renata F. Rocha 1, Vanusca D. Jahno 1, Jeane E. Dullius 1,2, Sandra

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) PROCESSADO E MODIFICADO PELA RADIAÇÃO GAMA

CARACTERIZAÇÃO DO POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD) PROCESSADO E MODIFICADO PELA RADIAÇÃO GAMA 11 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 11 Belo Horizonte, M.G., Brazil, October 24 to October 28, 11 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-3-8 CARACTERIZAÇÃO DO

Leia mais

DETERMINAÇAO DO NÍVEL DE ABSORÇAO SONORA DE AMOSTRAS CONSTITUÍDAS POR DIFERENTES TIPOS DE FIBRA DE COCO ATRAVÉS DE UM TUBO DE IMPEDÂNCIA

DETERMINAÇAO DO NÍVEL DE ABSORÇAO SONORA DE AMOSTRAS CONSTITUÍDAS POR DIFERENTES TIPOS DE FIBRA DE COCO ATRAVÉS DE UM TUBO DE IMPEDÂNCIA DETERMINAÇAO DO NÍVEL DE ABSORÇAO SONORA DE AMOSTRAS CONSTITUÍDAS POR DIFERENTES TIPOS DE FIBRA DE COCO ATRAVÉS DE UM TUBO DE IMPEDÂNCIA I. V. ALBUQUERQUE 1, L. O. SILVA 2, P. M. de SOUZA 3, R.C.F. CHAVES

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA Sumário

ANÁLISE TÉRMICA Sumário ANÁLISE TÉRMICA Sumário 1- Conceito 2- Tipos de métodos térmicos Princípios gerais de cada método Instrumentação Aplicações Conceito Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais