VOCÊ CONHECE ALGUMA PERSONAGEM CRIADA POR MONTEIRO LOBATO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VOCÊ CONHECE ALGUMA PERSONAGEM CRIADA POR MONTEIRO LOBATO?"

Transcrição

1 NASCEU EM 18 DE ABRIL. UM MENINO COM UM NOME ENGRAÇADO QUE CRESCEU E CRIOU LINDOS CONTOS QUE ENCANTAM SEU NOME É MONTEIRO LOBATO. ESCREVEU SOBRE AS INVENÇÕES, SOBRE O SÍTIO QUE VOCÊ CONHECE. E COM NOME DE PÁSSARO ENCANTA CRIANÇAS E ADULTOS NINGUÉM SE ESQUECE. PRA PODER LHE AGRADECER TODO BEM FEITO PELO BRASIL, NESTE DIA 18 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DO LIVRO INFANTIL. VOCÊ SABE DE QUAL SÍTIO O TEXTO ESTÁ FALANDO? VOCÊ CONHECE ALGUMA PERSONAGEM CRIADA POR MONTEIRO LOBATO?

2 CONHECENDO UM POUCO DO AUTOR TODA HISTÓRIA TEM UM AUTOR, E TODO AUTOR TEM UMA HISTÓRIA. A ESSA HISTÓRIA CHAMAMOS DE BIOGRAFIA. CONHEÇA UM POUCO DA BIOGRAFIA DESSE AUTOR QUE CRIOU OS PERSONAGENS INCRÍVEIS DESSE MUNDO DE AVENTURAS E FANTASIAS : SÍTIO DO PICAPAU AMARELO. MONTEIRO LOBATO JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO NASCEU NA CIDADE DE TAUBATÉ, NO ESTADO DE SÃO PAULO, NO DIA 18 DE ABRIL DE AOS 15 ANOS PERDEU OS PAIS E PASSOU A VIVER COM O AVÔ, O VISCONDE DE TAUBATÉ. FORMOU-SE ADVOGADO E COMEÇOU A ESCREVER LIVROS PARA ADULTOS. ELE FOI UM DOS PRIMEIROS ESCRITORES A FAZER LITERATURA INFANTIL EM NOSSO PAÍS, POIS POUCAS PESSOAS PENSAVAM EM ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. PASSOU ENTÃO A SER O MAIOR ESCRITOR DE LIVROS INFANTIS E CHEGOU A FUNDAR UMA EDITORA PARA DIVULGAR OS LIVROS E COMBATER O ANALFABETISMO. EM QUASE TODOS SEUS LIVROS PARA CRIANÇAS APARECEM OS PERSONAGENS DO FAMOSO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: DONA BENTA, EMÍLIA, PEDRINHO, NARIZINHO, TIA NASTÁCIA, O VISCONDE DE SABUGOSA, O MARQUÊS DE RABICÓ. SEUS LIVROS MAIS APRECIADOS SÃO: O PICAPAU AMARELO, REINAÇÕES DE NARIZINHO, O POÇO DO VISCONDE, EMILIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA, GEOGRAFIA DE DONA BENTA, O SACI, VIAGEM AO CÉU, HISTÓRIA DO MUNDO, O MARQUÊS DE RABICÓ, FÁBULAS, CAÇADAS DE PEDRINHO E OUTROS. EM HOMENAGEM AO MAIOR ESCRITOR DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA, FOI ESCOLHIDO O DIA 18 DE ABRIL COMO DIA DO LIVRO, DATA DO NASCIMENTO DE MONTEIRO LOBATO. EM 4 DE JULHO DE 1948, MONTEIRO LOBATO MORREU EM SÃO PAULO.

3 LEIA A BIOGRAFIA SOBRE O AUTOR, QUE VOCÊ ENCONTRARÁ E PODERÁ RESPONDER A ESTAS PERGUNTAS: 1) QUAL O SEU NOME COMPLETO (AUTOR)?... 2) EM QUE DIA NASCEU?... 3) EM QUE CIDADE NASCEU?... 4) EM QUE ESTADO FICA ESTA CIDADE?... 5) SE FORMOU EM QUE?... 6) QUAL A SUA PROFISSÃO?... 7) QUE PERSONAGENS ELE CRIOU? ) CITE TRÊS DE SUAS OBRAS? COM ESTAS RESPOSTAS, MONTE UM PEQUENO TEXTO SOBRE O QUE VOCÊ PESQUISOU DE MONTEIRO LOBATO:

4

5 MARMELADA DE BANANA BANANADA DE GOIABA GOIABADA DE MARMELO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO! BONECA DE PANO É GENTE SABUGO DE MILHO É GENTE O SOL NASCENTE É TÃO BELO! SÍTIO DO PICA PAU AMARELO! RIOS DE PRATA PIRATA COM O SIDERAL NA MATA O UNIVERSO PARALELO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO! SÍTIO DO PICAPAU AMARELO GILBERTO GIL NUM PAÍS DA FANTASIA NUM ESTADO DE EUFORIA CIDADE POLICHINELO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO! RESPONDA: 1- QUE TIPO DE TEXTO É ESTE: QUAL É O TÍTULO DESTA MÚSICA? A QUEM O AUTOR SE REFERE QUANDO FALA: BONECA DE PANO É GENTE:... SABUGO DE MILHO É GENTE: RELACIONE CADA DOCE A SUA FRUTA CERTA: MARMELADA:... BANANADA:... GOIABADA: COMPLETE: BONECA DE PANO É... SABUGO DE... É GENTE O SOL... É TÃO BELO! SÍTIO DO... AMARELO!

6

7 SÍTIO DO PICAPAU AMARELO OLÁ, CRIANÇAS! O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO É TÃO BOM! VEJAM! TIA NASTÁCIA FAZ BOLO NA COZINHA. DONA BENTA FAZ ROUPA PARA EMÍLIA. PEDRINHO, NARIZINHO E EMÍLIA BRINCAM NO POMAR. O MARQUÊS DE RABICÓ COME FRUTAS EMBAIXO DA ÁRVORE. O VISCONDE LÊ HISTÓRIAS BONITAS. VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE CADA PERSONAGEM, CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE ESSE SÍTIO ENCANTADOR?

8 O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO FICA LONGE DAS CIDADES GRANDES E DA POLUIÇÃO. LÁ, AS PESSOAS VIVEM AVENTURAS FANTÁSTICAS. DONA BENTA, UMA VELHINHA SIMPÁTICA, GOSTA DE CONTAR FABULOSAS HISTÓRIAS E BRINCAR COM SEUS NETOS PEDRINHO E NARIZINHO. O MENINO ADORA AVENTURAS E CAÇADAS. A MENINA GOSTA MUITO DE OUVIR HISTÓRIAS. NO SÍTIO, EXISTE UMA BONECA DE PANO, MUITO CURIOSA, TRAVESSA E TAGARELA QUE SE CHAMA EMÍLIA. ELA VIVE CORRENDO E GRITANDO PARA LÁ E PARA CÁ. A BONECA FOI CRIADA PELA TIA NASTÁCIA, A COZINHEIRA DO SÍTIO. ELA É UMA SENHORA MUITO RELIGIOSA E ADORA CONTAR HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS. NESTE SÍTIO, TUDO É POSSÍVEL: ANIMAIS FALAM, COMO O PORCO MARQUÊS DE RABICÓ; SABUGO DE MILHO É CIENTISTA, COMO VISCONDE DE SABUGOSA, QUE FABRICA UM POZINHO MÁGICO DE PIRLIMPIMPIM, PARA AS PESSOAS DESCOBRIREM MUNDOS INCRÍVEIS. COM ESSA TURMA, VOCÊ CONHECE PERSONAGENS FOLCLÓRICOS, COMO O SACI, A MULA-SEM-CABEÇA, O CURUPIRA E A IARA, E VIAJA PELO MUNDO INTEIRO, PELO TEMPO E PELO ESPAÇO SIDERAL. (MONTEIRO LOBATO) IMAGINE COMO É ESTE LUGAR E REPRESENTE-O POR MEIO DE DESENHO.

9 RETIRE DO TEXTO OS NOMES DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS E REGISTRE-OS NO ESPAÇO ABAIXO. NAS LINHAS AO LADO, ESCREVA A CARACTERÍSTICA DE CADA UM DELES, OU DO QUE ELES GOSTAM O U FAZEM IMAGINE QUE VOCÊ ENCONTROU O PÓZINHO QUE O VISCONDE DE SABUGOSA FABRICOU E ACABOU DESCOBRINDO UM MUNDO INCRÍVEL. ESCREVA UM POUCO SOBRE ESTE LUGAR QUE VOCÊ IMAGINOU

10 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: 1- QUAL O TÍTULO DO TEXTO? QUEM É O AUTOR? DO QUE FALA O TEXTO? QUEM MORA NO SÍTIO? CIRCULE DE LÁPIS DE COR VERMELHO O NOME DELES. 5- QUEM FEZ EMÍLIA?... RETIRE DO TEXTO UMA PALAVRA COM: 1 SÍLABA... UM NOME DE ANIMAL 2 SÍLABAS SÍLABAS... UM NOME DE GENTE... VAMOS DIMINUIR? PÓ... PEDRO... NARIZ... ORDENE AS SÍLABAS E DESCUBRA O NOME DOS PERSONAGENS: A -TI NA- DO NHO-PE-DRI MÍ-LI-A -E TÁ- NAS-A - CI TA- BEM

11 COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO: OUVIR HISTÓRIAS - BENTA - PEDRINHO NARIZINHO CORRENDO GRITANDO AVENTURAS CAÇADAS MILHO SABUGOSA NASTÁCIA PANO PÓZINHO MÁGICO A- NARIZINHO GOSTA MUITO DE... B- EMÍLIA VIVE... E... PRA LÁ E PRA CÁ. C- PEDRINHO GOSTA MUITO DE... E... D- FOI TIA... QUEM CRIOU A BONECA DE... E- O SABUGO DE... É O CIENTISTA VISCONDE DE... QUE FABRICA UM... F- DONA... É AVÓ DE... E... VAMOS AMPLIAR AS FRASES: 1- EMÍLIA 2- BONECA 3- PANO

12 EMÍLIA ( BABY CONSUELO ) DE UMA CAIXA DE COSTURA PANO, LINHA E AGULHA NASCEU UMA MENINA VALENTE EMÍLIA, A BONECA GENTE NOS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA ERA TODA DESENGONÇADA, FICAR EM PÉ NÃO PODIA CAÍA, NÃO CONSEGUIA NADA. EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA. MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE APRENDEU A ANDAR EMÍLIA TOMOU UMA PÍLULA E TAGARELOU, TAGARELOU A FALAR ELA É FEITA DE PANO MAS PENSA COMO SER HUMANO ESPERTA E ATREVIDA É UMA MARAVILHA, EMÍLIA, EMÍLIA. EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA.

13 EMÍLIA FEITA DE UMA SAIA VELHA DA TIA NASTÁCIA, A EMÍLIA ERA SÓ UMA BONECA ATÉ TOMAR AS PÍLULAS FALANTES DO DOUTOR CARAMUJO. TAGARELA DESDE ENTÃO, ELA VIVE A DAR IDÉIAS, A INVENTAR PALAVRAS E A QUESTIONAR TUDO. A EMÍLIA TEM UMA CANASTRINHA, UM TIPO DE BAÚ, QUE GANHOU DA TIA NASTÁCIA ONDE GUARDA AS MIUDEZAS QUE ENCONTRA PELA FRENTE, COMO CAQUINHO DE LOUÇA, MOSCA MORTA, ALFINETE... INTERPRETAÇÃO A- SOBRE QUEM FALAMOS NA HISTÓRIA?... B- DE QUE ELA FOI FEITA? QUEM A FEZ?... C- O QUE ACONTECEU COM ELA LOGO APÓS TER TOMADO AS PÍLULAS DO DOUTOR CARAMUJO? D- EMÍLIA GOSTA DE GUARDAR MIUDEZA QUE ENCONTRA PELA FRENTE. E VOCÊ? E- RETIRE DO TEXTO UMA PALAVRA COM: 1 SÍLABA... 2 SÍLABAS... 3 SÍLABAS... F- COLOQUE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA: VELHA DOUTOR BONECA

14 ... O CASAMENTO DE EMÍLIA CHEGOU A HORA. VIERAM VINDO OS NOIVOS. EMÍLIA, DE VESTIDO BRANCO E VÉU; RABICÓ, DE CARTOLA E FAIXA DE SEDA EM TORNO DO PESCOÇO. VINHA MUITO SÉRIO, MAS ASSIM QUE SE APROXIMOU DA MESA E SENTIU O CHEIRO DAS COCADAS, FICOU DE ÁGUA NA BOA, ASSANHADÍSSIMO. NÃO VIU MAIS NADA. LOGO DEPOIS VEIO O PADRE E CASOU-OS. NARIZINHO ABRAÇOU EMÍLIA E CHOROU LÁGRIMAS DE VERDADE, DANDO-LHES MUITOS CONSELHOS. DEPOIS, COMO A BONECA NÃO TIVESSE DEDOS, ENFIOU- LHE NO BRAÇO UM ANELZINHO SEU. PEDRINHO FEZ O MESMO COM O MARQUÊS: ENFIOU-LHE NO BRAÇO UMA ALIANÇA DE LARANJA, QUE RABICÓ POR DUAS VEZES TENTOU COMER. OS OUTROS ANIMAIS DO SÍTIO, AS CABRAS, AS GALINHAS E OS PORCOS, TAMBÉM ASSISTIRAM À FESTA, MAS DE LONGE. OLHAVAM, OLHAVAM, SEM COMPREENDEREM COISA NENHUMA. ( TRECHO DO LIVRO O CASAMENTO DA EMÍLIA. ) 1- RESPONDA COM ATENÇÃO, OBSERVANDO O TEXTO: A- COMO A NOIVA ESTAVA VESTIDA?... B- QUEM CHOROU AO ABRAÇAR A NOIVA?... C- COM QUEM EMÍLIA CASOU-SE?... D- QUEM É O AUTOR DO TEXTO?... E- QUEM SÃO AS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA? ENUMERE OS PARÁGRAFOS DO TEXTO, E DEPOIS COPIE O 3º PARÁGRAFO:......

15 3- RETIRE DO TEXTO UMA PALAVRA : COM UMA SÍLABA:... COM DUAS SÍLABAS:... COM TRÊS SÍLABAS:... QUE ESTEJA NO DIMINUTIVO:... NOME DE UM ANIMAL:... NOME DE PESSOA:... TERMINADA COM R:... COM CINCO LETRAS: SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS: PESCOÇO:... CONSELHOS:... ANELZINHO:... ANIMAIS:... FESTA:... FEZ: FAÇA FRASES COM OS DESENHOS USANDO OS PONTOS INDICADOS:

16 NARIZINHO IVETE SANGALO NARIZINHO, NARIZINHO SONHA, SONHA COM AMIGOS UMA FADA BRASILEIRA DE AGRADOS E CASTIGOS SONHANDO ABRI A PORTA DO REINO DAS ÁGUAS CLARAS UM CÉU DE ESTRELAS MARINHAS UM CHÃO DE CONCHAS RARAS UMA ARANHA SOBE E DESCE VEM E TECE O SEU VESTIDO COM AS CORES DO PEDIDO FELICIDADE BRILHANTE A BONECA JÁ FALANTE LHE FOGE ENTRE OS DEDOS NASTÁCIA, O PESADELO DE ACORDÁ-LA SEMPRE ANTES OS HERÓIS DE OUTRAS ESTÓRIAS TÃO CANSADOS E INOCENTES VÃO DEIXAR AS SUAS GLÓRIAS PRA VIVER JUNTO DA GENTE

17 NARIZINHO NARIZINHO, A DONA DO NARIZ ARREBITADO, CHAMA-SE LÚCIA ENCERRABODES DE OLIVEIRA E TEM OITO ANOS. NETA DE DONA BENTA E PRIMA DE PEDRINHO, A MENINA MORA NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E ADORA PESCAR E SUBIR EM ÁRVORES. SUA MELHOR AMIGA É A BONECA EMÍLIA. INTERPRETAÇÃO A- SOBRE QUEM FALAMOS NA HISTÓRIA?... B- COMO ELA É?... C- O QUE ELA GOSTA DE FAZER?... D- QUEM SÃO OS PARENTES DELA? E- RETIRE DA MÚSICA UMA PALAVRA COM: 1 SÍLABA... 2 SÍLABAS... 3 SÍLABAS... F- COLOQUE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA: NETA - PRIMA BONECA AMIGA EMÍLIA... G- SEPARE AS PALAVRAS ACIMA EM SÍLABAS:

18 NARIZINHO ARREBITADO NUMA CASINHA BRANCA, LÁ NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, MORAVA UMA VELHINHA CHAMADA DONA BENTA. QUEM PASSA PELA ESTRADA E A VÊ NA VARANDA COM A CESTINHA DE COSTURA NO COLO E ÓCULOS NA PONTA DO NARIZ, SEGUE SEU CAMINHO PENSANDO: QUE TRISTEZA VIVER ASSIM TÃO SOZINHA. MAS SE ENGANA. DONA BENTA É A MAIS FELIZ DAS VOVÓS, PORQUE VIVE COM A ENCANTADORA NETINHA LÚCIA, A MENINA DO NARIZ ARREBITADO TAMBÉM CHAMADA NARIZINHO. NA CASA AINDA EXISTEM DUAS PESSOAS: TIA NASTÁCIA, QUE CARREGOU LÚCIA EM PEQUENA, EMÍLIA UMA BONECA DE PANO FEITA PELA TIA NASTÁCIA. A BONECA EMÍLIA PARECE UMA BRUXA, MAS MESMO ASSIM NARIZINHO GOSTA MUITO DELA. NARIZINHO NÃO ALMOÇA, NÃO JANTA, NEM DORME SEM TER POR PERTO A BONECA. A- INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: 1- ONDE É CONTADA A HISTÓRIA? 2- QUEM É LÚCIA? 3- POR QUÊ O APELIDO DE LÚCIA É NARIZINHO ARREBITADO? 4- QUEM FEZ EMILIA? DO QUE ELA FOI FEITA? B- PROCURE NO TEXTO UMA PALAVRA: DIMINUTIVO: COM DUAS SÍLABAS: COM QUATRO SÍLABAS: QUE SEJA APELIDO: QUE SEJA NOME DE GENTE:

19 C- CIRCULE DE VERMELHO O TÍTULO DO TEXTO E DE AZUL, CIRCULE OS NOMES DOS PERSONAGENS DESSE TEXTO. D- ENUMERE OS PARÁGRAFOS DO TEXTO E COPIE 3º PARÁGRAFO: E- SEPARE AS PALAVRAS DA FRASE ABAIXO COM UM TRAÇO ( / ) E COPIE NOVAMENTE, DANDO ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS: NUMACASINHABRANCA,LÁNOSÍTIODOPICAPAUAMARELO,MOR AVAUMAVELHINHACHAMADADONABENTA. F- ESCREVA O NOME DO PERSONAGEM CORRESPONDENTE A CADA CARACTERÍSTICA ABAIXO: BONECA DE PANO: É A MAIS FELIZ DAS AVÓS E USA ÓCULOS: TEM NARIZ ARREBITADO: PARECE BRUXA: CARREGOU LÚCIA: G- VAMOS ORDENAR AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA: LÚCIA SÍTIO EMÍLIA NASTÁCIA BONECA PANO CASA ARREBITADO ÓCULOS VOVÓ - H- AGORA, SEPARE EM SÍLABAS AS PALAVRAS ACIMA:

20 PEDRINHO JOTA QUEST ELE A IMAGINAVA QUE ERA O REI SOLDADO HERÓI PIRATA E DOMADOR ERA O QUE QUERIA SER PORQUE ERA UM SONHADOR ELE ACREDITAVA EM DRAGÃO BRUXA SACI CAVALO VOADOR VIA O QUE QUERIA VER PORQUE ERA UM SONHADOR E O PICA PAU AMARELO MUNDO QUE ESCOLHEU ERA ASSIM COMO UM CASTELO SEU ELE VIAJAVA ERA TREM SUBMARINO AVIÃO VAPOR IA ONDE QUERIA IR PORQUE ERA UM SONHADOR E O PICAPAU AMARELO RETORNAVA ENTÃO POIS NÃO HÁ MUNDO MAIS BELO NÃO ELE SE ENCANTAVA POIS NO SÍTIO HÁ TANTO BICHO MATO FRUTA E FLOR ELE ENTÃO SÓ QUER CRESCER PARA O MUNDO EXTERIOR PERCORRER INTERPRETAÇÃO 1- SEPARE AS PALAVRAS DA ESTROFE ABAIXO COM TRAÇO ( / ) E COPIE NOVAMENTE ANDO ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS: ELESEENCANTAVA POISNOSÍTIOHÁTANTOBICHO...

21 ENUMERE OS VERSOS DE UMA ESTROFE DA MÚSICA: ( ) PORQUE ERA UM SONHADOR ( ) ERA TREM SUBMARINO AVIÃO VAPOR ( ) ELE VIAJAVA ( ) A ONDE QUERIA IR 3- AGORA, COPIE ORDENANDO OS VERSOS QUE VOCÊ ENUMEROU: RESPONDA: A- QUAL TIPO DE TEXTO?... B- QUAL O SEU TÍTULO?... C- CIRCULE NO TEXTO PALAVRAS QUE TENHAM O SOM DE AN EN IN ON UN : D- SIGA O MODELO: NUNCA NÃO É NUCA. MUNDO NÃO É. CAMPO NÃO É MENTE NÃO É. MANTO NÃO É... PENCA NÃO É... TINTA NÃO É... TANTO NÃO É... PONTE NÃO É... CONTA NÃO É... E- TROQUE UMA LETRA E MUDE O SIGNIFICADO: FONTE PORTE BANCO... CONTE -... CONTA... PENCA -... PONTE... SANTO -...

22 PEDRINHO NETO DE DONA BENTA, PRIMO DE NARIZINHO, O PEDRINHO TEM DEZ ANOS E MORA NA CIDADE. POR ISSO, SÓ VISITA O SÍTIO DURANTE AS FÉRIAS. ESPERTO E CORAJOSO, VIVE EM BUSCA DE AVENTURAS NO CAPOEIRÃO E SABE TUDO SOBRE A ONÇA PINTADA. INTERPRETAÇÃO A- SOBRE QUEM FALAMOS NA HISTÓRIA?... B- O QUE ELE É DE DONA BENTA?... C- O QUE ELE GOSTA DE FAZER?... D- RETIRE DO TEXTO UMA PALAVRA COM: 1 SÍLABA... 2 SÍLABAS... 3 SÍLABAS... F- COLOQUE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA: NETO - PEDRINHO CORAJOSO AVENTURAS - ESPERTO-... E - SEPARE AS PALAVRAS ACIMA EM SÍLABAS: H- FAÇA UMA FRASE USANDO DUAS PALAVRAS ACIMA:...

23 EM FÉRIAS QUANDO, NAQUELA TARDE, PEDRINHO VOLTOU DA ESCOLA E DISSE A DONA TONICA QUE AS FÉRIAS IAM COMEÇAR DAÍ A UMA SEMANA, A BOA SENHORA PERGUNTOU: E ONDE QUER PASSAR AS FÉRIAS DESTE ANO, PEDRINHO? O MENINO BOTOU A MÃO NA CINTURA, RINDO-SE DE TAMANHA INGENUIDADE. QUE PERGUNTA, MÃE! POIS ONDE MAIS, SENÃO NO SÍTIO DE VOVÔ? PEDRINHO NÃO PODIA COMPREENDER FÉRIAS PASSADAS EM OUTRO LUGAR QUE NÃO FOSSE O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, EM COMPANHIA DE NARIZINHO, DO MARQUÊS DE RABICÓ, DO VISCONDE DE SABUGOSA E DA EMÍLIA. DONA BENTA ERA A MELHOR DAS AVÓS; NARIZINHO, A MAIS GALANTE DAS PRIMAS ; EMÍLIA, A MAIS MALUQUINHA DE TODAS AS BONECAS ; O MARQUÊS DE RABICÓ, O MAIS RABICÓ DE TODOS OS MARQUESES, E O VISCONDE, O MAIS CÔMODO DE TODOS OS VISCONDES. HAVIA AINDA TIA NASTÁCIA, A MELHOR QUITUTEIRA DESTE E DE TODOS OS MUNDOS QUE EXISTEM. 2- RESPONDA COM ATENÇÃO, OBSERVANDO O TEXTO: A- DE ONDE VOLTAVA PEDRINHO, QUANDO DISSE A MÃE DELE QUE AS FÉRIAS IRIA COMEÇAR DALÍ A UMA SEMANA? ONDE ELE QUERIA PASSAR AS FÉRIAS? QUEM FARIA COMPANHIA PARA ELE NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO?...

24 ENUMERE OS PARÁGRAFOS DO TEXTO. COPIE O 3º PARÁGRAFO: LEIA ESTE PÁRAGRAFO QUE VOCÊ COPIOU E ILUSTRE-O: 5- A FRASE SEGUINTE TEM UMA PALAVRA ESCRITA ERRADA. TENTE DESCOBRI-LA RELENDO O 2º PARÁGRAFO DO TEXTO. DEPOIS REESCREVA ESSA FRASE CORRETAMENTE: E ONDE QUER PASSAR AS VÉRIAS DESTE ANO, PEDRINHO? AGORA IMAGINE QUE VOCÊ IRIA PASSAR AS FÉRIAS NO SÍTIO E ESCREVA O QUE GOSTARIA DE FAZER LÁ:

25 CUCA BASEADA NA FIGURA O FOLCLORE BRASILEIRO, A CUCA É UMA BRUXA QUE MORA EM UMA CAVERNA NO CAPOEIRÃO DOS TUCANOS. ELA SE PARECE COM UM JACARÉ E FAZ FEITIÇOS PARA ATRAPALHAR AS AVENTURAS DA TURMA DO SÍTIO. INTERPRETAÇÃO A- SOBRE QUEM FALAMOS NA HISTÓRIA?... B- COMO ELA É?... C- ONDE ELA MORA?... D- COM O QUE ELA SE PARECE?... E- O QUE ELA GOSTA DE FAZER?... NO TEXTO POSSUI UMA PALAVRA QUE PARECE SER UMA COISA MUITO GRANDE. VAMOS TENTAR DESCOBRÍ-LA?... AGORA FAÇA COM ESSAS PALAVRAS TAMBÉM SE TRANSFORMEM EM GRANDES (AUMENTATIVO ) : TURMA... JACARÉ... PORCO... BONECA...

26 SACI INSPIRADO NA FIGURA FOLCLÓRICA DO SACI-PERERÊ, O SACI DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO É UM MOLEQUE TRAVESSO DE UMA PERNA SÓ. ELE MORA NA MATA E ADORA ASSUSTAR AS PESSOAS E FAZER PERALTICES COMO DAR NÓ NA CRINA DE CAVALOS, FAZER O LEITE DERRAMAR NO FOGÃO DA TIA NASTÁCIA. O SACI FOI CAPTURADO PELO PEDRINHO. A PARTIR DAÍ, OS DOIS SE TORNARAM GRANDES AMIGOS E O SACI ENTROU PARA A TURMA DO SÍTIO. INTERPRETAÇÃO A- SOBRE QUEM FALAMOS NA HISTÓRIA?... B- COMO ELE É?... C- ONDE ELE MORA?... D- O QUE ELE GOSTA DE FAZER?... F- QUEM CAPTUROU O SACI?... G- O QUE ACONTECEU COM PEDRINHO E O SACI, DEPOIS DA CAPTURA?......

27 RABICÓ RABICÓ É O LEITÃO DE ESTIMAÇÃO DE NARIZINHO. ELE É UM PORCO MEDROSO, COMILÃO E MUITO ATRAPALHADO. VIVE CORRENDO DA TIA NASTÁCIA, QUE É LOUCA PARA BOTA-LO NA PANELA. OBSERVANDO O TEXTO: 1- RETIRE DO TEXTO UMA PALAVRA COM : UMA SÍLABA:... DUAS SÍLABAS:... TRÊS SÍLABAS:... DIMINUTIVA:... AUMENTATIVA: VAMOS AUMENTAR? PORCO... PANELA AGORA, VAMOS DIMINUIR? PORCO... PANELA...

28 VISCONDE DE SABUGOSA BONECO DE SABUGO DE MILHO QUE GANHOU VIDA, O VISCONDE FOI FEITO PELO PEDRINHO E DEIXADO NA BIBLIOTECA. ESQUECIDO LÁ POR UM BOM TEMPO, ELE LEU TODOS OS LIVROS E SE TRANSFORMOU EM UM SÁBIO CIENTISTA QUE ADORA LER E PESQUISAR. INTERPRETAÇÃO: 1- QUEM É VISCONDE? 2- QUEM O FEZ? 3- ONDE PEDRINHO O COLOCOU DEPOIS DE PRONTO? 4- O QUE VISCONDE FEZ NA BIBLIOTECA? 5- EM QUE O VISCONDE SE TORNOU? AGORA, MOSTRE QUE VOCÊ É ESPERTO E : DIMINUA ESSSAS PALAVRAS: AUMENTE ESSAS PALAVRAS: BONECO... BONECO... SABUGO... SABUGO... PEDRO... PEDRO... LIVRO... LIVRO...

29 TIA NASTÁCIA É UMA ÓTIMA COZINHEIRA QUE AGRADA A TODOS COM SEUS QUITUTES, PRINCIPALMENTE COM OS BOLINHOS DE CHUVA. TIA NASTÁCIA É UMA GRANDE CONHECEDORA DE CULTURA POPULAR E, EM SEU JEITO DE FALAR, EM SUAS RECEITAS E HISTÓRIAS RECHEADAS DE SUPERSTIÇÕES, DEMONSTRA A SABEDORIA POPULAR E A TRADIÇÃO ORAL. INTERPRETAÇÃO: 1- QUEM É TIA NASTÁCIA? 2- O QUE ELA FAZ NO SÍTIO? 3- QUAL É O PRATO QUE TIA NASTÁCIA MAIS GOSTA DE FAZER? 4- O QUE VISCONDE FEZ NA BIBLIOTECA? AGORA, PRESTEM ATENÇÃO QUE A PROFESSORA VAI DITAR A REICEITA DO BOLINHO DELICIOSO DE TIA NASTÁCIA:

30 DONA BENTA INTERPRETAÇÃO: AVÓ DE PEDRINHO E NARIZINHO, TEM MAIS DE SESSENTA ANOS E É UMA EXCELENTE CONTADORA DE HISTÓRIAS. DONA BENTA LÊ MUITO, NAVEGA PELA INTERNET, CONHECE OUTROS IDIOMAS E SABE DE TUDO O QUE ACONTECE NO SÍTIO. ELA É INSPIRADA NA AVÓ ANACLETA DE MONTEIRO LOBATO. 1- QUEM É DONA BENTA? 2- QUANTOS ANOS ELA TEM? 3- ELA É A DONA DE QUAL SÍTIO? 4- O QUE ELA GOSTA DE FAZER? VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS: NARIZINHO... PEDRINHO... HISTÓRIAS... AVÓ... CONTADORA... BENTA... INTERNET... COLOQUE AS PALAVRAS ACIMA EM ORDEM ALFABÉTICA:...

31

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 15 a 19 de abril. Segunda-feira Curitiba, 15 de abril de 2013. A escola onde Fernando estuda implantou escolinhas de esportes.

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Dia 18 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, que foi

Leia mais

18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil / Dia de Monteiro Lobato

18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil / Dia de Monteiro Lobato 18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil / Dia de Monteiro Lobato Esse é José Bento Renato Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura infantil MONTEIRO LOBATO nasceu em TAUBATÉ

Leia mais

Aluno (a): Nº. Data de entrega: 13/11/2017. Turma:

Aluno (a): Nº. Data de entrega: 13/11/2017. Turma: Aluno (a): Nº TRABALHO 4º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL Interdisciplinar Professoras: Simone e Carolina Data de entrega: 13/11/2017 Turma: NOTA Olá, aluno (a) do 3º ano! Estamos chegando ao final de mais

Leia mais

01- Qual era o nome completo de Monteiro Lobato? R.: 02- Onde e quando ele nasceu? R.:

01- Qual era o nome completo de Monteiro Lobato? R.: 02- Onde e quando ele nasceu? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== TEXTO 1 UM ESCRITOR E AS CRIANÇAS

Leia mais

Plano de Aula 7. 1) Citação: Se você pensa que pode ou que não pode, dos dois jeitos você está certo. 2) Meditação. 3) História: Siga seu sonho.

Plano de Aula 7. 1) Citação: Se você pensa que pode ou que não pode, dos dois jeitos você está certo. 2) Meditação. 3) História: Siga seu sonho. Plano de Aula 7 1) Citação: Se você pensa que pode ou que não pode, dos dois jeitos você está certo. 2) Meditação. 3) História: Siga seu sonho. 4) Música: Pedrinho Jota Quest 5) Atividade Integrada: Caixa

Leia mais

SEQUÊNCIA RABALHO S. uesa/dicas%20portugues.htm

SEQUÊNCIA RABALHO S.  uesa/dicas%20portugues.htm ROTEIRO DE TRABALHO RABALHO S SEQUÊNCIA DIDÁTICA "A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimento ou de técnicas), mas sim por um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Vila Velha, de de Nome: 2º Ano (1ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3º BIMESTRE. Em Férias

Vila Velha, de de Nome: 2º Ano (1ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3º BIMESTRE. Em Férias Vila Velha, de de 2009. Nome: 2º Ano (1ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3º BIMESTRE Eixo temático: A evolução e o tempo Total de pontos Média Pontos obtidos Língua Portuguesa

Leia mais

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE 4º ano F AUTORES: Enzo Lucas Maria Luiza Prates Mariana Rafaella Spera Vinicíus 4º ano F ILUSTRAÇÕES DA INTERNET EDITORA: CJSP Um dia como outro qualquer

Leia mais

Se você pensa que pode, ou que não

Se você pensa que pode, ou que não 7º Plano de Aula 1- Citação: Se você pensa que pode, ou que não pode, dos dois jeitos você está certo 2- Meditação: Seja Criativo Planeta Meditação 3- História Siga seu Sonho 4- Música 5- Atividade Integrada

Leia mais

Substantivos. É a palavra que dá nome a seres ou coisas. Pode ser classificado em nove categorias.

Substantivos. É a palavra que dá nome a seres ou coisas. Pode ser classificado em nove categorias. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Substantivos É a palavra que dá nome a seres ou coisas. Pode ser classificado em nove categorias. Comum: nomeia seres de uma espécie

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

O teatro ao ar livre Sítio do Pica-pau Amarelo acontecerá em 20 municípios da região Centro Sul da Bahia, considerado o sertão produtivo do estado.

O teatro ao ar livre Sítio do Pica-pau Amarelo acontecerá em 20 municípios da região Centro Sul da Bahia, considerado o sertão produtivo do estado. O teatro ao ar livre Sítio do Pica-pau Amarelo acontecerá em 20 municípios da região Centro Sul da Bahia, considerado o sertão produtivo do estado. Durante 6 meses de temporada, em parceria com a Globo

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 CONTEÚDOS DE ESTUDO Leitura; Interpretação; Elaboração de respostas completas

Leia mais

PROJETO MONTEIRO LOBATO

PROJETO MONTEIRO LOBATO PROJETO MONTEIRO LOBATO Turma - Jardim II e 1 ano Professoras Maria Gonilde Bittencourt e Janete Terezinha Bittencourt Colaboradores: prof. Reginaldo (música) e Coord. Ped. Andréa Lucena Cardoso Ano 2010

Leia mais

CARTAS A MONTEIRO LOBATO

CARTAS A MONTEIRO LOBATO CARTAS A MONTEIRO LOBATO (Imagem retirada do Google, Autores Farinha e Aneska) Diante da necessidade da valorização da leitura, é importante contextualizar os alunos não só da importância dos livros como

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 4,0 Hist./Geog.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 10 / 2 / 2017 Assunto:

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre Interpretação de Texto Professor: fazer a leitura do texto e o entendimento oral antes da aplicação

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Exercício Extra 31. Nome: Turma:

Exercício Extra 31. Nome: Turma: Exercício Extra 31 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/10/2016 Data de devolução: 17/10/2016 História meio ao contrário [...] Foi um alívio geral. Então, o rei completou,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Sugestões de textos para o estudo em casa. 1º ano

Sugestões de textos para o estudo em casa. 1º ano Sugestões de textos para o estudo em casa 1º ano A vaca Rebeca Regina Siguemoto e Martinez Rebeca sapeca ganhou na loteca uma linda cueca. _ O que vou fazer com essa cueca? _ Gostaria mesmo de uma boneca

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Color the head using a green colored pencil. My Body QUESTÃO 02 Circle the mouth using a blue colored pencil. QUESTÃO

Leia mais

1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo15/12

1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo15/12 1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo 1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo 1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 Ensino Fundamental e Ensino Médio Sistema de Recuperação Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação de Língua Portuguesa Nível: I F-2 Professor (a):

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES Língua Portuguesa Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Leitura de imagem. O alfabeto, as vogais e as consoantes

Leia mais

Sejam Bem-Vindos a mais uma... Mostra. Cultural. Escola. Monteiro Lobato apresenta...

Sejam Bem-Vindos a mais uma... Mostra. Cultural. Escola. Monteiro Lobato apresenta... Sejam Bem-Vindos a mais uma... Mostra Escola Cultural Monteiro Lobato apresenta... 2018 O desejo de saber coisas novas é chamado de CURIOSIDADE e a animação em descobrir as respostas pode chamar INICIATIVA.

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 04/12 a 14/12/2018 Um Feliz Natal das professoras do 3º ano! TERÇA-FEIRA: 04/12/2018

Leia mais

Sequência Didática Natal

Sequência Didática Natal Sequência Didática Natal Sequência Didática Natal - Natal de todos Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre as tradições natalinas, levando as crianças a respeitarem e valorizarem as diferenças; proporcionar

Leia mais

J.I. Faria de Baixo 2017/ Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Cucujães

J.I. Faria de Baixo 2017/ Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva. Cucujães J.I. Faria de Baixo 2017/ 2018 Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva Cucujães Era uma vez uma cenourinha baby que era mesmo pequenina. Era gordinha e tinha um belo cabelo verde. Mas infelizmente era

Leia mais

ÁUDIO-DESCRIÇÃO DA CAPA: ÁUDIO-DESCRIÇÃO DA BONECA EMÍLIA DE MONTEIRO LOBATO

ÁUDIO-DESCRIÇÃO DA CAPA: ÁUDIO-DESCRIÇÃO DA BONECA EMÍLIA DE MONTEIRO LOBATO ÁUDIO-DESCRIÇÃO DA CAPA: ÁUDIO-DESCRIÇÃO DA BONECA EMÍLIA DE MONTEIRO LOBATO Quantas foram as crianças com deficiência visual que leram, conheceram e se deliciaram com as histórias do Sítio do Pica-Pau,

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 12. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 1 2 Vocabulário: Repelido rejeitado Estampido

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões.

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia o texto abaixo. ÁLBUM DE

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

Exercício Extra 19 A COISA

Exercício Extra 19 A COISA Exercício Extra 19 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data:20/06/2016 Data de devolução: 27/06/16 A COISA A casa do avô de Alvinho era uma dessas casas antigas, grandes, que têm

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2º ANO LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESCOLA: NOME: DATA: / / 2º ANO: AVALIAÇÃO 2º ANO O SAPO SALTADOR LÁ NO CANTO DO JARDIM MORA UM SAPO SALTADOR QUE SE REFRESCA NA ÁGUA PARA ESPANTAR O CALOR LEIA A POESIA COM ATENÇÃO: ESPERA CONTENTE E FACEIRO

Leia mais

01- De acordo com o texto 1, escreva os nomes dos bichos que aparecem no texto.

01- De acordo com o texto 1, escreva os nomes dos bichos que aparecem no texto. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 A VELHA A FIAR Estava

Leia mais

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira

Goiânia, 03 de outubro de Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Goiânia, 03 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 1 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Ciências:No caderno. Dia: 03/10/2016 2ª Feira Recorte e cole o Anexo I em seu caderno e faça

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0. A máquina do tempo

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0. A máquina do tempo SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina Diretoria Educacional AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina Diretoria Educacional AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO Escola: Aluno: 1 - FAÇA UM X NO QUADRINHO DAS LETRAS QUE A PROFESSORA VAI DITAR: A) B F P B) R E D C) P A Q D) P U C 2 DEU A LOUCA NO COMPUTADOR NA HORA DE DIGITAR. LEIA E OBSERVE:

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Uma dica de leitura para você! A seguir,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 19 / 4

Leia mais

A guardiã dos gansos

A guardiã dos gansos A guardiã dos gansos E ra uma vez uma princesa prometida em casamento a um príncipe de um reino distante. Quando chegou o dia da partida, emocionada, a mãe da princesa abraçou a filha e deu a ela um cavalo

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

shoulder toes head knees

shoulder toes head knees PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Match: shoulder toes head knees QUESTÃO 02 Number: (1) eyes (2) ears (3) mouth (4) nose QUESTÃO 03 Use yellow and green to

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura, interpretação, elaboração

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Leia atentamente este texto e aprenda com a joaninha Filó como ficar de bem com a vida. DE BEM COM A VIDA Filó, a joaninha, acordou

Leia mais

n N LÍNGUA PORTUGUESA navio menina neve novelo na ne ni no nu Na Ne Ni Eu sou a letra que se lê na, ne, ni, no, nu. Completa. Nome : Data : / / ANO

n N LÍNGUA PORTUGUESA navio menina neve novelo na ne ni no nu Na Ne Ni Eu sou a letra que se lê na, ne, ni, no, nu. Completa. Nome : Data : / / ANO Data : / / Eu sou a letra que se lê na, ne, ni, no, nu. Completa. nó navio menina n N neve novelo na ne ni no nu Na Ne Ni No Nu É a neve. É a neve. É a Natália. É a Natália. n na ne ni no nu Copia. N Na

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia este texto com muita atenção: Bruxas são criaturas muito especiais. E sua linguagem também é muito particular. Se você quer aprender a se comunicar no dialeto

Leia mais

UNIDADE: DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 08 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA:

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: COMPLETE O TEXTO COM AS SÍLABAS QUE FALTAM: DONA FILOMENA TINHA 3 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, O ATO QUE SÓ QUERIA SABER DE FICAR SE ESFREGANDO NAS PERNAS DAS PESSOAS

Leia mais

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1

Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 Anexo I - Modelo de Pólya para a resolução de um problema. 1 1 Pólya, G., A arte de resolver problemas (1995) p. xii-xiii. 49 Anexo II - Guião de atuação do professor de matemática elaborado por Lester

Leia mais

Infantil Monteiro Lobato Atividades para Imprimir

Infantil Monteiro Lobato Atividades para Imprimir Atividades Dia do Livro Infantil Monteiro Lobato Atividades para Imprimir Atividades Dia Monteiro Lobato do Livro Infantil Confira algumas Atividades Dia do Livro Infantil Monteiro Lobato para imprimir,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha 2.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / 1. Lê o texto todo com muita atenção. Avaliação da minha

Leia mais

Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela.

Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela. Aninha e Seus Medos Aninha era uma menina muito medrosa, que tinha medo de tudo. Uma manhã a mãe dela acordou-lhe Aninha.Mas a mãe de Aninha nunca acordava ela.aninha estranhou e perguntou para a mãe dela

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 15 / 6 / 2018 1) LEIA o texto duas vezes. CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA Cidinha

Leia mais

Apresentação. Muitas pessoas contam histórias umas para as outras com o intuito de divertir, informar e apresentar os diversos textos literários.

Apresentação. Muitas pessoas contam histórias umas para as outras com o intuito de divertir, informar e apresentar os diversos textos literários. 1 Apresentação Muitas pessoas contam histórias umas para as outras com o intuito de divertir, informar e apresentar os diversos textos literários. Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I mergulharam

Leia mais

A PÍLULA FALANTE II PARTE

A PÍLULA FALANTE II PARTE Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2018. Londrina, de. Nome: Turma: TEMPO Início: Término: Total: Disciplina: Literatura 4º ano A PÍLULA FALANTE II PARTE Apareceu então um sapo num carrinho.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Ventinho PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS. Quando Ventinho chegou Levantou folha do chão E fez um redemoinho (1) Que veio na contramão.

Ventinho PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS. Quando Ventinho chegou Levantou folha do chão E fez um redemoinho (1) Que veio na contramão. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Ventinho Quando Ventinho chegou Levantou

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 TEXTO 1 LEIA o texto. Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 Era uma vez um macaco muito esperto. Ao ver uma mangueira

Leia mais

ESCOLA DATA: / / NOME:

ESCOLA DATA: / / NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Atividade de Língua Portuguesa 1.Leia a música Eu cresci e circule todas as conjunções que encontrar. Lembre-se conjunção é um elemento de ligação entre orações. Eu

Leia mais

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos.

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos. Natal Certa vez, três flores estavam conversando: a rosa, o jasmim e a violeta. Elas ficaram sabendo que na gruta de Belém havia nascido o Menino Jesus que iria salvar a humanidade. As três flores abraçadas

Leia mais

Adeilson Salles. Ilustrações de L. Bandeira. belinha_e_lagarta_bernadete.indd 3 18/10/ :32:55

Adeilson Salles. Ilustrações de L. Bandeira. belinha_e_lagarta_bernadete.indd 3 18/10/ :32:55 Adeilson Salles Ilustrações de L. Bandeira belinha_e_lagarta_bernadete.indd 3 18/10/2012 16:32:55 Dedicatória Na figura da minha neta Bellinha, que me inspirou, dedico este trabalho às sementes do amanhã:

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

DATA: 27 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 27 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 27 / 09 / 2014 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 Toda criança tem direitos e deveres. Crianças têm de estudar, brincar,

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com muita atenção. Avião de Papel De dobra Em dobra.

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Percebendo os ambientes Disciplina/Valor Português

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Aluno: Série: 2º turma: Turno:

Aluno: Série: 2º turma: Turno: Aluno: Série: 2º turma: Turno: 1 Série / turma: AV: Nota: 2º Aluno(a): Professor(a): Data: / / 2012 Disciplina: Língua Portuguesa / Matemática Ensino Fundamental 1 1. Leia o texto com atenção: Atividade

Leia mais