PRODUTOR PRODUTOR B PRODUTOR C DISTRIBUIDOR SEGMENTO INDUSTRIAL C SEGMENTO INDUSTRIAL SEGMENTO INDUSTRIAL B

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRODUTOR PRODUTOR B PRODUTOR C DISTRIBUIDOR SEGMENTO INDUSTRIAL C SEGMENTO INDUSTRIAL SEGMENTO INDUSTRIAL B"

Transcrição

1 agosto 2015

2 PRODUTOR A PRODUTOR B PRODUTOR C DISTRIBUIDOR SEGMENTO INDUSTRIAL A SEGMENTO INDUSTRIAL B SEGMENTO INDUSTRIAL C

3 MANUSEIO DISTRIBUIÇÃO Carregamento Descarregamento Blending Fracionamento, Embalagem e Reembalagem ARMAZENAMENTO TRANSPORTE LOGÍSTICA

4 HISTÓRICO Baseado no Responsible Distribution da NACD e da CACD; Recomendado pela ASSOCIQUIM para as empresas distribuidoras de produtos químicos e petroquímicos; Adesão iniciou em janeiro de 2002; As empresas tem 18 meses para implementar as políticas e iniciar as verificações (auditorias) por entidade independente ABS / BSI / DQS / SGS e VANZOLINI; Atualmente 55 EMPRESAS CERTIFICADAS num total de 120 SITES CERTIFICADOS.

5 OBJETIVO O comprometimento das empresas com a contínua melhoria da distribuição dos produtos químicos e petroquímicos visando principalmente: preservação da saúde e do meio ambiente; segurança das pessoas e instalações; segurança no uso dos produtos químicos; satisfação dos clientes e comunidade. de modo a aumentar o respeito e a confiança do Público nas empresas de distribuição de produtos químicos e petroquímicos.

6 Princípios Diretivos do Processo Distribuição Responsável Ser receptivo e sensível às preocupações da comunidade. Ter os aspectos saúde, segurança, proteção e meio ambiente como prioritários em suas operações, produtos, processos e instalações, bem como no planejamento e implementação de novos sites e/ou processos e operações. Informar os colaboradores, contratados, prestadores de serviço em atendimento de emergências e ao público sobre riscos químicos para a saúde ou para o meio ambiente, bem como sobre respostas e medidas de proteção em relação aos produtos e processos da empresa.

7 Princípios Diretivos do Processo Distribuição Responsável Fornecer informações sobre os perigos e riscos associados aos produtos químicos, dar suporte aos clientes no gerenciamento destes produtos, permitindo-lhes armazenar, utilizar, manusear, transportar e dispor, se necessário, de maneira responsável. Participar, juntamente com as Entidades, órgãos governamentais e outros interessados, na elaboração de leis, regulamentos e práticas responsáveis para ajudar a proteger a comunidade, o local de trabalho e o meio ambiente. Cumprir todos os requisitos legais que afetem suas operações e produtos e cumprir integralmente com os Códigos e Práticas do Processo Distribuição Responsável.

8 Princípios Diretivos do Processo Distribuição Responsável Cooperar na resolução de problemas criados pelo manuseio e disposição de resíduos perigosos. Operar as instalações e armazém de forma a proteger a saúde, segurança e a segurança da comunidade, dos colaboradores, meio ambiente e instalações.

9 COMPROMETIMENTO Carta de Adesão assinada pelo representante legal de maior hierarquia; Atender a todas as legislações e normas aplicáveis a sua atividade e atender aos códigos e práticas do PRODIR; Atender as Diretrizes e Procedimentos estabelecidos pela ASSOCIQUIM para implantação e implementação do PRODIR; Atender ao Regimento do PRODIR.

10 CÓDIGOS DE PRÁTICAS GERENCIAIS

11 Número Mínimo de Implantação de Códigos e Práticas Por semestre Implantação Nº. Mínimo de Códigos / Práticas Semestre 1º. 2º. 3º. Nº. de Práticas Implantadas % de Práticas Implantadas % 72% 100%

12 Requisitos do PRODIR Código I Comprometimento a Alta Administração e Gerenciamento de Risco Comprometimento da Alta administração com a melhoria continua Identificação, avaliação, qualificação e atualização dos de riscos As alterações de processos, políticas e procedimentos que envolvam questões de SSMA, devem ser realizadas e comunicadas. A Alta Administração, o Coordenador do PRODIR e outras pessoas chaves devem ser treinadas em todos os aspectos do PRODIR.

13

14 A Avaliação de Risco Esta atividade desenvolve uma maior compreensão do impacto potencial que poderia resultar de um incidente / acidente enquanto o produto está sendo manuseado, armazenado e transportado. Isto inclui não somente as propriedades perigosas do material em si, mas também as características do carregamento (quantidades, embalagens, veículos, vias, etc.). Que estamos nós fazendo agora? O que poderia dar errado? Há pontos críticos para preocupação? O que nós poderíamos fazer diferentemente?

15 Excesso de carga Maior desgaste de pneus; Maior consumo de combustível; Maior possibilidade de quebras e acidentes; Danifica o asfalto; Risco de multas.

16 Requisitos do PRODIR CÓDIGO II Revisão do Comprometimento e Treinamento (Atendimento a legislações e normas) Procedimentos para monitoramento, implementação e avaliação do atendimento às legislações e regulamentos. Treinamento de todos os colaboradores na implementação de legislações aplicáveis, bem como nos requisitos específicos da empresa. Processo para revisar procedimentos, políticas e programas de segurança e prevenção de perdas.

17 PREVENÇÃO EM EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO Análise de Projetos, Vistorias em Edificações e áreas de risco. Todas as edificações e áreas de riscos especiais (exceto residências unifamiliares) devem possuir medidas de segurança contra incêndio conforme o Regulamento de Segurança contra Incêndio e Respectivas Instruções Técnicas. Obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

18 AUSÊNCIA DE LICENÇA AMBIENTAL Art. 66 do Decreto nº 6.514/08 - Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores ou utilizadores de recursos naturais, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, em desacordo com a licença obtida ou contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes. MULTA De R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ ,00 (dez milhões de reais).

19 Requisitos do PRODIR CÓDIGO III Seleção de Transportadores e Frota Própria Procedimento de seleção de transportadores e de frota própria de produtos químicos que inclua saúde, segurança, proteção patrimonial (security), meio ambiente, atendimento as legislações, avaliação de desempenho e melhoria contínua.

20 SEGURANÇA NO TRANSPORTE Um diálogo aberto, efetivo e significativo entre expedidor e transportador é uma obrigação para incrementar o transporte seguro de materiais perigosos. Expedidores devem QUALIFICAR OS TRANSPORTADORES

21 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE TRANSPORTADORES Seleção de veículos adequados requisitos de legislação

22 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE TRANSPORTADORES E FROTA PRÓPRIA Programas de inspeção e manutenção da frota (própria ou terceiro) bem como a obrigatoriedade de check-list antes da mobilização do veículo.

23 Acidente provocado por quebra do pino-rei Fadiga do material

24 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE TRANSPORTADORES E FROTA PRÓPRIA Treinamento / qualificação / certificação de motoristas referente aos riscos do produto, emergências, etc.

25 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE TRANSPORTADORES Avaliação de Rotas: Expedidores e transportadores devem trabalhar juntos para identificar rotas preferidas e / ou alternativas, identificando desvios aceitáveis. Planejamento e conhecimento com antecedência de uma rota é uma medida de segurança muito importante.

26 Acidente ocorrido na Castelo Branco em 18/02/2014 Equipes do Setor de Atendimento a Emergências atenderam nesta terça-feira, 18.02, um acidente ocorrido no Km 35,5 da Rodovia Castelo Branco, altura do município de Itapevi, quando dois caminhões colidiram, provocando o vazamento de 29 mil litros de ácido clorídrico. Um dos caminhões, tipo tanque transportava ácido clorídrico, com classificação ONU 1789, que indica classe de risco. O ácido é um produto corrosivo. Com a batida ocorreu à ruptura das válvulas traseiras do caminhão, fato que causou o vazamento de todo produto transportado. O ácido vazado percorreu cerca de 50 metros por uma canaleta ao lado da estrada, até atingir um pequeno córrego. Equipes da CETESB avaliaram a extensão da contaminação para verificar se houve comprometimento de corpo d água.

27 Requisitos do PRODIR CÓDIGO IV MANUSEIO E ARMAZENAGEM Prática A Seleção, projeto das instalações, construção, manutenção, inspeção e procedimentos operacionais que promovam a segurança, proteção patrimonial (security), capacidades e adequação das instalações, de acordo com os códigos, regulamentos e legislações e com as políticas da empresa. Prática B Procedimento para a seleção de locais e instalações contratadas para armazenagem ou manuseio de produtos químicos, que enfatizem a proteção ao meio ambiente, a segurança, proteção patrimonial (security) e adequação, incluindo revisões periódicas destes locais/instalações.

28 Requisitos do PRODIR CÓDIGO IV MANUSEIO E ARMAZENAGEM Prática C - Procedimento para desenvolver um processo para garantir proteção patrimonial (security) à instalação e ao transporte de produtos químicos que inclua uma Avaliação de Vulnerabilidade de Segurança. Prática D - Procedimento para fornecer orientações e informações do fabricante/fornecedor para clientes, armazéns, terminais e/ou transportadores sobre procedimentos de carga e descarga, e/ou armazenamento de produtos químicos e para aumentar a consciência dos perigos de misturar produtos químicos incompatíveis.

29 ARMAZENAMENTO FRACIONADO

30 Resolução nº 420/04 item Durante o transporte, IBC e embalagens grandes devem ser seguramente fixadas ou acondicionadas na unidade de transporte, de modo a impedir movimentos laterais ou longitudinais indesejáveis ou impactos, e de modo a proporcionar apoio externo adequado.

31 Requisitos do PRODIR CÓDIGO IV MANUSEIO E ARMAZENAGEM Prática E Documentação de procedimentos operacionais atuais para o manuseio e armazenamento de produtos químicos. Prática F Procedimento para garantir que as embalagens / contêineres e equipamentos de transporte são adequadas aos produtos químicos neles acondicionados, atendem aos requisitos legais e estão livres de vazamentos e defeitos visíveis. Prática G Procedimento para garantir a inspeção, limpeza, devolução, recondicionamento e reuso de embalagens / contêineres e equipamentos de transporte de produtos químicos e para a destinação correta de resíduos de limpeza.

32 Requisitos do PRODIR CÓDIGO IV MANUSEIO E ARMAZENAGEM Prática H Procedimentos para rotular e marcar embalagens e contêineres adequadamente. Prática I Procedimentos para carga e descarga de produtos químicos nas instalações das empresas e local apropriado para o envase dos contêineres e embalagens, que resultem em proteção das pessoas, redução de emissões para o meio ambiente e aumento da conscientização sobre os perigos de misturar produtos químicos incompatíveis. Prática J Procedimentos para carga e descarga nas instalações do cliente abordando segurança e proteção patrimonial (Security).

33 Características: Área Principal do Rótulo Instruções de uso: Data de fabricação ou prazo de validade; Data de envasamento Responsável Técnico: Nº de registro: Dados do fabricante/importador: Nome técnico/ marca comercial/nome apropriado para embarque Nº ONU Riscos: Palavra de advertência, esclarecimentos sobre o risco à saúde e segurança. Medidas preventivas: precauções no manuseio/ armazenagem/ transporte /meio ambiente/ embalagem. A FISPQ- Ficha de informação de segurança de Produto Químico pode ser obtida por... Orientações em caso de acidente: (pessoas/meio ambiente) Indicação quantitativa EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE PARA 0xx11- xxx xxxx

34 Em alguns pacotes de refeições congeladas Swan: "SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO: DESCONGELAR PRIMEIRO" No pudim da Marks & Spencer: "ATENÇÃO: O PUDIM ESTARÁ QUENTE DEPOIS DE AQUECIDO" Embalagem do ferro de passar Rowenta de fabricação alemã: "NÃO ENGOMAR A ROUPA SOBRE O CORPO" Nas pastilhas para dormir da Nytol: "ADVERTÊNCIA: PODE PRODUZIR SONOLÊNCIA" Numa fantasia infantil de Super-Homem: "O USO DESSE TRAJE NÃO O TORNA APTO A VOAR

35 Requisitos do PRODIR CÓDIGO IV MANUSEIO E ARMAZENAGEM Prática K Procedimento para controle de processos e equipamentos durante situações de emergência resultantes de eventos naturais, interrupções de serviço público e outras condições externas.

36 Requisitos do PRODIR CÓDIGO V PROCEDIMENTOS DE TRABALHO E TREINAMENTO Identificação das habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Procedimentos e práticas de trabalho para realização de atividades operacionais e de manutenção de forma segura. Treinamento para os colaboradores (empregados ou terceiros da empresa). Adoção ou desenvolvimento de programas para assegurar que o pessoal nos trabalhos críticos estão aptos para o serviço e não estejam comprometidos por influências externas. Procedimentos para informar os contratados (terceiros) sobre os riscos conhecidos e os procedimentos de emergência e / ou plano de evacuação.

37 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES Verificar se estão sendo mantidos padrões elevados em segurança, saúde, cuidado ambiental e qualidade e se há a devida preocupação pela proteção dos funcionários, do público e do ambiente. Verificar a existência de programa de assistência aos funcionários, se estão em condições saudáveis para a sua realização e não estão sobre influência externa inclusive dependências de drogas e/ou álcool.

38 Requisitos do PRODIR CÓDIGO VI GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E PRESERVAÇÃO DE RECURSOS Prática A Procedimento para assegurar que todo o resíduo gerado e embalagens vazias contaminadas sejam destinadas de maneira responsável e de acordo com as legislações vigentes. Prática B Um compromisso através de políticas, recursos e programas que visem a redução de resíduos e a prevenção da poluição em cada instalação. Prática C Um comprometimento para instituir a conservação de recursos.

39 Requisitos do PRODIR CÓDIGO VII RESPOSTA A EMERGÊNCIAS E PREPARAÇÃO DA COMUNIDADE Reconhecimento & Prevenção - Políticas e/ou procedimentos que visem o reconhecimento de possíveis riscos de acidentes/incidentes. Notificação, Relatório & Resposta - Políticas e/ou procedimentos que prevejam a notificação, comunicação e ações de resposta. Pré-planejamento & Coordenação - Políticas e/ou procedimentos para comunicação de riscos potenciais para as agências/ órgão de atendimento. Treinamento - Políticas e/ou procedimentos para garantir treinamento adequado. Investigação & Ação Corretiva Procedimento para investigar os acidentes e incidentes.

40 Requisitos do PRODIR CÓDIGO VII RESPOSTA A EMERGÊNCIAS E PREPARAÇÃO DA COMUNIDADE - Revisão Anual, teste e/ou avaliação Operacionalidade dos planos escritos de ação de emergência da empresa e do plano de prevenção de incêndio e/ou plano de proteção patrimonial. - Visitas de Integração - Promover visitas iniciais e periódicas às instalações para socorristas para promover a preparação para emergências e para fornecer o conhecimento atual das operações. Participação - Coordenação com as entidades locais de atendimento a emergências (bombeiros), com organizações da comunidade envolvida com a preparação ou planejamento de atendimento a emergências.

41 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES Preparação para Emergências e Comunicação de Crise. Atendimento a Emergência e Gerenciamento de Crise são medidas críticas para a segurança e transporte seguro de materiais perigosos, devendo incluir: Plano de Atendimento a Emergência Comunicação de Crise Proteções (escolta, dispositivos anti-roubo, etc.)

42 Requisitos do PRODIR CÓDIGO VIII INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE Prática A Interação com organizações, associações, autoridades governamentais e/ou com o público em nome do Processo Distribuição Responsável. Prática B Informações e atualizações para os colaboradores sobre o Processo Distribuição Responsável para incentivar os colaboradores-chave a se envolverem nos esforços de sensibilização da comunidade. Prática C Reivindicação de políticas públicas e regulamentações responsáveis para a distribuição de produtos químicos.

43 Requisitos do PRODIR CÓDIGO IX GERENCIAMENTO DO PRODUTO Prática A Procedimento para qualificar clientes, atendendo as legislações governamentais. Prática B - Trabalhar com as partes interessadas para promover a divulgação de informações adequadas sobre o uso, manuseio e descarte de produtos químicos compatíveis com o risco do produto.

44 AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES Prestadores de Serviços Expedidores devem trabalhar com seus clientes para examinar de perto situações quando clientes escolhem os prestadores de serviço para a coleta de produto e assegurar-se de que o prestador de serviço escolhido consegue transportar apropriadamente o produto.

45 Requisitos do PRODIR CÓDIGO X - AUDITORIAS INTERNAS Prática A - Procedimentos para realizar auditorias internas dentro do cronograma e que verifiquem a eficácia da implementação de políticas e procedimentos do PRODIR. As auditorias devem ser realizadas anualmente em cada filia/site/depósito/instalação/ armazém próprio e terceirizado da empresa onde houver produtos químicos. Prática B - As auditorias devem ser registradas e seus resultados devem ser levados ao conhecimento da Alta Administração, que deve tomar as ações corretivas ou preventivas em tempo hábil. Essas ações corretivas ou preventivas devem ser adequadas à magnitude da causa ou inadequação e proporcional ao risco envolvido. Os relatórios das Auditorias Internas devem ser guardados na empresa por pelo menos três anos.

46 Requisitos do PRODIR CÓDIGO XI AÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS Prática A Procedimento para ações corretivas e preventivas nas questões relacionadas ao PRODIR, que inclua a análise das não-conformidades, identificando suas causas, as ações a serem tomadas e as ações para prevenir a recorrência das nãoconformidades. As ações corretivas e preventivas adotadas para resolver uma não-conformidade devem ser adequadas à magnitude da causa e proporcional ao risco envolvido. Prática B Estabelecer um processo para que as ações corretivas e preventivas tomadas sejam efetivas e que as principais conclusões sejam compartilhadas com as partes interessadas.

47 Requisitos do PRODIR CÓDIGO XII CONTROLE DE DOCUMENTOS E DADOS/REGISTROS Prática A Procedimento para estabelecer e manter um sistema documentado para controlar todas as políticas, procedimentos, formulários e registros que dão suporte ao PRODIR. Prática B Criação de uma lista mestra ou sistema equivalente de controle de documentos que identifique claramente a versão atualizada de cada documento, devendo estar prontamente disponível evitando o uso de documentos inválidos ou obsoletos.

48 Requisitos do PRODIR CÓDIGO XIII - PROTEÇÃO PATRIMONIAL (SECURITY) Compromisso da Alta Administração. Análise de ameaças, vulnerabilidade e consequências. Implementação de medidas de segurança. Informação e segurança cibernética. Documentação dos procedimentos, processos e programas de gerenciamento de segurança. Treinamento e orientação. Comunicação, diálogo e intercâmbio. Resposta a ameaças de segurança. Resposta a acidentes/incidentes relacionados à proteção patrimonial (security). Auditorias. Gestão de Mudanças. Melhoria Contínua.

49 PRODIR Como Sistema da Gestão na Distribuição de Produtos Químicos. Legislação ISO ISO 9000 PRODIR NBR Atuação Responsável SASSMAQ TRANSQUALIT GREEN OHSAS 18000

50 TABELA COMPARATIVA ABNT NBR ISO 9001 X ABNT NBR ISO X PRODIR X OHSAS X ABNT NBR ITENS ABNT NBR ISO /2009 ABNT NBR ISO Sistema de gestão (Título somente) 4 4 PRODIR Guia de Implantação, Regimento Interno OHSAS ABNT NBR Requisitos gerais Guia de Implantação Requisitos de documentação (Título somente) 4.2 Guia de Implantação Generalidades Guia de Implantação Manual do Sistema de Gestão Controle de documentos Códigos XII, XIIIE Controle de registros Código XII Responsabilidade da direção (Título somente) Guia de Implantação / Termo de Adesão, Código IA Comprometimento da alta direção Guia de Implantação / Termo de Adesão/ Códigos IA, IB, VIB, XIIIA Foco no cliente Política Códigos IC, IVD, IX Códigos IA, IB Termo de Adesão Planejamento Guia de Implantação Requisitos Legais e Outros Requisitos Código II Objetivos Termo de Adesão Planejamento do sistema de gestão Guia de Implantação / Termo de Adesão Responsabilidade, autoridade e comunicação (Título somente) Responsabilidade e autoridade Guia de Implantação / Termo de Adesão, Código IF Representante da direção Termo de Adesão Comunicação Interna Termo de Adesão, Códigos V, VIII, XIIIG Análise crítica pela direção (título somente) Generalidades Códigos IA, IB, XIIIA Entrada para análise crítica Códigos IA, IX Saída da análise crítica Códigos IA, IX Gestão de recursos (título somente) Provisão de recursos Código IA, IB, XIIIA Termo de Adesão Recursos humanos (título somente) Generalidades Código V Competência, conscientização e treinamento Códigos IF, V, XIIIF Infraestrutura Códigos IA, IVA, IVB, XIII Ambiente de trabalho Código VB

51 CERTIFICAÇÃO PRODIR Avaliação do processo por Entidade Independente credenciada pela ASSOCIQUIM e por auditores que tenham participado do curso para avaliação do PRODIR. ENTIDADES INDEPENDENTE CREDENCIADAS ABS / BSI / DQS / SGS / VANZOLINI

52 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PVD = Processo de Verificação Documental Consiste na confrontação da documentação existente com as exigências dos Códigos e Práticas do PRODIR. PVL = Processo de Verificação Local Consiste na verificação in loco, ou seja, na prática, se o que consta dos procedimentos, das instruções, dos anexos, etc. foi realmente implantado e está sendo igualmente executado por todos os funcionários, inclusive por terceiros e/ou contratados. Importante: a empresa será auditada (PVD + PVL) em todos os sites (matriz + filiais + armazém).

53 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Concluída com sucesso as fases PVD e PVL a empresa será considerada uma empresa PRODIR, com direito ao uso do logotipo PRODIR. Este certificado terá a validade de 03 (três) anos, com auditorias de manutenção nos 2 primeiros anos e uma auditoria de recertificação no 3º ano.

54 Importância da gestão Aperfeiçoar Melhorar ou corrigir Controlar Medir e monitorar Planejar Definir Política, Objetivos, Indicadores, Aspectos- Impactos, Perigos-Riscos, Procedimentos e Controles. Desenvolver Implementar o planejado

55 Solicitação formal Recomendação + Certificado PVD PVL R 60 dias 90 dias 30 dias 1 ano 1a C (PVL) 1 ano 2a C (PVL) 1 ano Recertificação Auditorias CONSTRUTIVAS e NÃO de fiscalização

56 VANTAGENS DAS EMPRESAS SÓCIAS PRODIR Redução do Nº de auditorias pelos fornecedores Menor risco de não atendimento de legislações Redução do desperdício Aumento da produtividade / eficiência Maior lucratividade Maior segurança operacional Diminuição do risco de acidentes e contaminações Melhoria da imagem da empresa Integração entre os colaboradores da empresa, terceiros, clientes e a comunidade Maior motivação dos funcionários e maior satisfação dos clientes

57

58 Medição do Sucesso do PRODIR Índices / ANO Acidentes no Site (Carga/Descarga, Manuseio/ Armazenagem) Variação % (Redução) Acidentes e vazamentos no Transporte de Produtos Químicos 60% (Redução) Total de Embarques Efetuados 58% (Aumentou) Total de Vendas - Toneladas % Resíduo Reciclado 180% (Aumentou) 82% (Aumentou)

59 RESPONSABILIDADE SOCIAL

60 PRODUTOR DISTRIBUIDOR CLIENTE A CADEIA DEVE ESTAR SINCRONIZADA Gerenciamento do produto na cadeia produtor / distribuidor / cliente

61 Indústria responsável prestigia Distribuidor responsável! PRODIR FAZ A DIFERENÇA... É garantia de tranqüilidade para o produtor, confiança para o cliente e segurança para os trabalhadores e a comunidade.

62 SE VOCÊ ACHA CARO INVESTIR EM SEGURANÇA E PREVENÇÃO EXPERIMENTE UM ACIDENTE!!!

63 ASSOCIQUIM/SINCOQUIM Rua Maranhão 598 4º andar São Paulo - SP Tel: (11) sincoquim@associquim.org.br

Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos

Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos Outubro/2007 PRODIR GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS Engº. Fernandes J. dos Santos outubro/07

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Anexo A (informativo) Correspondência entre, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Tabela A.1 - Correspondência entre, ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994 Seção Seção ISO 14001:1996 Seção ISO 9001:1994

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer o processo para concessão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificações de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISO 9001 e Sistema de Gestão

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental.

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. O SGA depende da auditoria para poder evoluir na perspectiva de melhoria contínua. Ao se implementar um

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 ITEM 10 DOCUMENTAÇÕES E REGISTROS Palestrante: Carlos Cezar Martins RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO Carlos Cezar Martins DE 2013 Farmacêutico com especialização em Qualidade

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 10 Checklist 1. 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. Existe uma política da qualidade na empresa? 3.

Leia mais

FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE SGI PELAS NORMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE, SMS E RESPONSABILIDADE SOCIAL 1 MODELOS DE GESTÃO MODELO Busca representar a realidade GESTÃO ACT CHECK PLAN DO PDCA 2 MODELOS DE GESTÃO

Leia mais

PROGRAMAS MANTIDOS RESULTADOS ALCANÇADOS

PROGRAMAS MANTIDOS RESULTADOS ALCANÇADOS PROGRAMAS MANTIDOS RESULTADOS ALCANÇADOS OBJETIVO DOS PROGRAMAS PREVENIR ATITUDES INSEGURAS NO TRANSPORTE POR MEIO DA CONSCIENTIZAÇÃO DOS MOTORISTAS. META ATINGIR O NÍVEL ZERO EM ACIDENTES SÉRIOS. PRINCIPAL

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA Agosto de 2009 Revisão 05 INDICE 1. Apresentação... 03 2. Política da Qualidade e Ambiental da Sultécnica... 03 3. Expectativa para Fornecedores...

Leia mais

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a Conhecer a evolução do Transporte no mundo, relacionando as características econômicas, sociais e culturais. Compreender a função social do transporte e o papel da circulação de bens e pessoas. Conhecer

Leia mais

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Módulo I Conhecimentos Básicos do Setor de Transporte de Cargas O Transporte Rodoviário

Leia mais

Relatório de Atividade Técnica

Relatório de Atividade Técnica RUA DESEMBARGADOR JÚLIO GUIMARÃES, 275 SAÚDE -SÃO PAULO -BR-SP CEP: 04158-060 CNPJ: 46.995.494/0001-92 Telefone: (11) 5058-6066 Pessoa de Contato: ALMO BRACCESI (almo@betta.com.br) Tipo: Auditoria de Manutenção

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001.

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL ASPECTOS GERAIS Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. Histórico: Normas e Gestão SSO BS 8800 Instituto Britânico

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E AMBIENTAL ISO 9001:2008 + ISO 14001:2004

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E AMBIENTAL ISO 9001:2008 + ISO 14001:2004 ISO 91:28 + ISO 141:24 1. PROPÓSITO: Descrever o Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental (SGQA) da MONDIL MONTAGEM INDUSTRIAL, comprovando assim a sua plena adequação à norma NBR ISO 91:28 Sistemas

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTRO 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa

Manual do Sistema de Gestão Ambiental - Instant Solutions. Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Manual do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Data da Criação: 09/11/2012 Dara de revisão: 18/12/2012 1 - Sumário - 1. A Instant Solutions... 3 1.1. Perfil da empresa... 3 1.2. Responsabilidade ambiental...

Leia mais

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE FORNECEDORES

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE FORNECEDORES VERIFICAÇÃO APROVAÇÃO ARQUIVO SQ SIGLA DA UO SULOG RUBRICA SIGLA DA UO G-SCQ RUBRICA 1 OBJETIVO Definir os requisitos e procedimentos mínimos para avaliação e seleção de fornecedores, assegurando fontes

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5. OG Procedimento de Gestão PG.SMS.014 Denominação: Auditoria Interna do Sistema de Gestão de SMS SUMÁRIO Este procedimento estabelece premissas básicas sobre os critérios de planejamento e princípios a

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

Revisão ISO 14001 + ISO 14004 Sistema de Gestão Ambiental. DQS do Brasil Ltda. Página 1

Revisão ISO 14001 + ISO 14004 Sistema de Gestão Ambiental. DQS do Brasil Ltda. Página 1 Revisão ISO 14001 + ISO 14004 Sistema de Gestão Ambiental DQS do Brasil Ltda. Página 1 Cronograma para a revisão ISO 14001 15 de Novembro, 2004: Publicação da ISO 14001:2004 Agosto 2004: Apresentação do

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000 Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 1 A evolução do pensamento ambiental Crescimento é o que importa (que venha a poluição...) Conscientização (década

Leia mais

Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015

Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 2015 Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 Texto traduzido e adaptado por Fernando Fibe De Cicco, Coordenador de Novos Projetos do QSP. Outubro de 2015. Matrizes de correlação entre a ISO

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Páginas: 1 de 13 APROVAÇÃO Este Manual de Gestão está aprovado e representa o Sistema de Gestão Integrada implementado na FOX Comércio de Aparas Ltda. Ricardo Militelli Diretor FOX Páginas: 2 de 13 1.

Leia mais

Correlação entre os requisitos do Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável e o Responsible Care Management System Requirements - ACC

Correlação entre os requisitos do Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável e o Responsible Care Management System Requirements - ACC Correlação entre os requisitos do Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável e o Responsible Care Management System Requirements - ACC Sistema de Gestão do AR 2012 - ABIQUIM Responsible Care Management

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DE GESTÃO INTEGRADO

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DE GESTÃO INTEGRADO 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e de Energia, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. Outrossim, a responsabilidade

Leia mais

Introdução à ISO 9001:2015

Introdução à ISO 9001:2015 Trilhando o caminho das mudanças da nova versão Clique aqui para para conhecer-me. Introdução à ISO 9001:2015 Apresentar e interpretar As mudanças da norma versão da ABNT ISO 9001:2015 em relação à ABNT

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

TRANSQUALIT. Sistema de Gestão da Qualificação para Empresas de Transporte de Cargas PRODUTOS FARMACÊUTICOS

TRANSQUALIT. Sistema de Gestão da Qualificação para Empresas de Transporte de Cargas PRODUTOS FARMACÊUTICOS TRANSQUALIT Sistema de Gestão da Qualificação para Empresas de Transporte de Cargas PRODUTOS FARMACÊUTICOS Sumário Prefácio 1 Objetivo 2 Referência normativa 3 Definições 4 Sistema de qualificação 5 Responsabilidade

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente Curso de Legislação e Normas para o Licenciamento Ambiental Junho de 2002

feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente Curso de Legislação e Normas para o Licenciamento Ambiental Junho de 2002 Página 1 feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente Curso de Legislação e Normas para o Licenciamento Ambiental Junho de 2002 DZ 056 - Diretriz para Realização de Auditoria Ambiental capa

Leia mais

Prezado colega, você sabia:

Prezado colega, você sabia: Prezado colega, você sabia: 1) Que, de maneira geral, as Normas Regulamentadoras (NRs), do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecem requisitos mínimos legais e condições com objetivo de implementar

Leia mais

NORMA VISTORIA DE VEÍCULOS DE CARGA

NORMA VISTORIA DE VEÍCULOS DE CARGA CODEBA PALAVRAS CHAVES INSPEÇÃO, VEÍCULOS, CARGA P..04 DEX- 312ª REVISÃO N.º 1 / 6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 3. PROCEDIMENTOS BÁSICOS 3.1 Acesso a Área de Operação Portuária 3.2

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos Segurança com Produtos Químicos Assuntos a serem Abordados 1. Conceitos e Definições; 2. Pré Avaliação do Produto Químico (Compra); 3. Armazenamento de Produto Químico; 4. Resíduo / Licença Ambiental;

Leia mais

Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento. Douglas Farias Cordeiro

Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento. Douglas Farias Cordeiro Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento Douglas Farias Cordeiro ABNT NBR ISO/IEC 27002 Segurança nas operações Responsabilidades e procedimentos operacionais Assegurar a operação segura e correta

Leia mais

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO -CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1. Sistema Sicoob A Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional abaixo visa dar conformidade ao que dispõe a Resolução n 3.380/2006, do Conselho Monetário

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos NORMA BRASILEIRA ABNT NBR ISO 9001:2008 ERRATA 1 Publicada em 11.09.2009 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos ERRATA 1 Esta Errata 1 da ABNT NBR ISO 9001:2008 foi elaborada no Comitê Brasileiro da

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA 1/10 INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA... 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 1. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:... 4 - MANUAL DA QUALIDADE... 4 Escopo do SGQ e definição dos clientes... 4 Política

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos Princípios, objetivos e instrumentos, Diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos Responsabilidades dos

Leia mais

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. ISO 9001 2008 Carolina Rothe Luiz Gustavo W. Krumenauer Paulo Emílio Paulo Saldanha Relação das principais normas da Série

Leia mais

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 Dispõe sobre a coleta, armazenamento e destinação de embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo no Estado do Paraná. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Certificação ANBT NBR 16001:2004 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social O que é? É uma norma brasileira de responsabilidade social que tem caráter de sistema de gestão e propósito de certificação.

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

NR 35 - GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PROPOSTA DE TEXTO)

NR 35 - GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PROPOSTA DE TEXTO) NR 35 - GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PROPOSTA DE TEXTO) Objeto, princípios e campo de aplicação 35.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece princípios e requisitos para gestão da segurança

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 1/SETIN, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 O SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC. TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC. TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: PREA Plano de Resposta a Emergências Ambientais Agosto/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem estar e o desenvolviment

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 IDENTIFICAÇÃO 3- CARACTERIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO PORTUÁRIA 4 - PLANO DE TRABALHO 4.1 - CONHECIMENTO

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS 1. JUSTIFICATIVA O presente Termo de Referência tem por fim orientar a elaboração do PGRS conforme previsto no

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE 1. OBJETIVO: Este Termo de Referência têm como objetivo estabelecer diretrizes para elaboração do Plano de Emergência para Transporte de Produtos Perigosos. O plano deverá garantir de imediato, no ato

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

CARTILHA PARA O USO DA MARCA

CARTILHA PARA O USO DA MARCA Página 1 de 11 PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO Este procedimento é parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade da BRICS. Quando disponível em domínio público, está sujeito a alterações sem aviso

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa RESOLUÇÃO DE MESA N.º 806/2007. (publicada no DOE nº 236, de 13 de dezembro de 2007) Dispõe sobre o Programa de Gerenciamento

Leia mais

Gestão Ambiental e Gerenciamento de Riscos

Gestão Ambiental e Gerenciamento de Riscos CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Gestão Ambiental e Gerenciamento de Riscos Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais