Aula 1 de 4 Versão Professor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 1 de 4 Versão Professor"

Transcrição

1 Aula 1 de 4 Versão Professor

2 O QUE É ARQUEOLOGIA? O objetivo da Arqueologia é entender as culturas no passado e no presente. Conhecer seus modos de vida, costumes, sistemas sociais, econômicos, políticos e de crenças. Para chegar a este objetivo, estuda-se o registro arqueológico, que é formado pelo conjunto contextualizado dos registros Professor, ao explicar o conceito de Cultura Material (como expressão material de uma Cultura particular), exemplifique mostrando como diferentes tipos de objetos podem representar uma cultura particular: compare cerâmicas de diferentes culturas, ou moedas de países diferentes, por exemplo. materiais da presença humana em determinado local, seja um sítio arqueológico, uma região inteira ou uma paisagem. Este conjunto distribuído e organizado em um dado espaço constitui a expressão materializada da cultura, e que por isso é chamada de Cultura Material.

3 A Arqueologia é uma ciência multidisciplinar, por isso, diferentes professores podem trabalhá-la em sala de aula segundo a natureza e os conteúdos de suas disciplinas: Professor de História: considerar a dimensão histórica temporal e espacial e social da evidência arqueológica: o objeto foi produzido, consumido e descartado por pessoas que viviam em sociedade e no interior de uma cultura. Professor de Geografia: considerar o contexto geográfico passado e presente da região onde se desenvolveu a cultura estudada: relevo, hidrografia, vegetação, clima, fauna e flora. É possível, por exemplo, quando se discutir indústrias líticas, explorar formações rochosas, tipos de rochas, níveis de dureza de minerais. Professor de Português: no caso de culturas indígenas, discutir a existência de outros idiomas no Brasil, além do português. Influências dos idiomas indígenas no português brasileiro; conhecer a produção literária da época, tanto geral quanto específica da região, quando houver. Professor de Artes: explorar a dimensão estética da evidência arqueológica: questões conceituais, como o belo (arte indígena), por exemplo; questões de história da Arte e Arquitetura no Brasil; especificidades da arte local como materializada na evidência arqueológica (arte rupestre, cerâmica, pintura corporal, etc.). Professor de Ciências (Biologia, Física, Química): explorar questões de datação de materiais (datação por C14 e decaimento de moléculas Química Orgânica), questões sobre a relação entre gasto de energia corporal em deslocamentos sobre relevos no deslocamento de materiais arqueológicos, etc. Sugestões de leituras MILLER, T. O. Usos da Arqueologia na sala de aula. Revista HISTEDBR On line. Campinas, n. 34, 2009, p ( Artigos publicados em Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material (

4 O QUE ESTUDA A ARQUEOLOGIA? A Arqueologia procura entender as culturas humanas através do estudo das evidências materiais: ferramentas, utensílios, cerâmicas, construções e todo tipo de traço material da presença humana. Escavação de Sítio Arqueológico Artefato lítico Costume de pesca com arco e flecha. Paisagem formada por morro construído com conchas (sítio sambaqui). Professor, nesta parte da aula procure incentivar o aluno a pensar se os objetos que usamos hoje foram os mesmos do passado e questione o que pode ter acontecido com eles. Pergunte ao grupo se, em casa, existe algum objeto que tenha sido usado pelos bisavós ou avós, e qual o seu uso atual.

5 Professor, procure exemplificar as diferenças da paisagem antes e depois da interferência das organizações humanas e as mudanças ocorridas no meio natural que ocupavam a partir de suas atividades. A paisagem também faz parte do registro arqueológico, na medida em que ela é resultado da relação entre homem e ambiente. Por isto, a Arqueologia também estuda a paisagem natural para tentar compreender como era o ambiente em que as culturas viviam, e como ocorreram as mudanças ambientais no decorrer do tempo. Considerando isto, o espaço e a paisagem em que as pessoas viveram também são tidos como Patrimônio Arqueológico, pois trazem evidências materiais das culturas estudadas e, por isso, são o Patrimônio Cultural de todos nós.

6 AS DIFERENTES ÁREAS DA ARQUEOLOGIA A ARQUEOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA E A ARQUEOLOGIA HISTÓRICA O que diferencia a Arqueologia Pré-Histórica da Arqueologia Histórica é ausência ou presença de evidência escrita direta (histórica). As duas surgiram em contextos diferentes, com objetivos diferentes e, por isso, tem metodologias de trabalho distintas uma da outra. A Arqueologia Pré-Histórica nasceu ligada às preocupações do século XIX sobre a determinação da Antiguidade da Humanidade e surgiu bastante ligada à Geologia e às demais Ciências Naturais e, mais tarde, à História e à Antropologia. A Arqueologia Histórica surgiu a partir dos estudos Renascentistas sobre as Antiguidades Clássicas (Grega e Romana) e Médio Orientais (Egito e Mesopotâmia) e, por isso, nasceu como uma área da Arqueologia ligada mais à História e ao estudo de Línguas.

7 AS DIFERENTES ÁREAS DA ARQUEOLOGIA A ARQUEOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA A Arqueologia Pré-Histórica se ocupa dos grupos humanos sem escrita, o que abarca culturas que cobrem todo o período de existência humana sobre a Terra. No Brasil, a Arqueologia Pré-Histórica se dedica ao material desde os primeiros grupos indígenas que aqui viveram há milhares de anos, até materiais mais recentes. Através de diferentes técnicas de pesquisa a Arqueologia recupera vestígios associados ao cotidiano destes grupos antigos, tais como instrumentos de caça e de pesca, restos alimentares, arte rupestre, sepultamentos, entre outros. O estudo destes vestígios fornece elementos para o conhecimento da Pré-História brasileira.

8 AS DIFERENTES ÁREAS DA ARQUEOLOGIA A ARQUEOLOGIA HISTÓRICA No Brasil, a Arqueologia Histórica estuda os diferentes cenários de ocupação humana iniciados a partir do processo colonizador europeu, até os dias atuais. Busca ampliar os conhecimentos sobre o passado mais recente, documentado também pelos textos. Através destes estudos é possível estudar episódios menos conhecidos pela Historiografia Sugestão de Leitura FUNARI, P. P. A. Teoria e Método na Arqueologia Contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. Mneme, v. 6, n. 13, ( e grupos humanos não contemplados por esta (as minorias).

9 MÉTODOS DE CAMPO Em terra São os métodos usados em campo para a localização, registro e recuperação de informações arqueológicas. Basicamente, tratam-se de métodos de prospecção e de escavação. Escavação em trincheiras A prospecção arqueológica é o reconhecimento geral de uma área, do qual também se pode obter informações (coleta de material de superfície, descoberta de novos sítios). Pode ser feito através do caminhamento sobre uma área dividida em setores, de sondagens pelo terreno ou, ainda, através de fotografias aéreas (úteis para elaborar mapas arqueológicos). Os métodos de escavação podem ser em quadras, trincheiras e superfícies amplas.. Professor, procure enfatizar a precisão do trabalho do arqueólogo em procurar objetos antigos, questionando o que acontece com coisas que ficam debaixo da terra por muito tempo. Para isto, você pode fazer uso de fenômenos como a umidade, a infiltração e a sedimentação. Sondagem a partir de poços-teste Acervo: Documento Projeto: UHE Jirau

10 MÉTODOS DE CAMPO Arqueologia Subaquática O patrimônio arqueológico subaquático brasileiro é formado por todos aqueles testemunhos de atividades humanas, isolados ou associados, que se encontram submersos, naufragados, ou na área de transição dos ambientes marítimos, lagoas, rios ou em ambientes que já foram submersos, mas que depois foram aterrados. Através de técnicas específicas de mergulho, o arqueólogo subaquático realiza as mesmas atividades do arqueólogo terrestre: levantamento, escavação, registro, estudo e preservação. Professor, seria uma boa ideia dar exemplos de alguns navios que naufragaram e cidades que foram inundadas para explicar porque é necessário procurar material arqueológico debaixo d água. Conferir o artigo RAMBELLI, Gilson. Temas em debate: Um mergulho na Arqueologia Subaquática brasileira. Jornal Arqueologia em Debate, n. 2, p. 2010, p. 23ss ( 02.pdf) Um museu que possui um importante acervo proveniente da Arqueologia Subaquática é o Museu Náutico da Bahia (no Forte da Barra, em Salvador), veja:

11 ALGUMAS ESPECIALIZAÇÕES DA ARQUEOLOGIA Zooarqueologia Zooarqueologia é o estudo dos vestígios de animais presentes em contextos arqueológicos, isto é, de animais que estiveram no convívio humano. Pode informar sobre o convívio e os usos que os homens faziam dos animais enquanto alimento, meios de transporte, assim como usos de restos de animais para a confecção de instrumentos (como flechas de ossos ou roupas de peles, por exemplo), entre outros.

12 ALGUMAS ESPECIALIZAÇÕES DA ARQUEOLOGIA Paleobotânica Estuda os vestígios florísticos (madeira, pólen, restos de folhagens ou flores preservados) em contextos arqueológicos, podendo dar importantes informações sobre os hábitos alimentares e também determinar os ambientes antigos, conhecidos como paleoambientes, onde viveram os grupos humanos em períodos mais recuados. Os dados paleobotânicos também são úteis para o estabelecimento de datações para o ambiente e para os estratos onde são encontrados vestígios arqueológicos, através da datação pelo pólen, ou da dendrocronologia (pelos anéis da madeira das árvores).

13 ALGUMAS ESPECIALIZAÇÕES DA ARQUEOLOGIA Etnoarqueologia Estuda sociedades atuais e seus modelos de ocupação, com ênfase na pesquisa de sua cultura material. O resultado destes trabalhos pode contribuir na compreensão de contextos antigos, fornecendo modelos de modos de vida. A isto se dá o nome de "analogia", que significa uma forma de leitura indireta do passado humano, através de situações observadas no presente. O etnoarqueólogo procura também entender a maneira como estes vestígios materiais acabam se incorporando no registro arqueológico, ou seja, qual a trajetória que os objetos têm, desde o momento em que foram confeccionados, usados e abandonados, até serem escavados pelo arqueólogo, vários anos, séculos ou milênios depois. A Etnoarqueologia é praticada através da participação ativa e essencial das comunidades através dos procedimentos definidos pela Arqueologia Colaborativa. Sugestão de Leitura Para saber mais sobre como trabalha a Etnoarqueologia e como é feita a analogia, leia: DAVID, Nicholas, KRAMER, Carol. Teorizando a Etnoarqueologia e a analogia. Horizontes Antropológicos, v. 8, n. 18, 2002 (

14 ARTE RUPESTRE Desde o início da Humanidade os povos deixaram suas marcas através de gravações e pinturas. Desta forma expressavam seu cotidiano, sua religiosidade e identidade. Estas manifestações artísticas são chamadas de Arte Rupestre. Os lugares mais utilizados para realizar arte rupestre são paredes e tetos de cavernas e abrigos, blocos no chão, pedras nos leitos de rios ou lajes a céu aberto. Sobre eles eram desenhadas formas geométricas, humanas e animais que retratavam vários aspectos da cultura de cada povo. No Brasil, as pinturas mais antigas são datadas de anos e estão localizadas na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Um dos maiores desafios do arqueólogo no estudo da arte rupestre é compreender o significado das figuras no contexto histórico e cultural daqueles que a produziram.

15 Sugestão Professor: Incentive o grupo a produzir desenhos do seu cotidiano. Como eles representariam o seu dia-a-dia. Organize uma pequena exposição na sala de aula ou em uma área onde outras turmas também possam observar as criações dos seus companheiros. Faça a seguinte brincadeira com os alunos: Já pensou se você fosse um homem das cavernas? Quer tentar? Então, represente através de desenhos cenas e/ou manifestações do seu cotidiano.

16 Aos professores e todos os profissionais envolvidos com a educação, desejamos um ótimo trabalho! Lembrem-se de que todos vocês são agentes sociais essenciais para o aprendizado da comunidade sobre sua identidade histórica e cultural! Apareceremos sempre que pudermos contribuir com sugestões para suas aulas! Até a próxima!

Aula 1 de 4 Versão Aluno

Aula 1 de 4 Versão Aluno Aula 1 de 4 Versão Aluno O QUE É ARQUEOLOGIA? Arqueologia é a ciência que busca entender as culturas humanas a partir do estudo do registro arqueológico, que é o conjunto de todos os traços materiais da

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série Alunos de 1ª a 4ª série O QUE É ARQUEOLOGIA? Ciência que estuda a história humana através dos materiais usadas no dia a dia das pessoas no passado (ferramentas, utensílios e outras coisas antigas). Tipo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 Professor Marcos Antunes A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 www.professoredley.com.br HIPÓTESES PARA EXPLICAR O POVOAMENTO DA AMÉRICA O Povoamento da América O crânio de Luzia, encontrado em Lagoa Santa

Leia mais

Kit educativo de Lagoa Santa

Kit educativo de Lagoa Santa Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 Kit educativo de Lagoa Santa http://www.producao.usp.br/handle/bdpi/47565

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Arqueologia e História Indígena em Museu de Território

Arqueologia e História Indígena em Museu de Território Arqueologia e História Indígena em Museu de Território 154 vaso de cerâmica reconstituído pelo MAC / (200 a 500 anos antes do presente) Sede do MAC em Pains, MG Na cidade de Pains, MG, encontra-se o Museu

Leia mais

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Parque Arqueológico e Museu do Côa

Parque Arqueológico e Museu do Côa Parque Arqueológico e Museu do Côa Atividades Educativas oficinas, visitas temáticas e apresentações Julho, Agosto e Setembro 2012 Durante o Verão, o Museu do Côa é o ponto de partida ideal para conhecer

Leia mais

Arte Rupestre as diferentes marcas deixadas pelo homem pré-histórico

Arte Rupestre as diferentes marcas deixadas pelo homem pré-histórico Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/5554/arterupestre--as-diferentes-marcas-deixadas-pelo-homempre-historico Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Arte Arte Rupestre as diferentes

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

Casas subterrâneas: a arqueologia nas regiões Sul e Sudeste do Brasil

Casas subterrâneas: a arqueologia nas regiões Sul e Sudeste do Brasil Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 Casas subterrâneas: a arqueologia nas regiões

Leia mais

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos. Jornal da Ciência Tema do mês: Paleontologia Maio / Junho, 2018 Curiosidades: A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis (do Gr. palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, tratado). Os fósseis são restos

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Professor

Aula 3 de 4 Versão Professor Aula 3 de 4 Versão Professor As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

O que é arqueologia.

O que é arqueologia. Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 O que é arqueologia http://www.producao.usp.br/handle/bdpi/47550

Leia mais

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Ensino Fundamental 2 Nome N o 6 o ano História Prof. Caco Data / / Ficha 5 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Norberto Luiz Guarinello I. Orientações: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e explique a sua

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a) aluno(a), Esta

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani

Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani Arqueóloga Diretora da A Lasca Arqueologia O que são sítios arqueológicos? Sítios arqueológicos representam os remanescentes

Leia mais

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei MG Conselheiro José Antônio de Ávila Sacramento

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei MG Conselheiro José Antônio de Ávila Sacramento São João del-rei MG, 09 de julho de 2014. Prezada presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei MG, professora Ruth do Nascimento Viegas: Com os meus cumprimentos,

Leia mais

Kit educativo da Amazônia Central

Kit educativo da Amazônia Central Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 Kit educativo da Amazônia Central http://www.producao.usp.br/handle/bdpi/47564

Leia mais

Autor: Anne-Marie Pessis Editora: FUMDHAM Ano: 2003 ISBN: Páginas: 307. Sinopse:

Autor: Anne-Marie Pessis Editora: FUMDHAM Ano: 2003 ISBN: Páginas: 307. Sinopse: Imagens da Pré-história. Parque Nacional Serra da Capivara Autor: Anne-Marie Pessis Editora: FUMDHAM Ano: 2003 85-89313026 Páginas: 307 O Parque Nacional Serra da Capivara guarda informações muito importantes

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: MORRO DA OLARIA Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

Vista da cidade de Iguape e do Porto de Cananéia. 56 Navigator

Vista da cidade de Iguape e do Porto de Cananéia. 56 Navigator 56 Vista da cidade de Iguape e do Porto de Cananéia Arqueologia no Baix aixo Vale do Ribeira * Maria Cristina Mineiro Scatamacchia Doutora em arqueologia pela Universidade de São Paulo, é arqueóloga do

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Prova Geral P-01. Tipo EF4-03/ 2018 G A B A R I T O 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12.

Prova Geral P-01. Tipo EF4-03/ 2018 G A B A R I T O 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12. Prova Geral P-01 G A B A R I T O Tipo EF4-03/ 2018 01. B 05. C 09. D 13. D 02. D 06. C 10. A 14. C 03. D 07. B 11. C 15. B 04. D 08. C 12. A PROVA GERAL P-1 Ensino Fundamental I 4 o ano TIPO EF-4 RESOLUÇÕES

Leia mais

MARIA FLORES. Disciplina: HISTÓRIA

MARIA FLORES. Disciplina: HISTÓRIA MARIA FLORES Disciplina: HISTÓRIA Graduada em História - FEF- UFSCAR SP Graduada em Pedagogia- ULBRA Especialista em Geo-História UFSCAR-SP Mestrado em sociologia- UFAL AL (incompleto) Aluna: Direito na

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: FAZENDA SEROPÉDICA - SEDE Outras designações ou siglas: Município:

Leia mais

2º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano

2º Trimestre / Critérios de Avaliação 6 Ano Caro educando, Segue a agenda do 2 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia com atenção e recorra

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: SÃO SEBASTIÃO III Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

Kit educativo de Arqueologia Urbana

Kit educativo de Arqueologia Urbana Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE Livros e Capítulos de Livros - MAE 2014 Kit educativo de Arqueologia Urbana http://www.producao.usp.br/handle/bdpi/47563

Leia mais

ARTE DAS CAVERNAS Pg.14

ARTE DAS CAVERNAS Pg.14 ARTE DAS CAVERNAS Pg.14 MANIFESTAÇÕES QUE DATAM DE APROXIMADAMENTE 40 MIL ANOS ATRÁS (PALEOLÍTICO SUPERIOR). ARTE RUPESTRE DESENHOS, PINTURAS, REGISTROS FEITOS SOBRE ROCHAS. MATERIAIS USADOS: CARVÃO, PEDRAS,

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?)

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?) PRÉ-HISTÓRIA (?) O que é Pré-história? Quando ela começa? Quando termina? Como identificar? O que o termo sugere? Pré-história X História Qual a diferença? Pré-história se refere a um período específico

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: SÍTIO SÃO SEBASTIÃO I Outras designações ou siglas: Município:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos Autônomos

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA

A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA Marcos Paulo de Souza Miranda Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Cadeira nº 93. Patrono: Orville Derby De acordo com a historiografia tradicional,

Leia mais

Proposta de trabalho - Mostra Cultural Trabalho em Geografia:

Proposta de trabalho - Mostra Cultural Trabalho em Geografia: Proposta de trabalho - Mostra Cultural 2017 Trabalho em Geografia: BIOMAS DO BRASIL: BELEZAS E FRAQUEZAS (Outros parceiros: ARTES, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS) OBJETIVO GERAL: Criar uma consciência ecológica

Leia mais

Arte na Pré-História

Arte na Pré-História Arte na Pré-História Pré-história é história???? Segundo os positivistas ( corrente filosófica), para considerar a História uma ciência é necessário que os fatos sejam provados cientificamente; Logo...

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 Leia o texto a seguir: Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo Professor Isaac Antonio Camargo 1 1 DAS CAVERNAS PARA O MUNDO A Pintura Rupestre, assim denominada por por usar a rocha como suporte

Leia mais

ARQUEOLOGIA ENTRE RIOS E A GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO - SANTA CATARINA BRASIL.

ARQUEOLOGIA ENTRE RIOS E A GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO - SANTA CATARINA BRASIL. X JORNADA DE ARQUEOLOGIA II JORNADA DE ARQUEOLOGIA TRANSATLÂNTICA ITM Portugal/PT UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC ARQUEOLOGIA ENTRE RIOS E A GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO - SANTA CATARINA

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 05 / 206 UNIDADE I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Professor Isaac Antonio Camargo 1 Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP Mestre em Educação UEL/PR Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP 6. Arte e Valor Antes de pensarmos a Arte

Leia mais

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d:

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: QUESTÃO 01. Paisagem é a parte do espaço geográfico que pode

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 07/04/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: SÃO SEBASTIÃO II Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA Os caminhos da historiografia O estudo e registro da história ganha a condição de ciência a partir do século XIX. Até o século XX, os historiadores acreditavam

Leia mais

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN

Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Licenciamento Ambiental nos Sítios de Interesse Histórico Andrey Rosenthal Schlee, IPHAN Charge de Quino (s.d.) MÉXICO Leopoldo Batres (1852-1926), arqueólogo e antropólogo mexicano. Pesquisou em Teotihuacan,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 1ª

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: K 1 Outras designações ou siglas: CNSA : (campo reservado) Município:

Leia mais

Festa da Arqueologia Objectivos:

Festa da Arqueologia Objectivos: 1 A Festa da Arqueologia é um evento vocacionado para a divulgação da Arqueologia, dirigindo-se ao público em geral. Através de uma série de actividades, procura reforçar a ligação desta ciência à sociedade,

Leia mais

Educação Patrimonial - Mais Educação VERSÃO PRELIMINAR. Ficha do Projeto. Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado.

Educação Patrimonial - Mais Educação VERSÃO PRELIMINAR. Ficha do Projeto. Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado. Ficha do Projeto Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado Foto da equipe: 1 Nome e idade dos integrantes da equipe: Nome do monitor: Nome dos professores participantes: Instituições participantes:

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática Ciências Humanas 2 TEMA 1º Bimestre Conhecendo a nossa história. 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

Existem duas formas básicas de processos de formação da estacão: Processos Culturais e Processos não Culturais; i. Factores Culturais - são aqueles

Existem duas formas básicas de processos de formação da estacão: Processos Culturais e Processos não Culturais; i. Factores Culturais - são aqueles Geo-Arqueologia Geo-Arqueologia é aplicação de conceitos de ciência da terra, a técnica ou a base do conhecimento para o estudo de artefactos e os processos envolvidos na criação do registo arqueológico;

Leia mais

Plano de Execução ou Utilização do material escolar - 6 ano/2018 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material

Plano de Execução ou Utilização do material escolar - 6 ano/2018 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material Plano de Execução ou Utilização do material escolar - 6 ano/2018 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material Itens da lista de material anexa Quantidade Data de utilização (período letivo) Unidade

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Arqueólogo da UFS comanda primeira missão do Brasil no Egito

Arqueólogo da UFS comanda primeira missão do Brasil no Egito Arqueólogo da UFS comanda primeira missão do Brasil no Egito Ideia é transformar o espaço de pesquisa em campo escola para alunos brasileiros já em 2018. Julian Sanchez analisando blocos com decoração.

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: FAZENDA SEROPÉDICA I Outras designações ou siglas: CNSA: (campo

Leia mais

A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental. O papel da consultoria

A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental. O papel da consultoria A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental O papel da consultoria Arqueologia aplicada O bem arqueológico como direito difuso: Direito ao passado. Arqueologia como

Leia mais

PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUEOLÓGICO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUEOLÓGICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUEOLÓGICO Os estudos arqueológicos, realizados para o processo de licenciamento ambiental do Porto de Santos (Regularização Ambiental), apontam a presença de um patrimônio

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

CAPÍTULO 09 ARQUEOLOGIA - VESTÍGIOS HUMANOS DE OUTROS TEMPOS. Simone Aparecida de Almeida Jéssica Aparecida Prandel Pollyne Teixeira de Lara

CAPÍTULO 09 ARQUEOLOGIA - VESTÍGIOS HUMANOS DE OUTROS TEMPOS. Simone Aparecida de Almeida Jéssica Aparecida Prandel Pollyne Teixeira de Lara CAPÍTULO 09 ARQUEOLOGIA - VESTÍGIOS HUMANOS DE OUTROS TEMPOS Simone Aparecida de Almeida Jéssica Aparecida Prandel Pollyne Teixeira de Lara A Arqueologia é a ciência que realiza o estudo da cultura e os

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA

ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4. o ANO/EF - 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado São Paulo, 23 de abril de 201. Recuperação Paralela - 1º. Trimestre - 6º. ano - E. Fundamental II - Manhã Prezados Pais e Alunos, Chegamos ao final do primeiro trimestre letivo de 201. Após o fechamento

Leia mais

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Geografia PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA A Geografia, tem um tratamento

Leia mais

p15 Foto: Juliano Gouveia Niède Guidon TEXTO CARLA MENDES DATA DA REPORTAGEM 08/2007 Trilobites na mão de Niède Guidon, 2007 Arqueologia Brasil

p15 Foto: Juliano Gouveia Niède Guidon TEXTO CARLA MENDES DATA DA REPORTAGEM 08/2007 Trilobites na mão de Niède Guidon, 2007 Arqueologia Brasil Foto: Juliano Gouveia p15 Niède Guidon TEXTO CARLA MENDES DATA DA REPORTAGEM 08/2007 Trilobites na mão de Niède Guidon, 2007 Arqueologia Brasil Parque Nacional Serra da Capivara, 2007 Foto: Joana Barros

Leia mais

DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 04 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4 Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos

Leia mais

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano N1a Levantamento, Histórico e Danos conteúdo 1. Levantamento plani-altimétrico - plantas, um corte (passando pela escada social principal) e fachada principal 2. Ficha de identificação no padrão do IPHAN

Leia mais

A FAUNA REPRESENTADA NOS ARTEFATOS DO SAMBAQUI ILHA DAS OSTRAS BAHIA - BRASIL

A FAUNA REPRESENTADA NOS ARTEFATOS DO SAMBAQUI ILHA DAS OSTRAS BAHIA - BRASIL A FAUNA REPRESENTADA NOS ARTEFATOS DO SAMBAQUI ILHA DAS OSTRAS BAHIA - BRASIL Suely Amancio-Martinelli UFS suelyamancio@hotmail.com RESUMEN El sambaqui Isla de ostras se compone de sedimentos, restos malacológicos,

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: ABRIGO DA CONQUISTA Outras designações ou siglas: Município: SEROPÉDICA

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: JOSÉ GRANDE Outras designações ou siglas: ZÉ GRANDE Município:

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: reservado) ÁGUAS LINDAS II Outras designações ou siglas: Município:

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: SAMBAQUI DE IGUAÇU Outras designações ou siglas: CNSA : (campo

Leia mais

Relatório mergulho Nossa Senhora do Rosário e Santo André (1737) Baía de Todos os Santos/BA

Relatório mergulho Nossa Senhora do Rosário e Santo André (1737) Baía de Todos os Santos/BA Projeto Naufrágios do Brasil Colonial: Relatório mergulho Nossa Senhora do Rosário e Santo André (1737) Baía de Todos os Santos/BA Salvador, 5 de agosto de 2001. Índice: Introdução:... 3 Localização:...

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de rever os conteúdos estudados durante o ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA PRÉ-HISTÓRIA COMO ESTUDAR? Arqueologia Antropologia. Química (Carbono 14). História DEFINIÇÃO HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA: - Visão positivista da História. - Teleologia (evolucionismo linear). - Critério divisor:

Leia mais

Mapa hipsométrico. Fonte: Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG/PUCRS). Adaptado de Weber, Hasenack & Ferreira (2004).

Mapa hipsométrico. Fonte: Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG/PUCRS). Adaptado de Weber, Hasenack & Ferreira (2004). ANEXO 1 125 126 Figura A1 - Localização dos sítios no Vale do Rio dos Sinos, RS. Mapa hipsométrico. Fonte: Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG/PUCRS). Adaptado de Weber, Hasenack

Leia mais

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do A U A UL LA Descrever o lugar Nesta aula, que inicia o segundo módulo do Telecurso de Geografia do 2º grau, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na investigação do espaço. Veremos como o lugar onde

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Duração da prova: 1 hora e permanência mínima de 30 minutos.

Duração da prova: 1 hora e permanência mínima de 30 minutos. SIMULADO DE VERIFICAÇÃO 1º ANO INSTRUÇÕES A prova consta de 16 questões. Em cada teste, há cinco alternativas, sendo correta apenas uma. Não marque duas ou mais alternativas na questão, pois a mesma será

Leia mais

O QUE É HISTÓRIA? História dos egípcios, dos gregos, dos romanos: Mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época.

O QUE É HISTÓRIA? História dos egípcios, dos gregos, dos romanos: Mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época. O QUE É HISTÓRIA? História dos egípcios, dos gregos, dos romanos: Mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época. O QUE É HISTÓRIA? História da arte, da ciência, do futebol,

Leia mais

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura,

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, 1.NOME DO PROJETO: Os encantos das Regiões Brasileiras 2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, Música 3.Professor(a): Mislene Medeiros

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Fazer os exercícios no livro. Leitura do texto da página 122, conto de ficção científica.

Leia mais

SÍTIO ESCOLA VILA DE SANTO ANTÔNIO

SÍTIO ESCOLA VILA DE SANTO ANTÔNIO SÍTIO ESCOLA VILA DE SANTO ANTÔNIO INTRODUÇÃO A Scientia Consultoria Científica juntamente com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tem o prazer de divulgar o programa SÍTIO ESCOLA VILA DE SANTO ANTÔNIO

Leia mais

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO

FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Sist. Nac. de Informações Culturais SNIC FICHA DE REGISTRO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO Depto.de Identificação e Documentação-DID Nome do Sítio: K1- A Outras designações ou siglas: Município: DUQUE DE CAXIAS

Leia mais