Política Europeia de Imigração: Evolução e Perspectivas. Constança Urbano de Sousa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política Europeia de Imigração: Evolução e Perspectivas. Constança Urbano de Sousa"

Transcrição

1 Política Europeia de Imigração: Evolução e Perspectivas Constança Urbano de Sousa

2 Notas preliminares Imigração e Asilo Conceito comunitário de estrangeiro Cidadão comunitário Estrangeiro: nacional de Estado Terceiro Privilegiado: beneficiário do regime de livre circulação que vigora para os cidadãos comunitários Membros da família do cidadão da UE que exerce o direito de livre circulação e residência; Nacionais do EEE e da Suiça. Não privilegiados: submetidos às regras nacionais/comunitárias sobre imigração

3 Génese e evolução da política europeia de imigração Fase da cooperação intergovernamental ou à margem das instituições comunitárias (até 1993) Fase da cooperação institucionalizada no âmbito da União Europeia ( ) Fase da abordagem comunitária (a partir de 1 de Maio de 1999)

4 A cooperação institucionalizada no âmbito da União Europeia O Tratado de Maastricht (1993) Livre circulação e residência como direito estruturante da cidadania da União Comunitarização da política de vistos de curta duração Criação de um quadro institucional e jurídico para cooperação intergovernamental nos domínios da imigração, asilo e transposição de fronteiras externas (3.º Pilar da UE)

5 A comunitarização da política de imigração Tratado de Amesterdão (1999): atribui à UE um novo objectivo político: a sua manutenção e desenvolvimento enquanto espaço de liberdade, segurança e justiça Transferência para a CE de competência legislativa em matéria de transposição de fronteiras, vistos, asilo e imigração (Título IV do TCE) Modulações intergovernamentais da comunitarização da política de imigração e asilo Opting out do Reino Unido, da Irlanda e da Dinamarca Método de decisão intergovernamental durante um período transitório de 5 anos (iniciativa dos EM, unanimidade do Conselho e mera consulta ao PE)

6 Âmbito da Política Comunitária de Imigração Artigo 63.º do TCE Definição das condições de entrada e residência de estrangeiros (imigração legal); Luta contra a imigração clandestina e residência ilegal, incluindo o repatriamento de residentes em situação ilegal; Direitos e condições em que os nacionais de países terceiros que residam legalmente num EM podem residir noutros EM.

7 Estratégia política: Conselho Europeu de Tampere (1999); Programa de Haia (2004); Abordagem Global das Migrações (2005) gestão dos fluxos migratórios, baseada numa parceria com os Países de origem e de trânsito Cooperação em matéria de luta contra a imigração ilegal; readmissão de imigrantes ilegais princípios claros quanto à imigração legal luta contra a imigração ilegal, incluindo repatriamento de imigrantes ilegais e reforço do controlo da fronteiras externa. política de integração mais determinada dos residentes legais/ tratamento equitativo e direitos e obrigações comparáveis aos dos cidadãos da União.

8 Medidas adoptadas Combate à imigração ilegal e controlo da fronteira externa Reconhecimento mútuo das decisões de expulsão (Directiva 2001/40/CE); Sanções aplicáveis às transportadoras (Directiva 2001/51/CE); Harmonização do crime de auxílio à imigração ilegal e reforço da respectiva moldura penal (Directiva 2002/90/CE; Decisão-quadro 2002/946/JAI); Medidas de apoio ao trânsito para efeitos de afastamento por via aérea (Directiva 2003/110/CE) Criação de uma rede de rede de agentes de ligação da imigração para facilitar e acelerar a recolha e a troca de informações que permitam controlar e prevenir fluxos de imigrantes em situação ilegal (Regulamento 377/2004). Comunicação de dados das pessoas transportadas (Directiva 2004/82/CE); Criação da Agência de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas FRONTEX (Regulamento 2007/2004) Etc.

9 Medidas adoptadas Integração Directiva 2003/109/CE: estatuto jurídico do imigrante residente de longa duração Imigração Legal: Directiva 2003/86/CE: reagrupamento familiar Directiva n.º 2004/114/CE: admissão de estrangeiros para efeitos de estudos, de formação não remunerada ou de voluntariado; Directiva 2005/71/CE: admissão de estrangeiros para efeitos de investigação científica.

10 Medidas adoptadas Parceria com países de origem e de trânsito Acordos de readmissão. Capacitação dos países de origem e de trânsito para gestão de fluxos migratórios. Acções prioritárias em África e Mediterrâneo.

11 Apreciação crítica da política da CE em matéria de imigração Política mais focalizada na luta contra a imigração ilegal e no reforço do controlo de fronteiras; Necessidade de um quadro regulador coerente e de uma política global, que abarque igualmente os aspectos da admissão e da integração dos imigrantes e da ajuda ao desenvolvimento. Dificuldade do processo legislativo em matéria de imigração legal: Limitam a capacidade da UE de adoptar uma política comum, que não se resuma ao mínimo denominador comum das políticas nacionais. Manutenção da regra da unanimidade Co-decisão com o PE e maioria qualificada: apenas para os domínios da luta contra a imigração ilegal e repatriamento.

12 Perspectivas para a Política Europeia Global das Migrações (Conselho Europeu, 14 e 15/12/2006; Comunicação da Comissão, 30/11/2006) Parcerias com países de origem e de trânsito. Aprofundamento da Abordagem Global das Migrações centrada em África e no Mediterrâneo e seu alargamento a outras regiões (Leste, Ásia e América Latina) Integração das questões ligadas às migrações no diálogo com países de origem e de trânsito; Utilização da política de desenvolvimento para diminuir causas da imigração; Favorecimento do papel dos imigrantes como agentes de desenvolvimento; Reforço das capacidades de gestão dos fluxos migratórios.

13 Perspectivas para a Política Europeia Global das Migrações Reforço da luta contra a imigração ilegal e gestão das fronteiras externas; Reforço da confiança mútua e intercâmbio de informações entre EM; Sanções aos empregadores de imigrantes ilegais; Readmissão e afastamento. Implementação das equipas de reacção rápida, do sistema de vigilância da fronteira marítima do sul e da rede de patrulhas costeiras na fronteira sul. Reforço da capacidade operacional da FRONTEX. Mobilização de todos os instrumentos financeiros (Fundo para as fronteiras externas, Fundo para a integração; Fundo para o regresso; FER; Instrumento Europeu de Vizinhança; Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento; FED).

14 Perspectivas para a Política Europeia Global das Migrações Desenvolvimento de uma política de imigração legal; Contexto económico e demográfico da UE: até 2050: diminuição de população activa na ordem dos 52 milhões de pessoas (Eurostat). Plano de Acção para a Imigração legal (2005): até 2009, adopção de 4 Directivas sectoriais sobre admissão e residência de imigrantes (altamente qualificados; trabalhadores sazonais; trabalhadores transferidos no âmbito de uma empresa; estagiários remunerados). Facilitar admissão de certas categorias de imigrantes; Criação de instrumentos que permitam melhor gestão da migração: centros de recrutamento e formação nos países de origem; campanhas de informação; pacotes de mobilidade a celebrar com países de origem.

15 Algumas prioridades da Presidência Portuguesa Reforço da cooperação com Países de origem e trânsito Acordos de readmissão e de facilitação de vistos Cooperação operacional em matéria de regresso de imigrantes ilegais. Continuação da implementação da Abordagem Global das Migrações Conferência ministerial Euromed-Migrações Cimeira UE-África Luta contra a imigração ilegal e implementação do sistema integrado de gestão das fronteiras externas Criação de um sistema de vigilância da fronteira marítima do sul; Rede de patrulhas costeiras na fronteira marítima do sul; Implementação das equipas de reacção rápida; Reforço da capacidade operacional da FRONTEX; Desenvolvimento de uma estratégia europeia para a imigração legal, com base nas propostas da Comissão. Desenvolvimento da política de integração e do diálogo intercultural.

A8-0250/ Proposta de decisão (COM(2014)0713 C8-0277/ /0337(COD)) ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão

A8-0250/ Proposta de decisão (COM(2014)0713 C8-0277/ /0337(COD)) ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão 8..05 A8-050/ 00-00 ALTERAÇÕES 00-00 apresentadas pela Sessão Plenária Relatório Claude Moraes A revogação de determinados atos do acervo de Schengen A8-050/05 Proposta de decisão (COM(04)073 C8-077/04

Leia mais

Estrangeiros Governo já aprovou o Cartão Azul português

Estrangeiros Governo já aprovou o Cartão Azul português Estrangeiros 23-03-12 - Governo já aprovou o Cartão Azul português Na Europa, os estrangeiros que residam num dos 27 países terão um Cartão Azul UE. Em Portugal, o novo tipo de autorização de residência

Leia mais

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO LATINO AMERICANA

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO LATINO AMERICANA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO LATINO AMERICANA RECOMENDAÇÃO: Migração nas relações UE-ALC com base na proposta de Recomendação do Grupo de Trabalho "Migração nas relações entre a União Europeia, a América

Leia mais

NOTA DA DELEGAÇÃO PORTUGUESA

NOTA DA DELEGAÇÃO PORTUGUESA NOTA DA DELEGAÇÃO PORTUGUESA ASSUNTO: Comentários ao Livro Verde relativo a uma política comunitária em matéria de regresso dos residentes em situação ilegal Introdução A Delegação Portuguesa regista com

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que revoga determinados atos no domínio da liberdade, segurança e justiça

Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que revoga determinados atos no domínio da liberdade, segurança e justiça COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 28.11.2014 COM(2014) 713 final 2014/0337 (COD) Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que revoga determinados atos no domínio da liberdade, segurança e justiça

Leia mais

1 9460/08 ADD 2 GT/bdn DG H 1 B

1 9460/08 ADD 2 GT/bdn DG H 1 B CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 21 de Maio de 2008 9460/08 ADD 2 ASIM 39 COAFR 150 COEST 101 ADENDA À NOTA PONTO "I/A" Do: Secretariado-Geral do Conselho Para: Comité dos representantes permanentes

Leia mais

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições ANEXO III BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO 1 Artigo 14.º Base jurídica Descrição Elementos processuais 1 Artigo 15.º, n. 3 Artigo 16.º, n. 2 Artigo 18.º Artigo 19.º, n. 2 Artigo 21.º,

Leia mais

Limité au Cabinets Embargo jusqu'à l'adoption

Limité au Cabinets Embargo jusqu'à l'adoption COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 14.12.2016 COM(2016) 960 final ANNEX 2 Limité au Cabinets Embargo jusqu'à l'adoption ANEXO [ ] da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU E AO CONSELHO

Leia mais

ELEMENTOS PARA UMA NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO. Constança Urbano de Sousa Praia, 25 de março de 2013

ELEMENTOS PARA UMA NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO. Constança Urbano de Sousa Praia, 25 de março de 2013 ELEMENTOS PARA UMA NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO Constança Urbano de Sousa Praia, 25 de março de 2013 Objetivos Implementação da ENI Regime jurídico adaptado à nova realidade de Cabo Verde como país de imigração

Leia mais

Primeira Reunião Ministerial Euro-Mediterrânica sobre Migrações (Algarve 18, 19 Novembro de 2007) Conclusões

Primeira Reunião Ministerial Euro-Mediterrânica sobre Migrações (Algarve 18, 19 Novembro de 2007) Conclusões Primeira Reunião Ministerial Euro-Mediterrânica sobre Migrações (Algarve 18, 19 Novembro de 2007) Conclusões Os Ministros: RECORDANDO os princípios e objectivos da Declaração de Barcelona de 1995, que

Leia mais

Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Panorama actual e implicações

Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Panorama actual e implicações Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Panorama actual e implicações Evento realizado a 8 de Janeiro de 2007 por Lília Ramos O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) promoveu no dia 8 de

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 8.7.2009 COM(2009) 322 final 2009/0098 (COD) C7-0055/09 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 377/2004

Leia mais

PROGRAMA QUADRO SOLID. Fundo para as Fonteiras Externas Casos de Sucesso DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE GESTÃO DE FUNDOS COMUNITÁRIOS

PROGRAMA QUADRO SOLID. Fundo para as Fonteiras Externas Casos de Sucesso DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE GESTÃO DE FUNDOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA QUADRO SOLID Fundo para as Fonteiras Externas Casos de Sucesso Índice Gestão das Fronteiras na União Europeia Fronteiras da União Fundo Europeu para as Fronteiras Externas Fundo Europeu para as

Leia mais

TRATADO DE AMESTERDÃO

TRATADO DE AMESTERDÃO O Tratado de Amesterdão tem 4 grandes objectivos: fazer do EMPREGO e dos DIREITOS DOS CIDADÃOS o ponto fulcral da União Europeia suprimir os últimos entraves à LIVRE CIRCULAÇÃO e reforçar a SEGURANÇA permitir

Leia mais

Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Estrangeiros do Território Nacional

Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Estrangeiros do Território Nacional CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Estrangeiros do Território Nacional Todos os direitos

Leia mais

ANEXO RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU E AO CONSELHO

ANEXO RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU E AO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 13.6.2017 COM(2017) 350 final ANNEX 1 ANEXO do RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU E AO CONSELHO Quarto relatório intercalar sobre o Quadro de

Leia mais

III. (Actos preparatórios) CONSELHO

III. (Actos preparatórios) CONSELHO 21.9.2010 Jornal Oficial da União Europeia C 253 E/1 III (Actos preparatórios) CONSELHO POSIÇÃO (UE) N. o 13/2010 DO CONSELHO EM PRIMEIRA LEITURA tendo em vista a adopção do regulamento do Parlamento Europeu

Leia mais

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Tratados de Roma Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Aprofundamento e Alargamentos sucessivos: Quatro liberdades: bens, serviços, capitais e pessoas (reconhecimento

Leia mais

data: Bruxelas, quinta-feira, 2 (10h00), e sexta-feira, 3 (10h00) de Dezembro de 2010 Deliberações legislativas

data: Bruxelas, quinta-feira, 2 (10h00), e sexta-feira, 3 (10h00) de Dezembro de 2010 Deliberações legislativas CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 1 de Dezembro de 2010 (01.12) (OR. fr) 16859/10 OJ/CONS 66 JAI 997 COMIX 781 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA reunião: 3051.ª reunião do CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA (Justiça

Leia mais

Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa

Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa CONFERÊNCIA DOS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS Bruxelas, 25 de Junho de 2004 CIG 86/04 Assunto: CIG 2003/2004 Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis

RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis PT PT PT RELATÓRIO DA COMISSÃO Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis Referências gerais e outras ligações úteis Capítulo I Secção 1.1. Governança e melhoria da

Leia mais

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA I. Introdução 1. Apresentação da cadeira 1.1. Porquê estudar Direito da União Europeia 1.2. Programa da cadeira

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 21 de Maio de /08 ADD 2 ASIM 39 COAFR 150 COEST 101

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 21 de Maio de /08 ADD 2 ASIM 39 COAFR 150 COEST 101 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 21 de Maio de 2008 9460/08 ADD 2 ASIM 39 COAFR 150 COEST 101 ADENDA À NOTA PONTO "I/A" de: Secretariado-Geral do Conselho para: Comité de Representantes Permanentes/Conselho

Leia mais

O espaço de liberdade, segurança e justiça no

O espaço de liberdade, segurança e justiça no 1 de 5 15-01-2008 12:03 O espaço de liberdade, segurança e justiça no futuro da Europa Intervenção do Ministro da Administração Interna na sessão de encerramento do Encontro Parlamentar sobre o Futuro

Leia mais

* A rede normativa e orgânica da cooperação internacional panorâmica geral

* A rede normativa e orgânica da cooperação internacional panorâmica geral Workshop Base de dados de perfis de ADN e cooperação internacional na investigação criminal Coimbra, 10.5.2017 * A rede normativa e orgânica da cooperação internacional panorâmica geral José Luís Lopes

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DIRECTIVA DO CONSELHO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DIRECTIVA DO CONSELHO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 23.10.2007 COM(2007) 638 final 2007/0229 (CNS) C6-0470/07 Proposta de DIRECTIVA DO CONSELHO relativa a um procedimento de pedido único de concessão de uma autorização

Leia mais

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, L 219/10 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 800/2014 DA COMISSÃO de 24 de julho de 2014 que estabelece procedimentos para a elaboração de relatórios e outras medidas práticas sobre o financiamento do apoio

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)151 Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 27.5.2010 COM(2010)256 final 2010/0137 (COD) C7-0134/10 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA que altera o Regulamento (CE) n. 539/2001

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 10.5.2005 COM(2005) 184 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU Programa da Haia: dez prioridades para os próximos cinco anos Parceria

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? Segundo os seus tratados a União Europeia é um espaço de livre circulação de pessoas, capital, mercadorias e serviços Origem: A EU está relaciona da com

Leia mais

ANEXOS REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que cria o Fundo para o Asilo e a Migração {SWD(2018) 347} - {SWD(2018) 348} - {SEC(2018) 315}

ANEXOS REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que cria o Fundo para o Asilo e a Migração {SWD(2018) 347} - {SWD(2018) 348} - {SEC(2018) 315} COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 12.6.2018 COM(2018) 471 final ANNEXES 1 to 8 ANEXOS do REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que cria o Fundo para o Asilo e a Migração {SWD(2018) 347} - {SWD(2018)

Leia mais

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração Cidadania Europeia Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração UNIÃO EUROPEIA Momentos Importantes da construção Europeia 1950 - A 9 de Maio deu-se a declaração de Robert Schuman; 1951

Leia mais

Jornal Oficial das Comunidades Europeias. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

Jornal Oficial das Comunidades Europeias. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) L 115/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) REGULAMENTO (CE) N. o 743/2002 DO CONSELHO de 25 de Abril de 2002 que cria um quadro geral comunitário de actividades para facilitar

Leia mais

Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central

Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central Valeta, 3 de fevereiro de 2017 (OR. en) Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central 1. Saudamos e apoiamos

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Tratado de Maastricht:

INTRODUÇÃO. O Tratado de Maastricht: O Tratado de Maastricht: INTRODUÇÃO Foi assinado em Maastricht a 7 de Fevereiro 1992 na cidade Maastricht (Holanda), entra em vigor a 1 de Novembro de 1993 e resultou de factores externos e internos. INTRODUÇÃO

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1920.ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) Bruxelas, Quarta-feira, 23 de Maio de 2001 (10h00)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1920.ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) Bruxelas, Quarta-feira, 23 de Maio de 2001 (10h00) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 21 de Maio de 2001 (22.05) (OR. en) 8966/01 LIMITE OJ/CRP 219 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA de: 1920.ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) data: Bruxelas,

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 5.12.2007 COM(2007) 780 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Rumo

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888]

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888] RELATÓRIO COM (2010) 379 FINAL Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho Relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países terceiros para efeitos de trabalho sazonal

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 5 de Outubro de 2010 (OR. en) 11215/10 SOC 426 ISR 46

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 5 de Outubro de 2010 (OR. en) 11215/10 SOC 426 ISR 46 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 5 de Outubro de 2010 (OR. en) 11215/10 SOC 426 ISR 46 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: DECISÃO DO CONSELHO relativa à posição a adoptar pela União

Leia mais

B8-0434/2017 } B8-0435/2017 } B8-0450/2017 } RC1/Am. 70

B8-0434/2017 } B8-0435/2017 } B8-0450/2017 } RC1/Am. 70 B8-0450/2017 } RC1/Am. 70 70 N.º 84-A (novo) 84-A. Congratula-se com a recente publicação da Comunicação Conjunta sobre uma nova dinâmica para a Parceria África-UE; insta a Comissão e o SEAE a fazerem

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ano lectivo de ºano, Turma A DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA I. Exame escrito. 4 de Junho de 2009

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ano lectivo de ºano, Turma A DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA I. Exame escrito. 4 de Junho de 2009 Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Ano lectivo de 2008-2009 2ºano, Turma A DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA I Exame escrito 4 de Junho de 2009 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Responda às duas

Leia mais

PUBLIC CO SELHO DA U IÃO EUROPEIA. Bruxelas, 24 de Setembro de 2008 (OR. fr) 13440/08 LIMITE ASIM 72. OTA Presidência

PUBLIC CO SELHO DA U IÃO EUROPEIA. Bruxelas, 24 de Setembro de 2008 (OR. fr) 13440/08 LIMITE ASIM 72. OTA Presidência Conseil UE CO SELHO DA U IÃO EUROPEIA Bruxelas, 24 de Setembro de 2008 (OR. fr) PUBLIC 13440/08 LIMITE ASIM 72 OTA de: Presidência para: Conselho N.º doc ant.: 13189/08 ASIM 68 Assunto: Pacto Europeu sobre

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1987.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1987.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 25 de Novembro de 2002 (26.11) (OR. en) 14751/02 OJ/CRP 44 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA de: 1987.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) data: Quarta

Leia mais

A construção de um Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça: novas fronteiras da política europeia

A construção de um Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça: novas fronteiras da política europeia António Vitorino Membro da Comissão Europeia responsável pela Justiça e Assuntos Internos (1999-2004) A construção de um Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça: novas fronteiras da política europeia

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO I

DOCUMENTO DE TRABALHO I PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos 4.4.2011 DOCUMENTO DE TRABALHO I sobre a proposta de directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa

Leia mais

Conclusões e Recomendações da Conferência

Conclusões e Recomendações da Conferência Conclusões e Recomendações da Conferência Introdução Após dois dias de trabalho intenso e muito produtivo, culminando mais de um ano de preparações, a Presidência Portuguesa deseja resumir o que se abordou

Leia mais

(Actos legislativos) DIRECTIVAS

(Actos legislativos) DIRECTIVAS 23.12.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 343/1 I (Actos legislativos) DIRECTIVAS DIRECTIVA 2011/98/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 13 de Dezembro de 2011 relativa a um procedimento de pedido

Leia mais

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 27.10.2015 COM(2015) 610 final ANNEX 6 ANEXO à COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Programa

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 22.11.2000 COM(2000) 757 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU RELATIVA A UMA POLÍTICA DA COMUNIDADE EM MATÉRIA DE IMIGRAÇÃO ÍNDICE

Leia mais

Limité Cabinets Embargo jusqu'à l'adoption

Limité Cabinets Embargo jusqu'à l'adoption COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 14.12.2016 COM(2016) 960 final ANNEX 1 Limité Cabinets Embargo jusqu'à l'adoption [ ] ANEXO [ ] da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU E AO CONSELHO

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro Intervenção de Sua Excelência Georges Rebelo Pinto Chikoti, Ministro das Relações Exteriores, na Reunião de Alto Nível do Comité

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de julho de 2016 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de julho de 2016 (OR. en) Conselho da União Europeia Bruxelas, 2 de julho de 206 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 206/026 (NLE) 8523/6 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: JAI 34 USA 23 DATAPROTECT 43 RELEX 334 DECISÃO

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA TRATADO DE MAASTRICHT

UNIÃO EUROPEIA TRATADO DE MAASTRICHT UNIÃO EUROPEIA TRATADO DE MAASTRICHT (OU TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA) Assinado a 7 de Fevereiro de 1992 Entrou em vigor a 1 de Novembro de 1993 Instituiu a União Europeia Passa-se de uma integração meramente

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS RELATÓRIO COM (2012) 557 final Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre a União

Leia mais

PE-CONS 30/16 DGD 1 UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 23 de setembro de 2016 (OR. en) 2015/0306 (COD) PE-CONS 30/16 MIGR 126 FRONT 280 COMIX 498 CODEC 1003

PE-CONS 30/16 DGD 1 UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 23 de setembro de 2016 (OR. en) 2015/0306 (COD) PE-CONS 30/16 MIGR 126 FRONT 280 COMIX 498 CODEC 1003 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSELHO 2015/0306 (COD) PE-CONS 30/16 Bruxelas, 23 de setembro de 2016 (OR. en) MIGR 126 FRONT 280 COMIX 498 CODEC 1003 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto:

Leia mais

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana Euro-Latin American Parliamentary Assembly Assemblée Parlementaire Euro-Latino Américaine Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana GRUPO DE TRABALHO SOBRE

Leia mais

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 https://www.europarltv.europa.eu/pt/programme/others/teaming-up-withthe-eu

Leia mais

Perspectivas Financeiras

Perspectivas Financeiras PROPOSTAS DA COMISSÃO EUROPEIA PARA 2007-13 Perspectivas Financeiras 3º Relatório da Coesão Abril 2004 Perspectivas Financeiras 2007-13 COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU COM(2004)

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 27.10.2015 COM(2015) 610 final ANNEX 1 ANEXO à COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Programa

Leia mais

11621/02 JAC/jv DG H II PT

11621/02 JAC/jv DG H II PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 19 de Setembro de 2002 (OR. en) 11621/02 CATS 51 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Iniciativa do Reino da Bélgica tendo em vista a aprovação da decisão

Leia mais

PUBLIC LIMITE PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2011 (Or. en) 17363/10 LIMITE PV/CONS 68 TRANS 364 TELECOM 143 ENER 352

PUBLIC LIMITE PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2011 (Or. en) 17363/10 LIMITE PV/CONS 68 TRANS 364 TELECOM 143 ENER 352 Conseil UE CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA PUBLIC Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2011 (Or. en) 17363/10 LIMITE PV/CONS 68 TRANS 364 TELECOM 143 ENER 352 PROJECTO DE ACTA 1 Assunto: 3052.ª reunião do Conselho

Leia mais

O Funcionamento do Triângulo Institucional

O Funcionamento do Triângulo Institucional Construção da União Europeia O Funcionamento do Triângulo Institucional 25 de Junho de 2009 Centro de Informação Europeia 1 1 Como funciona a União Europeia? O sistema político da União Europeia tem vindo

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 28 de outubro de 2016 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 28 de outubro de 2016 (OR. en) Conseil UE Conselho da União Europeia Bruxelas, 28 de outubro de 2016 (OR. en) 13240/16 PROJETO DE ATA 1 Assunto: LIMITE PUBLIC PV/CONS 49 JAI 829 COMIX 666 3490.ª reunião do Conselho da União Europeia

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à mobilização da Margem para Imprevistos em 2017

Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativa à mobilização da Margem para Imprevistos em 2017 COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.10.2016 COM(2016) 678 final Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à mobilização da Margem para Imprevistos em 2017 PT PT 1. CONTEXTO DA PROPOSTA

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento da Comissão C(2008) 2976 final.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento da Comissão C(2008) 2976 final. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 30 de Junho de 2008 (02.07) (OR. en) 11253/08 FRONT 62 COMIX 533 NOTA DE ENVIO de: Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi AYET PUIGARNAU, Director

Leia mais

Direito de Imigração no Direito da União Europeia. Prof.ª Doutora Anja Bothe 1

Direito de Imigração no Direito da União Europeia. Prof.ª Doutora Anja Bothe 1 Direito de Imigração no Direito da União Europeia Prof.ª Doutora Anja Bothe 1 A União assegura a ausência de controlos de pessoas nas fronteiras internas e desenvolve uma política comum em matéria de asilo,

Leia mais

16961/08 MJS/jv 1 DQPG

16961/08 MJS/jv 1 DQPG CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 12 de Dezembro de 2008 (OR. fr) 16961/08 OJ CONS 74 SOC 774 SAN 328 CONSOM 210 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA da: 2916.ª REUNIÃO DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA (Emprego, Política

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que cria o Fundo para o Asilo e a Migração

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que cria o Fundo para o Asilo e a Migração COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 15.11.2011 COM(2011) 751 final 2011/0366 (COD) C7-0443/11 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que cria o Fundo para o Asilo e a Migração EXPOSIÇÃO DE

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.12.2011 COM(2011) 880 final 2011/0431 (APP) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que estabelece um quadro plurianual para a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 8 de novembro de 2017 (10:00)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 8 de novembro de 2017 (10:00) Conselho da União Europeia Bruxelas, 6 de novembro de 2017 13975/17 OJ CRP2 37 COMIX 740 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 8 de novembro

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS PT PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 17.6.2008 COM(2008) 359 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

Leia mais

15413/16 mb/jv 1 DGD 1C

15413/16 mb/jv 1 DGD 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15413/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 8 de dezembro de 2016 para: Delegações n.º doc. ant.: 14795/16

Leia mais

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15312/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 9 de dezembro de 2016 para: Delegações MIGR 214 EDUC 419 JEUN

Leia mais

Pontos a debater (II)

Pontos a debater (II) Conselho da União Europeia Bruxelas, 25 de fevereiro de 2019 (OR. en) 6805/19 OJ CRP2 8 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 27 de fevereiro

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2014)476 Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que visa facilitar o intercâmbio transfronteiras de informações relativas

Leia mais

Tendo em conta a proposta da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho (COM(2003) 510) 1,

Tendo em conta a proposta da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho (COM(2003) 510) 1, P5_TA(2004)0266 SIS (certificados de matrícula dos veículos) ***I Resolução legislativa do Parlamento Europeu sobre uma proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Convenção

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DE MADRID SOBRE O ENVELHECIMENTO - MIPPA

PLANO DE ACÇÃO DE MADRID SOBRE O ENVELHECIMENTO - MIPPA ONU - ACÇÃO DIREITOS HUMANOS E O ENVELHECIMENTO Lisboa, 12 de ABRIL 2012 PLANO DE ACÇÃO DE MADRID SOBRE O ENVELHECIMENTO - MIPPA ODETE SEVERINO População mundial Outubro 2011: 7 bilhões de Pessoas 893

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades 16 de Dezembro de 2002 PE 323.514/1-49 ALTERAÇÕES 1-49 Projecto de relatório (PE 323.514) Lissy Gröner sobre

Leia mais

Licenciatura

Licenciatura Licenciatura 2014-2015 DISCIPLINA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA (TURMA A) PROFESSORA REGENTE ANA MARIA GUERRA MARTINS Sumário A refundação da União Europeia, operada pelo Tratado de Lisboa, obrigou a reequacionar

Leia mais

Direito da Segurança

Direito da Segurança Direito da Segurança Direito Constitucional, Internacional, Europeu, Legal e Regulamentar I DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA 1. Constituição da República Portuguesa (artigos) - Artigo 7º - Relações

Leia mais

ANEXOS RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Anual de 2016 sobre as Relações entre a Comissão Europeia e os Parlamentos Nacionais

ANEXOS RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Anual de 2016 sobre as Relações entre a Comissão Europeia e os Parlamentos Nacionais COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 30.6.2017 COM(2017) 601 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS do RELATÓRIO DA COMISSÃO Relatório Anual de 2016 sobre as Relações entre a Comissão Europeia e os Parlamentos Nacionais PT

Leia mais

Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.7.2010 COM(2010) 379 final 2010/0210 (COD) C7-0180/10 Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa às condições de entrada e de residência de nacionais

Leia mais

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

ANEXO COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 24.10.2017 COM(2017) 650 final ANNEX 1 ANEXO da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Programa

Leia mais

VERSÕES CONSOLIDADAS

VERSÕES CONSOLIDADAS 7.6.2016 Jornal Oficial da União Europeia C 202/1 VERSÕES CONSOLIDADAS DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA E DO TRATADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA (2016/C 202/01) 7.6.2016 Jornal Oficial da União

Leia mais

Inventário I. Introdução. II. Análise sucinta do contexto

Inventário I. Introdução. II. Análise sucinta do contexto Inventário 2009 I. Introdução Aqui se apresenta o terceiro inventário público da AEPD na sua qualidade de consultora a respeito de propostas de legislação e documentos conexos. O inventário foi publicado

Leia mais

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 ÍNDICE GERAL apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 PARTE I 15 1. Introdução 17 2. A pré-história da integração europeia (as ideias

Leia mais

20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS

20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS 20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS ÍNDICE 1. Definição 2. Objectivos 3. Números 4. Pontos Fortes 5. Para saber mais... 1.DEFINIÇÃO ERASMUS Programa de apoio inter-universitário de mobilidade de estudantes e docentes

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 26 de Abril de 2010 (OR. en) 6077/10 Dossier interinstitucional: 2006/0251 (CNS)

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 26 de Abril de 2010 (OR. en) 6077/10 Dossier interinstitucional: 2006/0251 (CNS) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 26 de Abril de 200 (OR. en) 6077/0 Dossier interinstitucional: 2006/025 (CNS) FL 9 CH 0 JAI 07 SCHENGEN 9 FRONTEXT 5 COPEN 38 CRIMORG 26 VISA 36 EURODAC 6 ASIM 7 ASILE

Leia mais

Pontos a debater (II)

Pontos a debater (II) Conselho da União Europeia Bruxelas, 11 de fevereiro de 2019 (OR. en) 6279/19 OJ CRP2 6 COMIX 79 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (2.ª Parte) Edifício Europa, Bruxelas 13 e

Leia mais

Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul

Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul 2001 Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul O Tratado foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de

Leia mais

PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS A proteção dos dados pessoais e o respeito pela vida privada são direitos fundamentais importantes. O Parlamento Europeu sempre insistiu na necessidade de alcançar um equilíbrio

Leia mais

Alteração 69 Claude Moraes em nome da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos

Alteração 69 Claude Moraes em nome da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos 11.4.2019 A8-0040/69 Alteração 69 Claude Moraes em nome da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos Relatório Cécile Kashetu Kyenge Criação de uma rede europeia de agentes de

Leia mais

ALTERAÇÕES apresentadas pela Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos

ALTERAÇÕES apresentadas pela Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos 7.3.2019 A8-0106/ 001-249 ALTERAÇÕES 001-249 apresentadas pela Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos Relatório Miriam Dalli Criação do Fundo para o Asilo e a Migração A8-0106/2019

Leia mais

Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação

Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação Duarte Rodrigues Vice presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão ISCTE, 21 de abril de 2017 Tópicos: 1. A evolução

Leia mais

PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS A proteção dos dados pessoais e o respeito pela vida privada são direitos fundamentais importantes. O Parlamento Europeu sempre insistiu na necessidade de alcançar um equilíbrio

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2014) 596 final - ANEXO 1.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento COM(2014) 596 final - ANEXO 1. Conselho da União Europeia Bruxelas, 29 de setembro de 2014 (OR. en) 13683/14 ADD 1 PROPOSTA de: PROAPP 18 JAI 715 CATS 137 SCHENGEN 30 COMIX 501 Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi

Leia mais

Inclusão das pessoas com deficiência

Inclusão das pessoas com deficiência Inclusão das pessoas com deficiência Estratégia comunitária sobre a igualdade de oportunidades Comissão Europeia Igualdade de oportunidades para igualdade de direitos O valor acrescentado europeu O Ano

Leia mais