Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química 1. Introdução Como já visto em tópicos anteriores e nas aulas teóricas, a termodinâmica nos permite prever o sentido no qual uma reação química caminha. No entanto este campo de estudo não prevê com que velocidade uma reação se processará. Podemos observar que reações químicas podem ser rápidas tal como a detonação de dinamite ou extremamente lentas como a formação do petróleo no interior da crosta terrestre. Sem dúvida é de singular importância estudar a velocidade com que reações químicas se processam. Assim, se uma indústria química conseguir acelerar seus processos, ela estará reduzindo o tempo gasto com produção, e tornando seu processo químico mais econômico. O estudo da velocidade das reações químicas é, portanto, o objeto de estudo da cinética química. 1.1 Velocidade das reações químicas De um modo geral, para medir a velocidade de uma reação química deve-se medir a quantidade de reagentes desaparece ou a quantidade de produto formada por unidade de tempo. Considere a reação química a seguir: Chama-se velocidade média de uma reação química ao quociente da variação da concentração molar (M) de uma das substâncias pela variação do tempo (t). Considerando a equação química acima, um exemplo de velocidade média pode ser escrito como a variação da concentração do produto C em função do tempo (2): v m = [C] t (2) É importante destacar que a velocidade média pode apresentar o sinal algébrico negativo. Isto indica que estamos acompanhando o consumo de um reagente (3). Quando o sinal algébrico é positivo acompanhamos o aparecimento de um produto.

2 v m = [A] t (3) Outro conceito introdutório importante é o de velocidade instantânea de um processo químico. Matematicamente, podemos definir a velocidade instantânea como o limite da velocidade média quando o intervalo de tempo tende a zero (4). Considerando novamente a equação química (1) temos a velocidade instantânea em relação ao reagente A descrita como: v = lim t 0 ( [A] t ) (4) Como este limite corresponde matematicamente a uma derivada, podemos também definir a velocidade instantânea como a derivada da concentração molar de uma substância em função do tempo (5). v = d[a] dt Em linhas gerais, caso seja acompanhado consumo de um reagente em função do tempo (reagente A, por exemplo), a seguinte tendência pode ser observada (Figura 1): Figura 1. Variação da concentração do reagente A em função do tempo. 1.2 Fatores de podem influenciar a velocidade das reações químicas Concentração dos reagentes Não é muito difícil constatar que o aumento da concentração dos reagentes acarreta um aumento de velocidade das reações químicas. Considere a seguinte reação:

3 Executando esta mesma reação por duas vezes, a primeira com o ácido clorídrico concentrado e outra com o ácido diluído, notaremos facilmente que no primeiro caso a reação é bem mais rápida que no segundo. Tal fato ocorre devido ao número de espécies presentes no meio reacional. Quanto mais concentrado o meio, maior a chance estatística de partículas dos reagentes se chocarem para dar origem aos produtos. Isso torna mais fácil a compreensão do porque da queda da velocidade de reação ao longo de uma reação química (Figura 1). Ao passo que moléculas de reagentes se chocam e transformamse em produtos há cada vez menos moléculas de reagentes presentes, logo a probabilidade de choque entre as mesmas também cai Temperatura do meio reacional O aumento da temperatura sempre acarreta um aumento na velocidade das reações químicas. Podemos observar isso, por exemplo, quando aumentamos a chama do fogão para cozer os alimentos mais depressa, ou quando utilizamos a panela de pressão para atingir temperaturas mais altas e acelerar o cozimento. O efeito contrário também nos é útil. O fato de acondicionar os alimentos perecíveis na geladeira reduz sua velocidade de deterioração. No final do século XIX, Van t Hoff estabeleceu uma lei, baseada em experimentos, dizendo que uma elevação de 10 o C na temperatura de uma reação química duplica sua velocidade. Hoje são conhecidas muitas exceções a esta lei, entretanto devemos reconhecer que a temperatura é um dos fatores que mais influenciam a velocidade de uma reação. De fato, um aumento de temperatura aumenta não só a frequência dos choques entre as moléculas de reagentes como, também, a energia com que estas moléculas se chocam. Considere agora que a variação de energia, durante um processo reacional pode ser descrita pelos gráficos da Figura 2 (a seguir): Energia Energia Reação exotérmica Figura 2. Possibilidades de variação de energia durante um processo reacional. Reação endotérmica Nesses gráficos, onde lemos energia podemos imaginar não só entalpia como também a energia livre; nesta última hipótese o primeiro gráfico representa uma reação espontânea (ΔG < 0); e o segundo uma reação não espontânea (ΔG < 0). No entanto, mesmo as reações espontâneas de um modo geral não começam sozinhas; assim, por exemplo, dizemos que a queima do carvão:

4 ΔH = 94,1 kcal/mol { ΔG = 94,3 kcal/mol É uma reação espontânea, pois ΔG < 0. No entanto, um pedaço de carvão não pega fogo sozinho; é necessário aquecê-lo um pouco, até fazê-lo atingir um estado incandescente, e somente daí em diante ele queimará sozinho. Este empurrão inicial é necessário em muitas reações e é necessário para levar os reagentes a um estado ativado, em que se forma o chamado complexo ativado. Aprimorando então diagramas de energia para as reações exo e endotérmica temos: Figura 3. Energia de ativação para processos endotérmicos e exotérmicos. Para se atingir o estado ativado, as moléculas reagentes devem ter uma energia igual ou superior à chamada energia de ativação (E a ) situada no ápice das curvas presentes na Figura 3. Com base nestes dados é possível afirmar que uma variação bastante negativa de energia livre de Gibbs indica que a reação química tem possibilidade de ocorrer porém, só uma energia de ativação suficientemente baixa indica que a reação pode ocorrer com velocidade apreciável Presença de um catalisador Considere a reação química entre hidrogênio e oxigênio ambos em suas formas moleculares: Este processo praticamente não se verifica em temperatura ambiente. Entretanto, se adicionarmos um pouco de platina em pó, esta mistura gasosa explodirá no mesmo instante. Dizemos então que a platina catalisou a reação de formação de água. Catalisador é então uma substância que, quando adicionada ao meio reacional aumenta a velocidade com que a mesma se processa. Esta substância se combina com os reagentes e é então

5 regenerada ao dar origem aos produtos. Esta aceleração é denominada então catálise. Para indicar o efeito catalítico da platina presente na reação anterior, escrevemos então: Costuma-se classificar os processos catalíticos em homogêneos e heterogêneos de acordo com a fase em que se encontram os reagentes e o catalisador. O exemplo acima é um típico processo heterogêneo enquanto a oxidação do dióxido de enxofre à trióxido de enxofre na presença de óxido nítrico (reação a seguir) é um exemplo de catálise homogênea. Embora existam processos catalíticos complexos, não muito bem explicados até hoje, podemos dizer que existem duas maneiras principais de ação de um catalisador: Formação de um composto intermediário ou por adsorção dos reagentes. Conforme visto na reação anterior, o óxido nítrico (intermediário) acelera a reação de oxidação, logo atua como um catalisador. Abaixo uma proposta de mecanismo de ação deste catalisador: Para o outo caso, a adsorção de reagentes, temos o exemplo já explorado de formação da água (catálise heterogênea) onde moléculas de H 2 podem ser adsorvidas (ligadas quimicamente a superfície da platina) e então ativadas para reagirem com o O 2 molecular. De qualquer modo independentemente do mecanismo catalítico seguido, a aceleração ocasionada pela presença do catalisador é fruto de um novo caminho percorrido pela reação se comparado ao caminho original (sem catalisador). Este novo caminho, portanto, possui uma energia de ativação (E a ) mais baixa. A Figura 4 ilustra esta ideia. Figura 4. Caminho de reação catalisado, não catalisado e suas respectivas energias de ativação.

6 Neste experimento serão investigados estes três fatores apresentados: concentração dos reagentes (parte I), temperatura (parte II) e presença de catalisador (III) em uma reação química. A fim de estudar a influência de uma variável na velocidade da reação, a demais deverão permanecer constantes dentro de um mesmo ensaio. A reação de Landolt, mais conhecida como reação relógio ou relógio de iodo, é um exemplo representativo quando o assunto é o estudo de cinética química. De maneira simples trata-se basicamente de soluções incolores que se misturam e continuam incolores. Porém, após certo tempo, subitamente a mistura reacional adquire uma coloração azul intensa. Inicialmente vamos considerar a reação lenta entre soluções aquosas de íons iodeto (I - ) e íons persulfato (S 2 O 2-8 ): Em um estudo da velocidade de uma reação necessitamos determinar a rapidez com que um produto é formado ou a rapidez com que um reagente é consumido. Nesta reação podemos determinar o tempo necessário para a formação de uma certa quantidade de iodo. Para tal, usamos a reação: Observamos que na reação lenta há formação de iodo e que na reação rápida, o mesmo reage com íons tiossulfato (S 2 O 2-3 ), dando origem novamente à íons iodeto. Já que a segunda reação é muito rápida, o iodo produzido na reação lenta é imediatamente consumido. No momento em que todo o tiossulfato tenha reagido na reação rápida, o iodo produzido na reação (I) permanecerá como I 2, e como tal, reagirá com amido, resultando em um complexo de cor azul. Somente uma pequena quantidade de iodo é gasta nesta reação de formação de cor. Neste momento é possível saber que a reação terminou. No primeiro conjunto de experimentos, a concentração do íon iodeto deve variar em três misturas. As quantidades de S 2 O 2-3 são mantidas constantes em todas as misturas e sempre converterá a mesma quantidade de iodo em iodeto. Assim, no instante em que o tiossulfato for consumido, sobrará iodo para reagir com o amido. Anotando o intervalo de tempo necessário para o surgimento da cor azul, determinamos o efeito da concentração do íon iodeto e da concentração do íon tetrationato (S 4 O 2-6 ) na velocidade da reação (lenta). Experimentalmente serão medidos os intervalos de tempo necessários para a produção de uma certa quantidade de iodo. Variações nos tempos de reação serão resultantes somente das variações das concentrações dos íons iodetos e persulfatos. 2. Objetivos Observar a influência da concentração dos reagentes, temperatura e efeito do catalisador na velocidade de uma reação química relógio.

7 3. Pré-laboratório a) Defina os seguintes termos químicos: energia de ativação, catalisador e cinética. b) O que você entende por velocidade de uma reação química? c) Liste algumas maneiras de aumentar a velocidade de uma reação química, e explique cada uma. O resto da prática posto mais tarde.

Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química

Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade de reação química UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 15 Alguns fatores que influenciam a velocidade

Leia mais

Autora: Izabela Gonçalves da Silva Disciplina: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação

Autora: Izabela Gonçalves da Silva Disciplina: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação Autora: Izabela Gonçalves da Silva Disciplina: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação Olá Pessoal! Terminamos nossa aula 1 assistindo um vídeo muito legal mostrando várias transformações químicas.

Leia mais

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Rapidez Média das Reações

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Rapidez Média das Reações Cinética Química Prof. Alex Fabiano C. Campos Rapidez Média das Reações A cinética é o estudo da rapidez com a qual as reações químicas ocorrem. A rapidez de uma reação pode ser determinada pela variação

Leia mais

Cinética de Reações Químicas

Cinética de Reações Químicas Experiência 4: Cinética de Reações Químicas 1. Introdução A Cinética Química é a área da química que está relacionada com as velocidades das reações. A velocidade de uma reação química representa a variação

Leia mais

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 2 Prof ª.

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 2 Prof ª. QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois Vamos entender como ocorrem as reações químicas... Primeiramente

Leia mais

Aula 43 Página 1. Vejamos um exemplo que ilustra a formação do complexo ativado:

Aula 43 Página 1. Vejamos um exemplo que ilustra a formação do complexo ativado: CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 04/09/2012 Tema da aula: Cinética Química: Fatores que influenciam na rapidez de transformações químicas O

Leia mais

Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil,

Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil, 5 CINÉTICA QUÍMICA 1 Introdução A química é, por sua própria natureza, preocupada com a mudança. As reações químicas convertem substâncias com propriedades bem-definidas em outros materiais com propriedades

Leia mais

Aula 14 Cinética Química

Aula 14 Cinética Química Aula 14 Cinética Química Cinética química é a parte da físico-química que estuda a velocidade (rapidez) de uma reação química, bem como quais fatores que a influenciam. No nosso dia-a-dia em vários momentos

Leia mais

Cinética Química. Classe: 2 3 a série. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela

Cinética Química. Classe: 2 3 a série. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Ensino Médio Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 3 a série QUÍMICA Cinética Química 1) (Ufmg) Uma chama queima metano completamente, na razão de 2L/min, medidos nas CNTP. O calor

Leia mais

Físico-Química Experimental Exp. 10. Cinética Química

Físico-Química Experimental Exp. 10. Cinética Química Cinética Química 1. Introdução Cinética química é o estudo da progressão das reações químicas, o que determina suas velocidades e como controlá-las. Ao estudar a termodinâmica de uma reação, leva-se em

Leia mais

Escola Estadual Antunes de Andrade CINÉTICA QUÍMICA

Escola Estadual Antunes de Andrade CINÉTICA QUÍMICA Escola Estadual Antunes de Andrade CINÉTICA QUÍMICA Sidrolândia, MS, 2013 Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade Estudantes: Thaís Silva e Giovani N : 45 e 15 1 - CINÉTICA QUÍMICA Existe um ramo na

Leia mais

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica 1) A entalpia da reação (I) não pode ser medida diretamente em um calorímetro porque a reação de carbono com excesso

Leia mais

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos

Cinética Química. Prof. Alex Fabiano C. Campos Cinética Química Prof. Alex Fabiano C. Campos Rapidez Média das Reações A cinética é o estudo da rapidez com a qual as reações químicas ocorrem. A rapidez de uma reação pode ser determinada pela variação

Leia mais

Cinética Química. a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador.

Cinética Química. a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador. Cinética Química Cinética é o estudo da velocidade com a qual as reações químicas ocorrem. Existem quatro fatores importantes que afetam as velocidades das reações: o estado físico do reagente, as concentrações

Leia mais

C n i é n t é i t c i a

C n i é n t é i t c i a Cinética Velocidade Média A velocidade média de consumo de um reagente ou de formação de um produto é calculada em função da variação da quantidade de reagentes e produtos pela variação do tempo. Vm =

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano Capítulo 4 Fatores que afetam a rapidez 1 Respostas dos exercícios ESSENCIAIS 1 Na combustão, há consumo de gás oxigênio: combustível 1 O # CO 1 H O Isso provoca redução da [O ] no local da queima. O vento

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL

TAREFA DA SEMANA DE 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL TAREFA DA SEMANA DE 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL QUÍMICA 3ª SÉRIE 1. (Udesc) Considere que um prego é fabricado apenas com o metal Fe. Se este prego entrar em contato com uma solução aquosa de HC, irá acontecer

Leia mais

1 Calcule a velocidade média de desaparecimento de A (bolinhas vermelhas) durante o intervalo de tempo de 20 a 40 s. Reação: A B

1 Calcule a velocidade média de desaparecimento de A (bolinhas vermelhas) durante o intervalo de tempo de 20 a 40 s. Reação: A B Físico-Química Prof. José Ginaldo Silva Jr. Lista de Exercícios de Cinética Química 1 Calcule a velocidade média de desaparecimento de A (bolinhas vermelhas) durante o intervalo de tempo de 20 a 40 s.

Leia mais

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 4 Prof ª.

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 4 Prof ª. QUÍMICA Cinética Química Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 4 Prof ª. Giselle Blois CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES: O aumento da concentração dos reagentes acarreta em um aumento da velocidade

Leia mais

PAG Química Cinética 1.

PAG Química Cinética 1. 1. 2. 3. errata: a reação é em mais de uma etapa, os gráficos devem apresentar pelo menos duas!! 4. 5. Explique se cada uma das alternativas abaixo é correta ou não, para reações químicas que ocorrem

Leia mais

Concentração dos reagentes Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação.

Concentração dos reagentes Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação. Setor 3306 Aula 20 Lei da velocidade das reações Complemento. As reações químicas podem ocorrer nas mais diferentes velocidades. Existem reações tão lentas que levam milhares de anos para ocorrer, como

Leia mais

Lista de Exercícios. Data limite para entrega da lista: 14/09/2018

Lista de Exercícios. Data limite para entrega da lista: 14/09/2018 Lista de Exercícios Nome: n.º Santos, de de 2018. Série: 2.ª Turmas: A, B, C Ensino: Médio Prof. Paulo Henrique (PH) Bimestre: 3.º Data limite para entrega da lista: 14/09/2018 Valor: 4,0(quatro) 1) Por

Leia mais

EXPERIÊNCIA 8 CINÉTICA E VELOCIDADES DAS REAÇÕES QUÍMICAS

EXPERIÊNCIA 8 CINÉTICA E VELOCIDADES DAS REAÇÕES QUÍMICAS 1. OBJETIVOS EXPERIÊNCIA 8 CINÉTICA E VELOCIDADES DAS REAÇÕES QUÍMICAS No final desta experiência, esperase que o aluno seja capaz de determinar a variação da velocidade de uma reação em função da variação

Leia mais

Cinética Química. Cinética Química: Velocidade média, instantânea e inicial. Lei cinética. Fatores que influenciam a velocidade.

Cinética Química. Cinética Química: Velocidade média, instantânea e inicial. Lei cinética. Fatores que influenciam a velocidade. Cinética Química IV Cinética Química: Velocidade média, instantânea e inicial. Lei cinética. Fatores que influenciam a velocidade. Mecanismos reacionais. Catálise. Cinética Química Cinética Química é a

Leia mais

ocorridas na concentração dos participantes das reações em função do tempo:

ocorridas na concentração dos participantes das reações em função do tempo: CINÉTICA QUÍMICA Fala Gás Nobre! Preparado para reagir? Então vamos para mais um resumo de química! Você já parou pra pensar, que a velocidade com que as reações químicas acontecem, podem estar relacionadas

Leia mais

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 3 Prof ª.

QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 3 Prof ª. QUÍMICA Cinética Química Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador - Parte 3 Prof ª. Giselle Blois A velocidade da reação depende do número de choques

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS: CONCENTRAÇÃO DE REAGENTES E TEMPERATURA DE REAÇÃO.

AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS: CONCENTRAÇÃO DE REAGENTES E TEMPERATURA DE REAÇÃO. AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS: CONCENTRAÇÃO DE REAGENTES E TEMPERATURA DE REAÇÃO. Aula 11 Glauber Silva Godoi META Desenvolver no aluno a capacidade de avaliar

Leia mais

Fabio Rodrigo da Costa Dias. 2. Velocidade média e instantânea das Reações Químicas

Fabio Rodrigo da Costa Dias. 2. Velocidade média e instantânea das Reações Químicas Cinética Química Fabio Rodrigo da Costa Dias 1. Introdução Cinética química é a área da química responsável pelo estudo das velocidades das reações químicas, bem como dos fatores que influenciam nessas

Leia mais

Cinética Química. Velocidade média em função das substâncias

Cinética Química. Velocidade média em função das substâncias Cinética Química A Cinética Química estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam, estuda ainda a possibilidade de controlar essa velocidade, tornando as reações mais rápidas ou mais lentas,

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Prof. Gabriel P. Machado

CINÉTICA QUÍMICA. Prof. Gabriel P. Machado CINÉTICA QUÍMICA Prof. Gabriel P. Machado Conceito de velocidade média (v m ) em Química O conceito de velocidade é uma taxa de variação de algum determinado parâmetro por intervalo de tempo. Na Física,

Leia mais

Aula: 28 Temática: Efeito da Temperatura na Velocidade de Reação

Aula: 28 Temática: Efeito da Temperatura na Velocidade de Reação Aula: 28 Temática: Efeito da Temperatura na Velocidade de Reação Em grande parte das reações, as constantes de velocidade aumentam com o aumento da temperatura. Vamos analisar esta dependência. A teoria

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Obs.: a variação da quantidade deverá ser sempre um valor positivo, então ela deverá ser em módulo. 1.

CINÉTICA QUÍMICA. Obs.: a variação da quantidade deverá ser sempre um valor positivo, então ela deverá ser em módulo. 1. CINÉTICA QUÍMICA 1. Introdução O Conhecimento e o estudo da velocidade das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também está relacionado ao nosso dia-adia, verificamos que há algumas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Conteúdo 14 Cinética Química CINÉTICA QUÍMICA É à parte da química que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reação química ocorre e os fatores que a influenciam. Este estudo é importante para o

Leia mais

Cinética Química. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 14, 15, 16 e 18/07/2015. Material de Apoio para Monitoria

Cinética Química. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 14, 15, 16 e 18/07/2015. Material de Apoio para Monitoria Cinética 1. (PUCMG -2004) A amônia (NH3) é uma substância química muito importante para a indústria. Ela é utilizada na preparação dos produtos de limpeza, dos explosivos, dos fertilizantes, das fibras

Leia mais

METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA

METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA Se somarmos as duas equações, a equação global é O bromo não se consome na reacção, sendo regenerado indefinidamente 2 Decomposição do peróxido de hidrogénio

Leia mais

Noções de Cinética Química

Noções de Cinética Química QB70C:// Química (Turmas S7/S72) Noções de Cinética Química Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Capítulo 4 Atkins (5ed.) Cinética X Termodinâmica O G para a reação abaixo

Leia mais

ENERGIA = ENTALPIA (H)

ENERGIA = ENTALPIA (H) Cinética Química ENERGIA = ENTALPIA (H) Reações Endotérmicas: absorvem calor do meio ambiente, onde a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes. Quando ocorre absorção de energia, a quantidade

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Cinética química David P. White Fatores que afetam a velocidade de reações A cinética é o estudo da velocidade na qual as reações químicas ocorrem. Existem quatro fatores

Leia mais

01) (FESP-PE) Considere a equação:

01) (FESP-PE) Considere a equação: 01) (FESP-PE) Considere a equação: 2 N 2O 5(g) 4 NO 2(g) + O 2(g) Admita que a formação de O2 tem uma velocidade média constante e igual a 0,05 mol/s. A massa de NO 2 formada em 1 min é: (Massas atômicas:

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g)

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) TEORIA DAS COLISÕES Para que ocorra uma reação química, os reagentes devem ter uma certa

Leia mais

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores - Parte 3. Prof ª.

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores - Parte 3. Prof ª. QUÍMICA Equilíbrio Químico Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. - Parte 3 Prof ª. Giselle Blois Exercício: Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. 1. (PUC-RS) Um equilíbrio envolvido na formação

Leia mais

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 05/12/12

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 05/12/12 P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 05/12/12 Nome: GABARITO Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Constantes e equações: 273,15 K = 0 C R = 0,0821

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA TUTOR: LUIZ EDUARDO NOCHI DISCIPLINA: QUÍMICA (FÍSICO QUÍMICA) CURSO ALCANCE (TURMA A E B ) DATA: 17/09/2016

CINÉTICA QUÍMICA TUTOR: LUIZ EDUARDO NOCHI DISCIPLINA: QUÍMICA (FÍSICO QUÍMICA) CURSO ALCANCE (TURMA A E B ) DATA: 17/09/2016 CINÉTICA QUÍMICA TUTOR: LUIZ EDUARDO NOCHI DISCIPLINA: QUÍMICA (FÍSICO QUÍMICA) CURSO ALCANCE (TURMA A E B ) DATA: 17/09/2016 O QUE É CINÉTICA QUÍMICA? É a área da química que estuda a velocidade das reações

Leia mais

Neste caso, diz-se que a reação é de primeira ordem, e a equação pode ser resolvida conforme segue abaixo:

Neste caso, diz-se que a reação é de primeira ordem, e a equação pode ser resolvida conforme segue abaixo: 1. Introdução Cinética Química A termodinâmica indica a direção e a extensão de uma transformação química, porém não indica como, nem a que velocidade, uma reação acontece. A velocidade de uma reação deve

Leia mais

01.Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.

01.Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II. 01.Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II. Coluna I 1 - Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando; 2 - Conservação

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Cintia Disciplina: Química Turma: 3ª Série Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue em pasta

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Cinética Química Estudo da velocidade das reações químicas. REAGENTES PRODUTOS Termodinâmica

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG CINÉTICA QUÍMICA

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG CINÉTICA QUÍMICA Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 18 / IQG 31 6. CINÉTICA QUÍMICA I. INTRODUÇÃO O ozônio é um dos componentes naturais da estratosfera, onde absorve parte significativa da radiação ultravioleta.

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

CINÉTICA QUÍMICA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro CINÉTICA QUÍMICA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br VELOCIDADE MÉDIA DAS REAÇÕES O conceito de velocidade abordado

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Conteúdo 14 Cinética Química CINÉTICA QUÍMICA É à parte da química que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reação química ocorre e os fatores que a influenciam. Este estudo é importante para o

Leia mais

Vm A = [A] t. Vm B = [B] t. Vm C = [C] t. Vm = Vm A = Vm B = Vm C a b c. 1

Vm A = [A] t. Vm B = [B] t. Vm C = [C] t. Vm = Vm A = Vm B = Vm C a b c.  1 I. INTRODUÇÃO É à parte da química que estuda a maior ou menor rapidez com que uma reação química ocorre e os fatores que a influenciam. Este estudo é importante para o nosso dia-a-dia, pois explica alguns

Leia mais

Cinética Química. Cinética Química...? É o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que as influenciam.

Cinética Química. Cinética Química...? É o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que as influenciam. Cinética Química...? Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciência e Tecnologia groalimentar Profª Roberlucia Candeia Disciplina: Química geral É o estudo da velocidade das reações químicas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (PUC-RS) Dada a expressão da constante de equilíbrio em termos de concentração de produtos e reagentes a equação química que pode ser representada por essa

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES LISTA DE EXERCÍCIOS Cinética Química. 1) A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição

Leia mais

3º Trimestre Sala de Estudo Data: 04/09/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Sala de Estudo Data: 04/09/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Sala de Estudo Data: 04/09/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Cinética Química II (Fatores que alteram a rapidez de uma reação) Questão 01 - (PUC Camp SP/2017)

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Cinética Química 27 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. A água oxigenada H 2O 2 (aq) se decompõe, produzindo água e gás oxigênio, de acordo com a equação: H 2O

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Cinética Química Lei de Velocidade Integrada Mostra a variação das concentrações

Leia mais

REVISIONAL DE QUÍMICA 1º ANO PROF. RICARDO

REVISIONAL DE QUÍMICA 1º ANO PROF. RICARDO REVISIONAL DE QUÍMICA 1º ANO PROF. RICARDO 1- Um aluno de química, ao investigar as propriedades de gases, colocou uma garrafa plástica (PET), contendo ar e devidamente fechada, em um freezer e observou

Leia mais

Colégio João Paulo I. Questões complementares de Cinética Química. Prof. Cristiano Rupp

Colégio João Paulo I. Questões complementares de Cinética Química. Prof. Cristiano Rupp Colégio João Paulo I Questões complementares de Cinética Química Prof. Cristiano Rupp 1- A quimotripsina é uma enzima que catalisa a clivagem heterolítica das ligações peptídicas, processo que faz parte

Leia mais

3- (UFOP-MG) Observe o diagrama e os dados abaixo a 298 k.

3- (UFOP-MG) Observe o diagrama e os dados abaixo a 298 k. LISTA DE EXERCÍCIO DE QUÍMICA PARA A PROVA MENSAL 3º TRIMESTRE Nome: nº: Ano:2º E.M. Data: / / 2017 Professor (a): Nota: 1- (FUVEST-SP) A figura abaixo indica a variação da quantidade de reagente em função

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Reações de Segunda Ordem Exercício 05: Entre os possíveis destinos do NO 2 na química

Leia mais

Velocidade de reação. Química Geral. Prof. Edson Nossol

Velocidade de reação. Química Geral. Prof. Edson Nossol Velocidade de reação Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 02/12/2016 Cinética química Estuda as velocidades das reações e os fatores que a influencia tempo Termodinâmica x cinética G = H - T S

Leia mais

Catálise homogênea e heterogênea

Catálise homogênea e heterogênea Catálise homogênea e heterogênea Definição de catálise 1 - Uma substância que altera a velocidade de uma reação sem ser usada é chamada de catalisador. - O fenômeno de aumentar a taxa de reação pelo uso

Leia mais

2. Aborda a rapidez com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados;

2. Aborda a rapidez com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados; CINÉTICA QUÍMICA 1. Trata das velocidades das reações; 2. Aborda a rapidez com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados; 3. A dependência da velocidade; 4. Estudo do mecanismo de reação.

Leia mais

Cinética Química. Profa. Graça Porto

Cinética Química. Profa. Graça Porto Cinética Química. Ao realizar a reação de formação da água a partir dos gases hidrogênio (H 2 ) e oxigênio (O 2 ) verificou-se que a velocidade de consumo de oxigênio foi de 4 mol/min. Determine a velocidade

Leia mais

Universidade Federal do ABC. Disciplina: Transformações Químicas. Equilíbrio Químico. Hueder Paulo M. de Oliveira. Santo André - SP 2018.

Universidade Federal do ABC. Disciplina: Transformações Químicas. Equilíbrio Químico. Hueder Paulo M. de Oliveira. Santo André - SP 2018. Universidade Federal do ABC Disciplina: Transformações Químicas Equilíbrio Químico Hueder Paulo M. de Oliveira Santo André - SP 2018.1 EQUILÍBRIO QUÍMICO Transformação Química: É o processo de mudança

Leia mais

Profº Thiago (Tchê) Indique a alternativa que melhor representa as reações catalisada e não catalisada.

Profº Thiago (Tchê) Indique a alternativa que melhor representa as reações catalisada e não catalisada. QUÍMICA Profº Thiago (Tchê) EXERCÍCIOS CINÉTICA QUÍMICA 01. (UNESP-08) Os catalisadores desempenham importante papel em vários processos químicos. Uma reação genérica entre os reagentes A e B pode ocorrer

Leia mais

Prática 09 Princípios de Equilíbrio Químico

Prática 09 Princípios de Equilíbrio Químico UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 09 Princípios de Equilíbrio Químico 1. Introdução

Leia mais

Processos Superficiais Adsorção

Processos Superficiais Adsorção Adsorção em Sólidos - quando se mistura um sólido finamente dividido em uma solução diluída de corante, observamos que a intensidade da coloração decresce pronunciadamente; - se é sólido e gás a pressão

Leia mais

Termodinâmica em Bioquímica

Termodinâmica em Bioquímica Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo Termodinâmica em Bioquímica Disciplina: Bioquímica I Docente: Profa. Dra. Fernanda Canduri Sugestão de leitura: Cap. 1 do Lehninger A vida

Leia mais

FUP - Faculdade UnB Planaltina Disciplina: Energia e Dinâmica das Transformações Químicas Professor: Alex Fabiano C. Campos

FUP - Faculdade UnB Planaltina Disciplina: Energia e Dinâmica das Transformações Químicas Professor: Alex Fabiano C. Campos FUP - Faculdade UnB Planaltina Disciplina: Energia e Dinâmica das Transformações Químicas Professor: Alex Fabiano C. Campos 1. Conceitue colisão efetiva, colisão não-efetiva, energia de ativação e complexo

Leia mais

Cinética Química. Prof. Alexandre D. Marquioreto

Cinética Química. Prof. Alexandre D. Marquioreto Prof. Alexandre D. Marquioreto Estuda as velocidades, mecanismos e os fatores que podem interferir nas reações químicas. Lentas Reações Químicas Rápidas Reação Rápida Cinética Química Faísca 2 H 2(g) +

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO 2 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 APRESENTAÇÃO... 4 CAPÍTULO 8... 5 1. INTRODUÇÃO... 5 2. REAÇÃO REVERSÍVEL... 6 3. CLASSIFICAÇÃO DO EQUILÍBRIO...

Leia mais

BIOENGENHARIA I PROF. MARCELO HENRIQUE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

BIOENGENHARIA I PROF. MARCELO HENRIQUE ENGENHARIA DE ALIMENTOS BIOENGENHARIA I PROF. MARCELO HENRIQUE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Introdução à Cinética das reações químicas O termo cinética está relacionado a movimento quando se pensa nele a partir de seu conceito físico.

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 09 http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html Concentrações, velocidades

Leia mais

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha Semana 19 Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha Ao adicionarmos solutos não voláteis a um solv EXERCÍCIOS DE AULA 1. 2NaHCO 3(s) Na 2CO 3(s) + CO 2(g) + H 2O (g) Relativamente à equação

Leia mais

QUÍMICA 3 - APOSTILA 3. Prof. Msc João Neto

QUÍMICA 3 - APOSTILA 3. Prof. Msc João Neto QUÍMICA 3 - APOSTILA 3 Prof. Msc João Neto CINÉTICA QUÍMICA parte da Química que estuda a velocidade ou rapidez das reações. Prof. Msc João Neto Produtos (Formados) A + B AB Reagentes (Consumidos) Prof.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: QUÍMICA II Curso: Controle Ambiental Carga Horária: 80hs Total de Aulas Semanais:

Leia mais

INTRODUÇÃO À CINÉTICA. Profa. Marcia M. Meier Físico-Química II

INTRODUÇÃO À CINÉTICA. Profa. Marcia M. Meier Físico-Química II INTRODUÇÃO À CINÉTICA Profa. Marcia M. Meier Físico-Química II 1 Por que estudar Físico-Química? A físico-química é o estudo dos princípios físicos fundamentais que governam as propriedades e o comportamento

Leia mais

Química C Semiextensivo V. 3

Química C Semiextensivo V. 3 Semiextensivo Exercícios 0) D CH 4 + O CO + H O mol -------- mol elocidade de consumo de CH 4 = velocidade de formação de CO em 00, min x mol 60 min (uma hora) x = 0,0 60 x = 0,6 mol 0) A 0) D 6CO + 6H

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI.

CINÉTICA QUÍMICA. Profa. Loraine Jacobs DAQBI. CINÉTICA QUÍMICA Profa. Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Estudo da velocidade das reações químicas. REAGENTES PRODUTOS Cinética Tempo necessário

Leia mais

2º Trimestre Sala de Estudos Data: 19/06/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

2º Trimestre Sala de Estudos Data: 19/06/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 2º Trimestre Sala de Estudos Data: 19/06/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Cinética Química 1) (UEG GO/2018) No gráfico a seguir, é apresentada a variação da energia durante

Leia mais

Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio entre íons Fe 3+ e SCN -

Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio entre íons Fe 3+ e SCN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota (Fuvest) A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Bimestre

Lista de Exercícios 4 Bimestre X Z W 82Pb 83Bi 84Po 206 82Pb Considerando as informações fornecidas, pode-se afirmar que as radiações emitidas, x, z e w, correspondem, respectivamente, às radiações a) beta, beta e alfa. b) beta, gama

Leia mais

é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições

é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições Cinética Química Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições Fatores que afetam a velocidade da reação: Concentração dos reagentes.

Leia mais

Equilíbrio Químico. Controlo da Produção Industrial de Amoníaco

Equilíbrio Químico. Controlo da Produção Industrial de Amoníaco Equilíbrio Químico Controlo da Produção Industrial de Amoníaco Reações completas Combustão do carvão C (s) + O 2 (g) CO 2 (g) Reações completas Reação do Ácido clorídrico com o Magnésio 2 HCl (aq) + Mg

Leia mais

BC0307 Transformações Químicas. Cinética química

BC0307 Transformações Químicas. Cinética química Cinética química 1 É possível que ocorra uma determinada reação? Essa reação é espontânea? Termodinâmica Quão rápida é esta reação? Qual o mecanismo desta transformação química? Cinética 2 Modelo de colisão

Leia mais

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre cinética química, pode-se afirmar:

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre cinética química, pode-se afirmar: LISTA DE EXERCÍCIOS CINÉTICA QUÍMICA 1) O NO 2 proveniente dos escapamentos dos veículos automotores é também responsável pela destruição da camada de ozônio. As reações que podem ocorrer no ar poluído

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Equilíbrio químico David P. White Conceito de equilíbrio Considere o N 2 O 4 congelado e incolor. À temperatura ambiente, ele se decompõe em NO 2 marrom: N 2 O 4 (g)

Leia mais

Cinética Parte A. Introdução à Química II. Prof. Edson Nossol

Cinética Parte A. Introdução à Química II. Prof. Edson Nossol Cinética Parte A Introdução à Química II Prof. Edson Nossol Uberlândia, 03/11/2017 Cinética química Estuda as velocidades das reações e os fatores que a influencia tempo Termodinâmica x cinética G = H

Leia mais

META Compreender os conceitos relacionado a lei de arrhenius e seus modelos matematicos. Compreender as aplicações catálise e seus fundamentos.

META Compreender os conceitos relacionado a lei de arrhenius e seus modelos matematicos. Compreender as aplicações catálise e seus fundamentos. ATIVIDADS SOBR LI D ARHHNIUS CATÁLIS Aula 7 MTA Compreender os conceitos relacionado a lei de arrhenius e seus modelos matematicos. Compreender as aplicações catálise e seus fundamentos. OBJTIVOS Ao fi

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 CINÉTICA QUÍMICA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 CINÉTICA QUÍMICA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 CINÉTICA QUÍMICA 2 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 7 APRESENTAÇÃO... 4 CAPÍTULO 7... 5 1. INTRODUÇÃO... 5 1.1. VELOCIDADE MÉDIA DA REAÇÃO... 5 1.2. A VELOCIDADE

Leia mais

E Q U I L Í B R I O Q U Í M I C O E E X T E N S Ã O D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S

E Q U I L Í B R I O Q U Í M I C O E E X T E N S Ã O D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S E Q U I L Í B R I O Q U Í M I C O E E X T E N S Ã O D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S REAÇÃO COMPLETA - Reação em que pelo menos um dos reagentes se esgota na reação. Nestes casos, o símbolo usado para

Leia mais

Δt = 8. Cinética Química

Δt = 8. Cinética Química Cinética Química Velocidade das Reações A velocidade média de consumo de um reagente ou de formação de um produto é calculada em função da variação da quantidade de reagentes e produtos pela variação do

Leia mais

Os sistemas podem armazenar energia e está pode ser transferida.

Os sistemas podem armazenar energia e está pode ser transferida. AULA 13 Termoquímica A termoquímica é uma parte da físico-química que estuda as trocas de calor (entre os sistemas e o meio ambiente) que acompanha os fenômenos. Calor é uma energia em trânsito. Existem

Leia mais

Reações químicas aplicas ao processamento de materiais cerâmicos

Reações químicas aplicas ao processamento de materiais cerâmicos Reações químicas aplicas ao processamento de materiais cerâmicos Em vários casos, no processo de fabricação de peças cerâmicas, as reações entre os diferentes constituintes dos corpos cerâmicos são interrompidas

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Conceito de velocidade de reação

CINÉTICA QUÍMICA Conceito de velocidade de reação CINÉTICA QUÍMICA 1 1. Conceito de velocidade de reação Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições e quais os mecanismos de desenvolvimento

Leia mais

Alfa Química Série 16 Cinética química

Alfa Química Série 16 Cinética química 01 Pelo gráfico, o volume de O 2 liberado na reação 2 H 2 O 2 2 H 2 O + O 2 aumenta com o decorrer do tempo; portanto, a quantidade de H 2 O 2 decomposta por minuto diminui com o decorrer do tempo. Resposta:

Leia mais