CONSULTA Nº /2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSULTA Nº /2014"

Transcrição

1 1 CONSULTA Nº /2014 Assunto: Sobre plantão médico. Relator: Conselheiro Antônio Pereira Filho. Ementa: Não se exime de responsabilidade do plantão que assumiu. Na impossibilidade total de dar plantão deve avisar com antecedência mínima de 24 a 48 hs ao responsável pela escala de plantão e ao colega que o indicou para dar o plantão e ao Diretor Técnico. O consulente Dr. C.L.C.G.A. solicita parecer do CREMESP acerca de plantão médico. Neste sentido, apresenta as seguintes dúvidas: esporádico: 1) A partir do momento que assumi um plantão a) Eximo-me de responsabilidades ético-legais sobre ele caso avise o chefe da escala com antecedência da impossibilidade de realizalo? Ou devo avisar o Diretor Técnico do hospital? b) Se eu devo avisar previamente, com quanto tempo de antecedência devo fazê-lo: 48h ou não há prazo? Quem devo avisar (chefe de escala, Diretor Técnico)? Como devo avisar (por escrito ou basta verbalmente)? Se for por escrito, é necessário reconhecer firma em cartório? c) Caso eu não avise ninguém sobre a minha ausência, ou o faça de forma incorreta, incompleta ou infundada, posso ser penalizado? Por quem? Qual a penalidade? um serviço: 2) O médico que organiza escala de plantão de a) Tem alguma responsabilidade sobre o plantonista que faltou ao plantão sem aviso ou comunicado prévio? b) Se não, quem se responsabilizaria em fazer o plantão: o Diretor Técnico ou outra pessoa? c) Se sim, quais responsabilidades ele tem?

2 2 3) Caso um plantonista assuma plantões fixos com algum serviço e pretende não mais fazer plantões neste local: a) Há um período mínimo de antecedência que ele deva comunicar sua saída em definitivo da escala? b) A quem ele deve comunicar: ao organizador da escala ou Diretor Técnico? Independente se há ou não vínculo documentado com o serviço (como na questão 4)? c) E baseado no direito de ir e vir, o plantonista pode simplesmente comunicar sua saída da escala, sem qualquer burocracia ou registros, e, a partir de então, não ter mais responsabilidade alguma sobre os plantões assumidos? d) Caso o plantonista deva comunicar sua saída, ele deve ter uma justificativa plausível para tal ou não é necessário? Esta justificativa deve ser expressa sob a forma escrita? e) Se for necessário comunicação documentada de sua retirada da escala, mas esta for feita de forma incompleta, infundada ou inconsistente, o seu pedido tem validade? Este plantonista está sujeito a alguma penalidade caso faça este trâmite burocrático de forma inadequada e não vá mais realizar os plantões por ele assumido? 4) Em caso de trabalhar em um serviço no qual não há forma alguma de vínculo documentado (por exemplo: contrato, carteira de trabalho assinados), o plantonista pode ser responsabilizado sobre alguma falta que teve com os outros ou algum plantonista, organizador da escala ou hospital que está prestando serviço? 5) Em caso de não possuir documentação que comprove vínculo com determinado serviço, a escala ou o livro de registros de atendimentos dos pacientes do plantão servem como comprovante trabalhista e, consequentemente, determina ao plantonista seus direitos e deveres como tal? Existe período mínimo destes registros para que sejam considerados um vínculo (3 meses, por exemplo)? 6) No caso de terminar meu horário de plantão e não haver médico que o assuma no meu lugar, posso simplesmente ir embora? Quem devo e como devo comunicar neste caso? Devo esperar alguém para assumir no meu lugar para que eu possa ir embora, independente se eu tenho que sair para assumir plantão em outro serviço?

3 3 7) No caso de eu ser o único plantonista do hospital (e eu estar no plantão da Ginecologia e Obstetrícia, por exemplo) e os médicos, que passam visita nas enfermarias e evoluem os pacientes, não comparecem, eu devo ir até a enfermaria e evoluí-los? Mesmo que eu esteja com urgências no meu plantão de Ginecologia e Obstetrícia? E no caso de eu não ter urgências no meu plantão, como devo proceder? 8) Em caso de plantão de Ginecologia e Obstetrícia não haver anestesista e pediatra de retaguarda para cesáreas ou trabalhos de parto, como devo proceder? Posso não conduzir o caso das pacientes gestantes que cheguem ao plantão? Quem devo comunicar sobre este problema no momento em que eu estiver no plantão? Posso deixar o plantão alegando falta de condições de trabalho nesta circunstância? 9) Quando entro no plantão, o que levo em conta para considerar falta de condições de trabalho? Em caso de constatá-las no momento em que assumi o plantão, como devo proceder? Deixar o hospital neste caso é considerado abandono de plantão? PARECER Respondendo pontualmente aos quesitos: um plantão esporádico: Pergunta nº 1. A partir do momento que assumi a) Eximo-me de responsabilidades ético-legais sobre ele caso avise o chefe da escala com antecedência da impossibilidade de realiza-lo? Ou devo avisar o Diretor Técnico do hospital? Resposta a) Não se exime de responsabilidade do plantão que assumiu. Na impossibilidade total de dar plantão deve avisar com antecedência mínima de 24 a 48 hs ao responsável pela escala de plantão e ao colega que o indicou para dar o plantão e ao Diretor Técnico. b) Se eu devo avisar previamente, com quanto tempo de antecedência devo fazê-lo: 48h ou não há prazo? Quem devo avisar (chefe de escala, Diretor Técnico)? Como devo avisar (por escrito ou basta verbalmente)? Se for por escrito, é necessário reconhecer firma em cartório?

4 4 Resposta b) Já respondido. Quanto a comunicação sugiro oral e por escrito sem necessidade de reconhecer firma. c) Caso eu não avise ninguém sobre a minha ausência, ou o faça de forma incorreta, incompleta ou infundada, posso ser penalizado? Por quem? Qual a penalidade? Resposta c) Sem dúvida responderá a sindicância junto a este Conselho tão logo sejamos comunicados da infração ética ao Artigo 9 que reza: CAPÍTULO III RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL É vedado ao médico: Art. 9º Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento. Parágrafo único. Na ausência de médico plantonista substituto, a direção técnica do estabelecimento de saúde deve providenciar a substituição. um plantão esporádico: Pergunta nº 2. A partir do momento que assumi a) Tem alguma responsabilidade sobre o plantonista que faltou ao plantão sem aviso ou comunicado prévio? b) Se não, quem se responsabilizaria em fazer o plantão: o Diretor Técnico ou outra pessoa? c) Se sim, quais responsabilidades ele tem? clareza no questionamento. Resposta a, b e c) Prejudicados por falta de

5 5 Pergunta 3) Caso um plantonista assuma plantões fixos com algum serviço e pretende não mais fazer plantões neste local: a) Há um período mínimo de antecedência que ele deva comunicar sua saída em definitivo da escala? Resposta a) Não, exceto se houver alguma norma interna da instituição. Deve comunicar o mais rápido possível, permitindo ao Diretor Técnico a substituição por outro médico que assuma de forma fixa aquele plantão. b) A quem ele deve comunicar: ao organizador da escala ou Diretor Técnico? Independente se há ou não vínculo documentado com o serviço (como na questão 4)? Resposta b) Aos dois c) E baseado no direito de ir e vir, o plantonista pode simplesmente comunicar sua saída da escala, sem qualquer burocracia ou registros, e, a partir de então, não ter mais responsabilidade alguma sobre os plantões assumidos? Resposta c) Não. O direito constitucional de ir e vir não tem nenhuma relação com a situação colocada na Consulta. É um sofisma. d) Caso o plantonista deva comunicar sua saída, ele deve ter uma justificativa plausível para tal ou não é necessário? Esta justificativa deve ser expressa sob a forma escrita? Resposta d) Já respondido no ítem 3-a e) Se for necessário comunicação documentada de sua retirada da escala, mas esta for feita de forma incompleta, infundada ou inconsistente, o seu pedido tem validade? Este plantonista está sujeito a alguma penalidade caso faça este trâmite burocrático de forma inadequada e não vá mais realizar os plantões por ele assumido? Resposta e) Idem ao ítem d Pergunta nº 4. Em caso de trabalhar em um serviço no qual não há forma alguma de vínculo documentado (por exemplo: contrato, carteira de trabalho assinados), o plantonista pode ser responsabilizado sobre alguma falta que teve com os outros ou algum plantonista, organizador da escala ou hospital que está prestando serviço?

6 6 Resposta nº 4. Sim. Pergunta nº 5. Em caso de não possuir documentação que comprove vínculo com determinado serviço, a escala ou o livro de registros de atendimentos dos pacientes do plantão servem como comprovante trabalhista e, consequentemente, determina ao plantonista seus direitos e deveres como tal? Existe período mínimo destes registros para que sejam considerados um vínculo (3 meses, por exemplo)? dos Médicos local. Resposta nº 5) Enviar a pergunta ao Sindicato Pergunta nº 6. No caso de terminar meu horário de plantão e não haver médico que o assuma no meu lugar, posso simplesmente ir embora? Quem devo e como devo comunicar neste caso? Devo esperar alguém para assumir no meu lugar para que eu possa ir embora, independente se eu tenho que sair para assumir plantão em outro serviço? Resposta nº 6. Sim, deve esperar o substituto e comunicar imediatamente o Diretor Técnico que é o responsável pela instituição junto ao CREMESP (Resolução CFM nº 1.342/91) e Código de Ética Médica, artigo 9, já citado nesta Consulta. Pergunta nº 7. No caso de eu ser o único plantonista do hospital (e eu estar no plantão da Ginecologia e Obstetrícia, por exemplo) e os médicos, que passam visita nas enfermarias e evoluem os pacientes, não comparecem, eu devo ir até a enfermaria e evoluí-los? Mesmo que eu esteja com urgências no meu plantão de Ginecologia e Obstetrícia? E no caso de eu não ter urgências no meu plantão, como devo proceder? Resposta nº 7. Deve dar o melhor de si, segundo um dos princípios fundamentais do Código de Ética Médica: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS II - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

7 7 devem ser atendidos. Entretanto, os casos de urgência da enfermaria Pergunta nº 8. Em caso de plantão de Ginecologia e Obstetrícia não haver anestesista e pediatra de retaguarda para cesáreas ou trabalhos de parto, como devo proceder? Posso não conduzir o caso das pacientes gestantes que cheguem ao plantão? Quem devo comunicar sobre este problema no momento em que eu estiver no plantão? Posso deixar o plantão alegando falta de condições de trabalho nesta circunstância? Resposta nº 8. Deve transferir os pacientes ao seu hospital de referência, comunicar ao Diretor Técnico imediatamente, mas jamais abandonar o plantão. Pergunta nº 9. Quando entro no plantão, o que levo em conta para considerar falta de condições de trabalho? Em caso de constatá-las no momento em que assumi o plantão, como devo proceder? Deixar o hospital neste caso é considerado abandono de plantão? Resposta nº 9. Prejudicado por falta de maiores informações. É abandono de plantão evidentemente, o restante respondido na questão 8. CFM sobre o assunto. Anexo consultas e Resoluções do CREMESP e Este é o nosso parecer, s.m.j. Conselheiro Antônio Pereira Filho APROVADO NA REUNIÃO DA CÂMARA DE CONSULTAS, REALIZADA EM HOMOLOGADO NA 4.647ª REUNIÃO PLENÁRIA, REALIZADA EM

PARECER CRM/MS N 05/2016 PROCESSO CONSULTA 17/2015

PARECER CRM/MS N 05/2016 PROCESSO CONSULTA 17/2015 PARECER CRM/MS N 05/2016 PROCESSO CONSULTA 17/2015 Interessado : Pedro Corral Tacaci Garcia do Amaral Relator : Conselheiro Pedro Eurico Salgueiro Assunto : Falta à plantão fixo, notificada previamente,

Leia mais

PARECER Nº 2685/ CRM-PR ASSUNTO: ESCALA DE PLANTÃO DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - SAMU PARECERISTA: CONS.º ADONIS NASR

PARECER Nº 2685/ CRM-PR ASSUNTO: ESCALA DE PLANTÃO DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - SAMU PARECERISTA: CONS.º ADONIS NASR PARECER Nº 2685/2018 - ASSUNTO: ESCALA DE PLANTÃO DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - SAMU PARECERISTA: CONS.º ADONIS NASR EMENTA: Plantonistas em escala devem comunicar seu afastamento com 30 dias de

Leia mais

DA CONSULTA: A Dra. L. C. G. da S. Coordenadora do serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de DOS FUNDAMENTOS LEGAIS

DA CONSULTA: A Dra. L. C. G. da S. Coordenadora do serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de DOS FUNDAMENTOS LEGAIS PROCESSO-CONSULTA CRM/RR nº 03/17 PARECER CRM/RR nº 5/2017 INTERESSADO (S): COORDENAÇÃO DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO HGR Drª L.C.G. da S. ASSUNTO: Questionamento a respeito da comunicação do chamado do

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 06/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/05/2016)

PARECER CREMEB Nº 06/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/05/2016) PARECER CREMEB Nº 06/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/05/2016) PROCESSO CONSULTA N.º 19/14 ASSUNTO: Demanda espontânea em Plantão Médico em Maternidade de grande porte. RELATOR: Cons. Luiz Augusto

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ÉTICA MÉDICA - AULA 30 ÉTICA MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ÉTICA MÉDICA - AULA 30 ÉTICA MÉDICA ÉTICA MÉDICA - AULA 30 ÉTICA MÉDICA Novo Código de Ética Médica Resolução 2.217/2018 - Aprovado em 01 de novembro de 2018 - Passou a vigorar 180 dias a partir da data da publicação. (Abril de 2019) 1 Com

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 25.711/2013 Assunto: Perícia. Sobre a falta de condições para realizar exames diretos em feridas/ferimentos, haja vista que a instituição não dispõe de pessoal e de ambientes específicos

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 128.685/2013 Assunto: 1) Se todo medicamento registrado pela ANVISA é considerado pelo CRM como tendo sua eficácia comprovada; 2) No caso de farmácias magistrais, quem é o órgão que comprova

Leia mais

PARECER CONSULTA N 6/2017

PARECER CONSULTA N 6/2017 PARECER CONSULTA N 6/2017 Processo Consulta CRM-ES nº 17/2011 Interessado: Delegacia Seccional Sul do CRM-ES Assunto: Legalidade da alta administrativa e normatização quanto ao número máximo de pacientes

Leia mais

EMENTA: Disponibilidade de vagas em UTI neonatal - Responsabilidade CONSULTA

EMENTA: Disponibilidade de vagas em UTI neonatal - Responsabilidade CONSULTA PARECER Nº 2370/2012 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 057/2011 PROTOCOLO N. º18953/2011 ASSUNTO: VAGAS EM UTI NEONATAL PARECERISTA: CONS.º DONIZETTI DIMER GIAMBERARDINO FILHO EMENTA: Disponibilidade de vagas

Leia mais

PARECER CONSULTA Nº

PARECER CONSULTA Nº PARECER CONSULTA Nº 12-2012 Solicitante: DR. W.L.F CRM/GO XXX Conselheiro Parecerista: DR. REGINALDO BENTO RODRIGUES Assunto: Questionamentos sob responsabilidade do Hospital e/ou Diretor Técnico sobre

Leia mais

PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO N 3662/2017 PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS.

PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO N 3662/2017 PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS. PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA N 07/2017 PROTOCOLO N 3662/2017 INTERESSADO: L.A.A. PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS. Ementa: Quantidade de médicos para compor equipe de saúde.

Leia mais

PARECER Nº 2614/ CRM-PR ASSUNTO: VAGAS EM LEITOS DE UTI PARECERISTA: CONS.ª NAZAH CHERIF MOHAMAD YOUSSEF

PARECER Nº 2614/ CRM-PR ASSUNTO: VAGAS EM LEITOS DE UTI PARECERISTA: CONS.ª NAZAH CHERIF MOHAMAD YOUSSEF PARECER Nº 2614/2017 - ASSUNTO: VAGAS EM LEITOS DE UTI PARECERISTA: CONS.ª NAZAH CHERIF MOHAMAD YOUSSEF EMENTA: Atendimento Pré-Hospitalar - Vaga Zero - Pronto-Socorro UTI - Omissão de socorro. CONSULTA

Leia mais

PARECER COREN-SP 041 /2013 CT PRCI n 101.064 Tickets nº 291.263, 300.088

PARECER COREN-SP 041 /2013 CT PRCI n 101.064 Tickets nº 291.263, 300.088 PARECER COREN-SP 041 /2013 CT PRCI n 101.064 Tickets nº 291.263, 300.088 Ementa: Passagem de plantão ao turno seguinte. Quando caracteriza-se abandono de plantão. 1. Do fato Enfermeiro solicita parecer

Leia mais

PARECER Nº 2573/ CRM-PR ASSUNTO: SAMU - RETENÇÃO DE MACAS NOS HOSPITAIS PARECERISTA: CONS.º ADONIS NASR

PARECER Nº 2573/ CRM-PR ASSUNTO: SAMU - RETENÇÃO DE MACAS NOS HOSPITAIS PARECERISTA: CONS.º ADONIS NASR PARECER Nº 2573/2017 - ASSUNTO: SAMU - RETENÇÃO DE MACAS NOS HOSPITAIS PARECERISTA: CONS.º ADONIS NASR EMENTA: A retenção de equipes, equipamentos (macas) ou ambulâncias pelas unidades de saúde, pois a

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE PLANTÕES MÉDICOS

REGIMENTO INTERNO DE PLANTÕES MÉDICOS REGIMENTO INTERNO DE PLANTÕES MÉDICOS O presente Regimento Interno destina-se a estabelecer normas para a prestação de serviços de Plantões Médicos. CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO DOS PLANTÕES ARTIGO 1º. Este

Leia mais

PARECER CONSULTA Nº15/2015 CRM/PA - PROCESSO CONSULTA Nº 09/2015 PROTOCOLO Nº 4123/2013 INTERESSADA: Y.I.B. PARECERISTA: ARTHUR DA COSTA SANTOS.

PARECER CONSULTA Nº15/2015 CRM/PA - PROCESSO CONSULTA Nº 09/2015 PROTOCOLO Nº 4123/2013 INTERESSADA: Y.I.B. PARECERISTA: ARTHUR DA COSTA SANTOS. PARECER CONSULTA Nº15/2015 CRM/PA - PROCESSO CONSULTA Nº 09/2015 PROTOCOLO Nº 4123/2013 INTERESSADA: Y.I.B. PARECERISTA: ARTHUR DA COSTA SANTOS. EMENTA: Compete ao médico assistente a decisão de transferir

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 09/2014 DATA DA ENTRADA: 10 de outubro de 2013 INTERESSADO: E. F. da S.- Secretário de Saúde de Nova Xavantina CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete

Leia mais

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015 PARECER CREMEC nº 09/2015 14/09/2015 PROCESSO CONSULTA protocolo CREMEC Nº 11058/2014 INTERESSAD0: Dr. G. B. S. J. ASSUNTO: Atividade médica pericial RELATORES: Cons. Alberto Farias Filho + Cons. José

Leia mais

PROCESSO CONSULTA CRM-PB Nº 09/2014 PARECER CRM PB Nº 09/2014

PROCESSO CONSULTA CRM-PB Nº 09/2014 PARECER CRM PB Nº 09/2014 PROCESSO CONSULTA CRM-PB Nº 09/2014 PARECER CRM PB Nº 09/2014 Interessado: N. A. P. C. Relator: Gláucio Nóbrega de Souza Assunto: Questionamento referente a quem compete a introdução de sonda em procedimento

Leia mais

NORMAS DO PLANTÃO MÉDICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

NORMAS DO PLANTÃO MÉDICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU NORMAS DO PLANTÃO MÉDICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE OS PLANTÕES O plantão médico presencial caracteriza-se pela prestação de 12 (doze) horas

Leia mais

PARECER Nº 2603/ CRM-PR ASSUNTO: RESPONSABILIDADE MÉDICA PARECERISTA: CONS.ª LISETE ROSA E SILVA BENZONI

PARECER Nº 2603/ CRM-PR ASSUNTO: RESPONSABILIDADE MÉDICA PARECERISTA: CONS.ª LISETE ROSA E SILVA BENZONI PARECER Nº 2603/2017 - ASSUNTO: RESPONSABILIDADE MÉDICA PARECERISTA: CONS.ª LISETE ROSA E SILVA BENZONI EMENTA: Trata da responsabilidade médica no dia a dia de uma Maternidade que apresenta movimento

Leia mais

Ementa: Ato médico. Competências do médico cirurgião. Responsabilidade médica no ato cirúrgico.

Ementa: Ato médico. Competências do médico cirurgião. Responsabilidade médica no ato cirúrgico. PARECER CONSULTA N ~2017 - CRM/PA - PROCESSO CONSULTA N 16/2017 PROTOCOLO N 5127/2017 INTERESSADO: A.R.N. PARECERISTA: CONSELHEIRA TEREZINHA DE JESUS DE OLIVEIRA CARVALHO. Ementa: Ato médico. Competências

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA 13ª REGIÃO - MARANHÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA 13ª REGIÃO - MARANHÃO Documentos necessários para requerer a RENOVAÇÃO DA LICENÇA TEMPORÁRIA: - Preencher o requerimento - Assinar Termo de Compromisso - Estar em dia com as anuidades; (se requerer nos meses de jan. fev. e

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.070/2014 (Publicada no D.O.U. de 18 mar 2014, Seção I, p. 73)

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.070/2014 (Publicada no D.O.U. de 18 mar 2014, Seção I, p. 73) RESOLUÇÃO CFM Nº 2.070/2014 (Publicada no D.O.U. de 18 mar 2014, Seção I, p. 73) Normatiza o fluxo das consultas aos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. Revoga a Resolução CFM nº 1.892/2009, que

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 27/ /09/2010

PARECER CREMEC Nº 27/ /09/2010 PARECER CREMEC Nº 27/2010 17/09/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 4619/2010 Assunto: ABUSO SEXUAL DE MENOR Relatora: DRA. PATRÍCIA MARIA DE CASTRO TEIXEIRA EMENTA: LEI N.º 8.069, DE 13 DE JULHO

Leia mais

PARECER CONSULTA N 007/2015

PARECER CONSULTA N 007/2015 PARECER CONSULTA N 007/2015 Processo Consulta n 013/2014 Interessado: Dr. M.M.L.M. - Chefe do Serviço e da Residência Médica de Urologia no HUCAM Assunto: Necessidade de Médico Urologista em sobreaviso

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 Solicitante: DR. P. C. G. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. ELIAS HANNA Assunto: PREENCHIMENTO DE LAUDO DE EXAME MÉDICO DA COMUNICAÇÃO

Leia mais

4. Deve o médico atender em ambulatório, no período da manhã 20 pacientes quando há resolução do CREMEPE que indica 14 pacientes por expediente?

4. Deve o médico atender em ambulatório, no período da manhã 20 pacientes quando há resolução do CREMEPE que indica 14 pacientes por expediente? Processo-Consulta Nº 000009/2017 PARECER CREMEPE Nº 17/2017 INTERESSADO: R.B. ASSUNTO: Número de atendimentos médicos no Programa Mais Médicos, condutas adotadas no plantão em Hospital Municipal, bem como

Leia mais

Documentos necessários para requerer o CANCELAMENTO POR BAIXA:

Documentos necessários para requerer o CANCELAMENTO POR BAIXA: Documentos necessários para requerer o CANCELAMENTO POR BAIXA: - Preencher requerimento; - Termo de Compromisso; - Fazer uma declaração de próprio punho expondo os motivos porquê está solicitando a baixa;

Leia mais

Transferência Inter-hospitalar

Transferência Inter-hospitalar Resolução Resolução CFM 1.672 Código de Ética Médica Cons. Málbio Resolução CFM Nº 1.672/03 Ambulância tipo A - ambulância de transporte, é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes

Leia mais

Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/ *****

Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/ ***** Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/1980 - ***** Ementa: Adota os fundamentos do parecer no processo CFM n.º 21/80, como interpretação autêntica dos dispositivos deontológicos

Leia mais

CONSULTA Nº /14

CONSULTA Nº /14 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº. 82.003/14 Assunto: Quanto a obrigatoriedade de alguns procedimentos médicos realizados em recémnascidos, frente a autonomia dos pais que, por vezes, se recusam

Leia mais

PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017

PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017 PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017 Processo Consulta CRM-ES nº 46/2013 Interessado: FHMSC Assunto: Médico Auxiliar possuir a mesma especialidade do Médico Cirurgião Titular Relator: Dr. Fabiano Pimentel

Leia mais

Regimento Interno da URPA (Unidade de Recuperação Pós- Anestésica)

Regimento Interno da URPA (Unidade de Recuperação Pós- Anestésica) 1 de 5 335547035 5 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar cuidados ao paciente durante os estágios de regressão da anestesia. 335547035 PROCESSOS RELACIONADOS: Atendimento Cirúrgico Diretoria Enfermagem OBJETIVOS

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 24.385/2013 Assunto: Referente atuação das doulas na assistência ao parto e condições para o exercício da atividade. Relatores: Conselheiro Krikor Boyaciyan e Dr. Nelson da Cruz Santos, Membro

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 70.906/2014 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia. Relatora: Dra. Claudia Tejeda Costa, Advogada do. Parecer

Leia mais

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico.

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico. Abandono de emprego O abandono de emprego constitui falta grave, o que enseja a rescisão por justa causa do contrato de trabalho, conforme dispõe o art. 482, alínea "i" da CLT. A falta contínua e sem motivo

Leia mais

PARECER CRM/MS 2/2016

PARECER CRM/MS 2/2016 PARECER CRM/MS 2/2016 PROCESSO CONSULTA CRM MS: 000016/2015 INTERESSADO: E. S. C. e Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora PARECERISTA: Eliana Patrícia S. Maldonado Pires EMENTA: É

Leia mais

PARECER CONSULTA 078/2007

PARECER CONSULTA 078/2007 2 de 6 10/01/2011 23:22 PARECER CONSULTA 078/2007 Solicitante: DR. M.R.M.F. Conselheiro Parecerista: DR. EDUARDO ALVES TEIXERA Assunto: Preenchimento de atestado de óbito em paciente desconhecido com óbito

Leia mais

Nota Técnica de Expediente nº 19 /2012, do SEJUR. Expediente CFM nº 1945/2012 I - RELATÓRIO

Nota Técnica de Expediente nº 19 /2012, do SEJUR. Expediente CFM nº 1945/2012 I - RELATÓRIO EMENTA: Resolução CFM nº 1832/2008 Visto de estudante para médico estrangeiro formado em medicina em faculdade estrangeira Ingresso no Brasil para cursar pós-graduação Anuência do CRM Visto temporário

Leia mais

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS:

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: CRM-ES; direção técnica do Hospital Unimed Limeira; serviço social da empresa Usina Central do Paraná S/A; direção técnica do Hospital São José dos Pinhais. ASSUNTO:

Leia mais

; Palavras chave: Segurança do paciente; Plantão; Estabelecimento de Saúde

; Palavras chave: Segurança do paciente; Plantão; Estabelecimento de Saúde PARECER CRM/MS N 16-2016 PARECER CRM/MS N 16/2016 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 20/ 2016 INTERESSADO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ASSUNTO: QUESTIONAMENTO SOBRE ESCALADE MÉDICOS E DIRETORES

Leia mais

LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA

LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Departamento de Patologia e Medicina Legal FMRP - USP O PLANEJAMENTO FAMILIAR E A LEI Constituição Federal de

Leia mais

PARECER CONSULTA N 012/2015

PARECER CONSULTA N 012/2015 PARECER CONSULTA N 012/2015 Processo Consulta n 007/2015 Interessado: Dr. J.M.G.C. Assunto: Informação de código CID-10 em solicitações médicas por via eletrônica. Relator: Dr. Thales Gouveia Limeira Ementa:

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 10/17 (Aprovado em Sessão Plenária de 28/11/2017)

PARECER CREMEB Nº 10/17 (Aprovado em Sessão Plenária de 28/11/2017) PARECER CREMEB Nº 10/17 (Aprovado em Sessão Plenária de 28/11/2017) PROCESSO CONSULTA Nº 04/2016 ASSUNTO: Cobrança de Honorários Médicos na atuação em Times de Resposta Rápida. RELATOR: Cons. Jorge Marcelo

Leia mais

Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal

Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL SECUNDÁRIO PESSOA JURÍDICA Ao Presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, O requerente abaixo assinado, com amparo ao que preceitua o Art. 15

Leia mais

Auditoria Médica Fundamentada no Paciente

Auditoria Médica Fundamentada no Paciente Auditoria Médica Fundamentada no Paciente EDWALDO EDNER JOVILIANO MD; PhD PROF. LIVRE DOCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ANATOMIA DIVISAO DE CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015

Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015 Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015 Ementa: Institui a Declaração de Atividade Profissional (DAP). O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso das atribuições que lhe são atribuídas nas alíneas g

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010 PARECER CREMEC Nº 34/2010 08/10/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC 0496/09 INTERESSADO: DANIELA CHIESA ASSUNTO: ALTA A PEDIDO DO PACIENTE ADULTO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA USO DE HEMOCOMPONENTES

Leia mais

Assunto: Transporte intra-hospitalar, anestesia, exames complementares.

Assunto: Transporte intra-hospitalar, anestesia, exames complementares. PARECER CRM/MS N 16/2013 Processo consulta 05/2013 Interessado: L.G.O.S Conselheiro parecerista: Sérgio Renato de Almeida Couto Assunto: Transporte intra-hospitalar, anestesia, exames complementares. Ementa:

Leia mais

PARECER CRM/MS N 24/2012 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 14/2012. Interessado: Secretária de Estado de Saúde/MS

PARECER CRM/MS N 24/2012 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 14/2012. Interessado: Secretária de Estado de Saúde/MS PARECER CRM/MS N 24/2012 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 14/2012 Interessado: Secretária de Estado de Saúde/MS Assunto: Atendimento pré-hospitalar, protocolo médico e telemedicina. Parecerista: Conselheiro

Leia mais

Processo consulta CRM MS nº 12/2016 Interessado: Parecerista: Palavras-chave EMENTA:

Processo consulta CRM MS nº 12/2016 Interessado: Parecerista: Palavras-chave EMENTA: Processo consulta CRM MS nº 12/2016 Interessado: HCMS Parecerista: Heitor Soares de Souza Palavras-chave: Responsabilidade do médico intensivista; médico assistente; diarista; coordenador de serviço; unidade

Leia mais

CONSULTA Nº 7.425/16

CONSULTA Nº 7.425/16 1 CONSULTA Nº 7.425/16 Assunto: Sobre legitimidade para requerer a segunda opinião. Relator: Conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Ementa: A junta médica deve ser composta pelos médicos que divergem sobre

Leia mais

DA CONSULTA DO PARECER

DA CONSULTA DO PARECER PROCESSO-CONSULTA CFM nº 27/2016 PARECER CFM nº 32/2017 INTERESSADO: Dra. E. T. M. M. ASSUNTO: Divulgação em sítio eletrônico oficial de listagem de pacientes que aguardam por consulta, exames e intervenções

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES

ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES MANUAL DE RH ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES APRESENTAÇÃO Srs(as) Gestores(as) de Projetos O presente Manual de RH é um documento de orientação para

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 03/2010 DATA DA ENTRADA: 25 de janeiro de 2010 INTERESSADO: Dr. C. F. G. G. CONSELHEIRO

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL PRINCIPAL - PESSOA JURÍDICA

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL PRINCIPAL - PESSOA JURÍDICA REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL PRINCIPAL - PESSOA JURÍDICA Como requerer: Via Sistema de Auto Atendimento do CRA-ES Tempo médio de Atendimento em nossa Sede: 20 minutos Prazo de entrega da Certidão

Leia mais

RESOLUÇÃO CRMV-ES nº. 004/2019

RESOLUÇÃO CRMV-ES nº. 004/2019 RESOLUÇÃO nº. 004/2019 Ementa: Normatiza a Defensoria dativa no processo ético-profissional no âmbito do. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO (), no uso

Leia mais

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 PARECER CREMEC 06/2011 26/02/11 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 INTERESSADO: DR. FRANCISCO PARENTE VIANA JÚNIOR CREMEC 3218 ASSUNTO: PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE EMERGÊNCIA PARECERISTA:

Leia mais

Plantão Judiciário Semanal

Plantão Judiciário Semanal Plantão Judiciário Semanal O plantão judiciário semanal corresponde a feriados, fins de semana e dias úteis fora do horário ordinário do expediente forense, excetuado o período de 20 de dezembro a 6 de

Leia mais

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT?

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? 1 PARECER CRM/MS N 03/2007 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 05/2007 ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? RELATOR: CONS. MOACYR BATTISTETTI. SOLICITANTE DE VISTA:

Leia mais

Referência: Expediente CFM nº 2141/2014 Nota Técnica de expediente nº 16/2014, do Setor Jurídico. (Aprovada em Reunião de Diretoria em 02/04/2014)

Referência: Expediente CFM nº 2141/2014 Nota Técnica de expediente nº 16/2014, do Setor Jurídico. (Aprovada em Reunião de Diretoria em 02/04/2014) EMENTA: 1 - Nos termos do artigo 2º, 1º, alínea d, do Decreto nº 44.045/58 é necessária a comprovação do pagamento do imposto sindical apenas para instruir o pedido de inscrição do médico perante o CRM.

Leia mais

Regimento Internato /2018 Após aprovação Reunião da COMINT 04/Dez/2017

Regimento Internato /2018 Após aprovação Reunião da COMINT 04/Dez/2017 Regimento Internato /2018 Após aprovação Reunião da COMINT 04/Dez/2017 IV. REGIMENTO - REGULAMENTO DO INTERNATO FMABC TÍTULO I DO INTERNATO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - O Internato, fase final do Curso Médico,

Leia mais

necessidade de intubação oro-traqueal, que são transferidos ao HEPSJPII em ambulância contento apenas técnico de enfermagem e motorista.

necessidade de intubação oro-traqueal, que são transferidos ao HEPSJPII em ambulância contento apenas técnico de enfermagem e motorista. PARECER Nº 1/2016 PRESI ASSUNTO: TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR DE PACIENTES. INTERESSADO: Dr. Vinicius Ortigosa Nogueira Coordenador da Urgência e Emergência do HESPJPII RELATOR: Cons. Dr. Cleiton Cassio

Leia mais

ERRATA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 1/2009 DA FUNDAÇÃO HOSPITAL MATERNIDADE SANTA TEREZINHA

ERRATA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 1/2009 DA FUNDAÇÃO HOSPITAL MATERNIDADE SANTA TEREZINHA ERRATA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 1/2009 DA FUNDAÇÃO HOSPITAL MATERNIDADE SANTA TEREZINHA ONDE SE LÊ LÊ-SE O Diretor de administração no uso das suas atribuições legais A Comissão de Concurso Público

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 44/08 (Aprovado em Sessão da 2ª Câmara de 11/09/2008)

PARECER CREMEB Nº 44/08 (Aprovado em Sessão da 2ª Câmara de 11/09/2008) PARECER CREMEB Nº 44/08 (Aprovado em Sessão da 2ª Câmara de 11/09/2008) Expediente nº 140.751/07 Assunto: Termo de Internamento - Transfusão de Sangue. Ementa: O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA REGULAMENTO GERAL DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL DA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAPÍTULO 1 DAS FINALIDADES Artigo 1º A Residência Multiprofissional em Cirurgia

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO. UFF será. ao quadro. de vínculo. visitantes; e. Funcionários de

SERVIÇO PÚBLICO. UFF será. ao quadro. de vínculo. visitantes; e. Funcionários de SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAL INFORMACIONAL NAS BIBLIOTECAS DA UFF CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE I RESUMO DO EXERCICIO DE 2015: 1º E 2º SEMESTRES PROTOCOLO CONSULTA ASSUNTO RESPOSTA / PROCEDIMENTO 0085 01 COMPRA DE MEDICAMENTO COM PRESCRIÇÃO DE CRM DE OUTRO ESTADO OF.CREMERN 063/2015-DCP INFORMANDO

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 01/ /01/2019

PARECER CREMEC N.º 01/ /01/2019 PARECER CREMEC N.º 01/2019 21/01/2019 Protocolo CREMEC nº 10507/2018 Assunto: ATENDIMENTO PEDIÁTRICO Interessado: Dr. Antonio Edinailson Barroso Da Silva - Cremec nº 9721 Parecerista: Cons. Roberta Mendes

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 6/ /08/2017

PARECER CREMEC Nº 6/ /08/2017 PARECER CREMEC Nº 6/2017 07/08/2017 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO 4217/2016 INTERESSADO: SOCEGO/COOPEGO/FEBRASGO ASSUNTO: DISPONIBILIDADE OBSTÉTRICA PARCERISTA: CONS. HELVÉCIO NEVES FEITOSA EMENTA: Em nossa

Leia mais

Diretor técnico: JULIO JOSE REIS DE LIMA (CRM: 6051)

Diretor técnico: JULIO JOSE REIS DE LIMA (CRM: 6051) Relatório de Fiscalização Hospital Belarmino Correia Praça Correia Picanço, s/nº - Centro Goiana/PE Diretor técnico: JULIO JOSE REIS DE LIMA (CRM: 6051) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 55/10 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/12/2010)

PARECER CREMEB Nº 55/10 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/12/2010) PARECER CREMEB Nº 55/10 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/12/2010) EXPEDIENTE CONSULTA N.º 189.616/10 ASSUNTO: Protocolos SAMU Metropolitano de Salvador RELATOR: Cons. José Abelardo Garcia de Meneses

Leia mais

Parto normal X cesariano Disponibilidade obstétrica

Parto normal X cesariano Disponibilidade obstétrica TEMA: AUTONOMIA DO OBSTETRA E DO PACIENTE NA CONDUÇÃO DO PARTO Coordenador: Dr. José Hiranda Silva Gallo Parto normal X cesariano Disponibilidade obstétrica Etelvino S. Trindade - 4 de Março de 2015 Declaro

Leia mais

ENERPREV - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO GRUPO ENERGIAS DO BRASIL REGIMENTO INTERNO

ENERPREV - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO GRUPO ENERGIAS DO BRASIL REGIMENTO INTERNO ENERPREV - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO GRUPO ENERGIAS DO BRASIL REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - O presente Regimento tem por finalidade disciplinar o funcionamento e os procedimentos

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO (CMMB) Preâmbulo

REGULAMENTO DO CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO (CMMB) Preâmbulo REGULAMENTO DO CONSELHO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO (CMMB) Preâmbulo O Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP), estabelecido na

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ÔNIBUS DA SUBFROTA DA ADMINISTRAÇÃO GERAL DO CAMPUS DA UNESP DE BAURU. CAPÍTULO I

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ÔNIBUS DA SUBFROTA DA ADMINISTRAÇÃO GERAL DO CAMPUS DA UNESP DE BAURU. CAPÍTULO I REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ÔNIBUS DA SUBFROTA DA ADMINISTRAÇÃO GERAL DO CAMPUS DA UNESP DE BAURU. CAPÍTULO I Das disposições gerais Art. 1º - O objeto deste regulamento corresponde ao ônibus, alocado

Leia mais

1. ÁREA DE ACESSO DIRETO

1. ÁREA DE ACESSO DIRETO FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROCESSO SELETIVO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES VAGAS REMANECENTES II O Presidente da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 08/2014 PARECER CONSULTA Nº 01/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 08/2014 PARECER CONSULTA Nº 01/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 08/2014 PARECER CONSULTA Nº 01/2015 Solicitantes: DRA. L. M. C. A. G.; DRA. A. S. A. H.; DRA. M. A. S. B. G. HOSPITAL DE DOENCAS TROPICAIS DR. ANUAR AUAD Conselheira Parecerista: DRA.

Leia mais

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA PARECER CFM nº 5/16 INTERESSADO: Universidade Federal do Rio Grande do Sul ASSUNTO: Câmeras de filmagem em unidades de reanimação nos serviços de emergência RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA:

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 167.761/2013 Assunto: Sobre o uso do anestésico Ketamina como antidepressivo. Relatores: Conselheiro Mauro Gomes Aranha de Lima. Ementa: A ANVISA estabelece o uso de medicamentos não aprovados

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 07/2011 26/02/2011

PARECER CREMEC Nº 07/2011 26/02/2011 PARECER CREMEC Nº 07/2011 26/02/2011 PROCESSO-CONSULTA - Protocolo CREMEC nº 9287/10 INTERESSADO Dr. Franklin Veríssimo Oliveira CREMEC 10920 ASSUNTO Responsabilidade de médico plantonista e do chefe de

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 06/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/03/2018)

PARECER CREMEB Nº 06/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/03/2018) PROCESSO CONSULTA Nº 000011/2016 PARECER CREMEB Nº 06/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 06/03/2018) ASSUNTO: PERÍCIA MÉDICA. DOCUMENTOS MÉDICOS. TRANSFERÊNCIA INTERHOSPITALAR RELATOR DE VISTAS: Cons.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 PROCESSO CONSULTA CRM-MT Nº 29/2012 PARECER CRM-MT Nº01/2013 DATA DA ENTRADA: 23 de novembro de 2012 INTERESSADO: Dr.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA

CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA INSTRUÇÃO CONFE N o 117, DE 14 DE OUTUBRO DE 2015. ESTABELECE NORMAS PARA A ELEIÇÃO DO DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2015, DESTINADA À RENOVAÇÃO DE 1/3 DOS MEMBROS CONSELHEIROS DO (CONFE) E PREENCHIMENTO DE VAGAS,

Leia mais

INSTRUÇÕES AO PLANTONISTA DA TRIAGEM

INSTRUÇÕES AO PLANTONISTA DA TRIAGEM INSTRUÇÕES AO PLANTONISTA DA TRIAGEM Seja bem-vindo plantonista, A triagem que você irá realizar na data de hoje visa garantir acesso a justiça para a população carente, para isso, você realizará uma avaliação

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO, DE DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

Superintendência de Colegiados. Regimento do Crea-SP

Superintendência de Colegiados. Regimento do Crea-SP Superintendência de Colegiados Regimento do Crea-SP Art. 5º A estrutura básica é responsável pela criação de condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional, sendo

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA NAILA BUCAR FAESF CAPÍTULO I - DA ESTRUTURA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA NAILA BUCAR FAESF CAPÍTULO I - DA ESTRUTURA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA NAILA BUCAR FAESF CAPÍTULO I - DA ESTRUTURA Art. 1º O Serviço da Biblioteca Naila Bucar - FAESF destina-se ao corpo docente, discente, funcionário da Instituição, à comunidade

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 53.405/05 Assunto: Responsabilidade quanto ao preenchimento da CAT em instituições que prestam serviços de urgência/emergência ao acidentado. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino

Universidade do Estado de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino Processo SPP: EUSC9024158 Interessado: Luciano Emílio Hack Assunto: Resolução Detalhamento: Proposta de alteração na resolução de Prova em Segunda Chamada Histórico - Em 07/07/2015, A Coordenadoria de

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982

RESOLUÇÃO CONFE nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982 RESOLUÇÃO CONFE nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982 DISPÕE SOBRE O CERTIFICADO ESPECIAL DE HABILITAÇÃO, REGISTRO PROVISÓRIO, REGISTRO DEFINITIVO, BAIXA E REATIVAÇÃO DE REGISTRO DE ESTATÍSTICO, TRANSFERÊNCIA

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 07/2010 INTERESSADA: Dra. C. M. Z. CONSELHEIRA CONSULTORA:

Leia mais

ASPECTOS ÉTICOS NA MEDICINA FETAL PRÁTICA DA. Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Departamento de Patologia e Medicina Legal FMRP - USP

ASPECTOS ÉTICOS NA MEDICINA FETAL PRÁTICA DA. Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Departamento de Patologia e Medicina Legal FMRP - USP ASPECTOS ÉTICOS NA PRÁTICA DA MEDICINA FETAL Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Departamento de Patologia e Medicina Legal FMRP - USP MEDICINA FETAL Fim do efeito surpresa: os exames pré-natal e o ultrassom

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 88/96 D E C I D E TÍTULO I DO CONSELHO TÍTULO II DO FUNCIONAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 88/96 D E C I D E TÍTULO I DO CONSELHO TÍTULO II DO FUNCIONAMENTO DECISÃO Nº 88/96 O, em sessão de 18.10.96, D E C I D E aprovar o seu Regimento Interno, como segue: TÍTULO I DO CONSELHO Art.1º- O Conselho Universitário - CONSUN - é o órgão máximo de função normativa,

Leia mais