1. SISTEMA DE PROJEÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. SISTEMA DE PROJEÇÕES"

Transcrição

1 Expressão Gráfica I 1 Desde a pré-história o homem já defrontou-se com o problema de representar em um só plano. O desenho assumiu a função simbólica, mística (os povos primitivos representavam em cavernas cenas de caça). Até a revolução industrial, a representação gráfica era vista de maneira global, envolvendo a concepção e a manufatura. O desenho era utilizado para registrar idéias, sem preocupação com a descrição completa do objeto. Com a revolução industrial houve uma necessidade de uma padronização (repetibilidade de peças), a demanda por um sistema de representação que permitisse a comunicação. No final séc. XVIII, Gaspar Monge ( ), um desenhista francês desenvolveu a Geometria Gescritiva (também denominado sistema mongeano) que constituiu base dos desenhos de Engenharia. Gaspard Monge definiu a Geometria Descritiva como sendo a parte da Matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, de modo a poder resolver, com o auxílio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as três dimensões. 1. SISTEMA DE PROJEÇÕES Dizemos que uma figura F do espaço se projeta de um ponto C sobre um plano π, que não contém o ponto C, quando determinamos, sobre o plano π, as intersecções dos vários raios projetantes, determinados pelo centro de projeção C e pelos pontos da figura. C F F1' F ' π' F1 De acordo com a posição ocupada pelo centro de projeção (finita ou no infinito), os sitemas de projeção classificam em: (a) sistema de projeção central (ou cônico); (b) sistema de projeção cilíndrico.

2 Expressão Gráfica I SISTEMA DE PROJEÇÕES CÔNICO Este sistema de projeção é determinado pelo ponto C, centro de projeção (posição finita) e pelo plano de projeção π. A figua F considerada é o triângulo ABC, cuja projeção sobre o plano π, a partir do centro de projeção C, é o triângulo A B C, que é a figura F. O centro de projeção C, ocupando uma posição finita, as projetantes resultam convergentes, razão pela qual este sistema é denominado de sistema de projeção central ou cônica. C A F C B A' F' C' π' B' 1.2 SISTEMA DE PROJEÇÕES CILÍNDRICO Este sistema de projeção é determinado por: a) uma direção de projeção δ; b) um plano de projeção π, não paralelo a direção δ. O centro de projeção C está situado no infinito (ponto impróprio) e as projetantes são as retas paralelas à direção δ. Podemos ter dois tipos de projeção cilíndrica: oblíqua (a) e ortogonal (b). Quando a direção das projetantes for perpendicular ao plano de projeções, o sistema é denominado cilíndrico ortogonal.

3 Expressão Gráfica I PROPRIEDADES DAS PROJEÇÕES CILÍNDRICAS 1. A projeção cilíndrica de uma reta não paralela à direção das projetantes é uma reta. A projeção cilíndrica de uma reta para paralela à direção das projetantes é um ponto. 2. Se duas retas r e s são paralelas, então as suas projeções cilíndricas são paralelas, coincidentes ou pontuais. 3. Se dois segmentos têm a mesma direção, isto é, são paralelos ou colineares, então a razão entre eles no espaço conserva-se na projeção cilíndrica desde que a direção dos segmentos não seja paralela à direção das projetantes. 4. Se uma figura está contida num plano paralelo ao plano de projeção, então essa figura será congruente à sua projeção cilíndrica, isto é, a projeção cilíndrica desta figura estará em verdadeira grandeza. 5. Qualquer figura contida num plano paralelo à direção das projetantes tem como projeção um segmento que está contido no traço do plano dessa figura sobre o plano de projeção.

4 Expressão Gráfica I PROPRIEDADES DAS PROJEÇÕES CILÍNDRICAS ORTOGONAIS 1. Se um segmento for oblíquo ao plano de projeção, então sua projeção ortogonal será menor que a sua verdadeira grandeza. 2. Se duas retas são perpendiculares ou ortogonais entre si, sendo uma delas paralela ou pertencente ao plano de projeção e a outra não perpendicular a esse plano, então as projeções ortogonais dessas retas são perpendiculares entre si. Exercícios: 01. Representar as projeções cilíndricas dos vértices do paralelogramo ABCD, sendo dadas as projeções cilíndricas dos pontos A e B, bem como a projeção do ponto M de concurso das diagonais. 02. Representar a projeção cilíndrica de um triângulo ABC, sendo dadas as projeções de dois vértices e do baricentro.

5 Expressão Gráfica I Representar a projeção cilíndrica de um hexágono regular ABCDEF, sendo dados as projeções cilíndricas de três vértices consecutivos. 04. Representar a projeção cilíndrica de um hexágono regular ABCDEF, sendo dados as projeções cilíndricas de dois vértices consecutivos e a projeção do centro.

6 Expressão Gráfica I 6 I - INTRODUÇÃO PROJEÇÕES cônica perspectiva cônica oblíquas perspectiva cavaleira um só plano cilíndrica perspectiva axonométrica ortogonais projeção cotada especiais projeções cartográficas dois ou mais planos Dupla Projeção Ortogonal (ou Método Mongeano ou de Monge) II - O MÉTODO DAS PROJEÇÕES COTADAS O MÉTODO FOI IDEALIZADO POR FELLIPE BUACHE EM 1737 PARA O LEVANTAMENTO DA CARTA HIDRO- GRÁFICA DO CANAL DA MANCHA. EM 1830 O MÉTODO FOI SISTEMATIZADO PELOS MILITARES FRANCESES. É BASTANTE UTILIZADO NA SOLUÇÃO DE COBERTURAS E COMO BASE PARA O DESENHO TOPOGRÁFICO. O MÉTODO DAS PROJEÇÕES COTADAS É UM SISTEMA GRÁFICO-ANALÍTICO QUE UTILIZA SOMENTE UMA PROJEÇÃO DO OBJETO ESTUDADO. CADA PROJEÇÃO É ACOMPANHADA DE UM NÚMERO QUE REPRESENTA A DISTÂNCIA DO PONTO AO PLANO DE PROJEÇÃO. EM TODO SISTEMA DE PROJEÇÃO, DEVEM SER DEFINIDOS OS SEUS ELEMENTOS PRINCIPAIS QUE SÃO: - OBJETO A SER PROJETADO - PROJETANTE - PLANO DE PROJEÇÃO REPRESENTAÇÃO DO PONTO 1. O plano de representação O Subespaço superior d π Subespaço inferior Consideremos π um plano na posição horizontal denominado de Plano (ou Quadro) de Representação ou Plano de Projeção ou Plano de Comparação. Este plano divide o espaço em dois subespaços: superior e inferior.

7 Expressão Gráfica I 7 Utilizamos o sistema de projeção cilíndrico ortogonal. Assim, o observador está situado no infinito e perpendicular a π. O subespaço do observador é positivo. 2. Representação do ponto O d +A +A π Seja A um ponto. Consideremos a sua projeção cilíndrica ortogonal A sobre o plano π. Somente A não representa o ponto A, é necessário mais um elemento: a=d(a, A ), denominado cota do ponto A. y +A +A (a) π x Portanto, o ponto A está representado por A (a). O método de projeção cotada é um sistema gráfico-algébrico, pois está envolvido uma projeção e um número Épura do ponto y A'(a) x

8 Expressão Gráfica I 8 O ponto A(x,y,z) está representado em épura por A (a). Quando a cota é positiva então o ponto está acima do plano de projeção, e dizemos que está em relevo (ou que é dada por uma altura). Quando a cota é negativa então o ponto está abaixo do plano de projeção, e dizemos que é um ponto rebaixado (ou que é dada por uma profundidade). Em Topografia, o plano horizontal de projeções considerado é o nível médio dos mares, então o ponto que está acima do nível médio dos mares, dizemos que possui uma altitude; e o ponto que está acima do nível médio dos mares, dizemos que possui uma profundidade. Portanto, o ponto é representado pela sua latitude, longitude e sua altitude. Exercício 1 Representar os pontos dados: A(40,30) 2 B(20,60) -3 C(90,70) 4 D(90,70) 1 E(80,40) 0 A unidade utilizada é o milímetro. A unidade para a cota é o metro. y x

9 Expressão Gráfica I Distância entre dois pontos A d dh B dv C Distância vertical: dv = b-a Distância horizontal: dh = A B Distância d 2 = dv 2 + dh 2 A' B ' Para obtermos a distância d entre os dois pontos A e B (ou seja, a verdadeira grandeza VG- do segmento AB) podemos utilizar o processo gráfico ou o algébrico. No processo algébrico: Basta aplicar Pitágoras no triângulo retângulo se as cotas forem distintas. Se possuírem a mesma cota a d=dh. Se tem a mesma reta projetante a d=dv. No processo gráfico: Se os pontos possuem cotas distintas e projetantes distintas aplica-se o rebatimento. Se os pontos possuem a mesma cota então não precisa do rebatimento, a VG é A B. Se pertencem a uma mesma reta projetante então também não precisa de rebatimento, basta achar a diferença entre cotas dos pontos. Rebatimento do plano projetante α sobre π : Basta rebater o plano projetante α do segmento AB em torno do eixo α π, obtendo-se a verdadeira grandeza (VG) da distância d entre A e B, bem como a distância horizontal dh e a vertical dv. No espaço: B α A B' C απ' A' A' 1 B'1

10 Expressão Gráfica I 10 Em épura: u (mm) B'(30) A'(20) Rebatimento do plano projetante α sobre β horizontal: Basta rebater o plano projetante α do segmento AB em torno do eixo α obtendo o segmento A 1 B 1, cuja VG é o segmento A 1 B 1. No espaço: B α C β αβ A A1 B1 B' A' A'1 B'1 Em épura: u (mm) π απ B'(30) A'(20)

11 Expressão Gráfica I 11 Exercício 2 Representar a distância entre os pontos dados. u (mm) a) A(50,40,100) e B(100,80,60) b) C(40,70,20) e D(60,30,-30)

12 Expressão Gráfica I 12 REPRESENTAÇÃO DA RETA 1. Representação da reta Propriedade já vista: Se r é uma reta então r ou é uma reta (se r não for paralela à direção das projetantes d) ou um ponto (se r for paralela a direção das projetantes d) Espaço Épura r α r' r α r' r r'

13 Expressão Gráfica I Posições relativas de uma reta em relação ao Plano de Projeção A reta pode ocupar posições distintas em relação ao Plano de Projeção, podendo ser: 1º) reta qualquer: r oblíqua em relação a π O ângulo que ela forma com π está entre 0º e 90º. Todos os seus pontos possuem cotas distintas. 2º) reta horizontal ou de nível: r paralela a π O ângulo que ela forma com π é 0º. Todos os seus pontos possuem a mesma cota. 3º) reta vertical: r perpendicular a π (reta projetante) O ângulo que ela forma com π é de 90º. Todos os seus pontos tem projeções coincidentes com o traço da reta. Exemplos: a) b) c) B'(1) r'(4) r' A'(3) d) e) f) (0) A'(3) (2) (6) (6) g) h) i) B'(3) A'(m) B'(m+3) A'(3) A'(3)=B'(7)

14 Expressão Gráfica I Elementos de uma reta r B α d dv A θ dh B' απ' θ A' 1º) Inclinação A inclinação de uma reta é o menor ângulo θ que essa reta forma com o plano de representação, e pode ser obtido algebricamente por: dv como tg θ =, onde dv=b-a (diferença de cotas dos pontos) e dh=a B (projeção de AB) dh dv então θ = arc tg dh ou graficamente pelo rebatimento do plano projetante α da reta r. 2º) Coeficiente de redução dh O coeficiente de redução é dado por ρ = cos θ = d 3º) Declive dv Declive de uma reta é a tangente da sua inclinação, ou seja, de = tg θ = dh É comum exprimir o declive em porcentagem em vez de uma fração ou de um número decimal. Assim, em vez de se dizer, por exemplo, declive igual a 3/5 ou 0,6, usa-se dizer declive igual a 60%. Para inclinação zero não há declive. Para inclinação 90º o declive é infinito. E para inclinação 45º o declive é 100%. O declive também é chamado de declividade ou rampa.

15 Expressão Gráfica I 15 Exercício Obter a inclinação da reta r(a,b) e a VG do segmento AB. Obter seu coeficiente de redução e seu declive. r α B A θ B' απ' = r' A' A' 1 θ B' 1 r' 1 r' B'(5) A'(2)

16 Expressão Gráfica I 16 4º) Intervalo O intervalo é uma distância horizontal de dois pontos de uma reta tais que a diferença de suas cotas seja igual a unidade. Sejam A e B tais que b-a =1 unidade, então o intervalo I = dh = A B. r B α d dv=1 A dh B' απ' A' dh=i O declive é o inverso do intervalo unitário pois dv b a 1 tgθ = = = tgθ = 1 dh A B A B A B A eqüidistância é um múltiplo do intervalo. Exercício: Representar o intervalo da reta dada r(a,b) u (cm) r' B'(2) A'(5)

17 Expressão Gráfica I 17 5º) Escala de declive Graduar uma reta A escala de declive de uma reta r é a figura que se obtém representando sobre sua projeção r os pontos de cotas inteiras. Graduar uma reta é obter a escala de declive. Marcando os pontos de cotas inteiras e consecutivas teremos o intervalo da reta. Representamos por g r a graduação da reta r (pontos de cotas inteiras). Exercício Graduar a reta r definida pelos pontos A e B. u=cm a) B'(6,27) r' A'(1,35) b) A(3 ; 5; 3,4) B(7 ; 2 ; -1,6)

18 Expressão Gráfica I 18 Exercícios 1) Encontrar o traço de r sobre π A'(4) B'(-1) r'

19 Expressão Gráfica I Pertinência de ponto à reta A condição para que um ponto pertença a uma reta é que sua projeção pertença à projeção da reta e que sua cota seja a cota de um ponto da reta. Exercícios 1) Obter a cota de um ponto P pertencente a uma reta dada r, sendo dada a sua projeção P. Obter pontos de cotas inteiras da reta. u cm a) r(a,b) r' A'(4,3) P' B'(2,4) b) E(8,6,-2) F(12,2,5) P(?,3,?) sendo P r

20 Expressão Gráfica I 20 2) Representar um ponto P da reta dada r sendo dada a sua cota p. u=cm a) r(a,b) p=4cm r' B'(2) A'(5,2) b) r(c,d) C(4,5,4) D(8,2,2) e p=1cm

21 Expressão Gráfica I Posições relativas entre duas retas paralelas coplanares concorrentes r e s podem ser coincidentes não coplanares ou reversas Vimos propriedade 2: Se r//s então r //s ou r s ou são pontuais Condições de paralelismo 1º) Retas verticais r e s verticais sempre serão paralelas. 2º) Retas horizontais r // s, ambas horizontais r //s 3º) Retas quaisquer r // s, ambas quaisquer r // s ou r s I r = I s gr e g s crescem no mesmo sentido r' A'(3) B'(6) s' C'(4) B'(6) A'(3) D'(6) r' C'(3) D'(7) s'

22 Expressão Gráfica I Condições de incidência Sejam r(a,b) e s(c,d) horizontal r pode ser vertical qualquer horizontal e s pode ser vertical qualquer 1º) r horizontal e s horizontal r X s Cotas iguais e projeções concorrentes. 2º) r horizontal e s vertical r X s s r 3º) r horizontal e s qualquer r X s r X s (rs) tem mesma cota quando considerado de r e de s C'(3) r'(5) C'(2) r'(3) D'(2) s' D'(4) s' 4º) r vertical e s vertical Sempre serão paralelas ou coincidentes 5º) r vertical e s qualquer r X s r s

23 Expressão Gráfica I 23 6º) r qualquer e s qualquer Planos projetantes distintos podem ser concorrentes ou reversas A'(1) s' D'(5) B'(6) C'(1) r' A'(1) D'(4) s' B'(5) C'(0) r' Mesmo plano projetante podem ser concorrentes ou paralelas A'(5) C'(1) B'(2) D'(3) r'=s'

24 Expressão Gráfica I Retas perpendiculares ou ortogonais Relembrando a Propriedade: (1) r s ( ou r s ) Se (2) r // π ( ou r π ) (4) r s (3) s π Na projeção cilíndrica ortogonal tem-se que um ângulo não reto somente se projeta em VG quando dois lados forem paralelos ao plano de projeção. Porém, se o ângulo for reto, basta um só lado ser paralelo (ou estar contido) e o outro ser não perpendicular ao plano de projeção para que ele tenha projeção ortogonal em VG. Sejam duas retas r e s então podemos ter: 1º) r horizontal e s horizontal Perpendiculares ângulo reto e cotas iguais Ortogonais ângulo reto e cotas diferentes 2º) r horizontal e s qualquer E pertencentes a planos projetantes distintos e não paralelos r'(5) C'(2) D'(3) s'

25 Expressão Gráfica I 25 3º) r qualquer e s qualquer E pertencentes ao mesmo plano projetante ou a planos projetantes paralelos Solução 1: rebater o plano projetante r'=s D'(2,8) B'(7) C'(7,8) A'(5,2) Solução 2: trabalhar com o intervalo (ou a eqüidistância) delas a s B r 1u A=A' Ir B' Is C=C' r'=s'

26 Expressão Gráfica I 26 Exercícios 1) Representar a reta s pertencente ao ponto dado P e perpendicular a uma reta dada r(a,b). a) P'(1) r' A'(3) B'(4) b) r' A'(2) B'(4) P'(1) 2) Representar a reta s pertencente ao ponto dado P e ortogonal a uma reta dada r(a,b), sabendo-se que seus planos projetantes são paralelos. a) r' A'(2) P'(3) B'(5)

27 Expressão Gráfica I Representação do plano REPRESENTAÇÃO DO PLANO Um plano está determinado por: - 3 pontos não colineares - 1 ponto e uma reta que não se pertencem - duas retas concorrentes ou paralelas 2. Posições relativas de um plano em relação ao Plano de Projeção α e π podem ser paralelos perpendiculares (projetantes) oblíquos 2.1. Plano horizontal (ou de nível) Espaço: F α F' Épura: +A (m) Propriedades: a) Cota constante b) Quantidade de pontos que determinam o plano: c) Retas contidas no plano: d) VG: e) Reta perpendicular:

28 Expressão Gráfica I Plano vertical (ou projetante) Espaço: α A C A' B B' C' απ' Épura: A'(a) B'(b) απ'=r' Propriedades: a) Plano projetante: qualquer figura contida neste plano tem sua projeção reduzida a um segmento ou a uma reta. Assim, r pertence a α r pertence a α π. b) Quantidade de pontos que determinam o plano: c) Retas contidas no plano: d) VG: e) Reta perpendicular:

29 Expressão Gráfica I Plano qualquer Espaço: α A C B C' απ' A' B' Épura: Propriedades: a) Quantidade de pontos que determinam o plano: b) Retas contidas no plano: c) VG: d) Reta perpendicular:

30 Expressão Gráfica I Pertinência de ponto e reta a um plano qualquer 3.1. Pertinência de reta a plano qualquer r α r X a, r X b, r X a, r // b, onde a,b α onde a,b α 3.2. Pertinência de ponto a plano qualquer P α P r e r α Exercícios: 1) representar a reta r pertencente ao plano dado α(a,b) a) considerar rxa e r//b C'(4) B'(6) A'(3) b' a' b) considerar rxa e rxb C'(4) B'(6) A'(3) b' a'

31 Expressão Gráfica I 31 2) Verificar se o ponto P pertence ao plano α(a,b) a) C'(4) A'(3) a' P'(6) B'(6) b' b) C'(4) P'(6) A'(3) B'(6) b' a'

32 Expressão Gráfica I 32 3) Verificar se a reta dada r(p,q) pertence ao plano dado α(a,b) C'(4) A'(3) P'(4) B'(6) Q'(6,5) b' r' a) a' b) A'(3) a' C'(4) P'(4) B'(6) Q'(6) b' r' c) C'(1) P'(1) Q'(5) r' B'(5,5) a' A'(3,5) b'

33 Expressão Gráfica I Elementos de um plano qualquer 1º) horizontais de um plano As horizontais de um plano qualquer são as retas de cota constante, ou seja, são as retas horizontais que estão no plano. As horizontais de um plano são sempre paralelas entre si Exercícios: 1. Determinar horizontais de α(a,b,c) A'(5) B'(2) C'(3) 2. Determinar α π do plano α(a,b,c) A'(4) B'(3) C'(2)

34 Expressão Gráfica I 34 3) Representar a horizontal de α sabendo-se que a mesma tem uma cota c=1 dada. A'(6) B'(3) C'(4) 4) Obter a cota de um ponto P pertencente a um plano α(a,b,c) qualquer, sendo dada a sua projeção. A'(7) P' C'(2) B'(4)

35 Expressão Gráfica I 35 2º) Reta de declive de um plano Definição: d é reta de declive de uma plano α em relação a π se d (α π ) Propriedades: 1ª) O ângulo entre α e π é o ângulo formado por d e π. 2ª) Todas as retas de declive de α são paralelas entre si. 3ª) A reta de declive de um plano em relação a π é uma reta perpendicular às horizontais do plano. 4ª) A reta de declive de um plano é a escala de declive desse plano. 5ª) Uma reta de declive de um plano qualquer é suficiente para representá-lo.. Exercícios: 1. Representar uma das retas de declive de um plano α(a,b,c) qualquer dado. A'(5) B'(3) C'(4) 2. Dado o plano qualquer α por uma reta d α de declive, representar outras retas deste plano. d'α A'(2) B'(4)

36 Expressão Gráfica I 36 3ª) Inclinação A inclinação de um plano é a inclinação de uma de suas retas de declive. Exercícios: 1. Encontrar o ângulo θ que o plano α(d α ) forma com π.. 2. Representar um plano α que contenha a reta dada h e forme ângulo de 60º com π. h'(2)

37 Expressão Gráfica I Reta concorrente com um Plano - a reta é genérica em relação ao plano; - a reta é perpendicular ao plano. 5.1 Reta Genérica a um Plano Considera-se um plano Auxiliar pertencente à reta dada (pode ser um plano projetante ou qualquer). Determina-se a interseção desse plano auxiliar com o plano dado. A interseção desses dois planos é uma reta cujo ponto comum com a reta dada é o ponto procurado. Exercícios: 1. Dados: plano a definido pela sua reta de declive d α(a, B) e a reta r(c, D). Pede-se: determinar o ponto onde a reta r fura o plano α. A (2, 0) 1,0 B (0, 5.5) 4,0 C (5.5, 1) 1,0 D (6.5, 5.5) 5,0 Obs. Resolver o exercício utilizando como plano auxiliar (o plano qualquer e depois o plano vertical ).

38 Expressão Gráfica I Reta Perpendicular a um Plano A reta Perpendicular a um plano qualquer será perpendicular à reta de declive deste plano. Exercício: 1. Obter a reta que passa pelo ponto X e é perpendicular ao plano δ definido pela sua reta de declive (d β).

39 Expressão Gráfica I Rebatimento do Plano Qualquer Rebater um plano α sobre o plano de projeções π é fazê-lo coincidir com esse último. Para tanto, gira-se o plano em torno de uma reta (denominada eixo de rebatimento ou charneira) que pode ser o traço do plano α (απ h (0)) ou uma horizontal do mesmo de mesma cota do plano horizontal sobre o qual o plano α será rebatido. O objetivo do método é tornar qualquer figura (ou reta) contida no plano paralela (ou coincidente) com o plano de projeções π. Ao rotacionar uma figura em torno de um eixo, se algum ponto da figura pertence ao mesmo, este ponto permanece fixo.

40 Expressão Gráfica I 40 Exercícios: 1. Dado o plano α (A, B, C), pede-se: a verdadeira Grandeza (V.G.) da reta r(a, B) desse plano. A (3, 7) 3,0 B(8, 4) 8,0 C(14, 5) 5,0 2. Dado o plano α (A, B, C), determinar sua escala de declive e a verdadeira grandeza do triângulo ABC. A (2, 2) 2,0 B(7, 4) 5,0 C(4, 8) 4,0

41 Expressão Gráfica I Obter as projeções cotadas de um Triângulo Eqüilátero ABG pertencente ao α (A, B, C).

42 Expressão Gráfica I Determinar o ângulo α formado pelas retas AP e BP, sendo A e B, respectivamente os traços das retas.

43 Expressão Gráfica I Posição relativa de dois planos coincidentes α eβpodem ser paralelos secantes ( ou ) 7.1. Condições de paralelismo de dois planos 1º) α // β, α e β horizontais Serão paralelos ou coincidentes, dependendo dos valores de suas cotas. 2º) α // β, α e β verticais Para serem paralelos devemos ter α π // β π. 3º) α // β, α e β quaisquer Os planos quaisquer α e β serão paralelos se: ou d α // d β ou a//r e b//s onde axb α e rxs β 7.2. Interseção de planos 1º) α // π e β // π Temos que (αβ) ou que não existe. 2º) α // π e β π Temos que (αβ) β π onde (αβ) (α) βπ' A'(3)

44 Expressão Gráfica I 44 3º) α // π e β π Temos que αβ // π. d'β A'(5) P'(3) Q'(4) 4º) α π e β π Temos que αβ π απ' βπ' 5º) α π e β π d'β απ' P'(3) Q'(5)

45 Expressão Gráfica I 45 6º) α π e β π Sejam α(d α ) e β(d β ) a) d'α d'β (3) (3) (2) (2) b) d'α d'β (2) (3) (3) (2) Quando dois planos estão igualmente inclinados então eles se cortam segundo uma reta que é a bissetriz do ângulo formado pelas suas horizontais.

46 Expressão Gráfica I 46 c) d'α d'β (3) (3) (1) (2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Disciplina CD027 Expressão Gráfica I Conteúdo II: Projeção Cotada Curso Engenharia Civil

Leia mais

Capítulo I - Introdução

Capítulo I - Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIA CIVIL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

Capítulo I - Introdução

Capítulo I - Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIAA CIVIL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Mariaa Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

Capítulo I - Construções Fundamentais - Desenho Básico

Capítulo I - Construções Fundamentais - Desenho Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Simone da Silva Soria Medina Capítulo I - Construções

Leia mais

9.3 REPRESENTAÇÃO DO PLANO

9.3 REPRESENTAÇÃO DO PLANO 75 9.3 REPRESENTAÇÃO DO PLANO 9.3.1 REPRESENTAÇÃO DO PLANO Um plano fica determinado por: Três pontos não colineares; Um ponto e uma reta que não se pertencem; Duas retas concorrentes ou paralelas. 9.3.2

Leia mais

Expressão Gráfica Projeção Cotada 32

Expressão Gráfica Projeção Cotada 32 Expressão Gráfica Projeção Cotada 32 CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO O MÉTODO DAS PROJEÇÕES COTADAS O método foi idealizado por Fellipe Buache em 1737 para o levantamento da carta hidrográfica do Canal da Mancha.

Leia mais

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: Engenharia Florestal AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa 1. POSTULADOS DO DESENHO

Leia mais

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: Engenharia Florestal AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central)

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO

SISTEMAS DE PROJEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO

SISTEMAS DE PROJEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso de Engenharia

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA

INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA GEOMETRIA DESCRITIVA - DUPLA PROJEÇÃO ORTOGONAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: Geometria Descritiva I CURSO: Engenharia Química AUTORES: Luzia Vidal de Souza

Leia mais

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira.

Leia mais

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS

PARTE II LUGARES GEOMÉTRICOS E ÂNGULOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira.

Leia mais

De acordo com sua posição no espaço, um plano e uma reta podem ser: paralelos, concorrentes ou a reta pode estar contida no plano.

De acordo com sua posição no espaço, um plano e uma reta podem ser: paralelos, concorrentes ou a reta pode estar contida no plano. 89 9.3.10 POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS E PLANOS De acordo com sua posição no espaço, um plano e uma reta podem ser: paralelos, concorrentes ou a reta pode estar contida no plano. Reta Paralela a Plano

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora Elen Andrea Janzen Lor 1. Planos fundamentais de referência (PFR) MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES

Leia mais

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza, Paulo Henrique Siqueira,

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1. Desenho e Geometria. Desenho Artístico Desenho de Resolução Desenho Técnico. 2. Geometria Descritiva

INTRODUÇÃO. 1. Desenho e Geometria. Desenho Artístico Desenho de Resolução Desenho Técnico. 2. Geometria Descritiva MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso de Engenharia

Leia mais

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: Geometria Descritiva I CURSO: Engenharia Química AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

Dupla Projeção Ortogonal. PARTE III REPRESENTAÇÃO DO PLANO 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares

Dupla Projeção Ortogonal. PARTE III REPRESENTAÇÃO DO PLANO 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares 31 PARTE III REPRESENTAÇÃ D PLAN 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares b) um ponto e uma reta que não se pertencem 32 c) duas retas concorrentes d)

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira Disciplina:

Leia mais

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS Expressão Gráfica II Geometria Descritiva Engenharia Civil - 2014 13 MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES RTGNAIS PARTE I REPRESENTAÇÃ D PNT 1. Planos fundamentais de referência (PFR) Consideremos π e π dois planos

Leia mais

III REPRESENTAÇÃO DO PLANO. 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares

III REPRESENTAÇÃO DO PLANO. 1. Representação do plano Um plano pode ser determinado por: a) três pontos não colineares 59 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso

Leia mais

Expressão Gráfica II EXPRESSÃOGRÁFICA. Departamento de. Unidade I - GEOMETRIA DESCRITIVA

Expressão Gráfica II EXPRESSÃOGRÁFICA. Departamento de. Unidade I - GEOMETRIA DESCRITIVA Expressão Gráfica II Unidade I - GEOMETRIA DESCRITIVA Departamento de EXPRESSÃOGRÁFICA Material elaborado por: Profª MSc.Andrea Faria Andrade Curitiba, PR / 2011 I Introdução A Geometria Descritiva (também

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora: Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES RTGNAIS PARTE I REPRESENTAÇÃ

Leia mais

básicos da geometria descritiva, destacando os tipos Inicia se pelo estudo do ponto e depois estende se

básicos da geometria descritiva, destacando os tipos Inicia se pelo estudo do ponto e depois estende se Teoria das Projeções Prof. Cristiano Arbex 2012 Introdução O objetivo desta aula é apresentaros conceitos básicos da geometria descritiva, destacando os tipos principais de projeção. Inicia se pelo estudo

Leia mais

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8

Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8 Índice Item Representação diédrica Projeções de entidades geométricas elementares condicionadas por relações de pertença (incidência) 8 Reta e plano 8 Ponto pertencente a uma reta 8 Traços de uma reta

Leia mais

Um plano fica definido por duas retas paralelas ou concorrentes.

Um plano fica definido por duas retas paralelas ou concorrentes. 1 3 - ESTUDO DOS PLANOS Um plano fica definido por duas retas paralelas ou concorrentes. 3.1. Traços do plano São as retas de interseção de um plano com os planos de projeção. απ' - traço vertical de (α)

Leia mais

12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO

12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO 12. TEORIA ELEMENTAR DO DESENHO PROJETIVO Generalidades A Geometria Descritiva tem por finalidade representar no plano as figuras do espaço, de modo a podermos, com o auxílio da geometria plana, estudar

Leia mais

Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011

Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011 Introdução à Geometria Descritiva Aula 01 Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011 Resumo O que é Geometria Descritiva? Projeção Ortogonal de um Ponto Método da Dupla Projeção de Monge

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT. CURSO: Matemática DISCIPLINA: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva ALUNO (A):... Profª.:

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 8: Revisão Geral Exercícios Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Revisão PLANOS Um plano pode ser determinado

Leia mais

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa.

FICHA FORMATIVA. Represente, pelas suas projecções, a recta p, perpendicular ao plano alfa. Curso Cientifico- Humanístico de Ciências e Tecnologias Artes Visuais Geometria Descritiva A Ano Lectivo 2010/11 FICHA FORMATIVA Prof.Emilia Peixoto PARALELISMO DE RECTAS E PLANOS 1. Exame de 2008, 2ª

Leia mais

NOTAS DE AULAS GEOMETRIA DESCRITIVA

NOTAS DE AULAS GEOMETRIA DESCRITIVA NOTAS DE AULAS DE GEOMETRIA DESCRITIVA O A B C D E F 2º diedro P 2 PVS P 1º diedro PHA P 0 PHP P 1 PVI 3º diedro 4º diedro PROF. LUIZ ANTONIO DE MORAIS 2003 1) Introdução A Geometria descritiva foi criada

Leia mais

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1:

Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Aula 2-ARQ-011 Desenho Técnico 1: Revisão de Geometria Descritiva: Vistas Ortográficas Antonio Pedro Carvalho Aula baseada em: CARVALHO, A. P. A.; FONSECA, A. A. S. E.; PEDROSO, G. M. (orgs) Geometria

Leia mais

Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter. estudo mais profundo.

Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter. estudo mais profundo. Geometria Descritiva Prof. Sérgio Viana Estas notas de aulas são destinadas a todos aqueles que desejam ter um conhecimento básico de Geometria Descritiva, para um posterior estudo mais profundo. GEOMETRIA

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 2: Conceitos Básicos Sistemas de Projeção Método da Dupla Projeção de Monge Professor: Eng. Daniel Funchal,

Leia mais

A projeção de uma reta sobre um plano é o lugar das projeções de todos os seus pontos sobre este plano. (D) (C)

A projeção de uma reta sobre um plano é o lugar das projeções de todos os seus pontos sobre este plano. (D) (C) ESTUDO DA RETA A projeção de uma reta sobre um plano é o lugar das projeções de todos os seus pontos sobre este plano. (A) (C) (D) (B) (a) B (p) A C D Baixando de todos os pontos da reta perpendiculares

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. FUNDAMENTOS Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. Dois pontos distintos determinam uma única reta que pasa por eles.reta. Três pontos não

Leia mais

AULA SISTEMA DE PROJEÇÃO

AULA SISTEMA DE PROJEÇÃO 1 É a parte da matemática aplicada que tem por finalidade representar sobre um plano as figuras do espaço de modo que seja possível resolver por geometria os problemas de três dimensões SISTEMAS PROJETIVOS

Leia mais

IG-UNICAMP. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.

IG-UNICAMP. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983. Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983. Tal como vimos no estudos das retas, um plano pode ocupar várias posições em relação aos planos de projeção,

Leia mais

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014 a Lista de Eercícios de MAT4 Escola Politécnica o semestre de 4. Determine u tal que u = e u é ortogonal a v = (,, ) e a w = (, 4, 6). Dos u s encontrados, qual é o que forma um ângulo agudo com o vetor

Leia mais

Capítulo 1 - O Ponto. Capítulo 2 - A Reta

Capítulo 1 - O Ponto. Capítulo 2 - A Reta Capítulo 1 - O Ponto Lista de Exercícios de GD0159 O Ponto, A Reta, O Plano e Métodos Descritivos Professor: Anderson Mayrink da Cunha 1. Represente os pontos (A),..., (F ) em épura, onde (A)[1; 2; 3],

Leia mais

Sumário. Mudança de planos. Rebatimento. Rotação. Estudo do ponto. Estudo do ponto. Estudo da reta. Estudo da reta. Estudo do plano.

Sumário. Mudança de planos. Rebatimento. Rotação. Estudo do ponto. Estudo do ponto. Estudo da reta. Estudo da reta. Estudo do plano. Prof. Jair Sumário Mudança de planos Estudo do ponto Estudo da reta Estudo do plano Rotação Estudo do ponto Estudo da reta Rebatimento Estudo do ponto Estudo da reta Estudo do plano Porções úteis de um

Leia mais

Apostila de Geometria Descritiva. Anderson Mayrink da Cunha GGM - IME - UFF

Apostila de Geometria Descritiva. Anderson Mayrink da Cunha GGM - IME - UFF Apostila de Geometria Descritiva Anderson Mayrink da Cunha GGM - IME - UFF Novembro de 2013 Sumário Sumário i 1 Poliedros e sua Representação 1 1.1 Tipos de Poliedros.............................. 1 1.1.1

Leia mais

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3,

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3, MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de 2015 1 Sendo E = { e 1 e 2 e 3 } F = { f 1 f 2 f 3 } bases com: f 1 = 2 e 1 e 3 f 2 = e 2 + 2 e 3 f 3 = 7 e 3 e w = e

Leia mais

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2,

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2, INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-457 Álgebra Linear para Engenharia I Segunda Lista de Exercícios - Professor: Equipe da Disciplina EXERCÍCIOS 1. Dê a matriz de mudança

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. POSTULADOS PRINCIPAIS 1.2. DETERMINAÇÃO DO PLANO. Conceitos primitivos: ponto, reta e plano.

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. POSTULADOS PRINCIPAIS 1.2. DETERMINAÇÃO DO PLANO. Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. FUNDAMENTOS 1. INTRODUÇÃO Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. 1.1. POSTULADOS PRINCIPAIS Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles. Três pontos não colineares determinam

Leia mais

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão.

A perspectiva geométrica é uma projeção que resulta numa imagem semelhante aquela vista pelo nosso sentido da visão. PERSPECTIVA GEOMÉTRICA OU EXATA A. Introdução B. Elementos C. Tipos: paralela ou axonométrica / cônica D. Projeção paralela: isométrica, militar, cavaleira. A. Na perspectiva geométrica Utilizamos os sistemas

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS TELHADOS

I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS TELHADOS 1 I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS TELHADOS 1. Introdução De modo geral, chama-se cobertura a peça cuja finalidade seja a de proteger alguma coisa da outra, principalmente quando essa outra vem de cima. As

Leia mais

Notas de Aula de Geometria Descritiva - GGM - IME - UFF

Notas de Aula de Geometria Descritiva - GGM - IME - UFF Aula 01: O Ponto O objetivo da Geometria Descritiva é representar no plano as figuras do espaço, possibilitando o estudo de suas propriedades e a resolução de problemas espaciais através da Geometria Plana.

Leia mais

Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte II. Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR

Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte II. Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte II Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR - 2014 1. Paralelismo de Retas L20 Postulado das Paralelas ( de Euclides )

Leia mais

Geometria Analítica. Cônicas. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Cônicas. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Cônicas Prof Marcelo Maraschin de Souza Hipérbole É o conjunto de todos os pontos de um plano cuja diferença das distâncias, em valor absoluto, a dois pontos fixos desse plano é constante.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTAR 1ª PROVA

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTAR 1ª PROVA MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora Elen Andrea Janzen Lor Representação de Retas LISTA DE EXERCÍCIS CMPLEMENTAR 1ª PRVA

Leia mais

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Entes Geométricos Ponto A T Reta r s Plano Espaço y α z x Entes Geométricos Postulados ou Axiomas Teorema a 2 = b 2 + c 2 S i =180 Determinação de uma reta Posições relativas

Leia mais

GGM /11/2010 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial

GGM /11/2010 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial GGM00161-06/11/2010 Turma M2 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial Postulados : - Por dois pontos distintos passa uma e somente uma reta - Três pontos não colineares determinam um único plano. - Qualquer

Leia mais

Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição.

Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição. Geometria Plana Geometria Espacial Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição. 1. Ponto P Características: Não possui dimensão Sua representação geométrica é indicada por letra maiúscula

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

Posição Relativa. 1. Quatro pontos distintos e não coplanares determinam exatamente: (A) 1 plano (B) 2 planos (C) 3 planos (D) 4 planos (E) 5 planos.

Posição Relativa. 1. Quatro pontos distintos e não coplanares determinam exatamente: (A) 1 plano (B) 2 planos (C) 3 planos (D) 4 planos (E) 5 planos. SEI Ensina MILITAR Matemática Posição Relativa 1. Quatro pontos distintos e não coplanares determinam exatamente: (A) 1 plano (B) 2 planos (C) 3 planos (D) 4 planos (E) 5 planos. 2. Considere as seguintes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Expressão Gráfica UNIVERSIDADE FEDERAL DO NÁ Departamento de Expressão Gráfica Projeto de Extensão: Produção de material de apoio para o ensino na área de projetos gráficos tridimensionais. Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 76 Capítulo 4 Distâncias no plano e regiões no plano 1. Distância de um ponto a uma reta Dados um ponto P e uma reta r no plano, já sabemos calcular a distância de P a cada ponto P r. Definição 1 Definimos

Leia mais

Lista 5. Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo (O; i, j, k)

Lista 5. Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo (O; i, j, k) UFPR - Universidade Federal do Paraná Departamento de Matemática CM045 - Geometria Analítica Prof. José Carlos Eidam Lista 5 Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo

Leia mais

Matemática - 3ª série Roteiro 04 Caderno do Aluno. Estudo da Reta

Matemática - 3ª série Roteiro 04 Caderno do Aluno. Estudo da Reta Matemática - 3ª série Roteiro 04 Caderno do Aluno Estudo da Reta I - Inclinação de uma reta () direção É a medida do ângulo que a reta forma com o semieixo das abscissas (positivo) no sentido anti-horário.

Leia mais

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA 1 GEOMETRIA MÉTRICA E ESPACIAL 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 SISTEMAS DE PROJEÇÃO Conforme o que foi exposto anteriormente, o estudo da Geometria Descritiva está

Leia mais

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar)

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Prof. Carlos Kleber 5 de novembro de 2008 1 Introdução O universo é essencialmente tridimensonal. Mas nossa percepção é bidimensional: vemos o que está à

Leia mais

Cidália Fonte Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Cidália Fonte Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra 1. Introdução Geometria Descritiva 2006/2007 Geometria Descritiva Programa 1. Introdução 2. Projecções 2.1 Sistemas de projecção plana 2.2 Propriedades das projecções cónicas e cilíndricas 2.3 Métodos

Leia mais

Geometria Analítica? Onde usar os conhecimentos. os sobre Geometria Analítica?

Geometria Analítica? Onde usar os conhecimentos. os sobre Geometria Analítica? X GEOMETRIA ANALÍTICA Por que aprender Geometria Analítica?... A Geometria Analítica estabelece relações entre a álgebra e a geometria por meio de equações e inequações. Isso permite transformar questões

Leia mais

APOSTILA DE GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA DE GEOMETRIA DESCRITIVA Dennis Coelho Cruz Luís Gustavo Henriques do Amaral Barreiras, BA Novembro de 2012 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 UNIDADE 1 INTRODUÇÃO... 4 1.1 HISTÓRICO... 4 1.2 CONCEITOS BÁSICOS... 4 1.3 SISTEMAS DE PROJEÇÃO...

Leia mais

A(500, 500) B( 600, 600) C(715, 715) D( 1002, 1002) E(0, 0) F (711, 0) (c) ao terceiro quadrante? (d) ao quarto quadrante?

A(500, 500) B( 600, 600) C(715, 715) D( 1002, 1002) E(0, 0) F (711, 0) (c) ao terceiro quadrante? (d) ao quarto quadrante? Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Matemática MTM131 - Geometria Analítica e Cálculo Vetorial Professora: Monique Rafaella Anunciação de Oliveira Lista de Exercícios 1 1. Dados os pontos:

Leia mais

Capítulo I - Introdução ao Estudo dos Telhados

Capítulo I - Introdução ao Estudo dos Telhados UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: EXPRESSÃO GRÁFICA I CURSO: ARQUITETURA AUTORES: Luzia Vidal de Souza Deise Maria Bertholdi Costa Paulo Henrique Siqueira Capítulo

Leia mais

1. Quantos são os planos determinados por 4 pontos não coplanares?justifique.

1. Quantos são os planos determinados por 4 pontos não coplanares?justifique. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Disciplina: Geometria euclidiana espacial (GMA010) Assunto: Paralelisno e Perpendicularismo; Distância e Ângulos no Espaço. Prof. Sato 1 a Lista

Leia mais

Escola Politécnica UFRJ Departamento de Expressão Gráfica DEG. Sistemas Projetivos. Representação de Retas no Sistema Mongeano NOTAS DE AULA

Escola Politécnica UFRJ Departamento de Expressão Gráfica DEG. Sistemas Projetivos. Representação de Retas no Sistema Mongeano NOTAS DE AULA Escola Politécnica UFRJ Departamento de Expressão Gráfica DEG Sistemas Projetivos Representação de Retas no Sistema Mongeano NOTAS DE AULA Prof. Julio Cesar B. Torres (juliotorres@ufrj.br) REPRESENTAÇÃO

Leia mais

PROPOSTAS DE RESOLUÇÃO

PROPOSTAS DE RESOLUÇÃO Exame Nacional de 2010 (2.ª Fase) 1. Em primeiro lugar representaram-se as retas a e b, bem como o ponto P, pelas respetivas projeções. As projeções da reta a desenharam-se em função dos respetivos ângulos

Leia mais

Lista 3.2: Retas - Planos e Distâncias PARTE 1: RETAS. 1. Verificar se os pontos P 1 (5, 5,6) e P 2 (4, 1,12) pertencem à reta r : x 3 1 = y + 1

Lista 3.2: Retas - Planos e Distâncias PARTE 1: RETAS. 1. Verificar se os pontos P 1 (5, 5,6) e P 2 (4, 1,12) pertencem à reta r : x 3 1 = y + 1 Curso:Licenciatura em Matemática Professor: Luis Gustavo Longen Lista 3.: Retas - Planos e Distâncias PARTE 1: RETAS 1. Verificar se os pontos P 1 (5, 5,6) e P (4, 1,1) pertencem à reta r : x 3 1 = y +

Leia mais

Projeção de Pontos. Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto

Projeção de Pontos. Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto Geometria Descritiva Projeção de Pontos Unesp Campus de Rio Claro Prof. Dr. George Luiz Luvizotto Programação GD - 2018 6 Introdução. Projeção mongeana e projeção de ponto Março 13 Revisão pontos e atitude

Leia mais

10. Determine as equações cartesianas das famílias de retas que fazem um ângulo de π/4 radianos com a reta y = 2x + 1.

10. Determine as equações cartesianas das famílias de retas que fazem um ângulo de π/4 radianos com a reta y = 2x + 1. Geometria Analítica. 1. Determine as posições relativas e as interseções entre os conjuntos em R abaixo. Em cada item também faça um esboço dos dois conjuntos dados no mesmo sistema de eixos. (a) C : (x

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SOMBRAS Aplicação da Geometria Descritiva e da Carta Solar para determinação do Sombreamento

Leia mais

DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS

DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS Desenhar a épura das seguintes retas. RETA HORIZONTAL Z A A B B X Y Estudo da Reta RETA FRONTAL 1 Z B B A A X Y RETA VERTICAL Z B B A A X Y RETA DE TOPO Estudo da Reta 2 Z

Leia mais

Geometria Descritiva. Desenho de Sólidos. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA

Geometria Descritiva. Desenho de Sólidos. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Geometria Descritiva Desenho de Sólidos Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Material elaborado para Disciplina CD014 - Geometria Descritiva do curso de Agronomia pelo Prof Dr. Rossano Silva em março de 2014

Leia mais

Curso de Engenharia Naval

Curso de Engenharia Naval Curso de Engenharia Naval Enviar via email, no formato CAD [formato DXF ou AutoCAD DWG (versão menos recente que a 2013) ], as duas épuras seguintes com a legenda indicando o autor do exercício. A margem

Leia mais

GEOMETRIA ANALI TICA PONTO MEDIANA E BARICENTRO PLANO CARTESIANO DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS

GEOMETRIA ANALI TICA PONTO MEDIANA E BARICENTRO PLANO CARTESIANO DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS GEOMETRIA ANALI TICA PONTO PLANO CARTESIANO Vamos representar os pontos A (-2, 3) e B (4, -3) num plano cartesiano. MEDIANA E BARICENTRO A mediana é o segmento que une o ponto médio de um dos lados do

Leia mais

Geometria Espacial de Posição

Geometria Espacial de Posição Geometria Espacial de Posição Prof.: Paulo Cesar Costa www.pcdamatematica.com Noções primitivas POSTULADOS Postulados da existência Numa reta e fora dela existem infinitos pontos. Num plano e fora dele

Leia mais

Colégio Pedro II Campus Realengo II

Colégio Pedro II Campus Realengo II DESENHO 6º Ano (Ens. Fundamental) Prof ª. Eliane Mendes Letra e algarismos tipo bastão Estudo da reta - Porções da reta : Reta, semirreta e segmento de reta. - Segmentos: consecutivos, colineares e congruentes.

Leia mais

Item 1 (Paralelismo) Item 2 (Distâncias)

Item 1 (Paralelismo) Item 2 (Distâncias) Item 1 (Paralelismo) 1. Representam-se os dados do enunciado; 2. Este relatório apresenta dois processos distintos para a resolução do primeiro exercício do Exame: o Processo A (que consiste em visualizar

Leia mais

Geometria Analítica. Estudo do Plano. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Estudo do Plano. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Estudo do Plano Prof Marcelo Maraschin de Souza Plano Equação Geral do Plano Seja A(x 1, y 1, z 1 ) um ponto pertencente a um plano π e n = a, b, c, n 0, um vetor normal (ortogonal)

Leia mais

Elementos Principais de Geometria Descritiva. 13 de Agosto de 2000

Elementos Principais de Geometria Descritiva. 13 de Agosto de 2000 Elementos Principais de Geometria Descritiva Alexandre Kawano João Petreche 3 de Agosto de 000 Conteúdo Introdução à Geometria Descritiva. Objetivos.... Sistemas de Projeção....3 Elementos principais da

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 178 Capítulo 10 Equação da reta e do plano no espaço 1. Equações paramétricas da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Leia mais

Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges

Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Perspectivas Professora Valéria Peixoto Borges INTRODUÇÃO A perspectiva é um tipo especial de projeção, na qual são

Leia mais

Geometria Analítica - AFA

Geometria Analítica - AFA Geometria Analítica - AFA x = v + (AFA) Considerando no plano cartesiano ortogonal as retas r, s e t, tais que (r) :, (s) : mx + y + m = 0 e (t) : x = 0, y = v analise as proposições abaixo, classificando-

Leia mais

Introdução ao Desenho Técnico. Instalações elétricas I. Curso Técnico em eletrônica Ênfase em Eletrotécnica

Introdução ao Desenho Técnico. Instalações elétricas I. Curso Técnico em eletrônica Ênfase em Eletrotécnica Introdução ao Desenho Técnico Curso Técnico em eletrônica Ênfase em Eletrotécnica Instalações elétricas I Autor: Eng. Marco F A Rigueira E.E.Técnico Industrial Professor Fontes Sumário INTRODUÇÃO AO DESENHO

Leia mais

5 de setembro de Gabarito. 1) Considere o ponto P = (0, 1, 2) e a reta r de equações paramétricas. r: (2 t, 1 t, 1 + t), t R.

5 de setembro de Gabarito. 1) Considere o ponto P = (0, 1, 2) e a reta r de equações paramétricas. r: (2 t, 1 t, 1 + t), t R. G1 de Álgebra Linear I 20072 5 de setembro de 2007 Gabarito 1) Considere o ponto P = (0, 1, 2) e a reta r de equações paramétricas r: (2 t, 1 t, 1 + t), t R (a) Determine a equação cartesiana do plano

Leia mais