Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários REVOGADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários REVOGADO"

Transcrição

1 Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários REVOGADO Ao abrigo do disposto na alínea e) do nº 1 do artigo 42º do Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado pelo Decreto-Lei nº 84/84, de 16 de Março, foi aprovado, em sessão do Conselho Geral de 7 de Julho de 1989, o Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários. Dando cumprimento ao disposto no artigo 172º-A, aditado ao Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado pelo Decreto-Lei nº 84/84, de 16 de Março, pela Lei nº 33/94, de 6 de Setembro, com a redacção dada pela Lei nº 80/2001, de 20 de Julho, procede-se à publicação do referido Regulamento em anexo. Regulamento nº 29/2002* Artigo 1º Inscrição e uso do título de Advogado e Advogado Estagiário 1. Só podem inscrever-se na Ordem dos Advogados os licenciados em Direito e a inscrição condiciona o exercício dos direitos de Advogado e Advogado Estagiário. 2. Não pode denominar-se Advogado ou Advogado Estagiário quem não estiver inscrito como tal na Ordem dos Advogados. Artigo 2º Data da inscrição e antiguidade 1. Só se considera efectuada a inscrição depois de aprovada definitivamente pelo Conselho Geral nos termos dos artigos seguintes. 2. A data de inscrição é a do dia em que o Conselho Geral tiver deferido o pedido e a antiguidade conta-se daquela data.

2 Artigo 3º Requerimento, documentos e relatório 1. A inscrição será requerida pelo interessado ao Conselho Distrital e cuja área pertença o domicílio escolhido para o exercício da profissão ou domicílio do patrono. 2. No requerimento indicará o interessado o seu nome completo, o uso do nome abreviado, os cargos e actividades que exerça e o domicílio a que se refere o número anterior. 3. O requerimento deve ser acompanhado de certidão do registo de nascimento, carta de licenciatura em original ou pública-forma, ou, na falta de carta, documento comprovativo de que ela já foi requerida e vai ser expedida, certificado de registo criminal e dois boletins de inscrição devidamente preenchidos e assinados pelo interessado e acompanhados de três fotografias, das quais uma se destina à respectiva cédula profissional e as outras duas aos boletins, e declaração, sob compromisso de honra, em impresso conforme ao modelo anexo, de não estar incurso em qualquer das incompatibilidades previstas pelo artigo 69º do estatuto da Ordem dos Advogados. 4. Doutores em Direito e Magistrados Judiciais e do Ministério Público que tenham exercido as suas funções com boas informações, por período de tempo igual ou superior ao do estágio, instruirão os seus requerimentos de inscrição de Advogado com documentos comprovativos daquelas qualidades e habilitações e ficarão dispensados de lhes juntar a carta de licenciatura ou documento que a substitua previsto no número anterior, que também serão dispensados quando os mesmos já constem dos arquivos da Ordem dos Advogados. 5. A inscrição como Advogados de interessados não previstos no número anterior depende ainda de haverem completado 18 meses de estágio, da apresentação da cédula de Advogado Estagiário, da apresentação de um relatório de Advogado Estagiário sobre o seu estágio ou de uma dissertação sobre deontologia profissional ou sobre outro tema jurídico e da apresentação de um atestado de bom aproveitamento durante o estágio, passado pelo respectivo patrono, além da boa informação dos serviços de estágio e de outros requisitos exigidos por lei. 6. A inscrição de Advogado Estagiário depende ainda de uma declaração do respectivo patrono de que aceita o patrocínio com todas as obrigações legais, declaração que poderá ser aposta no próprio requerimento para a inscrição. Artigo 4º Inscrição preparatória e definitiva 1. O Conselho Distrital, depois de ter verificado que o requerimento para a inscrição está devidamente documentado, e que nada obsta à inscrição, delibera a inscrição preparatória,

3 que será registada, arquivando-se um dos boletins e preparando-se a cédula para ser enviada, sem data, ao Conselho Geral juntamente com o outro boletim. 2. A Secretaria do Conselho Geral, logo após o recebimento do boletim de inscrição acompanhado da respectiva cédula, procederá de harmonia com o preceituado no seu regulamento. 3. Deferido o pedido de inscrição pelo Conselho Geral e depois de devolvida a cédula, devidamente datada e assinada pelo Bastonário, o Conselho Distrital fará constar por averbamento à respectiva inscrição a sua entrega ao interessado. 4. A inscrição preparatória será cancelada se o Conselho Geral a não aprovar. Artigo 5º Cédula Profissional e sua revalidação 1. A cédula profissional, passada pelo Conselho Distrital competente, assinada pelo Bastonário e autenticada com o selo branco do Conselho Geral, constitui prova de inscrição. 2. No caso de perda, extravio ou inutilização da cédula, proceder-se-á do seguinte modo: a. O interessado requererá a sua reforma ao Conselho Distrital que a tiver emitido, fazendo acompanhar o seu requerimento de dois boletins de emissão de cédula e de três fotografias, uma destinada à nova cédula e cada uma das outras aos boletins. b. O Conselho Distrital, depois de julgar justificado o pedido, preparará a nova cédula, enviá-la-á, com um dos boletins, ao Conselho Geral para aí ser datada e assinada pelo Presidente da Ordem, após o que será devolvida ao Conselho Distrital, que a entregará ao interessado; c. A nova cédula bem como os boletins conterão a indicação de "reforma", e a sua emissão será anotada à inscrição respectiva, tanto pelo Conselho Geral como pelo Conselho Distrital. 3. Pela inscrição e emissão da respectiva Cédula, bem como pela reforma desta, cobrarão os Conselhos Distritais a quantia que, de harmonia com o disposto da alínea j) do nº 1 do artigo 42º do EOA, Dec.-Lei nº 84/84, for fixada pelo Conselho Geral, havendo lugar à restituição de dois terços da quantia cobrada, no caso de a inscrição não vir a ser confirmada. 4. Às reinscrições correspondem novas cédulas. 5. A cédula profissional será revalidada trienalmente, mediante um cartão emitido pelo Conselho Geral com base na declaração trienal referida no artigo 10º, nº 5.

4 Artigo 6º Cessação do Estágio 1. Findo que seja o prazo do estágio e sob pena de suspensão automática, ficam os Advogados Estagiários obrigados a requerer no prazo de 60 dias a sua inscrição como Advogados ou a suspensão da sua inscrição como Advogados Estagiários, quando não queiram ou não possam, por qualquer motivo, dedicar-se desde logo, ao exercício da advocacia, salvo o caso de interrupção do estágio, por motivo justificado. 2. No caso de incumprimento do disposto no número anterior, aos Advogados Estagiários será suspensa a respectiva inscrição, com os efeitos indicados no nº 6 do artigo 10º. Artigo 7º Restrições ao direito de inscrição 1. Deve ser negada a inscrição, o levantamento da sua suspensão ou a reinscrição: a. Quando os requerentes não possuam idoneidade moral para o exercício da profissão e, em especial, quando tenham sido condenados por qualquer crime gravemente desonroso; b. Quando não estejam no pleno gozo dos direitos civis; c. Quando tenham sido declarados incapazes de administrar as suas pessoas e bens por sentença transitada em julgado; d. Quando estejam em situação de incompatibilidade ou inibição para o exercício da advocacia; e. Quando sejam magistrados ou funcionários que, mediante processo disciplinar, hajam sido demitidos, aposentados ou colocados na inactividade por falta de idoneidade moral. 2. A verificação de falta de idoneidade moral será sempre objecto de processo próprio, que seguirá os termos do processo disciplinar, com as necessárias adaptações. 3. A declaração de falta de idoneidade moral só poderá ser proferida mediante deliberação que obtenha dois terços dos votos de todos os membros do Conselho competente. 4. Os condenados criminalmente que tenham obtido a reabilitação judicial podem, decorridos 10 anos sobre a data da condenação, obter a sua inscrição, (cf. artigo 156º, nº 5 do Estatuto da Ordem dos Advogados) só sendo de deferir o pedido quando, mediante inquérito prévio, com audiência do requerente, se comprove a manifesta dignidade do seu comportamento nos últimos três anos e se alcance a convicção da sua completa recuperação.

5 Artigo 8º Averbamentos à inscrição 1. Serão averbados à inscrição: a. O seu cancelamento, com indicação do facto que a motivar; b. A sua suspensão, com igual indicação; c. Qualquer pena disciplinar, transitada em julgado a respectiva decisão; d. O levantamento da suspensão, com indicação do facto que o motivar; e. Os cargos que o interessado exercer ou tiver exercido na Ordem; f. As transferências de domicílio profissional e quaisquer outros factos que possam ter influência na inscrição. 2. Pela Secretaria da Ordem serão feitos na cédula os averbamentos constantes da inscrição, salvo os respeitantes a penas disciplinares, sendo os averbamentos assinados pelo Bastonário. 3. O cancelamento ou a suspensão da inscrição obrigam à restituição da respectiva cédula, sendo essa restituição pressuposto do deferimento do pedido por iniciativa do Advogado ou do Advogado Estagiário. 4. Fora do caso referido no número anterior, se a cédula não for restituída espontaneamente, ou dentro do prazo que para tal efeito for marcado far-se-ão publicações a que se refere o nº 3 do artigo 107º do Estatuto da Ordem dos Advogados, indicando-se o motivo que lhes der causa. 5. As transferências de domicílio profissional e quaisquer outros factos que possam influir na inscrição devem ser comunicados pelo interessado ao Conselho Geral, no prazo de 30 dias. 6. As certidões tiradas das inscrições não conterão os averbamentos das penas disciplinares, salvo quando requeridas na íntegra pelos interessados, ou expressamente ordenadas na íntegra pelo Conselho Geral ou pelos Conselhos Distritais. Artigo 9º Quotas 1. A inscrição de Advogado obriga ao pagamento de uma quota mensal, cujo quantitativo é fixado pelo Conselho Geral e a falta do seu pagamento tem como sanção o preceituado no artigo 10º, nº 1, alínea d). 2. Não é exigível o pagamento de quotas aos Advogados Estagiários. (Alterado em sessão do Conselho Geral de )

6 Artigo 10º Suspensão da inscrição 1. A inscrição é suspensa: a. A pedido do interessado, quando pretende interromper temporariamente o exercício da advocacia, desde que não tenha quotas em dívida, ou as liquide; b. Se o interessado passar a exercer cargo incompatível com esse exercício; c. Se o interessado for suspenso preventivamente nos termos do artigo 116º do Estatuto da Ordem dos Advogados ou se for condenado na pena de suspensão, por decisão transitada em julgado; d. Se o interessado deixar decair dois meses de quotas, seguidas ou não, e não efectuar, no prazo de 30 dias, depois de avisado, o pagamento dessas quotas e das que posteriormente se tiverem vencido até à data da suspensão. (alterado em sessão do Conselho Geral de 7 e 8 de Novembro de 2003; Deliberação publicada no Diário da República, 2ª série, nº 282, de 6 de Dezembro de 2003) 2. A inscrição dos Advogados Estagiários é suspensa, também, nos casos do artigo 6º. 3. A suspensão por motivo de cargo incompatível com o exercício da advocacia será efectuada mediante participação do interessado ou, oficiosamente, depois de ouvido. 4. O pedido a que se refere o nº 1 deste artigo e a participação a que se refere o número anterior deverão ser acompanhados da respectiva cédula, salvo se o interessado justificar que a não possui. 5. Para os efeitos do disposto na alínea b. do nº 1 e no nº 3 e artigo 5º, nº 5, deverão os Advogados remeter trienalmente ao Conselho Geral, até dia 31 de Maio, fotocópia da declaração de rendimentos ou documento referente ao último vencimento pago pela entidade patronal, declaração e documentos referidos no nº 3 do artigo 3º, sob pena de o Conselho Geral proceder oficiosamente à suspensão da inscrição por motivo de cargo incompatível com o exercício da advocacia, depois de ouvir o interessado, por carta registada. 6. A suspensão da inscrição impede o exercício profissional, tal como se a inscrição não existisse. 7. A suspensão da inscrição será comunicada aos Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e das Relações e aos Juízes da Comarca do domicílio profissional do interessado.

7 Artigo 11º Levantamento da suspensão 1. A suspensão da inscrição será levantada: a. A da alínea a. do artigo anterior, a pedido do interessado, que pretende regressar ao exercício profissional; b. A da alínea b. quando se mostre ter terminado a incompatibilidade que lhe deu causa; c. A da alínea c. quando terminar a suspensão; d. A da alínea d. quando o interessado pagar as quotas que devidas forem. 2. O levantamento da suspensão será imediatamente comunicado às entidades mencionadas no nº 7 do artigo 10º, restituindo-se ao interessado a sua cédula com o averbamento respectivo. 3. A suspensão da inscrição determina, desde então, a suspensão do processamento de quotas mas haverá lugar ao pagamento dessas quotas, se a suspensão tiver durado menos de seis meses. Artigo 12º Cancelamento da inscrição 1. A inscrição é cancelada: a. A pedido do interessado que pretenda abandonar definitivamente o exercício da advocacia, desde que não tenha quotas em dívida ou as liquide e cumpra o preceituado no artigo 10º, nº 4 com as devidas adaptações; b. Quando se verificar a hipótese prevista no nº 2 do artigo 7º, no processo aí previsto, com audiência do interessado. 2. O cancelamento da inscrição deverá ser comunicado às entidades mencionadas no nº 7 do artigo 10º. Artigo 13º Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Geral.

8 Artigo 14º Este Regulamento entra em vigor no dia 15 de Setembro de 1989 e será aplicável a todos os pedidos em curso, na parte em que o possa ser. * Publicado no Diário da República, 2ª série, nº 139, de 19 de Junho de 2002, com as alterações publicadas no Diário da República, 2ª série, nº 282, de 6 de Dezembro de 2003

Regulamento de Registo e Inscrição de Advogados

Regulamento de Registo e Inscrição de Advogados Regulamento de Registo e Inscrição de Advogados Considerando que, o artigo 33.º dos Estatutos da Ordem dos Advogados aprovado pela Lei n.º 10/2006, de 22 de Dezembro (Lei que cria a Ordem dos Advogados),

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica O Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres

Leia mais

APROVADO POR UNANIMIDADE, COM ALTERAÇÕES, NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 22 DE OUTUBRO DE 2011

APROVADO POR UNANIMIDADE, COM ALTERAÇÕES, NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 22 DE OUTUBRO DE 2011 REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO, ATRIBUIÇÃO DE TÍTULOS E CÉDULA PROFISSIONAL (Alterado por proposta do Conselho Directivo aprovada na reunião de 21 de Setembro de 2011) APROVADO POR UNANIMIDADE, COM ALTERAÇÕES,

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 1 - Por força do disposto no EOA, os cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal,

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO [art. 201º do EOA e art. 17º a 19º do RIAAE] Documentação a entregar 1) Norma de Requerimento de Inscrição de Advogado; 2) 2 Certidões de Registo de Nascimento; 3) Certificado

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO RNE 52-A/2005 (alterado pela Deliberação n.º 3333-A/2009) DOCUMENTOS A ENTREGAR : 1) Requerimento de inscrição de Advogado (anexo A); 2) 3 Boletins de Inscrição com a assinatura

Leia mais

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto: Legislação Portaria n.º 1327/2004, de 19 de Outubro Publicada no D.R. n.º 246, I Série-B, de 19 de Outubro de 2004 SUMÁRIO: Regulamenta os procedimentos administrativos previstos no Decreto-Lei n.º 211/2004,

Leia mais

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO RNE 52-A/2005 DOCUMENTOS A ENTREGAR: Requerimento de inscrição de Advogado (anexo A); 3 Boletins de Inscrição com a assinatura pessoal e profissional do requerente, preenchidos

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA DOCUMENTOS A ENTREGAR (Reg. Nº 232/2007, de 4 de Setembro) 1) Requerimento de inscrição (Anexo A) 2) Boletim de inscrição com a assinatura pessoal e

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO NA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO NA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES PREÂMBULO O Estatuto da Ordem dos Psicólogos Portugueses, aprovado pela Lei n.º 57/2008, de 4 de setembro, na redação dada pela Lei n.º 138/2015, de 7 de setembro, dispõe, nos seus artigos 53.º e seguintes,

Leia mais

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA Aprovado pelo Decreto-Regulamentar nº 11/2004, de 20 de Dezembro Publicado no Boletim Oficial nº 37, I Série

Leia mais

REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ARTIGO 1.º (Objecto) 1. O presente Regulamento estabelece os procedimentos aplicáveis ao período de adaptação dos cidadãos moçambicanos inscritos em Ordem ou Associação

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRIÇÃO DE ADVOGADO Documentação a entregar ao abrigo dos artigos 29º a 31.º do RNE DOCUMENTOS A ENTREGAR NOS 15 DIAS ÚTEIS SUBSEQUENTES AO TERMINUS DA FASE COMPLEMENTAR DO ESTÁGIO (artigo 31.º/2 do

Leia mais

6336 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Outubro de 2004

6336 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Outubro de 2004 6336 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 246 19 de Outubro de 2004 MINISTÉRIOS DAS CIDADES, ADMINISTRAÇÃO LO- CAL, HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIO- NAL E DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DELIBERAÇÃO N.º2089/ 2011

ORDEM DOS ADVOGADOS DELIBERAÇÃO N.º2089/ 2011 Tabela de Emolumentos e Preços - Deliberação n.º 2089/2011 de 2 de Novembro, alterada pela Deliberação n.º 992/2012 de 16 de Julho, pela Deliberação n.º 1400/2012 de 10 de Outubro e pela Deliberação n.º1074/2014

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários

Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários Regulamento de Inscrição de Advogados e Advogados Estagiários Regulamento n.º 232/2007 OA (2.ª série), de 4 de Setembro de 2007 / Ordem dos Advogados. Conselho Geral. - Ao abrigo do disposto nas alíneas

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO NA ORDEM DOS MÉDICOS

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO NA ORDEM DOS MÉDICOS REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO NA ORDEM DOS MÉDICOS O Plenário dos Conselhos Regionais da Ordem dos Médicos, na sua reunião de 30 de Setembro de 2011 aprovou a alteração aos artigos 8.º, n.º 2, 9.º, n.º 3 e

Leia mais

Regulamento de Inscrição na Ordem dos Médicos

Regulamento de Inscrição na Ordem dos Médicos Regulamento de Inscrição na Ordem dos Médicos O Plenário dos Conselhos Regionais da Ordem dos Médicos, na sua reunião de 30 de Setembro de 2011 aprovou a alteração aos artigos 8.º, n.º 2, 9.º, n.º 3 e

Leia mais

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A.

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A. 1 Parecer nº 9/PP/2013-P Relatora: Dra. Catarina Pinto de Rezende I - Por comunicação datada de 6 de Fevereiro de 2013, dirigida ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL INSCRIÇÃO NA OAB Art. 8º a 14 do Estatuto. - Domicílio profissional Conselho Seccional correspondente - Outro Estado 5 causas por ano - Causas = demandas ajuizadas

Leia mais

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO ESTAGIÁRIO CIDADÃO NACIONAL [art. 189º do EOA e art. 6º do RIAAE]

INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO ESTAGIÁRIO CIDADÃO NACIONAL [art. 189º do EOA e art. 6º do RIAAE] INSCRIÇÃO COMO ADVOGADO ESTAGIÁRIO CIDADÃO NACIONAL [art. 189º do EOA e art. 6º do RIAAE] Documentação a entregar Inscrição deve ser requerida no Conselho Regional em que o candidato a Advogado estagiário

Leia mais

Preâmbulo. 1 do artigo do EOE.

Preâmbulo. 1 do artigo do EOE. Preâmbulo A Ordem dos Enfermeiros é uma associação pública de natureza profissional, "representativa dos que, (...) exercem a profissão de enfermeiro" e cujas atribuições genéricas consistem na "defesa

Leia mais

REGULAMENTO DE QUOTAS E TAXAS DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS Regulamento n.º [ ]/2016

REGULAMENTO DE QUOTAS E TAXAS DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS Regulamento n.º [ ]/2016 REGULAMENTO DE QUOTAS E TAXAS DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS Regulamento n.º [ ]/2016 O Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, aprovado pela Lei n.º 51/2010, de 14 dezembro, com as alterações que lhe foram

Leia mais

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE QUOTAS DA ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE QUOTAS DA ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE QUOTAS DA ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários deliberou, em reunião de 14 de julho de 2016, submeter a Exposição de Motivos

Leia mais

Proposta de Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Nutricionistas. Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Nutricionistas

Proposta de Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Nutricionistas. Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Nutricionistas Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Nutricionistas O Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, aprovado pela Lei n.º 51/2010, de 14 dezembro, com as alterações que lhe foram conferidas pela Lei n.º

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA [art. 203º ao art. 208º do EOA] Documentação a entregar

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA [art. 203º ao art. 208º do EOA] Documentação a entregar INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA [art. 203º ao art. 208º do EOA] Documentação a entregar 1) Norma de Requerimento de Inscrição de Advogado; 2) 2 Certidões de Registos Narrativas de Nascimento

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR INSCRIÇÃO DE ADVOGADO DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR 1. Requerimento, conforme norma em anexo(dactilografado) 2. 2 (duas) Certidões de Nascimento (6 meses de validade) 3. Registo Criminal (3 meses de validade)

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015,

Leia mais

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO Da inscrição na OAB Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 1 - Quadros da OAB a) advogados (art. 8º do EAOAB) b) estagiários

Leia mais

PORTARIA Nº 161-A/2004

PORTARIA Nº 161-A/2004 PORTARIA Nº 161-A/2004 O Decreto Legislativo Regional nº 17/2003/M, de 22 Julho, alterado pelo Decreto Legislativo Regional nº 4-A/2004/M, de 31 de Março, prevê a contratação de pessoal docente para assegurar

Leia mais

ORDEM DOS MÉDICOS. Consulta Pública Prévia. Proposta de Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Médicos

ORDEM DOS MÉDICOS. Consulta Pública Prévia. Proposta de Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Médicos ORDEM DOS MÉDICOS Consulta Pública Prévia Proposta de Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Médicos O Estatuto da Ordem dos Médicos, aprovado pelo Decreto-lei 282/77, de 5 de julho, com as alterações

Leia mais

Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto com Crianças

Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto com Crianças CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto

Leia mais

Regulamento n.º /2018

Regulamento n.º /2018 Regulamento n.º -------/2018 Considerando o disposto nos art.ºs 15º e seguintes da Lei do Financiamento do Ensino Superior Lei nº 37/2003 de 22 de agosto alterada pela Lei nº 49/2005 de 30 de agosto e

Leia mais

Gabinete de Auditoria e Qualidade APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2008

Gabinete de Auditoria e Qualidade APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2008 REGULAMENTO MUNICIPAL PARA O LICENCIAMENTO DAS ACTIVIDADES DE VENDA AMBULANTE DE LOTARIAS, DE VENDA DE BILHETES PARA ESPECTÁCULOS OU DIVERTIMENTOS PÚBLICOS EM AGÊNCIAS OU POSTOS DE VENDA E DE REALIZAÇÃO

Leia mais

2. Documentos de instrução do processo

2. Documentos de instrução do processo PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO (MÉDICO OU FARMACÊUTICO) PELOS MEDICAMENTOS DE USO HUMANO CONSTANTES DA LISTA DE SUBSTÂNCIAS ATIVAS (DCI) DA DELIBERAÇÃO DO INFARMED, IP N.º 97/CD/2014,

Leia mais

RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*)

RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*) J u r i s p r u d ê n c i a d o s C o n s e l h o s RECURSO DA DELIBERAÇãO DO CONSELhO GERAL SOBRE RESTITUIÇãO DE IMPORTâNCIAS PAGAS AO CDL(*) Proc. n.º 267/2009-CS/R Relator: António A. Salazar Relatório

Leia mais

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Artigo 1º Obrigação de pagamento de propina 1. Nos termos da Lei da Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior Público (Lei

Leia mais

40712 Diário da República, 2.ª série N.º de dezembro de 2012

40712 Diário da República, 2.ª série N.º de dezembro de 2012 40712 Diário da República, 2.ª série N.º 250 27 de dezembro de 2012 Artigo 57.º (Efeitos sobre o cumprimento da pena) A pendência do processo de revisão não suspende o cumprimento da pena. Artigo 58.º

Leia mais

A Deliberação n.º2332-a/2015, de 23 de dezembro, foi alterada pela Deliberação n.º879/2016, de 23 de maio (*).

A Deliberação n.º2332-a/2015, de 23 de dezembro, foi alterada pela Deliberação n.º879/2016, de 23 de maio (*). A Deliberação n.º2332-a/2015, de 23 de dezembro, foi alterada pela Deliberação n.º879/2016, de 23 de maio (*). Deliberação n.º 2332-A/2015 (Série II), de 23 de dezembro / Ordem dos Advogados. - Deliberação

Leia mais

REGISTO DE ADVOGADO PROVENIENTE DE OUTRO ESTADO MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA [Art. 205º, nº 2 e art. 204º, nº 2 do EOA Art. 23º, 24º, 26º e 27º do RIAAE]

REGISTO DE ADVOGADO PROVENIENTE DE OUTRO ESTADO MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA [Art. 205º, nº 2 e art. 204º, nº 2 do EOA Art. 23º, 24º, 26º e 27º do RIAAE] REGISTO DE ADVOGADO PROVENIENTE DE OUTRO ESTADO MEMBRO DA UNIÃO EUROPEIA [Art. 205º, nº 2 e art. 204º, nº 2 do EOA Art. 23º, 24º, 26º e 27º do RIAAE] Documentação a entregar 1) Norma de Requerimento de

Leia mais

Regulamento de Admissão e Transferência de Militantes (Aprovado pelo Conselho Nacional de )

Regulamento de Admissão e Transferência de Militantes (Aprovado pelo Conselho Nacional de ) Regulamento de Admissão e Transferência de Militantes (Aprovado pelo Conselho Nacional de 08.06.2005) Artigo 1º (Processo de admissão e transferência) 1. O candidato a militante deverá formular o seu pedido

Leia mais

CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL

CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL Regulamento relativo ao Procedimento Concursal para a Eleição do Diretor para o Quadriénio 2017/2021 Objeto O presente regulamento estabelece as condições

Leia mais

CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA REGULAMENTO REGIME APLICÁVEL AO TRABALHADOR-ESTUDANTE

CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA REGULAMENTO REGIME APLICÁVEL AO TRABALHADOR-ESTUDANTE CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA REGULAMENTO REGIME APLICÁVEL AO TRABALHADOR-ESTUDANTE MARÇO 2014 ÍNDICE ARTIGO 1º (OBJECTO)... 3 ARTIGO 2º (LEGISLAÇÃO APLICÁVEL)... 3 ARTIGO 3º (PRINCÍPIOS GERAIS)...

Leia mais

Deliberação n.º 1476/2013, de 12 de junho (DR, 2.ª série, n.º 136, de 17 de junho de 2013)

Deliberação n.º 1476/2013, de 12 de junho (DR, 2.ª série, n.º 136, de 17 de junho de 2013) (DR, 2.ª série, n.º 136, de 17 de junho de 2013) Licenciamento e requisitos de funcionamento de postos farmacêuticos móveis O Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto, estabelece o regime jurídico das

Leia mais

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento estabelece as normas a obedecer nos regimes de

Leia mais

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição)

TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição) TESTE DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 1.º Curso Estágio 2007 e 2º Curso Estágio 2006 (Repetição) Analise a seguinte hipótese e responda, depois, às questões suscitadas sobre a mesma, fundamentando as respostas

Leia mais

2. Documentos de instrução do processo

2. Documentos de instrução do processo PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO (MÉDICO DENTISTA, MÉDICO OU FARMACÊUTICO) PELOS MEDICAMENTOS DE USO HUMANO CONSTANTES DA LISTA DE SUBSTÂNCIAS ATIVAS (DCI) DO ANEXO I E/OU ANEXO II DA

Leia mais

INSCRIÇÃO NO EOA. CAPÍTULO IV Inscrição como advogado. Artigo 192.º Requisitos de inscrição

INSCRIÇÃO NO EOA. CAPÍTULO IV Inscrição como advogado. Artigo 192.º Requisitos de inscrição INSCRIÇÃO NO EOA CAPÍTULO IV Inscrição como advogado Artigo 192.º Requisitos de inscrição 1 - A inscrição como advogado depende do cumprimento das obrigações de estágio com classificação positiva, nos

Leia mais

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES

REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES REGULAMENTO DO REGISTO DAS SOCIEDADE CIVIS DE SOLICITADORES O Estatuto da Câmara dos Solicitadores, aprovado pelo Decreto-Lei 88/2003, de 26 de Abril, no seu artigo 102º, prevê que os solicitadores podem

Leia mais

Relação dos Documentos para inscrição EMPREGADO FORENSE DE SOLICITADOR

Relação dos Documentos para inscrição EMPREGADO FORENSE DE SOLICITADOR Relação dos Documentos para inscrição 1- Requerimento do Solicitador (IMPRESSO) 2- Documentos referidos no impresso 3- Modelos aplicados ao caso 4- Fotocópia do B.I e Nº fiscal 5- Duas fotografias do Empregado

Leia mais

6982 Diário da República, 2.ª série N.º de abril de 2017

6982 Diário da República, 2.ª série N.º de abril de 2017 6982 Diário da República, 2.ª série N.º 73 12 de abril de 2017 8.4.2 Fotocópia A4 a cores, unidade: 0,20; 8.4.3 Fotocópia A3 escala cinza, unidade: 0,30; 8.4.4 Fotocópia A3 a cores, unidade: 0,40; 8.5

Leia mais

Deliberação n.º 2473/2007, de 28 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 247, de 24 de Dezembro de 2007)

Deliberação n.º 2473/2007, de 28 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 247, de 24 de Dezembro de 2007) Deliberação n.º 2473/2007, de 28 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 247, de 24 de Dezembro de 2007) Aprova os regulamentos sobre áreas mínimas das farmácias de oficina e sobre os requisitos de funcionamento

Leia mais

Escola Básica e Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego. Escola Básica e. Secundária da Sé - Lamego

Escola Básica e Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego. Escola Básica e. Secundária da Sé - Lamego Escola Básica e Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego Regimento do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Sé 2010-2014 REGIMENTO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO

Leia mais

PROPOSTA DE LEI. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto

PROPOSTA DE LEI. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto PROPOSTA DE LEI Nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição e para os efeitos do disposto na alínea m) do artigo 164.º, o Governo apresenta à Assembleia da República a seguinte proposta

Leia mais

ESTUDOS SOBRE MACAU. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição. de Bolsas para Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º.

ESTUDOS SOBRE MACAU. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição. de Bolsas para Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º. Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU Regulamento de Atribuição de Estudos sobre Macau (MINUTA) Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento define as regras de atribuição de Estudos sobre Macau, adiante designada por Bolsas.

Leia mais

Alterações ao Regulamento. de Inscrição na Ordem dos Médicos».

Alterações ao Regulamento. de Inscrição na Ordem dos Médicos». Alterações ao Regulamento de Inscrição na Ordem dos Médicos Na sequência de algumas situações verificadas a propósito da aplicação das normas do Regulamento de Inscrição na Ordem dos Médicos, importa fazer

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO (Aprovado pelo Conselho Técnico-Científico em 13 de Junho de 2016) Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto e âmbito

Leia mais

REGIMENTO. CONSELHO DIRETIVO REGIONAL Secção Regional da Região Autónoma dos Açores

REGIMENTO. CONSELHO DIRETIVO REGIONAL Secção Regional da Região Autónoma dos Açores REGIMENTO CONSELHO DIRETIVO REGIONAL Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (Aprovado em Assembleia Regional Extraordinária de 11 de Novembro de 2016) Primeira Versão, 14 de março de 2016 EMISSOR

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DIRECTIVO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE MOÇAMBIQUE

REGULAMENTO DO CONSELHO DIRECTIVO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE MOÇAMBIQUE REGULAMENTO DO CONSELHO DIRECTIVO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE MOÇAMBIQUE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1 (Objecto) O presente regulamento destina-se a estabelecer regras de funcionamento do Conselho

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA

DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA incompatibilidade Do exercício DA ADvoCACiA CoM o exercício De outra ACtiviDADe PúBliCA Proc. n.º 4/PP/2012-G relator: Dr. Marcelino Pires Parecer o requerente vem pedir parecer sobre a eventual incompatibilidade

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO CFC N.º 1.167/09 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contabilistas. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I DO EXERCÍCIO

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO PREÂMBULO O primeiro Regulamento do Cartão Municipal do Idoso foi aprovado pela Câmara Municipal de Grândola no dia 19 de Janeiro

Leia mais

Estado de Mato Grosso do Sul Procuradoria-Geral da Defensoria Pública

Estado de Mato Grosso do Sul Procuradoria-Geral da Defensoria Pública EDITAL/CSDP n. 001/2003. Estado de Mato Grosso do Sul EDITAL DE CONCURSO O PROCURADOR-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, nos termos da Deliberação/CSDP n. 018, de 07 de junho

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de igualdade

Leia mais

FORMALIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DOS ACTUÁRIOS RESPONSÁVEIS NA ÁREA DOS FUNDOS DE PENSÕES E REGULAMENTO DO JÚRI

FORMALIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DOS ACTUÁRIOS RESPONSÁVEIS NA ÁREA DOS FUNDOS DE PENSÕES E REGULAMENTO DO JÚRI Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 15/2002-R Data: 10/05/2002 Assunto: FORMALIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DOS ACTUÁRIOS RESPONSÁVEIS NA ÁREA DOS FUNDOS DE PENSÕES E REGULAMENTO DO JÚRI Considerando

Leia mais

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere

Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere REGULAMENTOS Regulamento do Cartão Municipal do Idoso do Concelho de Ferreira do Zêzere MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE CÂMARA MUNICIPAL Aprovado pela Câmara Municipal por deliberação de 09 de fevereiro

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 91/13 Registo de Auditores

Regulamento da CMVM n.º 91/13 Registo de Auditores Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 91/13 Registo de Auditores Ao abrigo do disposto na alínea b) do nº 1 do artigo 14º do Código do Mercado de Valores

Leia mais

Deliberação n.º 1857/2013, de 26 de setembro (DR, 2.ª série, n.º 199, de 15 de outubro de 2013)

Deliberação n.º 1857/2013, de 26 de setembro (DR, 2.ª série, n.º 199, de 15 de outubro de 2013) (DR, 2.ª série, n.º 199, de 15 de outubro de 2013) Licenciamento de postos farmacêuticos móveis O regime jurídico das farmácias de oficina está consagrado no Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto.

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

Deliberação n.º 1080/2005. Regulamento de propinas dos cursos de bacharelato e licenciatura

Deliberação n.º 1080/2005. Regulamento de propinas dos cursos de bacharelato e licenciatura Deliberação n.º 1080/2005 Regulamento de propinas dos cursos de bacharelato e licenciatura (Prazos e procedimentos a adoptar para o pagamento de propinas dos cursos de bacharelato e licenciatura) Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DE ADMISSÕES E QUOTIZAÇÕES AFIP - ASSOCIAÇÃO FINTECH E INSURTECH PORTUGAL PREÂMBULO

REGULAMENTO DE ADMISSÕES E QUOTIZAÇÕES AFIP - ASSOCIAÇÃO FINTECH E INSURTECH PORTUGAL PREÂMBULO PREÂMBULO REGULAMENTO DE ADMISSÕES E QUOTIZAÇÕES DA AFIP - ASSOCIAÇÃO FINTECH E INSURTECH PORTUGAL Considerando que nos termos da alínea c) do Artigo 15º dos Estatutos da AFIP - Associação FinTech e InsurTech

Leia mais

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n.º 16 Apartado Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum -

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n.º 16 Apartado Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum - REGULAMENTO DE VENDA AMBULANTE DE LOTARIAS UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n.º 16 Apartado 44 5300-011 Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum - Ent. 2-F 5300-252

Leia mais

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO(A) DIRETOR(A) DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO(A) DIRETOR(A) DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES REGULAMENTO DE PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO(A) DIRETOR(A) DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições de acesso e normas

Leia mais

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA Regulamento aprovado pela Presidência do Instituto Superior de Economia e Gestão em 2014-04-21 MO-PR01-03/V05 Página 1 de 8 Nos termos previstos na Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as bases

Leia mais

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS O Município de Itapecerica da Serra torna público, para conhecimento dos interessados que

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO NACIONAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO CONSELHO NACIONAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO CONSELHO NACIONAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1 (Objecto) O presente Regulamento estabelece as regras de funcionamento e organização do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados

Leia mais

Regulamento de estágio profissional. Secção I Início do estágio profissional

Regulamento de estágio profissional. Secção I Início do estágio profissional Regulamento de estágio profissional Secção I Início do estágio profissional Artigo 1.º Condição para início do estágio profissional 1. O estágio profissional só se inicia quando, por decisão do Conselho

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO JURIDICO AOS SÓCIOS Av. Coronel Eduardo galhardo, Nº 22 B 1199-007 LISBOA Telefone: 218161710 Fax: 218150095 Sti_geral@netcabo.pt

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO N.º---/SRIJ/2015 (REGISTO E CONTA DE JOGADOR)

PROJETO DE REGULAMENTO N.º---/SRIJ/2015 (REGISTO E CONTA DE JOGADOR) PROJETO DE REGULAMENTO N.º---/SRIJ/2015 (REGISTO E CONTA DE JOGADOR) O Regime Jurídico dos Jogos e Apostas Online (RJO), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2015, de 29 de abril, determina no n.º 10 do artigo

Leia mais

Regulamento de Licenciamento de Actividades Diversas CAPITULO I ÂMBITO E OBJECTO. Artigo 1.º. Âmbito e objecto. Artigo 2.º

Regulamento de Licenciamento de Actividades Diversas CAPITULO I ÂMBITO E OBJECTO. Artigo 1.º. Âmbito e objecto. Artigo 2.º Regulamento de Licenciamento de Actividades Diversas O nº 3 do artigo 16º do anexo I da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, passou a prever competências de licenciamento de actividades até então cometidas

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 3/2000 Entidade Gestora de Mercados, Sistemas e Serviços

Regulamento da CMVM n.º 3/2000 Entidade Gestora de Mercados, Sistemas e Serviços Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 3/2000 Entidade Gestora de Mercados, Sistemas e Serviços O Decreto-Lei n.º 394/99, de 13 de Outubro, instituiu

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA 12.º CONCURSO DE ACESSO AO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Aviso da Abertura do Concurso Curricular Deliberação (extracto) nº 2379/2007, DR, II Série, nº 238 de 11.12.2007: Torna-se público que, por deliberação

Leia mais

Requerimento da caducidade da autorização «offshore» junto do IPIM

Requerimento da caducidade da autorização «offshore» junto do IPIM Fluxograma: Requerimento da caducidade da autorização «offshore» junto do IPIM Entrega à DSF do Modelo M/1 da Contribuição Industrial Declaração de Início de Actividade/Alterações em duplicado, especificando

Leia mais

Regulamento de Estacionamento da Freguesia da Estrela

Regulamento de Estacionamento da Freguesia da Estrela Regulamento de Estacionamento da Freguesia da Estrela (com a redação aprovada sob proposta da Junta de Freguesia da Estrela por deliberação da Assembleia de Freguesia da Estrela realizada em 30 de abril

Leia mais

Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OrdEM) DELIBERAÇÃO N.º 07/CD/2018, DE 30deOUTUBRO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO PARA ADMISSÃO A MEMBRO DA ORDEM

Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OrdEM) DELIBERAÇÃO N.º 07/CD/2018, DE 30deOUTUBRO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO PARA ADMISSÃO A MEMBRO DA ORDEM Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OrdEM) DELIBERAÇÃO N.º 07/CD/2018, DE 30deOUTUBRO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO PARA ADMISSÃO A MEMBRO DA ORDEM A Lei n. o 16/2002, de 26 de Junho, que cria a Ordem

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: ORIENTAÇÃO NÚMERO: 003/2018 DATA: 11/06/2018 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: Autorização para o exercício transitório de Medicina do Trabalho ao abrigo do ponto 3 do artigo 103º da Lei n.º 102/2009,

Leia mais

Assunto. Aprova o Regulamento sobre a Actividade do Gestor de Navios. - Revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma.

Assunto. Aprova o Regulamento sobre a Actividade do Gestor de Navios. - Revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma. Assunto Aprova o Regulamento sobre a Actividade do Gestor de Navios. - Revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma. Índice Artigo 1.º (Aprovação) Artigo 2.º (Revogação) Artigo

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 4 Legislação...4 Quadros da Oab...4 Advogados...4 Estagiários...6 2. ATOS PRIVATIVOS...10

Leia mais

REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS 1

REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS 1 Pág. 1 de 7 REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Aquisição da qualidade de associado) Pode adquirir a qualidade de membro da Federação Portuguesa de Golfe qualquer

Leia mais

Portaria n.º 289/2000 de 25 de Maio

Portaria n.º 289/2000 de 25 de Maio Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Portaria n.º 289/2000 de 25 de Maio O novo Código dos Valores Mobiliários consagra o registo de valores mobiliários escriturais junto

Leia mais