EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA"

Transcrição

1 00 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA A FACULDADE DOS GUARARAPES DE RECIFE, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura (SOCEC), com sede em Recife / PE, com base no Inciso 8 do Artigo 11 e Parágrafo 2º do Artigo 42 do Regimento da Faculdade dos Guararapes de Recife, torna públicas as regras de funcionamento da Monitoria em cursos de Graduação, cria vagas para o seu o programa de monitoria em e define os critérios de seleção de monitores. I - DAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA MONITORIA 1. Conceito Entende-se por monitoria o trabalho auxiliar do estudante junto ao professor, nas atividades de ensino, desde que regularmente matriculado em curso de graduação da Faculdade dos Guararapes de Recife. 2. Objetivo O exercício da monitoria objetiva orientar o estudante para atividade docente, contribuir para a melhoria do ensino de graduação proporcionando e fortalecendo o exercício da prática nos estudos da FG Recife. 3. Do exercício da Monitoria 3.1 Da natureza da monitoria: A atividade de monitoria poderá ser exercida com ou sem bolsa de monitoria. A monitoria com bolsa é exercida nas vagas autorizadas neste edital, onde o aluno tem o benefício de desconto na mensalidade do seu curso. A monitoria voluntária, cujo número de vagas fica estabelecido neste edital, é exercida sem bolsa. 3.2 Atribuições do monitor: a. Colaborar com os professores em tarefas didáticas; b. Apresentar relatórios mensais ao Coordenador do curso; c. Cumprir as normas acadêmicas e disciplinares da FG Recife, respondendo por eventuais danos e perdas decorrentes de sua inobservância, inclusive no que diz respeito ao uso de equipamentos e materiais; d. Desenvolver atividades com alunos individualmente ou em grupo, autorizado e em consonância com o estabelecido pelo corpo docente, para ampliação de conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidos na disciplina ou necessários à sistematização do aprendizado e consolidação de conhecimentos à sua profissão; e. Cumprir com a carga horária e os horários estabelecidos para o exercício da monitoria;

2 2 f. Atender alunos em seu horário de monitoria, para tirar dúvidas, revisar conteúdos, ou auxiliá-los no estudo da disciplina na qual atua como monitor; g. Organizar ambientes e materiais específicos necessários ao desenvolvimento de atividades práticas inerentes à disciplina em que exercer a monitoria; h. Manter organizado, após as atividades, o ambiente em que tenham sido realizadas as atividades teóricas ou práticas; i. Participar dos eventos acadêmicos promovidos pelo NAPe; j. É expressamente vedado ao monitor, ministrar aulas teóricas ou práticas em substituição ao Professor, realizar a avaliação de alunos, registrar notas ou frequência em diário de classe, supervisionar estágios e/ou desempenhar atividades de caráter meramente administrativo. 3.3 Carga horária, turno e período de duração da Monitoria: a. O monitor deve cumprir carga horária de 15 horas semanais no exercício da monitoria que corresponde as seguintes atividades: Atividades Apoio na disciplina que é monitor Estudo e preparação individual / Resolução de exercícios Apoio e plantão de atendimento em laboratórios ou espaços pedagógicos definidos pela Coordenação de Curso Elaboração de relatórios individuais de atividades desenvolvidos na monitoria para entrega conforme calendário de monitoria Carga horária 4h 4h 4h 3h b. A atividade de monitoria deverá ser exercida durante os meses de março a junho do semestre letivo em vigência; c. A monitoria é exercida, obrigatoriamente, em turno inverso aquele no qual o aluno estiver matriculado, inclusive no sábado, mediante a necessidade da Direção da Escola e/ou Coordenação de Curso. d. O aluno aprovado no processo seletivo só poderá iniciar as atividades de monitoria, com bolsa ou voluntária, após a assinatura do contrato ou termo de compromisso junto ao NAPe; e. A bolsa de monitoria não poderá ser concedida acumulativa, ao aluno que disponha de um dos seguintes benefícios: Contrato ou Termo de Compromisso de Estágio remunerado com a FG Recife/SOCEC. Também não poderá ser concedida ao aluno que seja funcionário da Faculdade dos Guararapes de Recife/SOCEC. f. O valor da concessão da bolsa está limitado ao valor da mensalidade paga pelo aluno. Não podendo haver créditos e nem pagamento de favor. g. A Coordenação de Curso solicitará vagas especificas para monitoria, conforme necessidades do curso Controle da Monitoria: a. Cabe ao Coordenador de Curso entregar ao NAPe o formulário de requerimento de monitoria assinado pelo professor da disciplina. (ANEXO 04)

3 3 b. A atividade de monitoria é acompanhada por meio de folha de frequência, preenchida pelo monitor e revisada pela Direção da Escola ou Coordenação de Curso (ANEXO 07); c. O monitor deverá elaborar relatório mensal (ANEXO 06), que versará sobre as atividades exercidas nesse período, os pontos positivos e negativos dessas atividades, as contribuições ao aprendizado, e entregá-lo à Coordenação de Curso até o dia 15 do mês vigente, exceto no mês de junho que deverá ser entregue até 30 de junho. d. É responsabilidade direta da Direção da Escola e Coordenação do Curso a comunicação com a Direção Acadêmica e Geral de todos os encaminhamentos de atividades de monitoria, com exposição de motivos, até o dia 10 de cada mês. e. A Coordenação de Curso deve, ao final do período de monitoria, encaminhar a declaração de conclusão das atividades ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico NAPe, documento em anexo na pasta do aluno, para que o processo seja finalizado e aqueles que obtiverem bons resultados e frequência, recebam a declaração de monitoria Inexistência de vínculo empregatício: O monitor exerce suas atividades, sem vínculo empregatício com a Faculdade, mediante assinatura de contrato administrativo ou termo de compromisso com a Faculdade, só tendo validade o contrato ou termo de compromisso de monitoria assinado na forma da letra d do subitem 3.3 da parte I desde Edital, que trata das regras de funcionamento da monitoria A avaliação do desempenho do monitor: Na avaliação do monitor deverá constar todos os relatórios individuais mensais e um parecer do Coordenador de Curso sobre os itens constantes neste edital e no formulário de avaliação em anexo. (ANEXO 08) Na avaliação do desempenho do monitor deverão ser observados os seguintes requisitos: a. Assiduidade; b. Pontualidade; c. Interesse e responsabilidade; d. Segurança em conhecimentos, competências, habilidades e procedimentos teórico-práticos inerentes à disciplina; e. Organização; f. Cumprimento das tarefas que lhe são atribuídas; g. Relacionamento com alunos, professores e equipe técnica O monitor que tiver a avaliação de desempenho igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação de seu desempenho faz jus a uma declaração de monitoria da Faculdade dos Guararapes (independentemente da monitoria ser voluntária ou com bolsa) 3.7 Cancelamento do exercício da Monitoria: A monitoria, voluntária ou com bolsa, poderá ser cancelada, pela Direção Geral nos seguintes casos:

4 4 a) Pelo não cumprimento das tarefas atribuídas; b) Na infringência de preceitos éticos ou regimentais da Faculdade; c) Na ocorrência da aplicação de penalidade disciplinar prevista no Regimento Geral da Faculdade; d) Ocorrendo trancamento de matrícula, cancelamento, abandono ou conclusão de curso; e) Havendo desempenho insatisfatório como monitor, ou seja, se à avaliação de desempenho for inferior a 7,0 (sete); f) Se o aluno não assinar o contrato de monitoria dentro do prazo estabelecido neste Edital; 3.8. Da definição e do preenchimento de vagas: A vaga para o exercício com bolsa de monitoria é facultada para os alunos aprovados no processo seletivo, conforme este Edital, obedecendo aos seguintes requisitos: a. Disciplinas que adote metodologia inovadora; b. Disciplinas que, por sua natureza, desenvolva atividades práticas; c. Disciplinas que requeira, sistematicamente, o uso de recursos tecnológicos; d. Disciplinas cuja metodologia favoreça a redução de evasão e reprovação O exercício voluntário de monitoria é facultado para alunos aprovados em processo seletivo. A quantidade de vagas é definida conforme este Edital. Para essa atividade deve ser assinado contrato ou Termo de Compromisso específico; É facultado ao aluno requerer seu desligamento do exercício da monitoria; Ocorrendo abertura de vaga no exercício com bolsa de monitoria, por desistência de monitor, esta será preenchida, preferencialmente, por monitor voluntário; Não havendo monitor voluntário, a vaga será preenchida por meio de processo seletivo, quando não houver outro aluno classificado no mesmo semestre em que ocorreu a seleção. 4. Bolsa de Monitoria: Pelas atividades de Monitoria com bolsa, o Monitor fará jus a uma Bolsa no percentual de 20% (vinte por cento), a ser pago na forma de desconto implantado no valor da mensalidade do aluno/monitor. 4.1 A bolsa será implantada a partir da assinatura do contrato ou Termo de Compromisso, ou seja, de março a junho; 4.2 A bolsa de monitoria não importa em salário, não caracterizando qualquer vínculo trabalhista entre o Monitor e a Faculdade; 4.4 A bolsa terá uma periodicidade mensal e será automaticamente cancelada com o encerramento da monitoria à qual esteja vinculada, no prazo estabelecido na letra b do item 3.3 deste edital; 4.5 É dever do monitor informar a eventual percepção de quaisquer bolsas ou descontos na FG Recife, ao tempo da vinculação como monitor.

5 5 II - DAS VAGAS DE MONITORIA PARA As atividades de monitoria em serão iniciadas no mês de março e encerradas no mês de junho, havendo oferta de vagas para as disciplinas relacionadas no quadro de vagas. (ANEXO 01) III - DO PROCESSO SELETIVO 1. Da Habilitação: A habilitação de alunos candidatos à monitoria subordina-se às seguintes condições: a) A inscrição e o concurso para bolsa de monitoria é privativo para alunos regularmente matriculados em , em curso de Graduação no respectivo semestre letivo; b) A regularidade nas situações acadêmica e financeira do aluno deverá ser previamente atestada pelo coordenador de seu curso, antes de autorizar a inscrição em processo seletivo para bolsa de monitoria; c) No ato da inscrição, o aluno deve entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (ANEXO 05) no NAPE; d) Constituem impedimentos à inscrição no processo seletivo para monitoria: 1) Aluno com reprovação na disciplina a que concorre; 2) Aluno não matriculado em ) O registro de aplicação de penalidade disciplinar para o aluno nos últimos dois anos; 4) O aluno ter vínculo empregatício com a Faculdade dos Guararapes de Recife ou com a Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura (SOCEC); 5) O aluno ser estagiário remunerado da Faculdade dos Guararapes de Recife/Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura (SOCEC); 2. Do período e local de inscrição: a. Divulgação do Edital: 03 de fevereiro de 2017; b. Período para Inscrição: 06 de fevereiro de 2017 a 15 de fevereiro de 2017 (presencialmente) c. Local de inscrição: NAPe d. Horário: Segunda 19h ás 21h e Quinta 09h às 12h 3. Da seleção: a. A coordenação do processo seletivo, nas fases planejamento e execução é da competência do NAPe; já a avaliação é competência da Coordenação de Curso. b. A seleção dos candidatos é feita por meio dos seguintes instrumentos: 1) Nota obtida pela disciplina interessada na monitoria apresentando uma pontuação igual ou acima da nota 7,0 (sete). 2) Análise geral do histórico escolar do candidato mais especificamente nota a partir de 7,0 (sete); 3) Entrevista com a Coordenação de Curso onde será verificada a disponibilidade de tempo do candidato para exercer a monitoria em turno e horário previstos;

6 6 c. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação; (Tabela de peso das avaliações ANEXO 03); d. Os candidatos aprovados são classificados de acordo com a média ponderada das notas obtidas no conjunto dos instrumentos de avaliação e convocados conforme o número de vagas disponibilizadas por disciplina e por turno. e. Em caso de empate, são critérios de desempate, por ordem de prioridade: 1) A maior média final (MF) obtida na disciplina à qual o aluno concorre; 2) A maior média aritmética das médias finais (MF) obtidas pelo aluno nas disciplinas já cursadas; 3) Maior quantidade de horas-aula integralizadas no curso. g. O resultado do processo seletivo será divulgado pela Coordenação do Curso até no máximo dia 23 de fevereiro de Do período de realização da seleção: a. Período para a avaliação (nota disciplina concorrendo monitoria, analise geral do histórico e entrevista): 16/02/2017 a 21/02/2017 b. As datas e os horários das entrevistas individuais serão divulgados pela Coordenação de Curso. c. Publicação dos resultados da avaliação (nota disciplina concorrendo monitoria, analise geral do histórico e entrevista) serão divulgados pela Coordenação de Curso: 23/02/2017. d. O contrato será assinado entre os dias 02 e 03/03/ Do encaminhamento do resultado: A relação dos candidatos aprovados para exercer a monitoria em , será encaminhada, pela Coordenação do Curso, ao NAPe, no dia através de memorando e , anexando-se ao memorando a situação financeira e a situação acadêmica de cada aluno selecionado. 6. Da assinatura do contrato ou termo de compromisso de monitoria: a. O contrato ou termo de compromisso para exercício na monitoria em será assinado pelo aluno, no NAPe. b. O aluno só poderá iniciar as atividades de monitoria após a assinatura do contrato ou termo de compromisso, cabendo à Diretoria da Escola e ao professor da disciplina a responsabilidade de zelar pelo cumprimento desta determinação; c. As vagas não preenchidas, através da assinatura do contrato, serão automaticamente extintas Recife, 13 de janeiro de Vanessa P. Piasson Maziero Diretora do Campus

7 7 ANEXO 01 MONITORIA QUADRO DE VAGAS QUADRO DE VAGAS MONITORIA FG RECIFE CURSO DISCIPLINA QUANTIDADE DE ALUNOS SOLICITADA TURNO PRÉ-REQUISITO PROFESSOR BOLSA VOLUNTÁRIO RESPONSÁVEL Engenharias Arquitetura Administração Disciplinas Institucionais Negócios Psic ologi a Cálculo Manhã -1 Noite- 1 Cálculo Manhã -1 Noite- 1 Física Manhã -1 Noite- 1 Desenho Técnico 1 1 Manhã -1 Noite- 1 Geometria 1 0 Manhã Geometria 0 1 Noite Matemática Manhã ou 0 1 Financeira Noite Contabilidade Gerencial Psicologia Social e Comunitária 0 1 Manhã ou Noite 0 1 2MA Ter cursado a disciplina Ter cursado a disciplina Ter cursado a disciplina Ter cursado a disciplina Ter cursado a disciplina Ter cursado a disciplina Ter cursado a disciplina A partir do 3º per. De piedade Greibon Ribeiro Carlos Eliecer José Arimateia Ana Luzia Luiz Carlos Luiz Carlos Vladya Tatyane Pereira De Lira

8 8 Psicologia Escolar e Educacional 0 1 2MA A partir do 3º per. De piedade Mireilly Cristiany Lucena Moura Hemeterio Processos Psicológicos Básicos II 0 1 2MA A partir do 3º per. De piedade Giedra Pereira Marinho Psicologia Social e Comunitária 0 1 2NA A partir do 3º per. De piedade Vladya Tatyane Pereira De Lira Psicologia Escolar e Educacional 0 1 2NA A partir do 3º per. De piedade Mireilly Cristiany Lucena Moura Hemeterio Processos Psicológicos Básicos I 0 1 2NA A partir do 3º per. De piedade Alexandra Pontes Florencio Cavalcanti Berenguer Psicologia Ciência e profissão Psicologia e políticas públicas Processos Psicológicos Básicos I 0 1 1NA A partir do 2º per. De rec 0 1 5NA A partir do 2º per. De rec 0 1 3NA A partir do 2º per. De rec Mireilly Cristiany Lucena Moura Hemeterio Mireilly Cristiany Lucena Moura Hemeterio Vanessa Souza Eletherio De Oliveira NEAD Monitoria Técnica 0 2 Manhã/Noite Do 3º período em diante Roberta Guerra

9 9 ANEXO 02 CALENDÁRIO GERAL DO PROCESSO DE MONITORIA (2017.1) DATAS SETOR REPONSÁVEL/APOIO Divulgação do Edital 03/02/2017 NAPE / Site da FG Período para Inscrição 06/02/2017 a 15/02/2017 NAPE Avaliação (nota disciplina concorrendo monitoria, analise geral do histórico e 16/02/2017 a 21/02/2017 Coordenação de Curso entrevista) Resultados da avaliação (nota disciplina concorrendo monitoria, 23/02/2017 Direção de Curso / Escola analise geral do histórico e entrevista) Assinatura do Contrato De 02 a 03/03/2017 NAPe Início das Atividades A partir do dia 06/03/ Vigência Março, abril, maio e junho

10 10 TIPO Nota disciplina cursada concorrendo monitoria ANEXO 03 TABELA DE PESO DAS AVALIAÇÕES VALOR (PESO) 6,0 Histórico Escolar 2,0 Entrevista 2,0

11 11 ANEXO 04 REQUERIMENTO DE MONITORIA (2017.1) Eu, professor da disciplina, da Escola de, solicito monitoria para o semestre. Declaro estar ciente que as atribuições do monitor, que consta em Edital específico de seleção, bem como o acompanhamento administrativo/acadêmico são da responsabilidade da Coordenação e da Direção de Escola. Data, de de. Professor Requerente Direção de Escola Coordenador de Curso

12 12 ANEXO 05 FICHA DE INSCRIÇÃO (2017.1) Ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico NAPE Eu,, aluno (a) desta Instituição, venho requerer a V. Sa. minha inscrição para o Processo Seletivo de Monitoria na disciplina Turno: Curso Minha situação acadêmica está de acordo com as normas previstas no Edital de Seleção de Monitoria TELEFONE FIXO: CELULAR: ( ) MONITORIA COM BOLSA ( ) MONITORIA VOLUNTÁRIA Nestes termos, pede deferimento. Aluno (a) Matrícula Turma Data, de de.

13 13 ANEXO 06 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL MONITORIA FG (2017.1) Monitor: Curso: Mês/Ano: Matrícula: Monitoria: ( ) Com Bolsa ( ) Voluntária Atenção relatório deverá ser entrega ao Coordenador de Curso até o dia 15 de cada mês. 1.Atividades Desenvolvidas: 2.Aprendizagem Adquirida: 3.Desafios e Obstáculos Encontrados: 4.Autoavaliação: 4.1.Relacionamento com os alunos ( ) Excelente ( )Bom ( ) Regular ( )Fraco 4.2. Assiduidade/Pontualidade ( ) Excelente ( )Bom ( ) Regular ( )Fraco 4.3.Cumprimento das tarefas ( ) Excelente ( )Bom ( ) Regular ( )Fraco 4.4.Frequência ( ) Excelente ( )Bom ( ) Regular ( )Fraco

14 14 ANEXO 07 RELATÓRIO DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA (2017.1) Mês de Referência: MONITOR: Monitoria: ( ) Com BOLSA ( ) Voluntária Curso: Disciplina: Nº NOME MATRÍCULA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Atenção relatório deverá ser entrega ao Coordenador de Curso até o dia 15 de cada mês. Visto do Coordenador de Curso Data: Assinatura: Visto do Diretor de Escola Data: Assinatura:

15 15 ANEXO 08 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO MONITORIA (2017.1) Coordenador: Monitor avaliado: Monitoria: ( ) Com Bolsa Curso: Período de monitoria: ( ) Voluntária Itens Avaliados Pontuação Nota 1.Assiduidade. 0 a 1,0 2.Pontualidade. 0 a 1,0 3.Interesse e Responsabilidade. 0 a 1,0 4.Organização. 0 a 1,0 5.Cumprimento das tarefas solicitadas. 0 a 2,0 6.Relacionamento com alunos, professores e equipe técnica. 0 a 2,0 7.Segurança em conhecimentos, competência, habilidades e 0 a 2,0 procedimentos técnicos-práticos inerentes à disciplina. TOTAL GERAL XXXXXXX Atenção formulário deverá ser entrega ao NAPE até o dia 30 de junho. Declaro, que o monitor acima, cumpriu suas atividades e exerceu todo o trabalho estabelecido conforme regras institucionais constantes em Edital. Coordenador de Curso Direção de Curso Data, de de

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA 1 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA 2017.2 A FACULDADE DOS GUARARAPES, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura (SOCEC), com sede em Recife / PE, com base no Inciso 8 do Artigo 11 e Parágrafo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES - UNIFG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES - UNIFG 1 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA 2017.2 CURSOS TÉCNICOS CENTRO UNIVERSITARIOS DOS GUARARAPES - UNIFG, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura Ltda. (SOCEC), com sede em Jaboatão dos Guararapes

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO MONITORIA 2010.2

EDITAL DE SELEÇÃO MONITORIA 2010.2 1 Laureate International Universities R EDITAL DE SELEÇÃO MONITORIA 2010.2 A FACULDADE DOS GUARARAPES, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura - SOCEC, com sede em Jaboatão dos Guararapes

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES - UNIFG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES - UNIFG 1 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA 2017.2 GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES - UNIFG, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura LTDA (SOCEC), com sede em Jaboatão dos Guararapes

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM /APRENDIZAGEM EDITAL DE MONITORIA DE Aprendizagem Avançada 2018.1 A Universidade Potiguar UnP, através do setor de Qualidade Acadêmica, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a

Leia mais

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR REGULAMENTO DA MONITORIA DA FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR Pau dos Ferros/RN REGULAMENTO DA MONITORIA A Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar, com sede em Pau dos Ferros, RN, torna públicas as

Leia mais

Objetivo O exercício deste estágio objetiva promover atividades de apoio ao micro empreendedor individual (MEI) junto ao SEBRAE-PE.

Objetivo O exercício deste estágio objetiva promover atividades de apoio ao micro empreendedor individual (MEI) junto ao SEBRAE-PE. Laureate International Universities R EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DO SEBRAE 1 A FACULDADE DOS GUARARAPES, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura - SOCEC, com sede em Jaboatão dos Guararapes

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 001/2018 2º CHAMADA PARA VAGAS REMANECENTES I - DAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA MONITORIA

EDITAL DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 001/2018 2º CHAMADA PARA VAGAS REMANECENTES I - DAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA MONITORIA EDITAL DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 001/2018 2º CHAMADA PARA VAGAS REMANECENTES A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, através da Qualidade Acadêmica, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

I DAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

I DAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ProBIC - 2011 A UNIVERSIDADE POTIGUAR, mantida pela Sociedade Potiguar de Educação e Cultura - APEC, com sede

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO EDITAL DE MONITORIA 2017 A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, por meio do Núcleo de Acessibilidade e apoio Psicopedagógico NAPe, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA 2018.1 O CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES - UNIFG, mantida pela Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura (SOCEC), com sede em Jaboatão dos Guararapes/PE, com base no

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO EDITAL DE MONITORIA TECNOLÓGICA A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO EDITAL DE MONITORIA TECNOLÓGICA A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo

Leia mais

Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP Fone (0**42)

Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP Fone (0**42) Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP 84.010-310 Fone (0**42) 3224-0301 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO Ações de prevenção em Motricidade Orofacial

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Recredenciada pela Portaria MEC nº 1473 de 07 de Outubro de 2011. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA 2017.2 A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a participar da seleção

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA 2017.1 A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a participar da seleção

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2019.1 A Faculdade Rebouças de Campina Grande - FRCG, através do setor do Conselho Superior Acadêmico e presidido pela Diretoria, torna público o presente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADOS DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADOS DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADOS DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Faculdade Internacional da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura Ltda. ASPEC, com sede em João Pessoa,

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA IMMES EDITAL

PROGRAMA DE MONITORIA IMMES EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA IMMES EDITAL 2018-1 O Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior - IMMES, com sede em Matão/SP torna públicas as regras de funcionamento do Programa de Monitoria nos Cursos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2016.2 A Faculdade Internacional da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura Ltda. ASPEC, com sede em João Pessoa, PB, torna públicas as regras de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017

PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 O Centro Universitário IBMR, com sede no Rio de Janeiro, conforme seu Programa de Monitoria, torna públicas as regras de funcionamento da Monitoria

Leia mais

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 A Diretoria acadêmica da Faculdade do Norte Goiano da cidade de Porangatu estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2017.1 A Faculdade Internacional da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura Ltda. ASPEC, com sede em João Pessoa, PB, torna públicas as regras de

Leia mais

Universidade Potiguar UnP Curso Ciências Contábeis PROGRAMA DE TUTORIA DE DISCIPLINAS EDITAL DE TUTORIA

Universidade Potiguar UnP Curso Ciências Contábeis PROGRAMA DE TUTORIA DE DISCIPLINAS EDITAL DE TUTORIA Universidade Potiguar UnP Curso Ciências Contábeis PROGRAMA DE TUTORIA DE DISCIPLINAS EDITAL DE TUTORIA 2017.2 A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Potiguar Campus Mossoró torna

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2017.2 A Faculdade Internacional da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura Ltda. ASPEC, com sede em João Pessoa, PB, torna públicas as regras de

Leia mais

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais retifica

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIAS E TI ESCOLA DE ARQUITETURA, DESIGN E MODA. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA / e-labora - MOSSORÓ

ESCOLA DE ENGENHARIAS E TI ESCOLA DE ARQUITETURA, DESIGN E MODA. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA / e-labora - MOSSORÓ ESCOLA DE ENGENHARIAS E TI ESCOLA DE ARQUITETURA, DESIGN E MODA. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA 2017.1 / e-labora - MOSSORÓ A Universidade Potiguar UnP, através da Escola de Engenharias e TI,

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 A Coordenação do Curso de Engenharia Civil, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO Art. 1º. A monitoria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades formativas

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo EDITAL N 0 05/2018 DE 20 DE MARÇO DE 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Campus Canoas, no

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA 2011 Sumário Sobre a Monitoria e seus objetivos... 2 Sobre o Benefício e as Obrigações do Monitor... 2 Sobre as Vagas para Monitoria e a seleção para Monitor... 3 Sobre os Impedimentos

Leia mais

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários)

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 007/2016 SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL Nº 007/2016 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 007/2016 SELEÇÃO DE MONITORES Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Educação Física, Enfermagem,

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 1 CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS -

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS - MANUAL DE MONITORIA 2012 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado monitor

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange REGULAMENTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA Campinas 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Regula a monitoria da Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes. A Direção da Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes, no uso de suas atribuições regimentais, em especial

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA Atualização em 2017 EDITAL DE CHAMADA XX/XX SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO PÚBLICA, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

EDITAL PARA O PROGRAMA DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE DIREITO, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, BIOLOGIA E ENGENHARIA.

EDITAL PARA O PROGRAMA DE MONITORIA PARA OS CURSOS DE DIREITO, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, BIOLOGIA E ENGENHARIA. EDITAL PARA O PROGRAMA DE MONITORIA 2019.1 PARA OS CURSOS DE DIREITO, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, BIOLOGIA E ENGENHARIA. A Faculdade Estácio de Castanhal torna pública a abertura do processo seletivo para o

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Direção da FATEO Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, no uso das suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2018.2 O Diretor Executivo do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL-, entidade de ensino criada pelo Decreto-Lei 4.048,

Leia mais

FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA INTRODUÇÃO O exercício da Monitoria constitui-se em uma atividade de grande relevância, especialmente, por estimular no aluno de graduação

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO 2018-2 O Centro Universitário IBMR torna públicas as regras de funcionamento da Monitoria em Cursos de Graduação, cria vagas e define critérios de seleção para o

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 2017

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES EDITAL Nº

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL. Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018

FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL. Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018 A Direção Geral da Faculdade Estácio de Castanhal, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

PSICOLOGIA Curso de Graduação

PSICOLOGIA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida PSICOLOGIA Curso de Graduação PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO REGULAMENTO Sinop - MT REGULAMENTO DE MONITORIA DE ENSINO Dispõe sobre

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS FACULDADE AMADEUS EDITAL DE MONITORIA N O 03/2013

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS FACULDADE AMADEUS EDITAL DE MONITORIA N O 03/2013 SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS FACULDADE AMADEUS EDITAL DE MONITORIA N O 03/2013 O Diretor Geral, consoante com o Regulamento de Monitoria, comunica aos alunos regularmente matriculados, que estarão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 20/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ASCOM/UFRA A Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 007 - CTGC/IFB, DE 11 DE ABRIL DE 2016. SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE MONITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO BRINQUEDOTECA 2016 O Diretor-Geral do Campus Taguatinga Centro, nomeado pela Portaria

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DE MONITORIA. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DE MONITORIA Dispõe sobre a regulamentação da Monitoria Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1 O presente regulamento estabelece normas para o processo seletivo de monitoria da Faculdade

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIAS E TI ESCOLA DE ARQUITETURA, DESIGN E MODA. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA / e-labora

ESCOLA DE ENGENHARIAS E TI ESCOLA DE ARQUITETURA, DESIGN E MODA. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA / e-labora ESCOLA DE ENGENHARIAS E TI ESCOLA DE ARQUITETURA, DESIGN E MODA. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA 2017.1 / e-labora A Universidade Potiguar UnP, através da Escola de Engenharias e TI, e a Escola

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 02 DE MAIO DE 2017 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/2

EDITAL MONITORIA 2017/2 EDITAL MONITORIA 2017/2 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Nº. 7 de 2017/1. A Direção Geral da Faculdade Metropolitana

Leia mais

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA DIREÇÃO GERAL. ORDEM INTERNA OI-DG 01/ de junho de 2018

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA DIREÇÃO GERAL. ORDEM INTERNA OI-DG 01/ de junho de 2018 ORDEM INTERNA OI-DG 01/2018 11 de junho de 2018 Divulga o Edital do Processo Seletivo para a atividade de Monitoria do 1º semestre de 2018, e dá outras providências. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PRESBITERIANA

Leia mais

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá, no uso

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE EXTENSÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE EXTENSÃO FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORIA ACADÊMICA 02/27 A Diretoria de Extensão e a Diretoria das Engenharias Integradas, no uso de suas atribuições

Leia mais

1.2.2 Oferecer ao aluno monitor uma complementação em sua formação acadêmica que permita uma melhor qualificação profissional.

1.2.2 Oferecer ao aluno monitor uma complementação em sua formação acadêmica que permita uma melhor qualificação profissional. A Coordenação de Monitoria do Campus do Sertão/Sede Delmiro Gouveia - da Universidade Federal de Alagoas torna público que estarão abertas as inscrições para vagas de monitoria 2016.1 com BOLSA e/ou sem

Leia mais

NÚCLEO DE EXTESÃO PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE ATENEU FATE EDITAL Nº

NÚCLEO DE EXTESÃO PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE ATENEU FATE EDITAL Nº NÚCLEO DE EXTESÃO PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE ATENEU FATE EDITAL Nº 01 2018.1 O Núcleo de Extensão da ATENEU divulga as informações específicas para a seleção de vagas da monitoria para semestre

Leia mais

Curso de Direito Edital Monitoria

Curso de Direito Edital Monitoria Curso de Direito Edital Monitoria - 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE Nº. 01/2014. A Direção Geral da Faculdade Casa

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N º 01 /2016

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N º 01 /2016 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N º 01 /2016 A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO N o 002/2013 A Universidade Tiradentes Unit, com sede na Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia, CEP 49.032-490

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016 EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016 O DIRETOR DO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL - RAU - GERALDO WERNINGHAUS torna de conhecimento público a abertura de inscrições e as normas que regem a seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 O Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2017 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2017 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2017 A Coordenação do Curso de ARQUITETURA E URBANISMO, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2016 A Coordenação do Curso de ARQUITETURA E URBANISMO, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Senhor do Bonfim torna pública a abertura das inscrições para seleção de bolsas do Programa Institucional

Leia mais

REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG

REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG Este Regulamento tem como objetivo normalizar a seleção e os demais procedimentos relacionados ao desenvolvimento das atividades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS EDITAL Nº 20/28/IFTO/, DE 10 DE MAIO DE 28. PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE MONITORES PARA O ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO -, PROEJA E TÉCNICO SUBSEQUENTE NO IFTO - O DIRETOR-GERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DIRETORIA DE REGULAÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA ANEXO 1 PROGRAMA DE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DIRETORIA DE REGULAÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA ANEXO 1 PROGRAMA DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DIRETORIA DE REGULAÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE MONITORIA ANEXO 1 PROGRAMA DE MONITORIA/REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO aluno(a) regularmente

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA CURSO DE PSICOLOGIA 2º / 2018

EDITAL DE MONITORIA CURSO DE PSICOLOGIA 2º / 2018 EDITAL DE MONITORIA CURSO DE PSICOLOGIA 2º / 2018 A Direção da FACULDADES INTEGRADAS IESGO, no uso de suas atribuições, torna público o presente EDITAL, com o objetivo de divulgar as normas do processo

Leia mais

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO EDITAL Nº. 01/2018 PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2017/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ORIENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM PROL DA MELHORIA DO

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 22/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Superior

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 22/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL COMPLEMENTAR Nº 22/2019 Seleção

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais