Radiação do corpo negro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Radiação do corpo negro"

Transcrição

1 Radiação do corpo negro Radiação térmica. Um corpo a temperatura ambiente emite radiação na região infravermelha do espectro eletromagnético e portanto, não é detectável pelo olho humano. Com o aumento da temperatura do corpo, a intensidade e a frequência da radiação aumenta e isto faz com que a cor do corpo mude. Na verdade um objeto aquecido emite e absorve radiação térmica de todas as freqüências, mas com o aumento da temperatura mais radiação é emitida e a freqüência da radiação mais intensa aumenta

2 Lei de Kirchhoff e definição de corpo negro Em 1859 Kirchhoff baseado na termodinâmica mostrou que para qualquer corpo em equilíbrio térmico com a radiação, a potência emitida é proporcional a potência absorvida, ou seja onde é a potência emitida por unidade de área e por unidade de frequência, é a potência absorvida (fração da potência incidente que é absorvida por unidade de área e por unidade de frequência pelo corpo que é aquecido e é uma função universal para todos os corpos. Definição de corpo negro: O corpo negro é definido como sendo o objeto que absorve toda a radiação eletromagnética que incide sobre ele. Ele possui para todas as frequências e portanto, a lei de Kirchhoff para um corpo negro tem a forma: Obs: Devido ao fato da emissão e a absorção estarem conectadas pela lei de Kirchhoff, podemos concluir que o corpo negro (perfeito absorvedor) é também um radiador ideal.

3 Corpo negro e a lei de Stefan-Boltzman Na prática qualquer cavidade com uma pequena abertura que permite com que a radiação incida em seu interior mas não permita que saia, acaba se comportando como um corpo negro. Lei de Stefan-Boltzman: Em 1879 Stefan obteve experimentalmente que a potência total emitida por um corpo aquecido, por unidade de área em todas as frequências é proporcional a quarta potência da sua temperatura, ou seja: área e por unidade de frequência emitida pelo corpo, T é a Stefan-Boltzman por ter sido Boltzman quem demonstrou onde é a potência por unidade de área da superfície do corpo negro para todas as frequências, é a potência por unidade de temperatura absoluta do corpo e é chamada de constante de teoricamente esta lei.

4 Lei de Stefan-Boltzman e do deslocamento de Wien Um corpo que não seja um irradiador ideal também obdecerá a lei de Stefan-Boltzman porém com um coeficiente Lei do deslocamento de Wien: Em 1893 Wien propôs um modelo para a função que descrevia bem os resultados experimentais de com a temperatura. Esta lei passou a ser chamada de lei do deslocamento de Wien e tem a forma:

5 Modelos para explicar a radiação do corpo negro Obs1: É mais conveniente considerar ao invez da potência irradiada, a densidade volumétrica de energia por unidade de frequência. Modelo de Rayleigh-Jeans: O modelo proposto por Rayleigh-Jeans considera que a distribuição da radiação térmica para os corpos é proporcional à temperatura e depende do quadrado da frequência. Este modelo descrevem bem a distribuição da radiação térmica para pequenos valores de frequência, porém para grandes valores de frequência o modelo proposto diverge dos resultados experimentais. Modelo de Wien: Em 1893 Wien propoe uma lei exponencial para explicar a distribuição da radiação térmica. Este novo modelo tem boa concordância com os resultados experimentais somente para altos valores de frequência e a distribuição da radiação varia com o cubo da frequência, ou seja:

6 fórmula de Planck para o corpo negro Modelo de Planck: Como todas as tentativas de descrever todo o espectro de radiação do corpo negro, que eram baseados nos conceitos da física clássica tinham falhados, Planck propôs em 1900 um novo modelo que, para baixas frequências concordava bem com o modelo Rayleigh-Jeans e para altas com o modelo de Wien. Este modelo tem a seguinte forma:

7 Radiação de corpo negro (resumo) Resumo: a) Corpo negro é todo corpo que absorve completamente a radiação eletromagnética que incide sobre ele. b) O corpo negro é o irradiador mais efetivo que existe da radiação térmica. c) A densidade espectral de energia irradiada pelo corpo negro é descrita pela fórmula de Planck. d) A lei de Wien estabelece o comprimento de onda para qual a intensidade da radiação é máxima. e) A lei de Stefan-Boltzmann estabelece que a potência irradiada por unidade de área (intensidade) por um corpo negro é proporcional a temperatura absoluta elevada a quarta potência.

8 Medida do espectro de emissão de uma lâmpada incandescente O espectro de emissão da lâmpada pode nos ajudar na compreender o processo de radiação térmica dos corpos. a) o espectro pode ser medido no laboratório com um a ajuda de um i n s t r u m e n t o c h a m a d o d e espectrofotômetro. b) Vamos medir o espectro de emissão da lâmpada em função do comprimento de onda e comparar com a previsão de Planck. Objetivo do experimento: Medir a radiância espectral de uma lâmpada incandescente e ajustar estes dados à fórmula de Planck para a radiação do corpo negro e se possível extrair a constante de Planck.

9 Etapas experimental a) Medir a temperatura de uma lâmpada de filamento. b) Medir a radiância espectral dessa lâmpada. c) Ajustar a radiância espectral medida à curva de Planck. d) Essa lâmpada é um corpo negro ideal? As condições experimentais são ideais? Aplicar as correções que achar necessárias. e) Qual foi o resultado? O que podemos concluir do experimento?

10 Procedimento experimental para medir a temperatura da lâmpada 1) Medir a temperatura da lâmpada usando a expressão abaixo: onde R é a resistência do filamento a temperatura T; To é a temperatura da sala; Ro é a resitência do filamento da lâmpada à temperatura To. Para obter a resistência R meça a tensão no resistor Ri e na lâmpada do circuito abaixo. Obs: O valor da resitência Ri é de 10 ohms.

11 Espectrofotômetro O espectrofotômetro é um equipamento utilizado em espectroscopia para estudar os espectros atômicos e a intensidade de cada linha espectral em função do comprimento de onda. a) O espectrofotômetro com o qual vamos realizar as medidas, utiliza um sensor que está acoplado a um micro-computador através de uma interface, permitindo que os dados sejam armazenados no computador.

12 Espectrofotômetro No caso desta experiência o elemento dispersor utilizado pelo espectrofotômetro é uma rede de difração de transmissão. A irradiância, I, é definida, em termos físicos, como a energia radiante média por unidade de área e por unidade de tempo.

13 Aparato experimental utilizado para medir o espectro de radiação de uma lâmpada incandescente

14 Detalhe da fenda de entrada

15 Rede de difração

16 Circuito da lâmpada

17 Alinhamento do sistema Alinhamento: Para alinhar o instrumento, a imagem da fenda de entrada (luz branca) deve estar centrada na fenda de saída. a) A mesa que suporta a lâmpada deve estar em cima do trilho do instrumento. b) As fendas utilizadas são as maiores tanto na entrada quanto na saída. c) A lâmpada deve estar a 2 ou 3 cm da fenda de entrada. d) A rede de difração deve estar com a face virada para a lâmpada (paralela a linha que une o ângulo 0 ao 180) pois em caso contrário, os ângulos medidos terão um erro sistemático.

18 Inicializando um experimento Esse equipamento funciona com uma interface Pasco e um programa para aquisição DataStudio: a) Abrir o DataStudy e clicar em criar um experimento. b) Adicionar Sensor de Movimento Rotativo na entrada digitais 1. c) Adicionar Sensor Infravermelho na entrada analógica A. d) ajustar Taxa de Amostra em 50Hz e Média 10x. e) Em Sensor de Movimento Rotativo ajustar para Alta (Divisão/ Rotação 1440). f) No ícone Calibrar Sensores ajustar Calibração Ponto 2 para 0,3V em 100% do máximo. g) Duplo clique em Gráficos e em seguida selecionar Intensidade da Luz (% do max). h) No gráfico, trocar Eixo X de tempo para Posição Ângular. i) Clique em Iniciar (no topo) para começar a tomada de dados. j) Girar lentamente a placa giratória, partindo do zero até 50 graus. l) Repitir a medida para 5 valores diferentes de tensão na lâmpada (entre 8 e 12V)

19 Tratamento dos dados O gráfico obtido deve ser semelhante ao representado na figura abaixo. a) Converter o eixo X para graus b) Converter de graus para comprimento de onda em microns c) Ajustar as curvas de intensidade de forma que todas iniciem com intensidade nula. d) Corrigir a emissividade Correção da emissividade: A lâmpada incandescente não é um corpo negro ideal. Isto quer dizer que parte da potência emitida pelo filamento não chega até o «mundo exterior» na forma de radiação eletromagnética. Uma possível perda pode ser devido a absorção desta radiação pelo bolbo de vidro. Tais perdas devem ser corrigidas através de uma curva de emissividade que representa a fração da radiação líquida emitida em relação à radiação total produzida para cada comprimento de onda. A curva de emissividade do tungsténio para T=2200K é mostrada abaixo.

20 Tratamento dos dados A correção da emissividade consiste em dividir o espectro do corpo negro pela curva de emissividade ponto-a-ponto. d) Ajustar a posição do máximo da radiância espectral obtida experimentalmente pela lei do deslocamento de Wien. e) Converter o comprimento de onda de microns para metro e ajustar a curva da radiância espectral a curva de emissão do corpo negro. f) Obter a constante de planck a partir dos dados ajustados.

21 Sequência da experimento Sequência do experimento: A) Determinar a temperatura da lâmpada para um certo valor de tensão aplicada B) Medir a radiância espectral. C) Ajustar os dados experimentais à curva de Planck e extrair o valor da constante de Planck. Ajuste: A) Para ajustar os dados experimentais a funcção de Planck entre no programa Origin em analysis, fitting, nonlinear fit, open dialog. B) Em category escolher corpo negro. Em function escolher Planck_01. C) Em parameters escolher como valores iniciais para o ajuste: Onde co é uma constante de normalização; c1 representa a constante de Planck; c2 representa o produto KbT onde Kb é a constante de Boltzman e c3 é uma constante que caracteriza o fundo.

22 Sequência da experimento Obs: antes de iniciar o ajuste se certifique que as constantes co, c1, c2 estão fixas. a) faça o primeiro ajuste e você verificará que a constante c3 mudou de valor. b) Libere em seguida a constante co e por último a constante c1. c) Durante todo o ajuste a constante c2 deve estar sempre fixa, pois essa constante é proporcional a temperatura do corpo negro que é obtida a partir dos valores de tensão na lâmpada e no resistor de 10 ôhms.

23 Modelo de relatório Relatório final Relatório da experiência de corpo negro Fisica Experimental C ( ) Data:------/ / Turma: Equipe: 1) Função: No USP: ) Função: No USP: ) Função: No USP: Apresentação do relatório: a) Construa um gráfico da radiância espectral da lâmpada em função do comprimento de onda e um gráfico do ajuste desta radiância a do corpo negro para cada uma das temperaturas registradas no experimento, (veja figura abaixo como exemplo). b) Faça uma tabela com os diferentes valores obtidos para a constante de Planck para as diferentes temperaturas. Respondas as perguntas abaixo: 1) Descreva sucintamente o objetivo da experiência e os resultados obtidos. 2) Quais os principais equipamentos usados nesta experiência e quais foram as suas funções neste experimento? 3) Como estimar as incertezas introduzidas por cada equipamento durante o processo de medição? 4) Podemos considerar a lâmpada incandescente como um corpo negro ideal? 5) Em caso negativo, que tipos de correções foram feitas para ajustar a radiância espectral da lâmpada a de um corpo negro? 6) Quais são as principais fontes de erros neste experimento? 7) Comente a incerteza no ajuste.

24 Relatório final Modelo de gráfico a ser apresentado no relatório. Modelo de tabela a ser apresentada no relatório. n Temperatura [K] Constante de Planck 10ˆ34 [Js] ,0 6, ,8 6, ,2 6, ,7 6, ,4 6,51

Material: 1 lâmpada incandescente 1 resistor 10 Ω 2 multímetros

Material: 1 lâmpada incandescente 1 resistor 10 Ω 2 multímetros Um corpo negro trata se de um objeto que emite, na forma de radiação eletromagnética, toda energia que lhe é fornecida. Embora tal definição seja uma conveniência teórica, muitos objetos na natureza se

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Radiação de Corpo Negro Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o

Leia mais

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel. 3091-6647 hbarbosa@if.usp.br http://www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Na primeira semana... Fizeram o gráfico dilog de PXT e PX(T-T 0 ), só que essa

Leia mais

Parte 1. Licenciatura em Química Física III

Parte 1. Licenciatura em Química Física III Parte 1 Licenciatura em Química Física III Radiação Térmica A superfície de um corpo qualquer, a uma temperatura maior que o zero absoluto (T > 0 K), emite energia na forma de radiação térmica, devido

Leia mais

Termo-Estatística Licenciatura: 22ª Aula (05/06/2013) RADIAÇÃO TÉRMICA. (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick)

Termo-Estatística Licenciatura: 22ª Aula (05/06/2013) RADIAÇÃO TÉRMICA. (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick) ermo-estatística Licenciatura: ª Aula (5/6/13) Prof. Alvaro Vannucci RADIAÇÃO ÉRMICA (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick) Experimentalmente observa-se que os corpos em geral e principalmente

Leia mais

Mecânica Quântica. Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck

Mecânica Quântica. Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck Mecânica Quântica Corpo negro: Espectro de corpo negro, catástrofe do ultravioleta, Leis de Rayleigh e Jeans, Hipótese de Planck...numa reunião em 14/12/1900, Max Planck apresentou seu artigo Sobre a teoria

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 09 Professora: Mazé Bechara Material para leitura complementar ao Tópico II na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz; Albert Einstein (1905); Artigo 5 do

Leia mais

Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência da resistência com a temperatura.

Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência da resistência com a temperatura. 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Máximo F. da Silveira Instituto de Física - UFRJ Tópicos Relacionados Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência

Leia mais

ESPECTROSCOPIA: 734EE. Como podemos estudar a Teoria de Planck em um laboratório didático?

ESPECTROSCOPIA: 734EE. Como podemos estudar a Teoria de Planck em um laboratório didático? 1 Imprimir Complementações sobre a Teoria de Planck: Como podemos estudar a Teoria de Planck em um laboratório didático? LÂMPADA DE FILAMENTO Em geral podemos estudar a lei de Stefan-Boltzmann e a Lei

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. Prof. M. Sc. Rafael Urbaneja 0 4. LEIS DA EMISSÃO

Leia mais

Prof. Joel Brito Edifício Basílio Jafet - Sala 102a Tel

Prof. Joel Brito Edifício Basílio Jafet - Sala 102a Tel Prof. Joel Brito Edifício Basílio Jafet - Sala 102a Tel. 3091-6925 jbrito@if.usp.br http://www.fap.if.usp.br/~jbrito Semana passada Exp. 3 1. Circuitos de Corrente Contínua 2. Pilha e Lâmpada 3. Potência

Leia mais

A Radiação do Corpo Negro e sua Influência sobre os Estados dos Átomos

A Radiação do Corpo Negro e sua Influência sobre os Estados dos Átomos Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos A Radiação do Corpo Negro e sua Influência sobre os Estados dos Átomos Nome: Mirian Denise Stringasci Disciplina: Mecânica Quântica Aplicada

Leia mais

A radiação do corpo negro

A radiação do corpo negro A radiação do corpo negro Um corpo em qualquer temperatura emite radiações eletromagnéticas. Por estarem relacionadas com a temperatura em que o corpo se encontra, freqüentemente são chamadas radiações

Leia mais

Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro

Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro CN Página 1 de 7 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro 1. Confira

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO ÍNDICE 2.1- Radiação Térmica 2.2-

Leia mais

Radiação térmica e a constante de Planck

Radiação térmica e a constante de Planck Material complementar de física 4 Professores: Márcia e Fabris Radiação térmica e a constante de Planck Em 14 de dezembro de 19, Max Planck apresentou a Sociedade Alemã de Física o seu artigo sobre a eoria

Leia mais

Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn.

Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn. Fotoluminescência de junção pn Página 1 de 7 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva A radiação do corpo negro e as hipóteses de Planck Um corpo, em qualquer temperatura emite radiação, algumas vezes denominada radiação térmica. O estudo minucioso

Leia mais

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel. 3091-6647 hbarbosa@if.usp.br http://www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Problema a ser investigado Quando utilizamos uma lâmpada transferimos potência

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de fenômeno

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/23

Prof. MSc. David Roza José 1/23 1/23 Radiação de Corpo Negro Para se avaliar a potência emissiva, irradiação, radiosidade ou o fluxo radiativo líquido de uma superfície real opaca, deve-se quantificar as seguintes intensidades espectrais

Leia mais

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases EA1 e EA2 Página 1 de 10 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Leia mais

8.4 Termômetros de Radiação

8.4 Termômetros de Radiação 8.4 Termômetros de Radiação Todos os tipos de medidores de temperatura discutidos até aqui necessitam que o sensor estivesse em contato físico com o corpo cuja temperatura se deseja medir. Além disso,

Leia mais

Medidas da radiação luminosa

Medidas da radiação luminosa Medidas da radiação luminosa Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísca Dr. Francisco Jablonski DAS/INPE chico@das.inpe.br O que medir? Vamos medir a quantidade de energia radiante produzida por fontes

Leia mais

Espectroscopia de emissão/absorção com espectrómetro de prisma

Espectroscopia de emissão/absorção com espectrómetro de prisma Estrutura da Matéria 5/6 Espectroscopia de emissão/absorção com espectrómetro de prisma Objectivo: Estudar o espectro de emissão de um sólido incandescente (filamento de tungsténio); egistar e interpretar

Leia mais

Estudo experimental da radiação térmica

Estudo experimental da radiação térmica Estudo experimental da radiação térmica A - Introdução à Radiação Térmica 1. Equipamento Necessário: - de radiação, cubo de radiação térmica; - Milivoltímetro; - Vidro de janela; - Ohmímetro 2. Procedimento

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de

Leia mais

ATIVIDADE DE FÍSICA MODERNA LER E RESUMIR RESPONDER LISTA

ATIVIDADE DE FÍSICA MODERNA LER E RESUMIR RESPONDER LISTA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS VERIFICAÇÃO

Leia mais

Termodinâmica Lei da radiação de Stefan-Boltzmann

Termodinâmica Lei da radiação de Stefan-Boltzmann O que você pode aprender sobre este assunto... Radiação de um corpo negro Força eletromotriz termoelétrica Dependência da resistência com a temperatura Montagem do experimento P2350115 com o Cobra3 O que

Leia mais

POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x.

POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x. POLARIZAÇÃO DA LUZ INTRODUÇÃO Uma onda eletromagnética é formada por campos elétricos e magnéticos que variam no tempo e no espaço, perpendicularmente um ao outro, como representado na Fig. 1. A direção

Leia mais

Prova Experimental =!! (1),

Prova Experimental =!! (1), E1-1 Condução de calor Objetivo: determinar o coeficiente de condução de calor de um copo de parede dupla e estimar a temperatura de equilíbrio do sistema. Material 1. Um recipiente grande. 2. Um copo

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Espectroscopia. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Espectroscopia Rogemar A. Riffel Radiação de Corpo Negro Corpo negro: corpo que absorve toda a radiação que incide sobre ele, sem refletir nada; - Toda a radiação emitida pelo

Leia mais

Graça Meireles. Física -10º ano. Física -10º ano 2

Graça Meireles. Física -10º ano. Física -10º ano 2 Escola Secundária D. Afonso Sanches Energia do Sol para a Terra Graça Meireles Física -10º ano 1 Variação da Temperatura com a Altitude Física -10º ano 2 1 Sistemas Termodinâmicos Propriedades a ter em

Leia mais

Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica 17/Abr/2015 Aula 14 Introdução à Física Quântica Radiação do corpo negro; níveis discretos de energia. Efeito foto-eléctrico: - descrições clássica e quântica - experimental. Efeito de Compton. 1 Introdução

Leia mais

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel. 3091-6647 hbarbosa@if.usp.br http://www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Experiência 2: Lâmpada Queremos entender como uma lâmpada incandescente funciona.

Leia mais

TUTORIAL DO ORIGIN 8.0 AJUSTE DE CURVA NÃO LINEAR

TUTORIAL DO ORIGIN 8.0 AJUSTE DE CURVA NÃO LINEAR TUTORIAL DO ORIGIN 8.0 AJUSTE DE CURVA NÃO LINEAR Prof. Henrique M.J. Barbosa Versão 0.1 9 de Maio 2009 FUNÇÃO DE AJUSTE Para fazer um ajuste não linear é preciso saber qual função queremos ajustar. Neste

Leia mais

POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA

POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA FERNANDA MARIA RODRIGUEZ ABRIL/2015 Resumo da Apresentação O que é Mecânica Quântica? Cenário no fim do século XIX; Radiação do corpo negro;

Leia mais

2ª Prova de Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Física 2016 Candidatos do 2º ano classificados na OBF 2015

2ª Prova de Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Física 2016 Candidatos do 2º ano classificados na OBF 2015 Caderno de Questões Teoria I Instruções 1. Este caderno de questões contém NOVE folhas, incluindo esta com as instruções. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova é composta por QUATRO questões.

Leia mais

Radiação do Corpo Negro

Radiação do Corpo Negro Aula-8 Fótons I Radiação do Corpo Negro Radiação Térmica Até agora estudamos fenômenos em que a luz é era considerada como onda. Porém, há casos em que a explicação convencional da teoria eletromagnética

Leia mais

Prof. Joel Brito Edifício Basílio Jafet - Sala 102a Tel

Prof. Joel Brito Edifício Basílio Jafet - Sala 102a Tel Prof. Joel Brito Edifício Basílio Jafet - Sala 102a Tel. 3091-6925 jbrito@if.usp.br http://www.fap.if.usp.br/~jbrito Semana passada Experimento 2 Queremos entender como uma lâmpada incandescente funciona.

Leia mais

Propagação do calor. Condução térmica

Propagação do calor. Condução térmica Propagação do calor A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. Condução térmica A condução térmica é um processo

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. Prof. M. Sc. Rafael Urbaneja 4. LEIS DA EMISSÃO

Leia mais

2. Propriedades Corpusculares das Ondas

2. Propriedades Corpusculares das Ondas 2. Propriedades Corpusculares das Ondas Sumário Revisão sobre ondas eletromagnéticas Radiação térmica Hipótese dos quanta de Planck Efeito Fotoelétrico Geração de raios-x Absorção de raios-x Ondas eletromagnéticas

Leia mais

A LEI DE RADIAÇÃO DE STEFAN BOLTZMANN

A LEI DE RADIAÇÃO DE STEFAN BOLTZMANN A LEI DE RADIAÇÃO DE STEFAN BOLTZMANN Material Utilizado: - um fonte regulada de potência CC (3 A, 12 V) - uma lâmpada de Stefan-Boltzmann (PASCO TD-8553) - um sensor de radiação (PASCO TD-8555) - um milivoltímetro

Leia mais

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta:

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta: 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 1 Expansão

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Início da Física Moderna Vários fenômenos, não podiam ser compreendidos nos quadros da física clássica a radiação do corpo negro o efeito fotoelétrico a emissão de

Leia mais

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel http://www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel. 3091-6647 hbarbosa@if.usp.br Experiência 1: Lâmpada Final Queremos entender como uma lâmpada incandescente

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO Lição 8 O Problema do Corpo Negro A maior parte de toda a física do século XIX estava bem descrita através da mecânica

Leia mais

ESPECTROSCOPIA: 734EE

ESPECTROSCOPIA: 734EE 1 Imprimir T E O R I A 1. ESPECTRO CONTÍNUO E CORPO NEGRO Um dos capítulos mais intrigantes da Física é o destinado ao estudo do espectro de um corpo negro. Foi por meio do estudo deste espectro que nasceu

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

Instituto de Física USP Física V Aula 7. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP Física V Aula 7. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - 4300311 Aula 7 Professora: Mazé Bechara Material para leitura na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz; Albert Einstein (1905); Artigo 5 do Livro O ano Miraculoso

Leia mais

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ONDAS: Interferência construtiva e destrutiva Onda 1 Onda 2 Onda composta a b c d e A luz apresenta interferência: natureza ondulatória: O experimento de Young (~1800) Efeito

Leia mais

EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação

EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação EMISSÃO e ABSORÇÃO de radiação a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo salta de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). e - e - + n 2, E 2 n 1,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 23 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RADIAÇÃO CONTATO INDIRETO 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO ÍNDICE 2.1- Introdução 2.2- Corpo

Leia mais

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP Luz & Radiação Roberto Ortiz EACH USP A luz é uma onda eletromagnética A figura acima ilustra os campos elétrico (E) e magnético (B) que compõem a luz Eles são perpendiculares entre si e perpendiculares

Leia mais

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Radiação térmica Propriedades básicas da radiação Transferência de calor por radiação entre duas superfícies paralelas infinitas Radiação térmica

Leia mais

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 3361 Processos de Transferência de Calor 180 AULA 1 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA A radiação térmica é a terceira e última forma de transferência de calor existente. Das três formas,

Leia mais

Seleção de comprimento de onda com filtros de interferência

Seleção de comprimento de onda com filtros de interferência Seleção de comprimento de onda com filtros de interferência O que você pode aprender... Energia do fóton Absorção de fóton Efeito fotoelétrico externo Função trabalho Fotocélula Filtro de interferência

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA Introdução à Astrofísica Lição 9 O Espectro da Luz INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 10 O ESPECTRO CONTÍNUO DA LUZ A medição do brilho das estrelas está diretamente ligada à medida de distância. A medida

Leia mais

ESPECTROSCOPIA Newton realiza experimentos em ó<ca. Luz separada por um prisma.

ESPECTROSCOPIA Newton realiza experimentos em ó<ca. Luz separada por um prisma. ESPECTROSCOPIA Prof. Arnaldo Gammal Curiosidade sobre a origem das cores desde a an

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 07. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 07. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 07 Professora: Mazé Bechara Material para leitura na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz - Albert Einstein (1905) Artigo 5 do Livro O ano Miraculoso

Leia mais

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE ACTIVIDADE PRÁCTICA DE SALA DE AULA FÍSICA 10.º ANO TURMA A Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro Zoom escala do eixo das ordenadas 1ª PARTE Cor do corpo Definir temperatura do corpo

Leia mais

Introdução à Química Moderna

Introdução à Química Moderna Introdução à Química Moderna Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Radiação de Corpo Negro Objeto com T 0K:emite radiação eletromagnética. T 0K Física Clássica: vibração térmica dos átomos e moléculas, provoca

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

Notas de Aula de Física Quântica (BCK0103)

Notas de Aula de Física Quântica (BCK0103) Física Quântica 1 Notas de Aula de Física Quântica (BCK13) Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de Oliveira Radiação de Corpo Negro I. LEIS DA RADIAÇÃO TÉRMICA Todos os corpos com temperatura acima do zero

Leia mais

Física Moderna I Aula 03. Marcelo G Munhoz Pelletron, sala 245, ramal 6940

Física Moderna I Aula 03. Marcelo G Munhoz Pelletron, sala 245, ramal 6940 Física Moderna I Aula 03 Marcelo G Munhoz Pelletron, sala 245, ramal 6940 munhoz@if.usp.br 1 Radiação Térmica Ondas eletromagnéticas emitidas por todos os objetos com temperatura acima do zero absoluto

Leia mais

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B

Olimpíadas de Física Seleção para as provas internacionais. Prova Experimental B SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA Olimpíadas de Física 2014 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental B 24/Maio/2014 Olimpíadas de Física 2014 Seleção para as provas internacionais Prova Experimental

Leia mais

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Sensoriamento remoto 1 Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Súmula princípios e leis da radiação eletromagnética radiação solar conceito de corpo negro REM e sensoriamento

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. 1. INTRODUÇÃO: 1.1. Um rápido olhar na relação

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 08. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 08. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 08 Professora: Mazé Bechara Aula 08 Uma determinação da radiança espectral do corpo negro no contexto da Física Clássica. A quantização de Planck e a radiança espectral

Leia mais

Relatório: Experimento 1

Relatório: Experimento 1 Relatório: Experimento 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Nome 4: Assinatura 4: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na Figura 1.11

Leia mais

Instituto de Física USP Física V Aula 08. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP Física V Aula 08. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - 4300311 Aula 08 Professora: Mazé Bechara Aula 08 Oscilações nos sólidos e A Radiação do Corpo Negro i. O Calor específico molar a volume constante dos sólidos condutores

Leia mais

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Introdução O Fóton (quantum de luz) Radiação térmica O Efeito Fotoelétrico Os Fótons possuem Momento A luz como uma

Leia mais

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro Radiação - Conceitos Fundamentais Consideremos um objeto que se encontra inicialmente a uma temperatura T S mais elevada que a temperatura T VIZ de sua vizinhança. A presença do vácuo impede a perda de

Leia mais

4/Abr/2018 Aula 9. Potenciais termodinâmicos Energia interna total Entalpia Energias livres de Helmholtz e de Gibbs Relações de Maxwell

4/Abr/2018 Aula 9. Potenciais termodinâmicos Energia interna total Entalpia Energias livres de Helmholtz e de Gibbs Relações de Maxwell 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 4/Abr/2018

Leia mais

Experiência 10 DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA

Experiência 10 DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / 1. Introdução Experiência 10 DIFRAÇÃO

Leia mais

Física IV. Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg

Física IV. Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg Física IV Prática: Espectroscopia e Determinação da constante de Rydberg Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Parte I: Espectroscopia Linhas de emissão e estrutura

Leia mais

Aula 2. - Relatórios. - Uso de software

Aula 2. - Relatórios. - Uso de software Física Experimental: Termodinâmica Aula 2 - Relatórios - Uso de software 1 Conteúdo desta aula: -Relatórios no computador... slides 3 4 -Formulário executável (intro). slides 5 10 -Formulário executável

Leia mais

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma:

6.1 Relatório 1 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS. Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: 74 CAPÍTULO 6. PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS 6.1 Relatório 1 Nome 1: Assinatura 1: Nome 2: Assinatura 2: Nome 3: Assinatura 3: Turma: Procedimento I: Lei de Ohm Q1 (0,5 ponto) Monte o circuito indicado na

Leia mais

Aula 21 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral IV FIS503

Aula 21 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral IV FIS503 Aula 21 Fótons e ondas de matéria I Física Geral IV FIS503 1 Correção da aula passada: Energia relativística: uma nova interpretação m p = 1, 007276 u m 4 He = 4, 002603 u ΔE = (mhe 4m p )c 2 = 0, 026501

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 18. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 18. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 18 Professora: Mazé Bechara Aula 28 Discussão da 1ª prova e Apresentação do Tópico III 1. Soluções das questões da prova com comentários. Critérios de correção.

Leia mais

Quantização da Carga, Luz e Energia

Quantização da Carga, Luz e Energia Quantização da Carga, Luz e Energia Prof. Jaime Urban 1 / 13 Quantização da Carga Elétrica Primeiras medidas de e e de e/m Michael Faraday (1791-1867) Condução da eletricidade em ĺıquidos - Lei da eletrólise

Leia mais

Física IV. Prática 8 Partes I e II. Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza

Física IV. Prática 8 Partes I e II. Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza Física IV Prática 8 Partes I e II Clemencia Mora Herrera Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca de Souza 1 Parte I: Espectroscopia Linhas de emissão e estrutura atómica Os átomos excitados de um gás

Leia mais

IX Olimpíada Ibero-Americana de Física

IX Olimpíada Ibero-Americana de Física 1 IX Olimpíada Ibero-Americana de Física Salvador, Setembro de 2004 Questão 1 - Sensores Hall (10 pontos) H * H 8 0 Figura 1: Chapinha de material semicondutor atravessada por uma corrente I colocada em

Leia mais

Física e Química A 10.º ano

Física e Química A 10.º ano Energia, fenómenos térmicos e radiação I 1. Coloca os sistemas mencionados por ordem, de forma a corresponder à sequência: Sistema isolado, Sistema fechado, sistema aberto A. Piscina. B. Frigorífico fechado.

Leia mais

Laboratório de Estrutura da Matéria I. Espectroscopia

Laboratório de Estrutura da Matéria I. Espectroscopia Laboratório de Estrutura da Matéria I Espectroscopia Espectroscopia Espectroscopia Espectro contínuo Linhas espectrais Linhas'de'emissão'e'estrutura'atómica Os átomos excitados de um gás monoatômico emitem

Leia mais

25/Mar/2015 Aula /Mar/2015 Aula 9

25/Mar/2015 Aula /Mar/2015 Aula 9 20/Mar/2015 Aula 9 Processos Politrópicos Relações politrópicas num gás ideal Trabalho: aplicação aos gases perfeitos Calor: aplicação aos gases perfeitos Calor específico politrópico Variação de entropia

Leia mais

A espectroscopia e as estrelas

A espectroscopia e as estrelas Elementos de Astronomia A espectroscopia e as estrelas Rogemar A. Riffel Radiação de Corpo Negro Corpo negro: corpo que absorve toda a radiação que incide sobre ele, sem refletir nada; -Toda a radiação

Leia mais

Física Quântica. Para nós: Física das escalas atômicas e sub-atômicas

Física Quântica. Para nós: Física das escalas atômicas e sub-atômicas Física Quântica Def. segundo o Instituto Liberal: Doutrinação comunista disfarçada de ciência que harmoniza com o uso de drogas, com a ideia de que o indivíduo é uma ilusão, criando uma justificativa para

Leia mais

No sistema internacional de unidades (SI) esta é medida como Joule por segundo (J/s). Onde 1J/s é igual a 1 Watt (W).

No sistema internacional de unidades (SI) esta é medida como Joule por segundo (J/s). Onde 1J/s é igual a 1 Watt (W). 81 Experimento 4: Irradiância Luminosa e Polarização da Luz 2.4.1 Objetivos Compreender o conceito de irradiância Luminosa. Medir a irradiância luminosa em função da distância à fonte. Estudar a polarização

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna

Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 01: AS LINHAS DE BALMER A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os elétrons

Leia mais

Relação da intensidade com poder emissivo, irradiação e radiosidade

Relação da intensidade com poder emissivo, irradiação e radiosidade Relação da intensidade com poder emissivo, irradiação e radiosidade O poder emissivo espectral (W/m 2.μm) corresponde à emissão espectral em todas as direcções possíveis: 2π π 2 ( ) /, (,, ) cos sin E

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Efeito Fotoelétrico Aula 02

Laboratório de Física Moderna Efeito Fotoelétrico Aula 02 Laboratório de Física Moderna Efeito Fotoelétrico Aula 02 Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Nossa proposta para este trabalho 1 o Passo: verificar as observações de Herr Lenard 2 o passo: verificar

Leia mais