BOLSA BIG PARA O PROJETO SONORIDADES LITERÁRIAS. Responsável: Joana de Fátima Rodrigues (Depto. de Letras)

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BOLSA BIG PARA O PROJETO SONORIDADES LITERÁRIAS. Responsável: Joana de Fátima Rodrigues (Depto. de Letras)"

Transcrição

1 1 BOLSA BIG PARA O PROJETO SONORIDADES LITERÁRIAS Responsável: Joana de Fátima Rodrigues (Depto. de Letras) 6 - Setor ou departamento de lotação do proponente: Departamento de Letras Cursos de preferência para chamada dos bolsistas (caso haja): Projeto aberto a toda comunidade discente da EFLCH. Setor ou departamento em que serão desenvolvidas as atividades do projeto pelos bolsistas: O projeto será desenvolvido no LAVE - Laboratório de Audiovisual da EFLCH/UNIFESP e contará com orientação e o apoio desta docente proponente. Campus de atuação dos bolsistas: Guarulhos Resumidamente, enumere as atividades que serão desenvolvidas pelos bolsistas: Vale destacar que o projeto Sonoridades Literárias integra as atividades do LAVE, portanto é um projeto de âmbito interdepartamental que ficará responsável pela gestão do estúdio de rádio do LAVE, o que justifica a atuação do (s) bolsista (s): 1) gestão das atividades para o funcionamento do LAVE, que consiste em: administração de horários e rotinas de uso de equipamentos, assim como a distribuição de horários entre as salas e a utilização de seus respectivos equipamentos, conjuntamente com os docentes e discentes; 2) gestão da interface entre o LAVE e a Rádio Silva 3) pesquisa e seleção de textos literários; 4) redação de textos informativos sobre o autor e obra escolhidos e o contexto cultural de ambos; 5) gravação dos textos no formato áudio, com leitura e interpretação dos trechos escolhidos; 6) edição final das peças sonoras no LAVE.

2 2 Resumo do projeto: O projeto Sonoridades Literárias tem como objetivo a gestão do estúdio de rádio da Rádio Web da EFLCH/UNIFESP, em consonância com os outros braços do LAVE, o de gestão do estúdio de TV (sob a coordenação do professor Rogério Schlegel) e o de gestão das ilhas de edição (sob a coordenação da professora Andrea Barbosa). Também é objetivo deste Projeto a produção de boletins de 2 a 5 minutos de duração na versão sonora, tanto em língua portuguesa como em língua espanhola, abrangendo um universo de textos provenientes das literaturas brasileira, portuguesa e africana, assim como as literaturas em língua espanhola (literaturas latinoamericana, espanhola e de determinadas regiões do Caribe). Os boletins sonoros terão serão parte da programação da Rádio Web da EFLCH/UNIFESP, que está em processo de implementação junto ao recém implantado Laboratório de Audiovisual da EFLCH/UNIFESP (LAVE). O LAVE é o laboratório audiovisual da EFLCH e conta com os núcleos de WEB TV e WEB RÁDIO. Instalado no 3º. andar do prédio da EFLCH, no campus Guarulhos, sua estrutura conta com um estúdio de TV com switcher para corte e transmissão ao vivo, duas ilhas de edição de imagens em movimento e um estúdio de web rádio. A montagem do LAVE foi realizada com recursos da FAP/UNIFESP (Fundação de Apoio à Pesquisa) e faz parte de um projeto da Universidade onde estão também a Rádio Silva e o laboratório de WebTV do Campus Baixada Santista. Seu objetivo é a criação, edição e exibição de programas em áudio e vídeo, de diferentes formatos, que atenderão prioritariamente à programação da Rádio Web e TV Web da EFLCH, assim como os projetos, também de distintos formatos, de todo o campus, em âmbito institucional, portanto é um projeto de âmbito interdepartamental criado há dois anos por um grupo de docentes dos campi de Guarulhos e Baixada Santista: Profa. Dra. Andrea Barbosa (UNIFESP Guarulhos) Profa. Dra. Joana Rodrigues (UNIFESP Guarulhos) Prof. Dr. Henrique Parra (UNIFESP Guarulhos) Prof. Dr. Rogério Schlegel (UNIFESP Guarulhos) Prof. Dr. Stéfanis Caiaffo (UNIFESP Baixada Santista) Prof. Dr. Vinícius Terra (UNIFESP Baixada Santista)

3 3 O LAVE tem o intuito de atuar como um centro de referência na pesquisa e produção audiovisual vinculadas às Ciências Humanas, bem a difusão dessa produção. Sua estrutura dará suporte a projetos de pesquisa institucionais e/ou colaborativos, ora auxiliando em projetos e/ou propostas sugeridas por estudantes, técnicos e docentes nas mais diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em vigência. Além disso, pretende também contribuir para a divulgação da produção acadêmica sendo um instrumento importante de divulgação científica e compartilhamento do conhecimento produzido em nossa escola. Justificativa para criação/execução do projeto: O projeto se justifica frente à necessidade de gestão do estúdio de rádio do LAVE e da criação de programas para a Rádio Web da EFLCH e também para a Rádio Silva, do campus Baixada Santista, uma vez que as duas emissoras foram criadas para atuarem em conjunto, num sistema de retroalimentação e compartilhamento de tecnologia, de programas de pesquisa de ensino-aprendizagem e de comunicação e de gestão. Nesse sentido Sonoridades Literárias oferecerá a oportunidade para que o (s) bolsista (s) desenvolva suas habilidades frente à gestão do estúdio de rádio, no que diz respeito a criação de uma rotina de trabalho junto aos equipamentos, ao funcionamento do estúdio e também à administração da frequência e uso por parte de alunos e docentes do campus e em paralelo, passe a produzir os microboletins sonoros (podcasts). Processo esse que reúne as seguintes etapas: seleção de textos literários, informações sobre o autor, a obra e o contexto cultural em que tais obras se encontram inseridas, gravação dos textos sob o formato de leituras dramatizadas e edição final das peças sonoras, mesclando os áudios das gravações, das leituras interpretativas e do texto informativo sob um fundo sonoro (musical ou de efeitos sonoros) nos equipamentos de edição (switcher) do LAVE.

4 4 Métodos de avaliação que serão empregados pelo proponente para medição da efetividade do projeto: 1) Relatório de atividades realizadas pelo bolsista; 2) Realização das atividades práticas (a edição final de cada boletim); 3) Capacidade de gestão do bolsista frente ao fluxo do funcionamento do estúdio de rádio do LAVE; 4) pesquisa e questionários, via Googleforms, junto aos alunos, servidores, TAEs e docentes do campus no sentido de avaliar a aceitação e o alcance dos boletins. Descrição sucinta das atividades/responsabilidades do bolsista(s) (em caso de mais de um bolsista, descrever as atividades exercidas por cada um): 1) Administração da gestão da rotina de funcionamento do estúdio de rádio do LAVE (fluxo de uso de equipamentos e de espaços frente à demanda de alunos e docentes no sentido de utilização do laboratório) em consonância com a atuação dos dois outros docentes responsáveis pelo LAVE, Andrea Barbosa e Rogério Schlegel, ambos do Departamento de Ciências Sociais da EFLCH; 2) Coordenação e gestão do fluxo de produção dos boletins sonoros. Cronograma das atividades previstas (enumere-as atividades e datas em que haja a previsão de sua realização): Março e abril: Treinamento conjuntamente com a equipe de implantação e instalação dos equipamentos nos estúdios do LAVE. Maio e junho: Seleção de textos literários, gravação das leituras dramatizadas, redação final e gravação dos textos informativos dos autores que terão os textos lidos. Participação na UC por mim ministrada (Literaturas em Castelhano, Estudos Temáticos Teatro). Agosto a dezembro: Edição e apresentação dos boletins sonoros. Aperfeiçoamento de fluxo de rotinas e procedimentos da gestão do estúdio de rádio. Horário de atividade do bolsista(s):

5 5 Período a ser ajustado (vespertino/noturno) com o aluno bolsista em consonância com sua grade curricular contemplando 12 horas semanais. Forma e critério para a seleção do(s) bolsista(s): 1) Publicação de edital; 2) Seleção: entrevista pessoal sob minha coordenação da responsável pelo projeto, em horário, dia e local previamente divulgados junto à comunidade discente pelas redes sociais e por correio eletrônico. 3) Avaliação do CV do aluno, sendo contemplados: CR, participação em Apps, ICs, e Projetos comunitários e interesse pessoal. Breve avaliação de impacto do projeto para o(s) bolsista(s) e para a Unifesp: Para o aluno, a atuação nesse projeto proporcionará um processo de vivência e aprendizagem junto à gestão de espaço, de equipamentos e pessoas do LAVE, assim como trará contribuições no campo do conhecimento específico da literatura e da redação e, no campo da tecnologia e da comunicação, aspectos e conteúdos que raramente são apresentados desta forma integrada ao aluno, e que por isso entendemos que será de grande contribuirão para sua futura colocação profissional e a sua percepção cidadã. Para a instituição, o projeto irá se consolidar em um novo espaço para a aprendizagem, a experiência vivencial frente à sociedade, e da mesma forma ampliar o campo da pesquisa, da difusão cultural e da imagem institucional.

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais)

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) BOLSA BIG PARA O PROJETO DOC UNIFESP Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) Setor ou departamento de lotação do proponente: * Departamento de Ciências Sociais Cursos

Leia mais

BOLSA BIG PARA O PROJETO RECEPTOR CRÍTICO, EMISSOR CONSCIENTE. Responsável: Rogerio Schlegel (Depto. de Ciências Sociais)

BOLSA BIG PARA O PROJETO RECEPTOR CRÍTICO, EMISSOR CONSCIENTE. Responsável: Rogerio Schlegel (Depto. de Ciências Sociais) BOLSA BIG PARA O PROJETO RECEPTOR CRÍTICO, EMISSOR CONSCIENTE Responsável: Rogerio Schlegel (Depto. de Ciências Sociais) Setor ou departamento de lotação do proponente: * Departamento de Ciências Sociais

Leia mais

1 CONTEXTUALIZAÇÃO. 2.1 OBJETIVOS DOS NEABIs

1 CONTEXTUALIZAÇÃO. 2.1 OBJETIVOS DOS NEABIs O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE, no uso de suas atribuições legais, e em consonância com as Deliberações Nº.11/2014, Nº. 15/2014 e Nº. 17/2015 do Conselho de

Leia mais

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que?

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que? ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CCSH Questão Geral 1.1 Como você percebe a utilização dos resultados da autoavaliação como subsídio à revisão, proposição e implementação das ações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL PRAE 06/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À GESTÃO NA PRAE BIG PRAE (2016) A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010, que

Leia mais

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO Ensino-aprendizagem 1. Quais os materiais didáticos na área do(s) subprojeto(s) existentes na escola? Recursos didáticos, materiais diferenciados e/ou alternativos.

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CAMPUS GUARULHOS ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (EFLCH)

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CAMPUS GUARULHOS ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (EFLCH) PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CAMPUS GUARULHOS ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (EFLCH) Direção Acadêmica (2013-2017) Prof. Dr. Daniel Árias Vazquez Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes II Fórum

Leia mais

RÁDIO UNIVERSIDADE FM

RÁDIO UNIVERSIDADE FM RÁDIO UNIVERSIDADE FM Histórico Criada em 30 de março de 1974, através da Resolução nº 217/74, a Rádio Universidade (UEL) FM, entrou no ar em 06 de junho de 1990. Em 31 de julho de 2009 voltou a ser Órgão

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 008/28.01.2015 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO E INCENTIVO ACADÊMICO, CULTURAL, CIENTÍFICO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO E INCENTIVO ACADÊMICO, CULTURAL, CIENTÍFICO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO E INCENTIVO ACADÊMICO, CULTURAL, CIENTÍFICO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EDITAL PROEC Nº. 079, de 09 de março de 2017 A PRÓ-REITORIA

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS RESULTADO EDITAL Nº 08/06 BIG UNIVERSAL A PRAE e a sua Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Atividades Complementares (CAPAC) agradecem a todos(as) os servidores(as) que submeteram projeto ao BIG Edital

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº 23232.000141/2017-51 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé, do Instituto Federal

Leia mais

I Chamada Pública do Fundo Casa para Mobilidade Urbana

I Chamada Pública do Fundo Casa para Mobilidade Urbana I Chamada Pública do Fundo Casa para Mobilidade Urbana 1. Apresentação Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio mais integrado, a Casa Fluminense acredita

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA POLOS DE CIDADANIA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

4. Critérios e Requisitos de Seleção Ver quadro em anexo, conforme critérios específicos do NAU onde será exercida a atividade.

4. Critérios e Requisitos de Seleção Ver quadro em anexo, conforme critérios específicos do NAU onde será exercida a atividade. Edital do Programa de Bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Processo Seletivo para Bolsas Aperfeiçoamento Agosto (BAPAgosto) Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) / Núcleo de Avaliação das

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO ESTAGIÁRIO-FEOP

EDITAL SELEÇÃO ESTAGIÁRIO-FEOP EDITAL SELEÇÃO ESTAGIÁRIO-FEOP ABERTURA DE INSCRIÇÕES RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TREM DA VALE. A Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro Preto

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA

EDITAL N.º 02/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA EDITAL N.º 02/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA Pelo presente edital, o Projeto de Pesquisa de Implantação e Consolidação do Laboratório de Inflação e Custo de Vida da região Metropolitana de Belém

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS. EDITAL No 040/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS. EDITAL No 040/2016 CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL No 040/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ENSINO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE

EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE O Coordenador do curso de Letras Inglês, modalidade a distância, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 FORMULÁRIO DE CADASTRO DE CURSO DE EXTENSÃO Orientação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - PROExC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - PROExC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - PROExC EDITAL Nº 5, de 18 de setembro de 2017. PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS RIO VERDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS RIO VERDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS RIO VERDE O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde (IF Goiano Campus Rio

Leia mais

EDITAL 011/2013 CHAMADA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO IF SUDESTE MG, CAMPUS RIO POMBA, PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO RONDON

EDITAL 011/2013 CHAMADA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO IF SUDESTE MG, CAMPUS RIO POMBA, PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO RONDON Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Pró-reitoria de Extensão. Diretoria de Extensão

Leia mais

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG torna público que está aberto o processo de seleção de

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

SELEÇÃO DE CONTEÚDO DE PROGRAMAÇÃO PARA A RÁDIO UFOP EDUCATIVA

SELEÇÃO DE CONTEÚDO DE PROGRAMAÇÃO PARA A RÁDIO UFOP EDUCATIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL RÁDIO UFOP EDUCATIVA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CONTEÚDO DE PROGRAMAÇÃO PARA A RÁDIO UFOP EDUCATIVA A Rádio UFOP Educativa

Leia mais

Edital PROGRAD Nº 70/2012

Edital PROGRAD Nº 70/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Edital PROGRAD Nº 70/2012 CHAMADA PARA PROFESSORES ORIENTADORES DO PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

Leia mais

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL A Coordenação Geral, Artística e Jornalística da Rádio Plural, webradio do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna

Leia mais

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias 27 de maio e 08 de junho

Leia mais

SELEÇÃO. Edital DG nº ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

SELEÇÃO. Edital DG nº ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO SELEÇÃO Edital DG nº001-2013 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 1 Do objeto 1.1 O presente Edital tem por objetivo a seleção

Leia mais

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições do processo de seleção

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 18 de abril 2016 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2016/1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 18 de abril 2016 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2016/1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 18 de abril 2016 Processo Nº 23232.000380/2016-20 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2016/1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé em conjunto com a Pró reitoria

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO 6ª SEACOM SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICAÇÃO. EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS 1 a edição

PROJETO DE EXTENSÃO 6ª SEACOM SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICAÇÃO. EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS 1 a edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DIRETORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL / JORNALISMO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL

Leia mais

EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq

EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq A e a Coordenação Executiva do PIBIC/ ENSINO MÉDIO tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de bolsistas para o PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 PET Sociologia Jurídica Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) 1. Sobre os grupos PET: Iniciado em 1979,

Leia mais

TUTORIAL VII SEPE SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA

TUTORIAL VII SEPE SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA TUTORIAL VII SEPE SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA 1. O que é SEPE é um espaço de promoção, socialização e integração de trabalhos acadêmicos produzidos por estudantes da graduação e pós-graduação

Leia mais

EDITAL N 578, DE 31 DE JULHO DE 2017.

EDITAL N 578, DE 31 DE JULHO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFSP CAMPUS SUZANO GERÊNCIA EDUCACIONAL EDITAL N 578, DE 31 DE JULHO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA DE ENSINO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Programa de Extensão (PIBEx) RETIFICADO

Edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Programa de Extensão (PIBEx) RETIFICADO Edital do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Programa de Extensão (PIBEx) RETIFICADO I - Do objeto A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 04/2017 Seleção de voluntários para o Projeto Universidade Aberta à Maturidade

EDITAL PROEXT Nº 04/2017 Seleção de voluntários para o Projeto Universidade Aberta à Maturidade EDITAL PROEXT Nº 04/2017 Seleção de voluntários para o Projeto Universidade Aberta à Maturidade A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT,

Leia mais

EDITAL Nº 03/ Documentos obrigatórios que devem ser apresentados na inscrição

EDITAL Nº 03/ Documentos obrigatórios que devem ser apresentados na inscrição EDITAL Nº 03/2017 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO À REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA TV DA TV UFMA. A Direção-geral da TV UFMA torna público o presente Edital de abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7646 Normas do Processo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA. Proposta de Trabalho

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA. Proposta de Trabalho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS JACOBINA CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JACOBINA Prof o : Epaminondas Silva Macêdo Proposta de Trabalho Gestão 2014-2017 - Jacobina/2013

Leia mais

EDITAL do Programa de Incentivo às Atividades Culturais (ProCult) - 01/2016 BOLSAS DE EXTENSÃO

EDITAL do Programa de Incentivo às Atividades Culturais (ProCult) - 01/2016 BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL do Programa de Incentivo às Atividades Culturais (ProCult) - 01/2016 BOLSAS DE EXTENSÃO A e a sua Coordenadoria Cultural tornam pública a abertura das inscrições destinadas a selecionar Programas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR - 2017 PROJETO DE EXTENSÃO: Projeto Aluno Apoiador. ÁREA TEMÁTICA: Educação CENTRO/NÚCLEO: SAES Setor de Atenção ao Estudante LINHA DE EXTENSÃO: Metodologias e estratégias

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 001/ RETIFICADO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 001/ RETIFICADO ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 001/2017 - RETIFICADO ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA PROFISSIONAL GRADUADO EM NÍVEL SUPERIOR DO PROGRAMA ESTRUTURAÇÃO DO UNESPAR (SETI/UGF) A Universidade Estadual do Paraná

Leia mais

ANEXO 1 ANEXO 2 ANEXO

ANEXO 1 ANEXO 2 ANEXO Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Fisioterapia Coordenação de Pós-Graduação Seleção de Bolsista de Mestrado

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília - UNIMAR torna pública a abertura de inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3604.2 TELEJORNALISMO I 6ª 04 60 1 2011 PROFESSOR (A) VANDERLEI DIAS OBJETIVOS Geral: Possibilitar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU EDITAL Nº 01/2016 SELEÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPE PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

EDITAL PROEX Nº 04/2017 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

EDITAL PROEX Nº 04/2017 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO EDITAL PROEX Nº 04/2017 EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO SUBMISSÃO: JANEIRO A DEZEMBRO DE 2017 Em consonância com a Lei número 11.892, de 29 de dezembro de 2008, no artigo 7 o, inciso

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 Dias Mês Datas Atividades Letivos Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 6 01 Dia da Confraternização Universal - 8 9 10 11 12 13 14 6 9 a 17 Implantação no SIGAA das turmas

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE INFORMÁTICA

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE INFORMÁTICA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE INFORMÁTICA A proposta de um Plano para o desenvolvimento da informática da FAUUSP deverá compreender os três objetivos da USP: ensino, pesquisa e serviços à comunidade. GRUPO

Leia mais

EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do Câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 Dias Mês Datas Atividades Letivos Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 6 01 Dia da Confraternização Universal 8 9 10 11 12 13 14 6 9 a 17 Implantação no SIGAA das turmas

Leia mais

Edital UAB-UFABC 001/2017

Edital UAB-UFABC 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL.

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL Comunicado (Edital G.D.G. 044/2016) Edital para Seleção de Alunos Bolsistas e não

Leia mais

Edital 4o CaPPa Do Tema 2. Da estrutura

Edital 4o CaPPa Do Tema 2. Da estrutura Edital 4o CaPPa 2017 O Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas divulga a chamada de trabalhos para o evento que se realizará de 15 a 16 de maio de 2017, prioritariamente no período vespertino,

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS PRESENCIAIS DA UFLA TUTORIAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS PRESENCIAIS DA UFLA TUTORIAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS PRESENCIAIS DA TUTORIAL Objetiva-se com o novo Programa Institucional de Bolsas para Estudantes de Graduação dos Cursos Presenciais

Leia mais

ELEIÇÃO PARA REITOR e VICE-REITOR - mandato: 2013/2017

ELEIÇÃO PARA REITOR e VICE-REITOR - mandato: 2013/2017 Página: 1 de 7 APURAÇÃO FINAL UNIFESP - GERAL 298 30,0706 21,0494 1122 29,6590 4,4489 511 22,1116 3,3167 1931 28,8150 345 34,8133 24,3693 350 9,2519 1,3878 720 31,1553 4,6733 1415 30,4304 330 33,2997 23,3098

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015/PROCULT SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE CULTURA

EDITAL Nº 05/2015/PROCULT SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE CULTURA EDITAL Nº 05/2015/PROCULT SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE CULTURA - 2016 A Pró-Reitoria de Cultura torna pública a abertura das inscrições destinadas

Leia mais

FACULADADE ESTÁCIO DO RECIFE DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE PROJETOS DE EXTENSÃO - EDITAL

FACULADADE ESTÁCIO DO RECIFE DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE PROJETOS DE EXTENSÃO - EDITAL FACULADADE ESTÁCIO DO RECIFE DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE PROJETOS DE EXTENSÃO - EDITAL 2016-2017 1 INTRODUÇÃO O Programa de Projetos de Extensão tem o objetivo de contribuir para a formação acadêmica,

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio/Júnior. PIBIC EM/Jr RELATÓRIO FINAL TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio/Júnior. PIBIC EM/Jr RELATÓRIO FINAL TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio/Júnior PIBIC EM/Jr EDITAL N o RELATÓRIO FINAL TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Bolsista: Orientador (a): 1 CAMPUS DE Data PARTE 1:

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO. REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX

FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO. REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX 1 - TÍTULO: Classificação ( ) Programa ( ) Projeto ( ) Curso 2 - COORDENADOR (deverá ser docente ou técnico administrativo do IFSul)

Leia mais

EDITAL PPGH/UFGD N 018, de 04 de agosto de 2016.

EDITAL PPGH/UFGD N 018, de 04 de agosto de 2016. EDITAL PPGH/UFGD N 018, de 04 de agosto de 2016. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Thiago Leandro Vieira Cavalcante,

Leia mais

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2011 EDITAL PROPEPG Nº 07/2010 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEPG, visando aperfeiçoar as ações relativas à Assistência Social, em

Leia mais

EDITAL 01/2014 Subprojeto Geografia/PIBID/UFOPA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA

EDITAL 01/2014 Subprojeto Geografia/PIBID/UFOPA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL 01/2014 Subprojeto Geografia/PIBID/UFOPA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Artigo 1º - O Programa

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA n 10/2016/ Câmpus Anápolis, de 05 de setembro de 2016.

CHAMADA PÚBLICA n 10/2016/ Câmpus Anápolis, de 05 de setembro de 2016. CHAMADA PÚBLICA n 10/2016/ Câmpus Anápolis, de 05 de setembro de 2016. A Direção Geral do Câmpus Anápolis, por meio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, torna pública a seleção de bolsistas

Leia mais

Edital nº 03/2017 SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA/ 2017

Edital nº 03/2017 SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA/ 2017 Edital nº 03/2017 SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA/ 2017 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Jequié, por meio do Departamento de Ensino

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017 EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2016/DGE O Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe - UFS, torna público a chamada para provimento de vagas de Bolsistas, para desenvolverem suas atividades no

Leia mais

2. Das vagas: Serão destinadas vagas para Monitores Remunerados para as disciplinas constantes na tabela a seguir:

2. Das vagas: Serão destinadas vagas para Monitores Remunerados para as disciplinas constantes na tabela a seguir: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA UNILAB PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Prograd PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA PBM EDITAL Nº 14/2017 A Pró-Reitora

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil Edital nº 01/2012 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS DE TUCURUÍ DIRETORIA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS DE TUCURUÍ DIRETORIA DE ENSINO EDITAL N o 006/2015 SELEÇÃO DE DISCENTES PARA ATUAR NA MONITORIA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E MONITORIA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO DO CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

EDITAL Nº 03/ CENMEC/UNIVASF SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DO CENMEC COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA

EDITAL Nº 03/ CENMEC/UNIVASF SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DO CENMEC COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF COLEGIADO DE ENGENAHRIA MECÂNICA - CENMEC Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510, bairro Country Clube, Juazeiro/BA CEP 48902-300 Telefone/Fax (74)

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE SELEÇÃO PET CURSO DE BIOMEDICINA EDITAL n o. 01/2016 A pós-graduação e extensão, juntamente com a coordenação do curso de Biomedicina, da Escola Bahiana de Medicina

Leia mais

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PRODUTO DE EXTENSÃO. Orientação Normativa CGaex/Proex Institucionalização de ações de extensão.

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PRODUTO DE EXTENSÃO. Orientação Normativa CGaex/Proex Institucionalização de ações de extensão. FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PRODUTO DE EXTENSÃO Orientação Normativa CGaex/Proex 2016-01 - Institucionalização de ações de extensão I. Dados Cadastrais Identificação Título do Produto Nome: Data de nascimento:

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS EDITAL DENARIUS 01/2016

Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS EDITAL DENARIUS 01/2016 Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS EDITAL DENARIUS 01/2016 ITAJUBÁ MG 2016 1 IDENTIFICAÇÃO DO EDITAL O Núcleo

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO (MONITORIA) EDITAL 01/2015. I. Da Caracterização do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação- Monitoria

PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO (MONITORIA) EDITAL 01/2015. I. Da Caracterização do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação- Monitoria PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO (MONITORIA) EDITAL 01/2015 DISPÕE SOBRE O EDITAL 01/2015 DO PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO QUE VISA A OFERECER A ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 11/2016 PIBIC JUNIOR - PROPe

EDITAL Nº 11/2016 PIBIC JUNIOR - PROPe EDITAL Nº 11/2016 PIBIC JUNIOR - PROPe 1. Introdução Com o objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública de Ensino,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DESÃOPAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 065/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO BOLSISTA DO PROGRAMA BOLSA

Leia mais

PROJETO LIBRAS. 1. TÍTULO Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais:

PROJETO LIBRAS. 1. TÍTULO Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais: 3 PROJETO LIBRAS 1. TÍTULO Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais: 2. NATUREZA DO PROJETO Curso de Extensão 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE Professor Sérgio Vaz Mendes 4. ÁREA RESPONSÁVEL

Leia mais

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

Leia mais

Edital nº1 / RETIFICADO

Edital nº1 / RETIFICADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA - UNILAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA - UNILAB Chamada Pública de Propostas de Atividades Artísticas e Culturais para II Festival das Culturas da Unilab, Movimenta 2017 e outras atividades da Coordenação de Arte e Cultura - PROEX A Universidade da

Leia mais

2.2 Estimular e dar visibilidade a produção artística audiovisual dos/as estudantes dos Cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes;

2.2 Estimular e dar visibilidade a produção artística audiovisual dos/as estudantes dos Cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes; assds 1. Apresentação Este edital é destinado a inscrição e seleção de artistas e realizadores/as brasileiros/as com obras audiovisuais produzidas entre 2016 e 2017. Serão consideradas obras audiovisuais:

Leia mais